18 DE OUTUBRO DE 2002

52ª SESSÃO SOLENE DE CULTO DE GRATIDÃO PELO ANIVERSÁRIO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE

 

Presidência: GILBERTO NASCIMENTO
 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 18/10/2002 - Sessão 52ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: GILBERTO NASCIMENTO

CULTO DE GRATIDÃO PELO ANIVERSÁRIO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE

 

001 - GILBERTO NASCIMENTO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva desta Casa, atendendo solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de celebrar Culto de Gratidão pelo Aniversário da Igreja Cristã Maranata - Presbitério Espírito Santense. Convoca os Srs. Deputados para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 08 de novembro, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o Dia do Líder Comunitário. Convida todos os presentes para, em pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro, pelo Coral da Polícia Militar.

 

002 - EDGAR GERBER

Pastor Supervisor das igrejas de Guarulhos - São Paulo, apresenta um relato histórico da instituição, que completa 35 anos de existência.

 

003 - Presidente GILBERTO NASCIMENTO

Anuncia a execução de número musical.

 

004 - AUGUSTO LUIS BILLI

Pastor, expressa sua alegria e satisfação pela realização da presente comemoração. Convida todos os presentes para entoarem diversos hinos.

 

005 - GERSON BELUCI MIGUEL

Pastor Coordenador da região da Grande São Paulo, aborda o aspecto ético da Bíblia na relação do homem com a sociedade e com Deus.

 

006 - Presidente GILBERTO NASCIMENTO

Anuncia a execução de número musical. Enaltece a Igreja Maranata pela atuação evangelística que tem desenvolvido ao longo da sua trajetória.

 

007 - GEREMIAS CALDEIRA DOS SANTOS

Pastor Coordenador da área Leste da Grande São Paulo, faz uma oração e impetra benção.

 

008 - Presidente GILBERTO NASCIMENTO

Anuncia a execução de números musicais. Agradece a todos os que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - A Presidência passa nesse momento a nomear as autoridades presentes: Pastor coordenador da região da grande São Paulo, Pastor Gerson Beluci Miguel; Pastor Edgar Gerber, Pastor supervisor das igrejas de Guarulhos - São Paulo; Pastor coordenador da área Leste da Grande São Paulo, Pastor Geremias Caldeira dos Santos, pastores esses que já estão aqui à Mesa. Maestro do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 2º Tenente Luiz Clévio de Azevedo. Queremos deixar os nossos agradecimentos.

Nomeio nesse momento, outras autoridades presentes: Dra. Eunice de Sousa Botelho, Juíza do Trabalho; Pastor da Igreja em São Mateus - Jardim Helena e Atibaia - São Paulo, Pastor José Plácido; Pastor coordenador da área do ABC e Baixada Santista e Vale do Paraíba, Pastor Lucimar Pisio; Dr. Aloísio Rafael Catani, Procurador do Estado de São Paulo; Pastor Antonio Alves Pereira, Pastor da Igreja em Vila Formosa; Pastor Ari de Almeida Guerra, Pastor supervisor das Igrejas de Susano - São Paulo; Pastor Gilvan Francisco de Souza, Pastor das Igrejas de Embu-Guaçú, Serra Negra; Pastor Supervisor das Igrejas da Zona Norte de São Paulo, Pastor Hugo da Conceição Francisco; Pastor das Igrejas de Jaçanã, Jardim Nipon, Extrema - Minas Gerais, Pastor Jorge Ferreira Martins; Pastor da Igreja em Vila Ema, Pastor Norton Cleber da Silva Pinto; Pastor Supervisor das Igrejas em Taboão da Serra, Pastor Paulo Jorge Lotef; Pastor das Igrejas em Sumaré e Higienópolis, Pastor Júlio Gustavo; Dr. Eduardo Rodrigues de Campos, advogado e Pastor da Igreja em Grajaú - São Paulo; Dr. Carlos Eduardo Benegucci, médico e Pastor da Igreja em Santos; também Pastor da Igreja em Higienópolis, José Charles de Pádua Alves. Esses pastores já estão aqui, tanto em nossa direita como na nossa esquerda, compondo a Mesa.

Esta Presidência gostaria de dizer que por determinação do Presidente Walter Feldman, convoca V. Exas. e logicamente convida os Srs. Deputados, para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 08 de novembro, às 20:00, com a finalidade de uma comemoração nesta Casa.

Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo à solicitação deste Deputado, com a finalidade de celebrar o “Culto de Gratidão pelo Aniversário da Igreja Cristã Maranata - Presbitério Espírito Santense”, e nesse momento convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, pelo Coral da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - A Presidência agradece ao 2º Tenente Clévio de Azevedo, maestro do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigado. Esta Presidência concede a palavra ao Pastor Edgar Gerber.

 

O SR. EDGAR GERBER - Gostaríamos de agradecer, junto ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nobre Deputado Walter Feldman, e também ao nobre Deputado Gilberto Nascimento, por esta honra de estarmos aqui nesse lugar e também às autoridades presentes neste culto solene, nesta Sessão Solene da Assembléia Legislativa, aos funcionários desta Casa e aos irmãos da Igreja Cristã Maranata que estão presentes neste culto de louvor ao Senhor.

Um pequeno histórico da nossa Igreja, a Igreja neste ano completa 35 anos de fundação e teve seu início na cidade de Vitória, onde um grupo de pessoas lutava para que Deus lhe desse uma benção maior; e no meio dessa necessidade que naqueles anos havia no coração do povo de Deus, segundo a palavra que está em Joel - Capítulo 2 - verso 28 e diz o seguinte: “Eis que derramarei do meu espírito sobre toda a carne e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão os sonhos, os vossos jovens terão visões”. Então esse foi um momento, um resultado de um despertamento espiritual que se verificou no Brasil e em vários lugares e também em nosso meio Deus pôde realizar o início dessa grande obra que somos participantes.

A Igreja Cristã Maranata - Presbitério Espírito Santense do Brasil está atualmente representada em todos os Estados da nossa Federação, contando aproximadamente com 3 mil templos, 2 mil pastores e cerca de 400 mil membros em todo o Brasil. No exterior a Igreja Cristã Maranata possui diversas igrejas, destacando-se alguns países, como: Portugal, onde temos 50 igrejas, Estados Unidos, com 20 igrejas e Canadá, com 6 igrejas, além de estar representadas em outros locais, como na Europa: Inglaterra, Espanha, França, Irlanda, Itália e Polônia. Na Ásia temos igrejas na Coréia do Sul e no Japão, na América do Sul, temos igrejas na Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai.

A Igreja Maranata envia missões no Brasil e para outros países, com o objetivo de dar suporte doutrinário para essas igrejas e para esses grupos que estão iniciando as suas atividades e os seus recursos financeiros são totalmente locais, não enviamos qualquer tipo de recursos a esses trabalhos, eles funcionam independentes quanto ao aspecto financeiro.

Temos o costume de termos determinados meses, comemorações especiais, são eventos que a cada ano são dirigidos com um objetivo especial, no mês de outubro que é este mês em curso, comemoramos o aniversário da Igreja Cristã Maranata no Brasil, quando os membros se intensificam nessa luta espiritual, para buscarem no Senhor uma benção maior para a sua salvação em gratidão pela nossa salvação.

Durante o mês de novembro que será o mês próximo, todos os membros intercedem em favor das autoridades constituídas e também pela Pátria, atendendo pelo requisito básico da palavra que se encontra em Timóteo 2 - versículos 1º e 2º, e diz o seguinte: “Antes de tudo pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos que se acham investidos de autoridade, para que vivamos uma vida tranqüila e mansa com toda a piedade e respeito”.

Especialmente, neste final de ano, temos eleições para serem realizadas e a Igreja estará intercedendo, não apenas por elas, mas por aqueles que forem eleitos e pelo futuro Presidente do Brasil e demais autoridades que estarão constituindo os governos nas esferas federal, estadual e municipal, para que Deus possa abençoar ricamente o nosso País.

A evangelização, os membros da Igreja praticam a evangelização pessoal, cumprindo a palavra do Senhor Jesus que foi: “ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.

Então, são realizados os cultos especiais dirigidos a evangelização de crianças, jovens, familiares, universitários, colegas de trabalho e vizinhos, entre outros.

Em nossos seminários temos locais de ensino bíblico para todos, o aprendizado não é exclusivo para um grupo de pessoas, mas todos os membros têm livre acesso aos nossos seminários, que se denominam “manaim”, e há cerca de sete no Brasil todo para facilitar a locomoção dos irmãos a esses locais. Semanalmente no Brasil e no exterior também há esses seminários, com o objetivo de transmitir a doutrina bíblica a toda a Igreja do Senhor. Os seminários têm como objetivo principal levar a informação das revelações e dos ensinos da palavra de Deus, visando o crescimento espiritual dos novos convertidos e a manutenção da fé dos membros no meio da Igreja. Os seminários estão abertos a todos os membros da Igreja e os temas que são abordados levam em consideração os aspectos doutrinários da obra, do ponto de vista espiritual, visando a formação de vida, bem como do nosso caráter como cristãos. Os seminários não têm conotação de formação teológica, são seminários que têm o objetivo de informar aos irmãos as orientações do Senhor.

Os manains também são constituídos em locais especiais e bucólicos, onde se procura preservar a natureza, dando aos participantes uma condição ideal para desfrutar alguns momentos de comunhão com Deus. Os manains funcionam com administração própria, realizada por voluntários e com infra-estrutura completa de alojamentos, cozinha, refeitórios, salas de aula, energia elétrica e todos os demais serviços necessários ao desempenho deste objetivo. Um destaque, o manaim possui uma unidade médica e odontológica de emergência com uma UTI móvel equipada com alguma necessidade que possa surgir.

Finalizando o nosso trabalho social, a Igreja Maranata, por meio da Fundação Engenheiro Manoel dos Passos Barros, realiza obras de assistência nas áreas de saúde, educação e também de assistência social. Através da assistência permanente às igrejas, desde as crianças, adolescentes, jovens e adultos e também aos idosos, a Igreja tem proporcionados aos fiéis uma transformação de suas vidas e mudança no seu caráter, contribuindo assim para o crescimento do padrão moral e espiritual da nossa sociedade e também do nosso País.

A palavra de Paulo diz: “Não envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”.

O nosso desejo nessa noite é uma noite muito alegre para nós e muito importante por estarmos aqui nesse lugar de destaque para todo o Estado e também para o nosso País, em podermos participar num breve momento dessa Sessão Solene, onde podemos louvar o Senhor e o nosso desejo, nobre Deputado e demais autoridades, é que o Senhor possa nos ajudar a permanecer nesse caminho em que Jesus Cristo é o “cabeça” da sua Igreja, com o objetivo de servimos a Deus, na dependência do Espírito Santo. Que Deus os abençoe! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - A Presidência agradece as palavras abençoadas do nosso querido Pastor Edgar Gerber. Quero informar a todos os senhores que este lugar, hoje, não é outro lugar, senão que a casa do nosso Deus. O lugar onde você pode, dar lugar ao espírito de Deus para que ele toque na sua vida, é o momento de dizer ao Senhor, Senhor muito obrigado por esses 35 anos de bênçãos, por esses 35 anos em que esta Igreja viu tantas e tantas vidas transformadas. Só temos um que deve estar muito triste essa noite, que é o inimigo das nossas almas, mas o Espírito Santo deve estar muito feliz nesse momento, porque essa Casa diz a ele: “Espírito Santo de Deus, muito obrigado pela transformação de vida de tantas pessoas, através deste Ministério.

Nesse momento gostaríamos de convidar o Coral, para que possa apresentar um número musical, “Quando Jesus seu sangue verteu”.

Logo depois estaremos passando a palavra ao Pastor Augusto Luis Billi para que possa fazer ouvir as outras palavras, anunciar as outras pessoas que falarão e também anunciar os novos hinos.

 

* * *

 

- É executado um número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Pedimos desculpas a tantas pessoas que estão em todos os lados. Parabéns pelos números de pessoas que vocês trouxeram aqui essa noite. Infelizmente não temos mais espaços, mais há mais algum espaço ali. Vocês que estão em pé, se quiserem ocupar aquele lado ali, podem assim fazer, naquelas cadeiras, não é? Esta sessão também está sendo gravada pela nossa TV Assembléia e posteriormente estará passando na nossa programação normal da televisão, assim como também estará toda ela sendo transcrita no Diário Oficial do Estado.

Portanto a palavra agora como o nosso querido Pastor.

 

O SR. AUGUSTO LUIS BILLI - Queremos saudar nobre Deputado Gilberto Nascimento, autoridades presentes, Pastores, nossos irmãos, funcionários desta Casa. Queremos saudar todos com a paz do Senhor Jesus. Amém!

É uma alegria para nós podermos estar nesse lugar, no momento que comemoramos o aniversário da Igreja, mas acima de tudo, todos os meses de outubro, mais que o aniversário da Igreja, aproveitamos para intensificar nossa dedicação ao Senhor.

Uma festa da dedicação, é a intenção que temos de a cada dia estarmos mais próximos do Senhor e com esse mesmo intuito que vimos quando o nobre Deputado Gilberto Nascimento nos convidou, para estarmos realizando este culto, não é simplesmente para comemorar um aniversário, não é abrir as portas para uma Igreja, mas é um sentido para abrirmos as portas para o Senhor agora e para sempre, neste lugar tão nobre, acostumado a receber pessoas tão nobres, autoridades. Hoje, esta Casa abre as suas portas para convidar o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, o Senhor Jesus, que está presente, está reinando neste lugar, nos nossos corações. Louvado seja o nome do Senhor.

Gostaríamos de iniciar, vamos cantar alguns hinos, vamos fazer uma oração, vamos fechar os nossos olhos e vamos curvar a nossa cabeça, vamos colocar a nossa vida diante do nosso Deus.

Senhor Deus, clamamos nessa hora o poder do sangue de Jesus sobre as nossas vidas, sobre todo esse lugar, sobre cada pessoa que aqui veio, Senhor, para receber a tua benção, a porção do teu espírito. Oramos para que tu venhas nos perdoar de toda a falha, Senhor, e nos dar acesso a tua santa presença, oramos em nome de Jesus. Amém, Senhor!

Quero convidar os irmãos, estarmos cantando todos juntos, o número 4 desta folha que recebemos: “ Vou guiar-te a uma rica fonte”.

 

* * *

 

- É executado um número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. AUGUSTO LUIS BILLI - Aleluia! Graças a Deus! O nosso Deus está presente e já tem nos dado esta comunhão e esta paz que só o Senhor pode nos dar e nos nossos lábios sempre haverá um canto, é o número 5 desta folha: “Em nossos lábios”.

 

* * *

 

- É executado um número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. AUGUSTO LUIS BILLI - Aleluia, Senhor! Graças a Deus! Bendito é o Senhor!

Comemoramos o aniversário da Igreja e no nosso coração fica sempre uma lembrança, o dia em que o Senhor entrou no nosso coração, muitos têm até essa data, é uma data particular, é uma data pessoal. Olha! É o dia em que tive o meu encontro com Jesus, é o dia em que o Senhor me chamou. Alguns foram há mais tempo, outros há menos tempo, alguns o Senhor está chamando nesta noite, o Espírito está falando aos corações nesta noite e vamos cantar o número 6 desta folha, que fala deste dia em que o Senhor chamou a cada um de nós. “Ele um dia me chamou”.

 

* * *

- É executado um número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. AUGUSTO LUIS BILLI - Aleluia Senhor! Graças a Deus! Senhor Deus, queremos adorar o teu nome, queremos te engrandecer Senhor, porque tu és a razão da nossa vida. Senhor, tu és a alegria do nosso viver, te exaltamos Senhor, pela oportunidade de louvarmos o teu nome neste lugar, te agradecemos pelo que tu estás fazendo nos nossos corações, te adoramos em nome de Jesus. Amém!

Obrigado, Deputado! O Deputado quer cantar o 7: “O meu coração engrandece ao Senhor”. Hino de alegria, é o cântico de vitória que dedicamos ao Senhor.

 

* * *

 

- É executado um número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. AUGUSTO LUIS BILLI - Aleluia, Senhor! Graças a Deus! Aleluias! O Senhor está presente! Aleluias! Muito Grato.

 

O SR PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Como é bom estarmos sentindo a presença de Deus. Esse hino, “pois o tenho escolhido com minhas mãos poderosas, faço morada em seus corações”. Como é bom sabermos que temos o Senhor na nossa vida, que ele fez morada nas nossas vidas e por isso todos aqui nessa noite dizemos ao Senhor: Muito obrigado por esse momento! Por esse momento de cantarmos esse lugar e adorarmos o teu nome. Nesse momento, convido o nobre Pastor Gerson Beluci Miguel para um momento de meditação.

 

O SR. GERSON BELUCI MIGUEL - Exmo. Sr. Deputado Gilberto Nascimento, funcionários desta Casa que nos abriram essas portas para estarmos aqui e colaboraram com a nossa desorganização até para chegarmos a um momento desse, tão alegre e tão feliz para nós, que temos aqui irmãos de várias de nossas Igrejas aqui na Grande São Paulo e alguns irmãos que até vieram de fora para nos honrarem com a sua presença. Sobre tudo queremos enaltecer o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, que já tem falado aos nossos corações durante esses momentos tão alegres e de louvores ao seu nome.

Queremos nesta noite solene, neste culto tão maravilhoso, meditarmos na palavra e queremos dizer àqueles que nos ouvem que este povo é um povo que ora pelas autoridades, como o Pastor Edgar já mencionou, não apenas no nosso Estado, mais ele foi enfático em dizer, toda essa obra, ora pelas nossas autoridades, porque sabemos que o nosso País é fruto das leis e do exercício dessas leis e do cumprimento dessas leis, e mais do que ninguém, o Legislativo precisa das nossas intercessões, a começar da nossa cidade, passando por essa Casa que é a Assembléia Legislativa do Estado,

E, chegando à Brasília, como temos a honra de ter os nossos representantes evangélicos e dentro os quais queremos destacar o nosso querido Exmo. Sr. Deputado Gilberto Nascimento, evangélico, e nos corredores desta Casa alguns funcionários já estão sentido a sua falta, porque com a sua mudança para Brasília, no cumprimento do mandato de Deputado Federal, eles estão perguntando: quem virá para o seu lugar? Ou seja, quem orará por esta Casa. Então, sentimo-nos honrados de fato, fomos presenteados nesse aniversário com esse culto aqui.

Louvado seja o nome do Senhor por essas portas que se abrem, pois são 35 anos de orações por nossas autoridades aqui, a obra em São Paulo completa 25 anos, dizemos que são 25 anos de oração aqui pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, pelos seus funcionários e evidentemente pelos deputados estaduais.

Queremos meditar meus irmãos, num versículo da bíblia que está no Evangelho de João, capítulo 1º, verso 1º e assim como estamos, àqueles que não estão com a sua Bíblia, quero ler e aqueles que a possuem queiram acompanhar comigo: “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus”.

Nosso assunto nessa noite, meus amados, é a respeito da Bíblia, Bíblia que é a palavra da vida, porque há nela um projeto de vida para nós. Já conhecemos muita coisa sobre a Bíblia, muitos elogios que se fazem, todas as apreciações, tais como: o livro mais lido, o mais importante, o Livro dos livros e outros adjetivos que falam com muita propriedade da Bíblia, reconhecemos tudo isso, mas quando se abre a Bíblia se vê aquilo que é do lado humano, que é a letra. Você abriu a Bíblia, aqui está uma letra, como outra de outro livro qualquer, porém é uma letra que não pode ficar na nossa tendência natural e humana, pois temos o código permanente da nossa cultura e que nos induz a uma exploração. Então, a primeira tendência nossa quando abrimos, é de explorar e entender aquela letra pela razão, e de fato a Bíblia é um livro que contém muitas coisas interessantes até de serem analisadas desta maneira, porém a letra da Bíblia tem uma dimensão que ultrapassa a nossa capacidade, a nossa própria razão.

Podemos dizer, então, que existe um mistério no meio desta letra que faz com que ela tenha vida, nem todos conseguem perceber este mistério, alguns conhecem a Bíblia e encontram nela a história, por exemplo. A Bíblia também é um livro histórico, pois trata de fatos históricos interessantíssimos, é um livro que trata de algumas ciências, uma ciência que tem cooperado muito no entendimento da Bíblia, é a arqueologia, porque a Bíblia é um livro que narra fatos, fala de cidades, de povos, civilizações que existiram há quase 6 mil anos atrás, algumas dessas civilizações, alguns povos até desconhecidos pela própria História universal.

A Bíblia também fala de homens que viveram em períodos longínquos, há sempre uma curiosidade de conhecermos os nossos antepassados, a Bíblia retrata Abraão, por exemplo, que viveu há quatro mil anos aproximadamente antes de nós. A Bíblia retrata civilizações antigas do Rio Tigre, Rio Eufrates, daquele Crescente Fértil, aquela região da Mesopotâmia, como sendo a origem da humanidade e de muitos povos ali, e por ser uma área muito fértil contribuiu para o aparecimento dos povos, eram cidades, meus amados, que nem a História Geral, algumas cidades e povos citados no Bíblia, nem a História Geral registrava, mas estão registrados na Bíblia, os dados arqueológicos falam das cidades que existiram na época de Abraão, tais como: Babilônia, Nínive, a própria Ur dos caldeus e todas as cidades ali da rota de Abraão. Na pessoa de Abraão, observamos um grande projeto de Deus, a Bíblia descreve a vida de Abraão, as cidades pelas quais ele passou, os povos dali, até chegar o local onde o Senhor tinha apontado para a sua morada, a história de Abraão é maravilhosa! Descreve um projeto de Deus para a vida de um homem, que abandona a sua terra, a sua parentela e vai por obediência viver numa terra distante e Deus opera um projeto na vida de Abraão, um projeto de fé, onde ele deixa tudo e passa por grandes lutas, mais chega a um objetivo. A vida de Abraão, como a vida de muitos na palavra de Deus, nas Sagradas Escrituras, é uma vida inspiradora para cada um de nós, mas voltando ao nosso tema, quais os aspectos que a Bíblias apresenta?

Podemos dizer que há um aspecto ético, a Bíblia é uma composição ética, com relação a duas coisas, podemos dizer especificamente: do homem para com a sociedade e do homem para com Deus.

Os deveres do homem para com a sociedade são os valores humanos que podem ser muito bem limitados por todos os homens de bem, como a grande necessidade para o mundo sobre o aspecto moral, físico e até espiritual, embora não se tivesse entendido tudo sobre esse aspecto na Bíblia e os deveres do homem para com Deus, a Bíblia certamente é o Livro que inspira as religiões de um modo geral, já observaram isso? Nenhum livro da história do mundo foi capaz de inspirar tantas religiões e tantos religiosos. A Bíblia é usada como regra de fé e prática para muitas religiões e religiosos.

Tudo que se escreve sobre Bíblia, envolvendo religião, filosofia e até ciência, certamente ainda não chegou ao fim, muitos irão escrever e escrever e falar, discursar e discorrer muito sobre a Bíblia.

Segundo ponto, a Bíblia é um livro polêmico, é sobre isso que gostaria de chamar a atenção dos irmãos e amigos, porque a Bíblia é um livro muito contestado, as pessoas lêem a Bíblia e contestam a Bíblia.

Você já leu a Bíblia? Já li, mais gostaria de contestar uma coisa, sempre alguns dizem, alguns crêem em algumas coisas, outros descrêem de algumas coisas e outros dizem: Olha! Eu descreio de tudo, sou cético contra a Bíblia, contestam os valores, as informações, mas dizem isso sem descobrirem que a Bíblia encerra um mistério, que é aquilo que está oculto nela, aquilo que falamos no princípio, a Bíblia não é apenas uma letra, mais ela tem um mistério que vai além da razão.

Os judeus da época de Jesus tinham a Bíblia, o culto deles tinham a base na Bíblia, mais eles não alcançaram esse mistério, eles não descobriram esse mistério e Jesus diz assim: “Examinai as escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam”. Foi um puxão de orelha que o Senhor deu a eles ou neles, porque eles tinham a Bíblia na mão e não alcançaram este mistério.

O mistério já estava no Antigo Testamento, conhecemos a figura de Jesus no Antigo Testamento apresentada de várias maneiras, por alegorias e pela profecia. Então, meus amados, esse mistério está no texto que lemos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

Continuando o terceiro ponto, o que queremos destacar é que a Bíblia é um projeto de vida, a Bíblia é um livro que apresenta essencialmente esse projeto, se dissermos que a Bíblia fala de cultura, ciência e história, mas o objetivo principal da palavra de Deus é apresentar um projeto de vida para o homem.

A Bíblia, no Velho e no Novo Testamento, através desse mistério, tem um projeto de vida, quando falamos num projeto para essa vida, você está falando de um projeto ético, mas de um projeto de vida que a Bíblia tem que não é para esta vida, mas aí entra um elemento: vida eterna. Então, o projeto de Deus é para a vida eterna.

A Bíblia apresenta um plano profético, aquilo que já está profetizado e aquilo que Deus tem para a nossa vida e para a vida do homem.

Quando falamos em vida pensamos, a Bíblia apresenta esse plano profético de vida em duas maneiras: a vida terrena, essa mesma que vivemos, sentimos e apalpamos, estou vivo, e a vida eterna que está nesse plano que falamos, então uma pergunta que se faz, uma resposta difícil de se dar, o que é vida?

Alguém diz, vida é o tempo que temos do nascimento até a morte, é a vida do homem que é contada para a morte, dizemos há quanto tempo estamos morrendo? Estou morrendo há 48 anos, outros morrendo há menos ou mais tempo que isso, mas a vida é exatamente o tempo que estamos vivendo. Começamos a falar num elemento da vida que é o tempo, quando falamos em tempo suspiramos, porque há muitas definições, podemos falar em tempo histórico, por exemplo, quando a Bíblia se refere ao tempo histórico, ela diz: Olha! A nossa vida, ela define bem a nossa vida, Moisés com toda a sua grandeza e sabedoria, no Salmo 90 diz: “A nossa vida é como um conto ligeiro, são como torrentes, a nossa vida é como a erva que de manhã floresce, à tarde murcha e seca”. Então, é um tempo que podemos chamar de tempo histórico, tempo pedagógico, pois o próprio Moisés diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias”. A vida, o tempo pedagógico é porque a vida é um ensino, ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.

O tempo biológico é aquele que marca com os ponteiros do seu relógio, observa cada batida do relógio, cada minuto que o ponteiro vai registrando, parece um martelinho que vai batendo cada segundo, marca em nós até chegar o momento da última batida, essa que nos preocupa, não é. É o tempo biológico, é o tempo da nossa vida.

O tempo poético... há muitos poetas no nosso meio certamente todos nós sempre temos uma veiazinha poética, alguns fazem louvores, alguns compõem uma poesia, alguns falam da natureza, o tempo de compor as canções, é o tempo das histórias de amor, é o tempo que faz durar as flores no campo, o perfume, as flores, até o salmista no salmo 19 diz: “Os céus proclamam a glória de Deus, o firmamento anuncia a obra de suas mãos”.

E, agora meus irmãos, dois tempos de que queremos falar aqui, muito importantes, ponto central da nossa mensagem: o tempo físico, que é aquele tempo que um dia Einstein colocou numa fórmula dizendo que, quanto maior a velocidade, menor o tempo.

Isso é uma lei natural da física, não da física quântica, mas da física newtoniana. Mas, quanto maior a velocidade, menor o tempo. Então Einstein dizia: “olha essa velocidade pode chegar a tal ponto que o tempo seja anulado”. Então é uma fórmula física.

Não podemos trazer a física para o nosso assunto. Mas, o que queremos demonstrar é que quando falamos em tempo físico, podemos fazer uma associação com o tempo que a Bíblia fala quando cita implicitamente a figura do senhor Jesus como a luz do mundo, porque quando entrarmos nessa velocidade da luz, o tempo se anula, ou seja, o tempo não é contado. Então o tempo físico passa para uma outra dimensão que é o tempo não contado, ou seja, o tempo de Deus, o tempo eterno.

Então, quando o homem recebe a luz da revelação de Jesus, ele passa a conhecer uma outra dimensão, que é a dimensão da eternidade. Que coisa extraordinária. Então o ponto central, quando a bíblia fala em tempo do homem no novo testamento, é muito distinto do tempo de Deus. No grego original a palavra diz: o tempo de Deus é kairós, o tempo do homem é cronos, cronos do nosso cronômetro, do nosso cronômetro de vida.

Agora, o tempo de Deus é o tempo que não se conta para essa vida, é o tempo que é profético porque quando nós entendemos a palavra de Deus, quando Jesus é apresentado como a palavra, no princípio era a palavra, e então abrimos a Bíblia e passamos a compreender essas letras sob o aspecto de vida eterna, tudo muda. É o tempo profético, porque quando entendemos a Bíblia dessa maneira, nós passamos a entender também a vida profética, a vida eterna. Então pensamos, por que esta palavra está sendo trazida nesta noite? Porque nós, meus amados, somos envolvidos com os argumentos que estão a nossa volta e começamos a valorizar esses tempos de que falamos, o tempo biológico, o tempo histórico, o tempo poético e nos esquecemos do tempo profético. Quando a palavra de Deus foi trazida para o homem, foi com o objetivo de trazê-lo a esse tempo. Esse tempo que vai nos dar a qualidade de vida e de vida eterna. Então o tempo eterno é o tempo que não morre.

Vive-se mais e mais. Vive-se com qualidade de vida. Quando a Bíblia se refere à vida eterna no novo testamento “zoe aionios” é a expressão grega. E isso não significa simplesmente viver por toda a eternidade, mas essa palavra traz no seu bojo. Significa viver com grande qualidade de vida, ou seja, a eternidade de Deus, a eternidade que nos espera, não é simplesmente um tempo imenso. Não. Deus nos espera na sua glória eterna com qualidade de vida. Deus quer receber o nosso louvor, a nossa adoração, mas nós vamos viver ocupados na presença de Deus com qualidade de vida.

Então, esse outro tempo que a Bíblia traz fala também de algo que está em nós, da eternidade do homem, mostra um plano profético de vida onde esse pequeno tempo de vida, esse tempo em que estamos vivendo, nasceu em tal data, morreu em tal data, esse pequeno tempo agora é englobado, englobado no tempo eterno.

Deus se revela a nós mostrando “filho, esse foi o tempo que te dei para que tu me conheças, para que tu conheças a minha luz, e diante dessa luz tu possas definir para a vida eterna, para os valores desta vida eterna e não apenas para os valores desta vida corporal”.

E o que acontece conosco? Quando entendemos isto, a Bíblia é para nós o livro da vida. Por que isso? Porque ela tem a essência eterna, ela fala do filho de Deus que é eterno, aquele que veio da eternidade revelou-se a nós pecadores, mas voltou para a eternidade e certamente nos espera e certamente virá para nos buscar. Então, meus amados, a Bíblia como palavra da vida é tudo aquilo que a nossa alma anseia. Jesus disse: “eu vim para que tenhais vida e vida em abundância. Eu sou a ressurreição e a vida”.

Então, toda a palavra de Jesus é a palavra da vida, é a palavra do autor da vida. Ele pode realizar milagres, curas extraordinárias, ele ressuscitou mortos, ele pode curar cego de nascença, ele pode transformar aquilo que nasceu de uma forma e os discípulos perguntaram: “Mas, Senhor, o que houve, porque isso aconteceu?” Jesus disse: “Para que a glória de Deus fosse nele manifestada”. E Jesus o curou. Curou cego de nascença, pessoas que ficaram cegas durante a vida, ressuscitou Lázaro, “Lázaro, sai para fora”, porque certamente ele tem um projeto de vida para o homem.

Finalizando, quando o homem alcança esse mistério, meus amados, a Bíblia não tem mais contestação. Interessante, quando nós entendemos o tempo de Deus, quando entendemos a vida eterna, a vida não é mais contestada, por quê? Porque quando nós a abrimos, não vemos apenas a letra, mas vamos além da letra, que é a revelação do espírito Santo aos nossos corações.

O Senhor nos revela o que ele escreveu, o Espírito Santo nos revela o que ele quis dizer, com que propósito ele quis dizer, porque a Bíblia como palavra da vida quer levar o homem com esta verdade a esta vida eterna. Então alguns homens alcançaram esse mistério, essa dimensão do projeto de Deus. Encontrou-se com Jesus, entendeu o tempo de Deus, entendeu a vida eterna. Encontrou-se com Deus, por exemplo, Davi no Antigo Testamento, ele dizia: “Minha alma tem sede de ti, a minha alma te almeja numa terra sedenta”. E outros salmistas disseram: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”.

Então, essa sede de Deus é porque o homem não consegue encontrar em outro lugar, a não ser no Senhor Jesus Cristo, a luz do mundo, a razão para a sua existência. E Davi pode compreender essa benção desde o Antigo Testamento. Ele não conhecia a vida eterna. Paulo, por exemplo, conhecia profundamente o Antigo Testamento, mas não conhecia a vida. Quando Jesus revelou-se como esta luz no caminho de Damasco, Paulo, de perseguidor da Igreja, passou a ser perseguido. Ali ele teve a experiência, ali ele conheceu a verdadeira vida eterna. Portanto, Jesus se revelou: eu sou Jesus, eu sou Jesus. Jesus revelou-se a Paulo como a luz da vida, Paulo caiu prostrado e depois se levantou e tornou-se um grande servo de Deus.

A vida é Jesus. Esse é o mistério que está na palavra de Deus. Ele não quer revelar-se como um religioso aos nossos corações, mas ele quer se revelar como a luz da vida, o verbo que se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade. Que o senhor nos abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Nesse momento quero convidar aos músicos para que possam estar cantando “Aqui, ó Deus”.

 

* * *

 

- É entoada a canção. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Nesse momento, quando nós estamos caminhando para o encerramento desta sessão, todo esse culto de agradecimento a Deus, o que poderíamos dizer mais nesta hora? É bom sermos agradecidos. É bom sermos agradecidos a Deus, principalmente quando somos vitoriosos. A Igreja Cristã Maranata é uma Igreja vitoriosa. É uma Igreja que tem um projeto de vida, que tem um projeto. E é bom estarmos agradecendo.

Meu querido Pastor Gerson, estava eu aqui pensando, quando estava o senhor nos transmitindo a palavra de Deus: o espírito me fez lembrar o momento em que Jesus estava entrando em Jerusalém. E ali eu posso imaginar dez homens estranhos que vinham se aproximando de Jesus. E, gritavam todos eles: “Jesus, tenha misericórdia de nós”. Jesus, naquele momento sabendo que aqueles homens não poderiam encostar perto de pessoas sãs, ele pergunta para os seus discípulos: “Quem são aqueles homens estranhos?”, porque provavelmente a alguns lhes faltava a ponta do nariz, a outros lhes faltava a ponta das orelhas, porque a lepra quando ela bate no corpo de alguém ela começa a corroer as extremidades do corpo.

Outros provavelmente não poderiam levantar suas mãos porque os dedos estavam comidos, não tinham as pontas dos dedos devido a tal enfermidade. Homens estranhos. E Jesus pergunta: quem são esses homens? Se fôssemos nós, haveríamos de perguntar: “quem são esses homens tão feios?” Mas Jesus assim provavelmente não tenha dito. E seus discípulos falaram: “Ali é o leprosário, Senhor, são leprosos que querem cura”. Jesus deve ter levantado um pouquinho mais a voz e dito: “Meus amigos, façam o seguinte, vão até os sacerdotes e vocês vão ver o que vai acontecer”.

E, eu imagino, meu querido Pastor Gerson, aqueles homens que saíram dali e foram a caminho do sacerdote, e a Bíblia diz que quando eles estão se aproximando do sacerdote provavelmente uns começam a olhar para os outros e dizer “escute, a sua orelha está voltando ao normal”, o outro olha para o outro e diz “escute, os seus lábios estão voltando ao normal, alguma coisa aconteceu, será que o meu também voltou”, e provavelmente passavam as mãos nos lábios e diziam “meus lábios também voltaram ao normal!” Outros olhando os dedos falavam “as minhas mãos também voltaram ao normal, os meus dedos voltaram ao normal”.

Os 10 foram curados. E, quando se viram na condição da cura, nove deles provavelmente tenham pensado mais ou menos o seguinte: “Que beleza, eu vou voltar agora, eu vou abraçar a minha mulher eu vou abraçar os meus filhos, eu vou voltar para a minha cidade para que todos possam ver que eu estou curado”. Dos dez que foram curados, nove assim procederam e voltaram para as suas casas. Um daqueles homens disse: “Não, não é justo isso. Eu vou voltar à cidade, eu vou encontrar aquele Jesus, eu vou dizer para ele muito obrigado pelo fez por mim”.

E, na primeira vez que aquele homem volta ele joga-se aos pés de Jesus e Jesus agora olhando para aquele homem agarrado às suas pernas diz para os seus discípulos:

- Mas, quem é esse homem?

- Senhor, não te lembras dele?

- Quem é ele?

- Esse é um daqueles homens que estavam lá na entrada da cidade e foram curados.

- Mas não eram dez? Cadê os outros nove? Somente esse estrangeiro voltou para agradecer?

Deve ter batido na cabeça dele e falado: “Meu filho levanta-te, vai. A tua fé te salvou”.

Querida família, os 10 foram curados fisicamente, mas só um voltou para agradecer. E aquele que voltou para agradecer, além de confirmar a sua cura física, recebeu também a sua cura espiritual. E, o que aprendo nessa passagem bíblica é o seguinte: quem volta para agradecer é abençoado duas vezes.

Portanto, é gostoso ver vocês aqui esta noite a agradecer a Deus por esses trinta e cinco anos de ministério.

É gostoso estarmos agradecendo a cada dia pela nossa salvação, pela nossa vida. Essa Igreja e o povo de Deus que nessa cidade, nesse Estado, nesse país, têm um papel muito importante. Estávamos aqui vendo o histórico da Igreja, que tem mandado missionários ou está trabalhando no trabalho de missões na Ucrânia, Rússia, Bulgária. E, como Deus se alegra disso. E, dizer isso nessa Casa, nesse momento, quando nosso querido pastor disse que nós temos que ter um projeto de vida.

Esta Casa, meu querido pastor, já votou tantos projetos, projetos questionáveis, projetos que foram eventualmente votados e sancionados pelo Sr. Governador, projetos que tornaram-se leis que muitas vezes umas deram certo e outras não deram certo.

Mas, como diz o Senhor, o maior projeto, é o projeto de Deus para a vida eterna e saber que fazemos parte desse corpo, que fazemos parte do projeto de Deus, que os anjos certamente gostariam de fazer, mas que Deus escolheu a cada um de nós, a cada membro da Igreja Maranata, para que pudesse estar nesse seu projeto.

Portanto, meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs, estejam firmes nesse projeto, participem desse projeto a cada dia. E, quando o Evangelho do Reino for pregado a todas as gentes, então virá o fim. Depende de nós, Depende desse projeto de vida de cada um de nós, de estarmos a cada dia levando essa palavra de amor.

Bem aventurados os pés daqueles que anunciam boas novas. Vamos anunciar. O destino desta nação não está simplesmente naqueles que se elegem.

E, eu posso até dizer isso agora porque o senhor disse, eu tive a felicidade de estar aqui por cinco mandatos. Fui eleito para o sexto mandato para a Câmara Federal graças a Deus, com uma votação de duzentos e tantos mil votos.

Mas, sei que o destino desta nação não estará na caneta do Presidente da República seja ele quem for, que vai assinar os decretos. O destino desta nação está nos joelhos daqueles que buscam a presença de Deus pela madrugada e podem mudar os destinos desta nação. Portanto, querida família, vamos estar nos destinos desta nação.

Eu louvo a Deus pela oportunidade que vocês nos deram, pela nossa querida Conceição, que nos deu a oportunidade de estarmos apresentando esta proposta para que este culto de agradecimento a Deus por esses trinta e cinco anos tivesse acontecido aqui na Assembléia Legislativa. Eu louvo a Deus pela vida de cada um dos senhores. Provavelmente o ano que vem já não estaremos mais aqui, estaremos em Brasília. Mas quem sabe lá em Brasília, estaremos fazendo um culto como esse, quando a Igreja completar quarenta anos, isto é, se o nosso Senhor Jesus Cristo não tiver vindo ainda para buscar a sua Igreja. Mas, estaremos dizendo “Ora, vem, Senhor Jesus”, porque se nós não comemorarmos os quarenta anos lá em Brasília talvez estaremos comemorando lá no céu, juntos e sendo servidos pelo Cordeiro. Que Deus possa abençoar a cada um dos irmãos, que o Senhor Jesus possa abençoar esse ministério, que o Senhor Jesus possa orientar a cada um dos pastores, a cada uma das ovelhas e sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor.

Tive a felicidade de nascer num lar evangélico. Estou com quarenta e seis anos de idade. O senhor achou que eu tinha mais idade não é? Não; é que os cabelos ficaram brancos muito cedo.

Mas, até hoje, graças a Deus não me arrependo por um dia de ter conhecido esse Jesus, já praticamente no meu nascimento. Amém. Que Deus possa orientar a cada um de vocês.

Obrigado pela oportunidade. E, neste momento, para encerrar, gostaria de convidar o nosso querido irmão Geremias Caldeira dos Santos, para que possa fazer a oração e nos impetrar a benção apostólica. Que Deus abençoe vocês. É uma pena, parece que o horário passou tão rápido. Sei que com esses louvores, esses cânticos, esta Casa foi muito abençoada. Amém!

Estejam orando, querida família, pelos novos Deputados que se elegeram nesta Casa, pelo novo Governador que será eleito em breve, pelo próximo Presidente da República. Que Deus possa dirigir o voto, que Deus possa dirigir a decisão de cada um e que Deus possa fazer o melhor para o seu povo, mas que a Igreja continue sendo abençoada e que o nome do Senhor Jesus continue sendo propagado pelos quatro cantos desse país.

Quero agradecer também aos funcionários desta Casa, Dona Ieda e todos funcionários que estiveram aqui até este momento, que Deus realmente possa recompensá-los. Com este trabalho vocês abençoaram a vida de tantas pessoas aqui esta noite. E, a Bíblia diz: “Abençoarei os que te abençoarem” Amém.

Portanto, vocês, a senhora Dona Ieda e todos os funcionários desta Casa, serão também abençoados com isso. Que Deus os abençoe em nome de Jesus. Amém.

 

O SR. GEREMIAS CALDEIRA DOS SANTOS - Convidamos a Igreja a ficar de pé, glorificando o nome do Senhor, porque o Senhor realizou o nosso coração nesta noite. Glória a Jesus.

Adoramos, ó Deus, o teu nome, pelo teu amor que repousa sobre as nossas vidas, pelo ensino do teu Espírito Santo em nosso coração, te bem dizemos, Senhor, pela alegria da salvação que é renovada a cada dia no nosso viver. Nós o bem dizemos por esta oportunidade, por esta festa na tua presença e em teu nome dizemos que a graça do Sr. Jesus Cristo, o amor de Deus, nosso Pai e as consolações do Espírito Santo repousem sobre todos vós. Amém. Glória a Jesus. A Igreja poderá se sentar.

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - O nosso Pastor, aqui o cerimonial vai me perdoando essas coisas todas, porque o protocolo a gente acaba quebrando a toda hora e o nosso Pastor pediu para que cantássemos, mas quem sabe, porque parece que ensaiaram para cantar dez hinos, colocaram os dez no programa e só cantaram sete. Então se vocês quiserem continuar cantando mais esses dois e aí nós estaremos dando por encerrado. Amém! A festa está tão boa que até gostaríamos de ficar aqui fazendo uma vigília. Amém. O Pastor convida para cantar o número oito.

 

* * *

 

- São entoados cânticos. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, a todos aqueles que estiveram aqui esta noite, que com a suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Portanto, está encerrada esta presente sessão.

Muito obrigado pela presença de todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 37 minutos.

 

* * *