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27 DE OUTUBRO DE 2000

41ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO AVIADOR”

 

Presidência: MÁRCIO ARAÚJO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 27/10/2000 - Sessão 41ª S. Solene Publ. DOE:

Presidente: MÁRCIO ARAÚJO

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO AVIADOR"

001 - MÁRCIO ARAÚJO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo à solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o "Dia do Aviador". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - DÉCIO CORRÊA

Como Presidente da Associação de Pilotos Privados de Aeronaves (APPA), cumprimenta o Presidente Márcio Araújo e demais autoridades. Comemora os 94 anos do vôo do 14 Bis de Santos Dumont; os 80 anos do reide Rio-Buenos Aires de Edu Chaves; e os 73 anos da travessia do Atlântico Sul pelo Jahu, por João Ribeiro de Barros.

 

003 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Anuncia um número musical.

 

004 - CONTE LOPES

Cumprimenta as autoridades. Historia sua presença na Aeronáutica, onde, comenta, aprendeu disciplina e hierarquia.

 

005 - HEITOR PAGOTTO

Na qualidade de Presidente do Aeroclube de São Paulo, cumprimenta o Presidente Márcio Araújo e demais presentes. Saúda o "Dia do Aviador", desenvolvendo o tema: "Que profissão é esta?"

 

006 - ANTONIO CARLOS CHAGAS

Superintendente da Infraero, e representando o Dr. Fernando Perrone, Presidente da Infraero e o Sr. Tércio Ivan de Barros, Superintendente do Centro de Negócios Aéreo-Portuários de São Paulo, cumprimenta o Presidente Márcio Araújo e as demais autoridades. Fala de sua satisfação em participar das homenagens ao "Dia do Aviador". Reflete sobre o sentido da "Semana da Asa" e analisa o lado humano da profissão.

 

007 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Anuncia um número musical.

 

008 - OTACÍLIO SOARES

Na condição de Comandante do Grupamento de Rádio Patrulha Aéreo da Polícia Militar, cumprimenta as autoridades e o Presidente Márcio Araújo. Faz um breve apanhado da história da aviação.

 

009 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Anuncia um número musical.

 

010 - LUIZ FERNANDO BARBEDO

Como comandante do IV Comando Aéreo Regional, cumprimenta o Presidente Márcio Araújo e as demais autoridades. Agradece ao Presidente Márcio Araújo pela iniciativa da solicitação da sessão, em nome do Comandante da Aeronáutica, Ten. Brigadeiro do Ar, Carlos de Almeida Baptista que, impossibilitado de estar presente à solenidade, incumbiu-o de representá-lo.

 

011 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Homenageia o "Dia do Aviador". Anuncia um número musical. Solicita ao Bispo Atilio uma oração, abençoando as asas brasileiras.

 

012 - BISPO ATÍLIO FRANCISCO DA SILVA

Cumprimenta o Presidente Márcio Araújo e as demais autoridades. Profere a oração.

 

013 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

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- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

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O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - A Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro-do-Ar, Walter Werner Brauer; Exmo. Sr. Major-Brigadeiro-do-Ar, Luiz Fernando Barbedo, Comandante do IV Comar; Exmo. Sr. Coronel Ozires Silva, Presidente da Varig; Sr. Tenente-Brigadeiro João Alberto Correia Neves; Exmo. Sr. Roberto Siqueira, Vereador à Câmara Municipal de Guarulhos; Exmo. Sr. Pastor Edno Campagnucci; Bispo Atílio Francisco da Silva; Sr. Major-Brigadeiro Orestes Miranda, Conselheiro especial da Fundação Santos Dumont; Exmo.Sr. Major-Brigadeiro José Checchia, 1º vice-presidente da Fundação Santos Dumont; Sr. Paulo Santos Mattos, Presidente da Fundação Santos Dumont; Exmo Sr. Heitor Pagotto, presidente do Aeroclube de São Paulo; Sr. Cel. Ribeiro Junior, comandante da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira - FAB; Sr. Rui Thomaz de Aquino, diretor superintendente da TAM; Sr. Rui Alves Araújo; Sr. José Alberto César Bertolucci, da Eacon; Sr. Allan Zimmermann, representando o Comandante Albrecht Abul; Sr. Mário Leme Galvão, Assessor de Comunicação e Marketing, representando o Sr. Wagner Canhedo, Presidente da Vasp; Exmo Sr. Major- Brigadeiro Luiz Antônio Martins Leonil; Sr. Pastor Vanderlei Ricardo Jangrossi, vereador eleito pela bancada do PFL à Câmara Municipal de São Paulo; Sr. Ricardo Ferreira Ayres, da subdiretoria de Abastecimento; Sr. Décio Corrêa, Presidente da Associação de Pilotos Privados - APPA; Sr. Bene Rodrigues, Presidente da Federação Paulista de Aeromodelismo; Exmo. Sr. Major-Intendente Luís Augusto de Moura Magalhães, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo; Sr. Coronel-Aviador Elcio Picchi, comandante da Base Aérea de São Paulo; Sr. Major Alírio Luiz Humel, representando o Sr. Tenente-Coronel Marcos Tarcísio M. dos Santos, comandante da CAB- São Paulo; Exmo. Sr. Brigadeiro-do-Ar. Rir José Flávio Celestino, assessor da presidência da TAM; Exmo. Sr. Cel. Artur Oscar Lemos de Paula, representando o Subdiretor de Abastecimento, Sr. Brigadeiro João Evangelista Fontes; Capitão Sérgio Koch, representando o Cel. Paulo César Souza Lima, chefe do Serac 4; Sra Mara Silvia Gianesi Brites, da Associação Brasileira de Balonismo; Sr. Alberto Brites, da Associação Brasileira de Balonismo; Sr. Paulo Santos Mattos, Presidente executivo da Fundação Santos Dumont; Sr. Cel. Lauro Pereira Dias, representando o Exmo. Sr. General de Exército Arby Ilgo Rech, Comandante militar do Sudeste; Sr. Cel. PM Otacílio Soares, Comandante do Grupamento de Rádiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo; Sr. Cel. Antônio Carlos Chagas, Superintendente da Infraero de Congonhas; Exmo. Sr. Roberto Siqueira, Vereador da Câmara Municipal de Guarulhos; Sr. Cel. Semy Ramos, da Força Aérea Brasileira; Sr. Ludovico Pregeli Filho, representando o Vereador Paulo Frange; senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar o “ Dia do Aviador”.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro que será executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

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-              É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

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O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO- PL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar.

Com a palavra o Sr. Décio Corrêa, presidente da Associação de Pilotos Privados de Aeronaves - APPA.

 

O SR. DÉCIO CORRÊIA - Sr. Presidente, Exmo. Sr. Deputado Márcio Araújo, Digníssimo Presidente desta Mesa; Tenente Brigadeiro do ar Walter Werner Brauer, ex-Ministro de Estado da Aeronáutica; Dr. Oziris Silva, ex- Ministro da Infra-Estrutura; Tenente Brigadeiro João Alberto Correia Neves; Major Brigadeiro Luiz Fernando Barbedo, Comandante do IV Comar; senhores oficiais, demais autoridades civis e militares, companheiros aviadores, meus senhores e minhas senhoras, no dia 23 de outubro próximo passado comemoramos 94 anos do histórico vôo do 14 bis de nosso patrono Santos Dumont.

No dia 29 de dezembro próximo estaremos comemorando os 80 anos do espetacular reide Rio ‑ Buenos Aires de Edu Chaves e no dia 28 de abril próximo passado comemoramos 73 anos da travessia do Atlântico Sul pelo Jahú de João Ribeiro de Barros.

Sobre Santos Dumont ‑ 23 de outubro de 1906:

sua glória não é somente do Brasil .... ela também é da França e do mundo inteiro, um grande homem, não importa qual seja seu país ou a sua raça, é um patrimônio universal, uma luz que cintila eternamente.

Alberto Santos Dumont pertence à família dos grandes inspirados, dos que já alcançaram. na história do pensamento humano um lugar só comparável ao dos maiores.

J. O Orlandi salientou as principais características da personalidade do gênio que deu asas ao homem - Santos Dumont tinha ponderação, prudência e coragem, clarividência,          observação e discernimento, extraordinário poder de autodidatismo, desenvoltura e encadeamento lógico de raciocínio.

- a notável jornalista americana Marion Lowdes admitiu publicamente em artigo publicado na revista Air Facts de 1942  - "facts cannot lie" - é impossível contestar que Santos Dumont é "the father of flight". Em 1906, Santos Dumont deu ao mundo a primeira demonstração de vôo em aparelho mais pesado que o ar. Os irmãos Wright não voaram publicamente antes de 1908 - "facts cannot lie".

Sobre Edu Chaves ‑ 29 de dezembro de 1920:

- a ligação aérea Rio de Janeiro ‑ Buenos Aires era, na época de pós-guerra, a maior fascinação e aspiração de muitos aviadores sul‑americanos e estrangeiros. Quando Edu-Chaves propôs‑se a realizá‑la, muitos já haviam tentado em vôo e fracassado em virtude das grandes dificuldades que este reide apresentava. Por esta razão, a glória estaria assegurada àquele que conseguisse transpor os 2.250 quilômetros que separavam as duas capitais.

- finalmente, no dia 29 de dezembro de 1920, num pulo histórico sobre o Rio da Prata, Edu chaves chegava a Buenos Aires, completando o reide e sagrando‑se vencedor da primeira ligação aérea Rio - Buenos Aires.

- o que sucedeu depois  quando foi divulgada a notícia da chegada de Edu Chaves a Buenos Aires está ainda na memória de todos. Foi um dia e noite de festa nacional. Edu Chaves saltaria dali para os anais da história aeronáutica brasileira como um de nossos maiores aviadores.

Sobre João Ribeiro de Barros ‑ 28 de abril de 1927:

- João Ribeiro de Barros é seguramente o aviador brasileiro que realizou o nosso maior feito aeronáutico depois de Santos Dumont.

- apesar da sabotagem (sabão caseiro, terra e água no   combustível, além de um pedaço de bronze no motor) o Jahú, depois de um pouso forçado em Dênia, no golfo de Valência, outro em Alicante, outro em Gibraltar, outro ainda em Ilha de la Luz, nas Ilhas Canárias, finalmente atinge Porto Praia no arquipélago de Cabo Verde. Haviam percorrido 4.255 quilômetros de suplícios.

‑ a tudo o Jahú resiste. Para sucumbir à mais sórdida iniquidade é abandonado pelo co‑piloto Cunha numa pusilânime trama com o jornal “A Pátria”, do Rio de Janeiro.

abatido por mais este golpe e vítima de quatro acessos de malária, Ribeiro de Barros está prestes a admitir a derrota em Porto Praia.

apenas o telegrama de sua mãe consegue soerguer sua moral.

  "Aviador Barros, aplaudimos tua atitude. Não desmontes aparelho. Providenciaremos continuação do reide, custe o que custar.         Paralisação reide será fracasso. Asas avião representam bandeira brasileira. Dize se queres piloto auxiliar. Abraços Braga e Cinquini .  Bênçãos de tua mãe ‑ Margarida Barros.

Relato do observador Newton Braga ao jornal “O Globo”:

fazendo meia volta, rumo para oeste, o comandante ataca os motores vigorosamente e o Jahú passa rente ao Três Marias em fragorosa arrancada em menos de dois minutos, espadanando as vagas, galharda e triunfalmente vem o redan, depois decola, tocando ainda três vezes as cristas das vagas para não mais volver a roçá‑las.

completamente redimido, a pleno regime dos motores, com 24 bocas de fogo a vomitar sinistramente na escuridão da noite, sob o estrondo dos 1.100 cavalos, suspensos a dois metros acima dos tripulantes, lá se vai o Jahú, resoluto, com as quilhas voltadas para o Cruzeiro do Sul.

nessa manhã histórica de 28 de abril de 1927, a estação telegráfica de Porto Praia acordou o mundo com a notícia de que o jahú, desde as quatro e meia da madrugada, voava em direção ao Brasil.

  ‑ entre o céu e o mar estendidos à frente voa o grande pássaro vermelho durante 12 horas ininterruptas no rumo 223° graus magnéticos, quando o sol já se punha no ocidente. A aeronave ferida na hélice traseira, mas com o coração de seus motores a pulsar firmemente, pousa vitoriosa em águas brasileiras próximas à enseada norte de Fernando de Noronha.

nessa noite, um placar lacônico e reticente afixado na fachada do matutino a pátria, anuncia: o jahú caiu na água. Esta notícia mentirosa exaspera o povo carioca, que empastela e destrói o jornal.

Meus amigos, esta é uma pequena grande parte de nossa história aeronáutica. Não citei a epopéia do correio aéreo nacional, deixei de citar os heróis do 1° grupo de aviação de caça na Itália. Deixei de citar mais de 100 anos de feitos aeronáuticos que principiam com o Padre Bartolomeu de Gusmão e Augusto Severo.

E para que citá‑los ?

E para que citá‑los, se para comemorarmos 500 anos de nossa  história tratamos como lixo a memória da maior contribuição que este país já deu ao mundo - a invenção do           avião.

  Para que citá‑los ?

Para que citá‑los, se a figura do pai da aviação de nosso patrono não passa de um janota para os nossos moços, pobres moços, que não conhecem a história e a estatura moral e patriótica daquele moço.

Para que citá‑los ?

Para que citá‑los, se Edu Chaves, um de nossos maiores aviadores,      que deu honras e glórias a este país, não passa de um lacônico nome de praça, mais um ilustre desconhecido, com o seu acervo histórico igualmente tratado como lixo.

Para que citá‑los ?

Para que citá‑los, se o autor do maior feito aeronáutico de nossa história, o homem que fez a travessia do Atlântico Sul dois meses antes de Lindberg.

Este homem teve seus objetos pessoais, seus troféus, placas de ouro, platina, brilhantes, prata atirados à incúria, ao    desrespeito ao homem, ao herói, à naçãoe à posteridade.

Nem ao jahú tivemos a dignidade de protegê‑lo dos cupins.

Ainda é tempo. Cabe a nós restituir a dignidade daqueles que fizeram a nossa história.  Talvez esta seja nossa última chance.

Nosso principal patrimônio histórico continua depositado no centro municipal de campismo, em Cotia, num último grito de agonia.

Caso não tenhamos dignidade e respeito para arregaçarmos as mangas e salvá‑lo,        a história nos cobrará o preço da covardia e da omissão.

Em 2003 os americanos, num abjeto golpe de marketing, pretendem induzir o mundo a comemorar os 100 anos do vôo dos irmãos Wright como o primeiro vôo do mais pesado que o ar. Caso este país e a nossa comunidade cruzem os braços, será a última pá de cal e o derradeiro  tapa na cara.

Que deus nos ilumine.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Queremos registrar a presença do Comandante Moacir da Silva, Presidente da Associação de Pilotos de Helicóptero do Estado de São Paulo; do Sr. Josenildo Cardoso, Chefe de Gabinete, representando a Exma. Sra. Norma Lúcia Ribeiro de Souza, Vereadora da Câmara Municipal de Itapevi.

Continuando nossa programação, teremos agora a apresentação do Coral da Infraero, com a participação especial da Orquestra Juventude de Guarulhos e do Coral Som Jobim, sob a regência do Maestro Márcio Mazza.

 

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-                   São apresentados os números musicais.

 

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O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Senhoras e Senhores, neste momento quero apresentar um agradecimento especial à Infraero, que possibilitou a participação do seu coral, bem como a Orquestra Sinfônica Juventude de Guarulhos e Coral Som Jobin, regidos pelo Maestro MÁRCIO Mazza que abrilhantam esta noite com sua participação. (Palmas.)

Tem a palavra o nobre Deputado Conte Lopes.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Sr. Presidente Márcio Araújo, meus cumprimentos por esta homenagem à Aeronáutica e aos aviadores. Temos uma história, em 1964 comecei minha carreira como recruta S-2 da Aeronáutica na PA da Marginal. Cheguei a S-1, passei a cabo e fui parar na Polícia Militar, onde comecei como soldado, cabo, fiz a Academia do Barro Branco. Saí da Academia Barro Branco e fui trabalhar nas Rotas. Fui o único policial no Brasil, acredito eu, que conseguiu duas promoções por bravura, de primeiro tenente a capitão em que encerrei a minha carreira, quando o ex-governador Montoro iniciou uma inversão de valores, na qual existiam disciplina, hierarquia, o povo e a polícia mandava em São Paulo. Por essa inversão de valores, fui encostado e fui trabalhar no Hospital Militar, porque eu combatia eficazmente o crime e o governador eleito na época, em 82, colocou-nos no Hospital Militar. De lá para cá, houve uma grande inversão, até com os senhores que estão aqui, pilotos, aviadores, militares da Polícia Militar, da Aeronáutica. Houve inversão de valores com salário baixo, falta, às vezes, até de alimentação, como na semana passada, em que tive a oportunidade de falar da tribuna, que faltava alimentação no serviço de subsistência da polícia militar. O soldo é uma vergonha, falta material, falta armamento, e parece até que é uma intenção de certas pessoas, que sempre estiveram de um lado da vida política, contra outras, que sempre seguiram mantendo uma ordem, uma disciplina. Sei que os senhores da Aeronáutica, seja lá quem for o Presidente da República,  são da Aeronáutica, como o Exército é Exército, e a Marinha é a Marinha. Como a Polícia Militar é a Polícia Militar.

Eles às vezes querem ter uma polícia militar, do Covas, do Quércia, do Fleury, do Maluf, mas não, Polícia Militar teria que ser aquela que está sempre mantendo a ordem, como V. Sas., que aqui estão, os comandantes da Aeronáutica presentes, sempre tiveram, de manter o território nacional, defender o Brasil, se necessário for, com o sacrifício da própria vida.

Por questões políticas, viemos parar nesta Casa, porque não me sujeitei a trabalhar dentro de um hospital. E aqui, estamos há praticamente 16 anos, fui o segundo deputado mais votado em São Paulo, com 148.388 votos, como foi também o nobre deputado Márcio Araújo, muito bem votado e que representa muito bem o povo de São Paulo aqui.

Estou dizendo que viemos, iniciamos a nossa vida aprendendo a disciplina, aprendendo a hierarquia, lá na Aeronáutica, com o sargento Riael e outros. Encontrando o Riael numa festa da Aeronáutica, eu lembrei que ganhei naquela época, não sei se era 50 centavos, 50 reais, que jovem, à paisana, ele desafiando todo mundo, como sargento da Aeronáutica, ele dava 50 cruzeiros, reais, não sei, para quem cantasse o Hino Nacional. E eu levantei e cantei o Hino Nacional. E ele disse que foi a única vez em que ele pagou.

Para mim, nobre deputado Márcio Araújo, que preside a solenidade, é uma satisfação ter a oportunidade de falar para amigos. É uma parte da nossa história, e estamos aqui representando a Polícia Militar, as Forças Armadas, a lei e a ordem, porque, mesmo quando deputado, quando precisamos agir, agimos, até para salvar um bebezinho, em Mogi das Cruzes, que saí daqui, como deputado, e fui lá, dois seqüestradores que eram estudantes de engenharia do ITA, a melhor escola de engenharia do Brasil, pegou um bebezinho de 65 dias da família Eroles, para uma tentativa de seqüestro. Esfaquearam a criança no tórax e na barriga, mas com a minha ação, consegui salvar a criança e os dois morreram, e eu salvei a criança, era deputado.

Espero que algum dia, nobre deputado Márcio Araújo, possamos realmente reverter esse quadro. Que possamos ter ordem nesse País. Não uma ordem onde só os bandidos mandam, superarmados, invadindo delegacias, matando policiais militares e civis, como se mandassem em São Paulo e no Brasil, tomando conta de cadeias, voando por esse Brasil afora, já que estamos na Aeronáutica, pousando em qualquer lugar com vários quilos de cocaína, ganhando dinheiro com a saúde da criança e da juventude brasileira.

Agradeço a oportunidade e dizer que a minha vida, sendo boa ou sendo má, goste ou não goste, iniciamos na Aeronáutica, na PA da Marginal. Muito obrigado. Boa sorte.(Palmas.)

 

 O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Agradecemos a presença do deputado Conte Lopes, excelente companheiro da Assembléia Legislativa, combativo, e homem que está sempre à frente das nossas mais dignas proposições.

Registro a presença do Sr. Frederico Dávila, diretor do Aeroclube de São Paulo.

Tem a palavra o senhor Heitor Pagotto, presidente do Aeroclube de São Paulo.

 

O SR. HEITOR PAGOTTO - Sr. Presidente,  Deputados, minhas senhoras e meus senhores

Que profissão é esta?

‑ A lembrança que esta casa nos faz por iniciativa do amigo Deputado Márcio Araújo muito nos honra. ‑ Amigo e companheiro dos ares. ‑ Sua história aeronáutica quer Militar quer Civil sempre foi um exemplo. ‑ Falar sobre sua vida é fácil e prazeroso ‑ Falar da sua conduta como Militar é boa redundância. ‑ Poderia lembrá‑lo como instrutor de vôo da Academia ‑Poderia lembrá‑lo como um dos pioneiros no Comando Aerotático do Exército. ‑ Ou ainda, piloto de helicóptero de plataforma. ‑ Suas inúmeras ações sociais merecem destaque ‑Transformou em lei o dia do Aviador, 23 de Outubro ‑ Promove a integração das asas ( Civil e Militar), lembrando freqüentemente da importância da aviação Militar como guardiã das nossas fronteiras ‑ E principalmente, reconhecendo a Aviação Geral com o respeito que lhe cabe. ‑ Aviador, que Profissão é esta: ‑ Que nos permite brindar o nascer do sol, em distintos continentes. ‑ Que profissão é esta que defende a natureza integrando‑se nela. Que profissão é esta que nos aproxima do equilíbrio e da racionalidade, transformando nosso mundo num pequeno e aconchegante lugar ‑ Quantas imagens trago comigo: boas, ruins, coloridas ou não, verdadeiras ou não. Povos em conflitos e povos aflitos, culturas milenares e juvenis, terras áridas e oásis verdejantes... ‑ São tantas imagens porém, muito intensas. ‑ Que profissão é esta que pode canalizar a energia dos nossos filhos, mostrando a eles a um mundo de responsabilidades que lhes concede tantos direitos... ‑ Srs., dediquei a maior parte da minha vida à minha carreira. Tenho orgulho disto. ‑ Se esqueci de fazer algo não foi por falta de lembrança. ‑ Se pude conhecer tantos lugares e tantas pessoas devo a esta mágica profissão ‑ Se pudesse recomendar e se fosse possível, gostaria que o mundo fosse de aviadores. ‑ E se me perguntam que profissão é esta... eu digo com orgulho

É a profissão que herdei do meu Pai com o consentimento dos deuses.

Parabéns a todos pela presença e pelo dia. O Aeroclube de São Paulo é sempre uma porta aberta a todos.

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Esta Presidência agradece as palavras elogiosas do Presidente Heitor Pagotto. Tem a palavra o Coronel Antonio Carlos Chagas, Superintendente da Infraero, Congonhas.

 

O SR. ANTÔNIO CARLOS CHAGAS - Exmo. Sr. Presidente, Deputado Márcio Araújo, Exmo. Sr. Tenente-Brigadeiro Walter Werner Brauer, Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro João Alberto Correa Neves, Exmo. Sr. Major Brigadeiro-do-Ar, Luiz Fernando Barbedo, Exmo. Sr. Coronel Osires Silva, minhas senhoras e meus senhores, estamos nesse momento representando o Dr. Fernando Perrone, Presidente da Infraero e o Sr. Tércio Ivan de Barros, Superintendente do Centro de Negócios Aéreo-Portuários de São Paulo, todos os anos, essa época sempre nos traz uma grata satisfação, em particular para aqueles que vivenciam, diariamente, a aviação.

Ninguém poderia imaginar que a partir das aventuras e do espírito empreendedor de um brasileiro na França, teríamos hoje um meio de transporte tão imprescindível, como é o avião.

O sonho de voar é algo que fascina o homem desde os primórdios e faz brilhar os olhos de crianças e adultos. Isso faz parte do dia‑a‑dia de todos aqueles se dedicam à aviação, que não medem esforços para que tenhamos segurança, tranqüilidade e conforto.

A semana da asa é mais do que uma comemoração, é um convite à reflexão, é uma oportunidade de trazer à tona todo conceito de responsabilidade que cada profissional tem para com a aviação. Nos sentimos muito satisfeitos em poder colaborar e, por essa razão, temos acolhido todos os anos o gentil convite do deputado Márcio Araújo e assim poder participar desta importante solenidade.

A Infraero, de modo geral, se sensibiliza e se confraterniza não só com os aeronautas, mas com toda a comunidade aeroportuária, que trabalha e subsiste, graças à existência da aviação. A aviação que defende e transporta representa a alegria da chegada, a esperança da partida, a promessa de desenvolvimento, ou simplesmente a representação de um dos mais sublimes momentos do homem.

Nas exposições e palestras realizadas na Semana da Asa temos o objetivo maior de trazer ao conhecimento público algo que é para muitos misterioso, enigmático. É poder externar o lado humano de cada pouso, é demonstrar o sentimento de cada decolagem, é fazer notar todas as emoções daqueles que se dedicam a essa nobre arte.

Temos conosco a certeza de que a possibilidade de voar não nos foi dada por mero acaso, e se nos foi permitido estar nas alturas é, quem sabe, para estarmos mais perto de Deus.

 

 O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Ouviremos agora a execução da Canção da Aviação Embarcada, pela Banda da Policia Militar do Estado de São Paulo.

                                                

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É executado o número musical.

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O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Esta Presidência agradece mais uma vez a colaboração da Banda da Polícia Militar.

Tem a palavra o Tenente-Coronel PM Otacílio Soares, Comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar.

 

O SR. OTACÍLIO SOARES - Exmo. Sr. Tenente-Brigadeiro-do-Ar Walter Werner Brauer, Ex-Ministro da Aeronáutica; Exmo. Sr. Deputado Márcio Araújo, digno Presidente desta sessão solene, a quem agradecemos pelo convite; Exmo. Sr. Tenente-Brigadeiro Correia Neves, Exmo. Sr. Major-Brigadeiro Barbedo, digno Comandante do IV Comar; dignos presidentes, diretores e representantes de empresas e associações aqui presentes, autoridades nominadas pelo nobre Presidente desta sessão, Exmo. Sr. Deputado Conte Lopes, companheiros de farda e de aviação, senhoras e senhores.

O mistério que envolve saber o futuro faz parte da curiosidade da humanidade desde o princípio da história. Para muitos, conhecer o futuro restringe‑se apenas aos fatos de sua vida cotidiana, de perspectiva e caráter pessoais. Para outros significa a oportunidade de planejar, criar, desenvolver e aperfeiçoar. A busca incessante de novos resultados, desenvolvimento tecnológico, a comunicação encurtando distâncias através de uma rede mundial, são fatos que levaram o homem a voar cada vez mais alto e que marcaram os últimos 94 anos, desde aquele memorável 23 de outubro de 1906, onde nosso brasileiro Alberto Santos Dumont, diante de um público de mais de mil pessoas, elevou o 14 Bis do solo e sobrevoou o campo de Bagatelle, em Paris, realizando o primeiro vôo oficialmente controlado, decolando não apenas algo mais pesado do que o ar, mas sim, preparando toda a humanidade no vôo para uma nova era, conduzindo‑a para o Século XXI muito antes do nascer do Sol do novo milênio.

A partir daquele dia o Mundo não seria mais o mesmo e as conquistas superaram‑se rapidamente.

A aviação teve grande impulso com a 1ª Guerra Mundial.

Poucas dezenas de aparelhos desarmados equipavam os Exércitos e Marinhas em 1914.

Nos quatro anos de guerra, 177.000 foram fabricados pelos países envolvidos no conflito. Muitos modelos desenvolvidos nesta fase da história.

No período entre guerras, a aviação comercial assume uma feição moderna e consolida a utilização do espaço aéreo. Em 1927, apenas 18.679 passageiros viajaram em aviões. Cinco anos depois, esse número subiu para 385 mil.

Durante a 2ª Guerra Mundial, a aviação passa a ter papel decisivo e o mais importante desenvolvimento tecnológico trazido pela guerra é o avião a jato, desenvolvido independentemente no Reino Unido e na Alemanha.

No pós‑guerra, o desenvolvimento dos motores a jato e de novas formas aerodinâmicas nos aviões continuam. A barreira do som é quebrada em 1947. A aviação comercial beneficia‑se do progresso da tecnologia aeronáutica. Em 1958, pela primeira vez, são transportadas mais pessoas por aviões do que por navios, alcançando na década de 90, o número de 1 bilhão de pessoas/ano transportadas por avião em todo o mundo. Os aviões militares sofisticam‑se com o desenvolvimento da eletrônica, de novos materiais compostos e ligas metálicas.

Da mesma forma, nota‑se o desenvolvimento da aviação de asas rotativas a partir de 1923, quando Juan de Ia Cierva, engenheiro e inventor espanhol, apresentou o autogiro, precursor do helicóptero.

No entanto, o helicóptero emergiu realmente do embrião quando Igor Sikorsky viu coroadas de êxito suas experiências que a partir de 1940 conseguiu preencher completamente os requisitos de um verdadeiro helicóptero. Nos aparelhos construídos por Sikorsky baseiam‑se quase todos os helicópteros conhecidos.

No Brasil, especificamente em São Paulo, a aviação de asas rotativas apresentou um crescimento acelerado nos últimos cinco anos e é a terceira cidade do mundo com o maior tráfego de helicópteros.

Nossa cidade, com seu ritmo alucinante que nunca pára, tem acompanhado o crescimento da frota dessas aeronaves e sua utilização em larga escala nas mais diversas funções: militares, imprensa, transporte de passageiros, defesa civil, policiais e aeromédicas. São serviços essenciais que fazem parte do cotidiano e com certeza ainda têm muito a se expandir, pois nossas necessidades estão além da frota existente. Faço tal afirmação, levando em conta dados estatísticos de minha Unidade, o Grupamento de Radiopatrulha  Aérea  "João Negrão", órgão de prestação de serviços para a comunidade através de uma frota de 12 helicópteros, atuando em ocorrências policiais, resgate aeromédico, buscas e salvamentos, controle e preservação do meio ambiente e que já realizou próximo de 58.000 em 31.500 horas de vôos.

Destaco aqui os mais 4.800 apoios aeromédicos, 2.800 vítimas de traumas socorridas para os hospitais, 730 salvamentos, só na última operação verão 169 banhistas, em situações de afogamento, foram resgatados das águas do mar no litoral paulista.

Muitas dessas pessoas não voltariam para o convívio de seus familiares, se não fossem os helicópteros e suas equipes. Isto é gratificante por um lado pois nos dá a sensação do dever cumprido, por outro há uma preocupação pois, hoje atendemos apenas 40% da demanda conhecida de São Paulo, muitas vidas ainda são perdidas.

Para atender à população de todo Estado são necessários pelo menos 40 helicópteros.

Gostaria de prestar nossa homenagem aos pilotos de todos os segmentos da aviação. Aos que defendem as fronteiras; aos que trabalham com a informação; aos que levam passageiros e aos que trazem a esperança, pois são o único apoio à população carente que se encontra em locais distantes ou de difícil acesso.

Para tal homenagem, tomo a liberdade de ler um trecho da "Mensagem ao Aviador Brasileiro" datada de 23 de outubro de 1986, escrita pelo Exmo. Sr. Ten. Brigadeiro-do-Ar Otávio Júlio Moreira Lima:

“Quando cruzares os céus, erguendo a pesada máquina acima das nuvens; quando singrares a noite escura sob o manto das estrelas; quando conduzires com tuas mãos seguras teu ginete metálico em meio às tempestades, lembrate, cavaleiro do espaço, que tua missão é a construção do futuro. Lembra‑te de que és mensageiro de esperança e de amor. Lembra‑te de que nas tuas asas conduzes também os destinos da Nação que te abriga. Lembra‑te que és o herdeiro da materialização de um sonho e que tua profissão incorpora algo de mágico. Algo que há pouco tempo atrás pertencia ao intangível e que hoje ascende às esferas inimagináveis.

Não voa apenas. Pensa, sente, e te virá a consciência da grandeza da tua profissão: versátil, incomum, brava e bela. Conhecendo teu País, de norte a sul e de leste a oeste, sentir‑te‑ás responsável por ele. Conduzindo e aproximando teus semelhantes, levando de um ponto a outro suas mensagens, sentir‑te‑ás arauto do futuro.

Armado, és força, defesa, segurança e promessa de paz. Sem armas, és união, fraternidade, esperança e progresso.

Recebe dos teus semelhantes a admiração e o respeito que só se devota aos grandes guerreiros e recebe da tua Pátria o reconhecimento pelos méritos da profissão de voar.

                                                                              S. P. 27 de outubro de 2000.”

 

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Ouviremos agora a apresentação, pelo Coral da Infraero e a Orquestra Jovem de Guarulhos, das músicas “Aquarela do Brasil”, de Ari Barroso, e “Felicidade”, de Lupicínio Rodrigues.

 

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É feita a apresentação.

 

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 O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Queremos registrar a presença do Sr. Pedro Manoel da Silva Neto, representando o Sr. João do Monte, presidente da Câmara Municipal de Itapevi; o Sr. Marcel Damasio, chefe de gabinete, representando o vereador de Guarulhos, obreiro Jackson; comissária Isa, da Vasp, representando a Sra. Graziela Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Tem a palavra o Exmo. Sr. Major, Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Barbedo, comandante do IV Comando Aéreo Regional.

 

 O SR. BRIGADEIRO DO AR LUIZ FERNANDO BARBEDO - Exmo Sr. Deputado Márcio Araújo, Presidente desta Mesa, representando hoje o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Tenente-Brigadeiro-do-Ar Walter Werner Brauer, ex- Ministro da Aeronáutica; Exmo. Engº Ozires Silva, ex- Ministro da Infra-estrutura; Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro João Alberto Correia Neves, ex- comandante do IV Comando Aéreo Regional, demais autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores, meus companheiros da Força Aérea,   por iniciativa do Exmo. Sr. Deputado Estadual Márcio Araújo, que por feliz coincidência, já envergou nosso uniforme, como Oficial Aviador que foi, é realizada a presente Sessão Solene. Faço um sincero agradecimento ao insigne Deputado e companheiro de Armas, e àqueles que o acompanharam na aprovação dessa propositura. Este agradecimento, já colocado no início de minhas palavras, faço-o em nome de todos os integrantes de nossa Aeronáutica e, em especial, em nome do seu Comandante, o Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro do Ar ‑r Carlos de Almeida Baptista, que, impossibilitado de estar aqui presente, incumbiu-me de transmiti-lo a todos os senhores.

Ao expressar esses agradecimentos da Aeronáutica brasileira por esta significativa e gentil homenagem da parte dos senhores membros desta Casa, peço vênia para reverenciar a memória de um brasileiro, cujo feito, além de modificar profundamente os destinos da humanidade, contribuiu para colocar o homem no limiar do espaço e da realização das mais recentes conquistas espaciais.

  Para todos nós, homens e mulheres da Aeronáutica, o verdadeiro significado da "Semana da Asa", nada mais é do que uma exortação à proeza de um modesto brasileiro, Alberto Santos Dumont, o qual, a despeito das controvérsias propositadamente criadas por desafetos da história universal, é para todos nós, unívoca e universalmente, o "Pai da Aviação".

Cabe, portanto, lembrar que, o ponto culminante da "Semana da Asa", o dia 23 de outubro, representa o marco histórico que nos remete à memória de que, naquela data, no ano de 1906, no Campo Bagatelle, em Paris, um jovem natural das Minas Gerais elevava-se do solo com um engenho mais pesado que o ar, realizando, assim, o primeiro vôo auto-impulsionado.

O reconhecimento da obra de Santos Dumont, expressa-se, na atualidade, através de justa homenagem que nós, os militares da Força Aérea Brasileira, postumamente lhe prestamos, com a outorga da mais alta patente, que é a de Marecha-do-Ar, e com o título de "'Patrono da Aeronáutica Brasileira”.

Cumpre destacar que, a Aeronáutica Brasileira, enquanto expressão do Poder Nacional, pelo Poder Aeroespacial, não foi, e nem poderia ser esquecida por V. Exas., como insignes membros, que são, de uma outra expressão do Poder Nacional - o Poder Político.

Por fim, agradeço a honrosa presença de todos os Senhores que contribuíram para o engalanamento desta noite.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Srs. Deputados, autoridades já nominadas, minhas senhoras e meus senhores, hoje completamos três anos da vigência da lei estadual de nossa autoria, que inclui no calendário cívico do Estado de São Paulo o "Dia do Aviador" a ser comemorado no dia 23 de outubro de cada ano.

Homenagem justa e merecida à uma plêiade de irmãos brasileiros que se dedicam a tão nobre tarefa.

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, reconhecendo a magnitude desta efeméride, resolveu abrir um espaço especial para a realização desta comemoração, fazendo parte das festividades da Semana da Asa.

Os brasileiros, sempre tiveram aqui no Estado de São Paulo um campo fértil para o desenvolvimento das atividades aéreas civis e militares.

Atualmente, e mais precisamente nestes tempos de consolidação da democracia, torna‑se mais do que necessária a integração das ASAS BRASILEIRAS em seus dois segmentos: civil e militar. Portanto, hoje é um dia de integração em que um segmento dá suporte ao outro porque não adianta, por exemplo, um setor militar eficiente sem a sua contrapartida civil que alavanca o progresso, respaldado pelo componente militar que lhe dá sustentação. Daí teremos a certeza do surgimento de um estado cada vez mais forte, bem estruturado quanto ao setor aéreo, exercendo suas atividades em benefício do povo paulista.

Além do mais, a aviação é um sonho, acalentado por todos nós, é um voltar à infância com responsabilidade. A aviação é um caminho livre, um caminho sem barreiras, que não paga pedágio.

É formada por homens e mulheres resolutos em que "Só O PERFEITO É ACEITÁVEL". A aviação não tem estradas vicinais, tortuosas, nem caminhos cheios de atalhos enganadores.

Por sua vez, o aviador é determinado, resoluto, perseverante e persistente, ele é jovial e altaneiro, em pé de igualdade com as alturas em que vive.

O trabalho da tripulação representa o esforço de uma equipe, de união, ingrediente necessário para singrar os ares com denodo e coragem. Jovens de meu país, de nosso Estado, despertem e venham formar fileiras conosco para a realização deste ideal.

O Poder Legislativo, também acordando para essa realidade que se esboça cuide com carinho de nossas ASAS, as ASAS Brasileiras, as ASAS de São Paulo.

 Ouviremos agora, de pé, a execução do Hino do Aviador pelo Coral da Infraero e Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

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- É executado o hino.

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Finalizando nossa programação, gostaria de convidar o Bispo Atílio para fazer uma oração abençoando as Asas Brasileiras por mais este ano que se aproxima.

 

O SR. BISPO ATÍLIO FRANCISCO DA SILVA - Nobre Deputado Márcio Araújo, autoridades civis e militares, senhoras e senhores, é um prazer muito grande ter o privilégio de poder fazer esta oração e também dizer do valor grandioso representado pelas Forças Armadas, em especial, no dia de hoje, a Aeronáutica, que verdadeiramente têm o compromisso e a responsabilidade de fazer das aeronaves e valorizar essa instituição, dando a ela representatividade e importância, valorizando cada vez mais a nação.

Gostaria de convidar todos os presentes a participarem, conosco, desta oração, especialmente todos os que compõem a Aeronáutica, os aviadores e aqueles que um dia, também dela participaram, com toda a galhardia e dedicação. Falemos com Deus, neste momento.

“Senhor, Deus todo poderoso, nada neste mundo poderia ser realizado, construído ou criado sem que o Senhor concedesse inspiração. Graças ao Senhor Nosso Deus, um dia essa inspiração foi concedida a um homem, que permitiu que, neste mundo imenso, através da aviação, pudessem ser encurtadas as distâncias.

Meu Deus, peço que o Senhor venha abençoar, de uma forma toda especial, do menor ao maior, a fim de que todos os que representam essa força, todos os que representam a Aeronáutica Brasileira, verdadeiramente tenham, a cada dia, o compromisso, a responsabilidade que lhes é devida e, acima de tudo, a simplicidade e humildade para conduzirem, como sempre têm feito, em todos os tempos, essa instituição, que merece todo o respeito, os cumprimentos e, verdadeiramente, meu Deus, as pessoas responsáveis, compromissadas, as pessoas que, a cada dia, assumem a responsabilidade de conduzir as asas brasileiras ao caminho e ao lugar que a elas foi designado.

Meu Deus, abençoe todas as autoridades, todos os responsáveis, todos os aviadores e todas as pessoas que compõem as Forças Aeronáuticas do Brasil. Que a instituição continue crescendo, que continue desenvolvendo e ajudando no crescimento desta nação. Meu Deus, agradeço o privilégio de poder fazer esta oração e, mais uma vez, pedir que nunca desampares, Senhor, os aviadores. Nunca desampares, meu Deus, os pilotos. Nunca desampares, meu Deus, os tripulantes e acima de tudo guarda, protege a nossa Aviação. Cuida, meu Deus, para que a cada dia ela se aprimore e fique isenta de qualquer acidente, de qualquer perigo, Meu Deus.

 Eu Te peço de todo Coração, meu Deus.

 Agradeço e convido a todos, meu Pai, neste momento, também conosco a fazer este agradecimento.

 Obrigado, meu Deus, por nos conceder a Aeronáutica. Obrigado, meu Deus, por tantas vezes o Senhor nos guardar, nos proteger e colocar nas mãos de pessoas competentes que são os aviadores. Muito obrigado, meu Deus! Que eles sejam grandiosamente abençoados, iluminados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 Sim, meu Deus, que este dia seja um dia de orgulho, seja um dia de alegria no coração de toda a Nação Aeronáutica do nosso Brasil. Muito obrigado, meu Deus! Amém e graças a Deus.

 

O SR. PRESIDENTE MÁRCIO ARAÚJO - PL - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no café dos Deputados.

Está encerrada a sessão.

 

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-  Encerra-se a sessão às 21 horas e 57 minutos.

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