http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

11 DE JUNHO DE 2012

036ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO dO "CENTÉSIMO DÉCIMO ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO BATISTA BRASILEIRO"

 

Presidente: CARLOS BEZERRA JR.

 

RESUMO

001 - CARLOS BEZERRA JR.

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Carlos Bezerra Jr., na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Centésimo Décimo Aniversário do Colégio Batista Brasileiro". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - LINOEL DIAS

Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação do Coro do Colégio Batista Brasileiro, sob a regência da Professora Márcia Gioia, acompanhado ao piano pelo Professor Márcio Alexandre.

 

003 - JÚLIO OLIVEIRA SANCHES

Presidente da Junta de Educação da Convenção Batista do Estado de São Paulo, faz leitura bíblica e oração.

 

004 - LINOEL DIAS

Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação do Conjunto de Flautas, formado por alunos do Colégio Batista Brasileiro, sob orientação do Professor Márcio Alexandre.

 

005 - GÉZIO DUARTE MEDRADO

Diretor Geral do Colégio Batista Brasileiro, cumprimenta as autoridades, professores, alunos e pais presentes. Agradece a homenagem realizada por esta Casa. Diz ser este um momento significativo e incomum para a instituição. Ressalta que esta homenagem manifesta o reconhecimento do valor histórico desta instituição, que enfrenta, durante 110 anos, intempéries, concorrência, instabilidade econômica e avanço tecnológico e social. Afirma que o povo paulista respeita esta instituição. Destaca o serviço prestado e a qualidade do Colégio Batista. Enaltece professores, orientadores e pastores que compõe o corpo do Colégio, com grande dedicação a instituição, além de fornecedores e parceiros. Menciona a importância dos alunos do Colégio, das unidades de Perdizes, em São Paulo, e Bauru. Esclarece que a observância dos princípios cristãos é o diferencial deste Colégio. Cita nomes de pessoas que fizeram parte da história da instituição, desde a sua fundação, e de suas atuais lideranças. Informa que a unidade Anhanguera promove a inclusão social de jovens, mostrando a contribuição do Colégio com a responsabilidade social e com a sociedade paulista. Manifesta a gratidão do Colégio com esta homenagem. Agradece ao Deputado Carlos Bezerra Jr. e sua equipe e às professoras que se empenharam para a realização desta sessão. Anuncia homenagem, com entrega de placa, alusivas ao evento.

 

006 - LINOEL DIAS

Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação do vídeo do projeto social do Colégio Batista Brasileiro.

 

007 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia homenagem, com entrega de flores, da Senhora Doutora Patrícia Bezerra, Diretora da Fundação Comunidade da Graça, à Senhora Raquel Florencio da Silva Medrado, Supervisora do Projeto Socioeducativo do Colégio Batista Brasileiro.

 

008 - PATRÍCIA BEZERRA

Parabeniza o Deputado Carlos Bezerra Jr. pela homenagem. Discorre sobre a sua identificação com o Colégio Batista Brasileiro. Cita a vivência do Deputado Carlos Bezerra Jr. com o Colégio. Afirma que, apesar de não ter frequentado o Colégio Batista, sente-se próxima deste devido à consideração do Deputado Carlos Bezerra Jr., seu marido, com o mesmo. Ressalta a formação de pessoas com valores cristãos. Lembra a formação de pessoas que influenciam a sociedade, como o Deputado Carlos Bezerra Jr. e Stephen Kanitz. Elogia a homenageada Raquel Florencio da Silva Medrado. Diz ser esta uma mulher de ideologia forte, de fé e de fibra.

 

009 - RAQUEL FLORENCIO DA SILVA MEDRADO

Destaca a atuação social do Colégio. Parabeniza o Colégio pela oportunidade oferecida a comunidade. Agradece o Colégio Batista por trabalhar com sua competente equipe, ao Deputado Carlos Bezerra Jr. e Doutora Patrícia Bezerra, pela homenagem.

 

010 - LINOEL DIAS

Mestre de Cerimônias, anuncia a apresentação do Hino do Colégio Batista Brasileiro, pelo Coro da instituição.

 

011 - STEPHEN KANITZ

Elogia os alunos do Coro do Colégio Batista. Mostra seu reconhecimento aos professores e aos valores cristãos e morais do Colégio. Destaca a ética e a moral ensinada na instituição. Parabeniza o Colégio Batista Brasileiro em nome de todos os ex-alunos.

 

012 - MANOEL RAMIRES FILHO

Pastor, faz oração. Agradece o Deputado Carlos Bezerra Jr. pela homenagem. Afirma que a homenagem ao Colégio Batista é também uma homenagem a Convenção das Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

 

013 - LINOEL DIAS

Mestre de Cerimônias, convida os presentes para a exposição dos 110 anos do Colégio Batista Brasileiro no Hall Monumental.

 

014 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Cumprimenta as autoridades, professores, alunos e ex-alunos presentes. Afirma que prestar homenagens é uma das mais complexas funções de um Deputado. Diz ser complexa pois a homenagem sinaliza modelos para o futuro e indica as instituições que serão referenciadas. Reconhece os valores transmitidos pela instituição, de ética e transparência. Lembra da época que frequentou o Colégio, na década de 80. Cita professores que marcaram sua passagem pelo Colégio. Menciona que a transmissão de valores da educação cristã é a grande marca do Colégio. Ressalta que a educação crista não alienante do Colégio Batista Brasileiro ensina os alunos a ver o mundo e a perceber a diferença e escolha de caminhos. Destaca os valores transmitidos pela instituição, como a ética, família, justiça e verdade. Informa que procura expressar a sua fé da maneira como aprendeu no Colégio. Destaca a sua gratidão pelo colégio, a todos os representantes presentes, aos seus mestres, pastores, diretor e todos que fizeram parte da história da instituição, e do Deputado Fausto Rocha, que ajudou a sua família a frequentar a mesma. Esclarece que o Colégio Batista é formado por gente de fé, de fibra, de verdade.

 

015 - ELI FERNANDES

Pastor, faz a benção apostólica.

 

016 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlos Bezerra Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LINOEL DIAS - Senhoras e Senhores, bom dia. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Convido para compor a Mesa dos nossos trabalhos o professor Júlio de Oliveira Sanches, Presidente da Junta de Educação da Convenção Batista do Estado de São Paulo (Palmas.); professor Dr. Gézio Duarte Medrado, Diretor Geral do Colégio Batista Brasileiro (Palmas.); Deputado Carlos Bezerra Júnior. (Palmas.)

Com a palavra, o Deputado Carlos Bezerra Júnior.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nesta manhã. Bom dia a todos! Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Eu gostaria de mencionar aqui, fazer um cumprimento especial ao professor Gézio Duarte Medrado, Diretor Geral do Colégio Batista Brasileiro, e ao professor Júlio Oliveira Sanches, Presidente da Junta de Educação da Convenção Batista do Estado de São Paulo, e cumprimentando-os cumprimento todas as autoridades aqui presentes, que, em momento oportuno desta cerimônia, serão mencionadas por estarem sendo homenageadas. Quero cumprimentar também a cada um dos Senhores e das Senhoras, alunos do Colégio, professores, enfim, todos os que estão conosco aqui nesta sessão.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, esta sessão foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar 110º Aniversário do Colégio Batista Brasileiro.

Neste momento convido a todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º tenente músico PM Davi Serino da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LINOEL DIAS - Ouviremos agora o Coro do Colégio Batista Brasileiro, composto por alunos do segundo e quinto ano do Ensino Fundamental, sob a regência da professora Márcia Gioia, e que será acompanhado ao piano pelo professor Márcio Alexandre. O Coro cantara as músicas: “Era uma Vez”, de Toquinho e “Vida com Jesus”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LINOEL DIAS - Após esta belíssima apresentação do Coro do Colégio Batista Brasileiro, usará a palavra neste momento o pastor e professor Júlio de Oliveira Sanches, Presidente da Junta de Educação da Convenção Batista do Estado de São Paulo, entidade mantenedora do Colégio Batista Brasileiro e fará a leitura bíblica e oração.

 

* * *

 

- É feita a leitura bíblica e a oração.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LINOEL DIAS - Com especial alegria teremos agora a apresentação do Conjunto de Flautas formado por alunos do Colégio Batista Brasileiro, são eles: Daniel Lemos, Daniel Peterlevitz, Nicole Cristina Cardoso e Marta Vitória. Eles são alunos do professor Márcio Alexandre no curso de flautas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LINOEL DIAS - Temos a honra de anunciar neste momento a palavra do Sr. Diretor Geral do Colégio Batista Brasileiro, professor Dr. Gézio Duarte Medrado. (Palmas.)

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Exmo. Sr. Deputado Carlos Bezerra Júnior, mui digno Presidente desta sessão solene; autoridades presentes, particularmente autoridades eclesiásticas representantes da Convenção Batista do Estado de São Paulo que aqui se encontram; queridos professores que aqui comparecem neste momento importante do Colégio Batista Brasileiro; queridos alunos do nosso Colégio que aqui comparecem; Srs. pais de alunos que, aquiescendo ao nosso convite, também estão aqui presentes; Senhoras e Senhores.

É com muita emoção que tomo a palavra para, em nome do Colégio Batista Brasileiro, agradecer por este momento. É um momento significativo na história desta instituição centenária. Agradeço primeiramente a Deus, pelo privilégio que me dá de ser portador desta palavra de agradecimento do Colégio Batista. Agradeço ao povo do Estado de São Paulo, povo porque esta Casa é legítima representante do povo do Estado de São Paulo, e no momento que as portas desta Casa são abertas para receber o Colégio Batista é o povo que está recebendo. E agradeço esta oportunidade, Deputado Carlos Bezerra Júnior, que por sua iniciativa faz registrar nos anais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo esta tão importante homenagem ao Colégio Batista Brasileiro.

E é por isso que eu digo que este não é um momento comum, é um momento incomum. Não é comum como possa parecer para tantos outros, ou tantas outras homenagens que aqui aconteceram ao longo de muitos anos. Este é um momento especial, em que se manifesta o reconhecimento pelo valor histórico desta instituição, que tem enfrentado intempéries ao longo de 110 anos, tais como o desafio de uma grande cidade, a concorrência implacável, avassaladora, destruidora às vezes diante da falta de competência, e às vezes de forma desleal como nós temos vivido. A instabilidade econômica de um país ao longo de todos esses anos, e um país em desenvolvimento, em crescimento desordenado também de uma população. O sem igual avanço social, econômico e tecnológico, que impõe às instituições educacionais o acompanhamento para fazer jus a um momento de educação, a um momento de transferência de conhecimento, a um momento de demonstração de sua modernidade como é o Colégio Batista Brasileiro. É assim que nós vemos com singular alegria a cada dia os melhores resultados que são alcançados como recompensa do trabalho do Colégio.

Este momento é um momento especial, em que o povo paulista presta a sua reverência a uma instituição vencedora. E nós temos que agradecer. Temos que agradecer em nome do nosso Colégio. Mais do que massa, mais do que concreto, mais do que os bens mobiliários ou equipamentos tecnológicos, educacionais, modernos, que compõe esta instituição, o Colégio Batista é uma instituição que é uma unidade de serviço, de qualidade. É um verdadeiro vertedouro de sangue juvenil e de alma feliz, amorosa e cândida, de seus professores e de seus funcionários.

E para fazer referência é importante que se exemplifique, que se diga. E quero destacar aqui as pessoas, nomes para que se registre o agradecimento desta instituição. Dentre outros, a professora Noemi Molocheco, o professor Cláudio Alves Silva, professora Márcio Gioia, professor Márcio Alexandre, professora Sandra Torres, professora Priscila Oliveira, professor Roni Ornos, professora Juliana Restrepo; orientadora Ester Sória, orientadora Eliane Freire, orientadora Tatiane Chilen; Pastor Sérgio, que dedica sua existência, sua vida ao projeto social, Gregory Prudencian; Luiz Nascimento, o Adriano e outros, que nós poderíamos continuar citando aqui revelando o que significa para o Colégio Batista a vida destes que dedicam, que atuam em nome dessa instituição. E esta forma de agir dos nossos professores é a marca que tem vencido os tempos, que tem transcorrido e editam aí uma longa história de excelência.

Mas não é só massa, concreto, professores. Contribuem para a construção deste nome os melhores fornecedores, verdadeiros parceiros, construtores de um porvir de responsabilidade e de perenidade. Agradeço aqui uma companheira, Dra. Diailse, que atua como parceira do Colégio Batista Brasileiro. Mas o que nós temos a destacar são os nossos alunos. São aqueles cujo serviço e cuja preocupação nós direcionamos todo o nosso trabalho, todo o carinho desta instituição. Estes resolutos com alegria por serem felizes seguem um processo de desenvolvimento físico, intelectual, cultural e espiritual, prontos e determinados para absorverem conhecimentos e informações úteis para suas vidas. São estes que vem aqui, que comparecem aqui para cantar, entoar cânticos agradáveis aos nossos corações, para atender ao nosso convite, para apreciar este momento e a estes também que representam centenas de outros alunos na nossa unidade de Perdizes e na nossa unidade de Bauru.

Mas não é só também, o que se destaca no Colégio Batista é a sua convicção de oferecer serviço de melhor qualidade. Primor no cumprimento do seu projeto pedagógico e observância rigorosa na aplicação de todo conteúdo programático previsto nas normas educacionais públicas, Leis de Diretrizes Básicas. Há, no entanto, um áureo revestimento nesse serviço que o destaca de qualquer outra instituição de ensino, é a observância, Srs., dos princípios cristãos. Este é o diferencial do Colégio Batista, que molda de forma indelével o caráter da criança e do adolescente e aprimora a personalidade de cada um desses jovens estudantes.

Poderia aqui destacar também nomes de gente que ao longo da história de todos estes anos ajudaram a amalgamar de forma eficaz peça por peça dessa obra em edificação. Lembramos de nomes como Jeane Bagby, que deu início a esta instituição no seu coração, como proposta de edificação de uma instituição que deveria perenizar enquanto testemunhasse a vontade de Deus. E esta semente, lançada há 110 anos, prossegue firme no bairro de Perdizes como uma proposta para toda cidade de São Paulo.

Outros que lideraram o nosso Colégio, como Silas Botelho; Enéas Tonini, que também como professor, professor de História Sagrada, cujas mensagens em suas aulas eram verdadeiros filmes que eram apresentados aos olhares, aos ouvidos e também à mente de cada um dos alunos que ali o ouviu; Werner Kaschel; Wangles Breternitz; José Nemézio Machado, cuja passagem foi de um momento de grande dificuldade para este Colégio, para esta instituição, como tantas outras em razão de mudanças do perfil econômico do nosso país.

Outros nomes nós poderíamos destacar aqui, poderíamos falar. Porém, na história recente, o registro maior de momento de dúvida, de incerteza e de indecisão, fez com que se movimentassem todos os batistas do nosso estado para uma reflexão quanto ao projeto de educação para o nosso Estado. Seria o fim de uma história chamado para o mister de traçar novos caminhos para o nosso Colégio Batista Brasileiro, aceitei o desafio. Inicialmente, Srs., parecia que Deus e eu acreditávamos na possibilidade desta trajetória. Depois verifiquei que os batistas em São Paulo são tão fortes, são mais fortes ainda pela sua fé, pela sua determinação, por sua vontade de realização, e foi por isso que tendo à frente pessoas, homens, líderes, como Julio Oliveira Sanches, como Irlande Pereira de Azevedo, como Salovi Bernardo, Manoel Ramirez, Eli Fernandes, Valdo Romão, José Vieira Rocha, João Bermudo, John Min, e outros que poderíamos citar aqui na liderança desta Convenção, se dedicaram e tomaram decisões de grande importância para que pudéssemos, então, prosseguir o ideal inicialmente instituído. Pastores e igrejas em geral depositavam a sua fé naquele que é responsável e dono desta instituição educacional, que é Deus nosso pai a quem nos submetemos. Memoráveis decisões seguiram, e o nosso Colégio hoje em suas unidades de Perdizes, Bauru e Anhanguera, cresce e se fortalece, colhendo os melhores resultados no conserto das melhores escolas desta cidade.

Inolvidável também, Srs., o trabalho dos últimos sete anos do Projeto Sócio-Educativo da Unidade Anhanguera. Que tem sido a contribuição do Colégio por seus alunos, pais de alunos, professores, orientadoras, coordenadoras, funcionários e diretores na realização da inclusão social de jovens desprovidos de privilégio de ser parte dessa história, mas repletos da vontade de vencer e conquistar seu lugar na sociedade. Assim ali se ministra o reforço escolar, despertam-se valores musicais, incentivam o surgimento de potenciais atletas, e aqueles dotados do dom da arte. Este marco é a contribuição do Colégio Batista na sua responsabilidade social, de dar além do que ele se compromete a dar nos contratos que celebra com os pais de alunos, é dar também à sociedade paulista, à sociedade paulistana uma contribuição que pode, juntamente com outros tantos, revelar a nobreza do gesto de servir ao próximo.

Senhoras e Senhores, nessas breves palavras, nessa breve locução para manifestar a gratidão do Colégio Batista por este momento, quero deixar a minha gratidão particular em nome do Colégio àqueles aqui se empenharam na realização deste evento, o Deputado Carlos Bezerra Júnior, que colocou à disposição toda sua equipe, todo o seu gabinete, liderado pela Raquel Barbosa, o nosso registro de agradecimento. E quero também agradecer particularmente a professora Noemi Molocheco e, em especial, a professora Priscila Rocha, que se empenharam, se desdobraram, não tiveram feriado neste final de semana para que este evento pudesse ser um sucesso. A nossa gratidão também a outros tantos, que ao longo desta história têm reservado momentos de suas vidas para o Colégio Batista Brasileiro, além de suas atividades se empenharam para manter esta chama acesa.

Neste momento, Sr. Presidente Carlos Bezerra Júnior, gostaria de prestar, em nome do Colégio, uma homenagem a alguns nomes, algumas pessoas, porque o Colégio é principalmente feito de pessoas, feito de sangue, de alma. Quero destacar alguns nomes, alguns não puderam vir, mas estão aqui aqueles a quem nós direcionamos a nossa homenagem.

Inicialmente, do Deputado Estadual Carlos Alberto Bezerra Júnior, ex-aluno e que teve a iniciativa desta sessão. Os nossos alunos que prestam homenagem entregando uma placa de pequeno valor, mas de um gesto muito profundo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - A Convenção Batista do Estado de São Paulo tomou uma decisão muito difícil, porém corajosa. E queremos ao homenagear a Convenção e pastores da liderança do Estado de São Paulo, entregar uma pequena lembrança ao pastor Manoel Ramires Filho, atual Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Além de uma lembrança do Colégio, os homenageados recebem também uma placa comemorativa deste momento oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A Junta de Educação e fazemos no nome do pastor Júlio Oliveira Sanches, em nome de quem homenageamos os integrantes membros da Junta de Educação, que ao longo destes anos se dedicaram à gestão, administração do Colégio Batista Brasileiro, para se tornar esta obra educacional de tão importância. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Em nome também de executivos da Convenção, funcionários e demais organismos, entregamos ao pastor Valdo Romão uma placa registrando o nosso agradecimento por seu empenho, sua dedicação ao Colégio Batista Brasileiro, a sua construção desta, que é uma institucional educacional Batista no Estado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Alguns alunos que deixaram o Colégio se destacaram na vida profissional como tantos outros, centenas, milhares deles. Alguns voltam, outros mandam um tchau de longe, mas nós temos alguns alunos que declaram na sua atuação, no seu dia a dia, que passaram pelo Colégio Batista Brasileiro e que o Colégio influenciou decisivamente na sua vida profissional.

E por este motivo, nós convidamos para que estivessem aqui pessoalmente ou representados os seguintes alunos do nosso Colégio Batista Brasileiro: inicialmente o atleta Ricardo Izecson dos Santos Leite, também conhecido como Kaká, aluno que não hesita em declarar no seu site a importância do CBB na sua vida atlética. Ele esteve em São Paulo durante esses dias, porém teve dificuldade de estar aqui no dia de hoje, mas fica o registro da nossa homenagem. A atriz Tânia Calil Padis Campos, também conhecida como Tânia Calil, aluna que se destaca na vida profissional e declara a importância do palco do Salão Nobre do Colégio Batista Brasileiro em sua vida. Advogado Dr. David Teixeira de Azevedo, advogado de renome na cidade de São Paulo, que se orgulha de ter desenvolvido toda sua vida estudantil no Colégio Batista Brasileiro. Diplomata a consultor Marcos Prado Troyjo, aluno que manifesta alegria de ter trilhado os primeiros passos de estudante no Colégio Batista Brasileiro. Nós encaminharemos a estes a nossa saudação, a nossa homenagem.

O economista Stephen Kanitz ligou dizendo que estaria aqui, mas não conseguiu chegar ainda. Articulista incansável, afirma também a importância do Colégio na sua trajetória profissional. Veterinário Alexandre Rossi, Dr. Pet, querido aluno, hoje no campo da ciência médica veterinária, dignificando o nome do Colégio Batista Brasileiro. Professora e Deputada Estadual Theodosina Rosário Ribeiro, aluna que se destacou nos bancos escolares do Colégio Batista, e conquistou o sucesso honrando o nome do Colégio Batista Brasileiro, inclusive nesta Casa ocupando esta tribuna.

Queremos destacar dois nomes e ao chamá-los quero homenagear todos os professores do Colégio Batista Brasileiro que, nesta época, neste momento recente, tem se empenhado na construção dessa história de excelência. E faço isso no nome das professoras Maria Emília do Nascimento Gimenez e a professora Vera Marta Vieira de Almeida. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR GÉZIO DUARTE MEDRADO - Dr. Stephen Kanitz, peço a sua presença aqui para receber a homenagem. Stephen Kanitz, economista, consultor do Ministério da Fazenda, articulista da Revista Veja, é para nós uma honra tê-lo aqui neste evento. São alunos que dignificam o nome do Colégio Batista Brasileiro em sua vida profissional. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Manifestamos também a nossa gratidão e homenagem àqueles que lideram a área pedagógica e administrativa do nosso Colégio. Professor Elon Macena, diretor pedagógico do nosso Colégio. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Professora Selma Lima Reis Guedes, diretora de Capelania e coordenadora do Ensino Fundamental. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Professora Maria Martinez de Lima, coordenadora do Ensino Médio. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Professora Mônica Gioia Oliveira, coordenadora da Educação Infantil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Professora Larissa Mota de Sá Santana, coordenadora do Projeto Sócio-Educativo do Colégio Batista Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Sr. Gilson Ortega de Lima, administrativo, Controller do Colégio Batista Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Professora Martha Cristina de Melo Soares, diretora da Unidade de Bauru, em nome de quem homenageamos os coordenadores e professores da nossa Unidade Bauru. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GÉZIO DUARTE MEDRADO - Senhoras e Senhores, esta é a nossa palavra de gratidão, de agradecimento a todos que constroem essa história de excelência do Colégio Batista Brasileiro.

Sr. Presidente Carlos Bezerra Júnior, a nossa gratidão por este momento, por este registro que será perenizará em nossas memórias e também nesta solenidade nesta Casa em que V.Exa. participa com tanta eficiência. Muito obrigado, Srs.. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LINOEL DIAS - Cumprindo com sua responsabilidade social, como bem enfatizou o diretor Geral do Colégio Batista Brasileiro, o Colégio mantém na Unidade Anhanguera o Projeto Sócio-Educativo Farol, com reforço escolar, musicalização, atividade esportiva e social. Vamos ver agora um vídeo que retrata este projeto.

 

* * *

 

- É feita apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JÚNIOR - PSDB - Neste momento, eu peço que a Dra. Patrícia Bezerra, diretora da Fundação Comunidade da Graça, psicóloga, voluntária há mais de 10 anos na coordenação de um grande projeto na cidade que ela homenageie, a Sra. Raquel Florêncio da Silva Medrado, supervisora do Projeto Sócio-Educativo do Colégio Batista Brasileiro, e ao homenageá-la, na verdade essa homenagem é proposital, porque ela faz um reconhecimento a partir de uma mulher, não por coincidência minha esposa, a metade melhor lá de casa, mas ela faz um reconhecimento à grande contribuição educacional e social das mulheres na história e na construção da história, dessa história centenária e de sucesso dos 110 Anos do Colégio Batista Brasileiro. Tem, portanto, a palavra, Dra. Patrícia Bezerra.

 

A SRA. PATRÍCIA BEZERRA - Bom dia, Senhores e Senhoras; Dr. Gézio; pastor Júlio; Deputado, parabéns pela iniciativa lindíssima, justa, e é uma alegria fazer esta homenagem. Estava brincando ali com a Raquel, vou fazer esse sacrifício de fazer esta homenagem, mas é muito feliz está homenagem.

Mas antes de falar da Raquel, eu queria falar um pouquinho da minha identificação com o Colégio Batista, como se deu, e vou contar uma historinha para contar isso. Dias atrás, um amigo nosso, amigo em comum que era amigo das nossas famílias, as nossas famílias eram amigas em comum, e ele é responsável inclusive pelo nosso casamento, foi ele que nos apresentou, ele me ligou: Pat, que saudades! Ele mora nos Estados Unidos, a gente tem se visto pelo menos uma vez por ano, e nossas filhas também se conheceram, mas a gente se vê pouco. E ele falou: minha filha está morrendo de saudades das suas, e as minhas também morre de vontade de ver a filha dele. E como eu disse, se veem uma vez por ano só, mas elas se gostam muito. E eu falei: é engraçado isso Reinaldo, como o afeto dos pais se transmite para os filhos. Quando os pais se gostam os filhos naturalmente se gostam também. E com o Colégio Batista não foi diferente.

O deputado sempre falou muito do Colégio Batista, da vivência que ele teve no Colégio Batista com muito amor, muito carinho, e eu tinha uma imensa curiosidade de conhecer aquele lugar, de conhecer o lugar que ele tinha jogado basquete, onde ele tinha passado os melhores anos da vida dele, Colégio que ele mais tinha amado na vida dele. E quando eu conheci o Colégio, engraçado, eu me senti em casa. Parecia que o Colégio tinha sido meu. Eu não frequentei o Colégio Batista, não estudei lá, mas parecia que era minha casa, porque o amor que ele tem pelo Colégio foi transmitido, da mesma maneira que o amor por aquilo que a gente ama é transmitido as pessoas com quem a gente convive. E foi assim que ele transmitiu o amor que ele tem por aquele Colégio, Dr. Gézio, o carinho que ele tem e vocês formaram pessoas brilhantes naquele lugar. Não tenho dúvida disso, desde a família Bagby até o dia de hoje, vocês tem formado caráter de pessoas, de indivíduos com valores cristãos, com valores permanentes que são imutáveis, que são inegociáveis, e gente que com certeza que vai continuar o exemplo do Carlos Bezerra Júnior, influenciando a sociedade. Exemplo do Kanitz, que é uma pessoa, que o Sr. não sabe, mas nós o admiramos enormemente. Quem faz trabalhar social te admira grandemente. O Colégio Batista vai continuar formando cidadãos de excelente qualidade, e que hão de influenciar a cidade de São Paulo e esse país afora, se Deus quiser, assim seja.

E falar de você, Raquel, é muito fácil, porque você é uma figura apaixonante do primeiro segundo que a gente vê. É de se explicar o que o Dr. Gézio se apaixonou por você, uma mulher forte, uma mulher que identificamos pela força. Você tem uma ideologia dentro de você, que você carrega, que te abrilhanta de uma forma muito especial. Você é uma mulher como eu, e por isso eu me identifico com você, uma mulher de fé e de fibra, uma mulher que tem propósitos na vida, uma mulher que não se deteve só de estar ao lado do marido, mas sim de ter a sua própria trajetória, de estar fazendo um trabalho ao lado dele. Ajudando, sim, mas construindo ao lado, fazendo aquilo que Deus chamou você para fazer e te capacitou muito para fazer.

Então, é com muita alegria que eu te chamo aqui para te dar um beijo, um abraço enorme, te parabenizar pelo teu trabalho lindo voluntário que acabamos de ver, como uma mulher forte e guerreira que você é, e que nos representa muito bem como mulher. Meus parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. RAQUEL FLORÊNCIO DA SILVA MEDRADO - Eu quero nesta oportunidade agradecer ao Colégio Batista e parabenizar o Colégio Batista, porque ele entrou para trabalhar na área social junto a uma população que precisava desse serviço no momento de maior dificuldade.

A necessidade que o Colégio tinha de se reerguer e a oportunidade que ele teve para desenvolver um trabalho para atender aos outros. Não é quando se está bem que faz o bem e se promove um trabalho a essa altura. Mas quando se enxerga à frente também a necessidade, você está na dificuldade e você então vai atrás de satisfazer necessidades. Por isso, eu parabenizo o Colégio Batista por ter dado oportunidade àquela comunidade, aquele lugar que estava desativado e prestar um serviço de qualidade, como presta sempre o Colégio Batista a prestar um serviço de qualidade.

E com isso eu agradeço a oportunidade que ele me deu, após a aposentadoria, de voltar a arregaçar as mangas e trabalhar com uma equipe competente, com todo apoio que o Colégio Batista e sua equipe, seus alunos, os pais, a comunidade tem nos atendido e tem nos ajudados. Muito obrigado, muito obrigado a esta Casa, ao deputado e parabéns a esta moça, ela é moça, parabéns a esta moça que também trilha nessa área social, psicológica e que trabalha na nossa grande entidade. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LINOEL DIAS - Ouviremos o Hino do Colégio Batista Brasileiro, apresentado pelo Coro do Colégio Batista Brasileiro, e convidamos a todos para que cantem com o Coro o refrão, o nosso Colégio Batista.

 

* * *

 

- É executado o Hino do Colégio Batista Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento eu chamo para que faça uma saudação especial e faço uso da palavra representando todos os ex-alunos do Colégio Batista Brasileiro, o Dr. Stephen Kanitz, economista, consultor do Ministério da Fazenda, articulista, enfim, que ele possa aqui, com a sua saudação, representar e expressar o sentimento dos ex-alunos como diz o Hino do nosso Colégio Batista.

 

O SR. STEPHEN KANITZ - Prazer estar aqui, parabéns a todos vocês. Eu fico um pouquinho preocupado porque eu tinha a idade de vocês, seis anos, quando eu estava no Batista, fiquei 15 anos lá. E dos 110 anos, eu tenho 60, estou preocupado, 60 é mais do que a metade, então metade dessa história eu vivi.

E eu quero dar os parabéns a vocês, professores; como ex-aluno, nós nunca elogiamos os professores, nós não mandamos flores, nós nem avisamos como estamos indo na vida, é uma falha. Eu acabei sendo professor da USP, e eu sei muito bem o que é, os alunos acham que vocês só fizeram a obrigação, e não é verdade, vocês fizeram isso com muito carinho. Então, 60 anos depois, pelo menos, vocês podem ficar tranquilos que nós reconhecemos e especialmente o Colégio Batista, por causa dos seus valores cristãos, mas mais importantes por seus valores morais.

Eu acho que é isso que está faltando na educação brasileira, nós iríamos ter muito menos corrupção neste país, menos divórcios neste país, se tivessem mais escolas como vocês, que ensinam não só conhecimento, mas uma ética e uma moral que vocês veem nos meus artigos na Veja. Quer dizer, aonde eu aprendi tudo aquilo? Não foi na USP, posso lhes garantir, mas foi no Colégio Batista.

Parabéns, e em nome dos ex-alunos, eu posso dizer que eles concordam plenamente comigo. Muito obrigado de todo coração. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LINOEL DIAS - Depois dessa magnífica palavra, nós teremos prazer de ouvir a oração feita pelo pastor Manoel Ramires Filho, ilustre Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo.

 

O SR. MANOEL RAMIRES FILHO - Vamos orar a Deus, só que antes de orar, quero dar uma palavra de agradecimento ao Deputado Carlos Bezerra Júnior, queridos irmãos e autoridades.

Porque quando se homenageia o Colégio Batista está se homenageando a Convenção Batista de São Paulo. O Colégio não existe por si só, existe uma Junta e todos esses pertencem à Convenção, e a Convenção presta relatório. Então, quando se homenageia o Colégio Batista está se homenageando a Convenção das Igrejas Batistas do Estado de São Paulo. Por isso se registra a gratidão desta Convenção pela lembrança e pela homenagem ao Colégio Batista.

Nós vamos orar a Deus neste momento. Normalmente quando conversamos com gente importante, nós nos colocamos de pé, peço licença para convidar todos para nos colocarmos em pé, porque essa Assembleia se constitui num culto de gratidão a Deus pela existência do Colégio Batista. Vamos orar.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LINOEL DIAS - Nós convidamos a todos os presentes para que, após esta cerimônia, dirijam-se ao Hall Monumental, onde está montada a Exposição dos 110 Anos de Existência do Colégio Batista Brasileiro.

Com a palavra, neste instante, o exmo. Sr. Deputado Estadual Carlos Bezerra Júnior.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Antes da minha palavra, eu gostaria de fazer uma menção especial a algumas pessoas que se encontram aqui nesta cerimônia tão significativa nessa manhã de segunda-feira.

Pastor Eli Fernandes de Oliveira, vice-Presidente da Convenção Batista Brasileira; pastor Paulo Eduardo, pastor titular da Primeira Igreja Batista de São Paulo; pastor José Erivan, diretor executivo do Lar Batista; pastor Marcos Peres, pastor titular da Primeira Igreja Batista do Brás, aliás eu tive a alegria de estar lá com ele ontem a noite, na comemoração dos 101 Anos da Igreja Batista do Brás, que é filha da Liberdade e neta do Paulo, mas da Primeira de São Paulo, uma alegria imensa. Cumprimentar aqui também e fazer o registro da presença do pastor Salovi Bernardo, pastor membro da Equipe Pastoral da Igreja Batista Nova Jerusalém, que por 10 anos foi secretário executivo da Convenção Batista do Estado e da Convenção Batista Brasileira, e que nos dá a alegria de estar aqui nesta manhã junto com sua esposa. E também a Dra. Jairma de Assis Guello, que por oito anos foi secretária Regional de Ação Social da Igreja Metodista do Brasil aqui na 3ª Região que envolve o Estado de São Paulo.

Uma rápida palavra aqui num cumprimento especial aos que compõe a Mesa, na pessoa do Dr. Gézio Duarte Medrado, pessoa por quem tenho profundo carinho, respeito e admiração, um cumprimento a todos que compõe a Mesa. Um cumprimento aos pais, aos funcionários da Casa, aos alunos, ex-alunos, na pessoa do professor Stephen Kanitz, enfim, uma breve palavra.

Eu estava aqui pensando, homenagear é uma das funções de um deputado. Talvez a mais complexa, porque um deputado legisla, um parlamentar legisla, um deputado fiscaliza as ações do poder executivo e um deputado também homenageia. E eu digo que talvez a função mais complexa seja homenagear, porque quando homenageamos, sinalizamos para o futuro, para as gerações que aí vem, sinalizamos modelos. Sinalizamos pessoas e instituições que, pela sua presença pública, que pelo seu testemunho público, são referências a serem seguidas. E eu me sinto muito à vontade, porque desde o meu primeiro mandato dos três que tive como vereador na capital, aqui em São Paulo, e agora no meu primeiro mandato liderando a bancada do PSDB aqui nesta Casa, sinto-me muito à vontade fazendo esta homenagem. Homenagem ao Colégio Batista. Colégio de 110 anos, que tantas alegrias nos traz, mas mais que alegrias, mais que orgulho. De certa forma, ao homenagear o Colégio Batista, também me sinto um pouco homenageado, faço parte disso, mas mais do que tudo isso, é o reconhecimento a um jeito de se fazer educação. A uma forma de ser escola. A uma forma de ser instituição ética, transparente, sintonizada com o seu tempo, moderna e ao mesmo tempo sensível.

Eu, quando falava sobre a possibilidade desta homenagem com o Dr. Gézio, 110 Anos do Colégio Batista, e falava também com o pastor Valdo Romão, seria maravilhoso poder fazer esse reconhecimento na Assembleia Legislativa. Vamos fazer isso e tal! Eu queria ter o privilégio de ser o canal, o instrumento pelo qual isso pode ser viabilizado. E o tempo passou, e a cerimônia foi sendo feita preparada e tal. Mas hoje eu cheguei aqui pela manhã e logo que entrei no Hall Monumental, na exposição, vi uma carteira, uma carteira de madeira, e eu olhei para a carteira e falava para a Raquel, e naquele momento, enfim, meu coração se encheu de lembranças. Primeiro, pastor Paulo, eu olhei para a carteira e falei assim: nossa, eu já coube nessa carteira! Segundo, eu olhei para aquela carteira: caramba, o tempo passou heim! Como as coisas eram diferentes, eu estudei no Batista durante toda a década de 80.

Mas me vieram as mais variadas lembranças. Lembranças de um tempo tão especial na minha vida, lembrança do tempo que eu ficava sentado ali naquela carteira ouvindo os meus mestres, ouvindo meus professores. Aliás, eu queria deixa o registro aqui de pessoas que, lá no Batista tocaram minha vida, marcaram minha história, minha trajetória, não vou me lembrar de todos, mas os que me vem a mente, a professora Laudicéa; o professor Monte Sante, que era jogo duro, bravo; professor Eduardo, meu técnico no time de basquete do Colégio Batista; o seu Souza, quem se lembra do seu Souza? O seu Souza que nos recebia.

E fui ouvindo as crianças cantando o Hino do Colégio Batista e eu me lembro, vocês não fazem isso, tenho certeza, e se não fazem não façam. Mas eu me lembro quando eu ia à Assembleia às segundas-feiras pela manhã e eu me lembrei das cadeiras, porque eu vi a foto ali, as cadeiras não eram como são hoje, almofadadas, as cadeiras eram de madeira. A nossa satisfação se resumia em duas coisas. Primeiro, passar e levantar todas aquelas cadeiras dando tapa nela, fazendo aquele barulho imenso na Assembleia; e segundo, era cantar o Hino do Colégio Batista em versões que eu não posso repetir aqui no microfone. Claro que eu sei que vocês não fazem isso. Mas enfim, tantas lembranças, tantas coisas que me passaram pela cabeça, as broncas, puxões de orelha, enfim.

Mas eu queria dizer a vocês o que eu levo comigo desse tempo, o que eu trago comigo, são os valores de uma educação cristã que não aliena. E acho que essa é grande marca do Colégio Batista Brasileiro. O grande legado do Colégio Batista Brasileiro aos seus alunos e ex-alunos é trazer, é dar a eles acesso a uma educação cristã com valores e a partir de uma espiritualidade que não aliena. Muito contrário do que nas palavras do Rubem Alves, um dos meus educadores e escritores prediletos, o Rubem diz que educar é ensinar a ver, e o Batista faz isso ao longo de 110 anos com maestria. Porque o Batista, a partir da sua educação cristã não alienante, nos ensina a ver o mundo, que é diferente de enxergar. Enxergar é um ato fisiológico, mas ver é discernir, é perceber a diferença. É perceber a diferença de caminhos e a escolha de caminhos, e o Batista ensina a ver e a olhar este mundo não como ele é apenas, não discerni-lo apenas como ele é, mas ele nos ensina a vê-lo como ele poderia vir a ser. Um mundo que pelos olhos de uma educação cristã inclusiva é um mundo socialmente mais justo. É um mundo onde valores como ética, família, justiça e verdade fazem parte da realidade.

E naquelas carteiras de madeira que eu aprendi esses valores, que em mim foram forjados esses valores, que reforçaram as minhas convicções de fé, que, aliás, eu trouxe aqui para esta Casa como deputado, e pelas Casas por onde eu passei, passei pela Câmara Municipal de São Paulo. Trouxe pra cá uma espiritualidade não alienante. Eu aqui não fico falando da minha fé o tempo inteiro de maneira repetitiva ou proselitista, procuro expressar a minha fé do jeito que eu aprendi lá no Colégio Batista, expressar a minha fé como se espera que alguém expresse a sua fé na maneira como a qual vive, no jeito que se conduz. Na maneira que chama atenção do governo, para que priorize aqueles que tradicionalmente são excluídos, marginalizados e esquecidos. Faço isso não por outro motivo que não seja por ouvir a voz do legado que me foi dado, pela educação cristã inclusiva do meu, do nosso, Colégio Batista Brasileiro.

Fica aqui a minha gratidão por vocês; por você, professor Gézio, Raquel, pastor Eli, pastor Valdo, pastor Ramires, professores e educadores, professoras que aqui estão. Aos pastores que aqui estão, fica aqui a minha sincera homenagem, a minha sincera gratidão por acreditarem nisso, por mais que acreditarem, por levarem isso a cabo. Porque isso tem feito com que um tanto de gente, como disse aqui o professo Stephen Kanitz, faça ouvir a sua vida, ou faça ser lida, faça serem lidas as frases de sua pena a partir daquilo que receberam nos bancos do nosso Colégio Batista Brasileiro.

Eu sou grato a vocês, que representam a atual geração que conduz o Colégio Batista Brasileiro, e rendo as minhas homenagens a vocês, e que vocês, nos próximos 110 anos, façam ainda melhor. Se é que possível fazer melhor daquilo que vocês tem feito. A minha sincera gratidão. Como eu disse aos meus mestres, aos pastores, ao meu diretor, professor Wangles Breternitz, homenagem ao querido pastor Enéas Tonini, minha homenagem a todos aqueles que fizeram parte da história do Colégio Batista.

Minha homenagem, como eu disse aqui, ao Seu Souza, estava ali e me lembrei do Seu Souza. Seu Souza representa o espírito dos funcionários do Colégio Batista, o espírito de gente que supera, que acolhe, que ama, que gosta de gente. Minha homenagem também àquele que nos ajudou para que estudássemos no Colégio Batista, a saudosa memória Deputado Fausto Rocha, deputado que serviu aqui nesta Casa. Fausto foi a pessoa que intercedeu por nós na época, a família grande, eu venho de uma família que somos três filhos, como brinca o meu pai, somos três filhos naturais, sou filho de um pastor que tem três filhos naturais e quatro adotivos ou sobrenaturais, imagina o que era pra ele ter que arcar com a despesa de educação de todos esses filhos. E a sensibilidade de amigos, como o Deputado Fausto Rocha, o professor Wangles, entre tantos outros nos fizeram receber esse legado que manifestei minha gratidão aqui.

O professor Paulo Freire lembrado na fala do professor Gézio, talvez um dos maiores educadores deste país, dizia que escola não é prédio, escola é gente. E o Colégio Batista é gente, é gente de fé, é gente de fibra, é gente da verdade, é gente da têmpera do casal Bagby, é gente da têmpera da geração atual que conduz o colégio. E a essa gente eu presto hoje a minha homenagem.

Parabéns a cada um de vocês que faz parte dessa história. Uma citação especial àqueles que participaram desta cerimônia, à Noemi Molochenco, que representa também uma geração Batista de grande contribuição assim como a Priscila Rocha. Homenageando vocês, homenageio as famílias que vocês representam e que tanto representam a história do Colégio Batista. Aos alunos, aos pais, aos professores, parabéns. Aos alunos, sigam em frente, o Colégio um dia será pra vocês como é pra mim uma grande lembrança, mas uma lembrança de um daqueles lugares mais especiais pelos quais você passou na vida. Esse é o meu desejo, parabéns a cada um de vocês, parabéns a essa escola que não é prédio, a essa escola que é gente. Parabéns a essa gente, que há mais de 110 anos abençoa esta cidade, este Estado e este país. Parabéns ao nosso Colégio Batista pelos seus 110 Anos. (Palmas.)

Eu quero, então, pedir para que o encerramento desta sessão, desta solenidade, seja feito de forma distinta. Aliás, mencionar aqui a presença do Sr. Alexandre Curiati, representando o deputado estadual, colega da Casa, Deputado Antonio Salim Curiati. E eu quero pedir que o pastor Eli Fernandes faça, neste momento, a benção apostólica, para que nós possamos encerrar a cerimônia dos 110 Anos de Aniversário do nosso Colégio Batista Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todas as autoridades, aos funcionários da Casa, a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade, aos alunos, aos pais, professores, pastores, enfim, a cada um que estiveram aqui nesta manhã, os sinceros agradecimentos.

Declaro encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 42 minutos

 

* * *