07 DE ABRIL DE 2006

043ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: WALDIR AGNELLO

 

Secretário: PALMIRO MENNUCCI


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/04/2006 - Sessão 43ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: WALDIR AGNELLO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - WALDIR AGNELLO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - PALMIRO MENNUCCI

Cumprimenta o Prefeito de Sud Mennucci, Celso Torquato Junqueira Franco. Homenageia os jornalistas pela passagem do seu dia, comemorado hoje.

 

003 - PALMIRO MENNUCCI

Por acordo de líderes, solicita o levantamento da sessão.

 

004 - Presidente WALDIR AGNELLO

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 10/04, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra-os das sessões solenes de hoje, às 20 horas, para homenagear o Dia do Jornalista, e de segunda-feira, às 10 horas, para homenagear as Capelanias Militares do Estado de São Paulo. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Palmiro Mennucci para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - PALMIRO MENNUCCI - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Convido o Sr. Deputado Palmiro Mennucci para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - PALMIRO MENNUCCI - PPS - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre Deputado Ricardo Castilho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Romeu Tuma. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Souza Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Dílson. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Valdomiro Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vicente Cândido. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Felício. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marquinho Tortorello. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlinhos Almeida. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Prandi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Palmiro Mennucci.

 

O SR. PALMIRO MENNUCCI - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, senhores funcionários da Casa, não poderia deixar de cumprimentar meu amigo Sr. Celso Torquato Junqueira Franco, aqui presente, Prefeito da cidade de Sud Mennucci - Sud Mennucci era meu primo.

Hoje, dia 7 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista. Neste dia, é muito importante que todos nós que defendemos uma sociedade mais justa e mais democrática prestemos uma homenagem a esses profissionais.

Em nosso dia a dia, fica difícil prestar a devida atenção a como somos bombardeados por informação. São noticiários no rádio, telejornais, revistas, jornais diários - sempre abarrotados de novidades, conhecimentos, cultura, fatos e fotos. E nem sempre paramos para pensar no profissional que está por trás daquele texto bem escrito, que sintetiza várias horas ou dias em alguns parágrafos, que nos dão a perfeita localização no tempo e no espaço, nos transferindo conhecimento suficiente para podermos compreender, opinar e debater os assuntos do nosso interesse.

Estes profissionais deveriam ser chamados de poetas do cotidiano. Eles poupam nosso precioso tempo oferecendo-nos seus textos bem redigidos em forma de boa literatura. Impressionante como conseguem resumir num título, ou num 'olho' de matéria, tudo aquilo que vamos digerir dali para frente.

É bonito quando terminamos a leitura de uma notícia, artigo ou entrevista e pensamos, por um instante, que estávamos mesmo ao lado deste 'contador de estórias', ouvindo até suas pausas para respiração, suas expressões faciais e corporais. Às vezes me pego literalmente aplaudindo quando um comentarista conclui seu raciocínio se utilizando tão somente das nossas usuais e corriqueiras palavras.

Arquiteto da ortografia, o bom jornalista é aquele que, assim como se faz na construção civil, emprega, da Língua Portuguesa, os materiais básicos que 99% das pessoas comuns podem compreender.

Se pedirmos para um jornalista explicar a sua profissão ele deve dizer coisas sobre denunciar irregularidades, mostrar os caminhos para melhoria de vida da população, sem perder de vista o dever e o comprometimento com a verdade.

Ou ter que deixar as pessoas informadas através de uma linguagem clara e precisa, servindo de elo entre a sociedade e o poder público e privado. Alguns se arriscariam a falar sobre noites perdidas ou ficar acordado até tarde, trabalhando madrugada adentro.

O profissional de jornalismo tem o dever de transmitir à população os principais fatos e acontecimentos, mesmo que para isso tenha de desempenhar um grande esforço. O exercício diário da profissão e a corrida contra o tempo muitas vezes se confundem com os costumes, tornando quase impossível diferenciar a vida pessoal do jornalista da função que ele exerce, diariamente, nas ruas ou redações. Até porque notícia não marca horário e pode aparecer em qualquer lugar.

Mas quem são esses nobres aliados da sociedade? São repórteres, editores, repórteres fotográficos, assessores de imprensa, chefes de redação e focas que ganham o pão de cada dia levantando informações, analisando-as, mastigando-as e registrando-as para que nós leitores, estejamos sempre bem-informados.

Senhor Presidente, Senhores Deputados, aproveito esta oportunidade para arriscar qual seria o melhor presente que os jornalistas podem ganhar de toda a sociedade, neste dia 7 de abril, atuem eles onde atuarem: um tratamento digno! Não custa nada, e o maior beneficiado disso somos todos nós.

Quero enviar neste dia o meu especial abraço, primeiramente aos jornalistas desta Casa, aos jornalistas Nilton Flora, Leila Ofélia da Silva, Antonio Rocha Filho, Fabiana Rewald, Angélica Vieira, Nilson Camargo, Vanessa Pessoa, Luiz Carlos Duarte, Ellen Nogueira, Vitor Sorano, Jaqueline Lattari, Daniei Fernandes, José Nelo Marques, Salomão Esper, José Paulo de Andrade, Maria Lidia, José Roberto Generoso, José Jantalia e Marcelo Parada pela um seriedade e compromisso com a verdade.

Meus sinceros parabéns a todos os profissionais, de Norte a Sul do Brasil, que contribuem, a cada dia, para o crescimento da liberdade de imprensa, para a defesa dos direitos e o bem-estar da sociedade. Parabéns a estes verdadeiros sustentáculos da democracia e do Estado de Direito. Parabéns a todos os jornalistas desta Casa, Ana Kaline, Jorge Mauro. Os senhores merecem muito mais que isso. Muito obrigado!

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Esta Presidência agradece a manifestação do Deputado Palmiro Mennucci, somando-se ao seu pronunciamento em homenagem aos jornalistas.

 

O SR. PALMIRO MENNUCCI - PPS - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os ainda da Sessão Solene de hoje, às 20 horas, para homenagear o Dia do Jornalista, e da Sessão Solene de segunda-feira, às 10 horas, com a finalidade de homenagear as Capelanias Militares do Estado de São Paulo.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 51 minutos.

 

* * *