1

 

13 DE OUTUBRO DE 2003

44ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 35 ANOS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA NO BRASIL

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 13/10/2003 - Sessão 44ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

COMEMORAÇÃO DOS 35 ANOS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA NO BRASIL

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Declara que esta sessão solene fora convocada pelo Presidente Sidney Beraldo, atendendo solicitação do Deputado José Carlos Stangarlini com a finalidade de homenagear a Renovação Carismática Católica pelos 35 anos de sua presença no Brasil. Convida todos a ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - SALVADOR ZIMBALDI

Deputado Federal por São Paulo, fala de sua emoção por esta homenagem à Renovação Carismática e seu importante papel na sociedade.

 

003 - REINALDO BESERRA DOS REIS

Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica. Faz prece em louvor ao Espírito Santo e descreve sua importância para a Renovação Carismática.

 

004 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Anuncia apresentação musical.

 

005 - DOM FERNANDO ANTONIO FIGUEIREDO

Bispo da Diocese de Santo Amaro e assessor eclesiático  da Renovação Carismática Católica no Estado de São Paulo. Diz dos frutos significativos que o movimento trouxe para os campos educativo, missionário e espiritual, através do culto ao Espírito Santo.

 

006 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Determina a entrega de placa comemorativa do evento ao Presidente Nacional da Renovação Carismática Católica, Reinaldo Beserra dos Reis. Presta homenagem aos pioneiros da Renovação Carismática Católica no Brasil. Anuncia números musicais. Diz que graças à Renovação Carismática conseguiu ser reeleito e continuar seu trabalho buscando condições mais dignas de vida para a população.

 

007 - DOM FERNANDO ANTONIO FIGUEIREDO

Abençoa a todos.

 

008 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Esgotado o objeto da sessão, agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

* * *

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - A Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Dom Fernando Antônio Figueiredo, Bispo da Diocese de Santo Amaro, assessor eclesiástico da Renovação Carismática Católica do Estado de São Paulo; D. Emílio Pignoli, Bispo da Diocese de Campo Limpo; Sr. Reinaldo Beserra dos Reis, Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica; Deputado Federal Salvador Zimbaldi; Sr. Erni Wiethaueuper, ex-Presidente do Conselho Nacional da RCC e da Comissão da Unidade da RCC.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Renovação Carismática pelos 35 anos de sua presença no Brasil.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar na pessoa do 1º Sargento Músico PM Aguiar, da Secção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Esta Presidência concede a palavra ao Deputado Salvador Zimbaldi, que pediu para ser liberado mais cedo, porque tem uma viagem a fazer. Então, vamos quebrar o protocolo para dar-lhe a palavra.

 

O SR. SALVADOR ZIMBALDI - Caro Deputado José Carlos Stangarlini, meu amigo, irmão; Dom Fernando Antônio Figueiredo; Dom Emílio Pignoli, Sr. Erni Wiethaeuper, Sr. Reinaldo Beserra dos Reis, meus irmãos e minhas irmãs, é muito difícil falar desses 35 anos da Renovação Carismática.

Posso dizer que com 22 anos de caminhada na Renovação Carismática ela cumpriu um papel muito importante na minha vida, que foi me resgatar de volta para a igreja. Quando vejo esta justa homenagem prestada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, através do Deputado José Carlos Stangarlini, isso realmente nos emociona, emociona demais, porque a Renovação Carismática tem cumprido um papel muito importante na sociedade, de uma maneira geral, porque ela tem sido um canal da graça de Deus dentro da igreja, procurando levar a palavra de Deus a todos os rincões, quer através da música, das pregações ou dos meios de comunicação, que, de alguma forma, têm procurado levar a conversão aos corações das pessoas.

Portanto, o que temos hoje a fazer neste momento é agradecer, agradecer a Deus a unção e as bênçãos que tem derramado sobre a Renovação Carismática Católica nesses 35 anos. Quantos prodígios, milagres e conversões têm acontecido através da Renovação Carismática Católica. Portanto é uma alegria muito grande participar desta homenagem.

Eu disse ao Deputado José Carlos Stangarlini que teria de me ausentar porque volto para Brasília, pois vou ter a honra de nesta semana estar na homenagem ao Santo Padre, no seu jubileu, em Roma. Mas não poderia deixar de dar o meu abraço fraterno e carinhoso a todos os nossos irmãos da Renovação Carismática Católica. e dizer que vamos continuar a postos testemunhando Jesus Cristo, seja na sociedade, na política, em qualquer local onde estivermos atendendo aquele apelo de Paulo. Temos de ser instrumentos de Deus, sal e fermento na massa. E é isso que vamos procurar fazer. Parabéns, Deputado Stangarlini. Parabéns, Renovação Carismática. Que Deus abençoe a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Registramos também a presença do Dr. João José Mabtum, do Conselho Nacional da RCC e Presidente do Conselho Estadual da RCC de São Paulo; Padre Isac Isaias Valle, de Porto Feliz; Padre André Eduardo Godoi Lourenço, representando o Reverendo Padre Eduardo Dougherty; Presidente da Associação Senhor Jesus, Presidente da TV Século XXI; Monsenhor Joaquim José Stein; Sr. Francisco Martinho de Melo Júnior, Prefeito do Município da Borda da Mata, em Minas Gerais; José Francisco Marques Ribeiro, Prefeito de Itajubá; Vereador Geraldo José Canha, de Itajubá; Sr. Camilo de Assis Silva, Secretário Municipal de Assistência Social de Itajubá e presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Minas Gerais.

Passamos agora a palavra ao Sr. Reinaldo Beserra dos Reis, Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil.

 

O SR. REINALDO BESERRA DOS REIS - Excelentíssimo Deputado José Carlos Stangarlini; Dom Fernando Antônio Figueiredo; Dom Emílio Pignoli, Sr. Erni Wiethaeuper; Deputado Zimbaldi; demais autoridades religiosas; Conselho Nacional da Renovação Carismática de todo o Brasil aqui presente; irmãos, irmãs que aqui vieram prestigiar esta significativa homenagem à Renovação Carismática Católica, que se realiza nesta Assembléia onde, por graça de Deus, iniciou no Brasil essa graça de renovação pentecostal na Igreja Católica.

Gostaria que todos nós homenageados - porque a homenagem é à Renovação Carismática Católica - pudéssemos orientar toda a alegria que advém dessa significativa proposição do Deputado José Carlos Stangarlini, militante da Renovação Carismática Católica e que não nos esquecêssemos de nesta alegria que estamos recebendo por esta homenagem de também elevarmos o nosso coração à presença do nosso Deus Todo Poderoso.

A sadia teologia não permite que honremos exclusivamente uma das pessoas divinas porque toda ação divina é trinitária. Mas é possível nos referirmos à ação de uma dessas pessoas, que a teologia também chama de processão divina. E a Renovação não é outra coisa senão fruto dessa processão na continuidade da graça da salvação realizada por Jesus Cristo onde ele recebendo das mãos do Pai derrama sobre nós o Espírito Santo como graça constituinte da grande graça pascal para a continuidade da perenidade dessa graça de salvação. E a Renovação nesses tempos surge exatamente como uma conseqüência deste operar do Espírito Santo dos nossos tempos.

Então legitimamente podemos elevar o nosso coração até esta pessoa. É uma pessoa, divina, sim, misteriosa, sim, absolutamente igual às demais pessoas, mas distinta porque tem uma ação a quem podemos atribuir como sendo próprias todas as homenagens que aqui recebemos.

Então cada um de nós que aqui for homenageado, que dirija essa honra à Trindade Santa, de um modo especial à ação que Deus iniciou um dia derramando sobre os nossos corações, como diz Paulo aos romanos no Capítulo V, Versículo 5, “para que a nossa esperança não se enganasse derramou o seu amor sobre nós pelo seu Espírito Santo que a partir de Pentecostes nos foi dado como graça especial.”

A família carismática do Brasil deve se sentir honrada por ser representante desta ação, por ser uma continuidade da perenidade da graça de Pentecostes. Sermos homenageados hoje não pode significar outra coisa se não acreditarmos que Deus continua derramando o seu amor sobre a humanidade e que nós, como tantas outras expressões de igreja, fomos agraciados por essa consciência do operar do Espírito. E nos abrimos a ela nessa experiência que chamamos de batismo no Espírito Santo e a vivenciamo-la através do exercício dos seus carismas, que são sempre atuais, porque as necessidades da igreja são sempre prementes.

Quero, em nome de todo o Conselho aqui presente, louvar o Senhor nosso Deus por essa manifestação de carinho que ele faz através desse singelo ato do Deputado José Carlos Stangarlini e com vocês todos glorificar o Senhor nosso Deus.

Atendendo um pedido do nosso Papa que no ano passado dizia à Renovação Carismática da Itália que ajudássemos a difundir, tornar conhecida a graça de Pentecostes, porque dizia ele que esta é a única maneira de edificar no mundo a civilização do amor e encerrava o discurso dizendo com fervor “insistam, peçam, vinde Espírito Santo, vinde Espírito Santo, vinde Espírito Santo”, convido a todos a fazerem isso como a igreja sempre nos ensinou: o Espírito que já veio, que já está, sempre vem de uma forma nova e mais do que vir, podemos ir a Ele de uma forma nova, oferecer a Ele novos espaços de santidade onde Ele possa atuar na nossa vida.

Convido para que oremos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito, gozemos sempre das suas consolações por Cristo Senhor nosso, Amém.

Que Deus abençoe o nosso Deputado José Carlos Stangarlini e a cada um dos senhores e senhoras com muitas bênçãos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Assistiremos agora à apresentação musical do nosso irmão e cantor Eugênio Jorge da Silva.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Ausentes a esta sessão, justificaram sua ausência S. Emas.: Cardeal D. Cláudio Hummes, Arcebispo Metropolitano de São Paulo; Cardeal D. Aluísio Lorscheider, Arcebispo de Aparecida; os Bispos D. Nelson, da Diocese de São José dos Campos e Presidente da CNBB regional sul 1; D. Amauri Castanho, Bispo da Diocese de Jundiaí; S. Ema. Cardeal Emérito de São Paulo, D. Paulo Evaristo Arns; Dom Davi Picão, Bispo Emérito da Diocese de Santos; Deputado Miguel Martine, membro da RCC e Deputado da Assembléia de Minas Gerais; Deputado Padre José Linhares, Deputado pelo Estado do Ceará e Presidente da Pastoral Parlamentar Católica em Brasília; Dr. João Carlos de Souza Meirelles, Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia; Monsenhor Orivaldo Casine, Pároco da Paróquia de São Pedro, na cidade de São Pedro, da Diocese de Piracicaba; Padre José Darci Niscioli, do Santuário Nacional de Aparecida; Padre Décio Rocco Gruppe, Chanceler do Bispado de Santo André; Bispo Dom João Antonio Moreira, auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, na região episcopal Ipiranga; e Padre Emedir Gonçalves Moreira, Vigário geral da Diocese de Bauru.

Ouviremos agora Sa. Exa. Revma. Dom Fernando Antônio Figueiredo.

 

O SR. FERNANDO ANTÔNIO FIGUEIREDO - Caríssimo Deputado José Carlos Stangarlini, nosso irmão no episcopado, Dom Emílio Pignoli, Bispo de Campo Limpo, o Erni, que sempre nos acolhe no Rio Grande do Sul, com o coração aberto e com o seu aval eu pude ir a Novo Hamburgo. O Reinaldo, coordenador da Renovação Carismática em todo o nosso Brasil, o João, do Estado de São Paulo, nossos grandes amigos e tantos outros que conhecemos e vocês, que estão ligados de alguma maneira à Renovação Carismática Católica.

Podemos dizer que a Renovação, assim como todos os movimentos eclesiais, nas palavras do Santo Padre o Papa João Paulo II, concretizam aquela primavera da Igreja com frutos significativos, primavera prenunciada pelo Concílio Vaticano II. Sabemos que a Renovação Carismática Católica está colocada no coração do mundo, porque está no coração da Igreja, trazendo uma riqueza seja no campo educativo, missionário, espiritual porque nela está sempre presente o Espírito Santo de Deus, o Espírito Divino que invocamos. Hoje, de modo particular, é lembrado o dia de Pentecostes, quando o Espírito de Deus desceu sobre os discípulos em forma de chamas, línguas de fogo, significando que por Ele, pelo Espírito Divino, todos somos purificados, santificados interiormente, não só no nosso espírito, mas também na realidade total de nossa vida. Por isso, o Espírito é sempre uma realidade nova que nos faz renascer para uma vida de criaturas novas no amor e na bondade de Deus.

Essa chama também ilumina para que cada vez mais compreendamos a mensagem do Senhor e, na mensagem do Senhor, possamos ler os sinais dos tempos, os acontecimentos, os eventos e estarmos, numa forma profética, anunciando para que o nosso mundo cada vez mais tenha diante de si uma orientação para um mundo mais justo, muito melhor, mais santo. O Espírito Divino, essa chama, essa língua de fogo, esteja presente, seja purificando, seja iluminando para que a Renovação chegue sempre à realidade dela mesma no espírito de Deus como testemunha do Evangelho no segmento de Jesus.

Neste dia, comemorando esses 35 anos de Renovação Carismática no Brasil, estamos até um pouco adiantados, que isto seja uma renovação na nossa vida e que cada vez mais possamos, no segmento de Cristo, pelo Espírito Santo, sermos essas novas criaturas e um sinal de um mundo voltado para Deus na comunhão, na fraternidade transparente, como o próprio Senhor nos aponta no Evangelho. Parabéns a essa iniciativa, a todos vocês; que as graças de Deus e que o Espírito Divino, chama, línguas de fogo estejam sobre cada um de nós.

Nos escritos antigos de São Francisco de Assis há uma passagem do Frei João de Alverne. Ali se fala muitas vezes da chama do amor divino. Vejo que hoje se fala tanto, como se fosse algo novo, inédito, encontramos lá, bem presente, essa flama do amor divino, concedido pelo Espírito Santo. Que essa flama do amor divino esteja incendiando a Renovação e o coração de vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Muito obrigado, D. Fernando, por essa palavra tão acolhedora, tão amiga.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Neste momento a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na pessoa do presidente desta Sessão, nobre Deputado José Carlos Stangarlini, prestará uma homenagem ao Movimento da Renovação Carismática Católica por seus 35 anos, fazendo a entrega de uma placa alusiva à data ao presidente nacional da Renovação Carismática, Reinaldo Beserra dos Reis, cujos dizeres são: “Como homenagem pelos 35 anos de sua chegada ao Brasil e o reconhecimento de seu importante papel na divulgação dos ensinamentos do Evangelho.”

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. REINALDO BESERRA DOS REIS - Quebrando um pouco o protocolo quero mostrar a linda placa e dizer que ela pertence a cada um de vocês, que é uma centelha dessa flama do amor divino. Sintam-se homenageados com esta placa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Pela ação do Espírito Santo e pela disposição de milhares de pessoas, a Renovação Carismática Católica está completando 35 anos de intensa evangelização no Brasil. Louvamos a Deus por todas e cada uma delas - bispos, sacerdotes, religiosos, leigos que doaram parte do seu tempo, de sua vida, para que Cristo se torne, cada vez mais, conhecido e presente no coração dos homens.

Neste momento, esta Presidência, em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, homenageara alguns pioneiros da Renovação Carismática Católica no Brasil, com a entrega de placas.

Reverendo Padre Eduardo Dougherty, Presidente da Associação do Senhor Jesus, Presidente da TV Século XXI e um dos pioneiros da Renovação Carismática no Brasil, nesta solenidade representado pelo Reverendo Padre André Eduardo Godoi Lourenço; Senhora Helena Lopes Rios Machado, membro do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica, Presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro e uma das pioneiras da Renovação Carismática Católica no Brasil; Senhora Imaculada Conceição Pettinati, uma das pioneiras da Renovação Carismática Católica no Brasil; Senhor João José Mabtum, membro do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica e Presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática de São Paulo, sede deste Parlamento; Senhor Tácito José Andrade Coutinho, ex-coordenador da Comissão Nacional da Renovação Carismática Católica e Coordenador Diocesano da Renovação Carismática Católica de Pouso Alegre, Minas Gerais, por seu marcante desempenho na condução da Renovação Carismática Católica no Brasil; Senhor Francisco Salles Batista, ex-Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica, ex-Presidente do Conselho Carismático Católico Latino-Americano e Presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica de Maranhão, por seu marcante desempenho na condução da RCC no Brasil; Senhor Erni Wiethaeuper, ex-Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica, ex-membro do Conselho Católico Carismático Latino-Americano, ex-membro do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica e membro da Comissão Nacional da Unidade da Renovação Carismática Católica, por seu marcante desempenho na condução da Renovação Carismática Católica no Brasil; Senhor Reinaldo Beserra dos Reis, Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica, membro do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica, membro do Conselho Católico Carismático Latino-Americano, por sua condução, hoje, à frente do movimento, e sua esposa Reinalda que recebe a homenagem por ser pioneira do movimento.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Assistiremos agora a apresentação musical do cantor católico Eugênio Jorge da Silva em louvor a Deus pelos 35 anos da chegada da Renovação Carismática Católica no Brasil.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. EUGÊNIO JORGE DA SILVA - Podem se sentar, por favor. Acho que esta canção marcou tanto as nossas vidas que não cantá-la seria um descaso muito grande, porque ela é tão atual, tão presente, uma vez que o apelo do nosso Papa - “lançai as redes em águas mais profundas”- vem nos chamar a seguirmos Jesus com mais ousadia. Mais do que nunca esses são tempos de dar a vida por Jesus. Acho que vocês se lembram desta.

 

* * *

 

É entoado número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Obrigado, Eugênio. Que Deus te abençoe.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, meu querido amigo, Presidente da Renovação, Reinaldo, S.Exa. Dom Fernando Figueiredo, S. Exa. Dom Emílio Pinholi, meu amigo e ex-Presidente Ermi, eu diria ao Reinaldo que chamasse e convocasse para que ficassem de pé aí seus conselheiros.

 

O SR. REINALDO BESERRA DOS REIS - Para demonstrar a importância que teve para a Renovação esta homenagem, perante a sua pessoa, Deputado, e perante todos os seus amigos e convidados, pessoas de seu relacionamento, só queria registrar a presença de representantes que, por favor, peço que fiquem de pé: Amapá, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Minas Gerais, representando os universitários também lá do Amapá, Paraná, Rondônia, Espírito Santo, Tocantins, Conselho Fiscal de São Paulo, Natal, Belém, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso do Sul, representando os casais da Renovação Carismática, Paraná, os artistas da Renovação, também do Piaui, a Comissão de Formação do Rio Grande do Sul, Acre, Brasília, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, São Paulo Capital, São Paulo Estado, Maranhão, também pela Comissão da Unidade, o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Secretaria Cristo Sacerdote, Waldir Hércules, Rio Grande do Sul, também da Secretaria de Formação Paulo Apóstolo, Espírito Santo, Comissão de Eventos de São Paulo. Este o nosso Conselho Nacional, que veio aqui para prestigiar esta homenagem. Agradeço muito sua indicação, Deputado. Glória a Deus. (Palmas.)

 

O SR PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Obrigado mesmo pela presença de cada um de vocês, conselheiros, que vieram de seus estados para prestigiar aqui esta Sessão Solene da Renovação Carismática.

Meu coração se enche de júbilo nesta noite em que, por minha iniciativa, o parlamento paulista, representando o povo do Estado de São Paulo, reverencia os trinta e cinco anos da Renovação Carismática Católica no Brasil.

Movimento nascido após o Concilio Vaticano II, a nossa Renovação Carismática é fruto da vontade de Deus, respondendo ao Papa João XXIII, que em oração pedia:

"Renova em nós os prodígios como em um novo pentecostes e concede que a igreja, reunida em unânime e mais intensa oração em torno de Maria, mãe de Jesus, e guiada por Pedro, propague o reino do divino salvador, que é o reino da verdade, de justiça, de amor e de paz.  Assim seja".

E, assim foi, na origem, nos Estados Unidos e depois por todo o mundo e no nosso Brasil.

O espírito santo suscitou a renovação carismática católica na igreja, provocando e fazendo acontecer uma graça profunda e forte de renovação na vida dos cristãos, como se deu em Pentecostes, narrado no Ato dos Apóstolos, capítulo 2.

A missão da RCC é fazer acontecer hoje e sempre, nos católicos de todo o mundo, a mesma bênção transformadora aurida pelos apóstolos e de Nosso Senhor Jesus Cristo, no dia de Pentecostes.

Esta graça do Espírito Santo ilumina-nos e faz-nos instrumentos dos desígnios de Deus, mas sobretudo, suscita em nossos corações e nas nossas ações um profundo amor pelo próximo, pelo nosso irmão, lição maior do Deus homem, Jesus Cristo, que, enquanto carne, morreu para nos salvar.

Em nossas orações e nos nossos corações buscamos caminhos para servir ao nosso Deus, nosso movimento e à nossa igreja, seguindo a orientação pastoral da CNBB, especialmente do seu documento 53.

Assim foi com cada um de nós, empresários, profissionais liberais, integrantes do Judiciário, padres, e políticos.

Comigo não foi diferente.

Convertido e a serviço da RCC, voltei-me à atividade política, entendendo-a como instrumento de ação para a prática do bem e de ajuda a todos os meus irmãos.

Indicado para concorrer a vaga nesta Assembléia, em 1994, não logrei sucesso, mas aprendi e vivi todos os passos e dificuldades que se deve passar para uma eleição.

Em 1998, disputei mais um pleito, e consegui ser eleito.

Depositário da confiança de todos aqueles que me dedicaram seu voto, sempre em comunhão com a igreja e com os dirigentes da RCC, desempenhei meu mandato honrando as promessas que houvera feito.

Tenho a convicção e a certeza de não ter, como tantos outros políticos que conhecemos, sido um mero agente de negócios, um intermediário, um despachante, enfim, um detentor de mandato, cuja preocupação primeira é servir grupos, preservar interesses, Assegurar vantagens, conseguir concessões e tudo o mais que gera riqueza pessoal e poder.

Meu caminho foi, na esteira do que o Papa Leão XIII, na sua "Encíclica Rerum Novarum" apresentar propostas de lei, tendo como foco a área social, buscando atender aos desvalidos, aos idosos e aos jovens.

Quis Deus que, por intermédio de projeto de lei de minha autoria, o ensino religioso viesse a ser disciplina nas escolas do Ensino Fundamental do Estado, atendido antigo anseio de nossa igreja.

No ano passado, senti que podia tentar continuar meu trabalho nesta Assembléia concorrendo à reeleição.

Enfrentando dificuldades de toda a sorte, principalmente de recursos materiais, consegui, em eleição das mais difíceis, graças a renovada confiança do povo da RCC, novo mandato, com votação cinqüenta por cento maior do que a anterior.

Neste novo período como parlamentar estadual, consciente do papel do leigo para a igreja - como exortado pelo Papa João Paulo II em Christifideles Laici, continuarei meu trabalho voltado às necessidades do povo mais simples, buscando assegurar-lhe, através de leis, condições mais dignas de vida.

Darei seqüência a homenagens, neste mesmo plenário, a entidades, irmandades, organizações, obras e pessoas que, por seu trabalho merecem ser reverenciada, principalmente como exemplo do que pode ser feito em benefício do próximo.

Não me atingem maledicências, acusações, críticas ou denúncias de trânsfugas ou de madalenas não arrependidas, a quem perdôo e de quem tenho piedade, pois foi para este trabalho que a RCC me reelegeu.

Louvo este trigésimo quinto aniversário de um movimento forte, que, maduro, superou as naturais dificuldades da infância e da adolescência, e que conduzido por mãos fortes e orientado por sábios pastores, frutifica no serviço da igreja e do seu povo.

Numa noite de festa, de reminiscências, de história, lembramos e homenageamos alguns nomes que marcaram e marcam a vida da renovação.

Muitos outros poderiam ser evocados e reverenciados, especialmente.

A RCC não os esquece, nem nós os esquecemos, eles estão em nossos corações e em nossas orações, homenageados sempre.

Esta sessão solene não é só do povo católico, mas é de todos os paulistas que, ao se congratular com o aniversário da RCC, homenageiam um movimento religioso de homens, mas que recebe inspiração do Espírito Santo, e que se volta ao que a humanidade mais precisa: Oração, Paz, Solidariedade e Comunhão.

Obrigado.

 

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a todas as autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão solene, e convida para um coquetel no Espaço de Convivência desta Casa, localizado no subsolo. Agradecemos efetivamente a cada um de vocês. Pediríamos que Dom Fernando Figueiredo e Dom Emílio Pignoli nos dessem uma bênção.

 

OS SRS. DOM FERNANDO FIGUEIREDO e DOM EMÍLIO PIGNOLI - Começamos dando a bênção de São Francisco e depois a bênção conjunta:

“O Senhor esteja convosco.

 Ele está no meio de nós.

 O Senhor vos abençoe e vos guarde.

 Amém.

 O Senhor volva Seu rosto para vós e vos dê a paz.

 Amém.

 O Senhor volte Sua face e tenha misericórdia de vós.

 Amém.

 O Senhor vos abençoe.

 O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 Amém.”

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Está encerrada a sessão.

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 40 minutos.

* * *