http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

24 DE OUTUBRO DE 2011

051ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DE TIRADENTES, PATRONO DA NAÇÃO BRASILEIRA E DA CLASSE ODONTOLÓGICA”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e JOOJI HATO

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de Comemorar o Dia de Tiradentes, Patrono da Nação Brasileira e da Classe Odontológica. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Enaltece a categoria dos cirurgiões dentistas e enfatiza a necessidade da realização desta homenagem.

 

002 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

003 - EMIL ADIB RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, agradece a este Legislativo pela realização desta homenagem aos cirurgiões dentistas. Saúda as autoridades presentes. Faz histórico da regulamentação da categoria profissional. Lembra a função social do trabalho dos dentistas visando à preservação da saúde bucal. Comenta pesquisa da revista "Seleções" em que o odontologista foi considerado o segundo profissional mais confiável dentre diversas categorias. Destaca a importância da capacitação profissional dos jovens dentistas. Parabeniza os presentes pelo trabalho realizado em prol da saúde e auto-estima. Elogia a atuação do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo em defesa da classe. Comemora a realização, pelo conselho, de programas visando à manutenção da saúde bucal da população.

 

004 - Presidente JOOJI HATO

Comunica que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna, informa que os componentes da Mesa Diretora receberam livro sobre o Legislativo Paulista.

 

005 - ÁLVARO BATISTA CAMILO

Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza os odontologistas na pessoa do Coronel da Polícia Militar, Doutor Laércio Ribeiro de Paiva. Enaltece o trabalho dos dentistas da Polícia Militar de São Paulo.

 

006 - GILBERTO NATALINI

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Reconhece a importância da saúde bucal e da odontologia no sistema de saúde brasileiro. Destaca a dignidade e empenho dos membros da categoria profissional.

 

007 - PAULO KRON

Coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Paulo, representando o Prefeito Gilberto Kassab, cumprimenta os profissionais e autoridades presentes em nome do prefeito da cidade de São Paulo. Comemora a aprovação da lei municipal 14.713/08, que trata da valorização do profissional da odontologia. Enfatiza a necessidade do tratamento e da prevenção na manutenção da saúde bucal. Comenta as conquistas odontológicas do SUS. Informa que, no próximo ano, deverão ser entregues cinquenta "Ame Sorrisos" na cidade de São Paulo.

 

008 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega de título de remido pelo Doutor Emil Razuk ao Doutor Nelson dos Santos Pugliesi, representando os demais remidos.

 

009 - NELSON DOS SANTOS PUGLIESI

Dentista, cumprimenta os presentes. Parabeniza os remidos. Lamenta a carência de atendimento à população necessitada. Critica a desvalorização do cirurgião dentista em relação à remuneração salarial.

 

010 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega de título de especialista pelo Doutor Emil Adib Razuk à Doutora Thais Tavares Valadão.

 

011 - THAIS TAVARES VALADÃO

Especialista em odontologia, agradece as autoridades presentes e a oportunidade de representar a todos os especialistas. Defende a função social da odontologia. Enaltece a figura do Doutor Emil Razuk. Deseja sucesso a todos os colegas.

 

012 - Presidente JOOJI HATO

Anuncia a apresentação musical de três tenores com a música "Amigos para Sempre".

 

013 - EMIL ADIB RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, faz histórico da figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Tece comentários a respeito da comenda e da medalha Tiradentes. Defende luta contra a falta de assistência odontológica para a população carente e favorável à melhoria dos vencimentos dos cirurgiões dentistas.

 

014 - Presidente JOOJI HATO

Anuncia a entrega das comendas e medalhas "Tiradentes" aos homenageados. Anuncia a apresentação da música "Aquarela do Brasil". Destaca a contribuição social dos dentistas à população, especialmente a sua parcela mais carente. Lamenta a precariedade da Segurança Pública e da Saúde no Estado de São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Vereador Gilberto Natalini, por favor; Sr. Vereador Braz Antunes Matos Neto, representando a Câmara Municipal de Santos; Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, conselheiro federal representando o Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, Presidente do Conselho Federal de Odontologia; Sr. Paulo Kron, coordenador de gestão hospitalar municipal do Samu, neste ato, representando o Prefeito Gilberto Kassab.

Para compor a nossa Mesa principal, convido o Exmo. Sr. Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Coronel Álvaro Batista Camilo, comandante geral da Policia Militar do Estado de São Paulo; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

Neste momento iremos ouvir o toque de continência, reservado ao chefe do poder legislativo do Estado de São Paulo, Exmo. Deputado Barros Munhoz.

 

* * *

 

- É executado o toque de continência.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Faço questão de repetir a saudação, ou melhor, saudar os já citados, Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, nosso grande amigo, mais uma vez, nos dá a oportunidade honrosa de homenagear cirurgiões dentistas de São Paulo. Coronel Álvaro Batista Camilo, que é o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, que é da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; Dr. Adriano Albano Forghieri, que é o Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, e o grande amigo e companheiro, lutador das causas da saúde, Vereador Gilberto Natalini.

Sras. deputadas, Srs. deputados, as demais autoridades serão mencionadas no seguir da sessão. Minhas Sras. e meus Srs., esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia de Tiradentes, patrono da nação brasileira e da classe odontológica e o Dia do Cirurgião Dentista.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º tenente músico PM Clébio de Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Lamentavelmente, hoje não me será possível permanecer durante toda sessão, como sempre tive o máximo de prazer de fazer nas oportunidades que Deus me deu e solicitar a realização desta sessão de homenagens aos cirurgiões dentistas e dela poder participar por inteiro. Infelizmente, hoje tenho um compromisso absolutamente superveniente, e absolutamente indispensável. Então, peço desculpas ao Dr. Emil Adib Razuk, peço compreensão, mas vou deixá-los em boa companhia, temos um vice-presidente atuante, dinâmico, experiente, que foi vereador durante muitos e muitos anos na Câmara Municipal de São Paulo, onde representou sempre com galhardia, com dignidade a população paulistana e que hoje honra este parlamento como 2º Vice-Presidente da Casa, e como um dos mais atuantes deputados estaduais de São Paulo, que é o Deputado Estadual Jooji Hato.

Mas antes de passar o bastão a ele, eu quero deixar aqui, meu caro Presidente, a reiteração dos meus compromissos, e como eu disse, o meu agradecimento por esta oportunidade de poder, como deputado estadual de São Paulo, prestar esta homenagem. É a única que eu faço no âmbito da Assembleia. Sempre fiz questão de deixar isso bem claro, não tem outra sessão solene que eu como deputado, e agora como Presidente, solicito. É só essa, porque essa eu acho justa, eu orgulho-me de poder fazer esta homenagem, e tenho certeza que faço em nome de milhões de paulistas que respeitam e admiram essa categoria, que tanto é motivo de orgulho para todos nós, paulistas e brasileiros.

Ao nosso patrono da nação brasileira, Tiradentes. Que espelha bem o modo de ser dos dentistas, idealistas, honestos, íntegros, bons cidadãos, boas cidadãs; enfim, pessoas que devem ser homenageadas, porque é preciso que se homenageie quem pode dar bons exemplos, porque se há do que hoje a gente precisa é de bons exemplos. Num mundo conturbado em que se mistura o joio com o trigo, que às vezes não vale a pena ser honesto, de acreditar nas virtudes que dignificam o ser humano, mas que esta classe, nobre classe dos cirurgiões dentistas, sempre dignifica e sempre ressalta como possuidora desses valores, que separa sim o joio do trigo, e que cultivam com muito carinho, muita competência o trigo, que é exatamente o alimento maior de uma nação, que são os bons valores da honestidade, da seriedade, do idealismo, da solidariedade, valores tão presentes na vida do dia a dia dos cirurgiões dentistas.

Deixo então, o meu abraço, parabéns a todos, felicidades, obrigado pela oportunidade, e reitero, os deixo tranquilo porque em excelentes mãos. Meu caro Deputado Jooji Hato, assuma, por favor, a Presidência. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidente concede a palavra ao Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo. Tem a palavra, meu caro Presidente.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Excelentíssimo Deputado Jooji Hato, vice-Presidente e neste momento no exercício da Presidência, quero agradecer inicialmente ao poder legislativo do Estado de São Paulo, por esta sessão solene em que homenageiam os cirurgiões dentistas no seu dia, no Dia do Cirurgião Dentista.

Coronel Álvaro Camilo, comandante da Polícia Militar que nos honra com sua presença; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Presidente da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas; Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da APCD; nosso amigo Vereador Gilberto Natalini, que tanto tem trabalhado junto com a classe odontológica; Dr. Paulo Kron, representando o Prefeito Gilberto Kassab; Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, conselheiro e hoje representando o Presidente do Conselho Federal, enfim, digníssimas autoridades já mencionadas e ainda irão ser mencionadas pelo protocolo, minhas Sras., meus Srs., meus estimados colegas.

Hoje é um dia de emoções, comemoramos o Dia do Cirurgião Dentista Brasileiro, porque em 25 de outubro de 1884, o Imperador D.Pedro II assinou o decreto instituindo os cursos de odontologia nas Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia. É o início de nossa autonomia como profissão de saúde. Nesta data, todos os anos eu me encontro com o passado, e me milito sobre o futuro da nossa odontologia.

Meu passado, desde quando me formei na Faculdade de Odontologia de Araraquara e vim para São Paulo, encontrar-me com o meu destino. Sempre fui um apaixonado pela nossa profissão. Vejo o cirurgião dentista, o interlocutor com a sociedade, uma profissão nobre, respeitada e digna. O consultório muitas vezes torna-se um confessionário, em que procuramos solucionar problemas, dar conselhos, além de lutar pela preservação da saúde bucal. É importante aquela conversa afetuosa, que gera amizades e expande o nosso contato com o mundo. O cirurgião dentista é, antes de tudo, um amigo confiável do seu paciente.

Em setembro de 2007, a revista Seleções fez uma pesquisa, e o cirurgião dentista, depois do bombeiro, foi considerado o profissional mais confiável. Existe, por um acaso, situação mais gratificante que é a proporcionada por um belo sorriso que nós ajudamos a criar? O Papa Pio XII definiu bem a odontologia: “A odontologia é uma profissão singular, exige dos que a ela se dedicam os conhecimentos científicos de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião, e a paciência de um monge. É sublime e nobre a missão do cirurgião dentista”.

A ânsia de saber leva-nos a frequentar cursos de especialização, para que possamos, cada vez mais, fazer melhor. Estaremos vendo agora, outros jovens receberem seus títulos de especialistas nas diversas áreas de odontologia. São jovens cheios de esperança, com armas adequadas para a grande batalha da vida, que irão enfrentar, com muita garra e com muito amor, à odontologia ao qual irão dedicar seus esforços e seus sonhos.

O futuro da odontologia, vejo na sucessão valorosa dos colegas, que já lutaram muito e venceram a sua batalha. Por isso, quero, neste instante, agradecer a todos os remidos pelos extraordinários trabalhos realizados em todos estes anos em prol da odontologia. Uma parte olha o futuro a outra rememora seu passado.

O dia do cirurgião dentista é simbólico, é carinho, ensina muitas coisas. Ensina, especialmente, que é preciso aproveitar cada dia, cada momento, cada instante de nossa vida, pois o tempo que foi perdido jamais retorna, senão em lembranças e pensamentos. Ensina que temos uma vida pela frente e que devemos cuidar da nossa biografia, agir sempre com honestidade, com ética, e praticar a fraternidade com todos, para podermos chegar à idade provecta tranquilos, amparados pelo carinho daqueles que amamos.

Este é um dia importante para a odontologia, pois, enquanto os especialistas colecionam emoções, os remidos “colecionam saudades”, como disso o poeta paulista Paulo Bonfim.

É a história da vida de cada um, sendo feita diariamente, pois a história humana nada mais é, que o conflito dos nossos ideais com as realidades. O homem íntegro é aquele que jamais renunciou aos seus ideais da juventude e sempre lutou por eles.

Este encontro entre os jovens de hoje e os jovens de ontem me emociona. Quero neste instante, cumprimentar a todos os meus nobres colegas cirurgiões dentistas, e desejar-lhes tudo de bom para eles e para seus familiares, como também, agradecer-lhes o eficiente trabalho que realizam no dia a dia, em benefício da alta estima, da reabilitação oral e na salvaguarda da saúde bucal do nosso semelhante.

O Crosp, através de seu Presidente, de seus eficientes conselheiros, dos seus delegados e membros das 49 seccionais, dos representantes municipais e distritais, de seus fiscais e de seus funcionários, está cumprindo seu objetivo primordial: supervisionar a ética e a fiscalização do exercício profissional com muita eficiência e eficácia. O novo Crops jamais descuido, pelo contrário, está sempre de atalaia, ou seja, de sentinela avançada na defesa intransigente dos legítimos direitos dos cirurgiões dentistas e dos técnicos de prótese.

O Crosp tem defendido a classe com todas as suas forças, para evitar que projetos tendenciosos invadam atribuições e competências exclusivas dos cirurgiões dentistas por terceiros, que não estão habilitados para tal exercício.

Através do Programa e Concurso “A Saúde Bucal”, estamos realizando anualmente o maior programa e concurso de saúde bucal do mundo, assim considerado pela Unesco.

A valorização da odontologia, como também os programas de prevenção de câncer bucal, não só com atendimento em 20 cidades do Estado, como a distribuição de 14 milhões de folder com orientações científicas de fácil entendimento pela população e ilustrações para realizar o auto-exame da cavidade bucal, como 110 mil Manuais de Câncer Bucal, para atualização dos conhecimentos sobre o assunto pelos cirurgiões dentistas. Outro aspecto do programa de valorização foi a colocação de painéis nas principais estradas do Estado.

Outros dois instantes importantes desta cerimônia serão as entregas simbólicas dos certificados de remidos e de especialistas. Na parte final, teremos as significativas homenagens às personalidades, com entrega da Medalha e Comenda Tiradentes. A Medalha e Comenda Tiradentes à entidades e personalidades que se destacaram na odontologia, pelo prestígio concedido a este Conselho Regional e por atitudes marcantes em favor das pessoas e da nação brasileira.

A felicidade de estar aqui e agora, junto de todos, é grande, e eu lhes agradeço neste momento importante que sempre se realiza alternando gerações, criando emoções, produzindo alegrias. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência comunica a todos os presentes, que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 30 de outubro, às 21 horas, pela NET, canal 13 e pela TVA, canal 66. E esta Presidência também quer comunicar, que este álbum que estão sobre as mesas, é uma lembrança do nosso Presidente, Deputado Barros Munhoz e de todos os deputados da Assembleia Legislativa.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Como extensão de nossa Mesa Diretora, temos a presença do Dr. Jairo Corrêa, Presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia e Ortopedia Facial; Dr. Rodolfo Candia Alba Júnior, representando o diretor Dr. Franco M. Giuseppe Pallamolla da ABIMO, que também é presidente da Conexão; Dr. Ivan de Oliveira Mello, chefe de gabinete representando o Vereador Aurélio Nomura, da Câmara Municipal de São Paulo; professor, Dr. Clóvis Marzola, Presidente da Academia Tiradentes de Odontologia; Dra. Thais Tavares Valadão, representando todos os especialistas; tenente coronel PM Laércio Ribeiro de Paiva, chefe do Centro Odontológico da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Dr. Nelson dos Santos Pugliesi, representando todos os remidos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência dá a palavra ao nobre comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Álvaro Batista Camilo.

 

O SR. ÁLVARO BATISTA CAMILO - Obrigado, boa noite a todos. Gostaria de saudar nosso Presidente Jooji Hato e também o nosso Presidente Deputado Barros Munhoz, que teve que se retirar, mas gostaria de cumprimentá-los. Também gostaria de saudar Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia; saudar Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, representando o Conselho Federal de Odontologia; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Gostaria também de saudar nosso amigo aqui presente, Vereador Gilberto Natalini, sempre colaborando com a nossa polícia na área de saúde; e um agradecimento especial, uma saudação especial ao nosso diretor de saúde, coronel José Carlos Queiroz, que está conosco hoje aqui, e o coronel Laércio, motivo pelo qual estou aqui. Aos nossos deputados, profissionais, profissionais de odontologia, familiares, amigos, Sras. e Srs. e a todos os presentes.

Eu vim aqui, especificamente, para parabenizá-los pelo dia, pelo Dia do Dentista, mas, principalmente, para deixar um agradecimento a todos vocês, dentistas do Estado, do Brasil. Mas deixar registrado, na pessoa de um ser humano fantástico que eu aprendi a conhecer, que fez a diferença no Centro Odontológico da Polícia Militar de São Paulo, que é o coronel Laércio, a quem eu pediria uma salva de palmas, por favor. (Palmas.)

Esse é o meu motivo de estar aqui, na pessoa dele, cumprimentar todos os senhores dentistas, que cuidam da vida da gente, que fazem parte no que pensamos, no que vivemos dentro da instituição policial militar, de dar apoio aos nossos policiais também na área de saúde. Está sendo feito muito bem pelo diretor de saúde, mas na parte de odontologia, está indo muito bem, excepcionalmente bem, e a gente nunca mais deixa de visitá-los. Eu que o diga, a Dra. Adriana, que também cuida de mim, estou com aparelho em cima e embaixo, mas muito obrigado a todos do Centro Odontológico da Policia Militar de São Paulo. E na pessoa do coronel Laércio, parabenizo a todos os dentistas aqui presentes pelo seu dia.

Muito obrigado, continuem aumentando a auto-estima da nossa população, continuem fazendo a diferença no seu consultório, continuem sendo os psicólogos dos nossos homens e mulheres. Parabéns pelo seu dia, que Deus proteja todos vocês e contem também sempre com os nossos dentistas e com a nossa Policia Militar de São Paulo. Muito obrigado e uma boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE- JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência concede a palavra ao nobre Vereador Gilberto Natalini, que foi colega conosco e que honrou muito aquela Casa, honra e continua honrando aquela Casa. Parabéns, nobre Vereador Gilberto Natalini, com a palavra.

 

O SR. GILBERTO NATALINI - Obrigado, Presidente Jooji Hato. Boa noite a todos. Queria saudar o Presidente da sessão, Deputado Jooji Hato, quase eu falei vereador, porque tantos anos nós trabalhamos juntos na Câmara, que me custa ainda reconhecer que o Sr. deu esse salto para deputado estadual. Queria deixar também, um abraço ao Deputado Barros Munhoz, que é um amigo também de longa data, que é Presidente da Casa. Cumprimentar o Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia, e que é um amigo também de muito tempo, uma pessoa que eu prezo demais, respeito muito, acho que é um grande líder da odontologia paulista e brasileiro. Um cidadão paulistano já há algum tempo. Cumprimentar o Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Dr. Adriano Albano Forghieri, da Associação Brasileira e Paulista de Cirurgiões Dentistas, a APCD faz 100 Anos, está comemorando 100 Anos é uma honra muito grande. Cumprimentar o coronel Álvaro Batista Camilo, que eu também respeito muito, muito mesmo. Um homem de bem, um policial que comanda de maneira muito exemplar a Corporação da PM de São Paulo, e nos orgulha muito a presença do coronel e a amizade. Cumprimentar o Sr. Paulo Kron, que representa o Prefeito Gilberto Kassab, meu colega de Santos, e vereador também cirurgião dentista, senhoras e senhores, em uma palavra, dizer o seguinte, eu estou aqui por três motivos principais. O primeiro, que eu considero e entendo a importância da odontologia na saúde pública brasileira e paulistana. Eu reconheço, de fato, e não é de palavra a importância da saúde bucal e da odontologia dentro do Sistema Único de Saúde e na saúde em geral. E o trabalho que nós temos realizado, a parceria que nós temos feito, já de muito tempo, com os cirurgiões dentistas, mostra que eu respeito profundamente e acho que, cada vez mais, a odontologia ocupa um espaço dentro do sistema de saúde e as pessoas estão, cada vez mais, entendendo isso.

Segundo, porque eu reconheço no trabalho dos cirurgiões dentistas individualmente, um a um, nos seus consultórios, nas clínicas odontológicas do serviço público, enfim, é um trabalho que dignifica a profissão, o conhecimento técnico, a presteza, a habilidade com que os cirurgiões dentistas desenvolvem a profissão, é digna de respeito. Eu sou médico e eu digo que o respeito profundo que eu tenho por essa profissão co-irmã e nós trabalhamos juntos pelo bem da saúde e pela felicidade das pessoas.

Terceiro e último lugar, eu estou aqui porque aqui eu estou entre amigos, eu cultivo amizade real, uma amizade, de fato, com as pessoas que compõe esta Mesa e muitos cirurgiões dentistas que estão aqui neste auditório e aqueles que não conseguiram estar aqui hoje. Então, por amizade pessoal também, eu estou para dar um abraço. Eu venho todos os anos, enquanto eu for convidado, Dr. Emil, eu estarei aqui por esses motivos que eu expus.

Muito obrigado. Quero saudar também Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Jairo Corrêa, amigo de longa data. E agradecer a oportunidade do convite, e a oportunidade da palavra. Continuamos trabalhando juntos pelo bem do nosso povo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência concede a palavra ao nobre Dr. Paulo Kron, amigo de todos nós, coordenador da Gestão Hospitalar Municipal e do SAMU, que neste, representa o nosso querido Prefeito Gilberto Kassab. Com a palavra, Dr. Paulo Kron.

 

O SR. PAULO KRON - Queria agradecer aqui, o Presidente, nosso amigo, Deputado Jooji Hato, presidindo esta sessão solene em nome também do Deputado Barros Munhoz, Presidente da Casa, e na oportunidade, mandar o abraço do Prefeito Gilberto Kassab para todos os cirurgiões dentistas, neste Dia do Cirurgião Dentista.

Queria cumprimentar aqui, o nosso amigo Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, parceiro nosso desde 2005, que eu o conheci, sempre lutando pela valorização do cirurgião dentista junto conosco. Que culminou com a Lei 14.713 da Prefeitura, em que a gente conseguiu melhorar realmente os recursos, precisa melhorar mais, eu reconheço isso, o Prefeito também reconhece, secretário Januário Montone, mas vamos, juntos, caminhar com isso.

Queria cumprimentar aqui, o Dr. Silvio Jorge Cecchetto, que é Presidente da ABCD, também nosso amigo, também luta constante pelos cirurgiões dentistas. Desde a APCD que eu conheci, também reconhecendo todos os passos que foram dados na valorização do profissional.

Queria cumprimentar o Dr. Adriano Albano Forghieri, nosso amigo também, sucessor do Dr. Silvio na APCD, e que tem feito um trabalho brilhante à frente da APCD com a parceria com a Prefeitura. Agora vamos ter uma parceria, se Deus quiser, no Ciosp, estava conversando comigo, aqui sempre em janeiro. Sempre temos parcerias, mas vamos melhorar mais, no sentido de que o cirurgião dentista seja cada vez mais valorizado.

Queria cumprimentar o nosso amigo o comandante da PM, nosso coronel Álvaro Batista Camilo, que tem sido um parceiro fantástico pra nós, no Samu, em São Paulo. Quem não sabe da atividade delegada que foi votada inclusive enquanto o Jooji Hato era vereador, vereador Gilberto Natalini, eu vou falar daqui a pouquinho sobre ele também, que nos ajudou na lei da atividade delegada da Policia Militar frente à Prefeitura. Então, nós temos agora, o Corpo de Bombeiros participando ativamente na operacionalização de motocicletas e de ambulâncias no Estado de São Paulo. Temos que agradecer aqui, em nome de todos os policiais militares, ao comandante coronel Álvaro Batista Camilo, por esta oportunidade que o Sr. tem nos dado lá no Samu.

Queria cumprimentar, aqui, o nosso amigo Vereador Gilberto Natalini, representando aqui a Câmara Municipal de São Paulo e a parceria que todos já sabem, todas as vezes que eu tenho oportunidade de falar, que é verdade, é de coração que ele tem sido um parceiro fantástico para a saúde de São Paulo. Desde 2005, também quando estivemos mais próximos, quando ele era secretário da Participação e Parceria no primeiro mandato do Prefeito José Serra, que começou todo o avanço que a gente tem de programas, parcerias com a Prefeitura na área da saúde. Fora as leis que nos ajudaram a configurar na Câmara Municipal, principalmente no que se refere à lei da valorização profissional do profissional de saúde da Prefeitura, que é a Lei 14. 713. Então, queria agradecer você pessoalmente, Vereador Gilberto Natalini, por todo apoio que você tem dado a gente, a Prefeitura na área da saúde.

Queria cumprimentar o nosso colega, o Vereador Braz Antunes Matos Neto, que eu conheci aqui na cidade de Santos, cirurgião dentista, e estávamos até conversando sobre o Samu em Santos, que está agora começando, aumentando aí a questão da urgência e emergência, mas estamos à disposição, para o que precisar nessa questão da cidade de Santos nossa irmã.

Queria cumprimentar o Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, que é conselheiro federal de odontologia, representando o Presidente do Conselho Federal de Odontologia, que com certeza regra o país no procedimento e atos dos seus dentistas.

Eu fiz essa introdução para dizer pra vocês que, o Prefeito Gilberto Kassab realmente agradece muito a vocês. Agradece tudo que tem feito pela saúde em São Paulo, na área da saúde pública e também na área da saúde privada, evidentemente. Porque aqui em São Paulo, como todos sabem, somos 11 milhões de pessoas; temos quase 60% da população já com a saúde por convênios, e temos até uma inversão 52% das pessoas que tem planos de saúde privados, e 48% que dependem do SUS. Então, ainda temos um grande contingente de pessoas que dependem exclusivamente do sistema público de saúde, que são, mais ou menos, sete milhões de pessoas. Mais ou menos sete milhões de pessoas, que calculamos que são dependentes do SUS, e evidentemente da saúde bucal, que é a saúde principal, a saúde inicial a gente fala. A saúde começa pela boca. Eu, como médico, o Gilberto e o Jooji, também médicos, sabemos que a saúde começa pela boca, desde a higiene bucal até da própria alimentação, eu sou gastroenterologista, então, eu tenho muito vínculo com vocês também em relação à área bucal.

Então, é muito importante, realmente, o cirurgião dentista, não no que se refere só ao tratamento, mas à prevenção. Temos vários programas na Prefeitura de cirurgiões dentistas dando aula nas escolas, a gente tem uma parceria com a APCD, com o CRO, com todas as entidades, para que as crianças saibam a escovação, saibam o papel do flúor, e toda questão preventiva, que é fundamental para a saúde bucal.

E de notícia final, quero dar pra vocês, para encerrar e não ser muito longo, nós estamos até o final do ano de 2012, com o encerramento do mandato do Prefeito Gilberto Kassab, entregando, se Deus assim o permitir, 50 AMAs Sorriso. Que foi uma proposta de campanha eleitoral do Prefeito Gilberto Kassab, e de criação dessas 50 AMAs Sorriso de contratação de cirurgiões dentistas para a gente ampliar a saúde bucal. Então, o ano que vem teremos essa novidade, na verdade já prometida pela campanha eleitoral entregando para a cidade de São Paulo. Fora a reforma de unidades, os novos hospitais que também a gente vai estar, se Deus assim o permitir, entregando para a cidade de São Paulo com melhor saúde, com mais unidades e com mais cirurgiões dentistas na área da saúde pública.

Portanto, eu quero agradecer a todos vocês, cirurgiões dentistas, amigos e todas as autoridades aqui presentes. Vamos juntos para, cada vez mais, melhorar a saúde pública na área da saúde bucal. Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Neste momento iremos nominar os cirurgiões dentistas agraciados com certificados de remidos. Pedimos a gentileza que todos os cirurgiões dentistas nominados, coloquem-se em pé e permaneçam em pé, sendo aplaudidos ao final desta citação.

Casemiro dos Reis de Carvalho, Fausto Batista de Andrade, Hamilton de Melo Gonçalves, José Firmino de Oliveira Silva, Lucia Maria Nei Pizocolo, Luiz Hiromitsuo Sasake, Ovídeo Gomes Vela, Paulo Eduardo Raposo e Nelson Santos Pugliesi. Nosso aplauso, por favor. (Palmas.)

Neste momento, com muita honra, solicitamos ao Presidente do Crosp, Dr. Emil Adib Razuk, que proceda a entrega do certificado de remido ao Dr. Nelson dos Santos Pugliesi e em seguida solicitamos ao mesmo que faça o seu pronunciamento em nome de todos os remidos desta noite.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos certificados.

 

* * *

 

O SR. NELSON DOS SANTOS PUGLIESI - Digníssimo Deputado Jooji Hato, Presidente desta Assembleia em exercício; digníssimo coronel Álvaro Batista Camilo, meu querido irmão; digníssimo Presidente do Conselho Regional de Odontologia São Paulo, caro amigo Emil Adib Razuk; caro amigo Silvio Jorge Cecchetto; Vereador Gilberto Natalini e demais autoridades aqui já mencionadas, Sras. e Srs., parabenizo a todos.

É com grande satisfação, que estou aqui representando, hoje, os remidos do Conselho Regional de Odontologia deste ano, e em seu nome e em nome de todos, dizer algumas palavras. Breves palavras, manifestando algumas ansiedades e algumas preocupações.

Muito embora os colegas que me antecederam falaram sobre coisas bonitas, eu gostaria de falar algumas coisas tristes. Primeiramente, eu gostaria de agradecer ao Dr. Emil Adib Razuk, figura brilhante da odontologia paulista e brasileira, digníssimo Presidente do Crosp, que ao longo desses anos todos sempre esteve em defesa e prestigio da odontologia brasileira e paulista, valorizando a nossa classe, dignificando e enaltecendo a nossa profissão. Em meu nome pessoal e em nome dos remidos, agradeço profundamente a sua atuação, sempre à frente do Conselho Regional.

Uma preocupação que eu tenho sempre, e como professor universitário, gostaria de assinalar a nossa preocupação, inclusive com relação à proliferação indiscriminada de faculdades. Nós somos profissionais há muitos anos, somos remidos hoje, então, muitos anos de atuação, e atuamos também na área de ensino, de forma que não vemos, particularmente eu não vejo, com bons olhos esta indiscriminada proliferação de faculdades. Então, representando os remidos, gostaria de assinalar este ponto.

Eu gostaria de assinalar também, brevemente, a nossa preocupação, embora o Dr. Paulo Kron tenha dito palavras brilhantes a esse respeito, ainda com relação à carência de atendimento a população mais necessitada. Hoje nós vemos enormes filas em prontos socorros em busca de atendimento emergencial, onde inclusive não existe retaguarda de atendimento posterior, então a gente se preocupa com isso neste particular. Mesmo no atendimento ambulatorial vemos algumas necessidades ainda.

E por fim, gostaria de salientar que o cirurgião dentista hoje, uma profissão nobre, conforme foi dito aqui, uma profissão altamente necessária à saúde do ser humano como um todo, Dr. Paulo Kron disse que a saúde realmente começa pela boca. Lamentavelmente, os cirurgiões dentistas não estão sendo valorizados no seu aspecto de remuneração salarial. Temos diversas situações que o cirurgião dentista presta brilhantes serviços e a remuneração é realmente muito aquém ao que seria necessário.

Então, gostaria de assinalar esses pontos. E, finalmente, encerrando, gostaria de parabenizar os profissionais que, hoje, estão com o título de especialista e contamos com eles, para que essas coisas que eu disse aqui possam ser modificadas um pouco. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Neste momento, iremos nominar os cirurgiões dentistas agraciados nesta solenidade com certificados de especialistas. Pedimos a gentileza que todos os cirurgiões dentistas nominados, coloquem-se em pé e permaneçam em pé, sendo saudados ao final desta citação.

Alexandre Porcino Nogueira, Alice Mitiko Kamimura Miazima, Andressa Zubi, Ângelo Signori Tashiro, Artur Bevenutti de Oliveira, Camila Pereira Lopes, Caroline Susmeian, Kátia Bertaglia Soares Fassim, Cláudia Renata Bozon Correa, Cristiana Furquin do Prado Valadares, Daniel Saito, Emerson Canavero, Érika Prado de Andrade Castro Souza, Érika Rufino Chic, Felipe Reinaldo Ribeiro Giroldo, Fernanda Roberta Correa, Flávia de Oliveira Martins, Franciane Farias Pinheiro Pereira, Hamilton Navarro Júnior, Edmal Chamas Júnior, Jacques Herbert Zelar da Rocha, Jéferson Tadeu Silva de Oliveira, João Batista de Castro, Jorge Tamanaha, Liege Maria Pereira da Silva, Luciana Marques Moro, Maira Andruskevicius de Castro, Maisa Cristina Lucena Manzatto, Mezon Al El Gandu, Marcelo Mejorado Bazielo, Marcio José Piteli, Mônica Heiko Okuraha, Paula Vilalba Borges Cusdra, Rodrigo Assis Cardoso, Rodrigo Souto Genícolo Vieira, Rosiris Da Agnol, Samir Mohamed Saled, Shindi Nakagima, Simone de Castro Aurélio Rolo, Tatiana Santin do Vale Blanco, Thais Tavares Valadão, em nome de quem saudamos os demais, por favor. (Palmas.)

Neste momento, temos o orgulho de convidar o Presidente do Crosp, que proceda a entrega do certificado de especialista à Dra. Thais Tavares Valadão. E em seguida, a Dra. Thais Tavares Valadão procederá ao pronunciamento em nome de todos os especialistas desta noite solene.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos certificados.

 

* * *

 

A SRA. THAIS TAVARES VALADÃO - Muito boa noite a todos. Primeiro, gostaria de agradecer imensamente a oportunidade de estar aqui, representando todos vocês, especialistas. E com enorme satisfação e com muito orgulho, que represento cada um de vocês aqui.

Gostaria de agradecer, primeiramente, ao Dr. Emil Adib Razuk, um profissional com o qual eu tenho o prazer de trabalhar já há quase 10 anos, e que sempre foi e sempre será uma fonte de inspiração profissional e pessoal pra mim. Agradecer aos conselheiros do Conselho Regional de Odontologia, agradecer aos membros do Conselho, ao Presidente desta Mesa e as demais autoridades aqui presentes.

Em poucas palavras, eu gostaria de dizer que, hoje, nós temos um dia de conquistas. A partir deste momento, oficialmente, nós seremos especialistas, e além de parabenizar e celebrar este dia, e celebrar este momento, eu gostaria de lembrá-los de que, sem dúvida alguma, para que nós sejamos verdadeiros especialistas, nós nunca devemos esquecer que antes de especialistas, somos cirurgiões dentistas. Nós somos clínicos. Para ser um grande especialista, há de ser um grande clínico. Nós nunca devemos esquecer que nós somos essencialmente cirurgiões dentistas, e que nós devemos buscar ser o profissional que o nosso paciente espera, o dentista amigo, o dentista confidente, o dentista companheiro, o dentista da família, muitas vezes o dentista das madrugadas, e principalmente, o dentista voluntário de que o nosso povo tanto precisa e as pessoas são tão carentes hoje em dia.

Dito isso, acredito que o verdadeiro especialista ainda é aquele que realmente teve a coragem de investir no próprio dom. Nós dispomos do nosso tempo, nós nos esforçamos e apesar de todas as dificuldades que nós enfrentamos, e que nós temos enfrentado de todas as entrelinhas, de todos os obstáculos que nos aparecem dia a dia no nosso consultório, nós investimos na nossa profissão e hoje estamos aqui como especialistas. E não existe nenhuma outra razão senão, como muito bem dito pelo Dr. Emil Adib Razuk, de nós fazermos isso que é pura e simplesmente o fato de nós sermos apaixonados pela odontologia. Para se ser especialista, para ser um verdadeiro cirurgião dentista, nós temos que ser apaixonados pela odontologia. E o Dr. Emil, além de ter citado isso de forma muito feliz, na verdade pra mim, é o maior apaixonado pela odontologia, um grande idealizador, como todos nós aqui, espero que sejamos até o fim da nossa carreira.

Eu desejo a todos vocês, do fundo do coração, desejo a todos nós, muita sabedoria, muita humildade e que nós possamos ser muito generosos com todos os que precisam de nós. E que nós possamos atender a cada paciente como um indivíduo único e que nós possamos, finalmente, entregar a cada um deles os tantos milagres que eles esperam das nossas mãos.

Mais uma vez, muito obrigada pela oportunidade de representar todos os especialistas, muito sucesso para todos nós, e que Deus nos acompanhe sempre. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Gostaríamos de registrar e agradecer a presença das seguintes autoridades que se apresentaram a este Cerimonial: coronel PM José Luiz Martins Navarro, chefe da assessoria policial militar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Dr. Paulo Rios, delegado chefe da Assembleia Legislativa representando o Dr. Marcos Carneiro Lima, delegado geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo; coronel médico PM Dr. José Carlos Queiroz, diretor de saúde da Policia Militar do Estado de São Paulo; Dr. Rubens Sebastião Orlandi, Presidente da Associação Odontológica da Prefeitura de São Paulo; Dra. Jussara dos Santos Jorge Giorgi, Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas Homeopatas; Dr. Mário Sérgio Giorgi, Presidente da ABCDH; Dr. Reinaldo de Brito e Dias, Presidente da ABENO Regional de São Paulo; Dra. Thelma Regina da Silva Costa, Presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo 2ª Região; Dra. Denise Cavalieri, Presidente da APCD Regional Vila Mariana; Dr. Hélio Toledo Júnior, Presidente da APCD Regional Osasco; Dr. Airton Gottardo, Presidente da APCD Regional Pirituba/Perus; Dra. Rosemeire Ruiz Fernandes de Castro, Presidente da APCD Regional Pinheiros; Dr. Marcos Del Valle, Presidente da APCD Regional Santana; Dr. Roberto Miguita, Presidente da APCD Regional São Miguel Paulista; Dr. José Mario Anselmo, Presidente da APCD Ipiranga; Dr. Seigi Nishikawa, Presidente da APCD Regional Butantã; Dr. Edmilson Ramos, Presidente do Núcleo dos Cirurgiões Dentistas do Ipiranga; Dr. Francisco Ângelo Biagioni, 1º vice-Presidente da APCD, São Bernardo do Campo; Dr. Marcelo Dell´Aquila, supervisor de saúde da Prefeitura de M.Boi Mirim-São Paulo; Dr. José Luiz Negrinho, Presidente do CORE da APCD-Central; Dra. Maria Ângela Marmo Favaro, APCD-Central secretária geral; Dr. Nobono Takemoto, diretor tesoureiro Seccional de Santo Amaro; Dr. Setuo Shigihara Abe, Presidente da APCD Regional Penha; Dr. Fábio Massanaru Nogi, diretor de assuntos profissionais do Sinog; Dra. Miriam Lacalte Turbino, diretora secretária do Fundecto, representando o diretor Presidente da entidade Dr. João Batista Paiva; Dr. Francisco Pereira Afonso, diretor tesoureiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, representando o Dr. José Augusto Vieira Neto, Presidente do Creci; Dr. Afonso Arthur Neves Baptista, conselheiro do Corecon - Conselho Regional de Economia, representando o Presidente Heron Carlos Esudel do Carmo; Sra. Camila Basílio Okamoto, assessora do Vereador Celso Jatene da Câmara Municipal de São Paulo; Dr. Haroldo José Campos Lima, membro titular da Academia Brasileira de Odontologia Militar representando o Presidente Dr. João Henrique Cavalcante Lima; Dra. Camila Severo Facundo, representando Dr. Domingos Orestes Chiomento, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, e o Sr. David Matheus Lopes, gerente da Caixa Econômica Federal, agência Carlos Sampaio, a quem eu peço uma saudação em nome dos demais, por favor. (Palmas.)

Dentre os muitos ofícios recebidos por esta Casa e pelo Conselho Regional de Odontologia, destacamos o ofício do secretário particular do Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinado pelo Sr. Marco Antonio Castelo Branco, parabenizando pela realização desta data. Também temos aqui, um oficio do Sr. Lázaro de Mello Brandão, Presidente do Conselho de Administração do Bradesco, parabenizando por esta data. Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, diretor Presidente do Bradesco, também parabenizando por esta data. E o Deputado Federal Eleuses Paiva, saudando esta solenidade.

Presidente Jooji Hato com a palavra.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Agora, assistiremos e ouviremos a apresentação musical dos tenores brasileiros Francisco Romanelli, Armando Valsani e Sérgio Sendel, com a música “Amigos Para Sempre”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência parabeniza os ilustres tenores e concede a palavra ao nobre Dr. Emil Adib Razuk, muito digno do Conselho Regional de Odontologia para discorrer sobre a Comenda e a Medalha Tiradentes.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Sr. Presidente, como disse, esta é uma noite de gala da odontologia brasileira, pois, com ela, recordamos a figura nobre, altaneira de um dentista que soube honrar a profissão e enaltecer a pátria brasileira, Joaquim José da Silva Xavier. Era alferes e conhecido como Tiradentes pela profissão alternativa que também exercia.

A Medalha Tiradentes será concedida hoje, foi criada pelo Crosp em 1992, por ocasião das comemorações do Bicentenário da morte de Tiradentes, em 21 de abril de 1792, e em homenagem ao Pró Mártir da Independência do Brasil e tornou-se a maior láurea da odontologia paulista.

Por representar muito para os cirurgiões dentistas, a Medalha Tiradentes é concedida com parcimônia, somente aos merecedores que a ela faz jus por sua conduta ilibada e dedicação ao exercício da profissão. É a forma adotada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, para coroar o esforço, o mérito, o desempenho superior de pessoas de nossa sociedade.

Duzentos e dezenove anos são passados, mas a luta pela soberania nacional continua. Já não é mais a soberania política, duras penas conquistada a partir do sacrifício de um dentista que mantinha, nos olhos, o brilho da liberdade, e no coração, a chama de um ideal. A serenidade como lema, a obstinação como arma, a lealdade aos seus companheiros como lei suprema.

A luta agora é outra, pela soberania econômica, contra a miséria, contra a corrupção, que a tudo quase contamina. A falta de assistência odontológica aos mais carentes e a deterioração dos costumes políticos.

Com relação à assistência odontológica, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo exorta as autoridades, como sempre vem fazendo, para a urgente contratação de cirurgiões dentistas, o reajuste dos seus vencimentos defasados para a consequente melhoria do atendimento a população necessitada.

A luta agora é outra, mas o nosso esforço, nossa perseverança, nossa fé, deverá ser a mesma, renovada a cada instante, com inspiração no magnífico exemplo deixado por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o nosso herói maior, o mártir da independência, a grande inspiração de nossa luta pela soberania plena de nosso Brasil.

Se cada um de nós fizer a sua parte, assumir suas responsabilidades, realizar o seu trabalho com amor e eficiência, exigir comportamentos dignos de todos os escalões da sociedade, conseguiremos resgatar nossa pátria da inércia e alcançar o elevado padrão das nações desenvolvidas. Precisamos soltar as amarras que nos imobilizam, impedindo o progresso com eficiência, cultura e tecnologia avançada.

Devemos nos orgulhar do patrono da classe odontológica e da nação brasileira, Tiradentes, o ideólogo da Inconfidência Mineira, cuja Medalha será entregue nesta noite a alguns dos mais significativos representantes de nossa cultura e da nossa ciência. Será o reconhecimento do esforço de nossos colegas, em favor do bem estar da sociedade brasileira.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Teremos agora, a entrega das Comendas e Medalhas Tiradentes aos homenageados. Dr. Reinaldo Barachini, 2º vice-Presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Presidente Jooji Hato, Dr. Emil Adib Razuk, por favor, procedam a entrega, neste momento, da Comenda e Medalha Tiradentes ao Dr. Reinaldo Barachini, fundador da Sociedade Paulista de Ortodontia, sempre integrou-se no caminho de servir, sendo no sequencial Presidente e edificador da SPO Livramento ao lado do Dr. Osni Correa. Pós-graduação em ortodontia, no período de agosto de 1953, agosto de 1955, dirigido pelo professor Dr. Arthur do Prado Dantas. Diploma de Cidadão Honorário da cidade de Little Rock, Arkansas-EUA. Medalha e diploma de honra ao mérito Luiz César Panain, em 1975. Ex-assistente da Clínica de Ortodontia da USP, de março de 1953 a junho de 1956. Presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia Biênio, 1973-1974, Presidente do IX Congresso Paulista de Odontologia, V Congresso Brasileiro de Odontologia, XIII Seminário Latino-Americano de Odontologia, de 19 a 26 de janeiro de 1980. Presidente de Honra do 2º Congresso da ORTO, 1981.

Primeira Medalha e Comenda Tiradentes da noite Dr. Reinaldo Barachini. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Comenda e Medalha.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Dr. Reinaldo Barachini, a palavra está franqueada para sua emoção e seus agradecimentos neste momento, por gentileza, todos gostaríamos de ouvi-lo.

 

O SR. REINALDO BARACHINI - Boa noite a todos. Excelentíssimo Sr. Jooji Hato, deputado que representa o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz. Destacado e nobre companheiro, Dr. Emil Adib Razuk, marcante Presidente do Egrégio Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, autoridades e personalidades que se encontram neste plenário, que recordam o grande Presidente da nação brasileira Juscelino Kubitschek de Oliveira, Sra.s e Sr.es.

Muita emoção, naturalmente. Meus ventrículos impulsam meu coração para batidas profundas. Meus neurônios estão agitados de alegria, porque recebo nesta sublime solenidade, a maior comenda da odontologia do meu país, instituída pelo Egrégio Conselho Regional de Odontologia, órgão máximo normativo do meu Estado natal.

Sou eternamente grato ao querido e estimado Presidente Emil Adib Razuk, e a todos que o ajudam na trajetória magnífica da instituição normativa da minha terra.

Sou eternamente grato a minha vida de profissional, que venceu na caminhada ditada por Deus. Agora posso ir embora para o céu. Como escreveu o prosador: “Lá vou encontrar os que já encontrei e, também encontrarei os que jamais encontrei, mas são todos meus amigos e me querem muito bem. Nós falaremos de outros que não vemos ali, porque estão em outros lugares ainda melhor, e falaremos de trabalhos e amizades tão antigas”.

Não, eu vou contrariar. Não quero ir embora. Desejo sim, continuar a ver de perto a grandiosidade do nosso Conselho Regional de Odontologia. Desejo sim, ver os bons homens públicos edificando o bem estar físico, mental e social da comunidade. Desejo sim, acompanhar nosso grande Presidente nas tarefas difíceis, mas conclusivas do nosso companheiro Emil Adib Razuk.

Por justiça, também não poderia deixar de citar o Dr. Jairo Corrêa, Presidente da Sociedade Paulista de Odontologia a qual eu sou um dos diretores, porque lutamos para o engrandecimento da mesma, e juntos nesses 52 anos, conseguimos destaque internacional. Posso ainda oferecer muito, enquanto estiver respirando. Deus quer assim, eu não vou embora. Obrigado por tudo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Agora, entregaremos a Comenda e a Medalha Tiradentes ao nosso tenente coronel Dr. Laércio Ribeiro de Paiva, em seu nome, em nome de todos os cirurgiões dentistas dos Centros Odontológicos da Polícia Militar.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Presidente Jooji Hato e Presidente Emil Adib Razuk, posicionem-se para homenagear o tenente coronel dentista PM, Dr. Laércio Ribeiro de Paiva.

Nascido na cidade de Piedade, aos 23 dias de setembro de 1952, filho do cirurgião dentista Dr. Leonel Ribeiro de Paiva, e da Sra. Ruth Neuza Rosa de Paiva.

Comandante Álvaro Batista Camilo também neste momento se posiciona.

Casado com a Sra. Maria Luiza Godinho da Silveira Ribeiro de Paiva, graduado em odontologia em 1974, pela Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ingressou na Aeronáutica como oficial dentista em 1974, ingressou na Policia Militar do Estado de São Paulo em primeiro lugar no concurso de admissão de 1976. Galgou todos os postos da carreira militar com destaque, competência e galhardia. Atualmente, chefia o Centro Odontológico da Policia Militar do Estado de São Paulo na cidade de São Paulo, sendo responsável pelos cirurgiões dentistas da capital, região metropolitana e interior da Policia Militar.

Promoções: aspirante oficial dentista da Aeronáutica, 1975; segundo tenente dentista da Aeronáutica; segundo dentista PM; primeiro colocado, 1976; primeiro tenente dentista PM, 1977; capitão dentista PM, 1988; major dentista PM, 1998; tenente coronel dentista PM, 2006.

Condecorações: láurea de mérito pessoal, 1983; láurea de mérito pessoal, 2004; láurea de mérito pessoal, 2005; láurea de mérito pessoal, 2010; láurea de mérito pessoal, 2011; medalha valor militar, 1991; Medalha Comemorativa do Sesquicentenário da Revolução Liberal, de 1842 em 2000; Medalha Pedro de Toledo, 2005; Medalha Comemorativa do Centenário do Centro Médico, em 2006; Medalha MMDC, em 2006; Medalha do Centenário do RP Mon, Regimento de Policiamento pela Cavalaria, Nove de Julho em 2006; Medalha Comemorativa do 2º Batalhão de Policiamento de Choque 2007.

Dentre os cursos na corporação: CPE - Técnica de Ensino; Instrutor do CFSDPM CPI7.

Com muito orgulho Sras. e Srs., tenente coronel dentista PM, Dr. Laércio Ribeiro de Paiva. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Comenda e Medalha.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Coronel Álvaro Batista Camilo, neste momento fazendo a entrega da Medalha ao nosso ilustre homenageado. Parabéns. Podemos saudá-los, por favor, com muito orgulho à nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Senhoras e senhores, para sua saudação tenente coronel dentista PM, Dr. Laércio Ribeiro de Paiva, por favor.

 

O SR. LAÉRCIO RIBEIRO DE PAIVA - Boa noite a todos. Primeiramente, quero agradecer a palavra do excelentíssimo comandante geral da Policia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, que nos deu a honra de sua presença.

Agradeço, neste momento, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na pessoa do Deputado Jooji Hato, e ao Presidente do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Emil Adib Razuk, pela concessão da maior honraria da odontologia ao Centro Odontológico da Policia Militar do Estado de São Paulo, chamado de CODONT.

Agradeço a presença do coronel PM Álvaro Batista Camilo, excelentíssimo comandante geral, e o nosso diretor de saúde coronel José Carlos Queiroz, na pessoa de quem cumprimento todos os oficiais de saúde da Policia Militar do Estado de São Paulo.

Sinto-me duplamente honrado, como cirurgião dentista primeiramente, e por ser, neste momento, o chefe do Codont, representando todos os oficiais dentistas, dentistas civis, praças e funcionários civis, que nestes 100 anos de existência, engrandeceram a odontologia e a milícia Bandeirantes, cuidando da saúde dos nossos valorosos policiais e familiares, além da comunidade paulista, sempre com carinho e dedicação.

Agradeço ao Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do nosso comandante geral coronel Álvaro Batista Camilo, que nunca mediu esforços para colocar nosso Centro como referência nacional, comparável a qualquer outro Centro de excelência odontológica em âmbito mundial, tanto em qualidade profissional como tecnológica.

Agradeço a Deus por este momento, e a todos os colegas que tornaram os sonhos do passado numa realidade do presente, e tenho certeza do futuro. Muito obrigado a todos, em especial aos oficiais, praças e funcionários civis, a quem chamo carinhosamente de “Família Ceodontina”, que tanto me apoiou nestes cinco anos que estive na chefia. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Agora, nós temos o Centro Odontológico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representado pelo Dr. Laércio Ribeiro de Paiva, em nome do Centro Odontológico e de todos os profissionais que por ele passaram, a entrega da Comenda.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Mais uma vez, o Presidente do Crosp Dr. Emil Adib Razuk, Presidente Jooji Hato, coronel Álvaro Batista Camilo, posicionam para homenagear o Centro Odontológico da Policia Militar do Estado de São Paulo na pessoa do Dr. Laércio Ribeiro de Paiva.

Resumo histórico do Centro Odontológico da Policia Militar do Estado de São Paulo. O Centro Odontológico teve sua origem em 19 de dezembro de 1911, através da Lei de Fixação nº. 1280/1911, promulgada pelo Dr. Manoel Joaquim de Albuquerque Lins, Presidente do Estado de São Paulo. Esta lei propunha a reorganização do serviço sanitário da Força Pública do Estado, criando o departamento odontológico do Hospital Militar. O Decreto nº. 42.590 de 18 de outubro de 1963, estrutura a Divisão de Saúde da Guarda Civil de São Paulo, que conta com a sessão de odontologia, compreendendo o setor de prótese. Em 11 de setembro de 1963, o Decreto nº. 42.470, dispõe sobre a criação do Quadro Auxiliar de Saúde da Força Pública do Estado de São Paulo. Em 25 de setembro de 1964, embasado na Lei nº. 8311, que dispunha sobre a criação dos Serviços Auxiliares do Comando da Força Pública, o serviço odontológico ganha autonomia administrativa, deixando de ser um departamento do Hospital Militar. Em 30 de abril de 1968, um enorme passo é dado, pois o serviço odontológico deixa as suas instalações ao lado do antigo Hospital Militar e desloca-se para sua atual sede à Rua Jorge Miranda, 346, bairro da Luz. Prédio esse que conta com uma área 2.100 metros quadrados, construído dentro dos requisitos determinados pela odontologia.

O Brasão do Centro Odontológico foi instituído conforme despacho do Sr. comandante geral publico no BOL GPM nº. 39, de 30 de abril de 1973, e elaborado de acordo com as instruções baixadas pelo BOL GPM nº. 194, de 19 de setembro de 1972. A Lei nº. 616, de 17 de dezembro de 1974, organização básica, estabeleceu a constituição e atribuições dos órgãos de apoio e também a denominação atual Centro Odontológico da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Atualmente, o Centro Odontológico da Policia Militar do Estado de São Paulo, chefiado pelo tenente coronel dentista PM Laércio Ribeiro de Paiva, compreende 171 oficiais dentistas, distribuídos em: capital, região metropolitana de São Paulo e interior. As ações da saúde bucal do Centro Odontológico compreendem: implantodontia, dor oro fácil, ortodontia, prótese, cirurgia bucomaxilofacial, departamento de saúde coletiva, dentistica, endodontia e periodontia.

Sras. e Srs., Centro Odontológico da Policia Militar do Estado de São Paulo, representado pelo tenente coronel dentista PM Laércio Ribeiro de Paiva, Medalha e Comenda Tiradentes desta solenidade. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Comenda e Medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Agora, teremos a entrega da Medalha e Comanda Tiradentes à Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, representada pelo seu Presidente, Dr. Adriano Albano Forghieri. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Presidente Dr. Emil Adib Razuk, Presidente Jooji Hato, Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Presidente da ABCD, comandante Álvaro Batista Camilo, por favor, juntem-se com muito orgulho a esta homenagem a APCD Central.

A APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas é uma entidade de classe, que hoje ocupa lugar de destaca no cenário da odontologia mundial. Com 100 anos de tradição e credibilidade, a APCD está representada em todo o Estado de São Paulo, por meio de suas 89 regionais, somando mais de 40 mil associados.

O começo dessa história não foi fácil, foram duas tentativas que não tiveram êxito, a primeira em 1906 e a segunda em 1908, apenas em primeiro de abril de 1911. A história da odontologia de São Paulo começou a ser escrita, verdadeiramente, com a fundação da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - APCD, sob o comando e a liderança do cirurgião dentista Gustavo Pires de Andrade, que presidiu a entidade durante seis anos. A principal luta da APCD foi a regulamentação da profissão junto ao congresso estadual. A atualização e o aperfeiçoamento profissional e científico de alto nível, sempre foi um dos grandes objetivos da entidade. Não é a toa que possui a Escola de Aperfeiçoamento Profissional, com mais de 56 anos dedicados ao ensino continuado em odontologia, e sedia um dos maiores congressos do mundo o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo - Ciosp, realizado há mais de 50 anos, e também diversos congressos de especialidades, além de atividades associativas e científicas. Também promove eventos culturais, esportivos, assistenciais, sociais e de lazer com foro e sede na cidade de São Paulo.

São finalidades da APCD, defender, promover e congraçar a classe odontológica, bem como orientá-la tecnicamente e juridicamente. Fortalecer o desenvolvimento de suas regionais, estimular a criação de entidades odontológicas e afins do Estado de São Paulo. Promover convênios e intercâmbios com entidades do Brasil e do interior. Manter a IAP, o Centro Técnico Educacional e o Pronto Socorro Odontológico, promover a assistência securitária, contribuir para a solução de problemas odontológicos e saúde pública, difundir junto a população, a importância do cirurgião dentista da preservação e promoção da saúde bucal e geral. E lutar pela valorização da odontologia.

Assim, a cada dia, a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas reafirma o seu papel de entidade, comprometida com os interesses da classe odontológica. Com o fortalecimento da odontologia paulista e brasileira, e com a saúde oral da população, levando adiante a missão de continuar sendo voz ativa na luta por uma odontologia cada vez melhor e justa, porque acredita que sem ação não há transformação.

Sras. e Srs., a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, representada por seu Presidente Dr. Adriano Albano Forghieri. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Comenda e Medalha.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Com a palavra o Presidente da APCD, Dr. Adriano Albano Forghieri.

 

O SR. ADRIANO ALBANO FORGHIERI - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o Presidente da Mesa, Deputado Estadual Jooji Hato, e estender esse cumprimento ao nosso amigo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, por abrir as portas desta importante Casa do poder legislativo do Estado de São Paulo, à odontologia. Para juntos, celebrarmos o Dia do Cirurgião Dentista, e em seu nome, quero estender meus cumprimentos a todos os deputados de São Paulo.

Quero cumprimentar nossos amigos, coronel Álvaro Batista Camilo; meu amigo Silvio Jorge Cecchetto, Presidente da ABCD; ao Vereador Gilberto Natalini, sempre presente em todas as comemorações dos dentistas. Não sei se o Gilberto é médico ou dentista, está mais para dentista. Nosso amigo Paulo Kron, representando o Prefeito, um abraço a ele. Ao amigo Rubens Corte Real de Carvalho, representando o Conselho Federal de Odontologia; ao vereador e amigo Braz Antunes Matos Neto, e em seu nome quero estender a todos os nossos diretores e Presidentes das regionais aqui presentes das nossas APCDs, as nossas entidades co-irmãs; ao tenente coronel Laércio Ribeiro de Paiva e em seu nome, a todos os nossos colegas que trabalham na corporação. A todos os homenageados, aqui, presentes hoje pela Medalha Tiradentes, e aos remidos e os especialistas, e a todos os seus familiares. Muito boa noite a todos.

Especialmente quero cumprimentar e agradecer ao nosso querido colega Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, bem como todos os conselheiros, diretores que tiveram a iniciativa de nos brindar com essa linda noite de homenagens. O Crosp sempre esteve presente junto a APCD, nos seus objetivos engajado na luta pelas causas da saúde e da odontologia, em busca de melhores condições de trabalho aos profissionais e de saúde digna para toda a população brasileira.

Para mim, esta noite é sinônimo de alegria e de satisfação, pois é mais uma oportunidade de celebrarmos os 100 anos de história da APCD, com esta singela e importante homenagem. Para mim e para toda diretoria da APCD, bem como para todos os seus associados, e sei que posso falar em nome de todos eles, é uma grande honra ter a nossa querida Associação homenageada como reconhecimento a sua trajetória de 100 anos, completados em abril deste ano, e pelos relevantes serviços prestados para o fortalecimento da nossa odontologia.

Nesta ocasião especial, é impossível não voltar no tempo, ao início do século XX e lembrar de que, em meio a várias transformações econômicas e políticas do país, surgiu a aspiração de uma categoria por um objetivo comum, a fundação de uma entidade representativa para a comunidade odontológica paulistana, capaz de integrar a classe e de prover investimento na capacitação profissional e na oferta de serviços com mais qualidade para a saúde oral da população.

Hoje, com 100 anos de história, a APCD reafirma seu papel de entidade comprometida com a classe odontológica, com a saúde oral da população e com o fortalecimento da odontologia paulista e brasileira. Está representada em todo Estado de São Paulo, por meio de suas 89 regionais e núcleos, e a cada dia se empenha mais e mais para oferecer o que há de melhor aos seus associados em ensino continuado, informação, benefícios, defesa da classe e projeção da odontologia em nível nacional e internacional.

Nosso desejo é que a APCD possa continuar a fazer a diferença na prática odontológica e ajudar a construir sorrisos cada vez mais saudáveis, com a ajuda de parceiros sérios, responsáveis, que possuem o mesmo objetivo e lutam pela mesma causa, como é o caso do Crosp.

Mais uma vez, muito obrigado por essa homenagem, em nome de todos os cirurgiões dentistas associados da APCD. Certamente, será mais um dia que ficará guardado em nossa memória, e que entrará para as páginas alegres da história da nossa queria Associação. Muito obrigado e boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Neste momento, esta Presidência anuncia a apresentação da música “Aquarela do Brasil”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência lembra que esta linda sessão solene, será transmitida pela TV Alesp domingo, dia 30, às 21 horas.

Eu quero externar aqui, em nome de todos os deputados, no final desta cerimônia tão importante, esta sessão solene em nome de todos os deputados, meu caro Presidente Emil Adib Razuk, dizer que a presença de todos honra esta Casa. Quero aqui, cumprimentar todos os cirurgiões dentistas presentes e aqueles que não puderam estar aqui presentes, que é uma legião enorme, um exército de salvadores, gente que luta e colabora com a saúde.

Quero cumprimentar os nossos homenageados esta noite, são 100 anos, Centenário do Centro Odontológico, e 100 anos da Associação Paulista, e este evento vai marcar muito os nossos corações.

Eu quero, antes de terminar a nossa fala, dizer que eu estava conversando antes desta sessão com o nosso comandante da Policia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, e dizia a ele, parabenizando pelas blitz que estão acontecendo em nossa cidade e no nosso Estado. A gente sabe que existem muitos cirurgiões dentistas em prontos socorros que sofrem, que lutam para dar um pouco de qualidade para aqueles pacientes que lá se dirigem, que não tem condições. Infelizmente, a violência consome os nossos recursos, consome muito, e não temos uma remuneração digna aos cirurgiões dentistas, aos médicos, aos paramédicos, à PM, à polícia civil, ao funcionário público, faltam leitos hospitalares, equipamentos, medicamentos, e sabemos que o consumo do orçamento vai para o ralo, ou por corrupção ou pela violência. E quando se faz ou se realiza uma segurança preventiva, no caso das blitz, eu quero aqui de viva voz, parabenizar o comandante, a Policia Militar, porque vão sobrar recursos. Fazendo a segurança preventiva, vai diminuir a violência, os acidentes. O cirurgião dentista que está lá na ponta, ao lado dos médicos cirurgiões, ao lado de toda equipe, certamente com a diminuição da violência, irá àquele local, ao PS, aos hospitais, diminuindo o número de ocupação de leitos cirúrgicos, leitos de UTIs que não temos.

Então, eu quero para finalizar, parabenizar a todos os presentes. E dizer que nós temos uma esperança muito grande sim, meu caro comandante Álvaro Batista Camilo, que através da sua gestão, certamente da prevenção, nós teremos melhor qualidade de vida. E também a medicina preventiva é fundamental, nós temos uma pesquisa recente, que a maior preocupação do brasileiro hoje é a saúde, segurança e as drogas. Nós não conseguimos controlar a droga oficial, que é a bebida alcoólica, as drogas ilícitas maconha, cocaína, e crack, jamais teremos segurança. Temos que fazer essa prevenção, para que nós tenhamos qualidade de vida e que os profissionais da saúde, aqueles presentes e os que estão nos assistindo, tenham melhores condições de oferecer um atendimento médico e hospitalar decente no nosso país, desse país que é o futuro. E infelizmente, o nosso futuro, que são os adolescentes, está caminhando para o caminho da droga e não interessa isso para ninguém.

Termino a nossa fala, dizendo que objetivo desta sessão solene está esgotado. Agradecemos aos funcionários desta Casa, aos colaboradores, a todos vocês, desejando de coração muitas felicidades, muita saúde, e continuem dando ao nosso país a sua contribuição dessa classe maravilhosa dos cirurgiões dentistas.

Convidamos todos para um coquetel, aqui, no Hall Monumental, e deixo aqui, um grande abraço do nosso Presidente Barros Munhoz, um grande abraço de todos os deputados, o nosso respeito, gratidão, admiração por todos vocês queridos profissionais no Dia do Cirurgião Dentista. Muito obrigado e parabéns a todos.

Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 19 minutos.

 

* * *