05 DE NOVEMBRO DE 2007

039ª SESSÃO SOLENE COM A finalidade de comemorar OS “26 ANOS DO SERVIÇO SOCIAL BOM JESUS”

 

Presidência: JOSÉ AUGUSTO


 

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/11/2007 - Sessão 39ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ AUGUSTO

 

COMEMORAÇÃO DOS "26 ANOS DO SERVIÇO SOCIAL BOM JESUS"

001 - JOSÉ AUGUSTO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar os "26 Anos do Serviço Social Bom Jesus". Anuncia a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - Presidente JOSÉ AUGUSTO

Em homenagem aos serviços prestados pelo Serviço Social Bom Jesus, solicita que todos rezem um Pai Nosso para iniciar a solenidade. Agradece aos deputados ausentes pelas mensagens enviadas e anuncia a presença de autoridades.

 

003 - CRISTIANE LEONORA DA CONCEIÇÃO

Educadora do Núcleo Padre São Luiz, faz um histórico do Serviço Social Bom Jesus. Lê texto escrito por Madre Tereza de Calcutá.

 

004 - Presidente JOSÉ AUGUSTO

Procede à entrega de homenagens a antigos colaboradores da entidade.

 

005 - ANTONIA CAMELO SAMPAIO

Presidente do Serviço Social Bom Jesus, agradece a todos em nome dos homenageados.

 

006 - ZACARIAS CAMELO

Presidente licenciado do Serviço Social Bom Jesus, saúda os presentes. Discorre sobre projetos de atendimento do Serviço Social Bom Jesus a diversos bairros da cidade de São Paulo. Agradece e nomeia parcerias envolvidas nesses projetos.

 

007 - Presidente JOSÉ AUGUSTO

Saúda autoridades. Elogia o trabalho do Serviço Social Bom Jesus. Comenta o desenvolvimento do trabalho voluntário, sobretudo nos bairros Jardim Ângela e Piraporinha. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

-  Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Augusto.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - josé augusto - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Passamos a nomear as autoridades presentes na mesa: Sr. Zacarias Camelo, Presidente licenciado do Serviço Social Bom Jesus; Sra. Antonia Camelo Sampaio, Presidente interina; Sr. Paulo Afonso da Silva Lana, Tesoureiro do Serviço Social Bom Jesus; Sr. Sebastião Justino Almeida, Secretário.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 26 anos do Serviço Social Bom Jesus.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

-  É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Tratando-se de uma homenagem que fazemos a um serviço que nasce na igreja, quero pedir para que todos nós possamos iniciar esta Sessão Solene hoje, fazendo uma oração. Quero chamar o nosso presidente afastado, Zacarias Camelo, para rezar o Pai Nosso. Vamos fazer essa prece juntos, e vamos ficar todos de pé.

 

* * *

-              É feita a oração do Pai Nosso.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Antes de convidarmos a primeira oradora, quero agradecer aos deputados Barros Munhoz, Aloísio Vieira, Antonio Mentor, Haifa Madi, Estevam Galvão, que nos enviaram uma mensagem de alegria, parabenizando a entidade e justificando as suas ausências nesta Sessão Solene. Agradeço as presenças do Sr. Waldemar Hette de Araújo, que está representando o Deputado Antonio Salim Curiati; da Sra. Maria Matildes Coelho de Almeida e da Sra. Neusa Miriam de Oliveira.

Agora, quero convidar e agradecer a educadora Cristiane Leonora da Conceição, do Núcleo Padre São Luiz, para nos contar essa história que, no último dia 25 de outubro, completou 26 anos.

 

A SRA. CRISTIANE LEONORA DA CONCEIÇÃO - Boa-noite a todos!

Serviço Social Bom Jesus

Uma história de amor ao próximo.

O Serviço Social Bom Jesus nasceu dentro da Igreja Católica Apostólica Romana Bom Jesus de Piraporinha, em 25 de outubro de 1981, inicialmente com atendimento a mães, formando um dos primeiros Clubes de Mães da região, trabalhando principalmente com corte e costura, no salão paroquial da própria Igreja. Toda a equipe era voluntária. E bastou a fé e o compromisso com a comunidade para que esse pequeno grupo de voluntários e parceiros começassem a trabalhar pela inclusão social. O Serviço Social Bom Jesus manteve suas ações por oito anos sem convênio, vivendo apenas com doações da própria comunidade. Era a fase inicial da organização.

Em 1987, a Campanha da Fraternidade abordou o tema “Quem acolhe o menor a mim acolhe”, despertando-nos, então, dirigentes da organização, o desejo de contribuir com a infância, iniciando em fevereiro daquele ano a primeira creche. Em l9 de outubro de 1988, conquistou, finalmente, o primeiro convênio público com a Secretaria de Assistência Social - SAS, da cidade de São Paulo, assinado pelo então prefeito Jânio da Silva Quadros. Começava ali a segunda fase da organização. A fase da consolidação.

Em 1995, o então saudoso Governador Mário Covas, através da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, assinou o primeiro termo de parceria com o Serviço Social Bom Jesus, entregando a gestão à organização, do Clube da Turma M. Boi Mirim, no maior espaço público da periferia de São Paulo. Inicialmente, o atendimento era de 600 jovens e adolescentes. Tinha início a terceira fase da organização. A fase do crescimento.

Hoje, somos mais de 400 educadores, 200 voluntários e atendemos 6800 pessoas, entre crianças, jovens, adolescentes, mulheres, gestantes e terceira idade, com os seguintes programas: seis centros de Educação Infantil, quatro centros de Referência da Criança e do Adolescente, três Núcleos de Proteção Especial, três Núcleos Sócio Educativos, três Agente Jovem, uma Terceira Idade, um Clube da Turma, um Mulheres do Milênio e um Ação Família.

Temos, ainda, o Viva Melhor, a Casa do Adolescente, o Viva Leite, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Ação Jovem, o Uniart, o Projeto Universitários e o PROA.

A partir daí a organização passou por diferentes gestões, por diferentes governos, teve altos e baixos, mas nunca sequer pensou em desistir dos seus propósitos, que é contribuir com a população mais vulnerável na diminuição da pobreza, na ampliação do conhecimento e no resgate da cidadania. Ainda temos um longo trabalho para realizar, mas as conquistas alcançadas sempre servirão de incentivo para cada um de nós!!!

Para encerrar minha fala, eu gostaria de ler o texto escrito por Madre Tereza de Calcutá, que, com certeza, expressa bem a nossa missão enquanto organização social.

“Mesmo assim...

As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.

Ame-as mesmo assim

O bem que você fizer será esquecido amanhã.

Faça o bem mesmo assim.

A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.

Seja honesto mesmo assim.

Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda, mas alguns podem atacá-lo se você os ajudar.

Ajude-os mesmo assim.

Por que só assim a sua vida terá sentido.”

 

Parabéns para o Serviço Social Bom Jesus... Parabéns para todos nós!!! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Esta Presidência fará homenagem às seguintes pessoas:

Sra. Neusa Miriam de Oliveira, a popular Neusinha, a funcionária mais antiga do Serviço Social Bom Jesus. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Queremos homenagear o Sr. Francisco de Assis Clemente, o mais antigo voluntário, quase fundador, e que muito ajudou na cessão de área onde futuramente será construída a sede social e administrativa. E não estando presente, vamos simbolicamente entregar a uma outra pessoa que também muito lutou - nosso querido Zacarias Camelo. (Palmas.)

 

* * *

- É feita a homenagem.

* * *

O SR.  PRESIDENTE - JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Chamamos agora Sra. Maria Matildes Coelho de Almeida e Sra. Antonia Camelo Sampaio, fundadoras do Serviço Social Bom Jesus. (Palmas.)

 

* * *

- É feita a homenagem.

* * *

O SR.  PRESIDENTE - JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Chamo a atual Presidente, Sra. Antonia Camelo Sampaio, para falar em nome de todos os homenageados. Imaginem a emoção dos homenageados de hoje, que fazem parte dessa comunidade, que acompanham a luta e a história da associação que vocês fundaram e organizaram.

 

A SRA. ANTONIA CAMELO SAMPAIO - Boa-noite. Gostaria de agradecer aos Srs. Deputados, a todos que aqui estão presentes, a todos que trabalham conosco e que dão tudo para que realmente possamos concluir os nossos trabalhos. A nossa entidade passou por muitas dificuldades, como já foi aqui falado. Mas, agora, estamos aqui, bem e de pé, graças a Deus, e iremos continuar. 

Quero agradecer a todos. Muito obrigada! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Vamos agora ouvir as palavras do nosso amigo, companheiro, atual presidente licenciado, Sr. Zacarias Camelo, a quem coube a gestão da organização a partir de 1996. Com a palavra o Sr. Zacarias Camelo.

 

O SR. ZACARIAS CAMELO - Quem me conhece sabe que costumo falar de improviso, mas, como é uma Sessão Solene, alguém me escreveu alguma coisa e gostaria de ler.

Boa noite aos nossos dirigentes, coordenadores, educadores, colaboradores, parceiros e demais presentes, hoje a Assembléia Legislativa, por meio do Exmo. Sr. Deputado José Augusto Ramo, nosso grande amigo, reconhece publicamente o trabalho, a dedicação, o compromisso, a eficiência e a eficácia do Serviço Social Bom Jesus no desenvolvimento das ações junto à comunidade da Zona Sul e Oeste da Cidade de São Paulo. Ao nobre Deputado os nossos sinceros agradecimentos.

Atualmente, o Serviço Social Bom Jesus, como já foi dito, atende a aproximadamente sete mil pessoas, que precisam de nós, entre crianças, adolescentes, jovens, mulheres e terceira idade. Esse total ultrapassa, com certeza, sete mil pessoas. Ele possui 26 projetos distribuídos nos nossos 20 núcleos, atendendo especialmente os bairros Jardim Ângela, Capão Redondo, Jardim São Luiz, Santo Amaro, Cidade Ademar, Butantã, Raposo Tavares, Jaguaré e Lapa.

É também contando com a competência e o compromisso dos educadores de todos os núcleos que o Serviço Social Bom Jesus se mantém há 26 anos como organização referência do desenvolvimento das ações inovadoras.

É importante agradecer os nossos parceiros: os de hoje, os de ontem e os de sempre, que confiaram, confiam e continuarão a confiar no nosso trabalho. Vou nominar os nossos parceiros: Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria estadual de Desenvolvimento e Assistência Social; Prefeitura do município de São Paulo através das Secretarias Especial de Participação e Parceria, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social; Fundação Pró-vida; Fundação BankBoston; Fundação Telefônica; Fundação Ação Criança; Fundação Itaú Social; Fundação Abrinq; Cenpec; OdontoPrev; Sebrae; Sesi. Senai, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde abençoadamente me formei advogado; Universidade Ibirapuera; Universidade Paulista; Faculdade Horizonte; Instituto Sou da Paz; Rede Globo de Televisão e Instituto Pão de Açúcar. Muitos já não estão conosco, mas prestaram grande serviço à nossa comunidade. Outros continuam e outros virão com certeza.

A esses nossos parceiros os nossos sinceros agradecimentos e as nossas homenagens.

Quero fazer um agradecimento muito especial a algumas pessoas. Não posso citar todos, mas com certeza estarão representados nos que vou mencionar. Quero agradecer ao Padre Giuseppe Carrara, nosso primeiro presidente, hoje recluso no Espírito Santo; ao Padre Darci Bortolini, nosso segundo presidente, hoje pároco de uma paróquia em Rio Pequeno e mandou uma mensagem dizendo que infelizmente não pode estar presente; ao padre Jair da Conceição Máximo, nosso terceiro presidente, que hoje trabalha em uma paróquia em Mato Grosso; à Neuza Nunes, nossa quarta presidente, infelizmente falecida; atual diretoria: Paulo, tesoureiro; Toninha, vice-presidente; Sebastião, secretário. É uma diretoria que está se renovando há mais ou menos uns oito anos. Esses companheiros têm sido de uma lealdade, de uma fidelidade muito grande à Organização. Do nosso Conselho Fiscal a Iara Barros, que infelizmente não pôde vir: a Vanessa Rovelo; aos nossos coordenadores, que são em torno de 24, 25, e infelizmente não posso citar todos. Finalmente aos nossos 400 educadores. Para nós todos são educadores, independente de trabalhar diretamente com a criança, com o adolescente, com a terceira idade, com a gestante ou com as nossas crianças; àqueles que trabalham no apoio, seja na cozinha, seja na limpeza, não importa onde, todos são valorosos educadores.

Por fim queria citar um versículo do qual gosto muito, que me toca muito e que foi o que me levou, há muitos anos, à gestão social. Trata-se da segunda Carta de São Paulo aos coríntios, versículo 13:” Por fim nos restam a fé, a esperança e o amor” - aqui traduzido em caridade. Mas de todos sem dúvida o mais importante é o amor, que é essa nossa história. O Serviço Social Bom Jesus é uma história de amor ao próximo. Muito obrigado, boa-noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Gostaria de saudar o Zacarias Camelo, presidente licenciado; a Antonia Camelo, presidente interina, o Paulo Afonso, tesoureiro, e o Sebastião Justino, secretário.

Eu também me sinto honrado por estar aqui na Casa do povo, nesta Assembléia Legislativa, no dia de hoje, nesta Casa do Povo, a Assembléia Legislativa, nesta Sessão Solene em homenagem ao Serviço Social Bom Jesus, que tem como símbolo maior a solidariedade.

Se nós relembrarmos, 25 anos atrás, a região do Jardim Ângela era solitária, ficava muito distante. Hoje, ainda temos muitos problemas naquela região. Imaginem naquela época.

Na história do Brasil, o período Juscelino Kubitscheck marca uma consolidação da industrialização no Brasil. A nossa São Paulo teve um grande crescimento da indústria em função das grandes montadoras que movimentaram não só o ABC, mas todas as regiões: Osasco, com as grandes indústrias, inclusive de exportação de equipamentos dos veículos; o ABC, a região de Santo Amaro. E a agricultura teve seu peso e sua importância econômica diminuídos. Este período é marcado por um grande processo migratório. A população saía do interior e ia para os grandes centros urbanos.

No Jardim Ângela, as pessoas foram construindo seus locais de moradia, com todas as dificuldades, com ausência de creches, com a falta de equipamentos de saúde, de escolas. Surge um sentimento de solidariedade que unifica, que une.

Na Igreja Bom Jesus, o Padre Giuseppe resolve criar, inicialmente, a obra social da igreja; depois as primeiras creches, surgindo o Serviço Social. Sempre com dificuldades, sem parceiros, com a ajuda de voluntários, porque era difícil manter funcionários para cuidar de todos os problemas. Mais adiante, o Padre Darci Bortolini consolida essa marca que poderia só ser temporária, mas veio para ficar e consegue se manter. E as pessoas começam a dizer que esse é um trabalho do qual queremos participar. É um trabalho de solidariedade. Queremos construir nossa história. E o Jardim Ângela aqui em São Paulo tem uma marca de luta dos movimentos sociais, da solidariedade e da persistência para construir sua independência, sua vida.

Mais adiante vem lá o Padre Jair da Conceição que aponta, traz novos caminhos. Depois a Neusa, também com a sua persistência, cada um com seu jeito de convencer, de chamar, de conquistar, de superar as dificuldades. E, por fim, o nosso companheiro Zacarias: um momento de redemocratização, um momento do Governo Montoro, o Zacarias acompanhando de perto porque essa região era viva, do ponto de vista político, participando, cobrando, vivendo todos os movimentos que São Paulo viveu.

Surgem as maiores articulações: mais recursos, depois o Governo Covas, e está aí hoje essa realidade. Estar aqui hoje nesta Casa, uma casa de representação do povo, ainda que aqui não estejam todos aqueles que vivenciaram, que participaram da história, ou que fazem parte da história. Pela distância está aqui uma representação: as lideranças, o povo do Jardim Ângela, o povo da região sul de São Paulo porque a organização cresceu. Hoje há 20 espaços de trabalho com idosos, crianças, com tudo, ou seja, todos os problemas da sociedade estão ali.

Essa experiência de solidariedade é maior do que filantropia, maior do que somente serviço, solidariedade entre os humildes, entre os que precisam, entre os que estendem a mão. Esse é um momento importantíssimo nessa sessão solene que estamos realizando, e vocês aqui representando cada um a sua comunidade. Vocês devem levar isso como um marco, 25 anos nas periferias de São Paulo, construindo a história de São Paulo, uma história que se soma, que engrandece a luta do povo paulista, que somos nós, vindos de diversas partes, alguns do nordeste, outros de Minas Gerais, outros do interior de São Paulo, nesse mexido de pessoas que vivem na Grande São Paulo, somos nós. Estamos aqui, registrando nossa história nos anais desta Casa, registrando essa homenagem, que é uma homenagem maior do que podemos imaginar.

Hoje, vocês que representam o Serviço Social Bom Jesus, lá de Piraporinha, inicialmente, representam um marco importante na história de São Paulo. Por isso essa homenagem engrandece a todos nós, também, desta Casa. Esta é uma Casa de representação da sociedade. Estamos aqui em função de vocês, ou seja, do povo de São Paulo, do povo que faz parte desse Estado que trabalha, que constrói, que luta, que estuda, que pensa, que sonha. Isso é o nosso sonho. Tenho certeza de que esse ato traz o engrandecimento, que expressa essa grandeza do trabalho dos voluntários, dos amigos, dos que participam, dos que acreditam, dos que continuam sonhando, mesmo daqueles que às vezes desanimam, mas voltam, esse ato aqui consolida, avança, e traz para essa comunidade, para esse serviço social, a responsabilidade de se ampliar, de se aumentar; tenho certeza de que vocês conseguirão isso.

Portanto, quero aqui pedir uma salva de palmas, à solidariedade, ao trabalho de vocês, para que possamos encerrar essa noite. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para uma apresentação de Dança Contemporânea, e um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 58 minutos.

 

* * *