1

 

08 DE NOVEMBRO DE 2002

53ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "DIA DO LÍDER COMUNITÁRIO"

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/11/2002 - Sessão 53ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO LÍDER COMUNITÁRIO"

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Líder Comunitário". Convida a todos para ouvirem a execução do Hino Nacional pelo Coral da Polícia Militar.

 

002 - ANTONIO FLORES

Representante de Enilson Moura Simões, o Alemão, Presidente da SDS - Social Democracia Sindical, aborda a necessidade de respeito aos semelhantes, lamentando a miséria, a fome e a violência.

 

003 - ANSELMO JOSÉ DE ALMEIDA

Presidente da Federação de Favelas do Estado de São Paulo - Fagesp, também conhecido por “Nei Favela”, recorda os debates que culminaram com a instituição deste dia como data para reflexão sobre a atuação dos líderes comunitários. Cita a lei do usucapião urbano.

 

004 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Refere-se ao Estatuto da Cidade, tecendo comentários acerca da lei do usucapião urbano. Anuncia a execução de números musicais por alunos do Projeto Guri.

 

005 - APARECIDA DA SILVA

Líder Comunitária, elogia o trabalho de seus companheiros.

 

006 - PADRE ROSALVINO

Atuante na área de Itaquera, Capital, enaltece o papel de líder de Jesus Cristo.

 

007 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Passa à entrega de diplomas aos homenageados. Recorda sua atuação na Casa Civil do Governo do Estado, parte de sua trajetória política que iniciou-se com sua atuação como líder comunitário. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

-         É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Boa noite a todos. Quero aqui agradecer a presença da nossa Prefeita, minha esposa Dalvani Caramez, de Itapevi, agradecer a presença da Cidinha, Aparecida Silva, líder comunitária, de Anselmo José de Almeida, Presidente da Federação das Favelas do Estado de São Paulo, a Fagesp, do Padre Rosalvino, da Helena Leme do Prado, representando o nosso Marcos Mendonça, Secretário da Cultura, de Antonio Flores, representando o Alemão, Presidente da SDS - Social Democracia Sindical, de Wagner Bonarini, Presidente do Lions Clube da Barra Funda, de Saninari Oshiro, Diretor da Febem, de João Seleção, Vice-Prefeito de Itaquaquecetuba, de Ediléia dos Santos, Presidente das Escolas de Samba Paulistanas. Acima de tudo agradecer a presença de todos vocês para essa Sessão Solene, onde estaremos comemorando o Dia do Líder Comunitário.

Meus amigos e minhas amigas, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente dessa Casa, nosso companheiro Deputado Walter Feldman, atendendo uma solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o “Dia do Líder Comunitário”.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Coral de nossa grandiosa Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero nesse momento agradecer o regente do coral Eliel Marco, 2º sargento-músico PM. Muito obrigado, sargento. Parabéns! Aliás, é sempre encantador e maravilhoso quando temos numa sessão a participação ora da banda e ora do coral de nossa gloriosa Polícia Militar. Muito obrigado e parabéns mais uma vez!

Quero desejar boas-vindas a todos vocês. É sempre um prazer poder receber na Casa do povo os legítimos e verdadeiros representantes do povo. Nós, Deputados, somos aqui os representantes do povo, mas no momento que estamos aqui, reunidos com lideranças que sem sombra de dúvida que com toda a sua perseverança, sua dedicação e a acima de tudo a sua vontade de crescer, para nós aqui é uma satisfação muito grande.

Hoje, vocês são os legítimos e verdadeiros representantes do povo de São Paulo, sejam bem-vindos à Assembléia Legislativa de São Paulo, em meu nome, em nome de todos os nossos companheiros Deputados e especialmente em nome do nosso Presidente da Assembléia, o Deputado Walter Feldman.

Tenho a honra de passar a palavra ao nosso companheiro Antonio Flores, que está nesse momento representando, como disse anteriormente, o “Alemão”, Enilson Moura Simões, que é o Presidente da Social Democracia Sindical. Flores, o microfone é todo seu, por favor.

 

O SR. ANTONIO FLORES - Boa noite a todos! Nobre Deputado João Caramez, companheiro e militante do PSDB, sua esposa Prefeita, meu amigo e companheiro “Nei Favela”, querido Padre Rosalvino, companheira Cidinha.

É um momento de grande alegria estarmos comemorando o dia daqueles que dedicam toda uma vida em defesa do ser humano, nos dias que estamos vivendo, num mundo violento, não só no Brasil, mas em todo mundo. A cada um de vocês temos que agradecer e ter muito respeito pela dedicação que vocês têm com o nosso semelhante.

Queria hoje estarmos comemorando paz e uma grande vitória. Mas infelizmente somos apanhados com algumas notícias de surpresa, pela própria violência do mundo, vimos que foi um crime bárbaro, a filha assassinar o pai e a mãe, parece-me que isso é fruto daquilo que foi esquecido e que se parou de se fazer, que é lutar pela paz no mundo todo. Não podemos mais aceitar que o um mundo seja aos poucos sendo determinado pela violência do capital, pela violência do capitalismo. Temos que nos unificar, não só para acabar com a violência da fome e da miséria, mas para acabar com a ganância dos capitalistas que esmagam o povo no mundo todo.

Parece-me que está na hora de fazermos grandes manifestações em defesa da paz, porque se não tivermos paz e liberdade, não vamos poder continuar com a nossa luta em defesa do ser humano, era isso que tinha a dizer. Muito obrigado e parabéns a todos que dedicam a sua vida em defesa do ser humano. Muito obrigado companheiros.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero agradecer a presença do Dr. Miguel Marques Silva, jjuiz c-corregedor dos presídios do Estado de São Paulo.

Flores foi muito feliz na sua colocação, acho que é oportuno lembrarmos que esse episódio marca sem sombra de dúvida a violência que estamos vivendo, mas dizem que as maiores violências vêm das classes mais humildes, das favelas, das comunidades ocupadas, e esse crime bárbaro veio da classe média alta. Acho que merece uma observação sincera e do fundo do coração, de que realmente se existe violência, não é no meio do trabalhador, não é no meio das pessoas humildes, não é no meio daquelas pessoas que realmente lutam pela sua sobrevivência, mas a violência vem exatamente daqueles que realmente de uma classe alta, daqueles que vivem de uma maneira soberba, que praticamente esquecem aquilo que vivemos no dia-a-dia e assistimos no dia-a-dia, que é uma guerra pela sobrevivência. Então, Flores, quero dar os parabéns, pela lembrança oportuna que você teve.

Quero nesse momento passar a palavra para o meu amigo Anselmo José de Almeida, o ““Nei Favela””, Presidente da Federação das Favelas do Estado de São Paulo.

 

O SR. ANSELMO JOSÉ DE ALMEIDA Boa-noite a todos!

Nobre Deputado, Exma. Prefeita de Itapevi, Padre, Cidinha, aqui representando o líder comunitário.

Queria falar de uma coisa que aconteceu em 1996, no meio do ano de 1996. Algumas pessoas que têm o trabalho de comunidade se reuniram e começaram a discutir uma unidade de todas as Associações de Moradores e todos os segmentos que trabalham na comunidade. Na febre daquela discussão, em dado momento, resolvi fazer uma proposta.

Eu olhei o calendário do começo ao fim e não vi o dia do líder comunitário. Naquele dia então, surgiu uma idéia que tinha que se oficializar, tinha que se instituir a homenagem ao líder comunitário, mas através de uma lei, fizemos um projeto e nesse projeto encaminhamos à Câmara dos Vereadores, onde foi sancionado. Depois o nobre Deputado também fez com que ele se transformasse em lei estadual. Pelo sexto ano consecutivo, a Federação de Favelas e Associações do Estado de São Paulo, faz esse evento em homenagem ao Líder Comunitário. Nesse ano, em especial, gostaria destacar o propositor dessa Sessão Solene que é o Deputado João Caramez, no qual tive o prazer de conhecer e conviver, porque tem deputados e deputados.

O Deputado João Caramez, pelo menos para o “Nei Favela”, que é uma pessoa que atravessa, há 17 anos, por um trabalho comunitário como vocês. Tenho pessoas aqui que ajudaram a construir essa cidade de São Paulo, num movimento comunitário, fomos nós, essa cidade, maior cidade do Brasil, foi construída por essas lideranças que estão aqui presentes. Então nada mais justo que a homenagem seja prestada a eles.

Esse conjunto de pessoas pensou num projeto que atendesse a todos os segmentos, não só a Associação de Moradores, mais a Igreja, que faz o social, a religião que faz o social, o segmento até dos companheiros ali, vou até citar não é para melindrar, vou citar porque é um companheiro que está ali, é o “Cigano” e outros companheiros ali de cima que têm o trabalho comunitário deles. Então, o que quero frisar e deixar bem claro, é de que todo ano isso vai acontecer. Se não for com o “Nei Favela”, continuará com o Deputado, sendo o propositor da Sessão Solene, um de vocês estarão aqui falando a mesma coisa, hoje é o nosso dia, hoje no calendário, existe o Dia do Líder Comunitário. Isso tem que ficar bem claro, às autoridades que todo o final de ano, vamos nos reunir para avaliar os nossos erros e os nossos acertos. Tenho certeza que muitos aqui que trabalham pela comunidade, muitas vezes não são reconhecidos, quantas vezes o nosso trabalho na comunidade não é reconhecido. (Palmas.)

Deixa de ser reconhecido, mas cada um de nós sabe que se não somos reconhecidos pela minoria da comunidade, por Deus somos reconhecidos. Quando não tivermos mais aqui, tenho certeza que seremos gratificados com isso, com a nossa consciência que é o mais importante, estaremos gratificados com a nossa consciência. Então meus amigos e minhas amigas, muitos aqui me conhecem, muitos aqui já pegaram o diploma de líder comunitário, tenho certeza! Muitos ainda vão pegar, pela primeira vez hoje, quero que isso se repita e se duplique para que possamos fortalecer o nosso movimento. Por quê? Porque o nosso movimento é forte, mas ele é um pouco desunido, haverá um dia em que todos nós seremos unidos, aí a força maior nossa falará por nós.

Estou um pouco emocionado, porque ontem faleceu um líder comunitário do Jardim Beatriz, com 75 anos. Queria dedicar a minha fala a esse homem que foi um líder comunitário até o último dia da sua vida, e precisou de apoio para ser enterrado, porque se não tivesse apoio, seria enterrado como indigente. Graças a Deus que o que pudemos fazer por ele, fizemos. Fomos até ele e o prestigiamos, fizemos a homenagem que ele merecia, de líder para líder e é isso que queremos fazer.

Deputado João Caramez, uma pessoa que conheci disse: “Existem políticos e políticos”. Considero o Deputado João Caramez uma pessoa que prestou serviço a essa comunidade durante o ano de 2002. Vou citar como, num evento que fizemos no Ginásio do Ibirapuera, onde concentramos 500 entidades e 8 mil pessoas, quando precisei citar uma Lei Federal, denominada Estatuto da Cidade, é a Lei do Usucapião Urbano, que dá o direito de propriedade a todo cidadão brasileiro. Precisava divulgar isso à população e não encontrava quem pudesse me estender a mão, mas graças a Deus apareceu no meu caminho o Deputado João Caramez que me falou: “É importante o povo saber que existe uma lei que legaliza as moradias em qualquer situação, na favela, no loteamento clandestino, num loteamento irregular, num cortiço etc. Enfim, para todas as situações da questão da legalização latifundiária e das habitações existe lei”.

Queria agradecer ao Deputado João Caramez, por ter me ajudado há um ano atrás, garantindo esse evento e queria agradecer de novo porque ele brigou juntamente com a Federação e juntamente com o ISS, para que o Governador assinasse um decreto instituindo uma comissão que colocará na prática a Lei do Usucapião Urbano no Estado de São Paulo. Essa é a nossa conquista. (Palmas.)

Como não podemos fazer sozinhos, contei com o Deputado João Caramez e demais companheiros. Gostaria de agradecer principalmente a vocês, pelo fato estarem aqui, o que justifica essa homenagem do Líder Comunitário. Agradecer os companheiros que conheci, do escritório político do Deputado João Caramez, o Renato, o Valdir, o Hermes, o Antunes. Enfim, todo mundo, o Marcel que ficou ligando para vocês, o Renato ficou até às 3 da manhã, nomeando os diplomas, então o Deputado João Caramez está de parabéns! Tem uma equipe que pensa na população e pensa no líder comunitário, dentre outros Deputados.

Fique bem claro: acho que no ano que vem, o “Nei Favela” não tem que estar aqui, no ano que vem tem que estar um de vocês. Parabéns a todos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - O “Nei Favela” lembrou aqui um assunto muito importante, com relação ao Estatuto da Cidade. Antes, porém, quero firmar o compromisso de que pelo menos durante mais quatro anos teremos aqui a comemoração do Dia do Líder Comunitário, porque com a graça e a ajuda de todos vocês, consegui realizar mais um sonho na minha vida, ou seja, continuar durante por mais quatro anos como Deputado Estadual, prestando serviço ao nosso Estado de São Paulo. Pelo menos durante mais quatro anos, esse Deputado fará a propositura de comemorar o Dia do Líder Comunitário aqui na Assembléia Legislativa de São Paulo.

A nossa sorte, a sorte do povo do Estado de São Paulo, é que temos aqui um Governador muito sensível aos reclamos e às necessidades do povo mais simples e do povo mais humilde. Aquele evento citado pelo “Nei Favela” aconteceu porque tivemos o apoio irrestrito e incondicional do Governador Geraldo Alckmin. Naquele momento ele assumiu um compromisso de realmente ajudar, a fazer com que essa lei federal fosse implantada no Estado de São Paulo.

Há questão de oito dias, o Governador Geraldo Alckmin, assinou um decreto instituindo uma comissão, que tem elementos do Legislativo, do Executivo e da sociedade civil organizada, para fazer com que a lei do Estatuto da Cidade seja implantada no nosso Estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana de São Paulo. Essa comissão está sendo constituída e brevemente já começará a trabalhar, no sentido de que essa lei seja viabilizada e com isso algumas áreas sejam regularizadas para que as pessoas possam definitivamente ter a titularidade, o título de sua propriedade, garantindo o direito de moradia dos seus filhos e dos seus netos também. (Palmas.)

Para descontrair um pouco, teremos uma apresentação musical. Quero chamar aqui o pessoal que compõe o Projeto Guri, os alunos do Projeto Guri - Pólo Fênix, fará uma apresentação a todos. São guris, por isso que não ficam parados no lugar. Vocês irão gostar muito, com certeza! Esse é mais um projeto do Governo do Estado de São Paulo. A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, cujo Secretário, nosso companheiro Marcos Mendonça, realiza esse maravilhoso projeto.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical dos alunos do Projeto Guri. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Professor, parabéns! Quero liberar o microfone para que o Sr. possa falar um pouco da origem do projeto, da história das crianças. Fique à vontade.

 

O SR. EDILSON Wagner MARTINS - Boa noite! A minha participação no Guri, começou esse semestre e na verdade nossa intenção é dar alguma atividade que seja prazerosa e de interação a essas crianças, que serão o nosso futuro e serão adultos formadores de opinião, multiplicadores. Então, essa é a intenção do Projeto Guri, e fico muito orgulhoso de poder fazer parte desse processo. Obrigado! Espero que vocês tenham gostado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Maravilhoso! Muito obrigado pela participação de vocês, que com certeza abrilhantaram muito esse evento. Obrigado mesmo e parabéns! Acho que essa criançada merece mais uma salva de palmas, não é?

Depois dessa maravilhosa apresentação, tenho a honra de passar a palavra para uma mulher que tive o prazer de conhecer, ver o seu trabalho, ver a sua luta, o seu dinamismo, a sua perseverança, o seu carisma e o seu carinho. Enfim, uma mulher que dignifica a figura de todas as mulheres aqui presentes com certeza. Quero passar a palavra para a Cidinha, para que ela fale em nome das lideranças comunitárias. (Palmas.)

 

A SRA. APARECIDA DA SILVA - Em primeiro lugar, me sinto muito honrada, por ter sido convidada a homenagear, não vou dizer líder comunitário, mas essa gente que luta por gente. Essa é a minha introdução inicial.

Senhor Deputado, quero agradecer por essa escolha, não sei se vou conseguir falar, pois estou bastante emocionada de estar aqui, por estar ouvindo essas crianças que nos emocionam, ainda mais nesse mundo de violência e conturbação. Já ouvira falar desse Projeto, mas não tinha tido a oportunidade de conhecê-lo.

Quero dar os parabéns ao professor Edílson desse Projeto Guri, muito mais para esses jovens e para a comunidade aqui presente. Desejo que os líderes comunitários também venham a ter nas regiões aonde atuam um trabalho semelhante, porque este é o trabalho que enche os nossos corações. Na seqüência dos cumprimentos, quero dizer muito obrigado a Prefeita de Itapevi, Sra. Dalvani. Em segundo lugar, saúdo o representante de Deus que se encontra aqui presente. (Palmas.)

Em terceiro lugar, saúdo este homem valente junto ao seu povo, que é o senhor que sempre chamo de “Nei Favela”, mas hoje eu quero chamar de senhor “Nei Favela”, assim como ele é o guerreiro das favelas.

Quero dizer também, Deputado, que o senhor tem grandes guerreiros, grandes soldados na sua companhia, que é a sua assessoria. Não vou nomear nenhum deles, mas quero que eles se sintam todos cumprimentados. E também quero agradecer à Mirtes, que também estará vindo fazer parte desse seu trabalho. Quero também agradecer à Edna, que incansavelmente também me aturou em diversos momentos, junto com seu esposo, presentes nas reuniões, porque sou um pouco chata, realmente reconheço. Quero também agradecer à direção desta Casa por ter dado oportunidade dos líderes comunitários, aqueles que conhecem e os que não conhecem esta Casa, que é a nossa Casa, onde são editadas as leis para que não pequemos nos nossos trabalhos.

E também, quero agradecer a presença da mãe Alcina com seu grupo, que me recebeu de braços abertos quando apresentei o Deputado João Caramez. Ela prontamente abriu as portas e disse: “Cidinha, traga material desse homem”. Eu falei, “está difícil, mãe”. Mas um dia antes de terminar as eleições, vou trazer. Isso eu presenciei, Deputado, por isso faço questão de colocar. Ela disse: “Eu tenho os meus filhos. Vamos nos sentar aqui, vamos cortar uns papeizinhos e vamos fazer a campanha dele com os papeizinhos”. Isso me emocionou. Estiveram presentes lá também o seu coordenador Valdir, a Mirtes, o Dejair, que também é um lutador. Estivemos lá para ver o trabalho desta senhora.

Então, mãe Alcina, na presença de todos os líderes comunitários dessas autoridades aqui presentes, quero dar os meus agradecimentos, e selar nesta Casa que trabalho se faz com trabalho e trabalho se faz com educação e dignidade e assim a senhora o faz. Quero agradecer também a presença do Presidente do Lions Club de São Paulo, Sr. Cirineu Cleles.

Quero também agradecer a presença da Imprensa Oficial do Estado, representada pelo Sr. Afonso e pelo jornalista Arlindo Alvarenga. E quero agradecer a todos os demais presentes, porque se for enumerar todos, vou pecar. Mas esses nomeados foram os principais que eu encontrei no meu caminho, que não conheciam o Deputado João Caramez, mas abraçaram esse trabalho e foram à luta. Mais uma vez, muito obrigada.

Agora na verdade, meus irmãos líderes comunitários, vocês são valentes, são guerreiros, cada qual nos seus bairros, cada qual na sua comunidade. Assim como hoje estou tendo a oportunidade de estar aqui, convidada por esse nobre Deputado a ser representante de vocês, eu me orgulho muito, porque ser convidada para ser essa líder comunitária recepcionando vocês, isso é de grande responsabilidade. E quando recebemos uma grande responsabilidade, ficamos com medo. Mas esse medo acabou quando atravessei as portas desta Casa onde trabalha esse homem valente, esse homem que me convidou para andar nas comunidades e alguns bairros, e que eu muito indignada com a política, disse a ele: “Quero ver se realmente o senhor amassa barro e se o senhor realmente está a fim de melhorar este país, porque começa por um e depois vamos fazendo as nossas obras, as nossas construções”.

Então, líderes comunitários, hoje, dia 8 de novembro de 2002, aqui eu os represento e o faço com muito orgulho. E digo, nobre Deputado João Caramez, eles estão aqui por uma esperança. E essa esperança está exatamente naquilo que o senhor colocou: isto é, que o senhor é o homem do povo, o senhor é o homem do pobre, o senhor é o homem daquele que ainda sente o preconceito; o preconceito da fome, o preconceito de andar nas ruas, o preconceito de ser o que são, mas volto a palavra para vocês e digo não se envergonhem em nenhum momento, porque hoje temos a voz e além de ter a voz, temos o direito de estar auxiliando não só a esse Deputado, mas como o nosso Governador Geraldo Alckmin.

Contando com isso que senti durante a campanha, por esta razão hoje Sr. Deputado o senhor tem esta Casa cheia esta Casa lotada, numa sexta-feira, onde esse pessoal deveria estar num salão de baile, ou deveria estar no aconchego da sua família, esta gente está aqui com esperança de novos dias e seus novos dias começaram por vocês líderes comunitários, porque se hoje vocês estão cansados das lutas, porque todas as portas estavam fechadas, hoje vocês abriram e abriram para valer.

E, só com garra e determinação é que podemos fazer o que está acontecendo no dia de hoje. Estão me cobrando o que iria fazer no final. Mas quero dizer agora, nesse momento dessa grande inflamação, começando pelas autoridades, acompanhados de vocês, viva todos os comunitários aqui presentes! E, como não poderia deixar de colocar, hoje representados por esses religiosos que hoje se encontram presentes, quero dizer, meu Deus guie esse homem, guie essa mulher, guie essa Nação, porque se nós estamos aqui, se eu me encontro aqui, é porque a minha fé é maior do que toda essa dor, toda essa violência que passamos por aí.

Quero fechar essa minha fala dizendo a todos os comunitários, aqui presentes e os ausentes que não tomaram conhecimento por esse evento, os meus agradecimentos pela escolha, Deputado, e muito obrigado pelo trabalho do líder comunitário.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Agradeço as palavras da Cidinha, mas os verdadeiros homenageados aqui esta noite são vocês, os verdadeiros líderes. Quero aqui quebrar o protocolo e abrir o microfone para o padre Rosalvino. Acho que é sempre bom ouvir o padre.

 

O SR. PADRE ROSALVINO - Minha gente querida, é muito para o coração desse simples sacerdote da minha Igreja, que acha que o espírito de Deus sopra e fundo vai na alma e no coração de todos vocês que aqui estão presentes. Deputado João Caramez, por pouco que não vinha nesta sua comemoração. Passei a manhã toda nesta Casa, pela primeira vez na minha vida, num seminário também que muito me emocionou, com todas etnias daqui desse país, dessa cidade de São Paulo. Aí eu corri em Itaquera e troquei o carro por causa do número e Deus me disse “volta porque lá tem coisa boa”

E não perdi a viagem de volta. E olhem, o maior dos líderes comunitários, Jesus Cristo, nos dá a grande lição e nos dá o grande recado, Deputado João Caramez, Alvani, Nei, Cidinha e demais lideranças, quando ele na estrada poeirenta pega uma criança, põe no centro da roda e disse: “aquele que não tornar-se criança, não tem parte comigo”. E, quando essa meninada do Projeto Guri cantava, fui me recordando; o líder de todos os líderes, o Senhor Jesus é o grande mestre. E digo assim: queridos líderes, não se combate a morte, a não ser com a vida, não se combate o ódio, a não ser, com amor, não se combate a mentira se não for com a verdade.

De vez em quando até eu, no trabalho de comunidade, quantas vezes já disse: “Senhor, porque me chamastes”. Chega! É uma canseira. Não é uma canseira?! Às vezes é melhor você fazer do que organizar, que você distribuir, que é a missão do líder comunitário. Nosso Senhor no silêncio diz: “calma padre, calma sacerdote, o povo está sem pastor, está sem liderança. O povo precisa de alguém que pense, de alguém que reze, de alguém que estenda a mão, que é a sua função, a função desse nobre irmão, que dos tempos do líder também, que Deus colocou nesse Estado, quero recordar agora, o Mário Covas, porque você é fruto do coração desse homem, você está nesta mesa, porque ele te escolheu, ele te chamou, ele quase que te ungiu, como Senhor Jesus Cristo foi ungido”.

Meus queridos, vou terminando assim, porque foi Ele também quem disse: “vós sois o sal da terra, vós sois a luz”. Se o sal não salga, para que serve? Se a luz não ilumina, para que serve? Assim digo, o líder que não for útil, que não for solidário, que não estender a mão, que não unir, que não gerar comunhão, para que servirá? Se vocês estão aqui respondendo ao convite do João, acho que esse convite não é só teu Deputado João Caramez.

Acho que o Senhor é quem aqui nos trouxe, o espírito é quem nos chamou, porque o povo por aí como um rebanho que não tem pastor. Levem, meus queridos irmãos, líderes comunitários, as nossas crianças, a nossa adolescência eu trago como o nosso líder sindical disse, desse fato trágico da cidade, eu trago na minha cidade, comunidade, no meu projeto, aquele menino da nossa Leste, que morreu na porta da escola, era um menino meu, era um menino nosso da Leste, das escolas públicas, dos trabalhos comunitários.

E, essa dor que trago, que ele traz, manifestou, quantos de vocês não trazem também nos trabalhos que todos fazemos, com a alma, com o coração, com o sentimento, com sorriso, com a vontade guerreira do líder maior de todos os povos o Senhor Jesus. Ele nos abençoe; Deputado João Caramez, Ele nos guarde, Ele nos unja, Ele nos anime, Ele nos envie para mudar esta cidade, esse Estado e esse país. E aí sim, nossa terra vai sorrir, vai esperançar, vai viver, nós vamos viver com dignidade, irmãos, numa lei só. A lei do amor e a lei da fraternidade.

Obrigado e ofereço esta homenagem a mim e a vocês também. Vamos ofertar esse diploma, queria fazer essa referência, às nossas crianças, aos nossos adolescente, às mulheres, ao povo que sofre desta nossa cidade.

Obrigado, a benção e a graça de Deus para todos nós.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Vamos agora homenagear a todos os líderes comunitários presentes nesta sessão. Então nada mais justo do que começar a fazer aqui a entrega simbólica dos diplomas.

Então, convido aqui, sem legislar em causa própria, a minha esposa Dalvani para que possa fazer a entrega do diploma para o Padre Rosalvino.(Palmas.)

 

* * *

 

  - É feita a entrega do diploma para o Padre Rosalvino. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Convido neste instante o nosso companheiro Flores, para que ele possa fazer aqui uma homenagem à terceira idade, a melhor idade. Esse Projeto Guri, que vocês acabaram de ver, que é um programa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, onde várias crianças poderiam estar eventualmente na rua, traficando, fazendo aquelas coisas que realmente nós tanto pedimos a Deus que os nossos filhos não façam. E graças a esses programas, o nosso Governo do Estado conseguiu que as nossas crianças se tornassem alguém para o nosso Estado.

Mas não é só com as crianças que o nosso Governo se preocupa. Nosso Governo se preocupa também com aqueles que são responsáveis pela nossa existência: as pessoas da melhor idade. E tive o prazer de conhecer esse programa. Tive o prazer de conhecer a pessoa em que o Secretário da Cultura indicou para que tomasse conta do programa da terceira idade, dos nossos bons velhinhos e das nossas boas velhinhas.

Então, peço ao Flores que passe o diploma à Olinda de Barros Martins, representando todos os monitores que fazem os mais diversos programas dentro da Secretaria da Cultura. A Heleninha está representando o nosso Secretário. Por favor Heleninha, se apresente ao público. (Palmas.)

 

* * *

 

  - É feita a entrega do diploma. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - De líder para líder, então convido “Nei Favela” para que faça a entrega do diploma para a Cidinha.

 

* * *

 

  - É feita a entrega do diploma. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Padre, peço que o senhor também entregue um diploma, representando aqui os Lions Club, os Rotary, clubes de serviços que prestam um maravilhoso serviço para a comunidade, para o Wagner Boarini, que é do Lions Club da Barra Funda. (Palmas.)

 

* * *

 

  - É feita a entrega do diploma. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta é uma entrega simbólica. Na saída, no Hall Monumental, teremos várias mesas e, em ordem alfabética, estarão colocados os diplomas. Procurem seus diplomas lá. Logicamente que o “j” e o “m” estão numa mesa só, para variar. Todos os Joãos e Marias, para facilitar a entrega.

Eu tinha preparado um discurso. Mas não vou lê-lo porque acho que o astral aqui está envolvido de muita emoção. Mas não poderia deixar aqui de fazer as minhas colocações, invocando um grande líder que nós tivemos. Um líder insubstituível, chamado Mário Covas.

Eu me considero uma pessoa abençoada por Deus, e uma pessoa privilegiada. Abençoada e privilegiada pela família que tenho. Minha mulher, meus filhos e pelos pais que continuo tendo, mas não presente materialmente; continuo tendo espiritualmente. Um privilégio porque tive no meu pai um grande exemplo. Um exemplo de seriedade, de honestidade, um político probo, honesto, sério. Foi o primeiro Prefeito da minha cidade Itapevi. Foi o homem que a emancipou. Era um humilde ferroviário da antiga Estrada de Ferro Sorocabana e conseguiu se candidatar a Vereador em Cotia, representando nosso distrito, lutou pela emancipação da cidade e acabou se tornando o primeiro Prefeito de Itapevi. Deixando grande exemplo de dignidade, seriedade e honestidade.

Carrego um outro grande exemplo e isso me faz uma pessoa mais privilegiada ainda, pelo fato dessa pessoa ter me dado a chance de poder atender não só aos políticos do Estado de são Paulo, mas acima de tudo, ter me dado a oportunidade de atender ao povo do Estado de São Paulo, quando ele me chamou para ser o Chefe da Casa Civil. Estou falando de Mário Covas.

Naquele momento, confesso que senti um misto de angústia, de felicidade, mas acima de tudo, de preocupação, por assumir tão alto cargo do Estado de São Paulo. Mas a minha preocupação maior, não era por assumir o cargo de Secretário, era o fato de estar ali sendo Secretário de Mário Covas, um homem que deixou um grande exemplo para todos nós brasileiros. Eu me considero mais privilegiado ainda, pois nosso atual Governador Geraldo Alckmin confirmou-me como Secretário da Casa Civil. Então me sinto uma pessoa abençoada e privilegiada por tudo isso. Privilegiada, Sr. Padre, porque a minha vida pública não se originou através da política partidária, mas sim da política comunitária.

Lá na Igreja, onde fui da cruzada, fui coroinha e durante toda a minha adolescência, fui o que vocês são hoje. Fui da comunidade, prestando serviços comunitários. Então, ali que se iniciou a minha vida pública. A minha vida pública político-partidária é uma conseqüência da minha vida comunitária. Então, por essas razões, me considero uma pessoa abençoada e privilegiada. E durante a minha estada na Casa Civil, alguns momentos de conversas com o Governador e ele citava sempre um grande exemplo de uma grande líder comunitária.

O que é o verdadeiro líder comunitário? Teve uma senhora que quando ele foi Prefeito do município de São Paulo foi lá e levou toda sua comunidade, reivindicando asfalto para o seu bairro. E, o Mário Covas, com toda a sua inteligência e toda a sua visão de estadista democrata, disse naquele momento: “Quantas ruas tem o bairro? Pelo amor de Deus, mas eu só posso asfaltar três”. “Mas está bom. E, que rua o Sr. vai mandar asfaltar?” “Eu não sei”, disse o Governador, “vocês tem dez minutos para resolverem, naquela sala, que rua vai ser asfaltada”. Aí ficaram lá dez minutos, a líder após esse tempo voltou ao gabinete do Sr. Prefeito e disse: “Prefeito as ruas são essas aqui”.

E pegou o compromisso do Prefeito da época que durante o seu mandato concluiria as pavimentações naquele referido bairro. Chegou o ano seguinte, volta a líder com mais uma relação de líderes da comunidade levando mais uma relação de algumas dezenas de ruas a serem asfaltadas. E, isso foi feito sucessivamente até o último ano do mandato do Sr. Prefeito Mário Covas. A última rua a ser pedida para ser pavimentada foi a rua aonde morava exatamente aquela líder comunitária. Isso mostra o desprendimento, isso mostra o amor às pessoas. Isso mostra, acima de tudo a verdadeira liderança que o líder comunitário exerce sobre seu povo.

Então, são com essas palavras e com esses exemplos que quero homenagear a todos vocês. São com exemplos como Mário Covas deu, durante a sua vida no Governo do Estado de São Paulo e que o nosso Governador Geraldo Alckmin dá continuidade, nunca na história política do Estado de São Paulo tivemos um Governador que trouxesse a liderança comunitária para trabalhar junto dele. São os programas sociais que o Estado implanta e desenvolve, são desenvolvidos e implantados através do segmento comunitário. A isso chamamos de Administração Participativa, mas uma Administração Participativa democrática, que sempre foi o lema do nosso Governador Mário Covas que nos deixou como legado. Portanto, são com esses exemplos que quero homenagear a todos os líderes aqui presentes e dizer muito obrigado a todos vocês.

Obrigado pela vossa presença, obrigado por tudo que vocês fazem por nosso povo, porque se não fossem vocês, em primeiro lugar não estaríamos aqui, se não fossem vocês, não conseguiríamos fazer metade daquilo que fazemos.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrar esta Presidência agradece a todas autoridades aqui presentes e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Estendo os meus agradecimentos a todos os técnicos, assessores desta Casa, através da Vitória, em nome de quem quero agradecer a todo o Cerimonial, mas quero agradecer também a todos os servidores, mas quero agradecer acima de tudo a presença de todos vocês e convido a todos para que se dirijam ao Hall Monumental para que lá possam receber o respectivo diploma. Muito obrigado e parabéns a todos vocês. Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 55 minutos.

 

* * *