1

 

26 DE OUTUBRO DE 2004

51ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS ATLETAS QUE PARTICIPARAM DAS PARAOLIMPÍADAS DE 2004

 

Presidência: SIDNEY BERALDO e CÉLIA LEÃO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 26/10/2004 - Sessão 51ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: SIDNEY BERALDO/CÉLIA LEÃO

 

HOMENAGEAR OS NOSSOS ATLETAS QUE PARTICIPARAM DA PARAOLÍMPIADAS 2004

001 - Presidente SIDNEY BERALDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, a pedido da Deputada Célia Leão, com a finalidade de homenagear os nossos atletas que participaram das Paraolimpíadas 2004. Parabeniza os atletas pelo exemplo dado ao país, assim como os demais convidados presentes nesta sessão. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência. Homenageia o Presidente Sidney Beraldo por seu trabalho frente a esta Casa. Discorre sobre a determinação com que os atletas competiram frente a tanta diversidade. Cumprimenta os demais membros da Mesa, tecendo considerações sobre suas atuações no campo esportivo e comportamental.

 

003 - DAVI FARIAS

Presidente da ABDC - Associação Brasileira de Desportos para Cegos, fala da gratidão do desporto de cegos integrar a família paraolímpica brasileira.

 

004 - VITAL SEVERINO NETO

Presidente do CPB - Comitê Paraolímpico Brasileiro, comenta o número de medalhas conquistadas pela equipe brasileira e a grande mudança que proporcionou à sociedade quanto à visão para com as pessoas portadoras de deficiência.

 

005 - RAFAEL SILVA

Deputado Estadual, como conselheiro da Associação Dorina Nowill, discorre sobre a falta de consciência do povo ao tratar o deficiente como uma pessoa especial.

 

006 - Presidente CÉLIA LEÃO

Solicita aos convidados que passem a entregar as placas em homenagem aos atletas participantes das Paraolimpíadas 2004.

 

007 - ANTONIO TENÓRIO DA SILVA

Medalha de ouro no judô, cumprimenta a todos e agradece a homenagem e ao Presidente do Comitê pela possibilidade da equipe brasileira ir a Atenas.

 

008 - ÁLVARO LAZZARINI

Desembargador, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, tece elogios a vencedora delegação brasileira às Paraolimpíadas 2004, mesmo tendo que superar inúmeras dificuldades, tornando-se assim um exemplo para todo país.

 

009 - LARS GRAEL

Secretário da Juventude, Esporte e Turismo, faz reflexão sobre as paraolimpíadas e os benefícios que trouxe aos atletas e pessoas portadoras de deficiência.

 

010 - Presidente CÉLIA LEÃO

Discorre sobre o reconhecimento da população brasileira pelos atletas paraolímpicos e o esforço de cada um que foi à Atenas. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Senhoras e senhores, muito bom dia. Sejam todos bem-vindos ao Plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa nesta manhã, para homenagearmos nesta Sessão Solene os atletas que participaram das Paraolimpíadas 2004, a quem temos a satisfação de receber.

Convidamos para compor a Mesa desta Sessão Solene o Exmo. Sr. Deputado Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Deputada Estadual Célia Leão, que solicitou esta Sessão; Exmo. Sr. Lars Grael, Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, representando S. Exa. o Governador Geraldo Alckmin; Exmo. Sr. Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo; Dr. Vital Severino Neto, Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro; Sr. Davi Farias Costa, Presidente da ABDC, Associação Brasileira de Desportos para Cegos; Sr. Antônio Tenório da Silva, medalha de ouro no judô, categoria até 100 quilos, representando todos os atletas paraolímpicos presentes.

Passamos a palavra ao Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sr. Deputada Célia Leão para, como 2ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - CÉLIA LEÃO - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência anuncia as autoridades presentes: nobre Deputada Célia Leão, autora da solicitação desta Sessão Solene; Lars Grael, Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, representando o Exmo. Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo; Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Dr. Vital Severino Neto, Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro; Sr. Davi Farias Costa, Presidente da Associação Brasileira de Desportos para Cegos; Sr. Antônio Tenório da Silva, medalha de ouro no judô na categoria até 100 quilos, que neste ato representa todos os atletas presentes.

Srs. Deputados, Senhores e Senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, atendendo solicitação da Deputada Célia Leão com a finalidade de homenagear os nossos atletas que participaram das Paraolimpíadas de 2004.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pelo tecladista da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 2º Sargento Músico PM Loyola.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - A Presidência agradece ao tecladista da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sargento PM Músico Loyola. Muito obrigado.

Antes de passar a presidência à nobre Deputada Célia Leão, autora desta Sessão Solene, em nome da Assembléia Legislativa e em nome desta Presidência queremos agradecer a presença de todos.

Queremos dizer da nossa imensa alegria em poder estar aqui participando desta solenidade em homenagem aos nossos atletas da Paraolimpíada, pois tivemos um sucesso extraordinário.

Queremos agradecer a presença de todos vocês pelo exemplo que dão a toda sociedade brasileira. Um exemplo de luta, de determinação, de coragem que, sem dúvida, entusiasma a todos nós e mostra realmente que este País é extraordinário e mostra realmente que temos uma capacidade de luta extraordinária.

Assim, quero dizer da minha alegria em poder participar e de poder estar aqui abrindo esta Sessão Solene. Nossos agradecimentos a todos atletas, a todos os técnicos e aos organizadores desta Paraolimpíada para que pudéssemos ter o sucesso que tivemos.

Quero saudar o nosso querido Secretário Lars Grael pelo seu trabalho e também pelo seu exemplo de determinação, de coragem e de superação. Ele é um Secretário que vem demonstrando a sua capacidade e sensibilidade em numa sSecretaria extremamente importante, sob a orientação do nosso querido Governador Geraldo Alckmin.

Gostaria, também, de saudar a Deputada Célia Leão, que propôs esta Sessão Solene. Tenho tido a oportunidade de acompanhar o trabalho dessa Deputada ao longo desses dez anos em que estou aqui. Realmente, essa  é uma Deputadaa que merece os nossos respeitos. Ela já possui quatro medalhas da população de Campinas e da região, é o seu quarto mandato e também supera as suas dificuldades sendo, sem dúvida, uma das Deputadas mais presentes e, de fato, lutadoras deste departamento.

É com muita alegria que acompanho esta sSessão Solene. Parabéns pela sua iniciativa! Parabéns, mais uma vez, a todos os atletas e a todos os organizadores!

 Muito obrigado! (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Célia Leão - PSDB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Gostaria de pedir ao Sr. Presidente, enquanto ele se retira, que o faça lentamente, só para que, na abertura dos nossos trabalhos, eu possa registrar a todos os presentes que esta é uma sessão diferente e especial. diferente não somente porque nós, atletas, somos diferenciados, inclusive pela competência. Mas diferente, sobretudo, pela garra, pujança e coragem de chegar aonde muitos não chegaram.

Gostaria de dar um testemunho de quem é o Deputado Sidney Beraldo que, com muito carinho, disse que já recebi quatro medalhas de mandatos nesta Casa, o que é bem verdade. Além de ser um elogio, um privilégio e uma honra, recebo isso também com muita responsabilidade.

Presidente Sidney Beraldo, jamais vou me esquecer de uma passagem nesta Casa. O Deputado Sidney Beraldo, está aqui está há três mandatos. Ele é um grande líder, tanto que é Presidente de 94 parlamentares, homens e mulheres. Recordo-me que ele já veio a esta Casa como um homem forte; já veio a esta Casa como líder que era na sua cidade, na sua região, como um dos grandes Pprefeitos que São João da Boa Vista teve. Ele chegou a esta Casa, ajudando, orientando na liderança, com a sua simplicidade, um grande homem.

No entanto, o Deputado Sidney Beraldo passou por algumas dificuldades de ordem pessoal, de saúde. Ele passou por uma cirurgia muito delicada, que naquele momento teve um complicador. Quero deixar esse fato registrado, já que esta sessão está sendo televisionada, para que São Paulo conheça a história deste Deputado.

Mas foi naquele momento difícil da sua vida, Secretário Lars Grael - num momento em que ele precisava reunir além do talento que lhe era peculiar, além da competência que lhe seguia desde o nascimento, além da inteligência que fazia parte do seu ser -, que mais uma vez o Deputado Sidney Beraldo superou aquelas dificuldades, cresceu mais ainda, não só na competência, mas na sua alma. A partir daquele momento, a liderança do Deputado Sidney Beraldo ficou maior ainda e foi aí, ungido por esta Casa, de forma absolutamente especial, porque pela primeira vez foi eleito por unanimidade um Presidente desta Assembléia Legislativa.

Muito me honra poder estar ao seu lado, poder participar do seu partido, que é o nosso partido, e poder ser liderada por um homem como o Deputado Sidney Beraldo, que nas adversidades ficou mais forte ainda. Portanto, ele sai agora desta sessão, mas sai com o nosso carinho, com o nosso reconhecimento e com o nosso aplauso. Muito obrigada, Presidente Sidney Beraldo! (Palmas.)

Queria dar continuidade aos nossos trabalhos dizendo da alegria de reencontrar alguns, de fazer novos amigos e de participar de uma Mesa como esta.

Queria dizer da alegria de estar ao lado do Secretário Lars Grael. As minhas palavras ao Deputado Sidney Beraldo, por certo, com algumas modificações, servirão para o senhor também, um homem conhecido internacionalmente, o senhor que na área do esporte deu mostras de competência e capacidade em todas as situações de vida. Quando o Sr. foi capa de jornal e de revista, quando o senhor foi referência internacional de um homem de primeiro lugar na sua atividade esportiva, como um grande iatista, mas depois disso, nas adversidades que também passou. Não vou lhe dizer que a vida fez porque não é a vida, são as nossas limitações de vida, são as nossas sensibilidades e isso não lhe fez parar. Pelo contrário, depois daquelas dificuldades, o senhor, mais uma vez, não ungido que foi, mas pela sua competência, não foi convidado pelo Governador Geraldo Alckmin, foi convocado pelo nosso grande Governador para estar à frente de uma das grandes pastas que este Estado precisa. Este Estado precisava renovar uma atividade, um trabalho naquela Secretaria.

Nosso querido Vanilton Senatori, que é um homem do esporte há mais de 30 anos, é testemunha viva e uma das manifestações mais fortes da sua condução ao cargo de Secretário de Esporte. Não só a manifestação do Vanilton Senatori, mas várias outras dizendo: agora, sim, São Paulo vai crescer nessa área. Passados alguns anos podemos testemunhar que São Paulo cresceu nessa área. Portanto, peço uma salva de palmas especial ao Secretário Lars Grael, pelo seu trabalho, pela sua sensibilidade e pela sua grandeza. (Palmas.)

Esta é uma semana diferenciada, portanto, quero agradecer duplamente ao nosso Desembargador Lazzarini, porque o Brasil todo espera que chegue domingo, segundo turno das eleições. E São Paulo, pela sua grandeza em população, conta com vários de seus municípios vivendo o segundo turno das eleições, inclusive o meu município, Campinas. Estamos apenas a seis dias do segundo turno das eleições.

O Desembargador Dr. Lazzarini é Presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Imaginem os senhores a quantidade de trabalho e a responsabilidade que faz com que o Dr. Lazzarini esteja 24 horas no ar. E ele, delicadamente, sempre traz aqui esta amizade sincera do Tribunal para com esta Casa. Aliás, o Tribunal Regional Eleitoral tem muito a ver com esta Casa, pois a cada quatro anos traz para cá 94 representantes da Assembléia Legislativa. Portanto, agradecemos, sobremaneira, a presença de V. Exa. nesta sessão solene.

Quero registrar e agradecer a presença do Vital, este homem que merece o nome que tem. É vital no seu trabalho, na sua alegria, na sua vontade de servir e que hoje é Presidente do Comitê Olímpico. Ele traz para nós este grupo de pessoas aqui de São Paulo, representando também o Brasil, a alegria das medalhas de cada atleta, que por sua competência, por seu trabalho conseguiu fazer do Brasil um país diferenciado. Peço uma salva de palmas ao nosso querido Vital e ao nosso Dr. Lazzarini, que compõem esta Mesa de trabalho. (Palmas.)

Quero ainda fazer um cumprimento especial ao nosso querido Davi, um homem de visão, que enxerga longe. O Davi consegue, com sua sensibilidade, além de enxergar com os olhos, enxergar também com a alma e com o coração, mas, sobretudo, com a responsabilidade de fazer o esporte crescer em todas as áreas. O Davi é um grande empreendedor deste trabalho.

Quero fazer também uma menção especial ao Tenório, não só por sua força, que respeitamos muito. Eu, com meus 40 quilos respeito muito mais ainda. Mas, de qualquer forma, não é por sua força física não, mas pela força da sua alma, da sua mente, por sua competência, por sua vontade de serviço e de servir. Peço uma salva de palmas também ao Davi e ao Tenório, na abertura dos nossos trabalhos.

Queria ainda registrar e agradecer a presença de uma pessoa que representa aqui uma instituição. Mais do que a pessoa, que a mim também é muito especial, mas também uma instituição. Grandes os eventos que fazemos - e só são grandes em razão das pessoas que participam - porque temos o patrocínio de uma instituição que está sempre presente, sempre ajudando e apoiando. E, não timidamente, pelo contrário. O Banco Nossa Caixa tem ajudado o Estado de São Paulo a ser um estado diferenciado. É um banco que também trabalha o social, que trabalha os investimentos e que hoje deve ser um dos dez maiores bancos do Brasil. É um banco que tem trabalhado com a Assembléia Legislativa nos eventos que esta Cassa nos convida a patrocinar.

Está aqui o Dr. Daniel Eduardo Edelmuth, Diretor da Nossa Caixa, a que peço uma salva de palmas para que ele possa levar ao Presidente, Dr. Carlos Eduardo, os nossos agradecimentos por estar patrocinando esta sessão solene, dando-nos as placas, os brindes e também o café, que foi de um momento muito importante de confraternização dos nossos atletas e dos nossos companheiros.

Quero ainda agradecer a presença do “Periquito”, que aqui representa a Federação Nacional de Luta de Braço-de-Ferro, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.) Leve ao Panzete, aquele homem forte, o nosso abraço pelo trabalho que vem realizando. Aliás, quero dizer que na semana passada encerrou o Campeonato Mundial de Luta de Braço-de-Ferro. O Secretário Lars Grael esteve presente ao evento em Indaiatuba, uma cidade próxima à região de Campinas, que contou com a participação de mais de 400 atletas do mundo todo. Foi um evento muito bonito. O próximo mundial vai ser no Japão. Mas foi algo que o Secretário pôde participar de perto, diferente de tudo o que possamos imaginar, inclusive foi a oitava versão com um portador de deficiência. Nós pudemos assistir não só à Luta de Braço-de-Ferro com atletas normais, mas também com portadores de deficiência fazendo essa luta com os atletas normais. Foi uma coisa inusitada. Assisti, na final, à competição de um atleta portador de deficiência que ganhou do atleta que não era portador de deficiência. Foi um brasileiro que ganhou do russo: o Valdomiro Souza, do basquete. Imaginem a emoção que pudemos viver. Parabéns pelo Campeonato Mundial de Luta de Braço-de-Ferro.

Dando continuidade a nossa sessão, quero dizer que todos são importantes: esta Mesa, que nos dá o privilégio de presidir os trabalhos, a presença do Presidente da Casa Sidney Beraldo, que abriu os trabalhos, o Ministério, que está aqui também representado, a Confederação, enfim, todo os que puderam fazer com que tivéssemos a honra de abrir esta sessão. Mas sem a presença dos atletas, que são, na verdade, os grandes heróis deste momento, não haveria razão para essas placas estarem nesta mesa principal de trabalho. Portanto, antes de passar a palavra àqueles que também vão nos ajudar a homenagear os nossos atletas, quero dizer da honra que São Paulo vive, da honra que a Assembléia tem em convidar cada atleta e chamar aqui à frente para receber essa medalha.

Dizia há pouco, na recepção de vocês, que o Brasil tem de reconhecê-los. Antes das Paraolimpíadas, o mundo todo assistiu às Olimpíadas: aplaudiu, torceu, brindou, chorou, riu. Mas é preciso lembrar que os nossos atletas paraolímpicos, Secretário Lars Grael, conseguiram trazer para o Brasil uma quantidade de medalhas seja de ouro, de prata ou de bronze em número maior do que os nossos atletas chamados “normais”. Todas as nossas honras, todas as nossas glórias para os nossos atletas olímpicos do Brasil que representaram esta grande nação fora deste país. Não podemos deixar de reconhecer o trabalho especial e diferenciado de cada atleta aqui presente. Por isso, gostaria dos funcionários desta Casa presentes, desta Mesa Diretora dos trabalhos e de cada atleta aqui presente uma salva de palmas muito forte em reconhecimento ao trabalho, ao empenho, à coragem e, sobretudo, à vitória de cada um de vocês aqui nesta Casa do Povo que é o maior Parlamento do Brasil, reconhecendo a tarefa e o privilégio que o Brasil e São Paulo têm de receber a cada um e a todos. (Palmas.)

Esta Presidência agradece e registra as presenças: Coronel Ariomar Gago, que está representando o General de Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante do Comando Militar do Sudeste; Coronel Ademir Aparecido Ramos, Comandante da Assessoria Militar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Dr. Daniel Edelmuth, representando Dr. Carlos Eduardo Monteiro, Presidente da Nossa Caixa, nosso grande patrocinador; Sra. Valkiria da Costa Varela, Presidente da Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro, Adisa; Sra. Suely da Silva, vice-presidente da Adisa; Sra. Vanessa Vesternan, professora de Educação Física do Instituto de Cegos Padre Chico; Sra. Maria Regina Costa, Psicóloga também desse Instituto Padre Chico; do Sr. Renausto Alves Amanajás, grande homem que pelo menos ao longo dos últimos 30 anos tem feito um grande trabalho na área de esportes, é Coordenador Geral do Comitê Paraolímpico Brasileiro; cada vez que vem a São Paulo ele nos engrandece com o seu trabalho, amizade e carinho especial e que está aqui presente para reconhecer o talento desses grandes vencedores; Sra. Soraya Virgínia, Assistente Técnica, representando a Rede Entre Amigos da Sorri Brasil; Sr. Edgar Venâncio, que trabalha no Administrativo da Associação da Pessoa Deficiente; Sr. José Roberto Rodrigues da Gelre - as empresas precisam conhecer os talentos que o Brasil possui, e que ainda precisa ter, uma vez que as empresas também são beneficiadas; do Periquito, Sr. Paulo Sabioni, da Confederação Brasileira de Luta de Braço de Ferro - leve o nosso abraço ao grande homem, Panzzetti. Registramos e agradecemos ainda a presença dos membros da Confederação Brasileira de Surdos.

Quero passar a palavra ao meu querido amigo que engrandece os nossos trabalhos, Sr. Davi Farias, representando a Associação Brasileira de Desportos para os Cegos - ABDC.

 

O SR. DAVI FARIAS - Deputada Célia Leão, Secretário Lars Grael, nosso amigo Vital, Dr. Álvaro, Sr. Tenório e demais autoridades presentes, atletas, nosso cumprimento a todos. Eu diria que o Desporto de Cegos do Brasil se sente honrado e grato por integrar a família paraolímpica. Estamos num momento grandioso em que o Poder Legislativo do Estado de São Paulo presta esta grande homenagem aos nossos atletas que brilharam em Atenas. Eles são de fato muito merecedores desta homenagem porque foram verdadeiramente grandiosos e representaram todo o espírito de superação, garra, tudo o que já foi dito aqui e se estabeleceram pela competência e não pela dificuldade, pela limitação física.

Essas são as nossas modestas e singelas palavras que simbolizam o carinho do desporto de cegos do Brasil para com vocês, para com o movimento para-olímpico brasileiro. Parabéns, estamos muito orgulhosos de estar nesta sessão tão significativa, tão expressiva para o povo do Estado de São Paulo e do Brasil, pela relevância que tem essa unidade na federação, dentro do nosso país. Muito obrigado. Parabéns.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, meu querido Davi. Eu disse que você é um homem de visão. Temos sempre que reafirmar para a sociedade brasileira que toda e qualquer medalha que os atletas para-olímpicos trazem para o Brasil, seja de ouro, prata ou bronze, essa diferença a nós neste momento, não existe, não é pela deficiência que cada atleta tem, porque nós levamos a nossa deficiência que faz parte da nossa vida, como disse o Davi, mas pela competência, pela garra, pela determinação e pela coragem. Agradecemos ao Davi a sua participação e as suas palavras que enaltecem e engrandecem esta sessão solene.

Vamos quebrar o protocolo neste momento, porque um dos atletas tem horário de retorno para sua cidade. Vou pedir ao nosso Secretário Lars Grael que nos dê a honra de entregar a medalha ao Aurélio Guedes, pela honra do seu primeiro lugar.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, Aurélio, maratonista medalha de ouro. Marília, São Paulo e o Brasil reconhecem o seu talento.

Passamos a palavra ao nosso querido Vital, presidente do Comitê Para-Olímpico, agradecendo mais uma vez o seu empenho, o seu trabalho. O Comitê Para-Olímpico - sou testemunha disso -, faz um trabalho grande, forte, sério para poder levar quase cem atletas brasileiros para a Para-Olimpíada, uma tarefa que não é fácil, os senhores reconhecem isso. O próprio Secretário Lars Grael sabe da dificuldade de agregar, de conseguir promover, de patrocinar a ida de quase cem brasileiros.

Quero de público fazer este agradecimento ao Vital, que não dorme, que corre muito, mas que faz este Brasil ter esse grande nome de Brasil nas Paraolimpíadas, e teve agora ultimamente em Atenas.

Tem a palavra meu querido amigo, nosso grande Presidente Vital.

 

O SR. VITAL SEVERINO NETO - Obrigado, Deputada Célia Leão. Quando cumprimento V. Exa. cumprimento todos os parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; querido amigo Lars Grael, querido amigo Davi; Tenório, representando os nossos atletas; Sr. Desembargador, Presidente do TRE, Dr. Álvaro, demais autoridades, senhoras e senhores, é um momento de muita alegria realmente para nós. E é uma alegria maior saber que a locomotiva que toca este país, que é o Estado de São Paulo, reconhece o valor, reconhece o empenho, reconhece a bravura destes brasileiros que foram a Atenas fazer o que fizeram.

Fomos homenageados - e quando digo fomos é porque incorporo os atletas, o movimento paraolímpico brasileiro - pelo Sr. Governador do Estado e agora pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Isso é realmente um ponto que precisa ser referenciado.

Vou abdicar de tecer elogios ao Lars Grael. Não é necessário; a Deputada já disse o que precisava, o que tinha que ser dito. O Lars sabe do carinho, da afeição, da amizade, do respeito que o segmento paraolímpico tem pelo seu trabalho e por sua pessoa.

Queria dizer, Deputada, que se somarmos as participações brasileiras em Paraolimpíadas desde 1972 até 2000, e vou ficar em Sidney, o Brasil conquistou 106 medalhas, o Brasil paraolímpico. E a sociedade brasileira praticamente não conhecia, não sabia o que era o esporte paraolímpico.

Então a nossa grande batalha para Atenas era preparar uma equipe de atletas à altura de representar com dignidade, com honra o nosso país, mas acima de tudo era um trabalho muito forte no sentido de fazer com que o que acontecesse em Atenas chegasse ao Brasil, que a sociedade brasileira pudesse ver instantaneamente, ao vivo, naquele momento, o que estava acontecendo em Atenas. E aí tivemos um trabalho que não foi fácil. Todos os que acompanham o trabalho do Comitê Paraolímpico sabem das dificuldades, de tudo o que tivemos que desenvolver para que pudéssemos ter televisão transmitindo ao vivo, para que pudéssemos ter outras dez redes de televisão com repórteres em Atenas, para que pudéssemos enviar para o Brasil todo esse material para chegar à sociedade brasileira.

Então para que isso tudo acontecesse, contamos com muito trabalho, com muita solidariedade, com muito apoio. Tivemos um grande apoio do Governo Federal através do Ministério do Esporte. Os nossos patrocinadores, Loterias Caixa, Visa do Brasil; nossos apoiadores, Olympikus, Unimed, Uniodonto, Boticário, Merck Sharp com seu produto. E tivemos mais ainda: durante todo esse período de preparação e de trabalho o apoio decisivo da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, capitaneada pelo Lars Grael, quando pudemos realizar não só os primeiros jogos paraolímpicos do Brasil aqui em São Paulo, patrocinado, organizado em conjunto com o Comitê Paraolímpico e Secretaria, mas as diversas etapas de treinamento que aqui aconteceram.

Então tivemos que ter todo esse conjunto de fatores que nos propiciaram fazer com que a sociedade brasileira tomasse conhecimento, porque, se havíamos ganhado durante as outras edições 106 medalhas, a verdade é que de fato 106 são muito mais que 33 - a se guiar por essa ótica e por essa lógica. Mas precisávamos exatamente disto: que a sociedade brasileira pudesse identificar a pessoa com deficiência no seu estágio máximo de eficiência, e só o esporte permite isso, só o esporte dá essa visibilidade.

Temos grandes vultos e figuras com essa visibilidade. Só aqui na mesa temos duas personalidades. Uma do mundo parlamentar, outra da administração pública do Brasil. Mas parece que a sociedade brasileira faz um corte. Quando vê o Lars Grael, isola sua possível limitação. Quando visualiza a Deputada Célia Leão, a sociedade vê a Deputada, mas se esquece de olhar para a cidadã. E o esporte dá essa visibilidade. Lá em Atenas, vocês viram o atleta Antônio Tenório ganhar a medalha de ouro. Vocês viram a atleta Fabiana Sugimori ganhar a medalha de ouro. Vocês viram os outros atletas ganhando suas medalhas ou dando o melhor de si nas provas e competições de que participaram.

Por essa linha de observação, a sociedade brasileira começou a perceber - e digo isso com muita convicção - o atleta paraolímpico não é visto como um atleta portador de deficiência, mas como um atleta. E agora temos de fazer o trabalho para que a sociedade veja por trás do atleta, ou antes dele, um cidadão com direitos, responsabilidades, deveres e que precisa exercer sua cidadania de forma plena.

E aí entra o papel da nossa tropa de choque - os nossos parlamentares e administradores, portadores de uma deficiência ou não, engajados na causa para que, dia a dia, possamos transmitir para a sociedade brasileira que aquele cidadão que se desloca pela rua, seja com um cão-guia, seja com uma bengala, com uma muleta ou com uma cadeira de rodas, qualquer que seja sua dificuldade de locomoção é um cidadão comum, um cidadão brasileiro, que tem uma diferença. E essa diferença precisa ser respeitada. Para isso, essa sociedade precisa conhecer, precisa ser informada.

Acho que, enquanto Comitê Paraolímpico Brasileiro, a par das 33 medalhas dessa histórica participação em termos técnicos em Atenas, a grande medalha que o esporte paraolímpico ganhou e que o Comitê Paraolímpico ofereceu à sociedade brasileira foi a visibilidade e a mudança de paradigma no que diz respeito ao trato com a pessoa portadora de deficiência.

E nós seguiremos trabalhando, Deputada. Sabemos que a senhora aqui seguirá seu trabalho. E nós lá. Porque, juntos, poderemos fazer o que o Dom Hélder disse um dia: “Sonhar um sonho sozinho - esse sonho não passa de um sonho sonhado. Mas sonhar um sonho em conjunto - a gente pode tornar esse sonho uma realidade.” Isso é o Comitê Paraolímpico, isso é o esporte paraolímpico.

Parabéns, atletas. Parabéns, familiares de atletas, dirigentes do esporte paraolímpico, do esporte brasileiro. Chegaremos ainda ao momento em que vamos tratar o esporte nacional como coisa única, sem separação. A separação é a peculiaridade na hora da disputa, mas somos todos brasileiros e devemos ser tratados de forma única: atletas brasileiros, atletas que honram nosso País. Parabéns e muito obrigado à Assembléia Legislativa. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada. Parabéns ao nosso querido Presidente do Comitê Paraolímpico, Vital, uma história de 30 anos de trabalho e luta. Se reportarmos de 72 até agora, se reportarmos mais de 150 medalhas na somatória, isso é resultado de um trabalho sério. Muito obrigada.

Nós do Brasil, nós de São Paulo, nós atletas, nós de instituições e associações desportivas do Estado de São Paulo agradecemos o seu desempenho, agradecemos o seu trabalho com a competência de cada um e do todo. Se não houvesse uma grande liderança como a sua, teríamos uma grande dificuldade não só de trazermos as nossas medalhas, mas de estarmos participando desses jogos mundiais que dão visibilidade ao Brasil e competência de cada atleta.

Quero chamar para fazer parte da Mesa uma pessoa muito especial, uma pessoa que ao longo desses anos nesta Casa cada dia é um aprendizado para nós.

Queria que recebêssemos com uma salva de palmas, com um carinho muito especial, um parlamentar que tem feito nesta Casa um trabalho representando o Estado de São Paulo, principalmente a sua cidade, seu município e a sua região, que é de Ribeirão Preto, com muita galhardia, com muita competência, com muita sensibilidade. Sinto-me muito à vontade para convidá-lo com carinho e reconhecendo seus talentos, porque não é uma questão político-partidária. Não somos do mesmo partido, mas tenho a obrigação de reconhecer o bom trabalho parlamentar e a grande honra que esta Casa tem em ter um Deputado como o nobre Deputado Rafael Silva.

Quero que ele sente junto à mesa conosco, com uma salva de palmas dos nossos atletas paraolímpicos. (Palmas.)

O nobre Deputado Rafael Silva, há poucos dias, teve a coragem de também ser candidato a prefeito no Município de Ribeirão Preto, tendo um excelente desempenho e agora, para alegria desta Casa, volta ao nosso convívio. Parabéns, nobre Deputado Rafael Silva, pelo seu trabalho, pela sua luta na sua campanha. E agora a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o recebe novamente.

Gostaria, antes de passar a palavra ao nobre Deputado Rafael Silva, dizer que a nossa Mesa está composta com o Secretário Lars Grael, com o nosso Desembargador, Dr. Lazzarini, com o nosso querido David da Associação de Cegos, com o nosso querido Vital, que acabou de falar do comitê paraolímpico, e também com o Tenório, homem forte que traz a medalha de ouro na sua categoria, que é o judô.

Quero ainda registrar e agradecer a presença de Carlos Eduardo Gonçalves, Presidente e fundador da Associação de Deficientes Físicos de Bragança Paulista, e agradecer também à Lívia Villas Boas. Disse a ela agora, pouco antes de iniciar a nossa sessão, que um dia ainda eu chego lá. Ela é interprete da linguagem dos sinais e faz um trabalho que merece de todos o nosso respeito. Então, uma salva de palmas à Lígia e também ao Carlos Eduardo, da Associação de Deficientes Físicos de Bragança Paulista. (Palmas.)

E agora, com muita alegria, vou passar a palavra ao nobre Deputado Rafael Silva, que pelos corredores desta Casa, quando nos encontramos, não nos debates no plenário, não nas votações, não nos momentos de trabalho ou nas comissões, ele me cobra, dizendo: “Puxa, Célia, parece que passo do seu lado e nem te vejo, nem te enxergo”. Porque, às vezes, eu brinco com ele, dizendo: “Oi, Deputado, sou eu que estou aqui”. Mas é uma pessoa que a, exemplo do David, tem uma visão longa.

Já pude ver, por diversas vezes, a sua defesa daquilo que ele acredita, dos seus ideais, muitas vezes até divergentes da nossa posição, do nosso pensamento, do nosso voto, mas por isso mesmo o nobre Deputado Rafael Silva tem da minha parte, da parte desta Deputada, sempre o respeito que merece pelos seus ideais, pela sua luta, pelo seu trabalho.

Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PL - Tenório, Vital, Secretário Lars Grael, David Farias, amigo nosso, temos aqui a honra da presença do Desembargador Lazzarini, que representa a seriedade do Judiciário, representa a esperança que este País tem na justiça, e essa esperança não deve morrer e não vai morrer nunca, porque é a esperança do fraco, do pobre, do oprimido. A Deputada Célia Leão tem uma força fantástica, uma força interior de leoa. Realmente, é uma pessoa especial.

Fico muito feliz em ver que o portador de deficiência neste País está tendo o reconhecimento, o carinho da população. Nada melhor do que dar oportunidade ao portador de deficiência para que ele possa mostrar o seu valor. Se ele não tiver oportunidade, Desembargador Lazzarini, como vai provar que é um cidadão que merece respeito como outro cidadão dito “normal”? Tenho, ao longo de minha vida, estudado os personagens e me preocupo especialmente com aqueles que têm uma deficiência e a superam.

Helen Keller nasceu em 1880 nos Estados Unidos e, com um ano, ficou cega e surda. Com sete anos, comportava-se como um animal irracional. Imaginem, uma pessoa que não enxerga e não ouve nada, que não se comunica com o mundo. Ela se alimentava com as mãos, mordia, agredia. Contrataram então, Anne Sullivan para tentar educar aquela menina, que, repito, com sete anos, se comportava como um animal irracional.

Helen Keller se desenvolveu. Encontrou nos Estados Unidos a oportunidade de crescer, fez palestras no mundo todo. A Enciclopédia Barsa, inclusive, traz sua foto ao lado de um Presidente norte-americano. Eu me pergunto e pergunto aos senhores: tivesse ela nascido no Brasil, será que teria a mesma oportunidade? Eu respondo: não teria.

Fiquei totalmente cego há 18 anos. A Deputada Célia Leão sabe bem disto: enfrentei agora uma eleição para prefeito em Ribeirão Preto, consciente da restrição. Participo como conselheiro, juntamente com a Deputada Célia Leão, da Associação Dorina Nowill. Lá, um cidadão que tem uma grande empresa de consultoria disse-me, em um dos encontros, que o cego enfrenta restrição. Perguntei se não era preconceito. Ele disse que não. Que era restrição para cargos executivos. É muito difícil um cego se eleger prefeito, governador ou presidente.

Eu enfrentei a disputa, porque, na medida em que procuramos ocupar os espaços, nós crescemos e começamos a mostrar para toda a população que o portador de deficiência tem o seu valor. E vamos conquistando esses espaços. Vamos aumentando a nossa participação. O povo brasileiro é muito bom, mas não tem a informação de que o portador de deficiência é um cidadão comum. Apenas uma parte da população tem essa consciência.

Esta solenidade, Deputada Célia Leão, não representa uma homenagem aos paraolímpicos. Representa o reconhecimento do valor que eles possuem. Essas pessoas que se colocam em uma disputa enfrentando as dificuldades que enfrentam mostram que são maiores que os atletas ditos normais, porque, no primeiro momento, vencem a dificuldade interior que possuem.

No segundo momento, começam a enfrentar a consciência que não é formada, como deveria, dentro da sociedade. Quando um atleta com deficiência se torna vitorioso, ele é três, quatro vezes vitorioso e merece esse reconhecimento. Repito, não é uma homenagem. É o reconhecimento que esta Casa dedica aos senhores, a essas pessoas que, normais, acreditam no portador de deficiência.

Célia Leão, tenho acompanhado seu trabalho. É um exemplo que esta Casa manda para o Brasil, uma pessoa que passou a ter uma deficiência, mas que mantém dentro de si uma força, uma luz. A Célia brilha e valoriza o cadeirante, o portador de deficiência, embora seja de outro segmento dentro dessa área, ela valoriza o deficiente visual também. Isso demonstra o carinho e o amor que tem dentro de si.

Encerrando, agradeço a oportunidade de estar aqui e a essas pessoas que têm limitação, mas que têm um valor fantástico. Essas pessoas valorizaram a nação brasileira, o povo brasileiro. Os atletas paraolímpicos mostraram que o povo brasileiro tem valor.

Desembargador Lazzarini, repito, é uma satisfação estar mais uma vez nesta Casa. O senhor dignifica o Judiciário, esta Casa se sente honrada em recebê-lo. Secretário Lars Grael, que recentemente esteve em Ribeirão Preto, tenho acompanhado sua sensibilidade, sua força, sua coragem e seu valor. Aos membros da Mesa, meu agradecimento por poder compartilhar esse espaço com os senhores.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, nobre Deputado Rafael Silva, que vem engrandecer esta sessão solene. Como ele mesmo diz, em nenhum momento da sua vida tem escondido qualquer deficiência que possa ter ou reconhecer nas pessoas, pelo contrário. O nobre Deputado Rafael Silva nesta Casa tem mostrado o outro lado da moeda. Se a deficiência existe, temos não só que mostrá-la, mas enaltecê-la para fazer valer como um talento do ser humano.

Vamos passar às homenagens. É um momento singular, são homenagens mais do que merecidas pelos nossos atletas. Alguns atletas não puderam vir, vão receber pelo Comitê Paraolímpico as homenagens que a Assembléia Legislativa e a Nossa Caixa oferecem. Chamaremos os atletas para receber a medalha e levá-la para suas vidas como uma homenagem singela, mas grandiosa do talento que cada um de vocês têm, trouxeram e marcaram na história do nosso Estado de São Paulo.

O nobre Deputado Rafael Silva fará a entrega da homenagem ao nosso querido atleta Odair Ferreira dos Santos. Ele recebe medalha de prata nos 5000 e l500 metros e de bronze nos 800 metros. Uma salva de palmas ao nosso grande atleta.

 

* * *

 

-É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

Vou ler os dizeres da placa: “Persistência, dedicação e coragem fazem a diferença e levam à vitória. Parabéns uma homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e dos 94 parlamentares que reconhecem o valor e o talento de cada um.”

Parabéns a você, meu querido Odair. Receba a sua placa e leve junto a sua medalha. Muito obrigada. Uma salva de palmas ao Odair!(Palmas).

Convido agora a Simone Camargo Silva, também do atletismo, ela que é uma deficiente visual, para receber as homenagens do nosso querido Lars Grael. Parabéns, Simone. Uma salva de palmas a você. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

Senhores participantes, só para que vocês saibam, esta sessão está sendo transmitida ao vivo.

Convido a nossa querida Fabiana, natação ouro nos 50 metros livres, que engrandece o nosso País, muito nos honra e nos traz alegrias. Ela também é da nossa região, da Cidade de Campinas. Receba do Desembargador Álvaro Lazzarini as nossas homenagens. Uma salva de palmas à Fabiana que, com coragem, com orgulho e com alegria trouxe a medalha de prata para o nosso Brasil e para o nosso grande Estado de São Paulo! (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

Convido o Sr. Vital, Presidente do Comitê Paraolímpico, para homenagear o nosso querido Marcos Cândido, do basquetebol em cadeira de rodas. O Marcos veio, mas teve de sair porque a sua esposa teve um contratempo, mas ele irá receber a medalha através do grande atleta Alex, também do basquete em cadeira de rodas. Uma salva de palmas ao Marcos!Alex, leve para o Marcos esta grande alegria da Assembléia Legislativa em poder homenagear os nossos queridos companheiros e amigos do basquete em cadeira de rodas.(Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entregue da placa.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Célia Leão - PSDB - chamo Eveliyne Ribeiro, que é deficiente visual, para receber a sua placa das mãos do Davi, Presidente da Associação de Cegos do Estado de São Paulo. Eveline recebe o prêmio pela modalidade Goalball. Parabéns! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagemplaca.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Célia Leão - PSDB - chamo o nosso querido atleta Tenório, que também é medalhista, para entregar a placa ao Ivanildo Pessoa de Freitas, nda modalidade Tênis de Mesa, também campeão. Receba o reconhecimento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, do povo de São Paulo, dos brasileiros que moram aqui. Parabéns! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placahomenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Célia Leão - PSDB - Peço ao Deputado Rafael Silva para entregar ao Alex, campeão nda modalidade Basquetebol em Cadeira de Rodas, a placa homenagem em reconhecimento ao talento, à vitória, ao esforço e ao trabalho do Alex e de toda a equipe do Basquetebol. Parabéns! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.homenagem.

 

* * *

 

O SR. (?)

... há 68 anos. Temos várias atividades. Há um programa, que é o que mais sensibiliza não só a coletividade politécnica, como toda a coletividade, em geral: o nosso programa de bolsa de estudos. Fazemos uma pesquisa, uma entrevista anuais e verificamos quais os alunos que têm dificuldades financeiras. Para esses alunos, distribuímos um salário-mínimo mensal. Hoje, temos 106 bolsistas recebendo essa graça. Conseguimos manter essa bolsa de estudos não somente com a contribuição dos engenheiros politécnicos, como também com a colaboração de empresas de engenharia, dirigidas por politécnicos. Quero lembrar o Del Nero, com sua firma, em Figueiredo Ferraz, que contribui com essa nossa bolsa. Espero, com isso, que eu consiga aumentar a cota dele.

Sempre procedemos a reuniões e homenagens. Fazemos sempre um jantar, para o qual convidamos todos os membros da família politécnica e onde são homenageados, em especial, aqueles que completam 50 anos de formados, 25 anos de formados e 10 anos de formados. Neste anos, faremos este jantar no dia 30 de outubro e um dos homenageados, com 25 anos de formado, é o Presidente da Mesa, o Jardim.

Temos, também, uma homenagem anual ao professor do ano. Pedimos à diretoria de escola que nos envie uma lista tríplice de professores. Depois, nossa diretoria se reúne e escolhe. Neste ano, será homenageado o professor Valter Borzane, de química, formado em 1947. Essa homenagem está marcada na Escola Politécnica para o dia 10 de novembro. Outra reunião que fazemos é uma em que sempre convidamos os alunos recentemente formados, que se graduaram no ano anterior, para que eles saibam da existência da Escola Politécnica, assim que se formam. Ultimamente, temos tido um grande apoio da diretoria da Escola Politécnica, que sempre nas aulas magnas, ou seja, na primeira aula que o “bicho” recebe, temos o direito de alguns minutos para falar para que eles já saibam da existência da nossa associação, para que não aconteça o que, lamentavelmente, aconteceu comigo. Só depois de muitos anos de formado é que fiquei sabendo da existência dessa associação bendita, que eu presido hoje.

Também temos a intenção de valorizar a qualidade de vida e, para isso, organizamos brincadeiras e competições de, por exemplo, futebol, xadrez, rúgbi, realizadas no acampamento dos engenheiros que o Instituto de Engenharia, graciosamente e gentilmente, sempre nos oferece. Inclusive, com a participação entusiasta feminina. Não neste ano, em que houve um temporal terrível, quase ninguém apareceu, mas no ano passado as moças foram e montaram um time de futebol. Faltavam elementos para completar os onze jogadores e me convidaram para jogar no time das moças. Joguei e marquei um gol de pênalti. Jogamos também golfe, organizado pelo colega (Sokano ?). Promovemos também viagens e visitas técnicas para expansão e conhecimento pessoal e técnico dos nossos colegas.

No ano passado, organizamos um projeto inédito, a (EP Polivapcom?), com o patrocínio de mais uma empresa dirigida por politécnicos. Conseguimos realizar esse projeto mapcon, que é pioneiro no seio universitário. Através de entrevistas e questionários, descobrimos o potencial de cada aluno, as suas qualidades interiores, dando a ele uma chance de melhorar a gestão da sua carreira. Também cria vantagens para a própria

A SRA. PRESIDENTE - Célia Leão - PSDB - Gostaria de chamar o Secretário Lars Grael para entregar a placa a ele, que muito honra o nosso país, o nosso Estado de São Paulo, e que dá a alegria de representar todos os atletas: Tenório, é você! Medalha de ouro para o nosso querido Tenório, no Judô. O Secretário Lars Grael faz as honrarias da Assembléia Legislativa e entrega a homenagem. Parabéns, Tenório! Você é uma pessoa que dá ao Brasil a dimensão deste país, a dimensão dos nossos atletas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Célia Leão - PSDB - quero chamar o representante deoste grande banco, que tem também recebido grandes medalhas pelo trabalho que tem realizado por São Paulo e pelo Brasil. chamo o Dr. Daniel Edelmuth, representando a Nossa Caixa, para entregar a homenagem ao Lucas Martins Maciel, dna modalidade Tênis de Mesa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns Lucas, Tênis de Mesa campeão. (Palmas.)

Chamo o Desembargador Lazzarini para entregar a placa à Tatiane de Paula Silva. Uma salva de palmas ao judô feminino, representado pela Tatiane, que é deficiente visual. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns Tatiane.

Chamo o nosso querido André Luis Meneguetti, representante da natação, para receber a nossa placa. Peço ao nosso querido Vital que entregue a placa ao André Luiz Meneguetti. Uma salva de palmas pela sua participação nos jogos para-olímpicos. Parabéns pela sua coragem e por engrandecer o nosso país. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Chamo novamente a Nossa Caixa para fazer a entrega da nossa placa a ele, que é muito especial. Meu querido Joon, é você quem recebe a placa neste momento, honrando o nosso Brasil, honrando o nosso Estado de São Paulo, também representando aqui os nossos atletas. (Palmas.) Leve para a sua vida, para a sua casa, para o seu trabalho esta homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas ao nosso grande atleta. (Palmas.)

Quero dizer que alguns atletas aqui de São Paulo estão viajando pelo Brasil. Eles entraram em contato conosco e pediram para que o Vital recebesse as placas por eles, também como reconhecimento do trabalho do Vital, do Comitê Para-olímpico.

Peço uma salva de palmas a todos os atletas que não estão presentes, mas são brasileiros, são de São Paulo e irão receber as suas placas através do nosso grande amigo, Presidente do Comitê Paraolímpico, uma homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Agradeço a todos que estão aqui, com o reconhecimento das autoridades de São Paulo, da Assembléia Legislativa e do Comitê Paraolímpico. (Palmas.)

Passo a palavra ao Tenório, que aqui representa cada um e o todo dos participantes, os 98 brasileiros que representantes da delegação do Brasil nesses jogos paraolímpicos.

 

O SR. ANTÔNIO TENÓRIO DA SILVA - Bom-dia a todos. Em nome de todos os atletas, saúdo a ilustre Deputada Célia Leão e o Deputado Rafael Silva, nas pessoas de quem cumprimento toda a Casa e todos os seus parlamentares; o nosso Presidente Vital Severino Neto, que não mediu esforços para levar 98 atletas e uma delegação de médicos, psicólogos e outros “staffs” para Atenas; o nosso Secretário de Esporte, que não mede esforços para estar dando suporte ao Estado de São Paulo, bem como para o desporto; o nosso coordenador de esporte para portadores de deficiência, Sr. Vanilto; o nosso Presidente da ABDC, Sr. David Farias Costa, que está representando aqui a nossa entidade nacional.

Deputada, o Brasil está em festa. Tem em Natal o Clodoaldo, que é um ícone do esporte brasileiro hoje, ganhando seis medalhas de ouro e uma de prata; em Joinvile, temos a Adria; em Pernambuco, temos a Sueli; em Campinas, temos a Harumi, que foi aqui homenageada. Enfim, a grande ansiedade de todos os atletas aqui é um pedido. Acho que São Paulo poderia estar se juntando a São Paulo, Rio de Janeiro e a outros Estados que têm a lei de incentivo Bolsa-Atleta.

Nós, atletas, ansiamos por este momento para continuar o nosso ciclo de quatro anos até Pequim. Isso vai ajudar nos nossos treinamentos e num feito grandioso para trazermos muito mais medalhas, mais do que conseguimos em Atenas, em 2004.

Agradecemos essa homenagem, porque sempre que retornamos de uma competição importante a Deputada nos traz até aqui e presta essas homenagens a todos os atletas paraolímpicos. Agradecemos a Casa e a todos os parlamentares que apóiam o desporto paraolímpico e o esporte do nosso Brasil. Muito obrigado a vocês e aos atletas por me confiarem essa responsabilidade a mim. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Nós da Assembléia é que agradecemos e temos a honra de receber todos os atletas; os que têm medalha de ouro, de prata, de bronze e os participantes que engrandecem São Paulo, o Brasil e a Assembléia Legislativa. Muito obrigada pela sua participação.

Queremos passar a palavra ao Desembargador, Dr. Lazzarini, que com carinho especial vem à nossa sessão solene, numa semana bastante diferenciada, haja vista o segundo turno das eleições, e mesmo assim o Dr. Álvaro Lazzarini vem a esta Casa honrar, mais uma vez, o quadro da Assembléia Legislativa.

 

O SR. ÁLVARO LAZZARINI - Nobre Deputada Célia Leão, que preside esta solenidade, nobre Deputado Rafael Silva, Sr. Lars Grael, Secretário da Juventude, Esporte e Lazer, neste ato também representando S. Exa. o Governador Geraldo Alckmin; Dr. Vital Severino Neto, Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro; Sr. David Farias Costa, Presidente da ABDC - Associação Brasileira de Desportos para Cegos; Antônio Tenório da Silva atleta do Judô, medalha de ouro na categoria até 100 quilos; senhoras e senhores, quando no dia 12 de outubro, meu gabinete recebeu o convite do nobre Deputado Sidney Beraldo, Presidente desta augusta Assembléia Legislativa, para esta sessão solene, convocada por solicitação da nobre Deputada Célia Leão, imediatamente coloquei “confirmar minha presença”. Por que confirmar a minha presença?

Estamos, Deputada Célia Leão, às vésperas do segundo turno, quando mais de 11 milhões de paulistas, em 12 cidades do Estado de São Paulo, estarão escolhendo o novo prefeito. O trabalho é imenso. Mas não poderia, de forma alguma, deixar de estar presente para prestar a homenagem do Tribunal Regional Eleitoral, da Justiça Eleitoral, aos atletas paraolímpicos porque, de certa forma, em vocês atletas eu me espelho porque souberam e ensinam como vencer obstáculos, a vencer desafios, bem colocados pelo nobre Deputado Rafael Silva, um grande vencedor. Com a sua deficiência visual, chegou a esta Casa disputando uma eleição. Ainda me lembro daquela CPI aonde vim falar sobre Poder de Polícia, e V.Exa. me deu uma aula sobre esse poder.

Por isso, procuro me espelhar nos atletas paraolímpicos justamente por essa força, por essa força de vontade, por essa garra de vencer os desafios. Lars Grael, em você também me espelho, pode ter certeza. Acompanhei seu sofrimento, aquele seu acidente. E vi V.Exa. se levantando também, e hoje, sendo o nosso grande Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

À Justiça Eleitoral, o que cabe? Cabe declarar a vontade do povo. Aqui no Estado de São Paulo, a vontade do povo paulista. Por isso, fico contente em ver essa convocação da Assembléia Legislativa que representa esse povo paulista legitimamente, e prestar homenagem a vocês, atletas. Mais do que justo é o povo paulista que presta essa homenagem aos que ganharam medalhas, aos que não ganharam medalha, aos que representaram o povo brasileiro em outras paragens, em Atenas, com a televisão, o círculo de comunicação mostrando que realmente o Brasil é um país, é uma pátria. Vocês foram patriotas. Isso muito engrandece a ida de vocês, a vitória de vocês, atletas paraolímpicos.

Enfim, a nossa pátria foi muito bem representada. Parabéns a vocês, em meu nome pessoal e em nome da Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, Dr. Lazzarini. Receba o nosso carinho e a homenagem da Assembléia Legislativa por termos aqui o Tribunal Regional Eleitoral tão bem representado.

Antes de finalizarmos a nossa sessão, com a alegria de suas presenças e daqueles que não estão presentes fisicamente, mas que estão de alma e de coração, quero passar a palavra a este grande homem que, às vezes, nos passa a sensação de porquê uma deficiência, ou uma deficiência a mais, engrandece uma pessoa. Quero aqui, de público, como já disse o Deputado Rafael Silva - e temos nesta Casa alguns bons anos de convivência com as nossas diferentes deficiências -, dizer que temos de estar de olhos abertos, Davi, sempre, com a visão longe assim como Vital. Temos obrigação de reconhecer talentos. E óbvio, Secretário, que algumas diferenças marcam as pessoas. Essas diferenças acabam e devem virar talentos.

O senhor, como eu já disse no início da minha fala, foi e ainda é um grande desportista, reconhecido internacionalmente. O senhor perpassou os mares do Brasil. O senhor andou pelos oceanos do mundo e mostrou competência na sua atividade.

Nobre Deputado Rafael Silva, reforçando o Dr. Lazzarini, todas as dificuldades ou qualquer dificuldade que o senhor possa ter vivido e as viveu, nenhuma delas em momento algum o diferenciou na sua competência.

Já tivemos o privilégio de poder conviver com V. Exa. em outros momentos de trabalho, de reuniões, de reivindicações, onde estava sempre atento e atendendo, onde em nenhum momento da sua nova vida fez alguma questão de camuflar, de diminuir ou de esconder a sua deficiência. Muito pelo contrário, na sua grandeza e simplicidade, move com habilidade a sua inteligência e o seu coração, com a mesma habilidade que move essas duas bengalas, que hoje são suas parceiras, suas amigas. E não faz questão nenhuma de grandes equipamentos de tecnologia de pernas e braços - e olha que existem hoje -, que poderiam lhe garantir um bom andar. Mas, V. Exa., nesse seu desempenho de alma e coração, na leveza do espírito e da inteligência, move essas canadenses, que lhe dá a possibilidade de ser esse grande homem que é.

Eu não poderia simplesmente lhe passar a palavra, e dizer “agora, com vocês, o Secretário Lars Grael”. Mas, eu tinha que dizer aquilo que esta Casa tem, sente e respeita no seu trabalho frente à Secretaria, desse homem de governo, que representa sobretudo o Sr. Governador Geraldo Alckmin, que honra São Paulo e as fileiras da vida pública e política deste País.

Agora, nesta Sessão Solene, que São Paulo convidou os nossos atletas paraolímpicos, temos a grande alegria e honra de convidar, para fazer uso da palavra, o Sr. Secretário Lars Grael.

 

O SR. LARS GRAEL - Boa-tarde. Confesso que não é fácil falar depois da nobre Deputada Célia Leão.

Trago um abraço do nosso Sr. Governador Geraldo Alckmin, que represento hoje nesta Sessão Solene. Saúdo a Sra. Presidente da sessão, nobre Deputada estadual Célia Leão, V. Exa. que, como uma grande parlamentar do Estado de São Paulo, hoje presta um grande serviço à sociedade, à causa da pessoa portadora de deficiência, também uma apoiadora conhecida de renome do esporte paulista. Parabenizo-a pela oportunidade e pela Sessão Solene que oferece em favor do esporte paraolímpico.

Saúdo o nobre Deputado estadual, Rafael Silva, agradecer pelas suas palavras, pelo seu exemplo de superação, de homem público que é; saúdo o Sr. Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, também o meu amigo, Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto.

O esporte paraolímpico é feito de uma longa construção. Muitos daqui participaram. Tivemos os seus antecessores, que muito contribuíram para a consolidação do Comitê Paraolímpico Brasileiro, desde sua criação no ano de 95. Podemos afirmar hoje, constatando que o esporte paraolímpico hoje já é uma realidade do nosso Brasil, é a décima quarta potência do mundo, que o movimento paraolímpico divide-se em duas fases, antes e depois do presidente Vital Severino Neto. Seu exemplo de dedicação, de empenho, de luta pela causa consegue empolgar a todos nós para que estejamos a reboque, fazendo parte da sua equipe, da sua tripulação, levando essa causa nobre, essa causa fantástica do esporte nacional, que é o movimento paraolímpico.

Quero saudar também Davi Faria Costa, Presidente da Associação Brasileira de Desporto para Cegos, ABDC, que muito nos orgulha por ter sua sede em São Paulo e ser uma grande parceira dos programas e projetos da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte, Lazer; saudar também meu companheiro medalhista de ouro, multimedalhista Antônio Tenório da Silva, aqui representando todos os atletas, fazendo parte também da Comissão de Atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro, que é meu parceiro de Mesa na Comissão Nacional de Atletas junto ao Governo Federal, ao Ministério do Esporte; e saudar a todos vocês participantes, medalhistas que dignificaram o Brasil nas Paraolimpíadas de Atenas.

Falo hoje de algumas palavras que pude ouvir ao longo desta Sessão Solene, uma primeira palavra vinda do Presidente do Comitê Paraolímpico, Vital Severino Neto, quando se referiu a São Paulo como a locomotiva do esporte nacional. É. É há muitos anos. Acho que temos um papel muito importante que é impulsionarmos essa locomotiva. Muito me orgulha, após assumir a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, a convite do Governador Geraldo Alckmin, ter ajudado a consolidar essa liderança nacional que não pretende ter uma supremacia, mas, sim, garantir o impulso ao fomento de atletas de todo o desporto nacional.

Então, São Paulo, hoje, ostenta com orgulho seu Estado, que é o maior fornecedor de atletas olímpicos e paraolímpicos nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Atenas, nos Jogos Paraolímpicos de Santo Domingo, São Paulo que conquistou neste ano no cômputo de medalhas todas as competições multiesportivas do Brasil. Cito Jogos Abertos Brasileiros, realizados em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Jogos Universitários Brasileiros, promovidos no nosso Estado de São Paulo, Jogos Nacionais da Juventude, promovidos pelo Ministério do Esporte e pelo Comitê Olímpico Brasileiro, realizados em Brasília, os Jogos Escolares Brasileiros, também realizados em Brasília, e também os Jogos Paraolímpicos do Brasil, primeiros jogos realizados neste ano promovidos pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer com o Comitê Paraolímpico Brasileiro e seus patrocinadores aqui em São Paulo.

É muito importante mantermos essa locomotiva. E, para isso, a Assembléia Legislativa tem sido também uma aliada histórica e fundamental porque é ela quem aprova o nosso orçamento, que controla, que direciona boa parte das nossas ações, oportunidade essa que vem se ampliando com a promoção de vários eventos.

A partir da minha posse, a convite do Governador Alckmin, pude instituir uma coordenadoria específica para o paradesporto na nossa Secretaria. E por uma pessoa que tem uma contribuição histórica, o movimento de meu amigo Vanilton Senatori, mantemos hoje um calendário esportivo sub-regional, regional e estadual em favor do paradesporto. Tivemos o orgulho de promover no ano passado o Campeonato Brasileiro Paraolímpico de Natação e Atletismo aqui em São Paulo e neste ano os Primeiros Jogos Paraolímpicos do Brasil, que foram eliminatórios para as Paraolimpíadas de Atenas.

Temos muito pela frente, não é Davi? O Panamericano de Deficientes Visuais do ano que vem, a nossa candidatura a sediar os Jogos Mundiais do Paradesporto para Cegos é um desafio constante. Conseguimos também o apoio e a parceria de patrocinadores públicos, que foram fundamentais e que gostaria de citar: a parceria do Banco Nossa Caixa, representada pelo Daniel Eduardo Edelmuch, agradecendo a sua presença e de toda a equipe da Nossa Caixa, o banco do Estado de São Paulo, Daniel representando o Presidente Carlos Eduardo Monteiro, que apóia o judô, o tênis de mesa, o ciclismo e o remo de São Paulo, inclusive alguns paratletas, entre eles o nosso amigo Antônio Tenório.

É nesse conceito de bolsa-atleta, que já atuamos, que queremos ampliar esse apoio com a própria Nossa Caixa e outros patrocinadores. Temos o caso da Sabesp que apóia alguns atletas de natação paraolímpicos. Então acho que esse cenário tende a crescer muito, que é a questão que o Deputado Rafael Silva lembrou muito bem, de garantir oportunidade ao paratleta.

Tivemos a inserção progressiva e a consolidação da participação do paradesporto nos tradicionais jogos regionais e jogos abertos do interior. Mas tudo isso que fazemos, preciso assumir, não é favor algum, isso é cumprimento de dever ou parte do cumprimento do nosso dever. Muito temos de avançar ainda.

Hoje, consolidamos uma regra na Secretaria: pelo menos 15% do nosso investimento em promoção esportiva, apoio a atletas e representação do Estado de São Paulo na promoção de eventos tem de estar garantido ao paradesporto. Não era assim. Estávamos num patamar de 4%. Este ano chegamos ao patamar de 15%, que é compatível com a Lei Agnelo-Piva, que tive a honra de aprovar enquanto Secretário Nacional de Esportes.

Essa oportunidade hoje é fundamental. E vocês, paratletas, têm um papel fundamental nisso. Observo, desde quando simples atleta em Niterói, a criação de um comitê paraolímpico brasileiro, que teve sua primeira sede em Niterói, mas nem sabia o que era isso.

Na verdade, esse trabalho do Comitê Paraolímpico Brasileiro, vocês conseguiram promover de forma fantástica. Aquilo que até então era um sentimento de pena - ver um deficiente físico, sensitivo, mental praticar um esporte - tornou-se um orgulho nacional. Aquilo que para muitos era uma curiosidade esportiva - o esporte para deficientes - tornou-se um mérito esportivo de reconhecimento nacional. Aquilo que vivia no anonimato, na obscuridade, no subterrâneo do esporte nacional até os Jogos Paraolímpicos de Sidney, conseguiu adquirir visibilidade e reconhecimento. Este é o momento da consolidação para todos nós, gestores municipais e estaduais, Ministério do Esporte, parlamentares desta Assembléia, que defendem esta causa. Conseguimos consolidar, avançar, garantir essa oportunidade para todos vocês.

Por último, quero, mais uma vez, agradecer a Deputada Célia Leão pela sua sensibilidade, pelo seu apoio e dizer que desta Assembléia Legislativa já foi proposta e aprovada uma lei de incentivo fiscal ao esporte.

Hoje, quem tem o dever de lutar por ela e defendê-la sou eu, Secretário da Juventude, Esporte e Lazer. Confesso que não é fácil - lei de incentivo sempre tem suas restrições de ordem fiscal e tributária junto à área econômica. Lutei muito por uma lei nacional de incentivo ao esporte, que quase foi aprovada, tendo sido rejeitada entretanto recentemente pelo Executivo Federal. Hoje tratamos de ressuscitá-la junto ao Congresso Nacional. Aqui em São Paulo parece até um pouco mais fácil, porque esta Assembléia Legislativa já deliberou, votou e aprovou em Plenário uma lei do incentivo. Então, hoje, peço apoio a todos vocês, para que possamos continuar lutando pela tramitação dessa matéria, a fim de que ela retorne ao Poder Legislativo.

A Assembléia Legislativa também tem uma comissão específica que trata do esporte e do turismo. Gostaria de citar os componentes desta Comissão, que são todos companheiros, que vêm me apoiando na minha gestão junto à Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Ela é presidida pelo nobre Deputado Marquinho Tortorello, que representa o seu Município São Caetano do Sul, uma potência esportiva nacional. Seu vice-Presidente é o Deputado Estadual Rogério Nogueira. Temos na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo um campeão paulista, brasileiro e sul-americano esportivo no seu esporte, que é o motociclismo. Ela ainda é composta pelos nobres Deputados Celino Cardoso, Donisete Braga, Enio Tatto, Gilson de Souza e Wagner Salustiano.

A Assembléia Legislativa tem ainda o orgulho de contar com um funcionário que trabalha com a nossa querida Deputada Célia Leão, o Paulo Sabioni, famoso “Periquito”. Outro dia estive acompanhando o senhor durante a abertura do Mundial de Luta de Braço em Indaiatuba e percebi que ele é um bom atleta, que foi vice-campeão mundial na sua categoria. Parabéns, “Periquito”, pelo seu exemplo.(Palmas.)

Por último, aproveitando a menção feita pelo nobre Deputado Rafael Silva, quero dizer que nós, a maior parte dos integrantes da Mesa, nós temos uma limitação. Temos. Sabemos conviver com ela, mas se temos uma limitação de alguma forma, física, sensitiva ou mental, por outro lado a vida não nos ensina a uma grande elevação: elevação espiritual e patriótica. Exemplo maior do que essa não existe de vocês atletas. Parabéns por esta sessão. Continuem tendo o meu apoio. Muito obrigado e boa- tarde. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas do fundo do nosso coração, pelas palavras, pelo seu compromisso, Secretário. O Secretário Lars Grael é isso mesmo. Tenho que dar esse testemunho. Todas as vezes que esta Assembléia Legislativa precisou ou o convidou para fazer um trabalho, aqui ele estava e todas as vezes que levamos a ele reivindicações pertinentes a alguma associação, alguma entidade, algum grupo do Estado de São Paulo, não só da região de Campinas, lá estava ele para nos atender.

Esse é o nosso Secretário Lars Grael. Portanto, foram simplórias e tímidas ainda as minhas palavras quando o chamei para fazer uso do microfone.

Antes de encerrar, quero registrar a presença do nobre Deputado Ricardo Castilho, que está conosco, muito obrigado. Uma salva de palmas para o nobre Deputado, um grande Deputado desta Assembléia Legislativa também, que muito nos tem ajudado no trabalho na área social e também voltado às pessoas portadoras de deficiência. (Palmas.)

Antes de encerrar esta sessão, quero agradecer a presença de todos, familiares, amigos, atletas. Sem vocês, homens e mulheres, não teríamos realizado esta sessão que engrandece esta Assembléia Legislativa. Quero agradecer os componentes da Mesa, tão nobre e tão importante, com a presença aqui do Tenório, do David, do Vital, do Rafael Silva, do Dr. Lars Grael, do Dr. Lazzarini. Mas quero dizer, se posso - e penso que posso porque ao longo da minha vida todos os dias é um aprendizado nobre Deputado Rafael Silva, você sabe disso, permita-me chamá-lo assim neste momento - que o Brasil tem história. Não só 504 anos de história, não só os Bandeirantes, mas tem história. Não só os desbravadores, não só os nossos índios, os nossos caboclos, os nossos mestiços, mas o Brasil vai fazendo a sua história a cada dia.

O Secretário Lars Grael falou aquilo que queríamos resumir na área do desporto e na área daqueles que portam algum tipo de deficiência.

Hoje o Brasil reconhece - espero que reconheça inclusive na sua imprensa nacional, local, na sua mídia televisada, escrita, falada - nomes como o da Harume, da Fabiana, que foi ouro, que é da minha cidade de Campinas, que muito me honra, me orgulha, além de tudo mulher, essas coisas que a gente vai construindo no nosso álbum da vida, que na natação trouxe para o Brasil medalha de ouro e cada atleta aqui - e o Lars Grael antes de Secretário também é um grande atleta de medalha de ouro - sabe o que significa, assim como nós, nobre Deputado Rafael Silva, sabemos o que significa um voto, não em termos pecuniários, mas quanto custa na dificuldade da conquista, da confiança para se ter um voto. Estes atletas certamente sabem quanto custa para conquistar não a medalha de ouro, Fabiana, mas a luta para participar de um jogo, a luta para participar de uma olimpíada, de uma maratona.

Poderíamos falar do Odair, que trouxe para o Brasil medalha de prata e medalha de bronze, que fica registrado nos Anais da história do Brasil. Poderíamos falar do Tenório, que na sua força física e de alma trouxe no judô medalha de ouro para o Brasil, para fazer história. Homenageamos também o Jun, que trouxe medalha de prata na natação.

Vamos lembrar também os outros que não estão presentes: nosso querido Ozivan, que trouxe bronze no atletismo, André Luís, que trouxe ouro e prata no atletismo.

Temos também aqui o Mizael que trouxe ouro no futebol, lembrando ser ele portador de deficiência visual. Vamos lembrar ainda aqueles que aqui estão sem medalha no peito, mas com medalha de honra no coração, porque são pessoas que, ao longo de suas vidas, se empenharam na luta, no trabalho e na dedicação em fazer muita coisa. Não é apenas alguma coisa, mas muita coisa.

Quero ainda mencionar nossos amigos que nos ajudaram a realizar esta sessão: pessoas do nosso gabinete, do gabinete do Deputado Rafael Silva, Vera, Sônia, Dr. Roberto do meu gabinete, todas pessoas que nos ajudam e, talvez, não tenham a dimensão daquilo que estão fazendo por nós ou por uma sociedade.

Esta Mesa foi formada sem eu saber quais seriam os componentes. Vejo o Tenório, deficiente visual, cego, como se diz no popular; o Vital, Presidente do Comitê Para-olímpico, cego; o Secretário do Estado de São Paulo - o mais importante Estado da Federação por sua pujança - Lars Grael, que ocupa uma das pastas mais importantes, a de Esporte, pois é aquela que iguala todos e dá a oportunidade de pessoas com muita diferenciação serem respeitadas na sociedade.

Em Olimpíadas mundiais com portadores de deficiência mental, oito, dez mil pessoas ganhavam medalhas, competindo com igualdade. Olho para minha esquerda e encosto a mão no coração do meu querido Rafael Silva, Deputado brilhante, candidato a prefeito. Cego. Vou lá na ponta e vejo o Davi, que não enxerga um palmo à frente do nariz. Cego.

Graças a Deus o Dr. Lazzarini teve a sensibilidade e a grandeza, que lhe são peculiares, de dizer: “Eu também tenho minhas dificuldades de fala.” Esta Mesa, com a graça de Deus, tem grandes homens e todos com algum tipo de deficiência.

Olho para ao plenário e vejo nessas cadeiras sagradas - digo sagradas porque é onde fica a representatividade do povo - os atletas para-olímpicos, com participação em Atenas, que trouxeram suas medalhas.

Quero dizer uma coisa a você, Kátia, à instituição Nossa Caixa, a São Paulo e ao Brasil: não dá nem nós queremos tapar o sol com a peneira, porque a peneira tem furo, e o furinho da peneira mostra os raios do sol. Não dá para fingir que é quando não é. Esses atletas foram para Atenas, com as dificuldades que o Vital sabe, reconhece e luta para melhorar, com uma instituição do Brasil. Nossos 98 atletas representaram a Nação com dificuldades, com diferenças. Não dá para maquiar e dizer que jogamos futebol com cego e o cego enxerga bola no ruído do guizo. Ser campeão de atletismo já não é fácil. Correr 500, cinco mil metros já não é fácil para qualquer um. Mas correr sem perna, ou com uma, tem de fazer diferença. Jogar basquete com um metro e 90 e 2.10 já é difícil; correr na velocidade dos grandes atletas do mundo e colocar a bola naquela cesta alta já não é fácil, mas correr numa cadeira de rodas é menos fácil, ou é mais difícil, é para quem tem a alma grande.

Quero resumir dizendo aquilo que é óbvio. Tenório, judô, cego, brigar, no bom sentido, com técnica, dar pancada sem enxergar não é para qualquer um. Ou o Brasil com 180 milhões de habitantes, com 29 estados e governos, com 27 assembléias legislativas, com não sei quantos mil parlamentares nos seus municípios - aliás, temos uma vereadora eleita, Rosileine, do PSDB de Descalvado, portadora de deficiência. (Palmas.)

Secretário Lars Grael, Deputado Rafael Silva, Presidente do TRE, demais autoridades presentes, ou reconhecemos esses valores com as dificuldades e diferenças que as pessoas portam, ou estamos tapando o sol com a peneira. Fazer uma Sessão Solene desta para entregar uma placa bonita que mais uma vez a Nossa Caixa teve o carinho de nos oferecer, com um escrito que saiu do fundo do nosso coração, persistência de cada um, dedicação de cada um, inclusive da família, coragem, faze a diferença e também faz a vitória; levar para a casa a vitória e essa placa.

As coisas na nossa vida não são fáceis. Elas têm um plus a mais de dificuldade, mas um plus a mais de sabor de vitória.

O Periquito sabe disso.Virou vice-campeão mundial sem treinar, pois estava trabalhando na sua obrigação de ajudar a fazer política. Quero encerrar dizendo que se alguma coisa conquistamos na nossa vida é porque não fizemos sozinhos. Os amigos ajudaram, as instituições acreditaram, os governos com sensibilidade, como o nosso, de São Paulo, colaboraram. Mas algumas pessoas são especiais.

Permitam-me neste encerramento, mais do que a Nossa Caixa, que é a grandeza da instituição financeira brasileira, o 10o maior banco do Brasil, maior banco do Estado de São Paulo, veio aqui o Daniel representando o Dr. Carlos Eduardo, presidente da Nossa Caixa. Permita-me usar não o Daniel como representante da Nossa Caixa, mas agora o Daniel como meu marido e como alguém que ao longo da minha vida, nestes 30 anos, tem me ajudado incansavelmente a fazer não apenas uma Sessão Solene, mas uma luta neste Brasil e neste Estado de São Paulo para que a sociedade de fato seja justa e tenha igualdade.

Lars Grael, esta promoção de igualdade só conseguimos com a luta daqueles que reconhecem o talento daqueles que são iguais e dos que são diferentes.

Uma salva de palmas a vocês com a emoção de alguém que está na cadeira de rodas há 30 anos, mas consegue se emocionar com a luta e com a vitória de vocês. Parabéns e meu beijo no coração de vocês!

Aqueles que podem ficar de pé, uma salva de palmas reconhecendo o talento destes atletas, destes vitoriosos e destas famílias que, com dificuldade, trazem para o Brasil medalhas de ouro, medalhas de prata e medalhas de bronze e a vitória do povo brasileiro. Muito obrigada e uma salva de palmas do fundo do meu coração. (Palmas).

Convido a todos para um coquetel no Salão dos Espelhos. E mais uma vez agradeço o patrocínio da Nossa Caixa. Uma salva de palmas para a Nossa Caixa, que tem feito muito por São Paulo e pelo Brasil. (Palmas).

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 31 minutos.

 

* * *