http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

17 DE OUTUBRO DE 2011

047ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS DEZ ANOS DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE TREINAMENTO MÁRIO COVAS, DA ASSOCIAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E AMIGOS - ADEVA

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Fernando Capez, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de Prestar Homenagem aos 10 Anos de Criação do Centro de Treinamento Mário Covas, da Associação de Deficientes Visuais e Amigos - Adeva. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - MARCOS BELIZÁRIO

Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, saúda os presentes. Lamenta a pouca atenção dada, no passado, a políticas de acessibilidade voltadas aos deficientes visuais. Menciona a distribuição de máquinas em braile para que esses deficientes possam aprender a ler. Comenta curso para capacitação de deficientes visuais, que atualmente atende a 74 pessoas. Destaca a obtenção de acervo de leis em braile pelos fóruns da cidade.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem, com entrega de placa, ao Senhor Markiano Charan Filho, Diretor Presidente da Adeva. Entrega o livro "Rodrigo Bom de Bola", para a criança Letícia Pereira Cabral dos Santos. Presta homenagem, com entrega de placa, à Senhora Amélia Watanabe, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, representando a família Covas.

 

004 - MARKIANO CHARAN FILHO

Diretor Presidente da Adeva, demonstra alegria pela homenagem recebida. Recorda encontro de integrantes da Adeva com o ex-Governador Mário Covas. Dá conhecimento de ajuda prestada pela autoridade à associação. Ressalta a importância do Centro de Treinamento Mário Covas para a capacitação profissional de deficientes visuais. Destaca a instalação de gráfica braile na sede da Adeva. Agradece aos parceiros, atuais e passados, da associação, bem como aos Deputados Bruno Covas e Fernando Capez, pela apresentação de emendas parlamentares favoráveis ao Centro de Treinamento. Fala sobre a publicação da versão em braile de livro infantil de sua autoria. Homenageia o francês Louis Braille, criador do idioma que leva seu nome.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Conta fábula sobre deficiente visual. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. E nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. E declara instalada a sessão solene, com a finalidade de prestar homenagem aos 10 Anos de Criação do Centro de Treinamento Mário Covas, e da Associação de Deficientes Visuais e Amigos – ADEVA.

Chamamos para integrar a Mesa, a diretora dos trabalhos desta sessão solene, excelentíssimo Sr. Presidente da ADEVA, Markiano Charan Filho, uma salva de palmas. (Palmas.) Markiano é gente que faz, gente que faz a diferença.

Chamamos agora, o grande amigo desta Casa e da ADEVA, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que aqui se apresenta, representando excelentíssimo Sr. Prefeito do município de São Paulo, Gilberto Kassab, professor Marcos Belizário. (Palmas.)

Encontram-se também presentes, prestigiando esta sessão solene, Dr. Cristiano Lanfredi, delegado de polícia da ALESP, e neste ato, representando o delegado geral de polícia, Dr. Marcos Carneiro Lima. O Sr. Hamilton Prado Alves, representando aqui, o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati, deputado decacampeão, com 10 mandatos de parlamentar. E também aqui, o nosso ilustre amigo, também representante da Igreja Bola de Neve, Dr. Eduardo Tuma, professor de Direito Tributário da Pontifícia Universidade Católica, amigo da ADEVA, aqui também se fazendo representar.

Ao meu lado, nada mais, nada menos, do que, como ela prefere ser chamada, D. Yeda Villas-Boas, 60 anos de Assembleia Legislativa, uma das pessoas que mais vibra com o poder legislativo. (Palmas.) Sua vida se confunde com a vida desta Casa de Leis, em uma sessão solene em que eu iria presidir, D. Yeda, afobada em fazer o melhor pelo bom andamento dos trabalhos, sofreu uma queda e, lamentavelmente, fraturou o fêmur. E eu, instantes antes de ter início a sessão solene, fui à enfermaria prestar-lhe solidariedade, e ela sem derramar uma única lágrima, falou: estou bem, se concentre na sessão solene. Até que a Sra. Vera, do Cerimonial, disse: deputado, se o Sr. não sair daqui, ela não terá paz, sequer, para sentir a sua dor. Porque ela teme que o Sr. perca a concentração e não faça uma boa sessão solene. Uma salva de palmas a esse exemplo de servidora pública. (Palmas.)

Sras. deputadas, Srs. deputados, minhas Sras., Srta., meus Srs., ilustres telespectadores. Esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 22 de outubro, às 23 horas. Aqueles que têm Net, no canal 13 e no canal 7, e os que tem TVA, canal 66.

Esta, não é uma sessão comum. Esta sessão instalada para prestar homenagem aos 10 Anos de criação do Centro de Treinamento Mário Covas e da ADEVA, é uma sessão solene. Não pode ser convocada para qualquer finalidade, só pode ser convocada pelo Presidente desta Casa, Chefe do Poder Legislativo estadual. E só pode ser convocada pelo Presidente, mediante solicitação de algum dos 94 deputados, e somente depois de autorizada por todos os líderes dos partidos representativos desta Casa.

Portanto, uma sessão que possui rígida forma sacramental, e deve seguir rigorosamente todos os termos do Regimento Interno. Ela, não é por outra razão, realiza-se no plenário principal da Casa, o Plenário Juscelino Kubitschek, as cadeiras que os Srs. estão sentados, são as cadeiras que os deputados usam para votar as leis que valem em todo Estado de São Paulo. Foram as cadeiras que os deputados sentaram-se para votar a Constituição do Estado de São Paulo, em 1989. Portanto, é uma sessão oficial e solene.

Por esta razão, convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela Banda da Polícia Militar, o 130 de 131, sob a regência do Subtenente Músico da Policia Militar, Vilas Boas.

 

* * *

 

- É executado o Hino nacional Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – As palmas são para essa gloriosa Banda da Policia Militar, nós parabenizamos o Subtenente Músico Vilas Boas e todos os integrantes desta Banda. Saibam que aqui, na Assembleia, todos nós admiramos muito a Polícia Militar e continuaremos lutando para aquilo que, eventualmente estiver faltando, seja completado ainda neste mandato. Boa noite a todos.

Neste momento, a Presidência concede a palavra ao Sr. Marcos Belizário, secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, representando aqui, o Prefeito Gilberto Kassab. Está à disposição de V.Exa., o parlatório e o microfone ao lado a escolha de V.Exa.

 

O SR. MARCOS BELIZÁRIO – Boa noite meus amigos, minhas amigas. Quero, primeiramente, cumprimentar o Deputado Fernando Capez, eu particularmente sou fã deste parlamentar, que já o conheço há alguns anos e na advocacia sempre o admirei, por ser uma pessoa dedicada ao direito e a justiça. E tivemos a sorte de tê-lo como um representante do nosso Estado.

Queria cumprimentar o Sr. Markiano Charan Filho, meu amigo, Presidente da ADEVA, que está comemorando 10 Anos e hoje esta Casa faz esta justa homenagem, que eu gostaria de estender também esses cumprimentos a todos os parlamentares e líderes de todos os partidos políticos e especialmente ao Presidente da Casa.

Dr. Cristiano Lanfredi, delegado de polícia, representando o delegado geral, Dr. Marcos Carneiro Lima.

Meus amigos, eu fico feliz de poder estar aqui hoje, rapidamente, e dizer poucas palavras. Mas dizer, que eu sou uma pessoa muito otimista, e principalmente quando eu tive a oportunidade de estar à frente da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida a convite do prefeito Gilberto Kassab.

Nós sabemos que um país, onde mais de 400 anos, nós nunca tivemos a preocupação do ponto de vista de acessibilidade de inclusão na nossa sociedade. De poucos anos pra cá, os agentes públicos começaram a preocupar-se, criaram leis, legislações. E nós estamos tentando buscar esse tempo perdido, para que possamos ter um país, uma cidade digna de todos os cidadãos, não apenas das pessoas com deficiência visual, não apenas com as pessoas que tem uma deficiência física, mas de todo cidadão. Nós temos uma população que envelhece, e nós precisamos, de fato, de uma cidade acessível.

Estive, Markiano, há dois meses atrás, no Instituto Dorina Nowill, perdão, no Laramara, nós distribuímos mais de 200 máquinas em braile, para as pessoas aprenderem a escrever. Essas máquinas foram doadas em conjunto do Ministério Público Federal do Trabalho com a nossa Secretaria e através do Instituto, nós distribuímos esses equipamentos oriundos de empresas que não estavam cumprindo as suas cotas de empregabilidade. Hoje, pela manhã, junto com a Associação e o Sindicato das Empresas de Tecnologia, as famosas empresas de TI, nós estávamos capacitando uma turma de 74 pessoas com deficiência, entre elas, uma grande maioria com deficiência visual, que já estavam todas empregadas em três ou quatro empresas que fazem parte desse Sindicato.

A sociedade, em conjunto com as ações de entidades como essa, como o Instituto Mário Covas, como a ADEVA, e o poder público, nós estamos conseguindo fazer, de fato, as coisas acontecerem. Quando eu cheguei hoje, depois desse compromisso na Secretaria, tinha uma caixa no meu gabinete, Deputado Fernando Capez, com meia dúzia de legislação em braile. Entre elas, a Lei Maria da Penha, Estatuto do Idoso, Lei do Consumidor, e outra que eu não me recordo. O que era? Chegou esse pacote do Senado Federal. Nós estamos em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e o Senado Federal; nós criamos esse trabalho, de colocarmos em todos os fóruns da cidade de São Paulo, um acervo em braile de mais de 40 títulos, para que atenda a população, para que atenda as pessoas que precisam do judiciário, e também os profissionais da área do direito, entre eles juizes, advogados, promotores, que hoje, infelizmente, este acervo ainda não existe.

Começamos a fazer com a equipe de técnicos da Secretaria, um levantamento de todos os fóruns da cidade de São Paulo, para apurarmos e levantarmos todas as obras necessárias, para que eles sejam acessíveis. São prédios antigos, alguns tombados, e muitas vezes, negado algum tipo de reforma de acessibilidade. Isso não pode acontecer. Vale lembrar, que todos os novos prédios já nascem com acessibilidade. Então são ações diárias, que eu digo que fico muito feliz quando vemos, de fato, os resultados acontecerem.

Então, eu vou finalizar as minhas palavras, parabenizando todos vocês que estão aqui, nesta noite, na cidade de São Paulo. Fico otimista também com a volta da terra da garoa, entendo que todos nós, hoje, somos um pouco ambientalista. Um pouco de cada um, que sabe da importância da sustentabilidade no seu dia-a-dia. E hoje, esta segunda-feira fria, com garoa, nós saímos de casa e estamos fazendo aqui uma justa comemoração. E de fato, essa comemoração é justa, porque graças a vocês, as coisas estão andando e acontecendo. Parabéns a todos vocês, e mais uma vez, deputado, parabéns pelo seu gesto. Muito obrigado e boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Agradecemos ao Sr. Marcos Belizário, secretário municipal da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, representando aqui, o ilustríssimo Sr. Prefeito Gilberto Kassab, sempre muito gentil com esta Casa. Transmita nossos cumprimentos a S.Exa., o prefeito Gilberto Kassab, sempre atencioso com o Poder Legislativo paulista.

Neste momento, procederemos à entrega de uma placa em homenagem ao Diretor-Presidente da ADEVA, Sr. Markiano Charan Filho. Placa que contém os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do Deputado Estadual Fernando Capez em sessão solene, com a finalidade de prestar homenagem aos 10 Anos de criação do Centro de Treinamento Mário Covas, da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos – ADEVA, outorga esta homenagem à ADEVA, na pessoa do Diretor-Presidente Sr. Markiano Charan Filho, pelos relevantes serviços que esta entidade, fundada em 1978, tem realizado para garantir os direitos sociais dos deficientes visuais, e integrá-los na sociedade, principalmente por meio da sua inclusão no mercado de trabalho. Deputado Fernando Capez. São Paulo, 17 de outubro de 2011”. Vamos fazer a entrega ao Sr. Markiano Charan Filho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Vamos também à seqüência dos trabalhos, primeiro lugar, pedir que a jovem Letícia Pereira Cabral dos Santos identifique-se onde estiver. Gostaríamos que você viesse até a frente nesta tribuna, para receber o livro Rodrigo Bom de Bola, que será entregue a você representando todas as crianças, cujo autor é Markiano Charan Filho. (Palmas.)

Em 1978 o nosso querido repórter, Sergio Everton, já estreava com 42 anos de idade na apresentação do Globo Esporte.

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Chamamos agora, a Sra. Amélia Watanabe, representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que neste ato, representa o nosso querido, estimado colega, Deputado Estadual Bruno Covas e também secretário estadual do Meio Ambiente. Para que na pessoa da Sra. Amélia Watanabe, façamos esta justa homenagem ao Bruno Covas, ao Mário Covas e à Sra. Lila Covas, nossa gratidão pelo apoio e na criação do Centro de Treinamento Mário Covas há 10 anos empenhado na inclusão do deficiente visual na sociedade através do trabalho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Neste momento, que eu considero o ápice, o clímax, o momento mais alto desta sessão solene, a Presidência tem a honra de conceder a palavra a este lutador, este vencedor, que faz da alegria de viver a mola que propulsiona as suas grandes ações, Sr. Markiano Charan Filho, Diretor-Presidente da ADEVA, tem a palavra. (Palmas.)

Ele se dirige a tribuna principal ao parlatório, que só pode ser usado por deputados desta Casa, mas que hoje se curva e rende-se à autoridade do trabalho desenvolvido pelo Sr. Markiano Charan Filho.

 

O SR. MARKIANO CHARAN FILHO – Excelentíssimo Deputado Fernando Capez, nosso amigo, que está presidindo esta sessão solene, secretário Marcos Belizário da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, neste ato representando excelentíssimo Prefeito Gilberto Kassab.

Quero saudar, também, Dr. Cristiano Lanfredi, que está representando o delegado geral, Dr. Marcos Carneiro Lima. Saudar também, o Sr. Hamilton Prado, representando o Deputado Antonio Salim Curiati. Quero saudar todos os dirigentes de entidades aqui presentes, representantes de entidades, saudar todos os alunos da ADEVA, todos os diretores da ADEVA que aqui estão presentes. E de modo especial, à amiga e colega, Sandra Maria de Sá Brito Maciel, atual Vice-Presidente e uma das fundadoras da ADEVA. Eu cheguei à ADEVA cinco anos depois. Saudar todos os presentes, funcionários da Casa, representantes das Secretarias, minhas amigas e meus amigos.

É grande a emoção de estar aqui, por várias razões. Pela comemoração em si, dos 10 Anos do Centro de Treinamento Mário Covas, por esta comemoração ser realizada na Casa onde são produzidas as leis neste Estado, a Casa do Povo. É uma noite memorável, e alguém disse que recordar é viver, e eu quero viajar um pouco no tempo com vocês. Convido-os para voltarmos numa tarde ensolarada, no dia seis de outubro de 2000, onde eu; Sandra Maciel; o então secretário de governo de Gestão Estratégica, Antonio Angarita; grande professor Angarita; o então secretário adjunto de Emprego e Relações do Trabalho, nosso amigo José Luiz Ricca; éramos recebidos pelo governador Mário Covas. A ADEVA tinha um projeto de cursos nas áreas de telemarketing e informática e não tínhamos um local para realizar este projeto.

Escrevemos ao governador Mário Covas, solicitando uma audiência, para que ele pudesse nos dar uma luz de onde poderíamos realizar este projeto. E qual, não foi a nossa surpresa quando o governador Mário Covas nos recebeu com um decreto pronto, o decreto cedia a autorização do uso de salas na Escola Estadual Professora Marina Cintra, aquela escola que fica na Consolação, descendo a Consolação esquina a Rua Dona Antonia de Queiroz.

Mário Covas, lembro-me muito bem, disse: eu quero isso funcionando. E todos nós sabemos da sensibilidade e da objetividade que tinha Mário Covas. E ele tinha esses dois ingredientes na dose certa, porque quando nós unimos objetividade e sensibilidade só tem a dar certo, não pode dar errado, é gol na certa. E Mário Covas disse pra nós: faço isso porque vocês tem entusiasmo, e entusiasmo são tão poucos os que tem, e quem tem, não podemos deixar perder. Saímos dali e logo nos reunimos com a equipe de trabalho da Secretaria de Gestão Estratégica, e reunimos parceiros e formamos um grupo de trabalho, para que o local que Mário Covas havia nos cedido, fosse adaptado para que nós pudéssemos ministrar cursos de informática e de telemarketing para os deficientes visuais.

E aqui, quero fazer uma justa homenagem, Deputado Fernando Capez, a uma pessoa que jogou no meio de campo, aquela pessoa que distribuía bola para todo mundo, era uma assessora do professor Antonio Angarita, que está aqui e eu peço a Dra. Solange Maria Santana, uma carinhosa salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Pode levantar-se,  por gentileza.

 

O SR. MARKIANO CHARAN FILHO – Essa pessoa, todos os esforços e mais um pouco, para que nós pudéssemos viabilizar o nosso Centro de Treinamento Mário Covas. Em quatro de outubro de 2001, esse Centro era inaugurado. Descerramos na ocasião, uma placa ao lado de D. Lila Covas e de outras autoridades presentes à época. Começava aí, a grande responsabilidade da ADEVA, de tirar o deficiente visual do submundo do desemprego, e dar a ele a oportunidade de ser incluído no mercado de trabalho, pois somente o trabalho, nós acreditamos, garante a todo ser humano o pleno exercício da sua cidadania.

A importância desse Centro de Treinamento para a sociedade é vermos pessoas incluídas no mercado de trabalho, constituindo família, realizando os seus sonhos materiais, profissionais, pessoais. Isto é muito gratificante para nós todos da ADEVA e toda a nossa equipe. O trabalho, Deputado Fernando Capez, não é só meu, o trabalho é de uma equipe, que todos os dias mobiliza-se para ver essas pessoas capacitadas para aquilo que o mercado de trabalho cada vez mais exigente cobra de todos os que querem entrar nele.

O tempo passou, realizamos muitos cursos e houve uma mudança, a demanda de alunos no centro da cidade cresceu. Fomos chamados pela Secretaria de Educação e nos propuseram uma mudança, uma troca de local, fomos para a Escola Estadual Lasar Segall, localizada na Vila Mariana, onde estamos até hoje. Isso ocorreu em 2007, sem contar que antes disso, quando o Centro de Treinamento foi inaugurado, foi firmado um protocolo de intenções com as Secretarias de Educação, do Trabalho, da Energia, protocolo que foi renovado em 2003, e mais uma vez, renovado o ano passado. Esse documento dá a todas as Secretarias envolvidas nesse projeto, projeto de cursos da ADEVA, que chama Desenvolvendo Talentos. Esse projeto envolve vários parceiros, e nesse protocolo, contém atribuição de cada um desses parceiros, inclusive da ADEVA.

Ampliamos o nosso Centro de Treinamento, mais salas, constituímos uma gráfica braile, onde são produzidas todas as apostilas, é produzido também o nosso jornal Conviva, que é um veiculo de comunicação da ADEVA. Produzimos cardápios em braile para os restaurantes. Porque como todos vocês sabem, os restaurantes todos deveriam cumprir a Lei 12.363, uma lei municipal que obriga que esses estabelecimentos tenham cardápio em braile, para que o deficiente visual possa exercer o seu direito de escolher o seu prato, onde ele possa ser tratado como um consumidor.

Essa gráfica foi produzida, criada e ampliada dentro do Centro de Treinamento Mário Covas. Os cursos que nós realizamos, são todos apostilados como eu falei, e graças a esses cursos, nós conseguimos incluir pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho. Foram nesses 10 anos, Deputado Fernando Capez, 10 mil atendimentos, 30 diferentes cursos, não poderia contar agora o número de turmas que nós já atendemos na ADEVA. Conseguimos incluir em empresas como CPM Braxis, Drogaria São Paulo, Mondial Assistance, TMS Call Center. Treinamos e reciclamos profissionais da Impressa Oficial do Estado de São Paulo, reciclamos profissionais para o Banco Santander, além de incluirmos profissionais no Itaú, no Bradesco e em muitas outras empresas.

Mas ainda há muito a ser feito. Nós precisamos fazer com que a lei de cotas, que já existe, seja mais bem cumprida. E para isso deputado, conto com a sua colaboração e de todos os seus colegas nesta Casa, no sentido de criar leis; aliás, o deputado já apresentou um projeto de lei, a qual obriga as empresas a participarem de licitação cumpram a lei de cotas, cumpram o número de empregados com deficiência que elas precisam ter.

Precisamos também, da colaboração do poder municipal, para que, secretário Marcos Belizário, o Programa Atende que hoje presta serviço para deficientes físicos, possa também prestar serviço, atender os deficientes visuais que ainda não sabem andar com a bengala, que precisam ir à ADEVA ou para qualquer outra entidade para aprenderem a usar a bengala. Nesse período, ele precisa, sim, do Atende, porque muitas famílias não podem levá-los e o Atende seria a solução para tirarmos esses deficientes de casa, tirarmos esses deficientes do mundo da exclusão e incluí-los, definitivamente, na sociedade. Então, peço a colaboração de todos, para que possamos ampliar nossas atividades, no sentido de garantir ao deficiente visual, o seu pleno exercício da cidadania.

Todo esse trabalho não seria possível sem a ajuda de parceiros. Parceiros como o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento, que hoje nos possibilita dar um curso de operador de call Center, através do Programa Via Rápida. Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que assinou conosco esse protocolo de intenções. Da Secretaria de Educação, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, que hoje nos possibilita darmos cursos de Cobol e curso assistente administrativo, porque o curso de Cobol também não seria possível sem a parceria da IBM e da Hapengol(?). Temos também como parceiros, a Secretaria de Energia, a Secretaria de Gestão Pública, o programa Acessa São Paulo.

Também não poderia deixar de citar antigos parceiros, como a ABAG, como o Bradesco, a CESP, CPM Braxis, a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, a Drogaria São Paulo, a Interliga, a Fundação Vitae, que alavancou o nosso projeto, a Gráfica Garilli, Agnon Comunicações, IBM, como já citei, o Instituto Pró Bono, o Instituto Recicle, que é uma entidade que trata da questão ambiental, a Micro Power, a Microsoft, Mondial Assistance, a PRODAM, a PRODESP, o Programa Acessa São Paulo, SABESP, Hospital Santa Catarina, SENAI-SP, UNIPRO Ensino Profissionalizante e a Hapengol(?).

Também merecem ser lembradas, as emendas parlamentares propostas pelo Deputado Bruno Covas, que ajudou a ampliar o nosso parque gráfico, com o qual, pudemos comprar impressoras e dobrar a capacidade de produção da nossa gráfica braile. E graças, também, a Emenda Parlamentar do nosso amigo Deputado Fernando Capez, que o processo está em andamento nós vamos ter num breve futuro a compra de 23 novos computadores para o nosso Centro de Treinamento.

E hoje, além dessa homenagem que a ADEVA recebe e que eu fico profundamente emocionado, profundamente agradecido ao Deputado Fernando Capez, também é grande a minha alegria, por quê? Porque eu lanço, hoje, neste evento, a impressão em braile do meu livro, Rodrigo Bom de Bola. Rodrigo Bom de Bola é um livro infantil que trata da inclusão do deficiente visual no esporte. Esse livro foi lançado por mim, e publicado em 2007. Na época, infelizmente, eu não consegui a impressão desse livro em braile. Esse ano, graças ao apoio da SABESP, essa impressão é algo real, é uma realidade. Então, Letícia, você recebeu, em nome de todas essas pessoas com deficiência visual, esse livro. Espero que você goste, e como você, mais 700 pessoas irão poder ler esse livro.

E aqui não há como não falar de um homem que há mais de 200 anos nasceu na França e que em 1825 inventou esse sistema o sistema que foi um divisor de águas na vida das pessoas com deficiência visual, Louis Braile. A nossa profunda gratidão a esse francês que na sua mocidade, com 15 anos, entregou ao diretor do colégio onde estudava o Sistema Braile. E já dizia ele, se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre idéias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma. E foi isso que ele fez, inventou o Braile.  E é esse Sistema de escrita e leitura das pessoas cegas que hoje possibilita que os deficientes visuais possam ler, escrever, comunicar-se e para minha alegria ler esse livro que eu escrevi em 2007, que é o Rodrigo Bom de Bola.

Eu fico profundamente contente, sim, por lançar esse livro em braile aqui na Assembleia e nesse evento tão importante, que é a comemoração dos 10 Anos da criação do nosso Centro de Treinamento Mário Covas. E tudo isso, tudo que nós fazemos, esse livro, todas as nossas ações, nascem nas mentes, nas nossas mentes, elas são idéias. Nenhuma ação, nenhum invento, nada na história do homem, começou sem antes ser fruto de uma idéia. E sobre idéia, eu termino a minha fala, com um pensamento de George Bernard Shaw, “Se você tem uma maçã e eu tenho outra maçã e nós trocamos as maçãs, então cada um tem a sua maçã. Mas se você tem uma idéia e eu tenho outra, e nós a trocamos, então cada um tem duas idéias”. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Maravilha. Lindo.

Vamos apenas aguardar a chegada do nosso querido Presidente, Presidente de todos nós, Sr. Markiano Charan Filho, que vem conduzido pela Sra. Anita. Anita de tanta luta, Anita de alma bonita.

Neste encerramento, recordo-me da história de um deficiente visual que se encontrava no calabouço de um castelo aprisionado por um ditador com os braços atados aos grilhões e aguardando o momento de sua execução. Não conseguia enxergar, mas a sua fé e a sua esperança guiavam-no mais longe que os seus olhos. Até que um dia, entra o ditador pelas portas do calabouço e diz: vou lhe dar a chance de um julgamento justo, e colocou ao seu alcance as duas mãos. Em uma das minhas mãos, manterei o bilhete contendo a palavra culpado, e na outra mão o bilhete contendo a palavra inocente. Se você escolher a mão que tem a palavra culpado, será executado e morto ainda esta noite, mas se pegar a mão com a palavra inocente, estará livre para partir. E colocou as duas mãos.

Triste a sina daquele prisioneiro, porque sabia que em ambas as mãos só havia bilhetes com a palavra culpado, qualquer que fosse a escolha o veredicto seria culpado. O ditador não iria lhe dar nenhuma chance, não colocou inocente em uma mão e culpado na outra, pôs culpado nos dois, pois desejava sentenciá-lo à morte de qualquer jeito.

Esse homem, que havia perdido muita coisa, mas não perdera a fé e a esperança que o iluminava ao caminho da vitória, não se deu por vencido, escolheu uma das mãos, em qualquer delas havia a palavra culpado. Pegou o bilhete, mas ao invés de abri-lo com a sapiensa de um Markiano Charan Filho, dobrou o bilhete e o engoliu. Para o espanto do ditador que o indagou: como saberei o que estava escrito no bilhete se você acaba de engoli-lo? Ao que ele respondeu: basta que o senhor veja o bilhete que ficou na outra mão. Se lá estiver escrito culpado, eu só posso ter engolido o bilhete com a palavra inocente. E assim, encontrou naquela noite a tão almejada libertação.

Aquele que tem fé, aquele que tem esperança, aquele que é guiado pela solidariedade e a vontade de viver, sempre acaba vencendo, pois a vitória terá sempre Deus ao seu lado.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a todos, e os convida para um coquetel, no salão localizado logo atrás deste auditório, Salão Waldemar Lopes Ferraz, chamado Salão dos Espelhos, quando será feita a entrega de livros em braile aos convidados.

Está encerrada a sessão. Que Deus abençoe a todos nós. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 15 minutos. 

 

* * *