1

 

07 DE OUTUBRO DE 2005

049ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR O “JUBILEU DE OURO DO GRUPO ESCOTEIRO NOVE DE JULHO - 025”

 

Presidência: VICENTE CÂNDIDO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/10/2005 - Sessão 49ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: VICENTE CÂNDIDO

 

HOMENAGEM AO "JUBILEU DE OURO DO GRUPO ESCOTEIRO NOVE DE JULHO - 025"

001 - VICENTE CÂNDIDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Justifica a ausência do Deputado Aldo Demarchi, proponente desta homenagem. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do referido Deputado, com a finalidade de homenagear o Jubileu de Ouro do Grupo Escoteiro Nove de Julho - 025. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional

 

002 - ANA CAROLINA FORTE SEPÚLVEDA

Escoteira, faz prece de agradecimento pelos 50 anos do Grupo Escoteiro Nove de Julho - 025.

 

003 - Presidente VICENTE CÂNDIDO

Expressa sua satisfação por presidir a homenagem aos escoteiros. Enaltece seu trabalho e seus princípios. Conduz a entrega da Medalha Tiradentes  ao Grupo Escoteiro Nove de Julho - 025.

 

004 - AFONSO RODRIGUES DE AQUINO

Diretor-Técnico do Grupo Escoteiro Nove de Julho, representando o Sr. Renato Bartolomei, Presidente da entidade, historia a trajetória do grupo desde sua fundação.

 

005 - Presidente VICENTE CÂNDIDO

Entrega ao Sr. Afonso Rodrigues de Aquino homenagem da Assembléia ao Grupo Escoteiro Nove de Julho. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Quero, neste momento, justificar a ausência do nobre Deputado Aldo Demarchi, que é autor desta proposição. O Deputado Aldo Demarchi está numa missão representando esta Casa, por designação da Mesa Diretora, em São Petersburgo, Moscou, com vários deputados, inclusive com o Presidente, Deputado Rodrigo Garcia, e me pediu que presidisse esta sessão.

Quero dizer aos senhores que é com muito prazer que eu faço hoje o papel do nobre Deputado Aldo Demarchi, presidindo esta sessão solene neste dia importante para a Assembléia Legislativa, e esta recebendo esse grupo que tem história para nos contar.

Estão presentes nesta solenidade: Sr. Toshio Kawakami, Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, região São Paulo, a quem peço uma salva de palmas; (Palmas.) Sr. Afonso Rodrigues de Aquino, Diretor-Técnico do Grupo Escoteiro Nove de Julho, representando o Sr. Renato Bartolomei, Presidente do Grupo Escoteiro Nove de Julho; (Palmas.) Sr. Geraldino Moreira, Presidente do Conselho de Administração Nacional; (Palmas.) Sr. Enio Hideyuki Cojho, Conselheiro Nacional e Presidente da Comissão Nacional da Gestão de Adultos; (Palmas.) Sr. Eiji Denda, Diretor-Presidente do Instituto Cidadania Ativa; (Palmas.) Sr. Luiz Carlos Gabriel, Diretor do 1º Grupo de Escoteiros de São Paulo; Sra. Rosangela Camargo Alves da Silva, do Grupo de Escoteiro Almirante Tamandaré; Escoteira Ana Carolina Forte Sepúlveda; Sr. Manoel Cerdeira Precigueiro Filho, Chefe; Sra. Fumie Kawakami, do Grupo Escoteiro São Caetano do Sul nº 207; Sra. Rosane Jordão Lopes de Oliveira, do Grupo Escoteiro Alvorada nº 8; senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo à solicitação do nobre Deputado Aldo Demarchi, com a finalidade de homenagear o Jubileu de Ouro do Grupo Escoteiro Nove de Julho - 025.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Tenente Moisés Fidelis.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Passo a palavra à Escoteira Ana Carolina Forte Sepúlveda, que fará uma oração.

 

A SRA. ANA CAROLINA FORTE SEPÚLVEDA - Senhor, te agradeço em meu nome e de todos aqui presentes por este momento, pela alegria de fazermos parte da história desses 50 anos do Grupo Escoteiro Nove de Julho.

E para que possamos ser pessoas melhores, te peço que nos dê coragem para modificar aquelas coisas que podemos, humildade necessária para aceitar as que não podemos e sabedoria para distinguir umas das outras.

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Em nome desta Casa e de todos os Deputados, principalmente em nome do Deputado Aldo Demarchi, quero dizer da minha satisfação de poder presidir esta sessão solene e da alegria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em poder abrir as suas portas para prestar esta homenagem.

Agora há pouco, comentava com os companheiros e assessores do gabinete do Deputado Aldo Demarchi que as sextas-feiras para mim são quase sagradas. Sempre procuro reservá-las para ficar com minha família, com meus dois filhos, a Tainá e o Cainã, e com a minha esposa Amália. Estou aqui por dois motivos. Primeiro, por um pedido do meu parceiro, Deputado Aldo Demarchi, que eu não podia negar pelo reconhecimento do nosso trabalho conjunto, pela dedicação dele em vários trabalhos conjuntos, pela missão nobre que ele cumpre neste momento. Em segundo lugar, por saber que era uma homenagem a um grupo que pratica o escotismo, pelo qual tenho o maior respeito, admiração, boas referências.

Tenho contato com alguns grupos em São Paulo e acho que este é um caminho muito interessante para a prática da cidadania, para a integração da comunidade, para a convivência social, para a disciplina da juventude, sobretudo numa cidade como São Paulo, em que a prática comunitária é muito carente, é muito distante das nossas vidas. Ela é praticada em algumas igrejas, em algumas religiões, num clube de futebol, mas pouco se pratica com a determinação, com a disciplina e com a filosofia que vocês têm como missão. Portanto, não poderia negar esse pedido.

Conversei com minha família, que entendeu a importância deste evento. Eles não estão aqui porque foram acompanhar os avós numa outra missão. Até os convidei para estarem aqui, para participar um pouco dos ensinamentos que, tenho certeza, serão muito ricos nesta noite.

Deixo aqui o meu respeito e a minha admiração. Agora há pouco dei uma entrevista à TV Assembléia. Neste momento, o programa está sendo transmitido ao vivo, para todo o Estado de São Paulo. Comandante Afonso, espero que com isso consigamos difundir essa prática e esse pensamento para que, nesta cidade - às vezes tão desumana, tão impessoal, tão agitada e tão estressada, este possa ser um caminho da harmonização, da paz, da convivência em família, sobretudo para a juventude.

Com a nossa idade, com a responsabilidade que temos, cada vez mais temos que procurar construir um caminho sólido para as crianças e para a nossa juventude. Dessa forma, registro a minha satisfação e alegria de poder presidir esta sessão. Talvez, se fosse por outro motivo, não estaria aqui, além do pedido do Deputado Aldo Demarchi.

Portanto, o meu agradecimento em nome desta Casa, do Presidente Rodrigo Garcia, do Deputado Aldo Demarchi. Os senhores estão de parabéns. Há cem famílias que se dedicam a essa prática de verdadeira filosofia de vida. (Palmas.)

Teremos agora a entrega de uma homenagem ao Grupo Escoteiro, pelo Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, região São Paulo, Sr. Toshio Kawakami. Esta é a maior honraria que um grupo de escoteiro pode receber da União dos Escoteiros do Brasil.

 

* * *

 

-              É feita a entrega da Medalha Tiradentes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Estamos concedendo a Medalha Tiradentes, através do Conselho de Administração Nacional da União de Escoteiros do Brasil. Quero deixar bem claro que essa medalha é uma condecoração muito especial, quando a pessoa ou a entidade presta realmente trabalhos muito relevantes à sociedade.

E, neste caso, essa medalha é mais do que merecida, após 50 anos de trabalho. Estou fazendo essa entrega em nome da União de Escoteiros do Brasil e por decisão do Conselho de Administração Nacional. Tenho a satisfação de fazer essa entrega ao representante do Grupo Escoteiro 9 de Julho. Parabéns! (Palmas.)

 Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Afonso Rodrigues de Araújo, neste momento representando o Presidente Renato Bartolomei.

 

O SR. AFONSO RODRIGUES AQUINO - Exmo. Sr. Vicente Cândido, Deputado Estadual e Presidente desta Mesa; Exmo. Dr. Toshio Kawakami, Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, região São Paulo; Exmos. Srs. Ênio Cohjo e Geraldino Moreira, representando a UEB nacional; diretores e chefes do Grupo Escoteiros Nove de Julho e dos grupos aqui representados; respeitáveis pais e mães de escoteiros; queridos lobos e lobas, escoteiros e escoteiras, seniores e guias, pioneiros e pioneiras, meus senhores e minhas senhoras, o Grupo Escoteiros Nove de Julho, o 25o SP, comemora 50 anos de vida marcados por intensa atividade. Estima-se que nesse período cerca de quatro mil pessoas usaram este lenço, que ostentamos com muito orgulho. Quebrando o protocolo, gostaria de colocá-lo no nobre Deputado Vicente Cândido.

A fundação do Grupo ocorreu no dia quatro de outubro de 1955, de acordo com seu idealizador, Sr. Astrogildo Santos Sobrinho, chefe Anhangá, que vive nos Estados Unidos da América desde 1968. O chefe Anhangá, hoje com 88 anos, lembra perfeitamente a primeira reunião, secretariada pelo Dr. Antonio Scala, que resultou em duas tropas escoteiras, duas alcatéias e quatro chefes: Dona Belice, Sr. Kosama, Sra. Morato e Dr. Sauro.

O passar do tempo agregou novos valores à chefia do grupo: Sr. Zambom, Sr. e Sra. Sena, Sra. Erna e Sr. Morata. Poucos dias após a fundação, foram desenhadas e costuradas pelos chefes Astrogildo, Erna, Sauro e Belice, 18 barracas cujos modelos usamos até hoje. Estas barracas são uma das marcas do Grupo Escoteiro Nove de Julho. Avançando no tempo, mais chefes se incorporaram ao Grupo: Rubens, Egberto, Padre José, Déa, Dirce, Walter, Élvio, Celsa, Butler e Gastão Renault. Depois desses, mais algumas centenas.

Todos cumpriam seu ciclo no escotismo, que geralmente dura o mesmo tempo de permanência dos seus filhos. Somente um se fazia presente de forma inabalável e inamovível nas suas convicções e em seus propósitos, o Chefe Sauro Sérgio Bartolomei, e assim foi por 45 anos consecutivos.Hoje o Chefe Sauro está junto a Baden Powell no Acampamento Eterno, que acolhe os nossos heróis.

Substituir o Chefe Sauro é uma tarefa com alguns aspectos fáceis e, outros, muito difíceis. Os fáceis são ele ter nos legado uma sede própria, de valor invejável; ter deixado o grupo organizado financeira e administrativamente e criado uma cultura da busca pela excelência, a começar pela filiação dos nossos chefes, auxiliares e colaboradores, para desta forma melhor servir ao propósito do escotismo. O difícil é acrescentar algo em uma obra quase perfeita. A simples manutenção daquilo que tangencia a perfeição já é uma tarefa hercúlea.

Porém, além disso, ele nos deixou algo que nos faz aceitar, sem medo, os desafios da vida, por mais complexos que estes pareçam. É o orgulho de ser Nove de Julho. É a sensação de pertencer a um grupo capaz de superar qualquer obstáculo e buscar até encontrar soluções para problemas que a maioria considera insolúveis. Somos uma família que se perpetua na promessa de cada jovem, que se consolida na promessa de cada adulto e que progride na promessa de cada dirigente. Somos a família Nove de Julho.

Estou aqui como diretor técnico, representando o Sr. Renato Bartolomei, que substituiu o seu pai, Sauro José Bartolomei, na Presidência do Grupo Escoteiro Nove de Julho. Assim, em nome de todos os seus integrantes, agradeço à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que, por iniciativa e intermédio do nobre Deputado Aldo Demarchi, nos concede estas honrarias no dia de hoje.

Agradeço à União dos Escoteiros do Brasil, região São Paulo, que nos distingue com a presença do seu ilustre Presidente, Chefe Toshio Kawakami. Agradeço a presença de todos os atuais e ex-escotistas e escoteiros do Grupo Escoteiro Nove de Julho, que aqui se fazem presentes física e/ou espiritualmente. Agradeço aos pais e mães que sempre nos apóiam e acreditam no escotismo como um movimento educacional, que leva os jovens a serem auto-sustentáveis e imbuídos da busca contínua de uma melhoria para si e para a sociedade. Agradeço aos amigos do Grupo Escoteiro Nove de Julho que até aqui vieram para nos regozijar nestas homenagens.

Finalmente, elevo o meu pensamento para agradecer ao nosso patrono, Chefe Sauro Sérgio Bartolomei, que é responsável por esses 50 anos de boas ações que praticamos. Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Obrigado, Afonso Rodrigues de Aquino, diretor técnico do Grupo Escoteiro. Neste momento fazemos a entrega de uma homenagem ao Sr. Afonso Rodrigues de Aquino.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na data em que se realiza a Sessão Solene em homenagem ao Jubileu de Ouro do Grupo Escoteiro Nove de Julho - 025, congratula-se com seus membros e dirigentes pelos relevantes serviços prestados aos jovens em São Paulo e pelo trabalho desenvolvido na preservação da moral e dos bons costumes. São Paulo, 07 de outubro de 2005.” Assinam o Deputado Aldo Demarchi e o Presidente Rodrigo Garcia.

 

O SR. AFONSO RODRIGUES DE AQUINO - Em meu nome e em nome do Grupo Escoteiro Nove de Julho, agradeço esta homenagem. Sinto-me honrado em ser reconhecido por esta nobre Casa. Obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Teremos agora o grito escoteiro pelo Chefe Manoel Cerdeira Precigueiro Filho.

 

* * *

 

-              É executado o grito escoteiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Vamos encerrando os nossos trabalhos. Agradecemos mais uma vez. Esta Casa estará sempre de portas abertas à comemoração de muitos e muitos aniversários desse Grupo.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Casa, gabinetes, assessores do Deputado Aldo Demarchi e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta Sessão Solene. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 01 minuto.

 

* * *