22 DE OUTUBRO DE 2004

49ª SESSÃO SOLENE PARA REALIZAR O “CULTO DE GRATIDÃO A DEUS PELO ANIVERSÁRIO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTO”.

 

Presidência: JOSÉ BITTENCOURT

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 22/10/2004 - Sessão 49ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ  BITTENCOURT

 

CULTO DE GRATIDÃO A DEUS PELO ANIVERSÁRIO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA-PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTO

001 - JOSÉ  BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de realizar o Culto de Gratidão a Deus pelo aniversário da Igreja Cristã Maranata - Presbitério Espírito Santo. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - JOOJI HATTO

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, discorre sobre os projetos de sua autoria que têm por objetivo diminuir a escalada da violência na Capital.

 

003 - AUGUSTO LUIS BILLI

Pastor, relata a missão evangelizadora da Igreja Maranata nos países que possuíam regime comunista.

 

004 - Presidente JOSÉ  BITTENCOURT

Comenta culto celebrado em Moscou em 1997.

 

005 - WANDERLEY CRUZ

Pastor, fala sobre os testemunhos de conversão religiosa. Apresenta cânticos de louvor.

 

006 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado Federal, tece comentários sobre o poder de Cristo na transformação da Rússia e chama a todos para que o Evangelho seja difundido.

 

007 - BERSON GIL DA SILVA COSTA

Pastor, lê trecho da palavra do Senhor, e faz uma oração. Fala sobre Moisés e a crise do cristianismo materialista. Apresenta número musical, seguido de uma oração.

 

008 - Presidente JOSÉ  BITTENCOURT

Destaca a participação dos parlamentares evangélicos e cumprimenta a Igreja Cristã Maranata por seu trabalho mundial de evangelização. Faz agradecimentos àqueles que colaboram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Esta Presidência deseja fazer menção das autoridades presentes neste ato solene e dizer a todos os nossos queridos amados irmãos e amigos da Igreja Cristã Maranata que é uma alegria recebê-los no Parlamento Paulista, recinto sagrado da democracia paulista.

Durante este cerimonial, muito embora haja um formalismo regimental, temos a plena liberdade de adorar e exaltar o soberano nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. À minha direita, encontram-se o ilustre Deputado Federal Gilberto Nascimento; Pastor Augusto Luis Billi. À minha esquerda, Pastor Bergson Gil da Silva Costa; Pastor Wanderley Cruz. Demais pastores que ladeiam também esta mesa: Pastor Aparecido Felisberto Filho; Pastor Edin de Lima Ferreira Neto; Pastor Esler Roberto Menami; Pastor Francisco Soares; Pastor Gilvan Francisco de Souza; Pastor Jeremias Caldeira dos Santos; Pastor Luiz Antonio Fidalgo; Missionária Madalena Bittencourt, minha esposa, que tenho maior prazer de recepcioná-la aqui no Parlamento Paulista; Pastor Nilton Valério dos Santos; Pastor Norton Cleber da Silva Pinto; Pastor Rudy Gerber; Pastor Ubirajara Torres Cunha. São os ilustres pastores que fazem parte do corpo ministerial da Igreja Cristã Maranata.

Quero também destacar a presença do Dr. Aloysio Raphael Cattani, digno Procurador do Estado de São Paulo; ilustre Vereador da Câmara Municipal de Carapicuíba, Marcos Neves; ilustre Vereador da Câmara Municipal de São Paulo e Líder da Bancada do PMDB, nosso companheiro, Jooji Hato, aqui a minha esquerda.

Senhoras e senhores, quero resumidamente dizer que esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade primeira de cultuarmos a Deus pelo 37º Aniversário da Igreja Cristã Maranata, vinculada ao Presbitério do Espírito Santo.

Nesta oportunidade, convido todos os presentes para ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro PM e Músico, 2º Tenente Antonio Ferreira Menezes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ouviremos a palavra do nobre Vereador Jooji Hato, que nos visita.

 

O SR. JOOJI HATTO - Boa-noite, senhoras e senhores; Presidente Deputado José Bittencourt; meu amigo Deputado Federal Gilberto Nascimento e demais autoridades aqui presente, é uma alegria estar nesta noite nesta Casa de Leis, a Assembléia Legislativa de São Paulo, do maior Estado deste País. Quero cumprimentar a todos os religiosos, adeptos dessa entidade religiosa maravilhosa, que nesta noite comemora o aniversário da Igreja Cristã Maranata.

Quero externar meu sentimento como Vereador de São Paulo, há 22 anos e reeleito pela sexta vez consecutiva, dizer que minha preocupação sempre foi a de um cidadão, de um médico preocupado com a segurança e com a vida, e esta Cidade e este País mergulham neste momento muito triste num grau de violência inaceitável.

Fiz a Lei Seca que está salvando vidas em muitas cidades, fiz a lei da Moto sem Garupa, que, embora vetada pelo Executivo, se Deus quiser, iremos implantar na Cidade de São Paulo e neste País, para que a vida seja valorizada.

Sr. Presidente e demais autoridades, neste instante quero dizer que, acima de todas as medidas que tomamos, acredito que um fator muito importante que ajuda a combater a violência, ao lado da Educação, da Cultura e do Esporte, do emprego e da geração de emprego estão não só as leis que fizemos, mas também as existentes, mas acima de tudo está a religião. A crença em Deus é extremamente importante; quem tem Deus no coração não pratica delito e violência.

Nesta noite sinto-me feliz por dizer aqui, de viva voz, que temos a obrigação, principalmente todos os cidadãos do governo, de incentivar essa arte maravilhosa, que á a religião; essa arte que Deus nos deu, para que todos tenhamos o direito de ir e vir, principalmente o direito à vida, que é o bem maior. Muito obrigado, e parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Queremos registrar a presença do Evangelista Alberto Reikdal, que apresenta os cumprimentos do Deputado Estadual desta Casa, Adilson Barroso. (Palmas.)

Tem a palavra o Pastor Augusto Luis Billi.

 

O SR. AUGUSTO LUIS BILLI - Queremos cumprimentar o Presidente desta Sessão Solene, Deputado José Bittencourt; nosso Deputado Federal Gilberto Nascimento; Vereador Jooji Hato, que nos prestigiam com as suas presenças, e agradecer em nome da Igreja Cristã Maranata o convite que o Deputado José Bittencourt nos fez para estarmos juntos neste dia louvando o nome do Senhor, neste lugar tão importante. Aleluia! O nome do Senhor tem sido glorificado neste lugar.

Há dois anos, estivemos aqui também a convite do Deputado Gilberto Nascimento, que ultrapassou as barreiras do Estado e está representando os paulistas na Câmara Federal. Naquela ocasião trouxemos, para que ficasse registrado nesta Casa Legislativa, o histórico da Igreja Cristã Maranata. E, nesta oportunidade, gostaríamos de trazer um pouco do momento atual que estamos vivendo, as evangelizações, os convites que têm sido feitos por todo o mundo para que esta obra esteja se expandindo, ultrapassando fronteiras e barreiras. A obra tem crescido no Brasil e em todo o mundo.

Ainda, no último mês de setembro, uma edição do jornal “O Estado de S. Paulo”, de domingo, numa matéria sobre as igrejas evangélicas, constamos como uma das dez maiores, com 270 membros no Brasil. O que muito nos alegrou, porque esta obra tem sido feita conhecida, para glória e nome do Senhor. Aleluias por isso.

A obras tem crescido tanto. No final do ano passado, o Senhor deu uma revelação aos pastores que, neste ano de 2004, ele levaria sua obra a todo o mundo, por todas as nações. Certamente, depois de uma palavra dessas, o nosso coração pode questionar: “Senhor, mas por todo o mundo? Não é muita coisa? “É estamos acostumados a saber, já estamos em vários países, Estados Unidos, Portugal, Irlanda, Inglaterra, Itália, Japão, Coréia, os nossos países da América do Sul. Fizemos um seminário em Medelín, na semana passada, na Colômbia, Equador, Argentina, Chile, Canadá todos esses países em que pregamos a palavra do Senhor, com tantas igrejas, e o senhor fala que quer alcançar o mundo. Então, o questionamento fica no nosso coração, e só o Senhor pode operar isso, porque Ele tem aberto grandes portas. Aleluia!

No primeiro semestre, tivemos uma experiência nesse sentido. Fizemos um culto em Quito, no Equador, e pudemos ter pessoas da Venezuela, Colômbia, Equador, Brasil, Peru e Chile. Começamos a perceber que Deus está colocando a sua mão, Ele pode abrir as suas portas, e as coisas começam a caminhar de maneira extraordinária. O evangelho vai caminhando de uma maneira extraordinária, independente de nós, porque não depende de nós. Deus não depende de nós. Independente de nossa vida, a palavra do Senhor tem sido pregada em muitos países. E a grande porta que se abriu neste ano, foi do Leste europeu. Temos glorificado o Senhor, temos agradecido a Deus pela porta que se abriu.

Tivemos algumas experiências, que gostaríamos de trazer para ficar aqui registrado. A experiência que os pastores foram à antiga União Soviética, e que hoje está dividida em repúblicas. Pudemos fazer contatos, levar seminários, pastores, igrejas inteiras, para receber essa obra, doutrina que o Senhor tem revelado no nosso meio. Louvado seja o nome do Senhor!

Estivemos na Ucrânia, onde mais de cem igrejas estiveram reunidas, num culto com mil pessoas. Alguns já vieram ao Brasil e disseram que é essa obra que querem. É isto o que precisávamos ouvir. Os pastores vieram ao Brasil, participaram do maanaim, que é um lugar onde temos os seminários, estudos bíblicos, que os Deputados já foram convidados, vão estar conosco, vereadores também estão convidados, os demais presentes, quem ainda não conhecem. Estiveram conosco no maanaim, os pastores da Rússia, Ucrânia, e falaram: olha, precisamos de tudo isso. Como é que vocês fazem, como é que é o grupo de interseção? Como é que é o grupo de assistência? Como é que a se hora se reúne? Vocês oram pelas madrugadas? É o clamor pelo poder de sangue de Jesus. E a doutrina que mais se admira, o entendimento de corpo.

O presidente da sessão, o nobre Deputado estava falando isso conosco previamente: a importância de entendermos que a igreja é corpo de Cristo, entendimento pleno, e vivermos isso a cada dia na nossa vida, e o Senhor tem nos ensinado isso. Louvado seja o nome do Senhor. Fizemos vários cultos.

O presidente da igreja da Ucrânia, é um homem notável. É um doutor em Física, formado pela Academia de Ciência de Moscou, acostumado com toda a ciência, russo, nos tempos áureos da União Soviética, e um dia ele se converteu. Um dia ele conheceu o Senhor. Ainda no meio do regime comunista, onde se era proibido, se você entregasse um folheto, você era preso, mas, o evangelho chegou até a sua vida. E ele foi perseguido por isso. Muitas vezes tentaram prende-lo por isso, armaram uma cilada, por isso, mas o Senhor sempre tocava o seu coração. Chegava a noite, Deus dava um sonho, e ele ia para um jejum, ele ia para uma oração, e aquilo que estava sendo preparado contra ele, ele vencia no poder do sangue de Jesus. Aleluia.

Havia esse presidente, eles formaram como que uma comissão, tal qual o nosso presbitério ali em Vitória do Espírito Santo, queremos aprender tudo. Dois homens, dois pastores que eram ex-integrantes da KGB, a polícia Secreta da União Soviética, são pastores, homens de Deus. Há um pastor que trabalha na TV, da Ucrânia, ele é enviado, prega na Polônia. Enquanto estamos falando aqui, os irmãos vão ver quantos países vamos citar, que estão sendo alcançados. Ele prega na Polônia. O diretor da TV da Ucrânia, pertence a uma igreja evangélica americana. Esse pastor americano estava lá presente, ouviu o seminário, chorou, quebrantou, vocês precisam ir lá para Sacramento, onde tem a minha igreja, mais de duas mil pessoas. Nós precisamos dessa obra. Isso que vocês estão dizendo, nós precisamos na nossa vida. Aleluia. Louvado seja o nome do Senhor.

Há um outro pastor também que faz parte dessa comissão, que era presidente do Partido Comunista na sua região, e evidente que o Partido Comunista proibia se pregar o evangelho. E como ele, presidente, poderia aceitar o evangelho de Cristo? Mas, havia no partido uma mulher que trabalhava ali, uma senhora idosa, que cria no Senhor. E o testemunho daquela mulher simples, fez com que aquele homem, depois de negar tantos convites, aceitasse de um convite, - eu vou. E foi numa igreja, numa época em que as igrejas eram subterrâneas, escondidas, porque você não podia, não havia liberdade de culto, e temos que exaltar esse privilégio do nosso país, a liberdade de culto, louvado seja Deus por isso. Temos a liberdade de estarmos adorando o Senhor na nossa casa, na nossa igreja, onde quisermos. Mas, lá, ele não tinha, e ele ia escondido para a igreja. E de, repente, ele falou: Deus falou comigo, mas, eu sou presidente do Partido Comunista, como é que eu vou explicar isso agora? E ele ia e sentava no fundo da igreja, e Deus falou comigo. O partido descobriu, não fez nada contra ele, mas fez contra aquela senhora, que tinha pregado. Demitiu aquela mulher, aquela mulher que com o seu testemunho tinha levado a palavra até ele. E ser demitida naquela ocasião era passar fome, porque todos os empregos eram do governo. Aquele partido único governava todas as coisas. Aquele homem foi crescendo nas experiências com o Senhor, foi batizado no meio da floresta num tanque de gelo aberto ali. E o Senhor derramou fogo. Aleluias, porque é um homem de Deus que está buscando a palavra a cada dia.

E as perguntas eram muitas. Os pastores que foram lá fizeram muitas perguntas: como é que vocês fazem, e batismo com Espírito Santo, dons espirituais, como é que se governa isso no corpo, esse entendimento que vocês têm, a palavra revelada, aquilo que está além da letra?O que nos admira é que todos esses pastores que estavam lá tinham um testemunho de perseguição, de luta, de serem presos. Alguns davam relato: ‘olha, o meu pai foi preso naquela época e morreu na prisão, o pastor da igreja foi preso e nunca mais vimos. E morreu na prisão, aquele irmão que era diácono morreu nas prisões. As prisões soviéticas que eram terríveis, desumanas.

E enquanto eles lutavam contra esse regime lutávamos conosco mesmos para compreender a obra de Deus, mudar o nosso coração. E hoje o Senhor nos leva ao mesmo encontro. Louvado seja o nome do Senhor, por estarmos compreendendo esse projeto de Deus, essa obra que Deus fazia lá, e por estar fazendo no Brasil esse grande avivamento. Louvado seja o nome do Senhor!

No último dia quiseram fazer um banquete aos pastores. Nos encontramos com três grupos: um grupo da Assembléia de Deus, que lá estava, um grupo independente e um outro de uma Igreja Pentecostal. Esse grupo independente era o mais simples que tinha ali e queriam fazer um banquete aos pastores no hotel. O nosso pastor viu e perguntou como eles iriam suprir todas as necessidades. Pediu para que os pastores também contribuíssem, eles que haviam vindo do Brasil. E o russo lá ficou muito bravo, dizendo que não queriam dinheiro e afirmando: se vendermos tudo o que temos, tudo o que alcançamos aqui, não alcançaremos o valor das coisas que Deus nos deu através da vinda de vocês. Louvado seja o Senhor! Através do que vocês vieram nos trazer, nada paga o valor dessa obra revelada que nos trouxeram.

Estivemos fazendo um seminário em Moscou com pessoas que vinham de lugares longínquos, a 1600 quilômetros de distância. E lá a experiência foi a seguinte: um pastor, o presidente das igrejas, presidente de três mil pastores, um homem de 75 anos, que foi preso durante 18 anos por servir o Senhor: primeiro foi preso por 10 anos, depois por três anos e depois por mais cinco anos, mas não deixou de pregar a palavra do Senhor. Aleluias! Depois ele estava sendo condenado a mais cinco anos quando veio a abertura, a Perestroika. Um homem com essa autoridade, com esse sofrimento de alma em favor do Evangelho, disse o seguinte: ‘neste púlpito aqui nunca ninguém falou. Nunca deixamos ninguém de fora falar neste púlpito. Mas vocês que vieram do Brasil vão nos falar tudo o que Deus tem revelado. Já temos notícias de vocês, Deus já tem nos falado a respeito de vocês, e queremos ouvir tudo o que vocês têm para nos dizer. Louvado seja o nome do Senhor!

Então quando Deus falou: “vou alcançar os países”, não conseguimos enxergar tudo aquilo que Deus está fazendo. Estivemos em Milão, fazendo um seminário também, no leste europeu, para três mil pastores. E a experiência foi que em cada seminário pessoas de outros países estavam ali. E foram alcançados: Rússia, Bielorrússia, Uzbequistão, Turcomenistão, Moldávia, pessoas do Congo Belga, um pastor do Pólo Norte, pessoas da França, pessoas do Quênia, pessoas de todos os países foram contatadas em poucos dias de viagem dos pastores, de modo que vemos o seguinte: a obra do Senhor tem crescido. E tem se expandido por todo o mundo.

Uma benção que o Senhor realizou também foi no Seminário de Milão em que houve o levantamento de pastores. E glória a Jesus por isso. Um dos irmãos que foi levantado foi um irmão da Alemanha, Pastor Thomas, que foi salvo aqui em São Paulo em uma de nossas igrejas. Ele mora na cidade de Nuremberg, e depois que ele foi levantado, uma irmã contou um sonho que Deus tinha dado a ela. Nesse sonho ela via um soldado alemão que havia sido morto, e sobre o seu túmulo havia uma bandeira onde estava escrito Maranata. E ela sabia no sonho que aquele soldado havia morrido na guerra em 1914, mas tinha feito uma oração pela Alemanha, por uma cidade, Nuremberg. E naquele dia um pastor de Nuremberg estava sendo levantado.

Vemos o seguinte: o Senhor, lá da Eternidade, que contempla todas as coisas, para quem o tempo não passa, vê a oração de um homem, há 90 anos, e a oração não fica vazia. Aleluias por isso! O Senhor está vendo lá da Eternidade, contempla esse culto nesse lugar, hoje. O Senhor que está ouvindo os gritos, os apelos daqueles que estão diante do trono do cordeiro dizendo: ‘até quando, Senhor?’ E a Eternidade vai revelar a cada um deles - Aleluias por isso -, até quando, Senhor, e o Senhor tem olhado e é chegado o momento de alcançar os países, de alcançar o nosso país, de a cada dia dedicar nossa vida e saber que todos os dias temos uma obra a realizar. A preocupação tem sido trazida.

É o seguinte: hoje o relógio não pára. O tempo está passando. Nós podemos parar e olhar o relógio: o relógio não pára. Temos de caminhar e levar esta obra àqueles que ainda não a conhecem, levar o poder de Deus àqueles que precisam experimentar do amor e da bondade do Senhor. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Deus seja louvado! Nós testemunhamos tudo isso que o Pastor Augusto falou. Tivemos essa experiência. Ficamos dez dias em Moscou, em 1997, com cerca de cem pastores e tivemos profundas experiências. O que o Pastor Augusto passou com seus companheiros na região da antiga União Soviética, nós também passamos. Vim com a chama do espírito evangelista missionário renovado em meu coração. Uma das maiores experiências que tive na Rússia foi no parlatório da Praça Vermelha, onde celebramos um culto ao Senhor; no centro de Moscou, na Praça Vermelha, ao lado do mausoléu de Lênin, dizer que Jesus Cristo é o Senhor da Rússia, Jesus Cristo é o Senhor do Universo. Foi uma grande vitória. Deus seja louvado!Quero dizer aos senhores que não olhem para aquele relógio, pois ele parou. O relógio dispensacional de Deus, não.

Tem a palavra o Pastor Wanderley Cruz para o momento dos louvores.

 

O SR. WANDERLEY CRUZ - Sr. Presidente, nobre Deputado José Bittencourt; Deputado Gilberto Nascimento, representante do Deputado Adilson Barroso; Alberto Reikdal, Vereador Jooji Hato, demais autoridades, pastores, irmãos e amigos, depois de ouvirmos tantos testemunhos maravilhosos da operação do Espírito Santo, gostaríamos de abrir nossos lábios e nossos corações louvando ao Senhor.

Convidamos todos a cantar o Louvor nº 1: “Em tua presença entramos, clamando a Ti, ó Senhor!”

* * *

 

- É entoado o Louvor nº 1.

 

* * *

 

O SR. WANDERLEY CRUZ - Graças a Deus! O próximo louvor fala de uma direção segura das nossas vidas para uma fonte inesgotável, uma fonte eterna de águas: “Vou guiar-te a uma rica fonte.” Deus quer nos conduzir, cada um de nós, nesta noite, a uma comunhão maravilhosa com o Espírito Santo.

 

* * *

 

- É entoado o Louvor nº 3.

 

* * *

 

O SR. WANDERLEY CRUZ - Graças a Deus! Bendito seja o nome do Senhor! Graças a Deus! Glória, Jesus! Amém!

Meus irmãos, Deus tem realizado uma obra tão grande em nossas vidas, tem dado uma experiência tão importante, uma mudança tão radical, como nós costumamos falar que a nossa conversão, a obra que Deus realizou em nós, nós não trocamos por nada. E você que vive isto, convidamos a entoar o canto nº 4 desta folha: “A minha herança és Tu, Senhor!”

 

* * *

 

- É entoado o Louvor nº 4.

 

* * *

 

O SR. WANDERLEY CRUZ - Graças a Deus! Bendito seja o nome do Senhor! Meus irmãos, esta forma de vida que Deus nos tem dado, esta herança, este entendimento de que deus deve estar em primeiro lugar em nossas vidas é porque o Senhor tem colocado no nosso coração a eternidade. É por isso que quando acabamos de falar a palavra ‘eternidade’ muitos lábios se abriram para glorificar ao Senhor. Porque é para lá que o Senhor está conduzindo a sua igreja, o seu povo. E o Espírito Santo está preparando um povo para isso. Vamos cantar o louvor nº 6 da folha, que fala deste momento que estamos vivendo, o momento que antecede o arrebatamento da Igreja: Oh, vem logo Jesus! Este é o desejo da Igreja.

 

* * *

 

- É entoado o louvor nº 6.

 

* * *

 

Graças a Deus! Louvado seja o nome do Senhor! Agradecemos ao nobre Deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - José Bittencourt - PTB - Deus abençoe todos os nossos irmãos que tributaram ao Senhor esses belos louvores.

Estava pensando e o Espírito de Deus, falando comigo, bem no íntimo, na alma. Oxalá que toda a igreja, em São Paulo, pudesse reservar um dia do ano, neste Parlamento, para aqui, juntos, adorarmos o Senhor.

A igreja precisa ocupar esses espaços e aqui fincar as bases, mais ainda: declarando o senhorio absoluto de Jesus sobre as nossas vidas. É a partir deste Parlamento que as transformações da sociedade são normatizadas. Este Parlamento precisa, mais do que nunca, ser coberto de oração; este Parlamento precisa, mais do que nunca, ter a presença dos amados irmãos, destes ilustres pastores que estão aqui conosco, desta abençoadíssima Igreja. De tal modo que, vamos nos esforçar para isso.

Parabenizo profundamente, em nome do Presidente desta Casa, nobre Deputado Sidney Beraldo, em nome do Parlamento Paulista, a conduta da Igreja Cristão Maranata, que não arreda pé anualmente de estar neste Parlamento glorificando o soberano nome de Jesus. Deus seja louvado!

Ouçamos o nosso Deputado Federal Gilberto Nascimento, que ocupará a tribuna desta Casa.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Exmo. Sr. Presidente, nobre Deputado José Bittencourt, queridos pastores, quero cumprimentar o Pastor Bergson e cumprimentando-o, estou cumprimentando todos os pastores presentes, quero cumprimentar a nossa querida irmã Conceição, exemplo de funcionária desta Casa e cumprimentando a Conceição quero cumprimentar todos os funcionários aqui presentes, inclusive os membros da nossa Polícia Militar. Quero cumprimentar toda a nossa querida família com a gloriosa paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!

Quero também deixar aqui um abraço a um grande amigo, Vereador Jooji Hato, amigo de longa data. Tivemos a felicidade de ser vereadores juntos. E aproveito para cumprimentar também todos os vereadores presentes nesta Casa.

Optei por falar aqui embaixo, Pastor Bittencourt, porque aí encima ficaria muito exposto. Quando falo em público, minhas pernas tremem e as pessoas logo veriam que eu estou muito tenso. Então, ficando atrás desta tribuna, pelo menos vocês não vão observar isso.

Semana que vem, as pessoas estarão lendo esta sessão no “Diário Oficial”. E será muito bom que essas pessoas possam ler, pois hoje esta Casa faz um culto de agradecimento a Deus por mais um ano da Igreja Maranata. Nesta Casa, esta noite, estão hoje homens de confiança de Deus, pastores da Igreja Maranata. Fiquei nesta Casa durante oito anos, dois mandatos, depois de ter vindo de três mandatos na Câmara Municipal. Agora estou na Câmara Federal e mesmo assim minhas pernas ainda tremem quando falo ao público.

Já estive deste lado esquerdo tantas vezes. Já tivemos festas aqui com o Presidente da República. Vi neste lado esquerdo, onde estão os pastores, muitos ministros, homens de confiança de um governo, homens de muitos países representando seus governos, homens nomeados como pessoas de confiança de um governo. O que esta noite estamos vendo também é um grupo igualmente de confiança.

Um Presidente da República esteve nesta Casa, trazendo seu ministério, seus homens de confiança e aqui se fez uma festa. Mas logo depois aquele presidente acabou perdendo a confiança e seus homens de confiança também a perderam.

Homens de confiança de um governo terreno é isso mesmo. Nestes 24 anos que vamos completando de mandato, quantas vezes não vimos homens que foram de confiança de um governo desaparecer logo depois, andando pelas ruas de cabeça baixa. Mas eu louvo a Deus, porque esta noite estamos vendo um grupo de homens de confiança diferenciados. Não homens de confiança que simplesmente foram nomeados por um governo por terem carregado sua pasta ou por nele ter votado. O governo terreno é curto, de quatro anos, reeleito por mais quatro, tempo que permanecerá o homem de confiança.

Mas eu louvo a Deus, queridos pastores, porque nesta noite vemos um grupo de homens de confiança não de um governo terreno que se corrompe e que passa, mas de um governo eterno, de um governo que permanece para sempre. Esses homens de confiança são aqueles que levam a palavra de Deus. São esses homens da Igreja Maranata. São esses homens que hoje espalham o Evangelho por todos os países do mundo.

Louvo a Deus por essa Igreja, que nasceu em 1967. Quantas vidas foram transformadas através da pregação desse Evangelho. A Igreja Maranata esteve durante todo esse tempo na trincheira dizendo que Jesus é aquele que pode transformar o homem, que Jesus é aquele que salva, que Jesus é aquele que cura, que Jesus é aquele que batiza com o Espírito Santo. Essa é a principal meta da igreja na Terra.

Louvo a Deus quando ouvimos o nosso querido Pastor Billi falando da Rússia, onde hoje está o Evangelho, o Evangelho de Cristo que transforma o mundo. Tive oportunidade de estar na Rússia em 95 ou 96 e ali tive a felicidade, querida família, de ver o que é o poder transformador de Jesus Cristo.

Na área central de Moscou, ao lado da estação central do metrô, há três grandes prédios da KGB e um grande terreno de quase quatro mil metros, um terreno que foi reservado para a construção de uma escola destinada ao ensino do leninismo e do marxismo a filhos de políticos do mundo inteiro ligados ao regime comunista, para ensinar-lhes que o comunismo é bom e que Deus não existe. Mas Deus vê todas essas coisas.

Louvo a Deus, porque o comunismo caiu. E exatamente nesse mesmo terreno onde seria construída uma escola de filosofia leninista e marxista para que pudessem dizer que Deus não existe, nós tivemos a felicidade de lançar a pedra fundamental de um grande templo da Assembléia de Deus. Ali se está pregando que o comunismo não existe, mas que Jesus permanece o mesmo para todo o sempre. Esse é o objetivo da igreja. Portanto, parabéns, mais uma vez, à nossa querida Igreja Maranata. Que Deus abençoe a vida de cada um de vocês. Continuem pregando, que Jesus vai voltar.

Estavam cantando A minha alma Te espera, glorioso Jesus, coroado de glória, brilhando a Tua luz. Ora, vem, vem, Jesus. Ó, vem logo, Jesus. A minha alma te espera. Ó, vem logo, Jesus.’ Posso ver que essas palavras chegaram no trono sagrado da glória de Deus e de lá Jesus deve ter dito: olha, quando o Evangelho do reino for pregado a todas as pessoas, então, virá o fim.

Preguem o Evangelho. Preguem o Evangelho em todos os lugares. Quando o Evangelho for pregado a todas as pessoas, veremos o Nosso Senhor aparecer nas nuvens, as trombetas tocarem e aí alcançaremos um novo céu e uma nova terra. Ali nós festejaremos todos os dias juntos, todas as igrejas que servem ao Senhor, Jesus Cristo.

Portanto, querida família, eu encerro dizendo a vocês: preguem o Evangelho.

Igreja Maranata, Presbitério da Igreja Maranata, pastores da Igreja Maranata, continuem nessa caminhada. O destino desta nação não está na caneta do presidente da República que assina decretos. Não, querida família. O destino desta nação está nos joelhos daqueles que se dobram pelas madrugadas e falam com Deus. Portanto, vamos continuar orando. Vamos continuar pregando.

Estou na Câmara Federal, porque os irmãos para ali me mandaram. E lá tenho tido também essa preocupação. Todas as quartas-feiras pela manhã temos feito um grande culto e pregado juntando os outros Deputados. Nosso querido irmão Manato, que é Deputado Federal também eleito pela Igreja Maranata do Estado do Espírito Santo, tem estado conosco naquela frente de trabalho. E ali temos pregado o Evangelho, entendendo que Deus está mudando esta nação, quando começa a mudar os homens, que podem também ajudar a dirigir a nação.

Que Deus possa abençoar a cada um de vocês. Que o Espírito Santo de Deus possa abençoar esta Igreja. Que em todo templo sejam alvos os seus vestidos e que nunca falte óleo sobre as suas cabeças. Que Deus os abençoe, em nome de Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Ouçamos agora o Pastor Bergson Gil da Silva Costa, trazendo-nos a explanação da palavra de Deus. Logo em seguida entoaremos ao Senhor o louvor nº 5, “Meu coração engrandece” e proclamaremos o encerramento da presente sessão.

 

O SR. BERGSON GIL DA SILVA COSTA - Andando menos, temos menos oportunidades de tremer as pernas, Deputado.

Saudamos o Exmo. Deputado Gilberto Nascimento, assim como o Exmo. Deputado José Bittencourt, o Exmo. Vereador Jooji Hato, o Exmo. Vereador Marcos Neves, o Sr. Alberto Reikdal, representando o Exmo. Deputado Adilson Barroso, demais autoridades, irmãos. Saudamos a todos com a paz do Senhor.

Lerei um trecho da palavra do Senhor. Convido aqueles que puderem a ficar em pé. Salmo 42, versículo 2: A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.

Vamos fazer uma oração: “Clamamos ao Pai, nesta hora, para que o Senhor nos dê a comunhão necessária para entendermos a Tua palavra através do sangue de Jesus. Nós te louvamos, Senhor, pelo sacrifício de Teu filho, pelo grande valor desse sacrifício, pelo sangue vertido no Calvário, que nos dá o acesso à Tua presença e o direito, Senhor Deus, a recebermos as Tuas bênçãos. Nós te louvamos em nome do Senhor Jesus, Amém.” Podem sentar-se.

Irmãos, amigos, o homem foi criado por Deus para ser eterno. Mas em algum momento da sua vida, em algum momento da sua existência, o homem perdeu a eternidade. O tempo do homem começou a ser contado segundo o ponteiro do relógio e cada um de nós, ao nascer, recebe um estoque de minutos para gastar. Mas a alma do homem sente, anseia pela eternidade, até porque a alma conhece. Ela anseia pela eternidade porque ela conhece a eternidade.

Vejam bem. Houve um homem notável na Bíblia, Moisés, que em um salmo - e Moisés escreveu um único salmo - descreveu bem o que é a temporalidade do homem e o que é eternidade de Deus. No salmo 90 ele descreve a eternidade e eternidade Tu és Deus, mas ele compara a vida do homem ali a um conto ligeiro, ele compara a vida do homem, ele toma conhecimento da sua temporalidade, toma conhecimento de que tem um estoque diminuto e Moisés escreve esse salmo.

É notável na Bíblia o momento em que Moisés dialoga com Deus. Moises havia durante quarenta anos conduzido o povo pelo deserto e agora, quando chega a hora dele entrar na terra prometida o Senhor diz: “Não entrarás”. Moisés, dialoga com Deus. Era só ele e Deus. Por certo Moisés deve ter pedido mais tempo. Senhor eu quero mais tempo. Ele queria entrar na terra. A Bíblia não registra os argumentos que Moisés usou. Mas certamente Moisés tinha muitos argumentos. Ele poderia ter falado da liderança que exerceu, poderia ter falado do preparo que ele tinha, porque ele foi preparado para ser Faraó, criado como filho da filha de Faraó. Ele poderia ter argumentado sobre suas boas intenções, mas nada disso adiantou, a ponto do Senhor dizer “não me fales mais deste negócio”.

Vejam bem, os argumentos que Moisés usou certamente são os argumentos que qualquer homem usaria para ter um pouco mais de tempo, são os argumentos que qualquer homem usaria para entrar na terra que Deus prometeu. Mas nada disso adiantou. Isso porque o argumento do homem não dá a eternidade ao homem. Os argumentos do homem por melhores que sejam não dão ao homem a eternidade.

Então o homem tem em si uma crise. E vamos falar disso mais tarde. A crise da temporalidade dele, o homem é um ser temporal, ao passo que Deus tem um projeto eterno para o homem. E do confronto entre a eternidade do projeto de Deus e a tempo realidade do homem, surge uma crise que é chamada a crise existencial. De onde venho? Para onde vou? Por que estou aqui? Por que nasci? Aliás, o mundo que vivemos hoje, é um mundo que vive em crise. Temos a crise, há uma crise econômica, há uma crise política, às vezes dividimos esta crise geograficamente, norte e sul, às vezes é oriente/ocidente, mas a verdade é que o mundo vive uma crise. E a família vive uma crise. E há também uma crise chamada a crise na religião. A religião vive uma crise.

Qual é a crise da religião hoje? A crise da religião é que o Cristianismo hoje, ao se voltar para o materialismo, deixa de oferecer ao homem a resposta para o anseio da alma. O cristianismo hoje vive uma crise. E a crise do Cristianismo poderemos resumir em um título, chamado inversão do projeto de Deus.

Qual é o projeto de Deus? O projeto de Deus vem da eternidade e o projeto é levar o homem para a eternidade. Este é o grande projeto de Deus. O retorno à casa do Pai. Este é o grande projeto de Deus. E a Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, fala desse projeto. Mas a religião inverteu o projeto ao fazer a leitura da Bíblia voltada para o material, para o materialismo Quando a Bíblia fala da casa do Pai, o materialismo interpreta “se nós dermos ao homem a casa nesta terra, facilitarmos o acesso à casa. Não que essas coisas sejam erradas, mas o Cristianismo ao fazer isso inverte o projeto de Deus.”

Então a Bíblia fala da casa celestial e aqui falamos da casa popular; a palavra de Deus fala da água da vida e aqui nós falamos da água da Sabesp. Se oferecermos a água então tudo estará resolvido. A palavra do Senhor nos fala do pão da vida, e o cristianismo se volta para oferecer um projeto no sentido de dar pão para esta vida. E quando ele inverte o projeto, deixa de oferecer ao homem a resposta para o seu anseio maior, porque a alma do homem tem sede de Deus, a minha alma tem sede de Deus, mas sede do Deus vivo. Não é qualquer Deus. É sede do Deus vivo.

O rei Davi compreendeu muito bem o que é essa sede da alma. Davi foi um rei, Davi foi um homem notável, um herói de guerra, era um homem notável sob muitos aspectos. Mas Davi era um homem sensível à voz de Deus. E Davi descreve o que se passa na alma do homem quando ele define o que é a sede da alma, quando ele diz assim: “de um modo terrível e maravilhoso me formaste”.

O que queria dizer com isso? A religião não sabe definir o que é a sede da alma. Aliás, se observarmos uma pessoa com sede, ninguém consegue dizer que ela está com sede. A sede é uma das necessidades da pessoa mais fáceis de disfarçar. Como dizer que uma pessoa está com sede só olhando para ela? E a alma, então? Mas Davi entendeu que a sede da alma é traduzida pelo vazio que o homem tem dentro de si. A sede da alma é a sede da eternidade, da vida, da vida eterna. A alma com sede sente sede de ter vida, sente um vazio no seu interior, um vazio no seu coração.

Lembro-me de um colega de faculdade muito inteligente, tanto que depois de formado foi fazer doutorado nos Estados Unidos e hoje é engenheiro numa grande firma na Califórnia, no Vale do Silício. É um pastor. Ele se converteu porque um dia estava na biblioteca e alguém deixou um folheto dizendo: “todo o homem tem dentro de si um vazio que só pode ser preenchido por Deus.” É o vazio da alma. A partir daquele momento ele começou buscar Deus.

Quando Davi disse: “de um modo terrível e maravilhoso me formaste”, estava falando profeticamente da obra que Deus faz no coração do homem e como essa sede da alma pode ser preenchida. Por que fala “de um modo terrível”? Porque quando um homem começa a entender o que é o pecado, a conseqüência do pecado, o sacrifício de Jesus no calvário, tudo o que Jesus passou, o plano, a morte de Jesus, sua morte no calvário em favor da nossa vida, pelo nosso pecado quando não merecíamos, nem merecemos, ele diz “de um modo terrível”, mas fala também “de um modo maravilhoso”. Por quê? Porque fala da ressurreição do Senhor Jesus, da nova vida que Deus pode dar ao homem, quando o homem entende que a sede da alma só pode ser preenchida por Deus, e o Deus vivo é o Deus que ressuscitou. Fala do Senhor Jesus ressuscitado. Louvado seja o nome do Senhor.

Davi descreve e mostra como o homem pode resolver esse dilema existencial do homem: quem sou, para onde vou, a sede da alma. O Deus vivo pode resolver. A sede da alma só pode ser preenchida pelo Senhor Jesus. Por isso ele disse: “quem tem sede vem a mim e beba”. É a sede da alma. Louvado seja o nome do Senhor.

Meus irmãos, é maravilhoso louvarmos ao Senhor. Agradecemos de uma maneira especial o convite do nobre Deputado José Bittencourt pelo aniversário da Igreja, por essa missão que tem sido realizada ao longo desses anos falando do Deus vivo e daquele que pode dessedentar a sede da alma. Louvado seja o nome do Senhor. Os anos passam, são marcados pelo ponteiro do relógio, mas a obra que Deus está realizando, a obra da salvação não pode ser contada pelo ponteiro do relógio. O ponteiro do relógio às vezes pára, mas o projeto de Deus é eterno, Ele quer salvar o homem. A alma do homem tem sede, sede de Deus vivo. Só Jesus pode dessedentar a sede da alma. Que o Senhor nos abençoe. Gostaríamos de cantar esse louvor.

 

* * *

 

- É feita uma apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. BERGSON GIL DA COSTA - Glória a Deus! Glória a Jesus! Nesta hora gostaríamos de fazermos uma oração, de orarmos pelos Deputados, pelas autoridades desta Casa de Leis que têm uma missão tão nobre e tão importante que é a de fazerem as leis que governam o nosso Estado. Gostaríamos que toda a Igreja acompanhasse esta oração.

Vamos orar pelas autoridades presentes porque a Palavra do Senhor nos fala que toda autoridade provém do Senhor. Vamos orar para que o Senhor lhes dê sabedoria e faça resplandecer a sua luz, dando a direção necessária para que, como diz a Palavra, vivamos uma vida mansa e tranqüila.

Louvado seja o nome do Senhor!

“Pai amado, nesta hora suplicamos, Senhor Deus, que tu concedas a tua benção e a tua graça sobre esta Casa. Que aqui, Senhor, tu possas ter a liberdade de operar nos corações, fazendo com que o teu bom conselho seja ouvido pelos corações.

Em especial, Senhor Deus, que tu possas abençoar de uma maneira especial as autoridades aqui presentes e sobre elas faça repousar a tua benção, a tua graça e a tua paz e sobre todos aqueles que aqui trabalham.

Nós te bendizemos, Senhor Deus, por esta porta que foi aberta para louvarmos o teu nome nesta noite e que tu mesmo possa do alto estender as suas mãos e abençoar com a riqueza das tuas bênçãos. Nós te glorificamos em nome do Senhor Jesus. Amém.”

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Meus queridos irmãos presentes, nós louvamos a Deus e agradecemos ao Criador por esta sublime oportunidade. Queremos dizer que estamos sempre às ordens e este Parlamento está de portas abertas para a Igreja Maranata e para todo povo paulista e paulistano.

Quero dizer aos senhores que vamos continuar firmes, adorando o nome do Senhor. Que todas as palavras aqui ditas sejam recepcionadas em nossos corações para a edificação do Corpo de Cristo aqui na Terra.

Informo a todos que esta Sessão Solene será publicada porque tudo o que falamos é apanhado pelos dignos profissionais da Taquigrafia que aqui estão. Esta Sessão será publicada na Seção Legislativa do “Diário Oficial” e, posteriormente, encaminharemos aos pastores, ministros e a quem se interessar pelos discursos desta Sessão Solene.

Agradecemos a presença do Deputado Federal, nosso amado irmão evangelista Gilberto Nascimento, ao Vereador Jooji Hato, que a graça de Deus repouse sobre a sua vida, Vereador Marcos Neves, que Deus te abençoe, meu filho, continue dignificando o nome do Senhor lá na Casa Legislativa, em Carapicuíba. Um abraço ao Prefeito Fuad, nosso amigo, ao Procurador do Estado, presente, Dr. Aloysio Cattani e a todos os que aqui vieram.

Esgotado, portanto, o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, externamos mais uma vez os nossos agradecimentos aos funcionários desta Casa e a todos aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Agora, adicionando, fazemos algo que não é costumeiro aqui na Casa: Está encerrada a presente sessão em nome do Senhor Jesus Cristo.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 42 minutos.

 

* * *