1

 

15 DE OUTUBRO DE 2004

46ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 60º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - AEASP

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 15/10/2004 - Sessão 46ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

COMEMORA O 60º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - AEASP

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o 60º aniversário da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Fala sobre as razões que o levaram a solicitar esta sessão.

 

002 - LUIZ ORLANDO DE BARROS SEGALA

Representante do Secretário Estadual de Agricultura, discorre sobre a importância dos agrônomos na realização de pesquisas científicas, que tornou o Brasil o maior exportador de soja do mundo.

 

003 - JOSÉ LEVI PEREIRA MONTEBELO

Diretor Secretário do CREA-SP e vice-presidente da Confaeab. Agradece a homenagem em nome da categoria e explana o papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento do país.

 

004 - JOSÉ CASSIANO GOMES DOS REIS JÚNIOR

Presidente da AEASP (Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo), ressalta os ideais da Associação e parabeniza esta Casa por seu trabalho.

 

005 - ARI DE ARRUDA VEIGA

Fundador da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, narra a história da entidade.

 

006 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Fala de sua satisfação por presidir esta sessão e destaca o papel do agrônomo no desenvolvimento agrícola do país e informa que o Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado em 12 de outubro. Agradece a todos os que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - A Presidência passa a nomear a composição da Mesa desta sessão solene: Engenheiro Agrônomo José Cassiano Gomes dos Reis Júnior, Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo; Engenheiro Agrônomo Ari de Arruda Veiga, fundador da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo; Engenheiro Agrônomo José Levi Pereira Montebelo, Diretor Secretário do CREA - São Paulo e vice-Presidente da Confaeab; Luiz Orlando de Barros Segala, representando o Secretário de Estado da Agricultura, nobre Deputado Duarte Nogueira.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 60º aniversário da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional brasileiro executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro PM músico, 2º Tenente Antônio Ferrerice Menezes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela execução do Hino Nacional.

Quero anunciar a presença do ex-Secretário da Agricultura de São Paulo, Sr. Paulo da Rocha Camargo; Sr. Cláudio Braga Ferreira, Diretor da Sociedade Rural Brasileira; Engenheiro Agrônomo Ricardo Veiga, Coordenador-adjunto da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SP; Engenheiro Agrônomo Ângelo Petto Neto, Diretor de Assuntos Sociais, representando o Sr. José Tadeu, Presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo; Sr. Fábio Panciero, representando o Deputado Federal Mendes Thame; Sr. Luiz Carlos de Alcântara, Coordenador do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do CREA/SP; e Sr. Carlos Antônio Gamero, Diretor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu.

Quero ainda registrar as manifestações recebidas e também as justificativas pela não-presença nesta Sessão Solene: Ex.ma. Desembargadora Federal Drª. Ana Maria Pimentel, Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; do Secretário Particular do Governador, Sr. Fernando Leça; do Procurador-Geral da Justiça, Dr. Rodrigo César Rebelo Pinho; da Secretária de Estado da Cultura, Sra. Cláudia Costin; do Secretário da Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas Barata; do Secretário Chefe da Casa Civil do Estado, nobre Deputado Arnaldo Madeira; do Secretário da Juventude e Esportes, Lars Grael; do Engenheiro Agrônomo Marco Aurélio Fushida, Superintendente da OCB e do Sescop e do Engenheiro Luiz Fernando Coveiro, Diretor 2º Secretário do CREA São Paulo.

Antes de passar a palavra ao representante do Secretário da Agricultura, Sr. Luiz Orlando de Barros Segala, quero aqui fazer uma observação e, antes de mais nada, dizer da minha satisfação, de estarmos aqui presidindo esta sessão solene. Há pouco me perguntaram, se eu era engenheiro agrônomo. Realmente não sou engenheiro, sou professor, mas me sinto assim muito gratificado em poder participar deste momento importante e tão gratificante para todos nós.

Por ocasião do último Congresso Paulista de Agronomia, nos comprometemos em fazer aqui uma solenidade no sentido de estar prestigiando a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, porque entendemos que este é um segmento muito importante para o Estado, para o país, principalmente para a nossa economia. Costumo dizer que sou uma pessoa privilegiada. Tive a oportunidade de ser Secretário de Estado do Governador Mário Covas, Secretário da Casa Civil. Depois do seu falecimento fui Secretário do Governador Geraldo Alckmin. E naquela oportunidade tive uma experiência  muito significativa, pois tive  condição  de ampliar os meus conhecimentos, conhecer novas pessoas, novos segmentos, principalmente  da sociedade civil organizada e conhecer mais de perto a estrutura do nosso Governo do Estado.  Foi naquela oportunidade que tivemos a possibilidade de conhecer mais de perto a Secretaria de Agricultura, conhecer o Itesp e lá verificar o profissionalismo, a dedicação e a perseverança dos engenheiros agrônomos, seja no Itesp, nos assentamentos às pessoas, na orientação, na assistência técnica aos assentados, nas Casas da Agricultura, alguns dos engenheiros agrônomos dando assistência técnica ao grande, pequeno e médio agricultor, aos pesquisadores. Há pouco, estávamos comentando a importância que sde tsem dar uma atenção maior aos nossos pesquisadores, principalmente na área da aagricultura.

NaNada mais justo do que, não como DDeputado, mas acima de tudo como cidadão paulistano, prestar a homenagem a esse segmento tão importante ndo nosso Estado e ndo nosso pPaís. Não podemos deixar de levar em consideração que o agronegócio representa nada mais nada menos do que 32,7% do Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo. Faço essa observação a todos os Senhores para manifestar a imensa honra de estar presidindo essta  Sessão Solene.

 Quero agradecer por esta oportunidade ao Presidente da Assembléia, nobre Deputado Sidney Beraldo, mas, acima de tudo, quero agradecer a todos vocês pela oportunidade emde tê-los como amigos. Muito obrigado! (Palmas.)

Passo a palavra ao representante do Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Dr. Luiz Orlando de Barros Segala.

 

O SR. LUIZ ORLANDO DE BARROS SEGALA - boa noite, Senhoras e Senhores, Sr. Presidente desta Sessão, Sr. Presidente da AEASP, Srs. Deputados, Senhores Engenheiros Agrônomos, incumbiu-me o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Engenheiro Agrônomo Duarte Nogueira, parlamentar licenciado desta Casa de Leis, de representá-lo nesta solenidade, diante da impossibilidade de estar presente para prestigiar a homenagem à classe a que tanto o Brasil deve, neste momento consubstanciada na sua legítima representação, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, que completa 60 anos de serviços prestados ao nosso torrão, e a todo o país.

A Agricultura brasileira vem demonstrando enorme vigor com sucessivas super safras, que não apenas garantem o necessário abastecimento interno, como geram divisas pelas progressivas exportações.

A nNão brasileira, verdadeira economia continental, tem no cultivo da terra e na agregação de valor aos seus produtos a principal atividade geradora de emprego e renda. Equivoca-se aquele que supõe ser esse sucesso resultado apenas do trabalho na terra. O Brasil é líder mundial em agricultura tropical e essa liderança manifesta-se pelo fantástico progresso técnico experimentado no campo brasileiro.

Para isso, contribuíram os engenheiros agrônomos nos laboratórios de pesquisa, na educação tecnológica e extensão rural, na qualidade certificada pela defesa agropecuária, na enorme gama de empresas de serviços e insumos agropecuários e nas agroindústrias espalhadas pelo território nacional.

Assim, a exportação da agricultura incorpora a inteligência da classe agronômica que entre outros sucessos fez da soja, um produto antes restrito ao sul do Brasil, a soja tropical plantada do Rio Grande do Sul a Roraima. Mais ainda: o café, que nos idos de 1900 seguiu o rastro da terra roxa, pela inteligência da agronomia brasileira pôde avançar pelos cerrados até então considerados impróprios para a lavoura; na proteína animal, o zebu, emancipado da adoração hindu, para uma atividade econômica tropical lastreada no maior rebanho comercial do mundo.

Esses são os singelos, mas marcantes exemplos da construção de uma nação forte, erguida pelo trabalho e inteligência dos agrônomos brasileiros. Homenageá-los, portanto, não é prestar cerimônia à História, mas, sim, render tributo a um presente rico e a um futuro auspicioso. Parabéns à classe e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência  anuncia a presença do Engenheiro Orlando Melo de Castro, Diretor Geral do Instituto Agronômico de Campinas.

Tem a palavra o Sr. José Levi Pereira Montebelo, Diretor Secretário do CREA-SP e vice-Presidente da Confaeab.

 

O SR. JOSÉ LEVI PEREIRA MONTEBELO - Meus cumprimentos ao Sr. Deputado João Caramez, que preside esta sessão; representante do Sr. Secretário, Sr. Segala; meu querido exemplo, amigo Ari de Arruda Veiga, semente ainda viva, que há 60 anos representa e ajudou a plantar o solo paulista, meu querido presidente da AEASP, José Cassiano Gomes dos Reis Jr; meus colegas engenheiros agrônomos aqui presentes, tenho a missão aqui de falar em nome do presidente do CREA, do qual sou diretor, Engº Agrônomo José Eduardo de Paula Alonso representando-o e também em nome do presidente da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil, Engº Agrônomo Antonio de Pádua Angelim.

Acho importante, Deputado, destacar nesta noite, e assim o fazendo, reconhecer a importância deste ato, que a seu pedido está sendo realizado nesta Casa de Leis. Sempre dizemos que neste País vivemos momento de crise econômica, de desemprego, crise disto, crise daquilo e nas vezes que é me dada à oportunidade de me expressar tenho salientado que a crise maior que temos é muitas vezes a crise de valores, a crise moral.

O que fazemos nesta noite é homenagear a classe agronômica, uma entidade de 60 anos com a plêiade de homens, alguns representados aqui e todos os outros espalhados neste rico Estado de São Paulo. A importância disto - e faço questão de destacar - é que olhando no retrovisor do futuro de um povo que tem história, orgulho e honra de si próprio, olhando o passado, ele traça o seu caminho à frente.

A classe agronômica é representada pela AEASP há 60 anos. História construída em grande parte por esses homens que estão aqui e que representam uma orientação não só profissional, mas de exemplo de vida e de construção de um país.

Quero ressaltar ainda e agradecê-lo, Deputado, porque ao falarmos sobre a questão de não ter orgulho de um país, falamos em país em desenvolvimento, falamos em país de Terceiro Mundo.

Na tecnologia representada pelos engenheiros agrônomos, não cabe falar em país em desenvolvimento e em país de Terceiro Mundo. Somos, sem sombra de dúvida, hoje, os detentores da melhor tecnologia da agronomia tropical que esta classe produziu e que coloca este País à frente dos outros países de Primeiro Mundo como campeão de produção, tanto em volume quanto em produtividade e eficiência em vários produtos que todos sabemos e conhecemos como soja, celulose, hoje como a própria exportação de carne e tantos outros, e a possibilidade que temos de inserir, fazendo quase um terço do PIB deste País e sendo responsável por 32,7% da população economicamente ativa.

Então, Deputado João Caramez, como Eng. Agrônomo convicto sempre digo que nunca escolhi ser engenheiro agrônomo, já nasci engenheiro agrônomo. A satisfação de ter, quando completamos 60 anos, essa história tão bonita dessa bonita classe agronômica, congregada pela SAEASP, na presença de um dos fundadores, agradeço imensamente, em nome da minha classe, ao senhor por esta homenagem.

Quero agradecer também a todos os ex-presidentes na figura de um dos presidentes, porém, destacar a todos, de valor inestimável à frente da AEASP, na pessoa do nosso ex-presidente Carlos Cortês; quero abraçar a todos os presidentes que construíram a história da nossa entidade.

Quero abraçar a todos os companheiros e amigos e agradecer aos engenheiros agrônomos na pessoa deste que acho que é a representação da amizade e carinho que todos sabem, me acompanha e cuida, em São Paulo, tantas vezes, com paciência, que é o nosso presidente José Cassiano Gomes dos Reis. Quero ainda fazer só um agradecimento neste momento a Deus por ter permitido que eu seja também um engenheiro agrônomo e que possa trazer no peito o orgulho e satisfação dessa profissão tão importante para a nossa Nação. Parabéns à AEASP. Obrigado, Deputado. Um abraço no coração de todos os engenheiros agrônomos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Não sei por que, mas o número 45 me persegue.Assim que cheguei hoje aqui, fiquei sabendo que amanhã, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, José Cassiano, completa 45 anos de formado. É um número muito sugestivo. Parabéns, antecipadamente. (Palmas.)

Então, é com essa euforia e alegria que passo a palavra ao senhor neste momento.

 

O SR. JOSÉ CASSIANO GOMES DOS REIS JR. - Deputado João Caramez, Presidente desta sessão; Dr. Barros Segala, representando o Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo; companheiro Ari de Arruda Veiga, fundador da nossa entidade, pai do Ricardo, nosso amigo e companheiro, conselheiro da AEASP, foi diretor do CREA/São Paulo, hoje diretor da Mútua; José Levi Pereira Montebelo, nosso vice-presidente, amigo e companheiro; colegas agrônomos, colegas ex-presidentes que se encontram aqui prestigiando esta Sessão Solene, na qual, logo após terminarmos, iremos inaugurar um quadro com as fotografias dos ex-presidentes da nossa AEASP

É com enorme honra que a Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo - AEASP, recebe a homenagem da Assembléia Legislativa, pela comemoração de seus 60 anos de existência,, através desta Sessão Solene, realizada como conseqüência de propositura do ilustre Deputado João Caramez, a quem apresentamos nossos agradecimentos.

Grande honra, por serem, os legislativos em geral, e esta casa em particular, por sua essência Plural, conhecidas e respeitadas como Casa da Democracia.  Não por outro motivo, as Ditaduras, quando implantadas, como um dos seus primeiros atos, fecham os legislativos, em todos os níveis, procurando calar a boca do Povo.  A nossa história, no último século, tem várias passagens semelhantes a essa.

A Solenidade de hoje nesta Casa traz algumas recordações relevantes, na medida em que a AEASP é continuação de organizações de universitários de agronomia, quais sejam, seus Diretores Acadêmicos.  Foi esta casa que procurei, em 1957, na condição de Presidente do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz, então único órgão estudantil representativo dos estudantes de Agronomia do Estado de São Paulo, para conseguir os primeiros e importantes recursos para construir a sede própria de nosso Centro Acadêmico, então o único da Universidade de São Paulo, e quiçá do País, a ter sede fora do campus da Escola, o que lhe dava total independência, fato que se mostrou muito importante nos anos pós 64, de governos militares.

Mas voltemos à 1957: através do Engenheiro Agrônomo Lair de Castro Cotti, então Diretor Geral desta Casa, que localizava-se no Parque D. Pedro, onde posteriormente foi sede da Prefeitura, procuramos os deputados Agrônomos Ciro Albuquerque e Leôncio Ferraz Junior, que apresentaram emendas ao Orçamento do Estado com aquela finalidade, que foram aprovadas pelo então Governador Jânio Quadros, que tinha bons vínculos com os estudantes de Agronomia da Luiz de Queiroz.

A Assembléia Legislativa de São Paulo sempre teve Engenheiros Agrônomos em sua composição, que dignificaram a classe e suas funções como Deputados.

Além daqueles já citados, tivemos entre outros, e mais ligados à classe, José Calil, à época Presidente da AEASP, Leônidas Pacheco Ferreira, mais tarde Antônio Guaçú Piteri, Jairo Ribeiro de Matos, José Baccarin, Walter Lazzarini Filho, também Presidente de nossa Entidade na ocasião, e atualmente Duarte Nogueira, nosso Secretário da Agricultura.

Para que conste dos Anais desta casa, quero citar alguns fatos relativos à fundação de nossa entidade.

Com efeito, em outubro de 1944, 93 Engenheiros Agrônomos, entre eles Ari Arruda Veiga, se reuniram no Clube dos Agrônomos, em Campinas, para realizar a Assembléia de fundação da então Sociedade Paulista de Agronomia, que, posteriormente, transformou-se na atual Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo e mudou sua sede para a capital do Estado.

Naquele longínquo 1944, a Assembléia de fundação foi presidida por Fernando Febeliano da Costa Filho, filho do Eng.  Agrônomo, patrono de nossa Medalha de Mérito, que foi interventor em São Paulo e Ministro da Agricultura, e secretariada por Antônio José Rodrigues Filho, pai do nosso atual Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.  Nesse particular, tenho orgulho em dizer que na 1ª Diretoria eleita naquela ocasião, tomava parte, além de ilustres agrônomos da época, e de muitos jovens idealistas como os citados, também o meu pai José Cassiano Gomes dos Reis.

Creio que talvez seja ocioso ressaltar, tantas foram as contribuições de nossa Entidade em prol da Coletividade, suas atividades ao longo desses 60 anos.

Realmente, daquela época a esta parte, acompanhando as modificações ocorridas no Mundo, e por conseqüência, em nosso país, a AEASP, com maior ou menor eficiência, mas sempre com determinação, representou a classe agronômica, sempre pensando no coletivo, em prol do nosso Estado e na busca de melhores condições de vida para cada cidadão paulista.

Para terminar, quero ressaltar que se comemoramos condignamente esse marco de 60 anos de existência, na Noite da Deusa Ceres, em 12 de Abril último, e no XI Congresso Paulista de Agronomia, em Junho, atingimos a culminância nesta Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Encerro minhas palavras como iniciei: é uma grande Honra receber esta Homenagem.

Muito obrigado, nobre Deputado João Caramez.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Estamos nos aproximando do final da nossa Sessão Solene, em homenagem ao 60º aniversário da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo. Reitero aqui a minha satisfação em presidir esta Sessão Solene.

Tem a palavra o engenheiro agrônomo Ari de Arruda Veiga, fundador da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo.

 

O SR. ARI DE ARRUDA VEIGA - Senhor Presidente, senhores presentes,

Sessenta anos!!!

Vocês não podem imaginar o que estou sentindo neste momento...

Como é bom poder estar aqui com vocês, nesta homenagem que a Assembléia Legislativa presta àquela centena de profissionais que há 60 anos fundaram esta conceituada Associação!

E, sendo um dos fundadores, poder utilizar a palavra em nome dos que lá estiveram!

E saber o quanto este País se desenvolveu com base nos avanços da Agronomia!

E ver que a AEASP é presidida pelo filho de um dos seus fundadores; ver que a AEASP tem no seu conselho deliberativo um dos meus dois filhos engenheiros agrônomos; e ver que a ata de sua fundação foi redigida pelo pai do atual Ministro da Agricultura, de quem tanto nos orgulhamos!

Sessenta anos!..

Parabéns àqueles que fundaram a AEASP.

Parabéns aos que dela participaram!

Parabéns aos seus atuais e antigos dirigentes!

Parabéns a todas as gerações de engenheiros agrônomos que ajudaram a edificar o nosso País!!!

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero aqui me penitenciar. Seria uma injustiça não ouvir as palavras do Dr. Rui. Quero pedir desculpa pela falha do Cerimonial mas foi a tempo e  oportuna a intervenção do nosso presidente, Sr. Cassiano.

Quero reiterar a nossa satisfação por presidir esta Sessão Solene em homenagem a essa associação tão importante, que tem dado os quadros maravilhosos para todo o nosso país, como foram citados aqui várias personalidades, não poderíamos deixar de citar o nosso Presidente, que foi Secretário de Agricultura do Estado do Paraná e também Secretário da Indústria e do Comércio. Quero agradecer a presença de todos vocês e dizer o quanto foi gratificante para nós participarmos desta solenidade.

Estava ouvindo os oradores e observei que o Dia do Engenheiro Agrônomo é exatamente o dia 12 de outubro, data em que comemoramos o Dia da Criança e também de Nossa Senhora Aparecida. Acho que este dia foi providencial porque exprime exatamente aquilo que representa este segmento: a força da criança, da juventude, o sangue novo, e a esperança de termos um Estado e um país cada vez melhor. Isso me faz lembrar uma frase que diz: “O presente é sempre determinado pelo passado, mas estamos sempre livres para determinar o futuro.”

Acho que esta frase exprime exatamente o que representa a Associação e o segmento dos Engenheiros Agrônomos, ou seja, a determinação de um futuro promissor, cada vez mais próspero e melhor para o nosso Estado e para o nosso país.

Quero deixar os cumprimentos desta Casa e também do nosso Presidente a todos vocês, e os nossos mais sinceros e efusivos agradecimentos pelo grande trabalho que vocês têm prestado ao nosso Estado e ao nosso País.

Quero agradecer a todos aqueles que colaboraram com esta Sessão Solene, principalmente aos funcionários desta Casa, ao Cerimonial que tão bem nos atende nessas ocasiões, e convidar a todos os presentes para participarem de um coquetel, na Sala dos Espelhos, onde será inaugurado o quadro com os ex-presidentes da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo. Muito obrigado e parabéns a todos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas.

 

* * *