26 DE NOVEMBRO DE 2007

43ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CENTRO ONCOLÓGICO DE MOGI DAS CRUZES

 

 

Presidente: LUIS CARLOS GONDIM

 

 

 

RESUMO

001 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Luis Carlos Gondim, com a finalidade de homenagear o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. Convida todos para, em pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Anuncia a apresentação de um vídeo institucional do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes.

 

003 - MARIA APARECIDA NASCIMENTO DE OLIVEIRA

Funcionária do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, descreve seu ingresso no Centro Oncológico e comenta sua experiência de 20 anos com aquele hospital.

 

004 - MARCELO DELLACIO CUSATIS

Gestor corporativo do Grupo SAMED, saúda autoridades presentes. Comenta a parceria que a empresa tem com o Centro Oncológico através do serviço de terapias complementares.

 

005 - LUIZ ANTÔNIO DE JESUS

Ex-paciente e voluntário do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, discorre sobre a importância da equipe do Centro Oncológico para sua recuperação e fala da experiência do voluntariado naquele Centro.

 

006 - DANTE ANCONA MONTAGNANA

Presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo e da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, parabeniza o Deputado Gondim pela iniciativa e fala das dificuldades por que passa a Saúde no País.

 

007 - JOSÉ CARLOS RAMOS DE OLIVEIRA

Superintendente do Iamspe, elogia o trabalho do Deputado Luis Carlos Gondim. Relembra a experiência de infância que teve, quando seu pai fez tratamento de quimioterapia no Hospital de Câncer de São Paulo. Fala da sua admiração pelo Dr. Flávio Isaias e enfatiza sua capacidade empreendedora.

 

008 - EUGÊNIA LAPIN ATUÍ

Representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer "Guiomar Pinheiro Franco", enaltece o trabalho do Dr. Flávio pelos pacientes carentes portadores de câncer e externa a gratidão da Rede por toda sua equipe humanitária.

 

009 - OLAVO CÂMARA

Jurista de Mogi das Cruzes, na pessoa da Sra. Eugênia Atuí, saúda os voluntários, pelo trabalho prestado. Relembra sua amizade com Albano Rodrigues, pai de Flávio Isaias. Traça um paralelo entre a história do herói El Cid e o trabalho voluntário de Flávio Isaias, em Mogi das Cruzes.

 

010 - ÁLVARO OTÁVIO ISAIAS RODRIGUES

Físico e presidente da ABCC-AT, enfatiza o objetivo da ABCC de proporcionar qualidade de vida ao paciente.

 

011 - FLÁVIO ISAIAS RODRIGUES

Fundador e Diretor do Centro Oncológico, saúda autoridades presentes. Faz um histórico do Centro Oncológico desde 1976, ano em que foi fundado, até os dias atuais. Fornece dados técnicos do Centro hoje, tais como aparelhagem que dispõe, número de pacientes que atende, tipo de profissionais com que conta e parcerias. Comenta que o Centro Oncológico está em 4º lugar, como referência no Estado.

 

012 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Deputado Estadual, presta homenagem ao Dr. Flávio Isaias e à sua esposa, Sra. Emília Letícia Rossi Rodrigues. Justifica a ausência de autoridades. Como médico, discorre sobre sua experiência na área de oncologia. Fala de sua luta pelo reconhecimento da Saúde no Alto Tietê. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

 

 - Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS -  Boa-noite a todos. Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dá como lida e aprovada a Ata da sessão anterior e passa a nomear as autoridades aqui presentes: Dr. José Carlos Ramos de Oliveira, Superintendente do Iamspe; Dr. Dante Ancona Montagnana, Presidente do SINDHOSP - Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo - e da FEHOESP - Federação de Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo; Dr. Flávio Isaias, o homenageado desta noite, acompanhado de sua esposa, Emília Letícia Rossi Rodrigues, representando aqui as mulheres de Mogi da Cruzes.

Gostaríamos ainda de anunciar a presença da Sra. Eugênia Lapin Atuí, uma das voluntárias, que tão bem representa a Sra. Guiomar Pinheiro Franco, sua mãe; Sr. Álvaro Otávio Isaias, Diretor-Administrativo do Centro Oncológico; Sr. Marcelo Dellacio Cusatis, do Grupo SAMED; Dra. Valéria Rocha Macedo, psicóloga da ABCC-AT; Dr. Paulo Villas Boas, médico do Centro Oncológico; Dr. Eduardo de Souza Almeida, médico do Centro Oncológico; Dr. Ricardo Motta, médico do Centro Oncológico; Sra. Sandra Cristina Rossi Amorim, gerente administrativa do Centro Oncológico; Sr. Laurindo Guazelli, operador de Saúde.

Sras. e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Centro Oncológico de Mogi da Cruzes, mantenedor da Associação Beneficente de Controle do Câncer do Alto Tietê, ABCC-AT, na pessoa do seu fundador, Dr. Flávio Isaias Rodrigues, bem como a Rede Voluntária daquela entidade.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Após escutarmos o Hino Nacional, que dá a todos nós, brasileiros, uma vibração imensa, esperamos que um dia a Saúde vai melhorar. Todos nós temos este anseio. Vibro, bato palmas. A qualquer momento temos que bater palmas.

Exibiremos agora um vídeo institucional do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes.

 

 

* * *

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Tem a palavra a Sra. Maria Aparecida Nascimento de Oliveira, funcionária do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes.

 

A SRA. MARIA APARECIDA NASCIMENTO DE OLIVEIRA - Boa-noite a todos, conheci o Centro Oncológico, na época Clínica de Radioterapia, quando acompanhei minha sogra para iniciar tratamento de Radioterapia e Quimioterapia.

Eu estava fazendo curso de enfermagem e comentei com a Dra. Regeane meu desejo de trabalhar na Clínica e ela conversou com Dr. Flávio e fui chamada a fazer duas semanas de teste.

Fiz aulas com a Jussara, a Física da Clínica, e depois as provas no Conselho dos Técnicos de Radiologia.

No próximo dia 10 de maio, completarei 20 anos de serviços prestados e gosto muito de trabalhar neste Centro Oncológico, onde encontrei na Direção, Médicos e Colegas de trabalho o apoio, principalmente nos meus momentos difíceis.

Meus agradecimentos particularmente ao Dr. Flávio e à Dona Emília, por estarem sempre presentes na vida de todos os pacientes e funcionários do Centro Oncológico. É gratificante participar do crescimento do mesmo.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Tem a palavra o Dr. Marcelo Dellacio Cusatis, gestor corporativo do Grupo SAMED.

 

 O SR. MARCELO DELLACIO CUSATIS - Boa-noite a todos, quero agradecer ao Deputado Luis Carlos Gondim por essa justa homenagem realizada e pela oportunidade de falar um pouco do Dr. Flávio perante médicos e grandes conhecedores da saúde.

Professor José Carlos Ramos de Oliveira, Dr. Dante Ancona, é um prazer muito grande estar aqui.

Agradeço a todos os funcionários do Centro Oncológico, que são uma grande família para o Dr. Flávio. Agradeço também a sua família, que é muito especial.

Essa avaliação coloca o Centro Oncológico onde ele estava buscando. Nós, que trabalhamos na área da Saúde, sabemos das dificuldades de conseguir fazer qualquer coisa grande no Brasil. Algumas coisas estão melhorando bastante. Nesse vídeo institucional vimos o crescimento. Somos praticamente vizinhos, fico no Hospital Santana, uma empresa que pertence ao Grupo SAMED, então estamos acompanhando esse crescimento de perto.

Dr. Flávio, em nome do Grupo SAMED, gostaria de dizer que a empresa não poderia ter escolhido melhor o parceiro que encontrou para atender os seus pacientes de radioterapia e de quimioterapia, com esse atendimento humanizado, com o grupo de terapias complementares. Temos encontrado um resultado muito grande.

Novamente, quero parabenizar o Dr. Flávio e a sua família, todos os funcionários, colegas e voluntários que fazem parte da história do Centro Oncológico, pelos mais de 30 anos de serviços que vêm oferecendo à comunidade de Mogi das Cruzes e à região.

Todas as avaliações que o senhor recebeu são merecidas, assim como outras que ainda virão. O senhor está de parabéns!

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Luis Carlos Gondim - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Luiz Antônio de Jesus, ex-paciente e voluntário do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. Ele é filho da dona Pedrina, minha amiga.

 

O SR. LUIZ ANTÔNIO DE JESUS - Boa-noite a todos!

Agradeço imensamente por esta oportunidade que tenho de externar minha eterna gratidão a todos que direta ou indiretamente participaram da recuperação de minha saúde, em virtude de um problema de neoplasia maligna do qual fui diagnosticado.

Quando da ocasião em que recebi a notícia de que estava portador deste mal, o mundo desabou em minha cabeça, ou melhor, de todos meus familiares, desequilibrando emocionalmente a todos.

Iniciei então o tratamento oncológico no final de 2003.  Muito preocupado, e por que não dizer: muito temeroso, minha mente era constantemente inundada por pensamentos negativos que em nada contribuíam para a melhoria da saúde, mas que me levava cada vez mais para o fundo de um poço. Estava eu aguardando minha vez para uma sessão de radioterapia e absorto nos devaneios de minha imaginação, quando fui acordado de repente por uma voluntária, que com carinho, com delicadeza e transbordando de otimismo, me chamou, de volta à realidade.

Muito embora eu tivesse todo o apoio de minha querida esposa, de meus filhos, dos irmãos, dos amigos, naquele momento em que minha mente atravessava um turbilhão de dúvidas e incertezas, um anjo enviado por Deus, fez a diferença, me trouxe de volta para um renascimento, para uma nova etapa em minha vida. Este anjo tem nome se chama Alice e é “voluntária”.

Sua fala me fez “ver” que eu não estava sozinho, que eu não era o único a ter problemas de saúde e que eu estava entre amigos, que o Centro Oncológico me acolhera realmente como um ser humano e não como um número a mais nas estatísticas, que todos, indistintamente, estavam trabalhando para que eu superasse o mal do qual fui acometido, que esforços não seriam medidos para que este objetivo fosse atingido e que eu realmente acreditasse que no Centro Oncológico trabalha uma verdadeira família, que enxerga no ser humano um irmão e não um desconhecido.

Quebrei totalmente minha linha de pensamentos negativos, reverti a situação, reagi contra a depressão e passei a ser mais otimista, a aceitar a realidade e acreditar que venceria esta batalha.

Hoje final de 2007, embasado nos resultados dos exames laboratoriais e meu estado físico/ mental, arrisco a dizer que já não sou mais portador de neoplasia maligna e que se consegui este feito foi com o auxílio de DEUS, dos Médicos do Centro Oncológico, da família, dos amigos, dos voluntários, de todos que em momento algum me abandonaram.

Por esta razão, tornei-me um voluntário da ABCC-AT, pois tenho uma imorredoura gratidão por todos. Se tem algo que eu possa fazer em benefício de outros, lá estarei, pois fazendo isto estou consolidando a prática do voluntariado, pois ao nos preocuparmos com a sorte dos outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade e confiança mútua, que nos protege em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor.

Ao doarem suas energias e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico, o desejo de ajudar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade de vida em comum.

Compaixão, solidariedade, altruísmo e responsabilidade são sentimentos profundamente humanos e são também virtudes cívicas.

Finalizando eu diria que existem pessoas que ajudam umas às outras e ajudam a quem está numa situação mais difícil, ainda que não se chamem a si mesmas de voluntários.

Muito Obrigado.

 

O Sr. Presidente - Luis Carlos Gondim - PPS - Tem a palavra o Dr. Dante Ancona Montagnana, Presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo e da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo.

 

O SR. Dante Ancona Montagnana - Boa-noite a todos! Boa-noite ao Deputado Luis Carlos Gondim, a quem parabenizo pela brilhante homenagem que hoje se faz ao Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, na pessoa do Dr. Flávio Isaias Rodrigues, grande batalhador dessa área.

Nós, que estamos na área da Saúde há mais de 50 anos, sabemos das grandes dificuldades por que o nosso país atravessa atualmente. Entidades como esta, que atendem praticamente 90% de pacientes do SUS, são uma demonstração de que a iniciativa privada, lucrativa ou filantrópica, ainda é o grande esteio da saúde pública do nosso país. No dia em que o nosso governante chegar à conclusão de que saúde não é despesa, mas é investimento, conseguiremos dar a nossa população o melhor atendimento.

Quero cumprimentar o Deputado, o Dr. Flávio e a todos os amigos que nós acabamos de ouvir. O seu depoimento, Dr. Flávio, foi espetacular. A todos vocês um grande abraço, colaboradores, médicos e funcionários, e ao Deputado pela grande idéia dessa homenagem. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Convidamos para fazer uso da palavra o Dr. José Carlos Ramos de Oliveira, ex-Diretor da DIR-3 de Mogi das Cruzes, da DIR-1 em São Paulo e hoje superintendente do Iamspe, que tem acompanhado todo o crescimento do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes.

 

O SR. JOSÉ CARLOS RAMOS DE OLIVEIRA - Nobre Deputado Luis Carlos Gondim é muito amigo meu e me colocou na DIR-1. Eu fiquei na parte hospitalar, supervisionando, mas não propriamente como coordenador da DIR-1. Tive muito prazer de conhecer Mogi das Cruzes, o Sr. Flávio Isaias e essa gente simpática de Mogi e cidades ao seu redor que compõem a DIR-3. Está lá uma grande colaboradora na época em que fui diretor da DIR-3, que é Virginia, sentada ali. Ela me ajudou muito na nossa ação política e administrativa em Mogi das Cruzes. Ficamos mais velhos, com cabelos brancos, e temos histórias para contar.

É um grande prazer estar aqui não somente pela grande homenagem ao Dr. Flávio Isaias, voluntários do Centro Oncológico, da Associação dos Voluntários do Alto Tietê. É uma grande iniciativa do nosso colega médico, excelente Deputado e grande batalhador, Luis Carlos Gondim, que conheci em Mogi das Cruzes nas disputas que tínhamos: ele reivindicando e nós tentando mostrar como o poder público pode se valer da iniciativa privada - e deve sempre se valer da iniciativa privada -, do ponto de vista do desenvolvimento do Sistema Único de Saúde e do atendimento, mais 90%, como o senhor disse, da população atendida pelo Centro Oncológico.

Quero contar mais uma historinha para vocês. Eu era um garoto em 1955, 1956, de 10, 12 anos de idade, quando tive o primeiro contato com essa palavra chamada “câncer” através do meu pai. Ele foi uma das pessoas que começou a fazer quimioterapia no Hospital de Câncer de São Paulo, orientado pelo Prof. Antonio Prudente. E eu garoto, junto com outros meninos e meninas daquela época, fazíamos peças de teatro no Clube do Siri da Dona Carmen Prudente, na tentativa de angariar fundos para a ação das voluntárias daquela época no Hospital do Câncer.

Tenho então uma história de vida que acompanhou muito a evolução de toda a parte assistencial e da política pública dentro da Oncologia, e lá em Mogi tive oportunidade de conhecer o trabalho do Dr. Flávio Isaias. Eu me lembro que ele me levou a uma reunião onde Álvaro apresentou o Centro Oncológico para mim, Diretor da DIR. Foi muito agradável ver o desenvolvimento da assistência oncológica numa cidade em que eu coordenava a direção de saúde do ponto de vista do Governo do Estado de São Paulo.

Depois, fui aprendendo e admirando mais o trabalho do Dr. Flávio Isaias, que podemos resumir com algumas palavras: o grande fator de atendimento oncológico de toda a região do Alto Tietê, Guarulhos e toda aquela área em volta dessas duas grandes cidades. Muito pacientes da Zona Leste de São Paulo, também são atendidos no Alto Tietê.

O conhecimento médico e desenvolvimento tecnológico foram mostrados nos slides, e a capacidade empreendedora do Dr. Flávio e da sua equipe, fazendo com que esse Centro Oncológico se desenvolvesse rapidamente. Hoje ele é dotado de equipamentos de última geração, do ponto de vista do atendimento oncológico. Mas, o principal disso tudo é o humanismo com que as pessoas são tratadas no Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. Esse humanismo foi muito bem destacado pelo senhor que nos precedeu aqui, e também pelo Marcelo que falou em nome da SAMED. Essa característica do Centro Oncológico é primordial no tratamento do câncer. Sem o carinho e a mão que afaga dessas voluntárias maravilhosas que estão aqui, não haveria uma reciprocidade de recebimento do tratamento técnico-científico que é desenvolvido no Centro Oncológico.

Por isso, creio que essas coincidências de termos uma iniciativa privada, fazer um trabalho quase que eminentemente para o setor público, associado com o humanismo das  voluntárias e com a visão muito firme de políticos, como o Luis Carlos Gondim, são coincidências que fazem o crescimento desse setor em Mogi das Cruzes.

Quero falar em nome do poder público, da saúde de São Paulo e parabenizá-lo Flávio, por isso tudo que você e sua equipe trazem para Mogi das Cruzes, para a região do Alto Tietê e para o Estado de São Paulo.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência convida a Sra. Eugênia Lapin Atuí, representando a Rede Feminina de Combate ao Câncer “Guiomar Pinheiro Franco”.

 

A SRA. EUGÊNIA LAPIN ATUÍ - Nesta noite maravilhosa, onde contamos com as pessoas que vêem o mundo por outros ângulos, isto é o que está acontecendo neste momento, nesta Assembléia Legislativa, onde graças a Deus, o Deputado, amigo, Luis Carlos Gondim, conseguiu homenagear uma pessoa a quem queremos muito bem.

Eu, em nome da Rede Feminina de Combate ao Câncer “Guiomar Pinheiro Franco”, de Mogi das Cruzes, estou emocionada por falar dessa pessoa maravilhosa, Dr. Flávio Isaias Rodrigues.

O seu Centro Oncológico sempre abriu as portas para todos os nossos pacientes carentes com câncer. Isto, não se encontra a toda hora, muito pelo contrário.

Gostaria que o Dr. Flávio sentisse essa gratidão da rede, um reconhecimento e uma admiração muito grande, pelo trabalho de vocês na clínica, dos médicos, dos voluntários, dos nossos amigos presentes, que também valorizam o ser humano. O mesmo ser humano que nós tratamos a todo o momento, às vezes, com problemas muito graves, mas nós os encaminhamos e sabemos que eles serão bem tratados, porque a parte humanitária da Clínica do ABCC-AT - através do Álvaro, da Emília, sempre foram os nossos parceiros e, daqui para frente, cada vez mais.

Agradeço e a minha admiração, o meu carinho, e que vocês continuem com esse coração maior que vocês.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Olavo Câmara, grande  jurista de Mogi das Cruzes.

 

O SR. OLAVO CÂMARA - Nobre Deputado Luis Carlos Gondim, amigo, que preside os trabalhos, senhoras, senhores, dignas autoridades que compõem a mesa presidencial, voluntários, funcionários.

Quero saudar a Eugênia Atuí, estendendo a todos os voluntários pelo trabalho maravilhoso que fazem.

Como já dito, o setor de saúde brasileiro tem altos e baixos e algumas crises. Mas, quando passamos os olhos pelo planeta e por informações que nos chegam, há um e-mail que circula pela internet, onde aparece a Madre Tereza de Calcutá, fazendo o trabalho que fez, extraordinário, maravilhoso, com aquelas pessoas pobres, miseráveis na Índia.

Fico lembrando que fui amigo de Albano Rodrigues, pai do Dr. Flávio Isaias Rodrigues, e lembro quando ele terminando o curso de medicina, o seu pai comentava comigo que ele tinha muito orgulho que seu filho teria muito a dar para a comunidade de Mogi, onde ele estivesse.

Venho acompanhando há 34 anos, sempre sabendo desse trabalho extraordinário de Flávio Isaias Rodrigues.

Quero lembrar a respeito do El Cid na Espanha. Se me permite contar essa extraordinária passagem, El Cid é um filme da década de 50 ou 60. D. Rodrigo, o El Cid, era extraordinário porque era um homem de coragem, bondoso, mas, ao mesmo tempo, muito forte. Quando os mouros/árabes invadiram a Espanha, ele, por ordem do rei, prendeu um grupo de invasores e a ordem era para executá-los, mas ele resolveu não executá-los porque o chefe árabe mouro pediu clemência. O D. Rodrigo disse: “Está bem, desde que vocês se comprometam a não mais invadir a Espanha”. Ele se comprometeu. Ele foi perdoado e, por isso, o D. Rodrigo ganha o título de El Cid, o Senhor.

Mais tarde, o ministro do rei achou que estava errada a sua atitude e brigou com o El Cid, o D. Rodrigo. Os dois se duelaram com espada. D. Rodrigo, o El Cid, matou o ministro do rei que seria o seu futuro sogro. Por causa disso, o El Cid foi expulso do reino da Espanha. Recebeu apenas um cantil de água, a roupa do corpo apenas e foi mandado para o deserto.

El Cid depois de conviver com reis, com autoridades, ele agora expulso do reino da Espanha de repente passa por uma comunidade de cegos e leprosos. Quando ele passa perto de um cego leproso, o cego pede um pouco de água, pelo amor de Deus. El Cid então saca o seu cantil e dá de beber na boca do leproso. Quando o leproso acaba de beber a água, diz: “Obrigado, El Cid”. Ele fala: “Mas, como você sabe que sou El Cid, se você é cego? Ele disse: “Porque, em toda a Espanha, só um homem é capaz de andar com reis e dar de beber aos leprosos, e esse homem só pode ser El Cid”.

Transportando essa história para os dias de hoje, quero dizer que tenho muito orgulho em dizer que em Mogi das Cruzes há um homem extraordinário, fantástico, humano que se chama Flávio Isaias Rodrigues, que eu considero meu irmão.

Quero dizer também que Gonçalves Dias, em um dos seus poemas, diz: “A vida é combate que aos fracos abate, mas que aos fortes e aos bravos só pode exaltar”.

Meu caro Flávio Isaias Rodrigues, que o Grande Arquiteto do Universo o ilumine e o guarde por muitos anos para que os pacientes, aqueles que procuram o Centro Oncológico e os voluntários tenham muita paz, muita saúde para que possam continuar levando avante esse trabalho voluntário extraordinário.

Fique com Deus. Parabéns por esta justa homenagem! Parabéns, Deputado Gondim! Muito obrigado. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Passamos a palavra ao Dr. Álvaro Otávio Isaias Rodrigues, físico e presidente da ABCC-AT.

 

O SR. ÁLVARO OTÁVIO ISAIAS RODRIGUES - Essa nossa jornada de mais de 30 anos da ABCC e do Centro Oncológico é como uma viagem de alguém que passa por estradas com altos e baixos.

Hoje, nos sentimos no topo de uma montanha. Só que sabemos que a nossa jornada ainda não acabou. Daqui, da montanha, nós podemos olhar para trás e ver todo o caminho que juntos conseguimos percorrer.

Não cito nomes agradecendo por medo de ser injusto com tantas pessoas que andam conosco, que já nos ajudaram, nos ajudam e nos ajudarão. Só que cito aqui todos do Centro Oncológico da ABCC, rede de voluntários, rede Guiomar Pinheiro Franco, supermercado Albano Rodrigues, imprensa, poder público, amigos e familiares.

A ABCC surgiu de uma necessidade de o Centro Oncológico devolver a qualidade de vida aos nossos pacientes. Hoje, temos 700 ou mais pessoas cadastradas recebendo desde cesta-básica, até vale transporte e a ajuda na forma de auxílio nutricional, fonoaudiologia e terapias.

Agradeço a todos que nos ajudaram a chegar aqui e pedimos a todos, que aqui estão, que se juntem nessa longa caminhada para trazer a muitas pessoas a esperança de uma vida melhor. Muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Passamos agora a palavra ao Dr. Flávio Isaias Rodrigues, diretor e fundador do Centro Oncológico.

 

O SR. FLÁVIO ISAIAS RODRIGUES - Sr. Presidente, Deputado Luis Carlos Gondim, colega e amigo; amigo Dante Ancona Montagnana, digníssimo presidente da FEHOESP e do nosso Sindicato dos Hospitais e Clínicas de São Paulo; prezado amigo, colega, Dr. José Carlos Ramos de Oliveira, digníssimo superintendente do Iamspe; Dr. Álvaro Otávio Isaias Rodrigues, digníssimo presidente da Associação Beneficente de Controle do Câncer do ABCC-AT e diretor administrativo do Centro Oncológico de Mogi das cruzes, através do qual cumprimento todos os membros, funcionários e voluntários da Associação Beneficente do Controle de Câncer e do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes; Ilma Sra. Eugenia Atuí, representando a Presidente da rede feminina de combate ao câncer Guiomar Pinheiro Franco, de Mogi das Cruzes, em nome de quem cumprimento todas as senhoras voluntárias da rede; Sra. Emília Letícia Rossi Rodrigues, querida esposa e sócia gerente do supermercado Albano Rodrigues, em nome de quem cumprimento todos os membros e funcionários do supermercado aqui presentes; Dr. Marcelo Cusatis, muito agradecido pela sua vinda, pelas suas palavras, quero estender através de V. Sa. os cumprimentos a todos os colegas do hospital Santana e da SAMED; Prof. Olavo Câmara, suas palavras muito me emocionaram; irmão do meu pai, nosso irmão é com grande satisfação que tenho o irmão como surpresa da noite; prezados amigos, convidados, simpatizantes à nossa causa, nossos agradecimentos por me darem a oportunidade de compartilhar com todos vocês este momento de honrosa homenagem neste Parlamento que já fez nosso passado, faz o nosso presente e certamente fará o  nosso futuro amanhã.

Dr. Deputado, o Centro Oncológico iniciou suas atividades em 1976, há mais ou menos 31 anos, com o nome de Clínica de Radioterapia de Mogi das Cruzes.

Em 1982 foi credenciado pelo Ministério da Saúde a fazer radioterapia e quimioterapia pelo SUS.

Desde então, a crescente demanda de pacientes bem como novas técnicas de tratamento obrigou-nos a ampliar nosso serviço tanto na área física quanta na humana através de novos conceitos científicos.

Com uma área de 3000 m2, atualmente o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes possui mais de 100 pessoas trabalhando. Temos quatro aparelhos de radioterapia, inclusive um acelerador linear de MEV de última geração, um sistema de braquiterapia de alta dose aguardando credenciamento pelo SUS para tratamento de colo de útero, próstata e outro tratamento cirúrgico indicado dentro da radioterapia.

Na quimioterapia temos uma central de quimioterapia moderna dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), duas capelas de fluxo laminar e aparelhagem e área física para quimioterapia ambulatorial de “day clinic” para adulto e pediatria.

Com atendimento por mês de 1250 pacientes, atendemos pacientes SUS (70%) e pacientes particulares (30%).

Além da assistência médica, farmacêutica e de enfermagem especializada em câncer, temos outra série de profissionais nas terapias complementares, tais como psicologia, serviço social, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia e nutrição sem custo nenhum para os usuários do SUS ou mesmo particulares.

Na educação temos parceria com duas universidades (Universidade de Mogi das Cruzes e Universidade Brás Cubas) e com a escola técnica de Mogi das Cruzes proporcionando um campo prático para aprendizagem de fisioterapia, psicologia, técnicos de enfermagem e técnicos de radiologia.

Na parte filantrópica trabalhamos em conjunto com a Associação Beneficente de Controle do Câncer do Alto Tietê e com a rede feminina de combate ao câncer Guiomar Pinheiro Franco, de Mogi das Cruzes.

O Centro Oncológico de Mogi das Cruzes fornece ainda seis bolsas de estudo nas áreas de enfermagem, direito, farmácia e psicologia.

Toda essa estrutura, Sr. Presidente, nos colocou em quarto lugar como serviço de referência em radioterapia na Grande São Paulo pela Fundação Oncocentro (FOSP), coordenadora da assistência oncológica do Estado de São Paulo e designada para isso pela Secretaria estadual de Saúde.

Temos assim, como primeira referência na Grande São Paulo a Santa Casa, ou seja, a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho; como segunda referência o Hospital das Clínicas de São Paulo; como terceira referência o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer e como quarta referência o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes.

E não é só isso, Sr. Presidente.

O custo “per capita” do atendimento radioterápico em Mogi, Dr. José Carlos Ramos de Oliveira, é de 13 centavos de real enquanto a média do Estado fica em 0,85 centavos. Em radioterapia o nosso custo é seis vezes mais baixo que a média do Estado.

Atendendo uma população de dois milhões, 699 mil, 145 habitantes da região leste do Estado, o custo “per capita” em radio e quimioterapia é de 18 centavos, sendo que a média do Estado está em torno de 0,64 centavos.

Somos, sim, uma entidade particular com fins lucrativos que o Governo acertou quando do nosso credenciamento, mas não paramos aqui, Sr. Deputado. A fim de atender uma norma ministerial e do Instituto Nacional de Controle do Câncer, que a nosso ver é sábia, e que trará melhora no tratamento oncológico, construímos o Hospital do Centro Oncológico, o qual pretendemos inaugurar em 2008, para que possamos fornecer um tratamento integral aos nossos pacientes: radioterapia, quimioterapia, cirurgia oncológica, exames laboratoriais, análises clínicas e imagem. Tudo isso num único centro. Então, teremos desde a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, até a preservação.

Quero agradecer ao Dr. José Carlos Ramos de Oliveira, que tivemos o prazer de conhecer quando na direção da DIR-3, e à Virgínia que está aqui presente, uma grande amiga que sempre nos prestigiou e nos orientou quanto à parte burocrática. Crescemos sim, com amigos. Quero agradecer ao Dr. Dante Ancona Montagnana, presidente do SINDHOSP, o qual tive oportunidade de conhecer há oito anos. Conseguimos criar o Sindicato de Clínicas e Hospitais de Mogi das Cruzes graças a esse grande homem, que hoje também preside a Federação dos Sindicatos de Clínicas, Hospitais e Laboratórios do Estado de São Paulo. Dr. Dante, muito obrigado.

Quero agradecer a todos que compõem a Mesa. Quero agradecer a todos vocês, principalmente aos nossos funcionários, às nossas voluntárias aqui presentes; à minha assistente, Daiana Cristina Ramalho.

Dr. Gondim, nos conhecemos desde a sua primeira eleição para vereador do nosso município. Já perdi a conta. São 34, 35 anos. O Dr. Gondim é nosso colega. Sempre esteve ao nosso lado, não só procurando resolver as partes médicas da área oncológica, mas de todas as áreas médicas, não só nosso município, mas em toda a nossa região do Alto Tietê. E o Dr. Gondim vai mais além, vai para o leste, para o oeste, para o norte, do Estado de são Paulo. Tanto é que é um dos deputados mais votados da nossa região leste da Grande São Paulo.

Dr. Gondim, em nome de todos os funcionários do centro Oncológico, em nome de todos os voluntários da Associação Beneficente de Controle do Câncer, e me permito também em nome da Rede Feminina de Combate ao Câncer, representada por Guiomar Pinheiro Franco, quero agradecer esta homenagem. Somos, sim, uma família. Graças a Deus, somos uma família e estamos vencendo este mal que acredito, futuramente não vai ter mais esse conceito terrível de morte, de dor, enfim, vamos chegar lá, e em nome de Deus vamos vencer isso.

Antes de finalizar, gostaria de informá-los e convidá-los a todos, ao chegarmos em Mogi das Cruzes,  para um descontraído “coffee break”. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Queremos, neste momento, prestar uma homenagem ao Dr. Flávio Isaias Rodrigues, com a entrega de uma placa de prata e à sua esposa, Sra. Emília Letícia Rossi Rodrigues, com a entrega de um ramalhete de flores.

 

* * *

 

  - É feita a homenagem. (Palmas.)

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Gostaria de comunicar a todos que não puderam estar presentes: Secretário Aloysio Nunes Ferreira, Vereadora Odete de Souza, Deputado Vaz de Lima, que tinha um compromisso assumido; José Getúlio Martins Cegalla, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia; Dr. Antonio José Teixeira Carvalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho; Dra. Márcia Bouri, do SINDHOSP; Alberto Goldman, vice-Governador do Estado de São Paulo; reitor José Tadeu Jorge, da Unicamp; Vereador Roberto Valença, que também mandou representante, Fernando, o Fefeu.

Farei agora o meu pronunciamento. Vou tentar falar resumidamente porque quando presidimos não podemos nos ausentar da Presidência.

Excelentíssimo Sr. Dr. Flávio Isaias Rodrigues, fundador do Centro Oncológico, o homenageado desta noite; Dona Emília Letícia, sua parceira, grande amiga nossa; Dr. José Carlos, V. Exa. poderia até ter sido secretário de saúde; Dr. Dante, admiro muito V. Exa. e afirmo que seu trabalho em todo o sindicato é muito importante. Dar apoio ao colega Flávio Isaias é mais importante ainda; Dr. Jamil Haddad; Olavo Câmara, em nome de quem cumprimento todos os presentes; Álvaro Otávio, da ABCC-AT; Eugênia Lapin Atuí, sempre tive um carinho muito grande por sua mãe. Contarei em seguida uma história de Dona Guiomar; Marcelo Dellacio Cusatis, da SAMED, grande companheiro; Dra. Valéria Rocha Macedo; Dr. Paulo Villas Bôas, nosso colega; Dr. Eduardo de Souza Almeida; Ricardo Motta, parabéns pelo trabalho que tem feito em Mogi das Cruzes; Dr. Eduardo de Souza Almeida; Sandra Cristina Rossi Amorim; Sr. Fernando Gonçalves Santos; Laurindo Guazelli, senhoras e senhores, quando em 1973 ainda fazia meu 4º ano de medicina, comecei a conviver com pacientes de câncer.

Estudava em Mogi, trabalhava em São Paulo porque fui convidado para trabalhar no Instituto de Radioterapia de São Paulo. O Dr. Oswaldo Peres queria que eu fizesse radioterapia. E comecei a forçar um pouco porque eram pacientes que precisavam. O Instituto de Radioterapia de São Paulo talvez fosse a segunda referência em oncologia no Estado de São Paulo porque tínhamos o A.C. Camargo e na radioterapia havia muito serviço, pelo menos de 60 a 80 pacientes internados com uma média de 800 pacientes/dia. Isso no ambulatório. Era uma loucura. Éramos mais ou menos três voluntários, ou três residentes, ou adidos ao serviço, e o restante todos colegas médicos. Só físicos eram três no serviço. Era um serviço muito grande e com a explosão do primeiro acelerador linear de partículas, que veio para ele, posteriormente veio do A.C. Camargo, ou vice-versa.

Portanto comecei a trabalhar com oncologia. A pessoa que mais me procurava na república onde morava era Dona Guiomar. Ela chegava e dizia bem assim: “você vai de carro para São Paulo?” Eu respondia: “Vou”. “Dá para você levar um pacientinho lá para o AC Camargo? Dá para você levar um pacientinho ao Hospital Santa Rita?” E eu dizia: “Pois não, Dona Guiomar. Mas saio cedinho, às seis horas, deixo o paciente e vou para o meu serviço”. Quando estudante eu fazia o contrário: vinha à tarde, ela mandava o paciente para ficar internado. E assim eu fazia do meu carro uma verdadeira ambulância. Às vezes vinham três, ela sempre pedia para levar mais um.

Então, a Dona Guiomar é o exemplo do que é ser voluntário. E quando você comentou sobre esse serviço de voluntariado e que melhorou sua auto-estima, só posso dizer que só vai para a frente uma Santa Casa, um serviço como o de oncologia, de quimioterapia, de hemodiálise, se tivermos voluntários. Sem os voluntários falta sempre alguma coisa.

Aí começamos uma luta aqui para podermos reconhecer a ABCC-AT como utilidade pública estadual. Há uma notícia de que nesses próximos 15 dias, já teremos aprovado aqui no Estado de São Paulo a ABCC-AT como uma entidade sem fins lucrativos, que vai poder receber apoio nosso como médico, como Deputado, onde vamos colocar no orçamento, alguma verba para compra daqueles pacientes que precisam de leite especial, de um produto para quimioterapia, que é impossível você comprar quando está em casa, e outros medicamentos também.

Só nos resta fazer o reconhecimento federal. Acredito que iremos envolver o Deputado Federal da nossa região, ou de outras regiões. Pode ser qualquer Deputado Federal.

Vamos tentar buscar e vamos pessoalmente. Você é conhecido do Waldemar, “olha isso aqui você pode fazer”. Porque pode fazer esse reconhecimento, no Congresso Nacional, sair mais rápido do que aqui na Assembléia Legislativa.

Agora que nós mudamos, e vamos conseguir que saia, mais rápido também aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O que nos levou a fazer esse reconhecimento? Vocês não imaginam o que é a nossa luta, para fazermos esse reconhecimento de como devemos tratar a saúde no Alto Tietê. Hospitais em Guarulhos, Santas Casas, como a Santa Casa de Santa Isabel, hospital de Ferraz, hospital Santa Marcelina de Itaquá, Santa Casa de Suzano. Estou falando isso dos hospitais que atendem pelo SUS. Temos o Hospital Santo Ângelo, que hoje é reconhecido como Arnaldo Pezutti, o Luzia de Pinho Melo, a Santa Casa de Mogi, a Santa Casa de Salesópolis, e Santa Casa de Guararema.

Portanto, você começa a tentar a diminuir a dificuldade, para que sejam atendidos os pacientes SUS, nos hospitais.

O Flávio Isaias começou o seu serviço de radioterapia com um aparelho convencional, monta uma bomba de cobalto, começa a fazer alguns tratamentos, monta o serviço de quimioterapia, um acelerador linear de partícula, outro acelerador linear de partícula, e eu disse assim: “Gente, temos que reconhecer o que o Flávio Isaias está fazendo junto com os voluntários, junto com sua família, com os colegas médicos que estão dando apoio, trabalhando para melhor saúde da nossa região. Não é Mogi das Cruzes. São dois milhões de habitantes que temos no Alto Tietê. Portanto, os pacientes que vêm de Guarulhos, que vem de Arujá, que vêm de Santa Isabel, eles cá vem ser tratados. Ou hormonioterapia, ou quimioterapia, ou radioterapia. E esses pacientes precisam de um apoio. O apoio das voluntárias, o apoio das psicólogas”.

É tudo isso que faz com que reconheçamos o teu serviço, Flávio.

Abandonei a radioterapia, fui fazer infertilidade. Talvez não tenha tido aquela condição psicológica suficiente, ou então, falou mais alto, a condição de ser um ginecologista, e fazer infertilidade conjugal. Mas se existe uma coisa que respeito, e tiro o meu chapéu, é justamente quem trabalha e quem trata o paciente que tinha ou que teve um câncer.

A oncologia, hoje, é como disse o Flávio “já estamos vendo aquela luz no fundo do túnel dizendo: nós vamos ter cura para o câncer”. E é isso que faz com que possamos um dia dizer assim “ah o paciente foi cometido daquela doença, mas já está curado, já está bem”. E é isso que queremos.

Tenho certeza de que todos que estão aqui envolvidos, e todos que trabalham no serviço de oncologia do Flávio Isaias sabem, que o nosso maior desejo, é que um dia possamos ter, realmente, essa cura. E vamos ter. Os estudos caminham para isso.

Temos uma coisa que é muito grande, que é a fé em Deus, e que nos vai dar essa condição, para resolver o problema de todos os paciente, que sejam acometidos com qualquer patologia oncológica, de serem tratados e curados.

Parabéns Flávio. Parabéns às voluntárias, e a todos vocês que ajudam o Flávio, sejam enfermeiras, médicos, auxiliar, a faxineira, Deus abençoe vocês, e continuem fazendo esse trabalho tão lindo, tão brilhante. Muito obrigado.

Quero anunciar a presença do Sr. Marcos Tavares, representando nesta solenidade, o Prefeito de Mogi das Cruzes, Sr. Junji Abe.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

 Encerra-se a sessão às 21 horas e 46 minutos.

 

* * *