1

 

17 DE NOVEMBRO DE 2003

54ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO "DIA DA SOKA GAKKAI" E AO DR. DAISAKU IKEDA, PRESIDENTE DA S.G.I.

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 17/11/2003 - Sessão 54ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

HOMENAGEM AO DIA DA SOKA GAKKAI E O DR. DAISAKU IKEDA, PRESIDENTE DA SGI

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o Dia da Soka Gakkai e o Dr. Daisaku Ikeda, Presidente da SGI. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar.

 

002 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, elogia o trabalho da Soka Gakkai em prol da paz mundial.

 

003 - AMARAL VIEIRA

Presidente da Fundação Conservatório Dramático de São Paulo, fala do trabalho da Soka Gakkai visando a valorização do ser humano.

 

004 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a exibição de vídeo institucional da BSGI. Faz reflexão sobre a mensagem apresentada.

 

005 - SEBASTIÃO MISIARA

Presidente da Uvesp, União dos Vereadores do Estado de São Paulo, fala sobre a importância da entidade que preside, do municipalismo e da luta pela paz. Determina que seja entregue ao Professor Daisaku Ikeda o Diploma da Ação Municipalista.

 

006 - FLÁVIO FAVA DE MORAIS

Ex-reitor da USP e Diretor-Geral da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, rememora seu encontro, no Japão, com Daisaku Ikeda. Elogia os valores defendidos pela Soka Gakkai.

 

007 - GETULINO NAKAJIMA

Vice-Presidente da BSGI, lê mensagem de agradecimento do Professor Daisaku Ikeda.

 

008 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Homenageia a Soka Gakkai pelos seus 73 anos de existência, ressaltando sua missão de levar ao mundo mensagem de fraternidade, esperança e dignidade de vida. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Boa noite. Quero aqui registrar e saudar a presença do nosso Depu0tado Federal Arnaldo Faria de Sá, sempre presente nas homenagens à Soka; de Eduardo Tagushi, Presidente da BSGI; de Rubens Kamata, 1º vice-Presidente da BSGI; de nosso companheiro e amigo municipalista Sebastião Misiara, Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo; de Dr. Flávio Fava de Morais, ex-reitor da USP e diretor-geral da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; de Kokei Uehara, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; de Amaral Vieira, Presidente da Fundação Conservatório Dramático de São Paulo; de Getulino Nakajima, vice-Presidente da BSGI; de Paulo Endo, vice-Presidente da BSGI; de Naoto Yoshikawa, vice-Presidente da BSGI; de Celso Hama, vice-Presidente adjunto da BSGI; de Antônio Nakamura, vice-Presidente adjunto da BSGI; de Mishitaka Nionoia, Presidente da Câmara Municipal da cidade de Matsuyama. Gostaria que fosse recebido com uma salva de palmas. (Palmas.) De Hisashi Okada, diretor da Secretaria da Câmara Municipal de Matsuyama; de Manuel Kenji Kawoca, Vereador do Município vizinho de Registro, grande municipalista, diretor da Uvesp. Muito obrigado pela sua presença. (Palmas.) De Maria José de Oliveira, coordenadora-geral da divisão feminina da BSGI; de Ricardo Miyamoto, coordenador masculino de jovens da BSGI; de Márcio Iutaka, coordenador dos jovens da BSGI; de Jeni Ikeda, coordenadora da divisão feminina da BSGI; de Alessandra Miranda, coordenadora feminina de jovens da BSGI; de Júlio China, coordenador cultural da BSGI; de Osamu Matsuo, 3º vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; de Dom Galdino Cuchiaro, Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica; de Isaías Custódio, diretor da Fundação do Instituto de Administração.

Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo nosso Presidente Sidney Beraldo atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar os 73 anos da Soka Gakkai e homenagear o Professor Daisaku Ikeda. (Palmas.)

Para tanto convido todos os presentes para em pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela gloriosa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do maestro PM Músico Menezes.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo na pessoa do maestro PM Músico 2º Tenente Menezes, banda que sempre vem abrilhantar as nossas sessões aqui na Assembléia Legislativa. Muito obrigado, Tenente. Parabéns mais uma vez.

Tenho o prazer de passar a palavra ao grande amigo, Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Nobre Deputado João Caramez; Dr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI, Dr. Rubens Kamata, 1o vice-Presidente da BSGI, Sr. Sebastião Misiara, Presidente da Uvesp; Dr. Flávio Fábio de Morais, sempre reitor da nossa USP; Kokei Uehara, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Amaral Vieira, Presidente da Fundação Conservatório Dramático São Paulo; Getulino Nakajima, vice-Presidente da BSGI; Paulo Endo, vice-Presidente da BSGI; Naoto Yoshikawa, vice-Presidente da BSGI; Celso Hana, vice-Presidente da BSGI; Antônio Nakamura, vice-Presidente adjunto; membros e demais componentes da BSGI participando desta Sessão Solene convocada pelo nobre Deputado João Caramez, é uma satisfação e uma alegria estar presente nesta cerimônia que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo presta à Soka Gakkai.

Sou praticante há 34 anos e sei da importância de estarmos aqui na Assembléia Legislativa acompanhando esta cerimônia. Nós, que buscamos a paz mundial, certamente nos sentimos valorizados pelo trabalho que a Soka Gakkai faz em busca da paz mundial quando a Assembléia Legislativa abre suas portas para realizar esta cerimônia. Temos certeza de que, no momento em que o mundo vive uma série de dificuldades, lutamos em busca da superação de todos os problemas, na certeza de que poderemos ter, mais cedo do que parece, a paz mundial. Na nossa prática do dia-a-dia, na busca da causa e do efeito, procuramos lutar para que os povos se entendam, para que o ser humano seja mais valorizado e mais respeitado.

Quero aqui abrir um parêntese para cumprimentar o nobre Deputado João Caramez. Não é a primeira vez que temos a oportunidade de estar na Assembléia Legislativa nesta cerimônia de valorização do trabalho da Soka Gakkai. Nossos membros se sentem valorizados com esta cerimônia. O nobre Deputado João Caramez merece o nosso respeito, nosso carinho, nossa atenção. Todos nós, na luta contínua pela paz mundial saberemos reconhecer essa importância de estarmos presentes para valorizar esse trabalho. Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Queria fazer a leitura de duas correspondências que recebemos:

“Dia da Soka Gakkai e Homenagem ao Dr. Daisaku Ikeda

Saudamos o Dia da Soka Gakkai, organização que comemora nesta terça-feira, 18 de novembro, 73 anos de sua fundação.

Saudamos seu Presidente, Dr. Daisaku lkeda grande defensor mundial dos direitos humanos. Assim como seu Mestre, Nitiren Daishonin que há 750 anos já defendia em suas escrituras que não deve haver diferenciações entre as pessoas, que todas possuem o Estado de Buda e que a vida é o bem maior.

Hoje a Soka Gakkai Internacional está presente em 186 países, sendo representada no Brasil pela Associação Brasil SGI/BSGI, presidida pelo Sr. Eduardo Taguchi.

O compromisso dessa organização e de seus membros com os direitos humanos é inegável, sendo merecedor do reconhecimento de todos que lutam para que a dignidade seja um direito, não uma concessão.

Em nosso nome, e de todos que integram nossa assessoria, saudamos todos os integrantes da Sokka Gakkai no Brasil, parabenizando também o nobre Deputado João Caramez pela iniciativa de homenagear tão importante organização. Deputado Ìtalo Cardoso.”

 

“Caro João e dirigentes da BSGI,

Estarei sempre com vocês pela paz, educação e cultura. Essas são as respostas para a sociedade sempre. Deputado Walter Feldman.”

Passo a palavra ao Professor Amaral Vieira, pianista, compositor e Presidente da Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

 

O SR. AMARAL VIEIRA - Exmo. Deputado João Caramez, nobre proponente desta Sessão Solene; Exmo. Sr. Presidente da Soka Gakka International, Dr. Daisaku Ikeda; Exmo. Sr. Presidente da Associação Brasil SGI, Eduardo Tagushi; autoridades presentes, diretoria da BSGI, membros e simpatizantes da Soka Gakkai, senhoras e senhores, Exmo. Exmo. Sr. Deputado Arnaldo Faria de Sá, é para mim uma grande honra poder participar da comemoração do dia da Soka Gakkai e homenagear o seu 3o Presidente Dr. Daisaku Ikeda.

A iniciativa de prestar hoje uma homenagem a essa entidade que tanto tem feito pela humanidade e pelo povo brasileiro partiu do nobre Deputado João Caramez e foi acolhida com grande entusiasmo pelo Exmo. Presidente desta Casa, nobre Deputado Sidney Beraldo.

Como é no do conhecimento de todos os presentes, o trabalho que a Soka Gakkai vem desenvolvendo no cenário internacional tem sido da máxima importância na aproximação e convivência harmoniosa das culturas dos mais diversos países. Essa organização baseia-se na filosofia budista de vida e tem como objetivo a paz mundial através da valorização do ser humano em seus aspectos educacionais, culturais e espirituais. Desde 1960, sob a liderança dinâmica e forte do Presidente Daisaku Ikeda, a Soka Gakkai tem dedicado uma atenção e carinho muito especiais ao Brasil.

A homenagem que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo está prestando hoje à Soka Gakkai é símbolo do reconhecimento dos mais ilustres representantes políticos paulistas às grandiosas realizações dessa entidade que tantos benefícios já trouxe à população do nosso Estado.

Além dos importantes intercâmbios culturais mantidos com sólidas instituições paulistas, tais como o Museu de Arte Assis Chateaubriand e a Universidade de São Paulo, a Soka Gakkai, através de sua representação brasileira, BSGI, implantou em escolas do Estado, em colaboração com a Secretaria de Educação, o notável sistema de ensino Makiguti, idealizado pelo fundador da organização.

Por iniciativa do Presidente Daisaku Ikeda criou-se em São Paulo, em 1993, uma orquestra sinfônica juvenil, a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda, conjunto que já se apresentou nas mais importantes cidades brasileiras e em vários países da América Latina, sempre com grande sucesso.

Inspirados no grandioso exemplo do seu Mestre, Presidente Ikeda, os membros da Soka Gakkai têm concretizado, com raro espírito de luta e incansável disposição, múltiplas ações em praticamente todos os Estados brasileiros. No Amazonas, por exemplo, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, a Soka Gakkai trabalha no projeto de reflorestamento de áreas degradadas, promovendo o replantio de espécies nativas em extinção.

Os sábios ensinamentos e orientações de Daisaku Ikeda têm o dom de despertar em cada pessoa o senso de responsabilidade individual pelo progresso comunitário. Por esse motivo, todos acabam se mobilizando em prol de um bem maior e passam a encarar a história sob uma ótica diferenciada.

As pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da sociedade não eram homens e mulheres diferentes dos demais, afirma o Presidente Ikeda. Tinham, isso sim, um alto senso de missão e exercitaram, sem trégua, seu espírito de luta e determinação. Ainda de acordo com o pensamento do Presidente Ikeda, nada pode estar acima da capacidade do ser humano e todos têm o potencial e o dever de elevar-se ao nível de prosperidade espiritual e material, contribuindo desse modo para uma nova sociedade que não seja mais dividida em castas e em segmentos estanques. Todos podem ir bem mais longe do que acreditam, porém muitos acabam se impondo autolimitações e almejando pouco da vida. Não acreditam ser capazes de saírem dos patamares onde se encontram, mesmo quando esses se mostram negativos e limitantes.

Os membros da Soka Gakkai são orientados a espelhar suas vidas nos exemplos das figuras grandiosas do passado, a estudar suas vidas e circunstâncias de trabalho. Desse modo, aprendem que praticamente todos enfrentaram grandes desafios e obstáculos é não esmoreceram diante das dificuldades. Alguns foram reconhecidos ainda em vida, outros somente muitos anos ou séculos após sua morte. Será somente através de uma revolução de foro íntimo que o ser humano poderá superar os abismos da intolerância e da decadência.

Uma organização como a Soka Gakkai fornecerá um forte apoio a todos aqueles empenhados em resgatar os verdadeiros valores espirituais de seu mundo interior através de um auto-aprimoramento consciente. Ganharemos, desse modo, a confiança de que nossas ações poderão efetivamente evitar que as tragédias da história humana venham a se repetir neste novo século.

Desejo, ardentemente, que a mensagem de paz, fé e esperança do Presidente Daisaku Ikeda possa chegar aos corações das pessoas que acreditam estarmos numa sociedade de uma nova possibilidade, na qual poderemos concretizar em sua plenitude o conceito de uma civilização verdadeiramente humanística e global. Muito obrigado pela atenção e parabéns a todos pela data de hoje. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Teremos, agora, a exibição de um vídeo institucional da BSGI sobre valores humanos numa sociedade de paz.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sem dúvida nenhuma este vídeo faz com que paremos por alguns instantes para refletirmos, sobretudo no momento em que vivemos. Um momento conturbado, com muitas guerras e mortes. Enfim, a mensagem da BSGI, do Professor Ikeda, é uma mensagem de esperança e, acima de tudo, de fraternidade e de uma vida mais digna. É por isso que temos que continuar acreditando no amanhã. Acreditando que realmente chegaremos a essa tão almejada e tão esperada paz mundial.

Para reconhecer essa luta que o Professor Ikeda vem travando através .da BSGI, é que convido agora o nosso amigo e companheiro, um grande defensor do municipalismo, pela autonomia dos municípios, o Sr. Sebastião Misiara, para fazer a sua homenagem ao Professor Daisuke Ikeda, neste ato representado pelo Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da Associação Brasil BSGI.

 

O SR. SEBASTIÃO MISIARA - Exmo. Sr. Deputado Estadual, João Caramez, municipalista brilhante, que preside esta memorável solenidade de homenagem a Soka Gakkai; ilustre Deputado federal, jornalista, Arnaldo Faria de Sá, na sua pessoa queremos cumprimentar a todos os agentes políticos estaduais e federais que participam desta solenidade; meu caro Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI; Rubens Kamata, 1º vice-Presidente; Vereadores de todo o Estado de São Paulo, que tenho a honra de representar na figura do Vereador de Registro, diretor da Uvesp, Manoel Kenji Shikaoka; diretores da BSGI, que cumprimento na figura de Celso Hama, estendendo a todos que participam desta homenagem; todos aqueles que representam a cultura nacional e internacional, na figura, como disse o nobre Deputado Arnaldo Faria de Sá, do sempre reitor da USP, Professor Fava, a quem temos a honra de gozar da sua amizade, dos seus conselhos, e admitir que São Paulo e o Brasil devem muito à sua figura aqui presente, e que muito nos honra; todas as autoridades numa demonstração de que vivemos num país sem fronteiras, na figura do Presidente da Câmara Municipal da cidade de Matsuyama, Nishitaka, aqui presente e que recebe as nossas homenagens, quero dizer, inicialmente, a todos que participam desta solenidade, que a União dos Vereadores do Estado de São Paulo é uma entidade constituída de 8.029 Vereadores nos 645 Municípios paulistas.

O Vereador é o agente público mais próximo do cidadão. É aquele que, como diz o Deputado João Caramez, quando fala em municipalismo, o faz com euforia, porque, no conceito do movimento municipalista, tudo começa e termina no Município. É no Município que um homem vive, sonha, produz, reproduz. É no Município que um cidadão próximo lhe transmite a paz sempre num abraço fraternal.

 O municipalismo, no Estado líder da federação, que é o Estado de São Paulo, tem na Uvesp uma representação legítima. E nós temos procurado, através de técnicos, de professores, transmitir a cada Vereador deste Estado a certeza de que o desenvolvimento, como dizia o Papa Paulo VI, é o outro nome da paz. É pela paz que se constrói o dia-a-dia da cidadania.

A União de Vereadores do Estado de São Paulo, presente nesta homenagem, instituída por este brilhante municipalista, Deputado João Caramez, traz a sua honraria maior, que é o diploma, é a sua láurea mais significativa, que homenageia os cidadãos que, através do seu esforço, da sua luta, do seu ideal, constroem a cidadania em todos os dias, tijolo sobre tijolo. E tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho dessa entidade, a feliz oportunidade de apreciar a luta do Professor Ikeda na construção da paz.

O Brasil é um exemplo, através da sua representação local, que aqui está dignamente representada. O Brasil, ao lado de 185 países, conhece a luta do Professor Ikeda pela construção da paz. E se o Vereador, se o agente político mais próximo da cidadania, é um multiplicador de ações, é o homem que leva na formação e na informação para os seus conterrâneos o significado da palavra paz, que é uma palavra forte, a honraria maior representa o menor Município do Estado como o maior Município do Estado. Representamos a tímida população de Rubinéia, como fazemos questão de representar a agitada população de uma cidade como São Paulo, uma megalópolis que cresce a cada dia e que busca a paz como forma de construir uma sociedade feliz.

O que é a paz? A paz é a liberdade sem conflito; é fazer amor com o coração. Este é o significado mais positivo da paz, é a palavra em sua plenitude. E a educação e a cultura como irmãs gêmeas da paz constróem o cidadão a partir do seu nascedouro, para que ele cresça como um adulto com passado, e para que ele saiba na sua adolescência que ele terá um futuro com biografia.

Esta é a luta pela paz; uma luta que a gente vem fazendo a cada dia, encontrando pedras sim, mas encontrando um Professor Ikeda espalhado por todo o mundo, encontrando em cada município no erguimento de cada bandeira,, seja a bandeira nacional ou a de cada município.

Caro representante do Professor Ikeda, que vai receber este diploma da ação municipalista, o Sr. Eduardo, representamos aqui o agente formador de cada Município deste Estado. Mas, queremos ser um pouco mais eloqüentes, queremos representar o cidadão do Brasil. Porque vivemos num país em que estamos procurando esta paz; somos às vezes vencidos. O nobre Deputado João Caramez é um brilhante parlamentar que luta pela paz no seu Estado, o Estado de São Paulo. Foi prefeito de uma cidade que busca a paz pelo desenvolvimento. O nobre Deputado Arnaldo Faria de Sá sempre procurou construir a paz, não só na primeira infância, mas também na veemente defesa dos aposentados. E, nós, no interior, vendo o Arnaldo Faria de Sá na saudosa TV Record, daquele tempo, víamos pessoas que também pelas ondas sonoras, pelas imagem que entra a cada dia nas casas, lutando pela paz e levando esta luta para o Parlamento Nacional.

É isto que queremos. Queremos vencer sem medo das guerras. Queremos fazer como o Professor Ikeda, como fez também o Gandhi, na sua atitude histórica, que provocava a grande conferência entre as pessoas desiguais. Só assim, através do diálogo é possível construir a paz.

Nós, a exemplo de vários seguidores do Professor Ikeda, também somos filhos de imigrantes. Nossa família, nosso sangue e nossa genética vieram lá do Oriente Médio, onde daqui torcemos, rezamos e lutamos para que haja “Professores Ikedas” também, não permitindo que se faça a guerra em nome da religião, quando sabemos que todos nós temos um só mestre, que é Deus, o Pai Todo-Poderoso. Queremos o Professor Ikeda lá também.

Nós, imigrantes, viemos para este país de todas as raças, com uma recomendação dos nossos ascendentes, que vínhamos para o Brasil, trabalhando se preciso, mais do que os outros, para provar, como japoneses, árabes, judeus, como europeus, que viemos para ajudar a construir este país e não para atrapalhar este continente chamado Brasil de todas as raças e de todos os povos.

É pela cultura que a paz levanta tudo aquilo que foi deitado; é pela educação que trocamos as armas, levantamos a bandeira branca contra as armas que ferem, que matam, que eliminam o ser humano. Queremos que haja paz para que o adolescente cresça sabedor de que só o amor constrói. O Professor Ikeda está dando esse exemplo. Exemplo esse que queremos reproduzir neste diploma; exemplo que queremos que se reproduza em todos os Municípios deste Estado. Mais ainda, em todos os Municípios deste País; queremos que se produza em todo o globo, em todo o planeta, para que no futuro vivamos como irmãos, negros e brancos, japoneses e árabes, judeus e europeus, num só abraço, numa só confraternização, num só carinho.

Esta é a mensagem que queríamos deixar aqui; que houvesse amor em lugar de ódio. Que houvesse, acima de tudo a vontade de servir, mesmo que este servir não seja reconhecido. Queremos que cada um seja um João Caramez, ao homenagear todos aqueles que lutam pela paz, mesmo que não haja reconhecimento. Queremos que os Deputados sejam como os radialistas, como o Arnaldo Faria de Sá, que lutem por um Brasil melhor, mesmo que não seja reconhecido. Queremos cultura, educação, como faz o Professor Fava, mesmo que não seja totalmente reconhecido. O que importa é que, no final de tudo, nada é entre nós e os homens, é entre nós e Deus.

Neste momento peço ao meu Diretor, Manoel Kenji Shikaoka, que representando a colônia japonesa entre os agentes políticos do Estado, faça a entrega do Diploma da Ação Municipalista ao Professor Daisaku Ikeda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

o Sr. Presidente - João Caramez - PSDB - Sou fã incondicional deste grande amigo, Sebastião Misiara. Acho que ele tem uma facilidade muito grande de expressar os seus pensamentos, as suas idéias. Realmente, toda vez que eu ouço os discursos do Sebastião Misiara, me emociono. E desta vez não foi diferente. Parabéns pela sua grande capacidade de exprimir o que pensa. (Palmas.)

Antes de o nosso companheiro Eduardo Taguchi ler a mensagem do grande Professor Ikeda, quebrando um pouco o protocolo, não poderíamos, em hipótese alguma, dar continuidade a esta solenidade sem ouvir algumas palavras desse grande Professor que, todas as vezes que temos oportunidade de ouvi-lo, sempre tem uma boa-nova e alguns ensinamentos para nos dar. Portanto, Professor Fava, peço ao Senhor que nos fale alguma coisa. (Palmas.)

 

O SR. FLÁVIO FAVA DE MORAIS - O desafio é muito grande porque o improviso que o Deputado João Caramez me coloca, com a amizade que temos, é de alta responsabilidade perante a BSGI e a Soka Gakkai. Para não prendê-los muito através do Eduardo Taguchi, que conheço há muito tempo, também cumprimento todos para que as nominações não sejam demoradas. Permitam-me que saúde os Senhores Arnaldo Faria de Sá e Misiara, que tão belas expressões trouxeram a todos nós.

Gostaria de dizer que, como representante da Educação, tive a oportunidade de estar no Japão e o privilégio de estar com o Dr. Ikeda por um longo período. Na intimidade da Soka Gakkai e da BSGI, todos sabem da grande descontração que foi esse encontro, principalmente quando meu encontro com ele terminou numa autêntica piada. E essa descontração me permite dizer a vocês que, representando a área da Educação, a nossa responsabilidade é muito grande, principalmente em função da ciência, da tecnologia e das suas vinculações com o desenvolvimento, tanto social como econômico.

Mas se a nossa responsabilidade na USP é de termos professores qualificados, de correspondermos às expectativas da sociedade, de termos um hospital moderno e avançado, em outras palavras, justificarmos a nossa existência perante todos vocês que constituem a sociedade brasileira, o aspecto acadêmico não é o mais relevante. O aspecto acadêmico é indispensável, mas a relevância dele só se consolida quando também, pelo exemplo do comportamento, ensinamos valores: os valores do livre pensar, os valores da tolerância, os valores da convivência, os valores, portanto, do respeito e da solidariedade entre as pessoas.

E é isso que vi na Soka Gakkai e é isso que justifica as relações de amizade, a nossa presença e a significante mensagem que o Ikeda traz ao mundo todo, modestamente, humildemente. Mas não humildemente como conduta de pessoas, humildade como valor de caráter, no sentido de que se possa realmente conviver bem entre todos. Obrigado, Deputado Caramez (Palmas.)

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Isso me faz lembrar um pouco também essa piada que o Professor Fava contou ao Sr. Ikeda. Mostra realmente a descontração do Professor com as pessoas com que ele dialoga.

Eu tive o privilégio também. Eu me considero uma pessoa privilegiada. Afinal de contas, a BSGI proporcionou essa grande satisfação, essa grande alegria, esse grande prazer de estar lá por alguns minutos com o Professor Ikeda. Era para ser alguns minutos, que se transformaram em uma hora e alguns minutos, de tanta descontração, de tanta simplicidade e humildade que existia naquele momento.

Confesso que fui preocupado, tendo em vista o que eu poderia conversar com um homem tão culto, que conhece o mundo todo, um homem que tem tanta coisa para oferecer, o que eu poderia estar discutindo com ele? Foi o melhor diálogo que eu poderia ter com alguém, porque é realmente uma pessoa simples e humilde e que mostra realmente a sua parte verdadeira. Não canso de agradecer essa grande oportunidade que vocês me proporcionaram.

Passo a palavra agora ao Sr. Getulino Nakajima, vice-Presidente da Associação BSGI, que neste ato vai ler a mensagem de agradecimento do Professor Daisaku Ikeda. (Palmas.)

 

O SR. GETULINO NAKAJIMA - Mensagem de agradecimento: “Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Sidney Beraldo, Exmo. Sr. Deputado João Caramez, que ora preside a presente Sessão Solene, Exmo. Sr. Sebastião Misiara, DD. Presidente da Uvesp - União dos Vereadores do Estado de São Paulo, em nome dos quais permito-me saudar respeitosamente os nobres Deputados desta Casa Legislativa, ilustres representantes da Uvesp, demais autoridades presentes e todos os distintos convidados.

Nesta grata oportunidade, em que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - cujo nome é reconhecido no mundo como a grande locomotiva do progresso do Brasil e de toda a América Latina - promove a presente Sessão Solene, em comemoração à passagem do Dia da Soka Gakkai, tenho a imensa satisfação em manifestar a profunda gratidão, em nome dos 10 milhões de associados da Soka Gakkai do Japão.

Além disso, nesta significativa Sessão Solene, tive a honra de ser homenageado com o diploma da Ação Municipalista, pela alta consideração à minha pessoa, pelos ilustres líderes da União dos Vereadores do Estado de São Paulo.

Mais do que uma honra pessoal, esta homenagem é um grande incentivo ao movimento de paz, educação e cultura que a SGI vem promovendo no Brasil e nos 185 países e territórios do mundo. Por esta razão, permitam-me compartilhar a honra desta noite com meus caros amigos da Associação Brasil-SGI, que vêm labutando incansavelmente como bons cidadãos, a fim de prestar a sua contribuição para o progresso e bem-estar da sociedade brasileira.

Por outro lado, agradeço pela especial concessão de ser representado nesta solenidade e peço a todos sinceras desculpas pela indelicadeza de não estar presente para agradecer pessoalmente às nobres autoridades e a todos os participantes. Tive até agora quatro oportunidades para visitar e conhecer o Estado de São Paulo. Na minha última viagem, em 1993, tive a honra de dialogar com o Governador da época, e com muitas outras autoridades e líderes da sociedade paulista, trocando opiniões sobre a promoção da paz, da cultura e da educação para o bem do futuro do nosso mundo.

Esses encontros tornaram-se lembranças inesquecíveis e fazem parte da história da minha vida. De toda forma, São Paulo é um importante celeiro de valores humanos cosmopolitas, onde diversas raças convivem em harmonia e expandem seu universalismo, criatividade e humanismo para o mundo inteiro.

O dia 18 de novembro de 1930 é a data em que ocorreu a fundação da Soka Gakkai no Japão. Nesse mesmo dia, em 1944, o Presidente fundador da Soka Gakkai, Professor Tsunesaburo Makiuchi veio a falecer na prisão, como mártir, na luta contra o militarismo japonês da época. Entretanto, seu nome é hoje reconhecido em várias partes do mundo. Em São Paulo, no Município de Itapevi, graças à consideração do Deputado João Caramez, o nome de Tsunesaburo Makiuchi foi eternizado na denominação de uma estrada e, da mesma forma, o nome do 2º Presidente, Jossei Toda, tornou-se denominação de um viaduto localizado na extensão dessa estrada.

Como discípulo, não há honra maior do que participar dessas homenagens. Além disso, na comemoração desta data tão significativa na história da Soka Gakkai, fui distinguido de forma muito honrosa pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo. Portanto, hoje é um dia que não posso deixar de sentir um significado ainda maior na promoção de nossos ideais.

O renomado poeta paulista Cassiano Ricardo escreveu versos em louvor aos bandeirantes onde destaca o pioneirismo que desbravou uma terra de liberdade e expandiu as fronteiras para a existência do Brasil atual. Mesmo recebendo um novo século, o mundo ainda vive conflitos e ódios que dividem os seres humanos. É uma era em que a democracia racial, cultivada no grandioso espírito dos brasileiros, haverá de iluminar certamente o rumo da humanidade. A partir de hoje, como um cidadão que ama a terra brasileira, estou decidido a prestar uma contribuição ainda maior, juntando-me aos esforços de todos os senhores.

Por fim, agradeço profundamente pela realização desta solenidade em homenagem a Sokka Gakkai e à minha pessoa. Formulo os sinceros pelo bem-estar de todos os senhores, como também pela crescente e ilimitada prosperidade do Estado de São Paulo. Muito obrigado a todos os senhores. Tóquio, 17 de novembro de 2003, assinado por Daisaku Ikeda, Presidente da Soka Gakkai Internacional.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Caro Getulino, que seja você o portador ao Professor Ikeda da nossa satisfação e do nosso orgulho de ter sido o autor da denominação da Estrada Makiguti, que liga a Castelo Branco àquele grande Centro Cultural campestre situado na minha cidade. Era o mínimo que nós, como Prefeito na época, podíamos fazer a um grupo de pessoas, a uma entidade tão importante como esta, não só pelas coisas que faz, mas principalmente por ter escolhido a nossa cidade para construir aquele belíssimo Centro.

O povo de Itapevi, hoje administrado pela minha esposa, sente-se muito honrado em tê-los como contribuintes, acima de tudo. Mas além de contribuintes, amigos, companheiros e irmãos.

Meus senhores, minhas senhoras, estamos chegando ao final da nossa sessão solene. Estivemos reunidos mais uma vez para homenagear esta entidade que, ao longo dos seus 73 anos de existência, leva, a todos os povos da terra, uma mensagem de fraternidade, esperança e dignidade de vida.

A Soka Gakkai representa o que há de mais elevado na condição humana e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo não pode deixar de registrar e ratificar o respeito e a admiração por tão nobre movimento.

O Dr. Ikeda, a quem tive o privilégio de conhecer pessoalmente, diz: “O Século XX foi um século de guerras. Devemos, mais uma vez, derramar luz sobre o ser humano. Devemos mudar a nossa ênfase de volta ao povo. De outra forma, estamos fadados a repetir os trágicos erros do passado.”

Este é o nosso desafio para o Século XXI, o renascimento do humanismo. Todas as pessoas são absolutamente iguais e têm o direito de viver felizes. Uma perspectiva centrada nas pessoas, um retorno ao humanismo, isso é que é vital para criar um futuro de paz.

Quero cumprimentar a todos os senhores, especialmente ao Professor Dr. Ikeda, por levar a termo tão nobre missão. Em nome dos Deputados, dos funcionários, da Polícia Militar, enfim, de todos aqueles que engrandecem esta Assembléia Legislativa, agradecemos a oportunidade de, mais uma vez, prestar uma justa homenagem a esta organização que enche de orgulho o povo paulista.

Viva a Soka Gakkai! Viva a BSGI! Viva Sensei! Muito obrigado e boa-noite a todos.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - E assim damos por encerrada a sessão solene em homenagem ao Dia da Soka Gakkai.

S. Exa., o nobre Deputado João Caramez, convida a todos para que se dirijam ao Hall Monumental, para a apresentação da Orquestra Filarmônica do Humanismo Ikeda.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 37 minutos.

 

* * *