1

 

29 DE AGOSTO DE 2005

041ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À Mongeral Seguros PELOS 170 anos de fundação

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

Secretário: Arnaldo Jardim

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 29/08/2005 - Sessão 41ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

HOMENAGEM À MONGERAL SEGUROS PELOS 170 ANOS DE FUNDAÇÃO

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Mongeral Seguros pelos 170 anos de fundação. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ARNALDO JARDIM

Deputado Estadual pelo PPS, elogia a atuação do Deputado José Carlos Stangarlini. Discorre sobre a solidez da empresa, com seus 170 anos de serviços à comunidade.

 

003 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Anuncia as autoridades presentes. Fala sobre a história e objetivos da Mongeral, destacando sua importância no trato da previdência complementar. Conduz a entrega de homenagem. Anuncia a execução de números musicais.

 

004 - NILTON MOLINA

Presidente da Mongeral, agradece a homenagem prestada à empresa. Comenta o entrelaçamento das histórias da Assembléia Legislativa e da Mongeral.

 

005 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Reafirma a honra que sente ao homenagear a Mongeral. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Arnaldo Jardim para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - Arnaldo Jardim - pPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Mongeral Seguros na data em que comemora os 170 anos de sua fundação.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 1º Tenente Elias Batista do Nascimento.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - José Carlos Stangarlini - PSDB - Esta Presidência agradece ao 1º Tenente Elias Batista do Nascimento e concede a palavra ao nobre Deputado Arnaldo Jardim, da Bancada do PPS.

 

O SR. Arnaldo Jardim - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Boa-noite às senhoras e aos senhores que nos prestigiam nesta Sessão Solene, vindo à sede do Poder Legislativo do Estado de São Paulo.

Meu caro Presidente Deputado José Carlos Stangarlini, ao cumprimentá-lo, quero manifestar o meu reconhecimento ao seu papel de ilustre parlamentar, amigo de todas as horas, pessoa de uma integridade absoluta, que honra o Poder Legislativo de São Paulo. Em cada uma das questões que tratamos na Assembléia, V. Exa. tem uma atitude diligente, participante, presente, sempre destacando o seu compromisso com o setor de seguros, proclamando a sua origem, securitário que é.

O Deputado José Carlos Stangarlini, representante de uma liderança política, tem também uma responsabilidade muito especial de, nesta Casa, representar o setor religioso, a Igreja Católica, o que faz com denodo e coerência. Em quaisquer das questões que aqui enfrentamos, no que diz respeito a seguros ou a afirmar regras de estabilidade para o desenvolvimento da atividade produtiva, ele se destaca. Orgulhem-se, pois, as senhoras e os senhores que têm vinculação com o setor, de ter aqui um representante à altura do nobre Deputado José Carlos Stangarlini.

Quero destacar a presença entre nós e saudá-lo, o Dr. Nilton Molina. O Molina, permitam-me chamá-lo assim, é o Presidente do Conselho de Administração da Mongeral Seguros e Previdência. Tenho com ele um relacionamento, para minha satisfação, há tempos. O Dr. Nilton Molina, que hoje é essa importante presença na Mongeral Seguros e Previdência, é uma pessoa a quem o nosso país muito deve. 

No momento em que era muito ousado falar em reforma da Previdência, uma ousadia necessária ao nosso país que, sabemos todos, ainda não resolveu de forma definitiva essa questão, mas deu passos importantes naquilo que é de uma dificuldade estrutural, pelo acúmulo de incorreções que tivemos ao longo dos tempos e pudesse transformar-se em algo estável, que trouxesse segurança àquelas pessoas que buscam usufruir futuramente da sua Previdência, e pudesse ser também a Previdência um poderoso instrumento de investimento a longo prazo, a baixo custo e em questões estruturais para o nosso país.

Saúdo portanto a sua condição, meu caro Nilton Molina, de ter a responsabilidade de hoje dirigir a Mongeral Seguros, mas saúdo-o na condição de brasileiro, a quem mais uma vez agradeço pela inestimável colaboração que deu à reflexão dessa questão tão importante, estrutural, ao desenvolvimento do nosso país.

Destaco também a alegria de termos aqui o Dr. Helder Molina, Presidente da Diretoria da Mongeral Seguros e Previdência; o Sr. Mário Petrelli, a quem tenho também a oportunidade de há tempos conhecer e respeitar pela sua capacidade de formulação, membro do Conselho da Mongeral e representante do Sr. João Elísio; o sr. Fernando Mota, do Conselho de Administração da Mongeral Seguros e Previdência; o Sr. Mauro César Batista, da Academia Nacional de Seguros e Previdências; o Sr. Luis Lópes Vázquez, da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro; o Sr. Presidente Ernesto José Pereira dos Reis, do Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada de São Paulo; o Sr. José Arnaldo Rossi, da Fenaseg; o Sr. João Leopoldo de Lima, diretor da Funenseg, Fundação da Escola Nacional dos Seguros; o Sr. Luiz Peregrino Vieira da Cunha, diretor de Seguros de Vida da Fenaseg, ramo de Vida da Federação Nacional de Empresas de Seguros Privados e Capitalização; o Sr. Salvador Cícero Velloso Pinto, Diretor Jurídico da Fenaseg; o sr. Presidente Osmar Bertacini, da Associação de Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros do Estado de São Paulo e o Sr. Renato Campos Martins, da Funenseg.

Um momento como este é o momento de o Estado de São Paulo, através de seu Poder Legislativo, por justa e oportuna iniciativa do nosso Deputado José Carlos Stangarlini, prestar uma homenagem aos senhores hoje e à Mongeral sempre. Mongeral, 170 anos, mesmo endereço. Isso é algo que é referência, todos nós sabemos, do ponto de vista de uma instituição. Talvez uma das empresas mais antigas do nosso país.

Isso por si só bastaria para merecer o respeito de todos nós. Cento e setenta anos de serviços prestados à nossa comunidade significam passar pelas situações de natureza política, de desafios do ponto de vista das novas fronteiras econômicas dos mais diversos. Poder manter esta coerência e esta integridade é algo que orgulha a todos nós. Feliz o País que possa ter instituições sólidas, ter empresas como nós temos o privilégio de ter a Mongeral entre nós.

Todos nós sabemos - permitam-me fazer um comentário, leigo que sou, mas a título de provocação - do momento especial que o ramo de seguros vive, o momento em que nós temos a presença de empresas internacionais globalizadas; momento em que os novos recursos da informatização, da eletrônica nos colocam novos desafios do ponto de vista da comunicação e da nova forma de procedimentos, das relações entre as empresas e os seus clientes, os seus segurados; momento em que questões de princípio ético a sociedade brasileira exige de cada uma das empresas do ponto de vista da sua vivência cotidiana; momento em que a questão da responsabilidade social se impõe como imperativo a todas as atividades econômicas.

Diante disso, bem sei que os senhores têm respondido ‘presente’, têm buscado alternativas, têm enfrentado o desafio de uma busca permanente de renovação e atualização, ao mesmo tempo em que têm o compromisso de manter a tradição e a história de que vocês são herdeiros da estabilidade e a coerência que determinou 170 anos bem sucedidos.

Encarnando tudo isso - cada um dos senhores -, temos a figura do Nilton Molina, uma expressão do que significa uma preservação da boa prática empresarial, dos bons princípios do relacionamento da empresa com seus clientes, e uma janela aberta permanentemente aos desafios da modernização, da integração e dos novos métodos de conduta que se exige de cada uma das empresas.

Por isso quero cumprimentar cada uma das senhoras e dos senhores, funcionários e dirigentes, que no cotidiano mantêm acesa essa chama. Quero cumprimentar também aos senhores diretores, aos representantes das instituições que estão aqui hoje, da Fenaseg e da Funenseg, prestigiando a Mongeral, uma das expressões mais importantes dos seguros do nosso país e de previdência.

Cumprimento, finalmente, o meu querido José Carlos Stangarlini pela sua iniciativa correta e importante. Parabéns à Mongeral.

Como diz o poeta Milton Nascimento: “Se muito vale o já feito, mais vale o que será.” Próximos 170 anos de realização e de consolidação cada vez maiores. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Obrigado amigo Deputado Arnaldo Jardim pelas palavras elogiosas dirigidas a mim, à Mongeral, na pessoa do Nilton Molina. Muito obrigado pela presença.

Tenho a honra de receber nesta Assembléia Legislativa as seguintes personalidades: Dr. Nilton Molina, Presidente do Conselho de Administração da Mongeral Seguros e Previdência; Helder Molina, Presidente da Diretoria da Mongeral Seguros e Previdência; Dr. Mário Petrelli, membro do Conselho da Mongeral, representando aqui a Fenaseg, Dr. João Elísio Ferraz de Campos; Sr. Fernando Mota, do Conselho de Administração da Mongeral Seguros e Previdência; Dr. Mauro César Batista, Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência; Sr. Luis Lópes Vázquez, da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro; Sr. Ernesto José Pereira dos Reis, Presidente do Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada de São Paulo; Sr. José Arnaldo Rossi, da Fenaseg; Sr. João Leopoldo de Lima, Diretor da Funenseg; Sr. Luiz Peregrino Vieira da Cunha, Diretor de Vida da Fenaseg; Dr. Salvador Cícero Velloso Pinto, Diretor Jurídico da Fenaseg; Sr. Osmar Bertacini, Presidente da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros do Estado de São Paulo e Diretor da Sociedade Brasileira de Ciência e de Seguros; e Sr. Renato Campos Martins, da Funenseg,

Sinto-me lisonjeado por ter a oportunidade de participar desta solenidade em homenagem especial aos cento e setenta anos de fundação da Mongeral Seguros e Previdência.

Contemporânea da Assembléia Legislativa de São Paulo, a qual foi instalada no mesmo ano de 1835, é a primeira previdência social do país e uma das empresas mais antigas em operação constante. A Mongeral tornou-se realidade em virtude de esforços de eminentes representantes do cenário político nacional da época, entre os quais o brigadeiro Francisco de Lima e Silva, os regentes Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho e o deputado João Bráulio Moniz.

Poucas organizações conseguem tal proeza, o que, apesar de representar motivo de orgulho, acarreta, obrigatoriamente, o aumento da carga de responsabilidade de seus dirigentes. Esta respeitável empresa, ao longo de seus 170 anos de existência, foi protagonista de atos de pioneirismo, entre os quais o pagamento do primeiro auxílio-reclusão, bem como sempre esteve preocupada com o bom atendimento prestado a seus clientes.

A Mongeral, como precursora da previdência social, tem por missão garantir um futuro seguro e tranqüilo para os profissionais do serviço público e de outras categorias, como também de seus familiares. Cumpre destacar que ela foi dirigida por relevantes vultos da vida nacional do século xix e início do século xx, tendo o privilégio de fazer parte da própria história política e social do Brasil. A empresa, criada no ano de 1835 como montepio de economia dos servidores do Estado, surgiu da necessidade do preenchimento da lacuna deixada pela previdência social pública.

Aliás, nos dias de hoje, em razão dessa carência originada pelos anunciados "rombos" da previdência, é nítida a estratégia governamental com o objetivo de abrir maior espaço para a evolução da previdência privada. A propósito, cumpre salientar que depois da última reforma previdenciária, as necessidades de complementação dos benefícios se tornaram ainda maiores, pois é uma realidade que as providências públicas são insuficientes para proteger e amparar os trabalhadores, tanto na velhice como nas enfermidades. É notório que grande parte dos brasileiros não se dá conta, por exemplo, de garantir o padrão de vida na aposentadoria, através de um planejamento familiar.

Diante desta realidade, não podemos deixar de valorizar a atuação da Mongeral, pois preocupada em minimizar os impactos da queda sobre a economia brasileira, é uma das poucas empresas seguradoras que mantém planos voltados para as pessoas da terceira idade.

Ao efetivar a sua missão, através do bem estar e da proteção financeira, proporcionada aos seus diversos participantes, a Mongeral, a exemplo de outras organizações similares, colabora, efetivamente, para a concretização do princípio constitucional e fundamental da dignidade da pessoa humana. É induvidoso que a Mongeral, para atingir o seu desiderato, vem se aprimorando a cada momento e oferecendo maior agilidade das operações de seguros de vida e planos de previdência flexíveis e inovadores.

Por força desta política de atuação, somado à tradição de apoiar as famílias em seus momentos decisivos, esta tradicional empresa tornou-se, atualmente, mais forte e competitiva, consolidando, assim, sua posição entre as líderes do seu seguimento de mercado. Certamente, a Mongeral, de forma responsável e competente, tem propiciado segurança e tranqüilidade de muitas pessoas, com planos de previdência e seguros de vida especialmente desenvolvidos para oferecer proteção em todos os momentos da vida de seus participantes.

Não podemos olvidar, outrossim, que a companhia reúne diversas unidades em todo o Brasil e, por conseguinte, gera centenas de empregos diretos e indiretos, contribuindo sobremaneira para amenizar a carência do nosso mercado de trabalho.

Desta forma, não poderia deixar de enaltecer tão importante organização, que há mais de um século e meio vem amparando e assistindo o serviço público e sua família. Por isso tenho o imenso prazer de entregar esta placa à Mongeral, nas mãos do seu presidente, senhor Nilton Molina, como reconhecimento de sua merecida importância na história do mercado de Seguros e Previdência Social

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Tem a palavra o Sr. Nilton Molina, Presidente da Mongeral.

 

O SR. NILTON MOLINA - Exmo. Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, Exmo. Sr. Deputado Arnaldo Jardim, acho que posso dizer uma coisa interessantíssima. Às vésperas da última eleição a deputado estadual eu tinha dois candidatos: Arnaldo Jardim e José Carlos Stangarlini. E me reservo o direito garantido pela Constituição para não confessar em quem votei. Mas é interessante a coincidência.

Deputado José Carlos Stangarlini, homem que admiro, homem do nosso mercado de seguros, que tem uma ligação importante com a igreja, eu li toda a relação dos seus projetos e verifiquei o tom social da maior parte deles. Parabéns e muito obrigado pela homenagem.

Meus companheiros de diretoria, autoridades, senhoras e senhores, particularmente nossos colaboradores, e mais particularmente ainda nossos corretores.

Deputado, há um laço que une esta Casa à Mongeral, que é muito importante, e está no nome de uma pessoa. Vamos recordar um pouquinho, rapidamente. Em 1831, se não me falha a memória, D. Pedro I abdicou, e Deputado Pedro II tinha apenas nove anos. Criou-se uma regência trina. O primeiro regente era Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho; o segundo era o brigadeiro Francisco Lima e Silva, pai do Duque de Caxias; o terceiro, o Deputado João Bráulio Muniz. Essas três pessoas, entre outras coisas, no ano de 1834, assinaram um ato que mudava substancialmente a Constituição do Império, criando as Assembléias Legislativas.

Essa mesma regência, liderada por Aureliano, em 10 de janeiro de 1835, assinou o ato de fundação da Mongeral. E apenas vinte dias depois assinou a criação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. E tem mais um fato importante que nos une. Aureliano foi governador da província de São Paulo em 1834. São Paulo vivia um momento de grandes conturbações pelo assassinato de Líbero Badaró, personagem que denomina a rua do atual endereço da Mongeral. Na verdade, no caso específico da Mongeral, estamos falando mais ainda do que história. Estamos falando de responsabilidade.

Sempre que posso digo aos meus companheiros de diretoria, aos meus parceiros, que nós, líderes da Mongeral, temos uma responsabilidade maior do que um líder normal de uma empresa. Temos de continuar levando a bandeira de uma empresa de 170 anos.

O Deputado Arnaldo Jardim disse que seríamos uma das mais antigas companhias do Brasil. Existem apenas três companhias que conseguimos pesquisar, já que não há registros. O registro mais antigo é das associações comerciais e a mais antiga tem 120 anos, que é a da Bahia - nós temos 170 anos. Conseguimos localizar apenas três empresas no Brasil na mesma idade da Mongeral e por acaso são três veículos de informação: “O Campista”, um jornal de Campos, no Estado do Rio de Janeiro; o “Jornal do Comércio”, do Rio de Janeiro, e o “Jornal do Comércio”, de Recife. Esses três veículos têm a mesma característica da Mongeral: fazem durante 170 anos a mesma coisa.

A história da Mongeral é interessantíssima, já que passou por todas as crises que o mundo viveu. E permanece forte, hígida e agora há o grande desafio de mantê-la forte, hígida e moderna, enfrentando grandes empresas nacionais e internacionais. Portanto, meus amigos corretores, diretores e colaboradores, o que passo para vocês é a alegria de ser Presidente do Conselho da Mongeral, mas mais do que isso: a responsabilidade de sê-lo. E a responsabilidade que passo a cada um de vocês para continuarmos carregando a bandeira da Mongeral por mais 170 anos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Felicito, mais uma vez, a Mongeral pela passagem do seu 170º aniversário, na certeza de que somente através de empresas deste quilate os servidores públicos e suas famílias poderão encontrar um meio seguro e eficaz de proteção e estabilidade. Não podemos olvidar que os benefícios concedidos a milhares de funcionários nos últimos anos pelas empresas idôneas deste segmento de mercado contribuíram efetivamente para minorar as deficiências da Previdência Social em nosso país.

Finalizando esta merecida homenagem, deixo os meus sinceros agradecimentos e um afetuoso abraço a todos os senhores presentes, corretores de seguros, securitários, seguradores, Deputados e a todos que aqui representam o mercado de seguros.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades presentes, aos funcionários da Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convido a todos para um coquetel no Hall Monumental e à exposição de painéis que retratam a história da Mongeral.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 56 minutos.

 

* * *