http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

30 DE SETEMBRO DE 2011

041ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ÀS “BANDAS E FANFARRAS QUE MAIS SE DESTACARAM DURANTE O ANO DE 2011”

 

Presidente: BETO TRÍCOLI

 

RESUMO

001 - BETO TRÍCOLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Beto Trícoli, na direção dos trabalhos, para "Homenagear as bandas e fanfarras que mais se destacaram durante o ano de 2011". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - EDSON SERBONCHINI

Mestre-de-Cerimônias, nomeia as demais autoridades presentes.

 

003 - Presidente BETO TRÍCOLI

Anuncia a apresentação da Banda do Colégio Nossa Senhora Consolata.

 

004 - EDSON RODRIGUES

Presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo, cumprimenta e agradece ao Deputado Beto Trícoli pela homenagem. Enaltece o radialista Durval de Souza. Parabeniza o Colégio Consolata pelos 40 anos dedicados à música.

 

005 - Presidente BETO TRÍCOLI

Faz a leitura de histórico da "Medalha Durval de Souza" e recorda seu currículo.

 

006 - EDSON SERBONCHINI

Mestre-de-Cerimônias, anuncia a entrega da "Medalha Radialista Durval de Souza" e diplomas às bandas, fanfarras, cidades e personalidades homenageadas.

 

007 - MARLENE PEREIRA

Secretária de Cultura de Ipaussu, cumprimenta os presentes. Fala de sua satisfação em levar a seu município, composto por 12 mil habitantes, tão importante título. Enaltece o trabalho do Maestro Gil, responsável pela fanfarra da cidade.

 

008 - AGENOR MAURO ZORZI

Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, parabeniza o Deputado Beto Trícoli pela iniciativa. Comenta a participação do município em outros eventos. Agradece à banda de Atibaia, por recente apresentação em Santa Rita do Passa Quatro.

 

009 - ANTONIO DOMINGOS SACCO

Maestro e Tenente-Coronel, enaltece o trabalho do Maestro Milton Pereira Lelis. Relata seu orgulho em participar desta solenidade. Elogia o Deputado Beto Trícoli, ex-músico de fanfarra e ex-aluno dele, pela iniciativa. Aconselha os músicos a darem continuidade ao trabalho em formato de banda e não de orquestra.

 

010 - MILTON PEREIRA LELIS

Maestro, cumprimenta o Deputado Beto Trícoli. Agradece-o pela homenagem. Dispõe-se a contribuir com as atividades musicais das bandas presentes.

 

011 - EDSON RODRIGUES

Presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo, dedica a honraria a todos.

 

012 - GILSON RUBENS MARTINS

Vice-Presidente da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto, saúda o público presente. Faz agradecimentos gerais.

 

013 - IRMA CECÍLIA

Diretora, representando a Banda Marcial do Colégio Nossa Senhora Consolata, saúda a todos. Lembra os 40 anos da escola dedicados à música. Dedicou a homenagem a todos os que integraram o grupo, desde sua criação. Parabeniza os alunos.

 

014 - WELLINGTON RIBEIRO BORGES

Representando a Banda Municipal de Cubatão, agradece ao Deputado pela homenagem. Ressalta o apoio dado pelo Parlamentar às bandas e fanfarras.

 

015 - RAUL LENCINI

Secretário de Cultura e Turismo de Bragança Paulista, representando o Prefeito João Afonso Sólis, em nome da Banda Municipal de Bragança Paulista, transmite saudações do Prefeito de Bragança Paulista ao Deputado Beto Trícoli. Agradece ao Maestro Brito, coordenador das bandas e fanfarras de sua região. Destaca o trabalho do Regente Luiz Henrique Chinaglia. Fala da importância do envolvimento dos jovens com a música, o que contribui para transformar positivamente a sociedade.

 

016 - Presidente BETO TRÍCOLI

Anuncia a apresentação da Banda Municipal de Bragança Paulista.

 

017 - NÉLSON CAVALHEIRO GARAVAZO

Prefeito de Serrana, representando a Banda Marcial de Serrana, enfatiza a importância desta homenagem. Fala das dificuldades enfrentadas pelas cidades do Interior. Parabeniza os músicos mirins.

 

018 - JOSÉ BERNARDO DENIG

Prefeito de Atibaia, representando a Fanfarra Municipal de Atibaia, saúda as autoridades presentes. Cumprimenta o Deputado Beto Trícoli. Destaca os municípios homenageados. Destaca a premiação e a retomada do reconhecimento do trabalho de fanfarras e bandas do Estado de São Paulo. Enfatiza o apoio do Deputado Beto Trícoli às bandas musicais, enquanto Prefeito de Atibaia. Cita projeto social de sua cidade. Faz agradecimentos gerais.

 

019 - EDSON SERBONCHINI

Mestre-de-Cerimônias, anuncia a apresentação da Fama - Fanfarra Municipal de Atibaia.

 

020 - Presidente BETO TRÍCOLI

Agradece a presença de todos. Fala do objetivo desta homenagem, a de reconhecer, oficialmente, o trabalho desenvolvido em cada escola do Estado de São Paulo em prol da música. Enfatiza a importância da atividade musical para o desenvolvimento do senso de cidadania. Destaca o trabalho de personalidades envolvidas com bandas e fanfarras. Parabeniza os grupos presentes. Recorda festivais de música. Incentiva o investimento do Governo na formação de músicos e na promoção de festivais. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Beto Trícoli.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BETO TRÍCOLI - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Senhoras e Senhores, boa noite. Neste momento, daremos início à sessão solene para homenagear as bandas e fanfarras que mais se destacaram no ano de 2010, por solicitação do Deputado Beto Trícoli.

Chamamos para compor a extensão da Mesa, o Senhor Milton Pereira Lélis, o Chocolate; o Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Senhor Agenor Mauro Zorzi; Senhor Márcio Mazzi Morales, responsável pelo site Planeta Bandas; Senhor Raul Lencini, Secretário de Cultura e Turismo de Bragança Paulista e o Regente Luiz Henrique Chinaglia; Coronel José Guersi; a Diretora Irmã Cecília, o Regente Marcelo Bonvenuto e o Professor Getúlio, representando o Colégio Nossa Senhora Consolata; Senhor José Bernardo Denig, Prefeito de Atibaia; Regente Rogério Vanderlei Felipe Ibrahim; Senhora Marlene Pereira, Secretária da Educação de Ipaussu; Tenente Coronel Antonio Domingos Sacco; Secretário de Cultura de Cubatão, Senhor Wellington Ribeiro Borges; Regente Luiz Carlos Araújo; Senhora Rosana Cláudia Soldera, Chefe do Setor de Música de Sertãozinho; Regente Rodrigo Paulo de Jesus; Regente Nivaldo Alves da Silva, representando a cidade de Serrana; Regente Wanderson Benedito Mariano, representando Iperó; Vereador Colin, de Ipaussu; Prefeito de Serrana, Senhor Nelson Cavalheiro Garavazzo. (Palmas.)

Para compor a Mesa principal, o Deputado Beto Trícoli. (Palmas.) À direita do Deputado, Senhor Edson Rodrigues, Presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo. (Palmas.); Senhor Gilson Rubens Martins, vice-Presidente da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto, e também o Maestro da Fanfarra de Ipaussu. (Palmas.)

Passo a palavra ao Deputado Beto Trícoli.

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Boa noite a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Senhoras e Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, o nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo à solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear as bandas e fanfarras que mais se destacaram em 2010.

Convido todos os presentes para que, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Segundo Tenente Músico PM Jansen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

E agradecer a presença das autoridades aqui nomeadas pelo cerimonial, os prefeitos presentes.

Peço que o cerimonial possa nominar as autoridades, por favor.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - A presença da Senhora Adriana Leclerque, Secretária de Comunicação de Atibaia; Senhor Antonio Carlos da Silva, Diretor de Esporte e Cultura de Santa Rita do Passa Quatro.

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Nós vamos assistir, agora, a apresentação da Banda do Colégio Nossa Senhora Consolata.

 

* * *

 

- É feita a apresentação da banda.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Para falar pela Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo, passo a palavra ao Sr. Presidente Edson Rodrigues.

 

O SR. EDSON RODRIGUES - Boa noite a todos. Deputado Beto Trícoli, é uma honra eu, como Presidente da Federação, os homenageados, prefeitos, secretários, professores, regentes, coreógrafos e os músicos, sem eles não teríamos bandas e fanfarras, eu fico engrandecido pela iniciativa do Deputado Beto Trícoli, que ele retomou esta homenagem tão gloriosa do nosso Durval de Souza às bandas e fanfarras, e espero que, daqui para frente, continue tendo essas homenagens. Só fico totalmente agradecido, em nome da Federação, à minha diretoria, que ajudou nesse cerimonial para que tudo acontecesse.

Parabéns ao Colégio Consolata, aos 40 anos de existência de musicalidade. Lembro quando era garoto, que tinha o professor Júlio, que era o instrutor, que Deus o tenha. Parabéns a todos e obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Obrigado, Sr. Presidente.

Agora, passaremos à entrega, efetivamente, da Medalha Durval de Souza e dos diplomas, às que mais se destacaram em 2010. Mas, antes, eu vou passar um pequeno histórico da criação da medalha e desta homenagem.

A medalha foi instituída em 1971, através da Resolução nº. 583, com o nome de Medalha Cívica da Juventude. O autor foi o Deputado à época, Ruy Codo. Em 1994, através da Resolução nº 765, de autoria do Deputado Vitor Sapienza, passa a se chamar Medalha Radialista Durval de Souza.

Durval de Souza começou sua carreira artística em teatro. Ele estudou na Escola de Arte Dramática de São Paulo. A primeira peça de que participou foi “Casamento Forçado”. Logo, a televisão solicitou sua colaboração e Durval se deu bem nesse novo veículo de comunicação. Ampliou os seus horizontes, passou a atuar em vários setores, tradutor de textos, pois era culto, e dominava completamente o inglês, e foi também comediante. Durval de Souza foi tão bem em sua carreira, que, em verdade foi, enfim, diversificada, que recebeu muitos prêmios. Ao todo, ele recebeu 57 prêmios e eles foram carinhosamente doados à Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira pela filha de Durval de Souza, Senhora Regina de Souza. Ele faleceu em 05 de março de 1982. Era um grande entusiasta dos famosos Festivais de Fanfarras e Bandas da TV Record.

Passo ao cerimonial para que faça o chamamento dos homenageados.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Iniciaremos com a entrega para as cidades sedes de Campeonatos Estaduais de Bandas e Fanfarras. Representando a cidade de Ipaussu, a Secretária de Cultura, Senhora Marlene Pereira.

Cidade de Ipaussu, fundada em 20 de setembro de 1915. O nome Ipaussu tem origem na língua tupi-guarani, sendo sua forma primitiva Ipaguaçu, que significa “ilha grande”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MARLENE PEREIRA - Quero, aqui, cumprimentar a Mesa, as autoridades, todos os presentes, e dizer que me sinto muito feliz por estar levando para Ipaussu esse certificado, essa medalha. Porque Ipaussu é uma cidade de 12 mil habitantes que, através da fanfarra intermunicipal, ela fica conhecida em todo o nosso Brasil.

Quero, aqui, agradecer ao maestro Gilson, pedir para que ele se levante. Ele é aquele que faz com que a nossa fanfarra seja uma das melhores, e que seja dona, então, desta medalha. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Chamamos, agora, o Prefeito Agenor Mauro Zorzi, da cidade de Santa Rita do Passa Quatro. (Palmas.)

A cidade Santa Rita do Passa Quatro foi fundada em 22 de maio de 1860. O povoado originou-se de uma pequena capela dedicada à Santa Rita de Cássia, no lugar denominado Passa Quatro, terras que pertenciam ao distrito de São Simão. Santa Rita do Passa Quatro é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. AGENOR MAURO ZORZI - Boa noite a todos e a todas, autoridades já citadas. Quero parabenizar o Deputado Beto Trícoli pela iniciativa de, novamente, voltar o diploma de Cidadania e Juventude, que antigamente era da Juventude, e, agora, Medalha do Radialista Durval de Souza.

Muito importante, Santa Rita, há 50 anos, participa do Festival Zequinha de Abreu, todo mês de setembro, na data 19 de setembro. E lá, nós temos a nossa banda também. E parabenizo a todas as bandas que, todos os anos, comparecem a Santa Rita do Passa Quatro.

Muitos concursos de bandas, que vocês sempre nos orgulham, fazendo as apresentações. Este ano, foi muito bonito. Parabenizar Atibaia por terem ganho, lá em Santa Rita, foi muito bonito. Espero que todos os anos aconteça esta medalha. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Representando a cidade de Iperó, o Regente Wanderson Benedito Mariano. (Palmas.)

Iperó, cidade fundada em 31 de março de 1562. O município de Iperó tem 46 anos de emancipação, possui aproximadamente 30 mil habitantes. Sua economia baseia-se na indústria, comércio e agricultura. Iperó é um dos nomes de um dos rios que limitam o território do município e significa, segundo a versão oficial, “águas profundas e revoltas”.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Agora, nossa homenagem a quem sempre contribui para o incentivo, divulgação e crescimento da educação musical do nosso Estado, Site Planeta Bandas. (Palmas.)

Tem por missão divulgar, por meio eletrônico, da maneira mais ampla possível, o Movimento de Bandas e Fanfarras em todo território Nacional, a fim de apoiar o desenvolvimento e o crescimento dessa forma de arte popular. A criação do site foi idealizada por Márcio Mazzi Morales, o “Montanha”, desenvolvedor web e analista de sistemas, trombonista. O site é, desde 2005, parceiro da Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Tenente Coronel Antonio Domingos Sacco, ex-Comandante e Maestro Geral do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo, fundador da Banda Sinfônica da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Regente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, fundador da Federação Paulista de Bandas e Fanfarras, fundador da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, e ganhador da Medalha Cívica da Juventude, nesta Casa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO DOMINGOS SACCO - O Milton, a gente tem essa liberdade com ele porque eu sempre tive o privilégio de tê-lo trabalhando comigo. Jamais interferi no trabalho dele e ele sempre incentivou o meu trabalho.

Mas, burlando o regulamento, o protocolo, eu fico orgulhoso de estar aqui, neste momento, como se representando uma plêiade de músicos, que já não estão mais na ativa, mas que, com orgulho, eu vejo muitos deles, que foram meus alunos, tendo essa liberdade, este orgulho, de trazer esse monte de gente numa solenidade, aqui na Assembleia Legislativa, em homenagem às bandas e fanfarras.

Só podia ser um ex-músico de fanfarra, como o Deputado Beto Trícoli, que daria um incentivo tão grande a esta juventude que, como eu disse, foram meus alunos e me trazem um orgulho muito grande. As bandas e as fanfarras, Senhor Deputado, com a vossa ajuda, é sempre o primeiro degrau para a organização, para a disciplina e para o progresso. É preciso que se dê apoio e amparo a essa juventude, esses moços que estão trabalhando com muita honestidade.

E o meu conselho final, conselho já de 72 anos, não tornem as suas bandas banquestra. Continuem como bandas. Obrigado e felicidade a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Chamamos, agora, o Senhor Milton Pereira Lélis, o Chocolate, militar reformado e Regente de bandas e fanfarras. Iniciou a sua carreira com fanfarra em 1960, ganhou Batuta de Ouro, no Rio de Janeiro, como o melhor regente. Ganhou 10 Medalhas Cívicas da Juventude, outorgadas pela ALESP. Na sua carreira, teve, sob sua regência, 50 corporações musicais, conquistando, em todas, o título de campeã. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MILTON PEREIRA LÉLIS - Obrigado. Boa noite a todos. Eu sou o único que tem o privilégio de estar aqui, os demais, se quiserem, podem chegar também. (Palmas.)

Agradeço a homenagem a mim prestada. E dizer à rapaziada que a gente está aí, se tiver uma bandinha aí, pode contar comigo. Muito obrigado, gente. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Chamamos, agora, o Coronel José Guersi, militar reformado, iniciou sua carreira em 1959. Começou na fanfarra do Colégio São Judas Tadeu, ajudou a Record a executar o Campeonato até 1982. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI – Sr. Edson Rodrigues, Presidente da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo.

A Federação foi fundada com o objetivo de emancipação e divulgação do Projeto Bandas e Fanfarras no Estado de São Paulo, a Associação de Bandas e Fanfarras na Região de Ribeirão Preto.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

 

O SR. EDSON RODRIGUES - Gente, eu vou ser breve. Esse diploma, essa Medalha Durval de Souza, ela não é do Presidente da Federação. Essa medalha, esse diploma, é de todos nós. Nós somos a Federação. Parabéns a todos nós. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Chamamos, agora, o Senhor Gilson Rubens Martins, maestro da fanfarra, ele é vice-Presidente da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto.

Fundada em meados de janeiro de 1947, por um grupo de regentes de bandas e fanfarras da Região de Ribeirão Preto, com o intuito de agregar as corporações da região e desenvolver a integração dos mesmos e seus integrantes, para que, desta forma, não houvesse o esquecimento do desenvolvimento artístico e cultural realizado por essas corporações musicais no decorrer dos anos, e da importância deste trabalho frente às crianças e jovens. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. GILSON RUBENS MARTINS - Boa noite a todos. A Associação de Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto só tem a agradecer a iniciativa do Deputado Beto Trícoli e a todos os participantes, de todos os concursos, tanto da Federação, como da Associação. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Dando continuidade, nossa homenagem à Banda Marcial do Colégio Nossa Senhora Consolata pelos 40 anos de trabalho, ininterruptos, com a música. Chamamos o Regente Marcelo Bonvenuto, a Diretora, Irmã Cecília, e o professor Getúlio. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. IRMÃ CECÍLIA - Saúdo a Mesa, todos os convidados, e muito em especial, os nossos alunos com seus professores, e todas as equipes que aqui estão, para prestigiar esse momento importante.

Pensando, os 40 anos é uma história de vida, e uma história, também, que se prolonga. E gostaria, então, de oferecer este momento a todos aqueles que, durante esses 40 anos do Colégio Consolata, fizeram parte da Banda Marcial, os maestros, professores e professoras de apoio e os alunos e, particularmente, às suas famílias. Parabéns, e continuemos assim. E muito obrigada por este momento de congratulação conosco. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Neste momento, as grandes homenageadas da noite, as fanfarras e bandas campeãs de 2010.

Da campeã categoria Fanfarra Simples, chamamos a Secretária de Educação e Cultura de Ipaussu, Senhora Marlene Pereira e o Regente Gilson Rubens Martins. A Fanfarra Municipal de Ipaussu possui 100 componentes, na faixa etária de 8 a 20 anos, disputa diversos campeonatos na categoria juvenil, ostenta mais de 150 títulos, conquistados em nível estadual e nacional. A Fanfarra Interescolar de Ipaussu está sob a batuta do Maestro Gilson Rubens Martins, há 15 anos apresentando-se por todo o nosso Estado e nosso País. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Chamamos para receber a homenagem, o Secretário de Cultura, Senhor Wellington Ribeiro Borges, e o Regente Luiz Carlos Araújo, da Banda Padre José de Anchieta, de Cubatão, terceira colocada categoria Banda Marcial Juvenil.

Leva o nome do seu patrono, tem por objetivo a educação musical dos seus alunos, sendo administrada por pais e mestre, sob a regência de Luiz Carlos Ferreira de Araújo. Conta com 35 músicos e 35 moças da faixa de 8 a 19 anos, recebendo, semanalmente, orientações teóricas e de diversos instrumentos de sopro. Dirigida pela instrutora, Odsangela Maria da Silva, destacamos a beleza e grandiosidade das jovens que compõem a linha de frente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. WELLINGTON RIBEIRO BORGES - Boa noite a todos. Pela segunda vez, estamos aqui, nesta Casa, e eu não deixaria de agradecer a iniciativa brilhante deste Deputado que traz, novamente, no Plenário, as bandas e fanfarras do Estado de São Paulo. Isso é um marco histórico dentro do nosso Estado. É por isso que nós, de bandas, fanfarras, regentes, dirigentes, temos que apoiar essa iniciativa deste Deputado, porque é isso que nós precisamos, não é de Febem, não é de presídios, mas de música, educação e cultura para o nosso Estado. Parabéns, Deputado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Pela Banda Municipal de Bragança Paulista, vice-campeã categoria Banda Marcial Juvenil, chamamos o Secretário de Cultura e Turismo, Senhor Raul Lencini e o Regente Luiz Henrique Chinaglia. (Palmas.)

Iniciou o seu trabalho em maio de 2008 com objetivo de musicalizar e incentivar o adolescente no caminho musical, fazendo parte, também, de um ciclo do Projeto Música na Escola, onde o aluno inicia as suas atividades musicais na fanfarra da sua escola. Segue para a Banda Municipal, que hoje é composta por 50 integrantes na parte musical e 30 no corpo coreógrafo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. RAUL LENCINI - Excelentíssimo Sr. Deputado Beto Trícoli, Deputado o qual a nossa Região tem um imenso carinho, em nome do qual também eu cumprimento todas as autoridades anteriormente nominadas. Senhoras e Senhores, caros jovens, jovens músicos.

Eu trago, aqui, Deputado, um grande abraço do Prefeito João Afonso Sólis, o Jango, o qual se congratula com este evento e fica muito feliz, também, porque Bragança Paulista vem, num período recente, efetuando um trabalho desenvolvido neste segmento, o qual já ouvimos agora no pequeno release lido. Aproximadamente 2.500 crianças, adolescentes e jovens envolvidos, hoje, com este segmento. Obrigo-me, aqui, a deixar um grande agradecimento ao maestro Rogério Wanderlei de Brito, que coordena esse trabalho em toda nossa Região, não só em Bragança Paulista, mas um grande trabalho em Atibaia também. E um agradecimento especial ao maestro Luiz Henrique Chinaglia, o querido Popó. (Palmas.)

Popó, que antes mesmo de nossa banda se tornar uma Banda Marcial Municipal, já tratava isso tudo com muito carinho. Então eu só deixo, e finalizo as minhas palavras, dizendo aos Senhores que a grande importância deste trabalho, não só em Bragança Paulista, mas em todos os lugares que é desenvolvido, e bem disse, aqui, o meu antecessor, com as suas palavras, o Brasil precisa, realmente, disso. A diferença do jovem envolvido com esse conhecimento, com esse contato, com a cultura, transforma a nossa sociedade, transforma o nosso País e, certamente, transformará o futuro da nossa nação. Muito obrigado a todos os senhores. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Pela Banda Marcial Municipal de Iperó, campeã categoria Banda Marcial Juvenil, chamamos o Regente Wanderson Benedito Mariano. (Palmas.)

Fundada em 03 de janeiro de 2010, fez a sua primeira apresentação no aniversário de Iperó, deste mesmo ano. A Banda trabalha com alunos da rede municipal e estadual da cidade de Iperó, e tem como maior objetivo, a formação social de seus alunos, incitando-os à disciplina, noções de cidadania, bom desempenho escolar e, em meio a tudo isso, a formação com a música e a dança. Com 6 meses de formação, a BANMIP participou do seu primeiro concurso na cidade de Atibaia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Na categoria Banda Sinfônica, pela Banda Sinfônica de Bragança Paulista, o Senhor Secretário de Cultura e Turismo Raul Lencini e, também, o Maestro Paulo Charon. (Palmas.)

A banda foi fundada em março de 2009. Uma das suas principais atividades é atender os músicos amadores de seu município, assim como os músicos oriundos do projeto Música na Escola e da Banda Marcial Municipal. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Quero pedir ao Maestro da Fanfarra de Bragança Paulista que possa fazer a sua apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Dando continuidade, na categoria Banda Marcial Sênior, pela Banda Marcial Municipal da Juventude de Sertãozinho, terceira colocada categoria Banda Marcial Sênior, chamamos a Senhora Rosana Cláudia Soldera, Chefe do Setor de Música, e o Regente, Senhor Rodrigo Paulo de Jesus.

A banda teve início pelo Projeto Banda da Juventude do Governo do Estado no ano de 2003. Em 2005, a Prefeitura adotou o projeto, tornando-se, assim, a Banda Marcial.

Com a chegada do Regente Rodrigo Paulo de Jesus, o projetou tomou uma nova direção social, além de participação em concursos, festivais, festas comemorativas e demais eventos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Pela Banda Marcial de Serrana, vice-campeã, categoria Banda Marcial Sênior, chamamos o Prefeito Doutor Nelson Cavalheiro Garavazzo e o Regente, Senhor Nivaldo Alves da Silva. (Palmas.)

A banda foi criada no ano de 1995 e oficializada em 1997. A banda foi criada com o intuito de proporcionar uma atividade sócio-cultural para os jovens da comunidade, principalmente os mais carentes.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. NELSON CAVALHEIRO GARAVAZO - Boa noite, Deputado Beto Trícoli, e, em seu nome, quero cumprimentar todas as autoridades aqui presentes. E boa noite a todos vocês músicos, crianças que estão aqui conosco.

Deputado Beto Trícoli, isso que você está fazendo faz a diferença. Nós sabemos o quanto é importante a música na formação do cidadão e da cidadã. Nós sabemos que criança é fundamental. Nós temos que juntar essas coisas para que as coisas caminhem bem. Em nossas cidades, que são cidades pequenas, que sempre tem 10 reais para gastar com três coisas que custam 10 reais, nós sempre temos que fazer a opção por aquilo que é muito, muito importante. Então, estarmos aqui nesta Casa de Leis, todos, como já foi dito, é um diferencial importante e um estímulo a todos os prefeitos, para que possam investir em música, em vocês, crianças. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Dando continuidade, pela Fanfarra Municipal de Atibaia, campeã categoria Banda Marcial Sênior, chamamos o Prefeito, Senhor José Bernardo Denig, e o Regente, Senhor Rogério Wanderlei de Brito e o Senhor Felipe Ibraim Ferreira. (Palmas.)

Fanfarra Municipal de Atibaia, fundada em dezembro de 1990, é composta por mais de 100 integrantes como parte do Projeto Música e Cidadania.

A Fanfarra de Atibaia é um estímulo aos jovens da cidade a estudar música, pois oferece aos seus participantes iniciativa a cultura musical e ao civismo. Em 2005, consagrou-se campeã mundial na cidade de Taubaté, em São Paulo. O título colocou a FAMA e o Brasil no rol das melhores bandas do mundo.

Com a palavra, o Prefeito, Sr. José Bernardo Denig. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ BERNARDO DENIG - Boa noite a todos. Quero saudar nosso Presidente da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo, Senhor Edson Rodrigues. Saúdo, também, o vice-Presidente da Associação das Bandas e Fanfarras de Ribeirão Preto, Senhor Gilson Rubens Martins. Saúdo, também, o Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Senhor Agenor Mauro Zorzi, como também saúdo o Prefeito de Serrana, Senhor Nelson. Saudar, especialmente, o nosso Deputado Estadual Beto Trícoli e, em nome do meu maestro Rogério de Brito, quero saudar todos os homenageados desta noite. Saúdo, também, as cidades homenageadas, Ipaussu, Guairá, Santa Rita do Passa Quatro, Cristais Paulistas, Iperó, Bragança Paulista, Serrana e, claro, a nossa querida Atibaia.

Hoje, nós temos dois motivos para comemorar. O primeiro deles, evidentemente, esta medalha para a nossa FAMA - Fanfarra Municipal de Atibaia, mas, o segundo, e principal, é comemorar a retomada, o reconhecimento do trabalho das fanfarras e bandas do Estado de São Paulo, feito pelo nosso Deputado Beto Trícoli.

Deputado Beto Trícoli é o prefeito que ficou em Atibaia por 8 anos, que foi anterior a mim, e o Beto trabalhou muito apoiando, incentivando a nossa fanfarra, a nossa FAMA, conseguindo levar cada vez melhor qualidade e difundir a música através da FAMA para todo o Brasil. Temos que agradecer ao Beto. Agradecemos muito por esse empenho, por essa retomada.

Atibaia, que já foi representar o Brasil na Holanda e na Alemanha, e jamais apareceu em qualquer órgão de publicidade, porque não tem o reconhecimento, como nós estamos tendo aqui, hoje, das nossas fanfarras e nossas bandas. O projeto vem tirando jovens da marginalidade. Um projeto que nós temos em Atibaia, que congrega 2.500 pessoas, um grande projeto chamado Música e Cidadania.

Então, deixo, aqui, as minhas homenagens, a minha gratidão a todos os integrantes da Fanfarra, da FAMA, a todos aqueles que trabalham para levar a música, a trabalhar com esses jovens, trabalhar com essa cultura. Eu quero agradecer, e o meu muito obrigado, ao Deputado Beto Trícoli, por esse trabalho, retomando, assim, esse reconhecimento através da Assembleia Legislativa do Estado, o trabalho que é realizado por todos esses jovens, por todas essas pessoas. Meu muito obrigado e um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Dando continuidade, chamaremos, agora, para apresentação, a FAMA - Fanfarra Municipal de Atibaia.

 

* * *

 

-É feita a apresentação.

 

* * *

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Passo, neste momento, a palavra ao Deputado Beto Trícoli.

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Eu agradeço, imensamente, a presença de todos. Esta homenagem, que retomamos desde 1982, quando foi a entrega da última medalha, aqui, nesta Casa, nossa intenção, incentivados pelos maestros, pelos regentes que organizam, principalmente, pelo Rogério, pelo Silvades, queria agradecer demais ao Senhor Gilson Martins, agradecer ao Senhor Edson Rodrigues, pela Federação, agradecer a presença dos prefeitos e todos os dirigentes municipais, mas nas pessoas do Prefeito Agenor Mauro Zorzi, de Santa Rita do Passa Quatro, do Senhor Nelson Caravazzo, de Serrana, do nosso querido Prefeito, Senhor José Bernardo Denig, de Atibaia, a presença, hoje, aqui, nesta retomada de homenagens.

Nossa intenção, evidentemente, é fazer com que haja o reconhecimento oficial, histórico, do trabalho que vem sendo feito em cada comunidade, em cada escola, em cada município. Sabemos que o trabalho da arte e educação, o trabalho da música na construção da cidadania, na construção da transformação da nossa sociedade, ele é, evidentemente, colocado e feito pelos educadores em cada uma das nossas cidades.

A Assembleia Legislativa tem a obrigação, o dever, de fazer esse reconhecimento. Esta noite é uma noite de retomada de homenagens. Podem ter certeza que, a partir do próximo ano, a organização estará extremamente mais intensa, estaremos mais, inclusive, somando esforços com os demais pares desta Casa, para que a gente possa fazer a tão merecida homenagem que vocês, que durante o ano inteiro, durante todo o tempo que permanecem em suas comunidades, fazem esse belíssimo trabalho. É uma singela homenagem que a Assembleia Legislativa presta a todos vocês.

Parabéns a todos vocês. É um prazer, como Deputado Estadual, poder fazer a retomada desta homenagem tão reconhecida e tão gloriosamente recordada nos idos dos Festivais da Record, evidentemente, dos outros festivais. O próprio Estado de São Paulo e o Governo têm que retomar investimento na área de música e cidadania, investimento na formação e na estruturação dos festivais, e para que tenhamos nas escolas estaduais, permanentemente, o ensino da música através destes projetos tão bem sucedidos em vossas cidades, que possa ser difundido e amplificado com investimento permanente. Parabéns a todos. É um prazer, e agradeço a presença, imensamente, de todos vocês. Obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, aos funcionários e a todos os que colaboraram para o êxito desta solenidade, à equipe, a Presidência desta solenidade agradece e encerra os trabalhos. Boa noite.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Pediria um minuto de atenção para passar um comunicado aos presentes.

Esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 02 de outubro, às 21 horas, nos canais Net, canal 13, TVA canal 66. Deixamos a FAMA, agora, para poder nos alegrar com mais uma apresentação.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 35 minutos.

 

* * *