1

 

31 DE OUTUBRO DE 2005

055ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “DIA DO AVIADOR”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 31/10/2005 - Sessão 55ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

HOMENAGEM AO "DIA DO AVIADOR"

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o "Dia do Aviador". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Anuncia a execução de números musicais. Afirma sentir-se honrada em saudar os componentes da Força Aérea Brasileira pelo Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro; recordou o feito de Alberto Santos Dumont, o "Pai da Aviação", cita como exemplos Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea Brasileira e Nero Moura, patrono da Aviação de Caça Brasileira. Conduz a entrega de homenagens.

 

002 - PAULO ROBERTO CARDOSO VILARINHO

Major Brigadeiro-do-Ar, Comandante do IV Comar, saúda a Força Aérea Brasileira na figura de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira, de quem historia a vida. Agradece a homenagem à Força Aérea.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia a execução de números musicais. Conduz a entrega de homenagens. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência dá por lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, por solicitação desta Deputada, com a finalidade de homenagear o Dia do Aviador.

Como há alguns anos, neste mês, fazemos esta Sessão Solene nesta Casa de leis, homenageando o Dia do Aviador. Para mim, especialmente, é sempre um prazer muito grande receber todas as autoridades e todos os amigos, que, junto conosco, participam desta solenidade.

Gostaria de agradecer ao Segundo-Tenente músico da PM, Jassen Feliciano, e à banda da Polícia Militar, que gentilmente, mais uma vez, esteve presente aqui na nossa solenidade. (Palmas.)

Passo a nomear as seguintes autoridades: General-de-Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, Comandante Militar do Sudeste; Exmo. Sr. Major Brigadeiro-do-Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV Comar; Exmo. Sr. Vice-almirante, Marcélio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8º Distrito Naval; General de Brigada, João Carlos Vilela Morgero, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste.

Neste momento, solicito ao Coral da Terceira Idade do Clube Jardim São Paulo que tome o seu lugar à frente com o maestro Antenor Corrêa, para a apresentação de duas músicas que iniciam a nossa Sessão Solene e homenageiam todas as autoridades presentes, principalmente a Força Aérea Brasileira, na pessoa do Brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.

Para quem não conhece o nosso coral da Terceira Idade do Clube da Cidade Jardim São Paulo, sob a regência do maestro Antenor Corrêa, apresenta-se em vários eventos, principalmente da nossa região, e, recentemente, participou do primeiro encontro de corais, que se realizou no teatro Júlio de Mesquita lá na nossa Zona Norte, e agora no próximo mês também estará participando do 2º Encontro de Corais que estaremos também realizando na Zona Norte.

 

O SR. ANTENOR CORRÊA - Como primeira canção ouviremos ‘Prece ao Vento’, que deve ser conhecida de todos vocês - pelo menos daqueles que nasceram na nossa década - de um trio famoso chamado Trio Iraquitan e depois a canção ‘Além do Arco-íris’, do filme ‘O Mágico de Oz.’.

 

* * *

 

- São executados os números musicais.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência agradece ao coral e ao Maestro Antenor Corrêa.

Gostaria também de citar a presença do Brigadeiro Intendente, Paulo Silveira, Subdiretor da Subdiretoria de Abastecimento da Aeronáutica; Coronel Intendente da Aeronáutica, Ruy Vieira Barros, Prefeito da Aeronáutica de São Paulo; Coronel Aviador Mário Sérgio Greskow Martinhão, Comandante da Base Aérea de São Paulo; Dra. Tallulah Kobayashi de A. Carvalho, Diretora da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção São Paulo e Presidente do Movimento Mulheres da Verdade; Coronel Ademir Aparecido Ramos, Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia, representando neste ato o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Elizeu Éclair Teixeira Borges; Comandante José Jacques Cardeal de Godoy Júnior, diretor de Operações da Pantanal Linhas Aéreas; Major Samuel Silva, Ex-Comandante da FEB, pessoas que quero agradecer muito por estarem aqui conosco.

É sempre um prazer renovado para esta Deputada realizar esta Sessão Solene. O Brigadeiro Vilarinho, General Carvalho, Almirante Marcélio sabem do carinho que tenho e que todos os Deputados desta Casa têm pelas nossas Forças Armadas. Todas as homenagens que nós, do Poder Legislativo, pudermos fazer, serão poucas por tudo aquilo que as nossas Forças Armadas fazem pelo nosso país. Para nós, é sempre motivo de muito orgulho, muita satisfação quando podemos contar com presenças tão ilustres.

Passo a ler documento para que conste nos Anais da Casa em homenagem ao Dia do Aviador. “Homenagem à Força Aérea Brasileira - Dia do Aviador - Aeronáutica - Asas De Um Povo Soberano

É uma grande honra para mim,  Deputada Estadual, ter oportunidade de, mais uma vez, em nome de todos os integrantes do Poder Legislativo de São Paulo, poder saudar os componentes da Força Aérea Brasileira, pelo ‘Dia do Aviador’.

Esse dia faz-nos recordar, inicialmente, o grande feito de Alberto Santos Dumont que, em 23 de outubro de 1906, nos arredores de Paris, a bordo do 14-Bis, provou ao mundo ser possível alçar vôo em um aparelho mais pesado que o ar. Foi a vitória de um brasileiro de espírito obstinado, que nunca desistiu de realizar seus projetos e seus sonhos. Tratou-se do primeiro vôo do avião, o que fez com que o nome de Santos Dumont ficasse inscrito, definitivamente, na História, como o ‘Pai da Aviação’. Iniciava-se uma nova era para a humanidade.

Instituir o dia 23 de outubro como ‘Dia do Aviador’ foi, pois, uma merecida homenagem que a Nação Brasileira fez a esse seu grande filho. Celebrar a cada ano, esse dia, é relembrar o arrojo, a perseverança e o espírito empreendedor desse grande representante do povo brasileiro.

E, iluminados pelos feitos de Santos Dumont, nossos aviadores vêm escrevendo uma história de superação de desafios, abnegação e amor ao Brasil. Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira e Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça Brasileira, são exemplos dignos a apresentar.

Nós, Representantes do povo paulista, compartilhamos o mesmo amor e orgulho que sentem pela Força Aérea Brasileira. Urna Arma cuja trajetória iniciou-se em 1941, com a junção das Aviações Militar e Naval, e que teve logo o seu batismo de fogo na Segunda Guerra Mundial, onde demonstrou competência, arrojo e determinação.

A nossa Aeronáutica esteve e continua a estar presente nos mais remotos rincões do País, exerce com firmeza e segurança o controle e a defesa de todo o Espaço Aéreo Brasileiro; coopera com o estabelecimento no Brasil de uma indústria aeronáutica mundialmente competitiva e participa de urna atividade aeroespacial cujos frutos são de suma importância para o desenvolvimento nacional.

Nós, representantes de grande parcela da sociedade brasileira, nos associarmos a esse justo reconhecimento aos discípulos de Eduardo Gomes e guardiões das conquistas de Santos Dumont, na certeza de que seguirão, com firmeza, dedicação e profissionalismo, o caminho que sempre trilharam no cumprimento de ideais que levaram ao engrandecimento e à segurança da Pátria.

Parabéns, Força Aérea Brasileira!”

Passo ao Brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Vilarinho uma pequena placa, uma pequena homenagem por tudo aquilo que a nossa Força Aérea Brasileira faz pelo nosso País.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Aproveito o momento para fazer uma homenagem a minha querida Vera Lúcia Correia Vilarinho, esposa do Major Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, uma mulher por quem tenho um profundo carinho e admiração.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Passo a palavra ao homenageado desta manhã, o Major Brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.

 

O SR. PAULO ROBERTO CARDOSO VILARINHO - Exma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, Presidente desta Sessão, grande amiga da nossa Força Aérea Brasileira; Exmo. Sr. General do Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, Comandante Militar do Sudeste; Vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8o Distrito Naval; General de Brigada João Carlos Vilela Morgero, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; Brigadeiro Paulo Silveira, Subdiretor de Abastecimento da Aeronáutica; Coronel PM Ademir Aparecido Ramos, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia; senhores oficiais, passo a ler documento para que conste nos Anais da Casa.

Estamos hoje aqui reunidos, numa gentil iniciativa da Deputada Rosmary Corrêa, para homenagear a Força Aérea Brasileira, dentro do transcurso da Semana da Asa, da figura do Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira.

Santos Dumont sempre é, merecidamente, lembrado por seus feitos aeronáuticos. Afinal, como não louvar aquele que permitiu ao homem conquistar os céus e que, com sua genialidade, colocou o nome de nosso país, até então desconhecido por muitos, dentro do cenário científico-tecnológico mundial.

Mas as conquistas de Santos Dumont não foram frutos instantâneos de sucesso ou casos imediatos de boa sorte. Suas realizações foram alicerçadas muitos anos antes, ainda no ambiente da Fazenda Cabangu, onde nasceu. Toda a sua vida foi pontilhada de valores positivos, que fizeram com que o homem se tomasse o gênio. A sólida formação moral e familiar auxiliaram o jovem Alberto a desenvolver o gosto pelos estudos.

A educação recebida em escolas brasileiras e européias conferiu-lhe conhecimentos técnicos e científicos para desenvolver seus próprios estudos no campo aeronáutico. A análise minuciosa dos trabalhos de seus precursores nas ciências aeronáuticas, dentre os quais destacamos seus patrícios Bartolomeu Lourenço de Gusmão e Julio César Ribeiro de Souza, o levaram a descobrir caminhos novos, inovar conceitos, propor novas soluções para antigos problemas. Enfim, sua inabalável determinação o levou sempre em frente, mesmo diante de reveses ou fracassos.

Toda essa genialidade vinha, também, acompanhada de um grande coração que nutria um profundo amor pelo seu próximo. Prova disso é que, ao conquistar os 75 mil francos do prêmio "Deutsch de la Meurthe", por haver contornado a Torre Eiffel em um dirigível, ele os distribuiu aos pobres de Paris e aos seus mecânicos, gente simples e humilde.

Nem mesmo as pressões estrangeiras para tentar macular seu pioneirismo o abalaram, pois, com a execução de seus projetos, não buscava glórias ou fortunas; visava, apenas, benefícios para a humanidade.

É hora do Brasil prestar mais atenção aos seus ilustres exemplos históricos. Faz-se necessário extrair de suas experiências os melhores caminhos, para serem traçados os próximos e decisivos passos de nosso país.

Assim acontece com nosso compatriota. Uma análise da vida desse abnegado brasileiro nos fará perceber que, preservando a família, berço dos valores morais, e estimulando a educação, templo de sabedoria e de conhecimento, estaremos não só forjando indivíduos possuidores de grande capacidade e de iniciativa criadora, como também formando gerações de brasileiros repletos de ética, de cultura, de responsabilidade social e de patriotismo. E este é o verdadeiro e sólido caminho para o desenvolvimento de uma Nação.

Para finalizar, gostaria de trazer à lembrança a obra do general Antonio da Rocha Almeida, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, "Vultos da Pátria - Os brasileiros mais ilustres de seu tempo", na qual está sintetizada toda a importância de nosso Patrono, com as seguintes palavras: "E nós, que, por prolongados anos, tivemos a honra de servir na Arma Aérea, sentimo-nos orgulhosos ao evocar o nome aureolado de Santos Dumont, a cuja inteligência e perseverança ficamos a dever a glória imensa das realizações e dos feitos, na paz e na guerra, dos aviadores do Brasil".

Nobre Deputada Rosmary Corrêa, agradeço, profundamente sensibilizado, em nome da Força Aérea Brasileira, essa bela homenagem à nossa Instituição e ao ilustre brasileiro, o Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont. Muito obrigado!

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quebrando um pouco o protocolo, quem tem a agradecer sou eu. Vocês me dão a oportunidade de ter estes momentos maravilhosos e me sentir cada vez mais feliz por pelo meu país, pelas Forças Armadas do meu país. Se alguém tem de agradecer alguma coisa, tenho certeza de que esse alguém sou eu.

Gostaria de apresentar a Dinéia, assessora para o grupo da Terceira Idade da nossa Subprefeitura Santana-Tucuruvi.

Chamo novamente o nosso Coral da Terceira Idade, do Clube Cidade Jardim São Paulo, para nos brindar com mais dois números.

 

O SR. MÁRCIO ANTENOR CORRÊA - Vamos apresentar uma canção em homenagem à Aeronáutica pelo que ela representou e representa na conquista do território, no policiamento das fronteiras. Não sei se falo muitas besteiras, quando falo de improviso, mas lembro do início da Força Aérea Brasileira. Houve uma época em que não havia celular, nem telefone, e já existia o avião. A festa no ano que vem será excepcional.

A música que vamos apresentar é em função exatamente disso, desse desbravamento do sertão brasileiro, que veio mostrar para nós, distantes, alguma coisa de outros locais. É uma música que fala do sertão do Norte. Apresentaremos ‘ABC do Sertão’ e posteriormente uma canção dos tempos das moças casadoiras, como se dizia antigamente, que é ‘Fascinação.’

 

* * *

 

- São executados os números musicais.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada ao Coral da Terceira Idade, ao Márcio Antenor Corrêa. Muito obrigada por vocês estarem aqui conosco.

Já que estamos homenageando, vou pedir licença para homenagear as duas que comemoram o seu aniversário, justamente na passagem da Semana da Asa. A minha querida Lúcia Araújo de Castro Pereira, a esposa do Almirante Marcelo, que aniversariou durante este mês. Também, uma amiga nossa Rosalina que em todas as solenidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica está aqui presente e aniversaria justamente na da Semana da Asa.

Vou pedir para a nossa amiga do Cerimonial entregar um buquê de flores às aniversariantes.

 

* * *

 

-         É feita a entrega das flores.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Parabéns às aniversariantes!

Quero aproveitar também para citar a presença da minha querida Gladys Abud Rodrigues, diretora executiva de São Paulo Woman’s Club, o Clube Paulistano de Senhoras, da Margareth, nossa dirigente lá do PEC, Projeto Educação e Cidadania, e ambas fazem parte também do Movimento Mulheres da Verdade, cuja Presidente Dra. Tallulah Kobayashi já está, aqui, conosco.

General Carvalho, Almirante Marcelo, Brigadeiro Vilarinho, nosso homenageado de hoje, autoridades militares, civis aqui presentes, senhoras e senhores, Coral da Terceira Idade, Deus lhes pague pela suas presenças aqui. Com certeza vocês iluminaram, com a luz de cada um, esta Sessão Solene singela, mas que foi feita de todo o coração para homenagear a nossa Força Aérea Brasileira.

Esgotado o objeto da presente Sessão Solene, antes de encerrá-la, agradeço mais uma vez a presença de todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 10 horas e 48 minutos.

 

* * *