1

 

26 DE AGOSTO DE 2005

040ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ÀS PERSONALIDADES DAS ARTES MARCIAIS

 

Presidência: ROMEU TUMA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 26/08/2005 - Sessão 40ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROMEU TUMA

 

HOMENAGEM ÀS PERSONALIDADES DAS ARTES MARCIAIS

001 - ROMEU TUMA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear as personalidades das artes marciais. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Faz uma pregação pelo voto consciente. Conduz a entrega de homenagens aos praticantes de artes marciais escolhidos. Rende homenagem póstuma ao Grão-Mestre Ikuo Onodera. Conduz a entrega de homenagens aos cônsules da China e da Coréia. Agradece por homenagem recebida dos mestres das artes marciais, pelo apoio ao desporto e à arte marcial.

 

002 - AURÉLIO MIGUEL

Vereador de São Paulo e medalhista olímpico de judô, ressalta a contribuição das artes marciais ao caráter de quem as pratica. Fala da inclusão social pelo esporte.

 

003 - REN ZHANGANG

Cônsul-Geral Adjunto da República Popular da China, faz votos para que a arte marcial chinesa e de todos os países continuem a se desenvolver e prosperar aqui no Brasil.

 

004 - YOUNG WOOK KWON

Cônsul-Geral da Coréia, pede que as diferentes culturas representadas pelas artes marciais sejam cada vez mais divulgadas e os laços de amizade mais estreitados.

 

005 - Presidente ROMEU TUMA

Defende maior distribuição de recursos de incentivo também aos esportes não olímpicos. Destaca a importância do esporte como manifestação cultural e como elemento de luta contra a violência, exemplificado pelas artes marciais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Consignamos a presença das seguintes autoridades: Sr. Young Wook Kwon, Cônsul-Geral da Coréia; Sr. Ren Zhangang, Cônsul-Geral Adjunto da República Popular da China; ilustre Vereador, nosso companheiro e amigo Aurélio Miguel, Vereador à Câmara Municipal de São Paulo; Grão-Mestre Chan Kwok Wai; Sr. Joaquim Su, Presidente da Associação Geral dos Cantoneses do Brasil; Sr. Lee Yan Chang, Vice-Presidente da Associação Geral Brasil-China do Comércio, Indústria e Cultura; Sra. Maria Pia Finocchio, Presidente do Sindicato da Dança do Estado de São Paulo; Sr. Antonio Geneo Neto, Presidente da CBPA - Confederação Brasileira de Pankration Athlina; Mestre Leandro Heck Geneo, Presidente da PUPA - Pan-American Union of Pankration Athlina.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear as personalidades das Artes Marciais. Convido todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional do Brasil, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 1º Tenente Músico PM Elias Batista do Nascimento.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional do Brasil.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, na pessoa do ilustre 1º Tenente Elias Batista do Nascimento.

Tenho a certeza de que na minha fala tenho o apoio integral do companheiro, meu amigo - aliás, somos oriundos do mesmo partido, o Vereador Aurélio Miguel. Gostaria de enviar uma breve mensagem a todos os senhores presentes e àqueles que nos acompanham pela TV Assembléia: sempre que temos a oportunidade de falar diretamente com os responsáveis pela eleição dos parlamentares neste país, devemos encarar a situação que há hoje no Brasil, especialmente na área política, como uma responsabilidade de todos nós.

Não seria nenhum tipo de preocupação em falar algo que seja do agrado de todos. Eu digo que a população também é responsável. Precisamos não aceitar, como cidadãos, essa forma que nos colocam, de sermos Pilatos, de lavarmos as mãos e acharmos todos os políticos como ladrões. Temos que nos lembrar disso, e tenho a grata satisfação de ter feito um Projeto de lei que hoje é lei no Estado de São Paulo, que criou o Dia do Voto Consciente. O único ponto, neste país, em que todos somos iguais, é quando podemos decidir quem serão os nossos representantes, tanto no Poder Executivo como no Legislativo.

Portanto, temos co-responsabilidade. Existem inúmeras reformas que entendemos serem pertinentes: reforma política, reforma partidária, mas nenhuma delas, em qualquer nível que seja feita, vai resolver o problema enquanto nós, cidadãos, não nos conscientizarmos de que o nosso voto é que decide os caminhos das nossas próprias vidas.

Não podemos ser Pilatos, lavar as mãos e pensar que todos são iguais. O povo precisa decidir, precisa escolher qual é o caminho que ele quer, para que o parlamentar atue quando eleito para um Parlamento, quer seja no município, no estado ou na federação.

 Temos acompanhado, e falo isso muito tranqüilamente, porque no meu primeiro mandato já sentia lá fora e sinto aqui dentro. Muitas vezes você fica aqui o dia inteiro, sempre presente em plenário, sempre presente nas Comissões, analisando projetos, apresentando projetos, lutando pelos interesses da sociedade, colocando uma situação de independência em relação ao Poder Executivo, mas muitas vezes não surte resultado porque as pessoas não acompanham. Tanto que, como Presidente da ASTRAL, Associação Brasileira das TVs e Rádios Legislativas, temos lutado para que todas as TVs legislativas possam ter canal aberto e transmissão ao vivo todos os dias para a população.

A maior parte da população só assiste à televisão legislativa quando acompanha CPIs. Está errado. Temos que acompanhar o dia-a-dia, o que o parlamentar está fazendo, porque tem gente que nunca aparece para trabalhar, a bem da verdade, nunca desempenha seu mandato de acordo com o que se comprometeu, mas consegue arrumar uma verba, levar para o município, ou para um bairro, e aí garante a sua reeleição.

Porque podemos pensar que aquele parlamentar - em qualquer nível - fez um bom trabalho. Qual foi o bom trabalho? Conseguiu uma verba e construímos uma escola. É só isso que queremos? A que preço aquela verba foi conseguida? A que preço se conseguiu do Executivo algo que muitas vezes faz com que vendamos a nossa consciência, porque colocamos de lado nossos compromissos assumidos antes de vir a esta Casa no sentido de lutar pelos interesses públicos? É uma responsabilidade nossa. É importante que todos os senhores, importantes formadores de opinião, tenham isso como princípio, como convicção que depende muito de nós. E não podemos generalizar as coisas.

Faço esta introdução, com certeza sendo apoiado pelo meu querido amigo Aurélio Miguel, que tenho absoluta certeza que pensa da mesma forma.

A Sra. Vitória, funcionária do Cerimonial, procederá à leitura dos currículos dos homenageados. Entre as leituras, faremos a entrega de uma homenagem. E já quero adiantar que esta homenagem, a partir da próxima sessão, receberá o nome de um grande companheiro, que obviamente não está fisicamente presente, mas espiritualmente entre nós, muito alegre com tudo isso, Ykuo Onodera. A partir do ano que vem, este diploma vai levar o seu nome, em homenagem àqueles todos que se destacaram nas lutas marciais e que proporcionam uma vida melhor para todos nós.

Peço então à Sra. Vitória que proceda à leitura dos currículos, e cada homenageado que for chamado, por gentileza, venha receber sua homenagem.

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Kung Fu Shaolin do Norte-Wushu. Homenageado: Grão-Mestre Chan Kwok Wai. Graduação: 10º Dan.

Presidente da Associação Sino-Brasileiro de Kung Fu. Chegou ao Brasil em 1960. Foi um dos primeiros introdutores do Kung Fu em nosso país. Participou da formação do Centro Social Chinês, onde ministrou aulas de Kung Fu. Ministra aulas de Kung Fu na Universidade de São Paulo - USP. Em 1973 fundou a Academia Sino-Brasileira de Kung Fu. Formou vários professores que perpetuam os conhecimentos por todo o Brasil e em outros países como Espanha, Estados Unidos, Argentina e Chile. Filiação em 24 estados brasileiros. Recebeu a outorga do título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo. Recebeu o grau máximo em Kung Fu: 10º Dan, em 2004 (Canadá).

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Kung Fu Garra da Águia. Homenageado: Grão-Mestre Li Wing Kay. Graduação: 9º Dan.

Presidente da Federação Panamericana de Kung Fu Kuoshu. Chegou ao Brasil em 1970. Árbitro Internacional de WuShu, em 1987 (Pequim, China). Técnico Internacional de WuShu, em 1989 (Macau, China). Árbitro Internacional de Wushu - Mestre de Kung Fu. Vice-Presidente da World Federation The Kuoshu - USA. Mestre de Shuai Chiao (8° Duen). Mestre de Muay Thai. Mestre de Kuoshu Chinês (7° Duen). Mestre de Karatê (4° Dan). Mestre de Taekwondo (6° Dan). Faixa Preta 4° Dan de Tang Soo Do. Faixa Preta de Judô. Filiação em todo o território nacional. Recebeu a Medalha Anchieta pela Câmara Municipal de São Paulo, em 2003.

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Hapkido. Homenageado: Grão-Mestre Yun Sik Kim, representado pelo Sr. Norberto Serrano Júnior. Graduação: 10º Dan.

Presidente da Confederação Brasileira de Hapkido. Mestre de Taekwondo 9º Dan. Medalha de Ouro em Ottawa, Canadá, no Encontro das Artes Marciais. 1º representante da World Bum Moo Hapkido Federation Korea no Brasil. Vice-Presidente da Comissão Organizadora dos Mundiais de Hapkido. Recebeu Certificado em Prata da Federação Pró-Taekwondo, Seul, Coréia.

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Judô. Homenageado: Mestre Oswaldo Ishikawa. Graduação: 8º Dan.

Presidente da Associação de Judô Ichikawa, em Embu-Guaçu. Coordenador técnico da Usipa, onde manteve uma estrutura com 1.300 alunos, sendo considerada na época a maior academia do mundo em número de praticantes. Técnico da Seleção Brasileira de Judô, de 1980 a 1989.Diretor Técnico da Federação Universitária Paulista. Diretor Técnico da Federação Mineira de Judô. Membro da Comissão de Grau da Federação Mineira de Judô - FMJ. Membro da Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Judô - CBJ. Membro da Comissão de Grau da Federação Paulista de Judô - FPJ. Membro da Comissão Nacional da Superior Graduação, da Confederação Brasileira de Judô - CBJ. Assessor da Presidência da Confederação Brasileira de Judô - CBJ.

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Kendo, Kenjutsu, Kobudo. Homenageado: Sensei Jorge Kishikawa. Graduação: Faixa preta 7º Dan.

Presidente da Confederação Brasileira de Kenjutsu e Kobudo. Presidente do Instituto Cultural Niten. 7º Dan em Kendo. 7º Dan Kyoshi pelo Japão, a maior graduação existente no Brasil. Duas vezes pentacampeão brasileiro de Kendo (com mais de 80 vitórias consecutivas). Vice-Campeão do Campeonato Aberto da França, em 1995. Diversas vezes capitão da equipe que foi ao campeonato mundial.Membro da mesa examinadora para o exame de graduação máxima no Brasil (5º e 6º Dan). Membro da comissão de seleção dos atletas para o campeonato mundial de Kendo. Sua técnica e autoridade são reconhecidas internacionalmente, formando grandes campeões, ao longo de mais de 30 anos em que vem se dedicando à arte da espada.

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Taekwondo. Homenageado: Mestre Carlos Augusto Negrão. Graduação: 5º Dan.

Iniciou a pratica há 30 anos. Treinou e trabalhou com os pioneiros e mais destacados mestres. Após encerrar sua bem sucedida carreira de atleta, começou a de técnico. Nessa função seguiu um caminho de vitórias ininterruptas até comandar a Seleção Brasileira. Tornou-se o técnico com maior número de títulos e conquistas nacionais e internacionais. Técnico da Seleção Brasileira por 10 anos consecutivos. Técnico Internacional formado pela WTF (só há dois no Brasil). Seminarista Internacional pelo Comitê Olímpico Internacional. Técnico Olímpico (Sidney 2000). Técnico nos dois últimos Jogos Panamericanos (Winnipeg e Santo Domingo). Troféu de melhor técnico Sul Americano. Mais de 30 títulos em competições internacionais. Treinador do maior número de campeões internacionais.

 

 * * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Capoeira. Homenageado: Professor Dr. Mestre Sérgio Luiz de Souza.

Presidente da Federação Internacional de Capoeira. Vice-Presidente da União Mundial de Artes Marciais. Membro fundador, e representante para América Latina, da União Mundial de Artes Marciais. Ex-Presidente e fundador da Confederação Brasileira de Capoeira - CBC. Introdutor da Capoeira no Comitê Olímpico Brasileiro. Introdutor da Capoeira nos Jogos Regionais e Abertos de São Paulo. Centenas de cursos ministrados no Brasil e no exterior, de formação de árbitros e técnicos de Capoeira. Fundador de 12 Federações Nacionais de Capoeira, 23 Federações Estaduais e 86 Ligas Regionais e Municipais. Bi-campeão brasileiro de Capoeira - peso pesado. Técnico bi-campeão paulista de Capoeira. Técnico campeão mundial de Artes Marciais. Chanceler da Universidade Livre de Capoeira e Artes Marciais.

 

 * * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Karatê Seiwakai. Homenageado: Shiran Ademir Sidney Ferreira da Costa. Graduação: 6º Dan.

Presidente da Organização Internacional de Karatê Seiwakai.Cinco vezes campeão brasileiro na categoria absoluto. Quatro vezes campeão sul-americano na categoria absoluto. 6º Colocado no Campeonato Nacional Aberto de Karatê no Japão. Troféu de melhor técnica, por ter vencido o campeão mundial Makoto Nakamura em 1982. Fundador e líder da Organização Internacional de Karatê Seiwakai, tendo a mais alta graduação em seu estilo. Conta com dez filiais no estado de São Paulo, uma no Rio Grande do Sul, uma no Uruguai, duas no Chile, uma nos EUA, uma no Japão e dez na Rússia.

 

 * * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Aikidô. Homenageado: Mestre Makoto Nishida. Graduação: 6º Dan.

Presidente da Federação Paulista de Aikidô - FEPAI. Título de Shiran (instrutor máximo) da Aikikai. Membro executivo da Federação Internacional de Aikidô (55 países). Ministrou vários seminários: Chile, Finlândia, Suécia, Portugal, Estados Unidos e Japão. Representante da Aikikai do Japão (autoridade máxima do Aikidô no mundo), no Brasil e em alguns países latinos.

 

 * * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Sumô. Homenageado: Mestre Takio Otaki. Graduação: 5º Dan.

Mestre há mais de 35 anos. Presidente da Associação Cultural Esportiva Osasco. Diretor de Esporte, União e Cultura de Esporte de Sumô - Sudoeste (24 municípios).

 

 * * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Aikidô. Homenageado: Mestre Paulo Sérgio Cremona. Graduação: 4º Dan.

Vice-Presidente da Fepai - Federação Paulista de Aikidô. Diretor-Adjunto do Departamento de Aikidô da Sociedade Esportiva Palmeiras. Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Esportiva Palmeira (4º mandato eletivo). Moção de aplausos e congratulações de nº 302/2004, da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra - 04 de maio de 2004. Ministrou aulas de Aikidô na Sociedade Esportiva Palmeiras. Ministrou aulas de Aikidô na Associação Cultural de Artes Marciais- ACAM. A partir de novembro de 1999, fundou a sua própria academia - Cremona Dojo Aikidô, na qual vem lecionando, ao lado de sua esposa Elaine Cristina Cremona, psicóloga e instrutora de Aikidô para a categoria infantil.

 

 * * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Vale Tudo Free Style. Homenageado: Mestre Norberto Serrano Júnior. Graduação: 6º Dan.

Presidente da Confederação Brasileira de Lutas Free-Style. Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Hapkido. 6º Dan de Hapkido. 6º Dan de Taekwondo. 40 anos de artes marciais. Faixa preta em sete artes marciais. 1991/1993, Bi-Campeão Mundial de Hapkido Seul, Coréia.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: TaiJutsu. Homenageado: Mestre Franco Joji Enomoto. Graduação: 5º Dan.

Presidente da Associação Instituto Samurai Hakushin Dojo. Pratica Taijutsu desde criança. Acupunturista há vários anos.

 

 * * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Jiu-Jitsu. Homenageado: Profº. Raul Viera de Souza.

Vice-Presidente da Federação do Estado de São Paulo de Brazilian Jiu-Jitsu. Diretor Geral - Federação do Estado de São Paulo de Brazilian Jiu-Jitsu. Professor da Associação Desportiva Lótus, Cetepe-Liberdade. Diretor de Arbitragem da Federação do Estado de São Paulo de Brazilian Jiu-Jitsu. Campeão Panamericano de Jiu-Jitsu, categoria absoluto, na Califórnia, EUA. Vice-Campeão, categoria meio pesado, na CBJJ, na Califórnia EUA.

 

 * * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Karatê Kyokushin Oyama. Homenageado: Ewerton Vicente Teixeira. Graduação: Faixa Preta 2º Dan.

Tetra-Campeão All America´s Open (2001-2002-2003-2004) - Nova Iorque/EUA. 3º Lugar no Mundial Aberto no Japão (2003). Campeão Mundial Peso Pesado 2005 - Japão.

 

 * * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Krav-Maga. Homenageado: Profº. Avigdor Zalmon.

Presidente do Centro Paulista de Krav-Maga do Estado de São Paulo (modalidade Israel). Nascido em 1964 em Israel, na cidade de Jerusalém. Iniciou seu treinamento de Krav-Maga no exército israelense, na sua unidade de elite, onde adquiriu conhecimento profundo da arte. Formou-se Instrutor pela Associação Brasileira de Krav-Maga, em curso supervisionado pelo Mestre Kobi e professores universitários de Anatomia, Fisiologia, Didática, Primeiros Socorros e outros. Formado em Administração em Comércio Exterior pela Universidade Paulista. Ministra aulas regulares de arte no Centro Paulista de Krav-Maga.

 

 * * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

 * * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Aikidô. Homenageado: Mestre Walmir da Conceição Miranda.

Aikidô da região de Itapecerica da Serra. Professor de Aikidô, Capoeira e Educação Física. (Palmas.)

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Muay Thaí. Homenageado: Profº André Teixeira. Graduação: faixa preta.

Está sendo representado pelo seu pai, Sr. Amaury Teixeira. Campeão Brasileiro de Storm Samurai de Muay Thaí 2004. Diretor do Departamento de Muay Thaí da Associação Chinwu Artes Marciais e do Esporte Center do Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - Modalidade: Judô. Homenageado: Aurélio Miguel.

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Medalha de bronze nos Jogos de Olímpicos de Atlanta, em 1996. Campeão Mundial Júnior em Porto Rico, em 1983. Campeão Mundial Universitário na França, em 1984. Campeão dos Jogos Panamericanos dos EUA, em 1987. Campeão Panamericano em 1982, 1985, 1986, 1988, 1992, 1996, 1997. Vice-Campeão Mundial em 1993 e 1997. Vice-Campeão na Universíade de Kobe-Japão, em 1985. (Palmas.)

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Quero fazer dois pequenos reparos: o Mestre Miranda também é policial e o Aurélio foi meu aluno.

Não nos preocupamos em ler o currículo do último homenageado desta noite, até porque é absolutamente dispensável, todos o conheceram, tiveram oportunidade de conviver. Eu, em especial, tive uma convivência bastante próxima com o nosso saudoso, querido, grande amigo Onodera.

Vamos fazer uma homenagem em memória a uma pessoa com quem tivemos a oportunidade de conviver por muitos anos. Por várias vezes tivemos oportunidade de passarmos noites e madrugadas nos restaurantes japoneses na Liberdade, puxando aquela orelha dura dele, com quem aprendemos muito da filosofia das artes marciais. Por mais paradoxal que possa parecer, aprendemos que quem pratica arte marcial são as pessoas que têm mais equilíbrio, que sabem usar sua força, podem efetivamente contribuir na formação das nossas crianças, nossos jovens, nossos adolescentes.

É um momento muito especial para todos nós, principalmente para mim. Quero fazer esta singela homenagem “in memorian” nas mãos da sua querida esposa, sempre companheira, presidente desse grupo que todos conhecem, as Clínicas Onodera, nossa querida Edna. Queria também homenagear os filhos do Onodera que estão presentes: a Luci, a Karen, o Felipe e o Henrique. Tenham absoluta certeza de que a vida, o comportamento profissional, a luta, o espírito esportivo do pai de vocês sempre foi exemplo para todos nós.

Tenho certeza absoluta de que ele está aqui entre nós muito alegre, muito feliz, protegendo-nos, guiando-nos para que possamos todos os dias dignificar a nossa atuação em qualquer campo da sociedade.

Quero fazer homenagem à Edna e à família Onodera em nome desse grande e querido amigo que hoje não está fisicamente entre nós, o nosso sempre mestre, grande Professor Onodera. (Palmas.)

 

A SRA. VITÓRIA - Entregaremos uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela comunidade chinesa em São Paulo no incentivo às artes marciais, conferida por ocasião da Sessão Solene em homenagem às personalidades das artes marciais, ao Sr. Cônsul-Geral Adjunto em São Paulo, Sr. Ren Zhangang, da República Popular da China.

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - A outra placa será entregue ao Sr. Cônsul-Geral em São Paulo Young Wook Kwon, da República Popular da Coréia.

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. VITÓRIA - Agora o Sr. Chan Kwok Wai fará uma homenagem ao Deputado Romeu Tuma, em agradecimento ao apoio entusiástico, pelo incentivo ao desenvolvimento do desporto no Estado de São Paulo, especialmente do Kung Fu, Kendo, Kenjutsu, Kobudo, Capoeira, Taekwondo, Judô, Karatê, Aikidô, Kickboxing, Muay Thaí, Krav-Maga, Jiu-Jitsu, Taijutsu, Sumô, Vale Tudo Free Style, recebendo esta homenagem dos mestres das artes marciais. (Palmas.)

 

* * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Agradeço pela homenagem. Nós é que estamos homenageando todos vocês, mas obrigado, de coração.

Passo a palavra, para falar em nome dos homenageados, ao nosso grande companheiro e ilustre Vereador Aurélio Miguel. Ele deu muitas alegrias a todos os brasileiros, mesmo àqueles não tão afetos, que não acompanham as artes marciais. É uma pessoa que ninguém esquece, pois conseguiu a nossa primeira medalha de ouro nessa modalidade de esporte.

Tem a palavra, em nome dos homenageados, nosso querido e ilustre Vereador Aurélio Miguel. (Palmas.)

 

O SR. AURÉLIO MIGUEL - Senhoras e senhores, autoridades presentes, Deputado Romeu Tuma, quero agradecer a honra de poder falar em nome dos representantes das artes marciais e dos homenageados no dia de hoje. Recebo também com satisfação e humildade a homenagem que recebi na noite de hoje.

As artes marciais são diferentes de todos os esportes. Independentemente da sua origem, oriental ou não, sempre tem um componente filosófico em todas as modalidades das artes marciais. Sem dúvida alguma, mais do que um esporte, é também um comportamento de vida.

Eu sou um exemplo disso. Em minha formação foram importantes, logicamente, os meus pais, o Sr. Aurélio e Dona Maria Catalina, mas também os ensinamentos que obtive através dos meus mestres na modalidade de judô: Sensei Massao Shinohara; Sensei Ikuo Onodera, que foi aqui homenageado, porém não está mais entre nós; Sensei Ichikawa, que foi técnico da Seleção e com quem tive oportunidade de conviver.

Como atleta, através dos ensinamentos recebidos, procurei agir em consonância com esse aprendizado. Hoje, como dirigente esportivo e político, sigo na mesma linha do aprendizado que recebi nas artes marciais: conduta, correção, disciplina, ética, cabeça erguida, moral. Tudo isso nós aprendemos nas artes marciais.

Tenho a convicção de que o esporte é um grande instrumento para a inclusão social dos nossos jovens, e no mandato que tenho como vereador tenho procurado seguir esse objetivo para melhorar a cidadania dos jovens que não têm oportunidade, fazendo a inclusão social através do esporte.

Nós, professores, representantes das artes marciais, temos uma responsabilidade muito grande na formação dos nossos alunos, dos nossos jovens e dos futuros homens e mulheres do nosso país. Nesse momento em que o Brasil passa por uma crise de identidade ética e moral, temos mais responsabilidades ainda de passar para os nossos alunos esse aspecto importante que as nossas modalidades das artes marciais, independentemente de qual seja, têm na formação dos nossos alunos, dos nossos jovens e dos futuros jovens.

Parabéns, Deputado Romeu Tuma, por essa iniciativa. Os representantes das artes marciais ficam agradecidos com essa homenagem que V. Exa. faz a todos nós. Precisamos continuar lutando.

Depois dos festivais de artes marciais de que participei, na década de 90, faz tempo que não vejo num evento tantos professores das diversas artes marciais. Nós precisamos somar esforços para tornar realidade, no Estado de São Paulo e no município de São Paulo, o Festival de Artes Marciais. Conto com o seu apoio.

Parabéns a todos! Boa noite e obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Vamos conceder a palavra agora ao Vice-Cônsul Geral da República da China, Sr. Ren Zhangang.

 

O SR. REN ZHANGANG - Exmo. Deputado Romeu Tuma; Exmo. Cônsul-Geral da Coréia, Sr. Young Wook Kwon; senhoras e senhores, amigos, boa-noite.

Sinto-me muito feliz em ver que a arte marcial chinesa está sendo divulgada aqui no Brasil, com muita aceitação pelo povo brasileiro.

Gostaria de manifestar minhas sinceras congratulações para com o grande mestre Chan Kwok Wai, Li Wing Kay, e os mestres de todos os outros tipos de artes marciais que estão aqui para serem homenageados pela Assembléia Legislativa.

Espero que a arte marcial chinesa e outros tipos de artes marciais de todos os países continuem a se desenvolver e prosperar aqui no Brasil, um país bonito. Para promover o intercâmbio cultural entre todos os países e para contribuir ainda mais com a saúde, longevidade e felicidade de todos os brasileiros.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Esta Presidência concede a palavra, neste momento, ao Sr. Cônsul-Geral da Coréia, para o seu pronunciamento.

 

O SR. YOUNG WOOK KWON - Boa-noite, senhoras e senhores, em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Rodrigo Garcia, e ao Presidente desta sessão, Deputado Romeu Tuma, pelo convite feito para participar desta sessão solene em homenagem às artes marciais.

As artes marciais foram bastante difundidas no Brasil, com todo o povo brasileiro, principalmente aqui em São Paulo. Espero que as pessoas que se encontram aqui no Brasil e que estão longe de seus países busquem um entendimento entre os povos, estreitando cada vez mais sua amizade em nome da prática das artes marciais.

Mais uma vez, agradeço aos senhores por esta noite de homenagens. Gostaria de pedir a todas as personalidades marciais um grande esforço, no sentido de que nossas culturas sejam cada vez mais divulgadas e os nossos laços de amizade mais estreitados.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Hoje é um dia muito especial para este Parlamento, pois estamos tendo a oportunidade de receber para um congraçamento, para uma homenagem merecida, atletas dedicados que levam o nome Brasil a todos os quadrantes do planeta. Pela primeira vez estão aqui reunidos tantos mestres, tantos campeões mundiais, representando tantas modalidades das artes marciais.

Ao prestarmos esta homenagem estamos valorizando os bons exemplos dados, quer seja nas competições, quer seja na prática da disciplina, do treino mental, do controle das emoções, comum a todas as artes marciais.

Todos vocês sabem que aqui no Brasil o futebol domina o cenário esportivo.  E o objetivo deste encontro, nesta noite, é o de chamar a atenção de nossa sociedade para o incentivo a outras modalidades esportivas, de se abrir as portas para o tênis, o vôlei, às artes marciais e à ginástica, por exemplo, que também possuem muitos adeptos. É um caminho bastante curto para a inclusão social e diminuição de enormes causas de violência.

O Estado de São Paulo é um celeiro de atletas, que abriga centenas de dezenas de academias de ginástica, de artes marciais, espalhadas pelos nossos municípios e pelos bairros da capital. Temos uma imensa quantidade de equipamentos públicos, como quadras esportivas e ginásios de esportes, para incentivar a prática de esportes.

Existem hoje no Brasil 100 confederações esportivas com representação internacional.  Dessas, apenas 29 são modalidades olímpicas.  Por não fazer parte da principal disputa esportiva mundial, as 71 outras modalidades restantes acabam sendo prejudicadas na distribuição de recursos, na obtenção de patrocínios e de outras formas de incentivo.

É preciso haver critérios mais claros para a distribuição de recursos de incentivo ao esporte. Por isso devemos incluir os esportes não olímpicos em todas as leis de incentivo ao setor, principalmente naquelas que concedem bolsas para os atletas. Modalidades como o karatê e o futsal, por exemplo, que são dois esportes que constantemente trazem conquistas para o país, ficam de fora na distribuição de recursos das leis de incentivo.

Essas 71 modalidades esportivas, no entanto, são praticadas por milhões de brasileiros, e muitas delas com a participação importante de nossos atletas em competições mundiais.

É preciso que se dê um tratamento mais justo às demais modalidades esportivas.  Se de um lado precisamos de uma política que tenha entre suas prioridades o apoio ao esporte olímpico, por outro lado é preciso também que atletas de outras modalidades possam ser beneficiados nesses programas de incentivo, como o Bolsa Atleta.

E esse é o papel que deve ser desempenhado pelo Poder Público, pelos agentes políticos, pelas instituições, como por exemplo este Poder Legislativo. É preciso que se eliminem essas distorções e se criem mecanismos de incentivo ao esporte como um todo. Defendemos uma política ampla que destine inclusive mais recursos para as modalidades olímpicas, mas que não prejudique as demais práticas.

O estudo do fenômeno esportivo e o incentivo à prática do desporto no Estado merecem ganhar novos impulsos com a criação de programas estaduais de incentivo. O crescimento do esporte - não raro com desdobramentos econômicos de vulto - e o aumento do interesse pela criação de programas sociais voltados para este setor não podem passar despercebidos por este Parlamento.

É importante destacar ainda a importância do esporte como manifestação cultural.  Esse aspecto pode muito bem ser exemplificado na prática das diversas modalidades das artes marciais.

É nítida a influência da cultura oriental nas artes marciais.  Elas sintetizam a filosofia e a cultura milenar de países como o Japão, a China e a Coréia, difundidas na prática do Kung Fu, Judô, Karatê, Tae Kow Do, Jiu Jitsu, Ai Ki Do, Kick Box, Sumô, entre outros.  Temos ainda a capoeira, oriunda da cultura africana.

Todos nós sabemos da importância das atividades esportivas na formação educacional e do caráter das pessoas. Esporte sempre foi sinônimo de saúde.  Por isso devemos incentivar a prática esportiva, em especial entre os jovens e as crianças.

Nós não podemos poupar esforços para melhorar a qualidade de vida da população de nosso Estado. Nosso papel aqui na Assembléia Legislativa, como Deputados, o de elaborar leis de incentivo ao esporte e à cultura, de tal forma que possibilitem condições para as empresas poderem investir no seu desenvolvimento.

Uma das causas da violência no Brasil contemporâneo está justamente vinculada à falta da prática desportiva e da educação musical. Portanto, quando homenageamos as personalidades das artes marciais, não estamos homenageando guerreiros que praticam esportes violentos. Estamos homenageando pessoas que dedicam suas vidas à educação das novas gerações, ao desenvolvimento de práticas desportivas sadias e, principalmente, à difusão da arte, da cultura e da filosofia dos povos dos países orientais, ensinamentos esse que foram disseminados no Brasil pelos imigrantes, que aqui assentaram raízes.

Parabéns a todos os homenageados! Parabéns a todos os atletas praticantes das artes marciais! Parabéns a todos os mestres!

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, em especial à D. Yeda, aos assessores dos gabinetes, ao casal Paulinho Lee Kikoli, ao nosso Cerimonial, na pessoa da Vitória, que fez a leitura dos currículos, e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Convida para a apresentação no Hall Monumental da Dança do Dragão, da Dança do Leão e do Taiko. Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 30 minutos.

 

 * * *