http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

21 DE NOVEMBRO DE 2011

053ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A “SOCIEDADE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO, MANTENEDORA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS E DO LICEU SANTISTA, PELOS SEUS 60 ANOS DE ATIVIDADES”

 

Presidente: TELMA DE SOUZA

 

RESUMO

001 - TELMA DE SOUZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara esta sessão solene, a requerimento da Deputada Telma de Souza, na direção dos trabalhos, para Homenagear a "Sociedade Visconde de São Leopoldo, Mantenedora da Universidade Católica de Santos e do Liceu Santista, pelos seus 60 anos de atividades". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - JOSÉ CÂNDIDO

Deputado Estadual, saúda os presentes. Parabeniza a Deputada Telma de Souza pela iniciativa desta homenagem. Lembra a importância da Educação de qualidade e enfatiza o papel da Universidade Católica de Santos na instrução e preparação profissional de jovens e adultos.

 

003 - LECI BRANDÃO

Deputada Estadual, cumprimenta os presentes. Manifesta seu carinho pelo município de Santos. Considera que a Educação é essencial para o desenvolvimento das nações. Lembra seu histórico profissional na área da Educação. Enaltece a carreira do magistério. Destaca o papel da fé religiosa no combate à violência. Elogia a conduta política da Deputada Telma de Souza.

 

004 - Presidente TELMA DE SOUZA

Presta homenagem, com a entrega de flores, às Senhoras Maria Helena Lambert, ex-reitora da UniSantos; Cláudia Cristina Taboada, Diretora do Liceu Santista e ao Senhor Marcos Medina Leite, Reitor da UniSantos, representando a Senhora Clotilde Paul, Secretária da Sociedade Visconde de São Leopoldo. Presta homenagem a Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Diocesano de Santos e Chanceler da Sociedade Visconde de São Leopoldo, com a entrega de placa comemorativa aos 60 anos do Complexo Educacional.

 

005 - JACYR FRANCISCO BRAIDO

Bispo Diocesano de Santos e Chanceler da Sociedade Visconde de São Leopoldo, faz histórico da criação da Universidade Católica de Santos e enaltece seus fundadores. Destaca a excelência do Liceu Santista. Expõe os princípios que orientam a Sociedade Visconde de São Leopoldo. Destaca a seriedade e dedicação da instituição. Elogia a conduta da Deputada Telma de Souza.

 

006 - Presidente TELMA DE SOUZA

Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Considera a importância de seu aprendizado na Universidade Católica de Santos em sua carreira política. Rememora sua permanência na instituição enquanto discente. Informa que o estabelecimento de ensino foi a primeira universidade da Baixada Santista. Destaca a generosidade como ferramenta no combate aos valores individualistas da sociedade globalizada. Faz histórico da criação da universidade. Destaca atuação comunitária e social da instituição de ensino.

 

007 - JACYR FRANCISCO BRAIDO

Entrega medalha comemorativa referente aos 60 anos da Universidade Católica de Santos à Deputada Telma de Souza.

 

008 - Presidente TELMA DE SOUZA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Telma de Souza.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Para compor a nossa Mesa nós temos Dom Jacyr Francisco Braido, bispo diocesano e Presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo. (Palmas.) Reitor Marcos Medina Leite. (Palmas.) Sra. Cláudia Cristina Taboada, diretora do Liceu Santista. (Palmas.) Professora Maria Helena Lambert, ex-reitora da UNI Santos. (Palmas.)

Também estão conosco as seguintes autoridades entre outras que são inúmeras, e nomearemos aquelas que estão fazendo parte da Mesa: Sr. Manoel Lourenço das Neves, provedor da Santa Casa de Santos. (Palmas.) Sr Christóforo Kabbach, diretor titular da CIESP de Santos. (Palmas.) Sr. Alberto Ferreira do Carmo Filho, gerente executivo da Sociedade Visconde de São Leopoldo. (Palmas.) Nosso pró-reitor comunitário da Universidade Católica de Santos, Sr. Cláudio José dos Santos (Palmas.) E nossa sempre Deputada Maria Lúcia Prandi, representante da Baixada Santista. (Palmas.) Eu pediria que fizesse também parte da nossa Mesa o Deputado José Cândido, por favor, que até o ano passado foi o Presidente da Comissão de Direitos Humanos desta Casa. (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados aqui presentes e em seus gabinetes, autoridades, nosso bispo diocesano, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação desta Deputada que preside esta sessão, com a finalidade de homenagear a Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade Católica de Santos e do Liceu Santista, pela passagem dos seus 60 anos de atividades.

Neste momento convido todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do 2º tenente músico PM Jansem Feliciano. Muito obrigada, tenente.

 

* * *

 

- É executado o Hino nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Srs. e Sras., esta cerimônia na Assembleia tem ritos regimentais bastante rígidos, no entanto, os deputados que nos prestigiam com sua presença têm direito a palavra. Além do Deputado José Cândido, do PT de São Paulo, também a Deputada Leci Brandão, do PCdoB, está entre nós, e eu passo em primeiro lugar a palavra pelo tempo de três minutos ao querido Deputado José Cândido. Por favor, deputado.

 

O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT - Quero dar um bom dia a todos vocês que vieram a esta sessão solene, um bom dia especial à Mesa convidada pela companheira Telma de Souza, e parabenizar a nossa Deputada Telma de Souza, quando presta homenagem de 60 anos de uma Universidade que tem sido o alicerce tanto da Baixada Santista como do Brasil e do mundo. Temos certeza absoluta de que a Universidade tem exportado pessoas para todo o Brasil e para todo o mundo, porque de onde sai a educação sai o domínio, de onde sai a educação, saem as melhores profissões, e isso a Universidade Católica tem feito.

Não tenho muito a acrescentar, a não ser parabenizar a nossa deputada, que com uma certa sabedoria e coerência desloca a Baixada Santista para esta Casa Legislativa, que é uma das maiores casas legislativas.

Parabéns a vocês que vieram, parabéns às autoridades convidadas, e mais uma vez parabéns não só a Deputada Telma de Souza, como aos 94 deputados que abrem espaço para que uma sessão solene aconteça para que fique nos Anais desta Casa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Obrigada, Deputado José Cândido.

Agora, com a presença da Deputada Leci Brandão, que como eu faz parte da Comissão de Educação e Cultura desta Casa, passo a palavra a ela, pelo tempo regimental de três minutos.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deus abençoe, proteja e ilumine a todos que aqui estão.

Deputada Telma de Souza, quero agradecer a honra que V.Exa. me concede de poder dar algumas palavras aqui. Parabenizar o bispo Jacyr Francisco Braido, parabenizar a reitora, os reitores, professores, o corpo discente e também os funcionários, porque não é todo dia que a gente tem oportunidade de celebrar 60 anos de uma Universidade. E sendo de uma cidade que na minha carreira artística eu fui muito bem recebida, sempre muito bem acolhida pelo povo de lá, quero dizer que é muito importante esta sessão solene, porque a gente sempre disse ao longo da vida que a educação é a base, a estrutura para o desenvolvimento de um povo.

A gente sabe que todos os paises que conseguiram ter crescimento tiveram como seu norte principal a educação. E a educação é uma coisa que sempre esteve presente na minha vida obrigatoriamente porque eu morei em escola, minha mãe foi servente de escola, trabalhei na Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro e sempre acompanhei essa vida de educação de professores, alunos e funcionários; enfim.

Aproveito neste momento em que o Brasil está voltado evidentemente para a questão da Copa do Mundo, só se fala na Copa, nas Olimpíadas, enfim, que as pessoas não se esqueçam de falar na educação. Que o poder público não se esqueça de reconhecer a importância dos professores, porque sem os professores nós não seriamos nada. E paralelamente a isso, sendo uma universidade católica que completa 60 anos, é importante a fé, a presença de Deus, a orientação religiosa ela é fundamental. Seja a religião que for, mas as pessoas têm que acreditar em alguma coisa para que o mundo não tenha tanta violência, para que as relações humanas não sejam jogadas na lata do lixo e porque as pessoas sabem que existem políticos de seriedade, políticos que estão cumprindo o seu dever, como é o seu caso. Eu tive o prazer enquanto artista cantar numa campanha sua na cidade de Santos, e quero dizer que cada vez que V.Exa. chega aqui neste plenário, e que discursa naquela tribuna, tenho muita atenção para as suas falas, porque são sempre baseadas em coisas que podem melhorar a vida do povo do Estado de São Paulo, e a vida do povo brasileiro.

Muito obrigada, que Deus a abençoe, abençoe a todos, fiquem com Deus. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Obrigada, Deputada Leci Brandão, que parece que não vai deixar os palcos artísticos, mas está tendo uma atuação brilhante, e escolheu a Comissão de Educação e Cultura para fazer os seus trabalhos nesta Casa.

Neste momento faremos entrega de flores, e como a nossa querida professora Sra. Clotilde Paul não pôde vir, o reitor Marcos Medina Leite vai receber por ela uma braçada de flores que ele terá obrigação de entregá-la quando descer a Santos, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das flores.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Quero oferecer ainda uma braçada de flores, dentro da estrutura da Sociedade Visconde de São Leopoldo, à nossa querida Cláudia Cristina Taboada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das flores.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Não sei se perceberam que só são mulheres que estão recebendo as flores. Gostaria de chamar a nossa sempre reitora também a nossa querida professora Maria Helena Lambert, que já foi minha professora, para receber também o seu ramo de flores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das flores.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Nesse momento, acabada a sessão, digamos, feminina, o Sr. Marcos Medina Leite cumpriu ritualmente o seu papel, nós vamos fazer uma homenagem muito carinhosa, muito simples, mas eu sou altamente suspeita, uma vez que sou formada em pedagogia, em direito e pós-graduação em saúde coletiva o ano passado, meus dois filhos estão na Universidade na arquitetura e na nutrição, e meu neto lá no Liceu, portanto, posso ser altamente suspeita, mas não é verdade. Então, vamos oferecer uma placa comemorativa de seis décadas de eficientes, solidários e fraternos trabalhos na educação. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa comemorativa.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Dom Jacyr Francisco Braido vai ler os dizeres da placa.

 

O SR. JACYR FRANCISCO BRAIDO - “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram. Jean Piaget. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa da Deputada Telma de Souza do PT, parabeniza alunos, professores e direção da Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade Católica de Santos, e do Liceu Santista, pelos seus 60 anos de atividades. São Paulo, 21 de novembro de 2011. Telma de Souza, deputada estadual PT, 4ª secretária da Assembleia Legislativa”. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Neste momento, ouviremos a palavra daquele que representa a instituição homenageada neste dia.

Com a palavra então o bispo diocesano Dom Jacyr Francisco Braido. O Regimento é extremamente gentil, quanto tempo o senhor achar necessário.

 

O SR. JACYR FRANCISCO BRAIDO - Muita honra vir falar da tribuna aqui, nunca teria imaginado na minha vida, deputada. Muito obrigado.

Neste momento, quero rapidamente destacar os 60 Anos da Sociedade de São Leopoldo. A história da UNI Santos teve início em 28 de agosto de 1951, quando foi fundada a Sociedade Visconde de São Leopoldo, iniciativa de Dom Edilio José Soares, 3º bispo diocesano de Santos. Na época, o objetivo foi a instalação do primeiro curso jurídico na região, o que aconteceu no dia 15 de julho de 1952, quando o Presidente Getúlio Vargas assinou no Rio de Janeiro o Decreto 31.134, que concedia a autorização para o funcionamento da Faculdade Católica de Direito de Santos.

Reunia-se no Palácio Episcopal São José, onde hoje está a mantenedora, então à Rua Euclides da Cunha em Santos, a primeira assembleia geral especialmente convocada para deliberar sobre o estatuto da sociedade mantenedora, da entidade mantenedora. Nesta mesma assembléia, foi eleita a primeira diretoria. Eu tenho aqui os nomes, dom Edilio José Soares, Sr. Hercílio de Camargo Barbosa, e Sr. Mariano Laerte Gomes. Estavam presentes as ilustres figuras que compõe o grupo dos fundadores, e aí nós temos 15 nomes que eu não tenho aqui, mas eu acho que está bem na memória daqueles que estão trabalhando ainda. E presididos por S.Exa. Dom Edilio José Soares, bispo diocesano de Santos.

A denominação de Visconde de São Leopoldo em homenagem ao insigne estadista fundador dos cursos jurídicos no Brasil José Feliciano Fernandes Pinheiro, Visconde de São Leopoldo para assegurar a existência e funcionamento da Faculdade de Direito fazia-se mister a formação de um sólido patrimônio que foi integralizado por empresas do comércio cafeeiro. E aí a gente também ouvia depoimentos a esse respeito, com apoio da Associação Comercial de Santos.

A mantenedora então com um histórico que nós já vimos aí quando ela foi fundada, e ela tem por finalidade criar, organizar, manter e dirigir instituições e estabelecimentos de ensino de qualquer grau, bem como outras organizações de caráter cultural, social, comunitário, filantrópico e de pesquisa científica. Mantém a Universidade Católica de Santos, que conta com mais de três dezenas de cursos de graduação e quatro programas de pós-graduação stricto sensu, nível mestrado reconhecidos pela CAPESP, e curso de especialização e extensão. Desenvolve ainda projetos de pesquisa acadêmica institucional e atividades de extensão comunitária. Suas unidades educacionais e administrativas estão distribuídas em três campi na área urbana de Santos. Mantém também a Escola de Primeiro e Segundo Grau Liceu Santista, fundada em 5 de agosto de 1902, e mantida pela Associação Feminina Beneficente Instrutiva até o ano de 1977, nesta incorporação foi anexada a Escola de Aplicação Dom Edilio José Soares, que funcionava anexa a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ficando assim todos os cursos da pré-escola ao segundo grau concentrados em um só ideal.

Então a criação da Faculdade de Direito da UNI Santos e este é o ponto inicial do processo depois da filosofia, ali a famosa Casa Amarela, inclusive com a presença na sua inauguração de muitas autoridades representativas, e também do arcebispo de São Paulo Dom Carlos de Carmelos Vasconcelos Mota. Queria citar brevemente alguns nomes ilustres que saíram desta Fundação da Sociedade Visconde de São Leopoldo e da Universidade: Alberto Pereira Mourão, deputado federal e prefeito de Praia Grande; Antonio Cezar Peluso, ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal; Dora Vaz Trevinho, desembargadora e ex-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região-São Paulo; Dr. Luiz Carlos Gomes Godoy, ministro do Tribunal Superior do Trabalho em 2004, juiz togado do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo em 1988; Gastone Righi, deputado federal por quatro legislaturas, líder da bancada e Presidente Nacional do PT; Márcio Luiz França Gomes, prefeito de São Vicente, deputado federal, líder do PSB na Câmara Federal; Rui de Mello Miller, especialista em Direito Marítimo, e Presidente OAB-Santos 1975-76; Sergio de Oliveira, arquiteto e decorador e que exerce em São Paulo o seu trabalho; a Deputada Telma de Souza que também foi prefeita de Santos; Vicente Fernandes Cachioni, deputado federal, integrante da Constituinte. E ao mesmo tempo temos Maria Lucia Prandi que também esteve aí e atuou.

Esses são os nomes que foram colocados aí e a gente tem como representantes como figuras nesta atividade e desempenho da Universidade Católica dentro da Sociedade Visconde de São Leopoldo.

Gostaríamos brevemente de colocar os princípios que orientam aquilo que é o trabalho além daquela seriedade profunda de trabalho, aquela dedicação que todos destacam, e que a gente foi encontrando assim com muita alegria no trabalho que a gente foi desenvolvendo. Também recebi de Dom Davi a gente via e percebia toda admiração que Dom Davi nutria pela Sociedade Visconde de São Leopoldo e pela Universidade Católica de Santos. Também numa assembleia a gente destacou alguns princípios que devem orientar então uma escola, e eu quero brevemente colocar aqui, uma escola católica que é o caso de nossas entidades.

Coloca Cristo o homem perfeito, como o fundamento de todos os valores humanos e divinos. Então nós temos Jesus Cristo com esse fundamento de todos os valores humanos e nos impressionamos com Jesus Cristo que ele veio a este mundo, o filho de Deus e se tornou também filho da criatura humana, filho de Maria, e ele viveu em Nazaré por 30 anos, entrando assim nesse contexto de humanidade profunda.

A escola é um lugar privilegiado de formação e promoção integral dos jovens para saber e para adquirir a verdade. Evidencia a dimensão ética e religiosa da cultura para humanizar o ser humano, produzir cultural, transformar a sociedade e construir a história. Anuncia o Evangelho para iluminar a realidade. Educa a pessoa humana para viver na comunidade oferecendo o bem que a igreja possui. Conduz as crianças ao encontro vivo com o Cristo, é o encontro vivo e verdadeiro também com os seus colegas, com todos aqueles que fazem parte da história da humanidade.

A escola católica deve se renovar, ser missionária, participativa levando os alunos a influenciar positivamente a sociedade centralizada hoje no consumismo, egocentrismo e prazer imediato. Princípio irrenunciável para a igreja é a liberdade de ensino garantida pelo Estado. E a Universidade Católica, então instituição da igreja, constitui uma riqueza e um fator essencial da presença da igreja no seio da cultura universitária geral, apesar da dificuldade ao enfrentar a cultura de hoje. Hoje nós temos uma cultura muito diferenciada, globalizada como nós dizemos, e aí nós temos também marcas muito diferenciadas, algo assim que é complexo, e é preciso ter uma sabedoria muito grande para a gente poder estar presente no meio disto.

Ela só consegue a sua realização plena no momento em que dá um testemunho de seriedade. Testemunho de seriedade, acho que isso é importante, e também de rigor. Como membro da comunidade do saber ao mesmo tempo exprime em ligação explicita com a igreja que marca concretamente a vida dos serviços, dos programas da comunidade universitária. Assim a Universidade Católica em virtude da sua existência atinge o objetivo de garantir de um modo institucional uma presença cristã no mundo universitário.

E a gente quer destacar também que em relação então a igreja e a sociedade a Universidade Católica deve estudar os difíceis problemas contemporâneos, e elaborar projetos de solução que concretizem os valores religiosos e éticos próprios de uma vida cristã do homem. A Pastoral da Universidade empenha profundamente, é uma instituição acadêmica para que de fato ela desempenhe na formação integral das pessoas, dos homens e das mulheres que no contexto acadêmico são chamados a participar ativamente na vida da sociedade e da igreja.

Outro aspecto da missão da Universidade Católica é o diálogo entre fé e cultura, e no desenvolvimento de uma cultura enraizada na fé, é chamada de maneira privilegiada a tornar-se interlocutora significativa do mundo acadêmico, cultural e científico. A exigência crescente de uma presença qualificada dos leigos e leigas na cultura universitária torna-se assim um apelo lançado a toda igreja para que ela tome consciência cada vez mais clara da vocação específica da universidade católica e favoreça o seu desenvolvimento como instrumento eficaz da sua missão evangelizadora.

Diante deste panorama que nos coloca a igreja hoje, a sociedade hoje, essa diferenciação toda que aí está é bonito recordar, e a gente agradece a Deputada Telma de Souza para colocar em evidência esta data, é bonito recordar então o início desta instituição. Como ela nasceu de um coração de Dom Edilio José Soares que estava preocupado com toda evolução verdadeira e profunda da sociedade aí de Santos e da Baixada Santista. Mesmo porque não havia um ensino superior ali e foi a idéia que ele teve de criar cursos do ensino superior, o direito com a famosa Casa Amarela que se tornou uma bandeira, e também em nível nacional, e também filosofia e como depois isso foi se formando dentro da sociedade Visconde de São Leopoldo e criando depois a Universidade como nós conhecemos.

Então aí está uma intuição profunda, e ao mesmo tempo como a gente sabe o prédio da mantenedora era o local onde até o bispo estava residindo, mas aí ele fazia com que as assembleias se desenvolvessem ali. Num dado momento o próprio Dom Davi também acompanhando eles acharam oportuno entregar todo este prédio e morar numa residência mais modesta e com menos gastos e deixar a mantenedora, a Sociedade Visconde de São Leopoldo e também essa orientação voltada para a universidade, para o Liceu, deixar esta casa que aí está e que é um exemplo de dedicação. Então a vontade de que haja um curso superior, cursos superiores num crescimento assim de ensino superior muito grande e depois também, como nós sabemos, de uma prática muito intensiva que isso se torna na realidade da vida social, da vida econômica e da vida política.

Então, Deputada Telma de Souza, agradeço sinceramente esta homenagem à Sociedade Visconde de São Leopoldo, pelos seus 60 anos de fundação, que Deus a recompense por esta iniciativa. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Obrigada, Dom Jacyr Francisco Braido.

Quero informar que esta sessão será transmitida na íntegra pela TV Assembleia neste próximo sábado às 21 horas nos canais em São Paulo são: TVA Digital canal 185, TVA canal 66, NET canal 7 ou 13 e na nossa região, na Baixada Santista, canal 9. Além disso, a TV Digital Aberta transmitirá pelo canal 61.2.

Isto colocado, já nos aproximamos do final desta simples, mas eu entendo bastante robusta cerimônia, e quero, regimentalmente, fazer uso da palavra. Mas antes de fazer uso das palavras normais eu quero dizer algumas colocações que eu fiz já para pessoas que me entrevistaram antes de chegarmos aqui.

A vida da gente se confunde com aquilo que a gente faz, com aquilo que a gente trabalha, mas principalmente com aquilo que a gente estudou. Eu considero o que eu sou na política aquilo que esta Universidade me ensinou, os professores que eu tive eu falo que, a Deputada Maria Lúcia Prandi também poderia dizer a mesma coisa. Quando eu falo isso, não quero dizer pouca coisa, porque na época Dom Jacyr, o Sr. ainda não estava do nosso lado, que eu fiz pedagogia só tinha Pedagogia para as mulheres e Direito para os homens, e depois disso a gente casava com os advogados, e os advogados casavam com as pedagogas. Era uma relação monárquica de pai para filho, durante gerações, garantido pela estrutura da São Leopoldo.

Mas nós também vínhamos do Colégio Canadá, que pela excelência do ensino público àquela época era assim a porta aberta, e a Maria Helena está falando que sim porque ela foi a nossa professora de física, um ou dois anos mais velha que a gente, e a gente acaba sendo uma comunidade integrada, eu não tenho dúvida disso. O que nos une são os nossos valores, nossa visão de mundo, a fraternidade, os preceitos que o Sr. acabou de ler, mas principalmente eu acredito a generosidade dos nossos corações. Não tenho dúvida disso.

Mais do que isso, depois que a gente fez a faculdade, eu particularmente, eu fiz as minhas primeiras aulas, as minhas iniciações das minhas aulas no Colégio de Aplicação Dom Edilio, então a gente já fez uma continuação dentro da própria estrutura e os conceitos da faculdade porque não era universidade naquela época. Além disso, todos nós sabemos o que significa a primeira universidade que a Baixada Santista já teve, foi por ela que nós começamos um outro valor, o valor da universidade.

Eu falo isso, Dom Jacyr, porque fui muito briguenta quando fiz pedagogia. O Sr. não tem idéia. O pobre do padre Pestana, na época era padre não era nem arcebispo, não era nem monsenhor, eu e ele duelávamos o bom combate, e ele queria saber se eu era agenciada por potências estrangeiras. Eu era só rebelde. Mas eu acho que toda essa ação contínua, os quindins da dona Maria lá da nossa lanchonete, vocês não pegaram, nós pegamos, mas toda uma postura eu diria uma elite, o que eu estou entendendo por elite, uma elite para construir uma generosidade em relação a nossa cidade, a nossa região, e isso continua.

Acho que em tempos de Século XXI é muito difícil competir com aquilo que o Sr. falou a globalização com valores e desenvolvimento capitalista muito avançado, do egoísmo, das questões centradas em si mesmo também da tecnologia, também do uso de todas as nets, internets, computadores e aí vai. Mas eu acho que a resistência da São Leopoldo de 60 Anos ela não pode ser em nenhum momento minimizada. Não é fácil, num mundo como esse, a gente colocar esses valores, a integração entre nós da fraternidade, da solidariedade. Para mim, esses são os principais princípios que denotam um mundo onde o amanhã tenha realmente que existir, valer à pena não só pra nós, mas especialmente para nossas crianças.

Somos todos professores, lidamos com alunos, lidamos com pessoas, lidamos com questões que vão além de questões materiais, e é isso que eu quero celebrar hoje junto com os Srs. e com as Sras., com a mantenedora, foi isto que eu aprendi nesta Universidade, naquela época faculdade. E eu acho que isso não é pouca coisa, isso veio para ficar e espero passar isso para os meus filhos, eu espero passar isso para os meus netos, eu espero passar isso na política que eu faço. Eu sempre cito a Deputada Maria Lúcia Prandi porque nós somos praticamente irmãs de caminhada.

E eu gostaria agora um pouco menos emocionada falar algumas palavras agora protocolarmente escritas. Seis décadas formando pessoas, mais que isso, 60 Anos ajudando a capacitar tão valiosos profissionais que estão transformando o Brasil numa das economias mais pujantes do atual cenário mundial. Fundada em 1951, a Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade Católica de Santos, torna-se sexagenária sem deixar de figurar como uma das mais vanguardistas instituições de ensino no País.

No início, era criar um curso de direito, como disse Dom Jacyr. Pelas mãos do bispo diocesano, à época o saudoso Dom Edilio José Soares, que hoje dá nome ao moderno edifício que abriga a maioria dos cursos da UNI Santos, a Sociedade Visconde de São Leopoldo fez muito mais que isso, e em 1986 entrou para a história da Baixada Santista ao criar a primeira universidade da região. Hoje, a UNI Santos mantém 45 cursos de graduação, disponibilizando todos os anos milhares de novos talentos altamente capacitados para os desafios do nosso competitivo mercado de trabalho.

Ter a chancela da UNI Santos no currículo é um grande mérito. Basta ver a quantidade de candidatos que a cada ano disputa as concorridas vagas nos vestibulares da instituição. Para alcançar esse patamar, é preciso de dedicação e muito empenho, isso eu mesma posso dizer de cátedra, como eu já disse antes, cursei pedagogia, direito e recentemente saúde coletiva na pós-graduação na sempre UNI Santos. Meus filhos Walter e Wagner estão entre os atuais 7.500 alunos dessa Universidade, arquitetura e nutrição.

Pois é, assim como em vários lares, muitos de nós aqui conhecemos a UNI Santos. Ela tem espaço garantido no meu e no nosso álbum de família. Esta é a maior prova de competência e idoneidade de uma instituição. Vencer a dura batalha contra o implacável relógio do tempo, mantendo confiança e a vitalícia da sociedade e formando diferentes gerações das famílias. Isso não tem preço. E também não se apaga com facilidade.

Sob a orientação e proteção da Santa Igreja Católica, a Sociedade Visconde de São Leopoldo prosperou. Hoje, sob a batuta do seu chanceler o bispo diocesano Dom Jacyr Francisco Braido e de um colegiado de competentes reitores capitaneados pelo professor-mestre Marcos Medina Leite, ao meu lado, a UNI Santos mantém também cursos de extensão, pós-graduação, mestrado e o Liceu Santista que também apresenta e conduz as nossas crianças e adolescentes às portas da vida adulta. A nossa melhor idade não foi esquecida. A UNI Santos foi pioneira, mais uma vez, ao criar a Universidade Aberta da Terceira Idade, apostando na vitalidade e sede de conhecimento dos nossos idosos.

Pouca gente sabe, mas a UNI Santos é a única universidade da Baixada Santista a integrar o seleto grupo de instituições brasileiras credenciadas pela Agência Nacional de Petróleo - ANP, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. É também mantenedora da única Orquestra Sinfônica Jovem da Baixada Santista com um vasto repertório que vai do erudito ao popular, entretanto, uma das marcas mais profundas da UNI Santos é a sua forte atuação comunitária simbolizada, sobretudo, por seu programa de bolsas de estudos que atualmente beneficia cerca de três mil alunos. É a prova cabal de que os preceitos fraternos pregados pela Santa Igreja Católica não ficam no papel. Através do seu tradicional Programa de Bolsas, a UNI Santos proporciona para inúmeros jovens o sonho da conquista de uma profissão, o que na prática significa os alicerces para a construção de uma vida digna sustentada pelo sagrado suor do trabalho. Parafraseando a parábola, isto é além de ensinar a pescar, ajudar a conseguir a vara que vai capturar o peixe. Ainda há os serviços gratuitos oferecidos extra muros, ou seja, ao alcance de toda sociedade, tais como as clínicas de fisioterapia, nutrição, psicologia, escritório jurídico entre outros.

Por tudo isso, esta homenagem aqui oferecida pela sociedade paulista é mais do que merecida a uma instituição que permeia seus conceitos na fé, na fraternidade e amor ao próximo. E que também oferece a 60 anos ininterruptos a certeza de um futuro sustentado em base sólidas e com laços indissolúveis de respeito e amor ao próximo. Muito obrigada. (Palmas.)

Sras. e Srs., antes de dar por encerrada esta sessão, como viram uma hora cravada no relógio, agradeço a presença dos Srs. professores, do corpo discente, funcionários, alunos, e principalmente a retaguarda dos nossos assessores aqui da Assembleia e também dos assessores do meu gabinete, capitaneados pelo Leandro Lima, nosso querido chefe de gabinete e também pelos nossos assessores de imprensa que ficaram na retaguarda, Diogo Caixote e Dario Ferreira, é extensivo a todos que colaboraram neste dia.

Mas antes que os Srs. e Sras. se vão, quero agradecer mais uma vez para que mais 60 anos venham, porque possivelmente não estaremos aqui, mas as nossas idéias permanecerão e é isso que vale. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. JACYR FRANCISCO BRAIDO - Com licença, Deputada. Aqui nós temos o Complexo Educacional São Leopoldo, UNI Santos, Liceu Santista, e Sociedade de São Leopoldo, 60 Anos, 1951-2011. Jubileu de Diamante. Sessenta anos multiplicando o conhecimento.

Queremos oferecer esta medalha a Sra., por também fazer esta manifestação pública que abrange todo o Estado de São Paulo, da importância que tem a nossa mantenedora e a nossa Universidade. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Obrigada, Dom Jacyr. É nossa, na verdade.

Sendo assim, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a presença de todas as autoridades, funcionários e em especial a Dom Jacyr Francisco Braido, todos que colaboraram para este evento.

Está encerrada a sessão. Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e um minuto.

 

* * *