http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

27 DE AGOSTO DE 2012

052ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “EXÉRCITO BRASILEIRO E AO SEU PATRONO, MARECHAL LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, DUQUE DE CAXIAS”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes. Informa que convocou a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de "Prestar Homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda do Comando Militar do Sudeste.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Parabeniza o Deputado Fernando Capez por esta solenidade. Destaca a importância da homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva.

 

004 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência. Atribui a manutenção da integralidade do território brasileiro à atuação das Forças Armadas. Considera o Exército exemplo à juventude. Traça a trajetória profissional do General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho. Elenca as principais condecorações recebidas pelo general. Dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, enviadas por diversas autoridades.

 

005 - OLÍMPIO GOMES

Deputado Estadual, parabeniza o Deputado Fernando Capez por esta homenagem. Discorre acerca do juramento prestado pelo Exército. Deseja reconhecimento da sociedade quanto ao trabalho dos militares.

 

006 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Faz histórico da vida do Marechal Luís Alves de Lima e Silva. Destaca o título de duque recebido pelo Patrono do Exército Brasileiro. Informa que o "dia do soldado", comemorado em 25/08, é uma homenagem ao Duque de Caxias.

 

007 - IVAN SARTORI

Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, destaca a bravura demonstrada pelo Exército Brasileiro. Elogia o trabalho das Forças Armadas em defesa do território nacional, bem como as ações sociais no exterior. Discorre acerca da importância do patriotismo.

 

008 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Entrega diplomas de honra ao mérito, juntamente com os Srs. Ivan Sartori, Adhemar da Costa Machado Filho, Olímpio Gomes, Brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta e Misael Antônio de Souza, aos Srs.: Carmo Antônio Russ, General de Brigada; Floriano Peixoto Vieira Net, General de Divisão; João Camilo Pires de Campo, General de Divisão. Anuncia a apresentação musical de alunos do programa Guri Santa Marcelina, do Polo Parque São Carlos, sob a regência da maestrina Karla Velani, e acompanhamento da pianista Roberta Brandi. Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Alesp em data oportuna. Faz leitura do teor da placa e a entrega, juntamente com os Srs. Ivan Sartori, Adhemar da Costa Machado Filho, Olímpio Gomes, Brigadeiro Malta, Misael Antônio de Souza e a Sra. Sata Nair Machado, em homenagem ao General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.

 

009 - ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO

Comandante Militar do Sudeste, fala sobre a importância da figura do patrono para a instituição armada. Elogia o trabalho do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Menciona a participação de generais, comandantes, oficiais e sargentos nesta solenidade. Traça perfil dos oficiais das Forças Armadas. Anuncia homenagem ao Sr. Deputado Fernando Capez com a apresentação da canção "Amigos para sempre", executada pela Banda do Comando Militar do Sudeste.

 

010 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia o "brado de guerra pela paz", pelo departamento de desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Destaca o trabalho dos militares em defesa da população. Anuncia a execução da "Canção do Exército", pela Banda do Comando Militar do Sudeste. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Muito bom dia. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo! Essa Sessão Solene tem por finalidade prestar homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Convido para compor a Mesa dos nossos trabalhos, o Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; (Palmas.) General do Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste; (Palmas.) Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Ivan Sartori; (Palmas.) Major Brigadeiro do Ar, José Geraldo Ferreira Malta, Comandante do IV Comando Aéreo Regional. (Palmas.) Proponente dessa sessão, Exmo. Sr. Deputado Fernando Capez. (Palmas.)

Senhoras e Senhores, convido a todos para respeitosamente ouvirmos o Toque de Continência reservado ao Chefe do Poder Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

É executado o Toque de Continência.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra o Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Essa Presidência faz questão de ressaltar a presença do General Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste, que mais uma vez honra essa Casa com sua presença; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, também já amigo desta Casa, o Desembargador Ivan Sartori; Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, que aqui representa a nossa Aeronáutica, o IV Comando Aéreo Regional. Essa Presidência faz questão de saudar também o General de Brigada Carmo Antonio Russo; General de Divisão João Camilo Pires de Campos; General Russo, Chefe de Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; o General João Camilo Pires de Campos, Comandante da II Região Militar; General de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, Comandante da II Divisão de Exército; o Deputado Estadual Fernando Capez, que é o proponente dessa sessão; Deputado Estadual Major Olímpio Gomes, Líder do PDT, e também essa Presidência pede liberdade para citar os familiares do General Adhemar, D. Sarah Nair Machado, sua esposa, o seu sogro, Roberto Miscow Filho e sua sogra, Terezinha Miscow Filho, que também nos honra muito com suas presenças.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras, meus Senhores, essa Sessão Solene foi convocada por esse Presidente atendendo solicitação do nobre Deputado Fernando Capez, com a finalidade de prestar homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu patrono, Marechal Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias.

Convido todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda do Comando Militar do Sudeste, sob a regência do Maestro Primeiro Sargento Laudel.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Essa Presidência agradece a Banda do Comando Militar do II Exército e faz questão de passar a Presidência da sessão ao nobre Deputado Fernando Capez, seguindo a praxe da Casa, segundo a qual quem preside a Sessão Solene é o autor da realização dessa sessão.

Mas eu não poderia deixar de vir aqui, meu caro General Adhemar, para passar a Presidência ao querido Deputado Fernando Capez, dizendo antes que ele fez muito bem ao solicitar essa Sessão Solene mais uma vez, agindo dentro de uma atribuição importante dos Deputados que pouca gente atenta que exista, que é a função de representar a comunidade paulista. E assim sendo ele fez uma representação correta, externando o sentimento de São Paulo em relação ao nosso Exército, em relação ao nosso soldado, em relação ao patrono do Exército Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Então, me associando, como tenho certeza, a todos os demais 93 deputados da Casa, a homenagem que o Deputado Fernando Capez com muita justiça presta ao Exército Brasileiro, ao soldado e ao patrono do Exército; eu parabenizo na sua pessoa, General, todos aqueles que com a sua farda verde lutam pelo Brasil, defendem o Brasil, e mais do que a nossa terra e nossa gente, os valores sagrados de nossa pátria. Honra, dignidade, solidariedade e civismo. Com a palavra, o Deputado Fernando Capez, para presidir a sessão. Um abraço a todos os presentes, e especialmente ao General Adhemar. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Gigante pela própria natureza. A letra de nosso Hino retrata o gigantismo de nossa Nação na sua competência, no seu carisma, país amado por todos os outros do planeta, e por suas dimensões territoriais de caráter continental. Se hoje o Brasil possui as dimensões continentais que ultrapassam em mais de dois terços o tratado original do Tratado de Tordesilhas, no final do século XV, isso se deve a atuação serena, segura, corajosa e heroica de nossas Forças Armadas, e aqui em especial o Exército. Sacudido por inúmeras rebeliões separatistas, sobretudo ao longo do 2º Reinado, o Exército Brasileiro soube manter a integralidade de nosso território. Cabanagem no Pará, Balaiada no Maranhão, Sabinada na Bahia, Confederação do Equador, em 1817, posteriormente em 1824, Revolução Farroupilha, na virada do século a Guerra de Canudos, e em especial na maior agressão externa que o Brasil já sofrera, na sua maior ameaça, a Guerra do Paraguai que será aqui detalhada no decorrer dessa Sessão Solene.

É por essa razão que essa Assembleia Legislativa, na pessoa e por iniciativa deste Deputado, mas com certeza apoiada por todos os 94 deputados, entendeu justa mais essa homenagem, mais essa Sessão Solene. Ela tem um caráter simbólico, General Adhemar. Nós unimos o Poder Legislativo, que é a mais candente expressão democrática de um país, porque nela o eleitor mais se aproxima da representatividade popular. Essa é a Casa do povo.

Eu que vim do Ministério Público, Dr. Ivan Sartori bem sabe, mais formal, mais cerimonioso; ao chegarmos aqui nessa Casa, sentimos a presença efetiva do poder democrático, com a população entrando, indo aos gabinetes, nos cobrando diretamente. E essa expressão democrática que representa, em síntese, a população do Estado de São Paulo, quando faz uma homenagem a uma instituição como o Exército, mostra que passada a limpo a nossa história, o julgamento da história acabou mostrando que o Exército é a nossa instituição, é o nosso orgulho, não é apenas a salva guarda do nosso país, mas é também um exemplo para toda essa juventude. Já vinha conversando com o General Adhemar, no momento em que a juventude enfrenta o dramático problema das drogas, da aniquilação da estrutura familiar, da perda do referencial dos valores, a religião que era vista como freio inibitório, uma norma autônoma em que a pessoa consegue se controlar pelos seus próprios valores e suas próprias convicções, também infelizmente relegada a um segundo plano.

E hoje nós fazemos esse resgate para que a população veja que o Exército é um patrimônio, um patrimônio cultural e motivo de orgulho para todos nós.

É por essa razão que aqui está o seu Comandante Regional de toda a Região Sudeste, General Adhemar, que incorporou as fileiras do Exército em 02/03/1970, na Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante Oficial da Arma de Infantaria em 15/12/1973. Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Como Oficial Superior serviu no Comando Militar do Oeste, na Casa Militar da Presidente da República, na Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai, no Centro de Comunicação Social do Exército Brasília, Distrito Federal, no Gabinete do Ministro do Exército e foi também Assistente Chefe do Estado Maior do Exército. Comandou o 62º Batalhão de Infantaria Motorizado Joinvile Santa Catarina no biênio 1996/1997. E o 3º Contingente de Força de Paz em Angola, de agosto de 1996 a março de 1997. Foi promovido ao posto atual em 31/03/2011, como Oficial General foi Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Departamento Geral de Pessoal, Comandante da 11ª Região Militar, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército e Comandante da 5ª Região Militar, 5ª Divisão do Exército em Curitiba, Paraná. Assumiu o Comando Militar do Sudeste dia 16/03/2011.

Possui como principais condecorações, Medalha Militar de platina, Medalha do Pacificador, Ordem do Mérito Militar no grau de Comendador, medalha das Nações Unidas UNAVEM III, Distintivo de Comando Dourado.

É casado com a Sra. Sarah, e tem três filhos, Rebeca, Conrado e Estevan.

Por todos esses atributos V. Exa. não é apenas um chefe que se sobrepõe pela posição hierárquica, mas um líder, admirado pelo seu carisma, pelos seus valores, pela sua competência, uma honra para todos nós.

O nosso eminente Desembargador, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a maior autoridade do Poder Judiciário do maior Estado desse país, com inúmeras atribulações, teve a oportunidade de comparecer a homenagem do Dia do Soldado realizada aqui no Exército, e lá nós conversamos. Eu pedi a ele que viesse representando todo o Poder Judiciário paulista, fazer uma homenagem ao General Adhemar, ao Exército e às Forças Armadas.

Sua excelência informou-me da impossibilidade de comparecer em razão de um compromisso extremamente importante ligado a área da Justiça. Eu insisti, qual não foi a minha surpresa quando a tarde eu recebi um telefonema do seu assessor, o Magistrado Dr. Rodrigo Capez, meu irmão, e aluno da Escola Preparatória de Cadetes, a EsPCEx de Campinas, seu aluno General, em 1986 e 1987, e dizendo, o nosso eminente Presidente Desembargador Ivan Sartori acaba de desmarcar o compromisso e confirma o seu comparecimento. A nossa eterna gratidão não apenas dessa Assembleia Legislativa, mas de todo o povo paulista pela reverência que o Poder Judiciário faz também as Forças Armadas.

Recebemos também, muito concorrida essa Sessão Solene, com certeza, o eminente Secretário Rodrigo Garcia, Secretário de Estado e Desenvolvimento Social fazendo seus cumprimentos; recebemos também o Ministro da Justiça, eminente Ministro José Eduardo Martins Cardozo, que nos cumprimenta; Exmo. Sr. Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab; nobre Deputado João Caramez; eminente Delegado Geral de Polícia, Marcos Carneiro; Deputada Beth Sahão; e o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Também encaminham os seus cumprimentos obsequiosos nosso querido Cardeal Bispo Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e o Dr. Paulo Skaf, Presidente da FIESP.

Na sequência dessa Sessão Solene, que é uma sessão rígida, com rígida forma sacramental, é uma Sessão Solene. Ela não pode ser convocada para qualquer finalidade, e não pode ser convocada pelo Deputado proponente, só pode ser convocada pelo Presidente da Assembleia Legislativa e mediante a aprovação do Colégio de todos os Líderes dessa Casa. E o motivo tem que ser um motivo de extrema relevância. Não é por outro motivo que a Sessão Solene se realiza nesse auditório, o Plenário Juscelino Kubistchek, onde são votadas as Leis do Estado de São Paulo e onde foi votada a Constituição do Estado de São Paulo, nessas mesmas cadeiras em que os Srs. hoje estão sentados.

Eu tenho a honra de passar a palavra ao meu querido amigo, Deputado Olímpio Gomes, que aqui se faz presente, para também prestar a sua homenagem ao nosso Exército Brasileiro.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Exmo. Deputado Fernando Capez, Presidente dessa mais que oportuna Sessão Solene; General Adhemar da Costa Machado Filho, nosso Comandante Militar do Sudeste; Dr. Ivan Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, Comandante do IV Comando Aéreo Regional; demais autoridades presentes, Oficiais e Praças, jovens que aqui estão abrilhantando esse evento em uma grande demonstração de civismo e de amor à nossa pátria e ao nosso Exército, e a população que nos acompanha pela TV Assembleia.

Deputado Fernando Capez, antes de qualquer coisa, os meus parabéns pela iniciativa. Reverenciar o Exército Brasileiro, cuja história se confunde com a história do nosso país é extremamente significativo. E nesse momento, General Adhemar, nossos irmãos do Exército Brasileiro, são 42 milhões de habitantes no Estado de São Paulo que a Assembleia Legislativa representa o pensamento que está dizendo muito obrigado ao Exército Brasileiro, muito obrigado pelo que faz ao nosso país nos 365 dias do ano, às 24 horas do dia em todos os pontos no país. E é muito importante, V. Exa., que a Assembleia Legislativa tome esse tipo de iniciativa. Pois em determinado momento se tornou politicamente correto, palatável midiaticamente, não sei o número de vezes, em tentar diminuir ou menosprezar o papel das Forças Armadas, como do Poder Judiciário, como das forças de seguranças nos Estados.

A quem interessa senão ao crime e aos inimigos do nosso povo, da nossa pátria, diminuir a importância e tantas outras vezes até tentar achincalhar o papel daqueles que fazem o juramento e que não é um juramento, uma frase feita em uma final de formatura convencional. Um juramento de morrer pela pátria se preciso for, em defesa da sociedade. E o juramento que é cumprido, sim, a qualquer instante em que o dever chamar. Por isso é muito importante, é preciso que a população saiba.

Quando o Deputado Fernando Capez leu o magnífico currículo do General Adhemar, percebam em quantos pontos do país, em 42 anos de compromisso com a sociedade, ele foi prestar os seus honrosos serviços em defesa da pátria, e às vezes até fora do país. É preciso que a sociedade saiba exatamente que a atividade do militar é quase um sacerdócio. Não são pelos valores financeiros, pela recompensa, pela eventual promoção, nada disso. Um sentimento muito maior e um sentimento que é preciso que seja resgatado pela sociedade brasileira em relação a sentir amor pelo próprio país.

Ao sentir amor pelas nossas coisas, estamos homenageando também Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias.

Devemos lembrar que ao mesmo tempo em que a sociedade, hoje, acaba reverenciando valores menores, acaba participando maciçamente em marcha da maconha, por exemplo. Luís Alves de Lima e Silva, o nosso Duque de Caxias, maior militar do nosso país, ao longo do tempo tornou-se sinônimo de chato. Sujeito é Caxias, como se fosse uma coisa de menor valor.

Nosso respeito à ética, ao civismo. Como é bom ver os jovens aqui participando, batendo palmas para o nosso Exército, algumas distorções políticas precisam ser corrigidas pela população. Foi criado recentemente e é necessário que os Parlamentares falem em defesa de tudo que acreditam em todos os momentos, porque a população nos coloca exatamente para isso, foi criada a Comissão da Verdade, e aqui na Assembleia Legislativa, Deputado Fernando Capez, também há a Comissão da Verdade. Devo dizer a todos os integrantes do Exército Brasileiro, eu aqui protocolei, não pertenço a essa Comissão. Possivelmente como preconceito por eu ser militar do Estado, não posso compor a Comissão da Verdade, mas protocolei como Parlamentar e cidadão que as duas primeiras apurações da Comissão de São Paulo sejam em relação à morte de Mario Kosel Filho e Alberto Mendes Junior. E peço até ajuda, Deputado Fernando Capez, que é da Comissão de Constituição e Justiça, para que seja respeitado o regimento dessa Casa e que os primeiros protocolos sejam respeitados para avaliar se o Estado de São Paulo deve reconhecer e indenizar a família desses dois jovens brasileiros e da Polícia Militar que foram covardemente assassinados em atentados terroristas. É preciso que se faça em nome da verdade, às Forças Armadas, as suas forças auxiliares, o Exército Brasileiro está sempre de pé e à ordem da população, em defesa da Constituição.

Por isso, com muito orgulho, digo parabéns ao Exército Brasileiro, parabéns às nossas forças armadas; e viva Luís Alves de Lima e Silva, o maior herói brasileiro que deve ser reverenciado pelo que contribuiu para toda a história do nosso país.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos também a presença do nobre Delegado de Polícia Serviço Aerotático, SAT, Maurício José Lemos Freire.

Eminente Jorge Nagado, 1º vice-Presidente, representando o Presidente da Sociedade Amigos da Segunda Divisão do Exército; Coronel da Polícia Militar José Luis Martins Navarro, representando o Comandante Geral da Polícia Militar Coronel Roberval Ferreira França, que estava confirmado para vir, disse que viria, mas no último momento houve um acidente no Estado de São Paulo e ele foi obrigado a se deslocar, está muito bem representado aqui pelo Coronel José Luis Martins Navarro; Dr. Paulo Rios, Delegado Chefe da Assembleia Legislativa, representante o nosso querido Marcos Carneiro Lima, Delegado Geral; Laudenir Bracciali, Presidente da Câmara de Blindagem Transparente da ABRABLIN; Christian Conde Antonio, Presidente da Associação Brasileira de Blindagem; Ney Alberto Viana Cardoso, representando o nosso querido Deputado Salim Curiati; Paulo Monteiro, representando o Partido Verde; Célio Guimarães, radialista e comunicador, prazer revê-lo aqui; Kátia Regina, Presidente do Instituto de Reabilitação; vamos nominando outras autoridades na medida em que a sessão for avançando.

Luiz Alves de Lima e Silva nasceu a 25 de agosto de 1803. Já no nascimento mostrava seu caráter nacional. Nascido na Capitania do Rio de Janeiro, mas na Fazenda de São Paulo, foi um dos grandes heróis, o maior herói do Exército Brasileiro com as seguintes campanhas: Campanha interna; Guerra da Independência, 1823; batismo de fogo em Salvador, Balaiada em 1840; Revolução Liberal, 1842; Pacificação da Província São Paulo, Revolução Liberal; também em 1842, Pacificação da Província de Minas Gerais; Revolução Farroupilha de 1842 a 1845; Pacificação da Província do Rio Grande do Sul, um grande pacificador; Retomada de Uruguaiana, em 1865, acompanhou o Imperador na instalação de nossa fronteira; Campanhas externas; Campanha Cisplatina, culminou na independência do Uruguai; e campanha da Tríplice Aliança, 1866/ 1869, comandou as forças aliadas levando-as a vitória.

A guerra do Paraguai já durava quatro anos e as tropas não estavam conseguindo passar a ponte do Ribeirão Itororó para tomar a estrada para Assunção. No meio do campo de batalha surgiu um homem de 65 anos, mas em pleno vigor, montado a cavalo. “Sigam-me os que forem brasileiros.” Era o brado de comando de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Os brasileiros ultrapassaram não só a ponte, mas o caminho para a tomada da capital paraguaia. Finalmente, em 1° de janeiro de 1869, a bandeira do Império brasileiro tremulou vitoriosa, quando o Exército Brasileiro chegou a Assunção, capital do Paraguai. O chefe militar, reconhecido por sua bravura, seus dotes de estrategista e suas virtudes de pacificador, recebeu o título de Duque, tornando-se o único brasileiro a merecer essa honraria. Por essa razão, o Dia do Soldado é comemorado exatamente no dia 25 de agosto, em uma grande homenagem ao Duque de Caxias.

Solicito agora, para que em nome de todas as autoridades civis, eminente Desembargador, Presidente Ivan Sartori, dirija as suas palavras ao Exército Brasileiro.

 

O SR. IVAN SARTORI - Exmo. Sr. Deputado Fernando Capez; General do Exército, Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste, seus familiares, sua esposa Sarah, sua sogra Teresinha, Sr. seu sogro, Coronel Miscow; major Brigadeiro do Ar, José Geraldo Ferreira Malta, Comandante do IV Comar; e Deputado Estadual Major Olímpio, orador de hoje. É com satisfação que cumprimento o eminente Deputado Fernando Capez por essa cerimônia de iniciativa patriótica, importante, de alta relevância, inclusive para a nossa nação. O Dia do Soldado representa mais do que uma homenagem ao Exército, representa um dia de exercício do patriotismo, da nacionalidade.

O Exército Brasileiro tem provado a sua bravura diante de todos esses anos, diante de todos esses óbices, essas batalhas e dificuldades que o Brasil vem enfrentando. E não bastasse honrosamente o trabalho do Exército defendendo nossas fronteiras, temos também o trabalho social até no exterior, inclusive lá no Haiti. Desta forma, nós temos muito orgulho do nosso Exército. Eu fiz questão de comparecer na sexta-feira aqui no Comando para receber a Medalha do Pacificador, Duque de Caxias, Luiz Alves de Lima e Silva, o homem que representa o emblema maior de patriotismo, o homem que nos traz orgulho de ser brasileiro; de modo que o Dia do Soldado deve ficar marcado sempre, indelevelmente a todo o momento em que possamos pensar em patriotismo, em cantar o nosso Hino Nacional, em pensar no futuro do Brasil.

Orgulho de ter aqui inclusive os jovens, porque hoje nós não temos mais aquela marca do patriotismo nas escolas, isso precisa ser renovado. Nós precisamos fazer com que nossas crianças cantem o Hino Nacional, reverenciem o Dia da Bandeira, reverenciem o Dia da Pátria, reverenciem o Dia da Independência, reverenciem o Dia do Soldado. Por que não? Porque reverenciar o Exército, como tenho dito, também é uma forma de exercer o patriotismo.

Eu quero cumprimentar aqui o meu querido amigo General Adhemar, homem forte, de grande bravura, homem com um currículo ímpar, de uma simpatia, de um carisma, que vem transformando e modificando a imagem do Exército Brasileiro. Aquela imagem sisuda do Exército Brasileiro, que não obstante a sua bravura, não obstante a reverência que mereça, nós temos agora a imagem do pacificador, do verdadeiro pacificador, do homem que se relaciona com a sociedade, do homem que mostra o Exército à sociedade. Quero cumprimentá-lo, meu querido amigo General Adhemar, e agradecê-lo, inclusive, pelo grande trabalho que fez em parceria com o Tribunal de Justiça para nós conseguirmos destruir armas que estavam nos nossos Fóruns e ofereciam grande risco e grande perigo à população.

O Exército é nosso parceiro, nós somos parceiros do Exército e nós fazemos questão de reverenciar a instituição, fazemos questão de cumprimentar cada soldado, cada oficial e cumprimentar o nosso querido amigo General, e as próprias Forças Armadas representadas também aqui pelo nosso querido Major Brigadeiro Malta.

É isso que eu tinha a dizer. Agradeço a todos e desejo-lhes um excelente dia. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento essa Presidência fará a entrega de diplomas de honra ao mérito, principiando pelo Exmo. Sr. General de Brigada, Carmo Antonio Russo. Convido o nobre Presidente Ivan Sartori e o General Adhemar para, juntamente com este Deputado, procedermos à entrega desta comenda. (Palmas.)

Também faremos a entrega do diploma de honra ao mérito ao Exmo. General de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto. Convido, além do Brigadeiro Malta, General Adhemar e do nosso Presidente Sartori, nosso querido colega Deputado Olímpio Gomes, para procedermos à entrega. (Palmas.)

E finalmente convidando o nosso Presidente Ivan Sartori, Brigadeiro Malta, General Adhemar e agora somando-se a nós o nosso querido Misael Antonio de Souza, ao nosso General de Divisão João Camilo Pires de Campos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Querido Misael Antonio de Souza, que juntamente com o Coronel Magalhães tem feito um belíssimo trabalho de intercâmbio de comunicação entre a Assembleia Legislativa e o Exército Brasileiro.

Exército é também exemplo de conduta, de preservação de valores para toda a juventude. E esse foi o intuito pelo qual nós convidamos para fazer uma apresentação, antes do epílogo dessa Sessão Solene, o Grupo Guri Santa Marcelina. Um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sócio-cultural para mais de 13 mil e 500 crianças e adolescentes entre seis e dezoito anos, em polos da capital e em cidades da região metropolitana de São Paulo.

Sob gestão da Santa Marcelina Cultura Organização Social, qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, o programa proporciona educação musical de qualidade aliada a uma ação social transformadora. Além dos sete grupos infantis e juvenis de formações musicais tradicionais, das quais participam alunos que participaram do processo de seleção, O Guri conta com grupos menores que se formam nos polos de ensino. Esse é o caso do Coral do Guri Santa Marcelina do Polo São Carlos, que fará uma apresentação sob a regência da Maestrina Karla Velani, e acompanhamento da pianista Roberta Brandi.

O grupo apresentará as músicas Banaha, canção folclórica do Congo; Ubi Caritas, de Roger Emerson e Amazônia, de Vavá Rodrigues e Cezar Elbert.

A homenagem das crianças ao Exército Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nossos agradecimentos ao Secretário Estadual da Cultura, Marcelo Mattos, pelo apoio a esse evento.

Essa Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia primeiro de setembro em horário nobre, às 21 horas, pelo canal 13 da NET, 66 da TVA, 185 da TVA Digital e 61.2 da TV Digital Aberta.

Um programa que tem mais audiência do que muitos que passam nesse mesmo horário.

Nesse momento, já nos aproximando do encerramento dessa Sessão Solene, que por ter forma sacramental e rígido procedimento tem que seguir a risca toda previsão, nós faremos o momento mais alto da Sessão Solene. Eu quero convidar o Desembargador Ivan Sartori, Brigadeiro Malta, Deputado Olímpio Gomes, Misael Antonio de Souza, e a Sra. Sarah Nair Miscow Machado, para prestarmos uma homenagem a este grande militar, nosso Comandante, General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste, ao qual entregaremos uma placa de honra ao mérito. (Palmas.)

Apenas para fazer a leitura dos dizeres. É uma placa de prata comemorativa. “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do Deputado Estadual Fernando Capez, neste segundo ano consecutivo em Sessão Solene presta homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu patrono, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, na pessoa do General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, fervoroso defensor da segurança de nosso país. Com carreira exemplar e atuação decisiva em momentos importantes da vida política nacional, contribuindo para o fortalecimento de nossas instituições e a defesa do Estado Democrático de Direito. Fernando Capez, Deputado Estadual, 27 de agosto de 2012”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E como não poderia deixar, essa Presidência honrosa e orgulhosamente concede a Tribuna principal ao Exmo. Sr. General do Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.

 

O SR. ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO - Ano passado, nós, do Comando Militar do Sudeste, ocupamos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Talvez um observador desavisado ficasse até preocupado, mas mais uma vez viemos aqui receber uma carinhosa homenagem da Assembleia Legislativa, que representa a nossa sociedade, e uma iniciativa do nosso amigo e notável Deputado Fernando Capez.

Agradeço a presença do nosso Presidente do Tribunal de Justiça, amigo também do Exército Brasileiro pelo qual tenho grande admiração, Dr. Ivan Sartori; Deputado Olímpio Gomes, que em diversas ocasiões tem demonstrado admiração pela nossa instituição.

Agradeço também a presença do meu irmão, Major Brigadeiro Malta, dos meus familiares, dos convidados, desses jovens aqui presentes, os escoteiros e os que integraram o coral da nossa Maestrina Karla pela belíssima apresentação. A cerimônia desse ano, V. Exa., ganhou muito em sensibilidade, em alma, fruto da sua intensa sintonia com a valorização do nosso Exército Brasileiro.

A figura do patrono é fundamental para uma instituição armada. Por que uma instituição armada como o Exército Brasileiro busca a figura do patrono? É para que ele seja o grande referencial dos seus integrantes. Essa é a razão de ser. O Exército tem inúmeros heróis na sua história, inúmeros cidadãos brasileiros que, como heróis do Exército, souberam honrar a farda que vestiam.

Mas a escolha de Caxias foi sublime. Caxias é quem melhor representou o espírito que norteia o Exército Brasileiro, no passado, no presente e no futuro. Essa é a razão de nós cultuarmos o nosso patrono. E se eu tivesse que selecionar apenas dois traços do perfil de Caxias que bem retratasse o que eu estou dizendo, sem dúvida alguma selecionaria o seu empenho pela manutenção da integridade territorial do Brasil, sagrado para todos nós militares e o seu espírito de pacificador, sagrado para todos nós. O patrono Caxias é para todos nós, militares, a representação mais emblemática do compromisso com a soberania e a integridade territorial e com o sentido de pacificação que contribua para harmonizar e integrar cada vez mais a sociedade brasileira. Uma sociedade ainda injusta, ainda desigual e que precisa amadurecer, e ainda a razão do nosso compromisso e do nosso esforço.

Deputado Fernando Capez, fiz questão de trazer uma representação bastante substancial do Comando Militar do Sudeste. Eu trouxe todos os meus Generais, eu trouxe todos os Comandantes das unidades que integram o Comando Militar do Sudeste, e trouxe uma significativa participação do segmento de Oficiais e Sargentos, para que eles fossem testemunhas dessa cerimônia, do alto simbolismo que ela contém. Toda a sociedade que sabe homenagear suas forças armadas é feliz, porque todos nós passaremos, a nossa instituição perdurará. Uma instituição que tem mais de 360 anos, e sem dúvida alguma, pelo seu compromisso com a nação brasileira, ela perdurará. Esta a razão do nosso compromisso em manter, seja no Exército de ontem, seja no Exército de hoje ou no Exército de amanhã, os ideais de Caxias.

Essa cerimônia, para mim, é bastante emblemática. Agradeço a presença dos nossos escoteiros. É importante que o jovem de hoje seja testemunha de momentos como esses, que não são tão intensos hoje na nossa sociedade, mas que tem que ser resgatados.

Eu falei para o Deputado Fernando Capez, bastante inteligente o nosso coral da Professora Karla, em encerrar a sua apresentação com a canção da Amazônia, porque é um dos compromissos também pétreos da nossa instituição. Mesmo que a sociedade brasileira demore a entender a importância daquela região, mesmo que a sociedade brasileira muito lentamente se volte para ela, nós estamos lá, porque esse é o nosso compromisso. Nas fronteiras, nas cidades do interior, assegurando a presença do Estado brasileiro. E fazemos com muito carinho, com a irmandade na nossa Força Aérea e com a nossa Marinha do Brasil.

Sem dúvida alguma as nossas forças armadas são singulares na sociedade brasileira. E eu diria mais, a grande maioria dos seus integrantes é formada por cidadãos competentes, disciplinados, respeitadores e com compromisso de servir ao Brasil. Esse é o grande traço do nosso perfil. Deputado, muito obrigado por essa iniciativa. O soldado é sensível a isso. Por trás da farda, por trás da fisionomia muitas vezes sisuda, existe um coração sensível. Quando o soldado recebe o reconhecimento da sociedade, isso só nos alegra, não vindo o reconhecimento, nós mantemos o compromisso com a nação. Se não houver a compreensão, que é uma pena, a instituição estará permanentemente fiel ao seu compromisso. Havendo reconhecimento, sem dúvida a sociedade ganha. Amadurece esse grande grupo social que forma o nosso Brasil e as instituições definem o nível de solidez de um país. Um país que tem instituições sólidas é um país sólido. Então, uma cerimônia dessas traz no bojo de si um grande exemplo de uma instituição como a nossa Assembleia Legislativa, de uma instituição como o nosso Tribunal de Justiça, aqui representado pelo seu Presidente, de reconhecer a importância da instituição Exército Brasileiro.

Todos nós passaremos, as instituições permanecerão. Quanto mais sólidas elas forem, mais solida será a nação brasileira. Muito obrigado a todos vocês. À semelhança do ano passado, Deputado, a minha maneira de retribuir essa belíssima homenagem que o senhor está nos fazendo, e eu sei que eu faço em nome de todos os nossos integrantes do Comando Militar do Sudeste, é pela música. O senhor nos homenageou pela música hoje, nos homenageou com a presença dos escoteiros, e eu vou retribuir esse carinho com uma música também que para nós, do Comando Militar do Sudeste, ela é bastante representativa. É a busca permanente da nossa integração com o segmento civil da sociedade brasileira, pois nós temos que estar sempre irmanados.

Vou pedir à nossa Banda de música, por favor, em homenagem à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ao Deputado Fernando Capez, ao nosso Presidente do Tribunal de Justiça e ao Deputado Olímpio também, entoe aquela canção tão significativa para nós, “Amigos Para Sempre”. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos aqui agradecer o Sargento Laudel pela belíssima execução de “Amigos Para Sempre”. Um evento que reúne as crianças, o Poder Legislativo que representa a população e as forças armadas.

Quero agradecer a presença da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o seu Departamento de Desbravadores do Capão Redondo, Jardim das Palmeiras, Parque Fernanda, Vila das Belezas, e os seus líderes, Nelsio, Noemi, Joice e Paulo. Quantas crianças de quantos pontos de São Paulo vieram aqui homenagear o Exército e mostrar a sua admiração? Que bonito, que futuro auspicioso e alvissareiro aguarda essa nação. 

E agora peço a essas crianças para darem o Brado de Guerra Pela Paz. A guerra de nossa nação é sempre pela paz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Brado de Guerra.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Bravo!

Nesse encerramento em que nossa assessoria trabalhou e se esmerou com muita competência, apoiada pelo comando do Coronel Magalhães e do Misael Antonio de Souza, nessa Sessão Solene maravilhosa, em que eu vejo aqui até o final da Sessão Solene o meu colega Olímpio Gomes, deputado ao lado de quem, juntamente com os Deputados Ferrarini e Conte Lopes, sempre cerramos fileira pela defesa da Polícia Militar, que é aquela que pode ser atingida pelas leis estaduais quanto à sua carreira, suas vantagens.

Realizamos Sessão Solene para homenagear as policiais femininas, a Polícia Militar, a memória do Tenente Alberto Mendes Júnior, que tem um projeto em tramitação para que seja promovido honoris causa a Coronel, seria a graduação máxima que ele atingiria na Polícia Militar e é onde ele estaria se hoje estivesse. Se não tivesse entregado sua vida em defesa da nação. E, Olímpio, eu faço isso muito em memória do meu pai.

Meu pai queria que tanto eu quanto o meu irmão mais novo, Dr. Rodrigo Capez, Juiz de Direito, braço direito do nosso Presidente Ivan Sartori, tivéssemos seguido a carreira militar. Meu irmão chegou a fazer a Escola Preparatória de Cadetes. Quando eu luto pela defesa dos valores, da Polícia Militar, das forças armadas, eu faço também um pouco pelo meu pai. Lembro-me dele comemorando o ingresso do meu irmão na Magistratura, nós fizemos um almoço em casa, e tanto eu, o Olímpio foi o primeiro da turma dele da Polícia Militar, eu fui primeiro colocado no concurso do Ministério Público e meu irmão foi o primeiro colocado no concurso da Magistratura. E ele falou que de certa forma compensa um pouco a frustração de não vê-los envergar a farda do nosso Exército.

E talvez, General Adhemar, seja porque em nenhuma outra função o cidadão seja treinado e preparado para dar a vida ao seu semelhante. Mesmo médico, que é treinado para salvar vidas, o militar é treinado para doar a própria vida se necessário for, em defesa da pátria, em defesa do seu semelhante. Por isso, General Adhemar, eu pelo menos interpreto e vejo assim, toda vez que eu estou com os militares, toda vez que eu estou com as forças armadas, sinto-me mais próximo de Deus. Porque eu me sinto mais próximo do valor supremo que todos nós aprendemos, que é o de nos doarmos aos valores que acreditamos e acima de tudo aos nossos semelhantes. Não é por outra razão que nós temos aqui a mais alta autoridade civil do Estado de São Paulo, o Poder Judiciário, que vem nos prestigiar. Não é por outra razão que veio o Presidente da Assembleia Legislativa em pessoa fazer a abertura dessa Sessão Solene. Nós admiramos muito, estaremos sempre nas nossas trincheiras, nas nossas funções, fazendo tudo que estiver ao nosso alcance para manter elevado o nome de nossa nação, o nome do Exército Brasileiro. E é por essa razão que nenhum outro discurso poderia encerrar essa Sessão Solene se não a Canção do Exército.

Peço a todos, com a licença do meu General, sem cometer um ato de insubordinação, que, em pé, entoássemos a Canção do Exército Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Hino do Exército Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Esgotado o objeto da presente sessão, essa Presidência agradece a todas as altas autoridades que se fizeram presentes, aos funcionários dessa Casa, à nossa assessoria, comandada pelo Coronel Magalhães e Misael Antonio de Souza, à Banda do Comando Militar do Sudeste, representada pelo Maestro 1º Sargento Laudel, a esse grande brasileiro, o General Adhemar. E hoje todos nós sairemos daqui sem dúvida mais leves, enaltecidos; e eu tenho certeza, mais próximos de Deus.

Está encerrada a sessão. Um bom dia a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 40 minutos.

 

* * *