1

 

21 DE NOVEMBRO DE 2003

55ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À "ASSOCIAÇÃO KYRIOS - ENCONTRO COM CRISTO" E AO JUBILEU DE PRATA DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE ALBERTO LUIZ GAMBARINI, SEU FUNDADOR

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 21/11/2003 - Sessão 55ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

HOMENAGEM Á "ASSOCIAÇÃO KYRIOS - ENCONTRO COM CRISTO" E AO JUBILEU DE PRATA DA ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE ALBERTO LUIZ GAMBARINI

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Comunica que esta sessão solene fora convocada pelo Presidente Sidney Beraldo, a pedido deste Deputado, com a finalidade de homenagear a "Associação Kyrios - Encontro com Cristo" e comemorarar o Jubileu de Prata da Ordenação Sacerdotal de seu fundador e presidente Padre Alberto Luiz Gambarini. Convida a todos para ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - SALVADOR ZIMBALDI

Deputado Federal por São Paulo. Fala de sua emoção de estar presente a esta sessão em homenagem ao Padre Alberto, pois foi quem promoveu seu retorno à Igreja através da Renovação Carismática.

 

003 - JOÃO JOSÉ MABTUM

Presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica. Diz que ao homenagear o Padre Alberto significa, ao mesmo tempo, homenagear a Renovação Carismática, pois esta confunde-se com seu ministério.

 

004 - LACIR FERREIRA BALDUSCO

Prefeito de Itapecerica da Serra. Cumprimenta a todos. Discorre sobre o trabalho de Padre Alberto em prol da sociedade que está tão degradada e  violenta.

 

005 - EMILIO PIGNOLI

Bispo da Diocese de Campo Limpo. Recorda a criação da Diocese de Campo Limpo e a ajuda que o Padre Alberto lhe deu na época em que foi nomeado Bispo desta Diocese.

 

006 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Presta homenagem, com entrega de placa à Associação Kyrios, na pessoa do Senhor Adilson José Santos Carvalhal, um dos pioneiros da Renovação Carismática Católica no Brasil.

 

007 - ADILSON JOSÉ SANTOS CARVALHAL

Pioneiro da Renovação Carismática no Brasil. Agradece a homenagem, como também ao Padre Alberto por fazer dele um dizimista feliz e pelos momentos de conversa que mudaram a sua vida.

 

008 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Anuncia número musical.

 

009 - ALBERTO LUIZ GAMBARINI

Reitor do Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica da Serra. Convida a todos entoar um canto e fazer uma oração em louvor ao Espírito Santo. Agradece a homenagem pelos seus 25 anos de sacerdócio e discorre sobre as origens e obrigações dos sacerdotes na Igreja Católica.

 

010 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Presta homenagem ao Padre Alberto com a entrega de placa comemorativa dos 25 anos de seu sacerdócio. Anuncia número musical. Homenageia a Associação Kyrios, que iniciou suas atividades em 1990 e da qual fez parte como sócio. Narra a trajetória do padre Alberto. Louva e agradece a Deus. Faz agradecimentos a todos que ajudaram a realização da sessão. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. A Presidência dá como aprovada a ata da sessão anterior.

Agradecemos pela presença ao Sr. Deputado Federal Salvador Zimbaldi; Dom Emílio Pignoli, Bispo da Diocese de Campo Limpo; nosso querido amigo e homenageado Padre Alberto Luiz Gambarini; ao Sr Lacir Ferreira Baldusco, Prefeito de Itapecerica da Serra.

Temos a honra também de receber o Presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica, Dr. João José Mabtum; o Vereador José de Moraes, Presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra; o Padre Francisco Zeno de Araújo, vice-Reitor do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e vice-Presidente da Associação Kyrios; a Professora Leonor Lopes Silva, vice-Prefeita de Itapecerica da Serra; Vereadores de Itapecerica da Serra - Senhores Pedro Corsini, José Martins Filho, Valdir de Jesus, Amarildo Gonçalves; Sra. Juliana Diniz Amaral Nasrani, Diretora do Departamento de Turismo de Itapecerica da Serra; Sr. Adilson José Santos Carvalhal, Presidente do Conselho da Renovação Carismática da Arquidiocese de São Paulo; e Sra. Diva Ferreira Baldusco, Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itapecerica da Serra.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a “Associação Kyrios - Encontro com Cristo” e comemorar o Jubileu de Prata da Ordenação Sacerdotal de seu Fundador e Presidente Padre Alberto Luiz Gambarini.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro PM Músico 2o Tenente Menezes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo na pessoa do Maestro PM Músico 2o Tenente Menezes.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Federal Salvador Zimbaldi.

 

O SR. SALVADOR ZIMBALDI - Meu caro Presidente desta Sessão Solene, Deputado José Carlos Stangarlini, quero cumprimentar Dom Emilio Pignoli, Bispo Diocesano de Campo Limpo, Sr. Prefeito Lacir da cidade de Itapecerica da Serra, Padre Alberto Gambarini, homenageado desta noite; cumprimentar também o João Mabtum, coordenador estadual da Renovação Carismática Católica, presidente do Conselho, e Adilson Carvalhal, presidente do Conselho Arquidiocesano de São Paulo, na pessoa de quem quero saudar todos os irmãos da Renovação Carismática Católica. Quero também cumprimentar as autoridades presentes, padres, vereadores, Deputados, senhoras e senhores.

É com muita alegria que participo desta Sessão Solene. A homenagem ao Padre Alberto Gambarini me emociona bastante. O Padre Alberto sabe o que representa na minha vida. Em 1981 minha esposa e eu, depois de diversos problemas, começamos uma caminhada na Renovação Carismática. Ela começou uns seis meses antes de mim. Ela me convidava e eu dizia: “vá você, reze por mim.” Todos nós queremos que alguém faça alguma coisa por nós para que não nos comprometamos. Pela insistência dela comecei num seminário de vida no espírito, presidido por um jovem padre, o Padre Alberto Gambarini.

Digo que a Renovação Carismática Católica me resgatou de volta para a Igreja há 22 anos. O canal dessa bênção foi justamente o Padre Alberto, que pregava com muito entusiasmo. Eu olhava e via algo diferente. Gostei demais, comecei a freqüentar. Na quinta semana aconteceu o grande toque que o Senhor deu no meu coração. Naquele instante o Espírito Santo estava no meu coração, eu estava realmente sendo batizado no fogo.

A partir daí, uma caminhada de muita luta. Como representante da Renovação Carismática Católica dentro do Congresso Nacional procuramos fazer o nosso trabalho. Mas nada disso existiria se não fosse, naquele instante, ter me entusiasmado com aquele jovem padre que tinha um jeito todo seu. Por isso aqui estamos hoje dando esse testemunho.

Padre Alberto, quero dizer publicamente o quão importante foi aquele momento. Tenho certeza de que as pessoas que aqui estão, todas, estão aqui para homenageá-lo, e certamente receberam muito através do senhor e, particularmente, receberam Deus. Portanto, homenageá-lo nesta noite é muito pouco. Digo com muito carinho meu muito obrigado e que Deus continue usando-o como canal de bênção para todo esse povo que ainda precisa ser evangelizado. Que Deus continue abençoando-o. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Tem a palavra o Sr. João Mabtum, presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica.

 

O SR. JOÃO MABTUM - Exmo. Sr. Deputado Estadual José Carlos Stangarlini, Padre Alberto Gambarini, homenageado desta noite, demais autoridades civis e eclesiásticas, acredito que não estamos aqui no sentido de homenagearmos a Renovação Carismática, homenagear o Padre Alberto. Vejo que o Padre Alberto Gambarini se confunde com a própria história da Renovação Carismática Católica.

Quando o Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II pedindo a Deus um novo Pentecostes para a Igreja, surgiu a Renovação Carismática Católica como um dos frutos do Concílio Vaticano II. Vemos hoje que a oração do Papa João XXIII foi atendida por Deus. Disse o Papa João Paulo II, num pronunciamento feito à Renovação Carismática Católica: “Como negar as graças da Renovação Carismática para a Igreja? Não podemos negar essas graças.”

Quando sentimos isso em relação à Renovação Carismática, esse mesmo sentimento se confunde com a vida e com o ministério do Padre Alberto Gambarini. Creio que ele também é fruto dessa graça. A Renovação Carismática Católica confundindo-se com o Padre Alberto Gambarini, podemos dizer que agradecemos muito a Deus pela sua vida, pelo seu ministério, pelo que tem feito pela Igreja, da mesma forma que agradecemos a Deus essa graça extraordinária que é a Renovação Carismática Católica. Ousamos dizer até que, da mesma forma que agradecemos a Deus por essa graça extraordinária de Deus para a Igreja, que é a Renovação Carismática que agradecemos a Deus por essa graça extraordinária para a Igreja, que é a Renovação Carismática. Da mesma forma, queremos agradecer a Deus pela graça de ter colocado no coração do Senhor essa disponibilidade, essa entrega para a Igreja.

Por isso é que digo, meus queridos irmãos e irmãs, que homenagear Padre Alberto Gambarini significa, ao mesmo tempo, homenagear a própria Renovação Carismática Católica porque Padre Alberto e Renovação Carismática, podemos dizer, são a mesma coisa. Obrigado, Padre Alberto! Obrigado por existir! Obrigado pelo sim que, um dia, o sSenhor deu a Deus, servindo ao Senhor e à sua Igreja.

Da mesma maneira, agradeço a Deus por aquilo que o Senhor tem feito pela Renovação Carismática, pela própria identidade da Renovação Caristica, incorporada no seu ministério. Não podemos deixar de testemunhar que a isso. A identidade da vida sacerdotal de Padre Alberto Gambarini é a própria vida ministerial da Renovação Carismática Católica.

Por isso, nesta noite, queremos dizer ao Senhor, Padre Alberto, que a Renovação Carismática Católica do Estado de São Paulo e a Renovação Carismática Católica do Brasil muito se orgulham e muito devem ao sSenhor.

Mas não se iluda, o trabalho está apenas começando. Muitas coisas virão. As graças que Deus tem derramado na sua vida e no seu ministério, com certeza, não ficam por aí. Muitas mais graças virão, para o bem da Igreja, para o bem de todos nós, que acreditamos e que podemos dizer, em alto e bom stom: “Graças a Deus, somos católicos!” E como católicos, graças a Deus termos um padre como o sSenhor, Padre Alberto Gambarini. Que Deus o abençoe! Muito obrigado! Orgulhamo-nos do Senhor! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - José Carlos Stangarlini - PSDB - Ouviremos agora o Sr. Lacir Ferreira Baldusco, Prefeito do Município de Itapecerica da Serra.

 

O sr. lacir ferreira baldusco - BAntes de mais nada, boa noite a todos! Gostaria de fazer uma saudação especial ao Deputado José Carlos Stangarlini por esta iniciativa importante e oportuna. Muito nos orgulha estarmos aqui, comemorando o 25º ano de ordenação do Padre Alberto Gambarini. Em nome do povo de Itapecerica, gostaríamos de lhe agradecer por essa iniciativa porque sabemos que o Padre Alberto é merecedor desta homenagem. Gostaria de cumprimentar Dom Emílio Pignoli, também uma referência na nossa região.

Ele tem feito um trabalho exemplar na Igreja e, juntamente com Padre Alberto, tem retomado, através da Igreja e de suas ações pessoais, as relações humanas, tão carentes no mundo moderno. Também cumprimento o Deputado Zimbaldi pelo seu pronunciamento, cujas palavras concretizaram todo o nosso sentimento com relação a este momento. Cumprimento os Senhores Vereadores, através do Presidente da Câmara, José de Moraes; professora Leonor, vice-prefeita; Padre Francisco Zelo; os dirigentes da Associação Kyrios e da Renovação Carismática; Dr. José João, Presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática. E, evidentemente, uma saudação toda especial ao Padre Alberto Gambarini.

Padre Alberto, mais uma vez estamos aqui, como estivemos em Itapecerica, num momento de felicidade e de comemoração, não em função dos anos que o Senhor vem atuando em prol de uma causa, sendo instrumento, através da palavra, da fraternidade e do amor nas relações humanas. Não em função desses anos, mas em função da qualidade do trabalho e da dedicação que o Senhor demonstra em prol da recuperação de uma sociedade tão degradada, em que podemos vislumbrar que para as pessoas sentirem-se incluídas no mundo contemporâneo, necessariamente, têm que estar inseridas no consumo.

A impressão que nos dá, no dia-a-dia, é que as pessoas vislumbram uma relação harmoniosa no meio em que vivemos, necessariamente, através do consumo. A pessoa tem que ter um carro zero quilômetro, uma roupa nova, desfilar o tênis novo, o relógio da moda. A sociedade tem imposto isso como regra básica de inclusão.

A nossa felicidade é que nós, iItapecericanos, podemos presenciar, através do trabalho da Igreja e do seu empenho pessoal, a reversão de um quadro extremamente desfavorável, que coloca o ser humano - por meio da palavra, da fé, da oração, tendo o Senhor como instrumento de Deus - como centro das ações no município.

Essa recuperação tem sido de fundamental importância para a transformação do nosso município e da sociedade; para a prevenção à violência,; para o temor a Jesus,; para referências básicas que, ao longo do tempo, perderam-se: a moral, a família e as relações saudáveis da vida cotidiana.

Portanto, Padre Alberto, só temos queque lhe agradecer pelo trabalho que vem executando, como uma missão que o Senhor desempenha com a maior competência. Nós, iItapecericanos, sentimo-nos orgulhosos de podermos estar aqui, fazendo esta homenagem. E nós próximos dias, em Itapecerica, também poderemos homenageá-lo. Efetivamente, o Senhor tem colocado Itapecerica, tem extrapolado os limites do nosso território, os quatro cantos deste país, inclusive hoje com ações concretas na própria América Latina.

Portanto, Padre Alberto, se todos aqui me permitem, gostaria de, em nome do povo de Itapecerica, o qual represento, fazer um agradecimento especial e pedir a todos uma grande salva de palmas para essa pessoa que eleva o nome de nossa cidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - Ouviremos agora S. Exa. Reverendíssima, Dom Emilio Pignoli, Bispo da Diocese de Campo Limpo.

 

O SR. EMILIO PIGNOLI - Cumprimento as autoridades todas, já apresentadas. Foi-me pedido para dizer umas palavras sobre o que representa o Padre Alberto Gambarini e o que representou para a Diocese de Campo Limpo.

Todos devem estar cientes de que quando foram criadas estas quatro Dioceses - Santo Amaro, Osasco, São Miguel e Campo Limpo, houve um tumulto político muito forte, uma reação, até críticas ao Santo Padre, o Papa. Lembro que Luiza Erundina, prefeita da época, solidarizou-se com Dom Paulo Evaristo, por esta afronta, porque estava reduzindo o poderio das comunidades eclesiais de base.

Foi um momento difícil. Eu estava em Mogi das Cruzes, muito bem apreciado, com obras já feitas. Não esperava mais uma obediência. Então, ver todo esse tumulto em torno e ainda um abaixo-assinado de vários padres da região, reclamando, não contra a minha pessoa, diziam, mas com o modo como houve a escolha do bispo.

É claro, ficamos assim, em obediência sofrida. Quando o Padre Alberto e o Alfredo, que era o vocacionado, procuraram a mim em Mogi das Cruzes. Foi a primeira visita que recebi. Lembro bem. E para mim foi muito importante, porque só tinha recebido até então abaixo-assinado contra, e aquela era a primeira manifestação de apoio. Então, devo muito ao Padre Alberto por esse apoio inicial, e também porque eu já conhecia um pouco a Renovação Carismática, através do Padre Jonas Habib, porque de Mogi iam vários para Canção Nova. E também já sabia do Padre Alberto, através da rádio Morada do Sol, naquele tempo. E também conhecia o Padre Eduardo, de Campinas.

Mas, não simpatizava muito com o movimento. Eu apoiava mais a Pastoral Familiar, o Encontro de Casais com Cristo e TLC, pela experiência que eu tive como pároco do interior, o que marcou muito. São todos movimentos em que o Espírito Santo suscitou depois do Concílio. Mas, justamente, foram o Padre Alberto e o Padre Alfredo que me introduziram na experiência. Inclusive, o Padre Alberto estava um pouco aflito naquela hora, porque tinha havido um encontro no Instituto Paulo VI, quando foi salientada a importância das comunidades eclesiais de base. Não há dúvida, quando são realmente eclesiais, elas têm um grande valor, mas havia muita política e pouca eclesialidade.

O fato é que nesse encontro o Padre Alberto viu-se um pouco acuado. Quase que sentiu que tanto o bispo auxiliar como os padres queriam acabar com o movimento de Itapecerica da Serra. Até confidenciou-me que já tinha um substituto, e questionou-me sobre o que eu achava, se ele devia deixar ou ficar. Eu disse: “Roma locuta, causa finita”. Quer dizer, já tinha saído a nomeação, a bula pontifícia, que diz que quando o sacerdote está no lugar, na hora em que criada uma diocese, “ipso facto”, fica onde está, até uma nova determinação.

Aí ele ficou confortado e eu mais ainda, porque sabia que estava ganhando um companheiro e também um vocacionado, Alfredo, que tive a alegria de acolher na minha própria casa. Ficou junto comigo na formação. Ordenei-o em Itapecerica da Serra, e foi também um grande colaborador durante os anos todos em que trabalharam juntos.

Quero destacar isso porque, dentro da dificuldade inicial, foi para mim profundamente amargo, quando estava combinada a posse e a instalação da Diocese para o dia 28 de maio de 1988; estive na casa de Dom Paulo Evaristo, junto com Dom Penteado e ele mesmo agendou a data. Estava combinada instalação, aproveitando o encerramento do mês de maio, que costuma ser em Itapecerica, no ginásio. Eu já tinha mandado até imprimir uns convites, porque muitas pessoas da região de Mogi queriam participar.

Qual foi minha surpresa, dali um mês, faltavam poucos dias para o término de maio, quando veio uma comissão e disse: “olha, esta instalação de Diocese não tem nada a ver com a nossa concentração. Quem vai presidir a concentração é Dom Mauro Morelli, porque nós vamos celebrar o 10º aniversário de ordenação de Dom Penteado. Esse negócio de Diocese não diz nada para nós.”

É duro para quem sai de um lugar, onde é querido, onde já fez muita coisa, ver que não está sendo bem acolhido. E aí fui direto falar com Dom Paulo Evaristo. “Mas, Dom Paulo, o senhor não marcou? Não estava combinado?” “ Ah, Emilio, tenha paciência, sabe? O pessoal está machucado, não foi da forma como nós queríamos. Tenha paciência”. “Está bem”. Então, eu engoli. “E quando seria, então?” “Ah, veja lá outra data”.

E graças a Deus o povo de Itapecerica merece os meus aplausos e agradecimentos. Foram eles que deram uma grande presença. Não foi em Itapecerica a instalação da Diocese. Foi em Taboão da Serra. Fui ao prefeito de Taboão e ele prazerosamente cancelou jogos e outras coisas no ginásio, e lamentou e disse: “Mas por que não fizeram Taboão da Serra sede da Diocese, que é mais perto da BR, é mais central, foram colocar Campo Limpo!” Eu falei: “Não dependeu de mim. Eu estou aqui na obediência para começar o trabalho que vejo que não vai ser fácil.” E graças à presença numerosa do pessoal de Itapecerica e muitos que vieram de Mogi, consegui tomar posse. Mas houve uma tentativa de sabotagem. É duro dizer isso, mas é a pura verdade. O Padre Alberto e outros cristãos aqui sabem disso.

Então no começo não foi fácil, mas sempre contei com o apoio e com a sincera ajuda não só dos movimentos, mas na oração e nos encontros de casais com Cristo do Padre Alberto e aos poucos aquele ranço que havia sobretudo contra a Renovação acabou, porque entendiam que a Renovação iria destruir as comunidades de base. A verdade é que ela queria colocar a Igreja, o Evangelho, a palavra de Deus dentro das comunidades católicas.

Mas graças a esse trabalho inicial houve então uma mudança de mentalidade e hoje temos dezessete movimentos apostólicos participando do plano de pastoral de conjunto. Dia 29 vamos ter uma assembléia diocesana para aprovar o 4º plano de pastoral. Estou chegando de Itaici, onde está acontecendo a assembléia das Igrejas. Eu saí de fininho porque o Deputado fez o favor de mandar me buscar e quem estava falando justamente sobre a importância desta necessidade de evangelizar os batizados não evangelizados era o Padre Jonas. Ele estava apresentando uma nova proposta para esta nova evangelização.

Portanto, como já foi destacado pelo Padre Alberto, nós agradecemos o empenho de renovar a Igreja, mas a base da palavra do Senhor, da vivência no espírito santo e na força dos sacramentos continua a mesma.

Tive a alegria de participar em Itapecerica da Serra, quando se celebrava os 150 anos da paróquia, de todo o movimento. Entregamos as cruzes para o pessoal que assumiu a missão popular, a missão de nova evangelização que foi um pouco o ensaio para uma outra experiência que fizemos no décimo aniversário da Diocese, “Desperta Campo Limpo”, de ir a todas as famílias levando um livreto com o Evangelho, as propostas da Diocese e assim despertar mais aqueles que estavam afastados para uma vivência religiosa.

Hoje, estamos assumindo o Prodine - Projeto Diocesano de Nova Evangelização. Já tivemos, há dois anos, uma semana inteira de renovação do clero, também à noite com os leigos e agora vamos partir para uma nova etapa, mais persistente, não é apenas uma visita às famílias. Vai ser um movimento permanente de missão. Tudo isso graças à superação das dificuldades iniciais, ao apoio do Padre Alberto e dos outros padres, que sintonizaram conosco este dever de nova evangelização.

Tivemos também momentos belíssimos no cenáculo do Morumbi, lembro-me de pelo menos três, que pude presidir. Foram momentos muito fortes, marcantes. E agora com a criação do santuário diocesano de Nossa Senhora dos Prazeres, a gente fica feliz de saber que todo dia tem missa cedo, a adoração o dia inteiro, confissões mais freqüentes. Criamos também como santuário, em Taboão da Serra, Santa Terezinha do Menino Jesus, que por sua vez está sendo um grande pólo de veneração e de incentivo espiritual. Tudo isso se deve ao ardor missionário com que o Padre Alberto tem ido em frente, apesar das dificuldades, trazendo assim à diocese esse élan muito importante.

Outro destaque importantíssimo é a presença do Padre Alberto nos meios de comunicação social. Lembro-me da primeira reunião com os quatro bispos para ver como iniciar. Padre Alberto nos visitou, pôs à disposição o seu programa na Gazeta, dentre outros meios de comunicação social, organizamos o projeto “Evangelho em seu lar” que funcionou durante quatro anos, depois foi encarecendo, encarecendo e não tivemos mais condições de tocar, mas o Padre Alberto continua marcando presença nos meios de comunicação social com grande eficiência. Alguém tem criticado o modo dele falar, de pular, que mais parece um pastor evangélico, do que um padre católico. (Palmas.) Eu cheguei a falar com ele e ele disse “é o meu jeito”. Então continua com seu jeito. Mas tenho recebido também telefonemas e cartas de vários bispos, até do Pará, dizendo “Deixa o Padre Alberto mais livre da pastoral para continuar esse trabalho”.

Hoje, através dos meios de comunicação social, realizamos aquilo que Jesus falou, o que ouves no particular, em casa, pregai-os sobre os telhados. E são os meios de comunicação social que têm sido a grande força do movimento Kyrios e do encontro com Cristo.

Este ano teremos a décima sexta romaria à Itapecerica no dia 30 de maio, que coincide com Pentecostes, a festa do Espírito Santo e ali celebraremos o 15º ano da nossa diocese. Como Osasco, Santo Amaro e São Miguel querem se associar, eles virão com uma representação não muito numerosa, porque só o nosso povo já enche o estádio, mas eles virão também com um grupo representativo para rendermos graças todos juntos por esses quinze anos das novas dioceses. Quanta coisa boa aconteceu em cada diocese!

Na nossa, triplicou o número de paróquias, triplicou o número de padres. Agora dia 25 vamos instalar mais uma paróquia em Itapecerica da Serra, no Jardim São Pedro. No dia 21 de dezembro em Embu, em Itatuba. Sempre que se coloca uma nova paróquia, um novo pastor à frente do povo, estamos certamente criando condições para que mais leigos, mais catequistas possam evangelizar, porque com um novo pastor à frente do povo, estamos certamente criando condições para que mais leigos e mais catequistas possam evangelizar.

Agradeço o convite para participar desta sessão solene e em nome da diocese agradeço ao Deputado e a todos os que promoveram esta sessão. Vamos agradecer, porque temos no Padre Alberto um grande amigo, conselheiro e precioso colaborador. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Neste momento o Deputado José Carlos Stangarlini homenageará a Associação Kyrios Encontro com Cristo, na pessoa de seu vice-Presidente, um dos pioneiros da Renovação Carismática no Estado de São Paulo e no Brasil e coordenador da Renovação Carismática na Arquidiocese de São Paulo. Chamamos à frente, o Sr. Adilson José Santos Carvalhal.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Ouviremos agora a apresentação da Banda Ruah.

 

O SR. ADILSON JOSÉ SANTOS CARVALHAL - Quebrando um pouco o protocolo, como aprendemos com o nosso Presidente Lula, quero pedir licença ao Sr. Presidente e às autoridades para agradecer ao Padre Alberto, que há mais de dez anos vem sendo um pai para mim. Quero falar com o povo de Deus, que vive ao pés da pregação tão incisiva que nos faz mudar de direção. Agradeço por um dia conhecê-lo Padre. (Palmas.)

Tenho certeza de que cada um aqui gostaria de estar com este microfone para falar um pouco da gratidão que tem para com o senhor. Quero citar somente um exemplo para que o senhor continue sendo esse pastor em nossas vidas. Aqui está a Sra. Sônia e o Sr. Nilo, pais da minha namorada Geórgia, e meu cunhado Danilo, que um dia ouviram a pregação da Palavra através do senhor e tiveram esses filhos no mesmo caminho e tocando na banda que lhe acompanha. Acho que não existe felicidade maior no mundo. Talvez o senhor não os conheça. A alegria reina naquela casa. Isso é ser pastor desse rebanho tão difícil. Agradeço aqueles pequenos momentos de conversa que tivemos nesta vida, que foram essenciais para minha mudança de vida, para que eu pudesse ser um jovem com o poder do Espírito Santo. Obrigado por aquelas palavras “Olha para mim”, no meio da pregação, que não me fizeram tropeçar, como diz a música, “tropeça aqui, cai acolá”, mas a sempre olhar para cima. Obrigado por me fazer aprender a ser um dizimista feliz, a saber usar o meu dinheiro e a dar com o coração aberto para a obra de Deus continuar. (Palmas.) Creio que esse desejo não é só meu. Com certeza compartilho com todos os irmãos presentes. É só o senhor olhar para cada um deles, aqueles que fazem parte do encontro de casais. Só tenho a agradecer. Obrigado, Padre Alberto. (Palmas.)

 

* * *

 

É feita a apresentação de um número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Ouviremos agora o homenageado, Padre Alberto Luiz Gambarini, Presidente e fundador da Associação Kyrios Encontro com Cristo e Reitor do Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora dos Prazeres, de Itapecerica da Serra. (Palmas.)

 

O SR. ALBERTO LUIZ GAMBARINI - Gostaria de convidar a todos os presentes para que fiquemos um instante em pé. Vamos cantar uma música, pedindo ao Espírito Santo, que neste momento tão feliz da minha vida, um momento especial que Deus está me concedendo, porque estou celebrando esses meus 25 anos, não sozinho, mas com os frutos desses 25 anos de trabalho, que estão representados em cada um de vocês que estão aqui, porque com certeza trazem nos seus corações motivos para louvar e bendizer ao nosso Deus. Vamos pedir ao Espírito Santo.

 

* * *

 

- É entoado o canto.

 

* * *

 

O SR. ALBERTO LUIZ GAMBARINI - Agora vamos juntar as nossas mãos, numa atitude de oração, apontando-as para o céu, porque sabemos que é do alto que vem o auxílio que necessitamos. Vamos pedir a intercessão daquela que é Padroeira do nosso Santuário, a Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres. Ela que recebeu o primeiro grande Pentecostes, quando o anjo Gabriel a visitou na anunciação, ela que esteve intercedendo pela vinda do Espírito Santo ali na sala do cenáculo em Pentecostes. Peçamos que ela interceda por cada um de nós, para que possamos aprender a viver aquele seu pedido nas bodas de Canaã: “Fazei tudo o que o meu filho Jesus vos disser.”

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. ALBERTO LUIZ GAMBARINI - Queridos amigos e amigas que estão aqui presentes, uma profunda emoção brota novamente em meu coração, por estar celebrando com festa, com alegria, mais um aniversário de minha ordenação sacerdotal. Primeiro, pelo privilégio de ter sido chamado por Deus e selado com o seu espírito para tão grande tarefa, apesar de todas as minhas fraquezas e limitações. Creio que as palavras que o Senhor falou a Jeremias, no capítulo I, versículo 5, também ressoam no meu coração, na grande certeza de que são palavras que foram dirigidas também para mim: “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia, antes de teu nascimento já te havia consagrado e te havia designado profeta das nações, como a doce mãe de Jesus, Maria Santíssima, reverenciada em nossa querida Itapecerica da Serra com o título de Nossa Senhora dos Prazeres hoje, com vocês que estão aqui, eu posso dizer: minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu salvador, porque olhou para este seu pobre servo. Olhou para cada um de nós, olhou para nós e na Sua infinita misericórdia Ele nos enviou aquilo que Ele tinha de mais precioso o Seu filho Jesus Cristo para que nós, crendo nele, possamos ter vida.

Mas neste dia em que estamos celebrando a homenagem aos meus 25 anos de ordenação é importante também saber que ninguém é ordenado para si mesmo, mas para servir ao povo de Deus. Por isso de todo o meu coração agradeço a você, meu querido e minha querida, agradeço a sua presença amiga, você que veio de longe, você que veio de perto como sinal de reconhecimento pelo trabalho realizado em todos esses meus 25 anos de sacerdote.

Quero hoje convidá-lo, quero hoje convidá-la mais uma vez a meditar um pouco sobre quem é o sacerdote, segundo o coração do próprio Deus. Para entender o significado sagrado do sacerdócio cristão é necessário olhar para Jesus Cristo, o autor da nossa fé. Ele, na Sagrada Escritura, é descrito de vários modos: é o bom pastor, rei, profeta, mediador, salvador, porém a mais completa descrição de Jesus é a de Sumo Sacerdote. Lá na Carta aos Hebreus, no cap. 4, versículo 14, lemos: “temos, portanto, um Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, filho de Deus”.

Meus queridos, o sacerdócio cristão foi criado por Jesus, Sumo Sacerdote, na noite da Quinta-feira Santa, mais precisamente na mesma sala do cenáculo que depois de alguns dias receberia aquela visita do Espírito Santo em Pentecostes.

Durante a última ceia Jesus confiou aos apóstolos e aos seus sucessores uma tarefa e missão. E qual foi essa tarefa e missão? Os bispos e os padres foram habilitados a agir na pessoa de Jesus, isto é, eles o personificam no altar e nos mais diversos trabalhos de pregação da palavra. São o prolongamento em todos os tempos do próprio Jesus Cristo. Nesse sentido o sacerdote de algum modo empresta a Cristo o rosto, a voz e as mãos para que se cumpra aquela ordem do Senhor lá na última ceia: “fazei isto em memória de Mim”.

Santo Agostinho exclamava: “ó veneranda dignidade do sacerdote em cujas mãos o filho de Deus se encarna como no seio da Virgem”. As mãos do sacerdote são as mãos do Cristo que continua nos perdoando, consolando, acolhendo, curando. As mãos do sacerdote são capazes de afastar os males, de cumular de bens quem nelas toca, porque são as mãos das quais Jesus se serve.

É importante, meus queridos e minhas queridas, jamais perder de vista que o sacerdote também é humano e por isso sujeito também a cometer erros. Mas em virtude do que representa deve ser sempre amado como um pai espiritual e um irmão. Dois importantes santos indicam o modo como deve se tratar todos os sacerdotes sem exceção. São João Bosco sempre ensinava: tomai cuidado para não desprezar os sacerdotes com fatos e palavras. Quem não respeita os ministros sagrados, dizia São João Bosco, não respeita o próprio Cristo. Padre Pio, hoje santo, canonizado por Sua Santidade o Papa João Paulo II, recomendava: em vez de criticar os sacerdotes pensa em rezar por eles.

Diante de tudo isso que estamos meditando, diante da maravilha da minha vocação sacerdotal, hoje com vocês repito como salmista lá no Salmo 115, versículo 3 e 4: mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado erguerei o cálice da salvação invocando o nome do Senhor.

Neste momento não poderia, de modo algum, esquecer aqueles que me deram a vida, meus pais, Sr. Ernesto e D. Gabriela, duas pessoas maravilhosas que me ensinaram realmente o sentido da vida, ensinaram o valor de uma amizade, me ensinaram a importância da verdade, da honestidade. Mas uma coisa agradeço ao Deus Todo Poderoso, porque eles começaram a participar da Igreja através de mim, depois do momento em que decidi ser sacerdote. Sempre fui católico praticante, mas eles não freqüentavam. Mas agradeço ao Deus Todo Poderoso porque, a partir do momento em que decidi entrar para o Seminário, eles começaram a participar, mas começaram a participar com o coração.

E por isso hoje tenho a certeza que espiritualmente eles estão aqui presentes. Hoje posso enxergá-los como eu os enxerguei naquele dia maravilhoso da minha ordenação, aquela noite da qual talvez não lembre mais nada porque estava tão feliz, tão feliz, que olhando assim não consigo lembrar de tudo. Mas lembro de uma coisa: meu pai e minha mãe estavam ali, aqueles que me deram a vida, aqueles que lutaram por mim. Lá estava também a D. Aparecida Pitombo, uma senhora dedicada que morou durante muitos anos na casa paroquial, ela que esteve ali comigo desde o primeiro momento, ali no início daquela grande luta.

Durante todos esses anos a árvore foi crescendo, durante todos esses anos a árvore foi produzindo frutos. É muito bom hoje estar aqui com vocês. É muito bom hoje poder dizer que eu amo a cidade onde trabalho há 25 anos, e é onde os meus pais estão enterrados e onde espero, daqui a 50 anos, também ser enterrado. Cinqüenta anos, guardem bem esta palavra. Mas tenho a grande certeza de que fiz amigos. Vocês fazem parte do meu coração porque hoje são a minha família.

De um modo também muito especial, quero agradecer a D. Emílio Pignoli, pelas palavras que ele dirigiu a mim. Ele tem a grande certeza de que, desde o primeiro momento, sempre tive nele um pastor, um exemplo para a minha vida e um pai espiritual, mesmo se às vezes não estou sempre perto dele como talvez ele gostaria. Mas tenha a certeza que, no meu coração, agradeço ao Deus Todo Poderoso, porque grande parte do meu trabalho devo ao apoio que ele sempre me deu. Por isso, que Deus o abençoe, Dom Emílio, muito obrigado por existir. Muito obrigado a Deus por ser o senhor o primeiro Bispo Diocesano, que vai deixar uma marca muito grande na nossa Diocese.

Quero agradecer às pessoas que moram comigo na Casa Paroquial: o Padre Francisco, o vice-reitor, o Santuário que durante todos esses anos trabalhou comigo. Quero agradecê-los pela paciência que teve comigo e pela sua dedicação. Agradecer à Eliana também por todo o seu trabalho, a sua dedicação e a consagração às vezes além das suas forças; que Deus a abençoe.

Não posso deixar de agradecer agora ao Deputado José Carlos Stangarlini pela homenagem que hoje está prestando a mim. Que Deus possa sempre abençoá-lo, possa derramar o Espírito Santo sobre você.

Agradecer ao Deputado Zimbaldi também pelas suas palavras e, de um modo especial, também ao Prefeito do município onde moro, que adotei como a minha terra, Lacir Ferreira Baldusco; que Deus sempre o abençoe.

Agradecer à Renovação Carismática, ao João, ao Adilson. Tenham a certeza que vocês estão sempre no meu coração. Agradeço a todas as outras autoridades que estão aqui presentes. Tenham a grande certeza de poder anunciar o Evangelho mais 50 anos, sempre com o mesmo ardor, sempre com o mesmo desejo de levar as pessoas a terem uma experiência viva com Deus, que tem o poder de preencher o nosso coração, que tem o poder de transformar a nossa vida. Enfim, que nos dá aquilo de mais precioso e não simplesmente uma religião, porque ter uma religião é muito fácil. Além de termos uma religião, que é necessária, ele nos dá o verdadeiro sentido que necessitamos para a vida, porque só Deus é que conhece o sentido dela, porque foi Ele que a criou. Muito obrigado a todos, que Deus possa realmente abençoá-los rica e abundantemente. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Neste momento, o Deputado José Carlos Stangarlini fará a entrega de uma placa ao Padre Alberto, em homenagem aos 25 anos do seu sacerdócio.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa e executado um número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Srs. Deputados, senhores presentes, todos que compareceram nesta Sessão Solene em homenagem ao Padre Alberto.

Esta noite é muito especial para mim. O povo de São Paulo, na sua Casa de Leis, por minha iniciativa homenageia a Associação Kyrios.

Falar da Associação Kyrios é falar do Padre Alberto Gambarini, seu criador, sua cabeça, seu coração e sua alma. O Padre Alberto é um amigo muito especial e querido deste deputado. Um daqueles verdadeiros amigos que deus coloca na nossa vida, para todas as horas. Para, na alegria, partilhar o riso, e, na tristeza, chorar junto e oferecer consolo. Daí ser para mim muito difícil falar dele e de sua obra sem que a emoção me domine.

Com pouco mais de 18 anos, católico praticante, às vésperas de prestar vestibular para medicina, aquele jovem que gostava de andar de bicicleta, de ir ao cinema com seus amigos, de freqüentar festas, recebeu seu chamado ao sacerdócio.

Uma verdadeira efusão do espírito, num retiro espiritual dirigido pelo Padre Jonas, fê-lo sentir que Deus apontava para sua missão: “levar todos os seus filhos e filhas a beber da "água viva ", através de um encontro real e verdadeiro com Cristo”.

Com 23 anos foi ordenado padre e algum tempo depois foi nomeado pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapecerica da Serra, hoje Diocese de Campo Limpo, de nosso querido Dom Emilio Pignoli. Em seu coração batia forte o desejo de evangelizar, mais e mais.

Ousadamente, quando ninguém ainda pensava nisto, resolveu multiplicar seu trabalho de evangelizador, dando inicio a um programa na Rádio Morada do Sol, confiando que a providência divina cuidaria de mostrar-lhe como pagar seu custo.

Pregador como poucos, profundo conhecedor da palavra, envolvente e carismático, o Padre Alberto conquista o coração de todos aqueles que o ouvem e o vem pregar, já que ao programa de rádio se seguiu o de televisão.

Nasceu, em 1990, a associação Kyrios - encontro com Cristo, esta grande família, da qual, como muitos dos presentes, faço parte. Nós, seus associados, tornamos possível manter no rádio e na televisão o evangelho do Padre Alberto.

Que católico, por este imenso Brasil, não assiste, pela Rede Vida de Televisão, o programa "Encontro com Cristo”, marca registrada do Padre Alberto Gambarini ? Ou não o vê, logo cedo, aos domingos, na TV Gazeta de São Paulo ? Ou, antes de dormir, quase à meia-noite, não o ouve na Rádio Capital ?

O Evangelho não é difundido, somente no púlpito, na rádio e na televisão, mas também em quase vinte livros, nos quais o Padre Alberto leva muitas pessoas à conversão, a verdadeira vida cristã e às profundas experiências de oração e reflexão. É este homem e esta obra que se confundem, que se mesclam, que se integram que aqui estamos homenageando.

Deus concedeu ao Padre Alberto muitos dons, alguns que ele já conhece e desenvolve, outros, que ainda esta por descobrir, mas todos dirigidos à sua missão de salvar vidas sem direção e sentido, colocando-as a serviço de Cristo nosso Pai.

Ao encerrar, louvando e agradecendo ao Senhor e pedindo sua proteção e luz ao Padre Alberto, peço a todos que, em pé, comigo, com muito fervor e em alta voz, rezemos um Pai Nosso. Muito obrigado.

Peço a todos para, de pé, fazermos uma oração à Nossa Senhora dos Prazeres: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Pedimos ao Dom Emílio Pignoli, ao padre Francisco e ao padre Alberto e ao padre Marcelo que nos dêem a suas bênçãos.

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. A nossa proteção está no nome do Senhor. Abençoe-vos, Deus todo poderoso, Pai , Filho e Espírito Santo. Amém. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta Sessão Solene. Convidamos a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 50 minutos.

 

* * *