http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

29 DE JUNHO DE 2012

042ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS “60 ANOS DA CÂMARA ÁRABE”.

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 60 Anos da Câmara Árabe". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas ao presente festejo, enviadas por diversas autoridades. Destaca a importância da Câmara Árabe-Brasileira para a relação entre os dois povos. Deseja que medidas sejam adotadas visando à difusão da cultura árabe no Brasil. Anuncia o lançamento, pelo Ministério das Comunicações e pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, do selo personalizado e do carimbo comemorativo que marcam as festividades do jubileu de diamante da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Anuncia a projeção do selo e do carimbo, em concomitância com breve explicação de seus elementos.

 

002 - EUGÊNIO VALENTIM DA SILVA

Diretor Regional Adjunto dos Correios de São Paulo Metropolitana, convida o Deputado Fernando Capez para a realização da primeira obliteração do selo.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Convida o Sr. Walid Yazigi, Presidente do Conselho Superior de Administração da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, para a realização da segunda obliteração do selo, e entrega-lhe o álbum do representante dos Correios. Convida o Sr. Rubens Hannum, vice-Presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, para a terceira obliteração do selo, e entrega-lhe um álbum com as peças filatélicas lançadas nesta ocasião. Informa que esta solenidade deverá ser transmitida pela TV Alesp em data oportuna.

 

004 - EUGÊNIO VALENTIM DA SILVA

Diretor Regional Adjunto dos Correios de São Paulo Metropolitana, menciona a parcela da população brasileira de origem árabe. Destaca a importância do ato de obliteração do selo e do carimbo em comemoração aos 60 anos da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Informa que o carinho deverá ficar à disposição dos interessados na Agência Filatélica Dom Pedro II, localizada no prédio histórico dos Correios em São Paulo, na avenida São João, s/nº, até o dia 29 de julho.

 

006 - RUBENS HANNUM

Vice-Presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, destaca a representatividade dos 60 anos da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Agradece a presente homenagem. Traça o cenário econômico mundial. Cita as realizações da Câmara de Comércio. Comenta o projeto de instituição da Casa de Cultura Árabe.

 

007 - WALID YAZIGI

Presidente do Conselho Superior de Administração da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, faz histórico e destaca as conquistas da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Agradece a esta Casa e à Empresa de Correios pela homenagem.

 

008 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bom dia a todos. Agradecemos a todos pelo comparecimento. Nós vamos dar início a esta sessão solene com a finalidade de comemorar os 60 anos da Câmara Árabe dentro de instantes, a TV Assembleia já se encontra posicionada e vamos dar abertura.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

E convida para compor a Mesa principal dos trabalhos na Assembleia Legislativa o Sr. Walid Yazigi, Presidente do Conselho Superior de Administração da Câmara do Comércio Árabe-Brasileira; (Palmas.) Sr. Rubens Hannun, vice-Presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Sr. Eugênio Valentim da Silva, diretor regional adjunto dos Correios de São Paulo Metropolitana. (Palmas.)

Na medida em que o competente Corpo Cerimonial desta Casa for encaminhando as fichas com indicação das demais autoridades presentes, temos aqui secretários municipais, a sessão está muito prestigiada, nós iremos no decorrer desta sessão nominando todas as autoridades presentes, tão logo nos cheguem as fichas identificando cada uma das inúmeras autoridades que aqui acorreram para prestigiar este importante evento.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores. Esta não é uma sessão comum, esta é uma sessão solene. Uma sessão solene não pode ser convocada para qualquer finalidade. A sessão solene só pode ser convocada por um motivo especial, de relevante interesse público. E é por esta razão que só pode ser convocada com prévia deliberação do Colégio composto por todos os líderes dos mais diferentes partidos políticos aqui representados. Só pode ser convocada pelo Presidente da Assembleia e só pode ser convocada se um deputado estadual fizer a solicitação. É por esta razão que esta sessão se realiza no plenário principal da Casa, o Plenário Juscelino Kubitscheck. Neste plenário, nas cadeiras em que as senhoras e os senhores, ora se encontram sentados, são votadas as leis que vão regular a vida no Estado de São Paulo. É votado o orçamento pelos deputados que vai reger o ano administrativo do Estado mais rico da América Latina, um orçamento de quase 200 bilhões de reais. E é aqui que foi votada Constituição do Estado de São Paulo de 1989.

O pedido para a convocação desta sessão solene foi acatado pela unanimidade dos deputados desta Casa, e ele tem por finalidade comemorar os 60 anos, não são cinco nem dez, são 60 anos da Câmera Árabe. Neste momento convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro músico 2º tenente Jassem Feliciano. Está instituição centenária que iniciada em 1831 pelos 130, passa um momento de grande desafio, mas com sacrifício dos seus homens luta para garantir a segurança e a ordem no Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que executou o Hino Nacional Brasileiro. Veras que um filho teu não foge à luta. A Polícia Militar nunca fugiu à luta institucional de garantir a proteção de todos nós. Muito obrigado e um abraço a essa instituição.

Neste momento anunciamos o rol de inúmeras autoridades aqui presentes, o que destaca a importância e a relevância deste evento, desta sessão. Embaixador Afonso Massot, representando o ministro das Relações Exteriores de São Paulo; Sr. Mohamad Abdouni Neto, cônsul honorário do Paquistão; Sr. Elias Miguel Haddad, vice-Presidente da FIESP, representando neste ato o nosso queridíssimo e estimado Sr. Paulo Skaf, Presidente da FIESP, uma figura, uma personalidade da mais alta relevância no cenário nacional; querido Dr. Eduardo Felício Elias, Presidente da Federação de Entidades Árabe Brasileiras do Estado de São Paulo, meu particular amigo, pessoa que eu tenho orgulho de ter entre aqueles que estimo; Dr. Guilherme Mattar, secretário adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura do Município de São Paulo; doutor Orlando Sarhan da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; professor Bechara Aziz Ibrahim, diretor cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Dr. Ruy Carlos Cury, diretor da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Sr. Alexandre Curiati, representando o nosso deputado deca campeão de 10 mandatos, Deputado Estadual Antonio Salim Curiati. Costumo brincar com o Deputado Curiati, que o Brasil tem cinco Copas do Mundo, Curiati tem 10 mandados, parabéns ao nosso querido deputado.

Sr. Ghassan Obeid, cônsul geral da República Árabe Síria em São Paulo; nosso queridíssimo Sr. Rezkalla Tuma, representando o CONSCRE e a Federação de Entidades Americano-Árabe, com um trabalho fantástico; está aqui também representando o nosso coronel José Luiz Martins Navarro, da Assessoria Militar, o capitão Antonio Carlos Luz Magalhães; Dr. Emil Adib Razuk, nosso querido deputado, sempre Deputado Emil Razuk, obrigado pelo seu projeto, que cria o Dia Estadual do Ministério Público, instituição a qual pertenço há quase 25 anos, e Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, um grande líder e um profissional absolutamente competente; Sr. José Farhat, diretor de Relações Nacionais e Internacionais do Instituto da Cultura Árabe; Sra. Majd Al Shara, diretora do Centro Cultural Árabe-Sírio no Brasil; Sr. William Adib Dib, ex-Presidente do Conselho de Orientação da Câmara Árabe-Brasileira; nosso estimado Sr. Abrahão Badra, conselheiro da Câmara Árabe-Brasileira; Dr. Edson Pinto, eminente delegado de polícia, valoroso policial, representando aqui esse excepcional servidor público, o delegado geral de polícia, chefe da Polícia Civil, Dr. Marcos Carneiro, homem sério, competente, com quem tive a honra de dividir os bancos acadêmicos da Faculdade do Largo São Francisco. Sra. Nailize Naim Kaba, representando a Associação Beneficente “A Mão Branca”, de Amparo, aos Idosos, instituição com a qual colaboramos, não hesitamos e fazemos muito pouco, vamos fazer muito mais ainda diante desse trabalho tão importante representado pela Associação Mão Branca. E aqui estendo também nossos cumprimentos ao Lar Sírio, que sempre ajudamos, estamos juntos o tempo todo. Sr. Nahid Chicani, diretor-tesoureiro da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Outras autoridades também estão presentes, à medida que sessão avançar nós nominaremos a todos os presentes.

Recebemos aqui uma missiva do vice-Governador do Estado de São Paulo, nosso querido e estimado amigo Dr. Guilherme Afif Domingos, que, infelizmente, não pôde comparecer, mas faz referência elogiosa e cumprimenta a todos, felicita a todos por esses 60 anos; queridíssimo Prefeito Gilberto Kassab também faz a sua missiva, cumprimentando e parabenizando a todos pelo evento; Sr. João Carlos Saad, nosso querido Presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, a Rede Bandeirantes de Comunicação; Sr. Paulo Chede Mattar, Presidente do Clube Monte Líbano, também nos saudando e a todos aqui presentes; Câmara de Comércio Brasil-Canadá, a Superintendência fazendo os cumprimentos; Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Dr. professor Edson Simões, nos cumprimentando e a todos também; Secretário de Estado de Gestão Pública e também Deputado Davi Zaia cumprimenta a todos pelos 60 anos e pelo evento; secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sra. Miriam Moledo Longo, faz também seus cumprimentos; secretário Estadual de Cultural, Sr. Marcelo Matos Araújo, cumprimenta pelos 60 anos a Câmara de Comércio Árabe e a todos nós pela realização do evento; nossa querida deputada estadual e colega, Beth Sahão, também faz os seus cumprimentos. Muito prestigiada, portanto, esta cerimônia. E Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira vem atuando, há mais de meio século, com a missão de incrementar intercâmbios econômicos, culturais e turísticos entre árabes e brasileiros, tendo ao longo dos anos alcançado papel fundamental no desenvolvimento no relacionamento entre esses povos. O objetivo sempre foi o de consolidar e ampliar parcerias, gerar oportunidades, e principalmente aproximar dois povos tão afetivos, tão emotivos, tão alegres, como o povo brasileiro e o povo árabe. Atuando assim como facilitadora do fluxo de informações e de conhecimento entre ambos.

Como membro da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura, a Câmara Árabe é reconhecida pela credibilidade e forte atuação como a única representante legítima no Brasil dos interesses comerciais dos países da Liga dos Estados Árabes, instituição que congrega 22 países independentes, que adotam o árabe como idioma oficial. Para atingir os seus objetivos, a entidade oferece, por meio de profissionais altamente qualificados, uma série de serviços fundamentais para realização de negócios. Temos a consciência da importância de todas as frentes de trabalho como meio de realização de empreendimentos, de conquistas de novos mercados, de dinamizar a economia, além de valorizar as semelhanças culturais e sociais entre povos. Como resultado, os empresários brasileiros estão aprimorando as negociações com os árabes, realizando negócios de qualidade e comercializando cada vez mais produtos de alto valor agregado.

É esta a instituição que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a maior Assembleia Legislativa do país, tem a honra de homenagear, cumprindo assim o seu dever de lealdade com a população paulista e brasileira. Eu dizia a pouco, ao ser entrevistado, que esta sessão solene tem uma dupla finalidade: lançar um olhar para o passado e celebrar tudo que foi feito; e voltar os olhos para o futuro a fim de otimizar, incrementar e ampliar muito mais as relações comerciais entre o Brasil e os países árabes. (Palmas.)

O potencial econômico a ser desenvolvido com o fornecimento e troca de informações, tecnologia, fontes de energia, alimentos e tantos mais, autoriza-nos assumir isso como uma missão. E todos nós que, de alguma forma temos um compromisso com este país, com a nossa história, com a nossa família, com os nossos ascendentes, com os nossos descendentes, temos nisso sim um dever legal, um dever ético, um dever afetivo de levarmos esta questão adiante.

Quero também, finalmente, dizer da necessidade de implementarmos os laços culturais de maneira ainda mais fortalecida, a fim de difundir no Brasil a vasta cultura árabe ainda desconhecida, por mais que a culinária esteja arraigada, por mais que tantos autores, poetas, tanta música, dança esteja, ainda há muito a ser feito. E nós precisamos deste trabalho, não podemos nunca nos dar por satisfeitos. Muita coisa ainda necessita ser feita. Eu estive com o Governador Geraldo Alckmin, juntamente com importantes representantes da comunidade árabe, Sr. Adiel Nasser e mais vários segmentos, a fim de obtermos seção de uma área para implementação do Instituto Cultural do Mundo Árabe. O projeto já se encontra aqui, é um projeto ambicioso, que congrega uma área de 33 mil metros quadrados, e área construída de 19 mil metros quadrados, onde poderá ser feita a difusão do idioma árabe com cursos de língua; a difusão da cultura com cursos de dança, as mais diversas religiões ali todas, harmonicamente, congregadas. Isso está em andamento. Sem o apoio da Câmara de Comércio Árabe esse trabalho ficará muito mais dificultado. Portanto, nós precisamos estar juntos e precisamos ampliar esse trabalho, e só faremos isso unido, de mãos dadas, caminhando harmonicamente, inspirados pelo amor, pelo respeito e pela fraternidade.

É com base nessas palavras que, dando sequência a este Cerimonial, neste momento, nós passamos a palavra ao nosso querido representante dos Correios, Dr. Eugênio Valentim da Silva, diretor regional adjunto dos Correios de São Paulo Metropolitana, para que faça a sua manifestação e damos seguimento a esta sessão.

O Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, foi com essa finalidade que passamos a palavra ao Dr. Eugênio Valentim da Silva, lançam nesta oportunidade o Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo, que marcam as festividades do Jubileu de Diamante da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O Selo Personalizado lançado neste momento é composto por duas partes. Na primeira o Pavilhão Nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do Ipê, árvore símbolo nacional. (Palmas.)

 

* * *

 

- É exibida na tela a primeira parte do Selo Personalizado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Na segunda parte, o Selo retrata a união entre o povo brasileiro e árabe, traduzido na marca da entidade composta por elementos culturais, como as cores do Pavilhão Nacional e a Lua Crescente. O Selo Personalizado será obliterado pelo Carimbo Comemorativo. Já se encontra na projeção do Carimbo essa segunda parte.

 

* * *

 

- É exibida na tela a segunda parte do Selo Personalizado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bonito o Selo, realmente. Estão todos de parabéns. Cumprimentamos aqui, sem dúvida nenhuma, o nosso querido da Agência Brasileira de Correios e Telégrafos, parabéns pelo trabalho e pela Câmara de Comércio Árabe, belíssimo Selo.

O Carimbo circula nas peças filatélicas de correspondências das instituições que pleiteiam a sua emissão, propagando por meio da imagem e da legenda o tema que lhe deu origem. Tem local de lançamento e período de circulação definidos com base nos fatos e eventos que comemora. O Carimbo comemorativo lançado nessa solenidade segue a mesma temática do selo personalizado.

Para o ato de lançamento oficial nesta sessão solene do Carimbo comemorativo e do Selo personalizado, agora assim, convidamos o diretor regional adjunto dos Correios de São Paulo Metropolitana, cuja presença nos engalana e nos honra em demasia, Sr. Eugênio Valentim da Silva, a posicionar-se, em pé, junto a Mesa do lançamento. Neste momento passamos a palavra ao Sr. Eugênio Valentim da Silva, representando os Correios, Agência de Correios do Brasil, a primeira em credibilidade entre todas as instituições.

 

O SR. EUGÊNIO VALENTIM DA SILVA - Tenho a honra de convidar para primeira carimbação do Selo dos 60 anos da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira o Exmo. Sr. Deputado Estadual Fernando Capez. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a obliteração.

 

* * *

 

- Intervenção fora do microfone.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - No momento certo nós faremos isso, para não atrapalhar o andamento da sessão solene. Como diria Linda Blair, estrelando o filme “O Exorcista”: “in time”.

Neste momento convido o Sr. Walid Yazigi, Presidente do Conselho Superior de administração da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, para realizar a segunda obliteração do Selo e receber o álbum do representante dos Correios. Uma salva de palmas ao nosso Presidente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a obliteração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Minha querida amiga Ana Luiza, que estudou comigo no Colégio São Luiz, voltei a encontrá-la aqui depois de 30 anos, estávamos rompidos quando não quis passar cola pra ela numa prova de geografia, mas hoje reativamos e estamos todos juntos novamente. (Palmas.)

E também o meu querido Rezkalla Tuma; nós vamos convidar para a próxima obliteração também o Sr. Rubens Hannun, vice-Presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que também receberá o álbum com as peças filatélicas lançadas nesta ocasião. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a obliteração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Alguns avisos. Está aqui também, representando o meu querido colega, Deputado Estadual Pedro Bigardi, o Sr. Luiz Peixoto Pizene e a nossa querida e estimada Sra. Célia Chohfi, Presidente do Conselho do HCor, Hospital do Coração também nos honrando. (Palmas.)

A brincadeira com a minha querida amiga Ana Luiza, apenas para descontrair, e eu fiz a brincadeira porque ela sabe que ela era a melhor aluna da classe durante todo o colégio.

Esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pelo portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, e o que é ainda mais importante, será transmitida na íntegra no próximo domingo, dia primeiro de julho, às 22 horas, pela TV ALESP. 250 mil telespectadores por minuto, audiência de uma rádio no horário nobre das rádios, muita audiência, portanto, qualificada. Quem tem NET, domingo, às 10 horas da noite, em vez do Fantástico vai por no canal 13, TVA canal 66 e TV Digital Aberta canal 61.2, portanto, transmitida na íntegra esta sessão solene.

Encerrado o ato de emissão do Selo Personalizado e do Carimbo Comemorativo alusivos aos 60 anos da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, convido para fazer uso da palavra o Sr. Eugênio Valentim da Silva, diretor regional adjunto dos Correios de São Paulo Metropolitana. Dr. Eugênio no parlatório, no púlpito, é uma área reservada exclusivamente para deputados, mas que nesta sessão se rende a seus convidados e está à disposição de V.Exa. para homenagear essa grande iniciativa da Agência de Correios e Telégrafos do Brasil.

 

O SR. EUGÊNIO VALENTIM DA SILVA - Exmo. Deputado Estadual Fernando Capez; Sr. Dr. Walid Yazigi, Presidente do Conselho Superior de Administração da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Sr. Rubens Hannun, vice-Presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em nome dos quais cumprimento as demais autoridades desta sessão. Bom dia a todos.

Como nação formada por imigrantes, o Brasil é resultado da fusão de povos de variadas culturas que aqui puderam encontrar guarida, abraçar a oportunidade de trabalho e negócios, crescer e prosperar, como também manter livremente suas tradições, costumes e herança espiritual. Entre esses povos, encontram-se mais de 10 milhões de pessoas cuja origem remonta aos países árabes, sendo que parte expressiva dessas concentra-se em São Paulo, para onde vieram muitos de seus antepassados. Desta forma, é natural que a presença dos imigrantes árabes e seus descendentes tenha sido significativa para o estreitamento das relações entre o Brasil e os 22 países que formam a Liga dos Estados Árabes.

Por essa razão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem orgulho em assinalar os 60 anos da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira com um selo e um carimbo comemorativos. Ressaltando a importância da data, essas peças postais têm como objetivo divulgar, celebrar e perpetuar o fato por meio da filatelia, tornando-o perene na história.

Com os lançamentos filatélicos, saúdo esta Câmara Bilateral, que com um trabalho atuante tem aproximado brasileiros e árabes pelas vias econômicas, culturais e turísticas. Assim como saúdo o nobre deputado por esta sessão solene. Muito obrigado e parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito obrigado. Esta Presidência agradece o senhor, representante dos Correios, pelas palavras. E informa, mais uma vez, que o Carimbo ficará à disposição dos interessados na Agência Filatélica D.Pedro II, localizada no prédio histórico dos Correios em São Paulo, na Avenida São João, sem número, até o dia 29 de julho. Todos conhecem o prédio histórico dos Correios na Avenida São João.

Neste momento, para usar a tribuna privativa dos deputados e hoje privativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o Sr. Rubens Hannun, vice-Presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. (Palmas.)

 

O SR. RUBENS HANNUN - Bom dia. V.Exa., Deputado Fernando Capez, a quem agradeço o privilégio de estar aqui nesta tribuna dos deputados e proferir a palavra. Sr. Walid Yazigi, Presidente do Conselho Superior de Administração da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Sr. embaixador Afonso Massot, representante do Ministério das Relações Exteriores de São Paulo; Sr. Ghassan Obeid, cônsul geral da Síria, a quem estendo os cumprimentos todas as autoridades diplomáticas; Sr. Eugênio Valentim da Silva, diretor regional adjunto dos Correios de São Paulo Metropolitana; Sr. Guilherme Mattar, secretário adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de São Paulo, a quem estendo também os cumprimentos a todas as autoridades executivas; Sr. Elias Miguel Haddad, nosso colega do Conselho da Câmara e vice-Presidente da FIESP, representando o Sr. Paulo Skaf, Presidente da FIESP; e Sra. Célia Chohfi, Presidente do Conselho do HCor, a quem estendo todos os cumprimentos a todas as instituições aqui presentes.

Agradeço inicialmente aos Correios, que se junta a Câmara mais uma vez para comemorar mais 10 anos, assim foi quando fizemos 50 anos, e agora estamos fazendo 60 anos. Para nós, isto é de tremenda representatividade e esse Selo do Correio é tão belo, porque ele representa demais pra nós. Também faço questão de agradecer ao deputado, que estamos iniciamos aqui a Comemoração dos 60 anos e que para nós também é extremamente importante, porque estamos aqui nesta Casa, que como V. Exa. Falou, é onde são debatidas as leis, e aqui é debatido o futuro do nosso Estado. Aqui são debatidos e normatizados os procedimentos da sociedade.

E aqui isso nos inspira, para que possamos falar dos 60 anos; mas que possamos falar dos próximos 60 Anos. 60 anos que foram construídos de uma forma muito consistente, muito séria, muita ativa. Agora nós temos mais 60 anos pela frente. Chegamos até aqui, não foi fácil chegar até aqui, mas chegamos. Chegamos e estamos numa ascendente. São 60 anos que a Câmara vem ascendendo e vem tendo maior representatividade tanto no Brasil como nos 22 países árabes, sempre trabalhando nessa integração das relações entre brasileiros e árabes.

E chegamos aos 60 anos num momento extremamente importante da vida mundial, porque nós estamos num momento de muita transformação. Nós temos países que não eram protagonistas que hoje estão sendo protagonistas; países que sempre foram protagonistas economicamente e que hoje estão sendo colocados à prova. Nós temos sociedades que eram submissas e que hoje estão liderando revoluções. Nós temos segmentos da população que antes não eram percebidos e que agora estão liderando o consumo; não falo só do Brasil, falo do mundo. Nós temos minorias que não se transformaram em maioria, mas que estão sendo ouvidas e estão sendo representadas.

Então este momento é extremamente importante. Desta forma a Câmara se encontra. São esses 60 anos. Agora, de uma forma muito efetiva, a Câmara, num movimento de antecipação, já se preparou para os próximos 60 anos, já se preparou para esse momento de transformação. Estamos investindo em novas tecnologias, investindo nos recursos humanos. Alterando estruturalmente e aprimorando estruturalmente, para poder vencer os desafios que temos pela frente. Estamos trabalhando de forma a integrar o comércio com a cultura e com a sociedade, pra isso temos o ambicioso desejo e o Projeto da Casa da Cultura Árabe, onde já temos, nos próprios países árabes, feito acordos para que isso seja possível e também com o Instituto do Mundo Árabe, em Paris.

Estamos também estendendo a nossa capacitação nessas relações entre árabes e brasileiros, estendendo isso para a América do Sul, através da construção da Federação das Câmaras de Comércio Árabe-Sul-Americanas. Com isso nós estamos, então, nos preparando os próximos 60 anos. Mas mais do que isso, deputado e senhores presentes aqui, aos meus queridos colegas diretores da Câmara que estão aqui, aos conselheiros da Câmara que estão aqui, mais do que o que nós estamos nos permitindo fazer hoje, como sempre fizemos, é sonhar. Sonhar com os próximos 60 anos, e sonhar da forma como os fundadores da Câmara sonharam 60 anos atrás e todos que trabalharam na Câmara fizeram esses 60 anos. E com esse sonho acreditamos que chegaremos aos próximos 60 anos também, tão fortes como estamos, chegando agora. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabenizando o Sr. Rubens Hannun pelas precisas palavras sábias.

Passo agora a palavra ao Sr. Walid Yazigi, Presidente do Conselho Superior da Administração da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, e um dos pioneiros na integração do Brasil com o mundo. Quem não se lembra dos cursos de inglês Yazigi? Com a palavra na tribuna principal, nosso querido Presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. (Palmas.)

 

O SR. WALID YAZIGI - Exmo. Deputado Fernando Capez; exmo. embaixador Afonso Massot, representando o Ministério das Relações Exteriores; exmo. Sr. Ghassan Obeid, cônsul geral da Síria em São Paulo; Sr. Eugênio Valentim da Silva, diretor geral adjunto dos Correios de São Paulo; Sr. Guilherme Mattar, secretário adjunto da Prefeitura; Sr. Elias Miguel Haddad, vice-Presidente da FIESP; demais autoridades presentes, Senhoras e Senhores.

Como Presidente do Conselho da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, venho agradecer esta honrosa homenagem de comemoração dos 60 anos da Câmara e fazer um breve resumo da sua história.

Em dois de julho de 1952, um grupo de idealistas imigrantes sírios, libaneses e seus descendentes fundaram a Câmara de Comércio Sírio-Líbano-Brasileira, instalando-se na Rua Boa Vista, centro de São Paulo. Idealistas porque queriam aproximar e intensificar as relações da Síria e do Líbano com a nova pátria, em uma ocasião em que o barril do petróleo valia um pouco mais de um dólar, e as exportações daqueles países limitavam-se ao café e ao açúcar, então monopólio das extintas estatais Instituto Brasileiro do Café, Instituto do Açúcar e do Álcool. As importações do Brasil daquelas nações limitavam-se aos doces, azeitonas e azeite.

Nove anos depois, em 1961, a Câmara passou a denominar-se Câmara de Comércio Sírio-Brasileira, instalando-se em espaço cedido pelo Clube Homs. Em 1966, em decorrência de novas e promissoras atividades, transferiu-se para sede própria, na Avenida Paulista, 326, onde ocupa hoje quatro andares. O nome atual, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, foi adotado em 1972 e tornou-se um marco na sua história. Um ano depois, esta instituição incorporou a Câmara Iraque-Brasileira. E em 1984, em processo de expansão, instalou sucursal em Belo Horizonte e em seguida em Curitiba. Em 1992 em nova etapa foi integrada à poderosa União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, sendo até hoje a única Câmara de Comércio Árabe-Brasileira reconhecida pela União.

Em 2003, vale assinalar essa conquista, criou a Agência de Notícias Brasil-Árabe - ANBA, parceira do Itamarati, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e das Câmeras de Comércio dos Países Árabes, por sua reconhecida importância no panorama econômico atual vem sendo respeitada e admirada pelas autoridades e empresários brasileiros e árabes.

Enfim, esse pequeno resumo da história da Câmara Árabe-Brasileira revela um bem sucedido crescimento decorrente da administração de abnegados diretores e conselheiros, que apenas ensejam e promovem com o seu trabalho e o seu tempo sem beneficio pessoal algum tantas transações com o Mundo Árabe.

Torno a agradecer à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em particular ao Deputado Fernando Capez, à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a todos os presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Fazemos também uma homenagem ao nosso ex-Presidente Salim Taufic Schahin, que, impossibilitado de comparecer, transmitiu a todos os seus cumprimentos.

Esta foi uma sessão importante realizada no auditório principal, Plenário Juscelino Kubitscheck da Assembleia, com a presença da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Será o primeiro de muitos eventos que esta Casa realizará, sobretudo, nos aspectos culturais e de relacionamento institucional.

Quero agradecer a todos os funcionários do Cerimonial, que com a competência de sempre tornaram possível este evento, cuidando de todos os detalhes. Quero agradecer a nossa assessoria, em especial a advogada e jornalista Delmindia Costa, pelo empenho na realização deste evento.

E queremos fazer com que este parlamento seja mais uma voz da Câmara de Comércio, para que o trabalho profícuo realizado nestes 60 anos possa multiplicar-se cada vez mais. E que possamos também comemorar os 70, os 80 anos e assim por diante. Muito obrigado a todos.

Está encerrada esta sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

-Encerra-se a sessão às 11 horas e 21 minutos.

 

* * *