08 DE NOVEMBRO DE 2010

048ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “ANO DE 2011 - ANO DA ITÁLIA NO BRASIL”

 

Presidente: JOSÉ BRUNO

 

RESUMO

001 - JOSÉ BRUNO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado José Bruno, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o ano de 2011 - Ano da Itália no Brasil. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Italiano e o Brasileiro.

 

002 - DAVI ZAIA

Parabeniza a iniciativa do Deputado José Bruno em homenagear a Itália. Discorre sobre a contribuição dos imigrantes italianos na construção do Estado de São Paulo.

 

003 - Presidente JOSÉ BRUNO

Fala da história da Itália e da união entre os municípios de São Paulo e Milão. Destaca gastronomia, cultura, costumes e vocabulários italianos no cotidiano dos brasileiros. Relembra fatos vivenciados em sua infância junto aos familiares italianos.

 

004 - PLÍNIO SARTI

Presidente da UIM - Unione Italiana Nel Mondo, e assessor da JUIL - Unione Italiana Del Lavoro, agradece ao Deputado José Bruno pela homenagem à colônia italiana. Destaca a contribuição dada pelo Brasil para que a Itália se transformasse na nação que é hoje. Elogia a organização dos pioneiros italianos. Agradece ao povo brasileiro pela acolhida aos antepassados italianos.

 

005 - Presidente JOSÉ BRUNO

Anuncia apresentação de vídeo institucional.

 

006 - ALDA MARCO ANTONIO

Vice-Prefeita de São Paulo, fala de sua alegria em participar da solenidade. Parabeniza Plínio Sarti pelas comemorações que acontecerão no decorrer de 2011. Tece elogios às crianças integrantes do Coral. Enfatiza as afinidades entre brasileiros e italianos. Faz agradecimentos gerais por esta homenagem e pelas futuras.

 

007 - Presidente JOSÉ BRUNO

Entrega placa e flores a Alda Marco Antonio.

 

008 - MARCO LEONE

Vice-Cônsul da Itália em São Paulo, agradece ao Deputado José Bruno pela homenagem e ao público pela presença. Fala de sua comoção diante desta solenidade. Destaca as relações entre Itália e Brasil.

 

009 - Presidente JOSÉ BRUNO

Anuncia números musicais pela cantora Mafalda Minnozzi. Faz homenagens póstumas. Entrega placas e diplomas a diversas personalidades. Convida o cantor Fred Rovella para apresentação musical.

 

010 - BRUNO STIPPE

Chefe Executivo e Sommelier Internacional Fisar, explana histórico de seus familiares na culinária paulistana. Tece comentários sobre a popularidade da gastronomia italiana no mundo. Cita empresários da arte culinária italiana presentes na solenidade.

 

011 - Presidente JOSÉ BRUNO

Convida o cantor Fred Rovella para número musical. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bruno.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Compondo a Mesa, temos a nobre vice-Prefeita da Cidade de São Paulo, Dra. Alda Marco Antonio, o Presidente da Unione Degli Italiani Nel Mondo, meu amigo Plínio Gustavo Adri Sarti, o vice-Cônsul da Itália, Sr. Marco Leone, o Presidente do Colégio Dante Alighieri, Dr. José Messina, o nobre Deputado Davi Zaia, o Secretário-Geral da Unione Italiana Del Lavoro, Sr. Guido Moretti, o Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo, Dr. Edoardo Pollastri, o Diretor do Instituto Italiano Di Cultura, que contribui para a difusão da cultura italiana no Brasil, Sr. Attilio de Gasperis, o Presidente do Instituto Bo e P. M. Bardi, Sr. Giuseppe Gabriele D’Anna, o Presidente do Conscre, Membro do Conselho dos Italianos no Exterior, Sr. Claudio Pieroni, a Presidente do Comitê dos Italianos no Exterior, Sra. Rita Giuseppina Blasioli Costa, o vice-Presidente da Câmara de Comércio Italiano, Sr. Francesco Paterdó, os Srs. Vezio Nardini e Paulo Augusto Moretti, Conselheiros do Comites, o Vereador da Cidade de Turim, Sr. Antonio Pepe, o Sr. Celso Azzi, do Instituto Italiano Brasileiro de Cultura, o Diretor-Geral da Secretaria de Estado Esporte, Lazer e Turismo, Sr. Eduardo Anastasi.

Quero cumprimentar a Sra. Suely Pinotti, viúva do Dr. José Aristodemo Pinotti, o representante Consular da Itália em Itapira, Sr. Walter Ricciluca, o vice-Presidente do Sindicato e Associação dos Auditores Fiscais Tributários do Município de São Paulo, Sr. Flavio Giannini, O Sr. Nei Cardoso, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Ano de 2011 - Ano da Itália no Brasil.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Italiano, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 2º Tenente Davi, acompanhado pelo Coral da Fundação Espaço do Sonho e Associação Ponte Brasil Itália, composto por 40 crianças.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Italiano.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 2º Tenente Davi, acompanhado pelo Coral da Fundação Espaço do Sonho e Associação Ponte Brasil Itália.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, na pessoa do Maestro 2º Tenente Davi. Com a palavra, o nobre Deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Nobre Deputado José Bruno, que preside esta sessão, gostaria, inicialmente, de cumprimentá-lo pela iniciativa de propor esta importante Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que homenageia a Itália e os imigrantes que, vindo para cá, ajudaram a construir a pujança do nosso Estado.

Quero cumprimentar a vice-Prefeita, Dra. Alda Marco Antonio, Dr. Plínio Adri Sarti, o vice Cônsul da Itália, Dr. Marco Leone, o Dr. José Messina, Dr. Edoardo Pollastri, demais autoridades que compõem a Mesa e os homenageados desta noite.

Esta Casa e o povo de São Paulo sentem-se felizes por realizar esta homenagem em comemoração ao Ano da Itália no Brasil, porque o nosso Estado deve grande parte do seu desenvolvimento cultural e econômico aos imigrantes italianos. Em cada canto do Estado de São Paulo, encontramos um pouco da Itália e do seu povo, que contribuiu não só para com o nosso Estado, mas com o Brasil.

Devemos grande parte dos nossos costumes, tradições e valores aos italianos que aqui chegaram. Por essa razão, cumprimento a todos que se dedicam, por meio das diversas entidades que representam, para manter viva toda essa memória. Parabéns a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - A Itália está próxima de completar 150 anos da sua unificação, que acontecerá em 2011, razão pela qual ocorre o momento Itália-Brasil com diversas atividades. Dentre os objetivos estabelecidos pela Embaixada da Itália no Brasil, está a promoção das relações culturais, sociais, comerciais entre os dois países e a realização de eventos de alto de nível, com grande profusão popular.

O momento Itália Brasil envolve toda a rede institucional italiana - consulados, institutos de cultura, câmaras de comércio - além de 25 Estados brasileiros, do Ministério Brasileiro das Relações Exteriores da Cultura e governos municipais.

Temos também a comemoração do “gemellaggio”, geminação de cidades, um conceito cujo objetivo é criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, por meio dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.

Na Europa, essas paridades são designadas como cidades-gêmeas. No Brasil e nos Estados Unidos, como cidade-irmã. Geralmente as cidades-gêmeas têm características demográficas, econômicas semelhantes, ou mesmo pontos e referências históricas que lhes sejam comuns.

São Paulo, no Brasil, é oficialmente uma cidade-irmã de Milão, na Itália. Ambas mantêm o acordo desde março de 1962, tendo como símbolo dessa união a Fonte Milão - São Paulo - Liceu de Artes e Ofícios, situada ao lado do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul

 da Cidade de São Paulo; em Milão, foi implantado o Largo Brasília.

O povo brasileiro, particularmente o paulista, tem marcas profundas da imigração italiana, a maior corrente imigratória na história da nossa colonização remota e recente. Palavras como “lasagna”, “bracciola”, “pizza”, “sfogliatella”, “tarantella”, “parlamento”, na minha opinião, já são palavras da língua portuguesa, porque fazem parte do nosso cotidiano, da nossa cultura, estão no nosso vocabulário.

Os primeiros italianos chegaram em 1874, no navio Sofia, desembarcaram no Porto de Santos, subiram de trem pela serra e se estabeleceram nas fazendas de café. Muitos tiveram a Hospedaria do Imigrante, hoje Memorial do Imigrante, como sua morada.

A Itália faz parte do nosso cotidiano na cultura, nas artes, na música, esporte e gastronomia. A figura do cidadão ítalo-brasileiro é conhecida no País por meio das telas de televisão, de personagens de novelas, de filmes, que representam essa saborosa mistura de idiomas e culturas.

É impossível fazer uma homenagem tão merecida em um espaço tão curto como o de uma Sessão Solene. Cada homenageado desta noite talvez mereça uma única sessão solene pela sua contribuição. Nossa vida, principalmente em uma cidade como São Paulo, é cercada por milhares de ítalo-descendentes ilustres, famosos, anônimos e desconhecidos, que compartilham sua história com nosso povo.

Foi na Alameda Campinas, no Lellis Trattoria, comendo uma pasta com meu amigo Plínio, que surgiu a ideia de realizarmos esta homenagem a toda a colônia italiana. Acredito que a maioria dos senhores deve saber que também sou descendente de italiano. Grande parte da família Bruno está na região do Ipiranga, onde resido ainda hoje. Ali também temos alguns conhecidos como as famílias Di Nizo, Di Francesco, San Giuliano, além de outros nomes que guardamos na memória com muito carinho. Assim também guardo o sabor dos doces da minha avó, os meses de janeiro e fevereiro, quando amassávamos uva no fundo da minha casa com meu tio Luigi e meu pai Antonio para fazer vinho. Depois, a minha avó fazia geleia de uva com o bagaço da fruta. São coisas que ficam na nossa memória. Lembro-me também do cheiro de manjericão do molho da minha tia Concetta. Aliás, a casinha onde ela morava permanece a mesma até hoje.

Comentei com algumas pessoas, antes desta cerimônia, que não é apenas a relação tão grandiosa entre dois países na sua cultura, no seu comércio, na política, nas artes, na gastronomia, mas também a relação de seres humanos que, creio, é a mais importante.

Meu avô, Giuseppe Bruno, tentou vir, clandestinamente, de navio para o Brasil, em 1925, mas foi preso. Meu bisavô, então, pagou a fiança com a condição de ele se casar com a minha avó, Maria Otaviana. Entre ficar preso e se casar, meu avô optou pelo casamento. Minha avó, naquele mesmo ano, ficou grávida do meu tio Luigi.

De maneira oficial, meu avô veio para o Brasil e trabalhou aqui como pedreiro, pensando em se estabelecer rapidamente e trazer a família, inclusive conhecer seu filho. Isso só aconteceu no final de 1939, depois de ter construído duas casas e ter condição de mantê-los no Brasil. Em 1940, nasceu meu pai, já brasileiro.

Assim, começou a história da minha família. Muitos desses patrícios que vinham da região da Abruzzo, de uma pequena cidade chamada Montazzoli, estabeleceram-se na Lapa e no Ipiranga. Mais do que todas as homenagens que podemos fazer, estamos lidando com histórias de homens comuns, seres humanos comuns que saíram da sua terra com o sonho de uma nova vida em um novo lugar. Muitos dos que estão aqui são imigrantes vindos da Itália, mas talvez a maioria seja descendente desses desbravadores que contribuíram com a construção do Brasil, para a nossa cultura e permeiam nossa vida compartilhando sua existência conosco.

Por essa razão, a minha vontade de realizar esta sessão para os ítalos descendentes. Em uma única sessão não podemos homenagear todos, mas queremos citar aqueles que fazem parte da história deste País.

No próximo ano, teremos várias comemorações, mas, pelo fato de eu não ter concorrido nas eleições por não desejar dar continuidade à minha vida política, não poderia deixar passar esta data sem uma comemoração.

Convido para fazer uso da palavra o Dr. Plínio Gustavo Adri Sarti, Presidente da UIM (Unione Italiana Nel Mondo), Assessor da UIL, (Unione Italiana Del Lavoro), entidades integradas à Central Sindical Italiana. Dr. Plínio Adri Sarti também é Diretor da Área Sindical da Confederação Nacional do Turismo e foi Secretário das Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília, entre 1995 e 1997, e no Governo do Estado de São Paulo, entre 1994 e 1995.

 

O SR. PLINIO GUSTAVO ADRI SARTI - Nobre Deputado José Bruno, caríssima vice-Prefeita da Cidade de São Paulo, a maior cidade italiana do mundo, Dra. Alda Marco Antonio, na noite de hoje, estamos aqui com o espírito de agradecimento ao Deputado José Bruno, que teve esta brilhante ideia. Com este evento, Sr. Cônsul Leone, iniciamos hoje as comemorações do momento Brasil Itália, não a partir de janeiro.

Minha caríssima Alda Marco Antonio, este também é um momento de agradecimento ao fabuloso povo brasileiro que, de braços abertos, recebeu, desde o final do século 19, todos os nossos antepassados.

É necessário, nos 150 anos da unificação italiana, reconhecermos o papel do Brasil, que, ao receber todo esse contingente de imigrantes, ajudou a Itália a superar as dificuldades de séculos e séculos de pequenas repúblicas e pequenos reinos e se transformar novamente nessa grande nação, da qual tanto nos orgulhamos.

Esse reconhecimento vem no dia a dia do nosso trabalho na Alameda Jaú, nº 1.200, que teve início com o hoje Deputado Fábio Porta, que tão bem nos representa no Parlamento italiano, e hoje está sendo brilhantemente comandado pelo sindicalista Guido Moretti, meu grande companheiro.

Temos de lembrar que não apenas a pujança da mão de obra, não apenas a iniciativa de empreendedores como o grande Colégio Dante Alighieri, a área cultural, a gastronomia tão bem representada aqui por todos nossos mestres capitaneados pelo Stippe e pelo Bruno, ajudou a construir esta grande Nação, mas também nossas “nonas” e nossos “nonos”, todos esses “comuni mortali”. E, dentro desse universo, a própria organização política e social brasileira, por meio da estrutura sindical.

Tenho absoluta certeza de que, se não fossem esses pioneiros, jamais teríamos mostrado ao mundo o amadurecimento da democracia brasileira, que colocou, durante esses oito últimos anos, um sindicalista como o Presidente da República. Devemos isso à organização dos nossos pioneiros que aqui vieram.

Como disse em certa ocasião o ex-Ministro Almir Pazzianotto, companheiro de trabalho do Vicente Rosolia e meu, no início, tentaram escravizar os índios, mas os jesuítas impediram. Infelizmente, a Coroa consentiu essa vergonha da nossa história, que foi a escravatura dos hoje afro-descendentes. Os imigrantes italianos disseram não a essa violência, organizando-se em sindicatos.

Preferi enfocar não essa grande importância cultural, não a grande importância empresarial e política, mas, sim, a organização sindical, porque essa vertente não é apresentada nas oportunidades e ocasiões, como deveria ser.

Por essa razão, o nosso reconhecimento a toda essa estrutura que os imigrantes ajudaram a construir, que se consolidou nesta grande cidade, neste grande Estado e nesta Nação brasileira.

Como eu disse, minha cara vice-Prefeita, Dra. Alda Marco Antonio, o dia de hoje é de reconhecimento. Por intermédio de todas as entidades presentes, que representam a italianidade em nosso País, agradecemos a iniciativa deste jovem e brilhante Deputado José Bruno, no final de seu mandato, de proporcionar a nós todos aqui presentes a possibilidade de sermos a vanguarda da comemoração do momento Itália Brasil.

Tivemos oportunidade de assistir aqui a esse magnífico coral representado pelas crianças do Espaço do Sonho, uma entidade mantida pelos aposentados da Itália e por trabalhadores e sindicatos do Brasil que demonstram a criatividade, a iniciativa e o futuro do povo brasileiro.

Meu caro Deputado José Bruno, esta emoção que transmito nada mais é do que o agradecimento por essa sua iniciativa. Nosso muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Assistiremos, agora, a apresentação de um vídeo institucional.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Quero cumprimentar a bela apresentação desse vídeo, mas gostaria de fazer uma ressalva: a Sociedade Esportiva Palmeiras não é um dos principais clubes, mas o principal clube de São Paulo.

Quero registrar a presença do Sr. Celso Vieira, Diretor do Museu de Arte de São Paulo, do Dr. Euclides Carli, representando o Presidente da Fecomércio, Dr. Abraham Szajman.

Com a palavra a Dra. Alda Marco Antonio, vice-Prefeita da Cidade de São Paulo, que muito nos honra com sua presença.

 

A SRA. ALDA MARCO ANTONIO - Inicialmente, quero saudar a todos os presentes e dizer que trago um abraço do Prefeito Gilberto Kassab.

Excelentíssimo Sr. Deputado José Bruno, Presidente desta Sessão Solene, que representa o pontapé inicial para o Ano da Itália no Brasil, é com muita alegria que estou aqui. Como um dos 25 milhões de descendentes de italianos no Brasil, quero agradecer a V. Exa. por nos causar tanta alegria.

Quero cumprimentar o Exmo. Sr. Deputado Davi Zaia e também o Dr. Plínio Sarti, Presidente da UIM do Brasil (Unione Italiana Nel Mondo) e Assessor da UIL (Unione Italiana Del Lavoro), que tem muito do seu trabalho, do seu empenho, do seu entusiasmo em todos os eventos da colônia italiana. Sua participação não se resume apenas a esse pontapé inicial, pois teremos sua figura alegre, cheia de vida, entusiasmada, animando o ano de 2011, o Ano da Itália no Brasil, quando esta cidade, que é a maior cidade italiana fora da Itália, estará em festa.

Dr. Marco Leone, vice-Cônsul da Itália em São Paulo, muito obrigada por tudo o que faz por nós. Por gentileza, envie um abraço ao Dr. Mauro Marsili, nosso Cônsul em Brasília.

Quero cumprimentar o Sr. José Messina, diretor do nosso querido Dante Alighieri, colégio onde deposito meu voto nas eleições, o Sr. Guido Moretti, a Sra. Rita Giuseppina Blasioli Costa, o Dr. Edoardo Pollastri, e homenagear as crianças do Coral do Espaço do Sonho, onde tenho a honra de ser voluntária. Vocês, crianças, quando cantaram com o mesmo entusiasmo o Hino Nacional da Itália e o Hino Nacional do Brasil, emocionaram toda esta plateia. Parabéns pela sua arte.

Senhoras e senhoras, estou vendo aqui o Padre Giorgio, da Igreja de Santo Antonio, e tantas pessoas importantes e maravilhosas. Quero dizer que nós, os italianos, somos orgulhosos da nossa competência, da nossa alegria, do nosso talento. São Paulo jamais seria o que é se não fosse a imigração dos italianos.

Estou muito feliz por saber que, nesta Casa de Leis do povo de São Paulo, iniciamos as festividades e acontecimentos do Ano 2011, Itália Brasil, porque somos brasileiros, mas também somos italianos, assim como os italianos que vivem aqui são brasileiros. Essa fusão confunde o mundo inteiro. Só não confunde a nós, que sabemos o que somos e o que queremos. Queremos alegria, democracia, respeito humano, progresso.

Queremos crescer na vida, essa é a sina dos italianos. E queremos crescer com nosso trabalho. Ninguém descansa antes de terminar uma tarefa. Isso, talvez, seja o que nos faz diferentes dos demais. Quando queremos alguma coisa, vamos buscar saber, para fazer melhor. E temos dado demonstração desse jeito ítalo-brasileiro.

Não por acaso, São Paulo tem o progresso que tem e arrecada impostos para quase o Brasil inteiro. Essa generosidade da Cidade de São Paulo, uma espécie de cidade-mãe, acolhe pessoas de toda parte do Brasil, de toda parte do mundo e continua forte, alegre e querida. Por mais mazelas que possam existir, todos querem permanecer aqui, porque todos amam esta cidade.

Quero dizer aos meus amigos, aos meus compatriotas brasileiros e italianos, que estou particularmente envolvida em trazer para o ano 2011, na reestreia do Teatro Municipal, a Orquestra de Werner, sediada no Teatro alla Scala di Milano. Aproveito a oportunidade para convidar todos os presentes, porque a noite da reestreia do Teatro Municipal de São Paulo, quando tocar a Orquestra de Werner, deverá ser uma noite italiana. Espero todos vocês lá.

Só posso agradecer ao Deputado José Bruno, a todos os presentes, porque esta noite é de grande felicidade e emoção. Manifesto a minha alegria por saber que o Ano da Itália no Brasil começou e, certamente, estaremos juntos em muitas ocasiões. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Aproveito a oportunidade para homenagear a Dra. Alda Marco Antonio, dizendo do orgulho de todo povo ítalo-brasileiro, todo povo de São Paulo, em ter V. Exa. como vice-Prefeita da nossa cidade.

Receba o carinho desta homenagem em nome de todo o povo brasileiro e italiano, por aquilo que V. Exa. representa nesta cidade.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ALDA MARCO ANTONIO - Agradeço imensamente pela homenagem e quero pedir licença para me retirar, em função de outros compromissos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Com a palavra o Dr. Marco Leone, vice-Cônsul da Itália em São Paulo.

 

O SR. MARCO LEONE - Gostaria de agradecer ao Deputado José Bruno pela esplêndida homenagem à Itália e cumprimentar o Dr. Plínio Sarti, o Presidente Messina e todos os amigos, representantes de autoridades brasileiras e italianas aqui presentes. Estou comovido pela lindíssima homenagem.

Trago as saudações e agradecimentos do Cônsul-Geral da Itália, Mauro Marsili, que está em Brasília em uma reunião consular. Para nós, é uma grande honra, um enorme prazer estar presente nesta homenagem organizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O momento Itália Brasil, que deve acontecer apenas em 2011, será um evento que deve fortalecer ainda mais os laços de amizade, já muito fortes, que ligam esses dois países. Para nós, essa homenagem é particularmente significativa, porque acontece na Cidade de São Paulo e neste Estado, que representa os laços de amizade entre nossos países.

Como foi falado pela vice-Prefeita Alda Marco Antonio, pelo Dr. Sarti, São Paulo representa o lugar que mais acolheu a imigração italiana no mundo. São Paulo, como disseram, é a maior cidade italiana fora da Itália, mas, considerando os ítalo-descendentes, é também a maior cidade da Itália, porque, aqui na municipalidade, são cerca de cinco milhões de pessoas de origem italiana. Na Itália, não existe nenhuma cidade com números parecidos.

Dr. Sarti também falou sobre a forte relação entre Itália e Brasil, que remonta à época da unificação italiana. Giuseppe Garibaldi, como todos sabem, atuou no Brasil antes de dar sua fundamental contribuição pela unificação da Itália.

No livro de Ippolito Nievo, que ainda hoje é estudado nas escolas, é contada a história de um italiano comum no processo de unificação da Itália. O autor encerra o livro com o relato da sua imigração para o Brasil. Na verdade, existe uma relação extremante estreita entre a Itália e o Brasil, particularmente entre São Paulo e Itália.

Como disse o Deputado Davi Zaia, São Paulo tem a presença da Itália em toda parte: nome das pessoas, nome das ruas, a culinária. Até mesmo o sotaque de São Paulo tem uma relação muito estreita com a Itália. É uma grande honra estar aqui e poder agradecer a todos por esta homenagem.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Estamos recebendo nesta noite a Sra. Mafalda Minnozzi, nascida em Pávia, norte da Itália, cantora e compositora, uma das principais vozes e símbolos da integração Itália-Brasil, por meio da sua música. O exemplo disso é seu grupo formado por profissionais brasileiros.

Não basta cantar. É preciso interpretar, sentir, deixar-se tomar pelo significado dos sons e das palavras. Para que os sentidos de quem ouve uma canção sejam completamente seduzidos, quem canta deve ir muito além. Uma voz atlética deve exibir toda a sua nuance, ir do pianinho ao mais retumbante dó de peito, com segurança e atitude. É o caso da italiana mais brasileira que se conhece hoje no mundo da música.

Ouviremos agora a apresentação musical de Mafalda Minnozzi.

 

A SRA. MAFALDA MINNOZZI - O repertório dos italianos no Brasil é imenso. Existem músicas que estão marcadas no coração dos brasileiros desde 1910, 1920. Existem também músicas dos anos 50 e 60 que fazem parte da vida dos brasileiros.

Esta noite pensei em cantar uma canção que fala de uma história completamente diversa, um madrigal, um estilo de música do ano de 1550, de autoria de Orlando di Lasso. Apresentamos músicas de todos os séculos, até a música atual, com a vantagem de poder aproximar a música popular italiana com a música popular brasileira.

No palco, normalmente, sou acompanhada por músicos italianos, brasileiros e americanos. Hoje, temos aqui no violão, Paul Ricci, que deixou a cidade de Filetto, Região de Chieti, em 1928, e foi para a América. Lui nasceu em Nova Iorque.

Antes de cantar, quero agradecer ao Deputado José Bruno pelo convite e por esta linda homenagem. Agradeço também às crianças do Coral, porque foram maravilhosas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. MAFALDA MINNOZZI - Esse amor entre a Itália e o Brasil foi retratado por muitos autores de novelas e filmes. A novela Terra Nostra foi uma das mais importantes, e tive o prazer de colaborar na pesquisa histórico-musical por mais de dois anos. Escrevi também o tema da abertura na novela Esperança - no Brasil, cantado por Laura Pausini - há oito anos, ocasião em que conheci os desbravadores italianos que conquistaram aquelas terras. Cantarei para vocês “Speranza”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Agradecemos à Sra. Mafalda Minnozzi pela apresentação.

Queremos destacar a presença de Dom Galdino Cocchiaro, Presidente Nacional e Grão-Prior do Sodalício, Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, vice-Presidente e Secretário-Geral da Associação Paulista de Imprensa.

Assistiremos, a seguir, a apresentação de um vídeo com homenagens póstumas a personalidades ítalo-brasileiras que fizeram parte da construção do nosso País, acompanhado da canção “Per Amore”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Neste momento, faremos a entrega de placas aos homenageados. E, para isso, contarei com a ajuda da minha assessora, Adriana Bernardo.

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Queremos chamar o Sr. Edoardo Pollastri. Nascido em Alessandria há 78 anos e vivendo em São Paulocerca de 35 anos, Edoardo Pollastri é economista, empresário e político ítalo-brasileiro. Na Itália, foi senador, eleito pela América do Sul, e Presidente da Associação de todas as Câmaras de Comércio Italianas no Mundo, entre 2003 e 2009. Atualmente, preside a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Chamamos, neste momento, para receber sua homenagem, o Dr. Plínio Gustavo Adri Sarti, Presidente da UIM (União dos Italianos no Mundo), Assessor da UIL, entidades integradas à Central Sindical Italiana.

Dr. Plínio é diretor da área sindical da Confederação Nacional do Turismo, já foi Secretário de Relações do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Representando o Sr. Luigi Angeletti, chamamos, agora, o Dr. Guido Moretti para receber a homenagem. Luigi Angeletti é natural de Greccio, na Província de Rieti, e começou como diretor de engenharia em Roma. Em sua trajetória, atuou como Secretário Provincial nessa mesma região, Secretário Nacional da UIL. Em 1998, foi Secretário da UIL Confederação. Em 2000, foi eleito Secretário-Geral da OIT e se destacou como membro da Confederação Europeia de Sindicatos.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Neste momento, chamamos o Sr. Attilio de Gasperis, Diretor do Instituto Italiano di Cultura em São Paulo, ligado ao Governo italiano, que tanto tem contribuído para a difusão italiana em nosso País, principalmente, no Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - A homenagem agora é destinada ao Sr. Pietro Maria Bardi (in memoriam), e chamamos o Sr. Celso Vieira, administrador do MASP, para que possa recebê-la.

Natural de La Spezia, Pietro Maria Bardi foi jornalista e crítico por seu profundo conhecimento na vivência cotidiana da arte da política, principalmente da arquitetura. Passou pelo Brasil, pela primeira vez, em 1933, ocasião em que conheceu a Avenida Paulista, futuro endereço do Museu de Arte de São Paulo, que foi construído por sua esposa, Lina Bo Bardi.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos agora para receber a homenagem o Sr. Giovane Farinazzo Gávio, bicampeão olímpico de vôlei em Atenas e Barcelona, tetracampeão da Liga Mundial e campeão mundial. Giovane Gávio, reconhecido com diversos títulos individuais, foi eleito o melhor jogador do mundo na Liga Mundial de 1993 e o melhor atacante na Copa do Mundo de 2003. Atualmente, Giovane atua como técnico do time Sesi, São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Chamamos agora o Sr. João Batista Innocentini, Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, criado para defender os interesses dos aposentados brasileiros, lutando pela dignidade e respeito ao idoso.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos para receber a homenagem, o Dr. Giuseppe Alexandre Romito, cirurgião-dentista, mestre e doutor pela USP, professor universitário, pesquisador, com relevantes trabalhos publicados na esfera nacional e internacional. Dr. Giuseppe é Presidente da Sociedade Brasileira de Periodontia e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - O Sr. Bruno Stippe, a quem convidamos neste momento para receber a homenagem, atua 27 anos na cozinha italiana e é a quinta geração de cozinheiros na família. Dono da Cantina C Que Sabe, no Bixiga, fundada em 1931, Bruno Stippe é Presidente da Federação Italiana de Chefes na América Latina, chefe oficial do Mercado Municipal de São Paulo, membro oficial da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, com Honra ao Mérito Profissional e da Academia Culinária de Las Américas.

Bruno Stippe carrega inúmeras condecorações e cargos em seu currículo, com participações em programas de televisão, e ainda é colunista da revista italiana “Sudamerica Oggi”.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos o Dr. José de Oliveira Messina, que estudou no Colégio Dante Alighieri entre 1934 e 1942. Posteriormente, tornou-se Presidente do colégio, cargo que ocupa até os dias de hoje. Professor universitário, jornalista, conselheiro do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, publicou 11 livros entre crônicas, pensamentos e poesias.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos o Dr. Marco Leone, que representa o Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, Sr. Mauro Marsil, para receber a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos o Sr. Vitor Albanese, filho de Silvio Albanese, para receber a homenagem destinada à sua mãe, Anita Albanese, in memoriam.

Anita Albanese é matriarca da família Albanese, que construiu sua história no Brasil, onde começou um negócio familiar existente até os dias de hoje, a conhecida Padaria São Domingos, no Bixiga.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Representando o Presidente interino do Palmeiras, Sr. Salvador Hugo Palaia, convidamos o Sr. Fernando Razzo Gallupo, assessor de comunicação do Verdão, para receber a homenagem.

O Presidente interino do Palmeiras ocupa hoje o cargo na ausência do Presidente efetivo, Luiz Gonzaga Beluzzo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convido, neste momento, o Sr. Mário Silva, que representa os atores Paulo Goulart e Nicete Bruno, para receber a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Ouviremos, a seguir, a apresentação musical de Fred Rovella, conhecido em toda comunidade italiana, que conheço desde a infância.

 

O SR. FRED ROVELLA - Primeiramente, quero cumprimentar o Deputado José Bruno e os amigos presentes. Graças a esta comunidade espetacular da Itália - eu sou descendente de italiano e espanhóis, sou nascido no Brasil - estou aqui, o que muito me orgulha e me honra.

Agora, cantarei um clássico da música italiana, “Roberta", que fala das mulheres maravilhosas da Itália e do Brasil.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Queremos ainda homenagear Dr. José Aristodemo Pinotti, in memoriam, Sra. Constanza Pascolato, Sr. Rogério Fasano, Sr. Luigi Bauducco, Ministro Mauro Marsili, Secretário Andrea Matarazzo, que não puderam comparecer a este evento.

O Deputado Fábio Porta enviou sua saudação e congratulação por esta homenagem, afirmando que, em outras comemorações da Itália no Brasil, certamente estará conosco.

Quero registrar a presença do Presidente do Circolo Italiano, Sr. Giuseppe Cappelano, e da Presidente do Colégio Eugênio Montale, Sra. Sandra Papaiz.

Neste momento, faremos a entrega de diplomas a alguns homenageados e, para isso, peço à Sra. Adriana Bernardo que nos auxilie.

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Representando o Sr. Roberto Stippe, in memoriam, fundador da Cantina C Que Sabe, convido seu filho, Bruno Stippe, para receber o diploma.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convido, neste momento, a cantora Mafalda Minnozzi para vir receber o seu diploma.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convido o Sr. Afonso Luiz Roperto, da Cantina Roperto, para receber a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Na sequência, convido o Sr. Frederico Jardim Samora para receber sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Chamamos agora o Sr. Ailton Piovan, do Piovan Ateliê Gastronômico e Mondiale Alimentos Ltda., para receber sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Em seguida, chamamos o Sr. Alexandre Franciulli, da Padaria 14 de Julho, a mais antiga da Cidade de São Paulo, fundada pelo seu avô, Rafaeli Franciulli.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos para receber o diploma o Sr. Benedeto Perrella, fundador da Confeitaria Bella Napoli, Confeitaria Mônica. Atualmente, tem a Confeitaria Aste.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Chamamos para receber o diploma o representante da Padaria São Domingos, fundada por Domenico Albanese, que nasceu na Calábria. A padaria foi passando de pai para filho e, hoje, está nas mãos de Silvio Albanese, quarta geração da família Albanese.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos o cantor Fred Rovella para receber a sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Em seguida, convidamos o Sr. André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa do vôlei, octacampeão paulista, campeão brasileiro, campeão pan-americano, tetracampeão sul-americano, campeão mundial e olímpico.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Temos a honra de chamar à tribuna para receber a homenagem, o representante do Clube Atlético Juventus, Sr. Alexandre Borzani Gonsalves, Diretor Social do Clube.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos o Sr. Fernando Razzo Galuppo, Presidente da Juventude do Palmeiras, para receber sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Homenageando o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical, Sindinarpri, convidamos o Sr. João Innocentini para receber o diploma.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos agora a Sra. Rita Giuseppina Blasioli Costa, Presidente do Comitê dos Italianos no Exterior, para receber sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Para receber seu diploma, convidamos a Sra. Adriana Papiz, representando as empresas da família.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Queremos registrar a presença da Dra. Mariana Pinotti, filha do saudoso Dr. José Aristodemo Pinotti, que tanto representou e ainda representa para esta cidade e este País.

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Dra. Mariana Pinotti representa o Dr. José Aristodemo Pinotti, conhecido e renomado médico. Sua preocupação com a saúde da mulher o fez idealizar e lutar pela construção do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher, na Unicamp, o primeiro hospital do gênero no Brasil, considerado, até hoje, referência para a América Latina. Foi Secretário da Educação e da Saúde no Estado de São Paulo.

Dr. Pinotti publicou 53 livros científicos e teve 430 resumos dos seus trabalhos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Homenageamos muitas pessoas ilustres da gastronomia e aproveito para convidar o Sr. Bruno Stippe para dar sua saudação em nome de todos aqueles que fazem a festa da nossa mesa na nossa cidade e nosso País.

 

O SR. BRUNO STIPPE - Nobre Deputado José Bruno, inicialmente, quero agradecer a V. Exa. e ao Sr. Plínio Sarti, meu grande irmão, ao Dr. Edoardo Pollastri e a todos os amigos da Casa.

Venho de uma família de cinco gerações de cozinha. Meu avô veio para o Brasil para ser chefe de banquete do Conde Matarazzo. Minha avó, em 1945, foi eleita a Rainha da Lasanha em São Paulo. Meu pai - que foi mostrado no telão - foi bicampeão dos festivais do espaguete em São Paulo.

A nossa grande satisfação é ter essa italianidade viva em nosso coração. Quando eu tinha sete anos, estava com minha avó fazendo “orecchioni” e a chamaram no salão. Sua preocupação era que alguém fosse reclamar da comida. Ela foi nervosa no salão, um senhor ajoelhou a seus pés e disse: “Mama Rosa, comida melhor do que a da senhora não existe.” Quando voltou, eu perguntei a ela por que as pessoas a elogiavam tanto. Sua resposta foi: “Bruno, meu filho, quem cozinha com as mãos alimenta o corpo, mas quem cozinha com o coração, alimenta a alma.”

A gastronomia italiana não é apenas um símbolo de italianidade, mas um símbolo do coração das “mamas” presente na gastronomia de qualquer país. É, sem dúvida, o porto seguro da italianidade e da boa comida para todo turista que vai a qualquer país e não se adapta com a comida. Se ele vir uma plaquinha “Restaurante Italiano”, sabe que ali vai comer um espaguete com porpeta, uma pizza, qualquer coisa assim.

A gastronomia italiana, sem sombra de dúvida, movimenta a vida das pessoas. Prova disso é a ideia que surgiu dentro do Lellis, quando V. Exa., Deputado José Bruno, estava jantando juntamente com o Plínio.

Como prova da italianidade no Brasil, basta prestar atenção, com muito carinho, no brasão de São Paulo: verde, branco e vermelho. Estamos embutidos nesta cidade, neste Estado. Somos parte integrante disso.

A gastronomia italiana hoje faz parte da quinta-feira, com o macarrão com frango, do domingo, com a macarronada, da segunda-feira, com a pizza de São Paulo. Três vezes por semana, no mínimo, os brasileiros comem comida italiana.

Só tenho de agradecer a grande oportunidade de grandes mestres da gastronomia, como Roperto, o Afonsinho, um dos últimos “tiranossauros rex” da cozinha italiana das velhas cantinas, juntamente conosco, do C Que Sabe, como o Ângelo Perrella, filho do fundador que trouxe “sfogliatella”, baba ao rum, “pastiera di grano”, “gelato artesanal” para São Paulo e para o Brasil, Ailton Piovan, criador de uma fábrica de massa artesanal, que hoje distribui para as grandes casas, como Fasano, Massimo Ferrari, Maksoud Plaza, Intercontinental.

Quero citar, ainda, Frederico Samora, meu parceiro de campeonato mundial - fomos os únicos brasileiros a ganhar o título - e Alexandre, da 14 de Julho, um grande irmão, nosso diretor de panificação na Federação.

Temos orgulho de representar o Governo italiano, Deputado, por meio da Federazione Italiana Cuochi e trazer para o Brasil a delegação referência no mundo. Somos 22 mil chefes de cozinha no mundo cadastrados pela Federazione Italiana Cuochi. Só que a delegação brasileira é a referência em todo o mundo, graças a essa italianidade, a esse amor pela gastronomia, a essa amizade eterna que temos com pessoas como os senhores. Meu pai sempre me ensinou que a maior fortuna de um homem são seus amigos. Mesmo que a pessoa tenha um cartão de crédito cheio no bolso, se a maquininha não autorizar o pagamento, não será possível encher o tanque. Mas, se o frentista for seu amigo, você pode chegar sem dinheiro e falar que vai pagar no dia seguinte.

 A maior fortuna de um homem são seus amigos. Obrigado por serem amigos da Federação, obrigado por serem amigos da Cantina C Que Sabe, obrigados por serem amigos da nossa italianidade. Um beijo no coração de cada um.

Lembrem-se sempre de uma coisa: se quiserem comer bem, escolham um chefe gordinho, que é sinal de segurança. Um chefe magrinho vai servir comida diet, zen. Aqui é recheado de lasanha. Estejam atentos à sua escolha. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Gostaríamos de homenagear mais uma pessoa aqui presente. Peço à Adriana Bernardo que faça essa chamada.

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Convidamos a Sra. Silmara Novo, do Memorial do Imigrante, para receber o seu diploma.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA BERNARDO - Na sequência, chamamos Walkiria Iacocca, que representa o Museu do Bixiga, para receber a homenagem.

O Museu do Bixiga e o Memorial do Imigrante contribuíram para a realização do vídeo que assistimos hoje.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Convido novamente o cantor Fred Rovella para nos brindar com mais uma apresentação musical.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Agradeço ao Ailton Piovan, ao Alexandre Franciulli, ao Bruno Stippe, à Padaria São Domingos, que muito contribuíram para a recepção aos nossos convidados no início, ao Plínio Sarti, ao Guido Moretti, à Neusa Lopes, às crianças do Coral, assim como à Mafalda Minnozzi, ao Fred Rovella e a todos aqui presentes.

Agradeço a todos os ítalo-descendentes, entre os quais me incluo, que fazem a história deste País.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência, mais uma vez, agradece às autoridades, aos funcionários e aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 46 minutos.

 

* * *