14 DE AGOSTO DE 2009

041ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “SESQUICENTENÁRIO DO CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO”

 

 

Presidente: CONTE LOPES

 

 

RESUMO

001 - Presidente CONTE LOPES

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Conte Lopes, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Sesquicentenário do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Cumprimenta a postura do Deputado Conte Lopes, como defensor dos interesses e das causas da Polícia Militar. Diz da importância para a Polícia Militar, de chegar a ter um representante na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Manifesta o seu reconhecimento do importante papel que teve o Corpo Musical da Polícia Militar na história do Brasil e na história do povo paulista. Lembra que os membros do Corpo Musical, além de serem excepcionais músicos, são também excepcionais policiais militares na missão precípua de polícia.

 

003 - Presidente CONTE LOPES

Agradece as palavras do Deputado Olímpio Gomes e cumprimenta-o pela combatividade. Anuncia a apresentação da Camerata da Polícia Militar e do Coral, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Ismael Alves de Oliveira com as músicas: "Meu País", de Ivan Lins e Vítor Martins e "Caçador de Mim", de Luiz Carlos de Sá e Sérgio Negrão. Anuncia a leitura da síntese histórica do Corpo Musical, pela Tenente Glauce. Anuncia a apresentação de vídeo institucional do Corpo Musical. Saúda o Coronel PM Nevoral Alves Bucheroni, subprefeito de Pinheiros.

 

004 - RENATO MAXIMIANO DA SILVA

Capitão Músico PM, Comandante do Corpo Musical, cumprimenta as autoridades presentes e a todos os oficiais e praças e funcionários civis da Polícia Militar. Diz que o Corpo Musical trabalha há 152 anos, prestando serviço à Comunidade Paulista e que acompanhou a transição do Império para a República e a luta em defesa da Constituição. Informa que o Corpo Musical presta dois atendimentos por dia aos mais diversos clientes da sociedade paulista, sem esquecer a missão específica do policial militar, que é o policiamento extensivo e preventivo.

 

005 - Presidente CONTE LOPES

Anuncia a presença do 3º Sargento Reformado, PM Élcio Inocente, Presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência Física do Estado de São Paulo.

 

006 - RENATO MAXIMIANO DA SILVA

Comandante do Corpo Musical presta homenagem ao Presidente Conte Lopes e a diversas personalidades do Alto Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

007 - Presidente CONTE LOPES

Anuncia a apresentação da Camerata da Polícia Militar e do Coral, com as músicas: "Can't Help Falling in Love" e "Canto della Terra". Entrega homenagem ao Capitão Músico PM Renato Maximiano da Silva, Comandante do Corpo Musical.

 

008 - DANILO ANTÃO FERNANDES

Coronel, Subcomandante da Polícia Militar, manifesta a honra de estar presente a essa homenagem a uma corporação que acompanha a história da Polícia Militar. Diz com orgulho que a Polícia Militar está no sangue de sua família, desde 1880. Lembra que o Corpo Musical leva o nome de seu bisavô. Lembra que o Corpo Musical também faz policiamento e traz segurança à população.

 

009 - ÁLVARO BATISTA CAMILO

Coronel, Comandante da Polícia Militar, cumprimenta a todos os integrantes do Corpo Musical e o parabeniza pelo que tem feito pela Polícia Militar. Lembra que o Corpo Musical tem a jornada musical e a jornada do policiamento. Cumprimenta o Presidente Conte Lopes e lembra que é a segunda vez que um policial militar assume a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e que o primeiro foi Tobias de Aguiar. Deseja que Deus possa permitir que continuem por muito tempo a contar com a preciosa ajuda de todos os integrantes do Corpo Musical.

 

010 - Presidente CONTE LOPES

Convida a todos para ouvir a apresentação do Canto da Canção do Corpo Musical, de autoria do 1º Tenente Gildo Vendramini, sob a regência do 2º Tenente Músico PM David Serino da Cruz. Cumprimenta a todos e diz que teve a iniciativa de homenagear o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo porque, desde que entrou nesta Casa, há 22 anos, o Corpo Musical está aqui prestigiando as sessões solenes. Reportando-se à sua carreira na Polícia Militar, lembra que o Corpo Musical o recebeu no batalhão, na Academia do Barro Branco, em 1970, e quando recebeu a espada. Parabeniza o Corpo Musical pelo seu trabalho e por defender o povo de São Paulo com o sacrifico de sua própria vida. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Conte Lopes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – CONTE LOPES - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Neste momento o Exmo. Sr. Deputado Conte Lopes, Presidente interino da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe as honras concernentes ao Chefe de Poder, pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- O Sr. Presidente adentra no plenário. É executado o Toque de Honra.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Na composição da Mesa, temos o nobre Deputado Olímpio Gomes; o digníssimo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. PM Álvaro Batista Camilo; o Capitão Músico Renato Maximiano da Silva, Comandante do Corpo Musical, que está sendo homenageado esta noite; nosso irmão, nosso companheiro desde a Rota, Subcomandante da Polícia Militar, Cel. PM Danilo Antão Fernandes; nosso companheiro de muito tempo, da nossa querida Vila Mazzei, Cel. PM Marco Antonio Augusto, Subchefe do Estado-Maior da Polícia Militar.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Sesquicentenário do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do  2º Tenente Músico, David Serino da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar.

Com a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - SEM PARTIDO - Sr. Presidente em exercício desta Casa, Deputado Conte Lopes, quero cumprimentar meu Comandante-Geral, Coronel Camilo, Coronel Antão, Subcomandante, cuja família está presente, oficiais do Alto Comando da Polícia Militar, policiais militares, cidadãos presentes para esta justa homenagem ao Corpo Musical.

Não poderia deixar, de público, de cumprimentar a iniciativa do meu colega e amigo Coronel Deputado Conte Lopes pela propositura deste ato e dizer de minha felicidade, como policial militar, de vê-lo presidindo o maior Parlamento do Estado, ainda que temporariamente. Quero cumprimentá-lo também, porque, no exercício da Presidência, teve uma postura inigualável como amigo e parlamentar, defendendo as causas da Polícia Militar.

Designado que fui por um ato desta Casa, juntamente com outro deputado, para representar a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na próxima Conferência Nacional de Segurança Pública, entre os dias 27 e 30, eis que, de repente, o Ministério da Justiça entendeu que o outro deputado deveria ser o representante e eu ficaria na condição de observador, para que não tivesse direito a me expressar, a votar e me manifestar claramente sobre os anseios da Segurança Pública do nosso País, que passam necessariamente pelo incremento e pelo reforço em relação às instituições policiais militares.

Manobras outras iriam impedir que eu lá estivesse não alinhado com os propósitos da Segurança Pública e, por consequência, com os propósitos da minha querida Polícia Militar. O Deputado Conte Lopes envidou todos os esforços, fazendo vários contatos oficiais com o Ministério da Justiça, usando a força e a condição de Presidente da Assembleia, até que o Ministério aquiesceu. Dessa forma, o outro deputado e eu estaremos cerrando fileiras com as necessidades de Segurança Pública da população brasileira, prestigiando, portanto, as forças policiais militares.

Tenha certeza, meu Coronel Camilo, que o senhor e as Polícias Militares terão mais um defensor da nossa incorporação e um “pit bull” de dentes aguçados na defesa das nossas necessidades.

Fiz questão de dizer isso de público para mostrar a importância da Polícia Militar, que tem um representante na Mesa Diretora dos trabalhos da Assembleia e, momentaneamente, durante o afastamento do Presidente efetivo por motivo de saúde, presidindo esta Casa.

Quero cumprimentar o Coronel Camilo, que, logo ao assumir o Comando Geral da Corporação, estabeleceu seis diretrizes e metas de trabalho. Como uma de suas metas prioritárias, coloca a valorização do profissional policial militar, por conseguinte, a valorização do policial e sua família. Coronel Camilo tem envidado todos seus esforços para que isso aconteça.

Momentaneamente deputado, mas como um policial militar, sinto orgulho de ver minha corporação trilhando por um caminho dessa magnitude, que coloca o homem como profissional em primeiro lugar.

Não poderia deixar, como policial militar, de vir aqui para prestigiar uma solenidade desta magnitude, com a importância que tem o nosso Corpo Musical para a história do Brasil e do povo paulista.

Muitas vezes se questionou o motivo de a Polícia Militar ter uma banda, se a sua missão fim é levar segurança à população. Até para que esses incautos não tivessem esse discurso desprovido de qualquer base ou conhecimento, devemos esclarecer que, além de serem excepcionais músicos, também são excepcionais policiais militares na missão precípua de policiar.

Aqui na Assembleia Legislativa, muitas vezes a Banda tem de comparecer em mais de duas cerimônias no mesmo dia, ou mesmo em locais distintos. E lá está a Banda da Polícia Militar. E, quando nos estamos deslocando para nossos lares, lá estão os heroicos policiais militares do nosso Corpo Musical, em bloqueios policiais militares, fazendo atividade de Polícia, fiscalizando, orientando, levando segurança à população.

É motivo de orgulho pertencer à Polícia Militar do Estado de São Paulo. É motivo de orgulho para todo o povo paulista enaltecer e prestigiar o nosso Corpo Musical. Quem não respeita o passado não tem visão do presente e não terá uma garantia de futuro.

Parabéns, Polícia Militar. Parabéns, Corpo Musical pelos 150 anos dando vida, dando glória, levando emoção e dando segurança ao povo paulista. Parabéns aos familiares dos nossos componentes do Corpo Musical que aqui prestigiam esses valorosos homens. No primeiro momento em que tiverem oportunidade, esposas, filhos, mães, pais, deem um beijo e um abraço no nosso policial militar do Corpo Musical e diga: “Pai, filho, mãe, irmão, você verdadeiramente é um herói de uma corporação de heróis.”

Parabéns, Polícia Militar. Que Deus continue abençoando a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência agradece as palavras do nobre Deputado Olímpio Gomes. Sabemos que ele vai representar e defender os interesses da Polícia de São Paulo, em Brasília. Meus cumprimentos pela combatividade.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Convidamos todos para uma apresentação musical executada pelo Coral e Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2o-Tenente Músico PM Ismael Alves de Oliveira.

Vamos ouvir “Meu País”, de Ivan Lins e Vitor Martins, e “Caçador de Mim”, de Luís Carlos Sá e Sérgio Magrão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTsCHILD - Vamos ouvir a leitura da Síntese Histórica do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A SRA. GLAUCE - Criado em 7 de abril de 1857, com fulcro na Lei nº 575, oriunda desta Casa Legislativa, o Corpo Musical teve seu início histórico contando com 17 praças e um sargento mestre.

No seu passado marcante, tinha como função a missão de levar entretenimento às praças aquarteladas. Ao longo dos anos, a banda deixa de entreter apenas a tropa para integrar-se à comunidade paulistana.

O crescer contínuo da cidade na marcha eloquente do progresso fez com que as grandes obras, tais como o Viaduto do Chá, inaugurado em novembro de 1892, tivessem a banda como carro-chefe. A partir daí, a banda passou a se apresentar em outros momentos importantes na Capital, como as inaugurações da Avenida Paulista e do Teatro Municipal.

Hoje, esta unidade especializada da Polícia Militar é composta por 160 músicos e por diversas seções: Banda Sinfônica, Jazz Band, Quinteto de Metais, Quinteto de Cordas, Camerata, Coral Masculino e Seções de Banda.  O trabalho com a música é feito em apenas metade da carga horária de serviço, pois os policiais músicos continuam a atuar no policiamento ostensivo.

O Corpo Musical vem divulgando a cultura através da sublime arte da música, nos mais diversos setores da sociedade, abrilhantando eventos cívico-militares, realizando concertos, apresentações e homenagens às autoridades - como frequentemente acontece nesta Casa -, distribuindo o entusiasmo e a alegria adquiridos ao longo de sua história.

Tem hodiernamente, como comandante, o Capitão Músico PM Renato Maximiano da Silva.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTsCHILD - Convidamos todos para assistirem à apresentação de um vídeo institucional do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência anuncia a presença do meu companheiro de turma, Coronel Nevoral Alves Bucheroni, Subprefeito de Pinheiros. É um prazer tê-lo conosco.

Concedemos a palavra ao Capitão Músico Renato Maximiano da Silva, Comandante do Corpo Musical.

 

O SR. RENATO MAXIMIANO DA SILVA - Exmo. Deputado Conte Lopes, 1º vice-Presidente em exercício; Exmo. Coronel PM Álvaro Batista Camilo, Comandante-Geral da Polícia Militar, na pessoa de quem cumprimento todos os oficiais, praças e funcionários civis da nossa Polícia Militar; Coronel Danilo Antão Fernandes, DD. Subcomandante da Polícia Militar; Coronel PM Marco Antonio Augusto, Subchefe do Estado Maior da Polícia Militar; senhoras e senhores, boa-noite. Tenho a honra de me dirigir aos presentes em tão rara oportunidade, a fim de compartilhar aquilo que, em minhas mãos, quis o Deus altíssimo responsabilizar por ato de ofício. Como os senhores viram, criado em 7 de abril de 1857, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo teve o seu início histórico através da Lei 575, oriunda desta Casa, a então Assembleia Provincial, designando 17 músicos e um sargento, instituindo esse órgão especial de apoio que vem, há 152 anos, prestando serviços à comunidade paulista.

O mundo passou por muitas transformações durante esses 152 anos. Acompanhamos a transição do Império para a República; vimos o nosso Estado se levantar em defesa da Constituição e presenciamos a mobilização dos paulistas, que queriam um Brasil melhor. Poderíamos citar as duas grandes guerras e inúmeros conflitos armados localizados no cenário internacional.

Durante esse período, vimos o surgimento do automóvel, do telefone, da geladeira, do computador; o surgimento e a queda de um muro que dividiu nações e famílias por décadas. E o homem foi à Lua.

Durante esse período, um jovem músico, cujo sobrenome perdura em nossa corporação até os dias de hoje, desejou tomar parte dessa entidade recém-criada. Afinal, Deus tem os seus propósitos. Ao ingressar, o então Comandante-Geral vê nesse jovem a possibilidade de transformar uma banda em algo muito maior: um grupo musical militar. E vê a possibilidade de transformá-la num verdadeiro patrimônio cultural de nosso Estado. Quiséramos ter a visão que o Maestro Joaquim Antão Fernandes tivera quando, embarcando para a Itália a fim de visitar, conhecer e aprender com as bandas militares italianas, ele vislumbrou a possibilidade de transformar a então banda de música em um corpo musical, legando-nos a estrutura que perdura até os dias de hoje. Remodelou, como diz a letra de nossa canção, criando uma banda sinfônica e dividindo o efetivo entre outras bandas menores.

Com o passar do tempo, outros grupos foram se somando ao patrimônio. Em princípio, o “Jazz Band” na década de 60, o Coral e, por último, a Camerata, como os senhores acabaram de ouvir.

Hoje, o nosso efetivo atinge uma média de atendimento de prestação de serviços musicais que beira 600 ao ano, gerando aproximadamente dois atendimentos por dia.

Os nossos clientes são dos mais diversos setores da sociedade paulista, que requisitam nossos serviços a fim de que possamos levar alegria às festas, respeito cívico às solenidades e até lembranças em momentos solenes, de despedidas, sem nos esquecermos da missão precípua constitucional da Polícia Militar, que é o policiamento ostensivo e preventivo.

Agradecemos o tão nobre Deputado, Exmo. Deputado Estadual Conte Lopes, pela propositura desta Sessão Solene.

Gostaria também de deixar registrado desta tribuna que esta sessão solene não teria sido possível sem o apoio do nosso Comandante-Geral, bem como do nosso Subcomandante, neto daquele jovem maestro que num remoto dia partiu para a Itália e nos transformou em patrimônio cultural. Muito obrigado também ao Coronel Camilo e ao Coronel Antão, comandante e subcomandante pelo apoio, sem o que não teria sido possível cumprirmos nossa missão dentro das expectativas dos nossos clientes com a desejada qualidade pela qual temos prezado. (Palmas.)

Por fim, oremos a Deus para que continue a derramar sobre nós as bênçãos sem medidas, como tem feito, dia após dia, a fim de que possamos continuar sempre na luta, firmes e constantes, sabendo que o nosso trabalho não é em vão, mas há de se frutificar pelas próximas gerações que hão de nos suceder.

Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência registra a presença do 3º Sargento Reformado, Élcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência Física do Estado de São Paulo, que está prestigiando a nossa solenidade. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Sr. Presidente, o Corpo Musical, na pessoa de seu Comandante, Capitão Músico PM Renato Maximiano da Silva, presta uma singela homenagem a algumas personalidades:

Convidamos o Capitão Músico PM Renato Maximiano da Silva para fazer a  primeira entrega dessa homenagem ao Sr. Deputado Estadual Conte Lopes, 1º vice-Presidente no exercício da Presidência desta Casa e Presidente desta Sessão Solene. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Convidamos o Coronel PM Álvaro Batista Camilo, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para receber das mãos do Comandante do Corpo Musical. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Danilo Antão Fernandes, recebe a homenagem em nome do fundador e 1º Comandante do Corpo Musical, o Coronel PM Joaquim Antão Fernandes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Coronel PM Marco Antonio Augusto, subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Próximo homenageado, Coronel PM Celso Pinhata Júnior, Secretário Geral de Administração da Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Homenageada Coronel PM Maria Aparecida Carvalho Yamamoto, Chefe da 5ª Secção da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Convidamos para receber sua homenagem, o Tenente Coronel da Reserva PM João Antão Fernandes, ex-Comandante do Corpo Musical. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Próximo homenageado, o Tenente Coronel da Reserva, PM Antonio Domingos Sacco, ex-Comandante do Corpo Musical. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Próximo homenageado, o Tenente Coronel da Reserva, PM Rodolfo Cosignani, ex-Comandante do Corpo Musical. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Próximo homenageado, o Major da Reserva PM Jonas Vicente de Oliveira, ex-Comandante do Corpo Musical. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Gostaria de informar que por motivo de enfermidade, o Tenente Coronel da Reserva Roberto Vendramini, também ex-Comandante do Corpo Musical não pôde comparecer.

O próximo homenageado, o Major PM José Afonso Adriano Filho, Chefe do Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado, Capitão de Reserva, PM Hélio Camili, Presidente da COOPMIL. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD -  O próximo homenageado, o Dr. Thomaz Melo Cruz, Presidente da Pedreira Anhanguera. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O último homenageado desta noite - e não poderia ser diferente - é o atual Comandante do Corpo Musical, Capitão Músico PM Renato Maximiano da Silva. (Palmas.)

A entrega da homenagem será feita pelo Deputado Conte Lopes, Presidente em exercício desta Casa e   Presidente desta Sessão Solene. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD -Convido todos os presentes para mais uma apresentação musical pelo Coral e Camerata, sob a regência do 2º Tenente Músico, PM Ismael Alves de Oliveira, com Can’t Help Falling in Love (de George David Weiss, Pereti e L. Creatore) e Canto Della Terra (de F. Sartori e L. Quarantótto).

 

* * *

 

- É feita a  apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Neste momento retoma a palavra o Presidente desta Sessão Solene, Deputado Conte Lopes.

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - É com muita honra que esta Presidência concede a palavra a um oficial cuja família praticamente é oriunda do Corpo Musical. Mais um oficial que chegou no Batalhão Tobias de Aguiar - Rota. Jovem aspirante, fez uma carreira tão bonita, tão brilhante, que chegou a Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Tenho a honra de passar a palavra ao Coronel Danilo Antão Fernandes, Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

O SR. DANILO ANTÃO FERNANDES - Senhoras. e Senhores, boa-noite. Gostaria de cumprimentar o Presidente interino da Assembleia Legislativa, Deputado Conte Lopes; meu comandante; Coronel Camilo, DD Comandante-Geral; Coronel Marco Antonio, Subchefe do Estado Maior; Coronel Mariano, Chefe de Gabinete; Coronel Pinhata, Secretário Geral de Administração da Assembleia Legislativa; Coronel da reserva Nevoral Alves Bucheroni, Subprefeito de Pinheiros; Capitão Renato, Comandante do Corpo Musical, em nome de quem cumprimento todos os componentes do Corpo Musical pela brilhante apresentação, uma linda homenagem; meu tio, Tenente-Coronel reserva PM João Antão Fernandes, ex-Comandante do Corpo Musical; Capitão da reserva Gino Strufaldi, presidente da Associação de Veteranos de 32; Coronel da reserva PM Antonio Carlos Mendes, da Associação de Veteranos de 32, na pessoa de quem cumprimento todos os oficiais da reserva; Capitão Camili, presidente da Coopmil, na pessoa de quem cumprimento presidente e representante de entidades de classe; demais autoridades; homenageados, familiares, senhoras e senhores, é com muita satisfação e muita honra que estamos aqui para essa homenagem justa a uma instituição, a uma corporação que acompanha a história da Polícia Militar, que acompanhou as mudanças de nome da Polícia Militar - Corpo Policial Permanente, Força Pública, Polícia Militar.

Dignifica-nos muito estarmos aqui presentes na condição de Subcomandante carregando esse nome tão importante para o Corpo Musical, primeiro comandante do Corpo, que foi o meu bisavô Joaquim Antão Fernandes. Cumprimento em especial o meu tio, que foi quem me incentivou a entrar para a Polícia. É meu padrinho. Com quatorze anos de idade ele me mostrou um prospecto da Polícia Militar e foi isso que me fez pensar na carreira de policial militar. Ele começou a me levar para visitar os quartéis, em especial aquele em que me formei aspirante, o 1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar. Cumprimento meus pais e meus irmãos.

É complicado. A gente fica com a voz meio embargada. Não sou de muitas palavras e só vou agradecer. Agradecer a Deus, à minha esposa aqui presente, aos meus filhos que estão em casa, e dizer que a Polícia Militar está no sangue da minha família. Seja nos nomes que ela teve, seja nos Permanentes, como eram conhecidos no tempo do Império. Entramos nessa corporação no tempo do Império. Minha família está nela desde 1880. Então temos alguma coisa de Polícia Militar no sangue. Orgulho-me disso. Tenham certeza de que o Corpo Musical será aquinhoado. Estamos fazendo uma programação para uma bela reforma naquele auditório e gostaria de ver lá um concerto tão bonito quanto esse de hoje e sei que acontecerá no auditório que leva o nome de meu bisavô. Quem sabe ele estará no ano que vem plenamente reformado e em condições de receber um concerto digno do Corpo Musical.

Então agradeço a Deus por estar aqui presente e cumprimento o Deputado Conte Lopes por essa oportunidade que dá à Polícia Militar de reconhecer um órgão tão importante como é o Corpo Musical. A música alegra a vida, faz com que ela se torne mais satisfatória, mais “light”, e principalmente, como foi citado pelo Capitão Renato, o Corpo Musical também faz policiamento, faz a segurança da população, faz com que as pessoas atenham um pouco mais de segurança na cidade.

Parabéns a todos e tenham certeza de que temos muito orgulho de vocês. Muito obrigado. Que Deus os proteja. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência tem a honra de passar a palavra ao Coronel Álvaro Batista Camilo, Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo e que tem prestado excelentes serviços a nossa sociedade, a nossa população.

 

O SR. ÁLVARO BATISTA CAMILO - Boa-noite a todos e a todas. Exmo. Deputado Conte Lopes, Presidente desta Casa e desta homenagem; Coronel Danilo Antão Fernandes, meu fiel escudeiro Subcomandante da Polícia Militar que vejo que está nas veias da família e continua em tudo que faz pela Polícia Militar; Coronel Marco Antonio Augusto, Subchefe do Estado Maior; Coronel Mariano, meu Chefe de Gabinete; Coronel Celso Pinhata, Secretário Geral de Administração da Assembleia Legislativa; Coronel Bucheroni, nosso subprefeito de Pinheiros; Capitão Renato, parabéns pela condução do Corpo Musical, Comandante do Corpo Musical na pessoa de quem cumprimento a todos os integrantes do Corpo Musical; Tenente-Coronel João Antão Fernandes, ex-Comandante do Corpo Musical, muito obrigado pelo que fez pela polícia e pela música na corporação; Capitão Gino Strufaldi, presidente da Associação dos Veteranos de 32, muito obrigado pela presença e pelo que fez pelo Brasil; da mesma forma o Coronel Mendes, na pessoa de quem cumprimento todos os nossos grandes heróis; Capitão Camili, da Coopmil, na pessoa de quem agradeço a presença de todos os integrantes das associações da Polícia Militar, senhoras, senhores, amigos do Corpo Musical, parabéns a todos os nossos homenageados, gostaria de deixar algumas palavras porque o dia hoje é do nosso subcomandante, o dia hoje é do nosso Corpo Musical, o dia hoje é de quem levou esta sensibilidade, esta alegria, não só aqui , mas muitos outros lugares. É impossível alguém estar aqui e não lembrar – com muitos dos oficiais deve estar acontecendo isso – do seu casamento, do casamento de um colega, quando vê esse maravilhoso coral do Corpo Musical cantar. Então, hoje o dia é de vocês. Parabéns pelo que vocês têm feito pela Polícia Militar!

Acrescento apenas que dentro do nosso estado, dentro das várias seções de bandas ligadas ao Corpo Musical, nas outras unidades da Polícia Militar, esses policiais músicos têm levado o mais importante, e devemos fazer com que isso aconteça dentro das comunidades e das famílias, que é o cultivo aos valores: ao civismo, ao patriotismo, o canto do Hino Nacional, o canto do Hino à Bandeira. Esse resgate de valores é que o Corpo Musical está propiciando dentro de todas as unidades espalhadas pelo nosso estado. Essa forma animada de levar alegria às pessoas por parte dos policiais músicos demonstra que o nosso policial, dentro da nossa linha de trabalhar muito com direitos humanos, de respeito à dignidade da pessoa, tem sensibilidade suficiente para tratar bem o cidadão, para ser uma polícia cidadã.

Muitas vezes saímos da estação do metrô e vemos uma viatura do Corpo Musical fazendo policiamento. Então, o Corpo Musical está de parabéns. Tem lá suas duas jornadas: a musical e a de policiamento.

Parabenizo imensamente o nosso Presidente, Deputado Conte Lopes, e para conhecimento de todos é a segunda vez que um policial militar assume a Presidência da Assembleia. O outro foi o Rafael Tobias de Aguiar, por três vezes. É a segunda vez na história da Presidência da Assembleia Legislativa que um policial militar assume a presidência. Parabéns. (Palmas.) Sua vida continua ligada a Tobias de Aguiar. O senhor esteve por muito tempo dentro do batalhão da Rota que leva o nome Tobias de Aguiar.

Gostaria de agradecer a todos e dizer que o povo de São Paulo não tem uma simples Polícia Militar, mas tem uma Polícia Militar sensível, que através da dedicação, do profissionalismo, do sentimento de fazer o bem comum, através do nosso Corpo Musical leva esses valores aos rincões do nosso estado de forma alegre, solidária e feliz, como vimos nas apresentações aqui feitas.

Então, em nome de todos os integrantes do comando da Polícia Militar, em nome principalmente da história de vida, de lealdade do nosso subcomandante, Coronel Antão, parabenizo todos os integrantes do Corpo Musical e desejo que Deus possa permitir que continuemos por muito tempo a contar com essa valiosa ajuda de todos os senhores policiais militares integrantes do Corpo Musical.

Muito obrigado. Que Deus proteja a todos! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD – Convidamos a todos a entoar o Canto da Canção do Corpo Musical, de autoria do 1º tenente da reserva, PM Gildo Vendramini, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do 2º Tenente Músico PM David Serino da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência, antes de encerrar os trabalhos, quer novamente cumprimentar e agradecer a presença do Comandante Geral da Polícia Militar, Álvaro Batista Camilo; a presença do Coronel PM Danilo Antão Fernandes, Subcomandante da Polícia Militar; Coronel Marco Antônio Augusto, Subchefe do Estado Maior da Polícia Militar; Coronel PM Nevoral Bucheroni, Subprefeito de Pinheiros; Capitão Músico PM, Renato Maximiano da Silva, Comandante do Corpo Musical; todos os senhores e senhoras que aqui se encontram e demais autoridades: Coronel Mendes, nosso sempre comandante; Coronel Nogueira; Coronel Ivan; Ney, que foi assessor do Coronel Erasmo Dias e hoje assessor do Deputado Antonio Salim Curiati.

Quando vinha a esta sessão solene um jornalista me entrevistou e perguntou o porquê da homenagem ao Corpo Musical. Respondi o seguinte: há 22 anos estou nesta Casa e o Corpo Musical está aqui sempre prestigiando as nossas solenidades. Em todas as sessões solenes os senhores estão aqui abrilhantando nossos trabalhos; é o Corpo Musical que aqui se encontra em todas as sessões solenes. Acho que estamos fazendo esta homenagem até tardiamente. Deveria ter sido feita há muito mais tempo, pelo trabalho dos senhores aqui na Assembleia Legislativa.

E homenagem também aos senhores do Corpo Musical das bandas da minha época, como a Banda Musical do nosso companheiro Antão, que acho que nos acompanhou no quartel na Academia do Barro Branco, quando entramos na Polícia como soldado, e também ali no quartel da Rota. O Corpo Musical recebe-nos, como me recebeu como soldado em 67 lá no BG, e em 70 na Academia do Barro Branco, quando lá cheguei. Prestigiou-me quando fui receber minha espada. Era o Corpo Musical que estava lá, como todos disseram aqui, levando alegria para nossos familiares, nossos parentes e amigos. Da mesma forma, recebeu-nos quando chegamos na Rota como aspirante; enfim, sempre nos acompanhando.

Portanto, é uma satisfação cumprimentá-los. Os hinos que os senhores tocam que levam o policial militar à guerra são lindos. Vocês são treinados a ouvir e cantar a música e por ela, capaz até de morrer, se necessário for. Tocam, em homenagem aos companheiros que perdem a vida no dia a dia, o Toque de Silêncio. Meus cumprimentos a todos os senhores.

Quero aproveitar, até por estar na Presidência interinamente devido o afastamento do Presidente efetivo, Deputado Barros Munhoz, para cumprimentar a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Estivemos, esta semana toda, aqui neste plenário defendendo - como fazemos há 22 anos - a nossa corporação de deputados que vem aqui com suas filosofias: “Olha, aumentou o número de latrocínios. Olha, aumentou o número de roubo de carros, aumentou o número disso...”. Então eu ia à tribuna e dizia: “Nobre Deputado, o crime não aumenta por causa da polícia. O número de crimes aumenta porque no Dia dos Pais soltam 20 mil homens nas ruas, porque no Dia das Mães, soltam mais 20 mil homens. Desses 20 mil cerca de 10% não voltaram. Dez por cento de 20 mil são dois mil, dobro do efetivo do Batalhão da Rota. E o que vão fazer esses dois mil homens que não voltam para as cadeias? Certamente vão roubar”. É evidente que o crime aumenta; mas não é a polícia a culpada. A polícia só prende; não solta. Tanto é verdade que nossos presídios guardam cerca de  160 mil homens.

Hoje, pelos jornais, tivemos um discurso diferente: “Hoje a Polícia Militar matou mais”. É incoerente. Isso demonstra o que estou falando: a Polícia está trabalhando. O crime cresceu; o enfrentamento é maior. Infelizmente, também perdemos mais companheiros.

A grande verdade é que essa festa dos senhores do Corpo Musical, que conta, inclusive, a história da família Antão, demonstra que a Polícia Militar tem tradição. São 152 anos de existência; é tradição. Vem de pai para filho. São pessoas que vêm para a polícia porque são indicadas por outras e aqui realmente trabalham. Como é o caso da brilhante carreira do Comandante Geral Coronel Álvaro Batista Camilo e do Coronel Danilo Antão Fernandes, que recebemos lá na Rota.

Os senhores estão de parabéns pelo trabalho que realizam, estão de parabéns por defenderem a população de São Paulo, que acredita nos senhores.

Coronel Álvaro Batista Camilo, como estou na Presidência da Assembleia Legislativa quero agradecer ao senhor, assim como também ao Coronel Danilo Antão Fernandes, Coronel Marco Antônio Augusto, aos demais oficiais da Polícia Militar por esse trabalho bonito, honesto e digno de defender o povo de São Paulo com o sacrifício da própria vida, se necessário for. Quero cumprimentá-los, também, por esta bonita festa. Muitos funcionários disseram: “Olha que lindo, quando uma festa é bonita e regada a música como essa!”

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, assim como também das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Neste momento convido a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 40 minutos.

 

* * *