16 DE SETEMBRO DE 2002

48ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO CINQÜENTENÁRIO DA SOCIEDADE PESTALOZZI NA CIDADE DE SÃO PAULO

 

Presidência: MILTON VIEIRA e EDNA MACEDO

 

Secretária: EDNA MACEDO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 16/09/2002 - Sessão 48ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: MILTON VIEIRA/EDNA MACEDO

 

CINQÜENTENÁRIO DA SOCIEDADE PESTALOZZI NA CIDADE DE SÃO PAULO

001 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o "Cinqüentenário da Sociedade Pestalozzi na Cidade de São Paulo". Convida a todos para ouvir, em pé, a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar.

 

002 - EDNA MACEDO

Em nome do PTB, saúda a entidade por seu trabalho filantrópico, que é apadrinhado há dez anos pela Igreja Universal do Reino de Deus.

 

003 - MARILENE DA SILVA E SILVA

Presidente da Sociedade Pestalozzi de São Paulo, saúda a Sra. Agatha Maria Dângelo, uma das fundadoras da instituição. Cita a dificuldade de obter empregos de seus alunos.

 

004 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia a execução de números de dança e musical.

 

005 - VANDERLEI DE JESUS

Pastor e Vereador à Câmara de São Paulo, recorda as dificuldades, sobretudo financeiras, que se abatem sobre entidades filantrópicas como a Sociedade Pestalozzi.

 

006 - NELSON PROENÇA

Secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin, elogia o pioneirismo e o trabalho da Sociedade Pestalozzi, citando ações governamentais de caráter social.

 

007 - MILTON VIEIRA

Saúda a Sociedade Pestalozzi, da qual participou da diretoria. Discorre sobre o trabalho assistencial da entidade. Informa a doação de tela da artista plástica Silvia Reis em prol da instituição. Anuncia a execução de número musical.

 

008 - EDNA MACEDO

Lê texto em homenagem à servidora da Alesp Yeda Villlas-Boas.

 

009 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia a execução de números musicais.

 

010 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência. Anuncia a execução de número musical.

 

011 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência. Agradece a todos pelo êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Edna Macedo para, como 2ª Secretária "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - EDNA MACEDO - PTB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero agradecer à nobre Deputada Edna Macedo, uma grande companheira nossa, batalhadora, e que sem dúvida é uma representante das mulheres de todo o nosso Estado, aqui na Assembléia Legislativa. Obrigado, Deputada Edna, gostaria que ficasse presente conosco aqui.

Gostaria de agradecer a presença do Exmo. Sr. Nelson Proença, Secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, neste ato representando o Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que está agora num comício em Ribeirão Preto, na sua campanha; também a Pastora Marilene da Silva e Silva, Presidente da Sociedade Pestalozzi de São Paulo, que está aqui conosco. Obrigado pela sua presença. Também o Pastor Vanderlei de Jesus, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo; Sra. Marilsa Garfunkel, Vice-Presidente da Sociedade Pestalozzi, também presente; Sr. Alfredo Cotait, representando o Senador Romeu Tuma, que também está em Ribeirão Preto; Vereadora de Arujá, Emy Izumi; Vereador Pastor Luiz, da Câmara Municipal de Bragança Paulista; Vereador Pastor Manuel Messias da Silva, representando o Ilmo. Sr. Sebastião Carlos Henrique da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Cubatão, Vereador Pastor Edésio, da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, Sra. Nazaré Castaldi Sampaio, Presidente da 13ª Região da Federação Nacional da Sociedade Pestalozzi, Sr. João Rezende, Diretor da Sociedade Pestalozzi, Sra. Marina Kassabian Rosa, Diretora também da Sociedade Pestalozzi, Sra. Diva Alexandre Martins, Diretora da Sociedade Pestalozzi de São Paulo; Dra. Helena Lavander Mendonça, Gerente do Programa de Atendimento à Pessoa Portadora de Deficiência, Sra. Rosângela Martins Pinto, minha esposa, em nome de quem cumprimento todas as mulheres aqui presentes, Sr. Demerval Gonçalves da TV Record, Sr. José Olímpio Silveira Moraes, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo.

Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 50 anos da Sociedade Pestalozzi na cidade de São Paulo.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - A Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, sob o comando do Tenente Sérgio, Maestro da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sempre presente conosco.

Quero convidar a nobre Deputada Edna Macedo para que faça o uso da palavra.

 

A SRA. EDNA MACEDO - PTB - Sr. Presidente, Exmo. Sr. Secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Dr. Nelson Proença, representando aqui o nosso Governador, Geraldo Alckmin; Sra. Marilene da Silva e Silva, Presidente da Sociedade Pestalozzi de São Paulo; Pastor Vereador Vanderlei de Jesus, Marilsa Garfunkel, vice-Presidente da Sociedade Pestalozzi, autoridades civis e militares presentes, senhoras e senhores, é com imensa satisfação que lhes dirigimos a palavra nesta ocasião tão especial, quando comemoramos os 50 anos de fundação da nossa tão querida Sociedade Pestalozzi de São Paulo, data esta que se torna ainda mais significativa quando nos recordamos de que há mais ou menos dez anos a nossa Igreja Universal do Reino de Deus assumia sua condução, transformando-a realmente em uma casa onde Jesus Cristo é o Senhor.

Seria bom recordarmos que em priscas eras estas crianças que necessitam de cuidados especiais já foram consideradas até como endemoniadas ou fruto de castigo de Deus, tratadas como animais. Até tempos bem mais recentes eram chamadas de débeis mentais. E houve regimes demoníacos que, por incrível que pareça, preconizavam a sua destruição como produtos da degeneração racial. Mesmo aqueles que os aceitavam como seres humanos, apenas os tratavam com comiseração, encarando-os na verdade como incapazes de qualquer inserção na sociedade, sendo que muitos eram até escondidos, talvez por vergonha dos pais e da família.

Hoje, graças a Deus, tudo mudou. Sentimo-nos na obrigação de mencionar o grande pioneiro, o precursor desta mudança, o médico suíço a que nos permitimos aportuguesar o nome de Joaquim Henrique Pestalozzi, que no século 18 criou o Sistema de Educação Progressista, o embrião dos métodos hoje usados na educação e apoio ao desenvolvimento destas crianças tão especiais. Em 1952, em São Paulo, foi fundada a Sociedade Pestalozzi de São Paulo, com o único objetivo de educar e preparar a inserção social de menores carentes que apresentavam algum tipo de deficiência, enfrentando na época, por idéias bastante tacanhas, consideravam este um trabalho inútil, no entanto, apesar de tudo e de todas as dificuldades, a Sociedade Pestalozzi foi em frente, mercê da ação de uma plêiade de inesquecíveis abnegados, passando com o tempo a se tornar um paradigma para outros tipos de trabalhos que surgiram depois.

Esta Casa inovou inclusive ao demonstrar que estes indivíduos especiais de que cuidavam eram capazes não somente do convívio social, mas também de trabalharem, serem úteis, produzirem. E quem não recorda as famosas vassouras da Pestalozzi? E assim, arrostando todas as dificuldades, esta sociedade filantrópica por excelência enraizou-se e venceu o tempo até que há dez anos a nossa querida Igreja Universal amadrinhou esta Casa, amalgamando sua função social com seu trabalho de evangelização, transformando esta numa verdadeira obra de Deus. É a essa obra que hoje homenageamos e nós, como parlamentar cristã, eleita por este nosso povo maravilhoso, sentimo-nos na obrigação de explicitar o nosso total apoio ao seu trabalho, assim como reafirmar o nosso compromisso de estarmos sempre a seu lado para o que der e vier.

Gostaríamos de abraçar a nossa amiga, nossa querida Marilene da Silva e Silva, atual Presidente desta sociedade e assim o fazendo, simbolicamente estamos abraçando e agradecendo a todos os que desde o início contribuíram para que a Sociedade Pestalozzi de São Paulo viesse a ser o que é hoje. Deus os abençoe e ilumine nesta sublime empreitada. Que Deus abençoe também o Sr. Pastor Newton, por esta brilhante iniciativa de homenagear nesta Casa pelos 50 anos de ouro da Sociedade Pestalozzi. Todos estamos de parabéns, pois nos sentimos parte da Sociedade Pestalozzi. E todos aqueles profissionais que trabalham com todo amor e dedicação, e como costumo dizer, não é só o contribuir, mas o mais importante é o amor que se transmite naquela função em que estamos trabalhando. É a dedicação. Então, todos estão de parabéns.

Muito obrigada a todos e que Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero agradecer a nobre Deputada Edna Macedo, pela presença e por suas palavras.

Neste momento esta Presidência concede a palavra a Sra. Marilene da Silva e Silva, Presidente da Sociedade Pestalozzi de São Paulo.

 

A SRA. MARILENE DA SILVA E SILVA - Boa noite a todos. Gostaria de agradecer a presença de todos e agradecer a presença principalmente de uma pessoa muito importante da Sociedade Pestalozzi de São Paulo, que é a sua fundadora que hoje está aqui conosco, com a cabecinha branquinha, a Dona Ágatha, a quem gostaria que todos saudassem com uma salva de palmas. (Palmas.)

Dona Ágatha foi quem começou este trabalho, com oito crianças, há 50 anos e hoje ainda participa desse trabalho, sendo uma das diretoras da Sociedade Pestalozzi de Osasco. Com seu cabelinho branco, com seus 80 e poucos anos, ainda em atividade, é uma pessoa que todos admiramos. Dona Naia, que também está presente, foi Presidente da Pestalozzi por dez anos, numa época de luta, de guerra, de construção de prédio. São mulheres guerreiras que aqui estão e a todos os funcionários da Pestalozzi que estão presentes. Gostaria que todos ficassem de pé e vamos saudá-los com uma salva de palmas. (Palmas.)

Este é um trabalho de equipe, que é feito com muito amor. Estamos muito orgulhosos e felizes por esta homenagem. Gostaríamos de estar convidando a todos para estarem conosco no dia 26 de outubro, no Anhembi, onde estaremos comemorando estes 50 anos com uma grande festa.

Durante estes 50 anos todos estivemos integrados nesta luta pela integração do deficiente mental com a sociedade. Estamos trabalhando há tanto tempo para que tudo que a Edna falou acontecesse, que as pessoas tenham uma idéia diferente do portador de deficiência, principalmente os de deficiência mental, que é tão estigmatizado, que é tão rejeitado, até mesmo quando se fala de dar emprego ao deficiente, muitas vezes recebemos telefonemas na Pestalozzi: “Vocês trabalham com deficiência? Nós temos algumas vagas”. Aí eu digo: “Temos, sim, com deficiência mental. “Ah, então muito obrigado, não é bem o nosso caso”. E desligam o telefone.

As pessoas não acreditam que o deficiente mental possa ser integrado, possa trabalhar, possa exercer sua cidadania. E temos tido a grata satisfação de ter tantas crianças, tantos jovens trabalhando. Nesta semana tivemos cinco crianças colocadas no Carrefour de Vila Maria, como empacotadores. Então, as pessoas estão agora abrindo a mente. Tanto se fala, tanto se luta e graças a Deus estamos conseguindo vencer mais uma etapa de preconceitos, de coisas assim. Então, gostaríamos de agradecer muito esta homenagem e nos colocar à disposição de todos, tanto para o trabalho voluntário, como para a visita, para conhecer o que se faz lá. Estou muito feliz de estar aqui neste momento. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Esta Presidência registra a presença do Pastor Marcos Abraão, da Igreja Universal, Pastor Souza Santos, da Igreja Universal de Campinas.

Quero convidar agora a minha esposa, Rosângela Martins, para receber flores; também a Sra. Nazaré Castaldi de Sampaio, presidente da 13ª Região da Federação Nacional da Sociedade Pestalozzi para receber as flores e a placa de comemoração de 50 anos da Pestalozzi e também a Pastora Marilena para o recebimento de flores e placa. (Palmas.)

Assistiremos agora a apresentação de dança clássica, com as alunas Bruna Tavares Nogueira e Ana Rita Gomes Batista, da Professora Cláudia de Lietta. Apresentação da também da dança da aluna Daniela Aparecida Lamin e do aluno Anderson Roberto Bertocco, da Professora Cláudia de Lietta. (Palmas.)

 

* * *

 

- É apresentado um número de dança. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero registrar a presença da avó da Deputada Edir Sales, nossa companheira. (Palmas.) Uma grande Deputada. Todos os dias presentes na tribuna, em favor da sociedade. Obrigado pela sua presença, Deputada.

Tem a palavra o nobre Vereador Pastor Vanderlei.

 

O SR. VANDERLEI DE JESUS - Sr. Presidente, nobre Deputado Milton Vieira, através de quem cumprimento todos os Deputados desta Casa. Quero também cumprimentar, na pessoa do Sr. Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador José Olímpio, todos os Vereadores aqui presentes; Pastor Marcos Abraão, através de quem cumprimento todas as autoridades eclesiásticas aqui presentes; Sr. Secretário Nelson Proença, que está aqui representando o nosso Governador Geraldo Alckmin; Dona Ágatha, fundadora da Pestalozzi de São Paulo, através de quem cumprimento as fundadoras, as Presidentes da Sociedade Pestalozzi; galeria; leitores do Diário Oficial; telespectadores da TV Assembléia, muito boa noite.

Ocupo esta tribuna para falar um pouquinho da Pestalozzi. Eu estava prestando atenção, não só nas crianças, mas nas nossas crianças especiais. Não podemos falar de deficientes, mas de nossas crianças especiais, cuja apresentação roubou algumas lágrimas. Lágrimas que, sutilmente, as pessoas estão tirando devagarinho para não borrar a maquiagem, ou para que o outro não perceba. Isso mostra o grande trabalho que a Sociedade Pestalozzi tem prestado no decorrer de 50 anos.

E, no começo tudo é difícil, tudo é muito difícil. Engraçado, Pastora Marilene, que continua difícil. Depois de 50 anos, ainda continua difícil. Como é difícil manter uma Sociedade sem fins lucrativos, que depende de ajuda; depende de doações; depende dos corações que se voltam, verdadeiramente; depende das pessoas que tem o coração aberto, sincero, para realmente querer ajudar, sem fazer demagogia. Porque as pessoas que colaboram nem aparecem. Seus nomes nunca aparecem. Infelizmente, não fazemos uma mídia tão forte. Se tivéssemos uma mídia forte, com certeza, os colaboradores apareceriam aos montes. Mas, mesmo assim, esse trabalho já dura 50 anos - e acredito que vai continuar até a volta do Nosso Senhor Salvador Jesus Cristo. Esse trabalho maravilhoso que tem sido tão árduo, difícil, mas contamos com a colaboração das pessoas de coração amigo, coração sincero.

Tinha preparado alguma coisa para falar. No fim, nunca falo o que está escrito. Mas, quero deixar aqui alguma coisa a que foi dado início há 50 anos e a Pastora Marilene da Silva e Silva tem dado continuidade, com muito sucesso, com muito carinho, da mesma forma com que as outras Presidentes deram. Muitas coisas foram conseguidas em benefício. Temos conseguido grandes mudanças com muitas lutas, muito trabalho. Agora, Graças a Deus, estamos conseguindo fazer uma reforma na Sociedade Pestalozzi. Depois de tanto tempo, um espaço tão grande, que poderia ser mais aproveitado. Infelizmente, faltavam recursos.

Sempre faltam recursos, sempre faltam condições para continuar um trabalho. As pessoas que ali trabalham têm um ótimo coração, querem ver o trabalho ser ampliado, crescer; querem ver um trabalho cada vez maior. Só que, infelizmente, faltam recursos, sempre faltam recursos. Por mais trabalho que façamos, lutamos, conseguimos alguns recursos, mas é pouco. Por mais que se venha, ainda é pouco.

Portanto, quero aproveitar esta oportunidade para homenagear a Pestalozzi e, também, como desabafo e apelo: que as pessoas colaborem. Qualquer pessoa pode colaborar com a Sociedade Pestalozzi. Quero também aproveitar para falar que conseguimos a aprovação de um Projeto na Câmara Municipal. Uma luta. O Projeto, que trata da reciclagem de lixo, foi apresentado no início do ano e agora em agosto conseguimos sua aprovação. A Sociedade Pestalozzi tem desempenhado esse trabalho, arrecadado materiais recicláveis, e com esse material tem ajudado a desenvolver o trabalho junto a essas crianças especiais.

Você pode ajudar, pode colaborar. Na minha casa, separo material e toda semana o motorista o leva à Pestalozzi. Temos que fazer este trabalho, podemos fazer. Às vezes, não podemos colaborar com dinheiro - que tem sido a falta no bolso de tanta gente, principalmente no nosso Brasil tão injustiçado - mas, podemos colaborar com aquilo que tem sido o grande problema na cidade. Porque o lixo não é lixo. É um material que pode ser reaproveitado e trazer grandes benefícios à Sociedade Pestalozzi, como a todas outras sociedades e entidades. Mas falo, em especial, à Sociedade Pestalozzi.

Do discurso que foi preparado, gostaria de ler: como ajudar na continuidade desse trabalho? A Sociedade Pestalozzi de São Paulo destaca-se como verdadeira obra da solidariedade humana. Uma parcela social, constituída por Pessoas Física e Jurídica, tem ajudado na sua manutenção, respeitando o que há de dedicação e fraternidade e dando segmento a um Projeto que consiste na reabilitação de crianças e jovens. Independentemente da ajuda dos atuais colaboradores, a instituição precisa da ação de novos sócios e empresários dispostos a contribuir conosco. E ainda, voluntários que se sensibilizem com a nossa causa e possam doar uma parcela do seu tempo na entidade. Participe e contribua para minimizar o efetivo problema enfrentado por essa instituição, que sempre lutou contra tantas dificuldades, buscando não interromper os serviços oferecidos.

Então, seja você também um contribuinte, um colaborador, assim como tantos colaboradores que estão aqui presentes hoje, que se olharem pelo salário, nem valeria a pena. É ou não é? Nem valeria a pena. Mas, faz porque tem verdadeiro amor no coração. E aqueles que têm o verdadeiro amor não se preocupam com o bolso, não. Não se preocupam com valores. Ele quer se dar, e amor, a palavra amor, eu tenho uma definição para a palavra amor: amor é negar-se a si mesmo e fazer a vontade daquele que precisa. Muito Obrigado, boa-noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero registrar a presença também, acompanhada da Deputada Edir Sales, a empresária Lílian Gonçalves e também da atriz Marlene Silva. Obrigado pela presença de vocês.

Esta Presidência convida o nobre secretário, Dr. Nelson Proença, Secretário do Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, neste ato, representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin. Com a palavra o nobre Secretário.

 

O SR. NELSON PROENÇA - Como representante do Sr. Governador do Estado, estou encarregado de saudar em seu nome e também no meu, ao Deputado pastor Milton Vieira, por esta importante e nobre iniciativa. Importante pelo destaque que Pestalozzi já assumiu no cenário assistencial da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país.

Mas, nobre porque estamos num mundo tão material como o de hoje, falando de valores, de sentimentos, falando de amor, falando de dedicação, falando de fé, e por essas razões, pede o Sr. Governador, Deputado Milton Vieira, que transmito um cumprimento muito especial. Cumprimento também as Deputadas Edna Macedo e Edir Sales, que compareceram, sabem que o Sr. Governador do Estado tem profunda admiração por todos eles pelo trabalho que executam em prol do atendimento social às necessidades de nossa população.

Queria apresentar os cumprimentos do Sr. Governador à Sra. Marilena Silva e Silva e a seus companheiros e diretoria, pelo trabalho que executam, bem como estender esses cumprimentos a D. Ágatha, fundadora, portanto, a primeira geração que cuidou ainda numa época em que nem as Apae existiam, numa época em que precedeu em 10 anos o aparecimento das Apae tão difundidas hoje pelo Brasil todo, pioneira nesta luta, a quem apresento os respeitos do Sr. Governador. Cumprimentar a todos que são funcionários, que colaboram, que participam, que contribuem para o êxito do trabalho da instituição, e em particular, abraçar muito carinhosamente, aqueles que sendo os assistidos, hoje nos dão aqui nesta apresentação, uma renovação da nossa confiança no êxito do trabalho desenvolvido.

O Sr. Governador do Estado, o Governo do Estado de São Paulo tem m o empenho especial em apoiar a área dos portadores de necessidades especiais. Até muito pouco tempo, isso esteve estritamente ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social, que no momento, estou encarregado de comandar. Mas, algum tempo a esta parte, vai-se ampliando esta área de atuação do Governo do estado, e já a Secretaria de Estado da Educação passa a ser uma parceira importante das instituições que trabalham com os que têm necessidades especiais.

Desde o ano passado, inclusive com a colaboração desta Assembléia Legislativa, que votou lei específica, que permitiu a inclusão de portadores de necessidades especiais no atendimento na área de educação, no sentido amplo, foi possível ao Governo do estado investir progressivamente mais na educação especial. Através das entidades que são numerosas, das quais Pestalozzi é uma estrela fulgurante.

Também na área da relação do trabalho, na área de empregabilidade, na área de formação profissional, respectivamente então através da Secretaria do Trabalho e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está cada vez mais presente o Governo do estado, procurando trazer a sua contribuição sob a forma de parceria para todas as entidades que participam deste meritório trabalho.

E, agora, ainda estes dias, estamos em entendimento com as Secretaria da Saúde, para definirmos melhor os campos de colaboração entre nós que estamos na assistência social e a Secretaria de Saúde, parceira fundamental para atender aqueles que além das necessidades especiais, pelas condições e portadores de deficiência ainda têm por acréscimo, problemas relacionados à área e que exige tratamento de doenças mentais.

Tudo isto mostra este conjunto que a atenção ao portador de deficiência necessita todo um conjunto de ações bem articulado, e que é hoje objetivo a ser alcançado pelo governo do estado. Houve uma reunião específico em janeiro deste ano, com o secretariado que tratou deste tema, sob o comando do Sr. Governador Geraldo Alckmin. E, portanto, o que estou aqui transmitindo, talvez já seja de conhecimento de todos, mas podem ter certeza de que esta diretriz, o apoio através de várias secretarias, estará cada vez mais presente na presença do governo do estado junto a todos aqueles que trabalham com os que são assistidos nessa área.

Por último, queria dizer, ainda há pouco, conversando com a Dra. Marilena Silva e Silva e suas companheiras de diretoria, nós falávamos a respeito de um projeto novo, que vá ao encontro de uma necessidade que é uma demanda não assistida, que está às portas das entidades que trabalham com portadores de deficiências. Trata-se de um projeto chamado Criando Asas, que neste segundo semestre foi implantado em caráter experimental, em 70 programas, dentro do Estado de São Paulo, e que uma vez avaliado em dezembro, pretendemos que se torne um projeto universal, atingindo a todos os municípios, e se possível, em cada município, todos os bairros onde há exclusão social.

Em síntese, o que o que é o projeto Criando Asas? É voltado para a faixa idade zero a seis anos. Por que a faixa de idade zero a seis anos? Porque quando uma família recebe a notícia de que tem um portador de deficiência, seja mental, seja visual, seja auditivo, o físico já é mais fácil de perceber, quando recebe a notícia de que tem uma criança nessas condições, se tiver posses, ela vai procurar o apoio através da saúde, da educação para atendimento a esta criança. Mas, se não tiver, ou ela guarda a criança num quarto do fundo da casa, ou ela em busca de uma entidade, acaba entrando numa fila de espera, já que as entidades não conseguem atender a toda a demanda.

Dizia-me a Da . Marilena há pouco, que a fila de espera é de 1.200 pessoas, crianças, jovens, para que a sua instituição possa atender, e aí surge um problema muito sério, que é o que estamos tentando enfrentar com o projeto Criando Asas. É do zero anos até os três anos de idade que se desenvolvem todas as conexões entre os neurônios e toda a estrutura orgânica, o amadurecimento se dá neste período.

Em outras palavras, ao nascer, a criança chora, mama e dorme, mas em poucos meses, ela senta, engatinha, fica de pé, anda, fala, entra em relação com o meio e é neste período de zero a três anos de idade que vamos conseguir através da estimulação constante, normal na vida da criança que não tem a necessidade especial, a estimulação constante por parte de todo o meio em que ela vive e o desenvolvimento se faz plenamente. Daí, dos três aos seis anos, um pouco mais, mas se esta criança portadora de deficiência não receber a estimulação adequada nesta idade, então, o que vamos assistir é a perda da sua potencialidade e ela chegará aos cinco, seis anos de idade, muito abaixo do nível que poderia atingir se tivesse sido estimulada no momento adequado.

Então, o projeto vai aos bairros mais excluídos procurando e identificando quais são as crianças portadoras de necessidades especiais desassistidas. Estas são, então, em grupos de 15 famílias trabalhadas por entidades sociais como a Pestalozzi, que através dos seus técnicos, educadores, psicólogos, assistentes sociais, vão dar assistência necessária a esta família e o processo utilizado é a ludoeducação. A ludoeducação é o instrumento para fazer a estimulação precoce num trabalho conjunto entre os técnicos, a família, a comunidade e a criança de zero a alguns anos de idade e tudo isto visando a inclusão social.

Trago a informação e a notícia pois no próximo ano vamos transformar este projeto, que já é um sucesso com três meses de aplicação e de implementação. As notícias que nos chega é que a identificação de casos não assistidos superou todas as expectativas. O número de crianças que estavam ocultas dentro de casa, por assim dizer, é surpreendente. Há uma necessidade nos projetos já em curso e há a solicitação de aumento do número de vagas no projeto e há o interesse enorme das cidades que não recebem.

É claro que quando isto acontecer, a Pestalozzi certamente será a parceira privilegiada do Governo do Estado de São Paulo para toda a zona norte da cidade, buscando ali naquela boca da serra, naqueles bairros bem lá em cima, perto da Serra da Cantareira, os mais pobres e os mais excluídos, ali é que se encontrarão centenas de crianças que estão sem atendimento. Naturalmente, na sua área de atuação vamos poder contar com toda essa experiência para aumentar o espectro de ação da entidade, que além de trabalhar com as crianças que estão muros para dentro, passa a trabalhar também com as crianças que estão muros afora, ali no seio da comunidade.

São estas as informações que o Governador pediu-me que transmitisse. Ele gostaria de estar presente, mas a lei eleitoral é muito curiosa: ela permite que o nosso Governador seja candidato, mas não lhe permite estar presente no seu dia-a-dia nas ações de Governo. Então, ele tem de governar num período e sair fazendo a sua campanha em outro período. É uma situação esquisita, mas é assim que a lei determinou. Então, ele pede desculpas por não estar presente e eu procuro, então, representá-lo, embora nunca consiga representar à altura do Governador Geraldo Alckmin, mas esforcei-me em fazê-lo.

Quero apresentar os cumprimentos a todos que se reuniram nesta noite e reafirmar o compromisso de nosso governo em apoiar como já apoiamos o trabalho da Pestalozzi, já somos parceiros. E como a presidente diz, se possível, ampliar. Este era o recado que estava nos sendo dado agora há pouco. Certamente isto irá ocorrer, meus cumprimentos a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero agradecer as palavras do Secretário e também quero deixar registrado aqui, nesta noite, o nosso interesse, em estar realizando esta sessão solene, na qual sinto-me muito honrado. Posso dizer a todos os presentes que conheço o trabalho da Sociedade Pestalozzi de perto. Já fiz parte da diretoria da Pestalozzi e sempre procurei freqüentá-la desde o meu início do meu trabalho na Igreja Universal há 12 anos. Assisti a todas as dificuldades da Pestalozzi, ao ponto de quando era presidente da Associação Beneficente Cristã, o braço social da Igreja Universal, por diversas vezes, cheguei a levar alimentos para a Sociedade Pestalozzi nos seus momentos mais difíceis.

Não sei se a pastora se recorda, assim como outros presidentes que lá estiveram, como o Deputado Márcio Araújo, que arrecadávamos alimentos, porque as crianças que são portadoras de deficiência e são alunos da Pestalozzi, devido à sua deficiência, não sei se esta é a palavra correta, eles comem bastante, eles precisam de uma alimentação mais saudável e precisam realmente de ter no tempo certo a comida na mesa.

Sou uma testemunha viva do trabalho que é realizado na Pestalozzi. Não estamos realizando aqui uma sessão solene apenas para chamar a atenção, ou em cima disso angariar votos. Não. Estamos aqui realmente comemorando os 50 anos de uma instituição que tem um valor, porque acredito naquilo que estou fazendo hoje. Quando vi estas crianças, alunas da Pestalozzi, cantando, interpretando algo, realmente me senti emocionado, porque é possível fazermos alguma coisa. Se eles fizerem isso é porque eles acreditam que mesmo com a deficiência, mesmo sendo portadores de algo, não importa, é possível se fazer alguma coisa.

Aproveito este momento para chamar a atenção das autoridades do nosso estado e do nosso país, do Secretário que aqui está, do Governador que não pôde estar aqui, desta Casa, dos meus colegas Deputados, que é possível darmos as mãos e sem dúvida dar dias melhores. Associações como a Pestalozzi, como a Apae e como tantas outras que existem por aí, merecem o respeito das autoridades e deste Parlamento.

Lembro-me de uma certa passagem da Bíblia que o nosso Senhor Jesus disse que se amamos a Deus, mas não amamos o nosso próximo, somos mentirosos. Porque se não amamos ao nosso próximo que estamos vendo, como podemos dizer que amamos a Deus, a quem não vemos? O meu próximo não é somente o Governador, o meu próximo não é somente o Secretário e as autoridades presentes, o meu próximo é o morador de rua, o meu próximo é a criança desassistida que está na rua, o meu próximo é o deficiente seja ele físico, seja visual, seja auditivo, seja qual for a sua deficiência. É possível fazermos alguma coisa.

Eu tenho um sonho de ver o nosso estado sendo um pioneiro. Fico muito feliz em receber as notícias em primeira mão sobre os projetos que o Governo do Estado tem e que eles sejam implantados logo. Eu lhes disse que conheço apenas as necessidades, não conheço somente os momentos como este, em que estamos aqui comemorando. Muitas vezes somos convocados para socorro e precisamos ajudar a Pestalozzi. Olha, este mês não há comida na despensa para oferecer aos 400 alunos que ficam o dia inteiro ali, sendo assistidos pela Pestalozzi. É impressionante a dedicação e o trabalho, o carinho e o amor dos funcionários da Pestalozzi. Não é fácil, não, gente.

Então, quando nos propomos a realizar uma sessão solene na Assembléia Legislativa, não estamos aqui de brincadeira, não - é muito sério. Parabéns à Sra. Marilene, à Dona Ágatha - está ali, vejam: cabeça branquinha, mas numa luta incessante. Lembro-me que há 10 anos atrás ela esteve aqui, quando também homenageávamos a Pestalozzi, e hoje eu vejo essa senhora muito feliz. A cabecinha continua muito branquinha - é experiência. Digo a todos que muito ela já viu e assistiu, a dor de pais e mães com um filho deficiente.

Quero aqui me solidarizar com todas as instituições, em especial a Pestalozzi, que eu conheço de perto, e pedir aqui ajuda ao Secretário para as instituições. Temos ofícios e solicitações junto à Casa Civil, Secretário Rubens Lara, junto ao Governador do Estado, somos parceiros do Governador nesta Casa, votamos aqui os projetos do Executivo, do Governador. Sinto-me então muito à vontade para dirigir esta mensagem ao nosso Secretário, aqui representado o Governador Geraldo Alckmin: para que em minuto algum deixe de assistir essas instituições.

Nós ligamos o televisor e assistimos a manifestações de preocupação com o meio ambiente, com o mico-leão dourado, que está em extinção, com o papagaio que está em extinção, com os rios, as florestas e as matas - há uma preocupação muito grande com esses temas, com a qual nós concordamos. Mas, não podemos deixar de nos preocuparmos com o principal, que é o ser humano, em especial a criança e, mais especial ainda, aquelas crianças especiais. Elas não são deficientes - elas são crianças especiais, que merecem o nosso respeito, cuidado e carinho.

Parabéns à Pestalozzi e a todos que puderam estar conosco nesta Casa hoje, compartilhando junto este momento, que sem dúvida ficará registrado nos anais desta Casa, testemunhando que há, sim, uma vontade de chegar-se a dias melhores para a sociedade, em especial para aqueles que precisam de uma ajuda, no caso as crianças especiais. Obrigado a todos. (Palmas.)

Gostaria de registrar a doação de um quadro pela Galeria Marli Villas-Bôas, que subscreve o seguinte ofício: "À Sociedade Pestalozzi. Prezados senhores, felicito-lhes pela comemoração dos 50 anos de filantropia desta conceituada sociedade, um bem do nosso Estado de São Paulo. Impossibilitado de comparecer à sessão solene que se realizará hoje na Assembléia Legislativa, faço a doação da obra de arte da artista plástica Sílvia Reis, por intermédio de minha representante, a Sra. Mônica Hernandes”.

Agradeço mais uma vez o carinho com que nos presenteia a Galeria Marli Villas-Bôas, sempre presente nesta Casa, realizando eventos aqui na Assembléia Legislativa. Fico muito honrado e feliz em saber que vocês se lembraram da Sociedade Pestalozzi. Muito obrigado. (Palmas.)

Quero convidar o cantor Alex Filho, que vai interpretar uma bela canção para nós.

 

* * *

 

            - É apresentado um número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Gostaria de convidar mais uma vez a nobre Deputada Edna Macedo para que ela possa homenagear esta noite uma pessoa muito especial para todos nós da Assembléia Legislativa.

 

A SRA. EDNA MACEDO - PTB - Obrigada, nobre Deputado Milton Vieira, por esta oportunidade. Numa sessão solene desta magnitude, não podemos nos esquecer de algumas pessoas tão especiais para nós desta Casa. Quero primeiro cumprimentar o nosso Vereador Manuel de Jesus, de Cubatão, o Hélio Izumi, de Arujá, José Olímpio, de São Paulo, o nobre Vereador Pastor Luís, de Bragança Paulista e o Vereador, Pastor Edésio, de Itaquaquecetuba.

Farei das palavras que passarei a ler a todos, em especial à essa nossa amiga, minhas palavras. Essas palavras foram tiradas do jornal da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que é uma publicação mensal dirigida à comunidade interna, ou seja, somente aos funcionários.

“À mestra com carinho. Competência, dinamismo e humildade. Falar de uma pessoa que reúne essas características é um prazer. Compartilhar a vida com ela é uma dádiva. O Conselho Editorial decidiu por unanimidade, aclamação e muita alegria, homenagear uma funcionária que agrupa essas características, potencializando-as. Todos tinham histórias que a envolvia. Todos lembraram o carinho, a atenção e o zelo que ela dispensou a cada um, ao conjunto, à Casa. Colega, companheira, irmã, mãe, e acima de tudo, mestra. Com simplicidade nos dá aulas de sabedoria. Poucos conhecem o processo legislativo como ela e muito poucos têm a paciência e a dedicação que ela dispensa aos que a procuram, independente da função, do cargo ou das características pessoais.

Sua estação de trabalho agrupa uma máquina elétrica ao lado da mesa, ocupada por três aparelhos telefônicos. Uma pequena estante com pastas e livros, um computador. Sobre o Winchester um vaso improvisado acolhe uma margarida amarela, colocado em frente a um crucifixo. Os telefones parecem sugar a energia da mulher elegante e serena, que os reveza de mãos e ouvidos. Poucos minutos diante dela e já se percebe que sua tranqüilidade vem da alma, porque atendendo a duas linhas ao mesmo tempo, buscando informações para temas tão diversos, projetos vetados em tramitação, requerimentos, novas proposituras ou reformulação de outras, ufa. Impossível manter a calma e o sorriso estampado nos lábios. Impossível ser tão solícita. Mas ela é. Como sempre nos recebe como a um filho querido que bate à porta em busca de orientação. A acolhida é certa.

Receptiva, por uma única vez a vi substituir o olhar de compreensão, e com delicada energia repreender uma atitude. Era como se nós todos tivéssemos cometido uma arte, e das feias. Não, eu não quero aparecer. O que faço, muitos fazem. Por que o meu perfil? Então falem deste serviço. Todas as pessoas trabalham assim. Aqui todos nós temos de dar informações a quem nos procura. Verdade. Profissionais competentes compõem o quadro da Secretaria-Geral Parlamentar. Mas quem, quem entre nós nunca ouviu a fórmula mágica: procure a Yeda. Com toda simplicidade, talvez ela não tenha percebido que neste seu jubileu de ouro, na época, na Assembléia tenha se tornado ímpar, sem nenhum desmerecimento aos demais colegas da Casa. Ao contrário, como estímulo a todos nós.

Yeda Villas-Bôas, nossa mestra. Em coro pedimos para utilizarmos a sabedoria como você utiliza, para termos a humildade de servir ao outro e de mantermos a vitalidade e a energia que a impulsionam nesses 50 anos dedicados ao Poder Legislativo. Em coro agradecemos todo carinho, toda dedicação e empenho dedicados à nossa comunidade. Seu exemplo nos ensina felicidade de tornar comum, de compartilhar, de ter disciplina e compromisso profissional. Nos ensina a aprender sempre, para sempre dividir com o outro este saber”.

Querida, desculpe essa nossa traição. Mas é impossível encobrir o brilho de uma estrela. Que Deus a abençoe! (Palmas)

Pastor, Deputado, muito obrigada por nos ter dispensado este momento, que também é um privilégio para o senhor, porque sei o quanto o senhor ama a D. Yeda.

Aproveito a oportunidade para agradecer aqui publicamente ao nosso Governador Geraldo Alckmin, que está enviando duas vans para a nossa Sociedade Pestalozzi. Muito obrigada Sr. Governador. (Palmas)

Acredito que estou falando demais. Afinal a festa é sua, minha querida Pastora Marilene. Mas não podemos deixar de anunciar aqui o aniversário do Pastor Milton. Que Deus o abençoe e lhe dê muitos anos de vida e felicidade. Parabéns! (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Ela tinha que lembrar, quando nasci, a Pestalozzi já funcionava há 10 anos. E a Sra. já estava no serviço público. É um momento muito especial e quero convidar o cantor Herlou para cantar mais uma canção para todos nós, antes de esgotarmos o objeto da presente sessão.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. HERLOU - Boa noite Deputado, Deputada Edna Macedo, pastora Maria Helena, é um grande prazer estar aqui presente e fico muito feliz em saber que esse projeto da Pestalozzi anda de vento em popa. Estive falando com o Sr. Mauro Macedo, que foi contratado há pouco tempo, e queria falar para a pastora Maria Helena que é um grande sonho meu e passei para o Sr. Mauro e para o bispo Marcelo Silva que de todo o trabalho meu da Line Records quero doar 100% para a Pestalozzi. Se eles concordarem, isso é um desejo do meu coração, estão sabendo de antemão, tenho um sonho desde que comecei na música e para mim foi uma grande felicidade ser convidado hoje. A Line Records ligou para mim e queria dar essa notícia. Se eles concordarem, quero doar todo o meu CD para a senhora, para ajudar a Pestalozzi. (Palmas) Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero agradecer ao cantor Herlou em especial à gravadora Line Records que o enviou hoje para alegrar este momento e comemorar esses 50 anos da Pestalozzi. Quero convidar o cantor Alex Filho para cantar mais uma canção e vou passar a presidência à nobre Deputada Edna Macedo por alguns minutos porque também quero oferecer uma canção de um CD que gravamos para a Pestalozzi e a todas as crianças, chamar a atenção das nossas autoridades que é possível fazer algo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Edna Macedo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Ouviremos agora mais um número musical.

 

O SR. ALEX FILHO - Antes de cantar esta segunda canção, quero parabenizar a Pestalozzi, agradecer de todo o coração o Deputado Milton Vieira, parabenizá-lo pelo mandato brilhante nesses quatro anos, abençoa nossas vidas e dizer da minha alegria de estar junto com a pastora Marilene, esposa do meu querido bispo João Batista, esse casal que é muito abençoado, e da minha alegria de rever minha amiga Deputada Edna Macedo, pastor Marcos Abrãao, Vereador Vanderlei de Jesus, enfim, todos esses homens especiais, homens de Deus e autoridades aqui presentes nesta noite.

A canção que vou cantar agora diz: “quando Jesus estendeu a sua mão para mim”. Ela reflete exatamente isto, que o nosso Deus tem estendido a sua mão para nós, assim como você tem estendido a sua mão para muitos e tem ajudado a Pestalozzi também a estender suas mãos a centenas e centenas de crianças. Quero que também reflita um pouco também a história da Pestalozzi através do que o Senhor Jesus faz.

 

* * *

 

-  É executado número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. ALEX FILHO - Vamos aplaudir o nosso Deus, o Rei dos Reis, o Senhor Jesus. Aqui está o Deputado Milton Vieira, queria pedir licença, estamos numa Casa séria, muito importante, mas quero cantar Parabéns para o Deputado.

 

* * *

 

-  É entoado o “Parabéns a Você”. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. ALEX FILHO - Palmas para este Deputado brilhante, que Deus o abençoe, um abraço.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência solicita a Sra. Rosângela Vieira, esposa do Deputado Milton Vieira para fazer a entrega do quadro que foi doado pela artista Marli Villas-Bôas à Sra. Presidente da Sociedade Pestalozzi, Sra. Marilene Silva e Silva.

 

* * *

 

-  É feita a entrega do quadro. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Agora, o nosso Deputado vai cantar “Arrastão do Amor”, de autoria de Marcos Paulo, J. Anbonat e Eliane.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - Eu não sou cantor. A Bíblia diz: “Buscai com zelo os melhores dons”. Eu estou tentando buscar, porque sou amante da música. Nos finais de semana, quando estou em casa - o que é difícil, porque nossa luta é constante - como ontem com a família reunida, cantamos no videokê, com violão. Eu gosto muito da música, e, em uma oportunidade, o Bispo Rodrigues sugeriu que eu gravasse o trabalho voltado para a política.

Tive incentivo de alguns companheiros, e fizemos um trabalho para glorificar o nome de Jesus, e, por meio disso, enviamos uma mensagem. Tenho, inclusive, uma música doada por Moacir Franco, para colocar nosso CD. Uma canção especial, “Arrastão do Amor”, chama muito minha atenção, porque é voltada para as crianças, muitas vezes, desassistidas. Aproveitando a oportunidade hoje, nessa homenagem à Pestalozzi, gostaria de cantar essa canção com os senhores.

 

* * *

 

- É entoada a canção “Arrastão do Amor”, pelo Sr. Milton Vieira. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MILTON VIEIRA -PFL - Fui pego de surpresa, pois havia sugerido que fosse colocado o CD e eu apenas faria uma dublagem. Nem voz eu tenho. É diferente do Alex, do Herlou que são cantores profissionais. Nós não somos. Apesar disso, sinto-me muito honrado por estar participando desta homenagem à Pestalozzi. Mais uma vez, Pastora Marilena, parabéns, assim como ao Bispo João, seu marido, e à Sociedade Pestalozzi. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Milton Vieira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Obrigado, Deputada Edna. Quero agradecer a presença de todos e dizer que é possível, sim. Se cada um de nós formar um pontinho, sem dúvida, conseguiremos fazer uma reta, uma linha, e assim atingir nossos objetivos.

Nesta Casa de Leis, se Deus assim permitir, estaremos lutando no próximo mandato para que a nossa sociedade, de uma forma geral, venha ter dias melhores, em especial aqueles que necessitam de ajuda, como os menores de rua, os abandonados, aqueles que estão realmente desesperados. Vamos procurar sempre legislar pela causa dessas pessoas.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para um coquetel aqui no Salão dos Quadros, após o término da presente sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas.

 

* * *