25 DE SETEMBRO DE 2009

052ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO “AOS 30 ANOS DE FUNDAÇÃO DA EMISSORA EPTV – EMISSORAS PIONEIRAS DE TELEVISÃO – DE CAMPINAS”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e CÉLIA LEÃO

 

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Célia Leão, para "Homenagear os 30 anos de Fundação da EPTV - Emissoras Pioneiras de Televisão - de Campinas". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Recorda que era prefeito de Itapira quando da fundação da EPTV. Destaca a biografia do fundador da emissora, José Bonifácio Coutinho Nogueira, especialmente quando Secretário de Estado da Educação, que autorizou a construção de duas escolas em sua cidade. Lembra a atuação de jornalistas que, hoje, têm projeção nacional e internacional. Enaltece a expansão da emissora e os vários prêmios recebidos.

 

002 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Governador do Estado de São Paulo José Serra. Anuncia a exibição de vídeo produzido pela EPTV, relatando a trajetória da emissora.

 

003 - JONAS DONIZETTE

Deputado Estadual, elogia a qualidade técnica e profissional da equipe da emissora. Lembra que, hoje, é comemorado o "Dia do Rádio". Afirma que a EPTV é um dos símbolos do crescimento da região de Campinas. Elogia a lisura no tratamento das campanhas eleitorais. Destaca aspectos que diferenciam a emissora. Enaltece a continuidade do trabalho da família Coutinho Nogueira.

 

004 - ANTONIO CARLOS COUTINHO NOGUEIRA

Diretor da EPTV, recorda a inauguração do ginásio de esportes de Itapira, que leva o nome de seu pai, "José Bonifácio Coutinho Nogueira". Destaca as relações da EPTV com a Assembleia Legislativa. Fala da democratização dos meios de comunicação. Informa que a emissora busca ser isenta e pluralista. Tece considerações sobre a mídia e a atuação dos políticos. Cita as preocupações com o futuro, no propósito de que os cidadãos sejam melhor informados.

 

005 - Presidente CÉLIA LEÃO

Dá conhecimento de homenagens, com a entrega de placa, feita pelo Vereador Elizeu Góis, Presidente da Câmara Municipal de Rio das Pedras; e pelo Sr. Oswaldo Baptista Duarte, prefeito do Município de São Carlos, à direção da EPTV.

 

006 - MARCOS JOSÉ DA SILVA

Prefeito de Valinhos, informa que a sede da EPTV fica mais próxima do centro de Valinhos. Afirma que a emissora dá projeção à cidade de Valinhos e é referência na prestação de serviços.

 

007 - GUSTAVO REIS

Prefeito de Jaguariúna e vice-presidente da Região Metropolitana de Campinas, cita a importância da emissora quanto à utilidade pública. Fala do interesse dos telespectadores quanto ao jornal regional. Recorda princípios da liberdade de expressão.

 

008 - OSWALDO BAPTISTA DUARTE

Prefeito de São Carlos, ressalta a identidade da população com a emissora, que é referência regional. Considera a programação fundamental para que os prefeitos possam se inteirar das questões locais. Enseja votos de sucesso à equipe.

 

009 - GUILHERME CAMPOS

Deputado Federal, afirma que os números dão dimensão da abrangência da emissora, que atinge cerca de 11 milhões de pessoas. Discorre sobre a responsabilidade dos órgãos de imprensa, bem como do homem público. Repudia a censura ao jornal "O Estado de S. Paulo", sobre fatos recentes. Fala da influência da tecnologia na vida das pessoas.

 

010 - Presidente CÉLIA LEÃO

Presta homenagem, junto com o Presidente Barros Munhoz, com a entrega de placa, aos Srs. José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, presidente da EPTV; e Antônio Carlos Coutinho Nogueira, diretor da EPTV. Comunica que a EPTV foi fundada no dia 01/10/79, é afiliada à Rede Globo de Televisão, foi a pioneira do interior a transmitir em sinal digital no dia 03/12/08. Acrescenta que são quatro emissoras: EPTV Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas, abrange 298 municípios e cerca de 11 milhões de telespectadores. Faz histórico sobre José Bonifácio Coutinho Nogueira, que foi, também, o fundador da TV Cultura. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Fazem parte da Mesa a querida Deputada Célia Leão, autora do requerimento de convocação desta Sessão Solene, o Dr. Antonio Carlos Coutinho Nogueira, Presidente do EPTV, o Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, fundador da EPTV, o Deputado Estadual Sidney Beraldo, ex-Presidente desta Casa, Secretário de Gestão Pública, e, como extensão da Mesa, o Deputado Federal Guilherme Campos, o Segundo-Tenente Renato Saldanha da Gama, aqui representando o Coronel Herbert Garcia Portela, Comandante do 28º Batalhão de Infantaria Leve de Campinas, o Coronel Almir Gonçalves Albuquerque, Comandante do CPI-2 Campinas e região, o Tenente-Coronel Alberto Ferreira Borges, representando o Comandante da 11ª Infantaria Leve de Campinas, o General de Brigada Cláudio Garcia C. Moura.

As demais autoridades presentes serão oportunamente citadas, mas, desde já, gostaria de citar a presença do Deputado Jonas Donizette, vice-Líder do Governo, fazendo honorariamente parte da Mesa, da Sra. Rosemeire Maria Guidotti, Prefeita de Engenheiro Coelho, do Sr. Oswaldo Baptista Duarte Filho, Prefeito de São Carlos, do Sr. José Antonio Bacchim, Prefeito de Sumaré, do Sr. Marcos José da Silva, Prefeito de Valinhos, do Sr. Antonio Carlos de Faria, o Fordinho, Prefeito de Caconde, do Sr. Gustavo Reis, Prefeito de Jaguariúna e, representando todos os presidentes de Câmaras de Vereadores aqui presentes, gostaria de citar o Professor Alberto e o Sr. Antonio Francisco dos Santos, ambos Vereadores da Câmara Municipal de Campinas.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Sessão Solene foi convocada por esta Presidência a pedido da Deputada Célia Leão, com a finalidade de homenagear os 30 anos de fundação da Emissora EPTV de Campinas.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 3º Sargento Músico PM Cristiano Vaz Coelho.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Meus senhores e minhas senhoras, eu não podia deixar de comparecer a esta Sessão Solene embora ainda com alta hospitalar, mas sem alta médica. Eu fiz questão de aqui estar porque, além do orgulho de ser paulista e brasileiro, tenho o orgulho de ser da Região de Campinas, melhor eu diria se falasse da grande Região de Itapira, da pujante, progressista e desenvolvida Região de Campinas.

Eu assisti o nascimento da EPTV em Campinas. Tive a honra, o privilégio e a felicidade de ser prefeito da minha cidade quando a TV Campinas começou. Tive a oportunidade como filho de prefeito, portanto interessado nas coisas da política desde criança, de acompanhar a trajetória dessa figura ímpar e extraordinária de José Bonifácio Coutinho Nogueira.

Eu me lembro ainda muito jovem, na adolescência, da candidatura do José Bonifácio Coutinho Nogueira a governador do Estado de São Paulo numa terceira via difícil de vingar entre as duas maiores lideranças políticas na época no nosso Estado, que eram o Adhemar de Barros e o Jânio Quadros. Mas, ainda assim, com uma votação consagradora, superior naquela época com 800 votos, o coroamento certamente do seu trabalho como o melhor Secretário da Agricultura não só daquela época, mas posso afirmar hoje, tendo sido Secretário da Agricultura e, portanto, tendo testemunhado a obra e o trabalho de José Bonifácio Coutinho Nogueira, como o melhor Secretário da Agricultura de todos os tempos da história de São Paulo, assim como o foi também extraordinário Secretário da Educação. Então foi o coroamento, o prêmio, porque, embora não tivesse vencido as eleições, como disse diante dos dois vultos da política nacional, um, inclusive, recém saído da Presidência da República, o outro, o Adhemar de Barros, já candidato a presidente quatro vezes, teve uma votação consagradora. 

O José Bonifácio Coutinho Nogueira tem um currículo extraordinário, tem uma impressionante folha de serviços prestados a São Paulo e ao Brasil. Ele fundou a TV Campinas. Eu tive a oportunidade como prefeito de ter contato com o Secretário da Educação José Bonifácio Coutinho Nogueira. É impressionante como as coisas eram rápidas, e como as coisas se decidiam positivamente naquela época com ele porque não precisávamos ir ao governador, não precisava de visto de autorizo.

Hoje o Governador Serra aboliu isso e valoriza seus Secretários também, como o nosso querido Deputado Estadual Sidney Beraldo que honrou esta Casa, dignificou o Parlamento Paulista e continua dignificando agora como Secretário. Hoje o Governador Serra delega, até porque tem extraordinários secretários como o Secretário Sidney Beraldo. Mas houve uma época em que não havia isso. Havia o “Autorizo” do governador. O prefeito corria, pegava o “Autorizo”, mas, via de regra, isso não queria dizer absolutamente nada.

Na época de Paulo Egydio Martins, governador que quero reverenciar também, o seu “Autorizo” valia, mas nem era necessário. O que valia era o “Autorizo” do Secretário e me lembro de ter conquistado duas escolas e dois ginásios para a minha querida e pequena Itapira com esse extraordinário Secretário José Bonifácio Coutinho Nogueira. Por onde passava como Secretário da Agricultura visitando as Casas da Agricultura sempre via uma abelhinha na entrada, que era o símbolo do Governo Carvalho Pinto, o símbolo da operosidade do Secretário José Bonifácio Coutinho Nogueira.

Mas neste momento de recordação - se me permitem e fugindo ao protocolo - quero dizer que sou do tempo de Ilze Scamparini fazendo matéria não de Roma, Londres, Paris ou de qualquer lugar da Europa, mas lá da Vila Ilze, em Itapira, lá do Aterrado em Mogi-Mirim como o brilhante repórter da TV Campinas, depois transformada em EPTV.

Sou do tempo do Luis Ceará, do Heraldo Pereira, que hoje a gente vê bonitão, brilhante, figura extraordinária do jornalismo brasileiro, se ombreando a William Bonner e tantos outros vultos da Globo. Heraldo Pereira também começou na nossa querida TV Campinas, na nossa querida EPTV. Depois assisti o nascimento da EPTV São Carlos, EPTV Ribeirão Preto e mais recentemente EPTV Varginha, enfim, é um complexo de comunicações que nos orgulha, que nos permite dizer que São Paulo também nessa área desponta com iniciativas como a da TV Campinas, da EPTV. Não vou dizer do Terra da Gente, mas quero fazer um elogio a Ciro Porto também que é um brilhante diretor de jornalismo, dos prêmios, do pioneirismo da EPTV, esse complexo de comunicações.

Mas, minha gente, falei demais porque queria, como ex-Prefeito de Itapira, como cidadão paulista que vive as coisas deste estado fantástico, extraordinário que é o nosso Estado de São Paulo, dar o meu depoimento pessoal da alegria pelos 30 anos de vida. Quantas vicissitudes, quantas dificuldades esta empresa enfrentou. E José Bonifácio sempre teve a felicidade de poder delegar a direção das suas empresas a pessoas como José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho e Toni, nosso querido e particular amigo, que tão bem dirigem a EPTV.

Dito isto, quero dizer que é tradição desta Casa - e tradição não se deve quebrar - que presida a Sessão Solene o parlamentar que a solicitou. Vou ficar na sessão, vou ficar na Mesa, mas vou passar a Presidência dos trabalhos, neste caso com grande orgulho, a uma deputada que não é simplesmente uma deputada e que também não é simplesmente uma deputada de Campinas. É um paradigma de político, é um paradigma daquilo que a gente almeja para o nosso Estado e para o nosso País na representação dos nossos cidadãos. Refiro-me à Deputada Célia Leão. (Palmas.) Eu vou trocar de lugar com ela, ela vai assumir a Presidência e eu vou ficar ao seu lado acompanhando esta sessão que, tenho certeza, presidirá brilhantemente.

Muito obrigado pela presença de todos, um grande abraço a todos e passo com muita satisfação a Presidência desta sessão a nobre Deputada Célia Leão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - É uma alegria poder presidir esta Sessão Solene. Existe um velho ditado que diz que o combinado não sai caro. Este aqui saiu. Acho que é a primeira vez na vida que um combinado sai caro, mas sai caro num preço bom de pagar, no bom sentido.

De fato existe na Casa uma tradição. Não é nenhum Regimento Interno que obrigue, nenhuma lei, mas um costume carinhoso por parte dos Presidentes da Casa quando uma Sessão Solene é solicitada, independente da questão político-partidária, passar a Presidência dos trabalhos ao parlamentar que solicitou. Mas hoje de fato era e continua sendo um momento diferenciado e por duas razões.

Por mais que sejamos duas pessoas de bem, não temos a grandeza como parlamentar isolado - no sentido de ser um apenas - para homenagear o que estamos fazendo esta manhã. Homenagear os 30 anos da EPTV é mais do que um gesto de um deputado, é mais do que uma solicitação oficial de um parlamentar porque quando sonhamos chegar aos 30 anos e chegamos - estão aqui o Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, que nos dá a liberdade com o respeito que merece pela grandeza do homem que é chamá-lo de Boni, da mesma forma em relação ao Sr. Antonio Carlos Coutinho Nogueira, simples que são - aquele velho ditado é verdadeiro: a gente vê a grandeza de um homem na sua simplicidade e esses dois homens que aqui simbolizam a EPTV de fato são grandes. Enquanto figura, enquanto empresa, enquanto trabalho sério e competente. Portanto, não caberia, Presidente Barros Munhoz, a um parlamentar apenas prestar esta homenagem. A EPTV merece uma homenagem do tamanho do Parlamento de São Paulo. O Parlamento de São Paulo é exatamente isso, respeitando todos os outros 26 estados e o Distrito Federal, respeitando do México à Argentina, os maravilhosos países que temos na nossa América Latina, passando pela América Central chegando no Cone Sul. Só uma Assembleia com esta magnitude, não só porque somos 94 parlamentares, não só porque somos 14 partidos políticos graças à democracia conquistada a duras penas - e o senhor seu pai viveu de perto todo aquele momento - só uma Assembleia com a pujança que tem a Assembleia Legislativa de São Paulo poderia prestar esta homenagem.

Embora do meu lado direito - deveria estar do lado esquerdo que é o do coração - só a figura do Presidente desta Casa Deputado Barros Munhoz mostra a pujança desta Assembleia, a importância desta Assembleia, onde todos nós - vejo o Deputado Jonas Donizette, meu líder, além de ser um grande homem, vice-Líder do Governador José Serra, escolhido a dedo pela competência e responsabilidade, porque vem à tribuna defender aquilo que é bom para São Paulo, independente de às vezes por questões regionais Campinas não concordar com a sua posição - queremos o bem do nosso Estado. É assim que queremos homenagear a EPTV.

Mas este homem é diferente em todos os sentidos. É um homem que aprendi a respeitar, o conheci pela militância na vida pública nacional e aqui dentro como Presidente da Casa e para mim é um privilégio tê-lo como companheiro de partido, respeitando todos os partidos desta Casa - muitos presentes - mas quero dizer que o Deputado Barros Munhoz é diferente, é diferente porque conhece a história, viveu a política, fez da sua vida essa missão e tarefa. Não bastasse isso poderia - vem um plus a mais - (não sei se deveria, eu penso que não) estar em casa se recuperando. Talvez não deem 100 horas que saiu do Albert Einstein onde lá permaneceu por quase 60 dias, cuidando daquelas coisas invisíveis que não se consegue combater tão facilmente. E voltou. É a primeira sessão de magnitude, de importância, de que participa; e ele continua sendo meu Presidente e presidiu esta sessão. Uma salva de palmas para o Deputado Barros Munhoz pelas inúmeras vitórias, especialmente essa que venceu no hospital. (Palmas.) Para relembrar, quem está ao meu lado direito já foi prefeito, vereador jovem de Itapira, deputado estadual dezenas de vezes, deputado federal, secretário de estado, ministro, hoje Presidente desta Casa, candidato a governador. Enfim, um currículo invejável, do qual falamos com carinho e respeito. Então, este é nosso Presidente que nos deu a honra de presidir esta sessão.

Não vou me alongar porque houve o problema da falta de energia. Durante esse período, as pessoas puderam tomar um café e isso foi bom. Mas quero falar aos convidados presentes, de forma rápida, telegráfica.

Uma vez, fui dar um cartão a um senhor japonês, importante na sua área. Ele me disse: “Deputada Célia Leão, a importância do evento que realizamos ou de que participamos não se mede pela quantidade de cartões que oferecemos às pessoas - é um carinho, é questão de educação colocar-se à disposição -, mas pela quantidade de cartões que recebemos”.

Naquela oportunidade, não entendi o que ele quis dizer. Hoje eu entendo. Estamos realizando uma sessão solene. Precisamos falar a verdade porque ela tem de ser o norte da nossa vida. Sexta-feira, via de regra, não é um dia fácil em São Paulo. Temos tarefas a cumprir em nossas cidades e em nossas regiões. Portanto, é um dia atípico em termos de presença de parlamentares na Casa, excetuando o Presidente e alguns outros que têm muitas tarefas para executar dentro desta Casa. Portanto, um plenário lotado como este não é comum. Estamos aqui há alguns mandatos e bem sabemos como as coisas acontecem. Para nós é um dia diferenciado, é uma honra, mas uma honra mesmo. Não é aquela honra que mencionamos pelo protocolo. É honra de verdade.

Aqui está representado o Exército Brasileiro, a Polícia Militar, a Polícia Civil. Conosco estão pessoas importantes da nossa comunidade de Campinas, empresários que alavancam o desenvolvimento da nossa região, como o Dr. Arlindo Dias, do complexo de hotéis da nossa cidade, como Dr. Armando, do Hopi Hari. (Palmas.) Podem aplaudir porque são grandes pessoas da região. Está conosco o deputado Sidney Beraldo, Secretário de Gestão, que foi pinçado pelo Governador José Serra para cuidar de mais de um milhão de pessoas do nosso estado, que são os nossos funcionários públicos estaduais, e tem feito uma verdadeira revolução. Está conosco o Deputado Guilherme Campos, uma figura da cidade e da região, que honra a vida pública. Estão conosco dezenas de vereadores, de prefeitos. Vou listar mais algumas pessoas presentes: Dr. Sérgio de Azevedo Redó, da OAB-SP, representando o Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso; Dr. Newton Lima, ex-prefeito de São Carlos, da Finep; Sr. Angelino Mussello, nosso músico de Valinhos, que fez das nossas músicas conhecidas, especialmente da EPTV; Sr. Wagner Ricardo Antunes filho, prefeito de Leme; Sr. Rui, coordenador de Cultura de Leme; o representante do prefeito de Atibaia; Vereadora Andreza Esperança, da Câmara Municipal de Holambra; Vereador Campos Filho, da Câmara Municipal de Campinas; José Otávio Scholl, sempre prefeito de Engenheiro Coelho e atualmente é prefeita daquela cidade sua esposa, Sra. Rosemeire Maria Guidotti Scholl; Sr. Cláudio Luiz de Carvalho, coordenador corporativo da OHL; Sr. Silvano, representando o Deputado Davi Zaia; professor Eduardo, da Unicamp, representando o reitor, professor Fernando Costa; Sra. Ester Viana, diretora da Secretaria de Estado de Planejamento, da nossa região; Sr. Tannus, representando a OAB, de Campinas; Sr. Jarbas Favoretto, presidente da AMITur, do Estado de São Paulo; Sr. Ricardo Godoi, gerente de Rádio e Televisão, de Atibaia; a representante da Deputada Ana Perugini; o representante do Deputado Ricardo Montoro filho, que atualmente é secretário do município; o presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal. Aqui estão os representantes das Câmaras Municipais de Monte Alto, Holambra, Hortolândia, Jaboticabal, Araraquara, Monte Alto, Vinhedo, Valinhos e Engenheiro Coelho. Aqui está o representante do Deputado Sílvio Torres. Estou citando rapidamente porque o tempo não permite nominar todas as autoridades aqui presentes. Aqui está o Sr. Marcos, prefeito de Valinhos; o prefeito de São Carlos, nosso querido Bacchim, prefeito de Sumaré; prefeito de Jaguariúna, prefeito de Divinolândia, e muitos representantes de prefeituras.

Pediram para que eu fizesse uma leitura, mas não será possível. Depois vou passar tudo isso para o pessoal de comunicação da EPTV. É uma lista com mais de 50 ofícios de pessoas que estão parabenizando, mandando um abraço, enfim, reconhecendo o valor da EPTV, como por exemplo: Academia Campinense de Letras, Química Amparo, Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o sempre ministro Celso Lafer, Câmara Municipal de Pirassununga, Deputado Estadual Antonio Mentor; prefeito municipal de Santa Cruz das Palmeiras; Delegado Geral de Polícia, Dr. Domingos; Comandante Geral da Polícia Militar; prefeito de Franca, prefeito de Descalvado, Secretário da Agricultura, Secretaria da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Planejamento, Câmara Municipal de São Paulo, Deputado Aldo Demarchi, prefeitura municipal de Atibaia, Secretário Guilherme Afif Domingos, Câmara Municipal de Restinga, prefeito de Pedreira, Câmara Municipal de Sales de Oliveira, prefeito de Sales de Oliveira, Secretaria de Desenvolvimento, prefeito de São José do Rio Pardo, Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, prefeito de Cordeirópolis, Câmara Municipal de Cordeirópolis, Deputado Estadual João Mellão Neto; prefeito de Santa Bárbara D’Oeste; Santa Gertrudes, Itirapina, Limeira, Universidade Estadual de Campinas, reitora da Universidade de São Paulo - USP, Nova Odessa, Secretário Bruno Caetano, diretor geral do Canal Brasil, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Secretário Romeu Santini, de Campinas, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Prefeito da Capital de São Paulo, enfim são tantos que vou aqui resumir os últimos que não chegaram. Ministro de Estado das Comunicações, Senador Hélio Costa, Prefeito de Santo Antonio do Jardim, que está conosco agora, Sr. Marcos Ferraz, da Associação Comercial de Vinhedo, Associação Comercial do Estado de São Paulo, e chegou-nos também uma justificativa e parabenizando a própria EPTV - depois vamos passar tudo isso à própria EPTV - um ofício do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outro do Governador José Serra.

Certamente deixei de falar aqui - ainda tem mais - talvez metade das pessoas que justificaram, e talvez alguns dos senhores que chegaram agora - talvez até o final da sessão consigamos recuperar - é um calhamaço de pessoas, instituições e entidades, meu querido Toni, que fazem da nossa manhã, certamente, meu querido Jonas Donizette, uma manhã memorável, marcante para a história de São Paulo e para este Parlamento que para nós é sagrado.

Vou agora passar a palavra porque tenho certeza que o coração e o peito das pessoas estão cheios de emoção para querer partilhar um pouquinho conosco tudo que acontece nesta manhã. Mas, se eu pudesse resumir, diria que é uma manhã de uma festa, mas festa consequência de trabalho, porque são 30 anos de uma história que começou com a coragem e a perseverança de um homem, Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, que esta Casa já teve o privilégio de receber, esteve, literalmente conosco, neste plenário quando a EPTV completou 20 anos - se não estiver equivocada. Esteve aqui marcando presença com sua fala. Hoje ele não está, mas está a sua memória, está a sua história, estão as pessoas que ele construiu enquanto bons seres humanos para a construção de uma cidade, uma sociedade, um Brasil melhor.

Esta homenagem, obviamente, vai para aqueles que hoje seguem seus passos, que é o Dr. Boni, Dr. Toni, que são os nossos amigos, que são os funcionários do EPTV, todos eles, do mais simples ao mais graduado, mas que vamos sintetizar na pessoa do nosso querido e sempre saudoso Dr. José Bonifácio.

Temos um vídeo para exibir; depois da exibição deste passaremos a palavra aos nossos queridos convidados.

 

* * *

 

 - É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Podem aplaudir com gosto porque é um pedacinho da história viva do que significa esta sessão solene nesta manhã. Portanto, o que nós falamos, o Presidente Barros Munhoz e eu, foi somente o ensaio daquilo que poderíamos aqui registrar o que significa essa empresa. Não é só para a cidade ou a região de Campinas, para outras cidades, mas para todo o Estado, para todo o Brasil. Acho que o vídeo mostra claramente.

Parabéns mais uma vez.

Gostaria de registrar a presença do Dr. José Jorge da Cunha Lima, nosso sempre Presidente da TV Cultura, que hoje está representando essa televisão. Algumas pessoas talvez não saibam, mas o Dr. Bonifácio Coutinho Nogueira também é o fundador, o idealizador da TV Cultura que hoje existe para São Paulo e para o Brasil, tendo sido o primeiro presidente dessa televisão. Sua história é longa, bonita, um currículo importante que temos que marcar aqui nos Anais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Queríamos também registrar a presença do Presidente da Câmara de Rio das Pedras; e agradecer a presença dos outros representantes de Câmaras, que estão chegando. No decorrer da sessão, agradeceremos a cada um.

Queremos passar a palavra agora ao nobre Deputado Jonas Donizette, vice-Líder do Governo nesta Casa.

 

O SR. JONAS DONIZETTE - PSB - Bom-dia a todos. A minha missão ficou facilitada depois de assistirmos ao vídeo. Aplica-se aqui a frase que uma imagem, muitas vezes, vale por mil palavras.

Quero cumprimentar a nobre Deputada Célia Leão, minha amiga, minha colega de trabalho nesta Casa, pessoa com quem aprendi muito na vida pública, e que tem essa sensibilidade. A Deputada, além das leis, do embate, da perseverança e do trabalho tem a sensibilidade de reconhecer datas especiais, instituições especiais e prestar homenagens merecidas como esta que presta hoje.

Quero cumprimentar o Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, amigo. Na abertura da sessão vocês puderam observar o vasto currículo que esse homem tem na vida pública. Já foi candidato a Governador do nosso Estado e ocupou o cargo de Ministro. É um homem que admiro, porque conserva o traço da humildade, embora já tenha percorrido tantos altos cargos e hoje ocupa o alto cargo da Presidência da Assembleia Legislativa.

Quero cumprimentar também o Deputado Sidney Beraldo, presente hoje também; nas pessoas de Antonio Carlos Coutinho Nogueira e José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, diretores da EPTV, quero cumprimentar toda a diretoria das emissoras pioneiras de televisão; na pessoa de Ciro Porto, diretor de jornalismo, competente jornalista de projeção internacional, cumprimentar todo o corpo de funcionários da EPTV; na pessoa do Sr. Armindo Dias, cumprimentar o empresariado; quero cumprimentar os anunciantes da EPTV nesses anos todos de programação; o amigo, Deputado Federal Guilherme Campos; Coronel Albuquerque, comandante do CPI 2; todos os vereadores presentes, na pessoa dos vereadores de Campinas, Vereador Alberto, Vereador Antonio e Vereador Campos Filho; os prefeitos das cidades que se fazem presentes. Quero dizer, Toni e Boni, que fiz questão de estar presente aqui hoje, para registrar a admiração que tenho por esse veículo de comunicação.

Tão importante quanto a conquista é a constância. E a EPTV tem essa constância no dia a dia, acompanhando a vida da comunidade em que está inserida; tem a sensibilidade de primar pela qualidade. Sendo uma emissora regional, não fica a dever em nada para as maiores emissoras de televisão do mundo, em termos de equipamento, qualidade de equipamento, qualidade de reportagens e qualidade de pessoas.

Tanto é verdade que aqui foram citados diversos profissionais que começaram na EPTV e que hoje têm uma projeção nacional. E outros, que lá estão, se assim desejassem, também certamente poderiam estar em outra esfera de trabalho, mas ali continuam, porque têm um ambiente fértil para desenvolver o trabalho na área de comunicação.

Por uma feliz coincidência, não é hoje o dia do aniversário - é em 1º de outubro -, mas coube no dia 25 de setembro, o Dia do Rádio, irmão mais velho da televisão, que houvesse essa homenagem à EPTV, que tem a admiração de toda a comunidade. É muito forte a frase do José Bonifácio, de que “vendemos anúncio, não vendemos opinião”.

Fiz questão de estar presente também para ser uma testemunha viva, porque disputei cargos na minha cidade e pude testemunhar a forma democrática, a lisura com que a EPTV acompanha o processo político nas eleições que cobre.

Tudo isso fez da EPTV esse símbolo admirável, e o crescimento que foi tendo, junto com a região que representa. Por tudo isso, gostaria muito, nesses 30 anos, de registrar o meu voto de congratulação para que a emissora continue desenvolvendo o trabalho que faz.

Quero destacar três pontos que considero fundamentais para qualquer empresa, de qualquer área, mas especificamente para a área de comunicação. O primeiro, ter sintonia da responsabilidade que ela tem com a comunidade onde está inserida. Segundo, fazer que essa responsabilidade seja sentida no dia a dia pela população dessa comunidade. E terceiro, ser respeitada também pelo seu conjunto de funcionários. Não foram poucas as vezes em que eu estive lá e pude perceber o carinho que os funcionários da EPTV têm com o trabalho que desenvolvem. Isso é sinal de que a EPTV sabe também valorizar a figura do seu funcionário.

Foi dito aqui da carreira política do pai de vocês, mas quero ressaltar o brilhantismo com que vocês dão sequência a essa jornada. É o que eu disse: se por um lado o pai de vocês teve, e tem, o mérito de ter iniciado, vocês dois têm o mérito de continuar esse trabalho com o mesmo ímpeto, com o mesmo sonho e com a mesma competência.

Mas como a EPTV tem o pioneirismo até no nome, lembro uma frase de Juscelino Kubitschek, quando foi fazer Brasília e enfrentava dificuldades. Hoje, às vezes, para se abrir uma rua, é difícil; imaginem construir uma cidade, a capital de um país. E ante as críticas ele respondeu com a seguinte frase, falando sobre o pioneirismo: “Quem abre caminhos corre o risco das picadas das cobras, mas é no caminhar de quem vai à frente que as borboletas alçam voo.”

Parabéns pelos 30 anos! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, Deputado Jonas Donizette pela sua manifestação. Queremos agora convidar o Sr. Antonio Carlos Coutinho Nogueira, nosso querido Toni, para a sua manifestação.

 

O SR. ANTONIO CARLOS COUTINHO NOGUEIRA - Bom-dia a todos. Em nome de minha família, do Boni, meu irmão aqui presente, Jô, meu sobrinho, André, meu filho, e de todos os diretores da TV, que diuturnamente nos ajudam a fazer uma televisão regional com qualidade, agradeço a presença de todos. Especialmente, Deputado Barros Munhoz, Presidente desta Casa, ficamos sensibilizados ao saber que o senhor voltou a presidir esta Casa, nesta Sessão Solene.

Quero lembrar que quando o nosso fundador e pai faleceu, o senhor, em Itapira, inaugurou um ginásio de esportes, com o nome dele. Certamente eu e o Boni, e alguns diretores que estávamos lá, vimos aquilo como uma das maiores demonstrações de lideranças regionais de uma cidade. Literalmente, quando o senhor fala “a sua Itapira”, o senhor tem razão, do ponto de vista político. É uma coisa muito gratificante de ver.

Quero agradecer também à Deputada Célia Leão; ao Deputado Jonas Donizette, da nossa Campinas, com quem convivemos há muito tempo; às autoridades presentes; aos prefeitos de São Carlos, Oswaldo Barba; de Jaguariúna, Gustavo Reis; ao prefeito de Valinhos, Marcos Silva; ao prefeito de Sumaré, Bacchim; à prefeita de Engenheiro Coelho, Rosemeire; ao Fordinho, prefeito de Caconde; ao Deputado Federal Guilherme Campos, que nos dá a satisfação de sua presença; aos nossos parceiros, Armindo Dias e Maurício Queiroz, que nos ajudam a fazer uma televisão isenta e pluralista.

Agradeço também a dois antigos companheiros de meu pai, que vejo nesta Casa, em momentos diferentes da vida dele: ao Dr. Jorge da Cunha Lima, companheiro antigo, de política e da Fundação Padre Anchieta; e ao Dr. Sérgio Freitas, companheiro fraternal e amigo de toda uma vida, de quem meu pai se orgulhava muito de ser amigo.

Eu poderia falar um pouco da nossa EPTV, mas aí eu seria vítima de uma covardia, e todos vocês que fazem política, prefeitos e deputados, quase que o são diariamente, eu seria vítima dessa covardia ao comparar o que eu viesse a falar com o vídeo que nós mostramos. O vídeo diz tudo, toda a dimensão do nosso trabalho regional. Assim como vocês, políticos, que sempre concedem entrevistas, no calor de uma discussão, sendo cobrados pelo nosso repórter, e depois o editor, folgadamente, edita o material, com toda a calma possível, escolhendo aquilo que quer. No caso, nossa equipe escolheu bem o vídeo, e penso que está muito bem representado e muito bem externado o funcionamento da nossa EPTV.

Quero falar um pouco, e acima de tudo, da relação da EPTV com esta Casa. É o ponto central no dia de hoje e nos nossos 30 anos, uma relação intensa, de certa forma parceira e às vezes, por que não, conflituosa.

Quando começamos a fazer televisão, duas coisas eram discutidas no meio de comunicação. Falava-se muito em democratização dos meios de comunicação, na época pré-abertura democrática. Hoje não há nada tão democrático no Brasil quanto os meios de comunicação. Temos diversas plataformas de comunicação, diversas formas de comunicação, e a EPTV está inserida como uma opção a mais, entre tantas outras formas de comunicação. A tal ponto que no início da EPTV, quem muito nos ajudou é hoje o diretor da TV Assembleia, Laerte Mangini, que está aqui presente, e que foi lá, pela Rede Globo, ajudar-nos no início do nosso projeto e nos ensinar como fazer televisão. E hoje, muitos anos depois, venho reencontrá-lo aqui nesta Casa, como diretor da TV Assembleia, que zela muito pela qualidade.

Quero também dizer que nessa relação - EPTV e Assembleia Legislativa - as duas entidades têm, sim, que fazer política. Da nossa parte, fazer e apoiar políticas públicas, cobrar eficiência nas políticas públicas. É função, sim, de uma TV comercial, de uma TV regional, fazer e dar dimensão às políticas públicas, e fazer o elo dessas políticas com as nossas comunidades.

Por outro lado, temos que estar longe, muito longe, da política partidária. Essa atuação deve ser restrita a quem faz a política partidária, aos prefeitos aqui presentes, aos deputados, e não é função da TV. Nosso fundador e pai, José Bonifácio, quando se afastou da política partidária, viu claramente que era totalmente incompatível gerenciar meio de comunicação e fazer política partidária. São dois caminhos diferentes, dois caminhos que não se combinam.

Quero também dizer que somos constantemente julgados. Nós, televisão, e vocês, políticos, mas com uma diferença a favor de vocês. Vocês são julgados por uma urna eletrônica, a cada quatro anos. Nós temos um medidor instantâneo de audiência, e somos julgados a cada minuto, sem contar o controle remoto, que facilita muito ao nosso telespectador a mudança de canal se não vir no nosso trabalho um trabalho de credibilidade, isento e correto.

O nosso fundador falava muito - e é o lema principal da nossa empresa - que não vendemos opinião, vendemos anúncio. Graças a Deus, temos vendido anúncio com competência, o que nos permite ter uma independência editorial forte, uma liderança consistente na nossa área de cobertura. Nos dias de hoje, queremos sim ser muito respeitados pelos ocupantes desta Casa, pelos prefeitos. Não queremos ser queridos. É muito difícil para quem gerencia uma emissora de televisão ter o amor e o carinho do político, mas é muito fácil, trabalhando de forma certa, com isenção, com correção, ter o companheirismo de toda esta Casa, dos prefeitos e, acima de tudo, respeito.

Concluindo, gostaria de dar uma palavra sobre o futuro, sobre os nossos 30 anos. Pretendemos, sim, continuar com a mesma liderança nas nossas áreas de cobertura em diversas plataformas. O mundo de comunicação está mudando muito, a tecnologia hoje permite diversas formas de externar a comunicação e queremos estar em todos eles trabalhando da mesma forma, com competência. O futuro de muitos dos senhores estará junto conosco. Alguns dos senhores não estarão aqui daqui a muitos anos, deixarão a política, ou se elegerão para outros cargos. Alguns de nós também não estaremos fazendo televisão daqui a muito tempo. Mas o mais importante é que essa relação continue acima de tudo baseada no respeito, no companheirismo entre as partes. Nós, depois de 30 anos, entendemos que sabemos bem fazer uma televisão regional, apoiar as políticas públicas que ajudem nosso cidadão. Os senhores certamente sabem como ninguém fazer a política partidária, estando mais próximos de seus eleitores. Esses dois caminhos, certamente, em muitos momentos, vão se entrelaçar. Olhamos esse futuro, pavimentamos o nosso futuro com muito otimismo de continuarmos sempre trabalhando por uma região mais rica e mais qualificada e, acima de tudo, por um cidadão, um telespectador que tenha uma melhor qualidade de vida, uma vida mais igual, mais justa, mais bem informado por nós e mais bem representado pelos senhores. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, querido Toni, suas palavras, sua história, a singeleza de sua família, vêm fechar todo um trabalho de centenas de pessoas, ao longo desses 30 anos, a começar pelo senhor seu pai. É verdade quando o senhor faz referência ao Jorge da Cunha Lima como alguém que, lá atrás, começou junto com seu pai na fundação da TV Cultura, é tão bom podermos ver emissoras que cresceram, que cumprem seu papel, que começaram há tantos anos e que, na verdade, não podem ser chamados nem de rivais, e jamais de adversárias, mas de complemento para informar à sociedade. Parabéns pela sua fala.

Queremos registrar a presença de Guariba, por meio do Presidente da Câmara Municipal de Guariba; do Secretário de Governo de Valinhos, Sr. Wilson Vilela; Presidente da Câmara Municipal de Lindóia; Presidente da Câmara Municipal de Amparo; Sra. Flávia Rossi, vice-prefeita de Mogi Mirim, representando o Sr. Prefeito Carlos Nelson Bueno. Muito obrigada pela presença dos senhores.

Queremos chamar o Presidente da Câmara Municipal de Rio das Pedras para fazer uma homenagem à EPTV Campinas. Por gentileza, Sr. Elizeu Góis, faça sua homenagem na pessoa do Sr. Boni e do Sr. Tony.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Da mesma forma, queremos chamar o Prefeito Oswaldo Baptista, de São Carlos, para fazer uma homenagem à EPTV pelos seus 30 anos de trabalho nas pessoas dos nossos diretores Boni e Toni.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Infelizmente, por questão de tempo, nem todos poderão utilizar o microfone. Aliás, o Secretário Sidney Beraldo, que presidiu esta Casa com muita maestria, declinou de sua fala para dar oportunidade à manifestação de outras pessoas. Esta Casa se sente honrada em recebê-lo neste Parlamento. Vossa Excelência tem feito um excelente trabalho. A gestão de V. Exa. fez a diferença e sua presença nesta homenagem é uma grande honra, uma grande alegria. Queremos convidar para uma breve saudação o Prefeito Marcos José da Silva, de Valinhos.

 

O SR. MARCOS JOSÉ DA SILVA - Bom-dia a todos, gostaria de cumprimentar a nobre Deputada Célia Leão, autora do requerimento desta homenagem; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz, grande amigo nosso; demais deputados; Toni; Boni; seus filhos presentes; toda a família EPTV; Ciro, que mora em Valinhos, um grande funcionário da EPTV de muitos anos; Campos Filho, que já passou pelos microfones da EPTV. Lembrava-me do Pedro, do Paulo, um dos primeiros a dirigir o jornal da noite.

É com muita alegria que estou aqui para falar em nome da região. A sede da EPTV fica mais perto do centro de Valinhos do que do centro de Campinas. Então, estamos inseridos de uma forma bastante forte nesse contexto. Valinhos tem sido uma cidade muitas vezes projetada pela EPTV. A EPTV é, sem sombra de dúvidas, uma referência não só no sentido de informação, mas também da prestação de serviços. Somos muito gratos. Parabéns a seu pai e a toda a família EPTV. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Chamamos o Prefeito Bacchim, que também faz parte da nossa região, para uma rápida saudação a nossa querida EPTV. (Pausa.) Sua Excelência declina, agradecemos e chamamos o Prefeito Gustavo Reis, vice-Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, que falará em nome dos demais prefeitos da nossa região e dos prefeitos presentes: Prefeito Bacchim, Prefeita Rosemeire, Prefeito Fordinho, Prefeito Marcos e Prefeito Oswaldo.

 

O SR. GUSTAVO REIS - Bom-dia a todos. É um prazer estar com vocês. Quero cumprimentar o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz; a nossa querida Deputada Célia Leão, que teve essa louvável iniciativa; o Deputado Jonas Donizette; o Deputado Guilherme Campos; o Deputado e Secretário Sidney Beraldo; o Deputado Vaz de Lima; o Prefeito Bacchim, de Sumaré; o Prefeito Marcos, de Valinhos; o nosso querido Presidente Antônio Carlos Coutinho Nogueira, o Toni; o nosso querido José Bonifácio, o Boni; e todos os presentes.

Este é um momento importante, no qual a EPTV cumpre um papel na nossa sociedade de prestação de serviços. É uma prestação de serviços de utilidade pública, na medida em que informa aos cidadãos fatos referentes à violência, à habitação.

Um morador da nossa região, de Jaguariúna, fica esperando o Jornal Regional para saber o dia a dia da sua localidade, o seu cotidiano. É dessa maneira que ele utiliza esse grande veículo de informação que tem sido a EPTV ao longo dos seus 30 anos.

Feliz de nós, brasileiros, que temos a oportunidade de viver num país democrático, que permite a liberdade de expressão e esse papel que exercem os meios de comunicação. Diferentemente de países próximos ao Brasil, como a Venezuela, em que a informação é reprimida, controlada, e é viciado o meio de comunicação. Além disso, a qualidade de vida que presta à população através de programas da nossa gente, como Caminhos da Roça. Parabenizo Ciro Porto pelos programas e pela direção dessa empresa.

Existe uma frase do livro “Pequeno Príncipe” que diz: “Tu és responsável por tudo aquilo que cativas.” A EPTV tem cativado muito a nossa região e o nosso cidadão. Parabéns, EPTV, pelos seus 30 anos! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Célia Leão - PSDb - Obrigada, Prefeito Gustavo Reis, falando em nome dos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas.

Quero chamar, novamente, o Prefeito de São Carlos, que fez homenagem aos nossos queridos Toni e Boni, da EPTV, para que fizesse a sua saudação. Por favor, Prefeito Oswaldo. É uma honra recebê-lo na tribuna.

 

O SR. OSWALDO BAPTISTA DUARTE - Boa-tarde a todos! Já passamos ao período da tarde. Uma saudação muito especial ao Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz; à Deputada Célia Leão. Em nome deles, quero saudar as demais autoridades. Saúdo o Boni e o Toni. Em nome deles, todos os servidores da EPTV.

É para nós uma satisfação muito grande estar aqui, na comemoração dos 30 anos da EPTV e particularmente dos 20 anos da EPTV Central, que é da região de São Carlos, está sediada lá.

Não precisamos enaltecer o trabalho da EPTV. O vídeo já mostra o trabalho da emissora. Na realidade, a EPTV traduz-se pelos olhos e pela fala da população da nossa região e do interior de São Paulo. É através da televisão, do trabalho que vocês fazem, que a população acaba expressando as suas necessidades. Para nós, que dirigimos as cidades, é uma referência a atuação da EPTV. Através das reportagens, conseguimos, inclusive, corrigir rumos na nossa administração.

Por isso, em nome dos prefeitos da região central do Estado, quero parabenizar a EPTV e desejar a vocês muito sucesso e muitos mais 30 anos de vida! Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Célia Leão - PSDb - Obrigada, Prefeito. Receba o nosso carinho por estar entre nós nesta manhã, para marcarmos a história da EPTV.

Convido o Sr. Guilherme Campos para fazer a sua saudação.

 

O SR. GUILHERME CAMPOS - Boa-tarde a todos. Deputada Célia Leão, querida amiga, Presidente desta solenidade, ladeada por este homem, o Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, sentimos a dimensão das pessoas mais pela ausência do que pela presença. A ausência do Deputado Barros Munhoz, nesses últimos 60 dias, foi sentida. Pedimos, Barros, para que tenha juízo, pelo amor de Deus! Precisamos da sua continuidade na vida pública e de tudo com que V. Exa. pode contribuir para o nosso País.

O nosso abraço ao Deputado Jonas Donizette, que já se ausentou; ao Boni e ao Toni, com quem já tive a oportunidade de estar diversas vezes, em atos de comemoração aos 30 anos da EPTV; ao Deputado e Secretário Sidney Beraldo, de São João da Boa Vista, Secretário de Estado do Governador José Serra, muito me engrandece a possibilidade de compartilhar a mesa com o senhor.

Em nome do Vereador Campos Filho, que já foi membro da equipe da EPTV, hoje, vereador em Campinas por vários mandatos, cumprimento todos os vereadores presentes. Em nome do meu amigo, Prefeito Luiz Carlos Trincha, de Santo Antônio do Jardim, cumprimento todos os prefeitos presentes. Em nome de Ciro Porto, cumprimento toda a equipe da EPTV, aquela que é visível e aquela que é invisível às câmaras: o pessoal do administrativo, os câmeras, repórteres, motoristas, afinal, todos aqueles que têm orgulho de trabalhar na emissora. Sentimos esse orgulho quando estamos em contato com essas pessoas, que se sentem extremamente motivadas e felizes por poderem trabalhar numa empresa como a EPTV. Cumprimento também todas as entidades presentes.

Ao vermos os números que representam a EPTV é que temos a dimensão da importância e da representatividade dessa emissora no cenário nacional, com abrangência de 11 milhões de pessoas. É o tamanho da Grande São Paulo, maior que a maioria dos estados da federação. Quando falamos da região de Campinas, lá, em Brasília, falamos de uma região que só não aparece mais porque estamos aqui, no Estado de São Paulo, ao lado da maior metrópole da América Latina. Estamos numa região em que tudo o que se faz reverbera, e a EPTV faz essa reverberação dentro do seu cenário, dentro do seu compromisso, dentro da sua competência.

Mais do que o respeito, Boni e Toni, acho que vem a questão da responsabilidade, tanto da imprensa quanto do homem público, nessa relação de amor e ódio: amor, quando fala bem; ódio, quando fala mal. A responsabilidade daquele que veicula notícias é a responsabilidade daqueles que foram eleitos, tanto no Executivo quanto no Legislativo, para representarem os interesses da população.

Essa responsabilidade vem no momento em que um outro veículo da imprensa, mais precisamente o jornal “O Estado de S.Paulo”, teve censurado o seu trabalho, teve comprometida a informação prestada à população, num momento que não é muito gostoso de se viver, mas que deve ser lembrado para que o passado não se repita.

A nossa colocação é que, além do respeito, a responsabilidade, que é marca deste veículo de comunicação, seja sempre preservada e que todas as evoluções no campo da tecnologia vão estar presentes cada vez mais, mais cedo e mais integradas na nossa vida. Temos certeza que, com muita responsabilidade, vocês farão a notícia, o entretenimento e tornar a vida das pessoas melhores, contribuindo para que a nossa região e o nosso País sejam mais justos.

Parabéns, EPTV. É para mim momento de muita honra e de muita satisfação compartilhar esses 30 anos. Muito obrigado e boa-tarde a todos.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, Deputado Guilherme Campos, pela sua presença, pelo seu carinho conosco, com a Assembleia Legislativa e com a EPTV. Agradecemos mais uma vez a presença de todos. Convido o Presidente Barros Munhoz para entregar uma placa de homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo às figuras do Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira - Boni, e do Sr. Antonio Carlos Coutinho Nogueira - Toni.

Entregamos essas placas de forma simples, como nós somos, mas grandiosa na sua história. Este Parlamento se sente honrado em homenagear a EPTV pelos seus 30 anos por meio do seu fundador, Sr. José Bonifácio, e os seus seguidores, seus filhos e família de todos os funcionários da EPTV.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Faço questão de fazer essa entrega juntamente com a Deputada Célia Leão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das placas.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, Sr. Presidente. Esta placa, de forma simples, é entregue à EPTV para que seja guardada na história e nos Anais da Casa, numa parede merecida dentro daquela bonita e grande empresa. A placa é um pedacinho do reconhecimento do Brasil pelo trabalho realizado, e que certamente continuará realizando. Pedi ao Presidente Barros Munhoz que encerrasse esta sessão, mas a grandeza da sua pessoa pediu-me para que eu a encerrasse. Faço isso de forma absolutamente emocionada. Fico pensando quando um médico pega um estetoscópio, e que é, figurativamente, o equipamento do seu trabalho. A um arquiteto seria o lápis, embora hoje a tecnologia tenha mudado um pouco isso. Para nós, a emoção é sempre o microfone, que é uma arma de trabalho. O próprio nome diz: Parlamento. Essa palavra vem de “parlare”, que é falar, e é na verdade a nossa tarefa. É por meio da nossa voz - dos 94 deputados e seus 14 partidos - que a sociedade de São Paulo, os 41 milhões de brasileiros, manifestam-se.

Quero ser muito honesta com cada um de vocês, senhoras e senhores, e com todas as autoridades presentes. Vejo a Prefeita Rose, da nossa região. Ela me dá muita honra por ser uma mulher na vida pública e na política. É um exemplo marcante de trabalho e conduta na vida pública. É na honestidade que me proponho a fazer, na minha vida pessoal e na minha vida particular, sobretudo pública. Na hora em que vinha de Campinas, Boni me perguntava: “Você fica aqui e vai embora na sexta ou na quinta?” Disse: “Eu venho e volto todos os dias porque cometi a loucura de fazer essa vida muito bonita e honrada, inclusive na política. Mas não posso levar a minha família junto comigo. Então eles ficam nos seus cantinhos e vou morar com eles em Campinas.” E hoje tentei sair mais cedo de Campinas para não correr o risco de atraso. No caminho vim pensando: “Não consigo falar quando alguma coisa não sai de forma natural.” Eu digo, Boni, que a nossa boca fala do que o coração está cheio. Eu sou um pouco assim. Cometemos erros muitas vezes por isso, e corremos risco porque a emoção nos assalta e você acaba até se equivocando na fala. E para não correr o risco, por ser uma sessão diferenciada e presidida pelo Presidente Barros Munhos, que também é diferente, pensei: “Não posso errar numa vírgula.” E vim de Campinas correndo, escrevendo um pouco do texto que iria ler. Está aqui em rascunho. E como não tinha energia, não deu para digitar no computador. Nada fiz do que pensei que fosse fazer.

Iniciei esse discurso escrevendo exatamente que não sei ler. Só sei falar. Quis o destino que não lêssemos. (Palmas.) Quero registrar nos Anais desta Casa o que tenho nas minhas mãos, e de forma telegráfica, que é esse breve histórico que já assistimos literalmente no vídeo. Isso fica gravado na nossa memória e fica também nos Anais da Casa.

Passo a ler o breve histórico:

“Fundada no dia 1º de outubro de 1979, na cidade de Campinas, a EPTV, que começou com o nome de TV Campinas, sempre teve uma programação diversificada, especialmente na área de jornalismo, que até os dias atuais ainda representa uma das maiores referências da empresa.

Filiada à Rede Globo de Televisão, a EPTV tem um longo histórico de investimentos na qualidade do sinal. Foi a primeira emissora do interior do Brasil a utilizar a transmissão digital (HDTV) e a gravar imagens em alta resolução usadas na programação da rede.

Seus atuais diretores, Antonio Carlos Coutinho Nogueira e José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, sempre mantiveram seu trabalho pautado pelos investimentos tecnológicos, na capacitação profissional de seus funcionários e programação de qualidade. "Somos os primeiros a transmitir sinal digital fora das capitais, e isso é motivo de orgulho para todos nós", ressaltam os diretores.

A data escolhida para o início da transmissão digital (3 de dezembro de 2008) é também uma referência ao fundador da EPTV, José Bonifácio Coutinho Nogueira, falecido em 2002, que completaria 85 anos nesse dia.

Hoje, 30 anos depois da sua fundação, a EPTV abrange quatro importantes áreas do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais: EPTV Campinas, EPTV Ribeirão, EPTV Central e EPTV Sul de Minas, numa área de cobertura que atinge 298 municípios e uma população de quase 11 milhões de pessoas.”

Gostaria rapidamente de relembrar um pouco a síntese da história de José Bonifácio Coutinho Nogueira, que já foi citado em verso e prosa. É filho do ex-Deputado Paulo Nogueira Filho, foi na juventude aluno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, conhecida como a São Francisco. Parece que a questão é genética: não é problema, é solução. Participou ativamente dos movimentos universitários de resistência e Ditadura de Getúlio Vargas. Filiou-se à União Democrática Nacional, UDN, e, em 1945, foi eleito Presidente da UNE no congresso em que a UNE rompeu com o Estado Novo de Getúlio Vargas. Em 1958, a convite do então Governador Carvalho Pinto, assumiu a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Em sua gestão foi construído o Ceasa. Iniciou-se ainda a criação de uma rede de silos e armazéns que viria a ser a nossa conhecida e antiga Ceagesp. José Bonifácio criou o Programa Revisão Agrária, de incentivos fiscais e fazendeiros, para que usassem métodos modernos de conservação do solo, com boas condições de higiene para as casas dos empregados. E ainda para a preservação das florestas nativas. O programa enfrentou oposição por ter sido considerado um princípio de reforma agrária. Em 1962, foi candidato ao Governo do Estado de São Paulo, com o apoio do então Governador Carvalho Pinto. Isso quando ainda era Secretário de Educação.

Como empresário de Comunicação, o grande José Bonifácio Coutinho Nogueira foi o primeiro Presidente e fundador da Fundação Padre Anchieta e dirigiu a TV Cultura desde a sua criação, de 1969 a 1972. Ainda no campo das comunicações, José Bonifácio fundou a EPTV, Empresa Paulista de Televisão ou Empresas Pioneiras de Televisão, filiada à Rede Globo de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha, que atuam em uma área de 299 municípios. E com seus “hobbys” e seu trabalho, fazendeiro, criador de cavalos, ainda dirigiu a Usina Ester, que fica na nossa região. Foi presidente do Jockey Club de São Paulo e ainda coordenador da Comissão da Criação Nacional de Cavalos.

Li para vocês a síntese da síntese da vida do Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, que viveu, lutou, trabalhou e escreveu a história. Um homem que escreveu o passado e garantiu o futuro para milhares e milhares de brasileiros. Um homem que teve coragem e audácia; foi ousado, obstinado e entrega para todos nós da Região de Campinas uma emissora como essa, respeitando todas as outras emissoras do nosso Brasil.

Gostaria de dizer que as coisas não acontecem por acaso. O senhor seu pai foi estudante de Direito da Universidade de São Paulo, da São Francisco, assim chamada, e hoje temos presentes os seus netos José Bonifácio Coutinho Nogueira Neto e André Coutinho Nogueira. E li esse breve currículo do seu avô para falar para todos, como eu brinquei, que não é um problema, é uma solução e é genético, é de pai para filho, de avô para neto, e isso é muito sério. Quando a família é bem organizada, bem constituída, meus queridos Toni e Boni, certamente o resultado é positivo e extrapola as dimensões de uma família, extravasando para a sociedade. E é o que o seu pai e a sua família vêm fazendo.

Eu posso imaginar o que o coração de Ciro Porto sente, como é que o Ciro Porto se manifesta na sua vida ao longo da história dessa empresa, que começou quando pequeno e hoje é grande como a empresa. Os funcionários se sentem agraciados de poder trabalhar num local como a EPTV. Quem conhece a limpeza do prédio, do espaço físico, do próprio, vê como é bonito, limpo e organizado, somado à competência e inteligência de todos os funcionários que fazem essa empresa crescer.

Eu sou cristã, Toni e Boni, acredito na existência de um Deus, independente da questão da fé que cada um possa processar ou professar. Quero dizer que Deus é grande, Ele perdoa coisas que nós, humanos, não perdoamos. Ele abençoa sempre. Mas Ele não faz nada sozinho, nunca. Somos sete bilhões de pessoas no Planeta para que façamos as coisas. E nesse quesito é a ação da mão humana que faz, que realiza, que faz o melhor ou o pior; é a ação da mão humana que transforma. E essa ação, se eu pudesse transferir de forma prática, é a ação da mão humana de vocês, Boni e Toni, da sua família, dos seus funcionários, de todos aqueles que acreditaram que podem fazer sempre mais e melhor.

Estão aqui os convidados, que não são poucos, pessoas, lideranças. Eu me emociono com tanto trabalho, tanta tarefa. Significa que estamos aqui para honrá-los, parabenizá-los e para agradecer pela existência.

Li num pára-choque de caminhão recentemente, indo pela Bandeirantes, e achei simples e interessante: “Lutar sempre; vencer, talvez; desistir, jamais.” Penso que a EPTV é assim, com algumas diferenças: o Dr. José Bonifácio lutou sempre, até o último dia da sua vida; venceu sempre também e vocês têm obrigação e direito; desistir, jamais. O Deputado Barros Munhoz e esta Deputada certamente não estarão aqui para homenageá-los nos seus 50 anos. O Deputado Barros Munhoz estará no Governo do Estado ou na Presidência da República, e o bom é que sou sua amiga. Podem aplaudir. (Palmas.) Mas tenho certeza de que quem estiver fazendo essa homenagem terá a mesma alegria, a mesma emoção e o mesmo entusiasmo que nós  estamos tendo nesses 30 anos.

Penso que a Cora Coralina deve ter pensado na EPTV quando escreveu aquela frase: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Vocês são esses professores, esses mestres que vieram do seu pai, sempre transferindo tudo o que sabiam e sabem, porque a imprensa, a mídia, séria, como são vocês, transferem a informação. E a informação é um direito do cidadão, da sociedade, porque é por meio dela que crescemos, que sabemos dos nossos direitos. A informação dá poder, e esse poder tem de ser repartido com toda a sociedade. E são vocês que dão poder aos nossos cidadãos e à nossa sociedade.

Essa simples EPTV tem essa grandeza. E, com as palavras da nossa querida Cora Coralina, encerro dizendo que nós precisamos de empresas e homens sérios que façam a diferença na sociedade. Esta sessão só aconteceu em nome de uma coisa, tenham certeza, em nome da vida, da minha, de milhares de brasileiros que moram em São Paulo e na nossa região, dos 299 municípios que ouvem a emissora e dessa vida também do Deputado Barros Munhoz, que superou uma grande dificuldade e está voltando com toda a força. Em nome da vida, uma vida que não tem preço, porque a vida é cara a todos nós. Temos uma frase que mostra o valor dessa vida: “Que tudo aquilo que é caro e querido na nossa vida não é o dinheiro que faz, mas a inteligência, a sensibilidade, o coração e o compromisso.”

Gostaria de agradecer muito aos prefeitos presentes, na pessoa da Prefeita Rose; todos os vereadores, na pessoa de Campos Filho, que tem história na EPTV; todas as autoridades, Jorge da Cunha Lima, que teve o privilégio de trabalhar e conhecer o Dr. José Bonifácio no dia a dia; assessorias do gabinete da Assembleia Legislativa, Cerimonial, Som.

Gostaria de dar os parabéns a todos e dizer que todos nós somos comprometidos com a verdade e, portanto, a partir de hoje, somos mais comprometidos com a EPTV, que não tem cor partidária e não faz campanha para ninguém. Portanto, eles cumprem uma tarefa, cumprem uma jornada, cumprem uma missão, uma missão que se chama sociedade. Parabéns Toni; parabéns Boni!

Solicito uma salva de palmas para a EPTV pelos seus 30 anos, agradecendo por tudo o que ela fez, faz e continuará fazendo pela nossa sociedade. (Palmas.)

Muito obrigada.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 37 minutos.

 

* * *