http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

20 DE AGOSTO DE 2012

048ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À "AVAPE - ASSOCIAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PELA COMEMORAÇÃO DOS SEUS 30 ANOS DE SERVIÇOS"

 

Presidente: CÉLIA LEÃO

 

RESUMO

001 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Senhor Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, para "Homenagear a Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, pela Comemoração dos seus 30 anos de Serviços". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna.

 

002 - SYLVIA CURY

Presidente da Avape, que representava o Sr. Marcos Gonçalves, Presidente da Fenavape (Federação Nacional das Avapes). Cumprimenta os integrantes da Mesa, bem como a equipe da Avape. Recorda os 30 anos de luta, empenho e esforço da entidade. Agradece as parcerias e colaborações. Informa que a entidade, ao longo do tempo, promoveu a inclusão de cerca de quatro milhões de pessoas, com atendimento de qualidade, seguindo metodologia internacional. Lembra a visão assistencialista do passado. Informa que a causa tem, hoje, representatividade em todas as esferas da sociedade, mas que, apesar de tudo, persiste a discriminação e o preconceito. Cita a criação de legislação específica, aliada à necessidade de escolas e de conscientização. Comenta a lei de cotas para deficientes físicos. Agradece aos mais de 4.100 colaboradores e parceiros, no caminho para uma sociedade mais justa.

 

003 - Presidente CÉLIA LEÃO

Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a Avape.

 

004 - ANTONIO GRASSO

Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que representava o Prefeito do Município de São Paulo Gilberto Kassab - ressalta a dedicação e a seriedade do trabalho da Avape, desde a avaliação médica. Enaltece os cursos de capacitação e o processo de inserção de pessoas especiais no mercado de trabalho. Enaltece os objetivos na melhora da qualidade de vida dessas pessoas. Dá conhecimento das atividades desenvolvidas na Pasta que representa. Fala do relacionamento com a Avape e dos resultados conseguidos pela entidade. Destaca o comprometimento político com as gerações futuras.

 

005 - JAMIL MURAD

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, recorda o seu ingresso neste Parlamento, bem como o da Deputada Célia Leão, em 1990. Lembra as bandeiras de luta e elogia o trabalho da Parlamentar. Dá conhecimento de seus primeiros contatos com a Avape. Informa que 150 pessoas com deficiência trabalham no Samu, atividade que teve reconhecimento internacional pela sua eficiência. Comunica que o reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência pela ONU ocorreu neste milênio. Cita conquistas de trabalhadores especiais de montadora. Enfatiza que muitas dessas pessoas ajudam no orçamento doméstico. Elogia a competência da Avape nas atividades que desenvolve.

 

006 - Presidente CÉLIA LEÃO

Anuncia a presença do Duo Songs, que faz apresentações musicais. Discorre sobre os pronunciamentos dos oradores que ocuparam a Tribuna. Apresenta saudação do Presidente Barros Munhoz. Destaca a importância e a responsabilidade do trabalho humano em prol das pessoas com deficiência. Informa a atuação da Avape em São Paulo e em outros estados da Federação, no propósito de "servir mais e melhor". Lembra que "as pessoas são iguais perante a lei e a Deus". Elogia o trabalho de qualificação e inserção de pessoas com deficiência, promovido pela Avape. Conta aspectos de sua biografia pessoal. Elogia a luta pela dignidade da pessoa humana, em sua amplitude, como princípio de valorização da vida. Informa que a Sra. Sylvia Cury, presidente da Avape, entregará um ramalhete de flores aos integrantes da Mesa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Célia Leão.   

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Com muita alegria quero dar bom dia a todos. Senhoras e Senhores, quero pedir licença para, além de dar um cumprimento especial, convidar algumas pessoas que de forma direta estarão aqui representando todas as pessoas que estão hoje aqui, participando desta sessão solene de 30 anos da Avape, do trabalho, do caminho, da atenção, do carinho.

Então, quero chamar com muita alegria, alguém que, além de representar, também tem a sua história pessoal na Avape, que é nossa sempre presidente, nossa querida Dra. Sylvia Cury, presidente da Avape, e que representa o Sr. Marcos Gonçalves, fundador e presidente da Fenavape. Uma salva de palmas a Sylvia Cury, que está aqui conosco, por gentileza. (Palmas.)

Uma pessoa querida, que tem uma história que se confunde com a Avape. Quero chamar para compor a nossa Mesa, com muita alegria, alguém que representa hoje o mundo das pessoas com deficiência na capital do Estado de São Paulo, lembrando que nós somos a terceira ou quarta cidade maior do mundo em termos de população, e falar da capital de São Paulo é falar quase que de um Estado, ou, às vezes, de um país. Portanto, com muita alegria, ele que além de representar o Prefeito Kassab, é o Secretário Municipal da Secretaria das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da capital, e eu quero chamar com muita alegria Antonino Grasso, uma salva de palmas para ele, por gentileza. (Palmas.) Sente-se junto conosco, aqui na nossa Mesa diretora dos trabalhos.

E, com a mesma importância, quero chamar alguém que conhece de perto a vida pública e conhece de perto os anseios, as necessidades, os problemas, e que o bom de tudo isso, as soluções voltadas as pessoas com deficiência. Eu estou falando de um homem que ao longo de sua vida e trajetória não cuidou de outra coisa, o tempo todo, não só das pessoas com deficiência, como da saúde da população. Alguém que entende, alguém que é competente, que sabe o que faz, já foi deputado estadual, deputado federal, é médico, é vereador da cidade de São Paulo, conhece a capital, e, portanto, a nós desta Casa; receber novamente o sempre Deputado Estadual e liderança, Dr. Jamil Murad. Para nós e para a Avape é uma honra. Uma salva de palmas ao Vereador, Deputado, Jamil Murad, que compõe a Mesa conosco nesta manhã. Muito obrigada pela presença de Vossa Excelência.

Nós queríamos ainda convidar para estar conosco na Mesa aqui na frente, nas cadeiras laterais, o nosso ex-Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, querido, atuante, compromissado com as pessoas deficientes, São Paulo o conhece, nosso querido Dr. Marcos Belizário. Por gentileza, uma salva de palmas. (Palmas.) Estamos aguardando a presença da Deputada Mara Gabrilli, que está se deslocando para cá. Tão logo ela chega também já vai tomar acento a nossa mesa.

Vamos primeiro entoar o hino nacional, aqueles que puderem, por favor, fiquem em pé, com a presença do Sub-Tenente Emerson Pereira, agradecendo a cessão da banda da polícia militar.  

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada a nossa banda da Polícia Militar, muito obrigado ao nosso Sub-Tenente Emerson Pereira, por estar mais uma vez conosco abrilhantando esta Casa, abrilhantando esta Sessão Solene que tem um sabor especial, são 30 anos de uma associação que cuida, defende e garante direitos de centenas, milhares de pessoas com deficiência de São Paulo e do Brasil. Leve o abraço do Comandante Geral, parabenizando mais uma vez a corporação da polícia militar, que tem hoje com São Paulo e com o Brasil um trabalho sério, competente, e que nós da sociedade, do parlamento, reconhecemos e aplaudimos. Uma salva de palmas a banda da polícia militar. (Palmas.) Muito obrigada, ao Sub-Tenente Emerson Pereira. Obrigada pelo carinho com a nossa polícia militar que tem um trabalho sério, importante, e tem que ser bem acarinhada, bem aplaudida e respeitada.

Dando continuidade aos nossos trabalhos, quero registrar a presença e pedir que tome acento à nossa direita, a Dra. Maria Marialice Cerello, que está representando a Secretária Dra. Linamara Rizzo Battistella. Dra. Linamara Rizzo Battistella que estava pronta para estar conosco esta manhã, Secretário Grasso, Jamil, querida Sylvia, para vir aqui e falar, parabenizar a aplaudir o trabalho da Avape, mas ela teve um compromisso com o Sr. Governador e não pôde fisicamente estar presente. Mas a Sra. Marialice está conosco, assessora direta da secretária, pessoa que além de conhecer a causa, defende também, comprometida. Obrigada, Marialice, pela sua presença, leve nosso abraço à Secretária, essa pessoa, essa mulher, essa doutora, essa senhora, mais do que isso, essa amiga das pessoas com deficiência, que tem feito a diferença no Estado de São Paulo por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Queremos ainda registrar e agradecer a presença do Jorge Ferreira, que é do Conselho Superior da Avape. Muito obrigada, Sr. Jorge Ferreira, pela sua presença; ao nosso querido Paulo Bezerril Júnior, Diretor de Administração e Finanças da PRODAM, empresa de tecnologia da informação e comunicação do Município de São Paulo, onde também agrega e congrega várias pessoas com deficiência; queremos aqui também agradecer a presença do Deputado Estadual Pedro Bigardi, através do seu assessor Luis Peixoto; agradecer a presença do Sr. Aristides José Oliani, um dos fundadores e conselheiros da Avape, obrigado, Sr. Aristides, pela sua presença; agradecer a querida Taís Santiago, que é assessora de imprensa do Deputado Estadual Orlando Morando, que está neste momento representando o Deputado Orlando Morando; agradecer também a presença da Alexandra Soares, também da Avape, da gerência do Contact Center, muito obrigada, Alexandra, seja bem-vinda; também agradecer a presença da Suzi Arnone, que é gerente de desenvolvimento e RH da Casa e Construção C&C, muito obrigada pela presença, minha querida Suzi; também o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, que está aqui presentes, o Cezar Roberto Leão Graniere, e Cláudio José, e o Valter Piscino, muito obrigado, leve o nosso abraço ao Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, obrigada pela presença.

Quero ainda agradecer de forma especialíssima, obviamente, a todos vocês aqui, Senhores e Senhores, sem exceção, alguns talvez mais tempo, alguns menos tempo, mas isto não tira o brilho e o compromisso com a Avape. Vocês que estão diretamente ligados na Avape com a sua história, com a sua vida, com o seu trabalho, como clientes, enfim, pessoas que vivem a Avape.

Eu peço licença à presidente, Dra. Sylvia, eu peço licença aos funcionários, diretores, apoiadores, e todos os colaboradores da Avape, que não são poucos, homens e mulheres, para fazer um cumprimento especial a ela que é a própria Avape, alguém que começou menina, começou pequena, alguém que começou porque tinha uma deficiência e, portanto, além de procurar a Avape, foi absorvida pela Avape, pela grandeza que a Avape sempre mostrou ter com as pessoas com deficiência. Não só como cliente, mas como funcionária, no caso em tela que me refiro, além de uma amiga pessoal, alguém que eu nutro um carinho de muitos anos, quero pedir também uma salva de palmas; e abraçando a Cida, nós abraçamos toda a Avape, todos os funcionários, todos os diretores, todos os colaboradores, todos os apoiadores. Então, uma salva de palmas a vocês, e à Cida, minha querida amiga, que está na Avape já há quase 28 anos, e se confunde com os 30 anos da Avape. Seja bem-vinda nesta Casa, Cida, com muita alegria. Muito obrigada.

Bem, dando continuidade às nossas, não tem jeito de eu não citar, porque são pessoas que ajudaram a escrever esta Sessão Solene. Então eu queria aqui também agradecer a minha querida Maria Cecília Merise, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo, muito obrigada pela presença da Secretaria aqui entre todos nós. Chega-nos também aqui um recado que a Deputada Mara Gabrilli, não vai poder estar neste momento conosco, mas trás o seu abraço, o seu carinho e o seu compromisso através da Aline Oliveira Moraes, que está aqui representando a Deputada. Eu peço uma salva de palmas a Deputada Federal Mara Gabrilli, por meio da Aline. Aline, leve o nosso abraço à Deputada, por favor.

Eu queria aqui, de forma rápida, mas nem por isso menos importante, porque a Assembleia que é uma Casa de Leis, nós garantimos a democracia do nosso povo brasileiro através de São Paulo, o legislativo, Deputado Jamil Murad que já foi Deputado Federal, Deputado Estadual, e com muita honra é Vereador da cidade de São Paulo, sabe a importância que tem o Poder Legislativo, pois além de ser a representatividade da sociedade através daqueles que são escolhidos por esta mesma sociedade, garante com as portas abertas literalmente de um parlamento, a democracia e a liberdade do seu povo. Porque aqui, permitam-me chamá-los de vocês, com todo carinho, e respeito de Sras. e Srs., mas onde vocês estão sentados neste Plenário, é onde debate-se e discutem-se projetos de leis a serem implantadas no Estado de São Paulo, para facilitar e beneficiar a população dos brasileiros que vivem em São Paulo. São os Deputados desta Casa e não falo por mim, mas pelas outras noventa e três lideranças desta Casa, e lideranças do Estado de São Paulo, de 16 partidos: PT, PMDB, PSDB, PTB, PV, DEM, PSD, PSB, todos os partidos, são inúmeras siglas, somos 16 partidos, somos noventa e quatro Deputados, dos quais onze são mulheres, representando esta sociedade.

Então, para nós, receber cada um de vocês dentro do Parlamento onde este Parlamento é expressão da liberdade, é onde a liberdade tem que ser respeitada e defendida, onde a Avape luta por esta liberdade para dar independência a milhares de pessoas com deficiência. Para nós é uma grande honra receber vocês e receber a justificativa de pessoas, que por causa da agenda, por causa do trabalho, não puderam estar fisicamente conosco esta manhã. Mas, tiveram o carinho e o cuidado para se fazerem representados pelo menos na justificativa.

Faremos aqui a leitura, não da justificativa, mas dos nomes das pessoas. Agradecer ao convite, ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Edson Simões; da mesma forma o sub-Prefeito da Cidade Tiradentes, o Sr. Paulo Régis Salgado; também o nosso querido secretário de Desenvolvimento Social, Deputado Federal Rodrigo Garcia; também pediu que trouxesse o seu abraço o Dr. Milton de Luca, que é desembargador federal, presidente do Tribunal da 3ª Região no Estado de Paulo; pediu que trouxesse o abraço para vocês o Sr. Benedito Roberto, que é coronel da PM, secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Casa Civil aqui do Estado de São Paulo; pediu que trouxesse o seu abraço e o carinho com a Avape o Sr. Roberto Braquin, corregedor do tribunal de contas do Estado de São Paulo; Sr. Davi Zaia, secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo e é Deputado Estadual; o Deputado Estadual João Caramez, que pediu que abraçasse vocês; a Deputada Estadual Sra. Beth Sahão, pediu também que trouxesse o seu carinho; o presidente e vice-presidente da Avape de Belém, que são amigos e companheiros nossos, nosso querido Bertino Miranda e Aline Miranda, que estão ligadíssimos aqui por meio da nossa Sessão Solene; queríamos trazer também o presidente da Câmara de São Paulo que manda o seu abraço, o Vereador José Police Neto; o querido secretário estadual de Energia do Estado de São Paulo, o José Anibal Peres de Pontes, também Deputado Federal; justificar também a ausência do secretário chefe da Casa Civil, Dr. Sidney Beraldo; o procurador geral de justiça, Dr. Márcio Fernando Elias; também do Ministério da Previdência Social, o Sr. Ministro Garibaldi Alves Filho, representando a presidente Dilma Rousseff, pediu que trouxesse o abraço do Ministro e também; e também pediu que trouxesse o seu abraço, o seu carinho, o seu apreço, o seu respeito e a sua defesa o Governador do Estado de São Paulo, o Dr. Geraldo Alckmin. Pessoas que são comprometidas com a causa e comprometidas também com a Avape, e, portanto recebam aqui estas justificativas com muito respeito.

Queríamos também aqui registrar a presença e também agradecer do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, o Sr. César Roberto Leão. Certamente chegarão mais pessoas, e certamente chegará aqui à Mesa, e nós citaremos com muita honra, pois cada nome destes que eu leio e faço chegar até vocês, para nós é uma honra esta Sessão Solene, Deputado Jamil, ter tanta gente com qualidade, com qualificação e com compromisso com a Avape.

Então, pelos nomes das autoridades que aqui eu li e estão presentes em pensamento e oração e agradecimento, e, sobretudo, com compromisso, nós queremos também dar uma salva de palmas a todos eles, pelas justificativas, uma grande salva de palmas a todas as autoridades do Estado de São Paulo e do Brasil, que tiveram o carinho com a Avape em mandar a sua justificativa. (Palmas.)

Antes de passar a palavra à nossa presidente, que está aqui, e falará em nome da Avape, logicamente pela história que ela tem com ela, mas também pela missão bonita de representar o nosso querido Marcos, que é o presidente da Fenavape, e que é o nosso grande mentor, para que a Avape existisse e exista.

Quero lembrar que esta Sessão Solente será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 25 de agosto, às 20 horas, pelos canais 66 da TVA, pelo canal 13 da NET, e pelo canal 61,2 da TV Digital Aberta. Portanto, esta Sessão além de estar sendo transmitida ao vivo pela internet, ela ainda terá a possibilidade, no dia 25 de agosto, às 20 horas, de nós assistirmos nas nossas casas, ou informarmos as pessoas que nós amamos e queremos que veja esta Sessão Solene, para que não perca, a possibilidade no canal TVA, NET e Digital Aberta.

Dando continuidade aos nossos trabalhos, quero trazer de maneira carinhosa, calorosa, de forma especial, a figura, a presença, mesmo que no sorriso da lembrança, que está conosco sempre todos os dias a 30 anos, só não está neste momento sentado aqui porque está fazendo um cuidado com a sua saúde, hoje ele tinha alguns cuidados especiais para fazer, ele está bem, mas pediu o médico que as emoções ficassem para outro dia, e como aqui hoje é só emoção e o Marcos Gonçalves também é pura emoção, além de trabalho sério e trabalho difícil, colocou a sua vida, a sua alma, o seu corpo, o seu trabalho, a sua força; ele diz que ele se consome junto com a Avape, no bom sentido; corpo e alma são uma coisa só com a Avape. Então, o Marcos Gonçalves não está aqui hoje porque está se cuidando um pouco, para continuar esta caminhada.

Mas ninguém mais, de todos nós que estamos aqui, toda diretoria, funcionários, colaboradores, amigos, clientes, pacientes, deputados, vereadores, secretários, todos que estão aqui, a minha querida Sylvia, que é uma grande mulher, que tem meu apreço, meu aplauso, mas ninguém aqui merece estar mais presente nesta Sessão, merece mais ser lembrado nesta Sessão, merece mais ser ovacionado nesta Sessão, aplaudido e agradecido, do que o nosso querido Marcos.

Passo a palavra a Sylvia, que aqui, esta moça linda, bonita por fora e por dentro, mas se vocês olharem bem, no fundo dos olhos dela, ela também é o Marcos. Portanto, o Marcos também está aqui com a gente. Uma calorosa salva de palmas ao Marcos e à Sylvia. Agora eu passo a palavra para ela se pronunciar. A nossa presidente vai se descolar à nossa Tribuna Oficial e de Honra, não que esta não seja, mas aquela é a Tribuna onde os nossos Deputados fazem a sua fala, os seus discursos, os seus debates. Para nós é uma honra enorme a primeira fala ser da nossa presidente, que está sendo conduzida para trazer um pouco da história da Avape, e para trazer muito do sentimento que ela e o Marcos Gonçalves têm com estes 30 anos. Muito obrigada, Sylvia; por favor, presidente, fique à vontade.

 

A SRA. SYLVIA CURY – Excelentíssimas autoridades; Deputado Barros Munhoz, presidente da Casa; nossa querida Célia Leão, secretária de Estado das Pessoas com Deficiência; Dra. Linamara, Batistili, nosso secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Dr. Antonino Grasso, nosso querido Marcos Belizário, enfim, Senhoras, Senhores, parceiros e toda a comunidade. Quero fazer uma ressalva especial, com muito carinho, a todos os nossos conselheiros aqui presentes, fundadores, a toda a nossa equipe, os nossos aprendizes aqui presentes, que hoje é um dia de muita alegria, de muita satisfação, de muito carinho, onde relembramos 30 anos de existência, 30 anos de luta, dedicação, empenho e esforço em prol das pessoas com deficiência.

O meu carinho especial a todos vocês, fico muito feliz de poder compartilhar este momento, a Avape realmente é merecedora de todo este carinho da Assembleia Legislativa, de todos vocês, e a mim, tendo a missão de passar a mensagem de Marcos Gonçalves que, infelizmente, como Célia colocou, não foi possível estar presente conosco.

Então, eu vou passar na íntegra as suas palavras, com todo carinho, parabenizando cada um de vocês aqui presentes.

“Bom dia! Nesta Sessão especial, cumprimento a todos os presentes e tenho a honra e a imensa alegria de acolher a cada um, em nome da Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, que hoje está aqui, representada por seus Conselheiros, Parceiros e Colaboradores, para comemorar três décadas de dedicação, luta e apoio à promoção e inclusão de pessoas com deficiência no país.

A história da Avape hoje faz parte da vida de quatro milhões de pessoas que, em algum momento, passaram por uma de suas unidades e receberam um atendimento de qualidade, pautado em uma metodologia reconhecida mundialmente. É justamente a experiência destes 30 anos, vivendo esta causa, que me permite afirmar que hoje, felizmente, o tema da deficiência é respeitado e, mais do que isso, é visto como uma questão fundamental para a sociedade brasileira. Nos primórdios desta luta, levantar uma discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência parecia uma excentricidade. Os cidadãos que viviam esta realidade eram vistos como incapazes e improdutivos e, com isso, imperavam propostas de transformação baseadas em uma visão assistencialista que tornava os principais interessados em agentes passivos do processo.

A causa da deficiência tem hoje representatividade em todas as esferas da sociedade, inclusive no poder público que, em reconhecimento da força reivindicatória e da influência crescente destes cidadãos, tem pautado a questão de forma cada vez mais crescente em sua agenda de prioridades. Isto tudo nos faz acreditar que podemos ser otimistas em relação ao futuro. Mas é preciso que permaneçamos alertas e vigilantes, pois os desafios ainda são muito grandes.

Apesar de a luta da inclusão ter avançado, muitas pessoas com deficiência ainda sofrem com a discriminação e os preconceitos. Apesar de as legislações garantirem os direitos destes cidadãos em todo o país, ainda faltam cidades e escolas acessíveis para atendê-los. Apesar de a Lei de Cotas ter significado um grande avanço em termos de inclusão profissional, temos apenas cerca de 300 mil brasileiros com deficiência no mercado de trabalho formal (outros milhões continuam de fora).

Comemorar é preciso, mas continuar lutando, como se vê, é ainda mais. A Avape vem cumprindo seus objetivos com brilhantismo e com compromisso de um projeto de sociedade fundado no reconhecimento das diferenças como afirmação da democracia.

Muito obrigado a todos os Srs. e Sras. que vieram trazer o brilho de sua presença a esta solenidade, aos fundadores, conselheiros, colaboradores e parceiros que compartilham conosco uma jornada de construção histórica e democrática, um novo projeto de sociedade, mais justa e mais igual. Muito obrigada, Marcos Gonçalves.”

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, minha querida Sylvia. Pode aplaudir forte, porque está aplaudindo a Sylvia, o Marcos e a Avape. São 30 anos de luta, de problemas, às vezes de lágrimas, mas muitas alegrias, tanto é que nós estamos aqui.

Então esta Sessão Solene é de alegria, e vai ficar inscrito nos anais da Casa, aqui na Assembleia Legislativa; a partir de hoje, a Avape, a história da Avape, todos os Srs. e Sras. que são convidados e estão aqui, todos vocês, todas as autoridades que estão aqui e aquelas que estão em pensamento, farão parte dos inscritos dos anais, da gravação. Daqui a 100 anos, quando alguém for conhecer a história de São Paulo, através da Assembleia Legislativa de São Paulo, estará lá nossa Sessão Solene com o rostinho de vocês, com as fotos, com a gravação, com as falas. Isto também é história.

Assim como hoje, e também quando crianças, na escola certamente, vamos aprender o descobrimento do Brasil, Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro I, Rei de Portugal, conhecer a história do Brasil, que lemos naqueles livros e depois temos prova na escola; nós sabemos, se não sabemos colamos um pouco, mas passamos de ano, e aprendemos a história. E história é isso, história é o que as pessoas fizeram durante as suas vidas, é o que as pessoas puderam escrever no seu dia a dia. Quando o Brasil foi descoberto, quando a América foi descoberta, quando Colombo passou pela América, isto tudo está nos livros. E porque nós estudamos? Para aprender o que aconteceu com a história do Brasil, da América Latina e do Mundo.

Nós aqui hoje, vocês da Avape, já viraram esta história, e não viraram por acaso, foi porque vocês escreveram esta história, o seu dia a dia, quer seja como cliente, paciente, funcionário, diretor, colaborador ou presidente. São 30 anos que todos os dias estas boas coisas acontecem. Isto, a partir de hoje, fica gravado nos anais desta Casa. É muito importante cada segundo, cada minuto que podemos viver de alegria nesta Sessão.

Antes de dar continuidade às nossas falas, eu queria convidar a todos neste momento para nós assistirmos a um vídeo institucional, que conta de forma sintética, obviamente não dá para colocar em um vídeo 30 anos com todos os detalhes, mas com certeza este vídeo nos contará um pouco do que a Avape tem colaborado com São Paulo e com o Brasil. Por favor, o nosso vídeo que vai ser passado aqui no telão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo institucional.   

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas à Avape, eu penso que por si só, de forma muito sintética, englobando os bons atores que ajudaram a escrever. Nós pudemos ter o gostinho de ver o rosto do Marcos fazendo um de seus trabalhos. Parabéns Sylvia, leve o nosso abraço a todo pessoal da Avape aqui no Estado de São Paulo e no Brasil.

Quero agora com muita alegria chamar ele, que conhece de perto a questão das pessoas com deficiência. É o responsável por mais de sete milhões de pessoas com deficiência só na capital, e tem feito um trabalho incansável, com certeza muito tem que ser feito ainda, ainda falta bastante, eu não tenho a menor sombra de dúvidas quanto a isto. Mas pensar numa cidade como São Paulo, grande como é, não apenas geograficamente, mas em termos de população, maior que muitos países que nós temos, só lembrar-nos do Uruguai, que é um país lindo, mas que tem três milhões de pessoas. E São Paulo passa de 10 milhões de pessoa. Ele é o responsável pelas políticas públicas voltadas à questão da pessoa com deficiência. Com muita alegria, Secretário Antonino Grasso, passo-lhe a palavra. Por favor tome a Tribuna Oficial da Casa, ele que é secretário municipal da pessoa com deficiência e com mobilidade reduzida, que veio depois substituir o nosso querido Marcos Belizário, que era até então o secretário desta secretaria. Muito obrigado, Marcos Belizário, pelo trabalho que você fez até então. Agora uma salva de palma a Antonino Grasso, nosso secretário municipal da pessoa com deficiência.

 

O SR. ANTONIO GRASSO – Obrigado. Bom dia a todos. É um imenso prazer estar aqui. Neste momento estou representando o Prefeito Gilberto Kassab, e trago as saudações e cumprimentos a todos vocês aqui presentes. Um cumprimento para a nossa Deputada Estadual, Dra. Célia Leão, hoje é aqui anfitriã deste belíssimo evento, representando o presidente desta Casa, o Deputado Barros Munhoz. Gostaria de cumprimentar a Sylvia Cury, presidente da Avape, em nome de quem mando um abraço ao meu amigo Marcos Gonçalves. Permitam-me cumprimentar todos vocês aqui também de associações, entidades, funcionários da Avape, que são o verdadeiro motivo de hoje estar acontecendo isso, este maravilhoso trabalho que vocês desenvolvem no dia a dia.

Um cumprimento aqui ao meu amigo Jamil Murad, nosso Vereador aqui no Município de São Paulo, comprometido com a causa, parabéns pelo trabalho; cumprimentar aqui a minha amiga Aline Moraes, representando a Deputada Federal Mara Gabrilli, nossa grande batalhadora, guerreira, Deputada Federal, tão preocupada com a causa da pessoa com deficiência; cumprimentar a Marialice, que representa a Secretária de Estado, Dra. Linamara Rizzo Batistela, que não pode estar aqui.

Eu acho que hoje, como acabou de falar a nossa Deputada Célia, é um dia feliz, um dia importante. A nossa cidade tem orgulho de estar aqui neste evento, que mostra o que é a dedicação, o trabalho feito, essa dedicação feita de maneira séria, com afinco, com vontade, estes 30 anos, três décadas da Avape, neste trabalho intenso, feito dia a dia a pessoa com deficiência.

Desde o começo do atendimento na avaliação clínica médica. Depois, capacitação, e por fim a inserção no mercado de trabalho, tem dado frutos maravilhosos. Vocês merecem mesmo um grande aplauso, e que possam continuar sempre este trabalho com mais intensidade. Primeiro pela seriedade que fazem isso, mais importante ainda quando recebem alguma crítica, sempre responderam a isto com mais qualidade no trabalho, com mais qualificação, com mais participação, com mais intensidade, isto mostra o grande objetivo, que é cada vez melhorar a vida de tanta gente necessitada.

Nós, na Secretaria da Pessoa Deficiente e com Mobilidade Reduzida do Estado de São Paulo, desenvolvemos um trabalho, estamos na Secretaria desde 2009; eu não cumprimentei o ex-secretário porque vou falar um pouco dele agora. É o Marcos Belizário, que é e continua sendo um grande defensor da causa, com uma participação ativa no dia a dia da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida. Eu tive a honra de trabalhar com ele e agora substituí-lo.

Com a Avape, nós temos um relacionamento antigo, com a nossa Secretaria Municipal do Desenvolvimento do Trabalho, com a qual construímos um trabalho da pessoa com deficiência e inserção no trabalho, no emprego. Isto tem dado grandes resultados, nós esperamos continuar esta atividade de forma permanente e contínua. A nossa Secretaria é nova, foi criada em 2005. Criada porque tivemos em nosso país gente e políticos comprometidos com as políticas públicas de maneira séria. Porque quando estamos na vida púbica, temos que estar sempre preocupados na gestão dela, querida Deputada Célia, nunca se preocupar com a próxima eleição, mas sim com as futuras gerações do nosso país. Fazer o bem para o próximo, isso que faz o trabalho sério, que dá resultado, e que tem dentro de nós, dentro da nossa alma, aquilo de nos dá o prazer, dormir de forma tranquila e serena, dizendo que fizemos o dever cumprido.

Para terminar, quero agradecer todos vocês, fazer um agradecimento particular à Avape, pela Deputada Célia Leão, pelo trabalho que faz de forma constante com a pessoa com deficiência, desejo que estas atividades sejam sempre, cada vez mais implementadas, que tenham sempre o apoio da sociedade e do Poder Público. É um trabalho contínuo, que temos que fazer com persistência, com serenidade e com muito amor e carinho. Uma caminhada longa, mas como dizia o poeta, não existe o caminho, mas o caminho se faz o caminhar. Espero que este nosso caminhar cada vez dê resultados tão bonitos como vocês, da Avape, dão dia a dia à nossa cidade, para nosso Estado, para nosso país.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas para nosso Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Estado de São Paulo. Nós precisamos, Antonio, de pessoas como vocês, como Belizário, que esteve à frente da Secretaria antes dele, como também a Deputada Mara Gabrilli, pessoas que conheçam a causa, que defendam a causa, que entendam a causa e que façam uma nova vida para milhares de brasileiros e brasileiras através de São Paulo. Parabéns pelo seu trabalho na Secretaria, e leve nosso abraço para o Prefeito Gilberto Kassab, que tem mostrado e demonstrado com suas ações, palavras convencem o exemplo arrasta, leve para ele este sentimento, que o Prefeito Gilberto Kassab tem feito a diferença literal na cidade de São Paulo.

Como eu disse, uma cidade imensa não apenas de território, mas de população, com milhões de problemas, de toda ordem de asfalto, de guia, sarjeta, calçada, enfim, tudo aquilo que nós vivemos no dia a dia, ninguém precisa nos contar. Mas sabemos do esforço concentrado que o Prefeito tem feito para tentar modificar e, logicamente, para melhor esta questão.

Muito obrigado pela sua presença, pela sua fala, e na verdade quem recebe esta honra da Prefeitura de São Paulo é a Avape, é a minha querida presidente Sylvia.

Dando continuidade a nossa Sessão Solene, eu vou passar a palavra agora a ele que nós brincamos e temos o carinho, e quem não conhece ou quem não convive, que nós só fazemos uma troca de elogios, uma troca de carinho. O Deputado Jamil Murad não é do mesmo partido que eu comungo, e eu só estou contando isso, a questão aqui não é partidária, esta Sessão e a Avape, são suprapartidários, os Deputados que aqui justificaram sua ausência, ministro, são de partidos diferentes, então a questão não é partidária, mas eu só estou chamando atenção para isso, que eu fico muito mais à vontade ainda para falar de uma pessoa que não comunga do meu partido político. Porque eu poderia dizer que é do mesmo partido, e por isso está falando bem. Não, eu estou falando bem e é verdade.

Conhecemo-nos há muito tempo, e eu tive a oportunidade de vê-lo trabalhando, fazendo projetos e defendendo-os, usando da mesma Tribuna que é dele e vai usar agora, para defender aquilo que ele acredita que é bom para São Paulo, que é bom para os brasileiros, além de tudo, médico, professor, doutor, que muito tem a nos ensinar, e me ensinou muito. É uma honra, Deputado Jamil Murad, recebê-lo na sua Casa, na sua Tribuna, para prestar esta homenagem que tanto merece a Avape, com pessoas grandes como é a V. Exa., muito obrigado pela vossa presença. Por favor, dirija-se à Tribuna, e uma salva de palmas ao sempre Deputado Jamil Murad, que vem brindar a Avape com a sua presença e com a sua competência. Muito obrigada, Jamil Murad.

 

O SR. JAMIL MURAD - Bom dia a todos vocês; bom dia a minha querida amiga, Deputada, ilustre deputada de São Paulo, Célia Leão; Secretário Antonio, Dra. Sylvia Cury, nosso ex-Secretário Belizário, as demais autoridades, amigos e amigas.

Em março de 1991, nós chegamos aqui na Assembleia Legislativa, Deputado, junto com a Deputada Célia Leão; e convivendo e vendo a Deputada Célia Leão atuar em defesa da sociedade, dos cidadãos, da sua região, que é Campinas, em defesa dos deficientes, aquele compromisso mais profundo, mais permanente, aquele compromisso que quase ninguém assume. Ela trouxe essa bandeira, e deixa-a bem erguida. Bem alta, para toda sociedade ver e reconhecer a justiça que é a causa da Deputada Célia Leão. E ela, como uma moça extraordinária, defende toda sociedade, mas o compromisso mais profundo é com as pessoas com deficiência.

Quando eu recebi este convite, querida amiga e Deputada Célia Leão, eu pedi à minha secretária na Câmara Municipal marcar para eu comparecer. O seu convite significa muito para mim, até mesmo de ordem pessoal, familiar, eu tenho histórias para contar que a Deputada Célia Leão contribuiu para solucionar problemas que me dizia respeito familiarmente. Eu imagino que ao longo da vida, e principalmente exercendo o papel de Deputada comprometida com esta grande causa quanta gente, quantas famílias ela ajudou, e mais do que isso, ela defendeu esta causa e muita gente abraçou esta causa. Multiplicou-se o que a Deputada Célia Leão defende, porque ela é uma professora, ela convenceu a sociedade e muita gente a abraçar esta causa; e, portando, contribuir e dar dignidade a todos os nossos irmãos, seres humanos como qualquer outro, mas que são portadores de deficiência.

Deputada Célia Leão, o segundo grande motivo que me fez vir aqui nesta homenagem que a Vossa Excelência propôs com grande sensibilidade, com grande responsabilidade, é a homenagem à Avape e os seus 30 anos. Eu conheci a Avape, mais particularmente, em dois momentos.

Um foi quando eu fui ao Sindicato dos Trabalhadores de Laticínio, e ali eles estavam fazendo um convênio com o Sindicato do Trabalhador, com a participação do Ministério Público e da indústria de alimentação, para preparar jovens para serem incluídos naquela cota que as empresas devem ter de trabalhadores. E havia uma multa porque as empresas não cumpriam aquela cota com as pessoas com deficiência. Com isso, o Ministério público, o Sindicato dos Trabalhadores de Laticínio e a indústria fizeram um acordo ao invés da multa. O Ministério Público propôs que eles pagassem a preparação dos jovens para poder se capacitar e entrar no mercado de trabalho, e automaticamente eles já sairiam contratados por aquelas empresas.

O outro momento em que eu conheci a Avape de perto foi uma sensação inesquecível. Eu entrei no SAMU na Barra Funda, e havia 150 trabalhadores com deficiência atendendo urgências médicas, pessoas acidentadas, atropeladas, ou acidentes de trânsito e outros acidentes; com computadores, eles estavam orientando as pessoas como devia ser feito, quem está em torno da pessoa acidentada, até chegar a ambulância do SAMU, porque dependendo de como a pessoa é atendida, às vezes causa um problema definitivo, ao invés de melhorar, piora a situação. Então, eles ali acionam a ambulância com urgência. Inclusive, o SAMU ganhou um prêmio internacional de eficiência, de competência, um prêmio internacional. E estes trabalhadores da Avape, preparados pela Avape, ganharam um prêmio internacional, são parte desta equipe de eficiência, vejam que maravilha!

Com esses exemplos, Deputada Célia Leão, eu queria dizer que já foi exposto o que a Avape fez, como ela surgiu, os méritos. Acho fantástica esta homenagem, quer dizer, exercer a função publica como a Dra. Célia Leão exerce, pegando este exemplo dos 30 anos da Avape, para colocar, registrar, difundir e convencer milhões de brasileiros a seguir pelo o caminho que a Deputada Célia Leão segue, que a Avape segue.

É interessante que quando V. Exa. começou o mandato, em 1991, nem a ONU tinha aprovado ainda uma convenção de reconhecimento, uma plataforma de reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência; porque isto só ocorreu em 2006 e na prática em 2008. Portanto, V. Exa. começou lá em 1991, já ocorria antes na Câmara Municipal de Campinas, mas aqui na Assembleia Legislativa V. Exa. trouxe esta causa antes da ONU tomar esta atitude.

E a AVAPE, o Dr. Marcos merece a nossa homenagem também, Dra. Sylvia, porque lá em 1982, os filhos de trabalhadores da Wolksvagem tinham dificuldade em ser atendidos no plano de saúde, e eles reuniram ali 47 pessoas para defender que as pessoas com deficiência tivessem direito em ser atendidas pelo plano de saúde. Então, são pioneiros que merecem a nossa homenagem, porque são exemplos a serem seguidos.

A sociedade brasileira, Deputada Célia Leão, Sras. e Srs., eu sou muito otimista, tem melhorado bastante. Há 20 anos não existia o direito da criança e do adolescente, e hoje há uma lei para isso. Até 15 anos atrás não havia o estatuto do idoso, e hoje tem. Hoje esta plataforma, esta convenção dos direitos da pessoa com deficiência, inclusive para ele direito a ser colocada no mercado de trabalho, sua auto-estima, sua independência econômica, eu imagino que satisfação, que alegria, um cidadão, uma cidadã com deficiência chegar com o dinheiro para os pais e falar que também ajudará em casa, no orçamento de casa.

Quer dizer, isto é uma coisa de valor inestimável, não é medido com uma régua não, só quem tem sensibilidade humana pode imaginar o quanto que isto vale; é o que eu falei, que eu sou otimista com a sociedade brasileira; por conta disso, cada vez mais brasileiros se sentem felizes de viver no Brasil. Nós não seríamos aceitos em outros países, e também nós somos muita gente, somos quase 200 milhões, nem caberíamos em outros países. Temos que construir nossa casa com justiça, com liberdade, com progresso, para todos aqui mesmo, e a participação de vocês no mercado de trabalho, na sociedade, na família, é muito importante. E, mais do que isso, a participação da Deputada Célia Leão na política, na decisão do que vai ser feito no Estado de São Paulo em relação à sociedade, isto mostra que o cidadão com deficiência tem capacidade, competência, e merecimento para ocupar qualquer cargo na nossa sociedade, estado e república.

Parabéns, Deputada Célia Leão. Parabéns, Avape, por tudo o que tem feito pela nossa sociedade. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas ao Deputado Jamil Murad, cujas palavras, além de sinceras, são comprometidas com o trabalho. Obrigado pela sua trajetória na vida pública, por tudo o que o senhor tem feito e vai continuar fazendo por todos nós, além da competência como médico, como homem público. A Avape tenho certeza de que se sente muito honrada com a sua presença.

Nós queríamos registrar com alegria a presença do Sr. Carlos Ferrari, que é vice-presidente institucional da Avape, querido amigo de tantas lutas, tem uma história também que se confundem com a Avape, com sua história pessoal e de família, é uma alegria recebê-lo na Assembleia. Também quero registrar com alegria a presença da Nanci Figueiredo, que está aqui representando o coronel Wilker, diretor do SAMU de São Paulo, muito obrigada, leve o nosso abraço ao coronel. E também a Sra. Maria Augusta Matos de Pires Souza, nossa querida diretora de treinamento e desenvolvimento do IPEM, obrigada também pela presença. Cada vez mais pessoas, autoridades, lideranças.

Esta Sessão ficará marcada para toda vida aqui na Assembleia Legislativa, uma segunda-feira, além de o céu estar azul, o sol dourado, a presença de vocês iluminando a Assembleia, muito obrigado. Também aqui representando esta grande empresa, a SABESP, o Sr. Marcos Prado, leve o nosso abraço ao presidente da SABESP, por favor, e obrigado pela presença.

Dando sequência e chegando daqui a pouco ao final, até porque já me chegou aos ouvidos que o pessoal do coquetel está ávido, esperando cada um de vocês. Já indo para o término na Sessão Solene, eu queria convidar com muita alegria eles que trazem na sua voz, no seu coração, a alegria através da música, os nossos cantores Guilherme Lana e Leonardo Nascimento, que vão trazer para nós três apresentações, com certeza brilhantes. Peço para estarem aqui conosco, peço uma salva de palmas ao nosso querido Guilherme Lana e Leonardo Nascimento, por favor. Pode aplaudir. (Palmas.) Eles vão cantar, não sei se nesta ordem, a “Estrada do Sol”, de Tom Jobim, “Follow the Sun” e “Eight Days a Week”, dos Beatles. Por favor.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.   

 

* * *

 

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, querido Guilherme. Uma salva de palmas bem forte, afinal de contas talento é talento, e vocação é vocação. (Palmas.) Leonardo e Guilherme, ainda bem que eu só tenho que presidir a sessão, viu? Se me dessem estes dois violões eu estaria perdida, eu e um monte de gente aqui dentro. Não sou só eu não. (risos)

Parabéns, queridos, parabéns pelo talento, pela Avape, que também são responsáveis e culpados no bom sentido por este resultado, por esta vitória na vida de vocês e na vida de todos nós.

Bem, estamos chegando ao final desta Sessão Solene com a mesma alegria, com o mesmo entusiasmo com que começamos, ouvimos aqui palavras queridas, sábias, de quem tem história, da Sylvia, nossa presidente; do Antonio Grasso, aqui também trazendo o sentimento do Marcos Belizário; o carinho, compromisso, respeito que tem o nosso Jamil Murad; as autoridades que por aqui justificaram a sua não presença. Queria também dizer que o presidente desta Casa, Barros Munhoz, que também é Deputado Estadual, sempre está conosco na abertura do trabalho, mas hoje de fato ele tinha um compromisso que não lhe permitiu fazer a abertura, mas pediu que eu deixasse aqui o abraço dele e as portas abertas desta Assembleia.

Sem me alongar, eu quero dizer a cada um de vocês, como eu já disse no início, mas só quero reforçar, histórias se constroem com ação, ação concreta. Eu sou cristã, acredito em um Deus presente na nossa vida, na minha e de vocês, cada um com a sua religião, da forma que tem a sua fé e processa essa sua fé. Mas eu sei que Deus existe, mas ele não vai fazer as coisas sozinhas, seria muita covardia, não seria honesto, nós imputarmos o tempo todo a Deus para que ele fizesse, para que ele realizasse. Ele abençoa, ele orienta, como eu disse na fé de cada um, mas depende de cada um fazermos. É a ação da mão humana que faz, é a ação da mão humana que transforma, é a ação da mão humana que realiza. E se nós não fizermos, fica sem ser feito. Depende de cada um de nós, não importado como somos, e nem quem somos, e nem como podemos fazer, mas todos nós, com certeza, somos responsáveis.

E com esta responsabilidade, temos que ser comprometidos, com a nossa vida, a pessoal de cada um em primeiro lugar, porque quem não ama a si não pode amar o próximo. Então, cuidado, pessoal do corpo e a mente, dos cuidados de higiene, aprendizado, tudo aquilo que faz bem a nós, vida com saúde e com qualidade, além de respeito. Quero dizer que se depende de nós, cada um deve fazer e não existe desculpa.

A Avape só chegou aonde chegou com 30 anos, este ano é a comemoração dos 30 anos, que começou em 25 de junho de 1982, muitos de vocês não tinham nem nascido, não tinham expectativa em serem participantes da Avape, quer seja como funcionário, como colaborador, como apoiador, como diretor, como presidente, como Marcos, que não está aqui, nosso presidente da Fenavape, como clientes, como pacientes como alguns chamam.

Muitos não tinham nascido e a Avapecomeçava, como já foi contado aqui, por conta de grupos de pais que queriam ver os seus familiares mais bem cuidados, ou melhor, bem cuidados, porque nem cuidados eram. Uniram-se e se agruparam quase 50 pessoas, e criaram a Avape. Avape esta que depois disseminou na capital, no Estado de São Paulo e depois no Brasil, como contou a nossa presidente Sylvia. Estas coisas têm que ficar marcadas para sempre para nós. Alguém fez, alguns fizeram, se eu posso assim falar. Não caiu do céu, é abençoado, mas não caiu do céu. Alguém se movimentou, alguém saiu do seu lugar, pensando no próximo, pensando no que ele poderia fazer para melhorar, não só a vida de um familiar dele, mas a vida de centenas, de milhares de pessoas no Brasil, e então aconteceu.

Eu não vou me alongar, mas isto tem que marcar a história. Em todos os eventos que a Avape tem feito para registrar os 30 anos, e de forma especial a mim, aos funcionários e Deputados de todos os partidos, marcados aqui na Assembleia como esta Sessão Solene também, a Avape tem que continuar, com firmeza e prudência, continuar com rigidez, não abrir mão de seus direitos, brigar por seus direitos, para que possa servir mais e melhor. Com isto, quero colocar aqui a Assembleia Sylvia à disposição desta boa briga, nesta caminhada, porque a Avape só tem que crescer, nunca parar.

Quero encerrar dizendo a vocês que a Avape cuida, como disse o Jamil Murad, de pessoas com deficiência. Mas vamos pensar rapidinho o que significam pessoas com deficiência, o próprio nome diz, pessoas com deficiência. Mas antes da palavra com deficiência vem uma palavra, e qual é? Pessoas. E eu acho, ou melhor, eu tenho certeza, meu querido amigo Jamil, quero encerrar a Sessão Solene exatamente com isso, independente de ter deficiência ou não, são pessoas, homens, mulheres, jovens, idosos, crianças, brancos, negros, com mais condição socioeconômica, com menos condição socioeconômica, não importa, são pessoas. E se são pessoas, são gente; se é gente, é ser humano, e se é ser humano não importa como é, tem que ser respeitado, tem que ter vida digna, tem que poder ser feliz, e efetivamente tem que ser feliz. Falta uma perna? Não importa. Falta um braço? Não faz diferença. Não ouve? Ouve de outra forma. Não enxerga? Enxerga de outro jeito. Intelectualmente é diferente? Não tem problema. A velocidade do cognitivo é mais lenta se comparado aos normais? Não muda a vida.

O que importa primeiro é ser reconhecido como pessoa, como ser humano. Nós somos iguais em pelo menos duas coisas na vida, pelo menos em duas: primeiro perante a lei, artigo 5º da Constituição Federal: todos são iguais perante a lei; e para quem tem fé, sem entrar no mérito da religião, perante Ele. E não tem como ser igual diferente. Quer dizer, somos diferentes na roupa, no cabelo, no perfume, no batom, no cabelo, na cor da pele, mais gordinho, mais magro, cabeludo, careca, somos diferentes, mas enquanto seres humanos nós somos iguais, enquanto pessoas nós somos iguais.

E quanto à igualdade tem que ser respeitada, e é esta igualdade que a Avape respeita, e que a Avape briga para criar condições de, pelo menos, oportunidades iguais. Todo mundo tem direito, Cida, a ter as mesmas oportunidades, depois o que vai fazer com esta oportunidade ou não, passa a ser quase que problema de cada um, mas a sociedade não tem o direito de privar que todos tenham esta possibilidade. E a Avape tem este papel, de qualificar, de ensinar, de preparar todos nós para o mercado de trabalho.

Afinal de contas, trabalho também é renda e também é necessário. Quando pagamos alimento, comida, aluguel, roupa, que é um direito de todo mundo, precisa de dinheiro. Mas o trabalho, tão importante quanto no final do mês o salário para quem recebe, e muitas pessoas com deficiência acabam ajudando diretamente as suas famílias, o trabalho dignifica, o trabalho dá às pessoas aquilo que elas podem ter, que é o mérito de poder fazer alguma coisa, e todos podem fazer de algum jeito.

Minha querida Sylvia, quero dizer que deficiência não é problema, deficiência é uma condição de vida que a gente passa a ter, por uma enfermidade, um acidente, ou qualquer problema na vida, ou no nascimento. Mas deficiência não é problema, e eu aprendi isso quando eu parei de andar, e parar de andar é uma situação, eu andava. Um acidente de carro, como milhares de brasileiros ou estrangeiros passam, a minha história se confunde com milhares de pessoas, e a minha não é única, não é melhor nem pior, é somente uma história, e quanto eu parei de andar, lógico que é melhor você andar do que não andar, você enxergar do que não enxergar, ouvir do que não ouvir, melhor ter perna do que ser amputado, isso é óbvio. Ninguém quer tapar o sol com a peneira, mas é preciso entender que as condições que acontecem e que surgem na nossa vida são condições que nós podemos nos organizar com a nossa vida.

Quando eu parei de andar, eu só parei de andar. É como ir à festa e não pôr o brinco. Se tiver o brinco, põe o brinco, se não tem o brinco, esqueceu-se de colocar ou não tem dinheiro para comprar, vai para a festa sem brinco. Se perdeu o brinco, vai sem brinco, mas a festa está lá, vai pra festa da mesma forma. Quando eu parei de andar, de forma singela e respeitosa, eu posso fazer este paralelo com vocês, eu só perdi o acessório, eu só perdi uma coisa que era boa, mas que dá pra viver sem ela, eu perdi o brinco, mas a festa ficou, porque a festa é a vida. Porque quando nós temos a vida, tudo é possível. Não importa como é a vida, mas se temos a vida, nós temos a obrigação de viver e, mais do que isso, ter condições de sermos e fazermos os outros serem felizes também.

Essa é a nossa obrigação de vida, o resto, no bom sentido e com todo respeito, é detalhe, é acessório, e ninguém vive de detalhe ou acessório, mas sim do principal. E hoje o principal são vocês, a vida de vocês. E a Avape, que construiu, e que ajuda esta vida a ser realizada com amor, com carinho e com dignidade.

Portanto, a Avape está de parabéns. Parabéns aos diretores, colaboradores, apoiadores, aos pacientes, clientes e familiares que acreditaram na Avape, que mandaram seus filhos para a Avape, filhos, pai, mãe, irmão; a família é muito importante para que a sociedade de certo.

Está Sessão Solene é só de alegria. Parabéns, Sylvia, mais uma vez. Leve o nosso carinho, mas, sobretudo, Jamil que é Vereador e tem vida pública, Grasso que é secretário e tem vida pública, Prefeito que está aqui representado, Governador, nós temos obrigação de apoiar, portanto, mais do que a Sessão Solene, temos o nosso compromisso, o resto nós vamos fazendo com alegria, com vigor e com vontade.

Eu encerro dizendo a vocês que sou uma pessoa feliz, eu tenho que partilhar esta felicidade com vocês. Uma pessoa feliz, primeiro porque eu tenho vida, segundo porque tenho uma família, graças a Deus, maravilhosa, de amor, de aconchego, família é bom para todo mundo. Meus três filhos nasceram depois do meu acidente. A deficiência não atrapalha a vida de ninguém, e por fim, tenho este trabalho de representar vocês. Eu quero dizer a vocês que felicidade é isso, é fazermos das nossas vidas também uma vida de doação, que é o que a Avape vem fazendo.

Antes de encerrar, com a nossa salva de palmas, eu quero passar para Sylvia, que pediu de forma carinhosa um minuto para fazer aquilo que nós tínhamos que fazer para ela, mas ela quer carinhosamente entregar umas flores, e trazer o abraço da Avape para nós aqui na Assembleia e as pessoas que estão aqui conosco. Por favor, Sylvia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens   

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Com estas palavras, com estas flores, com esta alegria, quero dizer a vocês que fica aqui, mais do que a Deputada, que pode presidir uma Sessão Solene, e que é uma honra para eu ser Deputada e ter vida pública, porque onde vocês estão é um chão sagrado. Alguém pode me dizer, como já disseram, mas chão sagrado não é de igreja? Também. Mas aqui neste Parlamento o chão é sagrado porque a sociedade deposita a esperança que tenham uma vida melhor a cada um dos Deputados e Deputadas eleitos, então nós temos obrigação da hora que acordamos à hora que dormimos, de honrar com confiança que a sociedade nos deu.

Obrigada pela presença, obrigada pela confiança. Mas tenham aqui mais do que a Deputada, a amiga Célia Leão, porque os mandatos podem passar, mas a amizade de coração, sincera, fica para sempre e vocês hoje são a nossa amizade. Um beijo no coração, uma salva de palmas a vocês. (Palmas.)

Não tendo mais nada a ser deliberado, está encerrada a nossa Sessão Solene, e convidamos a todos para continuar no nosso coquetel. Muito obrigada, Sylvia, leve o nosso abraço ao Marcos. Muito obrigada mesmo.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 12 minutos.     

 

* * *