25 DE OUTUBRO DE 2010

047ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO "DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA".

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e ED THOMAS

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene para homenagear o "Dia do Cirurgião-Dentista". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Enaltece sua satisfação e orgulho em presidir esta solenidade. Destaca a importância da atividade da classe odontológica, por cuidar da saúde bucal da população. Elogia o trabalho do Dr. Emil Razuk. Reverencia a figura do ex-Deputado Rafael Baldacci.

 

002 - EMIL RAZUK

Presidente do Crosp - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo -, agradece ao Presidente Barros Munhoz, em nome da classe que representa. Recorda que o Imperador Dom Pedro II criou o curso de Odontologia em 1884, em Salvador e no Rio de Janeiro. Informa que a atividade é a segunda mais confiável pela população, depois dos bombeiros. Cita definição do Papa Pio XII sobre o ofício. Faz louvação às várias gerações de profissionais. Ressalta a importância do desenvolvimento científico do setor. Dá conhecimento do Programa de Saúde Bucal, em parceria com várias prefeituras.

 

003 - MANOEL COSTA

Mestre-de-Cerimônia, anuncia a entrega de Diplomas aos Cirurgiões-Dentistas Remidos.

 

004 - DUILIO MENDETTA

Discorre sobre seus 45 anos de atividade profissional. Lembra a responsabilidade em relação aos semelhantes. Ressalta a consciência do dever cumprido.

 

005 - ED THOMAS

Assume a Presidência. Saúda os presentes.

 

006 - MANOEL COSTA

Mestre-de-Cerimônia, anuncia a entrega de Diplomas aos Cirurgiões-Dentistas Especialistas.

 

007 - MAURICIO CAVENAGHI PEREIRA DA SILVA

Cita sua honra e emoção em participar desta solenidade. Ressalta a importância do aprimoramento técnico-científico dos cirurgiões-dentistas, fato que reflete na qualidade de vida dos pacientes.

 

008 - LUCY DALVA LOPES

Presidente da Associação Brasileira das Odontólogas, em nome do Rotary Club International, São Paulo Aeroporto, Distrito 4420, presta homenagem ao Dr. Emil Razuk.

 

009 - EMIL RAZUK

Presidente do Crosp, agradece a honraria.

 

010 - Presidente ED THOMAS

Anuncia a apresentação do número musical pelos Três Tenores Brasileiros.

 

011 - EMIL RAZUK

Presidente do Crosp, faz histórico sobre o "Prêmio Alfredo Reis Viegas".

 

012 - MANOEL COSTA

Mestre-de-Cerimônia, anuncia o nome dos agraciados em 1º, 2º e 3º lugares e "Menções Honrosas".

 

013 - SIMONE TETU MOYSES

Faz agradecimentos em nome dos premiados em 1º lugar.

 

014 - LEONARDO MARCHINI

Faz agradecimentos em nome dos premiados em 2º lugar.

 

015 - ANA LÚCIA FERREIRA DE MELLO

Faz agradecimentos pelo prêmio recebido aos que conseguiram o 3º lugar. Cita pesquisa sobre a regionalização, aliada ao SUS.

 

016 - MANOEL COSTA

Mestre-de-Cerimônia, dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades.

 

017 - EMIL RAZUK

Presidente do Crosp, recorda histórico sobre Joaquim José da Silva Xavier, bem como sobre a Comenda e Medalha Tiradentes.

 

018 - MANOEL COSTA

Mestre-de-Cerimônia, anuncia os quatro homenageados que receberam a Comenda e Medalha Tiradentes.

 

019 - NOBONO TAKEMOTO

Lembra homenagens feitas pela colônia japonesa. Destaca a emoção de ter participado de eventos em Araçatuba e Campinas. Recorda seu trabalho na lavoura e fez agradecimentos a sua família.

 

020 - ROBERTO MIGUITA

Recorda eventos da colônia nipônica. Tece considerações sobre a importância da família no seu trabalho.

 

021 - ARIOVALDO RIBEIRO

Cita iniciativas sobre a estrutura da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentista na década de 60, quando foram criados 32 distritos. Cita acróstico com o nome de Tiradentes.

 

022 - VITOR GOMES PINTO

Discorre sobre as mudanças brasileiras, especialmente quanto à saúde pública. Elogia os trabalhos premiados.

 

023 - Presidente ED THOMAS

Anuncia a apresentação de número musical pelos Três Tenores Brasileiros. Enaltece seu reconhecimento pelo trabalho dos cirurgiões-dentistas, os "profissionais do sorriso". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Convido para compor a Mesa Diretora, o Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, representando o Dr. Ailton Diogo Morrilhas Rodrogues, Presidente do Conselho Federal de Odontologia; Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do CROSP, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Presidente da ABCD, Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da APCD, Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

 Neste momento o Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, recebe as honras concernentes ao Chefe de Poder, pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- O Sr. Presidente adentra ao plenário. É executado o toque de honra.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Esta Presidência gostaria de reiterar a citação e fazer uma saudação aos ilustres componentes desta Mesa, Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, representando o Dr. Ailton Diogo Morrilhas Rodrigues, Presidente do Conselho Federal de Odontologia; nosso particular amigo, Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do CROSP, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Presidente da ABCD, Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da APCD, Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Quero também fazer uma saudação especial a um amigo de longa data, que dignificou a política paulista e brasileira durante muito tempo, e ainda a dignifica, porque ninguém deixa de ser político - continua político a vida toda. Ele, que foi durante muito tempo Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, o particular amigo e querido companheiro, ex-Deputado Federal, Raphael Baldacci Filho. Queria saudar, também, de uma maneira muito carinhosa os companheiros Deputados Estaduais, membros desta Assembleia Legislativa, Dr. Carlos Neder, da Bancada do PT, que dignifica esta bancada na Assembleia Legislativa de São Paulo, e o Deputado Ed Thomas, que representa, condignamente, não apenas a sua região de Presidente Prudente, mas todo o Estado de São Paulo.

Senhoras e Senhores, esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia do Cirurgião Dentista.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Sub-Tenente Edson Jesus de Oliveira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que mais uma vez abrilhantou esta sessão solene, o fazendo mais uma vez com muito brilhantismo, e agradece na pessoa do Sub-Tenente Edson Jesus de Oliveira. Passo a palavra ao Mestre-de-Cerimônias para anunciar as demais autoridades presentes.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Como extensão desta Mesa Diretora, registramos e agradecemos a presença do Dr. Antonio Donizete Gonçalvez, Cirurgião Dentista, Diretor Adjunto de Futebol Profissional, representando o Presidente Juvenal Juvêncio, do São Paulo Futebol Clube; Dr. Eduardo Sakay, Presidente da Associação Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares; Prof. Dr. Raphael Baldacci Filho, ex-Deputado Federal, ex-Secretário de Estado e ex-Presidente da APCD; Dr. Julio Cesar, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal. Também presentes aqueles que serão homenageados com o prêmio Alfredo Reis Viegas: Dr. Max Luiz de Carvalho, Dr. Roberto Eduardo Bueno, Dra. Simone Tetu Moyses, Dra. Miriane Carneiro Machado Salgado, Dr. Leonardo Marchini, Dra. Graziele Honório Lopes, Dra. Ana Lucia Ferreira de Mello. Também presentes aqueles que serão homenageados com a Comenda e Medalha Tiradentes: Dr. Nobono Takemoto, Dr. Roberto Miguita, Dr. Ariovaldo Ribeiro, e Dr. Vitor Gomes Pinto.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Mais uma vez estamos aqui reunidos nesta que tradicionalmente tem sido uma das mais bonitas, se não a mais bonita, sessão solene que a Assembleia Legislativa de São Paulo realiza todos os anos com muita satisfação, com muito orgulho mesmo porque nós, Deputados Estaduais, temos a função de legislar. Temos também, a função de fiscalizar o Executivo; é verdade. Mas temos, todos, independentemente do partido ao qual pertençamos, da ideologia que professamos, e das crenças que temos, a obrigação também de representarmos e condignamente a comunidade paulista, representar a sociedade paulista. E dentro dessa atribuição é muito importante que o Deputado, ou os Deputados, individualmente, ou conjuntamente, ou em grupos, ou de forma partidária, ou de forma coligada, ou em Frente Parlamentar, enfim, que os Deputados defendam setores importantes da comunidade paulista, da sociedade paulista; setores produtivos, setores profissionais, setores que fazem a vida de São Paulo, porque, obviamente, nós sabemos que a vida de São Paulo não acontece no âmbito do Executivo, do Legislativo e do Judiciário tão somente. Acontece, principalmente, na comunidade, na sociedade, que vive, trabalha, produz, gera emprego, riqueza, cuida da Saúde, da Educação, cuida da vida, enfim, dos paulistas e dos brasileiros que aqui vivem.

E é nesse sentido que faço exceção a uma regra de não usar do direito de pleitear a realização de sessão solene com frequência, e fazer isso de uma forma muito moderada, procurando fazer sempre quando realmente esse tipo de sessão é recomendável, importante. E foi assim que mais uma vez solicitei a realização desta sessão para poder, juntamente com o Deputado Carlos Neder, com o Deputado Ed Thomas, em nome de todo o Parlamento Paulista, homenagear esta classe tão importante, que é a classe dos cirurgiões-dentistas do Estado de São Paulo.

Tenho dito, em todo evento, da minha admiração, do meu respeito por essa categoria de profissionais tão conscientes, tão responsáveis pela saúde da nossa população. É desnecessário falar sobre o trabalho fantástico que a Odontologia prestou e vem prestando em prol da saúde bucal e da saúde, de forma geral, da população paulista, e consequentemente da população brasileira.

Então, é com muito orgulho e com muita satisfação que, neste momento importante da vida nacional, às vésperas de um pleito que vai definir o futuro ou a futura Presidente da República do Brasil, fazemos um intervalo para homenagearmos os cirurgiões-dentistas do nosso Estado, na pessoa do Presidente do Conselho Regional, Dr. Emil Razuk, que é alguém que também pontificou na política paulista, dignificou esta Casa de Leis, passou por aqui e deixou a sua marca, a de um Deputado operoso, sério, responsável, competente, que muito fez para a política do Estado de São Paulo. E que vem fazendo agora para a importante categoria dos cirurgiões-dentistas, os odontólogos do Estado de São Paulo.

É um prazer, Dr. Emil Razuk, poder, na sua pessoa, homenagear todos os que merecem ser homenageados nesta Sessão Solene, juntamente também com as pessoas aqui já mencionadas. E quero reiterar a menção ao querido companheiro e amigo, que sempre foi um paradigma de político para mim, Deputado Raphael Baldacci.

Vou ter que me retirar durante a sessão, o que para mim é bastante lamentável. Gostaria de ficar até o final; sei que esta é uma sessão sempre muito bonita e muito agradável durante o seu transcorrer e também ao seu final, quando sempre desfrutamos de um convívio muito agradável, muito feliz, eu diria, com todos os senhores que aqui estão nos honrando com as suas presenças. Mas um outro compromisso hoje me obriga a sair mais cedo.

Passo a palavra ao Dr. Emil Razuk, e vou ficar até após a entrega dos diplomas aos cirurgiões-dentistas especialistas, por uma razão muito especial: alguém que vai receber esse diploma é filho de um casal de amigos da minha querida Itapira.

 

O SR. EMIL RAZUK - Estimado e dinâmico Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz, esse grande amigo da classe odontológica paulista, que com a sua atuação enaltece o Parlamento Brasileiro, uma atuação brilhante, cheia de civismo e de patriotismo. A Vossa Excelência os agradecimentos da classe odontológica por esta Sessão Solene do Poder Legislativo, que realmente traz um orgulho a todos nós cirurgiões-dentistas; Dr. Rubens Côrte Real, representando o Conselho Federal de Odontologia; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas; Dr. Adriano Forghiere, presidente da APCD; senhores agraciados com o Prêmio Alfredo Reis Viegas; senhores agraciados com a Medalha Tiradentes; Deputado Carlos Neder; Deputado Ed Thomas; diretores, presidentes da APCDs, das nossas delegacias regionais do Conselho; meus estimados cirurgiões dentistas, hoje é uma noite de emoções: comemoramos o "Dia do Cirurgião-Dentista Brasileiro" porque, em 25 de outubro de 1.884, o Imperador Dom Pedro II assinou o decreto instituindo os cursos de Odontologia nas faculdades de medicina da Bahia e do Rio de Janeiro.

É o início de nossa autonomia como profissional de saúde. Nesta data, todos os anos, encontro-me com o passado e medito sobre o futuro da nossa Odontologia. Sempre fui um apaixonado pela nossa profissão. Vejo, no cirurgião-dentista, um interlocutor com a sociedade. É uma profissão nobre, respeitada e digna. O consultório, muitas vezes, torna-se um confessionário onde procuramos solucionar problemas, dar conselhos, além de trabalhar pela preservação da saúde bucal. É importante aquela conversa afetuosa, que gera amizades e expande nosso contato com o mundo. O cirurgião-dentista é, antes de tudo, um amigo confiável de seu paciente.

Em 2007, a revista "Seleções" fez uma pesquisa que apontou a Odontologia como a profissão mais confiável pela população, depois dos bombeiros. Existe, por acaso, situação mais gratificante que a proporcionada por um belo sorriso que nós ajudamos a criar? O Papa Pio XII definiu muito bem a Odontologia: "A odontologia é uma profissão singular. Exige dos que a ela se dedicam os conhecimentos científicos de um médico; o senso estético de um artista; a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge. É sublime e nobre a missão do cirurgião-dentista."

A ânsia de saber leva-nos a frequentar cursos de especialização para que possamos cada vez mais fazer melhor. Veremos agora, outros jovens receberem seus títulos de especialistas nas diversas áreas da Odontologia. São jovens cheios de esperança, com armas adequadas para a grande batalha da vida. Vão enfrentar com muita garra e muito amor a Odontologia, à qual vão dedicar seus esforços e seus sonhos.

Vejo o futuro da Odontologia na sucessão valorosa dos colegas que já lutaram muito e venceram a sua batalha. Uma parte olha o futuro, outra rememora seu passado. É a antiga e a nova geração que se encontram. De um lado os remidos, mercê de uma vida consagrada à Odontologia, um trabalho persistente, paciente, realizador, sem qualquer deslize ético, a postura sempre digna, que nos serve de exemplo. São colegas nossos que participaram de todo o grande desenvolvimento cientifico de nossa profissão, contribuindo muito para isso.

O "Dia do Cirurgião-Dentista" é simbólico, carinhoso, ensina muitas coisas. Ensina, especialmente, que é preciso aproveitar cada dia, cada momento, cada instante de nossa vida, pois o tempo que foi perdido jamais retorna, senão em lembranças e pensamentos. Ensina que temos uma vida pela frente e que devemos cuidar de nossa biografia, agir sempre com honestidade, com ética, e praticar a fraternidade com todos, para podermos chegar à idade provecta tranquilos, amparados pelo carinho daqueles que amamos.

Este é um dia importante para a Odontologia, pois enquanto uns colecionam emoções, "outros colecionam saudades", como disse o poeta paulista Paulo Bonfim.

É a história de cada um sendo feita diariamente, pois a história humana nada mais é que o conflito dos nossos ideais com as realidades. O homem íntegro é aquele que jamais renunciou aos seus ideais da juventude e lutou por eles.

O filósofo chinês Lin Yutang (1896-1974), em seu livro "Amor e ironia", diz que a acomodação entre os ideais e as realidades é que determina a evolução peculiar de cada nação.

Este encontro entre os jovens de hoje e os jovens de ontem me emociona.

Quero cumprimentar todos os meus nobres colegas cirurgiões-dentistas e lhes desejar tudo de bom, para eles e seus familiares, como também lhes agradecer o eficiente trabalho que realizam no dia a dia, em benefício da auto­estima, da reabilitação oral e na salvaguarda da saúde bucal de nosso semelhante.

O Crosp, por meio de seu presidente, de seus conselheiros, dos seus delegados e membros das 46 seccionais, dos representantes municipais e distritais, de seus fiscais e de seus funcionários, está cumprindo seus objetivos primordiais: supervisionar a ética e a fiscalização do bom exercício profissional com muita eficiência e eficácia.

O Crosp não tem descuidado, pelo contrario, está sempre de atalaia, ou seja, de sentinela avançada na defesa intransigente dos legítimos direitos dos cirurgiões-dentistas, dos técnicos de prótese dentária, dos técnicos de saúde bucal e das auxiliares de saúde bucal.

O Crosp tem defendido a classe com todas as suas forças para evitar que projetos tendenciosos invadam atribuições e competências, exclusivas dos cirurgiões-dentistas, por terceiros, que não estão habilitados para tal exercício.

Através do programa e concurso "A saúde bucal", estamos realizando, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria municipal de Educação da Cidade de São Paulo, de Ribeirão Preto e de várias outras cidades, o maior programa e concurso de saúde bucal do mundo, assim considerado pela Unesco, que é a nossa parceira nesse programa.

A título de esclarecimento, é a única parceria que a Unesco tem com um conselho de fiscalização profissional do Brasil quer na Odontologia quer das demais profissões.

Gostaria de dizer que nunca deixamos de lutar pela classe e pelo bom conceito. Recentemente, quando a televisão veiculou um vídeo sobre um falso profissional e que afrontava o bom conceito da Odontologia, o Crosp manifestou-se junto ao Tribunal Superior Eleitoral e o seu Presidente demonstrou sensibilidade e acatou a solicitação do Crosp suspendendo o filme sobre o falso profissional, conforme e-mail recebido pelo Presidente do Crosp.

O vídeo que os colegas receberam nesta noite, quando adentraram ao Palácio 9 de Julho, nós o conseguimos graciosamente da União Francesa, pela Saúde Bucodentária, e a autorização para dublagem e legenda para o português. São 15 minutos, e seus clientes na sala de espera de seu consultório irão aprender muito sobre a importância da saúde bucal.

Recentemente estivemos em reunião com a American Dental Association. O Crosp irá firmar um convênio e eles nos fornecerão filmes que iremos distribuir, não só nas escolas, mas também para os consultórios.

Quero neste instante, meus amigos e Sr. Presidente, que nos proporciona esta noite maravilhosa, dizer da felicidade de estar aqui agora, junto de todos. Eu lhes agradeço por este momento importante, que sempre se realiza, alternando gerações, criando emoções e produzindo alegrias.

Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Neste momento pedimos a gentileza para que todos os cirurgiões-dentistas que serão agraciados com certificados de Remidos coloquem-se em pé, à medida em que forem chamados. Peço também a gentileza de que sejam aplaudidos ao final desta citação: Aldo Décio Pancera, Celso dos Santos, Duílio Mandetta, Gilberto Marangoni, Irineu Pizzocolo, Jorge Victor Ustariz Arze, Kiyoto Izumida, Noboru Shintani, Osmar Carlos Balan, Oswaldo Gonçalves, Ozeias Eleodoro, Rivani Ribeiro, Rosário Tortoro, Sérgio Arminante, Tatuhiko Mori, Toshio Uehara, Valdir Augusto de Jesus.

Passamos a palavra ao Dr. Duílio Mandetta, para falar em nome de todos os remidos agraciados nesta noite.

 

O SR. DUÍLIO MANDETTA - Excelentíssimo Sr. Dr. Emil Adib Razuk, mui digno Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Exmo. Sr. Dr. José Antonio Barros Munhoz, mui digno Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; demais autoridades e personalidades presentes já citadas pelo protocolo, prezados colegas cirurgiões-dentistas, que recebem nesta noite solene os títulos respectivos de remidos e especialistas e agraciados, Senhoras e Senhores, muito boa noite. Indicado pelo grande Presidente, Emil Adib Razuk, sinto-me muito honrado e feliz por trazer esta mensagem em nome dos colegas remidos, os quais espero representar à altura.

Ao completarmos 70 anos de idade, ditames legislativos nos liberam de um ônus, pelo Conselho Regional de Odontologia, mas não nos exime da responsabilidade de continuarmos carregando o título de cirurgiões-dentistas, que muito nos orgulha. A maior parte dos colegas, que hoje recebem seus títulos de remidos, passaram pelo menos 45 anos dedicando-se à nobre profissão, ciência e arte de Rorschach.

Foi um longo período de lutas, entusiasmo, abnegação, na busca incessante de novos conhecimentos para poder brindar nossos pacientes com o melhor trabalho. E digo, senhoras e senhores, sem medo de errar, que ninguém consegue permanecer tanto tempo numa atividade como essa, se não gostar do que faz, se não colocar o seu coração, o seu amor.

Poderão muitos pensar que aos 70 anos está na hora de parar. A respeito, quero citar um grande amigo aqui presente, o Presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia, da qual tenho a honra de fazer parte do quadro diretivo, o Dr. Jairo Corrêa, um dos homens mais gentis que já tive a oportunidade de conhecer. Quem o conhece sabe que falo a verdade.

Ele costuma lembrar esta frase: “Uma pessoa permanece sempre jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições”. Não vamos parar. Continuaremos aprendendo com exemplos, com o Dr. Jairo e o Presidente Emil Razuk, ambos no vigor das lutas da vida associativa, científica e social da Odontologia brasileira.

Por fim, queria lembrar que já percorremos mais de dois terços da vida média de um ser humano e que, antes de sermos profissionais, somos homens e mulheres com responsabilidades com o planeta em que vivemos, com a família que construímos, com a cidadania e, principalmente, com os nossos semelhantes, aos quais devemos fraternidade. No terço que nos resta, que possamos continuar deixando bons exemplos aos nossos descendentes e ter a consciência tranquila do dever cumprido. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Peço mais uma vez desculpas por ter de me retirar. Passo a Presidência desta Sessão Solene ao nobre Deputado Ed Thomas.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Ed Thomas.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Gostaríamos de registrar e agradecer a presença das seguintes autoridades: Dr. João Grinberg, cônsul-geral da Letônia; Dr. Francisco Pereira Afonso, diretor do Creci, representando o Presidente José Augusto Viana Neto; Dra. Lola Facuri Lunardi, representando o conselheiro Samir Najar, do Conselho Federal de Odontologia Brasília; Dr. Braz Antunes Mattos, vereador, representando a Câmara Municipal de Santos; Dr. Edward Midorikawa, vice-diretor do Departamento de Odontologia do Trabalho - APCD Central; Dr. José Aparecido de Souza, conselheiro do São Paulo Futebol Clube; Dr. Teruo Yatabe, conselheiro deliberativo da Associação Comercial de São Paulo; Dr. Ruberval Ramos Castello, diretor e 2º-Secretário do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - Creci-SP; Dr. José Ricardo Sessa, do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Odontologia - Seção São Paulo; Dra. Islei Teresa Becci Silvério, membro do Conselho Deliberativo da Regional de São Miguel Paulista da APCD; professor Dr. Clóvis Mazola, presidente da Academia Tiradentes; Dra. Rosemeire Ruiz Fernandes de Castro, presidente da Associação dos Cirurgiões-Dentistas - APCD Regional Pinheiros; Dr. João Raphael Glassi, conselheiro da APCD Central; Dr. Luiz Fernando Moura Bonadia, presidente da APCD Regional do Cambuci; Dr. Maurílio Silvério, membro do Conselho Deliberativo Regional de São Miguel e assessor do Presidente da APCD; Dra. Eunice Cristina Gardieri, membro do Conselho Deliberativo da Regional do Ipiranga e conselheira do CROSP; Dr. Francisco Couto Mota, tesoureiro do CROSP; Dr. João Rodolfo Hopp, diretor do Departamento de Odontologia do Trabalho APCD Central; Dr. Cláudio Yukio Miyake, secretário do CROSP; Dr. Marco Antônio Manfredini, conselheiro do CROSP; Dr. Daniel Ítalo Kratka, conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de Goiás; Dr. Ideval Serrano, conselheiro de presidente da Comissão de Ética do CROSP; Dra. Rada El Achkar da Silva, 1º-vice-presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional Pinheiros; Dr. Rubens Sebastião Orlandi, Conselho Fiscal do CROSP e presidente da Associação de Odontologia da Prefeitura de São Paulo; Dr. Jairo Corrêa, presidente da SPO - Sociedade Paulista de Ortodontia; Dra. Maria Lúcia Zarvos Varellis, conselheira do CROSP; Dr. Edmilson Ramos, presidente do Núcleo de Cirurgiões-Dentistas do Ipiranga da APCD; Dr. Francisco Ângelo Biagioni, coordenador de Saúde Bucal de São Bernardo do Campo e representante da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas São Bernardo do Campo; Dra. Patrícia Valéria Cunha Georgevich, vice-diretora do Departamento de Pacientes com Necessidades Especiais - APCD Central; Dr. Paulo Roberto Roveri, membro da Comissão de TPD/THD Seccional de Santo Amaro; Dr. Márcio André Luciano Amorim, 2º-vice-presidente da APCD Regional do Cambuci; Dr. Ager de Lorenzo, conselheiro seccional de Santo Amaro; Dr. José Daher, representando os conselhos distritais do CROSP; Dr. Moacyr Natale Macedo, diretor do Departamento de Serviços Gerais da APCD Central; Dr. José Mário Anselmo, presidente da APCD Regional do Ipiranga; Dr. Juscelino Kojima, vice-presidente da APCD Central, representando as distritais do CROSP; Dr. Dalvo Bergamasco, representando as distritais do CROSP e Dr. Hélio José Benatti Júnior, conselheiro de Piracicaba da APCD. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Boa-noite a todos, é um grande privilégio estar com vocês numa noite inesquecível para essa nobre classe. Se um olhar diz tudo, acompanhado de um sorriso conquista-se tudo. Os senhores são responsáveis por isso. Esta Casa agradece a presença de todos. Agradeço ao nosso digno Presidente Barros Munhoz pela oportunidade de representar os 94 Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Passaremos às entregas dos diplomas aos cirurgiões-dentistas especialistas.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Alessandra Reyes; Alexandre Tassinari Ortolani; Ana Paula de Oliveira Ladeira; Andrea Riposati, Angélica Maria Jorge Ramos Raphael; Antônio Vaiano Júnior; Bianca Area Leão de Paiva; Carlos Eduardo Bugano de Oliveira; Celina Mie Hissanaga; Cibele de Oliveira Ladeira; Cláudia Amirato Caiazzo; Cláudia Elaine Rodrigues Salinas; Cristiane Graziani Prada; Cristiano Graziani de Souza; Cristina Fiuza; Cristine Haralambos Bassoukou; Daniel Kazutoyo da Paixão Uyeda; Daniela Portugal Manhães; Danielle Irina Shiratori; Domingos Leonardo Olivieri Filho; Edilson César Rezende de Mello; Erika Alves de Campos; Fernando D’Agostino Silva; Francine Sesti Cruz Moscardi; Frederico Buhatem Medeiros; Gelson Bodeguim, Gustavo Sinício Vieira; Hugo Leonardo de Oliveira Soares; Júlio Leonardo de Oliveira Lima; Leila Sleiman Molina Ferreira; Liane Marmo Gambirazi; Luciano Bonatelli Bispo; Marcos Falanga; Marcos Flamínio Carlos Júnior; Maria Carolina Masiero de Freitas Fumach; Maria José Reale Knoll; Maurício Cavenaghi Pereira da Silva; Mônica Ceron Sessa; Mônica Dourado Platz Guerra; Ophir Ribeiro Júnior; Patrícia Carrion Alvarado Barbosa; Patrícia Guerreiro Monteiro; Rachel Elaine Akemi Nakama; Raphael Wanderley D’Amaro; Regina Cássia Dassi Ávila; Regina Maria Antonelli, Renato Aldarvis; Renato Balssadare Gonçalves Van Moorsel; Renato Hideo Matsumoto; Ricardo Condez Dias; Ricardo Henrique Silva da Nóbrega; Rodrigo Yamamura Oshiro; Sabino Sérgio Lopes Oliva; Samantha Cristina Takaki Maezi; Silmara Martins Pereira; Silvia Kenshima; Silvia Lima Gonzalez, Tânia Barjud Bugelli; Theron Zamboni; Vanessa Pravatto Hanna; Vivian Cristine Berenguel; Willian Ricardo Ribeiro Esteves; Luzia Aparecida Duarte Bernardo e Javier Ivan Sansusty Garrido. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Ed Thomas - PSB - Para falar em nome dos agraciados, tem a palavra o digno Dr. Maurício Cavenaghi Pereira da Silva.

 

O SR. Maurício Cavenaghi Pereira da Silva - Boa-noite a todos. Inicialmente, gostaria de cumprimentar os membros da Mesa de trabalhos, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, e o Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, Dr. Emil Adib Razuk. Nas pessoas desses, cumprimento as demais autoridades presentes e anteriormente citadas.

Senhoras e Senhores, ao receber o convite de especial para representar os colegas especialistas que aqui estão para receber seus títulos, senti-me muito honrado e emocionado ao constatar o grande número de colegas que procuraram se especializar nas mais diversas áreas odontológicas, visando um aprimoramento técnico-científico, uma vez que a Odontologia brasileira está em destaque em cenário mundial.

O profissional que procura obter um conhecimento específico em determinada área, adquire uma qualificação diferenciada, através de novos conhecimentos e novas técnicas, mantendo-se, assim, sempre atualizado. A busca do conhecimento é primordial para que nós, cirurgiões-dentistas, possamos exercer uma Odontologia qualificada, proporcionando aos nossos pacientes qualidade de vida e principalmente saúde, pois todos sabemos que a saúde começa pela boca.

Sabemos também da larga competitividade na Odontologia, em virtude do número crescente de profissionais inseridos ano a ano no mercado de trabalho. Com isso, sacrificamos nossos consultórios, familiares e compromissos pessoais para a obtenção do almejado título. Meus colegas, é por isso que me sinto honrado em representá-los para receber o título de especialistas, nesta data tão especial: o Dia do Cirurgião-Dentista. Portanto, devemos lutar pela valorização da nossa classe e, assim, contribuir para uma Odontologia de sucesso. Parabéns a todos e muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Prosseguimos com a citação, agradecendo a presença ilustre das autoridades que abrilhantam este Dia do Cirurgião-Dentista:

Dr. Luciano Artioli Moreira, Presidente do Conselho da ABCD; Dra. Aida Sabbagh Haddad, vice-Presidente da Associação Brasileira de Professor em Odontologia para Pacientes Especiais - APOPE; Dr. Sérvulo Augusto Pereira Félix Júnior, membro do Conselho Deliberativo da Regional do Butantã; Dr. Setuo Shigihara Abe, representando os Distritais do Conselho Regional de São Paulo; Dr. Auro Massatake Minei, representando os Distritais do Conselho Regional de São Paulo e Presidente do Conselho Fiscal Nacional da Associação Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas; Dr. Seigi Nishikawa, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas da Regional do Butantã; Dr. Eduardo Elias Abdo, membro do Conselho Deliberativo da Regional do Jardim Paulista; Dr. Edmílson Ramos, Presidente do Núcleo dos Cirurgiões-Dentistas do Ipiranga da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas; Dr. Alfredo Marotti, representando os Distritais do Conselho Regional de São Paulo; Dra. Wilma do Nascimento Torres, representando os Distritais do Conselho Regional de São Paulo; Dra. Vânia do Nascimento Torres, membro do Conselho Deliberativo da Regional de Santo Amaro; Dra. Rosa Maria Amaral, membro da Comissão de Cirurgiões-Dentistas Funcionários Públicos da Seccional do Ipiranga; Dr. Gilberto Luiz Talarico, Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Odontologia - Seção São Paulo; Dr. Raul Paciello, vice-Presidente da Associação Odontológica da Prefeitura de São Paulo; Dra. Maria Cecília Ciaccio Vendola, membro do Conselho Deliberativo da Regional da Vila Mariana; Dra. Odette Mutto, membro do Conselho Eleitoral do Conselho Regional de São Paulo; Dr. João Carlos Coelho De Faria, Diretor de Prevenção e Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Odontologia - Seção São Paulo; Dr. Riad Gorab, membro do Conselho Deliberativo da APCD Central; Dr. Thales Wilson Cardoso, Presidente do Conselho da Nova Geração da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas da Vila Mariana; Dra. Stephanie Teixeira, Presidente do Conselho da Nova Geração da APCD Central; Dr. Francisco Antônio de Araújo Pinto, representando os Distritais do Conselho Regional de São Paulo; Dr. José Luís Negrinho, Presidente dos Conselhos Regionais da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas; Dr. Renato Henrique Benatti, Delegado de Piracicaba do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Dra. Maria Thereza Vilaca, membro do Conselho Deliberativo da Regional da Vila Prudente; Dra. Ruth Miranda de Camargo Leifert, Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, representando a Dra. Andréa Porto da Cruz; Dr. Ziró Yanagimori, tesoureiro da ABCD; Dra. Ericléa Pasquinelli Pinheiro, 2ª vice-Presidente de Osasco da APCD; Dra. Eurica Ianagimori, Delegada Seccional de Osasco do Crosp; Dra. Débora de Freitas Grisolia, Diretora Social da Associação Brasileira de Analgesia e Sedação Consciente na Odontologia; Dr. José Elias Dias, 2º vice-Presidente da APCD, Regional da Vila Maria; Dr. Paulo Ohori, 2º vice-Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas da Regional do Butantã; Dr. Luiz Lincoln Cristino Costa, representando os Distritais do Crosp e 1º vice-Presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas - Butantã; Dr. Marco Antônio Rocco, Conselheiro do Crosp, a quem peço uma saudação em nome dos demais citados. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Ed Thomas - PSB - Agradecemos a presença do digno Deputado Carlos Neder.

A seguir, assistiremos à apresentação do número musical “Amigos para sempre”, pelos Três Tenores Brasileiros: Armando Valsani, Nino Valsani e Sérgio Zengher, sob a regência do Maestro Feliciano.

É um momento do qual, com certeza, jamais nos esqueceremos. E esta noite é merecedora de tamanha apresentação.

O nosso muito obrigado aos tenores! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Da mesma forma que não se economiza sorriso, não vamos também economizar nas palmas. Vamos aplaudir mais. (Palmas.) Nem é necessário pedirmos bis porque certamente eles voltarão daqui a pouco. Está prometido e comprometido.

Tem a palavra agora o Dr. Emil Adib Razuk.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Iremos agora realizar a entrega do Prêmio “Alfredo Reis Viegas”. Todos devem conhecer o professor Alfredo Reis Viegas, que foi batalhador em prol da saúde bucal da população brasileira. Foi o primeiro cirurgião-dentista brasileiro a receber o título Master pela Universidade de Illinois em saúde pública, em 1952. Foi duas vezes presidente da APCD, duas vezes presidente da União Odontológica Brasileira, a atual Associação Brasileira de Odontologia; fez escola formando milhares de cirurgiões-dentistas sanitaristas; autor do livro “Odontologia Preventiva”; autor do primeiro “Código de Ética Odontológica” aprovado pela União Odontológica Brasileira; vice-diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP. Líder inconteste da Odontologia, obteve grande destaque internacional, tendo sido membro da Organização Mundial de Saúde. Seu magnífico exemplo de lutador pela Odontologia deve frutificar e servir de exemplo.

Gostaria de pedir ao chefe de Cerimonial que anunciasse a realização dos prêmios aos primeiro, segundo e terceiro colocados, e também as menções honrosas. O primeiro prêmio é de 30 mil reais; o segundo, de 20 mil reais; o terceiro, de 10 mil reais. Gostaria de agradecer também a comissão, a banca examinadora desses trabalhos. Foram mais de 50 trabalhos que vieram de todo o Brasil. Basta dizer que o primeiro colocado é de Curitiba, e o terceiro é de Florianópolis. Agradeço ao professor Dr. Vitor Gomes Pinto, ao professor Antonio Carlos Pereira e ao professor Galvão Rosa pelo extraordinário trabalho que realizaram, examinando e classificando os trabalhos de alto valor científico que constituíram os premiados aqui presentes.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Antes de homenagear a todos aqueles que, com mérito, receberão o Prêmio “Alfredo Reis Viegas”, gostaríamos de homenagear em nome de toda a classe odontológica, de todos aqueles que serviram ao senhor, Dr. Emil, com muito orgulho há muitos anos.

Convidamos aqui a professora Dra. Lucy Dalva Lopes, Presidente da Associação Brasileira das Odontólogas, para entregar a homenagem da Rotary Club ao Dr. Emil. Por gentileza, Dra. Lucy Dalva Lopes. (Palmas.)

 

A SRA. LUCY DALVA LOPES - Ilustríssimo Sr. Dr. Emil Adib Razuk, digníssimo Presidente do Conselho Regional de São Paulo, ilustríssimo Sr. Deputado Barros Munhoz, agora ausente, demais autoridades componentes da Mesa. No mês de outubro, no mundo todo, são comemorados, pelo Rotary Club Internacional, os serviços profissionais.

Temos então a grande honra de homenagear, como representante do Brasil, o Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia, em nome do Rotary Club São Paulo, Aeroporto, Distrito 4420.

“Mérito Profissional, Rotary Clube de São Paulo, Aeroporto, confere ao Dr. Emil Adib Razuk o mérito como profissional em reconhecimento aos relevantes desempenhos e serviços prestados à odontologia brasileira e à comunidade.” O nosso muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Isso foi realmente inesperado. Agradeço muito à Dra. Lucy Dalva Lopes, extraordinária colega. Foi Presidente da Comissão de Ética e Conselheira do Conselho Regional de Odontologia e, hoje, para a alegria da Odontologia, é Presidente do Rotary Club de São Paulo, Congonhas. Muito obrigado, Dra. Lucy. São manifestações como essas que dão a todos nós, principalmente a minha pessoa, a motivação e emulação para trabalhar em prol da Odontologia. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Gostaríamos de estender esse agradecimento ao Presidente Ed Thomas, que permitiu essa quebra de protocolo.

Vamos então apresentar os vencedores do Prêmio “Alfredo Reis Viegas”. O Dr. Emil Adib Razuk, como anfitrião do Crosp, fará as entregas, acompanhado do Dr. Vitor Gomes Pinto. Saudações. (Palmas.)

Prêmio “Alfredo Reis Viegas”, primeiro lugar: Dr. Max Luiz de Carvalho, Dr. Roberto Eduardo Bueno, Dra. Simone Tetu Moyses; representando também o Dr. Samuel Jorge Moyses e Dra. Silvia Shimakura. Estes são os cinco autores, primeiro prêmio, que receberão o cheque de 30 mil reais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos prêmios.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Muito obrigado.

 

A SRA. SIMONE TETU MOYSES - Eu gostaria de agradecer em nome de todos os autores, os coautores desse trabalho, em especial pela iniciativa do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, na pessoa do Dr. Emil Razuk. Um especial agradecimento à Comissão Julgadora dos Trabalhos, na figura do Professor Vitor Gomes Pinto, e agradecer especialmente ao Dr. Alfredo Viegas, pela crença e pelo compromisso que sempre demonstrou com a saúde pública brasileira, espero que possamos estar honrando a sua biografia com o nosso compromisso ético em produzir conhecimento que tenha significado real e concreto para a melhoria da condição de saúde bucal da população do Brasil.

Agradeço a oportunidade de estar aqui representando todas essas pessoas envolvidas na produção desse conhecimento.

Muito obrigada.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Enaltecemos os esforços pelo grande trabalho científico reconhecido neste momento pelo Prêmio “Alfredo Reis Viegas”. Muito obrigado aos primeiros homenageados. Chamamos a Dra. Mariane Carneiro Machado Salgado, o Dr. Leonardo Marchini e a Dra. Graziele Honório Lopes que serão outorgados com o segundo lugar, com 20 mil reais, e aplaudidos por todos nós em reconhecimento pelos seus esforços científicos. (Palmas.)

Estão, segundo colocados, que vieram gentilmente de São José dos Campos abrilhantar essa solenidade em homenagem ao Dia do Cirurgião Dentista.

Doutor, um breve agradecimento em nome de todos, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos prêmios.

 

* * *

 

O SR. LEONARDO MARCHINI - Boa noite. Gostaríamos muito de agradecer ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, na pessoa do Professor Emil Adib Razuk, pela oportunidade de realizar um concurso que tenha, como principal fundamento, a premiação de trabalhos que tenham um impacto social e que tragam da academia um conhecimento que venha a ser usado em prol da sociedade. E nós, em especial, temos que agradecer também à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo pelo apoio, e estando dentro desta Casa, o apoio sempre presente da Fapesp foi fundamental para que pudéssemos realizar o trabalho.

Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Vamos ao terceiro lugar, que vieram de Florianópolis, Santa Catarina, nesta noite para abrilhantar esta solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: Dra. Ana Lúcia Ferreira de Mello, que vai representar os demais; Dr. Samuel Jorge Moyses e Dr. Alacoque Lorenzini Erdiman, premiados com dez mil reais.(Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos prêmios.

 

* * *

 

A SRA. ANA LÚCIA FERREIRA DE MELLO - Boa noite. Gostaria de cumprimentar a Mesa, as autoridades e todos os presentes. É com muita honra que recebemos esse prêmio. Somos de Florianópolis, e realmente faço das minhas palavras as dos meus companheiros que me antecederam nos agradecimentos, e um detalhe especial à premiação do nosso trabalho, que teve como tema o processo de regionalização dos serviços de saúde e como a saúde bucal se encere nesse contexto.

É importante ressaltar que esse trabalho foi realizado no âmbito do SUS e com uma metodologia quantitativa de pesquisa que também não é muito comum no campo da pesquisa odontológica. Agradeço por essa distinção em meu nome e em nome do professor Samuel Jorge Moyses e do Professor Alacoque Lorenzini Erdman, que foram coautores. Muito obrigado.(Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Passamos agora às menções honrosas que serão agraciadas com um mil reais: Dra. Naiana Viana Viola; Dr. Paulo Frazão São Pedro; Dra. Marilsa Gabardo; Dr. Wander José da Silva; Dra. Márcia Olandoski; Dra. Simone Tetu Moyses; Dra. Érika Ferrazzoli Leite; Dra. Elaine Cristina Di’Blasio e Dr. Haine Beck. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos prêmios.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Gostaríamos de registrar e agradecer a presença dos Professores, doutores, que representam a Comissão Avaliadora do Prêmio “Alfredo Reis Viegas”: Professor Doutor Antônio Galvão Fortuna Rosa e Professor Dr. Antônio Carlos Pereira a quem peço uma salva de palmas em nome dos demais. (Palmas.)

Recebemos os seguintes ofícios e mensagens parabenizando toda a classe odontológica e todos os presentes nesta solenidade: Dr. José Gomes Temporão, Ministro do Estado da Saúde; Dr. Fernando Haddad, Ministro do Estado da Educação; Desembargador Roberto Haddad, Presidente do Tribunal Regional Federal, 3ª Região; Dr. Gilberto Kassab, Prefeito do Município de São Paulo; Dr. Luiz Antonio Guimarães Marrey, Secretário-Chefe da Casa Civil de São Paulo; Dr. José Benedito Pereira Fernandes, Secretário de Estado do Esporte, Lazer e Turismo; Dr. Pedro Ubiratan E. de Azevedo, Secretário de Estado do Meio ambiente de São Paulo; Dr. José Carlos Stone, Secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo; Dr. Luciano Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento de São Paulo; Dr. Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Dr. Marcos Antonio Monteiro, Secretário de Estado de Gestão Pública de São Paulo; Coronel PM Álvaro Batista Camilo, Comandante da PM do Estado de São Paulo; Dr. Domingos Paulo Neto, Delegado Geral da PC de São Paulo e dos Deputados Estaduais desta Casa Celino Cardoso, Estevam Galvão de Oliveira.

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Vamos passar a palavra ao Dr. Emil Adib Razuk.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Comenda e medalha Tiradentes. A comenda e medalha Tiradentes foi instituído em 1992, pelo CROSP, por ocasião do bicentenário da morte de Tiradentes, dia 21 de abril de 1792, quando fui presidente pela primeira vez.

Passaram-se duzentos e dezoito anos, mas a luta pela soberania nacional continua. Já não é mais a soberania política, conquistada a duras penas a partir do sacrifício de um dentista que mantinha nos olhos o brilho da liberdade e no coração a chama de um ideal, a serenidade como lema, a obstinação como arma e a lealdade aos seus colegas como lei suprema.

A luta agora é outra, é pela soberania econômica contra a miséria, a corrupção que a tudo contamina, a falta de assistência odontológica e a deterioração dos costumes políticos.

Com relação à assistência odontológica, o Conselho Regional de São Paulo exorta as autoridades, como sempre vem fazendo, para urgente contratação de cirurgiões dentistas para consequente melhoria de atendimento à população necessitada.

A luta agora é outra, mas o nosso esforço, a nossa perseverança, a nossa fé deverá ser sempre a mesma, renovada a cada instante com inspiração no magnífico exemplo deixado por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o nosso herói maior, o mártir da independência, a grande inspiração de nossa luta pela soberania plena do nosso Brasil. Tiradentes, o grande ideólogo da Inconfidência Mineira.

Se cada um de nós fizer a sua parte, assumir a sua responsabilidade, realizar o seu trabalho com amor e eficiência, exigindo comportamentos dignos de todos os escalões da sociedade, conseguiremos resgatar a nossa Pátria da inércia e alcançar o elevado padrão das nações desenvolvidas.

Precisamos soltar as amarras que nos imobilizam, impedindo o progresso com eficiência, cultura e tecnologia avançada. Devemo-nos orgulhar do patrono da classe odontológica e da nação brasileira, Tiradentes.

A comenda será entregue nesta noite ao Dr. Nobono Takemoto, Dr. Roberto Miguita, Dr. Ariovaldo Ribeiro e Prof. Dr. Vitor Gomes Pinto.

É sempre necessário reconhecer e elogiar o trabalho daqueles que, no exercício de funções públicas, prestam serviços à nossa classe e à comunidade.

Esta é a hora de honrá-los, homenageando publicamente os ilustres e dignos quatro profissionais que foram distinguidos com a mais alta comenda da classe odontológica paulista. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - O primeiro homenageado com a comenda e a medalha Tiradentes: Dr. Nobono Takemoto, cirurgião dentista, graduado pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araçatuba, atual Unesp. Foi aluno e assistente do Prof. Lorenzo em Curso de Ortodontia, curso e serviço de cirurgia traumatologia buço-maxilo-facial, Hospital Zona Sul. Especialista em ortodontia e ortopedia facial, pelo Conselho Federal de Odontologia. Foi presidente e vice-presidente da PCD Santo Amaro. Ocupou alguns cargos no Congresso Paulista de Odontologia - PCD Central. Conselheiro na PCD Central. Representante Distrital do CROS,Tesoureiro da Regional de Santo Amaro do CROSP. Editor por vários anos do jornal “O Nikei” de Santo Amaro - “Nikei Esporte Clube”.

Senhoras e senhores, o primeiro homenageado pelo Dr. Emil Adib Razuk. Presidente Ed Thomas, por favor, para também se posicionar.

Dr. Nobono Takemoto! (Palmas.)

A Medalha Tiradentes, a maior honraria da Odontologia brasileira.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. NOBONO TAKEMOTO - Boa-noite. S. Exa. Dr. Ed Thomas, Presidente desta Sessão Solene, Dr. Emil Adib Razuk, Digníssimo Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, demais autoridades mencionadas, senhoras e senhores, como é do conhecimento da sociedade ligada à odontologia, o nosso Conselho, dentro do calendário geral das festividades do Centenário da Imigração Japonesa, homenageou os profissionais de origem nipônica, a razão de o porquê estou aqui presente.

O Dr. Emil é uma pessoa muito simpática para todos e nos chamam de primo. Depois ele justifica: “Você é de origem oriental e eu do Oriente Médio”.

Idealista e dinâmico, o Dr. Emil e sua diretoria convocou um grupo de 12 cirurgiões dentistas e nos comunicou: “Queremos uma homenagem à colônia japonesa. Estudem, montem e executem! Mãos à obra! Queremos uma festa muito bonita”.

A comissão era coordenada pelo Dr. Prof. Eduardo Sakai. Vou citar os nomes das pessoas que trabalharam: Dr. Cláudio Miyake, Dr. Társio Obara, Dr. Sérgio Hirota, Dr. Juscelino Kojima, Dr. Ziro Yanagimori, Dra. Eurica Yanagimori, Dra. Glaucia Tamaki, Dr. Auro Minei, Dra. Mitiko Sakakura.

Os mais velhos que estão sendo homenageados hoje são: Dr. Roberto Miguita e eu Nobono.

A Comissão entendeu por bem dividir o Estado em regiões devido à idade dos homenageados. As cidades escolhidas são: Campinas, Mogi das Cruzes, Araçatuba e São Paulo. Essas cidades apresentaram folclore de cada região.

A festa foi muito bonita. O mais emocionante foi a sessão da Câmara Municipal das cidades de Araçatuba e Campinas, que se locomoveram com todos os vereadores, funcionários, Cerimonial para o local do evento, com Ordem do Dia, assuntos gerais, Hino Nacional, discurso dos oradores e a homenagem para a Odontologia, que teve o Dr. Emil Razuk, homenageado com o título Cidadão das Cidades de Campinas e Araçatuba.

Para mim, trabalhar, viajar, conviver, tendo participado de comemorações desse grupo foi bastante gratificante e agradeço ao Dr. Emil o critério que adotou para homenagear a todos nós. Ao Dr. Sakai e equipe, muito obrigado pela escolha.

Falando um pouco de mim quero dizer que fui criado no interior, na lavoura e depois de muito tempo consegui me formar. Hoje estou aqui.

Agradeço a família, o Dr. Emil, os colegas, a minha incansável companheira Dona Kimiko, os filhos e a netinha Fernanda, a razão da felicidade dessa existência.

Como cidadão sinto-me privilegiado, feliz e muito agradecido a Deus Todo Poderoso e a todos vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - O segundo homenageado com a Comenda e a Medalha Tiradentes é o Dr. Roberto Miguita.

Cirurgião dentista formado pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos. Pós-graduado em Endodontia em nível de especialização. Professor assistente do curso de especialização em Endodontia da APCD regional de Guarulhos. Professor do curso de atualização em Endodontia/Rotatória da APCD regional de Guarulhos. Professor do curso de atualização em Endodontia da APCD regional de Guarulhos. Fundador e primeiro Presidente da APCD regional de São Miguel Paulista. Tesoureiro Geral da APCD central. Delegado do CROSP seccional de São Miguel Paulista. Coordenador das festividades em comemoração aos 100 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. Atual Presidente da APCD regional de São Miguel Paulista, representante de distritos do Conselho Regional de Odontologia e Delegado da Seccional Leste do CROSP.

Senhoras e senhores, Dr. Roberto Miguita. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ROBERTO MIGUITA - Exmo. Dr. Deputado Ed Thomas, Presidente da Mesa substituindo o Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo Deputado Barros Munhoz; caríssimo Presidente do Conselho Regional de Odontologia Dr. Emil Razuk; Dr. Rubens Corte Real, representando o Conselho Federal de Odontologia; Dr. Sílvio Jorge Seghetto, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia; colega Dr. Adriano Albano, Presidente da APCD; demais autoridades, caros colegas homenageados, senhores especialistas e remidos, senhoras e senhores, quero agradecer ao Conselho Regional de Odontologia por receber a honrosa Comenda Tiradentes num dia tão especial: o dia do Cirurgião Dentista. Isso me envaidece muito. No entanto, acho que devo compartilhar esta Comenda com algumas pessoas: minha esposa Catarina, meus filhos Karen, Kely e Kener, meu netinho Lar Talishiuan e o Henzo por ter me tolerado, sem reclamar das minhas ausências nessas saídas em relação às reuniões e atividades com o CRO e a APCD.

Quero dedicar esta Medalha aos colegas e amigos que fizeram parte da comissão formada pelo Dr. Razuk para que realizássemos várias festividades em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil, onde agraciamos mais de 100 colegas em todo o Estado de São Paulo em quatro realizações, como o Dr. Nobono já citou. A primeira foi em Campinas, depois em Mogi das Cruzes, Araçatuba e finalmente aqui em São Paulo.

Dedico esta Comenda a esses colegas que nos ajudaram bastante, inclusive a outros delegados e funcionários do próprio Conselho Regional, que tanto esforço fizeram para a realização de uma comemoração tão bonita e que tão cedo não será esquecida.

Em especial quero agradecer ao Dr. Eduardo Sakai, que foi o grande coordenador dessa comissão, aliás, acho que deveria receber essa Comenda no meu lugar pelo menos.

Agradeço ao Dr. Razuk, sempre amigo, colega, patrício, primo pela indicação da nossa pessoa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - O próximo homenageado com a Comenda e Medalha Tiradentes é o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Formado no Curso de Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Paulo-USP. Título de especialista em Endodontia e Radiologia. Fundador do núcleo dos cirurgiões dentistas do Cambuci/Ipiranga. Segundo vice-Presidente da APCD central. Atuou na fundação de cerca de 15 distritais da APCD. Agraciado com a láurea de honra ao mérito da Academia Brasileira de Odontologia. Agraciado com o diploma de mérito Professor Alfredo Reis Viegas pela ABCO, ABDO, Cobracio, CMS, Febral e PFA. Contemplado com o seu nome no Auditório Ariovaldo Ribeiro na APCD central. Agraciado com diploma de reconhecimento pelo Conselho Federal de Odontologia e com o prêmio de honra ao mérito Dr. Paulo Afonso de Freitas pela Sociedade Paulista de Ortodontia. Membro do CROSP desde o ano de 1980.

Senhoras e senhores, Dr. Ariovaldo Ribeiro. (Palmas.)

 

O SR. ARIOVALDO RIBEIRO - Prezado Deputado Ed Thomas, presidindo os trabalhos, Dr. Emil Razuk, Presidente do CROSP, demais autoridades já mencionadas por mais de uma vez, caros colegas, minhas senhoras, meus senhores, interessante vocês verificarem que na maioria dos casos a distribuição deste prêmio é feita a profissionais ligados ao ensino da odontologia. Mas vocês estão perante um profissional que não está tão ligado ao ensino da odontologia, mas ao exercício da sua profissão. Para tanto, dentro do que foi anunciado, olhando este plenário e a menção de diversos colegas, me faz rever o tempo - 1962, 1963 -, quando dois jovens vindos de Piracicaba, Roberto Marin, auxiliado por Cesário Constantino vieram fazer uma revolução em São Paulo. Tínhamos uma entidade, a APCD, mas naquela ocasião era considerada uma entidade praticamente elitista. Esses dois rapazes fizeram um movimento de enucleação de São Paulo - formação de núcleos nos diversos bairros da capital. Isso fez com que em 1964 já tivéssemos 32 núcleos na capital, cujo documento original tenho em meu poder.

É interessante notar que em determinado momento, através de uma sugestão em uma das reuniões que se realizavam pelos núcleos, pelo Dr. Adolfo Frenhe, do núcleo da Lapa, surgiu a ideia; nós não podemos continuar assim porque pode dar a impressão de que estamos fazendo novas entidades rivais da entidade mater APCD. Surgiu, então, a ideia de formar os distritos da APCD. Daí, através de uma luta muito grande, esses núcleos, através do trabalho de mais colegas de quem vocês deverão se lembrar, William Carvalho de Siqueira, José Daier e Amin houve essa transformação dos núcleos na formação dos distritos da APCD. Inicialmente cinco: Lapa, Cambuci, Casa Verde, Penha e Tucuruvi.

Com o tempo foram formando-se mais distritais. Em seguida foi o de Vila Sônia e hoje é Regional Butantã. Posteriormente Ipiranga, e assim foram surgindo diversas distritais pelo trabalho desenvolvido por essa comissão já mencionada. Hoje essas distritais se transformaram em regionais da APCD e merece menção o trabalho desenvolvido pelo Dr. Rafael Baldacci Filho, que foi o precursor dessa transformação. Porém, alguns outros trabalhos devem ser mencionados. Aquilo que fizemos em São Paulo com relação à APCD, num determinado momento fomos chamados, na gestão Velini, em seguida a do Dr. Wilson Garoni, para que nós também formássemos os distritos do conselho. Esses distritos do conselho, pelo trabalho desenvolvido pelo Dr. Luis Moreira da Silva, Dr. Domingos Parisi, Edeval Serrano, João Batista Fusco, Paulo de Oliveira Bueno e por mim formamos 32 distritos do conselho, cujo trabalho e cujo desenvolvimento continuam até hoje, sendo que grande parte daqueles colegas nomeados naquela ocasião ainda presta serviço à coletividade odontológica.

Foi mencionado que durante todo esse período o Conselho foi atuante e, por intermédio do Dr. Razuk, a Tesouraria me foi dada, o que aconteceu por três gestões. Chega. Foi muito gratificante.

Entendo essa homenagem mais como uma amizade pelo Dr. Razuk e pelos diversos componentes do Colegiado, os conselheiros. É um agradecimento a todos eles. E neste momento tenho que fazer uma homenagem especial, porque, tudo isso que foi feito, se não tivesse ao lado alguém que me incentivasse, que me aturasse isso não seria possível. Devo isso a minha esposa Maria Elizabete, aqui presente (Palmas). Ela é realmente a merecedora desse prêmio.

Já que fomos homenageados por Tiradentes, por que não fazer uma homenagem a ele? Temos um acróstico, “Tiradentes”, é só seguir: “Tirano foi chamado; irresponsável também. Realidade, contudo, ao fim dos tempos, deveria então surgir. Eis que a verdade, no cumprimento da palavra, total liberdade lançou. E as gerações subsequentes se regozijaram de seu valor.”

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Parabéns, Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Sras. e Srs., agora o último homenageado com a comenda e medalha Tiradentes nesta noite de gala da Odontologia, professor Dr. Vitor Gomes Pinto: Cirurgião dentista. Dr. em saúde pública pela USP. Especialista em planejamento de saúde pela USP e em relações internacionais pela UNB. Ex-diretor da divisão nacional da saúde bucal e ex-coordenador geral de planejamento do Ministério da Saúde. Técnico de planejamento do IPEA, Ministério do Planejamento. Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde para as áreas de políticas de saúde do homem, posição atual. Presidente da Comissão Julgadora do prêmio “Alfredo Reis Viegas”, instituído pelo Cosp.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. VITOR GOMES PINTO - Exmo.Sr. Deputado Ed Thomas, representando o Deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia, não sei como agradecer ao grande culpado por isso tudo, que é o Emil Razuk - culpado no bom sentido -, que criou todo esse momento que é para mim extremamente importante.

Tenho que agradecer a vários companheiros, em primeiro lugar à Ilza, minha esposa, presente, pelo estímulo que sempre me deu na vida. Toda minha formação foi em São Paulo. Formei-me na USP, na Faculdade de Saúde Pública, junto ao professor Viegas, ao Galvão, que comigo e com o Pereira compôs a comissão que fez o julgamento do prêmio “Alfredo Reis Viegas”.

Queria agradecer a todo o Conselho Regional de Odontologia, em nome do Marco Manfredini, nosso companheiro, aos companheiros da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, da ABO, do Conselho Federal, que aqui estão, ao Julio, presidente do Conselho Regional do Distrito Federal, onde vivo, e fazer um comentário que este é um momento de uma importância muito grande. Estamos juntando passado e futuro. Começamos com Tiradentes, que criou tudo isso, que é responsável pela construção da nação e chegamos ao momento em que a nação está num processo de mudança muito aguda. O Brasil está sempre mudando, mas particularmente nesse momento em que os horizontes se abrem, em que o crescimento populacional está contido, em que o crescimento econômico começa a ser vislumbrado de maneira um pouco mais concreta, quando a saúde pública está começando a mudar também, um pouco mais lentamente, mas está começando, a odontologia está procurando acompanhar todo esse processo.

Foi uma alegria muito grande ter presidido essa comissão que julgou os trabalhos do Prêmio Alfredo Reis Viegas, os colegas premiados estão aqui, os outros também participaram. Foi extremamente interessante no sentido de que esses trabalhos premiados hoje - os três trabalhos em primeiro lugar sobre o trauma, sobre a doença de Alzheimer, com que a profissão pouco se preocupava, sobre a questão de descentralização, os outros cinco trabalhos que foram premiados adicionalmente, mostram que a profissão está mudando. Eles possuem uma preocupação coletiva, estão ligados à população, ligados aos grandes problemas a serem resolvidos, quer dizer, um olhar para frente. Não é o mesmo olhar de antes. Acho que o Viegas sempre foi um profissional de futuro, de muita visão, e certamente ficaria muito satisfeito com esse momento em que estamos mostrando que a profissão está efetivamente mudando.

Acho que a profissão iniciada por Tiradentes de certa maneira está procurando se adaptar a um Brasil novo, com uma população extremamente necessitada e uma profissão que está avançando num ritmo que lhe permitirá certamente satisfazer as necessidades e os desejos desse país tão grande em que vivemos.

Muito obrigado. É uma honra muito grande. Sou um paulista de coração, e vou continuar sendo. Muito obrigado, particularmente ao Emir. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - A seguir assistiremos à apresentação do número musical Aquarela do Brasil pelos três tenores brasileiros, sob a regência do maestro Feliciano.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Senhoras e senhores, doutores e doutoras, amigos e especialistas, famílias, gente do Estado de São Paulo, cidadãos paulistas, pessoas de outros estados, brasileiros e brasileiras que hoje estão neste parlamento, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para nós é um grande orgulho recebê-los aqui. A importância de se dizer que a saúde começa pela boca com certeza é grande. Qual o profissional mais importante deste país? O que é mais importante que a saúde? O que é mais importante que a vida? Enfim, trabalhamos, e essa é a função de quem é gestor público, para que um sorriso sincero no nosso Brasil tenha um projeto sério. Acima de tudo para valorizar profissionais, valorizar a nossa gente e dar acessibilidade - que é uma responsabilidade, com certeza, de todos os gestores, começando por uma prefeitura municipal, passando pelo governo do estado, pela União, pelo Poder Legislativo de uma forma geral. A responsabilidade é de todos nós de um projeto sério para que tenhamos, com certeza, num futuro bem próximo, que já poderia ter acontecido no passado, sorrisos sinceros.

Os senhores e as senhoras são muito importantes, muito dignos, e com certeza essa nobre classe privilegiou esse nobre parlamento, essa Assembleia Legislativa com uma noite inesquecível, memorável, que ficará registrada nos anais da história política do Estado de São Paulo. Nesta noite homenageamos os profissionais do sorriso, os profissionais da saúde, acima de tudo os profissionais da renovação. Recebemos vocês na noite de hoje na Assembleia Legislativa. Em nome do nosso digno Presidente, Deputado Barros Munhoz, a todos vocês, nosso muito obrigado. Não desistam! Contem conosco! Vocês devem nos cobrar porque estamos aqui como políticos. Os profissionais são os senhores e as senhoras. E quem quer aprender, quem quer fazer projeto sério tem de ouvir os profissionais sérios. Aí sim, com certeza, dará certo. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

A transmissão da sessão solene será no próximo sábado, às 21 horas, pela TV Assembleia.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para um coquetel, acompanhado de um recital, no Hall Monumental.

Em nome do nosso presidente, Deputado Barros Munhoz, assim como em nome de todos os Deputados, o nosso muito obrigado.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 40 minutos.

 

* * *