http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

25 DE NOVEMBRO DE 2011

054ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO aO “DIA DA SOKA GAKKAI”

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

RESUMO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado João Camarez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar "O Dia da Soka Gakkai". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - JOSÉ FERNANDO ROCHA

Advogado, saúda os presentes. Enaltece o Deputado João Caramez pela iniciativa desta homenagem. Elogia a figura do Doutor Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional. Lembra sua visita ao Japão, em 1997, em que conheceu a BSGI e deixou mensagem de paz em monumento na cidade de Hiroshima. Elogia o Doutor Daisaku Ikeda por proposta de paz enviada à ONU, em 1983.

 

003 - NAOTO YOSHIKAWA

Primeiro Vice-Presidente da Soka Gakkai, cumprimenta os presentes. Agradece ao Deputado João Caramez pela homenagem ao "Dia da Soka Gakkai". Destaca que os membros da organização humanitária, em diversos países, dedicam-se à conquista da paz. Lê histórico da vida de Tsunessaburo Makiguti, fundador da Soka Gakkai Internacional. Exprime os fundamentos que norteiam os membros do grupo.

 

004 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Mostra-se satisfeito em conduzir a sessão solene que celebra o Dia da Soka Gakkai. Enaltece os princípios da entidade. Lembra de diálogo que teve com o Doutor Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional. Informa que esta sessão solene deverá ser exibida na TV Assembleia em data oportuna. Anuncia a apresentação do Coral da Região Metropolitana Vila Mariana.

 

005 - CRISTINA MORENO

Coordenadora da Carta Terra do Brasil, comenta pronunciamento de Tsunessaburo Makiguti, fundador da Soka Gakkai, sobre o propósito da vida. Destaca a importância do amor na vida em comunidade. Explica que a Carta da Terra é uma declaração de princípios na busca de um mundo mais justo, sustentável e pacífico. Destaca similaridades ideológicas entre a Carta da Terra e a Soka Gakkai. Comenta a exposição "Sementes da Mudança", de autoria de ambas as instituições.

 

006 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Enaltece os presentes, em especial os membros da Soka Gakkai. Saúda as mulheres em razão do "Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres". Lembra que, em Itapevi, sua cidade natal, se encontra sede da instituição homenageada. Elogia o Doutor Daisaku Ikeda pelas atividades pacíficas que propaga. Defende os princípios humanistas do grupo. Cita frase do Doutor José Fernando Rocha. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Eu quero, neste momento, agradecer a presença e anunciar a Dra. Cristina Moreno, coordenadora da Carta Terra do Brasil e o Sr. Naoto Yoshikawa, 1º vice-Presidente da Soka Gakkai.

Srs. deputados, Sras. deputadas, minhas Sras. e meus Srs., esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo a solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Soka Gakkai.

Convido todos os presentes para que, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero anunciar a presença do Sr. Osvaldo Maki, vice-Presidente da BSGI; Sr. Celso Hama, vice-Presidente da BSGI; Sr. Paulo Kiyoshi Endo, vice-Presidente da BSGI; Sr. Julio China, vice-Presidente Adjunto da BSGI; Sr. Jorge Miashiro, vice-Presidente Adjunto da Soka Gakkai; Sra. Julia Ouchi, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI-São Paulo; Sra. Maria Endo, vice-Coordenadora Geral da Divisão Feminina da BSGI; Sr. Anderson Braz, Coordenador da Divisão Masculina de Jovens da cidade de São Paulo; Sr. Paulino Takano, vice-Coordenador da cidade de São Paulo; Sr. Alessandro Arigan, coordenador da Divisão dos Jovens na cidade de São Paulo; Sr. Anacleto Hanashiro, Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, representando o Sr. Presidente Kahatiro Kita; Dr. José Fernando Rocha; Sr. Reinaldo Moura, representando o Deputado Alencar Santana Braga; Sr. Ney Cardoso, representando o Deputado Salim Curiati.

Dando seqüência a nossa sessão solene, eu passo a palavra para o Dr. José Fernando Rocha, por favor. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ FERNANDO ROCHA - Eminente Deputado João Caramez, Presidente desta sessão solene, em nome de quem eu peço licença para estender os meus cumprimentos respeitosos e cordiais a todos os membros desta seletíssima Mesa de trabalho, e também as Sras. e Srs. aqui presentes.

Em primeiro lugar, gostaria de transmitir os parabéns à V.Exa. e eminente deputado, pela felicidade da propositura desta iniciativa, de homenagear a data inaugural da BSGI, que foi no dia 26 de janeiro de 1975. É uma data digna de ser aplaudida. Eu não tenho nenhuma dúvida de que o Presidente Sensei Daisaku Ikeda, é hoje, no mundo, na galeria dos benfeitores da humanidade, aquele que sua figura está mais esplendorosa. Dr. Daisaku Ikeda é o leão da paz, Dr. Daisaku Ikeda é o soberano da cultura e da paz, e eu tenho absoluta certeza que se hoje a humanidade está com essa luz irradiada, do Japão para mais de 190 países e territórios, nessa onda luminosa de paz pela cultura e pela educação.

Eu tive a honra de, em 1977, ser convidado pelo Dr. Daisaku Ikeda a visitar o Japão, e tive lá, a oportunidade de conhecer a obra magnífica da BSGI, mais de 10 milhões de seguidores. E tive a oportunidade de visitar Tókio, Osaka, Nagoya, Kyoto, e fiz questão absoluta de visitar Hiroshima. Quando o Sr. ou a Sra. estiverem em Hiroshima, haverá de ver, no Livro do Tombo dos Visitantes, uma mensagem de paz em nome do Dr. Daisaku Ikeda que eu deixei lá, e era mais ou menos assim: “Aqui se perpetrou o maior crime de lesa humanidade. Não se pode atirar artefato atômico sobre população civil, portanto, população inocente. Peço desculpas a todos que pereceram nesta hecatombe, por conviver num planeta que possam coexistir com pessoas que possam atirar artefatos atômicos na população civil”. Mas, paradoxalmente, parece que a pomba branca de Picasso pousou naquele memorial indicando como o filósofo Kant dizia caminho da paz perpétua. E no nome do Dr. Daisaku Ikeda, eu deixei aquela mensagem, e tive a oportunidade também de recitar a poesia “Rosa de Hiroshima” de Vinícius de Morais.

Eu tenho certeza a cada dia 26 de janeiro o mundo se ilumina um pouco mais, quando Dr. Daisaku Ikeda envia a ONU, em Nova York, a sua proposta de paz. A primeira proposta de paz foi iniciada em 1983, e todo ano essa proposta já faz parte do mosaico cultural da humanidade. É um verdadeiro “Vademekun”, com todas as questões importantes do mapa mundi, onde o Dr. Daisaku Ikeda mostra os caminhos para a busca da paz, da fraternidade de todos os seres humanos.

É uma honra estar aqui, para festejar esta data dessa benfazeja entidade que só traz luz para os nossos co-cidadãos, não só do Brasil, mas em mais de 190 países e territórios. Quero deixar, diante dos Srs. e das Sras., o meu respeito mais profundo, e o meu cordial cumprimento. Muito obrigado pela atenção. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Professor José Fernando Rocha, o Sr. não imagina a satisfação que nós temos em poder recebê-lo quantas e quantas vezes for possível, nós gostamos de contar com a sua presença. E que as suas palavras possam ficar registradas nos anais desta Casa. Muito obrigado pela sua presença.

Dando sequência a nossa solenidade, eu concedo, neste momento, a palavra ao Sr. Naoto Yoshikawa, 1º vice-Presidente da Soka Gakkai. Por favor. (Palmas.)

 

O SR. NAOTO YOSHIKAWA - Excelentíssimo Sr. João Caramez, nobre deputado que requereu e pessoalmente preside esta sessão solene, num gesto de sua profunda admiração e respeito com a nossa Soka Gakkai. Ilustríssima Dra. Cristina Moreno, coordenadora da Carta da Terra no Brasil, em nome dos quais cumprimento as demais autoridades, caros convidados, caros amigos, Sras. e Srs..

Nesta grata oportunidade, em que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promove este sublime gesto de reconhecimento a Soka Gakkai, cuja data de sua fundação, o dia 18 de novembro, foi instituída como Dia da Soka Gakkai no Estado de São Paulo, queremos enaltecer, Sr. Deputado, que V.Exa. está proporcionando-nos a oportunidade ímpar de celebrar, com muita dignidade, esse glorioso momento.

Estamos muito honrados por esta magnífica homenagem vinda do Estado de São Paulo, mundialmente admirado como a força propulsora do grandioso progresso do nosso Brasil e modelo de desenvolvimento. Por tamanha consideração, temos a mais elevada satisfação de agradecer profundamente, em nome de todos os associados, em especial do seu Presidente Internacional, Dr. Daisaku Ikeda, por esta elevada consideração, demonstrada por esta Casa que representa o povo paulista.

Homenagear a Soka Gakkai significa para nós, reconhecer o trabalho dos milhões de nossos associados que atuam em 192 países que, além de seus afazeres normais, se dedicam incansavelmente pela paz e felicidade das pessoas e pelos mais nobres ideais da humanidade. Por esta razão, sentimo-nos hoje, muito mais orgulhosos, gratificados e acima de tudo incentivados com esse movimento humanitário. Muito obrigado. (Palmas.)

Numa ocasião, enaltecendo a figura do fundador da Soka Gakkai, professor Tsunessaburo Makiguti, o Dr. Daisaku Ikeda teceu os seguintes comentários: “O fundador e primeiro Presidente da Soka Gakkai, professor Tsunessaburo Makiguti, foi uma eminência em geografia no Japão. Sua obra “Geografia da Vida Humana”, escrita mais de cem anos atrás, é, ainda hoje, muito lida e estudada por oferecer meios para a solução de diversas questões do mundo atual”.

Sua vida foi uma completa batalha contra a autoridade fascista, sem nunca retroceder um único passo. A sua mensagem de coragem e sabedoria continuará a ecoar, despertando a consciência das pessoas nos séculos vindouros. Ele percebeu que, não importando o quanto fosse nobre a crença ou princípio, ela somente poderia ser compreendida através de um esforço combinado e que tem como origem o povo. É com esse espírito, que a Carta da SGI pede pelo diálogo e cooperação entre as pessoas de diferentes crenças, visando a resolução das questões fundamentais que a humanidade enfrenta.

O Sr. Makiguti era uma pessoa de caráter sublime, e ele jamais agiu de forma negligente. Satisfeito por conduzir uma vida de honesta pobreza, não cobiçou sequer um níquel para si. Demonstrava benevolência para com todos os seres humanos. Condenava severamente qualquer injustiça com a qual se defrontasse, e defendia a necessidade de se seguir o correto caminho na vida. Ele jamais pensou em lucro pessoal. Mas ele era inflexível ao condenar ações que contrariassem o que era correto e justo. No comportamento do Sr. Makiguti, encontramos o espírito da Soka Gakkai.

O espírito do primeiro Presidente Makiguti vive na Soka Gakkai e toma uma forma concreta nas atividades da SGI graças a incansável dedicação e sábia liderança do Presidente da Soka Gakkai Internacional - SGI, Dr. Daisaku Ikeda transformando-a, a cada dia, numa prestigiosa organização, cada vez mais reconhecida mundialmente pelos trabalhos abnegados em prol das pessoas humanas, oferecendo a milhões de pessoas, a oportunidade de desenvolver plenamente todo o seu potencial humano, sem distinção de raça, idade ou condição social.

Com 83 anos de idade, ele vem dedicando todo seu tempo e energia à nobre causa da paz, da educação e da cultura, fundamentos indispensáveis para a valorização e desenvolvimento do ser humano e para a harmoniosa convivência entre todas as nações. Além disso, continua a escrever romances, ensaios e poesias sobre uma vasta gama de tópicos abrangendo o humanismo, a paz, a sociedade, a juventude, a arte e a literatura. Seus escritos tem sido traduzidos para mais de quatorze idiomas.

Na Proposta de Paz deste ano encaminhada à ONU, intitulada “Por um mundo digno de todos: o triunfo da vida criadora”, o Dr. Ikeda convoca a sociedade civil para tomar a dianteira na resolução de dois dos principais desafios de nossos tempos: a abolição de armas nucleares e o desenvolvimento de uma cultura global de direitos humanos. Com relação à educação sobre direitos humanos, o Dr. Ikeda observa que os direitos humanos não passaram a existir por tratados ou leis, mas através de esforços de pessoas comuns para corrigir as injustiças que experimentam ou vêem no mundo ao seu redor. Isso significa, tornar a sensibilidade aos direitos humanos - nossos e de outros - uma parte de uma “cultura de direitos humanos”.

Ao final dessa proposta, ele afirma: “A confiança e a felicidade de saber que a ação, o diálogo e o compromisso de todos nós estão movendo o mundo para uma direção melhor, liberam no ser humano, uma energia e um poder até então inimagináveis. Nós nos sentimos estimulados pelo conhecimento de que cada um dos indivíduos, aparentemente comuns, pode ser protagonista da criação de uma nova era. Nenhuma força se equipara à transformação do espírito humano. Nós, membros da SGI, estamos determinados a trabalhar com todos os que também guardam a esperança de uma sociedade humana solidária”.

Portanto, reiterando a nossa mais profunda gratidão, manifestamos nossa determinação de continuar a desenvolver e expandir o movimento pela paz, educação e cultura e no fortalecimento dos laços de amizade entre os cidadãos e do bem estar de toda a sociedade brasileira. Muito obrigado a todos os senhores. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sr. Naoto Yoshikawa, quero dizer que, pra mim, é uma satisfação muito grande, prazer maior ainda, poder estar presidindo esta sessão, como nós estamos fazendo desde o início do nosso mandato. Já estamos aqui no quarto mandato como deputado, e todos os anos nós fazemos essa solicitação. Porque nós entendemos que nós, como parlamentares, somos, nada mais nada menos, do que um instrumento para diminuir a distância entre a sociedade e o governo do Estado. Por outro lado, estamos aqui para reconhecer o trabalho que as pessoas realmente fazem, mas trabalhos voltados para o bem comum, e a Soka é uma dessas instituições que nós não podemos, de maneira alguma, deixar de lembrar nesse momento.

Eu me sinto uma pessoa privilegiada, por ser um representante do povo de São Paulo, o maior parlamento da América Latina, privilegiado por ter os amigos que eu tenho, mas, sobretudo, uma pessoa privilegiada por ter a Soka, os elementos da Soka como os nossos amigos. E privilegiado por ter sido, por ter tido a oportunidade de conhecer o professor Ikeda pessoalmente, D. Kaneko pessoalmente, quando eu tive a grande oportunidade e a grande alegria de ter tido um diálogo com o professor Ikeda. Foi um momento muito significativo, foi um momento que a pouco eu dizia para a imprensa, que jamais deixou de passar pela minha memória, momento que eu guardo no meu coração com muito orgulho, com muita alegria e com muita satisfação.

Então, enquanto nós estivermos aqui, como deputado, com certeza estaremos aqui sempre lembrando em homenagear a Soka Gakkai. Muito obrigado. (Palmas.)

Eu quero anunciar também, a presença do Sr. Seiti Sacay, Presidente da Associação Cultural e Esportiva de Piratininga; Sr. Raul Takaki, diretor Presidente do Jornal Nippak.

Neste momento, vamos assistir a apresentação do Coral da Região de Vila Mariana, com 42 integrantes, sob a regência da Sra. Rosana Dali, que apresentará as cações “Yesterday”, de John Lennon e Paul McCartney, com arranjo de Helô Junqueira, e “Lata D´Água”, de Luis Antonio e Jota Júnior, com arranjo de Marcos Leite. Então, com vocês, o Coral da Região de Vila Mariana, com certeza nos abrilhantará bastante. (Palmas.)

Estou sendo informado aqui, que o Coral foi vencedor do 3º Concurso de Corais da BSGI no último dia seis de novembro. Então, meus parabéns. (Palmas.)

Mais uma vez, enquanto eles se prepararam, eu queria comunicar a todos, que a TV Assembleia está gravando esta sessão solene e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 27 de novembro, às 21 horas. Canal 13 na NET e TVA canal 66. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Bravo! Maravilha! Parabéns! Muito bom. Parabéns.

Aliás, todas as apresentações que a BSGI faz aqui na Assembleia, são apresentações dignas de homenagens, parabéns mesmo por esse trabalho maravilhoso que vocês fazem na Instituição. Por isso somos privilegiados, todos nós.

Dando continuidade, esta Presidência concede a palavra à Dra. Cristina Moreno, coordenador da Carta Terra do Brasil. (Palmas.)

 

A SRA. CRISTINA MORENO - Após o Coral, só posso estar super emocionada.

Prezado Deputado João Caramez, boa noite. Boa noite a todos, queridos amigos da BSGI.

“Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama, e por isso ele é belo, mais belo que a estrela da manhã. Tiago de Melo, Declaração do Homem, artigo 11º”.

Tentando achar a beleza do ser humano, eu encontro uma explicação em Makigushi, o venerável artista da Soka Gakkai, ao questionar sobre o propósito da vida. Se fosse para expressar o propósito da vida em apenas uma palavra, ela teria que ser, felicidade. E mais do que isso, o propósito da educação teria que estar de acordo com o propósito da vida. Em vez de inventarmos teorias completas, melhor seria colocarmos a criança no nosso colo e olhar para ela e pensar: o que poderíamos fazer para que ela seja feliz? E acho que ele está nos dizendo de educação no seu sentido mais amplo. No sentido completo de educação. Naquele sentido que a gente faz despertar os saberes de cada indivíduo. Afinal de contas, cada um de nós é professor e também aprendiz, talvez a gente tivesse que aprender constantemente qual o nosso propósito, a nossa sincera vontade de ser feliz.

Nós, enquanto seres humanos, viemos nesse mundo para amar. Foi assim que aconteceu há três milhões de anos, vivíamos em comunidade, cooperando e amando. É claro que é necessário o amor, só conseguimos viver física, mental e espiritualmente, através do amor. É claro que a gente também aprendeu outras características, como a indiferença, intolerância e mesmo o ódio, só que toda vez que entramos nesse caminho, deixamos de ter uma vida social. E é engraçado que todas as tradições falam de amor, todos as religiões tem o seu âmago de amor, todas as discussões filosóficas, e a gente esquece disso.

Então, é isso que gosto na Soka Gakkai, é disso que ele retrata, ela busca alguma coisa que temos dentro da gente. E essa também é a essência da Carta da Terra, porque a Carta da Terra é uma declaração de princípios na busca de um mundo mais justo, sustentável e pacífico. E aí, quando comparamos as características da BSGI com as características da Carta da Terra, que são características como a busca da dignidade humana, o desenvolvimento individual, a educação e a cultura, a responsabilidade social, a cultura de paz e a cultura de cidadania, conseguimos entender que é natural essa nossa parceria. E esses movimentos estão irmanados através de nossos valores, não é à toa que Soka Gakkai quer dizer a sociedade para criação de valores.

Então, é importantíssimo, acho que a Carta da Terra e a Soka Gakkai estão juntas desde o primeiro momento da Carta, desde o início da sua criação, das primeiras minutas Presidente Ikeda estava junto e ajudando nessa escrita. Na divulgação da Carta, porque ela levou oito anos para ser escrita, em 2000, lá na Holanda, nós tínhamos representantes da Soka Gakkai nos ajudando. E de lá pra cá, temos 11 anos, e são 11 anos de participação, os princípios da Carta estão sempre presentes. E acredito que nas 192 nações onde a Soka Gakkai está presente, sempre haverá um voluntário apaixonado pela Carta, sempre haverá um voluntário levando os princípios da Carta para toda comunidade, porque também são os princípios da Soka Gakkai. É incrível, porque existe um livro chamado “Cidadania Planetária”, que retrata, na verdade, o maravilhoso diálogo entre o Presidente Ikeda e a economista Henzel Henderson, e nesse livro há um capítulo, o capítulo oito, totalmente dedicado a Carta da Terra. Foi lá que eu consegui compreender como essas duas mentes brilhantes conseguem buscar um mundo mais justo, sustentável e pacífico, que é a nossa grande missão.

Na comemoração dos 10 Anos da Carta da Terra, que foi o ano passado, nós tivemos uma mobilização muito grande e foi o início da Exposição Sementes de Mudança e começou na Umapaz no período de maio e junho de 2010. E a partir daí, vocês tem feito um trabalho maravilhoso. Só nos CEUs, nós tivemos 11 exposições, 11 montagens, fora que ela tem percorrido outros locais do Brasil. Então assim, levando essa mensagem maravilhosa a uma quantidade enorme de pessoas. E essa Exposição, na verdade, é uma Exposição conjunta Carta da Terra e SGI, ela foi montada pela Carta da Terra Internacional junto com a SGI, em 2000, para apresentação na Reunião de Johanesburgo, apresentação da Reunião de Meio Ambiente de Johanesburgo, e de lá pra cá, ela está correndo o mundo.

No ano passado, ela chegou ao Brasil, e não queremos que ela vá embora do Brasil. O que ela tem de importante? Ela consegue traduzir, numa linguagem muito prática e muito simples, através de exemplos que estão pelo mundo afora, e isso inspira outras pessoas a também acreditarem nesses princípios e descobrirem que cada um de nós pode contribuir nessa busca por um mundo melhor. Na verdade, ela retrata um enorme programa de educação ambiental e de educação para a cidadania, e retrata, fundamentalmente, o convite da Carta da Terra para vivermos com o sentido de responsabilidade universal, o espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida que é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida e com humildade em relação ao lugar que o ser humano ocupa na natureza.

É com esse espírito que devemos respeitar e cuidar da comunidade, da vida, que é o pilar central da Carta da Terra. Para que isso possa acontecer, como diz o Presidente Ikeda, não existe nada tão sublime quanto a paz. E quando nós falamos de felicidade não há nada mais feliz do que a paz. Paz, eis o primeiro passo fundamental no propósito do avanço da humanidade. A paz que almejamos não é nada fora do ser é algo que existe dentro de cada indivíduo, e que, uma vez evidenciado, promove a mudança de todo o seu entorno e de toda a sua sociedade, enfatiza o Presidente Ikeda. Isso me lembra o último princípio da Carta da Terra, aquele que nos convida a uma reflexão ao nosso papel neste universo. Ao reconhecer que a paz é plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, outras pessoas, outras culturas, outras vidas com a terra, e lógico, com a totalidade maior da qual nós somos parte.

Parabéns aos 81 anos da SGI. E como cidadã planetária, obrigada por essa parceria, obrigada por este momento, com gratidão, por nos lembrar que a proteção da vitalidade, da diversidade, da beleza da terra é um dever sagrado de cada um de nós. Algo que começa dentro de nós com compaixão num ambiente amoroso e pacífico, que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensidade da luta pela justiça e pela paz, e alegre celebração da vida. Essas são as derradeiras palavras da Carta da Terra, e elas poderiam ser as palavras do Presidente Ikeda, tenho certeza. Obrigada a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Já se tornou tradição nós nos reunirmos em sessão solene para comemorarmos o dia 18 de novembro, data da fundação da Soka Gakkai, e também, por meio desta Casa de Leis, dar louvores ao Presidente da SGI, nosso Ikeda Sensei.

Além da oportunidade de nos reunirmos em confraternização, ao menos uma vez por ano, tem esta sessão solene a importante missão de divulgar, por meio do Diário Oficial e da TV Assembleia, a grandeza e a força do Dr. Ikeda, refletida em cada um dos Senhores que nesta noite prestigiam esta homenagem.

Quero agradecer a presença de todos os Srs. e Sras., quero também manifestar os meus cumprimentos à Sra. Kaneko Ikeda, esposa do Dr. Ikeda, uma grande mulher que luta ao lado de seu esposo, em busca da paz. E em seu nome, cumprimento todas as mulheres presentes nesta sessão solene, que acontece neste dia 25 de novembro, dia em que comemoramos o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Cumprimento também, o Presidente da BSGI, Sr. Júlio Kasaka, na pessoa do Sr. Naoto Yoshikawa, dando-lhes boas vindas e o meu profundo desejo de que a BSGI alcance cada vez mais vitórias, sempre seguindo o nosso grande mestre, professor Ikeda.

Como é de conhecimento de todos os Srs., eu nasci na cidade de Itapevi, cidade que me concedeu o privilégio de administrá-la como prefeito. E na minha cidade de Itapevi, como eu disse anteriormente, que se encontra o grandioso Centro Cultural Campestre da Soka Gakkai, palco iluminado das atividades da BSGI, onde se caminha lado a lado com os ideais do Dr. Ikeda no Brasil e em toda América Latina. Este inquebrantável elo de amizade e cooperação que tenho com o Ikeda Sensei, por meio dos Srs. da BSGI inspira nosso mandato e traz luz a esta Casa.

Dr. Ikeda, quem tive a boa sorte de conhecer pessoalmente em 2001, quando eu visitei o Japão, é o maior pacifista da atualidade e dedica esforços diuturnos, sem distinção, para o bem de toda a humanidade. É admirável sua energia e sua capacidade intelectual. Aprendi com ele, que o século 20 foi um século de guerras, e que devemos mais uma vez derramar luz sobre o ser humano. Devemos mudar nossa ênfase de volta ao povo, de outra forma estamos fadados a repetir os trágicos erros do passado. Este é o nosso desafio para o século 21, o renascimento do humanismo. Todas as pessoas são absolutamente iguais e têm o direito de viver felizes. Para que assim seja, faz-se necessária uma perspectiva centrada nas pessoas, um retorno ao humanismo. Isso é vital para criar um futuro de paz.

Aprendi também que a transformação individual de uma única pessoa, encorajará mudanças similares em outras, o que se estende para toda sociedade gerando um poderoso raio de luz para a paz, moldando assim, com firmeza, a direção dos eventos.

Quero repetir aqui uma frase do eminente e amigo, Dr. Fernando Rocha, que hoje nos abrilhanta com a sua presença, e com essas palavras, quero encerrar o meu discurso, nesta noite de alegria e contentamento. Diz o Dr. Fernando Rocha: “As idéias do Dr. Ikeda são faróis acesos mostrando o caminho para o amanhã. Sua inteligência vai longe, mas o coração dele vai adiante”. Muito obrigado. (Palmas.)

Muito obrigado gente, mas essas palmas são para todos vocês, que me inspiram com essa luz, com essa coragem para enfrentar o nosso dia-a-dia.

Antes de declarar encerrada a sessão, quero, mais uma vez, comunicar a todos os Srs. e Sras., que no próximo dia 27, domingo, às 21 horas, no canal 13 NET, TVA canal 66, a TV Assembleia estará transmitindo esta sessão solene.

Quero também, neste momento, agradecer todos aqueles que direta e indiretamente colaboraram para o evento desta noite. Quero agradecer a minha assessoria, agradecer a Polícia Militar, os funcionários desta Casa, mas, sobretudo, um agradecimento especial ao Cerimonial, que nos atende com presteza e a Secretaria Geral Parlamentar, na pessoa dessa jovem D. Yeda. (Palmas.) Obrigado. E ela obriga a gente seguir direitinho o Cerimonial, senão puxa a nossa orelha.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a presença de todos e declaramos encerrada a presente sessão. Muito obrigada, e viva a Soka Gakkai. Muito obrigado. (Palmas.)

Mais um recadinho, este livro que temos aqui, é a História do Parlamento desde 1935 até a presente data, quem quiser retirar e conhecer um pouco do nosso parlamento, dos parlamentares que compõe esta Casa, na sala 38, onde a dona Yeda Trabalha, que é a Secretaria Geral, pode ser retirado este livro. Muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 30 minutos.

 

* * *