http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

12 DE SETEMBRO DE 2011

037ª SESSÃO SOLENE EM “CELEBRAÇÃO AOS 140 ANOS DE ORGANIZAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM SOLO BRASILEIRO”

 

Presidente: CARLOS BEZERRA JR.

 

RESUMO

001 - CARLOS BEZERRA JR.

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Carlos Bezerra JR., na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Celebrar os 140 Anos de Organização da Primeira Igreja Batista em Solo Brasileiro". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece o Coral da Igreja Batista da Vila Mariana, cujo trabalho enaltece.

 

002 - ITAMAR BORGES

Deputado Estadual, cumprimenta o Deputado Carlos Bezerra JR. pela iniciativa. Saúda as demais autoridades presentes. Engrandece a atuação dos Deputados Federais Vaz de Lima e Jonas Donizette. Reconhece a importância do trabalho da Igreja Batista. Relata sua experiência com a instituição, em Santa Fé do Sul. Elogia os resultados de ações sociais, bem como no campo do ensino religioso, promovidos pela Igreja Batista. Parabeniza os membros da Igreja pela condução de mensagens de fé e esperança.

 

003 - VAZ DE LIMA

Ex-Presidente desta Casa e atual Deputado Federal, fala de sua alegria em participar desta solenidade. Cumprimenta o Deputado Itamar Borges, a quem agradece pelo apoio dado à comunidade evangélica de Santa Fé do Sul. Lembra outros eventos realizados neste Parlamento, para homenagear a Igreja Batista. Ressalta o objetivo de cultivar a história desta instituição. Tece comentários sobre recente viagem a Praga. Destaca a contribuição da Igreja Batista nas áreas social e da educação. Lamenta a corrupção institucionalizada no País e conclama os evangélicos a se oporem a ela.

 

004 - JONAS DONIZETTE

Deputado Federal, cita trecho de hino cristão. Ressalta a graça de Deus e a salvação de Jesus Cristo. Indigna-se com as denúncias de corrupção. Encoraja os fiéis à pregação do Evangelho. Cita passagem bíblica usada como instrumento para solucionar problemas pessoais. Parabeniza os batistas pela data comemorativa.

 

005 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia a apresentação do hino "Grandioso és Tu", pela Orquestra e Coral da Igreja Batista da Vila Mariana.

 

006 - ELI FERNANDES DE OLIVEIRA

Pastor, representante da Convenção Batista Brasileira, saúda as autoridades presentes. Ressalta a importância deste evento. Fala de sua emoção ao constatar os rumos promissores que a comunidade batista tomou. Destaca a presença desta Igreja em todo o Brasil, com mais de um milhão e meio de fiéis. Informa que a instituição está presente em dezenas de países, e mantém quase 600 missionários. Agradece ao Deputado Carlos Bezerra Jr. pela homenagem.

 

007 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia a apresentação do hino "Como Agradecer a Jesus", pela Orquestra e Coral da Igreja Batista da Vila Mariana. Registra homenagem póstuma ao ex-Deputado Fausto Rocha pela contribuição dada pelo "irmão batista". Elogia sua atuação e a forma como defendia seus ideais nesta Casa. Estende a homenagem aos familiares da autoridade.

 

008 - MANOEL RAMIRES FILHO

Pastor, Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, ressalta a responsabilidade em presidir a obra batista. Fala de seu histórico como pregador e dos 29 anos dedicados ao serviço de Deus. Cumprimenta o Deputado Carlos Bezerra Jr. pela iniciativa. Agradece ao Prefeito de Santa Bárbara D'Oeste, Mário Celso Heins, pela acolhida durante recente evento religioso. Comunica a abertura dada pela autoridade para a pregação do Evangelho naquele município. Cita versículo bíblico. Destaca a expansão missionária.

 

009 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Informa a apresentação musical do Coro da Missão Batista Cristolândia. Saúda os integrantes do Coro Cristolândia, ex-dependentes químicos, resgatados por meio da fé em Cristo.

 

010 - CARLOS WATER

Pastor, faz oração pelo Brasil.

 

011 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia a apresentação do hino "Minha Pátria para Cristo", pela Orquestra e Coral da Igreja Batista da Vila Mariana.

 

012 - PAULO EDUARDO GOMES VIEIRA

Pastor, narra a história dos batistas brasileiros. Informa que a primeira Igreja foi fundada em Santa Bárbara D'Oeste, em 1871. Cita datas e fatos relevantes da comunidade. Fala da missão da Igreja e do compromisso com o estudo da Palavra de Deus. Encoraja os membros a terem experiências com as Escrituras. Relata sua vivência na fé. Cita características dos batistas brasileiros. Ressalta o poder transformador da obra de Jesus.

 

013 - VALDO ROMÃO

Pastor, Diretor-Executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo, conduz a leitura de ato de gratidão. Considera o momento significativo. Mostra edição do "Legislativo Paulista de 1835 a 2011". Cita fatos de 1870, que impulsionaram esta Igreja a se estabelecer no Brasil. Agradece ao Deputado Carlos Bezerra Jr. pela homenagem. Presenteia o Parlamentar com livros religiosos Entrega um exemplar do livro "Centelha em Restolho Seco" ao prefeito de Santa Bárbara D'Oeste e à Sra. Yeda Villas-Boas, funcionária desta Casa.

 

014 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Enfatiza a honra em presidir esta sessão solene. Fala de projeto de lei, de sua autoria, que visa à valorização da vida, chamado "mãe paulista". Ressalta sua gratidão pela confiança dos batistas, que o elegeram Deputado. Renova seu compromisso em divulgar os valores do Reino de Deus neste lugar. Destaca os valores éticos e morais, aprendidos na infância. Enfatiza o legado espiritual dos pioneiros batistas. Estimula os cristãos a continuarem a missão da Igreja Batista. Cita versículo bíblico do Novo Testamento.

 

015 - JOÃO MARTINS FERREIRA

Pastor, Presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Estado de São Paulo, faz a oração final e ministra a bênção apostólica.

 

016 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Informa que esta solenidade seria transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlos Bezerra Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Quero cumprimentar a todos os irmãos batistas e a cada um dos irmãos que brindam com a sua presença aqui nesta noite, quero cumprimentá-los, especialmente, com a graça e a paz do Senhor. A partir desse momento, vou convidar que alguns pastores façam parte dessa Mesa. Chamo para compor essa Mesa, o Pastor Eli Fernandes de Oliveira, 2º vice-Presidente, representante da Convenção Batista Brasileira e também representando aqui, a Aliança Batista Mundial. (Palmas.) Chamo também para compor a Mesa, o Pastor Manoel Ramires Filho, Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo. (Palmas.) Também convido para que faça parte desta Mesa, o Pastor João Martins Ferreira, Presidente da Ordem dos Pastores Batista do Estado de São Paulo. (Palmas.) Convido também o Pastor Valdo Romão, Diretor Executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo, que componha a Mesa conosco nesta noite. (Palmas.)

Quero mencionar, aqui, especialmente, as presenças ilustres dos Deputados Federais, Deputado irmão e amigo, Vaz de Lima e também Jonas Donizette, também menciono a presença do colega, querido, meu vizinho de gabinete, grande irmão, Deputado Estadual aqui desta Casa, Itamar Borges. Cumprimento também, a cada um dos pastores e pastoras, missionários, a cada um dos que brindam com a sua presença nessa noite.

Sras. e Srs. Deputados, minhas Sras. e meus Srs., essa sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de celebrar os 140 anos de organização da primeira igreja batista em solo brasileiro. Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Coro da Missão Batista Cristolândia, sob a regência do Maestro Cunha Junior, Presidente da Associação dos Músicos Batistas do Estado de São Paulo - Ambesp.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Esta Presidência agradece ao Coro da Missão Batista Cristolândia. E faz um registro de um dos momentos que mais me emocionei nos últimos meses, que foi, ir ao Congresso da Junta de Missões Mundiais em Sumaré. Quando vi o trabalho do Coro da Missão Batista na Cristolândia, me emocionei profundamente naquela manhã, aliás, a convite do Pastor Adílson para estar lá, me emocionei com os testemunhos, com a vida e com a expressão do trabalho de cada um de vocês. É uma honra tê-los aqui nesta noite.

Eu gostaria de, neste momento, convidar o Deputado Itamar Borges, que fizesse a sua saudação a todos os presentes aqui nessa noite. Mencionar aqui, a presença do Sr. Ivan Rabelo, representando o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, colega, amigo, o Vereador José Police Neto. Uma menção ao pregador desta noite, Pastor Paulo Eduardo Gomes Vieira, também ao Pastor Juracy Ribeiro de Souza, Diretor Executivo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, seção São Paulo, Pastor Carlos Vater, Pastor Genivaldo Andrade de Souza, 2º vice-Presidente da Convenção e 1º vice-Presidente da Ordem dos Pastores do Estado de São Paulo, ao amigo Dr. Gésio Duarte Medrado, Diretor Geral do Colégio, do nosso querido Colégio Batista Brasileiro.

E a partir desse momento, tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges, para a sua saudação.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Carlos Bezerra, quero cumprimentá-lo e ao mesmo tempo, não só pela liderança que exerce aqui nesta Casa, mas pela forma brilhante como lidera e representa o povo evangélico nesta Casa. Quero saudá-lo por essa iniciativa, por essa homenagem a essa importante instituição religiosa, a essa importante Igreja, que é a Igreja Batista Brasileira. Quero saudar aqui, o Pastor Eli Fernandes, representando a Convenção Batista Brasileira; da mesma forma o Pastor Ramires, representando a Convenção Batista do Estado de São Paulo; Pastor João Martins, que representa aqui a Ordem dos Pastores do Brasil e saudar aqui, o Secretário Executivo, também nosso amigo, querido Valdo Romão.

Eu não poderia deixar de estar aqui neste momento, primeiro para cumprimentar, saudar e reconhecer essa iniciativa e atuação do meu parceiro, como ele disse aqui, vizinho de gabinete, aqui nesta Casa na bandeira, na defesa do povo evangélico, da instituição e ao mesmo tempo na liderança pelas boas causas deste Estado e do povo paulista. Mas também pela minha relação, minha história e convivência com o povo batista deste Estado, em particular, tenho o privilégio de ter aqui, dois pastores que tiveram atuação na minha cidade, onde fui prefeito, Santa Fé do Sul. Vejo aqui, o Pastor Nelson Pacheco, que está aqui na capital, e vejo o Pastor da minha cidade, da Igreja Batista de Santa Fé do Sul, Eliezer Almeida, seu pai também foi pastor da Igreja Batista.

Quero dizer da minha satisfação de estar aqui ao lado do meu amigo, que também esteve presidindo esta Casa, como Presidente da Assembleia, e que leva a mensagem e a defesa do nosso Estado no Congresso Nacional, da mesma forma representa, dignamente, o povo evangélico, que é o Deputado Vaz de Lima. Da mesma maneira, o nosso queridíssimo Jonas Donizette, Deputado Federal aqui presente também nesta noite. Dizer que aquilo que simboliza, o que eu vivi, eu aprendi com a Igreja Batista, nos ensinamentos e na convivência, Deputado Vaz de Lima, em Santa Fé e na região, nas parcerias com o Deputado Carlos Bezerra, que fizemos o grande resultado, Pastor Eli Fernandes, que uma cidade pode ter da grandeza e da profundidade que é o trabalho batista realizado nos municípios.

Tive o privilégio de ter, em Santa Fé do Sul, seminários batistas, que é o seminário Grandes Lagos, fazer uma parceria com a Convenção Batista dos Grandes Lagos, na verdade, a integração das igrejas daquela região, quando destinamos um espaço para construção do seminário batista. Além de outras ações voltadas para a área da educação, social, hoje o ensino religioso adotado em Santa Fé, não tem mais 99 alunos, porque só uma criança não tinha aderido, hoje cem porcento de adesão foi construído, com o Pastor Eliezer e com os líderes religiosos da nossa cidade. Portanto, aprendi muito e sou testemunha dos resultados na educação, no ensino religioso, na formação, na construção, na reconstrução de vidas e de famílias, mas ao mesmo tempo, também nas ações sociais que são desenvolvidas.

Tive o privilégio de na condição de Prefeito, participar de convenções batistas, e agora também na condição de Deputado, de ter participado da última em Santos e é por isso que essa homenagem à primeira Igreja Batista do Brasil, os seus 140 anos, aqui nesta Casa, que representa o povo paulista, simboliza não só o reconhecimento dessa instituição, mas suas ações religiosas, de educação, social e pela importância e a grandeza que a Igreja Batista tem para este Estado, para este País e para a Nação Brasileira.

Parabéns à nossa Igreja Batista, parabéns pelos seus 140 anos da primeira Igreja Batista, extensivo a todas, da mais nova, à mais recente, mas à toda a família batista que muito bem conduz o bastão da mensagem das bênçãos que Deus nos deu, com certeza esses 140 anos simbolizam tantas bênçãos que o nosso Estado e o nosso povo pôde receber do trabalho e da atuação dessa instituição. A minha saudação, o meu reconhecimento, o meu cumprimento e a certeza, de que esses 140 anos foram apenas uma apenas uma etapa de muitos que serão construídos na história do nosso país e do povo brasileiro. Boa noite a todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Quero agradecer e cumprimentar o Deputado Itamar Borges por suas palavras. Também citar a presença do Prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Mário Celso Heins, que nos dá a alegria da sua presença aqui nesta noite, aliás, onde aconteceram os últimos eventos importantes da convenção no último final de semana. Neste momento tem a palavra, o Deputado Federal, ex-Presidente desta Casa, Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - Cumprimentar aos irmãos e irmãs na graça e na paz do Nosso Senhor. Dizer que estou muito feliz pelo Deputado Carlos Alberto estar aqui nesta noite. Fiz um tremendo esforço, porque tinha um compromisso lá adrede agendado em São José do Rio Preto, até de uma coisa muito bonita que vi lá, os Adventistas do Sétimo Dia tem um trabalho muito acentuado lá na região e em vários lugares, eles construíram uma sede administrativa. Valdo, de dar água na boca, um negócio, vi a construção toda e eles estiveram presentes comigo na campanha, e eu tinha assumido o compromisso de ir e não marcava na agenda de jeito nenhum, de repente, marcaram e eu tive que ir ontem a noite sair daqui, passei o dia, mas não queria perder a oportunidade de estar aqui, que faço com muita alegria.

Então quero cumprimentar o Pastor Eli, que é o representante da Convenção Batista Brasileira e da Aliança Batista Mundial, portanto, é a maior autoridade entre nós aqui hoje, entre os batistas, para graça de Deus. Fica todo melindroso, mas não precisa ficar, Deus o colocou aí para fazer um trabalho, um papel, o Presidente da Convenção Batista no Estado de São Paulo. Pastor Manoel Ramires Filho, o Presidente da Ordem dos Pastores aqui do Estado de São Paulo, João Batista Martins e o Diretor Executivo da Convenção Batista aqui no Estado, Pastor Valdo Romão, nas pessoas deles cumprimento os demais pastores, as demais autoridades e quero fazer um destaque ao Deputado Itamar, meu companheiro, amigo, pessoa de uma história muito bonita como prefeito e agora como deputado. Agradecer tudo que V.Exa. fez pelo nosso povo, quando foi prefeito em Santa Fé, não só pelos batistas, mas por todo o povo evangélico, sei do seu carinho e da sua presença muito forte entre os evangélicos.

Cumprimentar ao meu companheiro, Deputado Jonas Donizette, que foi meu companheiro por muitos anos, trabalhamos juntos intensamente quando fui líder do governo, ele foi o meu primeiro vice-líder. Portanto, ele, na verdade, carregava o piano para eu tocar e fazia isso com precisão, numa linguagem futebolística, Deputado Carlos Alberto, deixava a bola redondinha quicando na área, só para a gente poder fazer o gol, mas devo muito ao Deputado Jonas Donizette, um quadro da melhor qualidade e está fazendo um excepcional trabalho em Brasília. Queira Deus, que ele possa assumir a prefeitura de Campinas, um homem preparado para isso, Deus o abençoe, conte com a nossa oração e a nossa ajuda, vamos soprar o que puder a velinha para esse lado aí.

Cumprimentar o Prefeito de Santa Bárbara, pedir desculpas, não pude ir lá, tinha outras grandes atividades por aqui. E no final cumprimentar o Deputado Carlos Alberto, pela iniciativa, fizemos vários eventos aqui da Igreja Batista, uns eventos da Ordem, fizemos eventos tipo centenário, e muitos outros tivemos momentos memoráveis, lembro-me de um deles, Deputado Carlos Alberto, estava falando com o Pastor Vieira, e ele foi tão contundente na palavra dele, sobre os Batistas e eu presidindo, ao final eu disse “por pouco não me persuadi a ser Batista”, lembra disso? Mas muito bem colocado, então tenho uma dívida enorme de gratidão com os batistas, que têm me acompanhado em todos os sentidos ao longo desses anos.

Vejo a sessão de hoje, que foi convocada pelo Presidente, evidentemente a pedido do nosso irmão Carlos Alberto, para comemorar os 140 anos da instituição, da fixação da primeira Igreja Batista no Brasil, exatamente em Santa Bárbara. E quero cumprimentá-lo por isso, para dizer o seguinte: um povo que não cultiva a sua história, a sua memória, é um povo fadado a desaparecer, é preciso cultivar a história, é preciso cultivar a memória dos que antes de nós, trouxeram até nós o estandarte. É importante isso.

Em julho, tive oportunidade de ir à República Tcheca, fui à Praga, dentre outros lugares, foi uma coisa muito interessante, a Ivani estava comigo. Em Praga, aconteceu uma pré-reforma, antes de Lutero ter feito a reforma protestante, da qual somos herdeiros, depois com todos os outros que se seguiram, houve um momento importante com um clérico, chamado João Russo, que fez a pré-reforma, ficou conhecida como avivamento daquele momento como a revolução ou a reforma, ou coisa assim dos morávios, todo mundo lembrará, quem já estudou um pouco da história da igreja.

Fui lá visitar a igreja, Deputado Carlos Alberto, ela está lá, bonita, bem construída, aliás, é uma coisa que eu tenho cada vez aprendido mais, faça bem feito, tudo que for fazer, faça o melhor, está na Bíblia. E está lá a mesma construção, o mesmo púlpito, onde as multidões iam para ouvi-lo por essa reforma que ele queria fazer na igreja. Foi expulso e morto na fogueira, vemos isso na história da igreja. Mas tamanha foi a presença desse homem, que o principal monumento, na principal praça de Praga, é o monumento a João Russo.

Estou dizendo isso, porque a igreja cristã e a Igreja Batista, de modo particular, tem uma história e uma trajetória importantíssima no mundo e, particularmente, no Brasil. Em todo canto, uma igreja que tem uma boa visão holística de pensar no ser humano, integralmente na sua alma, no seu espiritual, na sua espiritualidade, tentando a todo custo, levá-lo a salvação, isso por si só já é uma coisa espetacular, mas uma igreja que tem dado uma enorme contribuição na área da educação, ensino de modo geral e na área social.

Nós temos que, cada vez mais, ressaltar isso, a preocupação com a ética, a preocupação com a decência, a preocupação em formar os nossos filhos, para que sejam de bom testemunho na sociedade onde vivem. Então, vim aqui para me congraçar, me congratular, para dizer que nós temos muito para fazer junto ainda. A igreja precisa continuar dando a sua contribuição, enorme contribuição, que ela tem dado.

Vou encerrar a minha palavra dizendo que, hoje, para mim, a igreja ,e aí não falo só da Igreja Batista, a Igreja do Senhor no Brasil, tem que ficar muito atenta, é uma coisa muito ruim que está acontecendo no país, que nós, ainda como sociedade, não despertamos o suficiente.

Há muita corrupção no país, corrupção institucionalizada. A igreja precisa levantar um clamor contra a corrupção no país, porque aí falta dinheiro, Deputado Itamar, para a educação, para a saúde e outras coisas, aí o que se pensa é aumentar mais tributos para fazer frente a isso. Eu quero conclamar a igreja, eu tenho feito isso em todo lugar, a começar um clamor para espantar a corrupção do País, para a sua contribuição e se for necessário, e as ruas para dar o seu testemunho de que não concorda com isso. E veja, Deus abençoe, nós não vamos estar daqui a 140 anos, Pastor, mas virão outros 140 e outros 140, isto se o Senhor não voltar. Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Cumprimentando e agradecendo as palavras do Deputado Vaz de Lima, convidamos para que faça uso da palavra, o Deputado Federal Jonas Donizette, e logo depois teremos o cântico, cantaremos juntos “O Grandioso És Tu”, a seguir, logo após as palavras do Deputado Jonas.

 

O SR. JONAS DONIZETTE - Graça e Paz, quero cumprimentar o Deputado Carlos Bezerra, Presidente desta sessão e cumprimentá-lo pela iniciativa que teve, acho que todos sabem que, aqui na Casa há uma tradição, o deputado que faz o requerimento, a propositura, geralmente, é o deputado que preside a sessão, então, o Deputado Carlos Bezerra foi o deputado que teve a iniciativa de registrar essa data importante.

Parabéns Deputado Carlos Bezerra, cumprimento o Pastor Eli Fernandes de Oliveira, que é segundo vice-Presidente, representante da Convenção Batista Brasileira, Aliança Batista Mundial, cumprimento o Pastor Manoel Ramires Filho, Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, também o Pastor João Martins Ferreira, Presidente da Ordem dos Pastores do Estado de São Paulo, Pastor Valdo Romão, Diretor Executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo, quero cumprimentar o Pastor Carlos Vater da Primeira Igreja Batista de Campinas, faço-o também deixando aqui um abraço do meu pastor, Pastor Leandro, da Igreja Batista Central de Campinas e cumprimentar o Prefeito Mário Heins, meu amigo, Prefeito de Santa Bárbara D’Oeste.

Cumprimentar a todos os Srs., todas as Sras., irmãs e irmãos em Cristo. Domingo, fui no culto pela manhã, amigo Vaz de Lima, Deputado comigo, cumprimentar também o Deputado Itamar Borges, deputado estadual, companheiro. Eu fui no culto pela manhã, depois fui almoçar com a família num restaurante em Campinas e encontrei o Pastor Valdo Romão e o Pastor Carlos Water, o Pastor Walter: “você vai lá amanhã?”, eu perguntei “vai aonde?”. Acho que foi um desencontro de agenda e não estava registrado nos meus compromissos, estava hoje em Porto Alegre, estou atualmente como Presidente da Comissão de Esportes da Câmara Federal e falei aos dois, “olha, vou fazer o possível para estar lá com vocês, porque para mim, é uma data especial que eu quero compartilhá-la com os irmãos” e Deus aprove de ter essa oportunidade, de estar aqui hoje nessa data especial.

Estava aqui memorizando o trecho de um hino, que eu vou poupá-los aqui, não vou cantar, só vou falar a letra, que fala: “No céu, na terra, que maravilhas vai operando o poder de Jesus, mas o seu amor aos homens caídos, perdidos, das maravilhas ainda é a maior, é sempre a maior”, e eu acho que isso é a coisa mais verdadeira que existe, esse amor, essa graça um dia nos encontrou e há tantos corações perdidos e aflitos, imaculados, por exemplo, com essa chaga da corrupção. Como o Deputado Vaz de Lima citou, corrupção de todas as ordens, corrupção do governo, mas corrupção da vida pessoal também, do desejo escravizado, pessoas que sofrem, se martirizam e essas pessoas precisam da liberdade e só tem um jeito de levar a liberdade, que é a verdade de Cristo para a vida dessas pessoas.

Então, nesses 140 anos da Igreja Batista, estava vendo, conversando um pouquinho, mostraram-me o exemplar de um livro de uma historiadora que se chama “A Centelha de Fogo e Restolho Seco". Sou mineiro do sul de Minas Gerais e sou o vigésimo filho, de uma família de 20 irmãos, de um homem, filho de agricultor, da roça. Então, quando vejo essas figuras de linguagem na Bíblia, que falam da natureza, acho que quando Deus usa essas figuras de linguagem no livro sagrado, é porque ela fala muito ao nosso coração.

Eu acho que o Evangelho, aqui no Brasil, foi justamente isso, uma sementinha que cresceu e que precisa crescer ainda mais, e o amigo Vaz de Lima, que nos falou aqui, que me ensinou muito, nós compartilhamos grandes momentos, mas eu pensei em contar um deles, para todos os que estão aqui. Quando o Vaz assumiu a Presidência, foi num momento muito difícil e tomou uma decisão que foi muito firme, houve uma contrariedade por parte da Casa, alguns deputados concordaram e parte dos deputados discordaram. Então, vários deputados foram até o gabinete dele, falaram com ele e depois de um momento de solidão, eu adentrei ao gabinete e tivemos uma conversa, fiquei feliz porque eu pude, e acho que os Srs. também sentem isso, quando a gente pode aplicar a palavra de Deus de forma prática nas nossas vidas. E citei a ele o exemplo de Roboão, onde ele assumiu o reino e recebeu dois conselhos, um dos mais antigos, falando “olha, pega leve, dá um tempinho aí para essa gente” e o outro “não, você tem que ser mais firme ainda”. Conversando com Vaz, na época Presidente, nós usamos essa passagem bíblica e tivemos ali, uma compreensão, naquele momento, para a solução daquela questão, ele usou de sabedoria e acabou ganhando os que estavam e os que não estavam com ele, e fez uma Presidência muito harmoniosa, Deus abençoou o tempo que ele foi presidente nesta Casa.

É isso irmãos, a palavra de Deus é rica, sábia, viva e eficaz, temos que guardá-la no nosso coração, eu acho muito bonito. Tenho um irmão, que o Pastor fala que gosta de ouvir-lo no rádio, o Luis Lauro, e o meu irmão de sangue mesmo, ele é o 14º filho e eu o 20º da família. Talvez até alguns aqui tenham ouvido falar, que ele tem um programa de rádio aqui em São Paulo, ele disse que uma vez falaram para uma pessoa “vocês têm que tirar esse negócio de Jesus, tem que tirar da sua cabeça”, disse que a pessoa deu uma resposta tão bonita “não dá mais, porque já desceu para o coração”. Então, nós temos que trazer isso na mente e no coração.

Parabéns a todos por essa data, que vocês saiam daqui renovados, fortalecidos para continuar nessa caminhada, que às vezes, encontramos obstáculos pela frente, mas que as misericórdias do Senhor se renovam a cada nova manhã.

Um grande abraço, parabéns pelos 140 anos a todos os Batistas, a todos que estão aqui, e muitos que devem estar nos assistindo nesse momento, pela TV Assembleia. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Agradecendo as palavras do Deputado Jonas Donizette, convido a todos os presentes, para cantarmos o “Hino Grandioso És Tu”, de Sebobergue em Melodia Sueca, conduzidos pela Orquestra e Coro da Igreja Batista de Vila Mariana, com o seu Ministro de Música, Júnior.

 

* * *

 

- É executado o Hino Grandioso És Tu.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Fazer um registro aqui também de algumas outras pessoas especiais, o Nelson Ajuricaba Antunes, filho da historiadora Betty Antunes de Oliveira, autora do livro Centelha e Restolho Seco, já citado aqui. O Pastor Nelson Pacheco, vice-Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo e membro do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira. O Pastor Antonio Lazarini Neto, Diretor Geral da Faculdade Teológica Batista de Campinas; Elinaldo Pita, Pastor da Igreja Batista, Memorial de Santa Bárbara D’Oeste; Pastor Rubens Nazareth dos Santos, Presidente da Associação das Igrejas Batista, Centro Leste do Estado de São Paulo; Pastor Celso Mastromauro, consultor acadêmico das Edições Vida Nova e membro da Igreja Batista do Alto da Lapa; Pastor Adilson de Souza Brandão, representando aqui a primeira Igreja Batista em Vila Formosa, Presidente da Associação Batista Missionária Sul Leste; Cristian Lanfredi, Delegado de Polícia, representando neste ato o Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, Dr. Marco Carneiro Lima; Maestro Cunha, Presidente da Associação dos Músicos Batistas do Estado de São Paulo.

Farei um registro especial também aqui nesta noite, que eu conto com a minha metade melhor, não só melhor, metade melhor e mais bonita, que nos dá alegria de estar aqui nessa noite, a Patrícia Bezerra, minha esposa, psicóloga, Presidente da Fundação Comunidade da Graça, militante na área social há muitos anos. Costumo dizer que tenho uma alegria imensa, além dela ser minha esposa, além de ser mãe das minhas duas filhas, nós sermos parceiros na vida, parceiros de projetos e de ideologia. É uma alegria tê-la conosco nesta noite também, Patrícia.

Neste momento ouviremos as palavras do Pastor Eli Fernandes de Oliveira, vice-Presidente da Convenção Batista Brasileira, representando aqui o Presidente, Pastor Pascoal Piragini e também representando a Aliança Batista Mundial neste momento.

 

O SR. PASCOAL PIRAGINI - Sr. Presidente da Mesa, Carlos Alberto Bezerra Junior, amigo, pessoas com a Patrícia, demais irmãos que compõe a Mesa, nosso Secretário Geral, Valdo Romão, nosso Presidente da Convenção de São Paulo, Pastor Ramires, Presidente da Ordem dos Pastores de São Paulo, Pastor João Martins, prefeitos aqui presentes, queridos, prefeito Mario, que nos recebeu com tanto carinho em Santa Bárbara esta semana, Vaz de Lima, ex-Presidente desta Casa, um grande amigo dos Batistas, demais Srs. e Sras. aqui presentes.

Tenho a honra de ser comissionado pelo Presidente da Convenção Batista Brasileira, Pascoal Piragini, o nosso Secretário Geral da Convenção Batista Brasileira, Pastor Sócrates de Oliveira e do Presidente da Aliança Batista Mundial, Pastor John Upton para representá-los neste ato, e o faço com muita alegria, porque aqui estou em casa, aqui é a minha casa, aqui é São Paulo, onde sou pastor há 28 anos e creio que a noite de hoje está muito bonita e far-se-á memoriável. Alguns anos passarão e nós iremos recordar, como o nosso querido Vaz de Lima o fez hoje a noite, do centenário da Convenção Batista do Estado de São Paulo, aqui celebrado o centenário da Igreja da Liberdade também aqui comemorado, estou muito contente, que bom vê-lo na Presidência e sendo sua a iniciativa desse ato, como nos honra sobremaneira, amigo, querido Junior, nosso Deputado Estadual tão precioso de todos nós.

Emociona-me saber que em 1871, nessa história que é escrita, aqueles irmãos fogem da guerra da Secessão nos Estados Unidos, vem do sul para o Brasil, se estabelecem aqui em São Paulo, na região de Campinas, Santa Bárbara, Nova Odessa e estabelecem a primeira igreja, 1871, a segunda em 1879, e hoje temos no Estado de São Paulo 1177 igrejas. O Secretário Geral e Pastor, Valdo, daqui a pouco, poderá dizer sobre isso e espalhamos pelo Brasil todo a obra batista do Brasil começa em São Paulo, que honra para todos nós, hoje em todo o Brasil somos sete mil, oitocentos e setenta e uma Igrejas Batistas, e um milhão, quinhentos e cinquenta mil batistas em todo o país, e hoje presentes em sessenta países do mundo, através da junta de missões mundiais, com quase seicentos missionários, uma obra que se multiplica no Brasil, em todo o país, estão aqui os irmãos da Cristolândia, que representam também a junta de missões nacionais, essa guerreira junta que adensa a obra Batista em todo o país.

Meu irmão, Presidente desta sessão, Carlos Alberto Bezerra Junior, que emoção para nós ver como Deus multiplica, como Deus faz crescer a obra dele e como nos honra sobremaneira saber que a obra Batista não nasceu num botequim de esquina, com um monte de bêbados desvairados, nasceu de forma especial no coração do Senhor, em 1609, a primeira Igreja do movimento batista foi estabelecida por ingleses na Holanda em Amsterdã. Eu tive o privilégio de estar presente na comemoração dos 400 anos dos Batistas Loy Amsterdã em 2009, portanto dois anos daquela oportunidade a emoção nossa de ver como Deus, em 400 anos faz essa obra crescer e hoje o meu irmão Presidente Pastor John Upton, que já estamos como batistas em mais de 200 países do mundo.

É algo incrível e maravilhoso, gente séria como o Presidente desta sessão, gente que contribui de forma decisiva para a liberdade de consciência, a liberdade religiosa, pregando como princípio a separação Igreja-Estado, o livre acesso, as escrituras sagradas, que são umas das proposituras também da reforma protestante do século XVI, conquanto Vaz de Lima, a bem da verdade, conquanto concomitantes a reforma não tenhamos nascido delas, nós não somos rigorosamente produto da reforma, senão da concomitância da reforma, o que nos honra igualmente, porque é uma bandeira belíssima desfraldada em todo o mundo que honra a obra do Senhor.

Com muito prazer represento os Batistas Brasileiros e por ordem do seu Presidente, da Aliança Batista Mundial, John Upton, também os batistas de todo o mundo, muito obrigado por sua iniciativa, que muito nos honra, essa benção que o irmão nos proporciona, de estar hoje aqui e tantos nos ouvem pela TV Assembleia, batistas brasileiros comemoram, celebram de forma festiva e alegre 140 anos do surgimento da primeira Igreja Batista no Brasil. Muito obrigado, que Deus nos abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Nesse momento cantaremos o Hino “Como agradecer a Jesus”.

 

* * *

 

- É executado o Hino “Como agradecer a Jesus”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Aliás, antes do Pastor Ramires fazer uso da palavra, gostaria de fazer uma lembrança e uma homenagem póstuma a um Deputado Batista, irmão nosso, que recentemente nos deixou. O Deputado Fausto Rocha, que nesse dia, na comemoração dos 140 anos da Fundação da primeira Igreja Batista em solo brasileiro, que nesta Casa, no qual ele também foi deputado, fica aqui o registro, da grande contribuição desse irmão batista, que tanto honrou as suas bandeiras, os seus valores e os seus ideais nesta Casa. Que esse abraço seja estendido aos irmãos que comungam com ele, que comungavam com ele na sua comunidade e especialmente aos seus familiares, sua esposa e filhos. Aqui a homenagem ao nosso sempre Deputado Fausto Rocha.

Tem a palavra o Pastor Ramires.

 

O SR. RAMIRES FILHO - Excelentíssimo Sr. Deputado Carlos Bezerra Jr., Srs. Deputados federais, estaduais, vereadores, prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Dr. Mario Heins, pastores, queridos pastores que representam 1100 igrejas no Estado de São Paulo, 400 congregações, líderes de nossas igrejas; eu quero antes de mais nada, expressar que ser presidente de uma Convenção Batista do Estado de São Paulo, para mim, não é um título, mas é um tremendo de um peso e de uma responsabilidade, tamanha é a qualificação e tamanha a história dos batistas no Brasil e eu falo em nome do nosso Estado.

Isto, para mim, mais do que um privilégio, mais do que uma honra, é uma grande responsabilidade. Sou pastor há 29 anos na Igreja Batista em São Matheus, e tenho trabalhado nessa convenção durante todo esse tempo e visto esses pares, colegas e amigos trabalhando em suas igrejas, lutando pela mesma fé. Somos heterogêneos, mas temos o mesmo princípio, o princípio bíblico. Quero expressar a nossa gratidão da Convenção das Igrejas Batistas do Estado de São Paulo, primeiramente ao nobre Deputado, por essa honrosa lembrança, iniciativa, isso é história, Deus haverá de honrá-lo e abençoá-lo porque trata-se de um povo que há 140 anos está no Brasil, que começou tão pequeno e hoje somos dois milhões e temos muitos missionários ao redor do mundo.

Quero também agradecer publicamente ao Prefeito Dr. Mario Heins, pela acolhida durante esses dias, em Santa Bárbara D’Oeste. Pelo que caracterizou a nossa presença lá, abertura total, chave da cidade, mas Dr. Mario Heins, mais do que isso, eu quero agradecer ao irmão pelo que representa as igrejas batistas lá em Santa Bárbara e, por quê? As portas estão abertas à pregação do Evangelho, porque é para isso que nós existimos.

Por fim, quero agradecer a Deus, porque temos feito história, mas na verdade é Deus quem faz a história e ele tem feito essa história, através da Igreja Batista. Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor. Eu ainda saliento, nobre Deputado e queridos irmãos, a Mesa aqui, representando a Aliança Batista Mundial, a Convenção Batista Brasileira, amigo Pastor Eli, Pastor João Martins, Ordem dos Pastores, Pastor Valdo, nosso amigo, Diretor Executivo da Convenção, tenho falado nas entrevistas que eu tenho dado, que nós nos caracterizamos por muitas coisas, mas eu saliento duas das maiores, primeira o estudo sério e a exposição séria da palavra de Deus. Em segundo lugar a expansão missionária, hoje temos fruto disso, que Deus continue a abençoar esta Casa e que tanto o deputado, como outros que são íntimos de Deus, façam sempre diferença nesta Casa. Em nome de Jesus. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Agradecer as palavras do Pastor Ramires, aliás, já o cumprimentando, brincava com ele antes da sessão, que estava cumprimentando pessoalmente pela primeira vez, após a sua eleição como Presidente na Convenção Batista do Estado. Os meus parabéns.

Neste momento teremos mais uma participação do Coro da Missão Batista Cristolândia.

 

O SR. ORADOR - Boa noite. Estamos aqui representando a Junta de Missões Nacionais. Esses que estão aqui, que vão cantar para vocês, são os sobreviventes que estavam na Cracolândia. São duzentas pessoas, é um pequeno número, nós temos tirado as pessoas, internando as pessoas e dando uma nova vida em Cristo Jesus, vamos cantar para a glória de Deus.

 

* * *

 

- É executado número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Quero fazer um agradecimento especial nessa noite, ao Coral da Missão da Cristolândia, vocês engrandecem esta Casa. Aliás, é muito bom sentir a boa e doce presença de Deus nesta Casa pelos cânticos, mas mais ainda pelos testemunhos de vida que cada um desses que estão aqui representam. Dizer, eu sou livre, quando alguém um dia foi privado da sua liberdade, tem um significado mais do que especial, quantas políticas públicas seriam necessárias para fazer esse trabalho e talvez jamais conseguissem chegar aonde eles têm chegado. Meus parabéns, parabéns à Missão Batista.

Tem a palavra neste momento, o Pastor Carlos Water, que fará uma oração pelo Brasil.

 

O SR. CARLOS WATER - Convido a todos para se colocarem de pé, com a devida aquiescência do Sr. Presidente, vamos orar ao Senhor.

“Maravilhoso Deus, nossa alma nessa hora canta a ti Senhor, porque tu és o Deus da libertação. Tu libertas a alma da prisão do pecado, tu libertas o homem das mazelas que o pecado quer infringi-lo, tu libertas Senhor as relações quando tu entras no coração daqueles que se relacionam, por isso tu libertas a família, tu libertas os grupos que se rendem ao Senhor e confiamos oh Deus, que tu és o Deus que liberta nações, porque a sua palavra revela e o estudo da história mostra que tu tens um mundo em suas mãos.

E tu moves as nações para que, enfim, os seus propósitos se cumpram e nós aqui cidadãos brasileiros estamos a clamar pela nossa pátria nessa hora. Oh! Deus, concordamos que tu tens nos abençoado grandemente, este país com tantas dádivas do Senhor em riquezas e belezas nos orgulha por tudo aquilo que tu fizeste neste solo, oh Deus, nós te agradecemos por ter nos colocado aqui, por nascermos aqui e nós te agradecemos porque nascemos no teu Reino e temos o privilégio de ser cidadãos de duas pátrias, e oh Deus nessa hora nós que atendemos um dia o seu chamado para entrarmos no eu reino rogamos, que nos despertes para que cumpramos, também, o teu chamado para sermos nesta nação luz e sal, agentes da redenção nacional.

Nós te rogamos oh Pai, eu te rogo que faças da minha vida um instrumento do Senhor, faça da vida de cada um que pertence ao Senhor neste país, um agente de propagação do Evangelho salvador, mas também dos valores do Evangelho. Oh! Meu Deus liberta-nos da escravidão, da malignidade que está tão enfronhada em todas as camadas da sociedade humana, pois o mundo já age no maligno, e faça Senhor, com que as tuas igrejas locais, como corpo de Cristo na terra somadas, saiamos todos Senhor daquele ambiente circunscrito às paredes do templo e levemos pelas ruas, pelos ambientes, pelos palácios, pelos guetos e pelos poderes deste País, nossa palavra pela nossa atitude, pela nossa influência estes valores, que o Senhor quer que vivamos. Rogamos pelas casas dos poderes, os poderes da República, os poderes estaduais, os poderes municipais, todos os poderes deste federalismo brasileiro.

Oh! Meu Deus, coloque em cada lugar um homem do Senhor, te agradecemos porque há tantos que já estão lá, como nesta Casa que hoje ocupamos. Protege os seus servos Senhor, protege dos ataques, das calúnias, protege das tentações que todos estamos submetidos, fortalece a fé destes homens, para que vençam em teu nome a vitória da cruz contra o pecado e que continuem e quem sabe para alguns iniciem uma corrente do bem, uma corrente de Justiça, que levante bem alto a bandeira do genuíno cristianismo. Cristianismo de Jesus, que não temamos perdas, sejam sociais, econômicas e mesmo a nossa própria vida, para que continuemos a levar a nossa missão de sermos agentes do teu reino neste mundo.

Oh! Deus, quero colocar de forma especial em tuas mãos a Presidência da República, que a Presidenta, Senhor, de alguma forma, mesmo sem que saiba, cumpra a função para a qual tu permitiste que ela chegasse ali, porque toda a autoridade é constituída por concessão do Senhor.

Por isso, oh Deus toma-a em tuas mãos e que um dia Senhor este Brasil seja governador por ti, porque sabemos que a única chance de ser feliz, porque feliz é a nação que tem o Senhor como o seu verdadeiro Deus. Por isso, oh Deus nós rogamos pelo Brasil e rogamos pela tua igreja, que não sejamos apenas suplicantes, mas que sejamos atuantes para honra e para a glória do teu nome oramos em nome de Jesus. Amém.”

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Cantaremos agora o Hino “Minha Pátria para Cristo”.

 

* * *

 

- É executado o Hino “Minha Pátria para Cristo”

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento, esta Presidência concede a palavra ao Pastor Paulo Eduardo Gomes Vieira, pastor da Primeira Igreja Batista de São Paulo, que fará a reflexão bíblica dessa noite e eu convido o Pastor Paulo, para que faça uso da tribuna desta Casa.

 

O SR. PAULO EDUARDO GOMES VIEIRA – Saudamos a todos com a graça e a paz de Jesus Cristo, Presidente em exercício Deputado Estadual Carlos Alberto Bezerra Junior, grande amigo, quero dizer que, não apenas em tom protocolar, mas digo com sinceridade, com muito afeto no coração, o meu desejo é que o Sr. continue prosperando na sua caminhada como figura pública, porque aquilo que eu tenho visto e tenho acompanhado de perto, a sua trajetória tem me dito que o Sr. tem honrado os valores do Reino de Deus. O Sr. tem sido uma figura pública, que tem honrado o povo evangélico no Brasil e a minha expectativa. Digo isso de coração e mais uma vez afirmo, não apenas em tom protocolar, mas o meu desejo é que o Sr. continue sendo abençoado por Deus nessa trajetória, conte com as nossas orações, conte com o nosso afeto.

Demais autoridades legislativas e judiciárias, queridos colegas pastores, amigos, irmãos em Cristo, essa é uma noite muito especial, estamos aqui como Batistas no Brasil, há 140 anos e poder celebrar isto nesta Casa é muito honroso para nós, quem somos nós Batistas Brasileiros. Sobre isso, eu quero meditar nos breves minutos a seguir, breves não apenas por causa daquilo que regimenta esta Casa, mas porque eu também não quero cansá-los.

Lembro-me de uma história contada por um antigo pastor, contava-se que o Pastor pregando ele estendeu um pouco além do conveniente à sua sala, quando terminou, foi à porta da igreja para receber os cumprimentos da sua ovelha, passou um menino. Criança fala o que pensa e o que sente, nós sabemos disso; dizem os psicólogos, que criança é o adulto antes da hipocrisia e aí então o menino passou e disse para o pastor: “Pastor, a sua mensagem hoje foi como uma espada”, o pastor então encheu o peito de ar, orgulhoso, e disse: “que bom meu filho ela foi penetrante?”, ele disse, “não, foi longa e chata”.

Espero que não aconteça o mesmo nesta noite, quem somos nós Batistas brasileiros? Estamos aqui há 140 anos, primeira Igreja Batista em solo brasileiro foi organizada em dois de novembro de 1879, melhor dizendo, em 10 de setembro de 1871, na Cidade de Santa Bárbara; a segunda Igreja Batista em solo brasileiro, agora sim em 2 de novembro de 1879 na cidade de Santa Bárbara, igreja que também foi conhecida como Igreja Batista da Estação. Hoje elas já não existem mais, mas deixam aí um lastro abençoadíssimo, que nós podemos desfrutar e testemunhar. Em 1870 aconteceu o batismo e a ordenação do primeiro pastor batista brasileiro, ex-padre Antonio Teixeira de Albuquerque. Aconteceu então em 15 de outubro de 1882, a fundação da terceira igreja batista no Brasil na cidade de Salvador, depois em 1901 aconteceu a fundação do nosso principal órgão de comunicação, o Jornal Batista; em 1907 aconteceu então formalmente a organização da Convenção Batista Brasileira e são muitos outros dados históricos que poderíamos e talvez devêssemos mencionar aqui. O tempo agora não nos permite.

Mas hoje quem somos nós, Batistas? Sem dúvida alguma, nós trazemos da nossa história, marcas que jamais deveremos apagá-las, elas vêm da nossa história, mas sem dúvida alguma temos hoje a nossa identidade como igrejas, igrejas batistas em solo brasileiro.

Quero apenas afirmar e reafirmar algumas delas. Em primeiro lugar, não poderia ser diferente, nós somos o povo da palavra, nós somos o povo das escrituras sagradas, nós somos o povo da Bíblia, já não poderíamos dizer mais, nós somos o povo do livro, como outrora nós éramos chamados. Por que digo isso? Porque as versões mais contemporâneas da Bíblia já não chegam às nossas mãos nesse formato tradicional, o livro de capa preta, temos a Bíblia em formas variadas hoje, temos palm top, temos outras formas de tablets, ou seja, a Bíblia que já foi escrita em peles, já foi escrita em pedras, já foi escrita em papiros, já foi escrita em rolos e é escrita em livros, agora é escrita eletronicamente, e quem trouxe a sua Bíblia num iPad, por exemplo, trouxe a palavra de Deus, porque a Bíblia não pode se confundir com um livro de capa preta, ela é mais do que isso, ela é o conteúdo que está registrado aqui.

Nós somos o povo da Bíblia, da palavra de Deus. Nós a cremos com autoridade máxima sobre nossas vidas, como palavra conforme dizemos de Deus, que vem ao encontro dos nossos corações. Nossa regra máxima está em prática, estudamos a Bíblia e conhecemos a palavra.

Mas quero lhes dizer uma coisa, conhecemos e devemos conhecer a palavra, mas também devemos ter experiências com a palavra, nós, Batistas, cremos em experiências com a palavra, não apenas intelectivamente a sentimos as escrituras, mas ela faz parte de nossas vidas. Óbvio, experiência jamais pode ser transformada em doutrina, experiência é de caráter pessoal, óbvio, experiência jamais pode confrontar aquilo que está nas escrituras, jamais, mas experiências com a palavra acontecem.

Aqueles que me conhecem mais de perto sabem do que vou contar agora, seis anos atrás, estava saindo do interior do Estado do Rio de Janeiro, numa cidade tranquila, compreendia claramente que Deus estava me trazendo para São Paulo, isso para mim era nítido, translúcido, muito claro, mas eu tenho duas filhas, lindas, maravilhosas, tenho uma esposa que sem dúvida alguma é a mulher mais linda desse auditório, Jaqueline, mulher mais bonita de São Paulo. E eu tinha preocupação, meu Deus, de tirar as minhas filhas pequenas, pré-adolescentes de uma cidade tranquila, um berço calmo e sereno como Rezende e trazê-las para a tranquilidade de São Paulo, cidade que eu já aprendi a amar.

O meu coração palpitou mais forte, e no momento de angústia diante de Deus, estava com a palavra nas mãos e eu cheguei a verbalizar, “Senhor eu preciso receber a tua palavra neste momento, Senhor eu preciso que a tua palavra venha ao encontro do meu coração desasossegado”. Naquele momento que eu abri as escrituras, o texto que veio a mim não foi um verso antes, não foi um verso depois, li apenas aquilo que está em Isaias-44-3, “Derramarei o meu espírito sobre a tua posteridade e a minha benção sobre os teus descendentes”, ali eu passei a ter a absoluta convicção, posso ir para qualquer lugar onde o Senhor me mandar, porque a palavra me assegurou, as minhas filhas estarão debaixo da benção do meu Senhor.

Somos o povo da palavra que conhece, estuda as escrituras e somos o povo que tem experiências contundentes com a palavra. Somos protestantes, apesar do nosso berço histórico não ter sido o protestantismo de Martin Lutero, com o qual nos sentimos muito afinados, historicamente somos ligados aos anabatistas, mas somos protestantes. Interessante, os anabatistas faziam parte de movimentos do anti-conformismo no século XVI da Inglaterra, observem bem movimentos do anti-conformismo, aqueles que não se conformavam, aqueles que não se deixavam formatar por aquilo que era indevido aos olhos de Deus. Isso faz parte de nossa forma de ser historicamente, somos inconformados, protestamos, o veio profético que vê lá do velho testamento, a escola profética vétero testamentária está presente e precisa estar presente em nosso modo de ser.

Queridos irmãos, não podemos fazer das nossas igrejas, guetos, nos quais nós estejamos confinados, nossos templos são lugares de reuniões, mas não são locais de confinamento, precisamos protestar e estamos aqui como protestantes, protestar contra toda sorte de corrupção que avilta o ser humano. Precisamos protestar quando vemos a mais elevada instância do Judiciário deste país, aprovando a união entre cidadãos do mesmo sexo, aviltando de forma clara e afrontosa a nossa Carta Magna, o que é típico e característico das Repúblicas totalitárias piores que existem neste planeta.

Precisamos protestar, essa é a nossa marca histórica, nós somos protestantes. Como batistas, não ficamos e não devemos ficar confinados em nossos templos calados, tímidos. Nós somos orientados pelos conteúdos da fé, e não pela forma ou pelas formas de expressão da fé, nós temos o nosso universo batista brasileiro uma multiplicidade de formatos litúrgicos, eclesiásticos, isso é bonito, isso é belo. Nós não temos uma forma litúrgica, eclesiástica, que seja uniforme, ainda que tenhamos algumas questões colaterais a serem trabalhadas, mas essa variedade é bonita, nos ensina a conviver uns com outros, guiados pelo mesmo conteúdo doutrinário, pela mesma espinha dorsal, que é aquilo que nós cremos pela escritura sagrada, a palavra de Deus, porém, com algumas variações quanto ao nosso formato, e isso faz parte, essa é uma característica, esse é um traço nosso como Batistas.

Queridos, prestem atenção, como Batistas, faço questão de ressaltar isso. Nós não mercadejamos a fé, eu vou repetir, penso que nos dias atuais é muito bom que isso seja dito claramente, nós não negociamos, não vendemos, não mercadejamos a fé. Como igrejas batistas, precisamos de recursos, precisamos de fundos, mas jamais podemos lançar mão e não lançamos mão de meios ilícitos para a obtenção de tais recursos.

A palavra de Deus nos diz claramente “o próprio Senhor Jesus nos recomenda de graça recebestes, de graça dai”, não precisamos mencionar e não cabe mencionar segmento A, B ou C, nossa atitude é de respeito para com todos os segmentos identificados como evangélicos, mas essa é uma marca nossa, nós não mercadejamos a fé e devemos sempre honrar isso.

Nós somos um povo que crê no poder e no imenso valor da experiência pessoal, com a pessoa de Jesus Cristo. Experiência individual com a pessoa de Jesus Cristo, isso é pedra angular de toda a nossa existência, de nossa identificação como igreja evangélica, como batistas no Brasil, nós temos história, no Brasil são 140 anos, no mundo, no planeta são 400 anos. Mas não é a história e a sua força que nos faz sermos batistas, nós temos tradições, mas não é o ímpeto da tradição que nos faz sermos cristãos. Somos cristãos porque nós temos uma experiência pessoal, transformadora com Jesus de Nazaré, o Senhor dos senhores.

É isso que nos move, é esse o nosso combustível, é isso que nos faz sermos integrantes de uma igreja, de fazermos parte de uma denominação, a nossa experiência pessoal com Jesus, com o Senhor Jesus, experiência que transforma, experiência que metamorfoseia o ser humano.

Vimos há pouco, Carlos Alberto, uma pequena mostra daquilo que tem acontecido no centro de São Paulo. Esse coro Cristolândia que está aqui vocês podem multiplicar por pelo menos quatro, já são mais de 240, que um ano e meio atrás estavam nas ruas de São Paulo, vivendo na sarjeta. E aí faço menção ao Sérgio, que eu batizei, e que há menos de dois anos tinha o seu corpo completamente deformado, a sua masculinidade aviltada, roubada. Um dia o Sérgio passou em frente à primeira igreja, passou em frente, melhor dizendo, a Missão Cristolândia, entrou e ouviu esse nome maravilhoso, de Jesus, ele é tocado por esse nome e ele diz “a partir de agora, a minha vida vai ser outra, a partir de agora, eu sou um novo Sérgio, transformado pelo Senhor Jesus”. Esse Sérgio já está em processo de restauração da sua originalidade física, anatômica, já é um homem. Sábado agora eu estava no meu gabinete, ele tocou no meu celular, eu atendi “Pastor, aqui é o Sérgio, pastor eu quero dizer o seguinte, você é o meu pastor, você tem que ser o primeiro a saber disso, estou namorando, a minha namorada é missionária, ficarei noivo daqui a 15 dias, e pastor neste ano, ainda, você vai fazer o meu casamento, eu vou ter uma família e espero ser pai de filhos”.

Vida transformada e metamorfoseada por esse nome maravilhoso, o nome que é, sobretudo, o nome de Jesus. Esta é a pedra angular, o alicerce fundamental, a coluna central de tudo aquilo que significa ser batista.

Portanto, queridos, encerro essa minha fala ressaltando isso. Aqui estamos como povo, o qual tem história, que tem tradição, povo que tem lastro. Mas não é a força da tradição que nos faz existirmos como somos, batistas, o que nos faz existir é essa presença inigualável, inconfundível, insuperável, a presença de Jesus de Nazaré, o Senhor dos Senhores em nossas vidas. Que Deus continue nos abençoando e que estejamos por mais cem, cento e quarenta, duzentos, não sei quantos anos mais, até a volta do Senhor Jesus. Levantando bem alto essa bandeira, a bandeira com o nome de Jesus, Jesus de Nazaré. Amém e Amém. (Palmas.)

 

O SR.PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Cumprimento o Pastor Paulo Eduardo Gomes Vieira, pelas palavras e pela síntese do espírito e dos valores batistas. Neste momento, teremos agora um ato de gratidão conduzido pelo Pastor Valdo Romão, amigo, querido, aliás, ressaltar aqui a importância e a participação do Pastor Valdo. Que é um dos principais responsáveis por isso que acontece aqui nesta noite, pela utilização desta Casa de Leis, que representa o Estado de São Paulo como uma Casa que recebe, acolhe a tradição batista, aliás, recebe, acolhe e reconhece a importância da tradição batista para todo o Estado de São Paulo. Então, neste momento, o Diretor Executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo conduz o ato de gratidão e tem a palavra.

 

O SR. VALDO ROMÃO - Quero convidar você, a acompanhar conforme está indicado no programa que tem em mãos, para que possamos fazer a leitura desse ato de gratidão, que expressa aquilo que está na palavra de Deus. Você tem, logo após os hinos, esse ato de gratidão e vamos fazer a leitura conforme o indicado no programa.

“Rendem Graças a Deus, invocai o seu nome, fazei conhecido entre os povos os seus feitos, cantei-lhe salmos, narrai todas as suas maravilhas.” Todos respondem: “Graças se rendemos Oh Deus, graças te rendemos, invocamos o seu nome e declaramos as suas maravilhas”.

 “Tragada foi a morte pela vitória, onde está oh! Morte a sua vitória, onde está oh! Morte o seu aguilhão, o aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado a lei, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.

Querido Deputado Carlos Alberto Bezerra, amigo de longa data, irmão em Cristo, o momento como esse é histórico e nos faz pensar na história, ao pensarmos na história, nós lembramos de que precisamos registrar esse fato, de alguma forma, materializando esse momento, mas antes de fazer isso, eu estava aqui com o livro editado por esta Casa de Leis, Legislativo Paulista, parlamentares de 1835 a 2011 e eu quis curiosamente descobrir o que estava acontecendo aqui na época de 1871, descobri que havia por aqui a discussão da regulamentação da comprovação de renda e idade dos eleitores. Na década de 70, do ano de 1800, começou então a ser regulamentada a forma pela qual a renda exigida dos eleitores deveria ser comprovada. A reforma veio e estabeleceu que as listas de eleitores de então, a qualificação dos eleitores da paróquia. Isso porque vivíamos o tempo do Império e no Império este país tinha uma religião oficial, as demais religiões eram toleradas, desde que respeitassem a religião oficial do Estado, poderiam se reunir em casas particulares, suas reuniões não podiam ser públicas, e tem mais uma, jamais poderiam ter reuniões em edifícios com aparência de templo.

Foi nesse contexto que os batistas começaram o seu trabalho. Foi nesse contexto que os batistas começaram a desbravar o Brasil, para levar a mensagem de salvação na pessoa de Jesus Cristo. Quando nós, 140 anos depois, olhamos para trás, enxergamos a liberdade tão limitada que se tinha, e hoje, 140 anos depois, nós temos a alegria de ter a propositura de uma sessão solene, para que, de maneira livre, falar de Jesus.

Nós temos que agradecer a Deus em primeiro lugar, é um ato de gratidão que nós devemos a ele, a ele toda honra, toda glória. Mas o senhor levanta instrumentos e nós não poderíamos deixar de registrar a nossa gratidão à sua vida, Deputado Carlos Alberto Bezerra, porque nesse tempo o irmão se expõe, se mostra, se revela como alguém que segue o Senhor Jesus, obedece a ele e de maneira livre propõe uma sessão como essa e nós queremos como batista registrar a nossa gratidão.

Quero lhe passar às mãos, querido Deputado, esse livro que é um pouco da nossa história, que é tão densa, escrito por alguém que é muito especial para nós, uma historiadora chamada Betty Antunes de Oliveira, o livro intitulado Centelha em Restolho Seco, o seu filho é Presidente desta Sessão, Dr. Nelson Ajuricaba, a sua mãe conta que hoje, com 92 anos, não teria condições físicas de aqui estar, mas nós temos o trabalho dela e nós queremos lhe passar as mãos esse registro histórico. Da mesma forma Deputado Carlos Alberto Bezerra, queremos passar um outro livro, tão histórico como o escrito por Betty, o marco inicial batista, escrito também por alguém agora que aqui está, pastor Marcélio Santos, historiador dos batistas, queremos entregar esses dois livros como forma de expressar, neste momento, a nossa gratidão à sua pessoa. (Palmas.)

Já tive a permissão do Presidente desta Sessão Solene, gostaria de entregar também, o exemplar desse livro de Betty Antunes de Oliveira, alguém muito especial para nós, o Prefeito Dr. Mário Heins, de Santa Bárbara D’Oeste, berço dos batistas do Brasil, de igual forma também expressando a nossa gratidão por toda a sua amizade, carinho e respeito à nossa história. Está aqui esse livro. (Palmas.)

Finalmente, Sr. Presidente, nós não poderíamos deixar de expressar a nossa gratidão aos funcionários desta Casa, em todos os momentos solenes que por aqui passamos, desde o trabalho precioso do Deputado Vaz de Lima, quando presidia esta Casa, nós sempre como batistas fomos muito bem recebidos aqui, todos os funcionários sempre nos deram uma distinção especial e nós queremos também agradecer a todos eles e nós queremos fazer esse agradecimento em nome da Da. Ieda, uma funcionária desta Casa há mais de 50anos, temos então que dar a ela também essa expressão de gratidão, por tudo quanto ela representa, com os seus colegas desta Casa e Deus abençoe a todos desta Casa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Agradeço as palavras do Pastor Valdo Romão, agradeço os livros recebidos e faço uma menção especial ao livro recém editado pelo Pastor Marcelo Santos, amigo, por quem tenho profundo carinho, respeito e admiração pelo trabalho, o marco inicial batista, uma discussão historiográfica sobre os primórdios do trabalho batista no Brasil.

Uma palavra final, brevíssima palavra, depois de tudo que foi dito aqui nesta noite, estava aqui sentado, pensando algumas coisas que eu queria deixar aqui, para finalizar essa cerimônia. Primeiro dizer da grata satisfação e da honra por presidir essa sessão nesta noite, aliás, sou um deputado em primeiro mandato, fui três vezes vereador na capital, São Paulo, líder do meu partido por três vezes na Câmara, e recentemente conduzido a esta Casa.

Estou aqui há aproximadamente cem dias, nos quais tive a grata satisfação e o privilégio de apresentar um projeto que se transformaria numa lei que criava um programa, o “Mãe Paulistana”, que garante condições especiais de proteção, de qualidade de atendimento a toda gestante matriculada na rede pública, especialmente as pobres. Foi um programa responsável, após a sua concretização. Enfim, o grande desenvolvimento que teve na cidade, a partir da gestão do então prefeito José Serra é apontado hoje como um dos principais programas que favoreceu a queda dos índices de mortalidade materna e infantil na capital.

Tive a grata satisfação de, assim como tive o primeiro projeto lá na Câmara, que era o Mãe Paulistana, chegar a esta Casa e aqui apresentei o Mãe Paulista, Pastor Eli, com aproximadamente cem dias de mandato, foi aprovado por unanimidade nesta Casa. Aguarda, neste momento, sanção do Governador Geraldo Alckmin, tenho convicção e certeza de que será um instrumento maravilhoso de valorização da vida em todas as cidades do Estado de São Paulo, porque a valorização que se dá à vida numa cidade ou num Estado, é medida pelo valor que se dá à mãe no momento em que dá luz a seu filho.

E isso é refletir os valores do reino, através da vida pública, mas eu quero dizer da grata satisfação. Falava dos cem dias, das vitórias, das conquistas, mas a primeira sessão que presido e a primeira sessão que presido é exatamente a sessão de homenagem aos 140 anos de fundação da primeira Igreja Batista no Estado, é um privilégio. (Palmas.)

É um privilégio, fiz questão de fazer essa proposta logo que soube da data que tínhamos, primeiro pela importância que tem a data, e segundo como forma de gratidão pelos votos e pela confiança que recebi do povo batista, que me trouxe cheio de responsabilidade para esta Casa. Fica aqui registrada, publicamente, a minha gratidão a cada um dos pastores, amigos, líderes, ao diretor do Colégio do qual fui aluno por tantos anos, aos irmãos, a cada um de vocês que caminharam conosco, que estiveram conosco nas últimas eleições e tem o desafio enorme de nesses próximos três anos e meio que temos pela frente sinalizar os valores do Reino de Deus neste lugar.

Mas, pensando com vocês, falava isso e lembrava algumas coisas, porque tem uma ligação especial com a Igreja Batista, com os batistas, que é uma ligação espiritual, mas é também uma ligação emocional. Durante muitos anos fui aluno, assim como meus irmãos, do Colégio Batista Brasileiro e há lembranças que são inevitáveis, estava aqui sentado lembrando, lendo textos, falando dos 140 anos da fundação da primeira igreja, o testemunho dos pastores, o testemunho dos irmãos estavam todos aqui, estava pensando aqui da minha vivência lá do colégio, da Assembleia, à época conduzida pelo Pastor Valdeci, os corredores do colégio, as aulas de Educação Religiosa, os valores que foram forjados e que os trago até hoje aqui para dentro da Casa de Leis, os valores da ética, os valores morais, os valores do compromisso social, o valor da educação, características dos batistas e que trago como protestante e que trago para dentro desta Casa e que trago desde a infância.

Mas estava me lembrando especificamente de um quadro, lá da parede do colégio, Pastor João, que era um quadro que à época, garotão, passava correndo pelos corredores e tal, não me dava muita conta da importância daquele quadro, mas que nesta noite ele me veio a mente com clareza. Aquela fotografia daquele casal que ficava pendurada ali na parede do colégio e que eu não entendia muito bem porque e de vez em quando ao correr, tomava umas duras do nosso saudoso professor Vangles, mas era foto do casal, quantas gerações de meninos e de meninas foram inspiradas pelos valores do casal Begbe.

Queria registrar aqui, nesta noite, a minha admiração pelo legado espiritual, pelo legado de valores, pelo legado moral desse casal, que representa a presença batista no Brasil. Ao homenageá-los, homenagear a cada um de vocês. Vocês são uma igreja especial, uma igreja que, nesses 140 anos, cresceu muito, Pastor Valdo. Talvez as que mais cresceram em solo brasileiro, mas com grande diferencial, apesar do crescimento, Pastor Eli, apesar de toda capilaridade que tem, guardaram firmemente os fundamentos bíblicos legados a vocês pelo casal Begbe. Valores que foram colocados aqui pelo Pastor Paulo, o valor da educação teológica, o valor do não mercadejar das escrituras e isso em meio ao momento e à conjuntura história que vivemos com tantos ventos e tantas doutrinas estranhas, a tradição evangélica legada a todos nós por Jesus de Nazaré.

Isso é algo que tem que ser mostrado, ressaltado, homenageado e honrado, não apenas aqui em São Paulo, mas em todo o país. Fica aqui, o reconhecimento ao legado que vocês carregam, uma igreja que com o passar dos anos, apesar de todo o crescimento, mantém-se firme aos seus fundamentos bíblicos, que tem projetos como batista de crianças, que tem projetos como a faculdade teológica, centros de excelência de formação de pastores e de líderes, que tem nove mil templos espalhados por este país e que tem milhares de pastores formados em formação e trabalhando na transformação de vidas como vimos aqui nesta noite.

Eu encerro a minha fala, dizendo a vocês e os estimulando, mantenham-se firmes no legado bíblico, no legado espiritual, entregue a vocês e ao mundo evangélico brasileiro pelo casal Begbe, a minha oração nesta noite é que nos próximos 140 anos surjam muitos e muitos outros casais Begbes, que Deus nos mande, nos privilegie com a presença de tantos. Que essa semente que eles plantaram, siga florescendo pelas gerações vindouras e parafraseiam o mestre Jesus, encerrando a minha fala nesta noite.

O mestre Jesus dizia “brilha a luz de vocês, diante dos homens para que eles, vendo as boas obras de vocês, vendo o zelo bíblico de vocês, vendo que vocês são povo do livro, o povo da palavra, para que eles, vendo a variedade litúrgica de vocês, para que eles vendo que vocês não são daqueles que mercadejam a fé, brilha a luz de vocês diante dos homens para que eles vendo essas coisas olhem para vocês e não enxerguem mais vocês, porque brilha tanto que a única coisa que eles vêm é a imagem de Deus brilhando através de vocês. Brilha a luz de vocês diante dos homens para que eles vendo as boas obras de vocês, vendo a grande contribuição nesses 40 anos glorifiquem o pai de vocês que está nos Céus.

Quero encerrar a sessão nesta noite pedindo que o Pastor João Martins Ferreira, Presidente da Ordem dos Pastores no Estado, nos conduza em oração e nos impetre a benção apostólica nessa noite.

 

O SR. JOÃO MARTINS FERREIRA - “Grandioso e eterno Deus, nós nos alegramos por essa oportunidade tão importante em nossas vidas e na vida do povo batista deste país e estamos agradecidos, oh Pai, por esses 140 anos de existência, ganhando almas para Cristo, edificando vidas.

E agora Senhor, quando encerramos esse culto, seja ele um culto marcante na vida de todos que aqui estão, que não nos esqueçamos daquilo que vimos, ouvimos, dissemos e experimentamos como aprendizado neste culto de gratidão e de celebração por esses 140 anos. Agora despede-nos Senhor na tua paz, continua oh Deus fazendo crescer a tua obra, não somente entre o povo batista deste Estado mas deste país e do mundo, que muitas sejam as almas ganhas para o crescimento do teu rei. Obrigado, oh Pai, mais uma vez pela vida do irmão Carlos Alberto, amigo, pastor, médico, homem público que tem colocado a sua vida no altar de Deus, continua Senhor a derramar bênçãos no seu mandato como deputado neste Estado, continua Senhor a derramar bênçãos na sua vida como pai de família, como homem, que é também um semeador da tua palavra. Dá a ele, oh Deus muitas oportunidades, oportunidades como essa neste culto e com ele oh Deus abençoe os demais que atuam nesta Casa da Lei, das leis, os nossos governantes oh Deus, que eles possam experimentar as bênçãos do Senhor, mas sobretudo a benção da salvação que Cristo veio trazer.

Agora, Pai, que a Graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor do Deus Pai, do Deus Filho, do Deus Espírito Santo seja com todos nós e com todo o povo deste país, hoje e sempre. Amém.” Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Apenas um comunicado antes de encerrarmos, comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia, no próximo sábado, dia 17, às 21 horas, pode ser sintonizada pelo canal 13 da NET, ou pelo canal 66 da TVA.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade.

Está encerrada a sessão, e que Deus nos abençoe e nos guarde. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 25 minutos.

 

* * *