28 DE AGOSTO DE 2009

046ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOs85 ANOS DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DE SANTOS”

 

Presidentes: MARIA LÚCIA PRANDI e JOSÉ BITTENCOURT

 

 

RESUMO

001 - MARIA LÚCIA PRANDI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento da Deputada Maria Lúcia Prandi, na direção dos trabalhos, para comemorar os "85 Anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério de Santos". Convida os presentes para ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Dá conhecimento e agradece mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas pelos Secretários de Estado de Desenvolvimento, de Comunicação, de Gestão Pública, de Saúde, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, e pelo Presidente desta Casa.

 

002 - Pastor PAULO ALVES CORRÊA

Concede uma benção.

 

003 - Presidente MARIA LÚCIA PRANDI

Anuncia a projeção de vídeo sobre a efeméride. Apresenta o Sr. Eduardo Luiz, que canta "Confiar em Ti". Anuncia a exibição de vídeo sobre a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

 

 

004 - JOSÉ BITTENCOURT

Deputado Estadual - Recorda a tradição da Assembleia de Deus de Santos, a pioneira no País. Louva as atividades de evangelização e social da instituição, na valorização da plenitude do ser humano. Recorda mensagens de Jesus Cristo. Elogia a iniciativa da Deputada Maria Lúcia Prandi, e o seu trabalho como Presidente da Comissão de Educação.

 

005 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência. Informa homenagem, feita pela Deputada Maria Lúcia Prandi ao Pastor Paulo Alves Corrêa e a Pastora Eliane da Cruz Corrêa, tendo ambos dado conhecimento da íntegra das respectivas placas que receberam.

 

006 - MARIA LÚCIA PRANDI

Assume a Presidência.

 

007 - Pastor PAULO ALVES CORRÊA

Agradece a Deus por suceder seu pai à frente da Assembleia de Deus de Santos, da qual é o sétimo dirigente. Rememora a iniciativa dos pioneiros e dos sucessivos pastores. Ressalta o trabalho das mulheres e dos músicos. Faz citação bíblica e do Salmo 100.

 

008 - Pastora ELIANE DA CRUZ CORRÊA

Dá conhecimento do trabalho das mulheres em prol dos necessitados e da assistência à velhice. Informa que a creche da instituição atende 300 crianças. Recorda o aprendizado da família e da vida cristã. Enaltece a valentia das mulheres.

 

009 - Presidente MARIA LÚCIA PRANDI

Presta homenagem, com a entrega de flores, à Pastora Eliane da Cruz Corrêa e à Sra. Erica Pimentel.

 

010 - ADILSON JÚNIOR

Vereador à Câmara Municipal de Santos - Cita sua alegria em compartilhar esse momento. Elogia o trabalho de evangelização, no princípio de transformar vidas, aliado à assistência social. Destaca o respeito e o reconhecimento do Legislativo de Santos em relação à Igreja Assembleia de Deus.

 

011 - Presidente MARIA LÚCIA PRANDI

Recorda seu aprendizado da fé cristã. Lembra que o Ministério de Santos foi o primeiro núcleo da Assembleia de Deus no Brasil. Destaca os avanços da Humanidade ao longo desse período. Enaltece o crescimento do município de Santos. Elogia as atividades da instituição, que tem 800 templos no Brasil e no Exterior. Ressalta o trabalho social voltado às crianças e adolescentes, o combate às drogas e a assistência aos idosos. Discorre sobre a atuação das "Mulheres da Graça". Cita os vários eventos relativos à efeméride. Anuncia apresentação, feita pelo cantor Eduardo Luiz. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Maria Lúcia Prandi.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE – MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Neste momento passo a anunciar as autoridades que comporão a Mesa dos nossos trabalhos: Pastor Paulo Alves Corrêa, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério de Santos; Pastora Eliane da Cruz Corrêa, da Sepames; Pastor Paulo Corrêa Júnior; Vereador Adilson Júnior, representando a Câmara Municipal de Santos.

Senhoras Deputadas e senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar os 85 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério de Santos.

Convido todos presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, sob a regência de Justino dos Santos.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Esta Presidência agradece à Banda da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na pessoa do maestro Justino dos Santos.

Quero também registrar e destacar as presenças da Sra. Érica Pimentel Corrêa, esposa do pastor Paulo Corrêa Júnior; do Sr. Wilson de Souza, representando o Deputado José Bittencourt.

Quero registrar a mensagem recebida da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, justificando a ausência do Secretário Geraldo Alckmin, parabenizando a Assembleia pela homenagem e pelos 85 anos.

Também quero registrar a mensagem do Secretário de Comunicação, Bruno Caetano, que na impossibilidade de comparecer parabeniza os homenageados e justifica sua ausência.

Também quero registrar que o Secretário de Estado de Gestão Pública, Sr. Sidney Beraldo, justifica a ausência e parabeniza a Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério de Santos, pelos 85 anos.

Da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Antonio Carlos Rodrigues, recebemos ofício solicitando que esta Presidência transmita ao Pastor Paulo Alves Corrêa e a todos da Igreja os cumprimentos pela comemoração.

Do gabinete do Secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, chegou mensagem parabenizando pela solenidade.

Através de mensagem, o Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, que está de licença-saúde, cumprimenta especialmente a todos pela solenidade e pelas comemorações.

Pastor Paulo Alves Corrêa, a exemplo do que ocorreu na Câmara Municipal de Santos, gostaria que o senhor proferisse uma bênção para proteção dos nossos trabalhos.

 

O SR. PAULO ALVES CORRÊA - Paz no Senhor para todos

Gostaria que vocês se colocassem de pé quando formos orar a Deus, pedindo sua benção para essa sessão solene e para a nossa Deputada que estará presidindo esses trabalhos.

Pai, em nome de Jesus, viemos a esta Casa de Leis, agora no âmbito estadual, para receber a homenagem justa para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, essa que é a pioneira do Estado de São Paulo. Que a tua benção esteja sobre esta sessão solene, que a tua graça recaia sobre a nossa Deputada que estará hoje aqui presidindo os trabalhos, que cada um que se faz presente receba as bênçãos dos céus e que esse ambiente onde tem havido tantos debates, tantas decisões, seja impregnado da tua glória e da tua paz. Em nome de Jesus pedimos. Amém.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Neste momento teremos a exibição de um vídeo sobre os 85 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos.

 

* * *

 

- É feita a exibição do o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Estamos comemorando os nossos 85 anos de existência nesta solenidade que faz parte de outras comemorações. Teremos agora uma apresentação do cantor Eduardo Luiz, com a música “Confiar em ti”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Agradecemos e parabenizamos o cantor Eduardo Luiz pela apresentação. Agora vamos ao vídeo histórico da Igreja. Inicialmente tivemos as belíssimas palavras para a abertura dos nossos trabalhos e as imagens do Pastor Paulo Corrêa e da Pastora Eliane Corrêa. Vamos ver agora o vídeo do histórico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Ficamos profundamente emocionados com a história de 85 anos, construída por tantas pessoas, e que tem levado a palavra de Deus e a vida, a solidariedade a milhares de pessoas.

Antes de passar a palavra ao nobre Deputado José Bittencourt, quero dizer que eu me sinto extremamente honrada e feliz em solicitar esta Sessão Solene, presidi-la, e ter todos os senhores e as senhoras aqui conosco. Nas pessoas do Pastor Paulo Corrêa, da Pastora Eliane Cruz Corrêa, do Vereador Adilson, Pastor Paulo Corrêa Júnior. Estendo meus cumprimentos a todas as senhoras e aos senhores aqui presentes, pastores e pastores.

Esta plateia não é meramente espectadora, pois participa e está construindo a história da Assembleia de Deus, Ministério de Santos. É com profunda honra que presido esta solenidade.

Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt, para fazer as homenagens.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Sra. Presidente, Deputada Maria Lúcia Prandi, que dirige os trabalhos desta Sessão Solene, quero cumprimentar o Pastor Paulo Alves Corrêa, ilustre presidente dessa Igreja, quase que centenária em nosso Estado e nosso País, sua esposa, o Júnior, o Vereador Adilson, e todos os presentes com a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

É uma bênção estarmos, mais uma vez, neste Parlamento, recepcionando uma das igrejas mais tradicionais no Estado de São Paulo. Quando falamos em Igreja Assembleia de Deus, temos de pensar na Igreja de Santos, que, ao longo desses 85 anos, tem contribuído sobremaneira para a expansão e consolidação da evangelização no Estado de São Paulo e fora dele.

Essa Igreja investe em diversas áreas, não apenas na evangelização e pregação do Evangelho, na educação cristã, mas também na área social e assistencial, no atendimento pleno da necessidade do ser humano, seguindo literalmente as orientações do Mestre, do Meigo Nazareno, as orientações do Salvador do Mundo, do Grande Jesus Cristo Filho de Deus.

Digo que, quando Jesus esteve entre nós, sua mensagem atendia às necessidades do homem na sua plenitude: com relação à questão espiritual, psicológica, mental e assistencial. Ou seja, quando Cristo pregava, ele libertava, ensinava o chamado querigma e diaconia, pregação libertadora, ensinadora que também trazia assistência.

Parabéns, Deputada Maria Lúcia Prandi. Vossa Excelência dignifica este Parlamento, é uma deputada combativa da região da Baixada Santista, Presidente da Comissão de Educação desta Casa, que desenvolve um trabalho ímpar na defesa do Magistério e da Educação.

Parabéns, Pastor Paulo Corrêa, parabéns à diretoria da Convenção de Santos, parabéns aos obreiros, aos ministros que compõem essa Igreja, parabéns aos cooperadores, aos diáconos, aos presbíteros, aos evangelistas, aos missionários, que talvez não estejam aqui conosco, mas estão na vanguarda, levando a mensagem do Evangelho de Jesus em terras longínquas, cumprindo a grande comissão: “Ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. Porém, quem não crê será condenado.”

Só faz missão quem entende a grande comissão. A Assembleia de Deus em Santos faz missão, porque entendeu a grande comissão de ir por todo o mundo.

Obrigado, pastores, obrigado, Presidente. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Agradecemos a participação e as belíssimas palavras do nobre Deputado José Bittencourt e solicito que assuma a Presidência dos nossos trabalhos, para que eu possa prestar as homenagens.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT -  PDT - Queremos agora homenagear o Pastor Paulo Alves Corrêa pelos 85 Anos da Assembleia de Deus, com a entrega de uma placa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PAULO ALVES CORRÊA - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A alegria do Senhor é a nossa força. A nossa homenagem à Assembleia de Deus Ministério de Santos por seus 85 anos de louvor e propagação da fé no Criador, que Ele continue guiando e iluminando os caminhos por onde seguimos Sua palavra.

São Paulo, 28 de agosto de 2009.

Maria Lúcia Prandi, Deputada Estadual. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Entrega pela ilustre Deputada Maria Lúcia Prandi, Presidente desta Sessão, à Pastora Eliane da Cruz Corrêa, Presidente da Sepames, responsável pelas ações sociais da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Santos.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ELIANE DA CRUZ CORRÊA - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Buscar-me-ei e me achareis quando me buscardes de todo coração. Jeremias 29-13. Oitenta e cinco anos da Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira. Homenagem a Sepames - Sempre Preparadas para Melhor Servir - pelos seus 85 anos de trabalho social e resgate do ser humano como verdadeira manifestação do Deus maravilhoso que há dentro de cada um de nós.

São Paulo, 28 de agosto de 2009.

Maria Lúcia Prandi, Deputada Estadual. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Maria Lúcia Prandi.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Esta Presidência agradece ao nobre Deputado José Bittencourt.

Tem a palavra o Pastor Paulo Alves Corrêa, na pessoa de quem estamos homenageando os 85 anos da Assembleia de Deus Ministério de Santos.

 

O SR. PAULO ALVES CORRÊA - Mais uma vez os cumprimento com a paz do Senhor. Excelentíssima Sra. Deputada Maria Lúcia Prandi, Exmo. Sr. José Bittencourt, que nos deu a honra da sua presença, em primeiro lugar quero cumprimentar a Deputada, mas quero cumprimentar minha esposa, Eliane da Cruz Corrêa, e, em seu nome, cumprimentar todas as mulheres que aqui estão. Em nome de Paulo Corrêa Júnior, quero cumprimentar todos os pastores presentes, autoridades civis, militares e eclesiásticas que compõem o plenário desta Casa de Leis neste dia.

Em primeiro lugar quero agradecer a Deus pelo privilégio e a honra que me deu de suceder meu pai no ano de 1993, à frente desse lindo Ministério de Santos e até aqui me ajudou o Senhor Jesus. Posso dizer “Ebenezer” porque chegamos até aqui em pé, com saúde e com muitas vitórias.

Quero, neste momento, depois de agradecer a meu Deus, agradecer à Deputada Maria Lúcia Prandi pela iniciativa de propor a esta Casa uma homenagem à Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério de Santos, a pioneira do Estado de São Paulo, o que muito nos enaltece e nos enobrece. Muito obrigado, Deputada, por essa propositura tão abençoada. Muito obrigado aos deputados que, por unanimidade, aprovaram sua propositura de homenagear a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos.

Quero me lembrar dos pioneiros que me antecederam. Sou o sétimo pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus-Ministério de Santos. Se não fossem aqueles homens que marcharam, que distribuíram folhetos, que visitaram casas, que abriram portas, com certeza não estaríamos aqui no dia de hoje. Quero agradecer ao pastor João Alves Corrêa, meu pai, de saudosa memória, que, por trinta e um anos e meio, esteve à frente do Ministério de Santos trabalhando, orientando e me formando para que eu estivesse aqui no dia de hoje.

Quero agradecer à diretoria da Igreja, que me tem apoiado, estado comigo em todos os embates. Quero, neste plenário tão lindo, agradecer aos pastores que aqui estão. Olhava para cada um de vocês e me vinha o seguinte pensamento: sem vocês não iremos a lugar algum. Vocês, senhores pastores, são a base para que eu continue diante das ovelhas que estão sob vossos cuidados que, com sabedoria, os ilustríssimos pastores têm encaminhado, orientando cada ovelha que Deus nos confiou. Eu me lembro de cada um de vocês nas minhas orações e tenho pedido a bênção de Deus nas minhas orações. Tenho pedido a bênção de Deus a cada um de vocês onde vocês estão ministrando.

Quero lembrar também no dia de hoje das mulheres; mulheres de oração, sim, que diariamente estão de joelhos diante de Deus, pedindo a bênção de Deus por minha vida e por vossas vidas. O segredo das nossas vitórias, Deputada Maria Lúcia Prandi, nossa Presidente, é que essas mulheres nos colocam diante de Deus todos os dias, fazendo orações para que nós caminhemos, de vitórias em vitórias. Muito obrigado a senhoras.

Quero agradecer aos músicos nas pessoas dos maestros Tininho, Jessé e também na pessoa do Sr. Paulo de Castro, meu amigo de infância, que tem sido um “bom relações públicas”. Quero agradecer aos músicos da Polícia Militar, membros da Igreja que deixaram seus ofícios para nos prestigiar; a todos os irmãos e a todas as irmãs. E aqui relembro as palavras de Neemias: “Alegria do Senhor é a nossa força.”

Quero que vocês repitam comigo: “A alegria do Senhor é a nossa força, o que tem me feito caminhar.” É o Salmo de nº 100: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras.Servi ao Senhor com alegria; e apresentai-vos a ele com canto.”

O segredo da nossa vitória é cantar o cântico de Neemias; é também apresentar uma pessoa que o mundo tem que se curvar: a pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em nenhuma fala, seja nesta Casa de Leis, seja no plenário da Igreja, jamais poderei deixar de falar do nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que nos constituiu legitimamente para ser o seu representante na face da terra.

Quero declarar isso para esta Casa, que está lotada de fiéis, na Presidência da nobre Deputada Maria Lúcia Prandi. Que a bênção de Deus fique decretada neste lugar, neste dia. Mais do que isso, Deputada, nossa Presidente, uma coisa muito forte me passou ao coração: a Bíblia nos diz que aquele que der um copo d’água a um dos seus pequeninos não perderá o seu galardão; aquele que der um copo d’água a um dos profetas do Senhor não perderá a honra de profeta.

Portanto, no dia de hoje, nesta Sessão Solene, V. Exa. que preside e que é autora desta homenagem tão linda, recebe de Deus a bênção que ele mesmo outorga, da honra de Deus para a sua vida. Fica cravada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a honra para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus- Ministério de Santos, mas fica cravada aqui também a bênção de Deus bíblica para a sua vida, para todo e sempre.

Que Deus te abençoe, que Deus abençoe a todos em nome de Jesus e o meu muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Nós agradecemos as belíssimas palavras do Pastor, fundamentadas na Palavra de Deus, e tomo a liberdade de agradecer particularmente ao Pastor Paulo Corrêa pela bênção concedida por V. Exa. a todos nós, inclusive a mim. Muito obrigada.

Vamos passar a palavra à Pastora Eliane da Cruz Corrêa. Sabemos do belíssimo trabalho feito pelas mulheres da Assembleia de Deus, comandadas pela Pastora Eliane.

 

A SRA. ELIANE DA CRUZ CORRÊA - Exma. Sra. Presidente, Deputada Maria Lúcia Prandi, que está representando a Presidência da Assembleia Legislativa neste ato; Exmo. Sr. Vereador Adilson Júnior, representando a Câmara Municipal da nossa linda Cidade de Santos; Exmo. Sr. Pastor Paulo Corrêa, e também Paulo Corrêa Júnior; Srs. Pastores, representando neste ato a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, do Ministério de Santos; excelentíssimas autoridades civis, militares e eclesiásticas aqui presentes, minhas companheiras de guerra, Diretoria MAAC e mulheres Sepames, meus irmãos pastores, senhores e senhoras, representar o Departamento Feminino da MEADMS, neste dia, pra mim, não sã é uma honra, mas um privilégio em saber que o meu Deus, me escolheu para liderar junto com meu marido, Paulo, uma equipe de mulheres que não só professam sua fé em Cristo, como também praticam a caridade em forma de boas ações e atitudes de amor ao próximo, quer seja levando alimentos, remédios e coisas de primeira necessidade aos necessitados, como cuidando de nossas idosas no Abrigo Cristão, ou mesmo dando ajuda e carinho as 300 crianças de nossas creches!

Ah! Como eu me orgulho em representar essas mulheres hoje! Elas com certeza estão, com o dever cristão sendo cumprido em todos os aspectos, pois a Bíblia nos diz que “a fé sem as obras é morta”.

Ao longo desses anos de caminhada de vida, eu aprendi com minha avó o que é ser uma Mulher de Deus! Com minha mãe eu aprendi que tenho que desenvolver o dever da honestidade e da fidelidade em tudo, para que pudesse dar exemplo de vida cristã! Com meu pai, eu aprendi a fazer o bem e tomar atitudes de amor ao próximo, através de gestos de bondade e carinho com quem precisa de alento.

Deus me deu uma família, que me formou e me educou dentro de princípios religiosos e morais saudáveis.  Mas jamais poderia

Imaginar que Ele, o Criador, estava me preparando para este momento, quando vejo o desenrolar do Ministério Feminino de nossa Igreja, alcançando objetivos que não só enobrecem a nossa Igreja, mas nosso Município, Estado e País!

Aos 15 anos de idade, me casei com alguém, que continuou me ensinando como grande homem de Deus que é, a ter Fé.... Fé pra conquistar, pra resgatar vidas... Pra fazer de um sonho, um ideal... E pra fazer de um ideal, uma realização da Vontade de Deus em minha vida!

Meu marido Paulo Corrêa, eu agradeço a você também por abrir espaço para que as Mulheres da IEADMS pudessem desenvolver seu trabalho como cidadãs dos céus e também desta terra!

Você sabe que pode contar com mulheres valentes e guerreiras, não só nas orações que fazem a Deus pelas vitórias de nossa igreja, assim como por todas as causas de nosso Ministério, sendo elas sociais, espirituais, psicológicas de atendimento ao próximo.

Obrigada pela oportunidade que você nos deu!

Quanto a nós, mulheres desta Igreja... Sabemos hoje o que é felicidade completa, pois temos um lar abençoado, onde o amor reina solidificado em Jesus, temos amigos verdadeiros, não só no sorrir, como no chorar e compartilhamos o amor de Deus com com o próximo, fazendo com que o vejam da forma como é... Um Deus de paz, amor e compaixão pelas vidas!

Sabemos que aqui não está o final, mas apenas o início de nossa caminhada, abrindo caminho, para que o nome de nossa Igreja seja reconhecido nos 4 cantos desta terra!

Tenho certeza que Deus nos ajudará a continuar nesta caminhada de fé e amor, e quero dizer não só a nossa igreja como ao nosso Estado que podem contar conosco!

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Agradecemos e cumprimentamos a Pastora Eliane da Cruz Corrêa pela belíssima mensagem dirigida a todos nós. Gostaria, juntamente com os seus filhos, de entregar-lhe flores, homenageando todas as mulheres da Assembleia de Deus.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Queremos também prestar nossa homenagem às mulheres, na pessoa da esposa do Pastor Paulo Corrêa Júnior, Sra. Érica Pimentel.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Passamos  a palavra ao Pastor Paulo Corrêa.

 

O SR. PAULO CORRÊA - Exmo. Sr. Vereador Adilson Júnior. Quero neste momento retificar o seu nome, que troquei em Santos, por Adilson Gonçalves. É Adilson Júnior. E quero decretar as mesmas bênçãos de Deus sobre a sua vida, porque V. Exa. foi autor de um projeto para homenagear a Igreja Evangélica Assembleia de Deus-Ministério de Santos, da qual o senhor é membro.

Mas no dia de hoje, quero abraçá-lo, neste plenário da Assembleia Legislativa, deixando também o meu agradecimento ao meu Vereador Adilson Júnior. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Agradecemos ao Pastor Paulo Corrêa e passamos a palavra ao Vereador Adilson Júnior.

 

O SR. ADILSON JÚNIOR - Exma. Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi, na pessoa de quem cumprimento todas as autoridades, Exmo. Pastor, Presidente Paulo Alves Corrêa, Pastora Eliane Corrêa, Pastor Paulo Corrêa Júnior meu irmão, meu companheiro para todas as horas, que na sua pessoa cumprimento todos os pastores e na pessoa da Pastora Eliane cumprimento todas as mulheres e pastoras presentes.

Quero dizer da alegria de poder estar aqui para compartilhar com a Deputada Estadual esse momento tão feliz que nos motiva e nos enche de muito orgulho.

Também me perguntava do meu sentimento nesse momento. É um sentimento duplo. Primeiro, por fazer parte desse Ministério, por ter acolhido esse Ministério e, mais que isso, por ter sido acolhido por cada um de vocês, pelas mulheres que aqui estão, as mulheres do círculo de oração que nos mantém na fé através das suas orações. A alegria de poder fazer parte desse Ministério, que leva a palavra de Deus a todos os cantos não só da nossa cidade, do nosso Estado, do nosso País, a alegria de poder compartilhar dessa história tão bela, tão bonita de transformação de vida, de fazer com que a palavra de Deus tenha todo esse poder de transformar a vida e, acima de tudo, o trabalho social tão bem conduzido pela Pastora Eliane para poder levar aos mais necessitados o alimento, o acalento, o carinho, uma palavra aos idosos através do que mantemos em Cubatão, seja de todo trabalho social.

Temos também a alegria de poder, através da Câmara Municipal de Santos representada por mim, traduzir o respeito que temos enquanto Câmara Municipal para com a Assembleia de Deus - Ministério de Santos, através da propositura que apresentamos semanas atrás. Exemplo esse que também respeito e o Estado de São Paulo manifesta, através da propositura da Exma. Sra. Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi, todo reconhecimento dessa história de luta, dessa história dos 85 anos da Assembleia de Deus - Ministério de Santos.

Como bem disse o nosso pastor, cada um de vocês aqui tem uma parcela de contribuição para essa obra do Senhor. Até aqui nos ajudou o Senhor e continuará ajudando sob a benção de Deus para que possamos continuar levando a palavra, semeando a boa nova a todos os cantos onde Deus permitir que estejamos, seja em Santos, em todo nosso litoral, no nosso Estado, no mundo através dos nossos missionários que nos representam em cada um dos países que estão pregando a palavra de Deus, levando a mensagem do Sr. Jesus.

Parabéns, Deputada Maria Lúcia Prandi, minha companheira de partido que tanto nos orgulha não só pelo seu embate, não só por ser, como bem disse aqui o deputado, uma das mais conceituadas deputadas estaduais do Estado de São Paulo. Parabéns por também enxergar o quão importante é o que essa Igreja faz para a vida das pessoas. Que Deus abençoe sempre a sua vida. Tenho certeza que poderá contar sempre conosco. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Muito obrigada, Vereador Adilson Júnior que expressa todo seu sentimento e também todo seu carinho pela Igreja Assembleia de Deus, ele que é também pertencente a essa Igreja e vereador que honra a todos nós da Cidade de Santos.

Gostaria agora de proferir algumas palavras. Diz o Regimento que eu tenho que iniciar a minha fala assim: Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, mas inicio dizendo: Exmo. Pastor Paulo Corrêa, Presidente da Assembleia de Deus - Ministério de Santos, Exma. Pastora Eliane Cruz Corrêa, Presidente da Sepame, sempre presente para melhor servir, Pastor Paulo Corrêa Júnior, Vereador Adilson Júnior nas pessoas de quem cumprimento as demais autoridades, todos os pastores, pastoras, membros da Igreja, demais autoridades civis, eclesiásticas, militares e todos aqueles que nos dão a honra da sua presença e também com a sua atenção pela TV Assembleia.

Desde muito pequena os valores e a fé cristã fazem parte da minha vida, presentes em minhas ações como mulher, cidadã e política. Ainda menina, eu aprendi com a minha família. Com a minha mãe Josefina - como a sua, Pastora Eliane - aprendi a amar a Deus e ao próximo.

Religiosidade que me marcou profundamente desde a mais tenra infância e que resultou em sólidos alicerces que trago em minha mente, em meu coração procurando traduzi-la em gestos, palavras e ações.

É com este espírito que tenho a alegria e a honra de presidir esta Sessão Solene em homenagem aos 85 anos da Assembleia de Deus - Ministério de Santos, a pioneira do Estado de São Paulo.

O mundo mudou muito desde que os migrantes pernambucanos Vicente Lameira e Manoel Garcês e suas esposas iniciaram, em 1924, o trabalho de evangelização na Ponta da Praia, fundando em Santos a primeira Assembleia de Deus do Estado de São Paulo.

Esta tarefa foi fortalecida pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Igreja no Brasil, que aportaram em Santos pouco tempo depois.

A nossa Cidade de Santos é a porta aberta para o mar e para o mundo. Então é com uma alegria especial que comemoramos esses 85 anos.

À época, o nosso País era eminentemente rural. A nossa cidade já portuária, mas ainda com uma população não nos moldes de hoje e nem com o mesmo desenvolvimento. As telecomunicações engatinhavam. Os aviões ainda faziam seus primeiros voos. A Medicina lutava para encontrar a cura para infecções e pestes que ceifavam milhões de vidas.

Hoje, os tempos são outros. A Internet está presente no cotidiano da maioria das pessoas. O homem avança pelo espaço e a Medicina caminha a passos largos no enfrentamento de doenças mais complexas. Todas essas mudanças não reduziram um milímetro naquilo que temos de mais essencial: a fé em Deus, o Criador. Prova disso é que nestes 85 anos a Assembleia de Deus, Ministério de Santos, cresceu, fortificou-se e ganhou, literalmente, o mundo.

Dos cultos que deram início a esta frondosa árvore de fé e louvor, nasceu uma Igreja que hoje está presente em todo o Estado de São Paulo, além de Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Ceará. Tem ainda missionários em Portugal, Inglaterra, Espanha, Paraguai, Argentina, Peru, Chile e África. Ao todo são mais de 800 igrejas e milhares de fiéis. Esta festa de fé se traduz também nas ações sociais que levam um pouco mais de conforto e qualidade de vida para centenas de pessoas. Dentre estes trabalhos, a distribuição de cestas básicas a famílias carentes, alimento a moradores de rua e material escolar para crianças e adolescentes de 5 a 13 anos de idade. É uma estrutura voltada para o culto de Deus e pelo caminho guiado por sua palavra. É uma legião de homens e mulheres, jovens e idosos, que levam no peito a certeza de um Deus vivo.

O que me comove particularmente, além de outros trabalhos da Igreja, é o abrigo cristão de amparo à velhice que a Igreja mantém no Jardim Casqueiro. Lá moram 26 senhoras de 60 a 90 anos de idade que recebem assistência integral, proporcionando a valorização da vida como pessoas socialmente ativas, sem distinção de credo religioso, raça, cor ou política.

A chaga que mata nossos jovens, impulsiona a violência e gera a degradação social e familiar, as drogas são combatidas com veemência pela Assembleia de Deus nos cultos e também na Casa de Recuperação Missão Alpha. Não basta combatê-las. É preciso reintegrar esses jovens e todas as pessoas que se desviaram do caminho de Deus à sua família e à sociedade.

Pastor Paulo Corrêa, dentre todas as outras obras, esta tem um significado muito especial para as famílias e a sociedade como um todo.

Como acabei de ressaltar, a Assembleia de Deus zela por nossas idosas e busca resgatar nossos jovens. Mas também semeia o futuro por meio de parcerias cuidando das nossas creches.

A Assembleia de Deus cumpre um papel balizar nas comunidades onde atua. Alimenta o espírito com a pregação do Evangelho, o louvor a Deus e a fé em Cristo. Mas também cuida do bem estar do corpo, obra divina. morada do Senhor.

E nesse contexto não podemos deixar de ressaltar o papel essencial daqueles que, como instrumentos divinos, estiveram à frente de todo esse crescimento.

Pastores Climaco Bueno Asa, Geraldo Machado, Luiz Gonzaga, Simon Ludgren, Bruno Skolismowiks e João Alves Corrêa se sucederam na Presidência da Igreja e deram sua contribuição para seu crescimento.

Saudamos a todos na pessoa do atual Presidente Paulo Alves Corrêa, que com a mesma fé, dinamismo e espírito empreendedor do seu pai, o saudoso Pastor João Alves Corrêa, tornou ainda mais sólido o Ministério de Santos da Assembleia de Deus. Com uma história de vida aguerrida e perseverante, levou - e continua  levando - para sua gestão toda esta garra e determinação.

Também quero prestar uma homenagem especial às mulheres da graça na pessoa da Pastora Eliane Corrêa, que está à frente das obras sociais. O papel que a Assembleia de Deus reconhece e proporciona às mulheres é digno de louvor. Penso que esse respeito às mulheres que retribuem na forma de fé especialmente na forma de amor a Deus transformando essa fé em ações para melhorar a vida das pessoas é digo do nosso maior respeito e agradecimento.

Lembro que esta Sessão Solene integra uma intensa programação de comemorações pelos 85 anos, que reuniu milhares de pessoas. Apenas na marcha do dia 19 de julho, foram 20 mil fiéis percorrendo as ruas de Santos em louvor a Deus.

Quero saudar muito especial e carinhosamente o Pastor Corrêa Júnior, meu amigo, aquele que me levou à Assembleia de Deus - ressaltando que sou católica. E ele faz isso com muita dignidade.

Vivi, todas as vezes que fui - e pretendo ir - aos cultos, momentos de rara emoção. E, o que me comove mais profundamente, são as palavras que os pastores proferem após a apresentação: “Como recebemos”. E todos respondem: “Sê bem-vinda, irmã”. O Pastor Paulo Corrêa Junior também foi um grande colaborador, um grande amigo, muito contribuiu para que pudéssemos viver nesta Casa um momento de tão grande emoção.

Saio daqui com meu espírito em festa, regozijado e alimentado pela fé num Deus vivo; uma fé que se renova a cada dia repleta de uma esperança fundada na Palavra de Deus, alicerce de uma vida fraterna, solidária e de paz.

Que esses momentos de comunhão ecoem cada vez mais longe, mais alto, numa vida cheia de luz, de misericórdia divina. Amém. Muito obrigada.

Agradeço mais uma vez carinhosamente toda essa manifestação. E vemos a vida também sempre com muita alegria. E arte, a música em especial, enche nossos corações de alegria. Por isso, neste momento, teremos mais uma apresentação do cantor Eduardo Luiz.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Parabéns, Eduardo Luiz.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência quer agradecer a presença de todos e de todas, particularmente aos funcionários desta Casa - ao Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Dona Yeda, ao pessoal do Som, da Taquigrafia, da Ata, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da TV Assembleia e demais órgãos de imprensa. Enfim, agradecer a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Teremos a apresentação de um Dobrado, sob a regência do maestro Justino dos Santos, e já os convido para um “Brunch” que serviremos no Hall Monumental.

Está encerrada a presente sessão, ao som da nossa querida banda a quem agradecemos e parabenizamos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas.

 

* * *