1

 

18 DE JUNHO DE 2002

46ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: WALTER FELDMAN

 

Secretário: EDSON APARECIDO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 18/06/2002 - Sessão 46ª S. EXTRAORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN

 

ORDEM DO DIA

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Põe em votação e declara sem debate aprovados requerimentos, dos Deputados Ramiro Meves e Sidney Beraldo, pedindo, respectivamente, urgência para os PLs 665/01 e 756/01. Anuncia a discussão e votação do PLC 10/02. Informa a existência de emendas à propositura, que retorna ao exame das comissões. Anuncia a discussão e votação do PLC 11/02. Informa a existência de emenda à matéria, que volta às comissões. Põe em votação e declara sem debate aprovado o substitutivo ao PL 112/97, ficando prejudicados o projeto e sua emenda. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 216/99, ficando rejeitado o veto. Anuncia a presença do Prefeito de Avaré, Wagner Bruno. Declara encerrada a discussão do PL 346/99.  Põe em votação a propositura.

 

002 - CLAURY ALVES SILVA

Encaminha a votação do PL 346/99 pelo PTB.

 

003 - DUARTE NOGUEIRA

Encaminha a votação do PL 346/99 pela Liderança do Governo.

 

004 - EDSON APARECIDO

Encaminha a votação do PL 346/99 pelo PSDB.

 

005 - PEDRO MORI

Encaminha a votação do PL 346/99 pelo PSB.

 

006 - ANTONIO SALIM CURIATI

Encaminha a votação do PL 346/99 pelo PPB.

 

007 - Presidente WALTER FELDMAN

Põe em votação e declara aprovado o PL 346/99. Discorre sobre a importância da matéria e de outros projetos correlatos. Anuncia a discussão e votação do PL 999/99. Informa a existência de emenda de plenário à matéria, que retorna às Comissões. Põe em votação e declara sem debate aprovado o substitutivo ao PL 641/00, ficando prejudicado o projeto. Cumprimenta e agradece o trabalho de diversas entidades que apóiam os portadores do vírus HIV.

 

008 - ROBERTO GOUVEIA

Como autor do PL 999/99, discorre sobre a evolução do tratamento e combate à Aids no País e no Estado.

 

009 - Presidente WALTER FELDMAN

Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 214/01.

 

010 - LUIS CARLOS GONDIM

Expressa sua satisfação com a aprovação do PL 214/01.

 

011 - SIDNEY BERALDO

Soma-se à manifestação do Deputado Luís Carlos Gondim.

 

012 - NABI CHEDID

Fala sobre a importância de PLs como o 214/01.

 

013 - Presidente WALTER FELDMAN

Recebe as manifestações e discorre sobre o deliberado. Anuncia a discussão e votação do PL 742/01. Informa a existência de substitutivo à matéria, que retorna ao exame das comissões. Põe em votação e declara sem debate aprovado o substitutivo ao PL 56/02, ficando prejudicado o projeto.

 

014 - RENATO SIMÕES

Declara o voto contrário do PT.

 

015 - Presidente WALTER FELDMAN

Registra a manifestação. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 571/99. Declara encerrada a discussão do PL 959/99.

 

016 - Presidente WALTER FELDMAN

Põe em votação e declara aprovado o PL 959/99, salvo emenda. Põe em votação e declara aprovada a referida emenda ao PL 959/99.

 

017 - GILBERTO NASCIMENTO

Registra seu voto contrário ao PL 959/99.

 

018 - Presidente WALTER FELDMAN

Registra a manifestação do Deputado Gilberto Nascimento. Declara encerrada a discussão do PL 142/00. Põe em votação e declara aprovado requerimento de método de votação do Deputado José Augusto, à propositura. Põe em votação e declara aprovado o PL 142/00, salvo partes destacadas. Põe em votação e declara rejeitadas as expressões destacadas do artigo 1º do PL 142/00. Põe em votação e declara rejeitadas as expressões destacadas do artigo 2º. Põe em votação e declara sem debate aprovado o substitutivo ao PL 404/00, ficando prejudicado o projeto. Anuncia a discussão e votação, em 1º turno, do PR 30/01. Informa a existência de emenda à matéria, que retorna às comissões. Anuncia a discussão e votação, em 1º turno, do PR 31/01. Informa a existência de emenda à propositura, que volta às Comissões. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Edson aparecido para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - EDSON APARECIDO - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Srs. Deputados, Proposições em regime de urgência.

Há sobre a mesa duas solicitações de regime de urgência, uma do nobre Deputado Ramiro Meves, outra do nobre Deputado Sidney Beraldo. A primeira solicitando regime de urgência ao projeto de Lei 665/2001, de autoria do próprio, que institui a política estadual de educação ambiental.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

A segunda, do nobre Deputado Sidney Beraldo, Projeto de lei 756/2001 de autoria do nobre Deputado Celino Cardoso, exclui da Área de Proteção Ambiental, área territorial, no Município de Arujá.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 1 - Discussão e votação do Projeto de lei Complementar nº 10, de 2002, de autoria do Sr. Governador. Institui Bônus Gestão às classes de suporte pedagógico do Quadro do Magistério. Com 19 emendas. Parecer nº 916, de 2002, do Congresso das Comissões de Justiça, de Educação e de Finanças, favorável ao projeto e contrário às emendas.

Há sobre a mesa emenda do nobre Deputado Carlinhos Almeida, portanto fica adiada a discussão e votação da matéria, que volta às Comissões.

Item 2 - Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 11, de 2002, de autoria do Sr. Governador. Concede o Bônus Mérito, referente ao ano em curso, às classes de docentes que exercem suas funções nas unidades escolares e órgãos da estrutura básica da Secretaria da Educação. Com 18 emendas. Parecer nº 915, de 2002, do Congresso das Comissões de Justiça, de Educação e de Finanças, favorável ao projeto e contrário às emendas.

Há sobre a mesa emenda do nobre Deputado Carlinhos Almeida, portanto fica adiada a discussão e votação da matéria, que volta às Comissões.

Item 3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 112, de 1997, de autoria do Deputado Vitor Sapienza. Dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de detectores de metais em todas as portas ou vias de acesso nos estabelecimentos comerciais que especifica. Com emenda. Pareceres s/nº da Comissão de Justiça, cf. ata de 13/8/97 e 330, de 2000, de relator especial pela Comissão de Segurança Pública, favoráveis ao projeto e à emenda. Parecer nº 331, de 2000, de relator especial pela Comissão de Finanças, favorável, com substitutivo e contrário à emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo de relator especial pela Comissão de Finanças. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Prejudicado o projeto e a emenda.

Item 4 - Veto - Discussão e votação - Projeto de lei nº 216, de 1999, (Autógrafo nº 24871), vetado totalmente, de autoria do Deputado Campos Machado. Transforma em estância turística o Município de Avaré. (Artigo 28, § 6º da Constituição do Estado).

Em discussão. Para discutir, tem a palavra o nobre Deputado Jorge Caruso. Sua Excelência desiste. Para discutir, tem a palavra o nobre Deputado Marquinho Tortorello. Sua Excelência desiste. Para discutir, tem a palavra a nobre Deputada Rosmary Corrêa. Sua Excelência desiste. Está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo com o projeto e contrários ao veto queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto, rejeitado o veto.

A Presidência tem a grata satisfação de anunciar a presença do Prefeito de Avaré Wagner Bruno. (Palmas.)

Item 5 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 346, de 1999, de autoria do Deputado Antonio Salim Curiati. Transforma em estância turística o Município de Piraju. Pareceres nºs 912 e 913, de 2002, de relatores especiais, respectivamente, pelas Comissões de Justiça e de Esportes, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação.

 

O SR. CLAURY ALVES SILVA - PTB - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pelo PTB.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Claury Alves Silva, para encaminhar a votação em nome do PTB.

 

O SR. CLAURY ALVES SILVA - PTB - Sr. Presidente, quero deixar o voto do PTB favorável ao reconhecimento de Piraju, que historicamente é uma cidade turística. Quero cumprimentar o Prefeito de Piraju e em especial o autor do projeto Deputado Antônio Salim Curiati, que vem lutando de há muito tempo para que Piraju pudesse ser transformada em estância turística. A região de Ourinhos fica engrandecida com o fato de a Assembléia Legislativa nesta noite aprovar este projeto de lei transformando Piraju em estância turística.

Parabéns Maurício. Que leve à nossa cidade co-irmã a nossa alegria e a nossa satisfação por este feito. Parabéns Deputado Antônio Salim Curiati pelo empenho para fazer de Piraju uma estância turística.

Quero ainda aproveitar a oportunidade para cumprimentar o Prefeito de Avaré, Wagner Bruno. Tenho certeza de que Avaré e Piraju estão em festa, porque este era um desejo da população de muitos e muitos anos. Que Deus abençoe vocês na realização do trabalho em benefício da população de Piraju e Avaré. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Continua em votação.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA PSDB - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pela Liderança do Governo.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Duarte Nogueira, para encaminhar a votação em nome da Liderança do Governo.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, quero aproveitar este encaminhamento para registrar a nossa alegria por poder ver três matérias na pauta dos trabalhos de hoje, dentre outras, que tratam da criação de estâncias turísticas no nosso Estado, respectivamente os Municípios de Avaré, Piraju e São Luiz do Paraitinga.

A aprovação na noite de hoje só foi possível pelo entendimento havido entre os partidos desta Casa, com uma nuance especial no que tange ao Município de Avaré, projeto da lavra do nobre Deputado Campos Machado, com mérito reconhecido por toda esta Casa, mas que por força de dispositivos legais obrigaram S.Exa. o Governador Geraldo Alckmin a apor, com toda certeza contrariamente à sua vontade pessoal, o veto a esta matéria.

Duas semanas atrás o Governador esteve em Avaré para atividades administrativas, quando anunciou investimentos naquele município e tivemos oportunidade de ouvir do próprio Governador Geraldo Alckmin do palanque que tão logo a Assembléia recebesse as informações do Departamento de Apoio às Estâncias - Dade - e apreciasse este veto, ele iria promulgá-lo como compromisso e mais do que isso, como apreço, respeito e reconhecimento da potencialidade turística daquela cidade.

Foram extremamente felizes as tratativas dos Deputados proponentes destas matérias, o nobre Deputado Campos Machado e o nobre Deputado Antônio Salim Curiati no que se refere a Piraju e o nobre Deputado Sidney Beraldo, Líder da Bancada do PSDB, no que tange ao Município de São Luiz do Paraitinga, porque estes três municípios receberam o parecer favorável do Dade.

Agora estas matérias seguirão uma para promulgação e as outras para sanção do Sr. Governador para regozijo do Poder Legislativo, ampliando assim o potencial de desenvolvimento do nosso Estado, gerando mais empregos e mais do que isso: reconhecendo com justiça o esforço e o zelo dos Prefeitos, dos vereadores, de cada uma das comunidades que de maneira muito democrática e participativa envolveram cada Deputado, cada líder desta Casa para que na noite de hoje pudéssemos deliberar favoravelmente à criação destas novas estâncias turísticas.

Quero parabenizar também, Sr. Presidente, V.Exa., porque nos meus quase oito anos nesta Casa desconheço o fato de numa mesma noite, numa mesma sessão, apreciarmos e votarmos três matérias desta grandeza. Parabéns a V.Exa. e a todos os Deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Continua em votação.

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pela Bancada do PSDB.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Edson Aparecido, para encaminhar a votação pela Bancada do PSDB.

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, senhores Prefeitos, quero também manifestar a alegria da Bancada do PSDB, que de forma unânime se colocou favorável ao pleito de dois municípios que reconhecidamente dispunham de todos os pareceres técnicos - que aqui muito bem não só o nobre Deputado Claury Alves Silva, mas também o nobre Deputado Duarte Nogueira, Líder do Governo, colocaram - para a concretização do sonho de se transformarem em estâncias turísticas.

Havia o compromisso público do Sr. Governador não só de concordar com a derrubada do veto no que tange ao projeto do nobre Deputado Campos Machado em relação ao Município de Avaré, luta de há muito tempo encampada pelo nobre Deputado Antônio Salim Curiati, como também em relação ao Município de Piraju.

O projeto do Deputado Antônio Salim Curiati teve o apoio não só de toda Bancada do PSDB, porque vai ao encontro da realidade deste município, como teve nas discussões técnicas do Condephaat e Dade absoluta concordância na sua transformação em estância turística. Portanto, a Assembléia hoje reconhece nestes dois municípios a possibilidade de transformar o turismo numa fonte de geração de renda e emprego.

Todos sabem que o turismo é uma das atividades econômicas que de forma mais rápida pode empregar e hoje o desafio do emprego é algo que supera as eventuais diferenças partidárias. Portanto, parabenizo não só os Prefeitos de Avaré e Piraju, o Prefeito Maurício e o Prefeito Bruno, como também os autores dos projetos, Deputados Campos Machado e Antônio Salim Curiati, dizendo que nós, da Bancada do PSDB, colocamo-nos desde o primeiro momento favoráveis ao encaminhamento destes três pleitos, que cumpriam todos os requisitos técnicos exigidos pela legislação.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Continua em votação.

 

O SR. PEDRO MORI - PSB - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pela Bancada do PSB.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Mori, para encaminhar a votação pela Bancada do PSB.

 

O SR. PEDRO MORI - PSB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, primeiramente gostaria de saudar os Prefeitos dos três municípios, especialmente o do carro chefe desse embalo que foi a cidade de Avaré administrada pelo Prefeito Wagner Bruno, membro do PSB. Mas sem dúvida nenhuma os outros municípios também fazem jus a essa conquista. Quero também cumprimentar os Deputados pelo empenho na aprovação dos projetos. Portanto, o Partido Socialista Brasileiro se sente integrado, nesta noite, nesta ação.

Cumprimento ainda, Sr. Presidente, o trabalho que V.Exa. vem conduzindo nesta Casa, com tolerância, com paciência para que tudo aconteça de maneira saudável. O mesmo faço em relação ao PCdoB, PDT, PMDB, PRP, PSD, PV, PL, PPB, PPS, PSB, PSDB, PT e PTB, até porque isso foi um acordo patrocinado pelos senhores Deputados, pois todos entenderam da necessidade da aprovação destes projetos nesta noite. Portanto todas as bancadas, de maneira inteligente, sábia e coerente, lutaram pela aprovação desses três projetos.

Quero cumprimentar, mais uma vez, V.Exa., Sr. Presidente, pelo grande desempenho na liderança deste Parlamento. Espero que este processo possa continuar para que possamos terminar este semestre com muita honra e muito orgulho pelo voto que obtivemos nas urnas.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Continua em votação.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pela Bancada do PPB.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Antônio Salim Curiati, para encaminhar a votação pela Bancada do PPB.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Sr. Presidente, nobres Srs. Deputados, gostaria de manifestar-lhes neste momento minha inteira gratidão. Gratidão a esta Casa, especificamente a V. Exa., Sr. Presidente, que, com carinho, procurou atender as pretensões do Deputado Campos Machado - que é um grande líder, e também ao Deputado Edson Aparecido, que se propôs a ajudar o nosso projeto para a cidade de Piraju.

Fico muito satisfeito com o resultado obtido. Avaré precisava de algo mais. Como o Executivo não lhe havia oferecido nada, hoje teve a oportunidade de fazê-lo. Sem querer desmerecer nenhuma região, Avaré é a mais qualificada do Estado de São Paulo para o turismo. Não só Avaré, não só Piraju, como as outras cidades da região. Esse local é privilegiado, porque no circuito das estâncias turísticas - também aprovado por esta Casa -, as cidades banhadas pela represa do Jurumirim oferecem reais condições para que haja um movimento muito grande com relação ao desenvolvimento do turismo. Recentemente, na cidade de Piraju, o Prefeito Maurício proporcionou à população local e da região um encontro náutico da melhor qualidade.

Nobre Presidente e Srs. Deputados, quando falamos de Jurumirim, é preciso lembrar que o primeiro projeto ecológico do Estado de São Paulo, grandioso, qualificado, foi o que impediu a poluição dessa represa. O Governador da época era Paulo Maluf. O resultado do trabalho desenvolvido nessa ocasião impediu que a famosa multinacional Braskraft poluísse essa represa.

Fica aqui, Sr. Presidente, nobres Srs. Deputados, o registro sério e verídico do que aconteceu nessa região. Quero cumprimentar o Prefeito da cidade de Piraju, Dr. Maurício, pelo seu dinamismo e esforço, secundado pelo Prefeito de Avaré, Vagner Bruno, e pelo seu assessor de turismo, que está muito entusiasmado com os resultados, Sr. Silvano Porto.

Acho que tudo isso faz com que tenhamos certeza de que o nosso trabalho - não do Deputado Curiati, mas o trabalho desta Casa , como um todo, seja considerado e respeitado. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Encerrada a discussão, vamos à votação. Os Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Gostaria de cumprimentar Maurício de Oliveira Pinterich. Sei de seu esforço, seu sacrifício. Várias vezes aqui esteve para conversar com os Srs. Deputados, com sua elegância, com seu jeito muito tranqüilo de ser.

Quero dizer das pressões democráticas que tivemos, particularmente, do Deputado Curiati - autor do projeto - do Deputado Campos Machado, do Deputado Nabi Abi Chedid, que, na verdade, foi um dos que concebeu, na Constituição, a questão do tratamento especial em relação às estâncias turísticas. A pressão que tivemos, também sempre muito elegante, do Deputado Edson Aparecido e de uma pessoa que não está aqui, a Deputada Zulaiê Cobra Ribeiro, que é de Piraju e que nos pedia periodicamente a aprovação desta matéria.

Queria aproveitar, Maurício e Srs. Deputados, para dizer que esse é um processo aparentemente fácil. Chegamos a uma sessão, em alguns segundos com algumas manifestações, não há verificação de presença, o projeto é aprovado. Mas só os Deputados - e particularmente os interessados - sabem o exaustivo trabalho que existe nos bastidores para que essa situação seja colocada numa Sessão Extraordinária, com acordo de todos, sem resistência, sem obstrução, uma aprovação consensual. Aí se vê a dificuldade de o cidadão entender como se dá o processo democrático e construção de uma situação tão tranqüila, como aparentemente está surgindo neste momento.

Da mesma forma, os outros projetos. Aprovaremos agora São Luiz do Paraitinga. Como disse o Deputado Duarte Nogueira, não é fácil aprovação de uma estância, quanto mais de três estâncias turísticas. Isso movimenta interesses das outras estâncias, existe uma mobilização de recursos, uma alteração orçamentária. Isso dá características adicionais ao trabalho de sobrevivência, de luta, de ampliação do valor agregado que as cidades hoje têm na prestação de seus serviços. Ou seja, isso significa muito, não apenas para o Prefeito, para os Vereadores, para os moradores, mas para nós paulistas, que queremos um Estado mais aberto, mais desenvolvimentista, mais progressista e mais atraente, do ponto de vista da realização de conferências, de congressos, de seminários e de atração turística senso lato.

Da mesma forma, não vou fazer outras manifestações, mas quero dizer que os outros projetos que aqui serão aprovados têm a mesma característica. E essa não é uma questão numérica. Os projetos aqui colocados não dizem respeito apenas - única e exclusivamente - ao atendimento de um ou outro partido caracterizado proporcionalmente. Porque aqui existem diferenças muito grandes. Há partidos de 24 Deputados, de 2 Deputados, de 1 Deputado. Essa é uma construção política. Por isso, a política é um instrumento coletivo, democrático, aberto, transparente e que merece muita paciência, muita determinação e muito envolvimento.

Quero cumprimentar o Maurício, o Vagner Bruno, o Prefeito de São Luiz do Paraitinga. E queremos saudar a Assembléia - como disse o Deputado Pedro Mori - pelo esforço de todos os partidos para que essa construção tão complexa pudesse levar ao resultado desta noite. Parabéns Maurício, sucesso com esse novo instrumento de ação que você tem agora na sua gestão. (Palmas.)

Bem, vamos ao item seguinte da pauta. Item 6 - Discussão e votação - Projeto de Lei nº 999, de 1999, de autoria do Deputado Arnaldo Jardim. Dispõe sobre o Programa de Habitação Social do Estado de São Paulo - Prohab. Pareceres nºs 2071 e 2072, de 2000, respectivamente, da Comissão de Justiça e do Congresso das Comissões de Promoção Social e de Finanças, favoráveis.

Há sobre a mesa várias emendas, assinadas pelo Deputado Arnaldo Jardim. Portanto, discussão e votação adiadas. Volta às Comissões.

Item 7 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 641, de 2000, de autoria do Deputado Roberto Gouveia. Veda qualquer forma de discriminação a portadores do vírus HIV ou a pessoas com Aids, na administração pública direta, indireta e fundacional. Pareceres nºs 909 e 910, de 2001, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Administração Pública, favoráveis. Com requerimento de audiência da Comissão de Saúde. Parecer nº 125, de 2002, de relator especial pela Comissão de Saúde, favorável, com substitutivo.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo de Relator Especial pela Comissão de Saúde. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o substitutivo, prejudicado o projeto.

Gostaria de cumprimentar as seguintes entidades: o Fórum de ONG Aids do Estado de São Paulo - entidade que congrega 147 ONGs, que trabalham no apoio aos portadores do vírus HIV; o GIV, Grupo de Incentivo à Vida; o Cefran, Centro Franciscano de Luta contra a Aids; o Projeto Esperança Ipiranga Lutando pela Vida; a Aliv, Associação Aliança pela Vida; a Ouvidoria do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids; o SindSaúde; a Coordenação Estadual DST/Aids; a Secretaria Estadual de Saúde; o Instituto Oiet, Direito, Integração, Educação e Terapêutica em Saúde e Cidadania. Todos eles tiveram papel importantíssimo na aprovação dessa matéria.

Quero registrar aqui também a paciência e a elegância do Deputado Roberto Gouveia que, além de autor, sabe como poucos entender o movimento e a pulsação da Assembléia para, no momento adequado, apresentar o seu projeto. Peço ao Deputado Roberto Gouveia que se manifeste a respeito dessa extraordinária aprovação, novamente colocando o Estado de São Paulo à frente da luta contra a Aids.

 

O SR. ROBERTO GOUVEIA - PT - Muito obrigado, Sr. Presidente, que tem colocado esta Assembléia num outro patamar, o que nos alegra e realiza. O Deputado Walter Feldman tem conseguido superar barreiras e como verdadeiro maestro, no nosso colégio de líderes, também vem demonstrando maturidade, nos ajudando a mostrar o papel e a importância do parlamento no nosso Estado e no nosso País.

Temos conquistado muitos avanços no Brasil em relação ao combate a essa verdadeira pandemia. Devemos essa conquista à organização da sociedade civil, às organizações não-governamentais e a todos que estão aqui presentes, que nos impulsionam e que são a maior razão do nosso processo de debate, de organização e agora de elaboração e aprovação desse projeto de lei que foi construído a centenas de mãos, com participação, em primeiro lugar, das ONGs, que estão aqui presentes, do Ministério Público, do Ministério do Trabalho, da Delegacia Regional do Trabalho, da Secretaria Estadual de Saúde, dos técnicos desta Casa, de todos os nossos assessores, das comissões, uma vez que esse projeto passou por todas as comissões com pareceres favoráveis.

E num determinado momento a conjuntura também demonstrou a todos nós, à nossa própria vida, que esse projeto era necessário, a partir de notícias, de constatações, de verdadeiros absurdos. Na própria reunião com V.Exa., a representação da própria Secretaria de Estado da Saúde fez eco a todos os aspectos levantados pelas ONGs, demonstrando que uma série de processos que ocorrem por este Estado afora demonstram a necessidade de uma lei ordinária, específica, em relação a esta questão.

Não queria fazer uso da palavra, não é de praxe, temos um acordo. Mas queria, do fundo do coração, agradecer o empenho, a sensibilidade de todos os companheiros e companheiras, Deputados desta Casa, principalmente dos líderes. Aliás, este projeto já estava pautado em outras sessões, mas não era o momento, porque esta Casa necessita de um amplo entendimento; uma lei como esta vale para gerações, não é uma lei para valer amanhã ou depois. E neste sentido começamos uma nova batalha. Tenho certeza de que, como nas outras leis, o nosso Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Walter Feldman, assim como os líderes de bancada vão nos ajudar, mais do que nunca, a conseguir a sanção do Governador. Não tenho dúvida, ainda na primeira quinzena de julho nos sentiremos extremamente vitoriosos como estamos nesta noite, com a sanção integral desta lei.

Temos todas as condições para conseguir de fato brindar o povo de São Paulo e do Brasil, porque esta lei é pioneira e vai nos ajudar, nos outros Estados, a enfrentar esse aspecto lamentável que ainda acontece por ignorância, por má-fé, por preconceito, que acaba levando a um processo pior de perda de auto-estima, de vontade de viver, o que muitas vezes decreta a morte de cidadãos, homens e mulheres, que poderiam ter apoio, porque quem luta para vencer essa doença, em primeiro lugar, tem de ter vontade de viver. E para isso precisa se sentir acolhido, ter convivência e ter um processo de recuperação, de reconhecimento da sua cidadania. Não podemos criar legiões e legiões de excluídos.

Então, neste sentido, acho que esse projeto nos ajuda muito a enfrentar essa pandemia, a lutar e, de uma vez por todas, a derrotar os preconceitos e a perseguição que temos em relação às minorias, em relação àqueles que são portadores de doenças como a Aids.

Muito obrigado e quero dizer o seguinte: sinto-me, mais uma vez, orgulhoso de poder contribuir com o povo e de ser Deputado nesta Casa de Leis. (Manifestação nas galerias)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Parabéns ao Deputado Roberto Gouveia, parabéns a todos os profissionais da área da saúde e representantes da sociedade civil. A luta contra a Aids, pela vida, não seria possível se nela somente estivessem empenhados os órgãos públicos e as sociedades estatais. A sociedade civil tem um papel determinante e, em homenagem a ela, aprovamos este projeto. Parabéns a todos vocês. (Manifestação nas galerias)

Item 8 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 214, de 2001, de autoria do Deputado Sidney Beraldo. Transforma em estância turística o Município de São Luiz do Paraitinga. Pareceres nºs 910 e 911, de 2002, de relatores especiais, respectivamente, pelas Comissões de Justiça e de Esportes, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que forem favoráveis ao projeto, queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaríamos aqui de parabenizar toda a população de São Luiz do Paraitinga, o Prefeito Danilo José Toledo, em especial a felicidade que teve do Deputado Sidney Beraldo, que apresentou esse projeto.

Quem conhece São Luiz do Paraitinga, sabe que é uma cidade de estilo rústico, colonial, uma cidade que tem um folclore intenso. E nós que convivemos naquela cidade estamos muito contentes de ter esse projeto aprovado. Parabéns ao Deputado Sidney Beraldo, que apresentou o projeto e parabéns a toda a Assembléia Legislativa. Estamos muito contentes, estamos irmanados com toda a população de São Luiz do Paraitinga e com o Prefeito Danilo José Toledo.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Sr. Presidente, como autor do projeto, quero registrar a honra de, sob a Presidência de V.Exa., termos aprovado este projeto. Quero cumprimentar V.Exa. e todos os Deputados desta Casa. Foi uma luta que durou algum tempo. O atual Governador Geraldo Alckmin, quando passou por esta Casa, quando Deputado Estadual, já havia se manifestado através de uma iniciativa igual: aprovar a transformação de São Luiz do Paraitinga numa estância turística.

E depois desse tempo todo, depois de uma luta enorme e ao longo desse tempo, especialmente do Prefeito - nós queríamos registrar também o trabalho extraordinário feito pelo Prefeito Danilo -, e também da iniciativa do Secretário Marcos Mendonça que, por ser Secretário da Cultura, conhece bem aquela cidade. Ele fez um trabalho de levantamento da importância histórica desta cidade, o que fundamentou e agilizou para que nós pudéssemos ter uma manifestação rápida também do Dade, a quem nós cumprimentamos os técnicos, de forma que hoje, sem dúvida, esta Casa toma uma iniciativa muito importante, transformando São Luiz do Paraitinga numa estância. A partir deste momento, aquela cidade terá condições de ter uma participação dos recursos específicos, para que ela possa, cada vez mais, se fortalecer nesta área do turismo, e nós sabemos da importância que o turismo tem para a geração de empregos, e cada vez mais a nossa cidade e o nosso Estado vai se fortalecendo nesta questão.

Também quero registrar os agradecimentos às palavras do Deputado Luiz Carlos Gondim, e também ao empenho do Deputado Nabi Chedid, que é um representante desta área de turismo, e desde o primeiro momento, quando demos início a este projeto, o Deputado Nabi foi um entusiasta, e contribuiu muito para que nós pudéssemos estar aqui hoje.

Da mesma forma, o Deputado Carlinhos de Almeida, que é daquela região, também se empenhou, fazendo um requerimento de urgência para que nós pudéssemos agilizar a aprovação do projeto. Também agradeço ao Deputado Campos Machado, que trabalhou junto com a sua bancada. Enfim, uma ação desta, não se faz sozinho. Na Assembléia, as decisões são coletivas, e por isso agradecemos a todos os companheiros que nos ajudaram nesta tarefa. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Eu queria cumprimentar o Deputado Sidney Beraldo, sei do seu esforço, da sua paciência, e queria que V.Exa. desculpasse esse seu liderado quando extrapola das suas funções como Presidente. Quero expressar a nossa admiração especial por V.Exa., um homem digno e que merece todo o nosso reconhecimento. Muito obrigado, Deputado Sidney Beraldo e parabéns pela aprovação do projeto.

 

O SR. NABI CHEDID - PSD - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, eu não poderia silenciar nesta noite. Eu fico feliz porque eu sou daqueles Deputados que defendem intransigentemente uma postura legalista e constitucional desta Casa. Eu, que venho lutando para que matérias inconstitucionais não sejam aprovadas, e quando isso acontece, nós sofremos com a avalanche de vetos do Sr. Governador que, às vezes, muito contra sua vontade é obrigado a fazê-los, por imposição do juramento que fez quando assumiu o Governo, que é respeitar a Constituição.

Estou muito feliz. Por quê? São três estâncias, e na área em que atuo, porque como V.Exa. disse há pouco, foram aprovados outros projetos, especialmente os de Piraju e de Avaré, é fomos nós que realmente criamos condições na Constituição de 89 para que as estâncias pudessem ter esses recursos.

No ano passado, assisti a uma avalanche de criação de estâncias aprovadas pela Assembléia, sendo promulgada apenas uma porque tinha passado pelo Condephaat e pelo Dade; as outras foram vetadas. E hoje, a Assembléia, através de seu colégio de líderes, sob o comando de V.Exa., entendeu que a Casa deveria realmente respeitar uma legislação que existe, e que as cidades que pretendam ser estâncias têm que cumprir determinadas exigências. E é realmente o que aconteceu hoje: estamos aprovando três estâncias, que têm pareceres do Condephaat e do Dade. Essas estâncias, eu tenho certeza que o Governador vai promulgar. O Governador, a contragosto, teve que vetar algumas estâncias no final do ano passado. Mas repito, para cumprir a Constituição deste Estado, que ele jurou cumprir.

Fico feliz, Sr. Presidente. A Casa, sob o seu comando, toma uma linha que realmente merece respeito e engrandece o Poder Legislativo. Nós temos que aprovar esses projetos quando eles chegarem redondos, perfeitos, acabados, porque há municípios em que, às vezes, o Dade pede para que se manifestem, para que atendam as exigências. Mas ou eles retardam, ou não fazem, porque às vezes têm receio de que o projeto não seja aprovado pelo Dade. Nós aprovamos uma lei aqui, um projeto de lei, e que determina um prazo para o Dade, e que foi vetado pelo Sr. Governador. Nós entendemos que é preciso realmente ter um prazo, porque não pode se dilatar por dois, três anos uma manifestação do Dade, mas também o Dade deve ser respaldado, quando as Prefeituras não atenderem essas exigências, no sentido dele se manifestar, comunicando a esta Casa, com respeito a esta Casa.

Sr. Presidente, o Poder Legislativo se engrandece hoje! Quero cumprimentá-lo, quero cumprimentar o Deputado Sidney Beraldo, autor do projeto, que não se preocupou, em nenhum instante, em apressar a sua votação. Sabia que o município tinha alguns problemas para serem equacionados. O Prefeito Danilo, que queria fazê-lo, correu, atendeu, lutou, quase que semanalmente vinha a esta Casa e cumpriu as exigências. É isso que o Poder Legislativo tem que fazer.

Parabéns, Deputado Sidney Beraldo, parabéns Sr. Presidente, parabéns a esta Casa. Estou orgulhoso. Sou homem das estâncias, sim. E quando vejo que é aprovada uma estância, porque realmente ela merece, atende às exigências e tem recursos para isto, eu fico orgulhoso. Nós temos um projeto nesta Casa, Sr. Presidente, da Agência de Turismo, que vai dar condições para que realmente esse Estado tenha um potencial turístico muito grande. E é preciso apressá-lo, Sr. Presidente, se não ele vai ficar para o segundo semestre, quando haverá eleições, ou vai ficar para o final do ano. É um projeto muito importante para o Estado. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Deputado Nabi Chedid, nós queremos, em nome de todos Deputados, cumprimentá-lo pela sua história na luta em defesa das estâncias e do turismo no Estado de São Paulo. É de sua lavra, na Constituição, a destinação especial de recursos para este setor.

Nós sabemos que hoje, no mundo, o turismo tem um papel estratégico no desenvolvimento econômico, uma atividade que gera emprego e renda, gera lazer, gera cultura, gera atividade humana; não apenas atividades de caráter produtivo. E temos V.Exa. como um verdadeiro sensor daquilo que deve ser adequado na tramitação de projetos com essas características.

Sei da sua insistência e sei também da postura do Deputado Duarte Nogueira no sentido de aprovarmos apenas aqueles que tenham aprovação por parte do Dade, mas também discordamos de uma posição do Executivo, no sentido de impedir que a Assembléia dê um tempo para que o Dade se manifeste a respeito das estâncias. E esse é o projeto do Deputado Sidney Beraldo. Manifestei essa posição na Assembléia hoje, na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e tive por parte do Secretário Adjunto, Dr. Massambani, uma visão muito semelhante da nossa.

Talvez possamos fazer alguma adaptação em relação ao projeto original, mas nós não podemos ficar pendentes de uma posição do Dade, que pode demorar vários anos, prejudicando portanto, a instalação de novas estâncias que merecem esse adjetivo. Quero cumprimentá-lo e agradecê-lo pela orientação. Vossa Excelência é um decano não apenas no tempo, mas também no acúmulo de experiência, de sabedoria; oriente-nos sempre.

9 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 742, de 2001, de autoria do Deputado Wadih Helú. Dispõe sobre a extinção total ou parcial de débitos inscritos na Dívida Ativa e ajuizados ou não até a data de promulgação desta lei. Pareceres nºs 810, 811 e 812, de 2002, de relatores especiais, respectivamente, pelas Comissões de Justiça, de Economia e de Finanças, favoráveis.

Há sobre a mesa um substitutivo, com número regimental de assinaturas dos Srs. Deputados, ficando adiada a discussão e votação. O projeto volta às comissões.

10 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 56, de 2002, de autoria do Deputado Roque Barbiere. Autoriza as associações ou conjuntos de moradores a dotarem seus imóveis com sistema de segurança privada. Parecer nº 898, de 2002, do Congresso das Comissões de Justiça e de Segurança Pública, favorável com substitutivo.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o substitutivo apresentando pelo Congresso de Comissões. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado o substitutivo, prejudicado o projeto.

 

O SR. RENATO SIMÕES - PT - Sr. Presidente, para declarar o voto contrário da bancada do PT a este projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

Proposições em regime de tramitação ordinária - 1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 571, de 1999, de autoria da Deputada Edir Sales. Dispõe sobre a obrigatoriedade de incluir mensagem que eduque o consumidor quanto aos males do alcoolismo, em menus, cardápios ou cartas que sirvam de veículo para venda de bebidas alcoólicas. Pareceres nºs 218 e 219, de 2000, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Saúde, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

2 - Discussão e votação - Projeto de Lei nº 959, de 1999, de autoria do Deputado Jorge Caruso. Institui o Pólo Turístico das Cidades Religiosas. Com emenda. Pareceres nºs 1246, 1247 e 1248, de 2001, respectivamente, das Comissões de Justiça, de Esportes e Turismo e de Finanças, favoráveis ao projeto e à emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o projeto, salvo emenda. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Sr. Presidente, gostaria de deixar registrado o meu voto contrário a este projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência registra a manifestação contrária do Deputado Gilberto Nascimento.

3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 142, de 2000, de autoria do Deputado Eli Corrêa Filho. Institui o Selo Trabalho Infantil a ser conferido às empresas, empresas de pequeno porte e microempresas que não empregam crianças e adolescentes. Pareceres nºs 1707, 1708 e 1709, de 2000, respectivamente, das Comissões de Justiça, de Relações do Trabalho e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Sobre a mesa roteiro do Deputado José Augusto. Em votação o roteiro. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 1 - O projeto, salvo partes destacadas.

Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto, salvo parte destacada.

Item 2 - As expressões “adolescentes “ constantes da emenda, bem como do artigo 1º.

Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas as expressões “adolescentes”.

Item 3 - As expressões “ou adolescentes”, constantes no art. 2º do projeto. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas as expressões “ou adolescentes”.

4 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 404, de 2000, de autoria do Deputado Pedro Mori. Dispõe sobre autorização para aplicação de exames médicos e psicotécnicos para fins de habilitação. Parecer nº 726, de 2001, da Comissão de Justiça, favorável. Parecer nº 727, de 2001, da Comissão de Segurança Pública, favorável, com substitutivo.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o substitutivo apresentado pela Comissão de Segurança Pública. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado o substitutivo, prejudicado o projeto.

5 - Discussão e votação, em 1º turno - Projeto de resolução nº 30, de 2001, de autoria da Mesa. Dispõe sobre modificação de dispositivos regimentais sobre contratos irregulares, requerimento de informação e solicitação de inspeção e de auditoria ao Tribunal de Contas.

Sobre a mesa emenda do nobre Deputado Nabi Chedid, líder do PSD. Portanto, adiada a discussão e votação. O projeto volta às comissões.

6 - Discussão e votação, em 1º turno - Projeto de resolução nº 31, de 2001, de autoria da Mesa. Cria a Comissão Permanente de Legislação Participativa e dispõe sobre a participação da sociedade civil.

Sobre a mesa uma emenda, com número regimental de assinaturas dos Srs. Deputados. Ficando adiada a discussão e votação. O projeto volta às comissões.

Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece a contribuição, a colaboração, o apoio, o discernimento, a postura de todos os Srs. Deputados.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 16 minutos.

 

* * *