29 DE AGOSTO DE 2008

039ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “CENTENÁRIO DO ENSINO PROFISSIONAL PÚBLICO PAULISTA”

 

Presidente: BRUNO COVAS

 

RESUMO

001 - BRUNO COVAS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Deputado Bruno Covas, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Centenário do Ensino Profissional Público Paulista". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - WALDEMAR TAVARES JÚNIOR

Professor, membro responsável pela "Comissão do Centenário", informa que a criação da primeira escola técnica brasileira foi desejo póstumo de João Octávio dos Santos, de quem lê biografia. Destaca educadores e estudantes da instituição. Faz relato sobre as transformações da escola ao longo do tempo.

 

003 - OLÍMPIO GOMES

Deputado estadual, saúda a iniciativa do Deputado Bruno Covas. Elogia a atuação do parlamentar, como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e como autor de emenda a projeto que trata das carreiras da PM.

 

004 - PEDRO DE OLIVEIRA BARROS

Professor e diretor da Etec Dona Escolástica Rosa, enaltece o seu orgulho pela homenagem prestada. Fala de sua ligação com a escola, que tem 120 professores. Dá conhecimento de sua estrutura. Informa que, entre os dez cursos oferecidos, os mais procurados são o de Administração e Segurança no Trabalho.

 

005 - Presidente BRUNO COVAS

Procede à homenagem ao Professor Pedro de Oliveira Barros, diretor da Etec Dona Escolástica Rosa, bem como à Senhora Laura Laganá, Diretora Superintendente do Centro Paula Souza.

 

006 - LAURA LAGANÁ

Diretora Superintendente do Centro Paula Souza, representando o vice-Governador do Estado, Alberto Goldman, sugere ao Deputado Bruno Covas que preste homenagem à memória do Deputado santista Rubens Lara. Agradece a este Legislativo pela aprovação de projeto que trata da reestruturação das escolas técnicas. Informa que deve ser construída a terceira unidade da escola, com cursos sobre a atividade portuária e de exploração do petróleo. Lembra que cerca de 3.500 estudantes disputam as 440 vagas anuais, e que 81% estão empregados.

 

007 - Presidente BRUNO COVAS

Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a efeméride. Ressalta a importância do aprendizado de ofícios. Recorda a vanguarda de Santos na criação das escolas técnicas, que hoje somam 141 unidades no estado, além das 39 faculdades de tecnologia. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Bruno Covas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - As autoridades que estão acompanhando esta Presidência na Mesa Diretora dos trabalhos são a Sra. Laura Laganá, Diretora Superintendente do Centro Paula Souza; Sr. Pedro de Oliveira Barros, Diretor da Etec Dona Escolástica Rosa; Prof. Waldemar Tavares Júnior, coordenador responsável pela Comissão do Centenário do Ensino Profissional Público Paulista; Prof. Gilson Roberto Rozo Guimarães, professor e ex-aluno da Etec Dona Escolástica Rosa.

Sras e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o “Centenário do Ensino Profissional Público Paulista”.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Jassen Feliciano.

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Tem a palavra o Sr. Waldemar Tavares Júnior, coordenador da Comissão do Centenário.

 

O SR. WALDEMAR TAVARES JÚNIOR - Exmo.  Sr.  Deputado Estadual Bruno Covas, Ilma.  Sra.  Profª.  Laura Laganá - Superintendente do Centro Paula Souza, Exmo. Prof.  Pedro de Oliveira Barros - Diretor da Etec Dona Escolástica Rosa, Exmo. Prof. Gilson, em nome da Comissão do Centenário, gostaria antes de tudo, de agradecer ao Sr. Deputado Bruno Covas, pela propositura dessa Sessão Solene e a sua assessora Thaísa, que viabilizou esta cerimônia, afim de que não passasse despercebida esta importante efeméride do povo paulista, bem como a professora Newcy pelo apoio.

Pretendia inicialmente que outras ações comemorativas fossem realizadas ao longo do ano jubilar, no entanto, por motivos alheios, não nos foi possível levá-las a efeito.

Em breves palavras procurarei relembrar alguns aspectos históricos da centenária instituição, que ao longo do tempo vem prestando relevantes serviços à sociedade, formando gerações de cidadãos trabalhadores.

A obra foi iniciada a partir de um legado advindo do desejo póstumo de João Octávio dos Santos, nascido na cidade de Santos, em 1830, fruto do relacionamento da ex-escrava Escolástica Rosa com o conselheiro do Império João Octávio Nébias, que devido a circunstâncias da época, acabou por apadrinhar o próprio filho ao invés de assumir a paternidade do mesmo.

Apesar de tudo, o pai patrocinou os estudos do menino e forneceu-lhes meios para que se tomasse um próspero comerciante que chegou a ser vereador e que dedicou vinte anos de sua existência, sendo os dez finais, exclusivos à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, tornando-se irmão provedor.

João Octávio, em seu testamento, deixou bens para seus ex-funcionários, empregados, amigos, familiares e até para a Igreja Matriz na qual na piscina sagrada tornou-se cristão.  Porém, a principal beneficiária de sua vasta fortuna foi a Santa Casa, a quem considerava como filha, legando-lhe vários imóveis para prover um Instituto que levaria o nome de sua genitora, voltado para meninos pobres, órfãos de pai.

O internato-escola tornou-se unia realidade graças ao empenho de Júlio Conceição, ilustre advogado e testamenteiro, que em oito anos cumpriu o desejo do finado amigo. Inaugurando o estabelecimento em 01 de janeiro de 1908.

No ano de 1933, não podendo mais arcar com todas as responsabilidades, a Irmandade da Santa Casa firmou um convênio com o Governo do Estado, que através da Secretaria da Educação passou a administrar a parte pedagógica, o que perdurou até 2003.

Eminentes educadores estiveram à frente da direção da unidade, destacando-se o Prof.  Pedro Crescenti no período de 1934-1954, quando a edificação foi adaptada para receber alunos externos, inclusive do sexo feminino.

Porém, foi sob a direção do Prof. Antonio José de Almeida Queiroz, que no ano do cinqüentenário (1958) foram iniciadas as obras de ampliação do Instituto, primeiramente o novo alojamento dos internos utilizado a partir de 1960, as demais dependências só foram totalmente inauguradas em 1969, gerando a atual Etec Aristóteles Ferreira.

Com o encerramento em 1982 das atividades do internato, o espaço ocioso tornou-se primordial para a instalação da primeira faculdade pública da Baixada Santista a Fatec, criada em 1987, graças ao empenho do saudoso ex-deputado Rubens Lara, que honrou com sua atuação parlamentar esta Casa de Leis.  Assim foi também inaugurada a presença do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza no litoral.

A partir de 2004, o “Escolástica” como é carinhosamente chamado pelos santistas, passou a ser mantido pelo Centro Paula Souza - responsável pela maior rede de ensino profissional pública da América Latina - e que no ano vindouro completará seu quadragésimo ano de existência.

Inúmeras personalidades que se destacaram nos cenários regional, estadual e federal, passaram pela Etec Dona Escolástica Rosa, entre os ex-alunos e ex-professores, os atores Nuno Leal Maia, Paulo Vilhena, os irmãos Mamberti, os teatrólogos Plínio Marcos, o jornalista Carlos Pinto, o diretor de teatro Thaná Correa, Álvaro Bandarra, os irmão s Bartolloto e tantos outros.

Agora, particularmente, como membro da quadrisecular Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos - proprietária do imóvel - e docente do Centro Paula Souza, gostaria de sugerir a Profª. Laura Laganá que, através de uma portaria da superintendência, conceda a denominação de Campus João Octávio dos Santos ao espaço onde se encontram as unidades acadêmicas das Etecs Dona Escolástica Rosa, Aristóteles Ferreira e Fatec, seria um preito de gratidão aquele que com sua generosa doação legou-nos essa realidade educacional.

Encerro o sucinto relato histórico com as palavras do benemérito idealizador da mais antiga escola técnica estadual. Sobre a importância do ensino profissional escreveu João Octávio dos Santos em seu testamento, em 1899:

“Gostaria que os poderes constituídos voltassem a sua atenção simpática para esse ramo de educação preventiva, mais saltitar, sem dúvida, que as prisões correcionais”.

Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Quero anunciar e agradecer a presença do Prof. Antonio Almeida Ferreira, diretor de escola do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Prof. Clodoaldo Mendes Filho, ex-diretor do Aristóteles, Prof. Coordenador da Etec de Cubatão; Profª. Daisy Rodrigues, professora e coordenadora pedagógica da Etec Dona Escolástica Rosa; Profª Denise Baptista Mazzini Almeida Ferreira, coordenadora e PRD, professora responsável por disciplina da CETEC; Profª. Elenice Belmonte Rodrigues de Castro, Chefe de Gabinete do Centro Paula Souza e Profª Fabiana Cavalcante, diretora de serviço acadêmico da Etec Dona Escolástica Rosa.

Esta Presidência concede a palavra ao Deputado Olímpio Gomes, do PV.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Exmo. Deputado Bruno Covas, que preside esta solenidade, autoridades que compõem a Mesa, cidadãos, trago minha manifestação de felicidade por mais uma iniciativa do Deputado Bruno Covas de abrir as portas da Assembléia Legislativa para exaltar e ao mesmo tempo comemorar o centenário do ensino público técnico profissionalizante do Estado de São Paulo, que nasceu na baixada Santista, lembrada e dignificada nesta Casa por um jovem e promissor deputado. Jovem na idade, mas extremamente maduro nas suas ações.

Faço questão de manifestar o orgulho de ser companheiro de Assembléia Legislativa do Deputado Bruno Covas, que a cada dia me surpreende pela sua capacidade de pensar, não como um político convencional em relação ao contato com a sociedade, numa mera relação de votos e eleições, mas pensando realmente como um estadista, em todas as áreas, seja na sua missão na comissão de Orçamento, seja em algumas situações que muitas vezes ficam adormecidas nesta Casa. Por exemplo, na próxima terça-feira deve ser votado um projeto adormecido há quase 25 anos, uma luta de policiais militares para obterem uma promoção, que estavam no serviço ativo em 1970. Esse projeto não é da autoria do Deputado Bruno Covas, mas S. Exa., através de rara habilidade política, conseguiu fazer uma emenda que contemporizasse as necessidades dos policiais militares com a possibilidade governamental.

Isso se deve justamente à inteligência, à astúcia e à habilidade em realizar.

Então, me coloco como alguém a agradecer a atuação do Deputado Bruno Covas pelo que está fazendo pela família policial militar, neste momento, em relação ao ensino profissionalizante. Podem ter absoluta certeza de que as suas ações não estão focadas apenas num ato comemorativo, mas até como presidente da Comissão de Orçamento desta Casa poderá ampliar os recursos para favorecer o mais do que necessário ensino profissionalizante do nosso estado, para aperfeiçoamento dos quadros de trabalho e para a grandeza do nosso Estado.

Felicidades a todos vocês. Felicidades ao ensino público profissionalizante do Estado de São Paulo. E que tenham nesta Casa um canal de comunicação direta com as autoridades governamentais para cada vez mais estar implementado esse necessário recurso para a grandeza do nosso Estado e para a pujança do nosso País.

Muito obrigado e um bom dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência agradece as palavras do Deputado Olímpio Gomes e agradece e anuncia a presença do Professor Guilherme Mancini, diretor do Centro Paula Souza, da Escola Técnica Polivalente de Americana; da Sra. Hedda Maria Grati Pinto, representando Carlos Pinto, Secretário Municipal de Cultura de Santos, ex-aluno da atual Escola Técnica Dona Escolástica Rosa; Sra. Kelly Renata Mariana da Silva Senne, coordenadora de implementação de extensão de São Vicente; Professora Maria de Fátima Diniz Henríquez, da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André; Professora Maria Nilce Ribeiro de Souza; da coordenadora pedagógica da Etec de Sapopemba, Professora Mércia Lopes.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Pedro de Oliveira Barros, diretor da Etec Dona Escolástica Rosa.

 

O SR. PEDRO DE OLIVEIRA BARROS - Bom dia a todos. Meus cumprimentos aos componentes da Mesa, aos representantes da administração central do CEETEPS, aos docentes, alunos, ex-alunos, amigos e público em geral.

Obrigado pela presença.

A comunidade Dona Escolástica Rosa sentes-se orgulhosa pela homenagem prestada por esta Casa à nossa unidade de ensino, em razão do seu centenário.

Estar à frente de uma instituição voltada há um século para a preparação do jovem par o mundo do trabalho e podendo oferecer-lhes um ensino técnico de qualidade, causa-nos uma enorme satisfação.

Iniciei como diretor da escola em 2004, quando a mesma foi transferida para o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Naquela data, a escola contava com os cursos de: metalurgia, nutrição e dietética e administração, num total de 320 alunos.

O ano de 2005 foi um ano de estudo, propostas e adaptações dos docentes à nova administração: o CEETEPS.

Em 2006, implantamos o curso de segurança do trabalho, que juntamente com o curso de administração, está entre os mais procurados do Centro Paula Souza.

Em 2007, ganhamos mais duas habilitações: contabilidade e secretariado, e ainda, o Projeto Vitae, outra vitória da escola e que veio contemplar o curso de metalurgia, assim como o Projeto Navega São Paulo – em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos.

Em 2008, abraçamos as classes descentralizadas de Cubatão com os cursos de meio ambiente e logística, e novamente passamos a ter os cinco cursos mais procurados das escolas dos CEETEPS.

No segundo semestre de 2008, inauguramos os cursos das classes descentralizadas de São Vicente e da área continental. Dessa forma, a escola hoje conta com um total de 10 cursos. E, para o próximo ano, vem preparando a implantação de uma nova Etec na Cidade de Santos, com a projeção de mais cinco cursos atendendo as demandas da região.

A Etec Dona Escolástica Rosa atende atualmente 1700 alunos e conta em seu quadro com 120 professores, 10 coordenadores de área, um coordenador pedagógico, um diretor de serviço da área acadêmica, um diretor de serviço da área administrativa, um assistente técnico administrativo, um atendente de biblioteca, um secretário III, cinco estagiários, três vigias e cinco auxiliares de serviço, todos de excelente qualidade pelo trabalho oferecido. E à frente dessa equipe brilhante, um diretor muito feliz.

Obrigado a todos e sucesso nos amanhãs que virão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência convida a Profª. Daisy Rodrigues, professora e coordenadora pedagógica da Etec Dona Escolástica Rosa, a prestar uma homenagem ao Sr. Pedro de Oliveira Barros, diretor da Etec Dona Escolástica Rosa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Quero também anunciar e agradecer a presença da Profª. Nádia Goneli, assistente técnica da Etec Dona Escolástica Rosa; da Diretora Executiva da Etec de Cubatão, Rita de Cássia Ferraz; da Profª. Sandra Regina dos Reis, Diretora da Etec de Sapopemba; da Profª. Silvia Teixeira de Moraes, Diretora do Serviço Administrativo da Etec Dona Escolástica Rosa; da Profª. Suely Magini, Diretora da Etec Júlio de Mesquita.

Neste momento, a Presidência convida o Prof. Waldemar Tavares Júnior, membro responsável pela Comissão do Centenário, para prestar uma homenagem à Sra. Laura Laganá, Diretora Superintendente do Centro Paula Souza.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - A Presidência concede a palavra à Sra. Laura Laganá, Diretora Superintendente do Centro Paula Souza, representando o vice-Governador de São Paulo, Secretário Alberto Goldman. (Palmas.)

 

A SRA. LAURA LAGANÁ - Bom-dia a todos os alunos, professores e diretores das nossas Etecs, toda a comunidade da Etec Dona Escolástica Rosa. Agradeço ao Deputado Bruno Covas por esta carinhosa e merecida homenagem, prestada a uma das unidades educacionais mais antigas da Baixada Santista.

Essa homenagem acontece nesta Casa, aqui na Assembléia Legislativa, o que vem reforçar o apoio desta Casa não só ao Centro Paula Souza, mas a todo o ensino público profissional do Estado de São Paulo.

Professor Waldemar, quero lhe dizer que vamos acatar o seu pleito. Mas, para acatar, eu preciso do Bruno. É o Bruno quem vai fazer esse Projeto de lei merecido, muito importante. Eu também gostaria, Bruno, que nós pensássemos numa homenagem ao Dr. Rubens Lara, em Santos. Portanto, quero pedir para elaborar dois Projetos de lei. Está acatado o seu pleito, Professor. Muito obrigada pela lembrança.

Quero também agradecer muito ao Bruno e a todos os Deputados pela atenção que tiveram na aprovação do nosso projeto de reestruturação, há poucos meses. Esse projeto, com certeza, traz melhores condições de trabalho para todas as nossas escolas, e também vai permitir que nós ampliemos a nossa ação em todo o Estado de São Paulo, criando novas Etecs e novas Fatecs, para que mais jovens, de todas as classes sociais, possam ter acesso a uma educação de qualidade, como é o caso dos alunos aqui do Escolástica Rosa.

Professor, gostei muito de toda a história. Muita coisa eu não conhecia. Fiquei emocionada com todo o histórico. É muito interessante percebermos toda a contribuição que o Escolástica, em suas dez décadas, deu aos jovens. Quanta gente importante passou por lá! Eu realmente desconhecia.

Realmente, são dez décadas de experiência acumulada. Não é para menos que Santos se orgulha tanto desse patrimônio histórico. Quero dizer que não é só Santos que se orgulha, não. O Governo do Estado também, e o Centro Paula Souza também.

Pedro, você estava falando da evolução, e eu estava aqui lembrando que quando em 2004 o Escolástica veio para o Centro Paula Souza, fiquei pensando: “Meu Deus do Céu, será que vamos ter demanda para os novos cursos, será que vamos conseguir lotar esse prédio majestoso?” Quantos anos se passaram? Quatro anos, e o Pedro vive pedindo para que nós reformemos blocos antigos da escola, para ampliarmos ainda mais a ação.

Essa escola está lotada. E o Governo do Estado, reconhecendo a enorme demanda da cidade, muito rapidamente vai implantar uma terceira Etec em Santos. Portanto, Santos vai ser contemplada. Já faz parte do nosso plano de expansão. O Bruno está nos ajudando, e outros Deputados também.

Eu tenho certeza de que muito rapidamente esse sonho se tornará uma realidade, com cursos voltados para o porto, para gás e petróleo. Santos certamente merece mais uma Etec. Creio que será o único município com três Etecs. Não temos essa realidade em nenhum outro lugar.

Pedro já disse, mas também gostaria de dizer que todo ano nós oferecemos 440 vagas em Santos. Eu não tinha idéia. Fui verificar esses números na semana passada. No último Vestibulinho, 3.500 jovens concorreram a essas 440 vagas. Realmente é uma das maiores demandas do Estado.

Mas ele não falou uma coisa que é mais importante do que isso: 81% dos jovens que se formam na escola estão empregados. É um resultado fantástico. Vocês superam a média de empregabilidade do Centro Paula Souza. E fica claro: alta demanda, alta empregabilidade, tudo isso reflete o prestígio e a qualidade do ensino do Escolástica Rosa.

Em nome do vice-Governador do Estado de São Paulo, Dr. Alberto Goldman, gostaria de deixar aqui o meu abraço. Parabéns a todos os professores, alunos, funcionários, diretores, ex-diretores, ex-professores que construíram essa história de sucesso.

Não se esqueçam jamais que esse projeto educacional é fruto de um sonho, é fruto da generosidade e da determinação de dona Escolástica, de João Otávio, pessoas que tiveram força e visão para enxergar a necessidade deste país. Como eles, acreditem que a educação é o único caminho para construirmos um país mais justo.

Muito obrigada e parabéns a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Vamos assistir à reprodução de um vídeo institucional.

 

* * *

 

- É feita a reprodução de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Senhoras e senhores, quero cumprimentar e agradecer a presença de todos, em nome da Profª. Laura Laganá, do diretor Pedro de Oliveira Barros, do Prof. Gilson Roberto Rozo Guimarães, do Prof. Waldemar Tavares Júnior que, ao lado da Profª. Maria Newcy Ribeiro de Souza, foram os idealizadores desta Sessão Solene.

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita.

Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja.  Suas roupas eram muito velhas e maltratadas.

O professor ficou sensibilizado com a situação da menina.

“Como é que uma menina tão bonita pode vir para a escola tão mal arrumada?”

Separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu lhe comprar um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul.

Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas.

Quando acabou a semana, o pai falou: “mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca e plantar um jardim.”

Logo mais, a casa se destacava na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim e o cuidado em todos os detalhes.

Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade.

Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado.

Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades.

Foi ao prefeito expor suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários ao bairro.

A rua de barro e lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra.

Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.

E tudo começou com um vestido azul.

E quantas pessoas, vidas, famílias e até bairros não se tornaram melhores com os ensinamentos passados no ensino público profissional paulista, desde os cursos que ensinaram a jovens um ofício por meio do qual puderam ganhar o seu sustento e construir sua família, até os pequenos conselhos dados por professores em sala de aula.

Não foram vestidos azuis, mas a devoção desta instituição que mudou a vida de muitas pessoas.

Há 100 anos foi inaugurada a primeira unidade de ensino técnico do país. Idealizado por João Octávio dos Santos, o Instituto Dona Escolãstica Rosa foi criado em Santos e foi embrião do ensino profissionalizante do Estado de São Paulo.

O Instituto, hoje, Escola Técnica Dona Escolástica, nasceu com o objetivo de ajudar os “excluídos” da época e em cem anos de atividades ininterruptas formou com excelência profissionais que desenvolveram não só a cidade de Santos, não só a região de Baixada Santista, mas todo o estado.

E essa excelência de ensino e preocupação na preparação para a vida germinou e atualmente temos o Centro Paula Souza que administra 141 Escolas Técnicas (Etecs) e 39 Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Todo esse sistema de ensino profissionalizante vem proporcionando a jovens de todo o estado o que mais dignifica, o que mais é necessário na passagem entre a adolescência e a maturidade, o que mais é necessário no início da vida adulta: Oportunidade.

Oportunidade de aprender um ofício por meio do qual a pessoa possa sustentar a si próprio e a sua família, com seu próprio esforço. Oportunidade de transformar sua vida.  Oportunidade de melhorar sua condição. Oportunidade de buscar a sua felicidade.

E por isso esta Casa de Leis, Casa do Povo Paulista, tem a honra de homenagear, em sessão solene, o ensino profissional público paulista e o seu centenário.

Centenário de uma idéia, uma escola, uma instituição que não com um vestido azul, não somente com cursos profissionalizantes, mas sim ao “educar para a vida”, tem transformado a história de muitos paulistas e de nosso querido Estado de São Paulo.

Parabéns a todos os dirigentes do Centro Paula Souza, a todos os Professores do ensino profissional paulista, a todos os egressos e alunos, e com especial carinho, a todos da Etec Dona Escolástica, por um século de serviços prestados ao futuro de São Paulo.

Muito obrigado.

Srs. Deputados, Srs. Deputadas, esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, em nome da D. Yeda, e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 25 minutos.

 

* * *