05 DE SETEMBRO DE 2008

041ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA AMAZÔNIA

 

Presidente: UEBE REZECK

 

RESUMO

001 - UEBE REZECK

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, por solicitação do Deputado Uebe Rezeck, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o  "Dia Mundial da Amazônia". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - Presidente UEBE REZECK

Agradece à Banda, na pessoa de seu maestro. Diz que esta Casa não poderia deixar de comemorar esta data tão importante e que "a Amazônia foi um presente que recebemos do Criador". Lembra que não podemos deixar de travar uma luta contra a destruição da Amazônia e que "preservar as florestas e os rios da Amazônia é preservar a nossa sobrevivência".

 

003 - DOM GAUDINO COCCHIARO

Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, cumprimenta as autoridades presentes. Saúda o planeta, lembrando que a sustentabilidade e a consciência ética constituem o grande voto de Minerva, e quem estiver fora dessa prática, está fora do planeta. Diz que devemos pensar globalmente e agir localmente, com a ecologia e o meio ambiente.

004 - JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA

Chanceler arauto de todas as ordens honoríficas do Sodalício, faz a leitura do Historial da Heráldica.

 

005 - Presidente UEBE REZECK

Agradece a todos. Encerra a sessão.

 

 

                                               * * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Uebe Rezeck.

 

                                               * * *

 

O SR PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a equiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

                                               * * *

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

                                               * * *

 

O SR PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - À nossa direita está o comendador Grão-Colar Dom Gaudino Cocchiaro, Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística; a nossa esquerda está o comendador Dr. Dom João Baptista de Oliveira, chanceler arauto de todas as ordens honoríficas do sodalício, e o comendador professor Dr. Carlos Eduardo Gabas, ministro-adjunto da Previdência Social.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia Mundial da Amazônia.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano.

                                              

                                               * * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

                                              

                                               * * *

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Esta Presidência agradece à banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

   Hoje é o “Dia Mundial da Amazônia" e esta Casa, por meio desta Sessão Solene, não poderia deixar de comemorar tão importante data.

A Amazônia foi um presente que recebemos do Criador; guarda em seu solo riquezas inestimáveis, além de ostentar uma enorme biodiversidade que tem atraído a cobiça de empresários de várias nações.

A Amazônia brasileira se estende por mais de três milhões e meio de quilômetros quadrados e agasalha mais de três mil e 500 espécies. Seus rios caudalosos banham uma imponente floresta que se estende pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Rica em minerais como o ouro encontrado no Pará, no Amazonas, em Roraima e no Amapá; ferro no Pará, no Amapá e no Amazonas; sal gema no Pará e no Amazonas; manganês no Amapá, no Pará e no Amazonas; bauxita no Pará, além de calcário, cassiterita, linhita, gipsita, cobre, estanho, chumbo, caulim, diamante, além de espécies vegetais e animais.

   A Amazônia também guarda um quinto das reservas de água doce do mundo e se constitui num ecossistema auto-sustentável.

   Várias hidrelétricas, como as de Tucuruí, no rio Tocantins, no Estado do Pará, e a de Balbina, no Estado do Amazonas, próxima de Manaus, foram construídas, além da criação de gado bovino concentrado na região de Marajó, nos arredores de Porto Velho, no Amapá e nos estados de Tocantins e Mato Grosso.

A Amazônia também é rica na pesca do pirarucu e outros peixes que servem para consumo local.

Mas, ao comemorarmos tão importante data, não podemos deixar de travar uma luta contra a destruição de nossa Amazônia.

A destruição de florestas tropicais, além de reduzir a biodiversidade do planeta, causa erosão dos solos, degrada áreas de bacias hidrográficas, libera gás carbônico para a atmosfera, causa desequilíbrio social e ambiental.

Portanto, preservar as florestas e rios da Amazônia é preservar nossa sobrevivência.

Neste momento esta Presidência concede a palavra ao Comendador Grão-Colar Dom Gaudino Cocchiaro, presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística.

 

  O SR. GAUDINO COCCHIARO - Sr. Deputado Uebe Rezeck, querido irmão de todas as horas, que deixou a campanha política para a prefeitura de Barretos, a qual já assumiu algumas vezes. O Deputado Uebe veio de lá até aqui para presidir esta Sessão Solene em homenagem à Amazônia e para prestigiar a Sociedade Brasileira de Heráldica, da qual é chanceler há muitos anos. Ele tem pontificado essa força - na Europa, inclusive -, sendo muito prestigiado por todos os prefeitos de lá, que são os presidentes de Câmara e autoridades governamentais. Muito obrigado, querido Deputado.

  Exmo. Sr. Gabas, Ministro de Estado da Previdência Social do Brasil, que também veio de Brasília para prestigiar essa sociedade; Sr. Deputado Porta, que representa a Itália no Continente Sul-Americano, particularmente no Brasil. Em nome dessas três personalidades, saúdo todas as pessoas presentes, particularmente os nossos irmãos da Sociedade Brasileira de Heráldica, membros do Grão-Mestrado do Sodalício.

            Queremos saudar o planeta; queremos saudar o fato de que a sustentabilidade e a consciência ética é o grande mote desse terceiro milênio, e quem estiver fora desse discurso e dessa prática está fora do planeta. Temos de tomar muito cuidado com o que acontece, de fazer a nossa parte, pensar globalmente e agir localmente nas questões relacionadas com a ecologia e o meio ambiente. O planeta está enfermo.

Agradeço a vinda do nosso Chanceler da Amazônia, Comendador Gilberto Sucesso, que está acompanhado de uma bela comitiva; do Dr. Cirus, da Secretaria da Fazenda daquele estado, representando aqui as autoridades, o próprio secretário e o governador. Agradeço também a presença de todos os meus irmãos que vieram de longe para, conosco, realizar essa solenidade que se inicia nesse momento. Por uma questão de logística, vamos nos dirigir para a parte de baixo onde se encontram as condecorações e os mantos pertinentes às agraciações que faremos hoje, inclusive com a elevação de grau de alguns irmãos.

Pedimos licença ao Deputado Uebe Rezeck, e concedemos a palavra novamente ao nosso chanceler de todas as horas, aquele que deixa muitas atividades também para vir prestigiar a Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, Exmo. Sr. Comendador João Baptista de Oliveira, nosso querido irmão.

Queremos agradecer àqueles irmãos de todas as horas: Ramazine, Hedó, nosso irmão, que sempre está presente, Dr. Valdir Florindo, particularmente, nosso irmão Turi, em suma, todos aqueles que estão aqui hoje conosco. Muito obrigado.

            Muito obrigado a Jô, minha esposa, e a equipe de trabalho.

            Com a palavra, nosso irmão, Comendador, João Baptista de Oliveira.

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Exmo. Sr. Deputado Uebe Rezeck; Exmo. Sr. Ministro Adjunto de Estado da Previdência Social do Brasil, Dr. Carlos Eduardo Gabas; Eminente Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica, Humanística, Cultural e Ecológica, Dom Gaudino Cocchiaro, em cujos nomes saudamos a todos que aqui se encontram, autoridades e personalidades.

Para que possamos prosseguir os trabalhos desta sessão especial de reconhecimento de méritos, de valores, convidamos a todos para que nos acompanhem, descendo a ala em que será procedida a homenagem.

Convidamos, então, para que nos acompanhem em nosso novo local de trabalho. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Vamos dar início às homenagens.

 

                                               * * *

 

- São feitas as homenagens.

 

                                               * * *

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece as autoridades, os funcionários da Casa e a todos aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

  Está encerrada a sessão. 

 

                                               * * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 19 minutos.

 

                                               * * *