24 DE SETEMBRO DE 2010

044ª SESSÃO SOLENE EM homenagem AO "CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO"

 

Presidente: CONTE LOPES

 

RESUMO

001 - CONTE LOPES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo, Deputado Barros Munhoz, a pedido do Deputado Conte Lopes, ora à Presidência, com a finalidade de "Prestar homenagem ao Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida a todos para, em pé, ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro. Anuncia apresentação musical.

 

002 - GLAUCE ANSELMO CAVALLI

1ª Tenente, discorre sobre a trajetória da Banda Musical da Polícia Militar. Fala da função social do Corpo Musical. Relata a participação da Banda nos fatos históricos do Estado.

 

003 - Presidente CONTE LOPES

Anuncia apresentação musical.

 

004 - RENATO MAXIMIANO DA SILVA

Major Músico PM, Comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ressalta a importância da presente homenagem. Fala da capacidade que a música tem de despertar o amor nas pessoas. Enfatiza a responsabilidade de aperfeiçoamento musical dos policiais. Descreve composição da banda e suas sedes. Destaca o papel da banda em atos meritórios. Convida o público para o Concerto em homenagem aos 179 anos de existência da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

005 - Presidente CONTE LOPES

Anuncia número musical.

 

006 - DANILO ANTÃO FERNANDES

Coronel PM, Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fala do regozijo em usar a palavra nesta Casa de Leis para homenagear o Corpo Musical. Diz que o Deputado Conte Lopes é um de seus professores no policiamento. Descreve a emoção que a música transmite às pessoas. Fala do orgulho que o brasileiro sente ao ouvir o Hino Nacional. Parabeniza o Corpo Musical da Polícia Militar. Elogia o trabalho social que a Banda realiza. Agradece ao Deputado Conte Lopes pelo reconhecimento à Banda da PM.

 

007 - ÁLVARO BATISTA CAMILO

Coronel, Comandante Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo, parabeniza o Corpo Musical. Fala do orgulho de participar desta homenagem. Destaca o papel social dos componentes da Banda na cidade de São Paulo. Agradece ao Deputado Conte Lopes pela homenagem ao Corpo Musical. Ressalta o trabalho valoroso realizado pela Banda.

 

008 - Presidente CONTE LOPES

Anuncia apresentação musical. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Conte Lopes.

 

                                                             * * *

 

O SR. PRESIDENTE – CONTE LOPES – PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes cumprimentando o nosso Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Álvaro Batista Camilo; Coronel da Polícia Militar Danilo Antão Fernandes, Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coronel Gilson Lopes.

  Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de prestar homenagem ao Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

  Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM David Serino da Cruz.

                                                

                                               * * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

                                               * * *

 

   O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar.

  Esta Presidência também anuncia e agradece a presença do Sr. Flávio Silva Santos, vice-presidente da Associação em Defesa dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, representando o Coronel da Reserva, PM Luiz Carlos Nogueira.

  Ouviremos, agora, número musical executado pela Camerata e Coral sob a regência do 2º Tenente Músico PM Ismael Alves de Oliveira.

 

                                                 * * *

 

  - É feita a apresentação musical.

 

                                                 * * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Agradecemos a apresentação. Como dizia ao pessoal da imprensa, são policiais que um dia estão nas viaturas defendendo a sociedade, estão no combate à criminalidade, mas têm talento, e isso é muito importante. Infelizmente, nunca tive talento. Mas parabéns aos policiais. Da mesma forma que servem ao Corpo Musical, como o próprio coronel Camilo diz, também como diz o coronel Antão, prestam serviço nas ruas de São Paulo defendendo a população de São Paulo contra o crime.

Ouviremos a palavra da 1ª Tenente Glauce Anselmo Cavalli.

 

A SRA. GLAUCE ANSELMO CAVALLI - Sr. Presidente, senhores e senhoras presentes, passo a ler uma síntese histórica do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“Criado em 07 de abril de 1857, o Corpo Musical teve seu início histórico contando com 17 (dezessete) componentes e 01 (um) Sargento Mestre, conforme registro da Lei nº 575, da então Assembleia Provincial, que no seu artigo 50 estabelecia: "Fica aprovada, desde já, a criação da banda de música existente no Corpo dos Municipais Permanentes, sendo ela composta de um mestre, com graduação de primeiro sargento e soldo correspondente ao mesmo, e dezessete músicos com soldo e mais vantagens dos soldados..."

No seu passado marcante, tinha como função a missão de levar entretenimento às praças aquarteladas.  Ao longo dos anos, a Banda deixa de entreter apenas a Tropa para integrar-se à Comunidade Paulistana.

No final do século XIX, a Banda de Música já fazia parte do cenário nas realizações das retretas defronte a fonte do Largo do Palácio, do Largo de São Bento, da Esplanada do Teatro Municipal e do Jardim da Luz. Atualmente, o Corpo Musical se apresenta defronte ao Quartel do Comando Geral, na Praça Fernando Prestes, todas as sextas-feiras, às 12h30.  Essas apresentações proporcionam lazer e integração junto à população local.

O crescer contínuo da cidade na marcha eloqüente do progresso fez com que as inaugurações das grandes obras, tais como a Avenida Paulista, em 1891, Viaduto do Chá, em 1892, e Teatro Municipal, em 1911, tivesse à frente o brilho da Banda de Música.

Em abril de 1896, o Brasil inteiro estava pranteando a morte do Maestro e compositor campineiro Antonio Carlos Gomes. A Banda de Música da Força Pública, como não podia deixar de ser, associou-se e participou das homenagens àquela figura excepcional da música brasileira

Devemos ao Mestre Antão a criação do curso para o aprendizado dos seus homens, que ele teve o carinho de levar às audições públicas, tanto no Jardim da Luz, quanto no Palácio, contribuindo poderosamente para uma elevação do nível musical e artístico do povo paulistano.

1906: Chega a São Paulo, no dia 21 de março deste ano, a Missão Militar Francesa, sob a chefia do Coronel Paul Balagny, contratada pelo Presidente do Estado, Dr. Jorge Tibiriçá, para a Banda de Música, para instruir e reorganizar a Força Pública (...), a Banda de Música também participava da instrução.

O Decreto Lei nº 15.671, no seu artigo 70, de 06 de agosto de 1922, assim determina: Fica integrada nas instrumentações de Orquestras e Bandas, para continências de que trata a alínea do artigo 20, deste Decreto Lei, a Marcha Batida, já em uso, de autoria do Maestro de Banda Antão Fernandes.

Sete de Setembro, Centenário da Emancipação Política do Brasil. Às margens do lendário Ipiranga, Antão Fernandes rege o seu ‘sonho’: O Hino Nacional com as Bandas da Força Pública, quatro do Interior, a Banda de Clarins, Cornetas e Tambores, 4 mil vozes e 500 soldados (...).

1954: A 25 de janeiro, a Capital de Piratininga completava quatro séculos de fundação. (... ) Na programação, foi reservada uma parte importante à Força Pública e à sua Banda de Música.

1957: 07 de Abril, primeiro centenário da Banda de Música da Força Pública. A Banda de Música, contente e radiante engalanada e louçã, prepara-se para comemorar a data jubilar de seu centenário de criação.

1965: A ideia da criação de uma canção para a Milícia, que evocasse seu passado de glórias para ser cantada nas solenidades marcantes e dias de festa nacional, foi do General João Franco Pontes, Comandante-Geral da Força Pública. Enviou uma delegação acompanhada de um expediente e subsídios ao grande poeta Guilherme de Almeida, convidando-o a aceitar a incumbência de escrever o poema (... ). A partitura musical foi confiada aos méritos artísticos do Maestro Regente, Capitão Degobbi.

1972: A Banda de Música da Polícia Militar teve participação de realce nas comemorações do Sesquicentenário da Independência. Apresentou no Pacaembu uma programação de alto nível, do qual fazia parte um Coral de estudantes de 35.000 vozes (...).

Em 2004, o Corpo Musical participou, na Sala São Paulo, das comemorações dos 450 anos de aniversário da cidade de São Paulo.

Hodiernamente, o Corpo Musical atua em solenidades militares, e junto à comunidade, prestando diversos serviços sociais em Hospitais, casas de repouso e orfanatos, além do policiamento ostensivo com viaturas em apoio aos Batalhões na área central.

O Corpo Musical representa a Corporação em diversos setores da sociedade, divulgando a cultura através da sublime arte da música, abrilhantando eventos cívico-militares, realizando concertos e apresentações, distribuindo a alegria e o entusiasmo, característica sui-generis, adquiridas ao longo de sua história, reforçando a filosofia de Polícia Comunitária.”

 

  O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência agradece também a presença, nesta Casa de Leis, da Sra. Náide Antão Fernandes, esposa do Coronel Danilo Antão Fernandes. É um prazer tê-la aqui conosco na noite de hoje.

  Ouviremos, agora, a apresentação de um número musical executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM David Serino da Cruz.

 

* * *

 

  - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência passa a palavra ao Major Músico PM Renato Maximiano da Silva, Comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

  O SR. MAJOR RENATO MAXIMIANO DA SILVA - Boa-noite a todos. Digníssimo Deputado Conte Lopes; Comandante-Geral, Coronel Camilo; Subcomandante-Geral, Coronel Antão; Tenente-Coronel da Reserva, João Antão Fernandes, que já foi Comandante também do Corpo Musical; senhoras e senhores, para mim, na condição de Comandante do Corpo Musical, este momento é muito importante, pois mostra que estamos no caminho certo, que estamos cumprindo com esmero e dedicação a missão que a nós foi atribuída.

Tenho certeza de que esta homenagem faz florescer em todos os policiais militares pertencentes ao Corpo Musical o orgulho de lá trabalharem, de poder ser integrante de uma Instituição que prima pela integração com a comunidade, em uma sociedade cada vez mais carente de amor e respeito ao semelhante.

Não tenho dúvida de que o Ilustríssimo Diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar, Coronel PM Cláudio Antonio Rissoto, sente-se também honrado com essa homenagem, visto que a partir do Decreto nº 55.742, de 27 de abril de 2010, o Corpo Musical passou a ser subordinado àquele órgão de Ensino e Cultura.

   Creio também que o nosso Excelentíssimo Comandante-Geral, Coronel PM Álvaro Batista Camilo, está muito feliz nesta noite, pois está tendo o prazer de ver uma das centenas de Unidades da Polícia Paulista, sob seu comando, receber tamanha homenagem dessa importante Casa Legislativa.

Receber esta homenagem mostra que estamos plenamente imbuídos na construção de uma sociedade mais fraterna.  Digo isso porque a música tem a capacidade de despertar nas pessoas o mais nobre dos sentimentos, que é o amor.

Reconhecemos que essa homenagem aumenta a nossa responsabilidade de aperfeiçoarmos, cada vez mais, a nossa capacidade musical, para que possamos a cada dia darmos continuidade a esse trabalho musical que se iniciou em 7 de abril de 1857 com apenas 17 policiais e um sargento mestre a comandar.

Atualmente, somos 160 policiais militares amantes da música, divididos entre a Banda Sinfônica, duas sessões de banda, um Jazz Band, um Coral Masculino e como filho mais novo, a Camerata, um grupo composto tipicamente por instrumentos de cordas, sem deixar de mencionar as 13 Bandas Regimentais de Músicas, sendo 2 delas sediadas na Grande São Paulo e 11 sediadas no interior do Estado.

Digo isso porque o nosso papel não é o principal no combate à criminalidade, mas é primordial nos momentos de reconhecimento de atos meritórios de nossa tropa, abrilhantando o evento com a música, aquela que faz o soldado marchar com alegria, que faz se sentir importante, que reforça o sentimento de amor à nossa Nação.

No entanto, independentemente das atividades musicais desenvolvidas pelo Corpo Musical, de segunda a quinta-feira, também fazemos policiamento no Centro da cidade, o que acredito que muitos dos senhores já presenciaram essa situação.

Aproveito também a oportunidade para convidar todos os presentes a participarem conosco no dia 09 de dezembro deste ano, no Palácio das Convenções do Anhembi, do Grande Concerto em homenagem aos cento e setenta e nove anos de existência da Policia Militar do Estado de São Paulo, que, como no ano passado, será um grande espetáculo.

Muito obrigado, Deputado Conte Lopes, por nos propiciar este momento muito gratificante da nossa carreira. Essa homenagem reforça em todos nós, policiais militares, que não somos simplesmente profissionais da segurança pública, somos uma Legião de Idealistas.

Agradeço a Deus por esse dia, por essa oportunidade que Ele me deu de poder compartilhar com todos a nossa felicidade.

Em nome de todos os integrantes do Corpo Musical, muito obrigado a todos.     

(Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Nós que agradecemos, Major Músico PM Renato Maximiano da Silva. E é bom que se diga que a nossa assessoria militar também teve a ideia de proporcionar esta homenagem aos senhores. Quando os Deputados assumem, os senhores estão aqui presentes, quando o Governador assume, os senhores estão aqui presentes. Estão sempre nas horas boas e, às vezes, até nas más, quando um policial acaba perdendo a vida. Por isso, é muito importante homenageá-los. Os senhores fazem parte de todas as solenidades do destino do povo de São Paulo. Nós é que agradecemos. Obrigado. (Palmas.)

  Com satisfação, vamos ouvir agora a apresentação musical pela Camerata e Coral, sob a regência do 2º Tenente Músico Ismael Alves de Oliveira.

 

                                                             * * *

 

-              É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - É realmente a demonstração do talento desses policiais militares. Ficamos muito felizes. Estão os funcionários realmente elogiando e cumprimentando, nessa demonstração da cultura dos policiais militares do Estado de São Paulo. A Polícia Militar é uma organização que, como poucas, tem passado, presente e futuro.

  Gostaria de anunciar a presença do Major da Reserva, PM Jonas Vicente de Oliveira, que foi ex-comandante do Corpo Musical.

Quando entrei na Polícia Militar, em 1967, como soldado no CFAP, o Tenente João Antão Fernandes sempre comandava a tropa, a banda musical, e nós desfilávamos com aquela honra, com o peito aguerrido de luta, as músicas de guerra, desfilando fortes, pomposos, os ritos de luta. E lá estava o João Antão Fernandes, hoje Tenente-Coronel da Polícia Militar.

  Quando fui para a Academia do Barro Branco também, nos cinco anos que passamos lá, lá estava o nosso Coronel João Antão Fernandes comandando a banda musical, o Corpo Musical nas nossas solenidades, até a nossa formatura na Academia, quando saímos oficiais.

  E temos o prazer, agora, de chamar para fazer uso da palavra, uma pessoa que, quando conheci, era um jovem aspirante, que chegava no Batalhão da Rota. O Antão Fernandes, que temos a felicidade de ver, hoje, como Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo. É um prazer para nós, como vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ter o Coronel Danilo Antão Fernandes, Subcomandante da Polícia Militar. Para nós, é uma felicidade muito grande. É para os senhores verem a diferença com outras organizações, por ter história.

  Tem a palavra o nosso Subcomandante, Coronel Danilo Antão Fernandes, que tem história de vida. Grande parte de sua família pertence ao Corpo Musical da Polícia Militar. É um prazer tê-lo conosco, meu irmão, e também é um prazer tê-lo como coroinha de Rota, brigador, lutador pelos interesses da Polícia Militar, e hoje está como subcomandante, ao lado do Coronel Camilo, fazendo um bonito trabalho à frente da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. CORONEL DANILO ANTÃO FERNANDES - Senhoras e senhores, boa-noite. Gostaria de saudar o Deputado Roberval Conte Lopes, proponente desta honraria, 1º-vice-Presidente desta Casa. Gostaria de saudar o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo. Saúdo o Tenente-Coronel João Antão Fernandes, ex-comandante do Corpo Musical, meu tio, na pessoa de quem cumprimento todos os ex-integrantes do Corpo Musical. Cumprimento o Major músico PM Renato Maximiano da Silva, Comandante do Corpo Musical, na pessoa de quem cumprimento todos os integrantes do Corpo Musical, unidade hoje homenageada. Cumprimento o Major Jonas Vicente de Oliveira, ex-comandante do Corpo Musical. Cumprimento minha esposa, Náide de Carvalho Antão Fernandes, minha companheira de momentos bons e ruins. Cumprimento a condessa Lia Sciascia, que também se faz presente, uma parceira da comunidade da Lapa, quando comandei o 4º Batalhão. Está sempre prestigiando o Corpo Musical. Cumprimento os oficiais, praças, crianças presentes, senhoras e senhores, é muito bom fazer o uso da palavra. Para mim, foi uma surpresa que a palavra me fosse concedida, entretanto, é sempre um motivo de orgulho usar a palavra na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Estado mais pujante da Federação e, principalmente, usar esta Casa de Leis para homenagear o nosso querido Corpo Musical.

O Comandante Conte Lopes é um dos professores da minha vida. Temos alguns professores na vida. Tenho meu tio, João Antão Fernandes, que foi meu professor de piano. Depois, o Presidente desta Mesa, vice-Presidente da Casa, Deputado Conte Lopes, e o Coronel Gilson Lopes, foram meus professores no policiamento. A vida da gente é sempre repleta de professores. O Comandante-Geral Coronel Camilo é pessoa com quem aprendemos todos os dias e passamos a admirar pela forma como se comporta como pai, como cidadão, sua preocupação com a Polícia Militar, o que nos faz orgulhar de pertencer a essa Corporação.

Quando vi o Major Renato falando sobre a música, lembramos que a música, acima de tudo, toca a alma. Quando começamos a namorar uma pessoa, elegemos uma música como a música do casal, quando estamos na época da faculdade, ou uma época boa da vida, lembramos de uma música. Então, quando uma música toca, sempre desperta algum sentimento importante, ou seja, ela toca alma. Quando nos casamos, uma das preocupações da noiva é escolher qual será a música do casamento, e ai daquele que não tocar a música que a noiva quer, é confusão na certa. A música está ligada a todos os nossos momentos, a ponto de, num determinado tempo na Idade Média, um rei encomendar a um músico uma marcha que fosse usada nos féretros, a marcha fúnebre. Ele achou que até nesse momento deveria haver uma música que tocasse a alma das pessoas ali presentes.

Quando entoamos o Hino Nacional, é aquele motivo de orgulho de tocar a canção da nossa terra. Só hoje cantei três vezes o Hino Nacional e consegui me arrepiar nas três vezes. É isso que faz com que a música toque a nossa alma. Quero parabenizar o Corpo Musical por meio do Corpo Musical do meu bisavô, o Major Joaquim Antão Fernandes. Hoje, a nossa família completou 130 anos na Corporação. É uma longa caminhada, uma longa estrada. Costumo dizer que sou bem antigo na Polícia. Tenho 130 anos de serviços. Considero que aquele foi o marco da minha família na Corporação, e isso muito me orgulha.

Estamos deixando alguns outros herdeiros na Corporação. Fiquei muito feliz ao ver meu primo, o filho do Coronel Antão, combatendo o incêndio na Favela Real Parque, o nome da família sendo envergado também para auxiliar as pessoas no combate a incêndio, fazendo o que ele gosta: ser bombeiro. Isso faz parte da nossa vida.

Parabéns, Corpo Musical, não só pela música, mas também pelo trabalho social que faz, pelo trabalho que faz no policiamento, atendendo as pessoas com carinho, sempre com muita atenção. Se Deus quiser, no ano que vem, conseguiremos terminar a reforma merecida do Corpo Musical, novas instalações administrativas, que é um presente do Comandante-Geral. Haverá um Boulevard na frente do Corpo Musical, toda a população poderá utilizar.

Muito obrigado. Parabéns, Deputado Conte Lopes, pela iniciativa. É muito bom trabalhar, pertencer à Polícia, mas é muito bom também ser reconhecido e V. Exa. reconheceu o valor desses homens.

Muito obrigado. Deus proteja a todos nós.

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Mais uma vez cumprimentamos o Subcomandante da Polícia Militar, Coronel Antão, que conseguiu expressar o significado da música, demonstrando a cultura musical da própria Polícia Militar e o trabalho que o comando da Polícia faz pela sua tropa.

  Quando chegamos a esta Casa, há mais de 20 anos, o cabo e o soldado nem podiam votar. Era proibido. O policial prendia o bandido, o bandido era solto, e ele votava. O cabo e o soldado não votavam. Então, muito de nós batalhamos para mudar isso. Também, quando o policial militar respondia a um processo, ele não podia ir para a reserva e não podia se aposentar, enquanto o processo não findava. Conseguimos mudar a Constituição.

  Só para os senhores terem uma ideia, vou citar uma ocorrência da Rota, em que o Coronel Gilson Lopes foi baleado, infelizmente, e para que o processo findasse, nós tivemos que esperar 22 anos para ser julgado. Vinte e dois anos para ser julgado um caso. E nós conseguimos que o policial pudesse ir para a reserva, reformar, mesmo se estivesse respondendo processo. São alguns exemplos.

  Quando o Comandante Coronel Camilo assumiu, ele esteve aqui, e nós fizemos algumas reivindicações, e ele respondeu. Deputados, na reunião dos Líderes, eu vou primeiramente analisar o problema dos aposentados, dos reformados e dos policiais da reserva, porque os que estão na ativa hoje, amanhã estarão na reserva. O coronel que está na ativa, amanhã estará na reserva. Ele brigou pela causa. Se, lutando por bem é difícil, que dirá se desacatarmos, xingarmos. Daí, não conseguiremos nada.

  A luta que o Coronel Camilo e o Coronel Antão fizeram junto ao Governo do Estado para que realmente o policial militar aposentado e aqueles que estão prestes a se aposentar tivessem valor, porque essa é a realidade. Hoje, estamos aqui, amanhã, os senhores estarão aposentados. E se a polícia hoje é boa, foi porque aqueles que passaram por aqui também foram bons, também trabalharam, exerceram as suas atividades.

  Gostaria de dizer de público sobre o trabalho do Coronel Camilo, principalmente da sensibilidade desse comando, que se aproximou da tropa, da comunidade e foi ouvir o povo. Eu participei de várias reuniões em que o Coronel foi ouvir o que a população pensava da polícia e o que ela queria da polícia.

É muito importante que fique registrado nos Anais desta Casa esse elogio ao Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Camilo, que ouviu as reivindicações da Tropa. Infelizmente, tenho que dizer que temos acertos e temos erros, até como no tom musical, às vezes, o policial erra. Temos em torno de cem mil policiais.

Gostaria de chamar o Coronel Álvaro Batista Camilo para fazer uso da palavra e cumprimentá-lo pelo seu trabalho à frente da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Honestamente, foi um dos maiores comandantes que eu vi à frente da Polícia Militar, buscando os interesses da Tropa, buscando os interesses da Corporação e principalmente os interesses da população de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. ÁLVARO BATISTA CAMILO - Boa-noite. Gostaria de saudar o nosso vice-Presidente, meu Comandante, Deputado Conte Lopes. Muito obrigado pelas palavras e pelo grande reconhecimento ao nosso Corpo Musical.

Gostaria de saudar o meu fiel escudeiro, Coronel Danilo Antão Fernandes, que me ajuda a comandar essa fantástica instituição, que é a Polícia Militar. Saudar o nosso Major Músico, Renato Maximiliano da Silva, Comandante do Corpo Musical, pelo brilhante trabalho e de todos os seus integrantes.

Saudar o nosso Coronel João Antão Fernandes, eterno Comandante do Corpo Musical, assim como o nosso Major Jonas, Muito obrigado pela presença e pelo seu trabalho.

Saudar a nossa amiga Náide, esposa do Coronel Antão, que tem sempre nos apoiado nessa tarefa de comandar essa grande instituição.

Saudar aos demais oficiais, praças, amigos, colaboradores e demais presentes aqui do Conseg e da comunidade.

  Parabéns ao nosso Corpo Musical! É um orgulho estar aqui, hoje, como Comandante-Geral para homenagear o nosso Corpo Musical. Os senhores fazem a diferença na Polícia de São Paulo. Parabéns pelo trabalho que têm feito. Parabéns por estarem sempre levando essa sensibilidade, essa forma diferente de enxergar a Polícia para a nossa população. Parabéns por vocês ensinarem nosso soldado quando ele entra lá na Escola Superior de Polícia Ostensiva. Somos da Escola Superior de Soldado, que ensina a bater o bumbo no pé direito. Na realidade, é muito mais que isso. É a música que está indo para eles, principalmente a Ordem Unida, que vai fazê-los ser os futuros policiais, esses profissionais brilhantes que temos na instituição. Os senhores ajudam na formação do nosso homem e aí não acaba mais, vai acompanhá-lo durante toda a vida. Também vocês, além de fazer parte do momento importante da Polícia Militar, fazem parte para defender e ajudar a levar um dos principais princípios da Polícia de São Paulo.

A Polícia trabalha muito forte com três princípios, respeito aos direitos humanos, respeito incondicional aos direitos do cidadão, uma forte gestão para que possamos ser mais profissionais, mais técnicos para servir a população e, principalmente, como já foi citado, trabalhar com o policiamento comunitário. Essas aparições do Corpo Musical, essas participações nas solenidades, na retreta que temos lá na frente do QG, hoje, por acaso, nós levamos hoje lá o Secretário de Cultura. Ele viu e ficou encantado com a retreta porque ele foi ao QG exatamente na hora do almoço e viu a nossa Banda tocando para a comunidade.  Isso faz parte do policiamento comunitário e vamos incrementar mais isso ainda na Polícia de São Paulo. Já estamos ajudando um pouco mais na expansão do Corpo Musical, melhorando as instalações e a ideia é multiplicar ainda mais o Corpo Musical pelo interior do Estado, assim como estamos fazendo com o canil e a cavalaria para nos aproximar mais da comunidade.

Outra citação que faço em relação ao Corpo Musical é que ele nos ajuda a levar, hoje, os valores para a nossa comunidade. Precisamos levar valores, seja para nossas comunidades, seja para escolas, principalmente para nossas crianças. Os senhores não imaginam como é fantástico quando tocam o Hino Nacional, o Hino a Bandeira, para que as crianças cantem trazendo o patriotismo, o resgate dos valores que precisamos ter nas escolas, indo ao encontro do que a Polícia Militar faz, que é trabalhar dentro da ética, da moral, dos bons costumes, fazendo com que as pessoas sejam cada vez melhores, se deem cada vez mais entre si e sejam mais solidárias. Parabéns por esse trabalho também que os senhores fazem! 

Por último, gostaria de agradecer ao nosso Deputado Conte Lopes por este reconhecimento, mais uma vez, à nossa instituição. V. Exa. passou pela Polícia Militar e nunca mais deixará de ser, não é?  Tem a segunda pele por baixo, que é a nossa farda. O nosso Gilson Lopes e todos os que passaram por aqui não esquecem e internalizam os momentos bons que passaram na vida. E desses momentos bons fizeram parte também o Corpo Musical, como falaram desde o início: quando bate o bumbo no pé direito e, infelizmente, lá no mausoléu com o toque de silêncio, em determinadas situações. É uma organização fantástica e os senhores ajudam a fazer essa organização ser mais fantástica a cada dia. O que precisarem do Comando Geral para multiplicar esse trabalho valoroso que os senhores fazem pelo Estado todo, terão sempre o nosso apoio.

Parabéns a todos vocês! Parabéns pela homenagem! Eu me orgulho de tê-los como meus comandados do Corpo Musical. Contem sempre com o Comando. Sejam muito felizes e que Deus os abençoe sempre! Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - A postura das senhoras e dos senhores em relação ao Comando da Polícia Militar, aplaudindo de pé, já diz tudo, quem é o Coronel Camilo.

Agora a apresentação da canção do Corpo Musical executada pela Banda, sob a regência do 2º Tenente Músico PM, David Serino da Cruz.

 

                                              ***

 

-              É feita a apresentação musical.

 

                                               ***

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência quer agradecer a presença do Subcomandante Coronel Antão, do Comandante-Geral da Polícia Militar Coronel Camilo, do nosso companheiro Gilson Lopes, dos amigos que se fazem presentes, senhoras e senhores. Estamos no final de uma campanha política e a Casa está voltada para as eleições, os deputados estão nas ruas e poucos se fazem presentes, mas o importante é esta Casa tê-los aqui.

Quero, mais uma vez, agradecer à Assessoria Militar da Casa, que batalhou para a realização desta solenidade, valorizando o trabalho dos senhores. Como foi dito pelo Coronel Antão e também pelo Coronel Camilo, seja na solenidade de posse do governador e dos deputados, seja na nossa entrada na escola de soldado, na escola de sargento, na escola de oficiais, seja nas nossas festas, os senhores estão presentes abrilhantando o evento. Praticamente toda semana temos a bancada da Polícia Militar abrilhantando o trabalho desta Casa. Repito: é uma satisfação tê-los conosco.

Mais uma vez cumprimento o Comandante-Geral Camilo, o Coronel Antão, por esta Instituição maravilhosa que é a Polícia Militar e é importante que a gente saiba disso porque, às vezes, não se dá o devido valor. A gente só vai saber do seu valor no dia em que deixa a Polícia Militar. Poxa vida, como é diferente ser da Polícia Militar. Onde chegamos temos um amigo. Quando precisamos, temos um amigo. O Coronel Camilo trabalhou muito em cima disso, seja nos quartéis, nas companhias, no destacamento. Quando chegar um aposentado, receba com carinho. Foi um trabalho do Coronel Camilo como do Coronel Antão. É importante essa integração. Acredito que seja a única Organização em São Paulo e no Brasil que tenha essa afinidade, que tenha história. A Polícia Militar tem história, o Corpo Musical tem história.

Agradeço a presença de todos. Obrigado. Fiquem com Deus. Um abraço e boa sorte a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita uma saudação musical.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental com a apresentação de três números musicais executados pela Banda Sinfônica, sob a regência do Major Músico PM Renato Maximiano da Silva.

  Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 23 minutos.

 

* * *