13 DE SETEMBRO DE 2010

043ª SESSÃO SOLENE EM homenagem AO "DIA DOZE DE OUTUBRO, DIA DO CORRETOR DE SEGUROS DO ESTADO DE SÃO PAULO"

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo, Deputado Barros Munhoz, a pedido do Deputado Fernando Capez, ora à Presidência, com a finalidade de "Prestar homenagem ao Dia Doze de Outubro, Dia do Corretor de Seguros do Estado de São Paulo". Convida a todos para, em pé, ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro. Discorre sobre a história do Sincor São Paulo. Descreve os serviços prestados pela entidade sindical. Fala da relevante função dos corretores de seguros.

 

002 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Deputado Federal, agradece à Presidência pela oportunidade de falar aos corretores de seguros. Relembra a primeira sessão solene realizada na Assembleia Legislativa. Reitera a importância do papel do corretor de seguros. Cita Projetos de Lei propondo a criação do Dia do Corretor de Seguro.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento da íntegra da mensagem alusiva ao evento, encaminhada pelo Senhor Governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman e outras autoridades.

 

004 - MAURO SÉRGIO DE ALMEIDA SANTOS

Presidente do Sincor, fala do número de empresas corretoras de seguros cadastradas na capital e no interior. Dá destaque ao total de pessoas físicas que exercem a profissão de corretor de seguros. Fala das modalidades representadas pelo Sindicato. Explana sobre as funções dos corretores de seguros. Menciona as parcerias firmadas. Enfatiza o Código de Ética da categoria. Relata sobre a assessoria prestada pela classe.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Enfatiza Projetos de Lei e moções que têm como objetivo a obrigatoriedade da presença do corretor de seguros no ato de contratação do mesmo. Lê declaração do Senhor Leôncio de Arruda. Ressalta que a presença de um corretor de seguros representa segurança ao consumidor.

 

006 - LEÔNCIO DE ARRUDA

Vice-Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros, enaltece a atuação do Deputado Fernando Capez em defesa dos corretores de seguros. Destaca que o Projeto de Lei do parlamentar é um reconhecimento ao trabalho dos corretores. Comunica que o conteúdo desta sessão solene será divulgado no jornal do Sindicato.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Convida o Deputado José Carlos Stangarlini para entrega de placas comemorativas às autoridades presentes. Cita passagens bíblicas. Compara atuação dos corretores de seguros a chamado vocacional. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Tenho a honra de chamar para compor a Mesa o Deputado Federal e ex-Deputado Estadual José Carlos Stangarlini; o Presidente do Sincor, Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo, Sr. Mário Sérgio de Almeida Santos; o vice-Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros, Dr. Leôncio de Arruda; o ilustre Mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo, Dr. Nilson Arello.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de prestar homenagem ao “Dia Doze de Outubro”, Dia do Corretor de Seguros do Estado de São Paulo.

Esta sessão, como diz o próprio nome, é uma Sessão Solene, portanto, revestida de forma sacramental, que obedece rigidamente aos parâmetros regimentais da Casa. Não pode ser convocada por nenhum deputado, apenas pelo Presidente da Casa, o Chefe do Poder Legislativo do Estado de São Paulo. Este Deputado, Fernando Capez, solicitou ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, a instalação desta Sessão Solene. Submetida à análise do Colégio de Líderes, posteriormente à do Plenário, deliberou-se aprová-la por unanimidade.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente Juarez Fonseca.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – O Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo foi fundado em 06 de fevereiro de 1934 por corretores, agentes, inspetores de seguro de vida e outros ramos, que se reuniam na Câmara de Comércio Importador, na Rua Boa Vista, para discutir a instalação do Sindicato Profissional de Corretores de Seguros do Estado de São Paulo.

Algumas décadas depois foi finalmente regulamentada a profissão do corretor com a sanção da Lei nº 4.594, de 29 de dezembro de 1964. Veio a aquisição da sede própria central, de todos os departamentos do Sindicato, cujos serviços são extensivos às regionais. A sede do Sincor ocupa quatro conjuntos comerciais que representam todo o vigésimo andar do Edifício Conde de Prates, localizado na Rua Líbero Badaró, nº 293, Centro de São Paulo. Lá, está instalada a Presidência, a Diretoria e demais departamentos.

Nos conjuntos A, B e C, a estrutura para atendimento de corretores de seguros contempla departamentos como Cadastro Social, Benefícios, Jurídico, Disque Sincor, Certificação Digital, Cursos, Comunicação, Assessorias, dentre outros. O espaço conta também com uma Biblioteca com obras sobre seguros e literatura em geral, além de um auditório de 60 lugares para a realização de cursos e palestras.

No conjunto D está instalada a Credicor/SP, Cooperativa de Crédito dos Corretores de Seguros. São funcionários, diretores e membros de comissões técnicas trabalhando em prol da categoria e atendendo diretamente a centenas de corretores de seguros por dia.

No início dos anos 80, houve uma substancial expansão das atividades do Sincor/SP para o interior do Estado. Atualmente, são mais de 30 escritórios regionais que representam os corretores de seguros locais. Durante toda sua história, as ações do Sincor/SP foram pautadas pela constante luta, defesa e valorização da categoria nas esferas política, econômica e social. Para o aprimoramento profissional e pessoal dos corretores de seguros, há uma infinidade de instrumentos e iniciativas acessíveis.

No momento da celebração do contrato de seguros, não há garantia ou tranquilidade maior para o consumidor, cujo Código de Defesa completa duas décadas este ano, do que a presença de um profissional formado, capacitado, que conhece todos os meandros e detalhes, todas as cláusulas contratuais, inclusive, as mais capciosas, que podem levar o consumidor a erro de interpretação. O corretor de seguros está presente para garantir a defesa da sociedade, a correta atuação de todas as empresas que se propõem a comercializar a atividade de seguro.

Por esta razão, a importância do Sincor, que dá estrutura, amparo, respaldo, ajuda na formação desta categoria profissional. Esta Casa, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como todas as Assembleias que compõem o Poder Legislativo Estadual, teve sua competência espremida pela Constituição Federal, que concentrou a competência legislativa no Congresso Nacional, distribuiu aos municípios e deixou a competência residual, o pouco que restou, às Assembleias Estaduais. 

Uma competência, entretanto, se destaca nos Poderes Legislativos Estaduais como em nenhum outro, a defesa do consumidor. Os corretores de seguros representam uma das faces mais ativas na defesa dos interesses maiores e supremos dos consumidores.

Esta não é, portanto, uma homenagem da Assembleia, mas de toda a sociedade paulista, que, nesta oportunidade, por meio de uma sessão formal, sacramental e solene, diz ao Sincor e a cada corretor de seguros, “muito obrigado!”

Tenho a honra de passar a palavra ao meu amigo, colega Deputado, hoje Deputado Federal, José Carlos Stangarlini. Quando eu estava no Ministério Público, costumávamos nos encontrar e conversar. Nessas ocasiões, ele me contava sobre seu fascínio pela atividade parlamentar. Quero agora confessar, Deputado Stangarlini, que essas conversas acabaram influenciando o meu licenciamento do Ministério Público e o meu ingresso nesta Casa.

Convido o nobre Deputado José Carlos Stangarlini para fazer uso da palavra.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI – Sr. Presidente desta Sessão Solene, Deputado Fernando Capez, meu colega e amigo, é uma enorme satisfação estar presente nesta sessão que homenageia os corretores de seguros, dentre os quais me incluo, porque tenho 40 anos de mercado de seguros, particularmente como corretor de seguros.

Quero saudar o Presidente do Sincor/SP, meu amigo Mário Sérgio, o vice-Presidente da Fenacor, Sr. Leôncio Arruda, o Presidente do Clube dos Corretores, corretores presentes, delegados regionais, securitários, seguradores, funcionário da Assembleia, assessores.

Legislei nesta Casa por oito anos e tive oportunidade de realizar a primeira Sessão Solene em homenagem aos corretores de seguros, o que fazíamos anualmente. Este ano, V. Exa. nos deu a honra de realizá-la.

Quero cumprimentá-lo, Deputado Fernando Capez, pelo projeto de sua autoria, tramitando nesta Casa, que oferece uma oportunidade maior aos corretores de seguros. Vossa Excelência sabe que não existe seguro sem corretor de seguros.

Tive oportunidade de apresentar na Câmara Federal um projeto instituindo o “Dia Nacional dos Corretores de Seguros”, que hoje é lei e faz parte do calendário nacional. Nesta Casa, apresentei o projeto, sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin, instituindo também o “Dia Nacional dos Corretores de Seguro”, transformado em lei.

Para nós, é uma satisfação saber que tem deputados no Estado de São Paulo que também se preocupam com nosso setor. A Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa podem estar irmanadas nesse trabalho em prol do seguro, do segurado e dos corretores de seguros.

Parabéns a todos os presentes e um cumprimento especial ao Deputado Fernando Capez pela homenagem que nos presta.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Recebemos algumas mensagens de pessoas que não puderam comparecer a este ato. Dentre elas, temos a seguinte: “Prezado Deputado, ao agradecer o convite para participar da Sessão Solene com a finalidade de prestar homenagem aos corretores de seguros do Estado de São Paulo, envio-lhe cumprimentos, extensivos aos organizadores e participantes, com votos de sucesso ao evento. Cordialmente, Alberto Goldman, Governador do Estado de São Paulo.”

Recebemos também correspondência, cumprimentando o Sincor e os corretores de seguros, do Secretário de Estado da Educação, Professor Paulo Renato Souza, assim como do Delegado-Geral de Polícia, Sr. Domingos Paulo Neto; Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Sr. Álvaro Batista Camilo; Secretário de Estado de Gestão Pública, Dr. Marcos Antonio Monteiro; Secretário de Estado da Comunicação, Sr. Bruno Caetano; Secretário de Estado da Fazenda, Sr. Mauro Ricardo Machado Costa; Sr. Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Dr. Ricardo Dias Leme; Secretário de Estado e Desenvolvimento, Sr. Luciano Almeida; Secretário-Chefe de Estado da Casa Civil, Dr. Luiz Antonio Guimarães Marrey.

Queremos anunciar a presença do Presidente da Associação das Empresas de Consultoria do Mercado de Seguros, Sr. Luiz Gustavo de Miranda; do Presidente do Clube Vida em Grupo, Dr. Osmar Bertacini; Presidente da Câmara dos Corretores de Seguros de São Paulo, Sr. Pedro Barbato Filho.

Tenho a honra de passar a palavra ao Dr. Mário Sérgio de Almeida Santos, Presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo e peço que se dirija à tribuna, usada exclusivamente por deputados, mas que hoje pertence ao Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo.

 

O SR. MÁRIO SÉRGIO DE ALMEIDA SANTOS – Nobre Deputado Fernando Capez, quero, em nome de V. Exa., saudar todos os presentes e componentes da Mesa, corretores e corretoras de seguros, senhoras e senhores. Gostaria, em primeiro lugar, de expressar minha satisfação e honra por ocupar esta tribuna.

Quero dizer algumas palavras que talvez alguns já tenham conhecimento, mas não todos. O número de corretores, hoje, somente na Cidade de São Paulo, é de 5193. No interior do Estado, 6206. Pessoa física na Capital, 8554 corretores. No interior, 8519 corretores.

Veja, nobre Deputado, que realmente constituímos um grande bloco de profissionais a serviço do consumidor.

Mais de 50 mil profissionais corretores de seguros e funcionários vivem diretamente da corretagem de seguros. O Sindicato representa os corretores de seguros, empresas corretoras de seguros e resseguros, empresas de saúde, de vida, de capitalização e Previdência Privada no Estado de São Paulo.

O Sindicato defende o interesse de todas as categorias dos corretores de seguros e, por isso, cumprimenta o nobre Deputado Fernando Capez pela iniciativa de apresentar o Projeto de Lei Estadual, que tem por objetivo obrigar a presença do corretor de seguros em todos os estabelecimentos que realizam a comercialização de seguros.

Parlamentares como o Deputado Fernando Capez têm todo o apoio do Sincor/SP, porque procuram entender que o corretor de seguros é o legítimo defensor dos interesses dos consumidores e, por dominarem as técnicas de seguros, podem indicar aos seus clientes as melhores opções para que a apólice de seguros tenha um preço justo e coberturas ajustadas às necessidades de cada segurado.

Os corretores de seguros têm as seguradoras como parceiras e respeita integralmente as diretrizes das entidades que regulamentam o mercado de seguros.

O primeiro Código de Ética da categoria dos corretores de seguros foi elaborado pelo Sindicato de São Paulo. Fomos pioneiros na instituição da Comissão de Ética, que visa a analisar casos de denúncia de más práticas e indicar à Federação dos Corretores de Seguros, e à Susep, situações em que a habilitação do corretor deve ser cassada por falta de conduta adequada.

Mantemos ainda o Disque Sincor para resolver conflitos entre seguradoras e corretores de seguros, que também atende gratuitamente o consumidor final, com um índice de mais de 80% de casos solucionados.

Assessoramos o público em geral, também gratuitamente, nos casos de acidentes com veículos que envolvem o Dpvat. Atendemos, mensalmente, nos nossos 28 escritórios regionais do Estado de São Paulo e na sede, no centro da Cidade de São Paulo, uma média de 418 pedidos de indenização do Dpvat. Orientamos, encaminhamos a documentação necessária e, com isso, agilizamos as indenizações. Na maioria das vezes, para pessoas muito simples, que não teriam condição de, sozinhas, conduzir os procedimentos necessários.

Acabamos de firmar com o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo um convênio estipulando que todos os boletins de ocorrência envolvendo acidentes com veículos no Estado de São Paulo indicarão o endereço mais próximo de um Escritório Regional do Sincor-SP para que a população, gratuitamente, possa receber informações e agilizar o maior seguro social do mundo, o Dpvat.

Acabamos de completar os cem primeiros dias da nossa gestão. Hoje, no período da tarde, prestamos conta aos nossos 28 diretores regionais e 27 coordenadores das Comissões Técnicas que mantemos no Sindicato. Mostramos que não paramos um só segundo, e assim será em todo nosso mandato.

Por isso, nobre Deputado Fernando Capez, todos os corretores de seguros do Estado de São Paulo se aliam à batalha de V. Exa. na obrigatoriedade do corretor de seguros estar presente em todos os estabelecimentos de comercialização de seguros. Assim prevê a Constituição Federal, e assim deve ser em defesa dos consumidores de seguros. Também estaremos presentes em todas as suas iniciativas e de todos os outros parlamentares desta Casa que venham ao encontro dos interesses dos consumidores. Porque somos corretores de seguros melhor, pertencemos ao Sincor, e temos a certeza de que seguro só com corretor de seguros.

Muito obrigado e sucesso no pleito que se aproxima. Torcemos por Vossa Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Agradeço as honrosas palavras do Presidente Mário Sérgio e informo que se encontra, na Ordem do Dia, aguardando votação, o PL nº 339, de 2010, que tem por objetivo obrigar a presença do corretor de seguros, pessoa física ou jurídica, em todos os estabelecimentos que comercializarem seguros. A Moção nº 07, de 2010, encaminhada ao Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e aos Líderes de Bancada de todos os partidos, sugere a apresentação e aprovação de Projeto de Lei que obriga a presença de corretor de seguros no momento da realização de um contrato. Cerca-se, assim, a área federal e estadual.

A Moção nº 71, de 2010, encaminhada ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sugere a apresentação de um Projeto de lei no qual as pessoas jurídicas são obrigadas a disponibilizar seguro de vida e acidentes pessoais aos seus empregados.

Sobre a apresentação do Projeto de lei, o Sr. Leôncio de Arruda, 2º vice-Presidente do Sincor/SP, destacou a relevância da propositura para o interesse da categoria. “Quando um seguro é adquirido sem a presença do corretor, quem vai defender o segurado junto à seguradora no momento do sinistro? O balconista da loja? O bancário? Essas pessoas não têm preparo específico para a função, e não é delas essa missão social. Esse é apenas um dos problemas enfrentados pelo segurado mal assessorado. Para evitar essas distorções, é importante defender o consumidor na forma da lei, como propõe o Projeto nº 339, de 2010, apresentado pelo Deputado Estadual Fernando Capez.”

Chega a ser um contrassenso, como falava há pouco com o Deputado José Carlos Stangarlini, usar a palavra “seguro” quando se faz um contrato sem a presença do profissional dessa área. Fazer um contrato de seguro sem a presença do corretor de seguro pode ser tudo, menos seguro. Ao contrário, cria-se insegurança ao consumidor.

Que não se releve a segundo plano a importância, fundamental para a proteção do consumidor, da presença de um corretor de seguros. Falo isso não apenas como deputado estadual, mas, principalmente, como representante do Ministério Público. Sou Procurador de Justiça e integro o Ministério Público do Estado de São Paulo há mais de 23 anos. Já vi muitas questões prejudicarem os interesses do cidadão pela falta do profissional de seguro nessa área.

Convido para ocupar a tribuna, que hoje pertence ao Sincor, o vice-Presidente, Dr. Leôncio Arruda.

 

O SR. LEÔNCIO ARRUDA – Inicialmente, quero cumprimentar o Deputado Fernando Capez, Presidente desta cerimônia; Deputado José Carlos Stangarlini; Presidente do nosso Sincor/SP, nosso amigo Mário Sérgio; Mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo, Dr. Nilson Arello; Presidente da Câmara dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo, Sr. Pedro Barbato Filho; Presidente do Grupo de Vida em Grupo, Sr. Osmar Bertacini; Presidente da Conseg, Luiz Gustavo Miranda, amigos, diretores do Sincor/SP, diretores regionais, corretores de seguros, esposas, senhoras e senhores.

Fico muito feliz em saber que o Deputado Fernando Capez, como cidadão, como homem da Justiça e como deputado, pensa tudo isso sobre o profissional corretor de seguros.

O projeto que o Deputado Fernando Capez apresentou aqui, em nome do consumidor, não alterando a lei federal, para nós, é motivo de muita alegria, pois reconhece esse profissional que luta em prol do consumidor, a razão do contrato de seguros, o representante do segurado, no contrato de seguros. É realmente um reconhecimento que há muito precisávamos ver acontecer.

Esta maravilhosa homenagem ficará nas nossas memórias e queremos documentá-la no nosso jornal. Cada palavra dita por V. Exa. muito nos orgulhou. Sairemos daqui com a alma lavada, pois está havendo o reconhecimento público de uma categoria que sempre buscou ficar do lado do consumidor.

Em nome do Presidente da Fenacor, Dr. Robert Bittar, agradeço esta homenagem e cumprimento toda nossa categoria pelo dia 12 de outubro, Dia da Criança, Dia da nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, e Dia do Corretor de Seguros. É uma felicidade imensa estar aqui. Para nós, corretores de seguros, um grande orgulho.

Muito obrigado, Deputado Fernando Capez.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Neste momento, este Deputado e o Deputado José Carlos Stangarlini farão a entrega, ao Presidente do Sincor/SP, Sr. Mário Sérgio de Almeida Santos, de uma placa com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na Sessão Solene realizada com a finalidade de prestar tributo aos corretores de seguros do Estado de São Paulo, os homenageia em comemoração ao seu Dia, 12 de outubro de 2010. A profissão de corretor de seguros foi instituída há mais de 40 anos, e a sua obrigatoriedade legal na estrutura de seguros do Brasil busca consolidar a relação contratual entre seguradoras e segurados. É o corretor de seguros quem, ao longo de um relacionamento, conhece e leva em consideração as necessidades e possibilidades de seus clientes, e prossegue trabalhando por todo o tempo de vigência da apólice, em especial no atendimento a sinistros. Fernando Capez, Deputado Estadual, 13 de setembro de 2010.”

O Deputado José Carlos Stangarlini, como profissional da área, merece fazer a entrega desta placa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Por uma questão de justiça, gostaria de entregar uma placa ao Sr. Leôncio de Arruda, que traz os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por intermédio do Deputado Fernando Capez, presta esta homenagem ao Sr. Leôncio Arruda, vice-Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo, pelo seu brilhante trabalho na defesa dos corretores de seguros. Fernando Capez, 13 de setembro, de 2010.”

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Quero citar duas passagens que merecem ser lembradas neste encerramento. Meu colega Deputado José Carlos Stangarlini, ao abraçar-me, disse em voz baixa: “Deus te abençoe!” Sei que não foram simples palavras, mas um sentimento sincero, expressado entre dois amigos, duas pessoas que se respeitam.

Devemos lembrar Efésios 4 e 1ª Coríntios 12 que falam sobre os diferentes dons que cada pessoa tem e recebe, tal e qual um corpo humano, em que cada órgão e membro tem a sua função. Se essa função não é desempenhada, não é respeitada, se não se dá condições ao seu exercício, todo o corpo padece. Seja na linguagem bíblica, o corpo da Igreja, seja na linguagem biológica, o corpo humano, seja na linguagem sociológica, o corpo social. Os senhores, certamente, receberam e desenvolveram dons e qualidades profissionais que os distinguem no exercício de seu trabalho, de sua missão, de sua vocação.

Entre outros atributos está o de conseguirem captar detalhes, questões que, muitas vezes, ao leigo, passam despercebidas, mas, aos olhos competentes do profissional de seguros, são imediatamente detectadas. No mundo de hoje, em que o grande pleito é a segurança, e todos nós, de certa forma, sentimos insegurança, ansiedade, medos, incertezas,  os senhores ajudam as pessoas no campo contratual, que pode não decretar física, mas a morte civil. Auxiliam as pessoas a terem segurança naquilo que fazem.

Enquanto eu estiver nesta Assembleia Legislativa, assim como o Deputado José Carlos Stangarlini no Congresso Nacional, além de muitos outros colegas, os senhores podem contar com a minha atuação intransigente, inflexível na defesa do consumidor, na defesa das prerrogativas invioláveis de cada profissional que atua como corretor de seguros.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, Sra. Delmíndia, Dra. Gabriele Tambelini, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convido a todos para um coquetel no Hall Monumental, oferecido pela Casa Quatá, com a presença do maitre Tostão, que, no dia 1º de outubro de 1993, me orientou a entrar no Buffett La Residence, juntamente com minha esposa, com quem acabara de contrair núpcias. Como profissional da área, conhecia cada etapa, cada detalhe e me orientou como deveria me comportar formalmente. Obrigado, Tostão, e obrigado a todos os profissionais que exercitam sua função com responsabilidade e, assim, conseguem fazer com que outros que não são da área atinjam seus objetivos no contrato e na vida.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 08 minutos.

 

* * *