1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA            042ªSS

DATA:991213

 

O SR. PRESIDENTE – VITOR  SAPIENZA – PPS – Srs. Deputados, minhas e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de  comemorar o centésimo aniversário do Clube Espéria.

Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, neste ato representando o Exmo. Sr. Mário Covas, Governador do Estado de São Paulo; Dr. Albino Cassiolatto neste ato representando o Exmo. Sr. Deputado Celino Cardoso, Secretário Chefe da Casa Civil; Sr. Benedito Veneziani, Presidente do Clube Espéria; Sr. Francisco Gianocaro, Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Espéria; Sr. Montano  Magliozzi, Conselho do Clube Espéria, através do qual eu saúdo todos os demais conselheiros, convido a todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

*     *    *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro .

 

*     *     *

 

O SR.PRESIDENTE – VITOR  SAPIENZA – PPS – Esta Presidência agradece a gloriosa Polícia Militar pelo apoio dado a esta sessão e  pela brilhante execução do nosso Hino Nacional.

Esta Presidência concede a palavra à nobre Deputada Rosmary Corrêa, líder do PMDB.

 

A SRA. ROSMARY  CORRÊA – PMDB – Sr.Presidente, nobre Deputado Vitor Sapienza, Sr. Presidente do Clube Espéria, Benedito Veneziani; Sr. Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Francisco Gianocaro; representando o Conselho do Clube Espéria, o nosso companheiro Montano  Magliozzi, todas as autoridades presentes, os nossos diretores e representantes de todas as diretorias, o  meu amigo Ribeiro, vice-Presidente,  todos aqui presentes, senhoras e senhores, meus companheiros do Clube Espéria,  fico muito feliz em recebê-los aqui na nossa Casa no dia de hoje, porque estou no meio dos meus companheiros, no meio dos meus amigos. Faço parte do Clube Espéria há mais de 15 anos, freqüento o clube, conheço os companheiros , participamos das atividades do clube e sabemos o quanto o Espéria representa para cada um de nós, o quanto ele é importante para cada um de nós, o que ele representa, não só na história da zona norte, mas na história de São Paulo.

 Um clube como o Espéria, que completa neste ano o seu centenário, um clube aonde  não temos associados, aonde  temos amigos, aonde  temos uma família, aonde  sempre podemos estar tranqüilos e sossegados, porque sabemos que em cada canto , em cada pedacinho daquele clube nós vamos encontrar um amigo, uma amiga, um companheiro, vamos nos divertir, podemos até falar dos nossos problemas.

O Clube Espéria é uma tradição da Zona Norte, é uma tradição de todos nós, o Esperiota – e eu aqui sei que estou falando alguma coisa que todo mundo sente no coração – se sente muito orgulhoso de dizer que é sócio do Espéria, ele se sente muito feliz por fazer parte da família Esperiota, ele sabe o que aquele clube representa, o que ele significa, além de todas as coisas que aquele clube já fez  - e com certeza ainda fará - não só pela população da Zona Norte, mas principalmente a cada um de nós associados e por nossa família.

Quero, nesta data, nesta homenagem que a Assembléia Legislativa presta a todos os companheiros, a todos os associados, a todos os Esperiotas, na comemoração dos 100 anos do nosso clube do coração, dizer a cada um de vocês aqui presentes hoje, que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo se sente engalanada, se sente prestigiada por estar, a pedido do nosso Presidente Vitor Sapienza, realizando esta sessão solene e sente-se muito mais feliz e envaidecida por poder contar com a presença de cada um dos senhores nesta Casa. Sejam muito bem-vindos nesta Casa do povo, nesta Casa que os recebe de braços abertos e, sem dúvida, farão aqui a sua história nessa comemoração que ficará marcada nos Anais da Assembléia Legislativa de São Paulo, como uma data que todos nós Esperiotas, associados, companheiros do clube, vamos rememorar e guardar para sempre no nosso coração.

Um abraço a todos nós pela comemoração dos nossos 100 anos. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – VITOR  SAPIENZA – PPS - Tem a palavra o nobre Deputado Walter Feldman.

 

O SR. WALTER  FELDMAN – PSDB – SEM REVISÃO DO ORADOR  - Sr. Presidente, Vitor Sapienza, nobre Deputada Rosmary Corrêa, nossa amiga, companheira, senhores diretores do Clube Espéria, estou aqui mais na condição de Deputado Estadual, simpatizante dos clubes esportivos, particularmente da Cidade de São Paulo, do que na representação que tenho do Governador Mário Covas e do vice-Governador Geraldo Alckmin.

Tive um primeiro contato com os clubes de São Paulo ainda jovem, quando fui militante de futebol de salão no Clube Hebraica, depois no Macabi, mas a relação mais próxima se deu como Vereador de São Paulo. Nós, naquela oportunidade, participamos de uma luta, uma disputa histórica com o prefeito ou a prefeita de então na discussão sobre a responsabilidade tributária dos clubes esportivos de São Paulo.

Os senhores que comandam essa instituição há tantos anos e todos os diretores de instituições congêneres sabem da luta que se travou naquela oportunidade. Nós dizíamos que os clubes esportivos de São Paulo, que hoje devem abrigar em torno de 500 mil sócios, totalizando aqueles mais representativos aqui da nossa cidade ou eventualmente da Região Metropolitana, têm uma atividade de esporte, de lazer, mas fundamentalmente de articulação e convívio comunitário insubstituível, impossível de ser oferecido pelo Poder Público. Não só isso. Isso não é apenas uma atividade interna que interesse àqueles que fazem parte dos sócios dessas instituições. Os clubes esportivos de São Paulo hoje se transformaram num verdadeiro celeiro de atletas que disputam atividades esportivas no Brasil, na América do Sul e nos representam de maneira digna, do ponto de vista esportivo, nas Olimpíadas representando o nosso país.

Sei disto porque na oportunidade da disputa política, na discussão se os clubes deveriam ou não pagar IPTU, nós defendíamos exatamente a idéia de que a substituição que os clubes faziam de uma atividade que deveria ser inerente da Prefeitura, dos órgãos públicos, deveria ter um mínimo de contrapartida ou de compensação. E mais: articulamos naquela oportunidade a possibilidade desses clubes oferecerem um adicional de contribuição principalmente às comunidades mais carentes, através de seu “know-how”, da sua experiência ou até com equipamentos esportivos para que as comunidades mais distantes das periferias da cidade, os setores mais carentes do nosso município tivessem a contrapartida desta experiência acumulada.

            O esforço não foi em vão. Apesar das resistências do Poder Executivo na época, travamos uma batalha de idéias, de conceitos, da contribuição que os clubes esportivos dão não apenas a suas comunidades, mas à sociedade paulistana como um todo.

            Um exemplo disto é o Espéria. Cem anos para um clube ou para qualquer instituição sobreviver só é possível se tiver a competência dos seus diretores e o reconhecimento dos seus associados. Nós temos a grata satisfação de numa noite como esta, numa sessão presidida pelo nobre Deputado Vitor Sapienza, um desportista, mais do que um desportista, alguém que compreende, como palmeirense, como conselheiro do Palmeiras, como participante de vários clubes de São Paulo, a necessidade desta verdadeira integração entre o Poder Público e o reconhecimento das instituições do chamado terceiro setor que cada vez mais, felizmente, tem um papel relevante na sociedade moderna. Isto não é uma atividade secundária, terciária. Mais do que isso: pelas recomendações e pela compreensão do filósofo e sociólogo De Meis,  cada vez mais o lazer e a atividade comunitária terão no Século XXI um papel relevante e não apenas  na recuperação do esforço desenvolvido no trabalho, no lazer, Muito mais do que isto, é uma necessidade cada vez maior que o ser humano tem de fazer com que os seus momentos de lazer sejam usufruídos de forma coletiva, não apenas para recuperação do desgaste nas suas horas de trabalho, mas porque acreditamos que com o correr das década, pelo menos, o homem cada vez mais terá lazer, ócio e atividade comunitária. Isto não é apenas o reconhecimento científico da transformação da sociedade, mas algo que efetivamente vem acontecendo.   Por isso a homenagem que a Assembléia Legislativa de São Paulo hoje presta ao Espéria é muito mais do que isto. É o reconhecimento pelo serviço que já foi prestado e pelo serviço que esperamos seja prestado nos próximos 500 anos.

            Os nossos parabéns. O reconhecimento e o agradecimento do Governador Mário Covas, do vice-Governador Geraldo Alckimin pelos relevantes serviços prestados à comunidade pelo Clube Espéria. (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE – VITOR SAPIENZA – PPS – Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Benedito Veneziani, Presidente do Clube Espéria.

 

            O SR. BENEDITO VENEZIANI – Exmo. Sr. Presidente, nobre Deputado Vitor Sipienza; Sr. Albino Cassiolatto, representando o Exmo. Sr. Celino Cardoso, Secretário Chefe da Casa Civil; nobre Deputado Walter Feldman, representando o nosso Governador Mário Covas e o Vice-Governador Geraldo Alkimin; nossa nobre Deputada e Conselheira Rosmary Corrêa, em nome de quem cumprimento todas as demais autoridades; Sr. Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Espéria Francisco Gianocaro; Sr. Vice-Presidente José Antônio Silveira Ribeira; meus Vice-Presidentes Salvador Ruy Iumatti, João Fernandes de Souza, Artur Moreira Ricca; Presidente do Conselho Fiscal Antônio; Jairo Fava; Sr. Roberto Chiaverini, nosso Conselheiro a quem cumprimento todos os demais conselheiros e diretores do Clube Espéria,

(Segue leitura.)

 

            A todos o nosso muito obrigado. A presença do nobre Deputado Walter Feldman, representando o Sr. Governador Mário Covas e o Vice-Governador Dr. Geraldo Alkimin, muito enaltece esta sessão solene, e esperamos encontrá-los também em nossa Casa principalmente pelo amor que eles nos dedicam.

            Continuem praticando Esporte, Cultura, União e Lazer.

            Continuem praticando Espéria.

            (Palmas.)

           

            O SR. PRESIDENTE VITOR SAPIENZA – PPS – Meus senhores e minhas senhoras, por lapso de minha parte não registrei a presença do Dr. Antonio Sabino, Diretor de Comunicações do Clube Espéria;  do Sr. Roberto Cezar de Souza, Conselheiro do Clube Espéria; do meu grande particular amigo e irmão Roberto, Conselheiro do Espéria; do Ricardo Valente, representando o Dr. Ciro Fontão, Presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão; do Sr. Henrique do Nascimento Conde, Conselheiro do Clube Espéria; do Sr. Armando Perez Maria, representante da Confederação Brasileira de Clubes; do Sr. Edson de Souza, 1º Secretário do Clube Espéria; do Sr. José Antonio Silveira Ribeiro, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo; do Salvador Ruy Iumatti, meu amigo e colega Fiscal de Rendas, Vice-Presidente Administrativo do Clube Espéria, do Oswaldo Arvate Jr.;  registro também a presença do Deputado José Carlos Stangarlini, tivemos a oportunidade de vibrar com as palavras da minha querida colega, ex-líder do partido ao qual este deputado pertencia, Deputada Rosmary Corrêa.

            Nobre Deputada, o rio tem duas margens: o Tietê e o Espéria  pelo lado Norte; eu vi pelo Bom Retiro, junto com o meu amigo Spengnatto.

            O Espéria marcou-me muito. A Dina sabe bem do Bom Retiro, numa época difícil de guerra,  Palestra Itália mudando para Palmeiras, Espéria para Floresta e o Germânia para o Pinheiros.             Talvez seja esta uma das razões que eu tenho um amor e uma dedicação diferente por esses três clubes. Tenho também pelo Corinthians, Rose. Nasci no Bom Retiro, bairro em que o Corinthians foi fundado.

            Na minha infância eu ia às margens do Rio Tietê  e presenciava aquelas regatas, presenciava os depoimentos  dos montanarines, dos tiepos,  dos marcinês. Aquele garoto aprendeu a gostar muito do Espéria.

 Marcou-me muito quando o Espéria tinha uma verdadeira Seleção Brasileira de Basquete e foi jogar na Argentina. E aquilo que o nobre Deputado Walter Feldman mencionou era uma razão talvez da minha existência de gostar de esportes. Eu, moleque, às voltas com os atletas do Espéria, ouvi um depoimento que nunca mais vou esquecer. Dizia um dos atletas que na Argentina ele havia pedido um determinado prato, esperando comer uma coisa diferente e, quando o prato foi servido, ele disse: “Em São Paulo, isso chama-se ‘Brajola’, e vocês estão dando um nome que não entendo o que vocês querem dizer com isso”. Aquele carinho e dedicação não podia fazer com que este deputado faça sua experiência e deixasse passar sem  uma marcação nos Anais  da Assembléia, a passagem do centenário do Clube.

É difícil. Tenho um colega que me diz que nunca se deve falar que já se tem  uma certa idade, mas  que tem uma juventude acumulada.  Então, dentro da minha juventude acumulada, não poderia deixar passar sem registro uma fase tão importante, não só da minha vida, como o nosso Benedito teve a oportunidade de mencionar: aquelas águas límpidas, aquelas regatas, parodiando um poeta: “Parece que foi ontem que vi o Tietê daquele jeito. Parece que foi ontem que vi aqueles atletas no Espéria, com aquela tarja azul, com destaque no peito. Parece que foi ontem que vi São Paulo do jeito que eu via,  e esperamos que um dia também, tal qual, consigamos recuperar os rios, como eles da Europa, consigamos recuperar também os rios do nosso Estado de São Paulo, fazendo com que tenhamos condições de, mais e mais vezes, ver a bandeira do Espéria tremular nas vitórias de regatas ao longo do nosso Rio Tietê.

Parabéns, Espéria. Espero que os próximos anos possamos comemorar juntos outros aniversários.  (Palmas.)  

A partir deste momento serão feitas algumas homenagens pelo Presidente do Clube Espéria, Sr. Benedito Veneziani.

 

O SR.BENEDITO VENEZIANI – Gostaríamos de fazer também uma homenagem ao nobre Deputado Vítor Sapienza, oferecendo-lhe a Medalha do Centenário do Clube Espéria. Pedimos ao nobre Deputado Walter Feldman que passe a Medalha também às mãos do Governador Mário Covas e do vice-Governador, Geraldo Alckmin.  (Palmas.)

*   *   *

- São feitas as homenagens pelo Presidente do Clube.

*   *   *

 

O SR. PRESIDENTE – VÍTOR SAPIENZA – PSB - Está encerrada a sessão e registrado nos Anais da Assembléia esse marco vitorioso do centenário do nosso Espéria.

*  *  *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 12 minutos.

 

*  *  *