http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

06 DE AGOSTO DE 2012

043ª SESSÃO SOLENE EM homenagem AO "DIA DO AGRICULTOR, BEM COMO O GRUPO GUARANI S. A., NA PESSOA DO SEU PRESIDENTE"

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Itamar Borges, com a finalidade de "Homenagear o Dia do Agricultor, bem como o Grupo Guarani S. A., na pessoa do seu Presidente". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os integrantes da Mesa. Elogia o Deputado Itamar Borges por sua competência e atuação política. Cumprimenta as autoridades que seriam homenageadas ao longo desta sessão. Lembra que o Brasil está entre as nações mais desenvolvidas nos aspectos industrial, comercial e de serviços, bem como pelo seu potencial agrícola. Destaca a importância da agricultura brasileira como um dos sustentáculos do desenvolvimento. Elogia o produtor Jacyr da Silva Costa Filho, do Grupo Guarani, o principal homenageado do dia, pelo seu empreendedorismo e simpatia.

 

002 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, enviadas por várias autoridades. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna.

 

003 - FERNANDO CAPEZ

Deputado Estadual, saúda o Deputado Itamar Borges, pelo seu trabalho, carisma e influência. Lembra os elogios da senadora Hillary Clinton pela pesquisa e desenvolvimento de combustíveis brasileiros. Recorda a criação do Dia do Agricultor, quando a população brasileira vivia transição da área rural para a urbana. Afirma que a agricultura representa mais de 20% do PIB nacional, com superavit na balança comercial, mesmo diante da oscilação do câmbio. Enfatiza a necessidade de equilíbrio financeiro, tendo em vista a carga tributária. Fala da produção do etanol.

 

004 - DUARTE NOGUEIRA

Deputado Federal, cita desafios aos produtores rurais com o novo Código Florestal. Informa que, atualmente, 14% dos brasileiros vivem na zona rural e que cada produtor agrícola alimenta 155 brasileiros. Ressalta a força da produção agrícola brasileira, uma das maiores do planeta, de maneira sustentável. Elogia o desempenho do produtor Jacyr da Silva. Recorda a sua passagem por este Legislativo.

 

005 - ISMAEL PERINA JÚNIOR

Presidente da Organização dos Plantadores de Cana, faz referências à produção agrícola brasileira e aos seus excedentes, destinados à exportação. Destaca o trabalho do produtor rural Jacyr da Silva. Informa que as organizações agrícolas estão à disposição dos Deputados desta Casa.

 

006 - ANTONIO DE PÁDUA RODRIGUES

Diretor-presidente interino da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), comenta a sua convivência com o homenageado da noite, Jacyr da Silva, de quem elogia a família e suas qualidades como empresário. Refere-se à produção da cana e do etanol como fonte de energia. Elogia as parcerias do Grupo Guarani, por produzir e processar a cana.

 

007 - Presidente ITAMAR BORGES

Cumprimenta os componentes da Mesa. Destaca a importância de cada um dos setores da agricultura. Lembra sua atuação como prefeito de Santa Fé do Sul, quando tomou contato com o homem do campo, e a importância desta atividade como geradora de emprego e renda. Comenta a produção de alimentos e de combustíveis. Justifica a homenagem ao produtor Jacyr da Silva Costa. Elogia a gestão participativa, a responsabilidade social e ambiental de suas empresas. Enaltece o desempenho das Secretarias de Estado da Agricultura e do Meio Ambiente. Elogia artigo do ex-ministro Roberto Rodrigues, veiculado na mídia.

 

008 - ROBERTO RODRIGUES

Ex-Ministro da Agricultura, argumenta que há pouco reconhecimento pelo trabalho do produtor rural, "que é um parceiro de Deus", pela comunhão com a natureza e por produzir alimentos essenciais à vida.

 

009 - JACYR DA SILVA COSTA FILHO

Diretor-presidente da Guarini S/A., agradece aos vários parceiros agrícolas, que dão sustentáculo à Guarani. Elogia a atuação da Secretária de Estado da Agricultura. Lembra os aspectos gratificantes e dignificantes da atividade agrícola. Recorda o ciclo do café, que gerou o desenvolvimento das ferrovias. Informa que a produção da cana está presente em 484 dos municípios paulistas e gera 265 mil empregos diretos e indiretos. Lembra a importância do etanol como alternativa à gasolina. Fala da geração da bioeletricidade, a partir do bagaço da cana. Tece considerações sobre a química verde. Fala da produção de máquinas, equipamentos, centros de pesquisas e indústria de mudas, em várias cidades paulistas.

 

010 - MONIKA BERGAMASCHI

Secretária de Estado da Agricultura, dá conhecimento de festa pelo Dia do Agricultor, que ocorreu em 28/07, no Parque da Água Branca, na tentativa de aproximá-lo do público urbano. Lembra que o agricultor está no meio da engrenagem, que envolve a produção de máquinas, insumos, armazenamento e tecnologia. Lembra que o aumento da produção agrícola leva à redução dos custos do alimento, gerando transparência da renda. Recorda seu trabalho com o ex-Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Fala da justeza das homenagens previstas para esta sessão. Lembra os problemas enfrentados pelos produtores com as intempéries e elogia os agronegócios.

 

011 - VANESSA

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega de homenagens a várias personalidades.

 

012 - Presidente ITAMAR BORGES

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

 A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS – Gostaríamos de anunciar a presença do Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; (Palmas.) do Exmo. Sr. Jacyr da Silva Costa Filho, Diretor-Presidente da Guarani S.A.; (Palmas.) da Exma. Sra. Mônika Bergamaschi, secretária de Estado da Agricultura; do Sr. Antonio de Pádua Rodrigues, diretor-presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar - Única; (Palmas.) do Exmo. Sr. Deputado Estadual Itamar Borges, proponente desta sessão solene. (Palmas.)

Convido o nobre Deputado Presidente Barros Munhoz para dar início a esta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, atendendo solicitação do nobre Deputado Itamar Borges, com a finalidade de homenagear o Dia do Agricultor e o Grupo Guarani S.A na pessoa de seu Presidente, Sr. Jacyr da Silva Costa Filho, profissionais que tanto contribuem para o crescimento e desenvolvimento econômico do nosso Estado.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, em gravação reproduzida pelo Serviço de Audiofonia desta Casa.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Quero saudar, além das autoridades mencionadas que compõem a Mesa, o nosso querido Deputado Federal Duarte Nogueira, que foi deputado estadual e brilhou aqui nesta Casa, foi líder do governo e, em Brasília, líder do PSDB. Quero saudar o nobre Deputado Fernando Capez, que também nos honra com sua presença; e o ex-secretário da Agricultura, nosso particular e querido amigo José Pilon, que também engalana essa solenidade com a sua presença. Permito-me dar um grande abraço, um fraternal abraço, nesse que tem sido o meu mestre não só em matéria de agricultura, mas em lições de vida, que é o Sr. Roberto Rodrigues, o nosso sempre ministro da Agricultura.

A praxe na Assembleia Legislativa é a sessão solene ser presidida pelo deputado que a convoca, e nessa oportunidade essa praxe é justa, porque quem convocou esta reunião foi um extraordinário deputado, um dos mais votados do Estado de São Paulo, proporcionalmente ao tamanho do seu município, que é a sua Santa Fé do Sul, e que veio para a Assembleia trazendo a experiência de prefeito, trazendo a experiência de político, e que aqui se revelou já no primeiro mandato como um grande deputado, atuante, competente, dedicado, Deputado Itamar Borges.

Mas antes de passar a Presidência a V.Exa., nobre Deputado Itamar Borges, eu não posso deixar de associar-me a sua homenagem tão justa ao agricultor paulista, ao agricultor brasileiro. As nações mais desenvolvidas do mundo industrialmente, comercialmente e na sua área e serviço, orgulham-se também quando possível por serem potências agrícolas, e mais do que qualquer outra, nós devemos sempre nos orgulhar da nossa agricultura, porque ela é, sem dúvida alguma, a base do desenvolvimento do nosso país. Ela que tem sido o grande sustentáculo da balança comercial brasileira, e a grande alavanca do desenvolvimento nacional. Então, ao agricultor, nossas sinceras homenagens.

E parabéns, caro Deputado Itamar Borges, por ter indicado para representar o agricultor nesta homenagem ao Dia do Agricultor essa figura tão simpática e tão respeitada e tão queria do Sr. Jacyr da Silva Costa Filho, Diretor-Presidente da Guarani S.A.

Com essas breves palavras, eu agradeço a presença de todos, parabenizo o Sr. Jacyr e parabenizo o agricultor paulista e brasileiro. Passo a Presidência da sessão ao nobre Deputado Itamar Borges. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito boa noite a todos. É uma satisfação dar sequência nesta sessão solene, registrando aqui a importância não só do Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, de ter aberto esta solenidade, como é ele o nosso comandante aqui do poder legislativo de São Paulo, mas também o sempre secretário da Agricultura, sempre ministro e defensor do homem do campo e do agronegócio que é o Deputado Barros Munhoz. Que ele fez aqui uma referência de proporcionalidade, e eu tenho honra de ter sido o segundo da proporcionalidade, mas ele foi o primeiro lá em Itapira.

Quero convidar para que possa compor a Mesa o Deputado Fernando Capez, também representando esta Casa, complementando a Mesa à minha esquerda. E para que representar a Câmara Federal, o nosso também sempre secretário da Agricultura, líder, companheiro que foi deputado nesta Casa, hoje Deputado Federal Duarte Nogueira, para que possa compor também aqui a Mesa. (Palmas.)

Dando sequência, quero registrar os cumprimentos enviados a esta solenidade de ausências que foram registradas pelos convidados. Senador Aloysio Nunes Ferreira; primeira dama do Estado, Lu Alckmin; vice-Governador Guilherme Afif Domingos; Governador Geraldo Alckmin; secretário de Energia, José Aníbal Peres de Pontes; secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia; secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Quadrelli; Deputado Estadual André Prado; Deputado Estevam Galvão de Oliveira; Deputado Pedro Bigardi; Deputado Gerson Bittencourt; Deputada Beth Sahão; Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; Prefeita de Potirendaba, Gislaine Montanari Franzotti; Procurador Geral de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa; Desembargador Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Newton de Lucca.

Quero também comunicar a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 11 de agosto, às 21 horas. A transmissão acontece no canal 13 da NET, canal 66 da TVA, canal 185 da TVA Digital, e no canal 61.2 da TV Digital Aberta.

Também se faz presente cobrindo este evento, queremos registrar aqui e cumprimentar, o diretor Sr. Monteiro Neto, se faz presente a Rede Vida de Televisão.

Quero convidar para que possa deixar aqui o seu pronunciamento o companheiro desta Casa, Deputado Fernando Capez. (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Exmo. Deputado Estadual Itamar Borges, meu colega nesta Casa legislativa, e meu particular amigo. Temos em comum muitos amigos, seja da área jurídica, seja da área agrícola, do setor agrícola; e eu quero parabenizá-lo não apenas por essa importante e justa iniciativa, mas pelo trabalho que V.Exa. vem desenvolvendo nesta Casa. Dotado de um carisma inato, de uma simpatia irradiante e de um autopoder de articulação, Deputado Itamar Borges conquistou amigos nesta Casa, e hoje podemos dizer que é um deputado que se destaca dentro dos mais relevantes e influentes nesta Casa. Para mim é um privilégio poder privar de sua amizade e do seu convívio diário nesta Casa. Parabéns por esta iniciativa, que tinha mesmo de vir de um deputado com trabalho, com reconhecimento e com a história de V.Exa.

Quero cumprimentar a Exma. Secretária de Agricultura e Abastecimento, Dra. Mônika Bergamaschi, e também cumprimentá-la pela simpatia com que sempre nos atendeu, nos distinguiu numa pasta extremamente importante em termos do Estado de São Paulo, do país, e parabenizá-la pelo trabalho profissional, técnico e competente que vem realizando. Da nossa parte, da Assembleia Legislativa, só temos reconhecimento e encômios à atuação de V.Exa. Conte sempre com este deputado para apoiá-la em seu trabalho e nos seus projetos que vierem a serem desenvolvidos, como aqueles que estão sendo com muita competência.

Quero também cumprimentar o Sr. Jacyr da Silva Costa Filho, Diretor-Presidente da Guarani, que é um dos empresários mais importantes e relevantes em nível estadual e em nível nacional. Que opera em uma área fundamental, que é a área da produção de energia, e da produção de alimentos. A então secretária Hilary Clinton, criticando a política norte-americana e dizendo que os Estados Unidos eram dependentes do combustível fóssil, não tinham desenvolvido tecnologia, numa crítica dura, nem demonstrado capacidade de buscar fontes alternativas de produção de energia; destacou como exemplo positivo o Brasil e os brasileiros. Portanto, o que se vê na produção da cana de açúcar, na produção de combustível, na produção do açúcar, na produção do amido, do alimento, no trabalho que fica exemplificado pela Usina Guarani, mas que se estende a todos os demais empresários do setor, fica aqui uma manifestação candente de orgulho e ao mesmo tempo de compromisso desta Casa Legislativa, a Casa do Povo. Parabéns, a sua presença é uma honra e distingue esta Casa.

O Sr. Antonio de Pádua Rodrigues, Diretor-Presidente interino da União da Indústria de Cana de Açúcar - Única; querido Jaime Stupielo, diretor agrícola da Usina Guarani; deputado federal, meu colega Duarte Nogueira, querido Duarte, comandante, líder do PSDB no Congresso Nacional e um deputado com o qual eu tenho a honra de poder privar de uma amizade, de um convívio mais próximo, e eu tenho uma grande admiração por V.Exa; quero também anotar a presença e cumprimentar o ex-Ministro Roberto Rodrigues; e o meu querido amigo Monteiro Neto, da Rede Vida.

São rápidas e breves palavras. O Dia do Agricultor, lembrado pelo Deputado Itamar Borges, deputado de destaque nesta Casa, foi criado em 1960 por um decreto que foi recepcionado pela Ordem Constitucional com força de lei, e foi escolhido o dia 28 de julho porque em 28 de julho de 1860, quando o Brasil era um país exclusivamente agrário, era criado o Ministério da Agricultura pela primeira vez. Quando o decreto faz os seus considerandos ele desta em 1960, o Brasil, um país ainda preponderantemente agrário a importância da agricultura do país. E a importância de celebrar o Dia do Agricultor numa reverência homenagem com olhar no futuro. Pois bem, passados 52 anos o Brasil não é mais um país agrário, mas a agricultura continua representando o mais forte e importante baluarte da nossa economia. (Palmas.)

Nós estamos falando de mais de 20% do PIB brasileiro, da principal razão da estabilidade econômica em nosso país. Um dos poucos setores que produziram superávit na balança comercial. Fonte do Banco Central e da Universidade de São Paulo apontam mais de 500 bilhões de superávit nos últimos 16 anos. É a exportação de commodities, sobretudo, commodities do setor agrícola que tem mantido em equilíbrio a balança comercial. Mesmo se considerando um câmbio totalmente desfavorável para a exportação, fortemente valorizado, uma insegurança jurídica que domina este setor, estimulando muitas vezes invasões criminosas de perfil ideológico e feitas com intuito eleitoreiro em momentos oportunistas. Uma carga tributária ainda muito elevada que necessita uma rediscussão e uma chamada de consciência.

Por essa razão, se nós atentarmos para o Estado de São Paulo, que 45% da nossa economia agrícola está na produção de cana de açúcar, e se nós compararmos a tributação inexistente para o combustível fóssil, é só analisar, e a incidência da tributação federal sobre a produção do Etanol, nós vamos começar a verificar que há necessidade de um reequilíbrio e um novo balanceamento. Por isso, Deputado Itamar Borges, V. Exa. que será o nosso líder aqui na Assembleia Legislativa nesta questão, conte com o meu apoio, conte para cerrarmos junto essa luta, e pressionarmos, se não pudermos fazer projetos para modificar a lei que façamos um coro muito forte, viva a agricultura, viva o Dia do Agricultor. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao Deputado Fernando Capez, parlamentar mais votado neste Estado em atividade nesta Casa, e exemplar parlamentar que tem dado tanta contribuição, não só para nós que estamos aqui no aprendizado, mas para este Estado com suas iniciativas. Parabéns pelas palavras e pela homenagem prestada ao agricultor.

Vamos ouvir agora o representante da Câmara Federal, o nosso querido Deputado Duarte Nogueira. (Palmas.)

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - Boa noite a todos. Prezado Presidente em exercício; Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão solene; prezada secretária Mônika Bergamaschi; prezado Deputado Fernando Capez; Sr. Antonio de Pádua Rodrigues, Presidente da Única; nosso homenageado Presidente do Grupo Guarani, Sr. Jacyr da Silva Costa Filho; Ministro Roberto Rodrigues; Secretário José Pilon. Cumprimentar todo o cooperativismo paulista e nacional na pessoa do Sr. Ismael Perina Júnior e demais autoridades e convidados aqui presentes.

Uma palavra brevíssima, dizer da nossa alegria de estar aqui na noite de hoje, celebrando a data de 28 de julho, Dia do Agricultor, como bem lembrou aqui o deputado Fernando Capez. Eu tive possibilidade de fazê-lo de uma forma diferente na semana passada lá em Jabuticabal, terra do Ismael, quando nós fomos falar sobre os agricultores e os desafios na vigência do novo Código Florestal, mas não é nunca menos nós exaltarmos o papel da agricultora e do agricultor brasileiro. O Brasil do século passado na virada, em meados do século passado, na década de 50, tornava-se um país urbano, era um momento onde a população da cidade superava a população do campo. Hoje a população da cidade é da ordem de 86%, e 14% da zona rural. Em São Paulo, 96%; a minha cidade, Ribeirão Preto, 99,7% moram na cidade e 0,3% na zona rural. E desse período que eu estou aqui lembrando, cada agricultor trabalhava para alimentar 19 brasileiros, hoje cada agricultor brasileiro alimenta 155 brasileiros.

Essa força de trabalho, de produção, de produtividade, que faz este país realizar recordes de produção de grãos, 155 milhões de toneladas, uma das maiores nações agrícolas do planeta, numa área de 49 milhões de hectares, uma produtividade de 3,26 mil quilos por hectare, aonde nós vamos rompendo os nossos recordes sem necessitar de mais área, sem derrubar árvores, de maneira sustentável, de maneira a respeitar o nosso meio ambiente, de maneira a dar exemplos para o resto do planeta, e de maneira a gerar empregos, renda e fechar em azul o saldo da nossa balança comercial.

Portanto, é este agricultor que nós estamos homenageando, simbolizados na figura do Sr. Jacyr, que sem dúvida alguma representa com muita segurança o empreendedorismo dos nossos agricultores, a nossa capacidade de trabalho, de superar desafios, de vencer dificuldades, e a eles que nós homenageamos; cumprimentando mais uma vez o Deputado Itamar Borges, pela iniciativa do qual todos nós aqui nos somamos. E dizer, para concluir, que estou muito feliz de poder voltar aqui na tribuna da Assembleia Legislativa, onde estive por alguns anos da minha vida, rever os amigos, rever os funcionários, e poder nesse instante como ex-deputado estadual, e atualmente como parlamentar da Câmara Federal, representando o meu partido, PSDB, vir a esta tribuna novamente para exaltar e agradecer a agricultura e os agricultores brasileiros. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado, Deputado Duarte Nogueira, sempre secretário da Agricultura, e com certeza representante da agricultura, do agricultor e do agronegócio no Congresso Nacional, como fez quando esteve nesta Casa. Uma honra a presença do grande líder Duarte Nogueira nesta solenidade.

Vamos ouvir agora o Sr. Ismael Perina Júnior, Presidente da ORPLANA - Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil. (Palmas.)

 

O SR. ISMAEL PERINA JÚNIOR - Senhores, muito boa noite, Senhoras, componentes da Mesa na figura do Deputado Itamar Borges, parabéns pela proposta, Jacyr, Pádua, Deputado Duarte Nogueira, caríssima amiga Mônika, Deputado Fernando Capez.

Para mim é uma honra muito grande poder estar neste dia aqui, onde se homenageia o agricultor, ao qual eu tenho a honra de pertencer a esta classe e de poder transmitir umas poucas palavras em homenagem a esta pessoa que representa tudo aquilo que o Deputado Duarte Nogueira falou e mais um pouco. Porque além de alimentar boa parte da população brasileira, somos responsáveis por criar excedentes exportáveis que tem sustentado realmente a balança comercial brasileira.

Eu gostaria nesse pequeno momento que tenho, para transmitir poucas palavras, homenagear o querido amigo Jacyr pela iniciativa, e parabenizá-lo por estar aqui sendo homenageado também, transmitindo os princípios básicos que sua empresa tem como fonte inspiradora, que é de valorização do produto rural. Então, Jacyr, parabéns por estar aqui sendo homenageado e por estar com a gente neste momento.

Deputado Itamar Borges, mais uma vez, dizer que as organizações agrícolas de representações do agricultor estão à disposição desta Casa para poder auxiliar no trabalho e na evolução de toda a sistemática, para que o Estado de São Paulo continue sendo a grande potência agrícola que é. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado também ao Presidente da ORPLANA, Sr. Ismael Perina Júnior, que também abrilhanta esta solenidade.

Ouviremos agora o Presidente da Única, Sr. Antonio de Pádua Rodrigues, da União da Indústria de Cana de Açúcar. Com a palavra, Sr. Antonio de Pádua Rodrigues. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO DE PÁDUA RODRIGUES - Boa noite a todos. Em nome do Deputado Itamar Borges, cumprimento a todos, e em nome da secretária Mônika, todos os presentes.

Falar do Jacyr como pessoa ou como agricultor pra mim não é muito difícil. Tenho uma convivência com o Jacyr há muito tempo, conheço muito bem ele como pai de família, como empresário, como pessoa, não é difícil fazer alguns comentários. E conheço muito bem a empresa, o Grupo Guarani, como eu conheço outros grupos do setor açúcar-energético. Se vocês não sabem a nossa atividade, a atividade da cana de açúcar que produz etanol, energia, os agricultores representam mais de 30% de toda cana processada em São Paulo. São mais de 16 mil fundos agrícolas que nós temos uma convivência diária e nesse sentido o Ismael coloca muito bem o perfeito relacionamento, o relacionamento de parceria que existe no Grupo Guarani, aonde há uma valorização plena do agricultor. E acredito que esta foi a principal razão que o Deputado Itamar Borges ter escolhido o Jacyr como o empresário, o agricultor do ano. E garanto que a consequência desse relacionamento positivo aonde é uma verdadeira parceria entre quem produz a cana de açúcar e quem processa a cana de açúcar.

Jacyr, parabéns; Deputado, parabéns por essa iniciativa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao nosso querido Presidente da Única em atividade, e que também honra esta solenidade. Há, permitam-me assim colocar, aqui mais três manifestações, mais três falas antes de iniciarmos as homenagens, mas eu peço permissão para que, antes dessas três intervenções que aqui teremos, eu possa deixar aqui um registro.

Vamos ouvir na sequência o nosso sempre ministro Roberto Rodrigues, depois vamos ouvir o Grupo Guarani na pessoa do seu Presidente, Sr. Jacyr da Silva Costa Filho, e finalizando aqui as falas, vamos ouvir a nossa secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi.

Na condição de deputado estadual proponente desta solenidade e na condição de Presidente da Comissão de Agricultura desta Casa, depois de ter sido prefeito por três oportunidades em Santa Fé do Sul, tenho a honra de estar aqui hoje não só atuando ao lado do exemplo de homem público como é o meu parceiro, o meu professor, meu mestre querido, Deputado Fernando Capez, da mesma forma de poder colher aqui ensinamentos deixados por líderes que hoje nos representam no Congresso Nacional, mas que por aqui deixou a sua marca, Deputado Duarte Nogueira.

Da mesma forma o nosso Presidente que abriu esta solenidade e retirou-se como reza o Regimento e a prática desta Casa. Mas eu quero registrar aqui os cumprimentos e dizer da importância de cada um dos Srs. aqui já registrado o Sr. Ademar Altieri, da Única; o Sr. Jairo Machado, Presidente da Codasp; também o nosso ministro já citado por nós, Roberto Rodrigues, que é coordenador da área de agronegócio da FGV; o sempre secretário e amigo, José Pilon; Sr. Carlos de Fendi, gerente coorporativo da Guarani; Sr. Jaime Stupiello, que é diretor agrícola da Guarani, que participará das homenagens que aqui deixaremos; Sr. Ismael Perina Júnior, Presidente da Organização dos Plantadores de Cana; nosso representante institucional, gerente de relações institucionais da Guarani, Sr. Roberto Perosa; diretor da Usina Vertente, Sr. Henrique Gomes; Sr. José Antonio Socicana, da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba; da mesma forma o Sr. João Monteiro de Barros Neto; Sr. Luiz Custódio, Presidente do Sindicato da Indústria de Álcool e Açúcar de Minas Gerais; Sr. Bento Carvalho de Abreu Sodré, diretor do Departamento Rural Jovem da Sociedade Rural Brasileira; e o representante da Polícia Militar, do coronel José Luis Navarro, que é o capitão Antonio Carlos Magalhães.

Dizer, querido Pádua, querido Jacyr, secretária Mônika, que é com muita satisfação que estamos hoje aqui para prestarmos homenagem a esses profissionais que impulsionam e movimentam a economia do nosso Estado e do nosso país, os agricultores.

Em primeiro lugar, quero cumprimentar todos os representantes do setor que se fazem presentes hoje nesta solenidade, e dizer que há muitos anos venho acompanhando a luta desses trabalhadores. Como já disse, sou de uma cidade pequena do interior do nosso Estado, Santa Fé do Sul, onde exerci o mandato de prefeito por três oportunidades. E foi lá que tive contato com o homem do campo e percebi a importância que esses trabalhadores têm na geração de renda e emprego do nosso país. Produtores que empreendem, administram, inovam, que respeitam a terra, que prosperam vendo crescer a vida em diferentes formas e culturas, em uma terra rica, onde tudo que se planta dá. É do suor desses heróis anônimos que sai a energia que movimenta os mais virados segmentos da economia. Graças a eles temos alimentos em nossas mesas, e geração de combustíveis para o país. Verdadeiros exemplos de vida responsáveis pelo desenvolvimento do agronegócio.

Hoje não poderia de deixar aqui de prestar a minha homenagem à Guarani, ao Grupo Guarani. Esta Casa, a Casa do Povo de São Paulo, homenageia todos os produtores do Estado através desta homenagem prestada aqui hoje em parceria com este exemplo de grupo, exemplo de atuação, exemplo de parceiro e parceria, de reconhecimento e de valorização, seja em qual área que esteja atuando, que é o Grupo Guarani. E rendemos aqui ao seu Presidente, Jacyr da Silva Costa Filho, e junto com o Grupo Guarani, todos os seus colaboradores, estendemos esta homenagem a todos os parceiros.

Quero destacar aqui também a importância do Grupo Guarani para os agricultores, como já citei. A Guarani trata o produtor rural como um verdadeiro parceiro. A Guarani, o Grupo Guarani, é um exemplo de gestão participativa, a política do Grupo Guarani é a de produzir na terra do produtor em parceria com o homem do campo, dividindo os lucros com os seus colaboradores. O Grupo Guarani reconhece a importância do trabalhador rural para o desenvolvimento e incremento da economia, gerando, em contrapartida, o respeito e a gratidão dos produtores e dos parceiros para com ela.

A Guarani é uma das maiores processadoras de cana de açúcar e produtora de açúcar e etanol. Além disso, a Guarani apóia as ações do governo, fazendo parcerias como, por exemplo, recuperação de estradas, e assim garantindo desta forma o escoamento da produção. Tem ainda uma atuação que visa sempre a responsabilidade social e ambiental.

Aliás, permitam-me corrigir aqui o início desta solenidade, justificando a ausência do secretário, deputado desta Casa, Bruno Covas, que tinha até confirmado presença, mas teve um imprevisto de última hora e pediu que justificasse a sua ausência nesta noite.

A Guarani está sempre presente apoiando o desenvolvimento dos municípios. O Grupo Guarani gera emprego e distribui renda. Por todas essas razões, rendemos aqui as homenagens à Guarani S.A e a todos os seus parceiros, empresas e profissionais, que buscam conhecimento para aprimorar o seu trabalho e se unem para enfrentar as dificuldades sem se deixar abater pelos problemas que enfrentam ao longo de sua jornada.

Com o empenho, a determinação e o árduo trabalho de milhares de agricultores, evoluímos cada vez mais rumo ao pleno desenvolvimento. Portanto, fica aqui o nosso reconhecimento e a nossa gratidão através do Grupo Guarani e de seus parceiros a todos os trabalhadores, produtores e empresários que cultivam da terra o pão, a energia e o combustível de cada dia.

Saúdo também, claro, como já fiz a importância da atuação da Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, e aqui homenageio a grande parceira, amiga e defensora do agronegócio antes mesmo de aqui chegar, mas aqui dando mais essa contribuição maior ao nosso Estado e ao produtor, querida Mônika Bergamaschi, responsável pela execução da política do governo paulista no setor.

Parabéns, agricultor, pelo seu dia. Parabéns, Guarani. Parabéns, parceiros. Muito obrigado. (Palmas.)

Dando sequência, vamos ouvir o nosso ministro, sempre ministro, mas permita-me, Ministro, de extrair do brilhante artigo publicado, se não me falha a memória no Estadão, no Dia do Agricultor, um trecho do seu artigo. “Não há ovo de Páscoa sem plantador de cacau, não há vestido de seda sem plantador de amoras, não há cabos e pneus de borracha sem plantador de seringueira, não há papel sem plantador de árvores, não há cerveja sem plantador de cevada, vinho sem plantador de uva, não há calça jeans sem plantador de algodão, não á sapato e bolsa sem o pecuarista, não há etanol sem cana, não há pão sem tribo, óleo sem soja, manteiga sem leite, não há vida sem a agricultura e sem o agricultor”.

Nosso mestre com a palavra, o Sr. Roberto Rodrigues. (Palmas.)

 

O SR. ROBERTO RODRIGUES - Deputado Itamar Borges, V. Exa. fez o meu discurso, não tem que falar mais nada, está resolvido o meu assunto. Muito obrigado pela oportunidade. Quero cumprimentá-lo pela iniciativa de fazer esta solenidade tão importante, cumprimentando o agricultor brasileiro e escolhendo o Jacyr para ser o símbolo desse agricultor rural competente, distributivista e reto. Quero cumprimentá-lo por isso, e em seu nome a grande secretária Mônika Bergamaschi, pelo seu talento, sua inteligência, sua dedicação, sua brasilidade a este Estado de São Paulo, Deputado Duarte Nogueira, cumprimentando a todos os componentes da Mesa e a todos os demais desta solenidade.

Deputado, meu caro Jacyr, eu acho que tudo que podia ser dito sobre o agricultor V.Exa. e aqueles que o sucederam já falaram e mais, a razão da homenagem ao Jacyr está mais do que explicitada. De modo que não resta mais nada a dizer em relação ao agricultor brasileiro e ao Jacyr pela sua competência.

Mas uma única palavrinha para agregar o que já foi dito aqui, e V. Exa. falou muito bem sobre a importância da produção rural em relação a vida. Eu quero fazer um único comentário, muito singelo. Tenho dito aos meus alunos na Universidade, que o agricultor, além de tudo isso que foi dito aqui, que ele gera emprego, riqueza, renda, que é a mola propulsora da economia brasileira. Tudo aquilo que já foi dito tem outra posição que é pouco reconhecida e pouco referida, que é a seguinte, o produtor rural, o agricultor, o pecuarista é mais do que tudo um parceiro de Deus. Porque Deus nos deu a dádiva suprema da vida, e dele recebemos essa condição única de estarmos aqui celebrando o Dia do Produtor Rural. Temos a vida dada por Deus, mas quem permite que ela siga é o produtor rural, sem ele não haveria alimentos, não haveria roupa, não haveria papel, não haveria nada daquilo que V. Exa. se referiu agora. Portanto, temo nessa sublime parceria, entre o produtor rural e Deus em comunhão com a natureza a mais antiga, a mais perfeita, e mais formidável sociedade da história universal.

Salve, portanto, o produtor rural brasileiro, parceiro de Deus. E que o Jacyr, que os represente a todos nesta solenidade. Parabéns, Deputado, e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao mestre ministro Roberto Rodrigues.

E agora esta solenidade tem a honra de convidar a Presidência para que faça o seu pronunciamento, o parceiro deste evento, o Grupo eleito pela Casa do Povo para representar a homenagem ao produtor, ao agricultor, com a palavra Sr. Jacyr da Silva Costa Filho, Diretor-Presidente da Guarani S.A. (Palmas.)

 

O SR. JACYR DA SILVA COSTA FILHO - Muito obrigado. Boa noite a todos. Sr. Deputado Itamar Borges, nosso amigo, ele que foi a pessoa que idealizou este encontro quando ele nos procurou. Quero homenagear a Guarani, eu falei, não a Guarani, quem deve ser homenageado são os produtores agrícolas que suportam a Guarani. Então, esta é a razão desta homenagem para vocês nesse dia de hoje.

Meu amigo Deputado Fernando Capez; Exma. secretária da Agricultura e Abastecimento, nossa querida guerreira Mônika Bergamaschi. Outro dia teve um evento que eu ia citar a Mônika e como estava cheio de franceses eu ia dizer a Joana D´Arc da agricultura brasileira. Então vi que estava o Rossetto, que é Presidente da Petrobrás Biocombustivel, e disse que é a Anita Garibaldi da agricultura brasileira. O que é importante é que a Mônika nos representa muito bem na Secretaria e é um orgulho estar aqui com você, Mônika.

O nosso companheiro guerreiro na Câmara Federal, o Deputado Duarte Nogueira; o nosso Presidente da Única, o nosso companheiro Pádua; todos amigos que aqui vieram nos prestigiar; o Ismael Perina; o Jairo Machado; o ministro Roberto Rodrigues, que acabou de vir, ele estava presidindo um seminário da Abag e fez questão de vir aqui porque esse é o meio dele, é aonde ele vive, na produção rural; o meu grande companheiro, amigo José Pilon, que veio aqui prestigiar. Quero citar aqui as presenças das acionistas da Tereos Internacional, Maria Heloisa, Maria Tereza Andrade. Quero citar a presença do nosso sócio na Usina Vertente, o Hugo Canho, que é o nosso grande companheiro. Todos vocês, meu amigo Luis Custódio, e vocês, produtores rurais.

Produtores do quilate, da categoria do Francisco Marcolino de Junqueira; do Sr. Antonio Campanelli; do José Mário Barros; do Sr. Luiz Andrade; do Marcelo e da Ana Pádua; o Paulo; todos que estão aqui presentes, é muito gratificante e dignificante saber que eu estou trabalhando para gerar, para colocá-los junto conosco o Ivan, e muitos outros, desculpem se eu não citei todos que estão aqui nos apoiando.

Eu, há pouco tempo, estava conversando com o Pilon, que estudou com o Sr. Antonio Campanelli, e estava dizendo do meu orgulho do seu Antonio Campanelli, que era um citricultor, reconhecido pela competência, pela qualidade de citricultor e que voltou aos poucos como todo agricultor um homem prudente, foi indo aos poucos e hoje é o maior fornecedor que nós temos, com 800 mil toneladas de cana. Faltam 30 mil que ele ainda fornece para uma pequena usina, mas, se Deus quiser, a partir do ano que vem ele vai estar completamente do nosso lado.

É muito importante perceber que essa confiança nós vamos conquistando, porque o agricultor é conservador, ele não muda de repente, ele vai mudando aos poucos. Isso é dignificante saber, que quem está não sai, quem está, está junto com a Guarani, e isso é bastante importante. A agricultura faz parte da história do desenvolvimento do nosso país, e particularmente do Estado de São Paulo. Todos vocês sabem da importância do café no desbravamento do sertão paulista, na construção da estrada de ferro, denominando inclusive as diferentes regiões do nosso Estado. Nós temos a Mogiana, Alta Araraquarense, Alta Paulista, que foram desbravadas pela agricultura e que trouxeram desenvolvimento através da estrada de ferro.

A cana-de-açúcar tem lugar de destaque na agricultura paulista. Está presente em 484 dos 685 municípios do Estado, e representa em torno de 45% do agronegócio paulista. A atividade gera empregos diretos, 265 mil empregos no Estado. O açúcar é um dos principais produtos exportados pelo país. Nós somos, hoje, responsáveis por mais da metade do açúcar comercializado no mundo.

Já o etanol é de longe a melhor alternativa da gasolina. E o seu uso garante a redução em 90% dos gases do efeito estufa, comparando com o combustível fóssil. Há estudos realizados pela Única, que indicam que se a frota da Região Metropolitana de São Paulo fosse 100% movida a etanol, somente pela melhoria da qualidade do ar, seriam evitadas 12 mil internações nas redes de saúde da região. Gerando uma economia de 60 milhões de reais e evitando cerca de 900 óbitos por ano. Além disso, ganha cada vez mais importância a bioeletricidade, produzida nas indústrias sucro energéticas a partir do bagaço de cana de açúcar. Essa energia renovável tem ganhado espaço na matriz energética brasileira. São Paulo, meus amigos, importa 50% da energia que consome e nós temos aqui, adormecida, uma Belo Monte. Sabemos que já existe investimento para se produzir a partir da cana, querosene de aviação, plástico verde e muitos outros produtos da chamada química verde.

A indústria canavieira hoje é um exemplo concreto do desenvolvimento sustentável colocado em prática. Não só pelos seus produtos como vimos, são ambientalmente corretos, mas também por todo o seu processo produtivo limpo, que reutiliza 100% dos resíduos gerados.

A indústria canavieira tem uma importância ainda maior para o Estado de São Paulo, quando consideramos a indústria de máquinas e equipamentos localizada, principalmente, em Sertãozinho e Piracicaba. Os centros de pesquisas localizados em Piracicaba, Campinas e São Carlos, e pela importância da cana, estão traindo outros desenvolvimentos, como a instalação de uma indústria de mudas localizada em Itápolis.

A Guarani tem como seus acionistas a Tereos Internacional, que é parte do Grupo Tereos, uma empresa líder em agronegócio, e a Petrobrás Biocombustivel, que todos os brasileiros se orgulham. O Grupo Tereos é uma cooperativa agrícola representada por 12 mil agricultores, esse é o motivo que a Guarani tem o cooperativismo no seu DNA,e não é por acaso que hoje 70% de sua matéria prima são fornecidas por mais de 1500 produtores agrícolas de 31 municípios da região Noroeste paulista onde nós temos as nossas operações.

Com vocês, meus amigos, nós temos construindo uma relação de parceria e estamos caminhando lado a lado pelo desenvolvimento dos nossos negócios. Somos gratos pela confiança que vocês depositam em nós, e reconhecemos o seu valor e isso nos dá uma grande responsabilidade, por isso esta homenagem idealizada pelo Deputado Itamar Borges nos enche de alegria. O Dia do Agricultor, celebrado no dia 28 de julho, é merecidamente comemorado hoje na reabertura dos trabalhos legislativos desta Casa. Os agricultores paulistas aqui representados por produtores de cana de açúcar merecem o aplauso de todos. Eu peço uma salva de palmas para vocês, e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao Presidente do Grupo Guarani, Jacyr da Silva Costa Filho, e parabéns pela homenagem e ao mesmo tempo por este momento que vivemos juntos.

Jacyr fez uma referência, esta Casa estava de recesso parlamentar no dia do agricultor, que foi no dia 28 de julho, e estamos aqui abrindo a semana após a volta dos trabalhos com esta sessão solene, a primeira de abertura deste pós recesso.

Vamos, agora encerrando os pronunciamentos, ouvir aqui a representante do nosso Governador Geraldo Alckmin, a condutora da política agrícola neste Estado, Secretária Mônika Bergamaschi, nossa secretária de Agricultura do Estado. (Palmas.)

 

A SRA. MONIKA BERGAMASCHI - Muito boa noite. Começo cumprimentando o Deputado Itamar Borges, Presidente da Comissão de Atividades Econômicas, já parabenizando por esta bela iniciativa. Parabéns, deputado, e também agradecendo toda parceria e amizade neste trabalho que estamos desenvolvendo juntos.

Deputado Federal Duarte Nogueira, prazer tê-lo aqui, também grande defensor, sempre secretário. Deputado Fernando Capez, que disse que agora é mais um apaixonado pelo setor agropecuário, eu espero que possamos fazer muita coisa juntos, já demonstrou conhecimento de causa, e conte conosco deputado, será um prazer também trabalhar contigo.

Jacyr da Silva Costa Filho, querido Diretor-Presidente da Guarani S.A., grande parceiro desde os tempos de ABAG de Ribeirão Preto, continua sendo um grande parceiro, desenvolvendo ações juntos, parabéns pela homenagem que recebe e também por esse compartilhamento com todos aqueles que fazem a grandeza do Grupo.

Pádua também, estamos trabalhando bastante em prol deste setor, defendendo este setor, alegria tê-lo aqui; Secretário José Pilon; Ministro Roberto Rodrigues, meu querido amigo, meu querido mestre, produtor rural, também na sua pessoa e do Ismael e de todos os outros que foram já referenciados; a Carla, também pecuarista, uma mulher presente aqui na platéia, vou cumprimentá-los todos; Jaime Stupielo, diretor agrícola do Açúcar Guarani, cumprimentar também a Força Jovem, aqui o Rossetto, na sua pessoa que é a continuidade do que vem aí pela frente, Jairo Machado, Salibe da UDOP; Custódio, Presidente do Sindicato do Açúcar e Álcool do Estado de Minas Gerais, meu querido amigo, e todas as Senhoras, e todos os Senhores.

Grande felicidade poder estar aqui, compartilhando com vocês desta solenidade do Dia do Agricultor. No dia 28 de julho fizemos uma festa no Parque da Água Branca, levamos todos os segmentos da Secretaria, levamos o pessoal do Ipesp, assentamentos, quilombos, comunidades indígenas no centro de São Paulo num sábado de sol de manhã, para que pudéssemos justamente aproximar um pouco mais o produtor rural, aproximar um pouco mais toda essa atividade do público urbano.

Como já foi bem colocado aqui, nós temos hoje uma grande esmagadora maioria já vivendo nas cidades, e cada vez menos pessoas no campo produzindo para mais bocas que vivem nas cidades. Não só alimentos, mas também a fibra, a energia, enfim, essa grande engrenagem do agronegócio que já foi bem colocado aqui, gerador de emprego, geradora de renda, geradora de divisas, aquilo que faz a grandeza não só de São Paulo, mas também do Brasil, e o maior negócio para todo mundo.

E o agricultor é o elo, o elo que está no meio dessa cadeia, sem ele nada existiria antes e nada existiria depois. Para que indústria de máquinas? Para que indústria de insumos? Para que as faculdades de agronomia se não fosse o produtor rural? Para que também as indústrias de transformação, armazenamento, distribuição, se não houvesse o elo do meio, se não houvesse quem faz de fato girar essa grande engrenagem? E graças a ele, graças a essa incorporação de tecnologia que vem sendo feito pelo produtor rural, é que temos conseguido, cada vez mais, reduzir o custo dos alimentos e a população ainda de baixa renda tem tido o acesso ao alimento. Essa transferência de renda do campo para o homem na cidade que tem permitido esse maior desenvolvimento.

Parece estranho, mas é bem isso mesmo. O agricultor que não se capacita, que não incorpora tecnologia, cai fora da atividade. E aquele que incorpora tecnologia, consegue cada vez produzir mais, mas isso vem representando transferência de renda para a sociedade. E o que diz essa sociedade a respeito desse produtor rural? Quanto valoriza esse produtor rural? Não por mero não querer, mas por desconhecimento esse produtor não é valorizado naquilo tudo que ele merece. Eu tive o grande privilégio da maior parte da minha carreira ser conduzida por um produtor rural, que foi Roberto Rodrigues, trabalhamos juntos por muitos anos, e digo que ainda trabalhamos juntos, e com ele venho aprendendo muito do que tenho feito e se cheguei aqui boa parte da culpa é dele e também do Ismael Perina, com quem nós temos dividido uma boa parte desse trabalho conjunto, e porque não dizer também do Jacyr, quantas brigas já enfrentamos juntos!

E o agricultor também, além da energia que move o mundo, da energia que move a nossa felicidade, ele que inventa, ele que aprende e ele que ensina com uma generosidade digna de heróis anônimos que são. E por isso, nada mais justo do que esta homenagem aqui para que de fato possamos render as melhores homenagens a esses homens de fé, que na semente plantam, acreditam que ela vai germinar, que ela vai crescer, e ela vai florescer na hora certa, vai chover na hora certa, não vai chover na hora certa, mas vai colher e vai pagar tudo que deve, e vai ter renda e, acima de tudo, vai continuar a reinvestir.

A todos vocês as minhas melhores homenagens, o meu agradecimento, contem com tudo que estiver ao nosso alcance na Secretaria da Agricultura, em parceria, para que juntos possamos fazer cada vez mais pelo produtor paulista, pelo agronegócio paulista. Parabéns ao Dia do Agricultor, vocês são merecedores disso e muito mais. Muitíssimo obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado e parabéns também à nossa secretária de Agricultura, Mônika Bergamaschi, que fecha o ciclo de oradores, deixando aqui essa mensagem.

Quero registrar o representante do secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, que estava tentando até agora chegar, mas uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo que acabou atrasando e ainda está acontecendo e ele não pôde estar presente, mas está o Sr. Dario dos Santos Melo, o qual nós agradecemos.

Da mesma forma, registrar a presença honrosa para nós também do diretor da Udop, Sr. Antonio Salibe.

Passaremos agora ao momento da entrega das homenagens que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, juntamente com a escolhida para ser homenageada, e que transferiu a homenagem aos seus parceiros, a Guarani S.A., entregaremos agora aos parceiros esta homenagem pelo Dia do Agricultor.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convido o nobre Deputado Itamar Borges, Presidente desta sessão solene; Deputado Fernando Capez; a secretária da Agricultura, Mônika Bergamaschi; Deputado Federal Duarte Nogueira; o Presidente da Guarani S.A, Sr. Jacyr da Silva Costa Filho; e o diretor agrícola da Guarani, Sr. Jaime José Stupielo, para fazerem entrega das homenagens.

Convidamos o Sr. Alexandre Pinto César. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Ana Lúcia Paro Villas Boas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Antonio Campanelli. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Cássio David de Albuquerque Furtado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Celso Castilho Ruiz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Fábio Santos Lima. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Francisco Marcolino Diniz Junqueira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Geraldo José de Toledo Martins. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Helio Cimino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Hugo Cagno Filho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Ivan Antonio Aidar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. João Rodrigues da Cunha Neto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. José Mário Paro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sra. Lucia Maria Silva Junqueira Netto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Luis Antonio Castilho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Luiz Antonio Zamperlini. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Luiz Aparecido de Andrade. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Marcelo Osto Paro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sra. Maria Heloisa de Andrade Mura. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sra. Maria Tereza de Andrade Sichieri. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Osmair Donizette Guareschi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Otávio Lamana Sarti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Paulo Eduardo Garcia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Pedro José de Paula. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Paulo Tinoco Cabral. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Roberto Diniz Junqueira Filho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Sebastião Blanco Machado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Battistella Bueno. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Sérgio Donizetti Pavani. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos agora os representantes dos homenageados para receber a entrega das próximas placas. Sr. Armando Expedito Teixeira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Representante do Sr. Assad Antonio Daher. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sra. Flávia Cristina Paro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. Fernando Moura Botti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Sr. João Mantovani. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Representando o Grupo Sinergia Canavieira, o Sr. Luiz Vicente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos todos a retornarem aos seus lugares para darmos continuidade a esta sessão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Mais uma vez, parabéns a todos os homenageados aqui pela Assembleia Legislativa de São Paulo, representando o Grupo Guarani indicados para esta homenagem.

Peço aqui, a todos os homenageados que simbolizam o Grupo Guarani, parceiros, mas neste ato representando o agricultor de São Paulo, uma salva de palmas a todos. (Palmas.)

Concluídas as entregas das homenagens, mais uma vez em nome da Assembleia Legislativa de São Paulo e da Guarani S.A., quero agradecer a presença de todos. Aqui o Deputado Federal Duarte Nogueira representando a Câmara Federal; a Única representada pelo Sr. Antonio de Pádua Rodrigues, e permita estender os cumprimentos, em nome do nosso ministro Roberto Rodrigues, a todos os demais componentes da extensão desta Mesa. Cumprimentando a secretária Mônika Bergamaschi e, em especial, o representante da homenagem desta noite, o Sr. Jacyr da Silva Costa Filho, Presidente da Guarani S.A., e todos os parceiros homenageados na noite de hoje.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades e a todos que com a sua presença colaboraram com o êxito desta solenidade. E convido a todos para um coquetel que acontecerá no Hall Monumental. Uma boa noite a todos. Está encerrada a presente sessão. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas.

 

* * *