http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

31 DE AGOSTO DE 2012

054ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "DIA DA ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE"

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocou a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - CLEBER DE MOURA DELA LIBERA

Ex-Grande Mestre da Ordem Demolay do Estado de São Paulo e atual Secretário de Saúde da cidade de Barretos, destaca o papel da mulher na sociedade atual. Informa que a Ordem da Estrela do Oriente é voltada ao público feminino. Aborda temas relevantes à saúde feminina.

 

003 - ANA FLÁVIA MONTREZOL AGUIAR

Representante da Ordem das Filhas de Jó, fala sobre a criação da Ordem das Filhas de Jó. Dá conhecimento dos ideais da Ordem.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Destaca a biografia do Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas. Fala da importância concedida pela autoridade às ordens maçônicas.

 

005 - LETÍCIA LIMA

Representante da Ordem do Arco-Íris para Meninas, dá conhecimento das razões que a levaram a ingressar na Ordem do Arco-Íris. Destaca a orientação concedida pelas integrantes da Ordem da Estrela do Oriente às mais jovens.

 

006 - ONILDA MARIA SANTIAGO

Grande Operadora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, fala sobre os objetivos da Ordem da Estrela do Oriente. Tece comentários acerca da fundação da Ordem, presente em todos os continentes. Informa a realização de sessões solenes, realizadas em diversas Câmaras Municipais, em homenagem à instituição.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Informa que esta solenidade seria transmitida em data oportuna pela TV Alesp.

 

008 - CELINA HONÓRIO BERTO

Membro da Comissão Permanente de Cultura, anuncia os três finalistas do Concurso do Hino do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, com anúncio da vencedora, Senhora Nadir Garcia Hernandez Alves de Oliveira.

 

009 - NADIR GARCIA HERNANDEZ ALVES DE OLIVEIRA

Destaca a importância da Ordem da Estrela do Oriente em sua vida. Faz agradecimentos gerais.

 

010 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de medalha de honra ao mérito do Grande Capítulo, acompanhada de certificado, pela Senhora Maria das Graças da Silva Vasconcelos, Grande Secretária, ao Senhor Clóvis Messias; pela Senhora Rogéria Azevedo Souza Pontes, Grande Matriarca Adjunta, ao Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, representado pelo Deputado Fernando Capez; e pelo Senhor Odivaldo Siviero, Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, ao Deputado Fernando Capez.

 

011 - ODIVALDO SIVIERO

Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, comenta a fundação da Ordem das Estrelas do Oriente no Estado de São Paulo. Destaca o apoio do Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, à Ordem. Faz agradecimentos gerais.

 

012 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia entrega de homenagem à Senhora Denise Aparecida Honorato Morais.

 

013 - DENISE APARECIDA HONORATO MORAIS

Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente, agradece a homenagem recebida pela Ordem da Estrela do Oriente. Dá conhecimento das razões que a levaram a ingressar na Ordem.

 

014 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento das autoridades presentes. Fala sobre os ideais da Ordem da Estrela do Oriente. Informa que a Ordem foi criada em 1850, nos Estados Unidos da América, por Robert Morris. Faz agradecimentos gerais. Convida o público para coquetel no Hall Monumental. Lembra a realização da sessão solene do dia 03/09, às 10 horas, para "Homenagear a Polícia Militar do Estado de São Paulo pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Proerd". Encerra a sessão.

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Encontra-se aqui presente a digna Grande Matriarca Denise Aparecida Honorato Morais, do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente. Esta Assembleia Legislativa, a maior Assembleia Legislativa do País, se engalana e se honra com a presença do Digno Grande Patriarca Odivaldo Siviêro, do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente. Mais uma vez renovamos as nossas homenagens, a nossa imensa honra pela presença de V.Exa. nesta sessão. Estimado e querido Sr. Clóvis Messias, portador da Cruz da Perfeição Maçônica do Grande Oriente do Brasil, as minhas homenagens, minha eterna gratidão. A Grande Matriarca-Adjunta Rogéria Azevedo Souza Pontes, do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente, do mesmo modo as nossas homenagens, a nossa honra de tê-la conosco.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, esta não é uma sessão comum, esta é uma sessão solene. Significa que ela tem rígida forma sacramental, só pode ser convocada a pedido de deputado estadual desta Assembleia de São Paulo. E para ser convocada, precisa ser aprovada pelo Colégio de todas as lideranças desta Casa. Não se pode solicitar sessão solene para qualquer finalidade. A sessão solene tem que ter uma finalidade de interesse público, notório e reconhecido. Por esta razão, eu me sinto extremamente satisfeito e recompensado ao saber que a proposição dessa sessão solene foi aprovada pela unanimidade desta Casa Legislativa, algo que nem sempre ocorre. Muitas vezes não são autorizadas as sessões solenes, em outras são realizadas com voto da maioria, e esta pela unanimidade, parabéns a todos. A finalidade é comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente e todas as ações sociais importantes realizadas pela Ordem.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Tenente Músico da PM Davi. Minha gratidão também.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nossos cumprimentos à Banda da Polícia Militar, ao regente 1º Tenente Músico da PM Davi, que essa gloriosa instituição saiba que sempre contará com esta Casa Legislativa e com este Deputado nas suas justas aspirações. Muito obrigado e uma boa noite.

Tenho agora a honra de conceder a palavra ao Sr. Cleber de Moura Delalibera, ex-Grande Mestre da Ordem Demolay do Estado de São Paulo e atual secretário de Saúde da cidade de Barretos.

 

O SR. CLEBER DE MOURA DELALIBERA - Boa-noite, digno, vou chamá-lo assim também, deputado estadual, digna Matriarca, assim como o digno Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; boa-noite a todos, nos quais cumprimento a todos da Mesa, do plenário, os convidados e aqueles que nos assistem.

Há dois anos em um cenário muito parecido, algo no mesmo sentido estava refletindo um pouco, sentado próximo do Clóvis, um pouco antes eu me lembro da Cleide hoje aqui, quando se pensava em apresentar este projeto e desenvolver esta ação de reconhecimento, muitas vezes, principalmente em ambientes festivos, nós analisamos até onde nós chegaremos. Quando o Deputado, o digno Deputado, abriu a sessão e explicou a finalidade da solene, da sua amplitude, talvez nem todos não tenham a noção real dessa possibilidade. Mais do que um reconhecimento é uma responsabilidade, talvez de dois anos para cá foi eleita uma Presidenta, e eu vou me dirigir exclusivamente nesta noite às mulheres, Estrelas, apesar de saber do componente. Assim como filho de uma Estrela, eu tenho orgulho de presenciar algo de dois anos para cá, e isso já está claro por um longo tempo dessa organização, um papel fundamental na sociedade civil.

Eu, que venho hoje no Poder público, mas venho do movimento voluntário, é incrível se nós pararmos para analisar o impacto que essa organização gera na sociedade paulista. As suas ações, muitas vezes em suas comunidades de forma discreta, assim como uma mãe que cuida do filho, ou até mesmo numa intervenção familiar, no cuidado, no olhar mais crítico em relação à sociedade, já que nos últimos dois anos cresceu 26% o número de mulheres que assumiram ou se declararam com esse censo recente chefes de família. Nós percebemos que a mulher cada vez mais tem ocupado uma função determinante no futuro da nossa Nação. Não só no poder decisório, mas na base, que é a família. E a Estrela tem um papel fundamental não só de estimular, dar o estímulo a essa mulher que tem a possibilidade de ter o vínculo maçônico, de ter dentro de um templo a proteção espiritual, a guia de histórias fantásticas, mas principalmente o compromisso externo que é aquele social. Como se fosse realmente um treino para a vida coletiva lá fora. E quanto exemplo vocês dão.

Talvez nas sessões solenes se nós tivéssemos oportunidade de cada um dar um depoimento do impacto em suas vidas, e aquilo que foi refletido na vida de comunidade é algo de encher os olhos. Quantas vezes vocês já se emocionaram no fim de uma gestão, por ver tudo aquilo que vocês fizeram. Se nós somarmos o impacto disso na comunidade paulista faz-se justo sim, digno Deputado, esta homenagem. A quantidade de mulheres no Brasil que tem deixado pela vida corrida, justamente por esse dado da questão familiar, do cuidado, e eu não posso deixar de dizer isso até pela minha função, do cuidado da sua própria saúde. É um desafio que quero colocar aqui em relação aos Capítulos da Estrela do Oriente de sua cidade. O cuidado em relação ao câncer de mama, ao colo de útero, que nós temos um desafio novo que eu tenho certeza que vai ser adotado pela Denise e pela equipe, no dia 25 de novembro, como acontece em quase todos os países do mundo, Brasil isso não assumiu, fazer uma caminhada que se chama “Passos que Salva”, que é o objetivo de alertar sobre o câncer infantil, o qual tem atingido principalmente as meninas precocemente, com 14 mil diagnósticos e só quatro mil vagas. Acho que se houver oportunidade dentro de cada Capítulo ajudar a participar, procurar o Grande Capítulo como orquestrador dessa ação e transformar. Mostrar um pouco dessa potência individualizada ou coletiva em cada cidade num movimento único para tentar salvar. São 10 mil pessoas/ano que ficam sem assistência nesse sentido.

Lembro-me naquela época o orgulho que o Deputado Bruno Covas, hoje Secretário, teve na primeira sessão, quando ele teve a primeira oportunidade de conhecer a Estrela do Oriente, ele disse: “A beleza da fortaleza dessa entidade é quando a Maçonaria reconhece que a mulher tem um papel fundamental, não só na família, mas no papel social da Maçonaria, lá dentro e não lá fora.” Os tempos evoluíram, e como eu disse, uma Presidenta a caminho, e eu tenho certeza que o papel fundamental de vocês, agora eu falo como filho, não é só nos Conselhos, mas de ser mãe e aconselhar em novos passos em comunidade para fazer uma diferença coletiva ainda maior.

Parabéns pelo trabalho de vocês, vocês são o orgulho não só para os Demolays, a maioria dos seus filhos, alguns até esposos como eu encontrei hoje aqui, mas para a Maçonaria. Que exemplo vocês dão! Muitas vezes quando chego a uma Loja eu falo: “Ainda vamos chegar lá, porque vocês estão dando show!” Parabéns. Boa-noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra à Srta. Ana Flávia Montrezol Aguiar, representante da Ordem das Filhas de .

 

A SRTA. ANA FLÁVIA MONTREZOL AGUIAR - Boa-noite a todos. Meu nome é Ana Flávia Montrezol Aguiar, eu sou Filha de Jô, Membro do Bethel Agnes nº 14 do Estado de São Paulo. As Filhas de Jó Internacional é uma Ordem Paramaçônica criada pela Sra. Ethel Mick, em 1920, nos Estados Unidos. Está presente em diversos países e o Brasil representa uma das maiores entidades atualmente em número de membros. No Estado de São Paulo contamos com 20 Bethéis ativos, sendo mais de 300 Bethéis por todo o Brasil.

O Bethel Agnes conta com 30 membros ativos, além de um Conselho Guardião sempre atencioso para nos auxiliar. Nossa fundadora era membro da Ordem do Oriente, e, pensando na educação das jovens como uma extensão da família maçônica, criou essa Ordem com ensinamentos baseados nas lições do Livro de Jó do Antigo Testamento.

Os objetivos das Filhas de Jó é o aprimoramento social, intelectual e espiritual, trazendo exercícios de cidadania e bem ao próximo, realizando trabalhos e cultivando a amizade e alegrias. Para ser Filha de Jó é requerido que seus membros possuam um parentesco maçônico, estreitando ainda mais os laços entre a Família Maçônica entre nossa Ordem e a Ordem Maçônica de quem receberemos nossa herança.

Carregamos em nosso ritual ensinamentos muitos dos valores da Ordem da Estrela do Oriente, que é a nossa origem. Além disso, muitas vezes os membros do nosso Conselho Guardião são também membros da Ordem da Estrela do Oriente, exercendo uma função muito importante no aconselhamento de decisões, e nas orientações de valores morais e cívicos, sendo um relacionamento baseado no respeito e amor.

Por isso agradecemos por esta herança e parabenizamos a todos os Capítulos do Estado de São Paulo pela comemoração desta data tão importante, onde se celebra o Dia Estadual da Ordem da Estrela do Oriente. Na certeza que somos uma só família, agradecemos por todo apoio e desejamos sucesso e muita luz a todos. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meus parabéns, Ana Flávia, esta Assembleia já teve o privilégio de homenagear em sessão solene a Ordem das Filhas de Jó.

Transmito aqui o fraternal abraço do Deputado e Secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, meu parceiro, meu companheiro meu grande aliado político, ao lado de quem traço minha caminhada nesse mundo político. Começamos juntos em 2006, estivemos entre os deputados mais votados na última eleição, e ele deixa aqui um fraternal abraço a todos os senhores. Infelizmente, ele atende um compromisso do governo na cidade de Botucatu e não pôde estar presente, mas é como se estivesse aqui.

Esta Presidência concede a palavra à Srta. Letícia Lima, uma criança, representante da Ordem do Arco-Íris para Meninas, e que aqui simboliza a esperança, o futuro, a frutificação do trabalho, do alicerce levando sem dúvida alguma ao país, que é o país do futuro. Querida Letícia, você já tem 11 anos, já está na Ordem e tem a palavra.

 

A SRTA. LETÍCIA LIMA DE ALMEIDA - Boa-noite. Eu me chamo Letícia Lima de Almeida, tenho 11 anos e moro em Cotia. Entrei na Ordem Internacional Arco-Íris para Meninas em junho deste ano. Pertenço à Assembleia Íris de Minerva nº 31, de Osasco, São Paulo.

Ingressei na Ordem levada pelos meus pais, que preocupados com a minha formação como cidadã me proporcionaram a chance de ter melhor desenvolvimento espiritual, profissional e social. Espero que ao sair, com os meus 20 anos, seja uma pessoa leal a família, amigos e parentes, ter um bom encaminhamento no mercado de trabalho, ser fiel a Deus e, sobretudo, respeitosa aos meus semelhantes.

Mas para isso acontecer, estou tendo apoio de muitas pessoas, como nossas tias Estrelas do Oriente, que procuram nos orientar e apoiar assim como fazem nossos familiares.

Aqui quero agradecer meus pais e toda comunidade que pertencemos, por se empenharem em tornar o mundo em que vivemos um lugar melhor, mais justo e fraterno. Podemos entender também que muitas de nós, Meninas Arco-Íris, nos tornaremos Estrelas do Oriente, e deste modo iremos transmitir às novas gerações os valorosos ensinamentos que hoje recebemos.

Nós, Arco-Íris, desejamos a todas as Estrelas do Oriente uma vida guiada por Deus, e que Ele as ilumine sempre. Vocês são um exemplo para nós, Meninas Arco-Íris. Agradecemos a todas por nos convidar para esta celebração. Muito obrigada. Meninas do Arco-Íris. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Como você leu bonito! Parabéns, querida Letícia, se tiver um tempo vou pedir para sua mãe levar você para estudar com as minhas filhas, você é uma menina muito inteligente.

Esta Presidência concede a palavra à Srta. Onilda Maria Santiago, Grande Operadora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

A SRA. ONILDA MARIA SANTIAGO - Deputado Fernando Capez, digna Grande Matriarca, digno Grande Patriarca, Mesa Diretora, minhas irmãs do Grande Capítulo, meus irmãos, minhas irmãs, sobrinhos, sobrinhas e convidados, a Ordem Estrelas do Oriente é uma organização paramaçônica e fraternal onde fazem parte homens Mestres Maçons e mulheres acima de 18 anos com parentesco maçônico. Não sendo, contudo uma religião, nem uma sociedade feminista, muito menos uma maçonaria mista ou feminina. Tem como propósito resgatar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo através de seus trabalhos ritualísticos e filantrópicos. Um dos grandes objetivos da Ordem é dar suporte à Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, as Rainbow Flag e a Ordem Internacional Filhas de Jó, preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores da Estrela do Oriente. A Digna Grande Matriarca Irmã Denise Aparecida Honorato Morais hoje foi empossada a Suprema Delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

A Ordem da Estrela do Oriente foi fundada em 1850 por Robert Morris, que nasceu em Massachusetts nos Estados Unidos em 31 de agosto de 1818. Era advogado, professor universitário, Mestre Maçom, e Grande Mestre do Estado de Kentucky. A Estrela do Oriente cresceu muito desde então, e atualmente está representada em todos os continentes, possuindo hoje cerca de um milhão e 500 mil membros. A Ordem chegou a São Paulo em 1999 pelas mãos da Estrela pioneira, desbravadora e corajosa Ivete Russo Leite e seu esposo, Cid Carlos Leite.

O Grande Capítulo do Estado de São Paulo foi fundado em 02 de agosto de 2003 na cidade de São José do Rio Preto, e teve como primeira gestão “Amigos para Sempre”, de 2003 a 2007 a Digna Grande Matriarca Ivete Russo Leite da cidade de São Sebastião, e Digno Grande Patriarca Pedro Luiz Galhardi da cidade de São Paulo.

Na segunda gestão Construindo para o Futuro, de 2007 a 2009, a Digna Grande Matriarca Jamile Salloume Ricci, da cidade de São José do Rio Preto. E o Digno Patriarca Célio Dossi, da cidade de Ilha Solteira.

A terceira gestão Integrar para Fortalecer foi de 2009 a 2011, a Digna Matriarca Maria Elisa de Castilho Manfred, da cidade de Birigui, e o Digno Grande Patriarca Sergio José de Morais, da cidade de Jaboticabal.

A quarta gestão “Unidos pelo Amor Trabalhando para Todos” de 2011 a 2013, a Digna Grande Matriarca Denise Aparecida Honorato Morais, da cidade de Jaboticabal, e o Digno Grande Patriarca Odivaldo Siviêro, da cidade de São Paulo.

Hoje o Grande Capítulo tem 34 Capítulos subordinados, distribuídos na cidade de São Paulo, Barretos, Lençóis Paulista, São José do Rio Preto, Santos, Santo André, Fernandópolis, Guarulhos, Ilha Solteira, Birigui, Novo Horizonte, Jaboticabal, Catanduva, Campinas, Jales, Praia Grande, São Carlos, Sorocaba, Espírito Santo do Pinhal, Osasco, Cafelândia, Lins, Cosmópolis, São Vicente, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Araraquara.

Ao instituir o Dia da Estrela do Oriente no dia 31 de agosto, significa que todas as irmãs e irmãos estão comemorando a data de nascimento do fundador da Ordem, Dr. Robert Morris, e o presente quem recebe somos nós, os Membros da Ordem, porque o Dr. Morris foi generoso ao dividir conosco aquilo que Deus havia lhe outorgado, a sua luz, amor e caridade. Amar é arregaçar as mangas e procurar levantar o irmão. O amor é verdadeiramente a energia que impulsiona tudo, e o que rege a nossa vida é essa força. Podemos perceber que existem em nós dois grandes amores, o amor por nós que protege e nos faz crescer em toda a nossa vida, e o amor pelos nossos irmãos. A nossa Ordem agrega a luz das mulheres, que são esposas, viúvas, filhas, filhas adotivas, mães, madrastas, irmãs, netas, avós, bisavós, sobrinhas, noras, sogras, ou cunhadas de Mestres Maçons de boa conduta. Nosso trabalho é filantrópico, fraternal e caritativo, mas sabemos que a caridade é o amor perfeito no seu conceito máximo, pois está sendo acrescido pela vontade de servir ao próximo mais do que a si próprio. A caridade significa dar as nossas mãos, unir os nossos corações e mentes na busca incessante do amor ao próximo. E essa união nos dará força da Mulher Estrela, tanto que já inauguramos duas praças da Estrela do Oriente na cidade de Santos e Birigui.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 24 de junho de 2010, promulgou a Lei 14.153, que instituiu o Dia da Estrela do Oriente a ser comemorado anualmente em 31 de agosto. Na Câmara Municipal de Santos, no dia 29 de agosto, às 19 horas, houve uma sessão solene em comemoração ao Dia da Estrela do Oriente. Na Câmara Municipal de Sorocaba, hoje, está acontecendo uma sessão solene em comemoração ao Dia da Estrela do Oriente, quem sabe tornaremos esse dia nacional.

Isso é só o início da caminhada dessas valorosas Mulheres Estrelas. Sejamos como as estrelas que adornam o céu, que com a sua luz ilumine o caminho do homem em sua jornada através da vida, assim possa a maravilhosa Estrela do Oriente permanecer eternamente iluminando o caminho de todos os membros. Muito obrigada.  (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meus parabéns. Antes de conceder a palavra à Sra. Celina Honório Berto para apresentação das finalistas do Concurso do Hino do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, quero informar que aqui se fazem representar os seguintes Capítulos sob jurisdição do Grande Capítulo do Estado de São Paulo: Capítulo São Paulo; Capítulo Força Esperança nº2, Barretos; Capítulo Estrela Paulista nº7, São Paulo; Capítulo Raio de Luz nº8, São José do Rio Preto; Capítulo 7 de Setembro nº9, Santos; Capítulo João Ramalho, Santo André; Capítulo Orion nº13, São Paulo; Capítulo Trioeste, Birigui; Capítulo Amor é Vida, Novo Horizonte; Capítulo Atenas Paulista, Jaboticabal; Capítulo Aldebarã, São Paulo; Capítulo Templo de Luz, São Paulo; Capítulo Pedro I, São Paulo; Capítulo Vitória, Campinas; Capítulo Amor e Luz, Jales; Capítulo Ideal e Trabalho, Praia Grande; Capítulo Presidente Jânio Quadros, São Paulo; Capítulo Osasco, Osasco; Capítulo Eleonor Roosevelt, São João da Boa Vista; Capítulo Liberdade, São Paulo; Capítulo Ísis 39, São José dos Campos.

Quero também comunicar aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 2 de setembro, em horário nobre, às 22 horas. Domingo, às 22 horas, no canal da TV Assembleia que tem grande audiência, já medido 250 mil telespectadores por minuto, o que equivale a uma rádio no horário do rush em São Paulo. Quem tem NET canal 13; TVA canal 66; TVA Digital canal 185,  e TV Digital Aberta canal 61.2.

Aguardamos agora a apresentação que será feita pela Sra. Celina Honório Berto, apresentando os três finalistas do Concurso do Hino do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, e o anúncio do vencedor. A senhora está com a palavra.

 

A SRA. CELINA HONÓRIO BERTO - Boa-noite, meus irmãos e minhas irmãs, convidados. Em nome do Grande Capítulo do Estado de São Paulo a Comissão Permanente de Cultura agradece a todos que participaram deste Concurso, um momento muito especial para nossa Ordem. Um Concurso que teve como objetivo principal ressaltar os valores da Estrela do Oriente na jurisdição do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, sendo um Hino que será deste e de seus membros e não da Ordem.

É com muito orgulho que eu convido para receber o troféu pelo terceiro colocado deste Concurso o representante do Capítulo Sofia nº29, da cidade de Sorocaba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

 A SRA. CELINA HONORÁRIO BERTO - A composição deste Hino foi feita pela Irmã Maria Cecília, que no momento recebe o seu troféu. (Palmas.)

Convido a Digna Matriarca do Capítulo Atenas Paulista n

º17, da cidade de Jabuticabal, para receber o troféu de segundo lugar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

           

A SRA. CELINA HONORÁRIO BERTO - E o vencedor do Hino que representará o Grande Capítulo do Estado de São Paulo em suas cerimônias e eventos, eu convido a compositora e membro do Capítulo Ideal e Trabalho nº26, da cidade de Praia Grande. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Maravilha! (Palmas.)

 

A SRA. NADIR GARCIA HERNANDEZ ALVES DE OLIVEIRA - Boa- noite. Peço licença para não fazer o protocolo adequado diante da minha emoção. Vou falar de coração assim como eu coloquei na letra, e não foi uma pretensão ganhar esse Concurso, mas mostrar o quanto eu amo a Ordem da Estrela do Oriente, minhas irmãs e meus irmãos. (Palmas.)

A Estrela do Oriente entrou em minha vida num momento muito especial, não tenho como não relembrar o momento, mas eu havia saído e tinha acabado de enfrentar um pesado tratamento contra um câncer. Então, eu abraço essa causa, irmã Denise, em novembro, sairemos em caminhada, me comprometo a isso, porque eu acho que é superimportante a prevenção.

Mas, além de tudo, eu quero agradecer a Deus por tudo que Ele tem me proporcionado. Estar aqui diante de vocês é muito emocionante. Mas eu não posso deixar de me lembrar da minha mãe, porque assim que entrei na Ordem ela se foi, nem teve chance de estar no evento que foi realizado de Fundação de nosso Capítulo. Tenho que falar do meu pai, que também não teve a oportunidade de estar comigo quando tomei posse na Sexta Gestão do Capítulo Ideal e Trabalho. Acho que esse troféu também é dos meus pais, que são os meus anjos da guarda iluminados e do meu marido, que está sempre comigo.Quando nós recebemos o edital eu falei assim para ele: “Será que é muita pretensão minha escrever algo? Mas eu não entendo nada de música.” Aí ele falou: “Nós temos irmãos na minha Loja que entendem.” Eu falei: “Então eu vou rascunhar alguma coisa e vamos trocar uma ideia.” É uma pena que o Marcelo não esteja aqui. Quando foi passada a história toda, a letra, ele falou: “Você tem que cantar.” E eu disse: “Mas eu não tenho voz para cantar! Eu simplesmente participei de um canto orfeônico na época escolar, segunda voz, então, péssima voz.” Daí eu contei com a ajuda de uma cunhada da Loja Obreiros que colocou a sua voz, porque ela canta maravilhosamente bem, a Maria Isabel, muito obrigada. (Palmas.) Ela colocou a voz e eu fiquei no côro.

Quero até que vocês ouçam o amor que está dentro desse Hino, que agora vai ser o nosso Hino. Então, eu dedico a todas vocês, dedico à irmã Ivete, dedico à Jamile, dedico à Maria Elisa, dedico a você, Denise, e a todo Colegiado, e as próximas e próximas. Ser Estrela é isso, é ter amor, mesmo que de vez em quando nós erramos, e não erramos pouco. Muito obrigada de coração àqueles que deram o voto, obrigada. (Palmas.) Um beijo a todos.

 

A SRA. CELINA HONÓRIO BERTO - Eu peço, então, que apresentem o Hino Oficial do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meus parabéns! (Palmas.)

Neste momento será feita a entrega da Medalha de Honra ao Mérito do Grande Capítulo acompanhada do respectivo certificado para o Sr. Clóvis Messias, que fará a entrega à Grande Secretária Maria das Graças da Silva Vasconcelos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento será feita a entrega da Medalha de Honra ao Mérito do Grande Capítulo, acompanhado do respectivo certificado para o nobre Deputado e Secretário de Estado do Meio Ambiente Bruno Covas. Fará a entrega à Grande Matriarca Adjunta Rogéria Azevedo Souza Fontes, e dada a esta nossa atuação não só na política como na amizade conjunta, de companheirismo, lado a lado, construindo juntos, eu receberei em nome do nobre Deputado, meu colega, e farei a entrega na semana que vem, pessoal. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento o Digno Grande Patriarca Odivaldo Siviêro fará uma homenagem com entrega da Medalha de Honra ao Mérito do Grande Capítulo acompanhada de certificado ao Deputado Fernando Capez. Muito gentil, minha gratidão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta agradável indisciplina eu não esperava, fico muito feliz, muito agradavelmente surpreendido. Espero, juntamente com o Deputado Bruno Covas, continuar me esforçando para darmos todo apoio e aparato desta Casa Legislativa, seja em termos de homenagens, seja em termos de leis, seja em termos de apoio efetivo, estrutural. O Deputado Bruno Covas e eu estamos de mãos dadas, somados para trabalharmos em conjunto pela prosperidade do vosso projeto.

Esta Presidência concede agora a palavra ao Sr. Odivaldo Siviêro, Digno Grande Patriarca do também Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Será um privilégio podermos ouvir V.Exa. da tribuna desta Casa.

 

O SR. ODIVALDO SIVIÊRO – Boa-noite a todos. Ilustre Deputado Fernando Capez, em nome do qual saúdo o Deputado Barros Munhoz, Presidente desta Casa Legislativa; Digna Grande Matriarca, Past Grande Matriarca, Past Grande Patriarca, Grandes Oficiais, Dignas Matriarcas, Dignos Patriarcas, Past Matriarcas, Past Patriarcas, Irmãs, Irmãos de Ordem. Secretário das Entidades Paramaçônicas Irmãos, Odair Girarde, da GLESP; José Montagnana, do GOSP; Paulo Cesar Dias Carneiro, do GOP; respeitável Delegado Distrital Francisco Ortali Forte, no qual saúdo as autoridades maçônicas presentes; Sobrinhas da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris, Filhas de Jó, Sobrinhos Demolays, convidados e colaboradores.

Grandes realizações são possíveis quando se dá a importância a pequenos começos. No dia 12 de setembro de 1999, foi fundada a Ordem das Estrelas do Oriente no Estado de São Paulo, através da Past Grande Matriarca Ivete Leite, e do Past Grande Patriarca Cid Leite, in memorium, nas dependências da nossa Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo. No dia 02 de agosto de 2003, foi constituído o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, hoje com 34 Capítulos; e estaremos em breve fundando mais um Capítulo na cidade de Limeira.

Ao ilustre Deputado Estadual e Secretário do Meio Ambiente, Irmão Bruno Covas, receba esta homenagem, pois no dia 24 de junho de 2010 promulgou a Lei 14.153 que instituiu o Dia da Estrela do Oriente, que pelo segundo ano consecutivo estamos comemorando nesta Casa Legislativa. Somos gratos por sua contribuição para o fortalecimento da nossa Ordem e a família maçônica, estreitando os laços de fraternidade que nos une.

Ao ilustre Deputado Estadual Fernando Capez nossa homenagem e gratidão pela nobre iniciativa da realização desta sessão solene, em comemoração ao Dia Estadual da Estrela do Oriente; ao Irmão Clóvis Messias, incansável batalhador da família maçônica, nossos agradecimentos; ao nosso Sereníssimo Grão Mestre Irmão Francisco Gomes da Silva, pela compreensão, apoio e dedicação que sempre nos acolheu, como disse, o início a GLESP foi o berço da fundação da Ordem. Por isso o nosso reconhecimento e engrandecimento da Ordem no cenário nacional e internacional.

Ao eminente Grão Mestre do GOSP, Irmão Mário Sérgio Nunes da Costa, nosso reconhecimento pelo apoio da na reestruturação da Fraternidade Feminina, onde estão preparando as nossas futuras Irmãs; ao sereníssimo Grão Mestre Irmão Jurandir Alves de Vasconcelos, do Grande Oriente Paulista, não medindo esforços para a consolidação da família maçônica, o nosso muito obrigado; aos secretários das entidades paramaçônicas, Odair Girardi, José Montagnana, Paulo César Dias Carneiro, nossos sinceros agradecimentos pela dedicação a nossa Ordem; obrigado aos nossos incansáveis Past Grandes, que no decorrer destes 13 anos não mediram esforços para a estruturação e organização da nossa Ordem.

À nossa querida Digna Grande Matriarca Denise, como assim a chamamos, como é bom ver o seu sorriso, motivo de alegria e esperança em cada segundo da nossa trajetória. Parabenizo-a pela sua dedicação e amor fraternal, pois por muitas vezes deixa o seu convívio familiar para assumir os compromissos com a Ordem, e a leva a superar e conduzir com brilhantismo o nosso hoje e o nosso futuro. Aos Grandes Oficiais desta gestão, obrigado pelo desempenho e comprometimento de suas funções. Obrigado aos nossos convidados que nos prestigiam, e, quem sabe, futuros membros associados da Ordem.

Assim termino. Neste momento quero agradecer a todos os Capítulos aqui presentes, os que não puderam comparecer entendemos os motivos, mas com certeza nos iluminam com bons pensamentos. Sempre unidos, e que o Pai celestial nos abençoe para que nos amemos uns aos outros. Até breve. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meus parabéns, Odivaldo, belas palavras, sábias palavras. (Palmas.)

Neste momento será feita entrega de homenagem à Sra. Denise Aparecida Honorato Morais, Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, nomeada em junho Suprema Delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. Nós faremos essa entrega, Dr. Clóvis, nosso querido Patriarca, Sr. Odivaldo e eu. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Com muito orgulho esta Presidência oferece a tribuna principal, privativa dos deputados desta Casa, mas que hoje se curva a Ordem da Estrela do Oriente, e pede que a Sra. Denise Aparecida Honorato Morais faça uso com muita sapiência como sempre da palavra.

 

A SRA. DENISE APARECIDA HONORATO MORAIS - Queridas autoridades da Mesa, Deputado Fernando Capez, em nome do qual eu saúdo a todos que aqui doam seu labor em prol das ideias, projetos e sonhos de um mundo melhor. Que você leve a saudação ao cunhado e deputado, Secretário do Meio Ambiente Bruno Covas. Eu também o saúdo pela batalha em prol de tudo que tem vida na sua garantia, preservação e manutenção. Ao meu Digno Grande Patriarca, pessoa querida, de bons princípios e meu companheiro de jornada, em seu nome cumprimento todas as irmãs e irmãos da Estrela do Oriente. Queridas Arco-Íris aqui presentes, queridas Filhas de Jó, meus caros Demolays, autoridades maçônicas já citadas; meu caro Cleber, eu saúdo esse jovem maçom que cuida de importantes causas com bom exemplo da Maçonaria; meu caro Cunhado Clovis, pessoa na qual cumprimento a todos que com grandes méritos honram a nação pelo trabalho; meus queridos convidados.

É uma grande alegria e honra estar nesta Assembleia, nesse espaço tão bonito, que nos inspira responsabilidade e respeito. Estamos lisonjeados e agradecidos por essa homenagem. Hoje é dia de festa, e por estarmos em festa posso falar do meu orgulho. Orgulho primeiro dessas irmãs e irmãos aqui presentes, nossos filhos e filhas, nossos sobrinhos e sobrinhas. Olha que representação mais linda! Estávamos olhando lá de cima e vendo todos vocês, foi uma emoção muito grande. Muito grande mesmo o respeito, e um amor muito grande, e um agradecimento de ter todos vocês aqui. Realmente me deixa muito emocionada.

E vou falar do orgulho de pertencer a este Estado. O Grande Capítulo pertence a esse maravilhoso Estado de São Paulo. Eu faço aqui uma declaração de amor em nome de todos, eu amo a minha terra, o Estado de São Paulo. Nele nasci, cresci, casei e tive os meus filhos. Formei uma família de boas pessoas, dispostas a trabalhar e render frutos nessa terra. Sou caipira do nordeste paulista. Deste Estado muito recebi e muito quero doar, aqui vivo e aqui quero continuar todos os dias de minha vida. Aqui finquei os meus pés no chão vermelho dos valores verdadeiros, e nesse amor como poder devolver à sociedade tudo que eu recebi de graça das mãos de Deus, os dons, a família, os amigos, retribuir tudo de bom. Para poder retribuir isso eu entrei na Ordem, a essa Ordem maravilhosa. E eu tenho certeza que este é o sentimento de todos os meus irmãos e irmãs do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

Nós, da Estrela do Oriente, vamos de cidade em cidade conferindo e aplaudindo todos os Capítulos que fizeram a sua lição de casa, ajudaram, acolheram, deram de comer, ensinaram. Porque cremos que a obra é grande, e todos nós somos os operários. Nós, da Estrela do Oriente, sabemos que se unirmos forças e espalharmos ações de amor, fraternidade e serviço, contagiaremos a tudo e a todos ao nosso redor com o nosso abraço solidário. Essas sementes estão plantadas no Estado de norte a sul, leste a oeste. Muito se fez, mas muito se fará.

Somos 1.200 membros, 36 Capítulos ativos e em outubro nasce mais um na bonita cidade de Limeira. É incontável o número de beneficências feitas, entidades e pessoas acolhidas. Essa é a nossa parcela cidadã, diretamente dos rituais para as ruas.

Agradeço a Deus por essa noite maravilhosa, de estarmos com pessoas irmãs e irmãos de bons corações. Agradeço aos caríssimos Deputados por nos respeitarem e nos darem oportunidade de nos expressarmos o quanto queremos bem essa terra. Queremos progredir juntos no caminho reto, igual e fraterno para todos. Agradeço à minha família, meus filhos, meu marido Célio, pela paciência, pelas horas incontáveis de estímulo e apoio. Às minhas irmãs e irmãos do Grande Capítulo, que me acompanharam pelas estradas desse nosso maravilhoso Estado, rodando pela roda da vida, acreditando que a alegria estava no encontro, na tentativa, no envolvimento. Essa foi a nossa bandeira. Essa foi a nossa vitória. Nós somos as verdadeiras mudanças que desejamos ver no mundo.

Agradecemos aos bons maçons de toda parte, pois nós, mulheres, não podíamos compartilhar tanta sabedoria, obrigada por eles desenvolverem uma maneira com assistência e proteção, nos abrigando e contribuindo para uma causa de um progresso humano maior.

Agradeço ao nosso fundador, Rob Morris, por nos presentear com esta Ordem. Por ele e por todos, nós vamos continuar a estudar, preservar e adorar a nossa Ordem. Cinco lições de fidelidade, constância, coragem, fé e amor. Cinco bons exemplos verdadeiros que ainda nos dias de hoje saem das escrituras e marcam o livro de cada um de nós, o livro da vida.

Quero lembrar aos nossos homenageados que esse pequeno mimo não representa o mérito que vocês merecem, vocês mereciam algo bem maior, mas não esperam coisas grandiosas dos homens e sim de Deus.

Viva a Estrela do Oriente! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Viva! (Palmas.)

Puxa, que sessão solene bonita! Que sessão solene prestigiada!

 Estiveram aqui nos honrando o Past Grande Patriarca, Célio José de Morais, do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente; a Grande Secretária, Maria das Graças da Silva Vasconcelos; Grande Tesoureira, Cássia Maria Tiengo Marono; a Grande Condutora, Júlia Cellina Pereira Machado; a Grande Condutora Adjunta, Cleude Aparecida de Castro Dutra Cunha; a Grande Capelã, Bruna Maria Teresa Lipparelli Rondan; a Grande Chefe de Cerimônia, Sandra de Mello Bertozo Corralo; a Grande Adah, Tânia Maria da Silva Maciel; a Grande Esther, Solange Theobaldo da Silva Raymundo; Grande Ruth, Giovana Moro; Grande Sentinela, João Alves de Magalhães Neto; Grande Oradora, Onilda Maria Santiago; Grande Secretária das Relações Comerciais, Gislaine Maria Ribeiro da Silva Magalhães; Sr. Odair Ermogénes Girarde, Secretário das Paramaçônicas das Grandes Lojas do Estado de São Paulo, representando o Grão-Mestre Francisco Gomes da Silva; Sr. Celso Artave, Secretário Adjunto da Secretaria das Entidades Paramaçônicas do GOSP e Patriarca do Capítulo Liberdade nº38, representando o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de São Paulo, Sr. Mário Sergio Nunes da Costa; Sr. Paulo César Dias Carneiro, Grande Secretário das Paramaçônicas do Grande Oriente Paulista, representando o Grão-Mestre Jurandir Alves de Vasconcelos; Sr. José Silvestre Vicente, Deputado Federal do Grande Oriente do Brasil.

E também aqui Deputados, parlamentares que não puderam estar presentes, mas que vieram aqui trazer o abraço: Deputado Federal Roberto Freire, representado pelo Ângelo Costacurta; Deputado Estadual, meu colega, meu amigo Itamar Borges, representado pelo José Aparecido; e o meu querido professor, deputado decacampeão, dez mandatos, Deputado Antonio Salim Curiati, representado pelo Luiz Felipe Dias Farah.

Não poderia deixar de ter tantas personalidades presentes, a Ordem da Estrela do Oriente é uma organização paramaçônica e fraternal, da qual fazem parte homens maçons e mulheres acima de 18 anos com parentesco maçônico. Não é uma sociedade feminista, tem como propósito ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo através de seus trabalhos ritualísticos e filantrópicos. Quem há de se colocar contra uma organização voltada à benemerência, a solidariedade, a fraternidade, a fazer o bem, a servir ao próximo, a pregar o amor na sua verdadeira concepção? Existe entre seus membros um elo fraternal. Que bom se pudéssemos ampliar essa organização para alcançar o mundo inteiro e fazermos esse elo fraternal entre todos. Fazendo-os cada vez mais unidos, criando oportunidades de servir ao próximo sempre que for possível.

Um dos grandes objetivos da Ordem é dar suporte à Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e à Ordem Internacional Filhas de Jó, ambas homenageadas nesta Casa, incentivando esta liderança dentro de valores morais. Não é uma Ordem que surgiu ontem, não é uma Ordem composta de uma simples aventura, é uma Ordem fundada em 1850 por Robert Morris, no Estado de Massachusetts, Estados Unidos da América. Nascido em 31 de agosto de 1818, advogado, professor universitário, Mestre Maçom, e Grão-Mestre do Estado do Estado de Kentucky. A Estrela do Oriente expandiu-se e hoje está presente em vários países, como Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, México, Panamá, Filipinas, Japão, Porto Rico, nos Estados do Havaí e também do Alasca, Austrália, Canadá, no Brasil. Viva! No Peru e na Bolívia, com aproximadamente um milhão e 200 mil membros.

Por esta razão, esta Assembleia Legislativa teve uma ação correta e justa de fazer esta homenagem. A nós cabe apenas o papel de apoiá-los, de referendá-los e servimos sempre, de suporte para que esse trabalho maravilhoso, de amor ao próximo e de solidariedade, jamais cesse. Pelo contrario, seja expandido com cada vez mais vigor para o bem do nosso país, para o bem do nosso planeta, para o bem da humanidade.

Muito obrigado, eu quero agradecer a todo zeloso pessoal do Cerimonial, sempre muito profissional, a nossa equipe de trabalho, aos meus assessores que, sobretudo, historicamente aguentam meu nível de exigência e cobrança, mas é sempre para que tudo saia com a perfeição que saiu hoje. E também o apoio do Sr. Clóvis Messias, sempre fundamental na realização e elaboração de todo este evento.

Convidamos a todos para um coquetel a ocorrer no Hall Monumental com a saída nesta direção.

Está encerrada a sessão. Que Deus nos abençoe! (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 52 minutos

 

* * *