21 DE OUTUBRO DE 2005

052ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À AUTORA E AOS ATORES DA NOVELA AMÉRICA, DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, PELOS EXCELENTES SERVIÇOS PRESTADOS EM FAVOR DA VALORIZAÇÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

 

Presidência: RAFAEL SILVA

 

Secretária: CÉLIA LEÃO


 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 21/10/2005 - Sessão 52ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RAFAEL SILVA

 

HOMENAGEM À AUTORA E AOS ATORES DA NOVELA "AMÉRICA", DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, PELOS EXCELENTES SERVIÇOS PRESTADOS EM FAVOR DA VALORIZAÇÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Autora e os Atores da Novela "América", da Rede Globo de Televisão, pelos excelentes serviços prestados em favor da valorização do portador de deficiência. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Anuncia a execução de número de dança.

 

002 - RODRIGO ROSSO

Editor responsável da Revista Nacional de Reabilitação, agradece a divulgação do trabalho em prol dos deficientes físicos.

 

003 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia a apresentação de número musical.

 

004 - MARA GABRILLI

Secretária Municipal de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da Capital, fala do papel da novela de aumentar a inclusão social dos portadores de deficiência. Homenageia representantes da Associação dos Surdos Cegos.

 

005 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia a apresentação de número de dança.

 

006 - ERNESTO VEIGA

Secretário Adjunto de Desenvolvimento e Assistência Social, neste ato representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin, saúda a Rede Globo de Televisão pela função social que a novela está exercendo.

 

007 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia a apresentação de número de dança.

 

008 - CÉLIA LEÃO

Conduz a entrega de homenagens ao elenco da novela "América".

 

009 - MARCOS FROTA

Em nome do elenco da novela "América", agradece a homenagem. Fala sobre o personagem que representa na novela e destacou o desempenho dos atores deficientes.

 

010 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual, em nome do PSDB rende homenagem e enumera as entidades e personalidades que trabalham em prol do reconhecimento das potencialidades dos deficientes. Elogia a atuação do Deputado Rafael Silva. Anuncia a apresentação de número musical.

 

011 - Presidente RAFAEL SILVA

Manifesta sua gratidão e atesta que esta Casa é a homenageada da noite, com a presença dos atores deficientes físicos de "América". Parabeniza Glória Perez por provocar comoção nacional sobre o assunto e a Rede Globo por valorizar o potencial dos deficientes. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Célia Leão para, como 2ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - CÉLIA LEÃO - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta Presidência vai nomear os presentes: Dr. Ernesto Veiga, Sr. Secretário Adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, que representa neste ato o Sr. Governador do Estado, Dr.Geraldo Alckmin; Sr. Marcos Frota, ator da Rede Globo, conhecido por todos e que, realmente, faz jus a esta homenagem; Sr. André Dias, Diretor da Central Globo de Produções, representando a autora da novela “América”, Glória Peres; Sra. Mara Gabrilli, Secretária Municipal da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, representando o Sr. Prefeito Municipal nesta Sessão Solene; Deputada Célia Leão, nossa companheira de sempre, que nos acompanha e está secretariando os nossos trabalhos; Srs Deputados; minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, o nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a autora e os atores da novela “América”, da Rede Globo de Televisão, pelos excelentes serviços prestados em favor do povo brasileiro, à consciência desse povo que, realmente, tem muito amor, mas que, por falta de informação, não tem ainda aquela consciência formada sobre as necessidades dos portadores de deficiência.

Glória Peres faz jus a esta homenagem, que não julgamos ser uma homenagem, mas, sim, justiça. Ela e o pessoal da Rede Globo, que estão aqui, Marcos Frota, Dudu Braga, Feitosa, que é uma revelação inclusive para o mundo artístico, o Gabrielzinho do Irajá e a Duda são pessoas maravilhosas e que representam todos os atores neste momento da Rede Globo de Televisão.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do segundo Batalhão de Polícia do Exército do Comando Militar do Sudeste, regida pelo 1º Sargento Luis Carlos Franco Cândido.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta Presidência agradece à Banda do Segundo Batalhão de Polícia do Exército do Comando Militar do Sudeste. Muito obrigado.

Solicitamos à nobre Deputada Célia Leão para que faça a leitura das autoridades e personalidades presentes nesta Sessão Solene.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos ainda registrar, nobre Deputado Rafael Silva, Presidente desta sessão, as autoridades, lideranças e amigos aqui presentes: Sr. Roberto Carlos Braga II, que interpreta Dudu Braga; Gabriel Gitahy da Cunha, que interpreta o “Gabrielzinho do Irajá”; Eduarda Santos Emerick Lima, que interpreta Duda; Ailton Graça, que interpreta “Feitosa”; Dr. Marco Antônio Marcondes Pereira, Promotor de Justiça, representando o Centro de Apoio das Promotorias Civis da Pessoa Portadora de Deficiência; Sra. Marlene Taveira Cintra, Presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e região; Sr. Davi Farias Costa, Presidente da Associação Brasileira de Desportos para Cegos; Dra. Dorina de Gouveia Nowill, Presidente Emérita da Fundação Dorina Nowill para Cegos; Sr. Álvaro da Costa Júnior, representando o Presidente da Confederação Brasileira de Surdos, o Sr. Akie Okuma; Jornalista, Osmar Santos, atualmente, grande pintor; Lotar Antonio Basanela, Presidente do Centro de Apoio ao Deficiente Visual; Neivaldo Zovico, Diretor Executivo da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos; Vereadora Claudia Ribeiro, da Câmara Municipal de Andradina; Sr. Hélio da Silva Pottes, Presidente da Associação Gente Pequena do Brasil; Sr. Rodrigo Rosso, editor responsável da Revista Nacional de Reabilitação; Sr. José Oliveira Justino, representando o Sr. Emerson Canhas, do Conselho Estadual de Assuntos para Pessoas Portadoras de Deficiência; Sra. Stela Maris Dias Nilin Barcelos, Presidente do Fundo Social de Solidariedade e 1ª Dama de Patrocínio Paulista; Sr. Jefferson Eduardo Santos da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência; Sr. Pedro Tomás Campolongo, Presidente da Associação de Assistência a Cegos Santa Paulina.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Assistiremos agora à apresentação da Ana Carolina Teruel, deficiente visual, de 9 anos de idade, aluna da Escola Municipal Irmãos Matos, da cidade de Patrocínio Paulista, perto de Minas Gerais, que dançará a música “Primavera”, da Eliana.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos e parabenizamos a Ana Carolina e o pessoal que a acompanha.

Concedemos a palavra ao Sr.Rodrigo Rosso, editor responsável da Revista Nacional de Reabilitação.

 

O SR. RODRIGO ROSSO - Boa noite a todos. Quero agradecer a presença de todos vocês aqui hoje, agradecer também à Assembléia Legislativa e, principalmente, aos atores da Rede Globo e à autora Glória Perez pelo trabalho que realizaram na novela “América”. Digo realizaram porque acho que a novela acaba no dia 4 de novembro e, assim, praticamente já fizeram esse trabalho.

No meu caso, na Revista Nacional de Reabilitação e na Feira Reatec, temos um trabalho de divulgação eterno, para sempre, para as pessoas. A novela termina agora, mas principalmente esse trabalho deve continuar com todos vocês, com os presidentes das associações que estão aqui e com a imprensa, que veio em peso hoje,  para cobrir. A Rede TV, a Rede Globo de Televisão, a TV Assembléia, a rádio, a Rádio Imprensa, enfim, temos vários componentes da imprensa aqui presentes. Acho que a imprensa tem que continuar dando essa ênfase ao portador de deficiência assim como a Rede Globo de Televisão faz agora.

Aproveitando a presença do André, que é o diretor da Rede Globo de Televisão, quero fazer um pedido em nome de todos os portadores de deficiência deste país: não deixem morrer essa semente, não. Vocês plantaram uma semente muito bonita e essa árvore já cresceu e já está dando frutos. Não a deixem morrer e vamos continuar esse movimento na medida do possível.

Penso que mais de 50 pontos da audiência, mais de 35 milhões de brasileiros assistindo televisão, corrijam-me se estiver errado.  Penso que esta oportunidade que tivemos foi única. Gostaria que, se possível, todo mundo homenageasse esse trabalho com uma salva de palmas. Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Será apresentado agora um trecho da sinfonia de Beethoven pelo Coral da Adevirp - Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, em que temos a Fátima, a Marlene, o Wilson. Não falarei o nome de todos porque posso esquecer. Há um grupo fantástico de colaboradores que estão presentes aqui.

Este coral é composto por alunos deficientes visuais desta associação de Ribeirão Preto. Tenho a honra de dizer que faço parte desta associação como Presidente de Honra e um dos fundadores, ao lado da Marlene e de outros colaboradores.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação do Coral da Adevirp.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos ao Coral da Adevirp, que é composto de alunos deficientes visuais.

A Deputada Célia Leão registrará mais algumas presenças neste evento.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente, queremos fazer o registro da Sra. Selma Gonçalves, representando a Fundação Selma, de São Paulo. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos a presença da D. Selma.

Agora ouviremos as palavras da Mara Gabrilli, Secretária Municipal de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência. É uma secretaria criada em bom momento pelo Prefeito José Serra. Mara Gabrilli, que é tetraplégica, é um símbolo, é um exemplo de tenacidade, de vontade e é uma pessoa que realmente merece o nosso respeito e neste ato ela representa o Prefeito Municipal José Serra.

 

A SRA. MARA GABRILLI - Boa noite e muito obrigada pela presença de todos, esse público maravilhoso. Tive o privilégio de ter sido convidada para gravar uma entrevista com o Dudu Braga na novela. Foi maravilhoso assistir como todos eles se envolveram com a causa da pessoa com deficiência e como tratam com amor e carinho qualquer assunto referente a essa causa.

Eu estava lá, numa salinha chamada Sala de Leitura e, de repente, entrou o Feitosa. Foi tão engraçado porque o cumprimentei e fiquei pensando “De onde conheço esse cara?”. Demorou um tempo para a ficha cair. E é assim com toda essa intimidade que o Jatobá e o Dudu Braga entraram em nossas casas. Por todos os cantos do Brasil tivemos a presença da deficiência dentro de casa, sendo tratada de uma forma tão leve, tão séria e tão profunda. Acho que a novela é um marco na história do nosso país, porque acabou fazendo com que as pessoas sentissem a inclusão social dentro do coração.

Acho que a Secretaria da Pessoa Portadora de Deficiência é mais um exemplo disso, do quanto temos na mão hoje a possibilidade de reverter muitas situações de exclusão neste País.

Quero fazer uma homenagem a duas pessoas que estão aqui, que é a Cláudia Sofia e o Carlos Jorge, que representam a Associação dos Surdos Cegos. Acho que essa é mais uma das deficiências que temos que colocar em evidência e buscar recursos para melhorar também a vida dessas pessoas. Muito obrigada e parabéns a todos! (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Mara, é uma alegria imensa tê-la conosco. Temos tido encontros constantes e sinto a sensibilidade da Mara, defendendo o portador de deficiência. Ela é uma pessoa especial. É uma pessoa especial mesmo! E agradecemos de coração a sua presença, Mara.

Será apresentado agora o Ballet Fernanda Bianchini, de deficientes visuais, que vai interpretar “A namoradeira”. Eu estou de olho em vocês, meninada! Não enxergo, mas depois a minha esposa falará dessa beleza, que sei que vai acontecer!

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Ballet Fernanda Bianchini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos por esta brilhante apresentação e solicitamos à Deputada Célia Leão que faça o registro de mais uma presença na nossa sessão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos registrar, Sr. Presidente, a presença da Sra. Bárbara Kirchner, representando aqui o PPP, Projeto Próximo Passo. Obrigada pela presença.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos por esta presença que está trazendo um brilho especial a esta sessão solene e solicitamos agora as palavras do Dr. Ernesto Veiga, Secretário Adjunto de Desenvolvimento e Assistência Social, neste ato representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin.

 

O SR. ERNESTO VEIGA - Boa noite. Em nome do Sr. Governador Geraldo Alckmin gostaria de saudar o Presidente desta sessão solene, Deputado Rafael Silva; a nossa querida Deputada Célia Leão; a Sra. Mara Gabrilli, Secretária Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que vem fazendo um grande trabalho sob o comando do nosso Prefeito José Serra; também quero saudar o Presidente do Conselho de Estado de Assuntos para Pessoa Portadora de Necessidades Especiais e o nosso Marcos Frota, em nome de quem saúdo os demais atores e representantes da Rede Globo.

É um momento muito importante, um ato muito bonito além de mostrar a força que esse segmento tem no Estado de São Paulo e no país. A novela vem mostrando as dificuldades, os preconceitos e, ao mesmo tempo, como se faz a inclusão social de um segmento tão importante como esse. Portanto, saúdo a Rede Globo, o ato de montar a novela dando ênfase a esse segmento e agradeço o convite em nome do Governador Geraldo Alckmin. Muito obrigado e boa-noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras do Secretário Adjunto Dr. Ernesto Veiga e aproveitamos a sua presença nesta Casa hoje para falarmos de um projeto importante que temos em tramitação: refiro-me à criação da Secretaria de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. Se criarmos essa secretaria, que será enxuta, teremos uma estrutura de amparo e apoio às entidades que cuidam das pessoas deficientes. Então pedimos ao Dr. Ernesto que leve ao Governador esta mensagem.

Nações desenvolvidas valorizam o portador de deficiência e dão oportunidade a essas pessoas que querem participar de forma ativa da sociedade produtiva, que querem uma inserção completa. Queremos a criação dessa Secretaria e um projeto de nossa autoria encontra-se tramitando nesta Casa.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Assistiremos agora, Sr. Presidente, a apresentação de coreografia dos bailarinos Marici Firmino e Vinicius Azevedo de Souza, sob a coordenação da coreógrafa Rita Camilo, com a música ‘É Preciso Saber Viver’, de Roberto e Erasmo Carlos.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Muito bem escolhido. Não conseguiria ficar calado. Parabéns pela escolha! E o filho do Roberto está aqui, o Dudu Braga, uma pessoa sensacional. A escolha foi muito feliz.

 

* * *

 

-              É apresentado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Senti aqui do pessoal do meu lado a emoção. E essa emoção me foi transmitida. A Dona Yeda, com muita propriedade, narrou o que estava acontecendo. Vocês estão de parabéns. Isso mostra que o portador de deficiência quer ocupar o seu espaço. Ele precisa ser reconhecido na sua cidadania plena.

Agora a Deputada Célia Leão irá continuar.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente, dando continuidade aos nossos trabalhos nesta noite, numa sessão solene de absoluta festa e alegria, queremos ainda registrar a presença de Emília Midori, que está representando a Dra. Vera Lúcia Rodrigues Alves, da Estação Especial da Lapa; da Sra. Elizabete Fruchi, Coordenadora da Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma; queremos ainda registrar e agradecer a presença do Sr. Júlio César Pires, Gerente do Programa Laratec da Fundação Laramara, e também da Associação Trabalhista de Defesa e Interesse do Portador de Deficiência, Sr. Sérgio Alves.

Todos os momentos são brilhantes, momentos que vão marcar a História da nossa Assembléia Legislativa de São Paulo com a presença indistinta de todos.

Neste momento, passaremos a homenagear nesta nossa Casa, Assembléia Legislativa de São Paulo, pela Revista Nacional de Reabilitação, e também pela Reatec esses grandes homens e mulheres, grandes personagens, lideranças e atores que fizeram a mudança de comportamento da sociedade brasileira a partir das suas participações na novela “América”.

Faremos a entrega da homenagem, pelo Sr. Rodrigo Rosso, ao nosso querido amigo e companheiro Roberto Carlos II, que interpreta o querido Dudu Braga. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, Dudu, que leva uma importante vida, mostrando a sua força, a sua coragem e a sua determinação.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Roberto Carlos Braga II não é apenas filho do Roberto Carlos, Rei. É uma pessoa com muita sensibilidade e entusiasmo gigantesco dentro de si. Dudu Braga, como é conhecido na intimidade, merece realmente este reconhecimento. (Palmas.)

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Com a palavra, nosso querido Dudu.

 

O SR. DUDU BRAGA - Eu quero agradecer a todos vocês. Essa luta dos deficientes é muito antiga. Dorina, que está aqui, sabe muito bem disso. Dorina Nowill é sempre lembrada por mim porque tem um trabalho maravilhoso. Obrigado por você estar aqui, obrigado pelo seu trabalho de muitos anos. A todas as instituições maravilhosas, aqui presentes, agradeço de coração.

Deixo um beijo para todo mundo, dizendo que deficiência não é e nunca será sinônimo de incapacidade. Por isso, estamos aqui para provar isso, neste dia tão especial. Um beijo no coração. (Palmas.)

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, querido Dudu. Parabéns! Esta homenagem a você é absolutamente merecida.

Dando continuidade, chamaremos alguém que o nome já diz tudo. Mas, de qualquer forma, fica o carinho e o aplauso de todos os presentes. Queremos pedir a nossa grande mulher, linda por fora e por dentro, Mara Gabrilli, Secretária Municipal, de São Paulo, que faça a entrega da homenagem a este homem que mudou o perfil do Brasil: nosso querido Ailton Graça, o grande Feitosa. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, Feitosa; Parabéns, Mara por esta homenagem.

Feitosa fará uso da palavra. Quero dizer que você terá de levar esse sentimento do povo de São Paulo, que está aqui neste momento, para a sua querida Islene. Diga a ela que não é privilégio apenas da sua querida Islene ser apaixonada por você. Todas as mulheres do Brasil se apaixonaram por você. Leve esse sentimento a nossa querida Islene.

 

O SR. AILTON GRAÇA - Muito obrigado. Creusa não ficará enciumada. Ela deve estar com Tião, escondida em algum lugar. Deve estar em algum ônibus aprontando mais uma, e a minha testa está pesando.

Representar Feitosa foi um presente para mim. Sempre estou agradecendo à Glória pelo papel. Quero agradecer também por estar fazendo parte desta Casa maravilhosa. Representar um vidente dentro dessa novela, e que aparentemente não havia problema algum, a não ser o fato de eu ser uma pessoa extremamente sensível. Foi o que me tocou quando comecei a me relacionar com esse papel de Feitosa. É engraçado que, durante muitos anos, o meu avô foi cego. Ele cantava, tocava, dançava, e o tempo todo ele permanece cada vez mais na minha memória. Nos momentos em que represento Feitosa, tenho o meu avô como uma referência muito grande na minha vida. Espero que outros videntes espalhados pelo mundo se afeiçoem e se sensibilizem com Feitosa, e percebam que o olhar do coração é o único olhar que interessa. É o olhar do amor.

Foi através desse amor pela pequena Flor, desse amor pelo companheiro Jatobá, interpretado pelo Marcos Frota, que ele conseguiu levar o ‘Jatobá’ para dentro dos lares. E o Jatobá, a partir dos seus exemplos, conseguiu mostrar a Islene um novo caminho, um novo horizonte, mostrando as possibilidades que tem uma pessoa deficiente. Essas possibilidades não são diferentes na vida real. Ele ensinou e vem ensinando tanto à Flor, como para Jatobá, Gabrielzinho e Duda, que o nosso olhar maior está no coração, está no amor.

É por isso que sou grato por estar representando Feitosa, por intuitivamente esse personagem ter percebido isso. Obrigado pela homenagem.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - Agradecemos a você, nosso querido Ailton, o sempre Feitosa. Parabéns pela sua atuação.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Quero interromper um pouco. Fiquei sabendo agora que o Dr. Chain Zaher, Diretor-Presidente do Sistema COC de Ensino está presente. Tenho um agradecimento muito grande para fazer ao Dr. Chain Zaher. Sei que ele não vai gostar de ouvir eu falar disso, mas hoje temos o dever com crianças, portadoras de deficiência visual, presentes com seus acompanhantes. O Dr. Chain Zaher é o responsável pela presença desse pessoal.

O Dr. Chain Zaher é amigo de Dudu Braga e do Roberto Carlos, uma figura fantástica, uma das mais importantes deste país não apenas pela importância do Sistema COC estar no Brasil todo e no exterior, mas pela sua sensibilidade e amizade que transmite a todos que o conhecem. Ele já foi inclusive homenageado desta Casa em Sessão Solene.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, Dr. Chain Zaher. Agradecemos pela sua presença.

Aproveitamos para registrar a presença também do Sr. Saulo de Paula, do Grupo de Teatro Além da Visão, de Ribeirão Preto, da Coordenadora Talita Richter Gallo, do Delegado Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, Heiguiberto Guiba.

Dando continuidade às homenagens, absolutamente justas, chamamos o jovem garoto Gabrielzinho, que está revolucionando a cultura brasileira em relação às pessoas com algum tipo de deficiência. É com muita alegria que me encontro ao lado desse grande garoto, absolutamente especial por todas as razões do mundo. Tenho a honra pessoal e particular, meu querido Gabrielzinho de Irajá, de lhe entregar a placa, e lhe dar um beijo e abraço pelo grande homem que será neste Brasil. (Palmas.)

 

O SR. GABRIEL GITAHY - Valeu! (Palmas.)

Boa noite, gente! Trabalhar na novela América está sendo muito bom para mim porque estamos podendo mostrar que cego não é incapaz, que toda pessoa com algum tipo de deficiência pode trabalhar, estudar, ler livros. Apesar de eu participar da novela América, vou cantar um sambinha. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. GABRIEL GITAHY DA CUNHA - Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MARCOS FROTA - O Gabriel que está dentro dele, é surpreendente porque tem uma capacidade de improvisação fantástica. Peço a ele que faça um verso, quem sabe em homenagem ao Deputado Rafael Silva, ou à cidade de São Paulo, ou à noite de hoje.

 

O SR. GABRIEL GITAHY DA CUNHA - Cidade de São Paulo, escute o que eu vou lhe falar. Vou falando para vocês que têm artistas para danar. (Palmas.)

Muito obrigado pelo prêmio, por me chamarem para este evento maravilhoso. Não posso ver, mas já me falaram que está muito cheio. Nem tenho palavras. Valeu! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Dando continuidade às homenagens, com alegria e honra de ter homenageado o nosso Gabrielzinho do Irajá, Gabriel Gitahy da Cunha.

Vamos passar, não menos importante, para uma pessoa que também já mudou o comportamento do povo do Brasil. é um homem absolutamente especial, mas ele não é absolutamente especial porque é cego, porque enxerga: ele é absolutamente especial porque é absolutamente especial.

Estou nesta Assembléia Legislativa há alguns mandatos e desde que o Deputado Rafael Silva chegou aqui ele mudou o quadro desta Casa. Peço a esse grande homem, meu dileto amigo, Rafael Silva, que tenha o privilégio, a honra, de fazer a entrega desta homenagem a essa garota que, além de brilhante, é apaixonante: a nossa querida Eduarda Lima, a Duda. Uma salva de palmas, com muito carinho, com muita alegria. (Palmas.)

O Deputado Rafael Silva entrega a placa para a nossa querida Duda.

 

* * *

 

- é feita homenagem.

 

* * *

 

A SRA. Célia Leão - PSDB - Obrigada, Duda. Parabéns pelo seu trabalho! Mais uma vez uma salva de palmas a todos os homenageados! (Palmas.)

Agora é a Duda que vai agradecer e fazer uso da palavra.

 

O SR. Rafael Silva - PDT - A Duda tem nove anos de idade e tem uma sensibilidade... Ela está provando que a criança portadora de deficiência, quando tem oportunidade, realiza coisas maravilhosas.

 

A SRTA. EDUARDA SANTOS EMERICK LIMA - Boa noite a todos! Gostaria de, primeiramente, agradecer a Deus por estar aqui e também ao André Dias por ter me convidado para receber essa homenagem. Agradeço muito, também, à Glória Perez, mesmo que ela não esteja aqui, pela oportunidade, por ela ter mostrado que o cego nunca foi incapaz, pois os deficientes visuais são capazes de tudo. Não somente os deficientes visuais, como também aqueles com qualquer tipo de problema. Agradeço muito a vocês pelo carinho e por tudo! Muito obrigada! (Palmas.)

 

A SRA. Célia Leão - PSDB - Obrigada a você, querida Duda, pelo seu trabalho, pela sua alegria. Esta salva de palmas é para você! Receba com muito carinho porque é assim que a Assembléia Legislativa a recebe aqui.

Deputado Rafael Silva, dando continuidade à entrega das nossas homenagens, quero chamar esta pessoa que fez a diferença. Aliás, todos eles fizeram a diferença. A placa, que aproveito para ler para o Deputado Rafael Silva e para todos os presentes, agradece ao elenco da novela “América” em duplo sentido, dizendo que vocês fazem a diferença e também a igualdade. Está assinada pelos Deputados Rafael Silva e Célia Leão.

É com essa alegria e esse espírito que chamo este grande homem, com a sensibilidade que tem, representando também a Glória Perez, para receber essa homenagem, que é de todos: é do elenco, é dos diretores, é da Rede Globo de Televisão, mas, sobretudo é do povo de São Paulo, é do povo do Brasil que tem a alegria de fazer esta homenagem ao Diretor André Dias.

Por favor, André, venha receber a sua homenagem da nossa querida Marlene Taveira Cintra, da Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto. (Palmas.)

 

* * *

 

- é feita homenagem.

 

* * *

 

A SRA. Célia Leão - PSDB - Ele vai receber mais uma homenagem da atleta Simone Camargo. Por favor, Simone, venha fazer a entrega do Mérito Esportivo Mário Sérgio Fontes ao Diretor André Dias, que representa neste ato a autora da Novela América, Glória Perez. (Palmas.)

 

* * *

 

- é feita homenagem.

 

* * *

 

A SRA. Célia Leão - PSDB - Peço ao Sr. Rodrigo Rosso que também faça uma homenagem ao Sr. André Dias, entregando uma placa pelo seu trabalho e pela sua dedicação. (Palmas.)

Parabéns, André! Obrigada, Simone; obrigada, Rodrigo; obrigada Marlene pela homenagem que vocês fazem a esse grande diretor e a essa grande mulher, Glória Perez.

Com a palavra o Sr. André Dias.

 

O SR. ANDRÉ DIAS - Sr. Presidente, Rafael Silva, Deputada Célia Leão, amigos, colegas da Rede Globo. Em meados dos Anos 80 eu era um jovem estudante na cidade de Campinas, no Interior de São Paulo, e recebi na Assistência Judiciária da OAB uma estagiária. Eu era o coordenador daquele grupo e recebi uma estagiária que chegou na sua cadeira de rodas. Ela trabalhava muito e sonhava muito também. Ela sonhava com um mundo diferente, sonhava com uma legislação própria, uma legislação que desse uma igualdade e fizesse diferença às pessoas com deficiência física. Essa minha estagiária é hoje a Deputada Célia Leão, que tive um prazer enorme de reencontrar aqui. (Palmas.)

a Célia traduz bem o que a Glória, quando começou a escrever a novela e fazia as pesquisas, disse: “André, estamos plantando uma semente. É um sonho. Que esse sonho possa viajar, voar e dar todos os frutos necessários.”Frutos esses que estamos notando com algumas mudanças no país, na mudança das pessoas enxergarem, olharem e entenderem as pessoas com deficiência, pessoas que têm um trabalho lindo. É isso tudo que a Glória está mostrando, não só para o Brasil, mas para todo o mundo, através do canal internacional e através dessa novela que vai ser vendida para o mundo todo.

Parabéns a todos vocês e obrigado, em nome da Globo e da Glória Perez! (Palmas.)

 

A SRA. Célia Leão - PSDB - Muito obrigada, querido amigo, meu doutor, meu orientador, André Dias! Parabéns! É absolutamente merecida essa homenagem que a Assembléia Legislativa faz a você e à Glória Perez.

Neste momento quero chamar o grande atleta paraolímpico, o nosso querido Tenório, e o Deputado Rafael Silva. Esses grandes homens, o Tenório, que mostrou para o Brasil e para o mundo que a força não está no músculo somente, que a força não está nos olhos, mas a força está no coração. Ele volta ao Brasil campeão. E o nosso querido Rafael Silva, que já nasceu campeão.

Vamos fazer essa homenagem a esse jovem, a esse menino que é um homem-menino. Por onde passa, ele encanta. Essa pessoa que teve a sensibilidade e a competência, junto com o elenco da novela, com o diretor e com a autora, de fazer hoje um Brasil melhor e diferente com relação às pessoas com deficiência.

Chamo, com muito carinho, esse querido menino que se chama Marcos Frota, mas é o nosso querido Jatobá, para receber essa homenagem da Assembléia Legislativa e dos amigos. Parabéns, Marcos Frota! Receba a homenagem do Deputado Rafael Silva e também do querido Antônio Tenório, o nosso grande atleta para-olímpico. Uma salva de palmas ao Tenório, nosso grande medalhista, nosso atleta paraolímpico. (Palmas.)

 

* * *

 

- é feita homenagem.

 

* * *

 

A SRA. Célia Leão - PSDB - Antes de o Marcos Frota se pronunciar, trazer o amor e o carinho que tem por todos nós, passamos agora uma mensagem especial da nossa grande autora Glória Perez. Ela não pôde estar presente porque está terminando a novela “América”, conforme nos contavam as pessoas próximas a ela, especialmente o diretor André Dias. Ela está escrevendo o último capítulo da novela e, portanto, não tinha nenhuma condição de estar presente fisicamente, mas está presente de alma, de coração, em oração e em agradecimento. Além de tudo, ela enviou-nos esta mensagem:

 

* * *

 

- é feita exibição de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada à nossa querida Glória Perez. Uma forte salva de palmas para ela, pela sua sensibilidade, trabalho e participação. (Palmas.)

Por favor, Marcos Frota, a palavra é sua.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Antes do Marcos Frota falar, gostaria de colocar que a presença dele, bem como do Dudu, do Gabrielzinho, da Florzinha - que não está presente - da Duda, mudou a realidade do deficiente visual.

Essa novela mudou a realidade do portador de deficiência física - do surdo, mudo, paraplégico, tetraplégico. Estamos vivendo uma nova fase, o início de uma nova fase.

O André Dias, que está aqui representando a Glória Perez, certamente levará a ela o nosso agradecimento. Acredite, Marcos, isso que vocês estão fazendo é reconhecido pela população, mas principalmente por aquele comandante maior que está lá em cima, que tudo vê e que tudo sabe. O nosso agradecimento de coração, Marcos. (Palmas.)

 

O SR. MARCOS FROTA - Meu amigo e Deputado Rafael Silva, gostaria de citar em primeiro lugar a Dona Dorina. Quando fui fazer as pesquisas, perguntei a ela como era a sua relação com Deus. Ela me respondeu que era uma relação permanente.

Queria citar uma escritora francesa, Simone de Beauvoir, que fala: “É impossível jogar luz sobre a sua própria vida sem iluminar a dos outros.” O Jatobá iluminou a minha vida, curou a minha dor e definiu a minha carreira. Por isso ele será para sempre guardado no meu coração.

Vejam o que aconteceu com o núcleo do Jatobá na novela América: a Lurdinha se transformou talvez na maior estrela do Brasil hoje, que é a Cléo Pires; o garoto Radar se colocou como um jovem galã; Totia Meirelles, que faz a Vera, encantou a todos nós, conquistou o seu espaço dentro da “TV Globo”, mostrou-se companheira, amiga e amante de Jatobá e se consagrou; Paula Burlamaqui, como Islene, transformou-se em querida do público e reconhecida como uma grande atriz; Ailton Graça, o nosso Feitosa, aqui presente, ganhou o Prêmio Qualidade Brasil como o ator revelação da televisão brasileira do ano de 2005; a Flor, que era uma menina, uma criança, hoje é uma atriz pronta para grandes desafios; o Gabrielzinho do Irajá, a mais nova semente plantada no samba, está preparando o seu CD, cercado por Nana Caymmi, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre; Duda saiu de experiência no teatro, do Instituto Benjamin Constant, para se transformar numa das atrações da nossa novela, enfim, o núcleo inteiro aconteceu, iluminado pela Glória Perez. Esse núcleo de atores deu um recado definitivo ao Brasil. Primeiro, que ninguém é melhor do que ninguém e viva a diferença. Aos olhos de Deus realmente somos todos iguais. Mas o recado que foi dado por esse grupo de atores é que a semente que a Glória Perez quis plantar foi plantada, com muito amor, com muito respeito por todos nós.

Em conversa com vários cegos, na Fundação Dorina Nowil, ouvi deles uma única palavra, uma única música: muito obrigado, viramos uma página, vivemos um novo tempo. Inicia-se uma nova era para as pessoas portadoras de deficiência. Para mim, foi uma honra fazer o Jatobá pelas mãos da Glória Perez. Entendi definitivamente o quanto é importante nos respeitarmos e nos conhecermos para poder, então, compartilhar essa felicidade com o seu próximo.

Avanços significativos foram conseguidos neste período. Nunca na história do Brasil um 21 de setembro, que é o dia de reivindicação, foi tratado com tanta festa, com tanta celebração por este país afora. Vocês sabem, o dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência. E pela primeira vez, desde que esse dia foi instituído, transformou-se num dia de festa, de celebração, de convergência, de diálogo, de propostas. O Estatuto da Criança e do Adolescente foi colocado em braille.

Semanas de valorização das pessoas com deficiência foram espalhadas pelo país inteiro. O Presidente do Comad é cego. A Secretária da Secretaria Especial dos Deficientes da Prefeitura de São Paulo é deficiente. O Secretário da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael, é deficiente. Nunca tivemos realmente uma oportunidade tão grande para que este assunto frutifique. Essa é a semente que Glória Perez, com a sua equipe, plantou, sob a direção do Diretor Marcos Schetman e que tem tudo para se transformar numa árvore frondosa, com frutos, talvez não para a nossa geração, mas para uma outra geração que está chegando aí.

Vinte e cinco milhões de brasileiros hoje têm uma deficiência. Se somarmos às famílias, são mais de 70 milhões de brasileiros envolvidos com essa questão. Vai avançar. Claro que não podemos nos iludir com o sucesso da novela América. Claro que as conquistas e as lutas têm que continuar. A Glória já deu a sua contribuição. Para mim, Marcos, a novela termina, mas a minha missão não. Estou completamente encharcado de amor por essa causa. Tornei-me mais elegante, mais paciente, mais generoso, mais compreensivo ao interpretar o Jatobá e mergulhar no universo das pessoas com deficiência. O Jatobá me engrandeceu, me fez amadurecer. Brotou em mim uma coisa que é muito difícil para todos nós: o perdão.

A novela está terminando, mas para mim não. Diante do André Dias, meu diretor, eu me comprometo a partir de agora transformar a história do Jatobá e do seu grupo de atores num pólo de discussão.

Estou montando - e todo mundo sabe -, desde 2003, um espetáculo chamado ‘Somos todos brasileiros’, onde o talento de artistas com deficiência serão evidenciados e a partir daí toda uma gama de discussão a respeito da inclusão dos portadores de deficiência começará a vir à tona: as escolas inclusivas, as universidades, as leis que precisam ser cumpridas, a ciência, que cada vez mais caminha na descoberta de soluções efetivas e eficazes para a libertação de tantas pessoas.

Disse agora que a minha missão é chamar os nossos amigos deficientes para as ruas, para as praças, para os clubes, para os palcos e celebrar a vida, aceitar a sua diferença, agradecer a Deus por ser assim, por passar por esse processo de refinamento espiritual. E através dessa atitude positiva, com a sua própria condição humana, cobrar o cumprimento das leis e a evolução do exercício pleno das pessoas com deficiência. A minha missão é essa.

Estava falando com o Deputado Rafael Silva: marcar uma sessão para as 20 horas? Juro por Deus que vim para cá com receio de que não tivesse ninguém, porque sexta-feira à noite não é para fazer uma sessão. Quando cheguei na rampa comecei a perceber o sorriso no rosto das pessoas, o prazer de estarem aqui. É claro que alguns já foram embora porque têm ônibus ou metrô para pegar. Mas quero dizer que com o avançar da hora, com o ritmo de uma sessão solene como esta, é que os nossos amigos espirituais também se aproximam.

Para bom entendedor pouca palavra basta. Os nossos amigos espirituais também estão aqui abençoando esta atitude do Deputado Rafael Silva e reforçando em nós a esperança, a alegria, a capacidade de lutar, de se superar, para fazermos o bem talvez não para nós mesmos, mas a toda uma outra geração de brasileiros, que deve encontrar este país ainda mais preparado para abrir seu coração para as pessoas com deficiência. Não podemos desperdiçar a contribuição que esses brasileiros têm a dar. São muito mais generosos, muito mais pacientes, muito mais acolhedores, são abertos ao diálogo e só conhecem uma palavra: o amor sob todas as formas. Por isso eles são assim. É para fazer o que o Ailton Graça disse: ‘Ensinar a todos nós a olhar com os olhos do coração.’

Mais uma vez, muito obrigado Glória Perez. Foi uma honra poder ter vivido um personagem como o Jatobá.

Quero dizer, diante de vocês todos e do Deputado Rafael Silva, que abraço essa causa. Mesmo com o final da novela, coloco-me à disposição de todos os movimentos. Vou partir pelo Brasil inteiro buscando instituições, Assembléias Legislativas, enfim, todo tipo de organização ou de solenidade como esta para lutar pela inclusão das pessoas com deficiência. Muito obrigado a cada um de vocês por ter vindo aqui. Parabéns às pessoas que abrilhantaram a nossa solenidade com os seus talentos.

Estou diante do meu diretor, André Dias, e repito que vou lutar com todas as forças para que esta semente plantada pela Glória Perez dentro da “TV Globo” não morra. Que o entusiasmo da minha empresa continue e que façamos um dia um Criança Esperança só com pessoas com deficiência ou então que a “TV Globo”, através do seu departamento de jornalismo, registre e divulgue todas as experiências positivas de cidadania plena das pessoas com deficiência.

Essa é a minha. Estou junto com vocês. Um beijo e obrigado por tudo. (Palmas.)

Essa é a maneira que tenho de retribuir tudo o que aprendi com o Jatobá. Vocês sabem qual é a última frase do Jatobá que a Glória Perez escreveu? Viva a diferença e viva a vida! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - A emoção verdadeiramente faz parte desta solenidade. Sinto-me emocionado, Marcos, Jatobá. A emoção toma conta de todos os que estão presentes nesta Casa. Com esta emoção, passo a palavra agora à Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada meu querido Rafael Silva.

Queria pedir mais uma salva de palmas ao Marcos Frota, que sintetiza nesta noite toda esta luta, todas as dificuldades, mas também todas as facilidades. (Palmas.)

Já são mais de 10 horas da noite e deve estar chovendo - isso é bom, pois lava a alma. Quero agradecer ao Deputado Rafael Silva pela iniciativa de a Assembléia Legislativa realizar esta sessão e esta homenagem.

Primeiramente queria dizer ao Dr. Senize que é este senhor, que está aqui a meu lado, que representa o Governador Geraldo Alckmin, que o Governo pode fazer bastante, pode fazer muito e deve fazer mais.

O Deputado Rafael Silva, eu sei que tem o mesmo sentimento que o meu. Mas posso lhe dizer, Dr. Senize, que o Governo pode e deve fazer, mas a sociedade, quando quer, faz muito mais, e está aqui parte dessa nossa sociedade que ajuda a construir um Brasil melhor.

Quero dizer, rapidamente, para Mara Gabrilli, esta linda mulher tetraplégica, que ela não tem nada de falso. Não mexe nada. Mas ela mexe a coisa mais importante, ela mexe o coração, ela mexe a cabeça, ela mexe a alma. E, portanto, meu querido Marcos Frota, a história da nossa querida Mara Gabrilli, numa cadeira de rodas por um acidente há alguns anos, repete-se com tantas outras. Ela é secretária de uma pasta muito importante, que lida a questão da deficiência. Mas ela é secretária da cidade, com todo respeito ao Rio de Janeiro, que, em termos de tamanho e população, é mais importante do Brasil. Mara você já provou com seu trabalho que uma cadeira de rodas não atrapalha ninguém, como já foi dito aqui.

Não poderia deixar de cumprimentar cada um de vocês, as entidades, associações, fundações, a Selma, que está na Fundação Selma, o Álvaro, o Osmar, enfim todas as entidades que estão aqui conosco. Mas quero dizer que o Osmar Santos, que está aqui ao lado, é uma grande liderança que chegou do outro lado, como ele me disse: “Célia, pus o pé do outro lado, mas voltei correndo.” Voltou correndo, e está aqui, mostrando que deficiência, não atrapalha a vida de ninguém.

Deixo aqui o carinho e o agradecimento também à Claudia, Sofia, esse pessoal que talvez a sociedade não conheça direito, não entenda direito, mas que é gente como a gente, vive como a gente, fala mais do que uma matraca e escuta mais do que aqueles bons ouvidos.

Uma coisa, meu querido André Dias, você, que é diretor de uma emissora, sabe das deficiências hoje pelo seu trabalho. Mas uma coisa é a gente ser cego, não enxergar. Alguém vem perto da gente para falar e até equivocadamente grita, porque pensa que cego é surdo. Grita como se o cego não escutasse. Mas você tem a comunicação. Quando se é surdo, pode-se fazer mímica. A pessoa pode fazer mímica na frente do surdo. O surdo vai reconhecer, vai entender. Agora, quando uma pessoa é surda e é cega, minha querida Sofia, Claudia, como é que ela comunica com o mundo? Comunica-se como você. Vocês aí de trás, talvez não nos vejam aqui da frente, e tem esse privilégio. Quero dizer que surdo e cego, com todas as limitações que parecem ter, ainda  assim vivem com dignidade.

Quero, já encerrando, dizer aqui para o Davi Costa, para o Duda, nosso Roberto Carlos, para o Gabrielzinho, para todas as pessoas que estão conosco, que aprendi a ter essa deficiência ao longo dos 31 anos, meu querido André, nesta cadeira de rodas. Eu estou sentada nesta cadeira de rodas por livre e espontânea pressão, há trinta e um anos. E digo de livre e espontânea pressão, porque ninguém escolhe uma cadeira de rodas para sentar.

Mas aprendi que ser deficiente, ou ter alguma deficiência, de fato não é a melhor coisa do mundo, mas de longe é a pior coisa do mundo. Dá para viver e viver bem, com alegria na alma, trabalhar, fazer família, fazer filho, fazer tudo que a gente quiser.

Eu, para vir aqui, saí da minha Campinas, Rafael Silva, assim como você de Ribeirão Preto. Deixei lá os meus três filhos: Rodrigo de dezoito anos, Diogo de 15 e uma menina, a Stefani, de 10 anos, a que manda lá em casa. Todos os três nasceram de partos normais. As pessoas, Deputado Rafael Silva, me perguntam quando casei, como é que casei, como é que é o meu marido? “Ele é deficiente?” E eu falei: “Não. Ele voa.” Porque, para casar com deficiente, parece que tem que ter condição “sine qua non”, ser deficiente ou então ser louco. Quando quis ser mãe, quis engravidar, as pessoas não entendiam, não aceitavam. Meus três filhos nasceram de partos normais.

Este momento, para mim, vai ficar para sempre, pela novela, pela audiência de vocês, pelo público, que está presente, e pela figura do Rafael Silva. Ele não sabe, mas sempre que posso falo que ele me ensina a cada instante.

Mas quero dizer para a minha querida Dorina Nowil, essa mulher que conta como ficou cega com uma simplicidade, com amor, com respeito à cegueira e às dificuldades. “Dorina, você é a namorada do Marcos Frota. Ele já me disse isso. Ele é apaixonado por você.” Mas quero dizer para o Marcos que a sua namorada já fez apaixonar o Brasil todo. A sua Dorina Nowil, onde tenho o privilégio de ser conselheira da Fundação, em cada gesto, em cada palavra, em cada trabalho, em cada determinação, ela nos mostra que não precisa enxergar para poder viver. Quero dizer que por sua namorada a gente reparte esse mesmo amor, o Brasil inteiro reparte.

Primeiramente, antes de falar da Glória e do André, solicito uma salva de palmas para a Dorina, para as fundações, para as associações, para as instituições, para os nossos grandes atores cegos, para todo mundo que está aqui neste momento. E, por fim, André Dias, aquele cartaz amarelo, vermelho, não sei mais a cor, que está ali do seu lado direito André, não enxergo bem daqui de cima, diz o seguinte: “Ao elenco da nossa ‘América’. Tem duplo sentido, nossa América. Vocês fazem a diferença, mas também fazem a igualdade.” Quero que você leve esta frase para a Glória Perez.

Essa mulher que não mediu esforços, uma mulher que tem uma vida diferenciada, é uma mulher, Rafael Silva, que tem uma história. Parte da história dela, nós não gostaríamos de viver. Mas nenhuma dificuldade na vida da Glória Perez, em nenhum momento de tristeza, de medo e de pavor fez com que essa grande mulher recuasse. Pelo contrário, essa mulher cresceu, foi para frente e, mais do que isso, ajudou a melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade brasileira. Portanto André, leve para a Glória Perez o sentimento profundo da Assembléia Legislativa de São Paulo, mas o nosso especial do Rafael e meu.

Por fim, vou dizer sobre este homem Rafael Silva, você que muitas vezes, nos corredores da Assembléia Legislativa, quando eu passo, fala “Desculpe, parece que eu não enxergo, não a vi.” Sempre com carinho, com amor, trabalhando. Nessa tribuna de baixo, não onde ele está agora, porque como ele pediu a Sessão Solene ele preside, isso é regimental, mas nessa tribuna esse homem que não enxerga, que é cego, como ele fala, ele vai ali embaixo e defende o povo brasileiro. Ele vai à tribuna e defende não só os paulistas e paulistanos, mas a sociedade que vive no Brasil com suas idéias, com seus projetos.

Portanto, Deputado Rafael Silva, encerrarei dizendo a você que é o grande mestre desta Casa. Você é um homem de visão larga, um homem que enxerga longe, um homem que nos ensina. E nesse ensinamento que você nos faz, vamos aprendendo alguma coisa. E eu aprendi, ao longo desses meus 31 anos nesta cadeira de rodas, e mais esses dez anos nesta Assembléia Legislativa, com Rafael Silva, que a felicidade é para todo mundo.

Felicidade não é só para alguns. Felicidade é para toda a sociedade. Brancos e negros, ricos e pobres, homens e mulheres, carecas e cabeludos, barrigudos e sem barriga, não importa para quem. Aprendi que a felicidade não está em duas pernas, felicidade não está em dois braços, felicidade não é ouvir, felicidade não está em enxergar. Felicidade está na capacidade de cada um e de todos de compartilhar aquilo que temos, aquilo que nós podemos fazer ao nosso próximo.

Foi isso que fez a Glória Perez, foi isso que fez a Rede Globo de televisão, foi isso que fez o elenco da novela “América”, foi isso que fez André Dias, que aqui sintetiza tudo isso. Por isso, quero dizer hoje, que o Brasil é mais feliz, meu querido Marcos Frota, por causa de vocês todos do elenco de América, que mostraram que ter uma deficiência não faz diferença. Precisamos ter amor, respeito e responsabilidade: isso vocês tiveram de sobra.

Então, em nome daquilo que não posso fazer, mas vocês podem, vamos ficar em pé agora para dar uma salva de palmas bem forte, para o elenco de América, para a Glória Perez, para o Marcus Frota, para o André Dias, para o Duda, para o nosso querido Jatobá, esse homem maravilhoso apaixonante, e para todo mundo que fez este Brasil diferente. (Palmas.)

Muito obrigada, de coração, por vocês ajudarem a sermos mais gente na nossa sociedade brasileira, e sermos mais respeitados como seres humanos. Amamos vocês e agradecemos muito. Muito obrigada.

E agora, antes de passar a  palavra ao meu Presidente, vamos chamar a Giovana Mara, que vai cantar “É preciso saber viver”.

 

* * *

 

-              É feita apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, Giovana. Pedimos também uma grande salva de palmas ao nobre Deputado Rafael Silva, que solicitou esta Sessão Solene.(Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Sei que a hora, realmente, está atormentando, mas uma sessão bonita como esta não poderia terminar em 20 minutos.

Quero dizer uma verdade, André Dias. A Assembléia não está homenageando Glória Perez e os atores da novela América. A Assembléia Legislativa, neste momento, está sendo homenageada com a presença dessas pessoas; a Assembléia, que representa o povo do Estado de São Paulo, não está promovendo uma homenagem, mas fazendo justiça. Esta homenagem está sendo realizada, graças a sua presença, André, à presença da Duda, do Gabrielzinho, do Feitosa, do Dudu Braga, do nosso amigo Marcos Frota, o Jatobá.

Esta Assembléia marca um tento positivo. Por falar em tento positivo tivemos aqui a presença do Osmar Santos, que veio trazer a alegria daquela pessoa que passa por um problema grave mas continua acreditando.

Feitosa, a Glória Perez, por intermédio da sua pessoa, da sua sensibilidade levou ao povo brasileiro a informação de que não podemos discriminar as pessoas. Hoje, acredite, Feitosa, você é um dos responsáveis por esse crescimento da sociedade brasileira. Você, com sua sensibilidade, com seu amor, com essa beleza interior que possui, está ajudando a mudar isso tudo.

Jatobá, a primeira vez que o ouvi na televisão fiquei apaixonado não por você, mas pelo personagem. Eu me apaixonei por esse personagem Jatobá, que trouxe para o cego, para o deficiente uma luz de esperança.

Os filósofos Plotino e Aurélio Agostinho falam de uma luz interior que existe dentro de cada um. Essa luz interior que existe dentro de você, Jatobá, é gigantesca. Essa luz está iluminando não apenas você, que diz ter-se iluminado por ser o Jatobá, mas também nossa esperança; a esperança de um povo sofrido, de um povo que representa o segmento daqueles que, por uma deficiência ou outra, acabam sofrendo uma exclusão.

Nações sérias e desenvolvidas valorizam o portador e deficiência. Helen Keller nasceu nos Estados Unidos em 1880. Com um ano já era cega e surda. Cresceu como um animal irracional mas, aos sete anos, teve oportunidade de receber educação por intermédio de Anne Sullivan. Quando enxergava assisti a uma peça teatral chamada “O Milagre de Anne Sullivan”. Helen Keller, para sua felicidade, nasceu nos Estados Unidos. No Brasil, não teria tido essa oportunidade.

Hoje a “TV Globo” planta uma semente de esperança, de amor, de crescimento. Tenho certeza, André, de que você, o Jatobá, o Feitosa, o Dudu, a Duda, o Gabrielzinho vão levar para a Glória Perez o nosso agradecimento.

Glória Perez, Jatobá, essa guerreira, essa mulher que representa o símbolo da força passou também por problemas sérios, mas continua acreditando na Luz Divina que existe no seu interior. E, por meio dessa Luz Divina, trouxe essa mensagem bonita de amor e esperança. Normalmente, Jatobá, você sabe disso, o cego, o deficiente não representa crescimento na audiência de uma emissora de televisão. O povo, normalmente, quer ver uma pessoa feliz, realizada. Mas a Glória Perez, graças à sua participação, Jatobá, mostrou que o deficiente também pode ser uma pessoa feliz. Basta ter oportunidade.

Deputada Célia Leão, a participação de V. Exa. nesta Casa, eleita cinco vezes, mostra que o deficiente deve acreditar, sim. Quero dizer à Dona Dorina Nowill que me orgulho de participar do Conselho daquela entidade.

Quero agradecer a todos os presentes. Não vou citar nomes, porque com certeza cometeria injustiças, mas quero que saibam que fiquei preocupado com esta sessão por muitos dias. Hoje à tarde recebi um telefonema da Glória Perez dizendo que não poderia estar aqui, mas confirmou sua presença nesta Casa após o encerramento da novela “América”. Ela virá acompanhada de alguns atores e eu gostaria que vocês que estiveram presentes no dia de hoje repetissem essa dose de alegria e voltassem aqui em um dia de sessão ordinária, ocasião em que todos os Deputados estão presentes. Poderemos assim agradecer a todos vocês, de forma singela, mas com o coração.

Vocês representam a esperança, vocês representam o amor, representam aquela luz no final do túnel que nós, cegos, não enxergamos, mas sentimos. Jatobá, leve a esse grupo de atores da “TV Globo” o nosso agradecimento. André, leve à Glória Perez não esta homenagem, mas o reconhecimento, a justiça feita hoje nesta Casa. Encerrando, repito, não fizemos homenagem a vocês, mas vocês, sim, homenagearam esta Assembléia, o povo paulista, principalmente os portadores de deficiência.

De coração, muito obrigado. Que Deus os recompense por tudo isso.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, Deputado Rafael Silva, eu só quero dizer ao amigo Rafael que o adiantado da hora não tirou as pessoas do plenário.

Embora as pessoas queiram estar próximas dos nossos grandes artistas da Rede Globo - Jatobá, Feitosa e todos os outros -, todos pararam para ouvir o Deputado Rafael Silva porque reconhecem na sua pessoa a grandeza de um homem.Aprendi que a grandeza de um homem está na sua simplicidade e V. Exa. é esse homem grande, forte, combatente, combativo, com muito amor no coração.

Tudo isso só aconteceu por causa do Deputado Rafael Silva, pois ele solicitou e fez esta sessão. Como uma forma de agradecimento gostaria de pedir uma salva de palmas para nosso querido Deputado Rafael Silva, uma pessoa diferenciada, que dá oportunidade de a Assembléia Legislativa de São Paulo ter uma sessão como esta.

Aproveitando o fundo musical quero dizer que - sei que este sentimento não é só meu - nós amamos Vossa Excelência. Parabéns pela sua vida, sua luta, seu sucesso. A vitória de V. Exa. também é nossa. Ribeirão Preto emprestou Rafael Silva para São Paulo. São Paulo está pensando se vai emprestar Rafael Silva para o Brasil. Se ele for para a Câmara Federal - basta que ele queira -, São Paulo sentirá a falta de uma pessoa muito importante na Assembléia. Seja qual for o caminho de V. Exa., continue com esse brilho e essa visão maravilhosa da vida.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradeço as palavras da nobre Deputada Célia Leão e, quero aproveitar, antes de dar por encerrada a sessão, agradecer ao Dr. Chaim Zaher e à sua família por tudo que fazem em favor das pessoas que mais precisam.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, agradecemos às autoridades, aos funcionários da Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 42 minutos.

 

* * *