24 DE NOVEMBRO DE 2008

054ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE RELEMBRAR O “DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL”

 

Presidente:  LUIS CARLOS GONDIM

 

RESUMO

001 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Deputado Luís Carlos Gondim, na direção dos trabalhos, para relembrar o "Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Lembra que é autor da lei que instituiu o dia estadual sobre o tema. Ressalta a necessidade do envolvimento da população, na geração de voluntários para o diagnóstico precoce da doença. Recorda as dificuldades das famílias que são obrigadas a buscar tratamento em outras cidades. Elogia o trabalho das entidades de apoio. Faz apelo às autoridades públicas. Cita leilão em benefício da causa.

 

003 - MARCELO PADILHA

Gerente de administração e finanças do Instituto Ronald Mcdonald, elogia o trabalho das entidades e dos hospitais. Ressalta a importância de ação conjunta em prol da causa.

 

004 - ROBERTO MELARAGNO

Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, enaltece o fato do tema ser colocado em evidência neste Legislativo. Informa que o câncer é a doença que mais mata crianças acima de cinco anos. Lembra a necessidade do diagnóstico precoce para a cura da doença. Ressalta a excelência dos serviços prestados pelos hospitais paulistas. Cita sua preocupação quanto às necessidades das crianças doentes e de seus familiares.

 

005 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Anuncia a exibição de vídeo.

 

006 - JACINTO GUIDOLIN

Presidente da Universo, recorda a participação do Governador Mário Covas como patrono da formatura de seu filho, na Escola Politécnica. Enaltece o seu reconhecimento pelo trabalho do voluntariado junto ao poder público. Ressalta a felicidade pelo trabalho do voluntariado, estampada no sorriso das crianças afetadas pela doença. Destaca a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e de apoio psicológico aos pacientes.

 

007 - EDMUR PASTORELLO

Presidente da Fundação Oncocentro, representando o Secretário de Estado da Saúde, lamenta o aumento da incidência do câncer. Informa sobre os avanços no atendimento à doença através do SUS. Tece considerações sobre a mortalidade infantil, a desnutrição, a fabricação e a distribuição de medicamentos. Cita parcerias com o terceiro setor. Louva o trabalho do Oncocentro.

 

008 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Presta homenagem a personalidades.

 

009 - DEISE MENDES CERILLO

Representante das voluntárias, informa que 450 voluntárias atuam em quatro hospitais. Justifica as homenagens citadas, especialmente à Doutora Maria Lydia de Andréa.

 

010 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Presta esclarecimento sobre homenagem à Doutora Maria Lydia de Andréa. Agradece a todos. Encerra a sessão.

 

***

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

***

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Bom-dia. É com prazer que estamos realizando esta Sessão Solene, diante de tantas autoridades, voluntários, pessoas que sempre se dedicaram ao tratamento, à prevenção, à cura, podemos dizer assim, do câncer infanto-juvenil. Sinto-me muito honrado em estar aqui junto de vocês, em ser o autor do projeto de lei que institui o Dia Paulista de Prevenção e Combate ao Câncer Infanto-Juvenil. Então, vamos dar abertura a esta solenidade.

Sabemos que praticamente todos são autoridades porque essa causa é muito justa. Então, vamos nomear aqui as autoridades presentes: Sr. Jacinto Guidolin, presidente da Universo; Dr. Oswaldo Peres – que foi meu professor - Chefe do Serviço de Radioterapia do Hospital A. C. Camargo, fundou o Instituto de Radioterapia de São Paulo e me ensinou muito a respeitar as pessoas que têm enfermidades e as pessoas que têm acesso ao tratamento dentro da Oncologia; Sr. Edmur Pastorello, presidente da Fundação Oncocentro, representando o Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, Secretário de Estado da Saúde; Renato Melaragno, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica; Dr. Marcelo Padilha, gerente de Administração e Finanças do Instituto Ronald McDonald; Sra. Maria Gertrudes da Luz Gomes; Sra. Margarida Giusti; Sra. Mayana Neiva, atriz, que fez o nosso vídeo; Sr. Mario César Pereira de Araújo, presidente da TIM, que está sendo representado pelo seu sobrinho Sr. Alexandre Scalia; Sra. Carmem Prudente, representada pela Sra. Tereza Ralston para homenagem póstuma; a Dra. Maria Lydia Mello de Andréa do Hospital Darcy Vargas está viajando e o Sr. Renato vai receber a homenagem por ela; Dra. Maria Fonseca da Costa, representando o Instituto Nacional de Combate ao Câncer; Dr. Francisco Simões, diretor da Heads, agência de propaganda; Dr. Renato Melaragno, representando a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica. (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de relembrar o Dia de Combate ao Câncer infanto-juvenil.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente David da Cruz.

 

***

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência  agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Apesar dos problemas que tivemos, advindos de um curto circuito na Casa, fazendo com que trabalhemos em condições adversas, quero fazer apenas um comentário.

O nosso intuito é envolver-nos e a população de maneira geral, tanto os que moram no entorno do Hospital de Barretos, que tem o Serviço de Oncologia, um hospital do entorno de Jaú, de Prudente, e de Sorocaba, aqui no Estado de São Paulo, para que possamos ter mais voluntários, para que todas as entidades - clubes sociais, Rotary, Lions, Maçonaria - possam se envolver e trazer mais voluntários, mais enfermeiras, mais auxiliares, mais médicos no sentido de termos esse diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

Se conseguirmos o diagnóstico precoce, se conseguirmos dar acesso a essas pessoas, principalmente às menos favorecidas, que têm grande dificuldade de se deslocar... No sábado, eu estive em um casamento em Presidente Epitácio e uma pessoa me disse que sai de Epitácio e vai até Jaú para fazer o tratamento de quimioterapia porque para o caso dela não havia tratamento em Prudente.Imaginem uma pessoa andar 300 quilômetros para fazer esse tratamento.

Ainda vamos sofrer muito fazendo com que a essas pessoas sofram tanto para chegar a fazer quimioterapia, radioterapia ou mesmo hormônio-terapia.

Em outra cidade havia uma fila de 22 pessoas aguardando sua vez para fazer o tratamento de câncer de colo uterino.

Então não está tudo bem. Isso nos chama atenção. Levar um paciente com câncer por um veículo próprio e transferi-lo é uma dificuldade muito grande.

Eu comentava com as senhoras de Sorocaba sobre uma das entidades de apoio que conheci lá em um almoço. Os pacientes vinham de Apiaí, por exemplo, ou de Ribeirão Branco, que é próximo de Apiaí, que já é quase no Paraná, para fazer a quimioterapia, e eram obrigados a passar o dia nessa casa de apoio e voltar para sua cidade no dia seguinte.

Ficamos muito preocupados e queremos com vocês envolver mais o Governo do Estado, o Secretário Barradas e os secretários municipais para obtermos o diagnóstico muito rápido.

Dispenso o meu discurso. Ele fica no sentimento da força, da luz, no sentimento de que vamos conseguir, vamos fazer essa luta em conjunto com vocês.

Muito obrigado. (Palmas.)

Tem a  palavra o Sr. Marcelo Padilha, gerente administrativo e de finanças do Instituto Ronald Mac Donald.

 

O SR. MARCELO PADILHA - Gostaria de agradecer esta homenagem a uma instituição como a nossa que completará dez anos no próximo ano. Mas essa homenagem não deve ser dirigida única e exclusivamente ao instituto porque ele trabalha em conjunto com toda uma rede.

Essa homenagem é feita a toda essa rede que envolve o instituto, as entidades que abrigam aqueles que lutam em prol do combate ao câncer infanto-juvenil, a todas as casas de apoio, a todos os hospitais, ambulatórios. Que todo esse universo de voluntários que atuam em todos os estados do Brasil se sintam homenageados neste Dia de Combate ao Câncer infanto-juvenil. O Instituto Ronald, aqui representado por mim, se sente muito honrado com esta homenagem e, como disse o nobre deputado, é um trabalho de todos, é um esforço conjunto em prol de uma causa única, que é o combate ao câncer infanto-juvenil. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência concede palavra ao Presidente da Sobope, Dr. Roberto Melaragno.

 

O SR. ROBERTO MELARAGNO - Gostaria de agradecer pelo convite e principalmente pela homenagem que muito nos engrandece e nos deixa muitos felizes. Mas basicamente o que me deixa mais feliz ainda é estarmos dentro da Assembléia Legislativa colocando o câncer infantil na pauta da Saúde do Estado e, se possível, do Brasil. Alguns de vocês não têm idéia de que hoje, no Estado de São Paulo e no Brasil, o câncer é a doença  que mais mata crianças acima de cinco anos de idade. Ou seja, o câncer é um problema de Saúde pública. É uma doença difícil de ser prevenida, mas altamente curável desde que tratada adequadamente, no tempo exato. Daí a importância de existir o Dia Nacional do Câncer Infantil; daí a importância de termos vários serviços distribuídos pelo Estado.

Como o deputado acabou de falar, é muito triste vermos uma pessoa andar 300 km para fazer um tratamento e muito triste vermos uma família se desestruturar totalmente porque ela é colocada em uma casa de apoio, enquanto ela poderia ser tratada próximo de casa. Estamos batalhando em conjunto, e o Estado de São Paulo deu um passo à frente. Temos tido uma retaguarda estadual há algum tempo muito grande. Estamos avançando. Hoje, o Estado de São Paulo tem excelentes serviços distribuídos pelas suas cidades e deveríamos estar mais atentos com o encaminhamento dessas crianças para o serviço mais próximo de casa. Não deveríamos ser egoístas de ter todos os pacientes próximos do nosso serviço, porque o nosso serviço é mais famoso ou é melhor. Não. Temos que ver realmente as necessidades da família, as necessidades da criança e divulgarmos mais e mais a causa infantil. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Professor Renato, tenho mais uma história para contar. Fui a um leilão de gado na cidade de Itaiaçu, entre Jaboticabal, Pirangi, Taquaritinga, para que eles possam comprar Sustagen, medicamentos, para dar apoio a essas pessoas que têm uma lesão, principalmente os pacientes com câncer de faringe, laringe, ou cordas vocais. É esta a situação do Estado de São Paulo. Isso nos comove muito e essa é a verdade: ou se faz uma política efetiva e séria em relação ao câncer infantil ou estaremos o tempo todo correndo atrás do prejuízo.

Teremos a exibição do vídeo, e a nossa artista está aqui presente também engrandecendo esta Sessão Solene. Vamos, então, assistir ao vídeo.

 

***

 

   - É feita a exibição do vídeo.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta propaganda está sendo veiculada em todos os canais de televisão? Estão nos dizendo que sim.

Esta Presidência passa a palavra ao Sr. Jacinto Guidolin, presidente da Universo.

 

O SR. JACINTO GUIDOLIN - Bom dia. Saúdo os componentes da mesa já citados pelo Presidente desta Sessão Solene, Deputado Luis Carlos Gondim e as demais autoridades presentes e homenageadas.Caras amigas - vocês são sempre a maioria, amigos, parceiros, bom dia. Quando fui convidado a falar desta tribuna - e se possível de maneira breve - me ocorreu a formatura de meu filho na Escola Politécnica em 1995. Explico: foi dada a palavra ao patrono da turma, o saudoso e um dos grandes tribunos deste País, nosso então Governador Mário Covas, que também completava 40 anos de formatura. Ele acabara de ouvir um longo discurso de um de seus colegas. Carinhosamente, ele fez uma citação inesquecível para mim: “Existem os discursos longos, e os bons.” Guardadas as devidas proporções espero que o meu, se não for bom, que ao menos seja breve.

Iniciamos pela satisfação de ver o trabalho do voluntariado ser reconhecido pelo Poder público em dois eventos muito próximos. O primeiro, no dia 10 de outubro próximo passado, quando o Sr. Governador do Estado de São Paulo, Sr. José Serra, ao participar da abertura do 15º Congresso Nacional de Voluntários, o Convoc, disse que poderíamos contar com sua participação, não só como Governador, mas também, na qualidade de mais um de nossos voluntários, e o segundo, por esta Sessão Solene que nos propicia o nobre Deputado Luis Carlos Gondim, 2º vice-Presidente desta Casa, médico e defensor da nossa causa.

Gostaria de manifestar a satisfação de hoje poder ver reunidos aqui os nossos queridos amigos voluntários, médicos, instituições como a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, o Instituto Nacional do Câncer - Inca, o Instituto Ronald MacDonald, empresários com visão social, artistas, todos com um só objetivo, o de propiciar o melhor e o mais digno tratamento a todas as crianças e adolescentes com câncer.

É uma satisfação enorme em nosso dia nacional, o DNCCI, podermos compartilhar com nossos parceiros e aliados presentes a felicidade quando nos deparamos com um sorriso de uma criança ou adolescente que venceu a batalha do câncer. São esses sorrisos que movem nossas atitudes. Por meio desses sorrisos sentimos um enorme bem-estar porque nessas muitas vitórias celebradas com sorrisos também se encontra uma parte do nosso trabalho que fez, faz e, espero, fará diferença no tratamento e no cuidado do câncer infanto-juvenil.

Mas sabemos que ainda falta muito. Por isso continuamos sonhando e cada vez mais agregando pessoas como vocês nessa caminhada em busca de sorrisos. Assim vai chegar um dia em que os recursos para a Saúde serão suficientes para garantir a todas as crianças brasileiras acesso a diagnósticos precoces, a tratamento imediato e adequado, especializado e sobretudo humanizado, apoio social e psicológico para continuarem suas vidas após a cura.

Tenho certeza de que estamos dando um grande passo aqui hoje em direção à realização desse sonho. Afinal, não é São Paulo um dos grandes líderes deste País?

Por fim, gostaria de agradecer a todos e a cada um de vocês que se doam por essa causa. Não vou nomear cada um porque fazendo isso certamente não cumpriria a promessa de ao menos ter sido breve. Portanto, em nome daqueles que permanecem na luta diária e dos que a ela se juntaram, peço a todos os presentes que se considerem homenageados por ter sido possível esse dia.

Viva o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil!

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Quero anunciar a presença da Sra. Maria Tereza Fonseca da Costa, coordenadora do Fórum Permanente em Atenção à Criança e Adolescente com Câncer do INCA; de representantes do Deputado Antonio Salim Curiati; do Deputado João Caramez e do Deputado João Mellão.

Tem a palavra o Sr. Edmur Pastorello, presidente da Fundação Oncocentro, neste ato representando o Dr. Luiz Roberto Barradas Barata.

 

O SR. EDMUR PASTORELLO - Em nome do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, tenho a honra de cumprimentar o nobre Deputado Luis Carlos Gondim e assim cumprimentar a todos os presentes neste dia solene de combate ao câncer infanto-juvenil.

Conversávamos eu e o Renato Melaragno antes da sessão sobre o aumento da incidência do câncer, em geral, e do infanto-juvenil, em particular, e comparávamos com os avanços que já fizemos nesses 20 anos de SUS.

Há 20 anos foi promulgada a Constituição brasileira, que Ulysses Guimarães chamou de “Constituição Cidadã”, e que resgatou a nossa liberdade e os nossos direitos constitucionais, depois de anos de autoritarismo.

Lembro aos senhores que naquela ocasião - pré-SUS, porque a Constituição dedica um capítulo inteiro ao Sistema Único de Saúde - tínhamos  a população brasileira dividida em três blocos em relação à assistência à Saúde: aqueles que podiam pagar eram os da medicina privada, ou seguratícia; aqueles que eram os previdenciários; e a massa, na época mais de 40 milhões de brasileiros, sem nenhum acesso a serviço de saúde.

Avançamos. São 20 anos de avanço, e temos muito a avançar. Com certeza temos que lutar e avançar sempre, mas as grandes conquistas já foram alcançadas - aquela da mortalidade infantil no Estado de São Paulo. E Melaragno me diz que no serviço deles estão atendendo quase 200 pacientes com câncer infantil; de vez em quando aparece um desnutrido, mas diz que é uma desnutrição que não é vista como era vista no passado.

Avançamos em termos de distribuição de medicamentos. Avançamos em termos da fabricação dos medicamentos. O Estado de São Paulo é a quarta população da América Latina, perdemos para o México e Colômbia, e estamos empatados com a Argentina.

Somos 42 milhões de habitantes no Estado. Ora, prover assistência à Saúde para esses 42 milhões de habitantes requer um esforço muito grande, um esforço governamental, um esforço da comunidade científica e, sobretudo, o esforço dos nossos parceiros que fazem parte do Terceiro Setor, as Organizações Não Governamentais.

São os senhores que fazem que as coisas aconteçam. O saudoso Governador Mário Covas, aqui tão bem lembrado, quando ia nos visitar num hospital, a primeira coisa que ele perguntava para o diretor era: “Tem voluntário? Se não tem voluntário o hospital não é bom. Tem que ter.”

É uma máxima que todos nós preservamos. É uma máxima que todos nós compreendemos e lutamos para termos sempre viva e presente a força desse voluntariado que, na verdade, move montanhas.

Agradeço a todos. Meu discurso é breve. Coloco a Fundação Oncocentro de São Paulo - que existe desde 1974, uma fundação pública, criada por lei desta Casa, e regida por um decreto do Governador do Estado - à disposição de todos. Temos várias reuniões de voluntariado que acontecem lá; o nosso salão também está sempre à disposição para qualquer solenidade.

Agradeço novamente a todos pela paciência de me escutar, e saúdo o nosso nobre Deputado Luis Carlos Gondim, pela iniciativa deste evento maravilho. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Gostaria de parabenizar o trabalho do Dr. Barradas e do Governador José Serra, que nos têm atendido na área de Saúde.

Sou um deputado cobrador. Voto com o Governo, mas cobro muito. Todas as vezes que temos alguns problemas, não só em serviço de Oncologia, mas realmente tentamos cobrar porque digo a todos que as Organizações Sociais só querem fazer alta complexidade. Câncer é alta complexidade, mas a média complexidade ainda está patinando.

Queremos realmente uma “vaga zero”, ou seja, se há caso de câncer, é preciso internar. O nosso objetivo é “vaga zero” na ressonância magnética, na tomografia, numa quimioterapia. Se chegarmos a isso, estaremos mais unidos com o Governador Serra e com o Dr. Barradas, que têm tido atitudes excelentes para com a Saúde do Estado de São Paulo.

São 42 milhões de habitantes. Nós andamos muito pelo interior e sabemos das necessidades. Assim, procuramos mostrar a situação de cada um.

Queremos comunicar a presença da Sra. Ângela Maria Pinto, vice-Presidente da AOMSP, e do Sr. Francisco Israel Pereira, da Associação dos Ostomizados do Município de São Paulo e Região.

 O presidente da TIM nos envia uma mensagem carinhosa, dizendo que a colaboração da empresa havia sido modesta, e, por isso, não merecia a homenagem. Queremos que ele continue com essa “modesta” colaboração, assim como as demais empresas que colaboram conosco para o tratamento e diagnóstico precoce do câncer infantil.

Passaremos agora às homenagens. Convido a Sra. Mayana Neiva, para que leia a placa do nosso primeiro homenageado, Dr. Jacinto Guidolin.

 

A SRA. MAYANA NEIVA - “Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, o Deputado Luis Carlos Gondim e a Universo - União Sul, Sudeste e Centro-Oeste das Instituições de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - conferem o Título de Honra ao Mérito ao Sr. Jacinto Guidolin, Presidente da Universo, pelos relevantes serviços prestados à causa.”

 

***

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Convido o Dr. Jacinto Guidolim para fazer a entrega da placa à próxima homenageada, Sra. Maria Gertrudes da Luz Gomes.

 

O SR. JACINTO GUIDOLIM - A Sra. Maria Gertrudes tem 32 anos de trabalho voluntário, em um lugar que, hoje, está assolado por chuvas intensas, Santa Catarina. Por isso, é um prazer entregar essa placa a senhora. Sintam-se todos homenageados.

 

***

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - A próxima homenageada é a Sra. Margarida Giusti, representando as voluntárias. Sem o voluntariado não se faz nada.

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS – Sra. Mayana Neiva, atriz.

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Sr. Alexandre Scalia, em nome do Sr. Mário César Pereira de Araújo, presidente da TIM.

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Homenagem póstuma à Sra. Carmem Prudente, que será recebida pela Sra. Tereza Ralston.

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Todas as associações de combate ao câncer sempre têm aquele olhar da Carmem Prudente. Não existe voluntariado sem esse olhar. Ela estava e está presente em todo lugar.

O próximo homenageado é o Professor Dr. Renato, que dá um apoio muito grande ao combate ao câncer infanto-juvenil no Santa Marcelina.

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Vamos homenagear o Dr. Luiz Roberto Barradas por meio do Sr. Edmur Pastorello.

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - A próxima homenageada é a Sra. Maria Teresa Costa, do Inca, Instituto Nacional de Combate ao Câncer, por meio do Dr. Pastorello. (Palmas.)

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Homenageamos agora o Sr. Marcelo Padilha, gerente do Instituto Ronald McDonald. (Palmas.)

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Convidamos o Sr. Francisco Simões, da Heads, que faz a parte de propaganda e apoio ao trabalho de prevenção e combate ao câncer infantil. Ele será recebido pelo Renato. A publicidade foi feita com a Mayana. Foi tudo deles. Obrigado, Mayana! (Palmas.)

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Deixei o Dr. Oswaldo Peres por último, de propósito. Quando passávamos visita na Pediatria no Hospital Santa Rita ou no Hospital A.C. Camargo e víamos uma criança com metástase pulmonar de um certo tumor, ele sempre dizia: “Você sabe que essa criança ainda tem chance? Vamos dar uma ajudinha? Tem que fazer uma poliquimioterapia”.

Professor Oswaldo Peres, o senhor será uma pessoa sempre lembrada, como é o caso da dona Carmem Prudente e de todas as pessoas que fizeram com que o câncer, hoje, tenha tratamento no Estado de São Paulo e no Brasil. Formaram todos os radioterapêutas que existem no Estado de São Paulo. Parabéns! E hoje é aniversário dele! (Palmas.)

 

***

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

***

 

A gente chega em Jaú e diz “Batista foi meu aluno”; chega em Barretos, “Fulano foi meu aluno”; chega em Belo Horizonte, “Tanaka foi meu aluno”; e a mesma coisa em Pernambuco. Sempre há um aluno. Em todo canto do Brasil ele formou terapeutas.

Essa homenagem, então, é pelo trabalho que você fez pelas crianças e pelo câncer infanto-juvenil, sempre ajudando, “Isso é tumor tal”, “Isso dá para tratar”. Temos hoje transplante de medula e há mais chances.

Ficamos muito contentes de estarmos aqui com vocês. Penso que todos vocês devem ser homenageados. É uma situação difícil escolher 10, 12 pessoas para serem homenageadas, mas se sintam todas homenageadas. São vocês que nos dão força e luz para trabalharmos.

A Presidência desta Casa, através do Deputado Vaz de Lima, e nós que estamos na vice-Presidência - e como médico - nos sentimos muito honrados.

Alguma das voluntárias deseja falar alguma coisa? Gostaria de convidá-la para vir aqui. Por favor, no microfone para podermos gravar.

 

A SRA. DEISE MENDES CERILLO - O meu nome é Deise, sou voluntária da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer. Nós trabalhamos em quatro hospitais - São Paulo, Santa Casa, Pérola Byington e Darcy Vargas. Somos 450 voluntárias e viemos representar a associação. Temos também as voluntárias Ofélia e Dalma. Essa homenagem foi linda e maravilhosa. Estive aqui cedo falando com os organizadores. Parabéns a vocês.

Fiquei muito feliz porque havia uma homenagem à Dra. Maria Lydia Mello de Andréa, médica responsável pela Oncologia do Hospital Darcy Vargas. Como vi que os senhores não entregaram homenagem à sua representante, fiquei admirada porque, para nós, ela é fantástica e deveria ser também homenageada. Perdoem-me pelo atrevimento, mas a voluntária, para conseguir atingir os seus objetivos, é, muitas vezes, atrevida. Peço perdão, mas acho que vale a pena pedir essa homenagem a ela, com quem trabalho muito junto e sei o quanto de dedicação ela tem para com as crianças do Ambulatório de Quimioterapia. Muito obrigada e, outra vez, perdão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Foi entregue o cartão da Dra. Maria Lydia ao Dr. Renato. A Dra. Maria Lydia participou conosco de um programa de televisão nesta Casa justamente pelo seu trabalho no Hospital Darcy Vargas. Ela é uma das pessoas que oferece “vaga zero” no Estado de São Paulo. Um dos maiores respeitos que temos pela pessoa da Dra. Maria Lydia é que ela é uma pessoa que tem dado todo apoio. Aliás, esta Sessão Solene só se realizou porque ela assim nos orientou.

Quero, então, cumprimentar a conduta democrática. Isso é o que nós todos temos de fazer. A Dra. Maria Lydia é maravilhosa, uma pessoa de uma sensibilidade e de uma cultura - conhece tudo de Oncologia pediátrica. Vou entregar ao Dr. Renato a placa da Dra. Maria Lydia. Minha filha, Larissa Gondim, é sua aluna. Ela já tentou muito que ela cursasse Oncologia pediátrica. Não sei se vai convencê-la, porque está indo mais para a UTI Neonatal. Ninguém manda o que os filhos devem fazer. Temos muito respeito pela Dra. Maria Lydia, que não compareceu porque está nos Estados Unidos num curso a trabalho.

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa, enfermeiras, auxiliares, voluntárias e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida para uma confraternização no Café São Paulo.

Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

***

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 30 minutos.

  

***