13 DE SETEMBRO DE 2002

47ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO JEEP CLUBE DE CAMPINAS E REGIÃO, À TRIALIX E DEMAIS EMPRESAS E ENTIDADES PROMOTORAS DO "PROJETO ZEQUINHA"

 

Presidência: PETTERSON PRADO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

 

Data: 13/09/2002 - Sessão 47ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: PETTERSON PRADO

 

HOMENAGEM AO JEEP CLUBE DE CAMPINAS E REGIÃO, À TRIALIX E DEMAIS EMPRESAS E ENTIDADES PROMOTORAS DO "PROJETO ZEQUINHA"

 

001 - PETTERSON PRADO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o Jeep Clube de Camoinas e região, a Trialix e demais Empresas e Entidades Promotoras do "Projeto Zequinha". Convida a todos para, em pé, ouvirem a execução do Hino Nacional executado pelo tecladista 2º sargento José Loyola, do Corpo Musical da Polícia Militar.

 

002 - LAERTE QUINTANA

Diretor-presidente da empresa Quintana Terraplanagem, fala em nome das empresas que apóiam o Projeto Zequinha, a cujos objetivos se refere.

 

003 - ORESTES BACCHETTI JÚNIOR

Presidente do Jeep Clube Campinas, agradece a iniciativa da homenagem. Fala sobre a origem do Projeto Zequinha, e sobre sua ação de plantio de árvores.

 

004 - ÉLCIO ROBERTO DOS SANTOS

Auditor ambiental e idealizador do Projeto Pai e o Projeto Zequinha, representando a empresa Trialix, Auditoria, Consultoria e Serviços Ambientais, considera que o Projeto Zequinha, é de extrema relevância, sendo voltado para a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais e para atividades de cunho ecológico. Explica o motivo de o projeto ter sido batizado de Zequinha.

 

005 - Presidente PETTERSON PRADO

Passa à entrega dos diplomas em homenagem às empresas e entidades que apóiam o Projeto Pai e o Projeto Zequinha. Considera-se honrado em poder reconhecer o trabalho nestas entidades. Fala sobre a importânica da preservação do meio ambiente e do trabalho social dos jipeiros. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Senhores Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Jeep Clube de Campinas e região, a Trialix e demais empresas, entidades promotoras do Projeto Zequinha.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo corpo musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Esta Presidência agradece ao tecladista, 2º Sargento José Loyola, pela presença e pela execução do Hino Nacional.

Nomeando as autoridades presentes: o Sr. Orestes Bacchetti Júnior, presidente do Jeep Clube de Campinas e região; o Sr. Laerte Quintana, diretor-presidente da empresa Quintana Terraplanagens, parceiros do projeto; o Sr. Élcio Roberto dos Santos, auditor ambiental, idealizador do Projeto Pai e Projeto Zequinha, neste ato representando a empresa Trialix - Auditoria, Consultoria e Serviços Ambientais; a Sra. Sônia Fátima dos Santos Pedro Cruz, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; o Sr. José Renato Deres, gerente de marketing do Campinas Shopping; a Sra. Dra. Ana Maria Sanchez dos Santos, da empresa Fábrica Brasileira de Idéias; a Sra. Walquíria Paiva Corrêa, diretora-presidente da empresa The Best Corporation Campinas; o Sr. Dr. Carlos Roberto Araújo, gerente nacional da empresa Honeywell Measurex do Brasil, e a Sra. Denise Ducala Pereira, neste ato representando o Deputado Emerson Kapaz; o Sr. Dr. Osman Santos, diretor de marketing da Revista 4x4 e Cia.

O Deputado Federal Emerson Kapaz, que não pôde comparecer aqui hoje, recebeu o Projeto Zequinha e como gostou muito, convidei-o para vir aqui, mas devido a alguns compromissos não pôde estar presente. Kapaz é o relator da matéria da política nacional dos resíduos sólidos, que é a política que vai definir todo o futuro do lixo do Brasil. Hoje, gera milhares de empregos, muitos deles subempregos, e que vai poder gerar muita riqueza para o Brasil em reciclagem, em matéria e, principalmente, para o meio ambiente. A Denise está aqui representando-o muito bem.

Outras autoridades que justificaram aqui a ausência: o Deputado Paschoal Thomeu, parabenizando também o Projeto Zequinha, Rubens Lara, que é o Secretário, chefe da Casa Civil, que representa aqui o governador, o secretário Nagashi Furukawa, que é o secretário de administração penitenciária aqui de São Paulo, meu amigo Deputado Edmur Mesquita, vice-líder do PSDB, de Santos, a Sra. Gláucia Giamente, secretária do gabinete do Reitor da Unesp, o Sr. Raimundo Simão de Mello, Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região.

Tem a palavra o Sr. Laerte Quintana, diretor-presidente da empresa Quintana Terraplanagem.

 

O SR. LAERTE QUINTANA - Ilmo. Sr. Deputado Petterson Prado, senhoras e senhores, é com uma satisfação muito grande que represento as empresas que fazem parte, que apoiam este projeto. Um projeto que vem de encontro com toda a necessidade que sentimos ao caminhar por nossas ruas, praças, avenidas, áreas verdes, matas e rios. O projeto é maravilhoso, porque estamos pegando no ápice de nossa intenção.

No ápice, porque tem como objetivo ir em busca das crianças, dos nossos jovens, daqueles que serão os futuros dirigentes do nosso país. Abracei este projeto de corpo e alma pelo seguinte: a criança convida o pai para acompanhá-la no projeto. É diferente, porque vem de dentro da criança convidando o pai e não o pai convidando a criança. Esse projeto, Deputado, visa tudo aquilo nós brasileiros, nós cidadãos necessitamos: dar valor a um ser vivo, ou seja, uma planta, uma árvore, o meio ambiente. Sem ele, vai ser difícil para as nossas crianças amanhã.

Repetindo aqui, estamos de braços abertos, acolhendo esse projeto maravilhoso, o Projeto Zequinha. Queria, então, parabenizar os idealizadores, o Sr. Élcio e o Jeep Clube de Campinas. Agradeço a oportunidade de participar. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Vi esse projeto acontecer graças às parcerias. Hoje em dia, com todas as dificuldades que se tem no Poder Público, são as parcerias, muitas vezes das empresas, que fazem acontecer. É o Sr. que está de parabéns por ter abraçado todas as empresas que representou aqui na sua fala.

Tem a palavra o presidente do Jeep Clube Campinas, o Sr. Orestes Bacchetti Júnior.

 

O SR. ORESTES BACCHETTI JR. - Em primeiro lugar quero agradecer a Mesa, em nome do Deputado Petterson Prado, Ilmo. Deputado, aos convidados, aos presentes, o Sr. Élcio Roberto dos Santos, aos diretores e adjuntos do Jeep Clube de Campinas, porque sem eles não podemos fazer muita coisa, aos sócios e a nossos amigos.

É com muito orgulho que hoje, como presidente do Jeep Clube de Campinas, estou representando e recebendo esse prêmio dessa sessão solene, dia 13 de setembro, que é um dia que vai ficar muito marcado para mim e acredito que para todos aqui presentes. Como diz o nosso amigo Laerte, temos que pensar no futuro e, hoje, fazer o plantio de uma árvore, temos que pensar nela daqui a algum tempo, pensar em ficar na sombra dela. Se cada um pensar um pouquinho e fizer um pouquinho, esse Brasil, esse mundo vão mudar muito.

Gostaria de dizer para todos que não conhecem o Jeep Clube de Campinas que ele foi fundado no dia 4 de agosto de 1985. Portanto, são 17 anos de Jeep Clube. Temos um número considerável de sócios, voluntários, principalmente. Acho que hoje o principal para se fazer parte dessa comunidade é ser voluntário. Nunca se falou tanto em voluntariado, inclusive tivemos o Ano do Voluntário. Eu, particularmente, gosto demais desse clube, principalmente por se ter uma classe heterogênea. Mas todos têm o mesmo objetivo, todos são iguais, não há diferenças, distinções, acho isso fantástico.

O Projeto Zequinha surgiu no começo deste ano, em uma reunião de diretoria, fazendo uma homenagem póstuma ao nosso presidente, Rubens Antônio Lopes, falecido neste ano, uma perda considerável. Em uma dessas reuniões que tivemos, uma das idéias foi fazer o plantio de árvores, porque nós, os jipeiros, que andamos nas matas, nas propriedades, nas fazendas, estamos vendo que está escasseando o plantio de árvores com o crescimento urbano

Assim, surgiu essa idéia de poder contribuir um pouco justamente com o plantio de árvores. Tivemos uma idéia modesta. Vamos plantar mil mudas de árvore. De repente, esse sonho tornou-se realidade. Conhecemos o Sr. Élcio Roberto dos Santos que pôde nos proporcionar esse projeto, pois ele foi um dos idealizadores do Projeto Zequinha. Hoje, estamos com mais de 30 mil mudas plantadas; temos um projeto para o ano que vem de tentar atingir a Região Metropolitana de Campinas. Temos que pensar um pouco alto e tentar divulgar a importância que é esse projeto para a população.

Em nome do Jeep Clube de Campinas, como atual presidente, só tenho a agradecer ao Deputado Petterson Prado por essa sessão solene e por esse reconhecimento, não só do Projeto Zequinha, como também do Jeep Clube de Campinas como uma entidade responsável, séria que visa um objetivo e não só uma brincadeira.

Quero agradecer a todos os presentes. Acredito que há várias pessoas que gostariam de estar aqui presentes, inclusive se manifestando através de fax, e-mails, convites que foram passados para essa sessão, só que não conseguiram sair a tempo de Campinas, pelo fato do trânsito, horário, mas estão presentes, estão apoiando o projeto e tenho certeza de que esse projeto vai ser um sucesso. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Tem a palavra o Sr. Élcio Roberto dos Santos, auditor ambiental e idealizador do Projeto Pai e o Projeto Zequinha, neste ato representando a empresa Trialix, Auditoria, Consultoria e Serviços Ambientais.

 

O SR. ÉLCIO ROBERTO DOS SANTOS - Boa noite, ilustre Deputado. Gostaria de cumprimentar a Mesa, em nome do Deputado Petterson Prado.

Antes de explicar um pouco mais sobre o Projeto Zequinha, é de extrema relevância ressaltar que apesar do Deputado ser de Campinas, esse projeto ter se iniciado naquela cidade e ser voltado para a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais, sendo o Deputado portador de uma deficiência física leve, mas que conseguiu se destacar no meio público, hoje representando a sociedade do Estado de São Paulo, pode servir de exemplo para todos os portadores de necessidades especiais, hoje excluídos da sociedade, para que eles se espelhem e possam acreditar que é possível.

Na verdade a frase certa não seria trabalho de integração social e sim uma retomada dos direitos que foram retirados desses cidadãos que não estão ocupando o espaço direito dentro da sociedade. Gostaria de estar fazendo um destaque especial nesse sentido, porque o Deputado, apesar de ter se destacado e não estar excluído como a maioria dos portadores, ainda assim luta pela causa e consegue olhar para trás e ver que há outras pessoas precisando de apoio. Obrigado, Deputado.

Agora vou esclarecer para vocês a respeito do por que Zequinha. A maioria não deve ter tantas dúvidas em função de serem membros do Jeep Clube. O Zequinha é aquele adolescente ou aquela criança, que vai no banco traseiro do Jeep; tem o piloto, o navegador e o Zequinha é aquele que vai atrás. Segundo o dia-a-dia dos jipeiros, há duas versões para o Zequinha.

A mais lembrada, que na maioria das vezes vira motivo de piadas, é que ele é a pessoa que desce para abrir a porteira, que desce para empurrar quando o Jeep atola, é a pessoa que faça sol, faça chuva, não abre mão dessas atribuições e quando abusamos, buscando mais adrenalina, é o Zequinha quem desce para tirar fotos.

Foi no sentido de estar homenageando o Zequinha que foi dado esse nome para o projeto e não podemos esquecer que também tem o lado positivo, o Zequinha. É onde nós, jipeiros, temos a oportunidade de ensinar para as nossas crianças e adolescentes o respeito para com a fauna e a flora, o espírito de companheirismo, a solidariedade e dessa forma conseguir trabalhar as pessoas, já desde o início de suas vidas para que possamos ter no futuro uma população um pouco mais sensível, com um pouco mais de humanidade entre nós.

O projeto visa recuperar os cursos d’água, que seriam as matas ciliares dos nossos rios, das nossas nascentes. Tivemos um exemplo, há pouco tempo, da falta que essa água, se vier a extinguir, pode nos fazer, como no caso da falta de energia elétrica recentemente. E pelas estatísticas haverá falta da própria água em um futuro bem próximo.

É nesse intuito que estamos fazendo esse trabalho, tentando tirando o melhor resultado possível, não só recuperando e preservando nossos recursos naturais, mas também tentando socializar a nossa população. Esse trabalho começou em Campinas, em 5 de junho, quando foi dada uma visibilidade maior para esse projeto. No dia 2 de junho foi a abertura internacional da Semana do Meio Ambiente, onde fizemos a primeira etapa na cidade de Sumaré. Tivemos uma boa aceitação popular, uma boa veiculação na mídia, com críticas positivas. No dia 5 de junho, na comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente, foi possível já uma primeira parceria com o plantio de uma muda de pau-brasil, simbolizando a parceria do Jeep Clube de Campinas, a Trialix e a empresa CPFL, onde foram doadas as primeiras cinco mil mudas do projeto.

Ficamos muito motivados e conseguimos no dia 25 de agosto passado realizar a segunda etapa das seis propostas iniciais na cidade de Monte-Mór, onde também foi possível, na maioria das vezes por estradas secundárias, fazer um passeio, apreciar a natureza, levando essas pessoas portadoras de deficiência onde já havia uma demanda, principalmente dos deficientes visuais, que nunca tinham tido oportunidade. Começamos assim a trabalhar com essa classe excluída, levando essas pessoas para participar desses eventos. Realizamos apenas duas etapas, mas estamos com outras já previstas e até o final de 2003 temos como estimativa o plantio de mais de 300 mil mudas em toda a Região Metropolitana de Campinas.

Vou aproveitar a presença do Deputado para convidá-lo para fazer parte da inauguração do viveiro do Zequinha, feito graças à empresa Quintana Terraplanagens que cedeu a área do viveiro. As obras já foram iniciadas e logo saberemos a data da inauguração. É mais uma etapa que vamos alcançar e acredito que ele consiga se realizar antes do final deste ano, porque no dia 1º de dezembro uma parceria feita com os escoteiros faremos o Dia de Fazer a Diferença, onde vamos plantar simultaneamente 20 mil mudas de árvores na cidade de Campinas com os escoteiros do Estado de São Paulo. Participarão quatro ou cinco mil escoteiros para que possamos fazer disso um exemplo com essas 20 mil mudas plantadas simultaneamente, nos possibilitando bater o recorde do Guiness Book.

Com isso acredito que o projeto possa ter um alcance um pouco maior e dessa forma conseguiremos ampliar essa consciência ambiental e assim termos em um futuro próximo pessoas mais conscientes, como as empresas que estão apoiando esse projeto, porque antes de ser uma empresa socialmente responsável, por trás tem que ter um empresário, um cidadão responsável. São essas pessoas que estão atrás dessas empresas que gostaríamos de agradecer aqui nesta sessão solene, por intermédio da Assembléia Legislativa. Obrigado, Sr. Deputado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Esta Presidência agora passa à entrega dos diplomas em homenagem às empresas e entidades que apoiam o Projeto Pai e o Projeto Zequinha.

Vamos à entrega agora para a Dra. Ana Maria Sanchez dos Santos da empresa Fábrica Brasileira de Idéias. (Palmas.)

Passo a ler o enunciado do diploma, cujos nomes das empresas parceiras são mencionados no seu próprio diploma: “A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nos termos da sessão solene de 13 de setembro de 2002, concede à Fábrica Brasileira de Idéias o Diploma de Honra ao Mérito pelo relevante apoio que presta nas áreas social e ambiental do estado de São Paulo. São Paulo, 13 de setembro de 2002, de minha autoria, Deputado Petterson Prado, presidente desta sessão solene”. (Palmas).

Dr. Osman Santos, diretor de marketing da revista “Quatro por quatro e Companhia”. (Palmas).

Sra. Fátima dos Santos Pedro Cruz, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. (Palmas).

Dr. Carlos Roberto Araújo, gerente nacional da empresa Honeywell Measurex do Brasil”. (Palmas).

Sr. José Renato Pires, gerente de marketing do Campinas Shopping. (Palmas).

Sra. Walkíria Paiva Corrêa, diretora presidente da empresa “The Best Corporation Campinas”. (Palmas).

Sr. Laerte Quintana, diretor presidente da empresa Quintana Terraplanagem, que agradecerá em nome de todas as empresas. (Palmas).

 

* * *

 

-         Procede-se à entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. LAERTE QUINTANA - Em nome de todas as empresas que estão abraçando com carinho este projeto, agradeço ao Deputado e aos idealizadores desta maravilha toda ! Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Agora, homenagens especiais para o Sr. Orestes e para o Sr. Élcio.

Em primeiro, ao nosso presidente do Jeep Club Campinas, Sr. Orestes. (Palmas).

O Sr. Élcio está recebendo dois porque ele é o idealizador do projeto e também é parceiro através da Trialix.(Palmas).

 

* * *

 

  - Procede-se à entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Depois destas merecidas homenagens, quero dizer que hoje apenas eu estou aqui como Deputado da Assembléia Legislativa, mas no momento em que foi feita a homenagem estava a grande maioria dos Deputados e que esta homenagem da Casa foi aprovada por unanimidade.

Todos sabem que é um momento difícil para todos os Deputados, mas todos gostaram deste projeto e todos aprovaram este projeto. Não é uma homenagem deste Deputado, é uma homenagem do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Para mim, é uma honra em poder estar aqui representando os meus colegas Deputados e ter a honra de reconhecer este trabalho que vocês estão fazendo.

O Élcio disse que este trabalho vai ser grande, mas acho que já é grande, porque a idéia já começou como uma grande idéia. Às vezes, muitas idéias acabam morrendo na praia, acabam no "oba-oba", e vocês conseguiram fazer exatamente o mais difícil, que é arregaçar as mangas, muitas vezes encontrando pessoas pessimistas e negativas dizendo que seria uma coisa muito difícil de acontecer. Foram lá e conseguiram vender sonhos, porque a quantidade de pessoas que são parceiras neste projeto é impressionante. Não é fácil conseguir parceiros no mundo de hoje, em que muitas pessoas não acreditam nem na sua própria participação e que a sua participação irá fazer a diferença. Ouvimos sempre as pessoas falarem: “Quem sou eu para mudar alguma coisa? Quem sou eu para fazer alguma coisa? A minha presença naquela reunião vai fazer alguma diferença? Não vai, porque quem sou eu?” Se as pessoas são assim com elas mesmas, elas também são assim com as outros também, porque elas pensam que vão ficar lá falando e não vai resolver nada, não vai acontecer nada. Então, hoje, existe uma falta de confiabilidade na própria pessoa e principalmente também em outras pessoas.

Assim, quando se consegue sentir que você é mesmo um cidadão, que pode fazer e tem condições de mudar a realidade à sua volta. E, mais, quando se consegue trabalhar com este seu sonho e com esta sua idéia e envolver outras pessoas e empresas em parcerias, isto realmente é uma coisa que tem se reconhecer e ser homenageada.

Com certeza, esta é a primeira homenagem, mas acredito que irão ter outras homenagens. O bom é que a Assembléia Legislativa de São Paulo sai na frente em homenageá-los. Este reconhecimento é importante, porque precisamos de reconhecimento. Há um tempo a Assembléia achava que bastava representar através de projetos e fiscalizar o Executivo, mas não, precisamos sempre estar reconhecendo as pessoas que fazem as coisas no estado de São Paulo e é por isso que foi aberta esta homenagem para que entidades sérias, que fazem um importante trabalho no estado de São Paulo, possam estar aqui recebendo esta singela homenagem, mas que será guardada na história da Assembléia Legislativa. A Ata que é feita, é guardada na história e nos Anais da Assembléia e vai estar para o resto da vida, para que daqui a 100, 200 anos, qualquer um dos nossos descendentes possa estar abrindo e lendo a história do estado de São Paulo.

Hoje, a questão ambiental é muito séria, porque é o futuro como já foi falado aqui e não é uma grande novidade neste sentido. Mas, por outro lado, vemos que só conseguimos gostar de uma coisa quando a conhecemos. Então, o Jeep Club incorporou a idéia do Élcio, porque conhece e vive o meio ambiente, vai lá no final de semana com o espírito aventureiro que o jipeiro tem que ter. Eu, pelo menos, vejo o jipeiro como uma pessoa aventureira e de bem com a vida. O jipeiro, nos fins de semana, por poder estar entrando em matas, em lama, conhecendo a mata e a floresta, passa a valorizá-las. Assim, só teremos uma conscientização do meio ambiente, quando as pessoas conhecerem a importância do que é o meio ambiente, quando as pessoas viverem o dia-a - dia e poderem ter contato com a mata e com a natureza e até com o comportamento dos animais, aí, as pessoas vão começar a valorizar e a dar importância. E, aí sim, com as informações que elas têm vai haver mudança de comportamento e uma mudança de hábito e vamos ter um meio ambiente melhor. Através da conscientização social vamos conseguir barrar a especulação imobiliária, a especulação desenfreada que em troca do lucro, acaba denegrindo o nosso futuro. Então, como temos somente uma terra, devemos valorizá-la ao máximo.

É por isto que me sinto honrado em poder estar aqui, porque vocês conheceram, a partir do momento que conheceram, vocês amam pois só podemos amar aquilo que conhecemos. Podemos ter paixão, atração, mas amor verdadeiro só vem com o conhecimento e a partir do dia-a-dia de vocês, vocês passaram a amar verdadeiramente a natureza e com isso ficou fácil depois implantar um trabalho como este. Vocês poderiam parar por aí, mas não pára porque eu que sou testemunha enquanto Deputado e pessoa portadora de uma deficiência, pois numa reunião que eu estava, os jipeiros de Campinas estavam todos lá transportando os deficientes da casa para a reunião, da reunião para casa. Sou testemunha disso, ninguém me contou, eu vi.

O Jeep Club de Campinas é um clube de amigos, extremamente divertidos, pois já fui nas reuniões de quartas-feiras, é muito legal ir naquelas reuniões, com muita gente, com este espírito aventureiro de curtir a natureza, que não faz mal a ninguém. Só em curtir e em preservar a natureza poderia ser o suficiente, mas vocês conseguiram passar disso. As empresas que se incorporaram a este projeto são importantíssimas para dar credibilidade e um apoio estrutural mesmo.

Vimos o testemunho do Élcio e da boa vontade do Laerte em estar doando um espaço para o viveiro. Em Campinas, temos apenas um viveiro, que é o Viveiro Municipal, que por ser pequeno, as pessoas que querem conseguir algum tipo de planta e de árvores não conseguem. Acredito que o viveiro do Projeto Zequinha em pouco tempo vai se tornar uma referência nesta parte do meio ambiente.

Então, fico muito contente em estar aqui nesta sessão solene, mesmo com poucas pessoas, mas com pessoas que estão batalhando e que tiveram esta iniciativa, pessoas que não ficaram esperando passivamente alguém vir e falar alguma coisa e resolver os seus problemas, mas que tiveram a iniciativa e foram os protagonistas de um projeto que com certeza vai ser divulgado e nesta divulgação natural vai encontrar cada vez mais certeza. Tenho certeza disso.

Em nome da Assembléia Legislativa, quero dizer que estaremos apoiando-os através da sua demanda, da sua necessidade e em tudo aquilo que vocês acharem que poderemos ajudá-los enquanto legislador do estado de São Paulo.

Parabéns a todos vocês, sucesso neste grande projeto e felicidades a todos! Uma boa noite!

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades e aqueles que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 30 minutos.

 

* * *