06 DE SETEMBRO DE 2002

44ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO ELOS INTERNACIONAIS DA COMUNIDADE LUSÍADA

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

 

Data: 06/09/2002 - Sessão 44ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

HOMENAGEM AO ELOS INTERNACIONAL DA COMUNIDADE LUSÍADA

 

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pelo Deputado Walter Feldman, Presidente efetivo da Casa, por solicitação da Deputada ora na Presidência, para realização do evento: "Elos Internacional da Comunidade Lusíada". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ADHERBAL SILVA POMPEO

Na qualidade de governador do Distrito Elista 2, de São Paulo, saúda a Deputada Rosmary Corrêa, Presidenta em exercício, e demais autoridades. Comunica que seu discurso é baseado em estudo feito por ele no acervo histórico da Assembléia Legislativa paulista. Historia o Poder Legislativo paulista.

 

003 - ROSMARY CORRÊA

Justifica a ausência do Deputado Federal Nelo Rodolfo. Lê mensagem, enviada ao Presidente da Alesp pelo Sr. Jorge Rangel, Presidente do Elos Internacional. Registra recebimento de telegrama do Sr. Jorge Tavares Lopes, Presidente do Elos de Coimbra.

 

004 - EVANIR FERREIRA CASTILHO

Como juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta a Presidenta em exercício, Deputada Rosmary Corrêa e demais autoridades. Elenca os princípios por que se regem os Elos de todo o mundo de língua portuguesa.

 

005 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia números musicais. Entrega aos homenageados certificados alusivos à solenidade.

 

006 - MARIA ARAÚJO BARROS DE SÁ E SILVA

Homenageia o Presidente efetivo da Casa, Deputado Walter Feldman e lhe entrega placa comemorativa, por intermédio da Deputada Rosmary Corrêa, Presidenta em exercício; ao Sr. Evanir Ferreira Castilho; e à própria Deputada Rosmary Corrêa.

 

007 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Homenageia a Conselheira Elista Thereza Morgado e o Dr. Adherbal Silva Pompeo, no ato representando o Dr. Jorge Rangel, Presidente Internacional do Elos da Comunidade Lusíada. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

-  É dada como lida a Ata da sessão anterior.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Gostaríamos de citar as autoridades presentes: Dr. Adherbal Silva Pompeo, governador do Distrito Elista 2 de São Paulo, representando o presidente internacional, Dr. Jorge Rangel; Evanir Ferreira Castilho, juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, palestrante desta noite; Dra. Maria Araújo Barros de Sá e Silva, vice-presidente continental; Sra. Teresa Morgado, Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo; Coronel PM Gérson dos Santos Resende, comandante do policiamento rodoviário; Sr. Vital Vieira Curto, vice-presidente internacional; Sr. Máximo Gonzalez Donoso, presidente internacional 97/99; Sr. Alberto Monteiro de Andrade, diretor de patrimônio do Elos Clube; Sra. Nair Gonçalves de Oliveira, Comissão de Boletim do Elos Clube.

No decorrer da nossa sessão solene estaremos citando outras autoridades que nos dão a honra de estar aqui na nossa Assembléia Legislativa.

Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação desta deputada para realização do evento denominado “Elos Internacional da Comunidade Lusíada”.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado palavra Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Esta Presidência gostaria de agradecer ao maestro, 2o Tenente Músico PM Sérgio Rodrigues, palavra gentileza de estar aqui prestigiando a nossa Sessão Solene. Muito obrigada, maestro.

Gostaríamos também de citar a presença do Sr. Antônio dos Ramos, presidente da Casa de Portugal e das comunidades portuguesas; Sra. Ana Luiza Souza Dias, presidente do Elos Clube de Curitiba, Sr. Leonardo Placucci, nosso querido professor e também elista do Elos Centro que também nos dá o prazer de estar aqui nesta noite festiva para todos nós.

Senhoras e senhores, é para mim uma honra muito grande poder estar realizando esta Sessão Solene aqui na nossa Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Deputada Estadual, mas antes de tudo, uma elista, ao conversar com o Dr. Adherbal, imediatamente tivemos a idéia de estar comemorando o “Dia do Elos Clube Internacional” aqui nesta Casa de Leis, para mostrar a importância que o nosso Elos Clube tem de ter.

Gostaríamos de ter feito esta sessão solene no próprio mês de agosto, no próprio dia do nosso Elos Internacional, mas não houve oportunidade, tendo em vista que o plenário desta Casa já tinha várias sessões solenes agendadas e não foi possível coincidir a data. Por isso avançamos para o mês de setembro, mas não poderíamos deixar de estar aqui nesta Sessão Solene.

Gostaria também de comunicar a todos os companheiros elistas, aos nossos convidados e às autoridades presentes que esta deputada deu entrada num projeto de lei para oficializar o Dia do Elos Internacional no Estado de São Paulo. (Palmas) Infelizmente, tendo em vista esse momento do período eleitoral, a Casa está com andamento um pouco mais vagaroso, não foi possível que pudéssemos passar esse projeto por todas as comissões desta Casa para que pudéssemos encaminhá-lo à sanção do senhor governador do Estado em tempo hábil de podermos estar talvez hoje aqui já com esse dia oficializado.

Mas, com certeza, logo teremos esse projeto oficializado por esta Casa de Leis, teremos a sanção do senhor governador, todos os senhores serão comunicado e, se Deus quiser, Dr. Adherbal, no próximo dia oito de agosto do ano que vem, oficialmente, já estaremos todos nós novamente na Casa do Povo, na nossa Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo comemorando mais um dia do nosso Elos Internacional. O primeiro passo já foi dado, do reconhecimento das autoridades, desta Casa de Leis ao Elos Internacional. A partir de agora, se Deus quiser, esse reconhecimento vai acontecer todos os anos, refletidos em sessões solenes, que com certeza estaremos realizando nesta Casa com a presença de todos os senhores e esperamos que a cada ano possamos trazer mais elistas para que possam estar aqui conosco nesta comemoração que tanto enaltece esta Casa de Leis. Neste momento, gostaríamos de conceder a palavra ao conselheiro elista, Sr. Adherbal Silva Pompeo, governador do Distrito Elista 2 de São Paulo.

 

O SR. ADHERBAL SILVA POMPEO - Exma. Sra. Deputada Estadual, Rosmary Corrêa, mui digna presidente da Mesa; Exmo. Sr. Evanir Ferreira Castilho, juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo e palestrante oficial do evento; Exmo. Sr. Vital Vieira Curto, mui digno vice-presidente de Elos Internacional; Exma. Sra. Maria Araújo Barros de Sá e Silva, mui digna vice-presidente continental para a América do Sul de Elos Internacional; Exmo. Sr. Máximo Gonzalez Donoso, presidente internacional de Elos do período 97/99; Exmo. Sr. Antônio dos Ramos, mui digno presidente da Casa de Portugal e das comunidades lusíadas; demais autoridades; visitantes; elistas; nobre plenário, quero me permitir informar que esta minha oração se baseia no estudo feito por nós no acervo histórico da Assembléia Legislativa paulista que de muito bom grado franqueou seus documentos para que pudéssemos nele auferir os nossos elementos.

O Poder Legislativo paulista encontra-se instalado no Palácio Nove de Julho desde 1968. Anteriormente, no período de 1947 a 1968, esteve instalado no Palácio das Indústrias no Parque D. Pedro II. Anteriormente ainda, no período de 1879 a 1937, instalava-se no Largo de São Gonçalo e com sua criação pelo Ato Adicional de 1834 instalou-se de 1835 até 1879 no Palácio do Governo no Pátio do Colégio com o nome de Assembléia Provincial de São Paulo. Sucedia dessa forma o extinto Conselho Geral da Província.

Como resultante dos trabalhos ali realizados acompanhamos a transformação de São Paulo numa das mais importantes unidades do Império brasileiro no período de 1835 a 1889. Os mandatos dos Deputados provinciais eram então de dois anos somente e a apresentação de projetos de lei era de competência exclusiva do Poder Legislativo, sendo vedado ao Executivo a deflagração do processo legislativo.

Grandes nomes já apareciam no cenário paulista e nacional como os de Antônio Carlos de Arruda Botelho, Visconde de Pinhal; Antônio Joaquim da Rosa, Barão de Piratininga; José Manoel da Silva, Barão de Tietê; Francisco Xavier Paes de Barros, Barão de Tatuí e tantos outros. Lembramos ainda, na República Velha, os nomes de Alfredo Pujol, Carlos de Campos, José Cardoso de Almeida, Pedro de Toledo, Ataliba Leonel, Menotti Del Picchia e muitos outros.

Após a Revolução de 1930, entre 1935 e 1937 sobrelevam-se no legislativo paulista as inserções de políticas sociais entre as preocupações do legislativo e aí apareceram nomes como Ademar Pereira de Barros, Bento de Abreu Sampaio Vidal, Dante Delmanto, Carlos Cirilo Júnior e outros. As assembléias provinciais subsistiram até 1889, quando foram fechadas com a Proclamação da República, passando as Províncias a Estados que elaboravam sua constituição e elegiam o chefe do executivo.

A Revolução de 1930 causou uma ruptura constitucional no país e a Revolução Constitucionalista de 1932 deixou marcas profundas no povo paulista, culminando com a conclusão da constituição paulista em nove de julho de 1935. Foram então eleitas as duas primeiras mulheres no parlamento paulista e o estado ganhou nova constituição em 1947 com o fim da ditadura do Estado Novo. Nomes marcantes sulcaram a história parlamentar paulista nesse período como Auro Soares de Moura Andrade, Rogê Ferreira, Araripes Serpa, Mário Calazans, Catulo Branco, Tereza Delta, Rui de Melo Junqueira, Roberto Cardoso Alves, Sólon Borges dos Reis e muitos outros nomes de grande expressão dentre os quais desponta com o fulgor e brilho da estrela da manhã o nome de nossa parceira de luta, o nome da nossa querida e mui estimada delegada, o nome da deputada Rosmary Corrêa. (Palmas)

Embora não estando presente, faz parte dessas homenagens e consideramo-lo aqui conosco também o Deputado Nelo Rodolfo e por isso a respeito dele nos manifestamos e ainda que não pertencente formalmente a esta Casa, mas emprestando a ela todo o ardor do seu entusiasmo e por lutar também conosco em todos os assuntos que envolvem a melhoria e o bem-estar da comunidade desde os tempos de seus mandatos à Câmara Municipal de São Paulo sobreleva-se de forma altaneira o nome do Deputado federal Nelo Rodolfo, que conquistou o direito de figurar ao lado da Deputada Rose como os mais eficientes expressivos parlamentares que hoje honram, enobrecem ambas as nossas casas legislativas, seja a operosa Assembléia Legislativa paulista seja a combativa Câmara Federal de Brasília. Os nossos cumprimentos e o nosso eterno reconhecimento a tão exemplares e prestativos legisladores. Muito obrigado. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Gostaria neste momento de justificar a ausência do Deputado Federal Nelo Rodolfo que deveria estar aqui conosco, mas como estamos tratando - e os nossos queridos companheiros da Zona Norte sabem disso - da retirada dos últimos presos da Casa de Detenção de São Paulo para sua desativação, eu e o Deputado Nelo teríamos um encontro com o governador Geraldo Alckmin no Palácio. Fiquei para que ele pudesse estar lá e ele ainda continua no Palácio. Parece-nos que no próximo dia 15 vai sair o último preso da Casa de Detenção, então, estamos organizando essa “solenidade” da retirada. Por isso o Deputado Rodolfo não pôde comparecer para homenagear o Elos Internacional como era do interesse dele. Gostaria de fazer a leitura de uma mensagem que nos chegou via Internet do Sr. Jorge Rangel, presidente do Elos Internacional:

“Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - Brasil - Deputado Rose.

A realização da Sessão Solene dedicada ao Elos Internacional da Comunidade Lusíada representa o reconhecimento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo dos resultados alcançados pelo nosso movimento na promoção da língua portuguesa e dos valores culturais comuns aos países e povos que falam a mesma língua.

Na qualidade de presidente do Elos Internacional cumpre-me expressar a V. Exa. a nossa satisfação e a nossa gratidão por esse gesto tão simbólico de tão grande significado para todos nós. Certo de que ele será um poderoso incentivo para as nossas unidades elistas contribuírem ainda mais eficazmente para a plena realização dos nobres objetivos consignados nos nossos estatutos. O elismo tem ricas tradições e permanece bem vivo no Estado de São Paulo.

A Assembléia Legislativa e demais autoridades poderão contar com a melhor colaboração dos elistas num esforço conseqüente de dar à população do Estado de São Paulo sempre melhores condições de vida e maior confiança no futuro. Macau, 06 de setembro de 2002. Jorge Rangel, presidente do Elos Internacional” (Palmas)

Neste momento, passaremos a palavra ao conselheiro elista, Sr. Evanir Ferreira Castilho, juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. Aproveito o ensejo para anunciar a presença entre nós do Sr. Ramos de Oliveira, chefe da Divisão de Assuntos Intergovernamentais da Secretaria de Governo da Prefeitura de São Bernardo do Campo, que neste momento representa o prefeito de São Bernardo do Campo, Maurício Soares.

Também recebemos um telegrama do Sr. Jorge Tavares Lopes, presidente do Elos de Coimbra, cumprimentando e parabenizando a sessão solene desta noite.

 

O SR. EVANIR FERREIRA CASTILHO - Exma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, solicitante oficial e presidente desta Sessão Solene desta egrégia Casa, congregando nosso elismo; Eminente Sr. Governador do Distrito Elista 2 de São Paulo, nosso companheiro Adherbal Silva Pompeo, representando o Exmo. Sr. Presidente Internacional do Elos Clube, companheiro Jorge Rangel, cuja mensagem oficial há pouco a digna presidência nos ofertou; eminentes autoridades que compõem a Mesa Diretora destes trabalhos, todas aquelas que já foram declinadas e cujos nomes pedimos vênia para não repetir, para não reiterar, até mesmo para não incorrermos em eventuais omissões, tamanha a constelação de personalidades elistas que aqui comparecem; companheiros elistas de todos os graus, internacional, nacional ou local; senhoras e senhores, aos oito de agosto de 1959, na cidade de São Vicente, Estado de São Paulo, é a nossa história, ali na prainha, defronte à enseada, autênticos apóstolos das tradições lusíadas reuniram-se para fundar o movimento elista.

Sabemos todos, capitaneados por Eduardo Dias Coelho, estavam ali as personalidades e os sonoros nomes de Manoel Antônio Massal, Hélio Spinotti, José de Sousa, Mário de Almeida Nunes, Manoel Antônio Gomes, Joaquim da Roça Braites, Arimondido Alconi, Aires Pedro dos Santos, Adelino Miguéis Bigatu, Valdemar da Cruz, Luís Espinha e Henrique Martins. Exatamente 12 apóstolos e um líder espiritual ligados pelos ideais da congregação dos homens e da comunidade lusíada em todo o mundo.

À luz de um humanismo e da história que temos ali iniciavam o culto ao lar, o respeito à família, a veneração à pátria, o amor ao próximo, a dedicação ao trabalho, a honradez e a idoneidade moral, além do culto à língua pátria e quatro deles ainda vivem entre nós.

Coincidentemente, quando comemoramos 43 anos daquele evento que até hoje nutrimos como sucessores daqueles idealistas, temos a iniciativa patriótica desta eminente legisladora bandeirante, orgulho da nação e da humanidade, voltada a este comemorativo que se denominou Elos Internacional da Comunidade Lusíada.

Esta augusta Casa de leis tem se notabilizado por solenidades, iniciativas que envolvem as comunidades que vivem na grei paulista. Ainda ecoam pelas galerias desta Casa de Leis os aplausos comunitários de dezenas de nações por ocasião da inauguração do Memorial do Conselho Estadual de Comunidades aqui realizado em 22 de novembro de 2001 e, menos de um ano após, nós do elismo, temos a grata satisfação de sermos convidados para este evento que se liga diretamente à comunidade lusíada mundial mercê da generosidade, da lealdade da nossa companheira elista, permita-me assim tratá-la, eminente presidente desta sessão, Deputada Rosmary Corrêa.

E, falar da lusofonia é referir-se ao idioma, à música, ao canto, ao folclore e às tradições, à culinária, à arte em todas as suas expressões, ao teatro, à literatura e à poesia, aos desafios, à história e aos ideais, ao berço e ao túmulo, à mesa e ao leito, aos códigos, usos e costumes, às vitórias, às conquistas e às derrotas, tudo isso ao som e ao sabor das coisas de origem portuguesa.

Daquele gesto inicial dos nossos 13 apóstolos do elismo internacional, a comunidade lusófona evoluiu para oito nações hoje representadas pelo Brasil, o filho mais crescido, seu maior contingente com 160 milhões de habitantes; Portugal, a mãe comum, com seus dez milhões de almas; Moçambique, composta de 16 milhões e 750 mil nacionais; Angola, por volta de dez milhões e meio de pessoas; seguindo-se Guiné Bissau, com seu milhão de nacionais; Cabo Verde, por volta de 400 mil descendentes e as pequeninas e não menos expressivas nações da República Democrática de São Tomé e Príncipe com 130 mil filhos; seguida da mais jovem conquista oriental: Timor-Leste, devastada pela guerra de libertação, contando com 750 mil sobreviventes orgulhosos e que optaram pelo nosso idioma livremente. (Palmas)

Seguramente mais de duzentos milhões de vozes oficiais diariamente comunicando-se no mesmo idioma, unidas pelo mesmo respeito independentemente de sua história, dificuldades e condição sócio-econômica.

Esse sentimento de universalidade que nos une, essa certeza de que nossas histórias se enraízam, no contexto e no torvelino do mundo moderno, dá-nos um papel comum no concerto das nações . Torna-nos a todos parceiros de jornada, irmãos de saga e ideais.

E, tudo proveio do intimorato e pequenino Portugal, conquistador e navegador por excelência, adentrando ao mar, rasgando novos caminhos, impulsionado pelas suas velas, enfrentando reveses e a própria morte, para ampliar os seus limites e alcançar a universalidade. No dizer do poeta mor, o nosso sempre bem lembrado Camões, mais descobrira se terra houvera, a demonstrar o arrojo intdômito do espírito lusitano e a integração com os povos descobertos, incorporados ao universo lusófono, com todo respeito ao colorido local.

Nas palavras atualíssimas, de Fernando Pessoa, nelas parecem sintetizadas a mensagem e o ideal da lusofonia. Diz ele: não conto gozar a minha vida, nem gozar a penso. Só quero torná-la grande ainda que para isso tenha que ser o meu próprio corpo e a minha alma, a lenha desse fogo. E prossegue o grande Fernando Pessoa: Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência mímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e de contribuir para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim, termina, Pessoa, é a forma que em mim tornou o misticismo de nossa raça.

Sra. DDeputada  , Mesa Diretora desta solenidade, elista de todas as origens  , isto é Elos Clube Internacional, nos seus 43 anos de existência  , na esteira de dez séculos da história de nossa gente. Se bem considerarmos que a célula-máter - Portugal - levou dez séculos para atingir a sua população atual de dez milhões de pessoas, mas que a lusofonia hoje conta com 200 milhões de almas, fica fácil perceber-se que se distribuirmos isso pelo tempo de sua história, o pequeno Portugal evoluiu 20 vezes a sua população de hoje, fora do seu território e, portanto, senhoras e senhores, só em termo populacional, Portugal cresceu a cada século, o dobro de almas que hoje tem. Em outras palavras, a cada século, duplicou-se Portugal no universo lusíada.

Desconheço esse fenômeno na história de qualquer país. a cada 50 anos, recriar-se populacionalmente uma nova nação.

As metas e listas vieram, exatamente para preservar tudo o que nos foi legado por esse contingente de povos, nações, pessoas e históricos comuns, irmãos distantes e nem sempre conhecidos entre si, mas unidos pelo idioma, pela história comum e pelos mesmos ideais humanísticos.

Nosso maior princípio é a defesa da língua mãe, instrumento de comunicação comum, diária, herdada pela tradição e fruto da integração entre descobridor e descobertos. Cabe-nos defendê-la em sua integridade e regionalismos, sem aviltá-la e substituí-la por estrangeirismo dispensável, tamanha riqueza do idioma originário, em que pese a miscigenação e falares regionais.

A cultura de cada região integra o nossos ideais elistas, por compreender um autêntico espectro do nosso arco-íris universal, patrimônio da humanidade.

Elos clubes europeus, africanos, brasileiros ou asiáticos, como futuramente sonhamos realizar, unidos todos pela difícil missão de defender culturas locais e a provinda de nossa origem comum numa perfeita integração de valores do passado e do presente.

A nossa terceira prioridade é o intercâmbio cultural entre os povos de língua comum na busca do fortalecimento de todo o bloco, mormente nos ramos mais frágeis e recentemente enfeixados neste clã.

Comentando o conhecimento recíproco e a integração de nossas culturas, faremos com que esses oito países cada vez mais se sintam próximos, fortalecidos entre si, respeitados na sua essência, mas interligados pelas origens, proporcionando a cada um desses povos, a cada juventude local, a idéia e os ideais do humanismo lusíada e da comunidade dos países de língua portuguesa.

Lutamos. Lutamos com as armas do argumento e da lógica por uma sociedade sem discriminação política, racial ou social, sempre visando a construção de um mundo melhor, onde predominem o amor, a compreensão, a fraternidade e a solidariedade, independentemente da cor , raça ou religião, da condição econômica, social ou política.

O nosso maior retorno, e cada um de nós bem o sabe, é a satisfação pessoal de entender que assim agindo no nosso dia-a-dia, contribuimos individual e coletivamente para um mundo melhor, sem tantas divergências e lutas mortais.

Temos, sobretudo a convicção de que esta amizade universal nos fortalece e a nítida sensação de que desembarcando em Niterói, aportando á velha China, ou aterrissando em Fortaleza, ao falar o nosso idioma, vamos encontrar um companheiro e lista, lá sendo acolhido generosamente por ele, independentemente de fuso horário e do meridiano terrestre, que tenhamos alcançado na mais profunda convicção da vivência da fraternidade universal, nossa mais expressiva atividade missionária, na certeza de que o mundo é obra de todos nós.

Elos Internacional, por sua diretoria, - elos continental, elos Brasil, célula-mater, e unidades outras espalhadas por tantos rincões, unidos pelos mesmos ideais, autêntica confraria de princípios e metas.

Nosso canto de guerra fraternal ecoa em cada continente, na palavra do poeta mor de nossa antigüidade, dizia ele: e aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando, cantando, espalharei por toda a parte e a tanto me ajudar engenho e arte.

O mundo é hoje a nossa grande pátria universal onde quer que habitemos. Somos cidadãos do mundo, sem fronteiras ou preconceitos, identificados pelos ideais e metas da comunidade lusíada, mas acima disso pelo humanismo universal e fraterno.

Parafraseando o grandioso Olavo Bilac ao cultuar a língua portuguesa, nosso instrumento de comunicação universal, ao qual muitas vezes nem prestamos atenção no seu uso do dia-a-dia, parafraseando Olavo Bilac, vale a pena registrar de um poema seu, apenas alguns poucos trechos expressivos: “última flor do Lácio inculta e bela, és a um só tempo, esplendor e sepultura. Amo-te assim desconhecida e obscura, e o arrolo da saudade e da ternura. Amo teu viço agreste e o teu aroma. Amo-te, ó rude e doloroso idioma. Um povo que conta com poetas desta estirpe ou mesmo como Manuel Bandeira, gênio de brasilidade, a homenagear em seus versos o incomensurável Camões, Manuel Bandeira homenageando em poesia a Camões, um povo que tem isto não pode se queixar do seu idioma ao ouvir: plantada a cruz do amor fraterno em cada continente, e enquanto ecoar na mente o canto fero do idioma comum, não morrerá ele sem poetas nem soldados, a língua que cantaste rudemente, as armas e barões assinalados. Não é sem emoção que em nossas reuniões de convívio obrigatoriamente proferimos com solenidade o nosso credo elista, síntese de nossa fé. Cremos na fraternidade humana, à qual devemos eterna vigília, cremos em Deus, luz soberana, cremos na pátria e na família. na honradez do trabalho e do bem social, no culto da língua-máter, e a história, cremos na glória do grande ideal lusíada, no bem da cultura, da fé e da harmonia. e sempre concluímos, às vezes até sem prestar muita atenção, que Deus nos faça instrumentos de Sua paz. Como nos ensinou o companheiro fundador, somos depositários de valores eternos, que temos o dever de manter, propagar.

Senhor, fazei de nós juízes clementes na crítica e defensores dos que sofrem. Fazei de nós instrumentos na elaboração de um mundo sem desavença ou guerras. num parênteses, num momento em que o mundo começa a temer por uma nova guerra, fazei de nós instrumento Vosso na elaboração de um mundo sem desavenças ou guerras, que cada um de nós encontre tempo para amar e ser amado. Tempo para ser útil aos outros, e a capacidade de transmitir o humanismo lusíada a todo mundo, para que ele seja cada vez mais forte e fraternal, nesta hora, amanhã e sempre, estendamos nossas mãos numa corrente de harmonia e ocupemos nossos lugares na construção. Não há lugar para omissos. É com tal espírito e certeza que nos permitimos agradecer à eminente deputada, companheira elista, Rosmary Corrêa.

Permitam-me uma menção ao presidente desta Casa Legislativa, que acolheu em bom momento a propositura da deputada Rosmary Corrêa, Deputado Walter Feldman, e que V. Exas., Srs. Deputados desta Casa, em elevada sabedoria, possais aferir pela sensibilidade que ostentais, o bater uníssono dos nossos corações, unidos pelos mesmos ideais do humanismo lusíada em todos os continentes na permanente construção de um mundo melhor, sem posturas demagógicas, mas, no silêncio do trabalho pessoal e coletivo, que desenvolve o Elos Internacional, inclusive com o empenho no aprendizado do nosso idioma. Queira Deus, possa São Paulo e o Brasil e o mundo contar com parlamentares da estirpe da nossa companheira elista atenta à história dos nossos dias, história essa que nos cabe escrever e legar aos vindouros.

Diretoria Internacional Continental e cada unidade do Elos, curvando-se com reverência oriental, de mãos postas, proclamam o quanto nos é gratificante viver estes momentos sob o teto generoso da augusta Casa Legislativa Bandeirante, falando, sentindo e demonstrando um pouco do nosso elismo.

Que o Criador supremo em sua infinita sabedoria, retribua aos parlamentares que nos acolhem, a nossa companheira Rosmary Corrêa, em especial, esta acolhida cortês e esta confraternização da família elista internacional da comunidade lusíada ao ensejo dos nossos 43 anos de fundação deste movimento.

O tempo há de passar, senhora Deputada, e no futuro, se em algum momento da trajetória a vida nos for adversa, rogamos que V. Exa. baixando a fronte envolva entre as mãos. Relembrai deste momento de glória e orgulho para todos nós, e sentireis, Srs. Deputados, o suave perfume do passado, pois certamente havereis de recordar, Deputada Rosmary Corrêa, havereis de recordar a frase que agora vos dedicamos: sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem distribui rosas. Que Deus vos faça efetivamente instrumentos de Sua paz e colaboradores na construção de um mundo melhor. Pois, insisto, sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem distribui rosas. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Esta Presidência cumprimenta e agradece ao Dr. Evanir Ferreira Castilho, por esses momentos maravilhosos que nos proporcionou, e gostaria de dizer que não foi feito nada mais do que a obrigação nossa, primeiro enquanto parlamentares, legisladores deste estado, e desta deputada, enquanto elista, que tem o Elos no coração, que preserva as nossas tradições, a nossa cultura, a nossa língua, e o orgulho, podem ter absoluta certeza, é desta parlamentar e desta Assembléia, por estarmos recebendo-os hoje aqui nesta Casa de leis.

Agora, nós gostaríamos de ter um momento de descontração. estaremos agora solicitando que pudesse entrar aqui, o Coral Vem Canto, sob a regência do maestro Marcelo Reck, que nos brinda com algumas músicas na nossa solenidade. ( Palmas.)

 

* * *

- É feita a apresentação.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Acabamos de ouvir a música Canto de um Povo de Algum Lugar, de Caetano Veloso, adaptado para vozes femininas pelo maestro Marcelo. Agora, iremos ouvir o Coro das Massadeiras, coro arcaico de mulheres de póvoa de Lenhoso, Portugal.

 

* * *

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Estamos ouvindo o Coral Vem Canto, sob a regência do maestro Marcelo Reck. Ouviremos agora, Clariana, de Jorge Araújo, com arranjo do maestro Marcelo.

 

* * *

- É feita a apresentação.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Vamos continuar ouvindo o Coral Vem Canto, sob a regência do maestro Marcelo que vai apresentar agora João e Maria, de Chico Buarque de Olando e Civuca e com arranjo do maestro Marcelo.

 

* * *

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Para terminar, o Coral Z’Encanto, sob a regência do Maestro Marcelo, cantará no Tom do Jobim/Samba de uma Nota Só, de Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça, com arranjo de Maria Meron.

 

* * *

 

É feita a apresentação do Coral Z’Encanto, sob a regência do Maestro Marcelo Recski.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Gostaríamos, mais uma vez, Maestro Marcelo, de agradecer-lhe e ao Coral Z’Encanto, por esses momentos maravilhosos que nos proporcionaram. Muito obrigada pela presença de vocês. O aplauso e o carinho de todos nós demonstram bem a felicidade e a gratidão que temos pela presença de vocês. Muito obrigada por terem atendido ao nosso convite, vindo engalanar nossa festa. Mais uma vez, obrigada ao maestro e obrigada ao coral. (Palmas.)

Neste momento, entregaremos os certificados alusivos à data de hoje. Enaltecemos o trabalho cívico que o Elos vem realizando entre os jovens, o apoio e o incentivo devotados pelos elistas às artes, à cultura e à difusão do humanismo e da lusofonia em todo mundo.

Eu irei chamando e, se o presidente do clube ou seu representante estiver presente, peço que se coloque aqui na frente, enquanto nosso Governador Adherbal faz a entrega dos certificados. O representante ou o presidente receberá o seu certificado e também o certificado de todos os membros do seu clube, para que, posteriormente, lhes sejam entregues. Chamamos o representante do Elos São Paulo Sul; Presidente do Elos Norte, nosso presidente; representante do Elos de Belo Horizonte; representante do Elos de Londrina; representante do Elos de Santos; representante do Elos de Niterói; representante do Elos da Praia Grande; representante do Elos do Grande ABC; representante do Elos de Brasília - sejam muito bem-vindos; representante do Elos de São Vicente; a nossa presidente de Curitiba; representante do Elos de São Paulo Oeste; representante do Elos de Petrópolis/Teresóplis.

Algum companheiro representando algum clube que não foi citado? Por favor, aqui aos microfones da nossa Casa de Leis, queiram identificar-se.

 

O SR. FERNANDO HENRIQUES - Maringá, Paraná.

 

A SRA. AMIRA NUNES MENDONÇA - Presidente do Elos Clube de Mandaguari.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Se houver mais alguém de algum clube que não foi citado, por favor, queira manifestar-se. (Pausa.) Peço, mais uma vez, aos nossos companheiros que estão aqui recebendo os certificados e não assinaram o nosso livro, por favor, não deixem de fazê-lo, antes de sair desta Casa de Leis.

Queremos agradecer, de todo coração, a presença dos clubes aqui representados. Isso nos orgulha muito e nos enche de satisfação.

 

O SR. ADHERBAL SILVA POMPEO - Deputado Rosmary, gostaria de solicitar às autoridades presentes, presidentes de clubes, governadores, diretores continentais, principalmente os que se encontram mais acima, que, por favor, se aproximem, para que possamos registrar o evento e tirar uma fotografia conjunta. Por favor, Sr. Vale, Sr. Mário Marques, Sr. Vital Rufino, Sr. Marcos, Sr. João Sotarosa de Carvalho, Sr. Oscar Leme.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Governador, sugiro que façamos duas fotos.

 

O SR. ADHERBAL SILVA POMPEO - Perfeitamente, deputada. Vamos continuar chamando os nossos companheiros para que se aproximem. Sr. Abel, Sr. Samuel Ramos.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Este momento merece, realmente, registro de tantos representantes. Por isso, temos de organizar para que a foto saia bonita.

Agradecemos a todos e pediríamos uma salva de palmas aos nossos representantes. (Palmas.) Repetindo, estão aqui representados: São Paulo Sul, São Paulo Norte, Belo Horizonte, Londrina, Santos, Niterói, Praia Grande, Grande ABC, Brasília, São Vicente, Curitiba, São Paulo Oeste, Petrópolis/Teresópolis, Mandaguari, Maringá e Rio de Janeiro.

Com a palavra a Conselheira Elista Maria Araújo Barros de Sá e Silva, Vice-Presidente Continental.

 

A SRA. MARIA ARAÚJO BARROS DE SÁ E SILVA - Exma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, nossa querida companheira elista, fui surpreendida quando vi a inclusão do meu nome para fazer uso da palavra. Mas, como o nosso governador já se pronunciou em nome de todos os elistas, e o nosso companheiro Evanir apresentou uma brilhante palestra, vou usar que me concede apenas para fazer umas pequenas homenagens.

Esta homenagem que vou entregar em suas mãos, porque é para o Deputado Walter Feldman, diz o seguinte: “A vice-presidência do Elos Internacional da Comunidade Lusíada para a América do Sul, gestão 2001/2003, sensibilizada, cumprimenta o nobilíssimo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Walter Feldman, e agradece pelo apoio ao Movimento Elista Internacional, ao realizar, em 06 de setembro de 2002, Sessão Solene nesta Casa, evento denominado Elos Internacional da Comunidade Lusíada, por solicitação da nobre deputada Rosmary Corrêa, membro do Elos Clube de São Paulo Norte.

Santos, sede do Elos Internacional, 06 de setembro de 2002.

Maria Araújo, Vice-Presidente Continental”. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Farei chegar às mãos do Presidente desta Casa.

 

A SRA. MARIA ARAÚJO BARROS DE SÁ E SILVA - Gostaria também de homenagear, em nome da Vice-Presidência do Elos Internacional da América do Sul, o companheiro Evanir Ferreira Castilho, pela brilhante palestra proferida em Sessão Solene no Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em honra do Elos Internacional, demonstrando seu apoio à causa elista. (Palmas.)

  Minha querida companheira elista, estamos numa Casa de Leis, com a grande família elista reunida. Em nome dessa grande família elista, quero passar as suas mãos o nosso carinho e o nosso agradecimento. A Vice-Presidência do Elos Internacional cumprimenta a ilustre companheira elista, Deputada Rosmary Corrêa, pela brilhante iniciativa de realizar esta Sessão Solene no Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em honra do Elos Internacional da Comunidade Lusíada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Peço, neste momento, à Conselheira Elista Thereza Morgado que entregue um ramalhete de flores a nossa Vice-Presidente Continental, Conselheira Elista Maria Araújo. (Palmas.)

Em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, gostaria de passar às mãos do nosso Conselheiro, Governador Elista Adherbal Silva Pompeo, uma placa alusiva ao evento aqui realizado com as nossas saudações.

A placa contém os seguintes dizeres: “Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Ao Dr. Adherbal Silva Pompeo, Governador do Distrito Elista 2 de São Paulo, no ato, representando Dr. Jorge Rangel, Presidente Internacional do Elos da Comunidade Lusíada, o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual pela sua dedicação e trabalho na organização do evento Elos Internacional da Comunidade Lusíada. São Paulo, 06 de setembro de 2002. Deputado Federal Nelo Rodolfo e Deputada Estadual Rosmary Corrêa”. (Palmas.)

 

A SRA. MARIA ARAÚJO BARROS DE SÁ E SILVA - A Sra. Mara Falejos, esposa do Presidente do Elos São Paulo Norte, Sr. Luiz Magro, fará uma homenagem à nobre deputada Rosmary Corrêa. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Quero agradecer ao meu Presidente e a sua esposa, assim como a todos os presentes, pela presença neste dia.

Ao terminar a nossa sessão solene, gostaria de reiterar a minha satisfação, meu orgulho por tê-los nesta Casa de Leis. Saibam que esta Assembléia se engrandece com a presença de cada um dos senhores. Esta deputada tem um orgulho enorme de ser uma companheira elista e poder, juntamente com todos os senhores presentes, defender a nossa cultura, preservar o nosso idioma e as nossas tradições, contribuindo para que cada vez mais pessoas se juntem ao nosso movimento e se envolvam naquilo que estamos fazendo e que tanto amamos.

Muito obrigada a todos por terem vindo, senhoras, senhores e autoridades. No próximo ano, se Deus quiser, e ele há de querer, já oficializado o nosso Dia do Elos Internacional, estaremos aqui mais uma vez, fazendo uma nova comemoração, uma nova solenidade. Que Deus nos guarde e proteja, e nos faça sermos dignos da sua presença e dos seus cuidados.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência convida a todos para um coquetel no Salão dos Espelhos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 02 minutos.

 

* * *