02 DE DEZEMBRO DE 2002

56ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "DIA DO BIOMÉDICO"

 

Presidência: LOBBE NETO

 

Secretário: VALDOMIRO LOPES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 02/12/2002 - Sessão 56ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: LOBBE NETO

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO BIOMÉDICO"

001 - LOBBE NETO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa por solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o "Dia do Biomédico". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - MARCO ANTÔNIO ABRAHÃO

Discorre sobre a luta da categoria e sua experiência administrativa, ressaltando a importância de um representante na Câmara Federal.

 

003 - PEDRO VIRGÍLIO DE BELLIS

Rememora seu tempo de estudante. Cita os professores, cujo exemplo o atraíram para a Biomedicina.

 

004 - ROBSON DE MORAES

Fala de sua felicidade em estar presente à cerimônia. Coloca-se à disposição dos biomédicos que dele precisarem.

 

005 - Presidente LOBBE NETO

Homenageia alguns alunos das universidades presentes e professores. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LOBBE NETO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Valdomiro Lopes para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - VALDOMIRO LOPES - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - LOBBE NETO - PSDB - Gostaríamos de nomear as seguintes autoridades presentes: Dr. Marco Antônio Abrahão, Presidente do Conselho Nacional de Biomedicina, peço uma salva de palmas. Dr. Pedro Virgílio de Bellis, Presidente da Associação Paulista de Biomedicina. Dr. Nei Piroselli, Tesoureiro do nosso Conselho Regional de Biomedicina. Dr. Robson de Moraes, Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina.

Gostaríamos também de agradecer a presença de todos biomédicos, coordenadores. Breve iremos anunciá-los. Agradecer à Casa, aos funcionários, à nossa gloriosa Polícia Militar, através da sua banda.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste parlamentar, com a finalidade de Comemorar o Dia do Biomédico, dia 20 de novembro. Através de lei estadual, deste parlamentar, instituímos o Dia do Biomédico, logo na primeira segunda-feira do mês de dezembro. Não tivemos data disponível para esta comemoração, então marcamos para o dia de hoje.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LOBBE NETO - PSDB - Gostaríamos de agradecer à Banda Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do seu maestro, 2º Tenente - Músico PM Sérgio Rodrigues. Muito obrigado.

Gostaríamos de agradecer, também, a mensagem do Exmo. Governador Geraldo Alckmin, encaminhando os agradecimentos ao convite para a participação na comemoração do Dia do Biomédico, às 20h, na certeza de que o evento será revestido de êxito, ao qual, infelizmente, não poderá comparecer.

Diz a mensagem: “O Sr. Governador, cumprimenta V. Exa., solicitando-lhe ainda, a gentileza de ser portador dos parabéns pela iniciativa aos demais responsáveis pela realização do evento”. Assina o Dr. Antônio Carlos Maluf - Secretário particular do Governador.

Registramos também mensagem do assessor parlamentar do Secretário dos Transportes, em nome de S. Exa., também agradecendo ao convite. Temos igualmente correspondência do Dr. Luiz Carlos Frayse David, para a sessão solene, agradecendo e cumprimentando a todos os biomédicos.

O Presidente da nossa Casa, cumprimentando a todos pela presença e agradece.

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Nelson Guimarães Proença, além de outros que telefonaram, cumprimenta por esta sessão.

Minhas senhoras, meus senhores, caros biomédicos, autoridades presentes, nobres Parlamentares.

A Biomedicina é uma carreira em alta no mercado de trabalho.

A profissão existe há 23 anos, mas está cada vez mais em evidência graças a projetos e pesquisas, na área da genética, e à competência dos seus profissionais.

O biomédico tem sido responsável pelos novos avanços da ciência no Brasil e no mundo.

E é por isso que eu tenho muita honra em ocupar esta Presidência, para selar, mais uma vez, nos anais da história desta Augusta Casa de Leis, mais uma comemoração do “Dia do Biomédico”.

O dia 20 de novembro torna-se importante para uma gama cada vez maior de pessoas que optaram por seguir uma carreira profissional que muito me orgulha, e que tem, cada vez mais, orgulhado o nosso País.

Hoje nos reunimos para comemorar esta profissão um tanto desconhecida, diante de outras tão integradas ao cotidiano dos brasileiros.

A Biomedicina, digo sempre aos leigos, é uma atividade da maior importância na vida de todos nós.

Para quem me pergunta, o quê um biomédico faz, sempre digo que já estiveram sob a responsabilidade de um profissional de Biomedicina, talvez até sem saber.

Qual pessoa ainda não realizou um exame laboratorial? Com certeza, em alguma fase do processo, essa pessoa foi assistida pela competência de um biomédico.

Quem, nas últimas semanas, não comentou o caso do Pedrinho, amplamente divulgado por toda a imprensa, sobre o garoto que foi retirado dos braços da mãe.

Esta mãe pôde ter certeza de que ele era seu filho, graças ao trabalho irrefutável de um biomédico, através do exame de DNA.

Esse biomédico deu alento a essa mãe, que durante 16 anos conviveu com a ausência do filho, e por um momento, teve a certeza de tê-lo resgatado: o momento em que leu o resultado incontestável, até me tribunais de que Oswaldo, era o seu Pedrinho.

Foi responsabilidade de um biomédico também, identificar a ossada de outro caso famoso na mídia: a morte do jornalista Tim Lopes, repórter especial da TV Globo.

O nosso colega Franklin David Rumjanek emprestou a sua competência para afirmar, com convicção, que aquele era mesmo o corpo do jornalista assassinado.

A Biomedicina, curso que ajudei a regulamentar e que ainda precisa ser reconhecida em inúmeros setores da sociedade, como as Forças Armadas, por exemplo, é responsável por executar projetos pioneiros da ciência.

Projeto Genoma, é o maior exemplo o quanto a Biomedicina é hoje o grande aliado do homem, nas conquistas científicas e tecnológicas.

Temos brasileiros valiosos, profissionais da área, que integraram contundentemente este projeto.

Mas, este é somente o exemplo mais conhecido. Há outras tantas atividades envolvendo esses profissionais que trabalham no anonimato e incansavelmente para prover um futuro mais brando no que se refere à saúde mundial.

Há profissionais da Biomedicina trabalhando nas áreas de imagem, acupuntura, patologia clínica, pesquisa, assessoria científica em indústrias, incluindo os departamentos comercial, de produção, controle de qualidade, vendas e ainda bancos de sangue, radiologia, informática e fisiologia.

Todos desempenhando com muita competência suas funções.

Não poderia deixar de mencionar e parabenizar as organizações institucionais e sindicais, em torno da Biomedicina.

O Conselho Federal, a Associação Paulista e o Conselho Regional de Biomedicina nos últimos anos estruturaram e organizaram toda a nossa classe, dando respaldo legal às reivindicações da categoria.

Foram anos de trabalho e dedicação de alguns profissionais, que, muitas vezes, abriram mão de suas próprias ambições para dedicarem-se à consolidação de normas e estatutos.

Mas, não foi em vão. Hoje, os biomédicos são inscritos em entidades que propiciam as condições mais adequadas de organização, que garantem à categoria segurança e defesa dos seus direitos.

Nossa união é fundamental para alcançarmos o objetivo de construir a estrutura ideal da profissão.

Primeiro passo nesse sentido foi dado, na última sexta-feira com a reeleição do nosso grande amigo Marco Antonio Abrahão para a Presidência do Conselho Regional de Biomedicina, 1ª região.

Parabéns, Dr. Abrahão! Por essa grande eleição ao Conselho. Este é mais um motivo de eu me orgulhar. Orgulhar de ser biomédico. Orgulhar da Biomedicina.

Vamos juntos, o Conselho em São Paulo e eu em Brasília, como Deputado Federal eleito com o apoio de todos os biomédicos, familiares e também de vários eleitores de outras categorias e da nossa base eleitoral, lutar para dar melhores condições a todos os biomédicos que já atuam, e àqueles que atuarão em breve. Nossos queridos estudantes presentes.

Quero registrar o meu abraço caloroso a todos os profissionais da Biomedicina, a todos os estudantes da Biomedicina e a todos, que de alguma maneira, ajudaram a fazer desta profissão, uma atividade do futuro. Muito obrigado a todos!(Palmas)

Gostaria de aproveitar essa oportunidade e prestar uma homenagem a esse amigo que vem fazendo um grande trabalho, no Conselho Regional de Biomedicina, 1ª região, ele que trabalhou muito pela nossa categoria em Brasília, e agora, reeleito, pode dar continuidade ao seu labor no nosso Conselho. Nós, que temos uma casa, sede própria, estruturada. Este senhor é o Dr. Marco Antônio Abrahão. “Ao Dr. Marco Antônio Abrahão a nossa homenagem para que sempre trabalhe em prol do reconhecimento do profissional biomédico, Deputado Lobbe Neto - Sessão Solene, 02/12/2002 - Homenagem do Dia do Biomédico.

 

O SR. MARCO ANTÔNIO ABRAHÃO – Boa-noite! Senhoras e senhores, membros da Mesa, meu caro amigo Deputado Dr. Lobbe Neto, a todos os meus colegas que estão me vendo e ouvindo.

É sempre muito difícil fazer uso da palavra, uma vez em que ficamos tomados de emoção.

Estava sentado e imaginado o que é que poderia dizer de interessante e de alento. E, me veio nesse momento algo que é colocar em prática tudo aquilo que a experiência nos deu.

Por que estou dizendo isso? Porque pela primeira vez vamos poder colocar em prática toda a nossa experiência. Agora temos uma voz no Congresso Nacional, onde tivemos grandes lutas, com grandes dificuldades. E, vencemos sempre porque estávamos ao lado da razão e ao lado do direito.

Essa luta foi uma luta difícil porque éramos poucos, e no Brasil infelizmente quando você não representa uma grande quantidade de votos fica tudo muito difícil. Agora, aliado a toda essas experiências que tivemos nessas gestões, e todas aquela do Conselho, vamos colocar em prática a experiência acumulada. Isto veio num momento maravilhoso para a categoria. Ao lado da experiência administrativa vamos ter, sem dúvida, o nosso amigo Lobbe Neto, como Deputado federal. É por isso que estou esperançoso, é por isso que quero passar a vocês essa esperança. Agora sim, as grandes dificuldades vão ficar, com certeza, muito pequenas, pois vamos ter alguém que vai falar por nós aquilo que na verdade precisamos que seja dito. Acho que na hora certa Deus faz as coisas com certeza, promovendo cada vez mais a justiça. Precisávamos disso, foi no momento exato que isto aconteceu.

Tenho certeza que a categoria será muito beneficiada por tudo isso. Peço a vocês que levem esta mensagem a todos àqueles que vocês conhecem, que transmitam isso a todos os colegas.

Agora, estruturando a Associação Paulista de Biomedicina, a Associação Brasileira de Biomedicina, trazendo o sindicato para São Paulo, tendo força com um Deputado federal em Brasília, temos absoluta certeza que vamos poder colocar em prática todo esse potencial. O grande vencedor de tudo isso não será a nossa categoria, não, será a sociedade brasileira que não mais ficará privada do serviço deste profissional.

Desejo a todos vocês, saúde, um bom ano e um bom Natal Sejam felizes!

Não esqueçam que temos que trabalhar, para manter a hegemonia da sociedade, temos que trabalhar, protegendo a família. Sempre digo que a família é a unidade morfológica e fisiológica da sociedade. É isso que estamos fazendo, protegendo o direito ao trabalho. O direito mais nobre de um homem é o direito ao trabalho, e muitas vezes ficamos privados disso. Mas, desta vez temos certeza que vamos alcançar nosso objetivo.

A todos vocês os meus sinceros agradecimentos, aos meus amigos, aos meus colegas do Conselho que estão aqui, Dr. Durval, Dr. Ricardo, Dr. Marcelo e Dr. Berel, aos nossos colegas do Conselho que fizeram com que pudéssemos ocupar esse cargo.

Desejo a vocês para finalizar, saúde.

Muito obrigado e boa sorte. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - LOBBE NETO - PSDB - Gostaria de prestar uma homenagem a outro biomédico dedicado. Eles se dedicam porque são um pouco mais experientes, não mais velhos, um pouquinho mais experientes, pois começaram antes.

O Dr. Pedro Virgílio de Bellis, é o nosso Presidente da Associação de Biomedicina. (Palmas)

 

O SR. PEDRO VIRGÍLIO DE BELLIS - Boa noite, senhoras e senhores! Membros da Mesa, meu grande amigo Deputado, agora Deputado Federal Lobbe Neto.

Como o Dr. Abrahão falou, realmente é difícil falar com a voz embargada pela emoção.

Sentado e ouvindo o Dr. Abrahão e o Deputado Lobbe Neto, veio-me a fita no momento que era estudante e via em todos esses momentos. Falava comigo mesmo, vou ser biomédico, espelhando-me nesses que lutam, que estão lutando pela profissão de biomédico. E, com a graça de Deus, acho que profissionalmente me formei. Estou procurando exercer a profissão, espelhado na luta do Dr. Abrahão, na luta do Dr. Modesto, que está na platéia, do Dr. Ney Piroselli, do Dr. Ricardo Cecílio, do Deputado Lobbe Neto, que foram professores, não só de profissão, mas professores de vida, de fazer amar a profissão que estava abraçando naquele momento.

Hoje, creiam todos vocês que estão nesse Plenário, hoje comemoramos a Biomedicina. Hoje nos orgulhamos por sermos biomédicos, hoje nos orgulhamos por ver na mídia falada, escrita e televisada biomédicos renomados em todas as atribuições a que eles têm direito. Isto, com certeza, devemos na maior parte a esses abnegados biomédicos nos quais me espelhei e espero que todos vocês que ainda não se espelharam e estão para se formar, também o façam!

Isso não é qualquer demagogia, mas sim vem do fundo do coração de ver realmente o que foi a Biomedicina e o que hoje ela é, felizmente. Por isso, quero deixar uma mensagem a todos os biomédicos: orgulhem-se de ser biomédicos, digam com boca cheia, “sou biomédico, sou profissional a serviço da saúde”. Um profissional, diria hoje, profissional renomado e reconhecido da área da saúde.

Muito obrigado.

Boa-noite a todos!

Que Deus os proteja e que esteja cada vez mais com todos os biomédicos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LOBBE NETO - PSDB - Agradecemos as palavras do Dr. Pedro.

Passamos a palavra ao Dr. Robson de Moraes, Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina.

 

O SR. ROBSON DE MORAES - Senhoras e senhores, autoridades presentes, nobre Deputado e colega Lobbe Neto, é um grande prazer encontrar nesse lugar a quinta essência da profissão biomédica nesse país.

Fico muito feliz de estar presente nessa sessão solene, de estar nessa Mesa composta por professores, meus amigos, colegas que fizeram junto comigo a luta que travamos em Brasília, participando do sucesso dessa profissão.

É com grande prazer que também assumimos, eu e os meus colegas, um deles está presente, é o vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina, Dr. Carlos Benzoni, Robson de Moraes, além da Dra. Regina Oliveira, assumimos a Sociedade Brasileira de Biomedicina. Estamos aptos a colocar o seu especialista à disposição de todos os biomédicos que precisem, mais uma vez formando esse tripé importante, a sociedade, a associação e o conselho.

Muito obrigado pela oportunidade, nobre Deputado, muito obrigado senhores e contamos com vocês!

(Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - LOBBE NETO - PSDB - Queremos também homenagear alguns alunos das universidades presentes. Para isso, os próprios estudantes elegeram alguns representantes.

Gostaria de chamar o estudante do curso de Biomedicina da Universidade de Santo Amaro, Eduardo Mantovani. (Palmas)

Peço ao Dr. Abrahão para fazer a entrega do certificado ao Eduardo Mantovani. (Palmas)

Gostaria de chamar agora, o estudante do curso de Biomedicina da Universidade Bandeirantes, Paula Mateus dos Santos Resende. (Palmas)

Peço que o Dr. Pedro entregue à Paula. (Palmas)

Gostaria de chamar a estudante do curso de Biomedicina da Universidade Metodista, Thalma Ariani Freitas. (Palmas)

Solicito ao Dr. Robson que faça a entrega.

Não poderia esquecer os grandes mestres desta nova geração de biomédicos que está nascendo. Para cumprimentar todos os mestres, gostaria de pedir uma salva de palmas e convidar para vir aqui, a Dra. Gláucia Dehn Mahana. (Palmas)

Peço que a esposa do Dr. Abrahão faça a entrega, aqui, à Dra. Cristina, ela que trabalhou muito, esses dias, para reeleição do Dr. Abrahão.

A Gláucia agradeceu, mas ela está muito emocionada e não quer falar.

Queria agradecer a presença do nosso grande biomédico. Iniciou antes se nossa geração a sua luta, a quem peço uma salva de palmas, ao Professor Modesto. (Palmas)

Gostaria de prestar também uma homenagem à Professora Dra. Clizete Aparecida Sbravate Martins, Coordenadora do Curso da Universidade Bandeirantes. (Palmas)

Peço que o Dr. Nei faça essa homenagem.

Gostaria de convidar o Professor Dr. Rogério Gentil Belott, Coordenador do Curso da Universidade Metodista. (Palmas)

Vou pedir para que a nossa assessora de imprensa, Adriana, em nome de toda a nossa equipe de trabalho que está aqui também, trabalhando todos esses anos conosco, faça essa entrega.

 

* * *

-         São prestadas as homenagens. (Palmas.)

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LOBBE NETO - PSDB - Caros amigos, apenas algumas homenagens modestas, simples, dos alunos, profissionais, coordenadores, profissionais da área. Esperamos que seja um grande incentivo para que essa luta continue.

Gostaria de agradecer a presença de todos os profissionais da Biomedicina, estudantes e futuros profissionais, amigos, nesta cerimônia que contribuiu muito para manter acesa a chama da busca pelos direitos desta classe que precisa lutar muito mais para chegar ao patamar que lhe é de direito.

Obrigado pelo companheirismo, obrigado pelo coleguismo.

Meus senhores, minhas senhoras, esgotado o objeto dessa presente Sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças, colaboraram para o êxito dessa Solenidade.

Agora, estão todos convidados para fazermos um brinde, juntos, em homenagem aos biomédicos de São Paulo e do Brasil.

O coquetel será servido no Salão Nobre, ao lado da Presidência.

Vamos todos ao brinde!

Saudações biomédicas, Deus abençoe a todos.

 Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 20 horas e 53 minutos.

 

* * *