26 DE AGOSTO DE 2002

41ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "DIA DO NUTRICIONISTA"

 

Presidência: EDNA MACEDO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 26/08/2002 - Sessão 41ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDNA MACEDO

 

HOMENAGEM AO "DIA DO NUTRICIONISTA"

001 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, para comemorar o "Dia do Nutricionista". Convida a todos para, em pé, ouvirem a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar.

 

002 - ERNANE SILVEIRA ROSAS

Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, ressalta que este evento demonstra a união das três entidades que representam a categoria em nosso Estado.

 

003 - MARIA IDATI EIRÓ GONSALVES

Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região, discorre sobre o papel do nutricionista para a saúde da população.

 

004 - NINA DA COSTA CORRÊA

Presidente da Associação Paulista de Nutrição, faz retrospecto sobre a organização formal da categoria, que apresenta número crescente de novos profissionais.

 

005 - HUGO DANIEL ROTSCHILD

Mestre-de-cerimônias, conduz a cerimônia de entrega do "III Prêmio Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti".

 

006 - Presidente EDNA MACEDO

Anuncia execução de número musical.

 

007 - HUGO DANIEL ROTSCHILD

Conduz a entrega do "Prêmio Eliete Salomon Tudisco".

 

008 - Presidente EDNA MACEDO

Anuncia a execução de número musical. Recebe homenagem dos Nutricionistas. Pronuncia-se a respeito da criação do curso de Nutrição, definindo sua área de atuação e ressaltando o reconhecimento profissional dos nutricionistas. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência anuncia a presença de Maria Idati Eiró Gonsalves, Presidente do Conselho Regional dos Nutricionistas, Dra. Nina da Costa Corrêa, Presidente da Associação Paulista de Nutrição, Dr. Ernane Silveira Rosas, Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo e Dra. Vanderli Marchiori, nutricionista.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o Dia do Nutricionista. Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

Esta Presidência agradece ao 1º Sargento Leme, maestro da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Tem a palavra o Dr. Ernane Silveira Rosas, Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo.

 

O SR. ERNANE SILVEIRA ROSAS - Boa noite, senhoras e senhores, é com muita honra que o Sindicato dos Nutricionistas está presente nesta homenagem a todos nós nutricionistas. Gostaria de agradecer o convite que a Nina fez ao nosso sindicato para participar deste evento tão importante. Gostaria de agradecer a presença de todos e também das diretorias do Conselho Regional do nosso sindicato.

A minha mensagem para todos nós nutricionistas seria que este evento só aconteceu porque houve união das três entidades. Na minha opinião está sendo um evento belíssimo, um evento muito importante para marcar a nossa data. É o primeiro e acredito que vão ser muitos.

Gostaria também de reforçar a todos vocês que só com união, só com a nossa força, é que vamos conseguir ocupar o espaço que merecemos. Nós nutricionistas estamos, cada vez mais, galgando degraus, espaço e esse é um caminho irreversível, mas com certeza vai ser um caminho muito mais fácil de ser galgado, de ser conquistado, com a união de todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra A Dra. Maria Idati Eiró Gonsalves, Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região.

 

A SRA. MARIA IDATI EIRÓ GONSALVES - Boa noite a todos os nutricionistas aqui presentes, Senhores representantes do poder público, nossos amigos, este ano nós resolvemos celebrar o Dia do Nutricionista, dia 31 de agosto, de uma forma diferente. Eu digo isto, enfatizando, como já foi dito, o marco de união da nossa categoria e principalmente enfatizando a união dos cerca de 13.000, repito, 13.000 nutricionistas em nossa jurisdição!!!! Este é um número de profissionais bastante expressivo e tenho a certeza, capaz de mostrar à sociedade que hábitos alimentares corretos são o cerne para formarmos uma comunidade saudável.

Por isso eu digo, especialmente aos Senhores Deputados estaduais, nossos anfitriões: certamente vocês e nós do CRN, almejamos o mesmo, ou seja, uma sociedade livre da fome e da miséria, com seus problemas nutricionais controlados pelos serviços de saúde, como por exemplo corretas orientações e acompanhamentos de problemas como diabetes, hipercolesterolemia, obesidade, hipertensão, patologias renais e hepáticas e tantas outras patologias dieto-relacionadas.

Almejamos também, assim como os senhores Deputados, uma sociedade que ingira apenas alimentos seguros, tanto do ponto de vista toxicológico, quanto higiênico-sanitário, quanto nutricional. Para atingirmos todas estas ações, não tenham dúvida: a sociedade precisa do nutricionista para a garantia de seus direitos alimentares e nutricionais.

Mais uma vez eu gostaria de salientar que o CRN é uma autarquia, ou seja, uma instância de Poder Público que tem como objetivo principal orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício destes profissionais. Mas, acima de tudo, eu gostaria de salientar e deixar clara a função dos sistema CFN/CRN: "A missão do Conselho Federal de Nutricionistas é contribuir para a saúde da população, assegurando assistência nutricional e alimentar por profissionais habitados”.

Vejam, temos antes de tudo, uma função social ou, melhor dizendo, uma obrigação junto à sociedade. Poderíamos resumir esta obrigação como sendo a de contribuir de forma ética, para a melhoria das condições nutricionais e alimentares da população. É claro que não poderíamos fazer isso sem que o profissional esteja devidamente atualizado tecnicamente ( e daí o papel da Apan) ou sem salários ou condições de emprego condizentes com a dignidade ( e daí o papel do Sinesp).

Estamos assumindo tecnicamente pelo menos duas novas áreas de atuação: a atuação em restaurantes comerciais e a elaboração de dados de rotulagem. A Apan tem cumprido o seu papel para assegurar que os nutricionistas estejam aptos tecnicamente para estas duas frentes. Da mesma forma, o Sinesp tem-se empenhado, em acordos com empresas do setor de alimentação, para garantir a contratação de nutricionistas com merecidas condições salariais.

Nós, do CRN, temos obtido expressivos avanços e conquistas junto à sociedade e, tenho certeza de que as ações com as escolas de Nutrição, os acordos políticos com os diversos setores empresariais e públicos (Sesi, Vigilância Sanitária, MEC, indústrias de alimentos, entre outros), as representações nos grandes pólos da nossa jurisdição, os trabalhos com os Técnicos de Nutrição, os esclarecimentos por nossos fiscais a todos os que nos procuram, além de cumprirmos devidamente o nosso papel junto às ações de fiscalização e ética, tenho certeza de que estas ações podem ser claramente percebidas por todos.

A exemplo do que fazem os artistas, agradecendo seus familiares por suas conquistas, eu gostaria de agradecer, mais uma vez, toda a minha equipe de conselheiros e funcionários, que têm trabalhado incansavelmente em todas as nossas ações. Este é um momento de festa, de homenagens e, que a festa seja de fato para todos nós!

Teoricamente, nós celebramos o Dia do Nutricionista com um evento que homenageia um profissional destaque e que premia os melhores trabalhos em áreas específicas. As entregas dos prêmios "Eliete Salomon Tudisco" e "Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti" acontecerão aqui hoje e certamente serão momentos de grande emoção. Mas, diferentemente dos outros anos e, por sugestão dos festivos membros da Apan, teremos aqui , uma grande festa, onde todas as celebrações serão acompanhadas de um delicioso coquetel.

Por fim, gostaria de falar para os nossos representantes, senhores Deputados estaduais. Meus senhores e minhas senhoras: neste momento eleitoral, eu, Presidente do CRN-3 a Região é que venho solicitar-lhes: elejam os nutricionistas como os profissionais essenciais às suas vidas e à sociedade. Peço isso pela certeza que tenho de que a alimentação e a nutrição corretas são os pilares mais sólidos para uma sociedade saudável. Muito obrigada e parabéns a todos os nutricionistas!

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra a Dra. Nina da Costa Corrêa, Presidente da Associação Paulista de Nutrição.

 

A SRA. NINA DA COSTA CORRÊA - Excelentíssima Deputada Edna Macedo, Senhores Presidentes do Conselho Regional dos Nutricionistas, Dra. Idati Gonsalves Eiró e do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo - dr. Ernane Silveira Rosas, demais autoridades, colegas e amigos presentes - boa noite.

Como presidente da Associação Paulista de Nutrição - Apan, desejo primeiramente agradecer a colaboração de todos que, com sua presença, prestigiar esta sessão solene com a finalidade de comemorar o dia do nutricionista. Muitos perguntam por que a comemoração do dia do nutricionista acontece em 31 de agosto. A resposta é simples e está ligada à luta pela organização da categoria. Nessa data, no ano de 1949, fundou-se no rio de janeiro a primeira entidade da categoria, a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), impulsionando assim as demais entidades.

Atentos ao crescimento da profissão, os nutricionistas de São Paulo sentiram a necessidade de criar uma associação que, principalmente lutasse pela defesa da classe, zelasse pela ética profissional e promovesse o aprimoramento técnico-científico do nutricionista. Assim sendo, em 1954, foi fundada a associação das nutricionistas da USP (Anusp) na qual sua primeira presidente foi Maria Lucia Ferrari Cavalcanti. Em 1982 muda seu nome para associação paulista de nutrição (Apan).

Desde sua fundação, a Apan foi responsável por grandes conquistas: como a luta pelo reconhecimento do curso de Nutrição; a regulamentação da profissão; mas destacamos, seu trabalho e empenho para a criação dos conselhos e mais tarde dos sindicatos, assim a Apan é a precursora das entidades de classe de São Paulo e carinhosamente chamada de mãe das entidades. Podemos dizer então que somos uma família, e como exemplo de família temos que viver em harmonia sempre trabalhando em conjunto para o engrandecimento e fortalecimento da nossa categoria.

Podemos então perguntar: o que comemorar em 31 de agosto? Pois temos muito o que comemorar: o crescimento da categoria, os espaços que conquistamos nos últimos anos, os novos mercados desbravados, a conquista do respeito e admiração pelas equipes de trabalhos e principalmente ao longo dos anos o reconhecimento do nosso trabalho junto à população.

Porém se tantos avanços e desenvolvimentos ocorreram, também é pelo fato da existência das entidades de classe e sua interação com os profissionais e preocupação não só em representá-los como categoria, como também colaborar para seu aprimoramento que no caso da Apan, vem firmando seu papel como associação, buscando e proporcionando mecanismos para realizações de atividades sempre voltadas para a atualização dos profissionais mantendo assim seu compromisso técnico-científico

Entretanto ainda há muito o que fazer, tanto para as entidades como para os nutricionistas que devem ter consciência de sua responsabilidade social em relação a alimentação, muito pelo fato de que uma parcela significativa da população tem problemas de alimentação. Devem se posicionar sempre através do seu trabalho técnico, com responsabilidade, ética, de forma unida e coesa, buscando cada vez mais os mecanismos para ampliar o crescimento profissional.

A Apan tem como meta ser um veículo que auxilie na formação dos profissionais, porém para tomar isto possível contamos com a adesão e participação da categoria, sendo assim, juntos conquistaremos mais beneficies e aprimoramento para a nossa classe, construindo um futuro promissor e otimista do profissional na nossa área.

Aos amigos e colegas, é com muita honra e emoção que digo sou nutricionista e tenho orgulho da minha profissão.

Parabéns, nutricionistas - hoje é um dia de alegria e de festa. Obrigada

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Queremos anunciar e agradecer as presenças das ilustres personalidades que abrilhantam esta sessão solene: Dra. Vera Lúcia Barreto Belo, do Conselho Regional de Nutricionistas, Dra. Izilda Giórgia Rossi, vice-presidente do Sinesp, Dr. Evandro Freitas de Souza, Presidente da Aapsa, Associação dos Administradores de Pessoal, Dr. Antônio Guimarães, Diretor Superintendente da Aberc e Dra. Aline Pereira da Fonseca, da Associação Paulista de Nutrição. (Palmas.)

Passaremos, a partir deste instante, à cerimônia de premiação do III Prêmio Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti para as categorias de Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Nutrição Esportiva e Pesquisa em Ciência da Nutrição.

Primeira categoria: Nutrição Clínica. Para proceder a entrega desta premiação, solicitamos a Dra. Maria Idati Eiró Gonsalves. (Palmas.)

Segunda colocada, para receber este prêmio convidamos Alessandra Fontes Ferreira da Silva (Palmas.) que assina junto com a Dra. Denize Johnsson Campos. (Palmas.)

Primeira colocada, categoria Nutrição Clínica: Dra. Salete Brito. (Palmas.)

Categoria Saúde Coletiva. Para proceder a entrega dessa premiação convidamos a Dra. Nina da Costa Corrêa.

Segunda colocada: Dra. Milena Baptista Bueno (Palmas), que infelizmente não pôde comparecer a esta cerimônia.

Primeira colocada: Dra. Rita Maria Monteiro Goulart (Palmas.).

Categoria Nutrição Esportiva. Para a entrega solicitamos o Dr. Ernane Silveira Rosas.

Segunda colocada, infelizmente ausente a esta cerimônia, Dra. Mara Cléia Trevisan. (Palmas.)

Primeiro colocado: Dr. Reinaldo Abunasser Bassit. (Palmas.)

E para a entrega dos prêmios da categoria Pesquisa em Ciência da Nutrição solicitamos a Dra. Maria Idati Eiró Gonsalves para proceder a entrega.

Segunda colocada: Dra. Márcia Regina Donatoni Urbano. (Palmas.)

E para receber o prêmio de primeira colocação nesta categoria, convidamos a Dra. Maria Cassab Carreira. (Palmas.)

Assim, encerramos esta cerimônia de premiação devolvendo a palavra à nobre Deputada Edna Macedo.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Assistiremos agora à apresentação do Coral do Clube Paineiras do Morumby, sob a regência do Maestro Roberto Sussumo Anzai.

 

* * *

 

-  É entoado um número musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Vamos passar agora à leitura da biografia da profissional homenageada. Esta biografia foi elaborada pela Dra. Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti, e para proceder a este ato convidamos a Dra. Vanderli Marchiori.

 

A SRA. VANDERLI MARCHIORI - Senhores presentes, a homenageada desta noite formou-se Dietista na Escola Técnica "Carlos de Campos". Em 1951 graduou-se Nutricionista na Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo, hoje Faculdade de Saúde Pública. Fez vários cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, sempre na área de Alimentação e Nutrição, cabendo destaque ao Curso Internacional de Nutrição e Saúde Pública.

Como Nutricionista, reorganizou o Serviço de Nutrição e Dietética da Associação de Assistência à Criança Defeituosa - AACD, e atuou como Chefe desse Serviço durante três anos. Recentemente, desenvolveu, como Voluntária, atividades técnico-administrativas na mesma entidade.

Como Consultora, organizou o SND de diversos hospitais de São Paulo e de outros Estados da Federação. Atuou como Nutricionista-Chefe no Hospital Menino Jesus durante dezessete anos. Foi Consultora do Departamento de Assistência à Infância e Maternidade da Prefeitura Municipal de São Paulo, durante quatro anos.

Na qualidade de Nutricionista, fez parte da Equipe de Coordenação do Programa Materno-Infantil, do Departamento de Assistência à Infância e Maternidade, chefiado pelo Professor Dr. Cornélio Pedroso Rosenburg. Foi assessora em Nutrição do Secretario de Higiene e Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Como Chefe da Divisão de Assistência em Nutrição, do Departamento de Assistência Escolar da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo, durante oito anos (1967/1975), coube à homenageada a organização da referida Divisão, definindo os seus objetivos e estabelecendo o conceito de Merenda Escolar, com destaque para o seu caráter supletivo e jamais substitutivo -, como um veículo para melhorar as condições nutricionais e de saúde da população-alvo e para promover a Educação Alimentar por meio dos alimentos empregados no cardápio, os quais eram submetidos a vários testes, efetuados por Nutricionistas da Divisão.

E, para facilitar e garantir a execução dos cardápios planejados e selecionados, a homenageada comandou a equipe de Nutricionistas da Divisão na elaboração do Manual com Receituário e Orientações técnicas sobre Porcionamento e Preparo dos Alimentos. Destaque-se o seguinte: quando foi firmado o primeiro Convênio entre a Prefeitura de São Paulo e a Campanha Nacional de Alimentação Escolar (CNAE), o Dr. Walter Santos desta Entidade, por meio de telegrama, avaliou o Programa da Merenda Escolar da Prefeitura de São Paulo como "o melhor programa da América Latina”.

Aposentando-se na Prefeitura Municipal de São Paulo, passou a exercer atividades profissionais em empresa privada (Nutrimental S/A Indústria e Comércio de Alimentos), onde atuou durante quatorze anos (1975/1989). Nessa empresa foi Assessora em Nutrição da Diretoria e Gerente de Projetos Especiais, cujas atividades abrangiam: desenvolvimento de produtos e integração com o Departamento de Marketing, patrocínio de reuniões científicas (Congressos, Jornadas, Encontros) e divulgação de conhecimentos e informações na área de Alimentação e Nutrição por meio de um periódico bimestral.

Vale lembrar que a homenageada foi pioneira em proceder a Educação Alimentar pelo Rádio, de forma sistemática. apresentando dois programas: um, diário, na Rádio América, e outro, semanal, na Rádio Bandeirantes, divulgando conhecimentos de Alimentação e Nutrição e esclarecendo dúvidas dos ouvintes.

Ministrou no Estado de São Paulo e em outros Estados, aulas em Cursos de: Medicina, Nutrição, Administração Hospitalar, Enfermagem, Educação e Saúde e de Especialização, focalizando diversos temas da área de Nutrição. Participou como Membro Ativo de Congressos e Simpósios nacionais, apresentando trabalhos e atuando como relatora.

Foi Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Executiva dos Congressos Brasileiros Unificados de Saúde do Escolar, realizados na USP, São Paulo. Participou em várias entidades da categoria, tendo ajudado a fundar em 04 de fevereiro de 1954, a Associação das Nutricionistas da Universidade de São Paulo (Anusp), onde exerceu o cargo de Secretária na Diretoria. Na mesma Associação, nossa homenageada ocupou ainda os cargos de Vice-presidente e Diretora Social em diversos mandatos.

Em 03 de maio de 1974, a Anusp transformou-se em Apan (Associação Paulista de Nutricionistas) e ela assumiu como Diretora Social da Associação de 1978a 1981. No Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região, a homenageada participou em 2 Colegiados, sendo suplente no Colegiado 1986/1989 e fazendo parte da Diretoria no Colegiado 1989/1992, quando ocupou o cargo de Tesoureira.

Como títulos recebidos, podemos citar:

Medalha Cidadã Paulistana conferida pela Câmara Municipal de São Paulo.

Medalha Firmina Santana, concedida pela Associação Brasileira de Nutricionistas - Asbran.

Diploma de Reconhecimento por relevantes serviços prestados à classe de Nutricionistas, concedido pela diretora da Faculdade de Saúde Publica Da USP no cinqüentenário do Curso de Nutrição.

Um exemplo de relevante serviço prestado por essa profissional à toda categoria, está registrado no livro Histórico do Nutricionista no Brasil 1939/1989: "Nutricionistas da Prefeitura Municipal de São Paulo foram enquadradas entre os Profissionais de Nível Universitário por solicitação da Anusp e dedicação especial da nossa homenageada.

A homenageada desta noite tem vários estudos publicados, participou de Comissões e Grupos de Trabalho referentes a Programas de Alimentação e Nutrição, bem como, de Bancas Examinadoras para a admissão de Nutricionistas em cargos públicos, além de ter sido paraninfa de turmas de formandos da USP, Centro Universitário São Camilo e Universidade Mogi das Cruzes.

Este resumo do currículo demonstra bem a razão pela qual nossas Entidades de Classe indicaram a Dra. Zarife Nacle como o Destaque Profissional 2002- São Paulo, conferindo-lhe o Prêmio "Dra. Ellete Salomon Tudisco". Parabéns, Dra. Zarife Nacle!

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Convidamos a Dra. Zarife Nacle para que se dirija à Mesa deste plenário para receber o seu merecido prêmio das mãos de S.Exa., a Deputada Estadual Edna Macedo.

Neste momento receberá o Prêmio Eliete Salomon Tudisco, destaque profissional 2002 do Estado de São Paulo, a Dra. Zarife Nacle, das mãos da Exma. Sra. Deputada Edna Macedo. (Palmas.)

 

A SRA. ZARIFE NACLE - Desculpe, mas estou realmente muito nervosa. Agradeço ao CRN 3º, à Apan, ao Sinesp, entidades que representam a nossa categoria pela lembrança do meu nome para ser Destaque Profissional 2002, Prêmio Dra. Eliete Salomon Tudisco, querida e saudosa amiga. Senhoras e senhores, colegas, vocês podem ver que este momento ficará marcado eternamente na minha lembrança.

Agradeço a meus saudosos pais, aos meus familiares que tanto me incentivaram no desenvolvimento das minhas atividades estando comigo diariamente em todos os momentos e me estimulando em tudo o que eu procurava fazer profissionalmente.

Agradeço aos meus professores, que me ajudaram e me orientaram muito na minha formação. Mais uma vez muito obrigado. Agradeço a todos os profissionais que durante a minha vida profissional estiveram sempre presentes comigo e acreditaram no meu trabalho, o que me proporcionou um trabalho com exatidão, coragem e dentro dos princípios éticos.

Divido este prêmio com todos os nutricionistas com quem convivi profissionalmente, onde tivemos oportunidade de trocar experiências, nos atualizarmos mutuamente. Mais uma vez agradeço a todos e gostaria também, se me permitem, de fazer um agradecimento à minha família toda que aqui está presente. Fiquei muito emocionada, perdoem-me, mas gostaria de fazer um destaque especial para minha querida irmã Rachid, que me deu um apoio muito forte, segurança e permitindo que eu pudesse desenvolver as minhas atividades com muita tranqüilidade. Hoje é um dia de festa, vamos comemorar, amo todos vocês. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Ouviremos agora mais uma canção apresentada pelo Coral do Clube Paineiras do Morumby, sob a regência do Maestro Roberto Sussumo Anzai.

 

* * *

 

-  É entoado um número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência gostaria de anunciar entre nós a Dra. Nancy Miahara, do Conselho Federal de Nutrição.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Hoje, a Assembléia Legislativa sente-se imensamente honrada com as presenças ilustres de todas as Senhoras e Senhores. Essa solene magnífica só foi possível graças à iniciativa daquela que representa a alma feminina neste parlamento, pois neste momento, representando todos os nutricionistas do Estado de São Paulo, a Dra. Aline Pereira da Fonseca, vice-presidente da Apan, prestará homenagem à Deputada Estadual Edna Macedo. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Gostaria de pedir licença para que me permitissem, aproveitando esta festa tão bonita, antes de fazer o meu discurso, pedir à minha amiga Dra. Nina da Costa Corrêa, Presidente da Associação Paulista de Nutrição - uma mulher brilhante, defensora árdua da categoria, mulher batalhadora -, com muito carinho, que fizesse a entrega de uma placa a uma funcionária do nosso gabinete que merece também um carinho muito especial e um reconhecimento pelo serviços prestados na área social dentro do nosso gabinete, a D. Rosana Bechara. (Palmas.)

 

A SRA. NINA DA COSTA CORRÊA - A Deputada Edna Macedo e sua equipe parabeniza e agradece a Rosana Bechara de la Torre pelos excelentes serviços prestados ao gabinete. Que Deus a abençoe. São Paulo, 26 de agosto de 2002. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Senhoras e senhores, é uma satisfação e uma honra podermos dirigir-lhes a palavra por ocasião desta sessão solene que visa homenagear os nossos queridos nutricionistas, profissão nascida há 85 anos nos- Estados Unidos quando seus profissionais, a época, eram chamados de "dietistas" sendo o termo atual passado a ser usado entre 1920 e 1925.

No Brasil a introdução desta ciência e a profissionalização dos que a exercem deve-se principalmente aos esforços do insigne Professor Geraldo Horácio de Paula e Souza, que instituiu em 1939, na USP, em. São Paulo, o primeiro curso de nutricionistas do Brasil.

A importância do nutricionista é demonstrada de maneira cabal pela definição dada durante conferência internacional realizada em Caracas, Venezuela: “nutricionista é o profissional de nível universitário, qualificado por formação e experiência, para atuar nos serviços de saúde pública e atenção médica institucional, indispensável para a melhoria da nutrição humana e manutenção do mais alto grau de saúde

Não foi à toa que usaram a palavra indispensável, pois esta promove o reconhecimento de que, sem dúvida, a base de qualquer programa de nutrição e saúde, seja em nível hospitalar ou assistencial, assim como a dos programas de prevenção e promoção de saúde, repousa no nutricionista.

É salutar que lembremos que comer muito ou ter uma alimentação farta não é sinônimo de boa qualidade de vida, na maioria dos casos muito pelo contrário, o que importa é alimentar-se corretamente e de maneira balanceada, isto sim, um dos fatores preponderantes para a promoção ou recuperação da saúde e não é sem razão que os mais antigos já diziam que "nós somos o que comemos”.

Em nosso Brasil, atormentado por esta maldita crise que parece ser eterna, quando, mercê do descaso de nossas autoridades ditas competentes, o número de carentes aumenta a cada dia atingindo hoje cifras vergonhosas, o seu trabalho se torna ainda mais necessário e até indispensável, mormente o realizado junto aos mais necessitados a às vítimas da famigerada saúde pública e estamos convencidos de que no esforço de reconstrução sócio-econômica que, se Deus quiser, parece que se avizinha, vocês serão parte importantíssima e nós, a sociedade como um todo, contamos com seu trabalho.

Esta sessão solene é o reconhecimento formal de sua importância, como nutricionistas, que esta Casa, caixa de ressonância da vontade e dos anseios de nosso povo, faz questão de explicitar em nome de uma população agradecida, não é um favor que fazemos, mas sim um dever que cumprimos com muita satisfação. Que Deus os abençoe e ilumine nesta sua caminhada.

Muito obrigada.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 08 minutos.

 

* * *