14 DE SETEMBRO DE 2009

049ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “99 ANOS DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA”

Presidentes: CONTE LOPES e SAID MOURAD

 

 

RESUMO

001 - Presidente CONTE LOPES

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Said Mourad, com a finalidade de comemorar os "99 anos do Sport Club Corinthians Paulista". Convida o público presente a ouvir, de pé, os Hinos Nacional Brasileiro e do Sport Club Corinthians Paulista. Anuncia a entrega de homenagens ao Sport Club Corinthians Paulista.

 

002 - ALDO DEMARCHI

Deputado Estadual, entrega homenagem ao Sr. Geovane Vicente Guimarães. Saúda os representantes do Sport Club Corinthians Paulista e fala de sua satisfação por ser corinthiano.

 

003 - ROBERTO VALLIM BELLOCCHI

Desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, fala dos 99 anos do Corinthians. Lembra os jogadores ao longo de um passado glorioso e de uma história contada nos campos de futebol. Diz que os demais clubes têm a sua história, mas o Corinthians, apesar de todas as suas dificuldades, construiu o seu passado e está construindo o seu futuro.

 

004 - SAID MOURAD

Deputado Estadual, diz de sua satisfação de poder comemorar na Casa do Povo esta festa da nação corinthiana. Saúda a todos os parlamentares e informa que, nesta Casa, existem 30 parlamentares corinthianos. Lembra a data de 1º de setembro de 1910, quando alguns operários imigrantes fundaram o Sport Club Corinthians Paulista. Cumprimenta a fiel torcida corinthiana e os corinthianos presentes a esta solenidade. Anuncia a criação da Frente Parlamentar pelo Centenário do Corinthians.

 

005 - CÁSSIO NAVARRO

Deputado Estadual, homenageia o Srs. Douglas Gianotti e Reinaldo Simões Moraes. Fala de sua paixão pelo Corinthians. Comenta que seu amigo de infância, Douglas, é o torcedor mais aguerrido que ouviu; e que seu amigo Reinaldo o ensinou o que era assistir a um jogo, fazendo parte da fiel torcida.

 

006 - HÉLIO NISHIMOTO

Deputado Estadual, homenageia o torcedor Rynaldo Zanin, Prefeito de Canas. Informa que faz parte da Comissão de Esportes e Turismo desta Casa, e é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol do Vale do Paraíba.

 

007 - SAID MOURAD

Homenageia o Desembargador Roberto Vallim Bellocchi.

 

008 - JOÃO CARAMEZ

Deputado Estadual, homenageia o Sr. Nelson Caldana, da cidade de Itapevi. Diz que esta noite vai ficar marcada na história de São Paulo e desta Casa. Comenta que o corinthiano nasce corinthiano.

 

009 - SAID MOURAD

Homenageia Sabrina Sato, Zina e Doutor Rui Filho.

 

010 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual, homenageia o ex-Deputado Adilson Monteiro Alves. Lembra que, exatamente nesta data, há 99 anos realizou-se, a primeira partida do Corinthians e que há 35 anos, também nesta data, sofreu o acidente de carro que mudou sua vida.

 

011 - DONISETE BRAGA

Deputado Estadual, homenageia o jornalista Heródoto Barbeiro. Lembra que o rádio representa a emoção do futebol e, quando não pode ver o time jogar, a nação corintiana recorre ao rádio.

 

012 - JONAS DONIZETTE

Deputado Estadual, homenageia o Sr. Toninho Ganzarolli, vice-Prefeito de Pedreira. Diz que a torcida corintiana é como um amigo que está sempre junto, por causa do amor que esta torcida tem por seu time.

 

013 - JOSÉ AUGUSTO

Deputado Estadual, homenageia a menina Ana Carolina Freitas Dourado, torcedora do Corinthians e representante do povo de Diadema.

 

014 - OLÍMPIO GOMES

Deputado Estadual, homenageia o torcedor Sylvio Luiz Fernandes de Oliveira. Diz que nasceu corinthiano e conheceu o amigo Andrés Sanchez, atual presidente do Corinthians, na Academia do Barro Branco.

 

015 - GILSON DE SOUZA

Deputado Estadual, homenageia o Sr. Wagninho, responsável pelo Master do Sport Club Corinthians Paulista.

 

016 - UEBE REZECK

Deputado Estadual, homenageia o Sr. Cleriston do Valle, da cidade de Mairiporã. Diz que ser corinthiano é ser guerreiro, lutar e saber vencer dificuldades. Parabeniza o Sport Club Corinthians Paulista.

 

017 - SAID MOURAD

Assume a Presidência. Faz homenagem ao Sr. João Vítor Steroni, em nome da Deputada Ana Perugini.

 

018 - MARCOS MARTINS

Deputado Estadual, homenageia o Vereador Capá, do município de Francisco Morato, membro da fiel torcida corintiana e cumprimenta a todos os vereadores corinthianos.

 

019 - MILTON FLÁVIO

Deputado Estadual, homenageia o jogador José Benedito Tobias. Diz que nasceu corinthiano, lembrando os jogadores do tempo de sua infância e da época em que se formou em Medicina. Homenageia também a Sra. Marlene Matheus, e os Srs. Ricardo Aidar, Geraldão e Sérgio Cury, em nome da Deputada Patrícia Lima.

 

020 - MARCOS MARTINS

Homenageia o ex-goleiro Ronaldo e o Sr. Paulo Rego.

 

021 - Presidente SAID MOURAD

Homenageia os Srs. Rui Filho, Otacílio, Adilson Monteiro Alves e Jefferson China, da torcida Pavilhão Nove e o Vereador Goulart, da Câmara Municipal de São Paulo.

 

022 - ANDRÉS SANCHEZ

Presidente do Sport Club Corinthians, cumprimenta as autoridades presentes e parabeniza toda a nação corintiana. Agradece a presença de todos e diz que a maior atitude que tomou, em sua administração, foi estabelecer o novo estatuto, para que nunca mais exista a figura do "dono do clube". Parabeniza a todos os corinthianos.

 

023 - Presidente SAID MOURAD

Homenageia o Sr. Paulo Rego, que trabalha na estação cartorária onde foi registrada a primeira ata do Sport Club Corinthians Paulista. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Conte Lopes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Sr.Presidente do Corinthians, jogadores e convidados sejam muito bem vindos a esta cerimônia que agora se inicia. Esta Sessão Solene tem a finalidade de comemorar os 99 anos do Sport Club Corinthians Paulista.

 Para compor a nossa Mesa chamo Deputado Conte Lopes, 1º vice-Presidente da Assembleia Legislativa no exercício da Presidência; Desembargador Roberto Vallim Bellocchi, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Sr. Andrés Sanchez, Presidente do Sport Club Corinthians Paulista. (Palmas.)

Portanto, vamos dar início à abertura dos trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Quero nomear as autoridades aqui presentes: nosso Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo doutor Roberto Vallim Bellocchi; nosso Presidente do Corinthians Sr. Andrés Sanchez; os Deputados que aqui estão: Deputado Milton Flávio, Deputado Marcos Martins, Deputado Said Mourad, que foi autor desta solenidade, o primeiro a assinar aqui a comemoração dos 99 anos do Sport Club Corinthians Paulista. É importante a gente ver esta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tomada de preto e branco aqui pelos corinthianos aqui presentes. Parabéns a todos. (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores., Deputado Said Mourad, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente da Casa Deputado Barros Munhoz que infelizmente está acamado. Estamos aqui torcendo para que ele retorne brevemente a esta Casa, a esta Presidência. E além do Deputado Said Mourad vários outros Deputados assinaram e se prontificaram a comemorar o 99º Aniversário do Sport Club Corinthians Paulista.

Este Presidente convida os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar sob a regência do Subtenente PM Maurílio Moreira da Silva. E, logo após, o Hino do Sport Club Corinthians Paulista.

 

* * *

 

- São executados os Hinos Nacional Brasileiro e do Sport Club Corinthians Paulista.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Senhoras e Senhores, portanto, vamos dar início a nossa solenidade convidando o Sr. Deputado Aldo Demarchi e o homenageado Geovane Vicente Guimarães. (Palmas.)

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Exmo. Sr. Presidente Conte Lopes, Desembargador Roberto Vallim Bellocchi, meu querido amigo Presidente do Corinthians, Andrés Sanchez na sua pessoa quero saudar toda diretoria atual, e permita-me que na pessoa da Sra Marlene Matheus, saudar todos os diretores que passaram pelo Corinthians nesses 99 anos de existência dessa agremiação.

Rapidamente queria registrar que tem a Gaviões da Fiel lá do interior, da minha cidade que está presente. Quero agradecer a vinda de todos, e dizer que é tríplice essa minha satisfação hoje. Primeiro por ser corinthiano e viver as gloriosas vitórias e títulos que o Corinthians deu a toda essa família nesses 99 anos, e segundo que confundem com o futebol da minha cidade Rio Claro. O Rio Claro que está na elite hoje faz 100 anos de existência este ano, e o Velo Clube Rioclarense que também já pertenceu à elite faz 99 anos juntamente com o Sport Club Corinthians. Então, essa minha passagem de minha fala é para registrar que sei hoje- já fui também atleta e dirigente - quanta dificuldade tem o Andrés Sanchez em manter uma equipe, principalmente uma equipe, uma agremiação, que tem uma família exigente como a do Corinthians. Então, parabéns!

Quero cumprimentar o meu colega o Deputado Said Mourad e todos aqueles que subscreveram esse convite para estarmos aqui hoje comemorando os 99 anos do Sport Club Corinthians. Assim, o Geovane deverá receber. Peço ao Salim receber em nome do Geovane esse diploma, esse certificado, e entregar a todo pessoal lá da nossa querida Rio Claro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu convido para fazer uso da palavra o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Roberto Vallim Bellocchi.

 

O SR. ROBERTO VALLIM BELLOCCHI - Boa noite a todos. São 99 anos de vida ativa, profícua, disputa, pode-se dizer até Churchill “sangue, suor e lágrimas” ao longo de 99 anos.

Lá nos idos de 1910, primeiro de setembro, olhando ao longo desse passado glorioso, histórias de Casemiro Pinto, Casemiro Amaral, Gentil, Alfredo, Preti, Filó, Neco, Rodrigues, Campanela, enfim, para chegar em Cláudio, Luisinho, Baltazar, Carbone, Mario, Liquinho, Sócrates, enfim, é uma história contada nos campos de futebol. Também em outros esportes, um dos maiores nomes do remo sul-americano foi do Corinthians, assim como no basquetebol foi do Corinthians.

Eu tenho muito orgulho ao presidir o Tribunal de Justiça de São Paulo, e de ver aqui além de magistrados outros, Desembargador Guilherme Strenger, Desembargador Ademir de Carvalho Benedito, doutor Miguel Marques, Clodomil Orsi, enfim, são corinthianos que a toga só ganhou com eles ao longo desses anos.

Os demais clubes têm as suas histórias, têm os seus centenários, têm o seu passado, mas o Corinthians apesar de tudo, das dificuldades, também construiu o seu passado e está construindo o seu futuro. É o preto e branco de sempre. É o preto e branco que levou para a Turquia em 1952 uma das primeiras excursões por gramados turcos. Desfiar o que está nesta galeria de heróis é difícil, são 99 anos de história. O centenário será estrondoso, e eu espero estar aqui para vê-lo. Cem anos reverenciados pela augusta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, um presente que a Assembleia Legislativa dá ao Corinthians reverenciando a sua história e a sua memória.

Enfim, fica aqui o regozijo do Tribunal de Justiça pelo menos em nome do seu Presidente, porque nós temos outros clubes representados no Tribunal de Justiça, mas o Tribunal de Justiça também homenageia os demais clubes. Eu pessoalmente venho com este orgulho de criança que começou em 1945 reverenciar este clube e Lauro D’Ávila que através de notas imortalizou a história corinthiana.

Há de minha parte um luto, acho que pouca gente ficou sabendo. Faleceu esta semana meu colega de turma Alfredo José Trindade, filho do Presidente Alfredo Inácio Trindade. Está aqui a minha homenagem póstuma.

E para terminar eu lembro uma velha poesia, só o final dela, é uma homenagem que o cidadão e torcedor presta ao Corinthians: “Eu vou te querer bem até Deus envelhecer”. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Portanto, foram as palavras do Desembargador Roberto Vallim Bellocchi.

Convido para que faça uso da palavra neste momento o Deputado Said Mourad. (Palmas.)

 

O SR.  SAID MOURAD - PSC - Muito boa noite a todas e a todos. É uma satisfação enorme podermos comemorar aqui na Casa do Povo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, essa festa que é do povo brasileiro, essa festa que é da nação corinthiana.

Em primeiro lugar quero cumprimentar o nosso Presidente em exercício aqui, o Deputado Conte Lopes, e em nome de quem saúdo a todos os meus colegas, todos os meus pares aqui presentes. Somos aproximadamente 30 parlamentares corinthianos aqui nesta Casa. Cumprimento o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Roberto Vallim Bellocchi que muito nos honra com sua presença, é corinthiano e fez questão de estar presente aqui. Um cumprimento especial à minha esposa e minha filha que estão aqui presentes de preto e branco. Cadê a baixinha? Olha lá! A mais nova corinthiana de 10 meses. (Palmas.)

Faço questão de anunciar aqui alguns amigos presentes que vieram prestigiar este evento: nosso amigo Deputado federal William Woo; o Vereador Goulart aqui de São Paulo; o Vereador Jamil Murad aqui de São Paulo; a professora e doutora Vera Lúcia Joane representando o Vereador Toninho Paiva; Sr. Luiz César Perúcio prefeito de Itararé; a Vereadora Helena Sena, de Guarulhos; vereador de Guarulhos são paulino e nosso amigo Lamé; Vereador Olívio Nóbrega, vice-Presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra; Sr. Toninho Ganzarolli vice- Prefeito de Pedreira; Sr. Paulo Batista representando o vereador de Guarulhos Eduardo Kamei Yukisaki; o Sr. Ramiro Elias Fajuri, diretor da revista Chams; o Sr. Alexis Pomerantzeff, da Nação Lingüística Portuguesa; do Instituto de Registro de Títulos e Documentos Civil de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo, doutor Paulo Roberto de Carvalho Rego que será homenageado também; o Sr. Avelino Garcia Filho, da União Geral dos Trabalhadores representando o Sr. Ricardo Patah; o Sr. Eli Werdo, diretor do Corinthians. Quero cumprimentar por último, mas não menos importante, o nosso amigo Andrés que nos cumprimentou e nos parabenizou por essa maravilhosa festa. É um prazer para nós poder recebê-los e receber a nação corinthiana, receber toda diretoria do Corinthians aqui presente assim como os jogadores.

Vou fazer um breve pronunciamento e em seguida devolvo a palavra ao nosso Presidente Conte Lopes.

Em momentos de alegria como hoje pensei na maneira mais adequada de homenagear o nosso grande Sport Club Corinthians Paulista. Tentando fugir do comum falando das glórias e conquistas do nosso Timão nos campos de futebol no mundo, pois todos sabemos que dos títulos paulistas o Timão é o maior campeão de todos os tempos. dos títulos brasileiros, inclusas as Copas do Brasil, e também o primeiro campeão mundial pela FIFA. (Palmas.)

Não é nosso propósito aqui falar desses números e demonstrar as glórias e conquistas, mas hoje na realidade com simplicidade e com humildade - porque é assim que é a nação corinthiana - queremos falar que desde primeiro de setembro de 1910, quando fomos fundados por operários e imigrantes de diversos países que aqui aportaram e passaram a viver, que naquele dia o conceito de nação ali se desenhava, e o nosso maior patrimônio esparramado por todos os cantos do país com mais de 30 milhões de adeptos, se tornaria o grande diferencial dessa torcida. Ter um time de futebol para vibrar, amar, torcer, sorrir, sofrer, ganhar e até aparentemente perder, mas somos corinthianos até a morte. O Timão, o nosso Corinthians, é isso e muito mais. É também todo o conjunto de ações sociais e esportes amadores além do futebol como aqui enunciou o nosso Presidente do Tribunal de Justiça doutor Roberto Vallim Bellocchi.

Junto com o conceito e o patrimônio surgiu a nossa fiel torcida que eu quero saudar aqui, mandar um salve para toda nação corinthiana aqui presente, saudar toda nação e em particular os organizadores aqui presentes, que hoje são parte integrante da paixão dos brasileiros do futebol, no carnaval e nas atividades sociais minimizando a violência que hoje se percebe no Brasil. (Palmas.)

O Corinthians, uma nação ou religião, tem também a sua importância política para o Estado de São Paulo. Poucas são as oportunidades que parlamentares de todos os partidos se organizam para fazer uma homenagem. Agradeço a disposição dos meus 29 colegas Deputados corinthianos para realização desse evento, e aproveito para anunciar a criação da Frente Parlamentar Pró-Centenário Corinthians aqui na Assembleia Legislativa, Sr. Presidente, que vamos protocolar já amanhã,. (Palmas.) Essa Frente Parlamentar será composta por parlamentares não só corinthianos, mas por Deputados são paulinos, palmeirenses, santistas que são amantes do futebol brasileiro, que são amantes do esporte num todo e que vão fazer parte dessa Frente Parlamentar com todos nós.

Também lembro aos parlamentares que o fato de não pertencer à nossa nação e à nossa fiel torcida, não impede de eles participarem dessa festa, pois a existência de um está diretamente relacionada à presença do outro. O que seria do Timão se não fossem os outros times? Quero aqui reafirmar as minhas convicções de que a nossa rivalidade é saudável, é pelo amor a arte do futebol brasileiro.

Finalizando, gostaria de registrar que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo participará efetivamente dos eventos do centenário, que tenho certeza virão com conquistas memoráveis, inclusive junto com a conquista do hexa da nossa Seleção Brasileira no ano que vem. E aí incluo os palmeirenses, santistas, são paulinos, lusos, juventinos, e todas as torcidas do nosso Estado e do nosso país.

Amigos, com a paixão e o respeito que temos por todos, essa foi a nossa singela e humilde homenagem assim como é o Corinthians, essa grande nação, esse time corinthiano, esse bando de loucos, que todos nós amamos e respeitamos. Que venha o centenário, rumo ao centenário! Muito obrigado a todos, uma boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu peço para que suba aqui Sr. Douglas Gianoti para receber a homenagem. E peço a presença do Deputado Cássio Navarro, por favor. (Palmas.)

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PSDB - Boa noite a todos. Gostaria de cumprimentar aqui o Presidente da Casa em exercício, Deputado Conte Lopes, cumprimentar ainda o Presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e um cumprimento especial ao Deputado que propôs este trabalho que se realiza hoje o meu amigo Said Mourad. Parabéns, e em seu nome cumprimento os demais Deputados e todos os corinthianos que se fazem aqui presentes nessa festa linda.

Tem bastante gente para falar aqui, o tempo é curto. Então, gostaria de relatar alguns fatos que me levaram a participar hoje desse evento e também homenagear um amigo. As razões de participar do evento é uma paixão de criança, uma paixão que tenho dificuldade muitas vezes até de expressar, porque muitas vezes estamos no meio da torcida aonde existe um calor tremendo e não conseguimos expressar da forma que acha direito, e acaba extrapolando. Ou então em casa assistindo um jogo e sofrendo, e muitas vezes chorando sozinho, uma emoção também descontrolada.

Por essas razões eu escolhi o Douglas Gianotti, um grande amigo, uma pessoa que faz parte da minha vida desde criança, e que sem dúvida foi o corinthiano mais aguerrido que eu vi durante os anos da minha vida. Não tenho dúvida que essa homenagem é muito bem posta para essa pessoa que é merecedora. Parabéns pela sua dedicação, pelo seu time, e por que não pelo time de todos nós que estamos aqui presentes. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu peço para que o Deputado fique para que possamos receber o Sr. Reinaldo Simões Moraes. (Palmas.)

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PSDB - Quero ainda aproveitar para agradecer a Carol, a Carol Dondon, pessoa que contribuiu muito para que as ações de hoje e que continua aqui assessorando os trabalhos.

Como toda criança que gosta de um time precisa que tenha alguém que o leve ao estádio para assistir o seu time do coração. Então sem me alongar por demais gostaria também de prestar minha homenagem aqui para o Reinaldo, um grande amigo, mais conhecido como Bolão, mas que me apresentou com muita satisfação o que era assistir um jogo fazendo parte da Fiel Torcida. É um prazer tê-lo como amigo. Parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu convido o homenageado Sr. Rynaldo Zanin, e o Deputado Hélio Nishimoto. (Palmas.)

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Boa noite a todos. Quero cumprimentar aqui o nosso Presidente Deputado Conte Lopes, presidente em exercício nesta Casa; o Desembargador Dr. Roberto Vallim Bellocchi, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É uma alegria revê-lo; Presidente do Sport Club Corinthians, Andrés Sanchez, que está sempre presente nos melhores eventos aqui no nosso Estado. Nossos colegas Deputados e Deputadas, todos os presentes, é uma alegria muito grande estar hoje nesta Casa podendo homenagear o Sport Club Corinthians pelos seus 99 anos.

Sentimos muita alegria ao ver o que um clube como o Corinthians faz dentro da nossa sociedade: a movimentação toda, as alegrias que acaba trazendo para a grande multidão. E o futebol tem representado muito bem aquilo que o Corinthians é, com muita garra, com muita alegria leva esse esporte. O esporte deve fazer parte da nossa vida, e eu tenho essa satisfação de participar em todos os momentos da minha vida através do esporte. Desde que cheguei, tive essa alegria de ser acolhido pela Comissão de Esportes desta Casa e depois logo em seguida receber a oportunidade de fazer parte da Federação Paulista de Futebol do Estado de São Paulo como vice-Presidente do Vale do Paraíba.

É por isso que hoje indiquei o nome para ser homenageado como um corinthiano exemplar - que é com toda a sua alegria – o nosso prefeito da Cidade de Canas, uma pequena cidade do Vale do Paraíba. E na pessoa dele quero aqui homenagear todos aqueles que com garra, determinação estão à frente de uma administração pública. O Prefeito Naldinho representa esse grupo de políticos novos que estão fazendo um trabalho importante nas suas cidades. Então essa homenagem deve ser estendida a todos aqueles que estão também com muita garra conduzindo os destinos da sua população. Assim, Naldinho, nesta noite eu quero fazer isso, e que você represente muito bem esse grupo de políticos novos que fazem a diferença no nosso Estado de São Paulo, fazendo um trabalho sério e honesto para que toda população seja beneficiada. Percebemos que toda a torcida do Sport Club Corinthians recebe também os benefícios desse grande clube que hoje está recebendo essa homenagem pelos 99 anos. Então, parabéns, Rynaldo! Receba aqui o nosso abraço e a nossa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu gostaria de passar a palavra ao Desembargador Roberto Vallim Bellocchi. Por favor.

 

O SR. ROBERTO VALLIM BELLOCCHI - Sem abusar da paciência, tenho um compromisso, mas não poderia deixar de homenagear essa Assembleia Legislativa agradecendo ao eminente Presidente em exercício, Deputado Conte Lopes, ao nobre Deputado Said Mourad sempre um cavalheiro, ao Presidente de uma das maiores instituições desse planeta Andrés Sanchez, aos Deputados Milton Flávio e Marcos Martins e as demais autoridades. Peço escusas. A minha homenagem, a minha alegria de estar aqui. Aos queridos desembargadores, colegas de tantas lutas, juízes doutor Miguel Marques, doutor Clodomil Orsi, muito obrigado. O Tribunal agradece a Assembleia Legislativa. Com licença. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Agora o Desembargador recebe a homenagem das mãos do Deputado Said Mourad, homenagem merecida a esse grande corinthiano. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Este Presidente quer agradecer a presença do nobre desembargador aqui na nossa Casa de Leis. Obrigado, doutor Roberto, é uma satisfação tê-lo conosco. Obrigado corinthiano! Continue vibrando pelo Corinthians 99 anos. Obrigado pela presença.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Dando continuidade, eu gostaria de receber aqui Nelson Caldana e o Deputado João Caramez. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Boa noite a todos os corinthianos e corinthianas. Boa noite, gente! Nem parecem corinthiano! Boa noite!

Sr. Presidente Conte Lopes, Deputado Said Mourad, Sr. Andrés Sanchez Presidente do Corinthians, meus amigos, minhas amigas, demais Deputados, sem sombra de dúvida esta noite para nós, paulistas, é uma noite que ficará marcada na história de São Paulo. Afinal de contas, a Casa do Povo recebe  o verdadeiro povo, esse símbolo tão importante que é o nosso Corinthians, a nossa paixão.

Com respeito a todas as outras torcidas - palmeirenses, corinthianos, são paulinos e santistas - esses torcedores viram santistas, viram palmeirenses, viram são paulinos, mas o corinthiano não, ele nasce corinthiano. Essa é a grande diferença que tem entre a torcida do Corinthians e as demais torcidas. E por essa razão eu resolvi trazer o meu amigo Nelson Caldana, da minha cidade de Itapevi, porque ele é o único corinthiano que com toda certeza não nasceu corinthiano. Ele foi concebido. Na hora da concepção ele já era corinthiano.

E eu vou contar uma história interessante, Sr. Presidente. O Nelson Caldana é a figura do homem trabalhador, simples, humilde, mas muito perseverante. Nós nos conhecemos desde pequenos. O Nelson me conhece desde criança, afinal de contas sou bem mais novo do que o Nelson. O Nelson é um daqueles 80 mil corinthianos que invadiram o estádio do Maracanã naquela vibrante vitória do Corinthians sobre o Fluminense, esse mesmo que está para cair agora. Mas o Nelson foi um dos 80 mil que invadiram o Maracanã. Ele só não conseguiu ir ver o jogo em Porto Alegre contra o Internacional, o jogo do Fluminense foi dia seis de dezembro de 1976, se não me falha a memória, e o jogo do Internacional seria uma semana depois, dia 13 de dezembro de 1976. Depois de ter comprado as passagens, feito a mala, e dar um beijo de despedida na esposa dele, a Marilene, mais conhecida como a Pão - ela deve estar aí em cima – ela falou: “Aonde você vai, Nelson?” “Vou ver o meu Corinthians jogar.” “Não vai, não, a sua filha está para nascer. Porque se você for e a sua filha nascer, você vai ficar com o seu Corinthians e vai ficar sem a sua Pão e sem a sua filha, que é a Carolina.” Aliás, o Nelson tem quatro lindas filhas, e uma linda netinha, a Rafaela. E o Nelson não teve outra coisa a fazer senão se render ao aclamo da mulher. Sorte, né, Nelson, porque a Carolina nasceu na véspera do jogo dia 12 de dezembro de 1976.

Assim, acho que esse é o meu presente para todos os corinthianos: homenagear aquele que representa realmente a torcida do Corinthians. Por isso, Nelson, receba aqui de nossas mãos esse maravilhoso diploma feito pela comissão organizadora. Você merece. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sr. Presidente Andrés Sanchez, um abraço, parabéns pelo grande trabalho que vem realizando. E onde será a final da Copa da Libertadores, o Mundial Inter Clubes? Nos Emirados Árabes? Em Dubai. Rumo a Dubai, gente! Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu gostaria rapidamente de dar uma palavrinha aqui com a permissão dos senhores para apresentar essas três pessoas que agora vamos homenagear.

Além do “Fenômeno” Ronaldo, o Corinthians ganhou um reforço para defender e divulgar o Clube, e o seu nome é Sabrina Sato. Ela é a responsável pelo sucesso de venda do kit “Eu nunca vou te abandonar”. Sobretudo, ela participa dos eventos que envolvem o Clube. Sempre presente Sabrina Sato. Além dela, Zina. (Palmas.) Com certeza todos aqui devem ter ouvido alguém falar por aí em bom tom: Ronaldo. Essa foi uma maneira bem engraçada com certeza, todos já ouviram falar em Zina. O doutor Rui Filho, corinthiano desde o início, foi marcado por formar times fortes, com jogadores habilidosos.

Para homenagear os três, o Deputado Said Mourad.

 

O SR. SAID MOURAD - PSC - A Sabrina Sato, aliás, o nome dela completo é Sabrina Sato Rahal, a mãe dela é japonesa e o pai dela é árabe. O Oriente Médio junto com o Extremo Oriente deu essa maravilha de mulher brasileira. Uma salva de palmas para a Sabrina. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. SAID MOURAD - PSC - Quero cumprimentar e homenagear o Alfinete, que é da nação, que é do sangue corinthiano, do sangue alvinegro, que é parceiro, que é irmão. Estamos juntos aí, misturados. Alfinete, muito obrigado pela presença.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. SAID MOURAD - PSC – Zina, você é o representante de toda nação corinthiana, você é o orgulho para a nação corinthiana com essa humildade tua. Nós temos um grande respeito por você, e é um prazer recebê-lo aqui na Casa. Um salve pra você, para toda nação da Xurupita, para o Sub-20 lá da Xurupita, para todo mundo. Estamos juntos e misturados. Você topa fazer um racha entre o Sub-20 lá da Xurupita e os Deputados aqui da Casa?

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ZINA - Fazer o quê?

 

O SR.  SAID MOURAD - PSC - Fazer um racha entre o Sub-20 da Xurupita e os Deputados aqui da Casa?

 

O SR. ZINA - Topo.

 

O SR.  SAID MOURAD - PSC - Tá dentro?

 

O SR. ZINA - Tô dentro.

 

O SR.  SAID MOURAD - PSC - Muito obrigado.

 

A SRA. SABRINA SATO RAHAL - Oi, gente, tudo bem com vocês? Agora o Zina tem um recado para todos vocês. Vai, Zina, para o Corinthians.

 

O SR. ZINA - Ronaldo, brilha muito no Corinthians! (Palmas.)

 

A SRA. SABRINA SATO RAHAL - O Presidente do Corinthians, o Andrés Sanchez, está aqui, manda um salve pra ele.

 

O SR. ZINA – Andrés, brilha muito no Corinthians!

 

A SRA. SABRINA SATO RAHAL - Manda um salve para a nação corinthiana.

 

O SR. ZINA - Um salve para a nação corinthiana!

 

O SR.  SAID MOURAD - PSC - Obrigado, muito obrigado a todos.

 

A SRA. SABRINA SATO RAHAL - Muito obrigada, gente.

 

O SR. SAID MOURAD - PSC - Eu quero aproveitar e agradecer a presença aqui das demais autoridades: Sr. Ademir de Carvalho, desembargador e conselheiro do Corinthians; Sr. Miguel Marques e Silva, do Tribunal de Justiça de São Paulo e conselheiro do Corinthians; Sr. Guilherme Gonçalves Strenger, desembargador do Tribunal de Justiça e conselheiro do Corinthians; o nosso amigo prefeito de Osasco Emídio de Souza; o Sr. Duílio Monteiro Alves, diretor do Sport Club Corinthians Paulista; Sr. João Otaviano Machado Neto, secretário-adjunto da Secretaria de Modernização e Gestão do Município de São Paulo e Presidente da Prodam; Sr. Antônio Carlos Cimino, Presidente da Ajorb; Sr. Jorge Curi, Presidente da Associação Paulista de Medicina; Vereador Rubinho Bastos, de São Paulo; Ajorc do Brasil, Associação dos Jornalistas Corinthianos do Brasil. Muito obrigado a todos pela presença. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu gostaria de convidar para ser homenageado agora o Sr. Adilson Monteiro Alves. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - O Sr. Adilson Monteiro Alves foi Deputado desta Casa aqui conosco quando aqui chegamos em 1987. Um abraço ao nosso companheiro Adilson Monteiro Alves. Estamos juntos, constituintes de São Paulo.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu convido a Deputada Célia Leão para fazer a homenagem.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma fala muito rápida, eu quero cumprimentar todos vocês aqui presentes, amigos, amigas, senhoras e senhores, a noite é uma festa, mas literalmente é uma festa conseqüência de um trabalho, de um trabalho sério feito literalmente há quase 100 anos.

Eu queria na pessoa do Presidente Andrés Sanchez, na pessoa do meu querido Deputado Said Mourad, grande amigo, companheiro e líder e na pessoa do Deputado Milton Flávio, esse que nos representa nesta Casa, nessas três grandes figuras dizer duas palavrinhas. Coincidência ou não, Presidente Said Mourad, que está presidindo a sessão esta noite, e meu querido Andrés Sanchez, eu de verdade fiquei surpresa e feliz de poder aqui homenagear o Adilson. Quando eu cheguei na Casa esta noite para participar dessa sessão, o abraço mais apertado que eu recebi e a pessoa primeira que eu encontrei pelos corredores foi você, esse grande homem da nossa querida torcida Democracia Corinthiana.  E eu não esperava que depois que coubesse a mim fazer esta homenagem.

Quero encerrar as minhas palavras dizendo ao meu querido Milton Flávio, V.Exa. que é colega, amigo, corinthiano e é médico: há coisas que a vida não explica, mas talvez o nosso Criador saiba explicar. Não pensei em usar essa tribuna hoje e falei isso ali na sala da Presidência. Já que eu estou falando, eu queria repartir com todos vocês algo que é muito importante para mim, e certamente muito importante para cada um de vocês aqui presentes. Queria dizer em nome da dona Marlene Matheus aqui presente também, que hoje é 14 de setembro e eu lia no histórico do Corinthians que foi exatamente hoje há muitos anos, há 99 anos que na Rua José Paulino foi realizada a primeira partida do futebol do Corinthians num campo ainda pequeno, e que foi falado naquele momento: “Este veio para ficar.” Exatamente com essas palavras e rememorando essa história de 99 anos, que eu quero partilhar com muito amor, com muita emoção, com muito carinho, e com muita alegria um pedacinho de 15 segundos da minha história.

Coincidência ou não, meu querido Andrés Sanchez, hoje, 14 de setembro, está completando - e falo isso com alegria, nenhuma tristeza porque isso faz parte da vida - exatamente 35 anos de um acidente de carro que eu passei. Estou sentada nesta cadeira por livre e espontânea pressão há 35 anos. Alguém aqui pode perguntar: “Mas, Célia Leão, o que isso tem a ver com os 99 anos do Corinthians?” Eu queria responder que tem tudo a ver, Deputado Said Mourad. Porque nesses 35 anos que eu estou nesta cadeira - que é minha amiga, minha liberdade, minha alegria, e que me dá possibilidade de ver de todas as formas - eu aprendi que o mais importante da vida é a vida, e não importa como.

Por isso, Adilson, quando eu faço homenagem a você que foi o nosso Presidente, que foi parlamentar, que é um homem da história, que viveu e vive e constrói essa história eu quero fazer uma homenagem à vida. E a vida faz bem sempre para qualquer pessoa, mas quando essa vida é corinthiana faz melhor ainda.

Parabéns a vocês todos, 99 dos 100 anos. Parabéns, Deputado Said Mourad, Deputado Milton Flávio e Andrés Sanchez essa beleza externa e interna. Um beijo no coração e viva o Corinthians! E viva o Adilson! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. SAID MOURAD - PSC - Dando prosseguimento aos agradecimentos, eu gostaria também de anunciar a presença das várias autoridades aqui presentes: vereador de Osasco, Aluísio Pinheiro; vereador de Guarulhos Romildo dos Santos; vereador de Taboão da Serra, Cido da YA Farma.

Quero agradecer a presença do doutor Thales Cezar representando o Ministério Público nesta homenagem ao Corinthians; os meus colegas parlamentares que enviaram mensagens aqui: Deputado Lelis Trajano, Deputada Ana Perugini, Deputado corinthiano, parceiro nosso, Vicente Cândido; Vereador Toninho Paiva; Secretário de Governo de Guarulhos, Sr. Alencar Santana; e do jornalista corinthiano e nosso amigo Heródoto Barbeiro. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, convidados, jogadores, eu pediria apenas a quebra de um segundo do protocolo para dizer que alguns dos senhores me conhecem da Rádio Bandeirantes como humorista. Mas eu sou formado em Jornalismo, e eu tenho nessa pessoa que eu convido agora para ser homenageado um grande jornalista, um grande brasileiro. E como nós jornalistas, alguns, costumam dizer que torcem para o Birigui, torcem lá para os times do interior eu também não sabia que ele era corinthiano. Eu tenho a honra e o prazer de convidar para receber a homenagem o jornalista Heródoto Barbeiro e o Deputado Donisete Braga. (Palmas.)

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Boa noite a toda nação corinthiana aqui presente. Quero cumprimentar e saudar o Deputado Conte Lopes, nosso Presidente; cumprimentar o Deputado Said Mourad pela brilhante iniciativa, saudar o meu Presidente do Corinthians Andrés Sanchez, e em nome dele cumprimentar todos os presentes aqui neste evento simbólico marcante nesta noite. Em nome da Sra. Marlene Matheus quero cumprimentar todas as mulheres corinthianas do nosso Brasil e as mulheres corinthianas aqui presentes nesta noite.

Eu fiz questão de homenagear o jornalista tão conceituado do nosso rádio brasileiro, o nosso professor Heródoto Barbeiro não só porque também é do rádio, mas quando a nação corinthiana não pode pagar os ingressos para ver o time jogar, ela escuta. E sem dúvida alguma não só porque o Heródoto é um grande corinthiano, grande jornalista e grande corinthiano, mas também simbolicamente o rádio representa a emoção do futebol pois muitas pessoas muitas vezes não podem estar no estádio de futebol.

Como bem falou aqui o Deputado João Caramez, nem todos nascem corinthianos, mas eu nasci corinthiano. Com 10 anos de idade, no dia 13 de outubro de 1977, o padre José Mahon na minha cidade de Mauá, um padre corinthiano fechou a paróquia e convidou toda a comunidade para assistir a final depois de 22 anos oito meses e seis dias de um grande jejum corinthiano. Então, para mim, aquela noite foi marcante, e é por isso que eu me tornei corinthiano. Quero agradecer não só o padre José Mahon por ter me induzido, e hoje é motivo pra mim de muita honra ser corinthiano, mas quero ler aqui um trecho da fala do Basílio que naquela noite fez o gol depois de 22 anos de história de um jejum: “A terceira partida do Paulistão de 77 foi a melhor que nós fizemos no campeonato. Jogamos determinados, fomos pacientes, e também atrevidos, tanto que mesmo precisando do empate fomos para cima da Ponte Preta. No primeiro tempo merecíamos ter feito um, dois ou três gols. Na segunda etapa o jogo ficou equilibrado até o gol. O lance saiu de uma bola parada, e eu depois do bate e rebate fiz o gol de direita e corri para a galera. Após o jogo queríamos dar a volta olímpica, mas foi impossível, pouco importa, o que valeu mesmo foi a festa e o fim do jejum. Basílio”. (Palmas.)

Eu quero entregar aqui para o Heródoto o certificado em mãos, os 23 anos em sete segundos.

Andrés, eu estou trazendo para o Heródoto uma camisa de treino para que ele possa jogar no nosso time de veteranos, master do Corinthians. Muito obrigado pela sua presença aqui. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. HERÓDOTO BARBEIRO – Só uma palavrinha. Quando eu cheguei aqui na Assembleia a primeira pergunta que me fizeram foi a seguinte: “Você veio de Kombi?” Não, porque Kombi é para carregar uma outra torcida pequenininha, a nossa é muito grande. Um beijo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Dando prosseguimento, eu gostaria de convidar o seu Toninho Ganzarolli para ser homenageado pelo Deputado Jonas Donizette. (Palmas.)

 

O SR. JONAS DONIZETTE - PSB - A Fiel lota estádio e lota a Assembleia Legislativa também.

Antes de começar a minha fala, eu quero por uma questão de justiça, ele se apresentou de uma maneira muito humilde, mas hoje ele é um dos maiores comunicadores do rádio brasileiro e participa na apresentação de um dos programas de maior audiência do rádio brasileiro, o Programa Na Geral, da Bandeirantes, que fala de esportes, que fala da paixão do brasileiro.Quero pedir uma salva de palmas para o comunicador Beto Hora. (Palmas.) Beto, você abrilhanta esta noite com a sua presença como mestre-de-cerimônias, é um grande gênio da comunicação.

Acho que os amigos não podem ser igual pássaros que no tempo bom vêm, e no tempo ruim se vão. E a torcida corinthiana é o verdadeiro amigo que todo tempo está junto com o time. É por isso que nesses 99 anos o Corinthians chegou aonde chegou, foi por causa da garra, por causa do amor que essa torcida tem pelo seu time. Acho que a letra do Hino do Corinthians já fala tudo: “ele é o campeão dos campeões, eternamente no nosso coração, e dos clubes brasileiros ele é sem dúvida o mais brasileiro.” É por isso que a Assembleia Legislativa nessa noite presta essa homenagem pelos 99 anos.

Andrés, eu fui talvez um dos primeiro Deputados que te recebeu nesta Casa quando você assumiu a Presidência do Corinthians. Assumiu numa situação muito difícil, mas eu digo com toda certeza sem medo de errar que você administrou o Corinthians e tem administrado com a cabeça, mas acima de tudo, com o coração. É por isso que está dando tão certo como está dando e vai dar mais certo ainda. Podem aplaudir que o Andrés merece. (Palmas.)

E na sua pessoa quero estender esse cumprimento a todos os homens que doaram tempo da sua vida para administrarem esse Clube, principalmente aqueles que o fizeram como você, com o coração, e aí eu lembro do querido Vicente Matheus que merece também uma saudação nossa nesta noite na pessoa da Marlene Matheus que está aqui conosco.

Escolhi para homenagear um corinthiano que é mais conhecido do que eu, porque quando eu cheguei aqui fui apresentá-lo para o pessoal da diretoria, praticamente ele que me apresentou para todo mundo. Ele é vice-Prefeito da Cidade de Pedreira e tem a licença dos produtos do Corinthians para fazer caneca, todos os produtos que leva a marca do Corinthians, ele foi licenciado pelo Clube. Já foi prefeito também da Cidade de Pedreira, mas a maior virtude do Toninho Ganzarolli é que além dele, Andrés, a esposa é corinthiana, as filhas são corinthianas e as netas trigêmeas são corinthianas, ou seja, ninguém se perdeu, todo mundo é corinthiano.

Toninho, você merece essa homenagem, é um torcedor símbolo e uma pessoa que tem amor, garra não só pelo Corinthians, mas como todo corinthiano por tudo aquilo que faz na vida. Receba a nossa homenagem, o nosso cumprimento nesta noite dos 99 anos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JONAS DONIZETTE - PSB - Deputado Said Mourad, quero cumprimentá-lo por esta iniciativa, você tem sido um companheiro nesta Casa e quero passar em suas mãos através do Toninho Ganzarolli, que trouxe uma homenagem, um prato comemorativo dos 99 anos, 1910-2009, à Assembleia Legislativa nominando todos os Deputado corinthianos da Casa, uma lembrança desta data. Quero que o Toninho Ganzarolli passe às suas mãos.

 

O SR. SAID MOURAD - PSC - Muito obrigado. Muito obrigado, Deputado Jonas Donizette, muito obrigado Toninho Ganzarolli, vice-Prefeito de Pedreiras por esta gentileza de nos ceder esta lembrança que engrandece esse nosso evento.

Quero falar aqui para o Deputado Jonas Donizette que são poucos os eventos que reúnem tantos Deputados e lotam essas galerias. Esse evento fez bonita esta noite. É a festa da nação corinthiana, a festa do povo na Casa do Povo.

Quero gradecer aqui a presença do Sr. Ramiro de Campos prefeito de Cesário Lange; Sr. Paulo Edson de Paiva Secretário de Educação de Jandira; doutor Miguel Marques e Wagninho, do Master do Corinthians; Sr. Claudinei dos Santos, de Embu das Artes; doutor Arnaldo de Lima, da Associação Nacional dos Prefeitos.

 

O SR. TONINHO GANZAROLLI - Apenas para lembrar aos Deputados que todos os Senhores vão receber este prato. E o Sr. Andrés Sanchez vai receber um CD que contém o Hino do Corinthians cantado por Vanusa. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Dando continuidade, eu gostaria de convidar a Sra. Ana Carolina Freitas Dourado, que será homenageada pelo Deputado José Augusto. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o nosso Presidente Conte Lopes, que preside esta sessão; o Deputado Said Mourad, a quem eu quero agradecer pelo seu senso de trabalho coletivo, de nos mobilizar a todos para essa grande atividade, essa grande festa.

Quero cumprimentar ainda o Sr. Andrés Sanchez, Presidente do nosso Corinthians, a dona Marlene Matheus; quero cumprimentar o Vereador Goulart; o Vereador Jamil Murad; o Vereador José Dourado, de Diadema; o Deputado federal William Woo; todos os meus colegas; o pessoal de Diadema, o pessoal da Codeagro e essa jovem, essa menina que eu trouxe aqui para fazer essa homenagem especial.

Eu queria dizer que essa festa de hoje é uma festa bonita, 99 anos, aqui na Casa da representação do povo tem tudo a ver. A política tem o sentido da felicidade, ou seja, a política constrói a felicidade coletiva e o Corinthians também faz isso.

Quando vim para São Paulo encontrei aqui um professor, um sábio, e perguntei a ele o que eu deveria fazer, qual o clube eu deveria buscar para ser torcedor. Ele fez algumas perguntas sobre a minha vida, e eu falei do meu compromisso, compromisso com as lutas do país, compromisso com as mudanças que poderiam vir. E ele me perguntou de onde eu vinha, eu disse: “Olha, eu sou nordestino.” Você mora aonde? “Moro em Diadema.” Sua família lá em Pernambuco era uma família rica? “Não. Minha família é uma família humilde.” Você tem algum parente que é italiano? “Não.” Então, se você fosse rico eu diria para você ser torcedor do São Paulo; se você fosse descendente de italiano você deveria ser torcedor do Palmeiras, mas como você é nordestino, excluído e a sua luta é pela inclusão, e mora na periferia, o seu time é o Corinthians. Estou aqui até hoje com muita felicidade procurando fazer jus a todas essas características. 

E trouxe essa jovem aqui que é um exemplo do que virá. O Corinthians precisa dos que vão carregar essa bandeira com a convicção que ela tem: mora na periferia, a sua turma, as suas amigas e amigos são todos torcedores de outros times, ela é a única, exclusiva, fez a sua luta, “o time que eu quero torcer é o Corinthians”. E ela vem fazendo esse trabalho de forma brilhante, uma lutadora convicta. Acima de qualquer outro convencimento está ela aqui. Ana Carolina Freitas Dourado é um exemplo das mulheres. Quero cumprimentar todas as mulheres aqui torcedoras sempre na luta pela felicidade de todo povo paulista e de todos nós.

Então, quero agradecer a todos e entregar aqui essa homenagem singela a você, Ana Carolina Freitas Dourado, representando o povo de Diadema, as crianças, representando as mulheres. Aqui está seu certificado, que vai ficar aqui registrado nos Anais da Casa assim como esse momento tão bonito que nós estamos vivendo hoje. Parabéns para você e para todos nós. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu convido para ser homenageado agora Sr. Sylvio Luiz Fernandes de Oliveira, e convido também o Deputado Major Olímpio Gomes. (Palmas.)

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - SEM PARTIDO - Deputado Said Mourad, na Presidência dos trabalhos, meu amigo Andrés Sanchez, Presidente do Corinthians, amigos corinthianos, no final dos anos 70, começo dos anos 80, quando vim para a Academia do Barro Branco na Polícia Militar conheci alguns amigos corinthianos. Nasci corinthiano, meu pai, Sr. Ederaldo, de Presidente Venceslau, é corinthiano, meu irmão Celso é corinthiano, tenho amigos da Academia do Barro Branco como o Coronel Valdir Rabelo Dutra, hoje no Grupo do Sport Club Corinthians, mas conheci também um amigo bom de bola à época, o Andrés Sanchez. Um menino sonhador, corinthiano, mas o menino que sonhou e prometeu para o pai ser Presidente do Corinthians. Então, “Espanhol”, se você me permite, dentro da grandeza que você chegou de ser o nosso líder, da nossa nação corinthiana, eu tenho um profundo orgulho, porque o que você prometeu ao seu pai você realizou, e está realizando com muito mais profundidade, e vai realizar cada vez mais.

E nessa festa de loucos, loucos pelo Timão, pelo Corinthians, quando me falaram que cada Deputado vai homenagear um corinthiano eu tinha que pegar o louco. Eu ouvi anunciar Sylvio Luiz Fernandes de Oliveira. Na Zona Norte de São Paulo, se perguntarem pelo Sylvio Luiz Fernandes de Oliveira quem será esse senhor? E o Sylvio “Sopa”? O “Sopa”? O “Sopa” todo mundo conhece, o “Sopa” é doente pelo Corinthians. E é por isso que com muito orgulho eu escolhi para representar aqui um autêntico cidadão da Zona Norte de São Paulo, dono dos melhores estabelecimentos comerciais, restaurante e bar. Moro na Paulicéia, na Zona Norte, que é uma referência para a nossa Zona Norte. Mas muito mais que isso, meu irmão, você está aqui hoje para receber o carinho da Assembleia Legislativa dessa nação corinthiana que eu tenho certeza absoluta que mais do que nunca hoje você sai daqui muito mais louco pelo Corinthians como essa legião de loucos. Que Deus abençoe a nossa nação corinthiana, e uma salve de palmas para o nosso “Sopa”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. SAID MOURAD - PSC - Agradeço aqui as fervorosas palavras do Deputado Major Olímpio Gomes. E aproveito para cumprimentar e agradecer a presença do Vereador Luizinho, de São Bernardo do Campo; do Vereador Silvio, de Mongaguá; e do Vereador Baianinho, de Mongaguá.

Também agradecer e anunciar a presença do Sr. Ernesto Teixeira, que é Presidente do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana e da Gaviões da Fiel. Muito obrigado Sr. Ernesto Teixeira pela presença. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu gostaria de chamar agora para receber a homenagem o nosso querido amigo, que tem um trabalho fantástico com os ex-jogadores, o Wagninho, e convido o Deputado Gilson de Souza para fazer a homenagem. (Palmas.)

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Boa noite a todos e a todas, quero nesse momento começar a minha fala pedindo permissão também para saudar aqui a mãe do Dentinho que se faz presente e o seu irmão. Também aqui o nosso Presidente, e eu digo isso com bastante carinho mesmo.

O motivo da homenagem ao Wagninho, e está aqui também o doutor Miguel Marques, é por esse trabalho magnífico ao Master do Corinthians. Não fui jogador profissional, mas nesses encontros festivos do nosso time em cidades  para fazer apresentação, já tive oportunidade de também vestir a camisa. E eu sei o tanto que é gratificante vestir a camisa do Corinthians. Em Caraguatatuba, quando nós fizemos uma apresentação, eu entrei um pouco, fiz parte e marquei. Aquela tarde ficou marcada na história da minha vida, Wagninho. Então, eu quero aqui te prestar essa homenagem entregando a você esse reconhecimento.

Em nome da sua pessoa quero cumprimentar o doutor Miguel Marques por tudo que faz ao Master e a todos vocês, colaboradores, esse belíssimo trabalho. Parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. WAGNINHO - Queria primeiro agradecer o Corinthians a oportunidade que dá a esses ex-atletas, atletas que engrandeceram a camisa corinthiana. Temos aqui o Ismael, Ronaldo, Tobias, e outros.

Assim, queria agradecer ao Andrés a oportunidade de podermos fazer esse trabalho. E também sem o doutor Miguel Marques esse trabalho não seria realizado. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Parabenizo o Deputado Said Mourad mais uma vez, parabéns por tudo.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu convido agora para ser homenageado o Sr. Cleriston do Valle. E convido o Deputado Uebe Rezeck para fazer esta homenagem. (Palmas.)

 

O SR. UEBE REZECK - PMDB - Sr. Presidente dos trabalhos, Deputado Said Mourad, proponente desta sessão, parabéns por essa iniciativa. Presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, bem-vindo a Casa. É uma satisfação neste momento como corinthiano poder abraçá-lo mais uma vez.

Senhores componentes da Mesa, meus Senhores, minhas Senhoras, nação corinthiana, ser corinthiano não é ser torcedor de um time de futebol. Ser corinthiano é muito mais que isso, é ser guerreiro, bravo, lutador, dono de uma garra excepcional. Ser corinthiano é saber vencer as dificuldades, vibrar como criança, não ter vergonha de sorrir com as vitórias, e nem de chorar quando eventualmente sofremos um tropeço. Ser corinthiano é ter a certeza que foi abençoado por Deus.

É por isso que com muita honra e alegria e quero homenageá-lo, Sr. Cleriston do Valle, corinthiano de corpo e alma e o fazendo homenageio a todos os corinthianos da sua querida, da nossa querida cidade de Mairiporã. (Palmas.)

Quando o Corinthians completa os seus 99 anos, quando começa a percorrer a trilha do primeiro centenário engrenado pelos títulos de Campeão da Taça São Paulo, Campeão Paulista de 2009, Campeão da Copa do Brasil, só posso dizer parabéns Corinthians, parabéns Cleriston por ser corinthiano, receba com carinho a nossa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Said Mourad.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - A partir de agora o nosso Presidente Deputado Said Mourad em nome da Deputada Ana Perugini homenageará o Sr. João Victor Esperoni. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - João Vitor, venha receber a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu convido o Vereador Capá e o Deputado Marcos Martins. (Palmas.)

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Eu quero cumprimentar o Vereador Capá, membro da Fiel Torcida Corinthiana do Município de Francisco Morato, município que tem bastante dificuldade. Ele tem um trabalho importante de divulgação do Corinthians, acho que quase mais do que o seu próprio partido.

Assim, quero cumprimentar e entregar isso aqui em seu nome. Cumprimento todos os vereadores corinthianos, alguns estão presentes aqui, outros talvez pela TV nos acompanhem futuramente. Então, viva a nação corinthiana, viva o Capá, vereador de Francisco Morato, parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Agradeço e anuncio a presença também do vereador de Guarulhos Romildo dos Santos, muito obrigado pela presença.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu peço a esse grande ídolo do Corinthians, o Sr. José Benedito Tobias, o Tobias, para receber a homenagem na parte superior. (Palmas.)

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB – Pessoal, boa noite. Cada um tentou aqui contar um pouco da nossa história. O Tobias para tentar demonstrar, como disse o nosso Deputado João Caramez, que nós nascemos corinthianos. A deputada Célia Leão contou, mas não disse que nesses anos que ela infelizmente ficou presa e às vezes liberta na sua cadeira de rodas muitos de seus bons momentos estiveram ligados às vitórias do Corinthians.

A primeira imagem que eu tenho do futebol é de quando eu ainda era muito garoto lá na minha cidade Birigui, onde nós tínhamos um time para mim importante, que era o Bandeirantes Futebol Clube, o Leão da Noroeste. Mas papai e mamãe eram corinthianos e eu não tinha nem outra alternativa, eu tinha nascido assim.

Eu sou professor de Medicina, eu sou urologista, e tive uma doença grave quando criança. Lembro-me que naquele tempo as nefrites não tinham remédio, e o que você fazia era ficar na cama, Tobias, imóvel, durante meses. E a lembrança que eu carrego ainda hoje é de uma musiquinha que até hoje não sai dos meus ouvidos, e eu não sou cantor, não sei cantar, mas vou tentar reproduzir, Andrés: “Gol de Baltazar, gol de Baltazar, cabecinha de ouro, um a zero no placar.”

Passaram-se 23 anos eu já era médico, professor de Medicina, já tinha dois filhos quando finalmente todo mundo se lembra, todo mundo comemorou aquele um a zero sofrido, bastava o empate. Mas pouca gente se lembra que para que chegássemos a esse resultado, lá atrás tinha alguém que nos garantiu inúmeras vezes com a sua coragem, com a sua determinação, com o seu jeitão espalhafatoso, naquele tempo ele tinha uma juba bonita. Eu fiz questão de homenagear o Tobias. Ao homenagear você eu queria homenagear todos aqueles que na retaguarda nos ajudaram a ultrapassar esses 23 anos tão difíceis. Lembrar do Cabeção, lembrar do Gilmar, lembrar do Barbosinha, lembrar o Heitor, do Solito, do Solitinho, enfim, do Jairo que dividiu tantas vezes a meta com você se revezando na defesa do nosso Clube. Quero dizer que foi muito bom que o Basílio marcasse aquele gol, mas como foi muito bom as suas defesas que garantiram tantos placares para nos levar àquele título depois de 23 anos. Um grande abraço e um obrigado da nação corinthiana. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Portanto, a homenagem a Tobias.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD – PSC – Agradeço e anuncio a presença também do meu amigo Vereador Silvio Reis, de Guaratinguetá. Muito obrigado pela presença.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Peço, por favor, ao Deputado Milton Flávio que faça as homenagens a Sra. Marlene Matheus, ao Ricardo Aidar, Geraldão e ao Sergio Cury. (Palmas.)

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Gente, eu vou gastar dois minutinhos porque essa mulher merece homenagem. Eu diria que não foi a primeira, mas eu acho que a única mulher Presidente de um grande clube brasileiro. Essa mulher é exemplo, que inclusive emprestou seu prestígio, emprestou sua história para o meu partido. E hoje Marlene, pensava que a maior bancada desta Casa é do PSDB, mas descobri que não era não, a maior bancada que nós temos aqui é do Corinthians. Marlene, parabéns. (Palmas.)

A Deputada Patrícia Lima, corinthiana, não pôde estar presente, mas ela queria estar aqui homenageando esse grande corinthiano, Sérgio Cury. Ela é muito mais simpática do que eu, mas vale a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Pessoal, para terminar as minhas homenagens, eu vou homenagear uma pessoa que imortalizou aqueles sete segundos, Andrés, aqueles sete segundos que nenhum de nós esquece. Os 23 anos passaram, mas aqueles sete segundos duraram uma eternidade, e a desgraçada daquela bola não entrava. Não entrava. Precisaram três para marcar aquele gol.

Mas, Ricardo, eu vou contar para você uma historinha. No Dia dos Pais eu recebi como presente do meu filho mais velho Milton, corinthiano como todos nós, o teu vídeo. Naquele dia era o único filho meu. Tenho três filhos, três corinthianos, tenho uma netinha chamada Clara, que é filha da minha filha Mariana, que é corinthiana com um palmeirense agregado, mas ela ainda não fala, mas ela já gesticula e cochicha: “Vô, eu vou ser corinthiana.” Essa vai ser uma briga que eu vou resolver. Mas, por incrível que pareça na semana passada o meu caçula também veio e não me trouxe presente, porque ele tinha pensado na mesma coisa: “Pai, o Flavinho já se antecipou e já te deu a fita, eu vou ter que trocar por um outro presente.”

Então doutor, parabéns, porque você fez a alegria e imortalizou um momento que nenhum de nós jamais vai esquecer. (Palmas.)

Só queria, Presidente, um minutinho para terminar e passar a palavra para o nosso Presidente da Casa, dizer que foi muito bom ouvir a música do Baltazar, mas eu quero dizer que eu estou apaixonado, e só queria pedir, Andrés, que essa torcida continue gritando “não pára, não pára, não pára” até a gente ganhar o bicampeonato mundial. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu convido o Deputado Marcos Martins para fazer as homenagens a Ronaldo Giovanelli, nosso ex-goleiro e o Sr. Paulo Rego. (Palmas.)

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - É uma homenagem da Assembleia Legislativa a este grande goleiro. Muitas alegrias você trouxe à nação corinthiana, e hoje merecidamente você está sendo homenageado por esta Casa e a nação corinthiana acompanha e certamente aprova esta homenagem. Parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feitas a homenagem.

 

* * *

 

O SR. RONALDO GIOVANELLI – Boa noite a todos, saudações corinthianas. Queria agradecer hoje aqui neste dia maravilhoso, estamos todos imbuídos do mesmo sentido procurando unir mais esse bando de loucos. Eu queria agradecer ao Oswaldo Soares Giovanelli, meu pai, por ter me colocado nesse caminho, e com certeza ele está me vendo agora e saber que o eu filho venceu com a camisa que ele mais sonhou e que minha mãe também sonhou em me ver vestindo esta camisa. Eu espero que o Lucas e o Matheus sigam o mesmo caminho sendo corinthianos, são os meus filhos, as coisas mais lindas que eu coloquei neste mundo.

Só tenho que agradecer vocês por ter sido lembrado hoje e vou estar com vocês também no centenário. Um beijo a todos os corinthianos do fundo do meu coração. Saudações, obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Sr. Presidente, antes de passar a palavra a V. Exa. e antes de me despedir de todos vocês, quero dar um pequeno testemunho como corinthiano.

Outro dia eu precisei fazer um programa de entrevistas, e por, sei lá, um privilégio eu recebi uma camisa do Pelé e autografada por ele. E eu disse a esse amigo: “Eu sou corinthiano eu preciso ter aqui na minha casa uma camisa do Corinthians.” E eu ganhei um autógrafo do maior corinthiano que eu conheci desde 1963, claro que passaram inúmeros corinthianos famosos, mas eu recebi uma camisa do Corinthians autografada por Andrés Sanchez. Eu queria te agradecer, eu não tive tempo de fazer isso. Muito obrigado por você ser Presidente desse clube maravilhoso, e por você ser a pessoa que você é.

Eu convido agora o Presidente Said Mourad para homenagear Sr. Rui Filho, Sr. Otacílio Rodrigues prefeito de Piquete, Sr. Adilson Monteiro Alves, Sr. Jefferson China, do Pavilhão 9, e Vereador Goulart. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Eu quero também agradecer a presença do Sr. José Roberto Mendes vereador de Canas, e mais uma comitiva de 40 amigos da nação corinthiana que vieram lá do Vale do Paraíba prestigiar este evento. Muito obrigado a todos pela presença. (Palmas.)

Então, quero aqui cumprimentar e homenagear o meu amigo, o Vereador Goulart, da Cidade de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO GOULART - Quero agradecer de coração a toda Fiel pelo carinho que sempre teve comigo, me reconduzindo várias vezes a Câmara Municipal de São Paulo. E ao meu querido amigo Deputado Said Mourad quero dizer que em nome da Comissão do Centenário do Corinthians eu quero convidar a todos para participar de todos os eventos. Tivemos o privilégio de ter sido convidado pelo nosso Presidente para compor essa Comissão.

Deputado Said Mourad, lá na Câmara temos a bancada corinthiana. De 55 vereadores, somos 29 vereadores. Inclusive, na Gaviões, tem o batismo. Então, a bancada corinthiana da Câmara Municipal vai convidar a bancada da Assembleia Legislativa para batizar com um almoço lá na Câmara Municipal.

Saudações corinthianas, boa noite, e parabéns pelo aniversário. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - E agora com muito prazer o Sr. Jefferson China, representando aqui o Pavilhão 9. Muito obrigado pela presença. O microfone é teu, pode dar um salve aí.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JEFFERSON CHINA – Eu só queria agradecer a Casa por homenagear toda essa nação, Pavilhão 9, que é uma torcida que está em grande crescimento. E eu percebi que tinha uma pessoa logo ali embaixo que veio aqui só para ver essa maravilha que é a nação corinthiana, não é, Presidente!

Então agradeço a todos vocês, a Casa, e parabéns para nós. Viva o Corinthians! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Sr. Presidente, se  V. Exa. permitir, eu gostaria de passar a palavra ao Presidente do Corinthians, Sr. Andrés Sanchez. (Palmas.)

 

O SR. ANDRÉS SANCHEZ – Primeiro, obrigado por tudo, Deputado Said Mourad, e em nome dele agradeço todos os Deputados, Deputado Olímpio Gomes, meu amigo de infância, a todas autoridades aqui presentes, em nome da ex-Presidente Marlene Matheus e doutor Clodomil Orsi, todos diretores, ex-diretores, sócios e amigos do Clube meu muito obrigado pela presença e parabéns pelo aniversário.

Como eu disse, quem me conhece sabe que eu podia ficar aqui uma hora falando, porque eu gosto de falar em público, eu sou bom orador. Depois de todos os grandes oradores e acostumado aqui na Casa fica até difícil para eu dizer, mas respondendo a um torcedor, pode ficar tranqüilo, no Morumbi a gente não joga mais não. (Palmas.)

Agora para ser bem rápido, porque todo mundo aqui tem os seus afazeres, eu quero parabenizar a toda nação corinthiana, e dizer aos Deputados aqui da Casa, aos vereadores e às autoridades que felizmente para nós, nós somos maioria em todos os segmentos, mas em todos segmentos mesmo. O Deputado Donisete Braga falou que se não é rico tem que ser corinthiano. Não, não. Somos também maioria nos ricos, nos milionários, nos pobres, nos excluídos, em todos os segmentos da sociedade.O Corinthians, principalmente em São Paulo, tem a maior torcida de todos. Tem uns times da Vila Sonia lá, mas isso eles vão tentar ainda.

E em nome da Pavilhão 9, da Camisa 12, da Estopim, da Gaviões da Fiel, e da Chopão Coringão eu agradeço a presença de todos. Parabenizo  toda nação corinthiana. Digo que vocês podem ficar tranqüilos, o maior gol, a maior atitude que nós tomamos na minha administração, que tem membros que foi da Comissão do Estatuto, não foi o Campeonato Paulista, não foi ascender à Séria A, não foi ser campeão da Copa do Brasil, o maior prêmio e gol que nós fizemos - que fique bem claro e que se guarde para a história do Sport Club Corinthians Paulista - foi o novo Estatuto, e que nunca mais o Corinthians vai ter um dono do Clube. Serão projetos, serão pessoas, serão corinthianos que nos próximos anos passaram como Presidente do Corinthians. (Palmas.) Essa é uma coisa que todos nós corinthianos temos que nos orgulhar. Ganhar campeonato nós vamos ganhar, nós vamos perder, vamos ser humilhados, vamos ganhar, mas sempre de cabeça erguida. Agora, o Estatuto é uma coisa que eu espero que nos próximos 100 anos nunca ninguém mexa, e se mexer é para fechar mais, deixar o menos possível, deixar as pessoas tomarem conta.

Obrigado, boa noite, e parabéns a todos nós, corinthianos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA - Eu convido o Presidente desta Casa e os Srs. Deputados corinthianos para concluírem.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - O Presidente Andrés aqui que sempre emociona a todos com suas palavras, falou do Estatuto, eu quero aqui homenagear o doutor Paulo Rego que trabalha justamente nessa questão cartorária onde está registrada a primeira ata do Estatuto do Corinthians. A nossa singela homenagem ao doutor Paulo Rego. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - BETO HORA – Deputado, se V. Exa. me permitir, peço a sua presença aqui embaixo assim como a de todos da Mesa, para que ao encerrarmos possamos fazer essa homenagem ao Presidente do Corinthians.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Esgotado o objeto da presente sessão a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, aos funcionários do serviço de Som, da Taquigrafia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade, e em especial ao assessor do Deputado Marcos Martins, o Sr. Douglas Figueiredo; o assessor do Deputado Milton Flávio, o Sr. Márcio, e a grande Sra. Vivian, nossa assessora, porque sem ela esta festa não teria sido realizada. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Juntamente com o Presidente do Corinthians vou descerrar esta placa, que é a homenagem da Assembleia aqui para o Presidente, e logo em seguida convido a todos para um coquetel que será servido no Hall Monumental. Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 15 minutos.

 

* * *