11 DE DEZEMBRO DE 2006

046ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “DIA DO MARINHEIRO

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 11/12/2006 - Sessão 46ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO MARINHEIRO"

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Marinheiro". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Manifesta a sua alegria por prestar esta homenagem à Marinha de Guerra do Brasil, no "Dia do Marinheiro". Rememora as ações da Marinha brasileira. Anuncia a execução de números musicais.

 

002 - JOSÉ CARLOS CARDOSO

Vice-Almirante, Comandante do 8º Distrito Naval, fala das ações da Marinha no Estado de São Paulo, que incluem um submarino nuclear, que proporcionou conhecimento da tecnologia do enriquecimento do urânio e a instalação de convênio com a USP, há 50 anos, para manter a cadeira de Engenharia Naval. Agradece a iniciativa desta sessão solene.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia a execução de números musicais. Passa à entrega de homenagens. Informa a realização, próximo dia 14, no auditório do Sesc Santana, o Terceiro Encontro de Corais da Zona Norte da Capital. Deseja a todos um feliz Natal e sucesso e felicidade em 2007. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorarmos o “Dia do Marinheiro”.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 2º Tenente PM David Severino da Cruz.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar regida pelo 2º Tenente PM David Severino da Cruz.

Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Comandante do 8o Distrito Naval, Vice-Almirante José Carlos Cardoso, o homenageado desta manhã; General de Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, Comandante do 2o Exército; General de Divisão Sérgio Luiz Vaz da Silva; Major Brigadeiro-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo. Agradeço as presenças de todos entre nós. Como sempre é uma honra para esta Casa poder recebê-los!

Gostaria também de registrar as presenças do Contra-Almirante Carlos Passos Bezerril, diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo; do Contra-Almirante Ademir Sobrinho, Chefe do Estado Maior do 8º Distrito Naval; do Capitão-de-Mar-e-Guerra Arthur Paraízo Campos, diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha, em São Paulo.

Quero também anunciar e agradecer a presença da Sra. Dinéia Cardoso, coordenadora do Grupo da Terceira Idade, do Jardim de São Paulo, que trouxe o Coral Clube da Cidade Jardim São Paulo, que vai fechar com chave de ouro esta Sessão Solene. O maestro do coral é o nosso amigo Antenor Corrêa, que se apresentará daqui a pouco.

Também quero cumprimentar e agradecer a presença da Sra. Dulce de Vasconcelos Cardoso, esposa do Almirante Cardoso.

Estamos no final do ano e estamos muito felizes em poder fechar com chave de ouro as Sessões Solenes das Forças Armadas, que foram realizadas no decorrer deste ano. Tivemos as sessões do Exército, da Aeronáutica, e terminamos com a da Marinha.

General Carvalho e Brigadeiro Aprígio, as sessões solenes que tivemos para homenagear o Exército e a Aeronáutica foram realizadas no auditório Franco Montoro, tendo em vista que este Plenário Juscelino Kubistchek estava sendo reformado.

Volto a repetir que fechamos este ano com chave de ouro, Almirante Cardoso, porque estamos inaugurando também as novas dependências do plenário Juscelino Kubistchek. Fechamos este ano com as nossas homenagens às Forças Armadas Brasileiras, conseguindo fazer com que os três grandes chefes, se assim me permitem chamá-los, estejam novamente presentes e agora prestigiando a Marinha.

O nosso Coral, que esteve também conosco muitas vezes durante este ano de 2006, também vem fechar com chave de ouro este ano, fazendo a sua apresentação em homenagem à Marinha do Brasil.

Sempre digo que quando vamos falar do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, não podemos confiar na nossa cabeça. Na realidade, precisamos ler nosso discurso para que a nossa homenagem expresse realmente o que merece, no caso aqui, a Marinha do Brasil.

Assim, peço licença a todos os senhores e senhoras para ler o discurso em homenagem à Marinha do Brasil.

Justa e merecida a homenagem que se presta, no dia de hoje, à Marinha de Guerra do Brasil no Dia do Marinheiro. Suas raízes vêm da criação da tradicional Escola de Sagres. Estão no tempo em que ajudaram a barrar as pretensões dos invasores estrangeiros, defendendo a posse do nosso imenso e rico litoral.

Marinha das lutas pela Independência, das Questões da Cisplatina, das guerras contra Oribe e Rosas e da Tríplice Aliança. Marinha da memorável Batalha de Riachuelo, no rio Paraná. Marinha em Passo da Pátria, garantindo, com uma operação anfíbia, o desembarque de 60 mil combatentes, na margem inimiga do rio Paraná, sem uma baixa a lamentar. Marinha que contribuiu de forma destacada para o surgimento do Império, respeitado e respaldado por homens da estatura moral de Tamandaré, Barroso, Greenhalgh, Marcílio Dias e Pedro Afonso - heróis que exemplificaram e legaram desassombro, honradez, dignidade, competência e insuperável amor ao Brasil.

Para a Primeira Guerra Mundial transpôs o Atlântico e levou à França uma Divisão Naval e outra de Saúde. Participou da Segunda Grande Guerra, no Atlântico Sul e no teatro do Mediterrâneo, cumprindo missões de patrulha e proteção de comboios, integrada à 7ª Esquadra Americana.

Marinha que guarda nossas costas e o mar territorial e percorre as vias fluviais do Norte do País, levando a presença do Poder Central, assistindo as populações carentes e contribuindo para a segurança naquela área estratégica. .Esta é a Marinha de Tamandaré. Esta é a gloriosa Força que lança seus meios de combate aos céus, ao mesmo tempo em que suas corvetas prestam a solidariedade e o apoio de saúde às isoladas populações ribeirinhas.

Esta é a nossa Marinha que, disciplinada, operosa e atenta busca a constante otimização de sua operacionalidade. Que usa os recursos da Ciência e da Tecnologia, que promove pesquisas no ambiente antártico e que constrói seus próprios navios.

A todos os integrantes da Marinha do Brasil, a justa homenagem dos que compõem o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, pedindo a Deus que o exemplo de Marinheiro, que comprovou sua visão de estadista e seu perfil de guerreiro - o imortal Marquês de Tamandaré, sirva de bússola para toda a nossa Marinha de Guerra. Parabéns, Marinha do Brasil no Dia do Marinheiro!!!

Gostaria que o maestro do Coral do Clube da Cidade Jardim São Paulo nos desse o prazer e apresentasse as suas músicas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. DAVID SEVERINO DA CRUZ - Agradecemos mais uma vez à Deputada pelo convite. Sentimo-nos honrados em participar dessa homenagem ao Dia do Marinheiro.

Essa canção inicial, “Prece ao Vento”, foi composta pelo Trio Iraquitan - talvez os três integrantes já estejam mortos. As pessoas nascidas nas décadas de 40, 50, 60, devem se lembrar desse conjunto.

A seguir, vamos cantar uma canção bastante conhecida. São pequenos arranjos que vamos aprendendo e fazendo, e esse foi bastante elogiado pelo cantor, que na época criou, pode-se dizer, essa música, o “Uirapuru”, de Murilo Latini e Jacobina, com o arranjo modesto que fiz, e que acabou agradando bastante o Denílson, ex-cantor dos Cantores de Ébano. Esperamos que vocês gostem.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradecemos ao maestro. Em seguida, teremos novamente o Coral do Clube da Cidade do Jardim São Paulo.

Gostaria também de citar a presença do Coronel da Polícia Militar, Raugeston Benedito Bizarria Dias, Diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Neste momento, passo a palavra ao nosso Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante José Carlos Cardoso.

 

O SR. JOSÉ CARLOS CARDOSO - Coronel Carvalho, Major-Brigadeiro-do-Ar Azevedo, General Vaz da Silva, demais oficiais generais, Deputada Rosmary Corrêa, senhoras, senhores, integrantes do Coral, é um prazer muito grande estar aqui.

A Marinha cumpre, neste Estado, importantíssima missão, seja, no litoral, seja nas hidrovias e águas interiores. Escolheu São Paulo, e não foi por acaso, para desenvolver um dos mais importantes projetos já implantados neste país, o submarino nuclear que já proporcionou ao Brasil conhecimento da sensível tecnologia do enriquecimento do urânio. Foi em São Paulo também que a Marinha veio procurar a parceria para implementar e desenvolver no país a cadeira de Engenharia Naval, um convênio exitoso com a Universidade de São Paulo que já dura mais de 50 anos.

Dessa maneira vejo uma grande e proveitosa aproximação da Marinha com São Paulo. Sou testemunha da consideração e do apreço que o povo de São Paulo tem pela nossa Marinha. Não são poucas as manifestações de carinho recebidas em todas as ocasiões em que nossos oficiais e praças interagem com a população de São Paulo.

Não poderia ser diferente nesta Casa que representa o povo de São Paulo. Assim, cabe-me agradecer à Deputada Rosmary Corrêa, que teve a iniciativa desta sessão solene, e dizer que iniciativas como esta servem como incentivo às instituições das Forças Armadas para que cada vez mais atenda aos anseios do povo, cumprindo sua destinação constitucional.

Deputada Rosmary Corrêa, muito agradece a Marinha de Tamandaré, a Marinha de São Paulo, a Marinha de todos nós, a Marinha do Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - A Presidência agradece as palavras do Almirante Cardoso.

Ouviremos, em pé, e poderemos também entoar a canção “Cisne Branco”, que será executada pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º Tenente Músico, David Severino da Cruz.

 

* * *

 

- É entoada a canção. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Mais uma vez quero agradecer à Banda da Policia Militar e ao 2º Tenente Músico PM David Severino da Cruz. Muito obrigado pelo apoio que vocês nos deram.

Gostaria, agora, de oferecer ao Vice-Almirante José Carlos Cardoso um livro que foi editado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que tem as primeiras páginas do “Diário Oficial” de 2005 até março de 2006 e, por coincidência, a sessão solene da Marinha do ano passado foi primeira capa deste “Diário Oficial” e faz parte deste livro.

Portanto, ofereço este livro para que fique registrado nos Anais da Marinha e espero que esta sessão solene de hoje possa também ser capa do “Diário Oficial” do próximo ano.

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro ao Vice-Almirante José Carlos Cardoso.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria também de oferecer uma cópia do exemplar da nova Constituição do Estado de São Paulo, já com o trabalho de sistematização excluindo algumas leis da nossa legislação.

Fazemos a entrega também desta nova Constituição à nossa Aeronáutica e ao nosso Exército.

Quero ainda prestar uma homenagem à esposa do nosso Vice-Almirante José Carlos Cardoso. Ela recebe, de nossa parte, flores em sinal do nosso carinho pela sua presença.

 

* * *

 

- É feita a entrega das flores.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ CARLOS CARDOSO - A Marinha do Brasil gostaria de retribuir a gentileza ofertando à Deputada Rosmary Corrêa uma maquete do maior navio que a Marinha Brasileira já teve até hoje: o porta-aviões São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a entrega da maquete.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Muito obrigada. Podem ter a absoluta certeza de que nós recebemos com muito carinho. Vai estar sempre em lugar de destaque na minha casa. Quero me lembrar sempre dos meus amigos e destes momentos que, como Deputada, são extremamente agradáveis para mim.

A homenagem toda tem que ser a vocês. É o Dia do Marinheiro, nossa Marinha do Brasil, que tanto orgulho nos dá e nos deixa tão felizes por sermos brasileiros e podermos contar com as Forças Armadas, da forma como nós contamos, especialmente hoje aqui comemorando a Semana da Marinha e o Dia do Marinheiro.

Eu peço que o nosso Coral tome o seu lugar novamente, para nos brindar com mais duas músicas. Espero pela touquinha de Papai Noel, que nós tenhamos aqui um avant-première do nosso Natal, que já vem chegando.

Maestro Antenor e o nosso Coral do Clube de Cidade do Jardim São Paulo, mais uma vez eu agradeço, e à minha querida amiga Dinéia Cardoso, que é coordenadora do Clube da Terceira Idade do Jardim São Paulo, que está sempre presente e sempre que nós convidamos e solicitamos a presença somos atendidos, o que nos deixa muito felizes.

Gostaria de informar que teremos no próximo dia 14, no auditório do Sesc Santana, o Terceiro Encontro de Corais da zona norte. E o nosso Coral do Clube da Cidade do Jardim São Paulo estará lá, concorrendo também conosco.

Peço à Silvia que faça a entrega desse arranjo de flores para a Dinéia, É uma lembrança, e a Dinéia recebe em nome de todos os companheiros do nosso Coral. Mais uma vez nós agradecemos a você pela sua presença e pela presença do Coral que nós tanto amamos.

 

O SR. MAESTRO ANTENOR - Quero agradecer de público à Maria de Lurdes, que nos acompanha nos nossos quatro corais, graciosamente, assim como eu também. É um trabalho voluntário que fazemos, e tentamos fazer o melhor que podemos.

Vamos apresentar uma canção tradicional brasileira, de um médico músico, vocês todos já ouviram falar, Lamartine Babo, “Serra da Boa Esperança”, e depois encerramos, desejando a todos um bom Natal.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Mais uma vez eu gostaria de agradecer ao nosso Coral Clube da Cidade Jardim São Paulo, ao maestro Antenor.

Quero agradecer e cumprimentar mais uma vez nosso Comandante do 8o Distrito Naval, Vice-Almirante José Carlos Cardoso, o General de Exército, Comandante do nosso Exército em São Paulo, General Luiz Edmundo Maia de Carvalho, o General de Divisão Sérgio Luiz Vaz de Lima, o Major-Brigadeiro-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo e todos aqueles que aqui estiveram conosco.

Aproveitando este ensejo, queremos desejar a todos um felicíssimo Natal, um Natal santo, cheio de muita luz. Que o ano de 2007 seja pleno de sucesso, com muita saúde, muita felicidade pessoal e profissional para todos nós que estamos aqui, para nosso País, para nossa cidade, para o mundo inteiro. Que Deus abençoe a todos nós e que possamos ter o ano que desejamos. Aquele que deseja, aquele que crê, aquele que quer consegue. Então vamos desejar, vamos crer e vamos ter o melhor ano do mundo.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 58 minutos.

 

* * *