1

 

18 DE JUNHO DE 2002

45ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: RAMIRO MEVES, WALTER FELDMAN, PEDRO MORI e LUIZ GONZAGA VIEIRA

 

Secretários: PEDRO MORI, ROQUE BARBIERE e CARLOS SAMPAIO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 18/06/2002 - Sessão 45ª S. EXTRAORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: RAMIRO MEVES/WALTER FELDMAN/PEDRO MORI/LUIZ GONZAGA VIEIRA

 

ORDEM DO DIA

001 - RAMIRO MEVES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - Presidente WALTER FELDMAN

Assume a Presidência. Põe em votação e declara aprovado requerimento de alteração da pauta, de autoria do Deputado Jorge Caruso. Põe em discussão o PL 694/00.

 

003 - JORGE CARUSO

Discute o PL 694/00.

 

004 - JORGE CARUSO

Requer verificação de presença.

 

005 - PEDRO MORI

Assume a Presidência. Acolhe o pedido e determina que seja feita a chamada, que interrompe ao constatar quórum.

 

006 - JORGE CARUSO

Decomum acordo entre as lideranças, pede a suspensão da sessão por 25 minutos.

 

007 - Presidente PEDRO MORI

Acolhe o pedido e suspende a sessão às 19h21min.

 

008 - LUIZ GONZAGA VIEIRA

Assume a Presidência e reabre a sessão às 20h02min.

 

009 - SALVADOR KHURIYEH

Requer mais 10 minutos de suspensão da sessão.

 

010 - Presidente LUIZ GONZAGA VIEIRA

Acolhe o pedido e suspende a sessão às 20h02min.

 

011 - Presidente WALTER FELDMAN

Assume a Presidência e reabre a sessão às 20h12min.

 

012 - JORGE CARUSO

De comum acordo entre as lideranças, requer o levantamento da sessão.

 

013 - Presidente WALTER FELDMAN

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para nova sessão extraordinária, a realizar-se hoje, 60 minutos após o término desta sessão. Levanta a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - RAMIRO MEVES - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Pedro Mori para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - PEDRO MORI - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Walter Feldman.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Srs. Deputados, há sobre a mesa requerimento de inversão de pauta, do nobre Deputado Jorge Caruso, sugerindo que o item 4 passe a vigorar como item 1, e que o item 6 passe a vigorar como item 2.

Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa) Aprovado.

Proposições em regime de urgência - Item 1 - Veto - Discussão e votação - Projeto de lei nº 694, de 2000 (Autógrafo nº 25072), vetado totalmente, de autoria do Deputado Reynaldo de Barros Filho. Impõe restrições à pesca profissional nas águas interiores do Estado. (Artigo 28, § 6º da Constituição do Estado).

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, como requeri a inversão, também estou inscrito para discutir o item 1.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Jorge Caruso, para discutir a favor do veto ao Projeto de lei nº 694, de 2000, pelo tempo regimental.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, este Deputado está inscrito neste primeiro item em que pedimos a inversão, que é o item 4 da pauta e que passou a item 1, porque entendemos que fica difícil haver uma votação pacífica em todos os projetos, independentes de ser bons ou não, que passaremos a discutir e votar nesta Casa até que haja entendimento entre as bancadas.

Desde o ano passado, apresentamos um projeto aqui na Casa pertinente à alteração de um decreto - e nesse decreto consta o Art. 53 - e ele vem correndo na Casa, passando pelas comissões, estando atualmente pronto para a Ordem do Dia. Cinco meses depois deste Deputado apresentar o projeto, o Governador do Estado manifestou ter interesse na matéria e anunciou a mudança do Art. 53, através de um projeto de lei remetido à esta Casa. Feito isso, no mês de julho do ano passado, houve uma série de discussões com o então Secretário do Meio Ambiente, Deputado Ricardo Tripoli - hoje, de volta a esta Casa -, que procedeu uma série de audiências públicas para discutir a matéria. Essa matéria foi aprofundada e, no começo deste ano, o Governador mandou para cá o projeto semelhante ao que eu tinha apresentado, que é o Projeto de lei nº 85, de 2002, que, da mesma forma, hoje se encontra praticamente para ser votado, esperando apenas um congresso de comissões.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, solicito regimentalmente uma verificação de presença.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Pedro Mori.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PSB - O pedido de V.Exa. é regimental. Convido os nobres Deputados Roque Barbiere e Carlos Sampaio, para auxiliarem a Presidência na verificação de presença ora requerida.

 

* * *

 

-         É iniciada a chamada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PSB - Srs. Deputados, a Presidência constata número regimental de Srs. Deputados em plenário, pelo que dá por interrompido o processo de verificação de presença e agradece a colaboração dos nobres Deputados Roque Barbiere e Carlos Sampaio.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por 25 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PSB - Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Jorge Caruso e suspende a sessão por 25 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

            - Suspensa às 19 horas e 21 minutos, a sessão é reaberta às 20 horas e dois minutos, sob a Presidência do Sr. Luiz Gonzaga Vieira.

 

* * *

 

O SR. SALVADOR KHURIYEH - PSB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por mais 10 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ GONZAGA VIEIRA - PSDB - Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Salvador Khuriyeh e suspende a sessão por 10 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 20 horas e dois minutos, a sessão é reaberta às 20 horas e 12 minutos, sob a Presidência do Sr. Walter Feldman.

 

* * *

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Srs. Deputados, esta Presidência convoca V. Exas, nos termos do Art. 100, inciso I, da XI Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Extraordinária, a realizar-se hoje, 60 minutos após o término da presente sessão, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia:

 

* * *

 

- NR - A Ordem do Dia para a 46ª Sessão Extraordinária foi publicada no DA de 19.6.02.

 

* * *

 

Havendo acordo entre as lideranças, a Presidência vai levantar a presente sessão.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

-         Levanta-se a sessão às 20 horas e 18 minutos.

 

* * *