30 DE AGOSTO DE 2002

42ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS"

 

Presidência: RODRIGO GARCIA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 30/08/2002 - Sessão 42ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS"

001 - RODRIGO GARCIA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pelo Deputado Walter Feldman, Presidente Efetivo da Alesp, por solicitação do Deputado ora na Presidência, para comemoração do "Dia do Corretor de Imóveis". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - GILBERTO KASSAB

Como Deputado Federal, saúda o Presidente da Mesa dos trabalhos, Deputado Rodrigo Garcia, e cumprimenta todos os corretores presentes, na pessoa do Presidente do Creci, Dr. José Augusto Viana; e na do Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis, Dr. Orlando de Almeida Filho. Manifesta sua satisfação de comemorar os 40 anos de atividade regulamentada e também de ver a demonstração de unidade na busca de princípios, pela presença à solenidade. Fala da responsabilidade do corretor de imóveis perante o Estado e o País.

 

003 - ORLANDO DE ALMEIDA FILHO

Como Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis, saúda a Mesa e demais presentes à solenidade. Disserta sobre a importância de a categoria não parar nos índices numéricos de vendas e contratos, mas de ir mais além, considerando a satisfação de propiciar casa própria às famílias e estas poderem atingir seu objetivo. Agradece ao Deputado Rodrigo Garcia, Presidente em exercício, a solenidade; e ao Deputado Gilberto Kassab, a presença. Agradece, também, ao Dr. José Augusto Viana Neto, a gestão à frente do Sindicato da categoria.

 

004 - JOSÉ AUGUSTO VIANA NETO

Na qualidade de Presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, cumprimenta o Deputado Rodrigo Garcia, Presidente da sessão solene, o Deputado Federal Gilberto Kassab e o Sr. Orlando de Almeida Filho. Reflete sobre o significado de, a cada ano, comemorar-se o "Dia do Corretor de Imóveis".

 

005 - Presidente RODRIGO GARCIA

Destaca a importância dos 40 anos de regulamentação da profissão de corretor de imóveis e enumera as personalidades que contribuíram para o fortalecimento da categoria. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - A Presidência passa a nomear as autoridades presentes nesta Sessão Solene: Exmo. Sr. Deputado Federal, Conselheiro e 1º vice-Presidente do Creci, Gilberto Kassab; Exmo. Sr. José Augusto Viana Neto, Presidente do Creci; Exmo. Sr. Orlando de Almeida Filho, Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis e Conselheiro do Creci; Exmo. Sr. Aroldo de Paula, Diretor Tesoureiro; Exmo. Sr. Francisco Pereira Afonso, Diretor, 2º Tesoureiro; Exmo. Sr. Antônio Simas, Diretor, Secretário; Exmo. Sr. Artur Voiagian, 2º Secretário.

Esta Presidência também registra aqui os telegramas enviados pelo Exmo. Sr. Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; Exmo. Sr. Sérgio Augusto Nigro Conceição; Exmo. Sr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Reitor da Unicamp; Exma. Sra. Luciana Temer Castello Branco, Secretária de Estado da Juventude, Esportes e Lazer; Exmo. Sr. Celino Cardoso, vice-Presidente desta Casa. Quero cumprimentar a todos.

Senhoras presentes, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Exmo. Sr. Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorarmos o ‘Dia do Corretor de Imóveis’.

Convido a todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, regida pelo Maestro, 2º Tenente, Jassen Feliciano.

Para iniciarmos as saudações na noite de hoje, quero convidar o nobre Deputado Federal Gilberto Kassab, para que, da tribuna, possa fazer a saudação a todos nós corretores presentes nesta Sessão Solene.

 

O SR. GILBERTO KASSAB - Quero cumprimentar o Presidente da Mesa dos trabalhos, Deputado Rodrigo Garcia, líder do PFL desta Casa, neste ato também representando o Presidente da Assembléia Legislativa, todos os corretores aqui presentes, na figura do Presidente do Creci, Dr. José Augusto Viana, e na do Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis, Dr. Orlando de Almeida Filho.

Gostaria de registrar a imensa satisfação de hoje viver este momento, não apenas em que os corretores comemoram 40 anos de atividade regulamentar, com os conselhos regionais atuantes, as entidades operando, mas que, acima de tudo, os corretores dão uma demonstração de unidade na busca de princípios, de parâmetros que fortaleçam a nossa categoria e, também, de propostas que melhorem a situação do nosso estado e do nosso país.

Cabe a todos nós, com a responsabilidade que temos, em especial nossos dirigentes, colaborar com os órgãos governamentais, seja na dimensão municipal, estadual ou federal, propostas que levem este país a ocupar um lugar cada vez mais adequado internamente e no cenário internacional. Tanto o Viana, quanto o Orlando, todos os seus diretores, com as nossas lideranças maiores nos últimos tempos, têm exercido seu papel, com dignidade e com firmeza, suas atividades extras que têm faltado com o objetivo da responsabilidade para ajudar a encontrar o nosso rumo.

O corretor de imóveis é o responsável não só pela circunstância de vivenciar atividades mais importantes de qualquer país, ser o elo entre a sociedade e o bem-estar através da casa própria, de um escritório, de um local para trabalho. O corretor de imóveis hoje, através de sua atuação, ajuda na geração de empregos, na geração de divisas para o país, porque, antes de mais nada, ser corretor de imóveis é ser um agente de negócios. Ser agente de negócios é ser responsável pela criação de empregos, pela criação de unidades habitacionais, é ser responsável pelo destino do país.

Deputado Rodrigo Garcia, nossos cumprimentos mais uma vez pela iniciativa de propor esta Sessão Solene que já está se tornando uma tradição. Ao querido Presidente, nosso líder, Dr. José Augusto Viana, os nossos cumprimentos pela sua atuação firme, correta, serena à frente do Creci, também ao Dr. Orlando cumprimentos extensivos a toda sua diretoria, e a vocês, colegas, corretores de imóveis, os meus votos para que continuemos cada vez mais unidos em prol de fortalecimento da nossa causa, mas, mais do que isso, somando esforços para continuarmos lutando por um Brasil cada vez melhor.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece as palavras do Deputado Federal Gilberto Kassab.

Tem a palavra o Sr. Orlando de Almeida Filho, Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis.

 

O SR. ORLANDO DE ALMEIDA FILHO - Sr. Presidente, Deputado Rodrigo Garcia, Sr. Deputado Federal Gilberto Kassab, Sr. Presidente do Creci, José Augusto Viana Neto, Srs. Conselheiros do Creci - São Paulo, Srs. Delegados, Srs. Corretores de Imóveis, senhoras e senhores e jovens, não quero assustá-los porque isto aqui não é o meu discurso e eu o trouxe aqui apenas para repetir uma pequena frase, porque tenho certeza de que todos os que participaram desta belíssima cerimônia, que ocorreu no Salão Nobre desta Casa de Leis, emocionaram-se numa ou noutra passagem.

Coube a mim a felicidade de ler uma frase no decorrer da cerimônia, que gostaria de repetir: “Para que os nossos governantes, autoridades constituídas possam propiciar condições mais justas para os menos favorecidos poderem ir em busca da sua casa própria, rezemos ao Senhor”.

De fato, esta frase emociona muito porque quem trabalha nessa atividade como eu, corretor de imóveis há 30 anos, acaba se recordando com muita felicidade daquelas famílias que atendemos, principalmente no início de nossa atividade, pessoas essas que construíram o seu lar, a sua família e hoje temos a felicidade de atender, quem sabe, já a terceira geração.

Ao logo do tempo, acabamos levando a nossa atividade, como a empresa, como uma coisa mecânica. Uma proposta é só mais uma proposta, um contrato é só mais um contrato, uma venda é só mais uma venda e passamos a olhar as pessoas como números, como índices: vendemos mais 10% este mês, ou menos 10%; gastamos tanto de publicidade; os corretores, nossos companheiros, ganharam tanto de comissão, e, de repente, acabamos nos esquecendo do bem maior que fazemos quando propiciamos, nós, corretores de imóveis, a oportunidade para que uma família receba a sua casa própria, possa dignamente ter o seu lar, criar e dar educação a seus filhos.

Esta cerimônia de hoje fez com que recordássemos as nossas origens e pudéssemos ter essas agradáveis lembranças dos primeiros imóveis que vendemos.

Esta reflexão acaba trazendo-nos para uma realidade maior. Depois de 30 anos de trabalho, temos que ter em mente aquilo que o Presidente Viana costuma dizer em todas as belíssimas cerimônias de entrega de carteira, onde os novos profissionais acabam sendo contemplados com suas palavras: “Os senhores olhem cada venda com o coração, pensando no bem que vão estar fazendo àquelas famílias, não se preocupando com a remuneração, mas com o negócio sério, com lisura que está sendo realizado e a remuneração virá naturalmente”.

Gostaria de enfatizar esta mensagem que tive a oportunidade de ler, principalmente o fato de trazer a habitação aos menos favorecidos, porque temos certeza de que aquele que não tem um lar para morar, que não tem uma habitação para constituir a sua família, além de não ter a certeza de poder criar os seus filhos, poderá ver os seus filhos na rua dentro dessa violência que vemos por aí. Mas, para isso, estamos em uma Casa de Leis, que é uma casa política também.

Gostaria de agradecer, em nome dos senhores corretores de imóveis, a presença aqui do Deputado Rodrigo Garcia que na Assembléia Legislativa tem atendido essa classe de profissionais, sempre com o seu gabinete aberto, bem como o Creci, o Sindicato dos Corretores em todos os pleitos justos que fazem em função do mercado imobiliário e da categoria dos corretores de imóveis.

Da mesma forma, sabemos da importância, na área federal, dos recursos necessários para financiamento de habitações, principalmente dos órgãos públicos, como a Caixa Econômica Federal, que é o gestor do Fundo de Garantia, que muito bem fez aquela carta de crédito que proporcionou à quase 500 mil famílias no Brasil a oportunidade da compra da casa própria.

Quero aqui registrar a presença do Deputado Federal Gilberto Kassab, que nos tem proporcionado oportunidades para conversar com autoridades que resolvem efetivamente essas questões habitacionais do mercado, marcando encontros em Brasília para que esses assuntos possam ser encaminhados e resolvidos no interesse do corretor de imóveis, bem como da população que quer adquirir o seu imóvel.

Os dois têm sempre atendido os corretores de imóveis, assim como o Senador Romeu Tuma que, infelizmente, não está presente nesta cerimônia, mas tem estado presente nas plenárias que o Creci tem feito com regularidade.

Peço a todos que lembrem desses nomes, porque são pessoas que têm procurado beneficiar essa categoria de corretor de imóveis.

Por último, quero agradecer também ao Presidente Viana, do Cresci, e dizer que o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, entidade criada em 1938, oficializada em 1942, no dia 3 de outubro, comemora este ano 60 anos de atividade.

Surgiu o Creci, há 40 anos, e o Sindicato encontra-se de mãos dadas com ele. Somos companheiros, somos irmãos, porque a nossa função é trabalhar efetivamente para o corretor de imóveis. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece as palavras do Dr. Orlando de Almeida Filho.

Tem a palavra o Sr. José Augusto Viana Neto, Presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis.

 

O SR. JOSÉ AUGUSTO VIANA NETO - Exmo. Sr. Deputado Rodrigo Garcia, Presidente desta Sessão Solene, Exmo. Sr. Deputado Federal Gilberto Kassab, caríssimo amigo Orlando de Almeida Filho, senhoras e senhores colegas do Sindicato de Corretores de Imóveis, delegados do Creci, meus amigos, quando o Orlando começou a falar, achei-o nervoso porque estava ofegante. Agora, sinto que é pelos degraus, porque não estou nervoso e estou ofegante.

O que dizer em um momento tão especial como este? Por que comemorar a data da instalação de nossa profissão? Por que relembrar fatos passados, todos os anos nos reunirmos para nos confraternizar? Nesses dias em que participamos de muitas solenidades, muito falamos a respeito do início de nossas atividades profissionais. E aqui quero deixar, de público, um preito de gratidão ao Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo pela história que construiu ao longo dos anos na vida de nossa categoria.

Como o Orlando disse, era uma associação que se transforma, em 1942, em um sindicato e que só consegue alcançar uma lei muito frágil, em 1962, que não resistia muito. Afinal de contas, ela não impunha nenhuma habilitação técnica para o profissional corretor de imóveis. Mas devemos recordar, com muito carinho e respeito, o fato de que para se filiar àquela associação, àquele sindicato, mesmo antes que tivéssemos o Creci, havia necessidade de o interessado tirar todas as suas certidões. Tinha que mostrar que era uma pessoa honrada, de bons antecedentes, pois, caso contrário, ele não poderia exercer a profissão de corretor de imóveis.

Com isso, a nossa profissão teve um início bonito, vitorioso. Éramos respeitadíssimos na comunidade. Lembro-me muito bem que, nos anos 60, meu pai quis vender uma casa no Jardim da Saúde. Foi lá uma série de corretores de imóveis fotografar para examinar, para avaliar. Meu pai comentou isso na mesa da refeição e aquilo me marcou. Ele elogiou essa categoria de profissionais que, para fazer parte daquela entidade, tinham todos que ter os seus antecedentes expostos, no sentido de comprovar a sua idoneidade para poder exercer essa profissão.

Sabemos muito bem que sofremos grandes desfalques, porque houve determinado momento que, por direito adquirido, qualquer um poderia se registrar nessa categoria e muitos conseguiram só judicialmente. A partir daí, a nossa profissão sofreu sérios arranhões, sérios desgastes que hoje, a duras penas, nós todos juntos, unidos, estamos começando a reverter. Por isso, é muito importante um momento como este, quando a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a Casa que representa o povo, a voz do povo paulista, abre suas portas e nos abriga, nos acolhe como no útero materno, dizendo: “Aqui vocês têm uma guarida, porque vocês são reconhecidamente pessoas sérias, pessoas representativas, pessoas que constroem essa comunidade e a grandeza deste Estado”.

Cada vez mais, tem que aflorar em nosso peito o sentimento de que somos pessoas de valor, importantes para a sociedade, importantes para a comunidade, para o desenvolvimento da nossa terra. Se não tivermos auto-estima, amor-próprio, a nossa profissão jamais será respeitada. E, nesse aspecto, abro um parênteses e deixo aqui registrado, de público, ao Deputado Rodrigo Garcia os nossos agradecimentos por tudo que tem feito por nossa categoria aqui nesta Casa.

Já até brincaram que legislo em causa própria, ele e o Kassab, porque são corretores de imóveis, mas sabemos muito bem o carinho, o respeito e a consideração que eles têm para conosco nesta Casa, da qual já estamos nos tornando íntimos, porque aqui temos realizado alguns eventos do Creci, com a presença também do Sindicato que abre suas portas para que possamos reunir, debater nossas questões e realizar nossas solenidades. Nesse dia tão importante, abre seu plenário principal de onde emergem as leis que governam nosso Estado, que buscam o progresso da nossa terra, e nos coloca sentados na sua sala de visitas, na sua mesa de honra e diz: ‘Vocês são respeitados por esta Casa’.

Deputado Rodrigo Garcia, fica aqui registrado os agradecimentos do Creci e, se me permite o Orlando, em nome também do sindicato e de toda a nossa categoria. Esse respeito e essa consideração, que V. Exa. tem tido para conosco, tem representado muito, porque reflete na comunidade, passa para a sociedade. Na televisão, nos comentários, essas notícias correm, e as pessoas valorizam a nossa categoria.

Quero também dizer aos senhores que estivemos em Brasília, no dia 27, participando de uma sessão no Congresso Nacional, onde aquela Casa Legislativa, na realização de uma sessão solene, prestou uma homenagem aos corretores de imóveis de todo o Brasil. Naquela Casa, como os senhores aqui, agora, também ocupamos aquelas poltronas. Procurei sentar na poltrona do Gilberto Kassab - bons fluidos, com certeza. Sabia que eu estava sentado onde se representa mais de 150 mil paulistas.

Naquele Legislativo Federal, onde temos o nosso colega, que é Conselheiro e vice-Presidente do Creci, Gilberto Kassab, temos conseguido muito para a nossa categoria. Temos tido grandes dificuldades administrativas para o reerguimento do Creci, depois de todos os acontecimentos passados que nos trouxeram muitos prejuízos, muitas feridas à nossa entidade. Nesse trabalho de reconstrução, muitas dificuldades são encontradas e as portas dos gabinetes em Brasília só se abrem porque temos lá o Deputado Gilberto Kassab, que faz esse trabalho e segue na frente abrindo caminho, mostrando as direções, colocando-nos de frente com as autoridades federais no sentido de buscarmos meios, recursos, condições para administrarmos a nossa entidade.

Quero aqui, Kassab, de público, deixar registrado o agradecimento da categoria dos corretores de imóveis a esse seu brilhante trabalho, sua dedicação que não mede esforços para nos atender. Um colega que sempre receberá o nosso respeito, a nossa consideração e, acima de tudo, a nossa gratidão.

Como disse o Orlando, hoje tivemos uma missa de ação de graças. Foi um momento muito oportuno para relembrarmos e agradecer a Deus por nos ter proporcionado uma profissão para não só sustentar a nossa família, mas melhorar a sociedade na qual vivemos e da qual fazemos parte. Devemos lembrar de trazer um pouco mais de amor para a nossa profissão, um pouco mais de gratidão; buscar determinados valores que estão perdidos ao longo do tempo. A nossa sociedade é capitalista, não que eu tenha alguma coisa contra o capitalismo, absolutamente, mas ele colocou tudo à venda: a diversão, a satisfação, o prazer. Tudo aquilo que pode ser vendido o capitalismo vende e, com isso, a sociedade acabou esquecendo-se daquelas coisas que nos são caras. Não custa nada o sentimento de gratidão, o sentimento de amor, o sentimento de carinho. No entanto, aquele bate-papo no fim de semana, reencontro com os amigos, com a família acabamos por esquecer.

A nossa profissão de corretor de imóveis vive muito perto do materialismo, muito próxima do mercado financeiro, muito encostada nas questões técnicas, simplesmente. E nós, corretores de imóveis, no afã de buscarmos recursos para manter nossa empresa e nossa família, acabamos em um determinado momento por esquecer os verdadeiros valores que devemos honrar, que é respeito e consideração. Muitos se esquecem, inclusive, da seriedade, da honestidade e da prática da ética, o que nos tem causado prejuízos, porque, quando um corretor erra, macula toda a categoria pois todos nós somos chamados por um só nome: corretores de imóveis.

Tivemos a realização da missa com esse preito de gratidão a Deus de nos ter proporcionado esta oportunidade de servir à comunidade e para, através desse serviço, buscar os recursos para a nossa manutenção. Acredito que somos a imagem e semelhança de Deus, que temos que aproveitar aquele momento da transação que estamos realizando para permitir que Deus se manifeste nesse mundo material através de nossos atos, de nossas ações para, assim, poder atender bem a quem está comprando, a quem está vendendo, não privilegiando nenhuma das partes, fazendo um negócio bom, na igual medida para ambos. Nossa comissão será conseqüência desse bom trabalho realizado, assim podemos andar de cabeça erguida, encarar nossa família de frente e dizer, com orgulho, que é um corretor de imóveis sério, deixando esse exemplo para a sociedade.

São estas as minhas palavras. Desculpem-me por ter me alongado; não era para eu falar tanto, mas não posso ver um microfone que desperta dentro de mim alguma coisa que nem desligando pára.

Felicidade a todos vocês. Rodrigo, muitíssimo obrigado. Kassab, muito obrigado. Orlando, em seu nome, cumprimento toda a categoria aqui presente, Obrigado aos funcionários do Creci, que tanto dão de si. A todos meus parabéns e muitíssimo obrigado pela consideração de estarem aqui presentes neste momento. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece e cumprimenta o nobre colega José Augusto Viana pelas suas palavras.

Estamos em uma Sessão Solene onde a Assembléia Legislativa de São Paulo, como costumamos chamar a Casa do povo paulista, tem a oportunidade de prestar uma homenagem a uma categoria tão importante, que é a de corretores de imóveis.

Quando usavam da palavra o Viana, o Orlando e o Kassab, eu aqui me lembrava que foram quatro Sessões Solenes desde o meu primeiro ano de mandato como Deputado estadual, em 1999, onde comemorávamos 36 anos de profissão, 2000, 2001 e em 2002, que é esta sessão de que participamos.

Nesses quatro anos, eu, como um jovem Deputado e também um colega de profissão bastante recente, Creci de 1996, vi muitas mudanças ocorrerem no nosso Conselho e no nosso Sindicato: momentos de euforia, de alegria, de tristeza e de dificuldades. Fiquei aqui imaginando que, se em quatro anos pudemos acompanhar uma grande transformação por que passou o nosso Conselho, imaginem então nos 40 anos da nossa profissão, desde o primeiro momento por aqueles que lutaram para que a profissão fosse regulamentada, para que o corretor de imóveis pudesse ser respeitado no nosso Estado e no nosso País.

Devo aqui pelo menos registrar que alguns dos companheiros têm participado dessa luta. Quero cumprimentá-los na figura, talvez, do mais jovem corretor, que é o nosso Clóvis Rocha, ex-presidente do nosso sindicato.

Não quero estender muito esta lista porque posso perder alguns votos, mas quero tomar a liberdade de cumprimentar o Simas, o Edil, o próprio Aroldo e lembrar que, 40 anos atrás, talvez alguns desses companheiros lutaram para que a profissão fosse regulamentada.

Hoje, tenho a satisfação de ser um dos representantes do nosso Conselho, mas, mais do que isso, da nossa profissão aqui na Assembléia Legislativa de São Paulo. Como político, como parlamentar deste Estado, tanto eu quanto o Kassab, aprendemos na vida pública que o bom político é aquele que defende idéias, bandeiras, que pode apresentar projetos, propostas. Tão importante quanto apresentar propostas, defender idéias e aqui empunhar bandeiras é quem as defende, quem as empunha e quem as apresenta.

No nosso Conselho, tivemos a grata satisfação de poder, nesses últimos anos, conviver com um grande colega que tem sido um exemplo para todos nós corretores de São Paulo, que é o nosso Presidente Viana, uma pessoa que com a sua militância dentro da nossa categoria, dando parte do seu tempo para contribuir para o fortalecimento da nossa profissão, pôde cativar a todos nós, demonstrar-nos o que é efetivamente ter uma convicção e, através dela, dedicar-se, assim convencer de que é possível, sim, transformarmos uma profissão que passou por tudo, mas que hoje tem o seu lugar de respeito em São Paulo e no Brasil.

Por isso, Viana, cumprimentando-o e tendo aqui a satisfação de presidir esta Sessão Solene, onde estamos homenageando os corretores de imóveis, quero cumprimentar todos os colegas de profissão. Provavelmente, vamos participar de outros eventos como este aqui a alguns anos, seja nesta Casa, seja em outros locais. O mais importante é que a cada ano que pudermos comemorar o Dia do Corretor de Imóveis, o dia da regulamentação da nossa profissão, possamos olhar para trás e vermos que existe uma história do corretor de imóveis e que cada um de nós, seja na nossa atuação profissional, seja na nossa contribuição para fortalecer a nossa profissão, pudemos escrever uma página nessa história.

Eu tive a alegria alguns anos atrás, incentivado pelo meu companheiro Gilberto Kassab, de poder obter a minha carteira profissional. Confesso a vocês que não tive a oportunidade de realizar muitos negócios, porque a atividade política acaba consumindo o nosso tempo quase que integralmente. Mas, como bom corretor e bom político, da tribuna desta Casa, tenho a honra de procurar convencer, de procurar apresentar as minhas propostas. Aqui divido parte do meu tempo como político e como corretor, tentando convencer e tentando sintetizar aquilo que penso através desta tribuna. Por isso, há alguns anos, quando incentivado pelo Kassab, pude ingressar na profissão e, através dele e de vocês, colecionar amigos dentro da nossa profissão. Agradeço a todos pela oportunidade que tive de não só exercer a minha profissão com dignidade, mas, mais do que isso, ser um dos representantes dos nossos corretores na Assembléia de São Paulo.

Não quero me alongar mais, já que hoje foi um dia de trabalho para todos nós, mas, agradecendo a presença de todos, quero dizer que a Assembléia Legislativa de São Paulo e este Deputado em especial sente-se muito honrado por poder ter proporcionado a todos nós este dia memorável que será registrado na história do Creci de São Paulo.

Esgotado o objeto desta Sessão Solene, que é revestida de um caráter formal, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a presença de todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 42 minutos.

 

* * *